Relógio de bitucas. Redações vencedoras V Concurso de Redação. Finalistas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relógio de bitucas. Redações vencedoras V Concurso de Redação. Finalistas"

Transcrição

1 Redações vencedoras V Concurso de Redação Finalistas 1º Lugar Aluno: Pedro Ribeiro Domingues Professora: Elza Klein Unidade Escolar: Escola Estadual Professora Alice Schuery Cidade: Guarulhos Diretoria de Ensino: Guarulhos Sul Relógio de bitucas O tabagismo é uma doença epidêmica (segundo a OMS) que leva a uma dependência física, comportamental e psicológica. Tal qual a flecha do tempo de Newton, cada baforada, mascada ou inspirada leva um pedacinho da vida do usuário, que não mais retornará. Apesar de ser a maior causa isolada de adoecimentos e mortes precoces no mundo, é também evitável. Sendo produtora de fumaça (cachimbo, charuto, cigarro ou narguilé) ou não (rapé, fumo-de-rolo e snun), ambas formas de consumo de tabaco oferecem risco a saúde, como exemplificado no artigo de revisão formas não habituais de uso de tabaco de Carlos A. de Assis Viegas. Afetando também os chamados fumantes passivos e o meio-ambiente, já que a fumaça se alastra em ambientes fechados e o cultivo do fumo afeta o solo, promove desmatamento etc, o tabagismo e suas substâncias tóxicas e cancerígenas (nicotina, Co1, benzeno, fósforo, carbono 14 etc.) são responsáveis pela incidência de várias DPOC S (doenças pulmonares obstrutivas crônicas como o enfisema), doenças cardiovasculares infarto - e cânceres na boca, laringe, estômago, ovários, faringe, bexiga, pulmões etc. O câncer de pulmão é o mais mortal dos canceres, e 90% dos casos estão relacionados ao fumo. Portanto, para reduzir o tabagismo, é necessário levar cada vez mais informações para as pessoas, informando-lhes os males por meio de centros de orientações e tratamento. Mas, talvez, mais importante do que isso seja a parte humana, porque se já temos tão pouco tempo de vida e tantas livros para ler, pessoas para conhecer e amores para viver, não vale a pena fazer do nossos tempo um relógio de bitucas.

2 2º Lugar Aluna: Ester dos Santos Amâncio Professora: Tânia Martins Correa Unidade Escolar: Escola Municipal São Francisco Cidade: Barretos Diretoria de Ensino: Barretos Fumaça: a relação entre o tabaco e o Câncer É certo de que nunca se falou tanto, sobre o Câncer e seu efeito devastador no organismo humano. E um dos fatores desencadeadores deste mal é certamente o tabagismo, nas suas mais variadas formas. Os números são alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde morrem diariamente 350 pessoas pelo uso dessa droga. Sendo este um produto lucrativo, seus fabricantes ostentam uma clientela fiel e leal. A relação do cigarro com o câncer está cientificamente comprovada; não somente o de pulmão, que é mais comentado pelas diversas mídias, mas também Câncer de laringe, esôfago, boca e tantos outros. De acordo com o Grupo Antitabaco ( um grupo que auxilia dependentes a largar o vício) nosso corpo possui uma capacidade autovienovadora; retirando células mortas e produzindo outras novas e que quando há o consumo do tabaco, essas são afetadas pela fumaça e por substâncias cancerígenas; causando mutação, que ao se renovarem, geram a doença. Enfim. Sabendo o vínculo irrevogável do uso desse potente mal chamado tabaco e o câncer, não temos outra escolha mais consciente e inteligente do que evitar totalmente a primeira tragada, já que nela a pessoa já se vicia por conta da nicotina. Essa certamente é a melhor forma de prevenção!

3 3º Lugar Aluna: Mariana Presotto Pegorin Amarante Fernandes Professora: Marciana Regina Dinori Lofrano Unidade Escolar: Escola Estadual Manoel Silveira Bueno Cidade: Borborema Diretoria de Ensino: Taquaritinga Tabaco: a fumaça silenciosa que mata A mídia, mostra com muita frequência as dezenas de problemas que o cigarro causa, entre eles, o terrível câncer de pulmão. Considerando as doenças que se pode adquirir ao acender um cigarro, deveria-se perguntar: vale a pena arriscar a vida em troca do Fumo? O cigarro é uma droga lícita e por causa dela há milhões de pessoas enfrentando quadros clínicos irreversíveis, várias doenças mortais estão ligados ao cigarro, entre elas: o câncer de boca, câncer de laringe infarto, infecções respiratórias, sendo que o risco de câncer de pulmão é de 80% no caso dos fumantes. Mas fumar um cigarro não é apenas um mal para o consumidor, como também para quem é obrigada a conviver com a Fumaça, O Fumante passivo corre tantos riscos quanto o dependente do cigarro. Muitas vezes até mais do que o próprio Fumante, afirma o pneumologista Sérgio Ricardo Santos, presidente da Sociedade de Pneumologia e Psicologia. Na verdade não importa quem acendeu o cigarro, mas sim quem inalou a Fumaça, ou seja, a pessoa está colocada em risco sua vida e a dos outros. Ainda convém lembrar dos malefícios que o cigarro traz ao meio ambiente, o cultivo do tabaco exige um alto nível de agrotóxicos quer, em suma, contaminam extremamente o ar e o solo, segundo o Instituto nacional do Câncer, 25% de todos os incêndios são provocados por cigarros, mais uma vez o Fumante cobra em risco algo além do que sua própria vida. Em virtude dos fatos mencionados conclui-se que o cigarro é realmente um problema para a saúde pública, por isso, é necessário uma conscientização para que as pessoas não entrem neste vício lícito, que mata em média, 21 pessoas por hora no Brasil. Deixar de Fumar é uma das decisões mais importantes, compreender esses Fatos, pensar no seu futuro e no próximo, é urgente, afinal vidas não devem ser encobertas pela Fumaça.

4 4º Lugar Aluno: Lucas Eduardo Martins Professora: Gilberto Egydio dos Santos Júnior Unidade Escolar: Escola Estadual Professora Alice Madeira João Francisco Cidade: São Carlos Diretoria de Ensino: São Carlos Um hábito do passado Depois de ser referência na ONU pelo controle de epidemia da AIDS, o Brasil vem se destacando internacionalmente no combate ao consumo do tabaco, quando, no período entre 1990 e 2015, a porcentagem de fumantes diários no país caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres, como aponta a pesquisa Smoking prevalence and attributable disease burden in 195 countries and territories publicada na revista científica The Lancet. Esta redução demonstra que medidas adotadas pelo governo para combater o tabagismo, como a proibição de anúncios publicitários, advertência com fotos nos rótulos de cigarro, entre outros, obtiveram êxito. O resultado é uma ótima notícia no que se refere à prevenção de doenças no país, devido ao fato do cigarro e demais derivados do tabaco, segundo especialistas, serem associados à causa de aproximadamente 50 doenças, sendo o principal causador do câncer de pulmão, tipo de câncer que mais mata no Brasil. A redução trará também benefícios aos não fumantes que estão expostos à fumaça do cigarro. Dados da OMS indicam que o fumo em ambiente de trabalho mata ao menos 200 mil não fumantes por ano no mundo. Agora, a meta do governo é reduzir a 9,1% o número de fumantes no país até 2020, o que não será fácil. Para atingir tal objetivo, será necessário ampliar as estratégias de combate ao fumo. Um bom caminho seria a prevenção nas escolas, enquanto crianças e adolescentes não entraram em contato direto com o cigarro. Vale lembrar que, por possuir substâncias que causam dependência, é mais fácil inibir o uso no início que fazer um fumante parar de fumar. Neste sentido, MEC e Ministério da Saúde deveriam propor um calendário junto às escolas para a realização de eventos visando ao combate do tabagismo, vinculando-se ao dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco. Assim, ao se implementar um trabalho sistematizado de prevenção com os jovens na escola, o governo estaria dando mais um passo importante para definitivamente tornar o fumo um hábito do passado.

5 5º Lugar Aluno: Fernanda Yukari Yabucana Professora: Cilene Aparecida Mota da Silva Unidade Escolar: Escola Estadual Lúcia Silvia de Assunção Cidade: Pirapozinho Diretoria de Ensino: Presidente Prudente Prazer Mortal O fumo é um mal comum em nosso país. Esse hábito é praticado desde meados do século X e passado de geração em geração. Com isso os índices de mortalidade causados pelo câncer provocados pelo tabagismo vêm aumentando a cada dia. As pessoas começam a fumar por acharem que é uma prática que as deixam superiores, por ser prazeroso ou até mesmo, por influência de amigos. Isso pode afetar outros que convivem com eles, os chamados fumantes passivos, pois a fumaça presente no ar ambiente também é um agente cancerígeno. O consumo do cigarro traz muitas consequências maléficas à saúde, com efizema pulmonar, bronquite e pneumonia. Além disso, danificar profundamente a saúde bucal, resultando em dentes amarelos, mau hálito e câncer dos lábios, boca e língua. Sem contar que cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão são provocados pelo fumo e leva anualmente à morte de milhares de pessoas. Infere-se portanto, que a pratica do tabagismo vem contribuindo para uma saúde precária, principalmente em relação ao câncer de pulmão. Cabe ao governo, expandir políticas de combate e prevenção a este vício. É papel da mídia mostrar às pessoas a verdadeira realidade que se esconde por trás do cigarro. É importante ainda que a Secretaria da Saúde incentive a evitar este hábito com projetos motivacionais, palestras e a ampliação do PROERD, programa louvável, mas desenvolvido apenas no quinto ano do ensino fundamental. Dessa forma será possível que o Brasil reduza as vítimas do câncer e outras consequências originadas pelo fumo, promovendo a melhoria do investimento do capital brasileiro que ao invés de ser gasto para o tratamento do câncer, possa ser utilizado para o desenvolvimento da nação.

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. TABAGISMO O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de

Leia mais

Esta é uma cartilha que visa a incentivá-lo a entender os benefícios de parar de fumar.

Esta é uma cartilha que visa a incentivá-lo a entender os benefícios de parar de fumar. 1 E SE VOCÊ PARAR DE FUMAR? Esta é uma cartilha que visa a incentivá-lo a entender os benefícios de parar de fumar. Para isso, reunimos informações interessantes que poderão motivá-lo a dar esse passo

Leia mais

Rogério Rufino Universidade do Estado do Rio de Janeiro Disciplina de Pneumologia e Tisiologia Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro Vice-Presidente da SOPTERJ Vítimas do tabagismo Vida Longa

Leia mais

Vamos falar sobre tabagismo?

Vamos falar sobre tabagismo? Tabagismo Vamos falar sobre tabagismo? Até pouco tempo o ato de fumar era considerado um charme, símbolo de status e de rebeldia entre os adolescentes e, acredite, houve uma época em que certificavam

Leia mais

Convenção Quadro para o Controle do Tabaco

Convenção Quadro para o Controle do Tabaco Convenção Quadro para o Controle do Tabaco Mônica Andreis Psicóloga Hospital Albert Einstein Rede Tabaco Zero VOCÊ SABIA QUE... Cada cigarro possui 4.720 substâncias tóxicas já isoladas? No Mundo, existem

Leia mais

TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO

TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO TABAGISMO O QUE ELE FAZ COM O SEU CORPO O cigarro contém mais de 4.720 substâncias tóxicas e 43 cancerígenas. 25% das doenças vasculares 45% das mortes por infarto do miocárdio Segundo o Instituto Nacional

Leia mais

Fumo Benefícios para quem deixa de fumar

Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Tabagismo: uma doença Atualmente, o tabagismo é reconhecido como uma doença causada pela dependência de uma droga, a nicotina. O fumante expõe-se a mais de 4.700

Leia mais

Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde

Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde sessão 1 Parabéns! Você esta aqui e isso mostra que esta pronto para um grande passo. A maioria das pessoas hoje em dia tem uma idéia do

Leia mais

TABAGISMO é um comportamento dependente, portanto

TABAGISMO é um comportamento dependente, portanto Antonio Tomé O TABAGISMO é uma doença, onde a ingestão de nicotina através do uso de cigarros produz o vício, ou seja, o organismo se acostuma com a presença das substâncias presentes no cigarro, cerca

Leia mais

CONTROLE DO TABAGISMO:

CONTROLE DO TABAGISMO: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE DESENVOLVIMENTO, DESIGUALDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM SAÚDE CONTROLE DO TABAGISMO: UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO, MAS COM NOVOS DESAFIOS. ALICE

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA ** 1 I - RELATÓRIO A iniciativa que avaliamos é um projeto de lei complementar que cria, junto ao Ministério da Saúde, um Fundo de Reparação Civil. Seu objetivo é ressarcir o Sistema Único de Saúde por

Leia mais

Quadro de Controle do Tabaco da Organização. Mundial de

Quadro de Controle do Tabaco da Organização. Mundial de A Convenção Quadro de Controle do Tabaco da Organização Mundial de Simpósio sobre o Brasil e o Tratado Internacional de Controle do Tabaco Vulnerabilidades e Soluções Brasilia, 11 de Abril de 2005 Saúde

Leia mais

No Brasil, o tabagismo é responsável por:

No Brasil, o tabagismo é responsável por: No Brasil, o tabagismo é responsável por: 200 mil mortes por ano 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio (abaixo de 65 anos) 85% das mortes por bronquite

Leia mais

O TABAGISMO E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO 1

O TABAGISMO E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO 1 O TABAGISMO E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO 1 Gisele Coelho Böing 2, Maria Fernanda De Brito Konaszewski 6, Gustavo Henrique Tiecher 3, Isadora Goettems Gomes 4, Katiuscia Adam Mello 5, Viviane Boff Wielens

Leia mais

preocupados com a saúde.

preocupados com a saúde. Os Males do Tabaco 1) Por que cigarros, charutos, cachimbo, fumo de rolo e rapé fazem mal à saúde? Todos esses derivados do tabaco, que podem ser usados nas formas de inalação (cigarro, charuto, cachimbo,

Leia mais

MAl vida! Quem. aproveita. NÃO/uma. O que você ganha parando de fumar. Se parar de fumar agora...

MAl vida! Quem. aproveita. NÃO/uma. O que você ganha parando de fumar. Se parar de fumar agora... O que você ganha parando de fumar A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE Gláucia Monte Carvalho¹; Maria do Livramento Oliveira Nascimento; Dougliane Gomes de Souza; Larisse

Leia mais

Cad. Ibero-Amer. Dir. Sanit., Brasília, v.3, n.3, out/dez ISSN

Cad. Ibero-Amer. Dir. Sanit., Brasília, v.3, n.3, out/dez ISSN Tabagismo: a importância do diálogo entre Saúde e Direito nas ações judiciais: Evidências Científicas sobre Tabagismo para Subsídio ao Poder Judiciário Smoking: the importance of dialogue between Health

Leia mais

Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*.

Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*. Cigarro é droga? Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*. * Focchi, GRA, 2003 Fumar apenas 1

Leia mais

Caderno do Diálogo de Segurança e Saúde

Caderno do Diálogo de Segurança e Saúde Caderno do Diálogo de Segurança e Saúde DSS Universal CEMAR ABRIL 2018...em poucos segundos, uma escolha errada pode apagar uma bela história. Faça a escolha certa. Pratique a segurança!. Finalidade: Nossos

Leia mais

ÍNDICE DE FUMANTES QUE DEIXARAM DE FUMAR NO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO

ÍNDICE DE FUMANTES QUE DEIXARAM DE FUMAR NO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ÍNDICE DE

Leia mais

LIPINSKI, Isabella Maravieski¹ SILVA, Amanda Steudel 1 ZARPELLON, Lidia Dalgallo 2 MULLER, Erildo Vicente³

LIPINSKI, Isabella Maravieski¹ SILVA, Amanda Steudel 1 ZARPELLON, Lidia Dalgallo 2 MULLER, Erildo Vicente³ 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

INTERFACE ENTRE TABAGISMO E MEIO AMBIENTE: ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DA SAÚDE DE FAMÍLIAS COM FUMANTES

INTERFACE ENTRE TABAGISMO E MEIO AMBIENTE: ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DA SAÚDE DE FAMÍLIAS COM FUMANTES INTERFACE ENTRE TABAGISMO E MEIO AMBIENTE: ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DA SAÚDE DE FAMÍLIAS COM FUMANTES Claudeir Felipe de Oliveira SIQUEIRA 1 ; Laysa Alves MENDES 1 ; Murillo Mota MELO 1 ; Virgínia

Leia mais

Presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB Dr. Antônio Pedro Mirra

Presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB Dr. Antônio Pedro Mirra OF/SEC/AMB/007/2018 São Paulo, 18 de janeiro de 2018 Do: Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) Dr. Lincoln Ferreira Presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB Dr. Antônio Pedro Mirra

Leia mais

informativo Tabocas aparece na revista Viver Brasil Dia Nacional de Combate ao Fumo Principal Saúde Carreira Aconteceu

informativo Tabocas aparece na revista Viver Brasil Dia Nacional de Combate ao Fumo Principal Saúde Carreira Aconteceu 30ª Edição Sexta-feira 6 de setembro de 2013 informativo Principal Tabocas aparece na revista Viver Brasil Empresa é fonte de matéria da publicação mineira sobre o grande potencial energético do Estado,

Leia mais

Futuro do cigarro: indústria prevê substituição de cigarro tradicional por eletrônicos

Futuro do cigarro: indústria prevê substituição de cigarro tradicional por eletrônicos Futuro do cigarro: indústria prevê substituição de cigarro tradicional por eletrônicos g1.globo.com /bemestar/noticia/futuro-do-cigarro-industria-preve-substituicao-de-cigarro-tradicional-poreletronicos.ghtml

Leia mais

Mulher e Tabagismo. Ana Luiza Curi Hallal

Mulher e Tabagismo. Ana Luiza Curi Hallal Mulher e Tabagismo Ana Luiza Curi Hallal Objetivos Descrever os principais indicadores epidemiológicos do tabagismo segundo sexo no Brasil Prevalência em adultos Prevalência em escolares Apresentar os

Leia mais

Uso de outros produtos de tabaco entre adolescentes. Ana Luiza Curi Hallal

Uso de outros produtos de tabaco entre adolescentes. Ana Luiza Curi Hallal Uso de outros produtos de tabaco entre adolescentes Ana Luiza Curi Hallal Objetivos Apresentar a situação atual no Brasil quanto ao uso de outros produtos do tabaco entre adolescentes Prevalência em escolares

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Tabagismo Passivo. Tabaco. Poluição por fumaça de tabaco.

PALAVRAS-CHAVE Tabagismo Passivo. Tabaco. Poluição por fumaça de tabaco. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Melhora dos indicadores de saúde e da qualidade de vida auto percebidas por pacientes que obtiveram êxito em parar de fumar.

Melhora dos indicadores de saúde e da qualidade de vida auto percebidas por pacientes que obtiveram êxito em parar de fumar. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

Lançamento da campanha ambientes livres do fumo e regulamentação das áreas exclusivas para consumo de produtos fumígenos para proteção dos

Lançamento da campanha ambientes livres do fumo e regulamentação das áreas exclusivas para consumo de produtos fumígenos para proteção dos Lançamento da campanha ambientes livres do fumo e regulamentação das áreas exclusivas para consumo de produtos fumígenos para proteção dos trabalhadores Tabagismo é responsável por: 200 mil mortes por

Leia mais

FATOR SOCIAL RELACIONADO À DEPENDÊNCIA DO TABACO: ESTUDO TRANSVERSAL

FATOR SOCIAL RELACIONADO À DEPENDÊNCIA DO TABACO: ESTUDO TRANSVERSAL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

Tabagismo. Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau

Tabagismo. Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau Tabagismo Luiz otavio r. s. Gomes Médico Pneumologista Hospital do pulmão Blumenau sc Furb - blumenau Histórico 1000 ac rituais indígenas na América Central. Marinheiros de Colombo. Jean Nicot (Nicotiana

Leia mais

12,6% O TABAGISMO NO BRASIL TABAGISMO MORTES QUE DE TODAS AS MORTES ANUAIS ATRIBUÍVEIS AO TABAGISMO R$

12,6% O TABAGISMO NO BRASIL TABAGISMO MORTES QUE DE TODAS AS MORTES ANUAIS ATRIBUÍVEIS AO TABAGISMO R$ O TABAGISMO NO BRASIL MORTE, DOENÇA E POLÍTICA DE PREÇOS E IMPOSTOS 428 PESSOAS MORREM POR DIA no Brasil por causa do tabagismo. 56,9 BILHÕES DE REAIS SÃO PERDIDOS A CADA ANO devido a despesas médicas

Leia mais

12,6% O TABAGISMO NO BRASIL MORTES PODERIAM SER EVITADAS A CADA ANO TABAGISMO MORTES QUE DE TODAS AS MORTES ANUAIS ATRIBUÍVEIS AO TABAGISMO

12,6% O TABAGISMO NO BRASIL MORTES PODERIAM SER EVITADAS A CADA ANO TABAGISMO MORTES QUE DE TODAS AS MORTES ANUAIS ATRIBUÍVEIS AO TABAGISMO O TABAGISMO NO BRASIL MORTE, DOENÇA E POLÍTICA DE PREÇOS E IMPOSTOS 428 PESSOAS MORREM POR DIA no Brasil por causa do tabagismo. 56,9 BILHÕES DE REAIS SÃO PERDIDOS A CADA ANO devido a despesas médicas

Leia mais

ÍNDICE DO TABAGISMO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA

ÍNDICE DO TABAGISMO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA ÍNDICE DO TABAGISMO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA Keity Natalia dos Santos Pereira * Roseani Peixto dos Reis Janaína

Leia mais

O tabagismo entre as mulheres

O tabagismo entre as mulheres 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

04 SOMOS CRIATURAS DE HÁBITOS 05 A TERRÍVEL VERDADE 05 VALE A PENA FUMAR? RAZÕES PARA COMEÇAR À FUMAR 07 SOMENTE NA VERSÃO COMPLETA

04 SOMOS CRIATURAS DE HÁBITOS 05 A TERRÍVEL VERDADE 05 VALE A PENA FUMAR? RAZÕES PARA COMEÇAR À FUMAR 07 SOMENTE NA VERSÃO COMPLETA Sumário INTRODUÇÃO 04 SOMOS CRIATURAS DE HÁBITOS 05 A TERRÍVEL VERDADE 05 VALE A PENA FUMAR? 07 10 RAZÕES PARA COMEÇAR À FUMAR 07 INTRODUÇÃO Somos criaturas de hábitos "Forme bons hábitos... seja uma

Leia mais

Diário do PES. Hoje, dia 17 de novembro de 2011, comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador, no Agrupamento de Escolas de Penacova.

Diário do PES. Hoje, dia 17 de novembro de 2011, comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador, no Agrupamento de Escolas de Penacova. Hoje, dia 17 de novembro de 2011, comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador, no Agrupamento de Escolas de Penacova. Participa! Não fiques indiferente! A tua opinião conta! O consumo de tabaco é, nos dias

Leia mais

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o,

Quais as formas de uso do tabaco? As modalidades mais comuns de uso do tabaco são fumar ou inalar a t r a v é s d e c i g a r r o, c h a r u t o, O tabaco O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande

Leia mais

Sistema Respiratório. Página Diferenças entre o ar inspirado e o expirado. Página 61

Sistema Respiratório. Página Diferenças entre o ar inspirado e o expirado. Página 61 Página 61 Sistema Respiratório Página 62 2. Diferenças entre o ar inspirado e o expirado 1. Movimentos Respiratórios Os movimentos respiratórios permitem a ventilação pulmonar que se processa em 2 fases:

Leia mais

CESSAÇÃO DO TABACO EM PACIENTES PARTICIPANTES DE PROJETO DE EXTENSÃO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO ANO DE 2014

CESSAÇÃO DO TABACO EM PACIENTES PARTICIPANTES DE PROJETO DE EXTENSÃO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO ANO DE 2014 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

pare de fumar agora!

pare de fumar agora! pare de fumar agora! Parar de fumar é muito mais fácil do que você pensa! O sistema Como Parar de Fumar Cigarro é tão eficiente porque ensina não só como deixar de fumar, mas também ensina a nunca mais

Leia mais

Drª Stella Regina Martins Coordenadora do Programa de Atenção ao Tabagista do Cratod

Drª Stella Regina Martins Coordenadora do Programa de Atenção ao Tabagista do Cratod Drª Stella Regina Martins Coordenadora do Programa de Atenção ao Tabagista do Cratod Tabagismo Ativo Epidemiologia Mundial Fonte: OMS Doenças Tabaco - relacionadas 25% 25% 90% CA PULMÃO DPOC CA LARINGE,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO ., '," CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL EMENDA MODIFIVATlVA NO 03 /2015;'- CEOF (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO - PTN) I Ao Projeto de Lei no. 649/2015 que "Altera a Lei Federal no 6.945, de

Leia mais

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº (Do Deputado Ivan Valente)

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº (Do Deputado Ivan Valente) REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 2013 (Do Deputado Ivan Valente) Solicita aos Exmo Sr. Ministros da Saúde e a Exma. Sra. Ministra-chefe da Casa Civil informações sobre a regulamentação da lei 12.546/2011

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO RELATO DE EXPERIÊNCIA

Leia mais

Programa de Controle ao Tabagismo: A Saúde, o Ambiente e a Sociedade agradecem

Programa de Controle ao Tabagismo: A Saúde, o Ambiente e a Sociedade agradecem Programa de Controle ao Tabagismo: A Saúde, o Ambiente e a Sociedade agradecem Lilian Bastos Ottero, Adriana Duringer Jacques; Adriana S. Thiago Papinutto, Carlos Luiz da SilvaPestana, Carla de Souza Coelho

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Abandono do hábito de fumar, Assistência, Tabagismo.

PALAVRAS-CHAVE Abandono do hábito de fumar, Assistência, Tabagismo. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ANALISANDO OS RESULTADOS DO PROJETO

Leia mais

Falando sobre Câncer e seus fatores de risco

Falando sobre Câncer e seus fatores de risco Falando sobre Câncer e seus fatores de risco Célula Tecido O que é câncer? Agente cancerígeno Órgão Célula cancerosa Tecido infiltrado Como surge o câncer? Citoplasma Núcleo Membrana celular Agente cancerígeno

Leia mais

MATERIAL DE APOIO AO DOCENTE

MATERIAL DE APOIO AO DOCENTE MATERIAL DE APOIO AO DOCENTE V Concurso de Redação TABAGISMO Barretos 2017 MATERIAL DE APOIO AO DOCENTE V Concurso de Redação TABAGISMO Elaboração: Alex Lipinski; Amanda de Oliveira Silva; Ana Larissa

Leia mais

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida.

Tabagismo. Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. Tabagismo Por uma vida com mais fôlego e qualidade de vida. tabagismo, o vício! O cigarro é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Fonte

Leia mais

DOENÇAS COM MAIOR MORTALIDADE EM PORTUGAL TEMA DE VIDA SAÚDE

DOENÇAS COM MAIOR MORTALIDADE EM PORTUGAL TEMA DE VIDA SAÚDE Tema de Vida: SAÚDE Construção curricular Desagregação do Tema de Vida em Questões Geradoras Quais os cuidados a ter para uma vida saudável? Qual o papel das medicinas alternativas na prevenção/tratamen

Leia mais

DESAFIOS DE CONTROLE DO TABAGISMO NO BRASIL

DESAFIOS DE CONTROLE DO TABAGISMO NO BRASIL DESAFIOS DE CONTROLE DO TABAGISMO NO BRASIL DR. MARCOS MORAES Presidente da Academia Nacional de Medicina Presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS 57

Leia mais

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e sua ratificação pelo Brasil

A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e sua ratificação pelo Brasil A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e sua ratificação pelo Brasil Cristiane Vianna Divisão de Controle do Tabagismo Instituto Nacional de Câncer INCA Ministério da Saúde Dados gerais sobre o tabagismo

Leia mais

Carga e Custos da Doença Atribuível ao Tabagismo em Portugal

Carga e Custos da Doença Atribuível ao Tabagismo em Portugal Carga e Custos da Doença Atribuível ao Tabagismo em Portugal Miguel Gouveia Centro de Estudos Aplicados, FCEE, Universidade Católica Portuguesa Margarida Borges, Luís dos Santos Pinheiro, João Costa, Sérgio

Leia mais

Tabagismo em pacientes internados

Tabagismo em pacientes internados Tabagismo em pacientes internados Smoking in in patients Laís B. D. Teixeira 1 ; Carlos P. Nunes 2 1 Discente do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos UNIFESO 2 Docente do curso de

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE TABAGISMO

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE TABAGISMO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE TABAGISMO O tabagismo é conhecido como uma doença, que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como, álcool,

Leia mais

RESOLUÇÃONº 335, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003.

RESOLUÇÃONº 335, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003. RESOLUÇÃONº 335, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003. Revoga as RDC nº 104 de 31 de maio de 2001 e RDC n 14 de 17 de janeiro de 2003. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da

Leia mais

Brazilian Scientific Study on Indoor Pollution

Brazilian Scientific Study on Indoor Pollution Estudio Cientifico Brasileño sobre Indoor Pollution Brazilian Scientific Study on Indoor Pollution Estudo Científico Brasileiro sobre Poluição Interna Profa. Dra. Adriana Gioda Pontifícia Universidade

Leia mais

ARTIGO REFLEXIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS TABAGISTAS

ARTIGO REFLEXIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS TABAGISTAS ARTIGO REFLEXIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS TABAGISTAS Geiciara Costa Ribeiro 1 ; Hilderlania de Freitas Lima 2 ; Shérida Martins de Lima 2 ; Rafaela Martins Rodrigues 2 ; Lara Leite de Oliveira

Leia mais

COMPORTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS TABAGISMO

COMPORTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS TABAGISMO COMPORTAMENTOS CONTEMPORÂNEOS TABAGISMO Maria das Graças R. Oliveira Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Outras Drogas da AMMG CAUSAS

Leia mais

PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS E DOCENTES TABAGISTAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTAVIANO (HCTCO), TERESÓPOLIS, RJ

PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS E DOCENTES TABAGISTAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTAVIANO (HCTCO), TERESÓPOLIS, RJ PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS E DOCENTES TABAGISTAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTAVIANO (HCTCO), TERESÓPOLIS, RJ. 2009. Carlos Luiz da Silva Pestana¹; Flávia Verônica Ferreira Lopes²;

Leia mais

TABACO E TABAGISMO. Histórico do tabagismo

TABACO E TABAGISMO. Histórico do tabagismo TABACO E TABAGISMO Histórico do tabagismo A nicotina é uma droga estimulante do sistema nervoso central, a exemplo da cocaína e das anfetaminas. É extraída das folhas da planta Nicotiana, da qual existem

Leia mais

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA 2 Introdução O câncer representa uma causa importante de morbidez e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas aos pacientes oncológicos, mas que se estendem principalmente

Leia mais

Objetivos UNIVERSIDADE ESTUDO PILOTO. Clovis Botelho/UFMT

Objetivos UNIVERSIDADE ESTUDO PILOTO. Clovis Botelho/UFMT UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT Objetivos 1. Ensino: nível de conhecimento entre estudantes de medicina 2. Pesquisa: o que temos feito x o que poderemos fazer 3. Extensão: nossos parceiros ESTUDO PILOTO

Leia mais

Impacto da lei antifumo do estado de São Paulo

Impacto da lei antifumo do estado de São Paulo Jaqueline Scholz I, Tania Marie Ogawa Abe II I Instituto do Coração de São Paulo (Incor); II Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A lei antifumo do Estado de São

Leia mais

ENIPEC Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária. Os desafios de quem produz

ENIPEC Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária. Os desafios de quem produz Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária Os desafios de quem produz Desafios do homem moderno para manter a sua saúde Prof. Dr. Cervantes Caporossi Prof. Adjunto da UFMT Coordenador do Programa

Leia mais

Deixar de fumar para usufruir ao máximo do tratamento para o cancro

Deixar de fumar para usufruir ao máximo do tratamento para o cancro Deixar de fumar para usufruir ao máximo do tratamento para o cancro Princess Margaret Quit smoking to get the best from your cancer treatment Portuguese Esta informação destina-se a pessoas que fumam ou

Leia mais

RESULTADOS DO TRATAMENTO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: COMPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES

RESULTADOS DO TRATAMENTO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: COMPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Sílvia Marlene Cunha Sorte N.º Questionário. Os malefícios do hábito tabágico no jovem adulto. Universidade Fernando Pessoa

Sílvia Marlene Cunha Sorte N.º Questionário. Os malefícios do hábito tabágico no jovem adulto. Universidade Fernando Pessoa Sílvia Marlene Cunha Sorte N.º14439 Questionário Os malefícios do hábito tabágico no jovem adulto Universidade Fernando Pessoa Faculdade Ciências da Saúde Porto, 2008 Nota Introdutória Sílvia Marlene Cunha

Leia mais

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES LIVRES DE CIGARRO E NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO.

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES LIVRES DE CIGARRO E NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO. 112 Trabalho 0-1/ A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES LIVRES DE CIGARRO E NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO. SILVA, Kelly Maciel 1 ; GIRONDI, Juliana Balbinot Reis 2 ; SIQUEIRA, Elizimara

Leia mais

Tratamento da dependência do tabaco em contexto oncológico. Esmeralda Barreira, Coordenação Projeto ZeroTabaco

Tratamento da dependência do tabaco em contexto oncológico. Esmeralda Barreira, Coordenação Projeto ZeroTabaco Tratamento da dependência do tabaco em contexto oncológico Esmeralda Barreira, Coordenação Projeto ZeroTabaco 1 Parceiros do projeto AEOP- Associação Enfermagem Oncológica Portuguesa ISNCC - Sociedade

Leia mais

A importância dos PDV para a indústria do tabaco

A importância dos PDV para a indústria do tabaco A importância dos PDV para a indústria do tabaco Guilherme Eidt G. de Almeida Coordenador de Advocacy Aliança de Controle do Tabagismo 1 http://actbr.org.br 2 Convenção-Quadro para Controle do Tabaco Proteger

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AÇÃO PREVENTIVA DAS RELAÇÕES ADOLESCENTE E TABACO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AÇÃO PREVENTIVA DAS RELAÇÕES ADOLESCENTE E TABACO 8 CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA EDUCAÇÃO EM

Leia mais

CIGARRO NO IFC-CAMPUS ARAQUARI

CIGARRO NO IFC-CAMPUS ARAQUARI INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS ARAQUARI Everaldo Batista de Lara, João Gabriel Schonrock, Otávio Ruan da Cunha, Thaynara Laurentino Belegante CIGARRO NO IFC-CAMPUS ARAQUARI ARAQUARI/SC 2015 2 Everaldo

Leia mais

Motivos que contribuem para estudantes de psicologia da Laureate International Universities tornarem-se ou não tabagistas

Motivos que contribuem para estudantes de psicologia da Laureate International Universities tornarem-se ou não tabagistas Motivos que contribuem para estudantes de psicologia da Laureate International Universities tornarem-se ou não tabagistas Marina Esmério; Carlos R. da Silva; Marco de Lucca; Marlos Cavalheiro Quase inconscientemente

Leia mais

Curso de de Modificação de hábitos de vida. Organização: Dra. Ivone Ferreira. Dia 7-2 das 17h00 às 19h00

Curso de de Modificação de hábitos de vida. Organização: Dra. Ivone Ferreira. Dia 7-2 das 17h00 às 19h00 Curso de de Modificação de hábitos de vida Organização: Dra. Ivone Ferreira Dia 7-2 das 17h00 às 19h00 Moderador: Dra. Ivone Ferreira - Assistente Hospitalar graduada de Medicina Interna, Responsável da

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO

ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO ESCOLA MUNICIPAL LEITÃO DA CUNHA PROJETO BOM DE PESO DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA JERUSA MÔNICA DE ABREU SOUZA INTRODUÇÃO A obesidade vem aumentando de forma alarmante, sendo por isso considerada

Leia mais

TABACO E GÊNERO: ANÁLISE DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO

TABACO E GÊNERO: ANÁLISE DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TABAGISMO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TABAGISMO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TABAGISMO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

Leia mais

INTERVENÇÃO OPERACIONAL COM POPULAÇÃO TABAGISTA NA UNIDADE CHÁCARA ALVORADA DO MUNICIPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG

INTERVENÇÃO OPERACIONAL COM POPULAÇÃO TABAGISTA NA UNIDADE CHÁCARA ALVORADA DO MUNICIPIO DE POÇOS DE CALDAS - MG UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAUDE DA FAMÍLIA ALINE BONORA DE OLIVEIRA INTERVENÇÃO OPERACIONAL COM POPULAÇÃO TABAGISTA NA UNIDADE CHÁCARA ALVORADA DO

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA EM PACIENTES DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO PERÍODO DE 2017

INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA EM PACIENTES DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO PERÍODO DE 2017 ÁREA TEMÁTICA: 1 ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA

Leia mais

III Simpósio Regional de Enfermagem de Jundiaí Paliar: a amplitude do cuidado. ATENÇÃO PRIMÁRIA (Saúde Coletiva, Promoção da Saúde e Semelhantes)

III Simpósio Regional de Enfermagem de Jundiaí Paliar: a amplitude do cuidado. ATENÇÃO PRIMÁRIA (Saúde Coletiva, Promoção da Saúde e Semelhantes) ATENÇÃO PRIMÁRIA (Saúde Coletiva, Promoção da Saúde e Semelhantes) 5 ID: 52 INATIVIDADE RECREACIONAL ENTRE ESCOLARES REDUZIDA POR MEIO DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE Jaqueline Gomes Perboni Cristiano

Leia mais

A ANVISA E O CONTROLE DOS PRODUTOS DERIVADOS DO TABACO

A ANVISA E O CONTROLE DOS PRODUTOS DERIVADOS DO TABACO A ANVISA E O CONTROLE DOS PRODUTOS DERIVADOS DO TABACO TODAS AS LEGISLAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS NO ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.anvisa.gov.br E-mail: controle.tabaco@anvisa.gov.br A INSTITUIÇÃO A Agência Nacional

Leia mais

Em todo o planeta, o consumo de drogas cresce constantemente. Drogas e Escola

Em todo o planeta, o consumo de drogas cresce constantemente. Drogas e Escola 9 Drogas e Escola Jane Domingues de Faria Oliveira Mestre em Educação Física Unicamp Evandro Murer Mestre em Educação Física Unicamp Em todo o planeta, o consumo de drogas cresce constantemente. Recente

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010 Altera a Lei nº 7.689, de 15 de dezembro de 1988, para aumentar a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido incidente sobre as pessoas jurídicas industriais

Leia mais

O tabagismo e as profissões da saúde

O tabagismo e as profissões da saúde O tabagismo e as profissões da saúde Vendelino Júnior Marsango 1 Maurícia Cristina de Lima 2 RESUMO: O tabagismo está associado à etiologia e ao prognóstico de uma série de doenças, tanto incapacitantes

Leia mais

Câmara Municipal de Natividade/RJ CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2017

Câmara Municipal de Natividade/RJ CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2017 0 082206 400068 Câmara Municipal de Natividade/RJ CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2017 Auxiliar de Serviços Gerais Manhã ÚNICO Organizadora: CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Cigarro mata 350 pessoas diariamente

Leia mais

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito.

O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. O câncer afeta hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo todos os anos, levando cerca de 8 milhões a óbito. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro, o site Coração & Vida faz

Leia mais

MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO

MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO Pedro Allan Justino Fernandes 1 ; Yara da Silva Soares 2 ; Clésia Oliveira Pachú 3. (1) Graduando em Farmácia, membro do Núcleo de Educação e Atenção em

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA Canaã dos Carajás - 2015 CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO

Leia mais

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC Desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo ( parte não reversível) É progressiva Associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas

Leia mais

Vigilância de fatores de risco: Tabagismo

Vigilância de fatores de risco: Tabagismo Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade MEB Epidemiologia IV Vigilância de fatores de risco: Tabagismo Maria Isabel do Nascimento MEB/ Departamento de Epidemiologia e Bioestatística

Leia mais

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA Autor (Bhárbara Luiza de Araújo Pontes); Co-autor (Natureza Nathana Torres Gadelha);

Leia mais

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes.

i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. 1. ALGUNS DADOS IMPORTANTES i) A OMS estima-se que haja 1bilhão de fumantes no mundo. i No mundo, aproximadamente 47% de homens e 12 % de mulheres são fumantes. Brasil está no quarto lugar na produção

Leia mais

O PODER DA NICOTINA. Nicotina e Tabaco Como Substâncias de Abuso em Crianças e Adolescentes

O PODER DA NICOTINA. Nicotina e Tabaco Como Substâncias de Abuso em Crianças e Adolescentes Compartilhe conhecimento: Texto discutido artigo publicado na revista Pediatrics sobre uso abusivo de tabaco e derivado entre os mais jovens. Acompanhe. Este artigo trata do contínuo aumento da dependência

Leia mais

Campus XI da UEPA em São Miguel do Guama Curso de Licenciatura em Ciências Naturais -Química

Campus XI da UEPA em São Miguel do Guama Curso de Licenciatura em Ciências Naturais -Química Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Sociais e Educação Departamento de Ciências Naturais Campus XI da UEPA em São Miguel do Guama Curso de Licenciatura em Ciências Naturais -Química Coordenador

Leia mais