catá logo martin claret

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "catá logo martin claret"

Transcrição

1 catá logo martin claret 1

2 sumário Literatura brasileira 7 Literatura portuguesa 43 Literatura em língua inglesa 55 Literatura infantojuvenil Literatura fantástica 75 Literatura estrangeira 87 Filosofia, História e Sociologia 93

3 Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato A Editora Martin Claret apresenta para os educadores e estudantes este criterioso catálogo com seleção de obras da literatura nacional e estrangeira, com o intuito de desenvolver e enriquecer o aprendizado e a vida de cada leitor. Os livros selecionados são sugeridos para grupos de alunos de séries e idades específicas, porém a riqueza e a diversidade dos títulos permitem que o educador explore várias obras com diferentes grupos de alunos. Nesta seleção, os professores encontrarão histórias de fantasia, mistério, comportamento humano e emoções e sentimentos à flor da pele. Os títulos são todos de grandes nomes da literatura que se 4 fazem necessários para qualquer formação literária e escolar. 5 Pensamos, também, nos programas de ensino que, por meio dos parâmetros curriculares do governo, propõem às escolas que trabalhem uma variedade de textos e intertextos. Com isso, os livros aqui propostos contemplam vários gêneros textuais, os quais são especificados nas aberturas de cada seção do catálogo em contos, romances, crônicas, relato histórico, entre outros. Queremos contribuir com as escolas e dar acesso a uma leitura que fará a diferença no aprendizado de cada leitor. Esperamos poder ajudá-lo e fazer desse momento um grande diferencial, sendo uma vivência que ampliará o repertório cultural de cada aluno-leitor e mesmo para o educador.

4 Literatura brasileira Catálogo subdividido por autor Obras destinadas para leitores a partir de 13 anos de idade 6 7 conto crônica teatro

5 M Machado de Assis O Alienista / Casa Velha Leitura recomendada a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (9ºE.F.) EmO Alienista, Machado de Assis discute o tema da loucura numa sociedade repleta de máscaras e dissimulações. Casa Velha conta a história de Félix, um filho bem-nascido e superprotegido por sua mãe, Dona Antônia, e de uma jovem, Lalau, de condição social inferior. Ambos contos são uma porta de acesso à narrativa machadiana, contemplando desde o narrador observador até sua fina ironia, permitindo trabalhar com a ficção desse autor até com leitores mais novos. Páginas: 160 Isbn: Contos Escolhidos Leitura recomendada a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (9ºE.F.) Os contos de Machado de Assis são cheios de acontecimentos intensos quase sempre envolvidos num 8 clima de tensão, repletos de personagens polêmicos 9 e ambíguos e de jogos e armadilhas textuais que induzem à dúvida, relativizando a maior parte das ideias do leitor, levando-o a refletir sobre suas certezas. Uma coleção dos melhores contos, dentre eles estão: Missa do Galo ; Conto de escola ; Teoria do Medalhão ; O espelho ; A cartomante ; A chilena turca ; Um homem célebre ; A igreja do Diabo, entre outros. Páginas: 328 Isbn: Contos fluminenses Leitura recomendada a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (9ºE.F.) Contos fluminenses (1870), seleção do próprio autor, englobam sete narrativas com algumas características fundamentais: concisão de pensamento, sutileza de ideias e sobriedade de estilo. Livro essencial para estudar a narrativa realista brasileira. Nessa coleção estão presentes: Miss Dolar ; Luís Soares ; A mulher de preto ; Linha reta e linha curva, entre outros. Páginas: 224 Isbn:

6 Histórias da meia-noite Leitura recomendada a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (9ºE.F.) Esta coletânea, publicada em 1873, foi o segundo livro de contos do autor. Os personagens deste livro revelam complexidade, o que mostra a profundidade do autor ao delinear as paixões humanas. Neste volume estão reunidos os seguintes contos: A parasita azul, As bodas de Luís Duarte, Ernesto de Tal, Aurora sem dia, O relógio de ouro e Ponto de vista. Páginas: 180 ISBN: Teatro - Antologia A produção teatral de Machado, de 1859 a 1906, segue a linha do drama realista no lugar da tradição romântica. Nesta antologia estão inclusas as seguintes peças: Desencantos, O caminho da porta, O protocolo, Os deuses de casaca e Tu, só tu, puro amor. O estudo do gênero teatro é mais acessível e permite ampliar o conhecimento sobre a produção cênica do período machadiano, o qual foi enraizado no teatro inglês e francês, podendo relacionar essa obra com outras peças teatrais europeias. Páginas: 296 Isbn: Papéis avulsos Leitura recomendada a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (9ºE.F.) Amargo e sarcástico observador dos costumes e da condição humana, Machado de Assis escreveu algumas das mais importantes obras da literatura brasileira. O melhor 10 da sua produção de contista está na coletânea Papéis avul- 11 sos (1882). São contos de observação da vida exterior e de análise psicológica em que o autor foi mestre consumado. Dentre eles estão: O Alienista ; O segredo do bonzo ; Uma visita de Alcibíades, A sereníssima república, entre outros. Páginas: 216 Isbn: Crônicas selecionadas As crônicas de Machado de Assis começaram a ser publicadas por volta de 1850 até o início do século XX. Em seu registro do cotidiano, o autor dialoga com seu tempo, abordando as questões mais importantes do período com sua marca registrada a sutil ironia. A leitura desse livro permite, além de conhecer a prosa de um dos mais importantes escritores do Brasil, conhecer o gênero Crônica, o qual necessita ser mais explorado, a fim de aproximar os leitores dessa literatura tão comum ao meio jornalístico. Páginas: 240 ISBN: José de Alencar O demônio familiar Leitura recomendada a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (9ºE.F.) O demônio familiar (1857) é considerada uma das mais importantes peças teatrais do autor. José de Alencar ingressou no gênero dramático com o propósito de escrever peças para melhorar o teatro de seu tempo, que possuía poucas peças nacionais. Trata-se de um belo texto para estudar o gênero, além de ser divertido. A leitura da peça de Alencar permite conhecer mais de sua obra e de forma mais fácil para o estudante, podendo ser feita uma proposta de encenação na sala de aula. Páginas: 152 Isbn:

7 Lima Barreto Os Bruzundangas Emuma coletânea de crônicas, Lima Barreto escreve sobre um país fictício, no qual imperam a desigualdade social, o mau uso dos bens públicos e o nepotismo; uma crítica contundente da sociedade brasileira e dos cânones culturais de sua época. Essa leitura permite fazer um paralelo entre algumas crônicas desse período com uma extraída de um jornal atual; o que mudou ou não mudou? Páginas: 200 Isbn: Inglês de Sousa Contos amazônicos Jurista e político paraense, Inglês de Sousa introduziu a escola Naturalista no Brasil, mediante uma obra voltada para a natureza e a vida amazônicas. Em Contos amazônicos (1893), considerado documento fiel do modo de falar do Pará, aparecem os modismos, o vocabulário e os costumes típicos da região amazônica. Obra ideal para se explorar o gênero conto, bem como aspectos regionalistas. Páginas: 176 Isbn: É naturalmente melancólica a gente da beira do rio. Face a face toda a vida com a natureza grandiosa e solene, mas monótona e triste do Amazonas, isolada e distante da agitação social, concentra-se a alma em apático recolhimento, que se traduz externamente pela tristeza do semblante e pela gravidade do gesto.

8 João do Rio Antônio de Alcântara Machado A alma encantadora das ruas A alma encantadora das ruas (1908), o segundo livro de João do Rio é composto por crônicas, esse gênero tão pouco explorado, onde há o apurado olhar jornalístico que se entrelaça a um esmerado texto literário retratam um Rio de Janeiro um tanto distinto daquele da belle époque que teve por muito tempo Paris como um referencial de comportamento. Os textos coligidos aqui ambientam uma cidade que não respira somente os ares dos cafés-concertos, mas absorve e exprime uma efervescente vitalidade que apenas as ruas, a população carioca, especialmente a mais humilde, poderiam apresentar. Páginas: 256 Isbn: Brás, Bexiga e Barra Funda Contos que refletem a integração do imigrante italiano em São Paulo, em uma linguagem peculiar, marcada pelo vocabulário ítalo-brasileiro, com registros históricos da cidade de São Paulo da década de Leitura envolvente e que aproxima o estudante de sua realidade histórica, pode ser explorado com imagens dos bairros nos dias atuais, além de intertextualizar com o estudo sobre a imigração. Páginas: 144 Isbn: Álvares de Azevedo Noite na taverna / Macário Noite na taverna (1855) é uma série de contos fantásticos e trágicos, impregnados de angústia e morbidez, traços do romantismo da segunda fase. Macário é uma peça de teatro de 1852, talvez a obra-prima do autor, é um drama dividido em dois episódios: o primeiro se dá numa estalagem de estrada, e o segundo, na Itália.Além do estudo da poesia de Álvares de Azevedo, o estudo de seus contos e teatro permitirá ao leitor conhecer um pouco mais da grande obra do autor. Páginas: 152 Isbn:

9 16 17 romance poesia

10 M Machado de Assis Helena Neste romance da primeira fase de Machado de Assis, encontramos uma linda moça, adornada pela inocência, no ambiente burguês de sua época. Bela e inteligente, Helena encanta a todos, despertando sentimentos bons e fortes em Estácio. Porém muitos mistérios envolvem a protagonista, o que acaba revelando um final surpreendente. Leitura mais acessível, com mescla de elementos românticos e realistas. Páginas: 216 Isbn: Iaiá Garcia (1º E.M.) Iaiá Garcia (1878) é uma obra calcada no Romantismo, com personagens e tramas simples, carregados de fortes 18 emoções. Aqui o autor analisa os sentimentos de uma mu- 19 lher, ainda adolescente, defrontando-se com o seu primeiro e difícil contato direto com o mundo das paixões adultas. Mas nada é inocente no romance machadiano, mesmo em sua primeira prosa percebemos um olhar perspicaz de seu narrador. Páginas: 216 Isbn: A mão e a luva A mão e a luva (1874) foi escrita em forma de folhetim, para publicação diária em jornal, e alcançou grande sucesso na época. A leitura atenta do romance torna evidente que, na obra de Machado, o amor nunca comparece à ficção desacompanhado das severas convenções sociais. Mas, e apesar das turbulências enfrentadas por Guiomar, estamos diante de uma das raras narrativas com final feliz, considerando-se o universo machadiano. Páginas: 168 Isbn:

11 Memorial de Aires Memorial de Aires (1908) foi o último romance de Machado de Assis. O livro resultou híbrido, em uma notável combinação de gêneros, dentre os quais a crônica, o diário, as memórias e o próprio romance. O narrador, o conselheiro Aires, é muito observador e reflete vários acontecimentos da sua vida. O livro é tido como uma pseudobiografia machadiana. Páginas: 200 Isbn: Memórias póstumas de Brás Cubas Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) é o romance mais famoso de Machado de Assis, elogiado até pelo cineasta Woody Allen. Nesse romance o narrador-personagem é um defunto, que reconta a própria vida, do fim para o começo, num relato marcado pela franqueza e ironia. A sequência da narrativa obedece não à ordem cronológica dos fatos, mas ao encadeamento das reflexões do defunto-autor. É uma obra essencial. Páginas: 208 Isbn: Esaú e Jacó Os temas nas obras de Machado de Assis são sempre atuais e podem ser compreendidos por qualquer cultura, pois sempre envolvem a essência da alma humana. Nesse A obra é narrada em terceira pessoa e conta a história do ingênuo professor Rubião, que recebe como herança todos os bens do filósofo Quincas Borba e a missão de divulgar a fi- 20 romance não seria diferente. Esaú e Jacó retrata a trajetória losofia conhecida como Humanitismo, na qual as criaturas 21 de dois irmãos gêmeos, Pedro e Paulo, e sua rivalidade e diferenças, intertextualizando com a narrativa bíblica. Com um enredo denso, a obra é considerada uma das mais importantes do autor. Páginas: 248 Isbn: Quincas Borba. se preocupam apenas com a própria sobrevivência. Repleto de ironia, o romance é uma crítica ao cientificismo da época. Quincas Borba (1891) é mais uma das grandes obras machadianas. Páginas: 280 Isbn: Dom Casmurro Dom Casmurro (1900) é um dos romances mais famosos de Machado de Assis. Ambientada no Rio de Janeiro do século XIX, a história é narrada por Bentinho, o Dom Casmurro, que busca rememorar e compreender fatos do seu passado, principalmente os que envolvem Capitu, sua amada e a personagem mais intrigante e misteriosa da literatura brasileira. A genialidade da obra machadiana está em seu narrador- -personagem que, com sua persuasão, tenta convencer o leitor segundo suas perspectivas dos fatos. Páginas: 216 Isbn:

12 José de Alencar Lucíola Neste romance romântico, o autor caracteriza o ambiente burguês, seus hábitos, suas festas, suas crenças e ideais de 22 vida. Personagens apaixonados e o dinheiro como pro- sociedade brasileira do século XIX. 23 pulsor da felicidade são os principais ingredientes desta obra de José de Alencar e, com essas prerrogativas, o autor critica o Rio de Janeiro imperial e os costumes da sociedade brasileira. Lucíola mostra-se uma das grandes personagens femininas de nossa literatura com seus desafios sociais. Páginas: 160 Isbn: Romances urbanos Diva Muitos leitores modernos podem indagar por que ainda precisam ler José de Alencar e seus romances que aparentemente parecem falar de uma época e costumes tão distantes dos nossos, entretanto, quem escolhe dar uma chance a Alencar descobrirá que escondidos entre salões de baile, passeios pelo jardim e conversas policiadas por familiares, encontram-se os mesmos sentimentos inquietantes que enfrentamos hoje: a dúvida, o ciúme, os desencontros amorosos, a espera, a paixão e o amor. Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais Alencar é considerado um dos mestres da literatura nacional e figura imortalizada por seus romances. Páginas: 168 Isbn: Senhora O autor retrata nesta obra a mulher na sociedade burguesa. Orgulho, ciúme e paixões bruscas movem o coração de seus personagens. Senhora trata da dinâmica entre amor e ódio, vingança e perdão. A personagem Aurora é um ícone da literatura, figura central da liberdade de escolha. Páginas: 256 Isbn: A Viuvinha / Encarnação Ambas as obras pertencem ao grupo de romances urbanos. São narrativas breves nas quais José de Alencar relata duas grandes histórias de amor, tendo como pano de fundo o cotidiano do Segundo Império. Apesar de frágeis, as mulheres de Alencar são fiéis a seus sonhos e amores. Páginas: 192 Isbn: A pata da gazela O romance A pata da gazela (1870), baseado na história da Cinderela e na fábula de La Fontaine O leão amoroso, retrata, com ironia, humor e elementos de suspense, a Páginas: 152 Isbn:

13 José de Alencar Romance histórico Guerra dos Mascates O conflito histórico denominado Guerra dos Mascates o choque entre os interesses da aristocracia agrária de Olinda e os comerciantes da zona portuária de Recife só veio a receber esse nome posteriormente, graças ao termo cunhado por Alencar para batizar seu livro, cuja primeira parte foi publicada em 1873, e a segunda, em Páginas: 280 Isbn: Romances regionalistas José de Alencar O gaúcho A obra O gaúcho (1870) retrata o típico sulista em meio a sua paisagem grandiosa, um protagonista com alma de justiça e piedade. José de Alencar amalgamava em suas obras uma verdadeira pesquisa, a fim de construir a identidade nacional por suas especificidades, aquele Brasil que não é só indianista, mas também urbano e sertanejo. Páginas: 248 Isbn: É na idade da ambição que se prova a têmpera dos homens. O sertanejo Romance da fase regionalista de Alencar, o personagem central do livro é o próprio sertão, cenário que aparece 24 em várias de suas obras. Último romance publicado pelo 25 autor, é uma espécie de síntese de suas características literárias. Páginas: 360 Isbn: Til Til é o apelido de Berta, moça pequena, esbelta, ligeira, buliçosa que se envolve nas mais intricadas tramas, sempre buscando ajudar os que precisam. Trata-se do ideal de heroína: doce, meiga, caridosa, mas também de coragem e impetuosidade únicas na literatura brasileira. Violências, mistérios e triângulos amorosos constituem esta complicada e bela história. Páginas: 264 Isbn:

14 José de Alencar Romance indianista e urbano O guarani Este romance indianista conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII. Alencar enfocou importantes aspectos da nossa realidade: o índio e o branco, a cidade e o campo, o sertão e o litoral. Páginas: 352 Isbn: Ubirajara Ubirajara (1874) é uma das obras mais importantes de José de Alencar, e compõe a tríade indianista (Ubiraja- 26 ra; O guarani e Iracema). Nessa obra o jovem caçador 27 Jaguarê apaixona-se por Iraci, por quem terá que lutar para conquistar o amor e a permissão de casar-se. A cultura indígena e suas várias características estão aqui delineadas na rica prosa de Alencar. Páginas: 128 Isbn: Inglês de Sousa O missionário O missionário (1888), além da requintada qualidade literária, revela a visão erudita e racional do autor, que, sendo um jurisconsulto e homem de ciência, consegue ver a realidade amazonense além de seu cotidiano, gerando uma tese a de que o homem é conduzido por forças maiores que a sua vontade, como o meio, a hereditariedade, o instinto sexual, em uma narrativa minuciosa, que vai muito além do banal, capaz de explicitar e julgar os valores e influências de uma sociedade. Páginas: 352 Isbn: Iracema / Cinco Minutos Iracema, considerada uma alegoria do início da colonização portuguesa no Brasil, narra a história de uma índia, a virgem dos lábios de mel, capaz de renegar a tudo em favor de seu amor por Martim, um náufrago português. Cinco Minutos foi o primeiro romance de Alencar, publicado em Esse romance em formato epistolar relata o amor de D... por Carlota. Nesse romance estão todas as características do amor puro e casto, tão comum ao Romantismo de influência europeia, como em Os sofrimentos do Jovem Werther. Páginas: 176 Isbn:

15 Aluísio Azevedo Casa de pensão Casa de pensão (1884), romance estruturado segundo os padrões estéticos do Realismo-Naturalismo, relata a vinda do maranhense Amâncio de Vasconcelos ao Rio de Janeiro e a sua estada na Corte ao cursar o primeiro ano na Escola de Medicina. A hospedagem na pensão de João Coqueiro e de Madame Brizard representa a independência sonhada, mas também suas desventuras. Prosa densa e reveladora. Páginas: 344 Isbn: O Cortiço O Cortiço (1890) descreve uma habitação coletiva no Rio de Janeiro do final do século XIX. Retrato implacável da sordidez e dos vícios humanos, o livro é uma tese determinista de Aluísio Azevedo, que acredita na suscetibilidade do homem diante de certas forças, como seu meio social, sua raça e sua época. Páginas: 240 Isbn: Uma lágrima de mulher Representando uma vertente particular na obra de Aluísio Azevedo, Uma lágrima de mulher (1880), seu primeiro 28 romance, é uma obra sentimental e em estilo romântico. 29 Narra a história de Miguel e sua desventura amorosa com a jovem Rosalina. Azevedo revela o quão corrompidos podem ser os valores humanos ultrapassando o genuíno sentimento do amor. Páginas: 168 Isbn: O mulato O mulato (1881) inaugurou um novo estilo literário no Brasil: o Naturalismo. Este romance é uma narrativa inspirada essencialmente na vida maranhense da época. A história é de Raimundo, personagem que ignora o fato de ser negro e sua condição de filho de escravo, tendo estudado na Europa, não compreende sua rejeição na sociedade. Livro essencial para o estudo da literatura brasileira. Páginas: 288 Isbn:

16 Raul Pompeia O Ateneu Autobiográfico, o livro mostra o jovem autor como personalidade sensível que se transformou em crítico impiedoso do que viveu e viu na adolescência passada no colégio interno. A obra retrata a problemática transição da infância à idade adulta. Páginas: 248 Isbn: Lima Barreto Recordações do escrivão Isaías Caminha Romance de estreia, Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) guarda muitas referências autobiográficas, abordando o preconceito racial, o jogo de interesses e a subordinação da imprensa à elite dirigente no final do século XIX. Nesta história, o jovem Isaías Caminha, que tinha o sonho de ser diplomata, muda-se para a cidade do Rio de Janeiro na esperança de realizar seus sonhos, porém sua frustração diante de tantos preconceitos e interesses mesquinhos acaba em tristes memórias de sua vida. Um melancólico retrato que, em muitos pontos, se mantém atual até os nossos dias. Páginas: 208 Isbn: Lima Barreto, o autor foi um crítico mordaz da vida carioca 31 Adolfo Caminha Bom-Crioulo Romance naturalista que chocou a sociedade da época, tanto pelo tema abordado o homossexualismo como pelas cenas que retratam a realidade tal como ela é. O homem envolvido pelo ambiente, a segregação racial e os horrores decorrentes de ambientes reclusos da sociedade são temas centrais da obra. Páginas: 168 Isbn: Triste fim de Policarpo Quaresma Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) é a obra-prima de no período da Primeira República. O livro traça o destino tragicômico de um homem tomado pelo patriotismo ingênuo, em quixotesca luta contra a corrupção de políticos. O romance pertence ao Pré-Modernismo e é a obra que mais representa esse período literário. Páginas: 232 Isbn: Clara dos Anjos O assunto central de Clara dos Anjos (1904) é o preconceito racial, partilhado pelo autor e pelo protagonista. Lima Barreto é um mestre da ironia e do sarcasmo, recursos que se adaptam com perfeição ao seu projeto literário de denúncia. Escrita em linguagem simples, a obra foi um dos prenúncios do Modernismo. Páginas: 168 Isbn:

17 Bernardo Guimarães A escrava Isaura Narrando o drama de uma escrava branca, educada e bela, o autor pretendeu mostrar ao público da época, 1875, os abomináveis e hediondos crimes da escravidão e o aviltamento da pessoa humana pela distinção de classe. Esse célebre romance já foi adaptado para novelas e é muito importante para os estudos da literatura nacional. Páginas: 200 Isbn: Visconde de Taunay Inocência Nesta obra os personagens centrais, Inocência e Cirino, traduzem uma das ideias românticas a do amor ligado à morte. É considerada um marco de transição para o Realismo e o Naturalismo. Inocência (1872) é a obra-prima regionalista do Romantismo nacional e um retrato pitoresco de uma nação multifacetada. Páginas: 244 Isbn: O seminarista O seminarista (1872) é um dos mais críticos romances de Bernardo Guimarães. Numa narrativa forte e emocio- 32 nante, o autor faz severas críticas à sociedade patriarcal 33 brasileira do século XIX. Páginas: 144 Isbn:

18 Manuel Antônio de Almeida Memórias de um sargento de milícias Neste livro é narrada a história de Leonardo, filho de pisadelas e beliscões, que, ao ser rejeitado pelos pais, é acolhido pelo padrinho. Este, cego de afeto pelo menino, mima-o e fecha os olhos para as suas travessuras. Assim, o garoto endiabrado logo se torna um rapaz preguiçoso e afeito aos amores fáceis. Trata-se de um divertido retrato do Rio de Janeiro do tempo del-rei. Memórias de um sargento de milícias (1854) é um marco nas produções românticas e um grande diferencial desse estilo. Páginas: 216 Isbn: A Moreninha Este é um típico romance romântico, carregado de sentimentalismo, mas sua principal característica são as descrições históricas e sociais de sua época (1844). Trata-se de uma história de amor com final feliz. O livro já teve várias adaptações para cinema e novela. Páginas: 184 Isbn: Joaquim Manuel de Macedo Relatos históricos

19 Tomás Antônio Gonzaga Cartas chilenas Cartas chilenas ( ) é uma sátira aos desmandos de Fanfarrão Minésio, identificado como o governador Luís da Cunha Meneses, corrupto e cruel, que era desafeto político de Gonzaga. O autor critica o governo de Minas Gerais do fim do século XVIII, bem como a sociedade da época. Páginas: 168 Isbn: Padre Antônio Vieira Sermões escolhidos Com um estilo rico em paradoxos e efeitos persuasivos que transcendem o virtuosismo barroco, a prosa de Vieira conduz à reflexão sobre fenômenos sociais e existenciais e é, sem dúvida, uma das maiores realizações da língua portuguesa. Esta edição reúne alguns dos seus mais importantes sermões. Páginas: 256 Isbn: POESIA

20 Tomás Antônio Gonzaga Marília de Dirceu Com tendências ao bucolismo e às alusões mitológicas, a poesia de Gonzaga é típica do Arcadismo. Nela há, contudo, uma nota pessoal, marcada pelo sensualismo e pelo realismo dos motivos locais, que a situa acima do esgotamento da escola. Páginas: 224 Isbn: Olavo Bilac Poesias Cultor da perfeição e integrante da famosa tríade parnasiana, Olavo Bilac construiu imensa popularidade por meio de sua poesia. Nesta antologia estão reunidos os poemas Panóplias, Via-Láctea, Sarças de fogo, Alma inquieta, As viagens, O caçador de esmeraldas e Tarde. Páginas: 264 Isbn: Gonçalves Dias Álvares de Azevedo I-Juca-Pirama / Os timbiras / Outros poemas Pertencente à primeira geração romântica, a poesia indianista de Gonçalves Dias relata a dor do povo nativo espoliado de seus bens e de sua cultura. A natureza aparece em comunhão com o índio, que é apresentado como o herói nacional. Obra fundamental para estudo da primeira fase do Romantismo. Neste volume estão seus principais poemas. Páginas: 176 Isbn: Lira dos vinte anos Este autor é o poeta que melhor retrata os anseios e as angústias de sua geração: o tédio e o pessimismo; junto ao amor sensual, desejos, delírios e contradições sãos temas centrais de Lira dos vinte anos de Álvares de Azevedo. O poeta foi um dos que melhor representou a poesia romântica byronista e ao mesmo tempo a nega, satirizando as máscaras do poeta. Páginas: 240 Isbn:

21 Castro Alves Espumas flutuantes Publicado em 1870, Espumas flutuantes é um livro que nos conduz ao que há de variado na produção poética de Castro Alves. As espumas representam a transitoriedade da vida, ora calma ora turbulenta. O mar é uma metáfora recorrente em sua obra e, neste livro, as espumas são como versos. Nesta obra há temas de amor, a sensualidade feminina muito bem delineada pelo poeta, bem como poemas sociais. Castro Alves foi um dos primeiros escritores revolucionários da nossa literatura, poeta condoreiro, soube elevar sua voz pela justiça e para elevação da beleza na arte. Páginas: 176 Isbn: Machado de Assis Crisálidas Crisálidas (1864) é o primeiro livro de poemas de Machado de Assis. Lírico, leve, confessional, apresenta-nos elementos como o subjetivismo, a idealização da mulher e a natureza em interação com o eu lírico. Esta obra guarda estreita ligação com o Romantismo, com a mitologia greco-romana e com o Parnasianismo. Páginas: 128 Isbn: Os escravos Os escravos (1883) é um livro póstumo; trata-se de um conjunto de poemas que têm como núcleo temático a 40 questão da escravidão, dentre os quais O navio negreiro. o figurino do Romantismo, impõe limites aos excessos 41 Os escravos indica os laços de Castro Alves com a causa social tão pouco presente na literatura romântica brasileira. Ao longo de 34 poemas, o leitor entra em contato com o condoreirismo da 3ª geração romântica: assim como um condor, em seu voo solitário e elevado, o poeta consegue fisicamente se distanciar da situação, alcançando o melhor ponto de vista para se reportar à sociedade, comovendo-a. Páginas: 152 Isbn: Falenas Falenas (1870), segundo livro de poemas de Machado de Assis, integra a fase inicial do autor embora seguindo românticos e já deixa entrever o celebrado estilo irônico machadiano. Páginas: 176 Isbn: Americanas Terceiro livro de poemas de Machado de Assis, Americanas (1875) aborda temas sociais, sendo composto por poemas patrióticos, por histórias indígenas e por personagens de nosso passado distante. Páginas: 128 Isbn:

22 Augusto dos Anjos Eu e outras poesias Eu e outras poesias (1912) foi a única obra de Augusto dos Anjos. Surgindo em um momento de transição, pouco antes do movimento modernista de 1922, a obra de Augusto dos Anjos é classificada por alguns como simbolista; por outros como parnasiana, pela escrita formal; e por outros, ainda, como pré-modernista, pela época e pelo estilo inovador. Augusto dos Anjos é provocativo e denso, sua linguagem aproxima-se da poesia grotesca, com imagens da morte e do horror, a desumanização e a dor também são temas para o poeta. Páginas: 216 Isbn: Literatura portuguesa Catálogo subdividido por autor Obras destinadas para leitores a partir de 13 anos de idade Eu filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância (...) romance contos

23 Camilo Castelo Branco Amor de perdição Bem ao gosto romântico, a obra aborda, em tom trágico, a história de dois apaixonados que tem como obstáculo a rivalidade das famílias, no Portugal do século XIX. O estudo dessa obra é importante para a compreensão das características do Romantismo lusitano e para conhecer a obra de um de seus maiores escritores. Páginas: 184 Isbn: QE Eça de Queirós A Cidade e as Serras A Cidade e as Serras (1901) foi escrita com base no conto Civilização, de 1892, e opõe dois estilos de vida: o urbano e o rural, representados por Paris cidade-luz, considerada, na época, o exemplo de civilização e modernidade e Tormes pequena cidade portuguesa onde o progresso ainda não havia chegado. Eça de Queirós compara a vida urbana e a rural e as divergências na vida de Jacinto. Páginas: 248 Isbn: Amor de salvação Autor romântico, Castelo Branco enaltece, neste livro, o caráter salvador do amor, como um sentimento capaz de 44 regenerar os que se distanciam da vida digna e restaura com o marido Jorge, Luísa reencontra em seu primo 45 a honra e o perdão nos corações humanos. O livro conta a história de amor de Afonso e Mafalda, que após vários percalços enfrentados descobrem que era o destino de ambos o amor eterno. Páginas: 208 Isbn: O primo Basílio Neste romance, sedução e adultério fazem parte do mundo dos personagens. Vivendo um casamento monótono Basílio uma paixão fervorosa. Amor, traição e chantagem são os principais componentes deste romance primorosamente construído. Obra essencial para o estudo da literatura realista portuguesa. Páginas: 464 Isbn: A queda dum anjo Nesta obra, Camilo Castelo Branco constrói uma alegoria da pátria em seu protagonista: Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, um fidalgo rural e conservador, que passa por um processo de desvirtuamento. A obra é uma caricatura da vida social e política do Portugal do século XIX. Páginas: 208 Isbn: O crime do Padre Amaro Eça de Queirós foi um sarcástico, qualidade que em O crime do padre Amaro aparece aliada a um realismo severo, feroz e espirituoso, que satiriza a corrupção do clero e reconstitui seus costumes com extrema vivacidade. Livro importantíssimo, também adaptado para o cinema. Páginas: 488 Isbn:

24 Os Maias A história de amor de Carlos e Maria é o ponto alto de Os Maias (1888). O choque do mais elevado romantismo com a mais sórdida realidade converte o romance em uma obra- -prima do pioneiro e mestre da ficção realista portuguesa, Eça de Queirós. Uma das grandes sagas familiares da literatura universal, essa crônica envolvente do declínio de uma antiga estirpe da aristocracia portuguesa do século XIX orquestra-se num réquiem à própria nobreza lusitana. Páginas: 696 Isbn: O mandarim A possibilidade da riqueza fácil provoca uma transformação radical na vida do pacato amanuense Teodoro. Ela o leva a visitar a remota China, a pátria do Mandarim. Para o seu autor, Eça de Queirós, O Mandarim (1880) representa uma escapadela da ficção realista para o terreno do fantástico e da fantasia. Todavia, essa espirituosa alegoria da ganância e da venalidade da espécie humana indica que, apesar da opção pelo gênero fantástico, o seu autor continua com os pés firmemente plantados na realidade. Páginas: 128 Isbn: A ilustre casa de Ramires Leitura recomendada a partir do 1º ano do Ensino Médio A ilustre casa de Ramires (1900) é o ponto alto da narrativa de Eça de Queirós; de uma observação fina e irônica da nobreza lusitana decadente. O enredo 46 mostra o árduo trabalho do protagonista, Gonçalo A linguagem empregada por Queirós, direta e bastante 47 Mendes Ramires, em escrever um romance, assim a obra dialoga com a própria história de Queirós, que se propõe, por meio de sua excelente prosa, compor um romance histórico. Páginas: 360 Isbn: Contos Leitura recomendada a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (9ºE.F.) Neste volume foram reunidos vários trabalhos do autor: Civilização, Singularidade de uma rapariga loira, O defunto, O suave milagre, José Matias, entre outros. próxima ao que se encontrava nas ruas, faz com que a leitura ganhe ritmo, e seus contos tornem-se fruto para distração e reflexão em pleno século XXI. Páginas: 192 Isbn: A relíquia Ao acompanhar as recordações de Teodorico Raposo, o leitor se deliciará com as aventuras picarescas deste falso beato e se emocionará com os episódios da Paixão nos cenários bíblicos da Terra Santa. Ele finalmente se surpreenderá com a lição lúcida e forte de A relíquia (1884), a primorosa novela de Eça de Queirós, em que nada é o que parece. Páginas: 288 Isbn:

25 Florbela Espanca O dominó preto São as múltiplas formas do feminino que Florbela imprime nos contos de O dominó preto. Aqui, o discurso que desencadeia as tramas, as intrigas, pertence a personagens femininas, bem ao estilo femme fatale mulheres multifacetadas, misteriosas e dúbias. Florbela Espanca pertence ao mesmo período literário dos grandes Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro. Páginas: 128 Isbn: poesia teatro

26 Luís de Camões Os Lusíadas Obra que consolidou a língua portuguesa como língua literária, relata a viagem de Vasco da Gama a caminho das Índias. Tem grande importância pela construção poética e também pelo valor histórico e documental da história de um povo. Obra-prima de Luís de Camões. Estudo literário obrigatório. Páginas: 296 Isbn: Gil Vicente Farsa de Inês Pereira / Auto da barca do Inferno / Auto da Alma Nesta obra, Gil Vicente ao mesmo tempo critica a sociedade burguesa e segue o pensamento conservador medieval na busca do religioso. Por meio de suas farsas, levava a diversão e o riso ao público, que ria de seus próprios costumes. As peças teatrais de Gil Vicente são um marco cênico e histórico. Páginas: 168 Isbn: Sonetos Camões foi mestre na arte de escrever sonetos. Nesta antologia de seus principais textos líricos, o imortal poeta 50 português atinge a perfeição na arte de escrevê-los. A 51 leitura de Camões implica o resgate histórico, a qualidade estética e a abrangência universal dos temas, tratados sob a aparente candura dos versos. Páginas: 200 Isbn:

27 52 53 relato histórico

28 Almeida Garrett Viagens na minha terra Esta obra é um relato da viagem verídica empreendida pelo autor, de Lisboa a Santarém. Numa prosa fluida, espontânea e aparentemente despretensiosa, Almeida Garrett comenta os lugares por onde passa e, entre uma reflexão e outra, critica o atraso tecnológico do país, a literatura que falseia a realidade, as más condições das estradas e hospedarias, e a maneira dos homens públicos de governar. Páginas: 280 Isbn: Literatura em língua inglesa Catálogo subdividido por autor Obras destinadas para leitores a partir de 13 anos de idade romance

29 Sir Arthur Conan Doyle As aventuras de Sherlock Holmes Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle Uma coletânea de nove histórias, nas quais o autor narra as mais eletrizantes aventuras do detetive inglês Sherlock Holmes, de elevado conhecimento científico e raciocínio dedutivo, desvendando crimes insolúveis. Tradutor: Casemiro Linarth Páginas: 288 ISBN: O Signo dos Quatro Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle Nesta obra, Sir Arthur Conan Doyle aprofunda a criação de seus personagens, abordando o vício do detetive Sherlock Holmes em cocaína e a paixão de Watson por Mary Morstan. Com descrições vívidas e caprichadas e um final eletrizante com uma perseguição de barcos pelo rio Tâmisa, O Signo dos Quatro é mais uma prova da maestria de Conan Doyle na produção de romances policiais. Tradutor: Casemiro Linarth Páginas: 160 ISBN: Um estudo em vermelho Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle Romance policial que trata do esclarecimento de um crime pela habilidade e coragem do detetive Sherlock Holmes. Trata-se de uma impressionante narrativa que a imaginação do autor atribui ao dr. Watson, o conhecido amigo e colaborador de Sherlock Holmes. 56 Holmes. Aqui, você pode ler e se deliciar com os novos 57 Tradutora: Alda Porto Páginas: 160 ISBN: O último adeus de Sherlock Holmes Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle Mais famoso do que seu próprio criador, o detetive retorna em mais uma série de contos em O último adeus de Sherlock casos emocionantes narrados por Watson: Vila Glicínia, O círculo vermelho, Os planos do Bruce-Partington, O detetive moribundo, O desaparecimento de Lady Frances Carfax, O pé do diabo e Seu último adeus. Tradutores: Marcos Santarrita e Alda Porto Páginas: 216 ISBN: Memórias de Sherlock Holmes Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle Este livro é uma das obras de Sir Conan Doyle que mais encanta seus leitores. São onze histórias nas quais o famoso detetive policial Sherlock Holmes e seu inseparável amigo, dr. Watson, desvendam, dedutivamente, os mais estranhos casos da vida humana. Tradutora: Alda Porto Páginas: 280 ISBN: O vale do terror Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle Em O Vale do Terror o centro da história se passa nos Estados Unidos, num vale inóspito do Leste, onde uma sociedade secreta implacável comete uma série de crimes e espalha terror na região. A narração tomou como base os Molly Maguires, uma organização que realmente existiu nos Estados Unidos Tradutor: Casemiro Linarth Páginas: 208 ISBN:

30 A volta de Sherlock Holmes Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle Arthur Conan Doyle não suportou a pressão dos leitores. Teve de ressuscitar Sherlock Holmes depois de contar sua morte na cena famosa em que desaparece nas cataratas de Reichenbach, na Suíça, junto com seu maior inimigo, o professor Moriarty. O detetive escapa por milagre e reaparece em Londres de forma surpreendente, três anos mais tarde. Com a colaboração do fiel Watson, Holmes volta a usar sua inteligência analítica na neblina densa da capital inglesa, desvendando os mistérios mais complexos no combate de criminosos. Tradutor: Casemiro Linarth Páginas: 360 ISBN: Os arquivos de Sherlock Holmes Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle Os arquivos de Sherlock Holmes é a última obra de Conan Doyle sobre o famoso detetive. O volume reúne algumas das melhores histórias de Holmes, como A pedra Mazarino, O problema da ponte de Thor, O homem que andava de rastros, O vampiro de Sussex, O cliente ilustre, entre outros Tradutor: Casemiro Linarth Páginas: 288 ISBN: O cão dos Baskerville Leitura recomendada a partir do 8º ano do Ensino Fundamental (8ºE.F.) Autor: Sir Arthur Conan Doyle A obra narra a história de um animal fantasmagórico que, a partir dos pântanos que cercam a mansão de Dartmoor, espalha medo aterrador a todos que se aproximam do local. Como romance policial, a obra é considerada uma das mais perfeitas do gênero. Tradutora: Alda Porto Páginas: 192 ISBN: Jack London Caninos Brancos Leitura recomendada a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (9ºE.F.) Autor: Jack London As viagens do autor em Klondike, Canadá, inspiraram os contos e romances que o tornaram famoso. Caninos Brancos mostra a luta pela sobrevivência dos homens e lobos, submetidos à fome e ao frio. Uma narrativa vigorosa e doce, um verdadeiro ensaio sobre o lobo, o homem e a vida. Tradutor: Marcelo Albuquerque Páginas: 224 ISBN: William Shakespeare A tragédia de Macbeth Autor: William Shakespeare Em A tragédia de Macbeth, a ambição é o motivo que leva à conspiração contra a vida de um rei. O ambiente é sombrio, fúnebre, como a alma dos personagens e seus sórdidos planos pela conquista do poder. É a única peça de Shakespeare aparentemente relacionada à situação histórica da Inglaterra do século XVII. Tradutora: Alda Porto Páginas: 144 ISBN:

31 O mercador de Veneza Autor: William Shakespeare A comédia romântica O mercador de Veneza, escrita provavelmente em1594, é uma de suas peças mais encenadas e filmadas. A obra tem entre seus personagens, Shylock, o usurário judeu que pretende usar a justiça para uma terrível vingança. A obra foi inspirada em duas fontes: Il Pecorone e Gesta Romanorum, conjuntos de contos antigos traduzidos para o inglês. Tradutores: F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros / Oscar Mendes Páginas: 144 ISBN: Romeu e Julieta Tradutor: Roberto Leal Ferreira Páginas: 472 Autor: William Shakespeare ISBN: Esta peça teatral conta a história de dois adolescentes apaixonados que desafiam o ódio em nome do amor. A 60 tragédia Romeu e Julieta ( ) foi baseada em 61 fatos reais, ocorridos na Itália medieval. Seus personagens revelam características da alma e das relações humanas. Tradutores: F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros / Oscar Mendes Páginas: 152 ISBN: Sonho de uma noite de verão Autor: William Shakespeare Sonho de uma noite de verão (1597) é uma das comédias mais conhecidas e representadas do bardo inglês. Como seu título faz prever, a comédia parece ter sido escrita para uma festa: talvez a noite de São João ou para as bodas de algum nobre. A peça pode ser dramatizada na sala de aula. Tradutora: Marilise Resende Bertin Páginas: 128 ISBN: Jane Austen Orgulho e Preconceito Autor: Jane Austen A obra literária de Jane Austen deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns. De aguda percepção psicológica, seu estilo destila sempre uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Orgulho e Preconceito é a obra mais conhecida da autora. Jane Austen mostrou como o amor entre os protagonistas era capaz de superar barreiras de orgulho e preconceito, a diferença social entre eles e o escasso poder de decisão concedido à mulher na sociedade da época. A crítica veio a considerá-la a primeira romancista moderna da literatura inglesa. Razão e Sensibilidade Leitura recomendada a partir do 1º ano do Ensino Médio Autor: Jane Austen Após a morte de Henry Dashwood, sua esposa e filhas a sensata Elinor, a romântica Marianne e a jovem Margaret veem-se subitamente empobrecidas e obrigadas a trocar sua confortável mansão por um pequeno chalé em Barton Park. Enquanto Elinor é controlada e cautelosa, Marianne demonstra abertamente seus sentimentos, recusando-se a adotar a conduta hipócrita que é esperada dela. Apesar de sua prudência, Elinor torna-se cada vez mais apegada a um homem inacessível. As irmãs enfrentam grandes desafios em suas vidas amorosas e são forçadas a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção antes de conquistarem o verdadeiro amor. Tradutor: Roberto Leal Ferreira Páginas: 456 ISBN:

32 Mansfield Park Autor: Jane Austen Mansfield Park aborda temáticas como traição, tráfico negreiro e moralidade. Segundo alguns críticos é o romance mais sério de Jane Austen, escrito na fase madura da autora. O livro nos conta a história de Fanny Price que, aos dez anos de idade, deixa a casa dos pais humildes em Portsmouth para ser criada pela família rica de seus tios, Lady Bertram e Sir Thomas Bertram, em Mansfield Park. Tradutora: Alda Porto Páginas: 576 ISBN: Persuasão Autor: Jane Austen Além de constituir um vívido retrato da época, com as convenções e costumes da sociedade rural inglesa do começo do século XIX, Persuasão conta a bela e sedutora história de Anne Elliot e Frederick Wentworth, que, oito anos depois do rompimento do noivado, reencontram-se em circunstâncias bem diferentes daquelas do passsado. Tradutor: Roberto Leal Ferreira Páginas: 312 ISBN: Emma A Abadia de Northanger 63 Leitura recomendada a partir do 1º ano do Ensino Leitura recomendada a partir do 1º ano do Ensino Médio Médio Autor: Jane Austen Ao comentar sobre Emma Woodhouse, Jane Austen brincou com seus leitores ao dizer que Emma é o tipo de heroína que ninguém além dela própria iria gostar muito. Entretanto, ela é irresistível, a única personagem dos seis livros publicados de Austen cujo próprio nome é também o título do livro. A obra é um ótimo exemplo de sagacidade e ironia, típicos da escritora, e é considerado por muitos como seu romance mais elaborado. A habilidade que a escritora teve ao demonstrar os diversos aspectos da natureza humana de forma bastante realista e afetuosa eleva esta obra a uma sátira brilhante. Tradutora: Adriana Sales Zardini Páginas: 600 ISBN: Autor: Jane Austen A Abadia de Northanger é uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira sutil, tendo como pano de fundo a cidade de Bath. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a tranquila, e por vezes tediosa, vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz de romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe. Jane Austen faz um ótimo contraste entre realidade e imaginação, vida pacata e as situações sinistras e excitantes que os personagens de um romance podem viver. Tradutor: Roberto Leal Ferreira Páginas: 304 ISBN:

33 Literatura infantojuvenil Catálogo subdividido por autor Obras destinadas para leitores a partir de 11 anos de idade romance (fantasia aventura)

34 Lewis Carroll Alice no País das Maravilhas Leitura recomendada a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (6ºE.F.) Autor: Lewis Carroll Alice no País das Maravilhas é recheado de fantasias oníricas e lúdicas sobre a realidade e a linguagem. Lewis Carroll foi um dos pioneiros na pesquisa de uma nova ciência do discurso, por meio da simbolização. Aparentemente destinada às crianças, na verdade oculta questionamentos de toda espécie, lógicos ou semânticos, problemas psicológicos de identidade e até políticos, tudo sob a capa de aventuras fantásticas. Esta edição apresenta as ilustrações originais criadas por John Tenniel. Tradutora: Márcia Feriotti Meira Páginas: 152 ISBN: Leitura recomendada a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (6ºE.F.) Autor: Lewis Carroll Em Alice no País dos Espelhos, sonho e realidade se misturam para criar uma narrativa cheia de elementos fantásticos e ao mesmo tempo reais, parodiando os costumes rígidos do período vitoriano inglês em que a obra foi escrita. O livro é um prato cheio para curiosos de todos os tipos, que serão surpreendidos a cada virar de página, sem saber quais situações absurdas ou personagens estranhos aparecerão depois. Tradutora: Pepita de Leão Páginas: 144 ISBN: Mark Twain As aventuras de Huckleberry Finn Leitura recomendada a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (6ºE.F.) Autor: Mark Twain Huckleberry Finn é um garoto que vive às margens do rio Mississipi e para se livrar de seu pai bêbado, embarca em uma jornada em busca da liberdade, acompanhado de seu melhor amigo, Tom Sawyer. A narrativa desvenda o racismo, o convencionalismo e a hipocrisia daquela sociedade, e possui um caráter de genialidade ao fazer uso da polifonia multicultural flagrada em seus personagens. Os diferentes sotaques e a presença da chamada cor local, transformam a obra em uma pintura da época, que continua encantando leitores de todas as idades e tempos. Tradutora: Alda Porto Páginas: 368 ISBN: As aventuras de Tom Sawyer Leitura recomendada a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (6ºE.F.) 66 Alice no País dos Espelhos Autor: Mark Twain 67 O Príncipe e o Mendigo Leitura recomendada a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (6ºE.F.) Autor: Mark Twain O Príncipe e o Mendigo narra as aventuras de dois meninos fisicamente idênticos, que ao trocarem de lugar enfrentam realidades totalmente diferentes. Voltado ao público infantil, mescla, com qualidade, uma narrativa leve e juvenil com uma crítica à exploração das classes pobres. Tradutora: Veronica Romano Páginas: 224 ISBN: Escrita em 1876, a obra, além de ser uma reconstituição da infância do autor, é também uma resposta aos livros moralistas e açucarados da época. Seus principais personagens saíram das pessoas simples e rudes do interior, cujas vidas, até então, nunca tinham entrado nos livros. Nessa história a beleza da infância e seus aprendizados são revelados. Tradutora: Alda Porto Páginas: 272 ISBN:

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro; EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar

Leia mais

ROMANTISMO NO BRASIL - PROSA

ROMANTISMO NO BRASIL - PROSA AULA 12 LITERATURA PROFª Edna Prado ROMANTISMO NO BRASIL - PROSA Na aula passada nós estudamos as principais características da poesia romântica no Brasil.Vimos o fenômeno das três gerações românticas:

Leia mais

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: TÂNIA MARIA PEREIRA SARMENTO-PANTOJA

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: TÂNIA MARIA PEREIRA SARMENTO-PANTOJA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL FACULDADE DE LETRAS CURSO LETRAS- HABILITAÇÃO PORTUGUÊS PLANO DE CURSO ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: TÂNIA

Leia mais

Prof. Paulo Alexandre

Prof. Paulo Alexandre Prof. Paulo Alexandre As indicações mostradas nesta apresentação funcionam como guia de estudos do Realismo e do Naturalismo. Todas as informações devem ser complementadas pelo aluno, com a utilização

Leia mais

Anna Catharinna 1 Ao contrário da palavra romântico, o termo realista vai nos lembrar alguém de espírito prático, voltado para a realidade, bem distante da fantasia da vida. Anna Catharinna 2 A arte parece

Leia mais

A Corte Chegou Cândida Vilares e Vera Vilhena PROJETO DE LEITURA. Ficha Autoras: Romance histórico. As autoras A vivência como professoras

A Corte Chegou Cândida Vilares e Vera Vilhena PROJETO DE LEITURA. Ficha Autoras: Romance histórico. As autoras A vivência como professoras A Corte Chegou Cândida Vilares e Vera Vilhena PROJETO DE LEITURA 1 As autoras A vivência como professoras foi a base de trabalho das autoras. Na sala de aula, puderam conviver com a realidade de leitura

Leia mais

3º trimestre de 2014 Literatura

3º trimestre de 2014 Literatura LEITURAS INDICADAS 3º trimestre de 2014 Literatura 1ª Leitura: TOMÁS, Antônio Gonzaga. Cartas Chilenas. Sinopse: O livro Cartas Chilenas (1788-1789), de autoria do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, é

Leia mais

LITERATURA BRASILEIRA - ALGUNS ELEMENTOS INFLUENCIADORES

LITERATURA BRASILEIRA - ALGUNS ELEMENTOS INFLUENCIADORES 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES DLA LICENCIATURA EM LETRAS COM A LÍNGUA INGLESA LITERATURA BRASILEIRA I Professor: Manoel Anchieta Nery JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com)

Leia mais

LITERATURA PORTUGUESA II AULA 04: A PROSA REALISTA TÓPICO 02: A PROSA DE EÇA DE QUEIRÓS Fonte [1] Eça de Queirós em 1882. José Maria de Eça de Queirós (Póvoa de Varzim, 1845 Neuilly-sur- Seine, 1900) estudou

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ZERO Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver seu texto em um dos gêneros apresentados nas propostas de redação. O tema é único para as três propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: 1 Considerado um dos mais importantes escritores de todos os tempos, Edgar Allan Poe se inscreveu na história da literatura mundial com seu estilo inconfundível.

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Aula 13.2 Conteúdo: O Quinhentismo: os jesuítas e o trabalho missionário INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 13.2 Conteúdo: O Quinhentismo: os jesuítas e o trabalho missionário INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 13.2 Conteúdo: O Quinhentismo: os jesuítas e o trabalho missionário Habilidades: Conhecer o trabalho missionário jesuítico na figura de seu principal mentor: Padre José de Anchieta Revisão 1º Período

Leia mais

edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro

edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro edgar allan poe a filosofia da composição p r e fá c i o pedro süssekind t r a d u ç ã o léa viveiros de castro sumário 9 prefácio. A lição aristotélica de Poe [Pedro Süssekind] 17 A filosofia da composição

Leia mais

Romantismo. Questão 01 Sobre a Arte no Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:

Romantismo. Questão 01 Sobre a Arte no Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: Romantismo Questão 01 Sobre a Arte no Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: 1. ( C ) Foi a primeira e forte reação ao Neoclassicismo. 2. ( E ) O romantismo não valorizava a

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19

Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19 Sumário Introdução, 11 Encontrando uma tábua de salvação, 13 O exercício do luto, 17 A folha de bordo cor de prata: uma pequena história, 19 Vencendo os obstáculos, 27 Pau e pedra, 31 Fortalecendo os laços,

Leia mais

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL Emanuel Carvalho 2 Prefácio * Edivan Silva Recebi o convite para prefaciar uma obra singular, cujo título despertou e muita minha atenção: Como escrever um livro infantil,

Leia mais

A PROSA ROMÂNTICA BRASILEIRA

A PROSA ROMÂNTICA BRASILEIRA A PROSA ROMÂNTICA BRASILEIRA Introdução A ficção no Brasil: romances, contos e novelas aparecem na literatura brasileira no período romântico. Folhetins (romances publicados semanalmente em jornais ou

Leia mais

Prefácio... 9. A mulher do pai... 14. A mulher do pai faz parte da família?... 17. A mulher do pai é parente?... 29. Visita ou da casa?...

Prefácio... 9. A mulher do pai... 14. A mulher do pai faz parte da família?... 17. A mulher do pai é parente?... 29. Visita ou da casa?... Sumário Prefácio... 9 A mulher do pai... 14 A mulher do pai faz parte da família?... 17 A mulher do pai é parente?... 29 Visita ou da casa?... 37 A mulher do pai é madrasta?... 43 Relação civilizada?...

Leia mais

Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas

Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas Atividade extra Fascículo 2 História Unidade 4 Sociedades indígenas e sociedades africanas Questão 1 O canto das três raças, de Clara Nunes Ninguém ouviu Um soluçar de dor No canto do Brasil Um lamento

Leia mais

1. Frei Luís de Sousa Almeida Garrett

1. Frei Luís de Sousa Almeida Garrett 1. Frei Luís de Sousa Almeida Garrett De entre as alternativas a seguir apresentadas, escolhe a que te parecer mais correcta, assinalando com um círculo. 1.1. O autor da obra Frei Luís de Sousa é A. Camões.

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sobre Fernando Pessoa

APRESENTAÇÃO. Sobre Fernando Pessoa SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Sobre Fernando Pessoa... 7 Ricardo Reis, o poeta clássico... 21 ODES DE RICARDO REIS... 29 CRONOLOGIA... 170 ÍNDICE DE POEMAS... 175 5 6 APRESENTAÇÃO Sobre Fernando Pessoa Falar de

Leia mais

PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: LEVANTAR HIPÓTESES SOBRE O LIVRO, INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO

PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: LEVANTAR HIPÓTESES SOBRE O LIVRO, INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO PROJETO DE LEITURA PRÉ-LEITURA ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA INTENÇÃO: LEVANTAR HIPÓTESES SOBRE O LIVRO, INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO ALUNO. Atividade 1 Antes de você iniciar a leitura

Leia mais

REALISMO NATURALISMO EM PORTUGAL

REALISMO NATURALISMO EM PORTUGAL AULA 13 LITERATURA PROFª Edna Prado REALISMO NATURALISMO EM PORTUGAL Na aula de hoje falaremos sobre o Realismo português. Mas para começarmos é importante que você saiba o que é realismo. Veja: REAL+ISMO

Leia mais

Emília Amaral. Ricardo Silva Leite

Emília Amaral. Ricardo Silva Leite coleção Nov s P l vr s N O V A E D I Ç Ã O Nov s P l vr s Nov e ıç o 2 Ricardo Silva Leite Emília Amaral Mestre em Teoria Literária e doutora em Educação pela Unicamp, professora do Ensino Médio e Superior

Leia mais

Língua Portuguesa Introdução ao estudo do conto. III Média

Língua Portuguesa Introdução ao estudo do conto. III Média + Língua Portuguesa Introdução ao estudo do conto III Média + O que é um conto? n Conto é uma narrativa curta que apresenta os mesmos elementos de um romance: narrador, personagens, enredo, espaço e tempo.

Leia mais

LISTA DE ARTE. Quais são os elementos construídos no quadro, pelo artista em questão, que enfatizam os acontecimentos em destaque?

LISTA DE ARTE. Quais são os elementos construídos no quadro, pelo artista em questão, que enfatizam os acontecimentos em destaque? Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Elias Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE ARTE 1) Após analisar a obra a seguir, responda o que se pede. Os fuzilamentos de 3 de Maio de 1808.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UNIDADE III PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

AVALIAÇÃO DA UNIDADE III PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE III PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS QUESTÃO 01 (1,0 ponto) Leia atentamente a proposição. O Romantismo era a apoteose do sentimento; O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte

Leia mais

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL 1 Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro I - Introdução O teatro, como todas as artes, está em permanente

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA I. Dados de Identificação: Escola:Escola Estadual Arthur Damé Professor (a): Professora supervisora do Pibid:

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

A Literatura no Brasil está dividida em duas grandes eras: Que parâmetros foram utilizados para estabelecer tais era?

A Literatura no Brasil está dividida em duas grandes eras: Que parâmetros foram utilizados para estabelecer tais era? A Literatura no Brasil está dividida em duas grandes eras: Era Colonial Era Nacional Que parâmetros foram utilizados para estabelecer tais era? Evolução Política Evolução Econômica Essas eras apresentam

Leia mais

Cabra macho e cidadão do mundo

Cabra macho e cidadão do mundo Cabra macho e cidadão do mundo Uma poesia antilírica, dirigida ao intelecto, mais presa à realidade objetiva do poema enquanto criação; Cronologicamente pertence à geração de 45, mas dela se afasta pela

Leia mais

A amizade abana o rabo

A amizade abana o rabo RESENHA Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente ILUSTRAÇÕES: Marina relata, nessa história, seu encontro com cães especiais, que fazem parte de sua vida: Meiga, Maribel e Milord. A história

Leia mais

A Bandeira Brasileira e Augusto Comte

A Bandeira Brasileira e Augusto Comte A Bandeira Brasileira e Augusto Comte Resumo Este documentário tem como ponto de partida um problema curioso: por que a frase Ordem e Progresso, de autoria de um filósofo francês, foi escolhida para constar

Leia mais

3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos:

3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I 3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: Elaboração de cenas e improvisação teatral de textos jornalísticos.

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS.

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS. CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS DAURIMAR PINHEIRO LEÃO (depoimento) 2014 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

*Não foi propriamente um movimento ou escola literária; * Trata-se de uma fase de transição para o Modernismo, nas duas primeiras décadas do século

*Não foi propriamente um movimento ou escola literária; * Trata-se de uma fase de transição para o Modernismo, nas duas primeiras décadas do século *Não foi propriamente um movimento ou escola literária; * Trata-se de uma fase de transição para o Modernismo, nas duas primeiras décadas do século XX; * É quando surge uma literatura social, através de

Leia mais

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril

DATAS COMEMORATIVAS. CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL 22 de abril Descobrimento do Brasil. Pintura de Aurélio de Figueiredo. Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaram

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS

Usos e Costumes. Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS Usos e Costumes Nos Dias Atuais TIAGO SANTOS [ 2 ] Prefácio Nos dias atuais temos visto muitas mudanças de paradigmas nos regulamentos internos de nossas instituições. Isso tem ocorrido pela demanda de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum?

A Busca. Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas. Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas. encontrar uma trama em comum? A Busca Capítulo 01 Uma Saga Entre Muitas Sagas Não é interessante como nas inúmeras sagas que nos são apresentadas em livros e filmes podemos encontrar uma trama em comum? Alguém, no passado, deixouse

Leia mais

Colégio Nomelini Ensino Fundamental II LISTA Nº 04 9º ANO

Colégio Nomelini Ensino Fundamental II LISTA Nº 04 9º ANO Trazer a tarefa resolvida no dia: 22/03/2013 (Sexta-feira) Prof. Vanessa Matos Interpretação de textos LISTA Nº 04 9º ANO DESCRIÇÃO: A seleção de atividades é para a leitura e interpretação. Responda os

Leia mais

TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE A POESIA E A FUGA AO DIDATISMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE A POESIA E A FUGA AO DIDATISMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE A POESIA E A FUGA AO DIDATISMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS AUTOR(ES): STELA FERNANDES

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

Ser humano, sociedade e cultura

Ser humano, sociedade e cultura Ser humano, sociedade e cultura O ser humano somente vive em sociedade! Isolado nenhuma pessoa é capaz de sobreviver. Somos dependentes uns dos outros,e por isso, o ser humano se organiza em sociedade

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus.

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. Profeta Daniel Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. O livro de Daniel liga-se ao livro do Apocalipse do Novo Testamento, ambos contêm

Leia mais

Realidade vs Virtualidade

Realidade vs Virtualidade Realidade vs Virtualidade Vivendo entre quem Somos e quem queremos Ser Necessidade de sermos felizes Necessidade de sermos aceitos Necessidades de Sermos A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE Vivendo entre

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Professora Elisa Brincar, explorar, conhecer o corpo e ouvir histórias de montão são as palavras que traduzem o trabalho feito com o G3. Nesse semestre,

Leia mais

CURSO: A ESCOLA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL PROPOSTA PEDAGÓGICA - ENTREVISTA

CURSO: A ESCOLA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL PROPOSTA PEDAGÓGICA - ENTREVISTA CURSO: A ESCOLA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL PROPOSTA PEDAGÓGICA - ENTREVISTA NOME: ABADIAS SARAIVA ESCOLA: EMEIF FERNANDA DE ALENCAR COLARES TURMA: 7º ANO TURNO: MANHÃ DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008.

Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003. Rio de Janeiro, 28 de maio de 2008. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Departamento de Artes & Design Curso de especialização O Lugar do Design na Leitura Disciplina: Estratégia RPG Daniel Chaves Santos Matrícula: 072.997.003

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca INAUGURAÇÃO DA «CASA DE CULTURA JORGE

Leia mais

400 anos do cavaleiro sonhador

400 anos do cavaleiro sonhador 400 anos do cavaleiro sonhador Há 400 anos, Miguel de Cervantes publicava a primeira parte de Dom Quixote, livro que marcou a história da literatura. Críticos e estudiosos retomam a efeméride para discutir

Leia mais

JONAS RIBEIRO. ilustrações de Suppa

JONAS RIBEIRO. ilustrações de Suppa JONAS RIBEIRO ilustrações de Suppa Suplemento do professor Elaborado por Camila Tardelli da Silva Deu a louca no guarda-roupa Supl_prof_ Deu a louca no guarda roupa.indd 1 02/12/2015 12:19 Deu a louca

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

LEI ROUANET PROJETO ESTÓRIAS

LEI ROUANET PROJETO ESTÓRIAS LEI ROUANET PROJETO ESTÓRIAS Projeto Estórias I. Introdução O projeto Estórias nasceu da necessidade de incluir na literatura infantil personagens com câncer e o ambiente hospitalar. A literatura que contém

Leia mais

2ª Etapa: Propor a redação de um conto de mistério utilizando os recursos identificados na primeira etapa da atividade.

2ª Etapa: Propor a redação de um conto de mistério utilizando os recursos identificados na primeira etapa da atividade. DRÁCULA Introdução ao tema Certamente, muitas das histórias que atraem a atenção dos jovens leitores são as narrativas de terror e mistério. Monstros, fantasmas e outras criaturas sobrenaturais sempre

Leia mais

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO

ARTES AVALIAÇÃO. Aula 3.2 - AVALIAÇÃO Aula 3.2-2 1. A Anunciação é uma das obras mais conhecidas de Leonardo da Vinci. Feita por volta do ano de 1472, ela retrata uma das cenas bíblicas mais famosas de todos os tempos. Escreva nas linhas abaixo

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Nosso objetivo é inaugurar um espaço virtual para o encontro, o diálogo e a troca de experiências. Em seis encontros, vamos discutir sobre arte, o ensino da

Leia mais

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA

AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA AS MAIS DE DUZENTAS MENSAGENS DE UM OTIMISTA Emanuel Carvalho 1 SUMÁRIO Dedicatória 03 Agradecimentos 04 Prefácio 05 Mensagens de otimismo 08 até 94 2 Dedicatória Dedico este meu e-book a todas as pessoas

Leia mais

BARROCO O que foi? O barroco foi uma manifestação que caracterizava-se pelo movimento, dramatismo e exagero. Uma época de conflitos espirituais e religiosos, o estilo barroco traduz a tentativa angustiante

Leia mais

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES Introdução ao tema A importância da mitologia grega para a civilização ocidental é tão grande que, mesmo depois de séculos, ela continua presente no nosso imaginário. Muitas

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

SAUDAÇÃO À BANDEIRA NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL

SAUDAÇÃO À BANDEIRA NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL SAUDAÇÃO À BANDEIRA 2008 NOVEMBRO/2008 A BANDEIRA DO BRASIL Quando Dom Pedro I ergueu a espada E independência pediu O povo gritou com força E liberdade conseguiu. Foram feitas outras bandeiras Para o

Leia mais

Cara Professora, Caro Professor,

Cara Professora, Caro Professor, A olhinhos menina de rasgados Cara Professora, Caro Professor, Estamos oferecendo a você e a seus alunos um belo livro de narrativa A menina de olhinhos rasgados, do premiado autor mineiro Vanderlei Timóteo.

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL AULA 10 LITERATURA PROFª Edna Prado ROMANTISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL I - CONTEXTO HISTÓRICO Na aula passada nós estudamos as principais características do Romantismo e vimos que a liberdade era a mola

Leia mais

O RISCO ESPREITA, MAIS VALE JOGAR PELO SEGURO

O RISCO ESPREITA, MAIS VALE JOGAR PELO SEGURO ANA MARIA MAGALHÃES ISABEL ALÇADA [ ILUSTRAÇÕES DE CARLOS MARQUES ] O RISCO ESPREITA, MAIS VALE JOGAR PELO SEGURO COLEÇÃO SEGUROS E CIDADANIA SUGESTÃO PARA LEITURA ORIENTADA E EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. É na presença do outro que a pessoa forma a sua identidade. Lev Vygotsky

A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. É na presença do outro que a pessoa forma a sua identidade. Lev Vygotsky A vida em grupo é uma exigência da natureza humana É na presença do outro que a pessoa forma a sua identidade. Lev Vygotsky No processo de socialização a criança aprende as regras básicas, os valores e

Leia mais

Duas faces, uma só Pessoa

Duas faces, uma só Pessoa P á g i n a 3 Duas faces, uma só Pessoa ANA LUÍSA RIBEIRO DOS SANTOS Ana Santos P á g i n a 4 FICHA TÉCNICA EDIÇÃO: Ana Santos TITULO: Duas faces, uma só pessoa AUTORA: Ana Santos IMAGEM DA CAPA: Capa:

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da

A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da O Pentateuco A Palavra PENTATEUCO vem do grego e significa cinco livros. São os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros falam da formação do mundo, da humanidade, do povo escolhido. As histórias

Leia mais

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP)

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) RESUMO A língua sofre constantemente uma invasão de novos vocábulos que

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL Educador: Luciola Santos C. Curricular: História Data: / /2013 Estudante: 7 Ano Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL 7º Ano Cap 1e 2 Feudalismo e Francos Cap 6 Mudanças no feudalismo Cap 7 Fortalecimento

Leia mais

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor:

Projeto ESCOLA SEM DROGAS. Interpretando o texto Por trás das letras. Nome: Escola: Série: Título: Autor: Projeto ESCOLA SEM DROGAS Interpretando o texto Por trás das letras Nome: Escola: Série: Título: Autor: O que a capa do livro expressa para você? Capitulo 1 - Floresta Amazônia Por que a autora faz uma

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci ELABORAÇÃO DE TEXTOS II

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci ELABORAÇÃO DE TEXTOS II Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci ELABORAÇÃO DE TEXTOS II RESUMO, RESENHA, SINOPSE E SÍNTESE Uma dúvida muito frequente que incomoda principalmente os alunos, em qualquer estágio de aprendizagem é a diferença

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

informações em documentos.

informações em documentos. C O L É G I O L A S A L L E EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000- Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições

Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições Como conseguir um Marido Cristão Em doze lições O. T. Brito Pág. 2 Dedicado a: Minha filha única Luciana, Meus três filhos Ricardo, Fernando, Gabriel e minha esposa Lúcia. Pág. 3 Índice 1 é o casamento

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Conteúdo: - Cubismo e Abstracionismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I Habilidades: - Conhecer e distinguir diferentes momentos

Leia mais

A cigarra e a formiga

A cigarra e a formiga A cigarra e a formiga Texto: Jean de La Fontaine e Paul Beaupère Ilustrações: Paul Beaupère Tradução: Irami B. Silva ISBN: 9788576668619 Páginas: 32 Formato: 14,5 X 19cm A cigarra passou o verão divertindo

Leia mais

ARTES: A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

ARTES: A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX ARTES: A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX Neoclassicismo ou Academicismo: * Últimas décadas do século XVIII e primeiras do XIX; * Retoma os princípios da arte da Antiguidade grecoromana; * A

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais