CRISE NO MERCOSUL O QUE É O MERCOSUL? MEMBROS. Membros plenos. Estados associados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRISE NO MERCOSUL O QUE É O MERCOSUL? MEMBROS. Membros plenos. Estados associados"

Transcrição

1 CRISE NO MERCOSUL O QUE É O MERCOSUL? O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26 de março de 1991 em Montevidéu, pelo Tratado de Assunção, e marcou o início de um projeto de integração regional. Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; em 2012, passou a fazer parte desse grupo de membros plenos a Venezuela, que atualmente se encontra suspensa. O objetivo geral e primeiro é promover a integração econômica, a expansão de mercados e o desenvolvimento industrial. O Mercosul constituiu-se a partir dos esforços dos países sul-americanos em garantirem um fortalecimento regional frente ao movimento de expansão da globalização. Processo que exigia do Terceiro Mundo a superação da dependência econômica e sua reinserção na dinâmica do comércio mundial. Junto dessa tendência de integrar-se para defender-se, os novos governos democráticos caracterizaram-se pela tomada de medidas de liberalização econômica. A criação de uma zona de livre comércio estava, portanto, em consonância com os movimentos internacionais e domésticos dos países da região: oportunizando melhores níveis de competitividade e redução das vulnerabilidades externas. A formação do bloco só foi possível pelas boas relações mantidas entre os países durante o período quando passaram a priorizar a cooperação. Declarações conjuntas, formulação de programas e assinatura de tratados acerca do processo de integração só foram possíveis devido esta mudança. Por outro lado, a integração acabou não levando em conta as diferenças estruturais entre os países e implicou, assim, em baixa prospecção política. MEMBROS Membros plenos Argentina (1991) Brasil (1991) Paraguai (1991) Uruguai (1991) Venezuela (2012) (suspensa) Participação dos países no PIB do Mercosul DIFERENÇAS ESTRUTURAIS ECONÔMICAS PODEM SER OBSERVADAS PELA PARTICIPAÇÃO DA PORCENTAGEM DO PIB NO MERCOSUL POR PAÍS Estados associados Chile (1996) Bolívia (1996) (em processo de adesão) Peru (2003) Colômbia (2004) Equador (2004) Estados observadores México Nova Zelândia (2010)

2 FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL A partir de 2003, o bloco passa para um modelo pautado pelo desenvolvimento nacional, marcado pelo fortalecimento institucional. Algumas medidas merecem destaque: (I) Criação do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), em 2004: é o fundo que garante financiamento de projetos do bloco que têm como objetivo central a diminuição das assimetrias estruturais (II) Criação da Comunidade Sul-Americana de Nações, em 2004: atualmente a União de Nações Sul-Americanos (Unasul) articula questões securitárias e de infraestrutura da região (III) Criação do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em 2006: o órgão busca ser um espaço que contribua para o aprofundamento da democracia na região e uma ponte com a sociedade civil. (IV) Associação da Venezuela, em 2006: a partir da assinatura do Protocolo de Montevidéu sobre Compromisso com a Democracia no Mercosul, a Venezuela tornou-se membro pleno do bloco. Tal acontecimento alterou o posicionamento estratégico do bloco alcançando agora o Caribe e gerou o status de potência energética global tanto em recursos renováveis quanto não-renováveis. De sua primeira fase mais comercial, o Mercosul agora amplia sua pauta e engloba objetivos de caráter neodesenvolvimentista. Tal fato se explica pelo século XXI ter levado aos governos presidentes de esquerda ou centro-esquerda críticos do neoliberalismo. Tal movimento provocou mudanças na concepção de integração: de uma pauta estritamente de aumento de riqueza para uma de desenvolvimento e superação da pobreza.

3 PAPEL DO BRASIL O Brasil se destaca como importante para o concerto do continente devido às dimensões de sua economia, do seu espaço geográfico e do seu tamanho populacional. Oscilações na política externa brasileira, portanto, impactam fortemente o Mercosul: (I) Política de Autonomia: busca de maior autonomia em relação aos pólos centrais de poder com o intuito de fortalecimento interno. É menos comercial. (II) Política de Alinhamento: sustenta o alinhamento com os pólos centrais de poder para a melhor inserção internacional e para o desenvolvimento. É mais comercial. DESDE O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA A POLÍTICA EXTERNA É INCERTA. AS DIRETRIZES SOB O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES JOSÉ SERRA ADQUIRIRAM CARÁTER MAIS ECONÔMICO, DANDO A ENTENDER A PREVALÊNCIA DE RELAÇÕES COM OS PAÍSES QUE BENEFICIASSEM A INDÚSTRIA NACIONAL, POR EXEMPLO. ESTARIA SE ENSAIANDO UM RETORNO PARA A POLÍTICA DE ALINHAMENTO E COM ISSO UM AFASTAMENTO DO MERCOSUL DE NOSSAS PRIORIDADES. Durante períodos no qual a política externa brasileira se caracteriza pela autonomia, podemos perceber um ganho de importância das relações com os países vizinhos e, portanto, do Mercosul. O momento de 2003 até 2016 está visivelmente marcado por essa política descrita pelo ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim como ativa e altiva. Porém, tal modelo começa a sofrer enfraquecimento durante o governo de Dilma Rousseff devido aos obstáculos acumulados pelo Estado com a perda de eficiência da função gestora de caráter indutor. Soma-se a isso a crise de 2008 e a queda do preço das commodities que agravam a crise econômica brasileira. A consequência é a contenção de nossa política externa afetando diretamente o Mercosul.

4 A CRISE DO MERCOSUL Os governos progressistas que estavam à frente do Mercosul começaram a sofrer derrotas, culminando com a ascensão de outros governos e, concomitantemente, com a mudança da postura do Bloco. Abaixo um resumo das mudanças: EXCEÇÃO PAÍS Paraguai Brasil Argentina Venezuela Uruguai PRESIDENTE Fernando Lugo Dilma Roussef Cristina Kirchner Hugo Chávez José Mujica ORIENTAÇÃO DO GOVERNO Coalizão de partidos Esquerda Esquerda Esquerda Coalizão de esquerda MOTIVO O presidente propunha reformas estruturais Troca de regime (golpe da direita) Perdeu apoio do setor agroexportador após aumento de impostos Morte Término de mandato MÉTODO Impeachment Impeachment Eleições Eleições Eleições NOVO GOVERNO Horácio Cortes Michel Temer Maurício Macri Nicolás Maduro Tabaré Vázquez MUDANÇA Neoliberal Neoliberal Neoliberal Perda da maioria no Legislativo Não houve

5 REFLEXOS PARA O ORGANISMO Dadas as mudanças governamentais mencionadas, com a chamada desintegração da hegemonia progressista, passa-se atualmente por um engessamento do Mercosul. Tal engessamento fica notório tanto pelo recente impasse com a presidência pro tempore e a suspensão da Venezuela do bloco, quanto pela dúvida com relação ao futuro do Mercosul em meio à crise: retornará ao modelo comercial ou retomará o modelo desenvolvimentista? Internamente, destacam-se três questões importantes para o estouro da crise: (i) A diferenciação entre política de Estado e política de governo faz com que a relação de determinado país com o bloco e a percepção daquele sobre este varie conforme o governo, o que não permite uma constância no caráter mercosulino; (ii) A falta de institucionalidade mais real do Mercosul, isto é, que de fato esteja presente tanto dentro de cada governo nacional quanto em cada sociedade, dificulta a noção da importância do bloco. Com isso, a consciência sobre seus mecanismos e órgãos, projetos e políticas e sobre seus objetivos e ideais fica aquém do esperado e do talvez necessário para alavancar o processo de integração; (iii) Alguns dos próprios governos progressistas, enquanto no poder, não buscaram fazer reformas estruturais em seus países. Reformas como a agrária, a tributária, a midiática, ou mesmo a reforma política, teriam reflexos importantes para o bloco, principalmente no que diz respeito à diminuição das assimetrias. O impasse com a presidência, bem como o futuro venezuelano no bloco posto em xeque, são reflexos tanto do comprometimento da unidade do Mercosul quanto de uma visão de caráter comercial e econômico, que se diz não-ideológica, mesmo que seja. A retirada da Venezuela do Mercosul põe em risco inclusive a segurança energética de países do bloco, o que parece muitas vezes não ser levado em conta. De modo geral, o ano de 2016 demonstrou uma tendência para o Mercosul: a de que posturas individuais e bilaterais tendem a ser prevalecidas em relação às posturas regionais. Além disso, cabe destacar dois fatores: a relação com potências extra-regionais, como os EUA, pode ameaçar a segurança sul-americana, que corre o risco de perder autonomia em relação a questões securitárias que conquistou nos últimos anos; e o recente alinhamento Argentina-Brasil-Paraguai, principalmente em oposição ao Uruguai e à Venezuela aponta para um retorno não só ao modelo comercial, mas para um rechaço ao país bolivariano e a direção política-estratégica por ele defendida.

6 PARA SABER MAIS DICAS DE LIVROS E FILMES LIVROS As Veias Abertas da América Latina, de Eduardo Galeano - um inventário da dependência de que a América Latina tem sido vítima, desde que nela aportaram os europeus no final do século XV. No começo, espanhóis e portugueses. Depois vieram ingleses, holandeses, franceses, modernamente os norte-americanos, e o ancestral cenário permanece - a mesma submissão, a mesma miséria, a mesma espoliação. FILMES E DOCUMENTÁRIOS Memoria del Saqueo - o filme faz um registro da histórica revolta dos argentinos em 2001, fazendo a genealogia da pior crise da história argentina e apontando os principais responsáveis por essa situação dramática. A revolução não será televisionada - documentário irlandês sobre o golpe de Estado contra Chávez em 2002 REDAÇÃO: RODRIGO BRITES E VINÍCIUS MALLMANN DIAGRAMAÇÃO: VITÓRIA KRAMER

CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE

CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE CAPÍTULO 3 BRASIL E MERCOSUL PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE ORIGEM DO MERCOSUL P. 30 e 31 Os blocos econômicos promovem uma maior integração econômica, social e cultural entre as

Leia mais

América Central e do Sul

América Central e do Sul América Central e do Sul Insular Ístmica Coralígeo Vulcanismo Tropical Equatorial Tectonismo Cuba Anos 60 e 70: Investimentos soviéticos Melhora no padrão de vida Economia: agricultura Cana Dependência

Leia mais

A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO ( )

A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO ( ) Disciplina: Relações Internacionais da América Latina Profº Bruno Rosi Aula 10: A NOVA AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA AUTONOMIA E DA INTEGRAÇÃO (1999-2009) 1. A CRISE DO NEOLIBERALISMO E A ASCENSÃO DA

Leia mais

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes.

América. Divisões: 35 países e 18 dependências. População total: habitantes. América Divisões: 35 países e 18 dependências. Área total: 42.189.120 km². População total: 902.892.047 habitantes. Densidade: 21 hab./km². Idiomas principais: espanhol, inglês, português, francês, holandês,

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO

CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONHECENDO O CONTINENTE MAIOR EXTENSÃO NO SENTIDO NORTE/SUL SÃO CERCA DE 35 PAÍSES. VARIEDADE DE CULTURAS EM FUNÇÃO DA COLONIZAÇÃO ESTRANGEIRA. FORMAS DE

Leia mais

A AMÉRICA DO SUL NOS GOVERNOS DE FHC, LULA E DILMA ROUSSEFF LEANDRO F. COUTO ANDRÉ P. F. LEÃO REGIANE N. BRESSAN

A AMÉRICA DO SUL NOS GOVERNOS DE FHC, LULA E DILMA ROUSSEFF LEANDRO F. COUTO ANDRÉ P. F. LEÃO REGIANE N. BRESSAN A AMÉRICA DO SUL NOS GOVERNOS DE FHC, LULA E DILMA ROUSSEFF LEANDRO F. COUTO ANDRÉ P. F. LEÃO REGIANE N. BRESSAN FHC LULA DESDE A PRIMEIRA METADE DA DÉCADA DE 1990, A AMÉRICA DO SUL PASSA A SE DELINEAR

Leia mais

GEOGRAFIA MÓDULO 14. O Brasil e o Mercosul. Professor Vinícius Moraes

GEOGRAFIA MÓDULO 14. O Brasil e o Mercosul. Professor Vinícius Moraes GEOGRAFIA Professor Vinícius Moraes MÓDULO 14 O Brasil e o Mercosul O Mercado Comum do Sul MERCOSUL representa um bloco econômico de iniciativa dos governos do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina que,

Leia mais

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que:

Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que: Exercícios sobre blocos econômicos Exercícios 1. Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, Estados Unidos e Canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre Comércio

Leia mais

Melhores Práticas na Gestão do Desempenho

Melhores Práticas na Gestão do Desempenho Melhores Práticas na Gestão do Desempenho Resultados da Pesquisa promovida pela FIDAGH Federação Interamericana de Associações de Gestão Humana Cassio Mattos Leyla Nascimento 15 Países Afiliados Argentina

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 5 D. Freire e Almeida Mercosul Mediante a abertura de mercados o estímulo à complementariedade entre as economias nacionais e visando obter uma inserção mais

Leia mais

Aula 14 - América Latina

Aula 14 - América Latina Aula 14 - América Latina América Latina Principais temas Mudanças políticas Argentina Derrota do peronismo Presença ou influência chinesa Projetos econômicos Colômbia Pacificação Acordo de paz entre o

Leia mais

BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA. GeoDANIEL Colégio Salesiano São José

BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA. GeoDANIEL Colégio Salesiano São José BLOCOS ECONÔMICOS União Europeia(E.U.), MERCOSUL, NAFTA e ALCA GeoDANIEL Colégio Salesiano São José Índice 1.O que são blocos econômicos 2. União Europeia 3. MERCOSUL 4. NAFTA 5. O caso do México 6. ALCA

Leia mais

PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II)

PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II) PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II) A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República Oriental do Uruguai, Estados

Leia mais

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Início. Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Início Iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Tratado de Assunção fixa metas, prazos e instrumentos para a construção

Leia mais

Blocos econômicos. Bloco Econômico é uma integração de países nos. desenvolvimento e maior poder de competição.

Blocos econômicos. Bloco Econômico é uma integração de países nos. desenvolvimento e maior poder de competição. Blocos econômicos Bloco Econômico é uma integração de países nos aspectos, visando seu desenvolvimento e maior poder de competição. Eles constituem expressivos espaços integrados de livre comércio. Esses

Leia mais

Trump, Temer e outras transições:

Trump, Temer e outras transições: II Fórum FCE de Debate Trump, Temer e outras transições: P O L Í T I C A E E C O N O M I A N A A M É R I C A L A T I N A E N O S E S T A D O S U N I D O S D E S D E 1 9 8 0 J O S É O. P É R E Z P P G -

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS.

A GLOBALIZAÇÃO. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989 com o fim do socialismo na URSS. A A A globalização é um fenômeno pelo qual ocorre uma influência estrangeira nos hábitos de consumo, na vida social, econômica, serviços e informações. Esse processo se torna mais forte a partir de 1989

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva

GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva GLOBALIZAÇÃO Profº Gustavo Silva A Globalização não é um fenômeno novo. É só lembramos das Grande Navegações realizadas por portugueses e espanhóis e veremos que até mesmo a descoberta do Brasil já faz

Leia mais

O indicador do clima econômico melhora na América Latina, mas piora no Brasil

O indicador do clima econômico melhora na América Latina, mas piora no Brasil jan/03 jul/03 jan/04 jul/04 jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 13 de Fevereiro de 14 Indicador IFO/FGV

Leia mais

PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1

PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1 PROVA 2 DISCURSIVA 1. a PARTE TEXTO 1 Para produzir a dissertação relativa ao Texto 1, que vale trinta pontos, faça o que se pede, usando as páginas correspondentes do presente caderno para rascunho. Em

Leia mais

Política Internacional Professor Rafael Prince. Professor Rafael Prince

Política Internacional Professor Rafael Prince.   Professor Rafael Prince Política Internacional Questão 1 A oferta de cooperação internacional desponta, no presente, como importante vertente a política externa brasileira. Considerando as prioridades, os objetivos e as ações

Leia mais

Mercado incomum do sul

Mercado incomum do sul Mercado INcomum do Sul Rebeca Nepomuceno, Thiago Nascimento PET - Economia - UnB 06 de Setembro de 2013 Vantagem absoluta Marco teórico Vantagem comparativa Modelo de fatores específicos Modelo de Hecksher-Ohlin

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO VIII CONPEEX VIII CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DA UFG

RESUMO EXPANDIDO VIII CONPEEX VIII CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DA UFG RESUMO EXPANDIDO VIII CONPEEX VIII CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DA UFG 1 TÍTULO DO TRABALHO Agricultura Familiar no Mercosul e o papel da REAF no processo de diálogo e integração. 2 AUTORES

Leia mais

Carne bovina, arroz, produtos de couro, lã,peixe e laticíneos

Carne bovina, arroz, produtos de couro, lã,peixe e laticíneos Mercosul - Uruguay Área: 176,220 Km² Capital: Montevidéu Idioma: Espanhol Religião: Católicos 47,1%, Protestantes 11,2%, Judeus 0,3%,agnósticos ou ateus 17,2% outras 24,2% População: 3.510.386 (est. para

Leia mais

A EVOLUÇÃO COMERCIAL INTRA-BLOCO DOS PAÍSES-MEMBROS DO MERCOSUL

A EVOLUÇÃO COMERCIAL INTRA-BLOCO DOS PAÍSES-MEMBROS DO MERCOSUL A EVOLUÇÃO COMERCIAL INTRA-BLOCO DOS PAÍSES-MEMBROS DO MERCOSUL Adriano Martins de Souza, USF-Fecilcam/Seti, adriano_msouza@hotmail.com Drª. Luciana Aparecida Bastos (OR), Fecilcam, singerlu@gmail.com

Leia mais

Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1

Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1 Comércio e Desenvolvimento 13/05/2019 1 O que é Integração Econômica? O termo Integração Econômica é utilizado normalmente para designar um processo político entre governos que visa reduzir ou eliminar

Leia mais

A EVOLUÇÃO MACROECONÔMICA E COMERCIAL DOS PAÍSES- MEMBROS DO MERCOSUL NO PERÍODO QUE SE ESTENDE DE

A EVOLUÇÃO MACROECONÔMICA E COMERCIAL DOS PAÍSES- MEMBROS DO MERCOSUL NO PERÍODO QUE SE ESTENDE DE ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A EVOLUÇÃO MACROECONÔMICA E COMERCIAL DOS PAÍSES- MEMBROS DO MERCOSUL NO PERÍODO QUE SE ESTENDE DE

Leia mais

Arranjos monetários e financeiros regionais: Impasses no pós-crises.

Arranjos monetários e financeiros regionais: Impasses no pós-crises. Os documentos não representam um posicionamento oficial do SGT-4 nem do Banco Central do Brasil. Arranjos monetários e financeiros regionais: Impasses no pós-crises. Maria Antonieta Del Tedesco Lins Instituto

Leia mais

A Política Externa Brasileira Conteúdos:

A Política Externa Brasileira Conteúdos: A Política Externa Brasileira Conteúdos: Política da boa vizinhança e hegemonia norte-americana Política externa e relações internacionais Blocos econômicos MERCOSUL, ALALC, ALADI e UNASUL BRICS e Fórum

Leia mais

A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington

A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington A América Latina e o ajuste estrutural apóso Consenso de Washington Resenha Economia e Comércio / Desenvolvimento Jéssica Naime 05 de novembro de 2004 1 A América Latina e o ajuste estrutural após o Consenso

Leia mais

Argentina, Brasil e Venezuela: as diferentes percepções sobre a construção do Mercosul Miriam Gomes Saraiva & José Briceño Ruiz

Argentina, Brasil e Venezuela: as diferentes percepções sobre a construção do Mercosul Miriam Gomes Saraiva & José Briceño Ruiz Universidade Federal de Pernambuco- UFPE Ciência Política Relações Internacionais- CPRI Processos de Integração Regional Prof.: Dr. Marcelo Medeiros /Estag. Docente: Nayanna Sabiá Argentina, Brasil e Venezuela:

Leia mais

TREINAMENTO PREPARATÓRIO PARA A ECEME

TREINAMENTO PREPARATÓRIO PARA A ECEME 1 2001 2002 2003 2004 Transportes da Comunida Andina e interligações com o Brasil Educação justificativas Ciência e Tecnologia ações governamentais EU e NAFTA comparados ao Brasil Energia no Brasil Estágio

Leia mais

Desafios da Integração Energética na América Latina

Desafios da Integração Energética na América Latina Desafios da Integração Energética na América Latina Rubens Rosental Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017 Sumário Integração Regional Energia elétrica: novo catalisador Brasil: papel indispensável Desafios

Leia mais

TEMA: INTRODUÇÃO À POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. Autor: Bruno Quadros e Quadros

TEMA: INTRODUÇÃO À POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA. Autor: Bruno Quadros e Quadros POLÍTICA INTERNACIONAL TEMA: INTRODUÇÃO À POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA Autor: Bruno Quadros e Quadros (bquadrosequadros@gmail.com) BIBLIOGRAFIA: CERVO, Amado Luiz; BUENO, Clodoaldo. História da política

Leia mais

O PAPEL DO NO MUNDO. Tullo Vigevani

O PAPEL DO NO MUNDO. Tullo Vigevani POLÍTICA O PAPEL DO BRASIL NO MUNDO Tullo Vigevani Com o fim da Guerra Fria, muitos acreditaram que os Estados Unidos seriam a única potência mundial. Menos de vinte anos anos depois, observamos que países

Leia mais

Uma análise crítica do acordo de associação estratégica entre a União Européia e a América Latina e o Caribe A Cúpula de Viena

Uma análise crítica do acordo de associação estratégica entre a União Européia e a América Latina e o Caribe A Cúpula de Viena UFPE - CFCH - DCP Processo de Integração Regional Prof. Marcelo Medeiros Uma análise crítica do acordo de associação estratégica entre a União Européia e a América Latina e o Caribe A Cúpula de Viena FRANKLIN

Leia mais

Entre Blancos e Frentistas: Uma análise das propostas de Política Externa de Vázquez e Lacalle Pou no Uruguai frente aos interesses brasileiros.

Entre Blancos e Frentistas: Uma análise das propostas de Política Externa de Vázquez e Lacalle Pou no Uruguai frente aos interesses brasileiros. Entre Blancos e Frentistas: Uma análise das propostas de Política Externa de Vázquez e Lacalle Pou no Uruguai frente aos interesses brasileiros. Passadas as eleições brasileiras no último dia 26, o pleito

Leia mais

Brasil Inserção nos Fluxos Dinâmicos do Comércio Renato Baumann

Brasil Inserção nos Fluxos Dinâmicos do Comércio Renato Baumann Brasil Inserção nos Fluxos Dinâmicos do Comércio Renato Baumann IPEA e UnB Apresentação na FIESP, 02/12/2015 Diagnóstico da situação atual Alguns Pontos Básicos - Cenário Interno 1. O parque industrial

Leia mais

Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin

Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin Ana Clara Giulia Heloisa Julia Elena Julya Lacerda Nicole Hanin Sua economia é considerada Subdesenvolvida Grande parte de sua população trabalha no setor primário; Alguns países possuem parcelas significativas

Leia mais

Clima econômico da América Latina melhora em abril, mas permanece desfavorável

Clima econômico da América Latina melhora em abril, mas permanece desfavorável abr/01 abr/02 abr/03 abr/04 abr/05 abr/06 abr/07 abr/08 abr/09 abr/10 abr/11 abr/12 abr/13 abr/14 abr/15 abr/16 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina JANEIRO/2016 ABRIL/2016 72 74 Situação

Leia mais

I Cenário Mundial. II Contexto Internacional e o Brasil. III Brasil: Situação Externa e Interna. Tendências. IV Paraná em Destaque V Brasil:

I Cenário Mundial. II Contexto Internacional e o Brasil. III Brasil: Situação Externa e Interna. Tendências. IV Paraná em Destaque V Brasil: I Cenário Mundial. II Contexto Internacional e o Brasil. III Brasil: Situação Externa e Interna. Tendências. IV Paraná em Destaque V Brasil: Projeções e Reflexões Fonte: FMI G7: EUA. Alemanha, Japão,

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA AMÉRICA NO SÉCULO XIX

IDADE CONTEMPORÂNEA AMÉRICA NO SÉCULO XIX 1 - Independências das nações latino-americanas: Processo de libertação das colônias espanholas. Quando: Aproximadamente entre 1810 e 1830. Fatores externos: Crise geral do Antigo Regime (enfraquecimento

Leia mais

Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial. Análise Desenvolvimento / Integração Regional

Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial. Análise Desenvolvimento / Integração Regional Brasil 2006: A política externa brasileira na campanha presidencial Análise Desenvolvimento / Integração Regional Andre Lemos Klausing 10 de novembro de 2006 Brasil 2006: A política externa brasileira

Leia mais

Melhora nas expectativas lideram a melhora do clima econômico na América Latina e no Brasil

Melhora nas expectativas lideram a melhora do clima econômico na América Latina e no Brasil jul/1 jul/2 jul/3 jul/4 jul/5 jul/6 jul/7 jul/8 jul/9 jul/1 jul/11 jul/12 jul/13 jul/14 jul/15 jul/16 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina ABRIL/216 JULHO/216 74 79 Situação Atual 58

Leia mais

Desafios da política externa

Desafios da política externa Desafios da política externa Roberto Teixeira da Costa Membro do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal) e do Gacint.

Leia mais

Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico.

Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico. 16 de novembro de 2011 Índice de Clima Econômico Piora no clima econômico mundial leva a região latina para a fase de declínio do ciclo econômico. O Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina recuou

Leia mais

Crise na Europa e Globalização

Crise na Europa e Globalização Crise na Europa e Globalização Crise na Europa e Globalização 1. Nas últimas décadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na União Europeia. Apresente uma razão que tem dificultado a entrada

Leia mais

O Processo de Integração Energética e a Internacionalização da Eletrobras

O Processo de Integração Energética e a Internacionalização da Eletrobras O Processo de Integração Energética e a Internacionalização da Eletrobras Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL UFRJ 5 º SISEE Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica: Integração

Leia mais

Técnica: Pesquisa online com líderes de opinião. Datas de realização: de 11 novembro de 2016 a 23 de janeiro de 2017

Técnica: Pesquisa online com líderes de opinião. Datas de realização: de 11 novembro de 2016 a 23 de janeiro de 2017 Nossa pesquisa junto aos formadores de opinião da América Latina aborda, pela segunda vez, uma questão sobre a aprovação de atuação dos Chefes de Estado da região. É importante destacar que as avaliações

Leia mais

Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34

Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34 * Explorando a América do Sul Allan Nº1 GabrielNº7 Pedro F. Nº27 Pedro S. Nº28 Renan Nº31 Vitor Nº33 Vitoria Nº34 *Caracterização geral da América do Sul * América do Sul abrange um território de 18 milhões

Leia mais

OS BLOCOS ECONÔMICOS. Prof Robert Roc. Prof.: ROBERT OLIVEIRA CABRAL

OS BLOCOS ECONÔMICOS. Prof Robert Roc. Prof.: ROBERT OLIVEIRA CABRAL OS BLOCOS ECONÔMICOS Prof.: ROBERT OLIVEIRA CABRAL BLOCOS ECONÔMICOS: TODOS OS BLOCOS SÃO IGUAIS? Os blocos econômicos se dividem em quatro tipos diferentes em alguns pontos, porém o suficiente para estabelecer

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

Piora das expectativas sinaliza desaceleração do crescimento na América Latina e no Mundo

Piora das expectativas sinaliza desaceleração do crescimento na América Latina e no Mundo out/00 out/01 out/02 out/03 out/04 out/05 out/06 out/07 out/08 out/09 out/10 out/11 out/12 out/13 out/14 out/15 Novembro 2015 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

Os Governos da Nova República

Os Governos da Nova República Os Governos da Nova República Gov. José Sarney - PMDB (1985 1990) crise econômica e Const. De 1988 Gov. Fernando Collor - PRN (1990 1992) início do Neoliberalismo no Brasil (privatizações e abertura econômica),

Leia mais

Eleições, política externa e integração regional (2006)

Eleições, política externa e integração regional (2006) Eleições, política externa e integração regional (2006) Janina Onuki e Amâncio Jorge de Oliveira UFPE - CFCH - DCP Processos de Integração Regional Prof. Marcelo Medeiros Flávia Barros e Ighor Valentim

Leia mais

Blocos econômicos ou Megamercados

Blocos econômicos ou Megamercados Blocos econômicos ou Megamercados Bloco Econômico é uma integração de países nos aspectos econômicos e sociais, visando seu. Os blocos econômicos constituem expressivos espaços integrados de livre comércio.

Leia mais

Brasil: Desenvolvimento às avessas e geopolítica

Brasil: Desenvolvimento às avessas e geopolítica Brasil: Desenvolvimento às avessas e geopolítica Reinaldo Gonçalves Professor titular Instituto de Economia UFRJ Sumário 1. Hipóteses básicas 2. Desenvolvimento às Avessas 3. Geopolítica: diferentes visões

Leia mais

CONSENSO DE WASHINGTON. A bula" para o desenvolvimento latino-americano

CONSENSO DE WASHINGTON. A bula para o desenvolvimento latino-americano CONSENSO DE WASHINGTON A bula" para o desenvolvimento latino-americano CONSENSO DE WASHINGTON Foi o conjunto de formulação econômicas construídas após a queda do bloco socialista por funcionários do governo

Leia mais

TOP ATUALIDADES SEMANA 05 A 11 DE JULHO SEMANA 05 A 11 DE JULHO SEMANA 05 A 11 DE JULHO

TOP ATUALIDADES SEMANA 05 A 11 DE JULHO SEMANA 05 A 11 DE JULHO SEMANA 05 A 11 DE JULHO TOP ATUALIDADES Brasil defende adiar posse da Venezuela na presidência do Mercosul Obama anuncia redução do ritmo da retirada de tropas do Afeganistão MPF investiga existência de 10,8 mil alunos 'fantasmas'

Leia mais

FRONTEIRAS POLÍTICAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLÍTICA NA AMÉRICA DO SUL

FRONTEIRAS POLÍTICAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLÍTICA NA AMÉRICA DO SUL FRONTEIRAS POLÍTICAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POLÍTICA NA AMÉRICA DO SUL Jacqueline Cristina da Silva 1 RESUMO: As mudanças políticas observadas no mundo hoje remetem a questionamentos sobre o acesso

Leia mais

Blocos Econômicos Regionais. Roteiro de Atividades Didáticas

Blocos Econômicos Regionais. Roteiro de Atividades Didáticas Blocos Econômicos Regionais Autor: Laura Thais Silva 2º semestre/ 2012 Roteiro de Atividades Didáticas Atividade 1 - Pesquisa dirigida com mapa on line interativo Pesquisa a respeito de três dos blocos

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Mercosul 1ª parte Prof.ª Raquel Perrota 1. Noções preliminares - Surgido no contexto de redemocratização e reaproximação dos países da América Latina ao final da década de

Leia mais

PROTOCOLO DE ASSUNÇÃO SOBRE COMPROMISSO COM A PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DO MERCOSUL

PROTOCOLO DE ASSUNÇÃO SOBRE COMPROMISSO COM A PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N 17/05 PROTOCOLO DE ASSUNÇÃO SOBRE COMPROMISSO COM A PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões

Leia mais

Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção

Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção Comunicado de imprensa N 219_5 Produção - Comércio Cautela na indústria latino-americana do aço, queda no consumo e na produção Indicadores da América Latina em janeiro de 219 5,3 milhões de toneladas

Leia mais

PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Comparar a evolução política dos países latinos da América do Sul com a evolução política dos Estados Unidos

Leia mais

História das Relações Internacionais BH1335 (4-0-4)

História das Relações Internacionais BH1335 (4-0-4) História das Relações Internacionais BH1335 (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC 2016.I Aula 17 2ª-feira, 11 de abril Módulo III: Sistema internacional

Leia mais

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina recua em julho

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina recua em julho jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 jul/14 jan/15 jul/15 jan/16 jul/16 jan/17 jul/17 Agosto de 2017 O Indicador

Leia mais

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira como construção da lógica liberal na América- Haiti, Brasil e região hispânica Haiti - 1804 Argentina- 1810 Paraguai-

Leia mais

A AMÉRICA NO SÉCULO XIX

A AMÉRICA NO SÉCULO XIX A AMÉRICA NO SÉCULO XIX 1 - Independências das nações latino-americanas: Processo de libertação das colônias espanholas. Quando: Aproximadamente entre 1810 e 1830. Fatores externos: Crise geral do Antigo

Leia mais

* Aspectos polêmicos!

* Aspectos polêmicos! * Aspectos polêmicos! *Economia baseada principalmente na agricultura e na extração mineral; *População composta de mestiços de indígenas com brancos e imigrantes. *O Chile é o país que vem se destacando

Leia mais

Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina avança e se aproxima da zona de avaliação favorável

Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina avança e se aproxima da zona de avaliação favorável abr/05 out/05 abr/06 out/06 abr/07 out/07 abr/08 out/08 abr/09 out/09 abr/10 out/10 abr/11 out/11 abr/12 out/12 abr/13 out/13 abr/14 out/14 abr/15 out/15 abr/16 out/16 abr/17 out/17 Novembro de 2017 Indicador

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO

PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE DEFESA SUL- AMERICANO 2009-2010 Janeiro de 2009 Santiago, Chile A PRIMEIRA REUNIÃO DE VICEMINISTROS DE DEFESA do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS), que é a instancia executiva

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO MERCOSUL E PRINCIPAIS PARCEIROS NOS FLUXOS COMERCIAIS DO BRASIL, NO PERÍODO DE 2009 A 2014

PARTICIPAÇÃO DO MERCOSUL E PRINCIPAIS PARCEIROS NOS FLUXOS COMERCIAIS DO BRASIL, NO PERÍODO DE 2009 A 2014 ÁREA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS PARTICIPAÇÃO DO MERCOSUL E PRINCIPAIS PARCEIROS NOS FLUXOS COMERCIAIS DO BRASIL, NO PERÍODO DE 2009 A 2014 ANDRIA, Leandro Ribeiro de 1 ROSA, Tatiana Diair Lourenzi Franco 2 A

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS. INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS. INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROGRAMA ARCUS INTEGRAÇÃO POLÍTICA E ECONOMICA DA AMÉRICA DO SUL Intercâmbios Universitários Brasil-Chile-França O Brasil e a América do Sul: Cenários Geopolíticos e os Desafios

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR GLOBAL BRASIL: janeiro-dezembro 2015

COMÉRCIO EXTERIOR GLOBAL BRASIL: janeiro-dezembro 2015 Secretaria-Geral ALADI/SEC/di 2668 12 de janeiro de 2016 COMÉRCIO EXTERIOR GLOBAL BRASIL: janeiro-dezembro 2015 Os fluxos globais do comércio exterior brasileiro contraíram-se significativamente em 2015

Leia mais

O Brasil lidera a melhora do clima econômico na América Latina

O Brasil lidera a melhora do clima econômico na América Latina O Brasil lidera a melhora do clima econômico na América Latina Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina Situação Atual Expectativas Outubro/2018 Janeiro/2019 Outubro/2018 Janeiro/2019 Outubro/2018

Leia mais

Conselho de Ministros

Conselho de Ministros Conselho de Ministros Décima Terceira Reunião 18 de outubro de 2004 Montevidéu - Uruguai ALADI/CM/Resolução 59 (XIII) 18 de outubro de 2004 RESOLUÇÃO 59 (XIII) BASES DE UM PROGRAMA PARA A CONFORMAÇÃO PROGRESSIVA

Leia mais

Grupo de Trabalho para o Encontro de Chefes de Estado da América Latina (GT Mercosul)

Grupo de Trabalho para o Encontro de Chefes de Estado da América Latina (GT Mercosul) Grupo de Trabalho para o Encontro de Chefes de Estado da América Latina (GT Mercosul) Delegação Bruno Tognolli Guglielme Bruno Campillos Marfinati Camila Verbisck Alcântara Bonfim Patricia Galves Derolle

Leia mais

C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE

C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE - 13 - Anexo C C. PLANO DE AÇÃO PARA O REFORÇO DAS ESTATÍSTICAS VITAIS E DE SAÚDE Introdução 39. A finalidade deste documento é informar aos Órgãos Diretivos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Leia mais

Venezuela expulsa embaixador do Brasil e amplia isolamento de Maduro

Venezuela expulsa embaixador do Brasil e amplia isolamento de Maduro Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras December 23, Venezuela expulsa embaixador do Brasil e amplia isolamento de Maduro Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras This

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E VULNERABILIDADE EXTERNA DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E VULNERABILIDADE EXTERNA DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E VULNERABILIDADE EXTERNA DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL Autores: LUIZ PAULO FONTES DE REZENDE, LUCIANA MARIA COSTA CORDEIRO, LUCIANA GOMES MARQUES GALVÃO, TÂNIA MARTA MAIA FIALHO,

Leia mais

Clima econômico registrou suave melhora na América Latina, mas continua desfavorável em quase todos os países

Clima econômico registrou suave melhora na América Latina, mas continua desfavorável em quase todos os países jan/05 jul/05 jan/06 jul/06 jan/07 jul/07 jan/08 jul/08 jan/09 jul/09 jan/10 jul/10 jan/11 jul/11 jan/12 jul/12 jan/13 jul/13 jan/14 jul/14 jan/15 jul/15 jan/16 Fevereiro 2015 Indicador IFO/FGV de Clima

Leia mais

1 Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato:

1 Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: A crise político-institucional do Mercosul: perspectiva brasileira Diego Luís Bortoli 1 e Vitória Gonzalez Rodriguez 2 Desde a sua criação, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi marcado por duas fases:

Leia mais

Competitividade na indústria brasileira e momento econômico. Ricardo L. C. Amorim Especialista em Análise Econômica da ABDI

Competitividade na indústria brasileira e momento econômico. Ricardo L. C. Amorim Especialista em Análise Econômica da ABDI Competitividade na indústria brasileira e momento econômico Ricardo L. C. Amorim Especialista em Análise Econômica da ABDI Julho/2016 Evolução do PIB a preços de mercado (em US$ correntes) Fonte: World

Leia mais

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica

PROGRAMA: Educação Profissional e Tecnológica PROGRAMA: 2031 - Educação Profissional e Tecnológica INDICADORES Número de matrículas em cursos de educação profissional técnica de nível médio Número de matrículas em cursos de educação profissional tecnológica

Leia mais

O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 2009

O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 2009 13 de agosto de 14 Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina 90 84 O clima econômico na América Latina é o pior desde julho de 09 O indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE)

Leia mais

II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina ISBN

II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina ISBN SEMINÁRIO DE PESQUISA 15 - NOVOS DESAFIOS E VELHOS PROBLEMAS: QUEDA DOS PREÇOS DOS PRODUTOS PRIMÁRIOS, AVANÇO DA CHINA E ENFRAQUECIMENTO DAS FORÇAS DE CENTRO-ESQUERDA Coordenação: Carlos Eduardo Carvalho

Leia mais

A ELEIÇÃO PARLAMENTAR NO MERCOSUL (MARIANO, 2011) Alane Pinheiro, Evertton Lira, Fernando D Oliveira, Yuri Monteiro

A ELEIÇÃO PARLAMENTAR NO MERCOSUL (MARIANO, 2011) Alane Pinheiro, Evertton Lira, Fernando D Oliveira, Yuri Monteiro A ELEIÇÃO PARLAMENTAR NO MERCOSUL (MARIANO, 2011) Alane Pinheiro, Evertton Lira, Fernando D Oliveira, Yuri Monteiro DA AUTORA: KARINA PASQUARIELLO MARIANO Atualmente é professora adjunta da Universidade

Leia mais

Clima econômico mundial melhora, mas continua piorando na América Latina. Momento ainda é de cautela

Clima econômico mundial melhora, mas continua piorando na América Latina. Momento ainda é de cautela jan/99 jan/00 jan/01 jan/02 jan/03 jan/04 jan/05 jan/06 jan/07 jan/08 jan/09 jan/10 jan/11 jan/12 jan/13 jan/14 jan/15 Fevereiro 15 Versão em português Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina

Leia mais

Brasil perde fatia da riqueza mundial

Brasil perde fatia da riqueza mundial Boletim Econômico Edição nº 32 junho de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Brasil perde fatia da riqueza mundial 1 Peso econômico menor no mundo Levantamento feito com base

Leia mais

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO ÂMBITO DO CNPq

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO ÂMBITO DO CNPq INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO OPORTUNIDADES INTERNACIONAL DE NO AMBITO DO CNPq COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NO ÂMBITO DO CNPq Reunião das Sociedades e Associações de Física da América Latina 2 de fevereiro de

Leia mais

Cristina Soreanu Pecequilo Professora de Relações Internacionais Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Pesquisadora NERINT/UFRGS e UnB

Cristina Soreanu Pecequilo Professora de Relações Internacionais Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Pesquisadora NERINT/UFRGS e UnB Brasil e Oriente Médio: Os Caminhos da Política Externa Brasileira Cristina Soreanu Pecequilo Professora de Relações Internacionais Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Pesquisadora NERINT/UFRGS

Leia mais

Trabalho, riqueza e vulnerabilidade externa

Trabalho, riqueza e vulnerabilidade externa Trabalho, riqueza e vulnerabilidade externa Reinaldo Gonçalves 37º. Encontro Nacional CFESS/CRESS Brasília, 25 de setembro de 2008 1 Referência básica Luiz Filgueiras e Reinaldo Gonçalves A Economia Política

Leia mais

A AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DA REDEMOCRATIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO ( )

A AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DA REDEMOCRATIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO ( ) Disciplina: Relações Internacionais da América Latina Profº Bruno Rosi Aula 09: A AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DA REDEMOCRATIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO (1989-1999) 1. REDEMOCRATIZAÇÃO, ABERTURA

Leia mais

Cobertura de, aproximadamente, 7% do PIB mundial

Cobertura de, aproximadamente, 7% do PIB mundial São Paulo Brasil I Outubro 2015 Comércio e Investimento Comércio e Investimento Acordos comerciais em vigor Acordos comerciais assinados, que ainda não entraram em vigor Acordos de Cooperação em Investimento

Leia mais

2º Seminário sobre Comércio Internacional CNI-IBRAC Política Comercial no Novo Governo

2º Seminário sobre Comércio Internacional CNI-IBRAC Política Comercial no Novo Governo 2º Seminário sobre Comércio Internacional CNI-IBRAC Política Comercial no Novo Governo André Alvim de Paula Rizzo Secretário Executivo da CAMEX Confederação Nacional da Indústria - CNI Brasília, 12 de

Leia mais

Dia Turno Mesa Trabalho Sala

Dia Turno Mesa Trabalho Sala Dia Turno Mesa Trabalho Sala 05/06 Manhã - 9h GT DSI - Mesa 01 Eurásia e Doutrina Militar GT PI - Mesa 1 - Aspectos Gerais de Política Internacional 1. REALISMO NEOCLÁSSICO E EMULAÇÃO MILITAR DE LARGA-ESCALA

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais