Formação territorial e mobilidade populacional em Candiba-BA *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formação territorial e mobilidade populacional em Candiba-BA *"

Transcrição

1 1 Formação territorial e mobilidade populacional em Candiba-BA * Michelle Neris MOREIRA ** Graduada em Geografia UNEB/Caetité michellenerismoreira@gmail.com Maria Goreth e Silva NERY*** Professora Assistente UNEB/Caetité gorethgeo@yahoo.com.br RESUMO O presente trabalho analisa a formação territorial do município de Candiba-Bahia na perspectiva de sua mobilidade populacional, propiciando uma reflexão acerca do conceito de território. Procura identificar os principais fatores políticos e econômicos para a configuração do referido município. Para isso fez-se uso de uma linearidade histórica evidenciando as categorias de povoado, vila e cidade, e de uma pesquisa empírica dos processos que ocorrem no âmbito espacial empreendendo desse modo, um resgate histórico das dimensões políticas, sociais e econômicas do espaço humanamente habitado. Nessa perspectiva o trabalho foi confeccionado através de uma pesquisa explorativa-descritiva, utilizando os métodos de procedimento histórico e estatístico que consistiram numa análise histórica dos processos responsáveis pela formação do município de Candiba e no levantamento de dados respectivamente. A organização metodológica das idéias e da pesquisa seguiu o viés das fontes primárias e das fontes secundárias. Fazendo uso de leituras sistematizadas houve ainda coleta de dados em órgão como o IBGE e SEI, Por fim, a realização desse trabalho nos aproxima da identidade do território estudado, e nos apresenta realidades e contrastes diretamente vinculados ao processo de mudança social e de desenvolvimento local. Palavras-chave: Formação territorial, Território, Mobilidade populacional, Candiba. Introdução O processo migratório se caracteriza como sendo um movimento populacional que historicamente e espacialmente está relacionado a busca por melhores condições de vida. Situado nessa categoria de análise o município de Candiba (Bahia) se destaca pela fragilidade e precariedade das relações de trabalho e da circulação de capital que o sustenta e que refletem nos expressivos índices de fluxo migratório. E é no território, enquanto fração do espaço geográfico, que essa fluidez do movimento humano se estabelece; território este, marcado pelas contradições das relações sociais, políticas e econômicas, onde a dialética das relações de trabalho gera a mobilidade como conseqüência dos movimentos do capital. *Artigo elaborado no Componente Curricular Estudos Locais Aplicados durante o período de graduação em Geografia pela UNEB. ** Graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia campus VI, Caetité. *** Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - campus VI, Caetité.

2 2 Assim, tanto a mobilidade espacial quanto a do trabalho torna-se resultado do processo de acumulação capitalista. A migração nesse âmbito passa a ser conseqüência das necessidades geradas pelo jogo do capital. Desse modo, o presente trabalho firma-se em alguns autores tais como Castro (1995), Andrade (1995), Santos (1998), Haesbaert (2001), Santos e Silveira (2001), Mesquita (1995) e Machado (1997) entre outros, na perspectiva do território e em Santos (1991), George (1983), Damiani (1991), Beaujeu- Garnier (1980) e Andrade (1987), entre outros, na análise da mobilidade populacional. De acordo com dados da SEI (2000) o município de Candiba se encontra localizado na Região da Serra Geral, estando situado na Mesorregião do Centro Sul Baiano, mais precisamente na Microrregião de Guanambi (IBGE, 2000). Limitando-se ao norte com o município de Guanambi, a sudeste com Pindaí e a sudoeste com Sebastião Laranjeiras (Figura 01). Guanambi Candiba Sebastião Laranjeiras Pindaí Escala m Elaborador: Junívio da Silva Pimentel, jan/2008. Figura 01 Municípios limítrofes com Candiba Fonte: base cartográfica SEI

3 3 No referente aos dados divulgados no Indicie de Desenvolvimento Social dos municípios 1, Candiba aparece localizada na 13º região econômica, intitulada Serra Geral, já com relação ao território de identidade está inserida no Sertão Produtivo 2. Detentora de uma área de aproximadamente 399,4Km², Candiba demograficamente é composta, de acordo o censo realizado em 2009, por uma população de , sendo que destas, residem na área urbana. Candiba foi constituído município com a força da Lei Estadual nº de 27 de julho de quando foi desmembrado de Guanambi. E em 13 de maio de 1982 criou-se o distrito de Pilões as margens da BR 122, com a Lei Estadual nº A fragilidade, a precariedade das relações de trabalho e da circulação de capital que sustenta o município reflete nos expressivos índices de fluxo migratório e é conseqüência do modo como tal município foi estruturado economicamente e territorialmente. Para entender tal processo se faz necessário uma viagem histórica pela formação territorial do município de Candiba- Bahia. Confeccionado através de uma pesquisa explorativa-descritiva, utilizando os métodos de procedimento histórico e estatístico que consiste numa análise histórica dos processos responsáveis pela formação do município de Candiba e no levantamento de dados respectivamente, este artigo teve nas fontes primárias e secundárias a base para a sua organização metodológica, tanto no âmbito das idéias e quanto da pesquisa. Utilizou-se ainda de algumas entrevistas com representantes do município, de uma observação sistemática direta, bem como uma revisão bibliográfica de conceitos, houve ainda coleta de dados em órgão como o IBGE e SEI. O presente trabalho esta estruturado em duas seções além da introdução. A primeira aborda a fundamentação teórica com uma reflexão do conceito de território e a segunda destaca o município de Candiba cuja analisa faz referencia a formação sócio territorial, a dinâmica populacional bem como a mobilidade humana inerente a realidade local mediante cenário centralizador e economicamente pouco diversificado o que conduz a uma mobilidade como alternativa de sobrevivência. 1 SUPERINTENDENCIA DE ESTUDOS ECONOMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Indice de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios Baianos. Salvador: SEI, SUPERINTENDENCIA DE ESTUDOS ECONOMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Índice de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios Baianos. Salvador: SEI, Lei Estadual n na integra em Anexo e atuali zados os limites municipais posteriormente, vide Anexo. 4 Lei Estadual n na integra em Anexo.

4 4 Fundamentação teórica O espaço geográfico é uma concretude que resulta da dialética das relações sociais e suas materializações. 5 É inserida nesse espaço que a mobilidade populacional assume sua importância no processo sócio-espacial de organização e manutenção do território. O processo de mobilidade populacional tem um caráter histórico e universal: A mistura racial, lingüística e nacional de grande parte da população evidencia que o homem é uma criatura móvel. 6 essa mobilidade, no entanto, não é determinada biologicamente, mas ato da vontade humana, possuindo ainda um forte caráter estratégico e uma considerável relevância social posto que: A discussão da migração tem um caráter estratégico no desvendamento da relação entre a dinâmica populacional e o processo de acumulação de capital [...] 7 Partindo da premissa, que a noção de território, ao ultrapassar o senso comum se organiza de forma muito mais complexa do que a propagada ao longo dos séculos por dicionários e enciclopédias como sendo simples extensão de terra ou área de um país ou estado, pretende-se discutir a questão do território sobre o viés do espaço e do poder, haja vista que o território: [...] é fundamentalmente um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder. 8 e que por isso vão além das características geográficas para assim, abranger a questão de domínio e influência. Nessa tentativa de entender o território é necessário enfatizar a importância da concretude desse termo, que envolve: [...] representações, sentimentos de vinculação, de comportamentos individuais ou de instituições que participam de uma organização espacial. 9 o que não pode ser esquecido nessa visão humanística é o devir, ou seja, o território é antes de mais nada resultado de um processo historio e de uma apropriação. 5 BRITO, Cristóvão. Revisando o Conceito de Território. In: RDE-Revista de Desenvolvimento econômico/unifacs. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas 2. Ano IV, n.6, (julho de 2002).- Salvador: Bahia.p.12 6 TREWARTHA, Glenn Thomas. Geografia da População: padrão mundial. São Paulo: Atlas, p DAMIANI, Amélia Luisa. População e Geografia. São Paulo: Contexto, p SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná de; GOMES, Paulo César da Costa; CORREA, Roberto Lobão. Geografia conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p MACHADO, Mônica Sampaio. Geografia e Epistemologia: Um passeio pelos conceitos de espaço, território e territorialidade. IN: GEOUREJ, Revista do departamento de geografia UERJ, RJ. Nº1 Janeiro p.26.

5 5 Desse modo o território não é homogêneo nem inerte, ao contrário, está em constante transformação sendo moldado todo o tempo pelo movimento das forças políticas, sociais e econômicas que sobre ele exerce seu poder. É dentro dessa perspectiva territorial que a problemática da migração vem ser abordada haja vista, que é nesse espaço de interação social e de exercício de poder que o homem enquanto criatura móvel se insere e que a história da humanidade, enquanto história do movimento foi construída. Os movimentos migratórios sempre estiveram diretamente relacionados com a expansão capitalista e ao seu modo de produção, sendo que sua intensidade e direção foram sempre subordinadas às condições econômicas e sociais de cada país: As mobilidades de acumulação de capital, a herança histórica e a estrutura de classes foram arroladas como elementos relevantes para interpretar movimentos populacionais que representavam ora necessidades, força de trabalho para o capital industrial em expansão, ora respostas a situação de estagnação de áreas frente á concentração crescentes dos pólos dinâmicos. 10 E algumas causas dessa mobilidade humana 11, são: a pobreza absoluta; a destruição do equilíbrio econômico estabelecido; as forças de repulsão e atração; e as motivações psicológicas, que engloba a busca da liberdade política e religiosa. As migrações 12 podem ainda ser consideradas sob dois enfoques diferentes: quanto ao tempo e ao espaço, noções essas imprescindíveis para a organização territorial. As migrações são manifestações do processo de desenvolvimento e das transformações sociais que se verificam em diferentes ramos da economia 13, elas retratam as disparidades regionais existentes nos países, bem como a concentração de oportunidades de trabalho em certas áreas. Nesse contexto o município de Candiba se inseri de forma pontual mas que reflete uma realidade em escala nacional, como será discutido a seguir. 10 SANTOS, Jair L.F; LEVY, Maria Stella; SZMRECSÁNYI, Tamas. Dinâmica da População: teoria, métodos e técnicas de análise. São Paulo: T.A. Queiroz, p BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia da população. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica.7 ed. São Paulo; Atlas, SARMENTO, Walney Moraes. Nordeste: a urbanização do subdesenvolvimento do subdesenvolvimento. 2. ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1984.p.61.

6 6 O Município de Candiba: a formação sócio territorial Durante o período colonial, o espaço geográfico que hoje representa o município de Candiba esteve sob a jurisdição da Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus. Após a fragmentação dessa capitania, o mesmo passou a pertencer a feitoria do Urubu, isso em meados de Na segunda metade desse século a feitoria é repartida 14 e a área passa a pertencer a Palmas de Monte Alto, que foi criada em A apropriação territorial do município no condizente ao uso e à posse começa a se configurar com a chegada dos escravos fugidos das fazendas Mulungu, Canabrava e Santa Rosa que se alojaram em torno da lagoa do Mocambo 15 (Figura 02). Figura 02: Lagoa do Mocambo, Candiba Bahia Fonte: MACEDO, Thiago Prado, acervo pessoal, 2008 Por volta de 1834, o padre português Moreira de Souza, devido ao processo de catequização promovido pela Igreja e pelo governo português, migra para essa localidade trazendo a imagem de Nossa Senhora das Dores (hoje padroeira do município) e permanece ali ensinando aos escravos fugidos os preceitos Católicos. Visando agrupar e catequizar os escravos debandados, o padre organiza a construção de uma capela, e no 14 Divisão Administrativa da Bahia em BAHIA. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA BAHIA. V. 1, 1972 Salvador: SEI, Termo indígena que significa lugar de refugio de escravos.

7 7 fundo desta constrói dois cômodos para sua própria residência, onde hoje se encontra a Igreja Matriz do município (Figura 03). Figura 03: Igreja Matriz de Candiba BA em meados da década de1990 Fonte: MARTINS, João, A figura do Padre Moreira é ainda importante para a compreensão da organização territorial do atual município, bem como para sua composição populacional, já que suas duas filhas (fruto de uma relação ilícita com uma escrava) tiveram grande relevância para o povoamento da região, foram elas: Ana Epifânia Moreira de Souza e Rita Epifânia Moreira de Souza. A tradição da reconstituição histórica de Candiba faz questão de destacar a contribuição da família Moreira de Souza para a estruturação do atual município. No entanto, várias outras famílias também foram significativas para tal processo como, por exemplo, a Silva Prado, vinda de Portugal, e a família Martins. Essas famílias foram responsáveis (e ainda são) pela centralização política. Essa mesma tradição, entretanto, se cala diante das práticas e contribuições de variados sujeitos das camadas mais pobres. A dimensão social do território de Candiba, nesse contexto, se configura historicamente numa imbricada rede de relações do cotidiano. Nos dias de feira, geralmente uma vez por semana, evento que até hoje se observa, moradores das zonas rurais e lavradores vinham dispor à venda gêneros diversos, e em suas conversas e

8 8 negociações teciam uma convivência entre solidariedades e até mesmo recrudescimento de inimizades. Essa retrospectiva histórica que aqui se propõe é necessária para que o território seja entendido no plano do desenvolvimento local. Para isso, tem-se em vista que o território em sua configuração espacial é cumulativo, ou seja, resultado de transformações e/ou alterações que se processam no tempo e no espaço humanamente e historicamente vivido. Em 1834, com a chegada do Padre Moreira, tem início a organização do arraial cuja população compreendia majoritariamente de escravos refugiados. As relações econômicas nessa área se davam mediante trocas ou vendas irrisórias e a agricultura de subsistência era o que sustentava a população. Em 1920, a lei municipal nº2 de 8 de janeiro confirmou a criação do distrito sede de Guanambi, ao tempo que criou para o município o novo distrito de Mocambo, que foi confirmado pela lei estadual número de 20 de agosto de 1929, distrito que posteriormente viria a se chamar Candiba. Ao passo que se torna distrito, Candiba é elevada a categoria de vila. Nesse período as atividades econômicas alcançaram um nível de estabilidade relativamente maior, mas a dependência à Guanambi, ainda prevaleceu. Somente em 1962, Candiba é promovida à categoria de cidade. Sua autonomia, no entanto, não foi conquistada com a assinatura dos papéis de direito jurídico, posto que, a centralização política existente gera instabilidades e atrasos no desenvolvimento econômico e social. Dinâmica populacional e mobilidade Foi a ritmos lentos que a população candibense veio crescendo ao longo do tempo. De acordo com o censo de 1950, presente na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, a vila do Mocambo, até então distrito de Guanambi, possuía cerca de 382 habitantes, cuja concentração maior se dava na zona rural. Em 1970, essa estimativa cresce significativamente para habitantes. A análise da Tabela 1, permite verificar que a taxa de crescimento (%a.a.) na década de 1980 foi de - 0,85% e de 1991 a 1996 esse percentual foi de - 0,6%.

9 9 Tabela 01: Candiba População Total (censo demográfico) ANO POPULAÇÃO Fonte: IBGE Censos Demográficos de Essa primeira metade da década de 1990, foi marcada por um declínio no ritmo do crescimento demográfico de cerca de 1,22%a.a. na região da Serra Geral e da Bahia num todo, segundo dados da Série de Estudos e Pesquisas (SEP) divulgados em No município de Candiba, essa queda foi mais significativa na década de Essa tendência de ganhos e perdas populacionais teve por causa motivadora a intensificação do fluxo migratório, que esteve relacionada à falta de investimentos de políticas públicas, que buscassem reduzir o potencial migratório do município (Tabela 2). Tabela 02: Candiba População Total e Taxa de Crescimento ANO POPULAÇÃO TAXA DE CRESC. % a.a ,85-0,6 Fonte: IBGE Censos Demográficos de No referente à população rural e à sua taxa de crescimento, tem-se na década de 1980 uma estimativa de crescimento de -0,45%a.a.. Já na primeira metade da década de 1990, de 1991 a 1996, essa taxa de crescimento foi de -1,52 (Tabela 3). Tabela 03: População Rural e Taxa de Crescimento (% a.a.) ANO POPULAÇÃO TAXA DE CRESC. % a.a ,45-1,52 Fonte: IBGE Censos Demográficos de

10 10 A população urbana, por sua vez, na década de 1980, era de 2.535, e em 1991 essa estimativa quase dobrou, indo para A taxa de crescimento na década de 1980 foi de 4,44% a.a. e na primeira metade da década de 1990 correspondeu a 2,75% a.a (Tabela 4). Tabela 04: População Urbana e Taxa de Crescimento (% a.a.) ANO POPULAÇÃO TAXA DE CRESC. % a.a ,44 2,75 Fonte: IBGE Censos Demográficos de Esses dados evidenciam o lento processo de urbanização do município. O aumento significativo da população urbana na década de 1990 apresenta-se como resultado do aumento da fertilidade e da diminuição da mortalidade infantil, posto que, regionalmente e nacionalmente algumas epidemias haviam sido controladas e somandose ao êxodo rural que é intensificado por diversos motivos. A partir de 1996 até 2005 a estimativa da população Candibense veio sofrendo uma queda gradativa. Se em 1996 a população era de em 2005 a mesma alcançou o valor absoluto de Em 2007, no entanto, ocorreu uma elevação significativa da população que chegou a (Tabela 1), o valor mais alto já alcançado em oito anos, fato esse associado possivelmente a uma diminuição do fluxo migratório com a instalação de uma fabrica de confecções que gerou, aproximadamente 300 empregos diretos ( ). De acordo o panorama da migração dos municípios baianos de produzido pelo SEI (2007), o município de Candiba com relação às migrações interestaduais possui um saldo negativo de -871, que é superior ao das migrações intraestaduais cujo saldo negativo é de -183, no total Candiba possui um saldo migratório negativo de com 372 imigrantes e 1426 emigrantes (Tabela 5). Tabela 05: Taxa de Migração DISCRIMINAÇÃO IMIGRANTE EMIGRANTE SALDO MIGRATÓRIO Inter-Estaduais Intra-Estadual Total Fonte: SEI (2007) Panorama dos Municípios Baianos em

11 11 Esses saldos negativos se configuram em consequência do intenso fluxo migratório que o município sofre. Os contrastes sociopolíticos O cenário sociopolítico de Candiba se materializa ao longo do tempo mediante as contradições inerentes das relações sociais e de produção. Assim, somente com a emancipação, é que são eleitos prefeitos e vereadores próprios do então distrito de Mocambo. É importante salientar que nas eleições de 1958 o então distrito de Mocambo havia conseguido eleger apenas dois vereadores (o Sr. José Moreira de Souza e o Sr. João Joaquim Marques), nessa época os vereadores não tinham remuneração alguma. Porém a representação política se faz presente diante de uma realidade adversa, pois o poder encontrava-se no distrito-sede (na época Guanambi). A partir da emancipação em 1962 a primeira eleição municipal veio a ocorrer no dia sete de abril de 1963, com quase um ano de emancipação. O primeiro prefeito eleito foi o Sr. Tertuliano Joaquim Neto; quatro anos depois, assumiu a prefeitura o Sr. Joaquim Neves da Silva. Em 1977, o Sr. Aleci da Silva Prado foi empossado prefeito, seguindo a cadeia sucessória. O cenário politico passa a ser construído e as relações de poder vão sendo estabelecidas mediante articulação de atores políticos que comandam as transformações e/ou as permanências em Candiba. E importante ressaltar que no início do século XXI algumas contestações sociais e políticas começam a se organizar e fazer reivindicações dinamizando a realidade local. Nesse contexto verificam-se diversas ações da gestão publica direcionada para a infraestrutura onde há uma reforma/construção da Praça da Igreja Matriz (Figura 4), que dão aspectos paisagísticos modernos ao centro da cidade proporcionando uma reestruturação na forma e no conteúdo do espaço local.

12 12 Figura 4: Praça da Matriz de Candiba-Ba. Fonte: Nessa lógica de reestruturação se efetuou a demolição do o antigo Mercado Municipal e construiu outro, bem como uma Praça de Evento (Figura 5). É importante destacar que as novas formas incidiram na estrutura, na forma e no conteúdo do espaço local. Porém não refletiram na melhoria da qualidade de vida como um todo. Figura 4: Mercado Municipal de Candiba. Fonte: A centralização do poder nas mãos de um grupo político é a característica de Candiba que tem ao longo de sua independência a reprodução desse cenário pelos

13 13 atores políticos/econômicos e sociais cuja cultura vinculam-se as tradições de permanência e subserviência ao do poder que é materializada no local. Diante do exposto a ausência da diversificação político/econômica e em decorrência o acesso ao mercado de trabalho intensifica-se a mobilidade populacional em Candiba fazendo com que sua população tenha ganhos negativos e ao mesmo tempo a justiça social não seja efetivada para todos. Esta por sua vez fica a cargo/privilegio de uma minoria em detrimento da maioria da população. Considerações finais O histórico do município de Candiba, como se evidencia nos dados exposto foi marcado por apenas dois grupos políticos que, comunga da mesma ideologia, e se revezam no poder. A análise política vem, pois, validar a importância dos agentes políticos na estruturação do território, haja vista que são esses agentes os primeiros a incorporar o exercício do poder. Foi por meio desses mecanismos de organização política, que o município recebeu o abastecimento de água, as ruas foram calçadas e praças construídas. No entanto, devido à centralização do poder e à estrutura paternalista que nos remete ao fenômeno do coronelismo na História do Brasil e aos traços do mandonismo que ainda imperam no município, os candibenses se deparam com dificuldades na ampliação e na estruturação das políticas de saúde e de educação, problemas que reforçam as carências sociais acumuladas. Diante da pouca diversificação das atividades econômicas é que o fenômeno da mobilidade populacional é evidente e se intensifica. As alternativas de modificar ainda não contiveram essa realidade. NOTAS 1 SUPERINTENDENCIA DE ESTUDOS ECONOMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Indice de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios Baianos. Salvador: SEI, SUPERINTENDENCIA DE ESTUDOS ECONOMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Índice de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios Baianos. Salvador: SEI, Lei Estadual n na integra em Anexo e atual izados os limites municipais posteriormente, vide Anexo. 4 Lei Estadual n na integra em Anexo.

14 14 5 BRITO, Cristóvao. Revisando o Conceito de Território. In: RDE-Revista de Desenvolvimento econômico/unifacs. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas 2. Ano IV, n.6, (julho de 2002).- Salvador: Bahia.p.12 6 TREWARTHA, Glenn Thomas. Geografia da População: padrão mundial. São Paulo: Atlas, p DAMIANI, Amélia Luisa. População e Geografia. São Paulo: Contexto, p SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná de; GOMES, Paulo César da Costa; CORREA, Roberto Lobão. Geografia conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p MACHADO, Mônica Sampaio. Geografia e Epistemologia: Um passeio pelos conceitos de espaço, território e territorialidade. IN: GEOUREJ, Revista do departamento de geografia UERJ, RJ. Nº1 Janeiro p SANTOS, Jair L.F; LEVY, Maria Stella; SZMRECSÁNYI, Tamas. Dinâmica da População: teoria, métodos e técnicas de análise. São Paulo: T.A. Queiroz, p BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia da população. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica.7 ed. São Paulo; Atlas, SARMENTO, Walney Moraes. Nordeste: a urbanização do subdesenvolvimento do subdesenvolvimento. 2. ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1984.p Divisão Administrativa da Bahia em BAHIA. ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA BAHIA. V. 1, 1972 Salvador: SEI, Termo indígena que significa lugar de refugio de escravos. Referencias ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica. 7 ed. São Paulo; Atlas, BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia da população. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, BRITO, Cristóvão. Revisando o Conceito de Território. In: RDE-Revista de Desenvolvimento econômico/unifacs. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas 2. Salvador. Ano IV, n.6, Jul, DAMIANI, Amélia Luisa. População e Geografia. São Paulo: Contexto, MACHADO, Mônica Sampaio. Geografia e Epistemologia: Um passeio pelos conceitos de espaço, território e territorialidade. IN: GEOUREJ, Revista do departamento de geografia UERJ, RJ. n.1 Jan SANTOS, Jair L.F; LEVY, Maria Stella; SZMRECSÁNYI, Tamas. Dinâmica da População: teoria, métodos e técnicas de análise. São Paulo: T.A. Queiroz, SARMENTO, Walney Moraes. Nordeste: a urbanização do subdesenvolvimento 2. ed. Porto Alegre, Mercado Aberto, SOUZA, Marcelo José Lopes de. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná de; GOMES, Paulo César da Costa; CORREA, Roberto Lobão. Geografia conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, SUPERINTENDENCIA DE ESTUDOS ECONOMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Indice de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios Baianos. Salvador: SEI, SUPERINTENDENCIA DE ESTUDOS ECONOMICOS E SOCIAIS DA BAHIA. Índice de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios Baianos. Salvador: SEI, TREWARTHA, Glenn Thomas. Geografia da População: padrão mundial. São Paulo: Atlas, 1974.

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO

---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CNPq/FAPERJ/CAPES ---- ibeu ---- ÍNDICE DE BEM-ESTAR URBANO COORDENAÇÃO LUIZ CÉSAR DE QUEIROZ RIBEIRO EQUIPE RESPONSÁVEL ANDRÉ RICARDO SALATA LYGIA GONÇALVES

Leia mais

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO

A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO A REINSERÇÃO DE NOVA ESPERANÇA NA REDE URBANA DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA DE ESTUDO 5 Amanda dos Santos Galeti Acadêmica de Geografia - UNESPAR/Paranavaí amanda_galeti@hotmail.com Kamily Alanis Montina Acadêmica

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas

Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas Desigualdades socioespaciais no RN: velhas causas, novas formas Rita de Cássia da Conceição Gomes Natal, 11/09/2011 As Desigualdades socioespacias em nossa agenda de pesquisa: Dialética apresentada Pesquisa

Leia mais

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E A MOBILIDADE DO CAMPO PARA A CIDADE EM BELO CAMPO/BA

O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E A MOBILIDADE DO CAMPO PARA A CIDADE EM BELO CAMPO/BA O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E A MOBILIDADE DO CAMPO PARA A CIDADE EM BELO CAMPO/BA Silmara Oliveira Moreira 1 Graduanda em Geografia/UESB, Bolsista da UESB E-mail: silmara.geo@gmail.com Resumo: O objetivo

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

XIII Encontro de Iniciação Científica IX Mostra de Pós-graduação 06 a 11 de outubro de 2008 BIODIVERSIDADE TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO

XIII Encontro de Iniciação Científica IX Mostra de Pós-graduação 06 a 11 de outubro de 2008 BIODIVERSIDADE TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO XIII Encontro de Iniciação Científica IX Mostra de Pós-graduação 06 a 11 de outubro de 2008 BIODIVERSIDADE TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO EPH0339 O ENSINO SUPERIOR NO GOVERNO FHC E SUA DISTRIBUIÇÃO SOBRE O

Leia mais

População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil

População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil RELEASE 17 de JULHO de 2008. População e PIB das cidades médias crescem mais que no resto do Brasil Aumentos de riquezas e de habitantes nas cidades com 100 mil a 500 mil, neste século, superam a média

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

A REDE URBANA NO VALE DO PARAÍBA: ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA DO MUNÍCIPIO DE REDENÇÃO DA SERRA

A REDE URBANA NO VALE DO PARAÍBA: ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA DO MUNÍCIPIO DE REDENÇÃO DA SERRA A REDE URBANA NO VALE DO PARAÍBA: ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA DO MUNÍCIPIO DE REDENÇÃO DA SERRA RODRIGO ALEXANDRE PEREIRA CALDERARO 1 e EVÂNIO DOS SANTOS BRANQUINHO 2 calderaro.ro@gmail.com; evanio.branquinho@unifal-mg.edu.br

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

Questão 1. Resposta A. Resposta B

Questão 1. Resposta A. Resposta B Questão 1 Ao longo do século XX, as cidades norte-americanas se organizaram espacialmente de um modo original: a partir do Central Business District (CBD), elas se estruturaram em circunferências concêntricas

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Natal 29/02/2012 1 Considerações Gerais; Principais conceitos demográficos; Gráficos de indicadores sociais; Estrutura das populações mundiais:

Leia mais

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer 2 Saúde reprodutiva: gravidez, assistência pré-natal, parto e baixo peso ao nascer SAÚDE BRASIL 2004 UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE INTRODUÇÃO No Brasil, as questões relativas à saúde reprodutiva têm

Leia mais

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2012 DISCIPLINA : GEOGRAFIA - PROFESSOR: GERSON HUCHAK SÉRIE: 7ª

Leia mais

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes

Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sumário PNAD/SIMPOC 2001 Pontos importantes Sistema de pesquisas domiciliares existe no Brasil desde 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD; Trata-se de um sistema de pesquisas

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014 GEOGRAFIA QUESTÃO 1 A Demografia é a ciência que estuda as características das populações humanas e exprime-se geralmente através de valores estatísticos. As características da população estudadas pela

Leia mais

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE INDICADORES DEMOGRÁFICOS E SOCIAIS E ECONÔMICOS DO NORDESTE Verônica Maria Miranda Brasileiro Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento

Leia mais

Disciplina: Geografia da População Carga Horária Total: 75 H

Disciplina: Geografia da População Carga Horária Total: 75 H Disciplina: Geografia da População Carga Horária Total: 75 H PLANO DE CURSO I EMENTA Teorias e políticas de população; A população e suas formas de ocupação do espaço; A evolução da população e seus indicadores;

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS

MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS MOBILIDADE DOS EMPREENDEDORES NOTA CONJUNTURAL ABRIL DE 2014 Nº31 E VARIAÇÕES NOS RENDIMENTOS NOTA CONJUNTURAL ABRIL DE 2014 Nº31 PANORAMA GERAL Os movimentos de transição da população ocupada entre as

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio

América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio América Latina e geopolítica crítica: contribuições para o ensino de geografia no Ensino Médio Cláudio Roberto Ribeiro Martins claudiorrmartins@gmail.com FCT/UNESP - Presidente Prudente Palavras-chave:

Leia mais

O uso do gvsig na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções

O uso do gvsig na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções O uso do gvsig na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções Dionísio Costa Cruz Junior dionisiojunior@iquali.com.br (orientador) Ismael Fiuza Ramos maelfiuza@gmail.com

Leia mais

Panorama Municipal. Município: Aliança / PE. Aspectos sociodemográficos. Demografia

Panorama Municipal. Município: Aliança / PE. Aspectos sociodemográficos. Demografia Município: Aliança / PE Aspectos sociodemográficos Demografia A população do município ampliou, entre os Censos Demográficos de 2000 e 2010, à taxa de 0,06% ao ano, passando de 37.188 para 37.415 habitantes.

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Seminário RMC e os desafios para o século XXI OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/UFPR

Seminário RMC e os desafios para o século XXI OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/UFPR Seminário RMC e os desafios para o século XXI OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES/UFPR : mudanças na estrutura produtiva e no mercado de trabalho no período 1991/2010 Paulo Delgado Liana Carleial Curitiba, 17

Leia mais

LEVANTAMENTO DEMOGRÁFICO E ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA COMO SUBSIDIO A GESTÃO TERRITORIAL EM FRANCISCO BELTRÃO ESTADO DO PARANÁ BRASIL

LEVANTAMENTO DEMOGRÁFICO E ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA COMO SUBSIDIO A GESTÃO TERRITORIAL EM FRANCISCO BELTRÃO ESTADO DO PARANÁ BRASIL LEVANTAMENTO DEMOGRÁFICO E ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA COMO SUBSIDIO A GESTÃO TERRITORIAL EM FRANCISCO BELTRÃO ESTADO DO PARANÁ BRASIL José Francisco de Gois 1 Vera Lúcia dos Santos 2 A presente pesquisa

Leia mais

URBANIZAÇÃO LUGAR É A BASE

URBANIZAÇÃO LUGAR É A BASE URBANIZAÇÃO LUGAR É A BASE. DA REPRODUÇÃO DA VIDA E PODE SER ANALISADO PELA TRÍADE HABITANTE- IDENTIDADE-LUGAR. OBJETIVOS ESPECÍFICOS A. Caracterizar o fenômeno da urbanização como maior intervenção humana

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 7º Disciplina: Geografia. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 7º Disciplina: Geografia. Pré Universitário Uni-Anhanguera Pré Universitário Uni-Anhanguera Questão 01) A distribuição da população pela superfície do planeta é desigual, orientada por fatores históricos, econômicos ou naturais. No caso do Brasil, conclui-se que

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES

DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES DISTRIBUIÇÃO DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES RECENTES Barbara Christine Nentwig Silva Professora do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social /

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cabo Verde, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 368,15 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 13823 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guaranésia, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 294,28 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 18714 hab. Densidade

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar.

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar. DIAGNOSTICO DA UTILIZAÇÃO DOS FASCÍCULOS DE CARTOGRAFIA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA GO Manoel Victor Peres ARAUJO Graduando em Geografia

Leia mais

A ESPACIALIZAÇÃO DO CRACK: UM ESTUDO DO SEU EFEITO ASSOCIADO À METRÓPOLE. Jéssyca Tomaz de CARVALHO¹ jessyca_tc_@hotmail.com

A ESPACIALIZAÇÃO DO CRACK: UM ESTUDO DO SEU EFEITO ASSOCIADO À METRÓPOLE. Jéssyca Tomaz de CARVALHO¹ jessyca_tc_@hotmail.com A ESPACIALIZAÇÃO DO CRACK: UM ESTUDO DO SEU EFEITO ASSOCIADO À METRÓPOLE Helena de Moraes BORGES¹ 1 helenaborgesm@hotmail.com Jéssyca Tomaz de CARVALHO¹ jessyca_tc_@hotmail.com Ângela Maria Martins PEIXOTO¹

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA Andrew Stanley Raposo 1, Tayse Raquel dos Santos 2, Katemari Rosa 3 Unidade

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

PARTICIPAÇÃO NA VELHICE: POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ENTRE IDOSOS INSERIDOS EM GRUPOS E ASSOCIAÇÕES

PARTICIPAÇÃO NA VELHICE: POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ENTRE IDOSOS INSERIDOS EM GRUPOS E ASSOCIAÇÕES PARTICIPAÇÃO NA VELHICE: POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ENTRE IDOSOS INSERIDOS EM GRUPOS E ASSOCIAÇÕES Kátia Ramos Silva (Doutoranda PPGS/UFPB) E-mail: katya6@gmail.com I. INTRODUÇÃO A

Leia mais

Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA. Adma Figueiredo. Eloisa Domingues. Ivete Rodrigues

Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA. Adma Figueiredo. Eloisa Domingues. Ivete Rodrigues Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA Tipologia da Vulnerabilidade Social na Bacia Hidrográfica do São Francisco, Brasil Adma Figueiredo Geógrafa IBGE Eloisa Domingues Geógrafa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS-PIBID 2º SEMESTRE 2013. Bolsistas: Jaqueline Kovalechucki Ricardo Rossa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS-PIBID 2º SEMESTRE 2013. Bolsistas: Jaqueline Kovalechucki Ricardo Rossa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS-PIBID 2º SEMESTRE 2013. Bolsistas: Jaqueline Kovalechucki Ricardo Rossa CURITIBA 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. LOCALIZAÇÃO DO COLÉGIO...4-5

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São José do Rio Claro, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5074,56 km² IDHM 2010 0,682 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17124 hab.

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto Alegre do Norte, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3994,51 km² IDHM 2010 0,673 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10748 hab.

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG

DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG BRENO FURTADO LIMA 1, EDUARDO OLIVEIRA JORGE 2, FÁBIO CHAVES CLEMENTE 3, GUSTAVO ANDRADE GODOY 4, RAFAEL VILELA PEREIRA 5, ALENCAR SANTOS 6 E RÚBIA GOMES

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 6ª série/7 ano TURMA: TURNO: DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia Roteiro e lista de Recuperação

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil

Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil 1 Comunicado da Presidência nº 5 Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil Realização: Marcio Pochmann, presidente; Marcio Wohlers, diretor de Estudos Setoriais (Diset)

Leia mais

2.1 DINÂMICA POPULACIONAL

2.1 DINÂMICA POPULACIONAL DIMENSÃO SOCIAL . DINÂMICA POPULACIONAL Esta seção tem como objetivo expor a evolução e distribuição da população no território paranaense, apontando, em particular, a concentração que se realiza em determinadas

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

Regiões Metropolitanas do Brasil

Regiões Metropolitanas do Brasil Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IPPUR/UFRJ CNPQ FAPERJ Regiões Metropolitanas do Brasil Equipe responsável Sol Garson Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Juciano Martins Rodrigues Regiões Metropolitanas

Leia mais

Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura (3) Relatório Parcial de Atividades (2011-2012)

Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura (3) Relatório Parcial de Atividades (2011-2012) (3) Relatório Parcial de Atividades (2011-2012) Julho 2012 Relatório das Atividades do GTT CORPO E CULTURA (2011-2012) Relator: Tadeu João Ribeiro Baptista Comitê Científico do GTT Corpo e Cultura: Coordenador:

Leia mais

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JONATHAN ROCHA GUIMARÃES Avaliar a Política de Trabalho e juventude torna-se de extrema importância na medida em que representa um

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS

INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS INDUSTRIALIZAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DO CHÁCARAS REUNIDAS Gustavo Andreiev Nunes Serra 1, Adriane Aparecida Moreira de Souza 2 Universidade

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

MIGRAÇÃO MIGRAÇÃO INTERNA

MIGRAÇÃO MIGRAÇÃO INTERNA MIGRAÇÃO Os resultados da migração interna e internacional apresentados foram analisados tomando por base a informação do lugar de residência (Unidade da Federação ou país estrangeiro) há exatamente cinco

Leia mais

Cadastro das Principais

Cadastro das Principais 46 Cenário Econômico Cadastro das Principais Corretoras de Seguros Primeiras conclusões Francisco Galiza O estudo ESECS (Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros), divulgado pela Fenacor em 2013,

Leia mais

Coordenação: Profª Vera Rodrigues

Coordenação: Profª Vera Rodrigues III Oficina Técnica da Chamada CNPq/MDS - 24/2013 Seminário de Intercâmbio de pesquisas em Políticas Sociais, Combate à Fome e à Miséria no Brasil Projeto E agora falamos nós: mulheres beneficiárias do

Leia mais

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa Câmpus Restinga Junho, 2013 Desenvolvimento Institucional APRESENTAÇÃO O presente relatório deve ser considerado como um Anexo ao Diagnóstico das Prioridades

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA Fundamentos teóricos da disciplina PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA O ensino da Geografia leva o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas

Leia mais

Capítulo III Aspectos metodológicos da investigação

Capítulo III Aspectos metodológicos da investigação Capítulo III Aspectos metodológicos da investigação 3.1) Definição do problema Tendo como ponto de partida os considerandos enumerados na Introdução, concretamente: Os motivos de ordem pessoal: Experiência

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Urbanização Brasileira

Urbanização Brasileira Urbanização Brasileira O Brasil é um país com mais de 190 milhões de habitantes. A cada 100 pessoas que vivem no Brasil, 84 moram nas cidades e 16 no campo. A população urbana brasileira teve seu maior

Leia mais

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas.

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. GT 18 - Psicología Social Del Trabajo en América Latina: Identidades y procesos de subjetivación,

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

Metodologia. Resultados

Metodologia. Resultados ENCONTRO INTERNACIONAL PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: APROXIMANDO AGENDAS E AGENTES UNESP SP 23 a 25 de abril de 2013, UNESP, Araraquara (SP) AGENTES SOCIAIS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOTA TÉCNICA Perfil de A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Boletim Econômico. Federação Nacional dos Portuários. Sumário

Boletim Econômico. Federação Nacional dos Portuários. Sumário Boletim Econômico Federação Nacional dos Portuários Agosto de 2014 Sumário Indicadores de desenvolvimento brasileiro... 2 Emprego... 2 Reajuste dos salários e do salário mínimo... 3 Desigualdade Social

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Peruíbe, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 323,17 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 59773 hab. Densidade

Leia mais

O Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro na Última Década

O Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro na Última Década O Mercado de Trabalho no Rio de Janeiro na Última Década João Saboia 1 1) Introdução A década de noventa foi marcada por grandes flutuações na economia brasileira. Iniciou sob forte recessão no governo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Mundo, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5826,18 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 7332 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vera, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 2962,4 km² IDHM 2010 0,680 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10235 hab. Densidade demográfica

Leia mais

A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I)

A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I) www.brasil-economia-governo.org.br A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I) Marcos Mendes 1 O governo tem comemorado, ano após ano, a redução da desigualdade de renda no país. O Índice de Gini,

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL Thiago Silva Pereira José Aparecido Sorratini PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA

Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA 225 Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA Marcos Antônio Lopes do Nascimento¹; Maria Verônica

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Colégio Salesiano São José 8º ano Geografia Professor: Juliano Mudanças no Espaço Geográfico Como ocorrem essas mudanças: Formas; Funções; Fluxos; Modos

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

DINÂMICAS POPULACIONAIS

DINÂMICAS POPULACIONAIS DINÂMICAS POPULACIONAIS Distribuição e Migração Pág. 9-13 DIFERENÇAS NA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL Áreas Povoadas x Áreas menos povoadas Fatores que influenciam a distribuição humana Fatores naturais Fatores

Leia mais

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010)

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010) Rio de Janeiro Em, no estado do Rio de Janeiro (RJ), moravam 16 milhões de pessoas, onde 8,9% (1,4 milhões) tinham 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 92 municípios, dos quais sete (7,6%)

Leia mais

PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013. Colégio Santa Clara Prof. Marcos

PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013. Colégio Santa Clara Prof. Marcos PRATICANDO EXERCÍCIOS - 2013 Colégio Santa Clara Prof. Marcos Densidade e crescimento demográfico brasileiro (FUVEST 2011) E este mapa, por que que ele difere dos demais? a) Correlacione as informações

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO (SEPLAN) Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE)

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO (SEPLAN) Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO (SEPLAN) Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) NOTA TÉCNICA Nº 17 UMA COMPARAÇÃO DA COBERTURA PREVIDENCIÁRIA

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais