PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 CIÊNCIAS / 6º ANO 1º TRIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 CIÊNCIAS / 6º ANO 1º TRIMESTRE"

Transcrição

1 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 CIÊNCIAS / 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: MÓDULOS: QUESTÃO 01 O planeta Terra pode ser dividido didaticamente em quatro grandes regiões: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. Caracterize cada uma dessas regiões. QUESTÃO 02 No livro Viagem ao centro da Terra, os personagens conseguem chegar ao centro do planeta, o que se sabe ser impossível, pois, a cada 30 metros de profundidade, a temperatura aumenta em torno de 1 grau centígrado. Mas, levando-se em consideração o livro, cite quais as camadas da Terra os personagens passariam e dê uma breve descrição do que eles iriam encontrar. QUESTÃO 03 Ao observar os contornos de alguns continentes, África e América do Sul, um cientista percebeu a semelhança entre as bordas de cada um e postulou uma determinada teoria. a- Qual a teoria postulada por esse cientista? Explique-a. b- Qual outra evidência que o cientista pode se basear para confirmar sua teoria, além das bordasdos continentes? c- As placas tectônicas podem ter três tipos de movimentos, que podem explicar a teoria postulada pelo cientista. Quais são esses movimentos e explique-os. QUESTÃO 04 A fim de medir a intensidade de tremores de terra, uma escala foi criada, a escala Richter. É comum ouvir nos noticiários os valores atribuídos aos tremores. De tal maneira, pode-se ter noção dos estragos ocorridos. a- O que são ondas sísmicas? b- Qual o aparelho usado para medir a intensidade das ondas sísmicas? c- Explique a diferença entre terremotos e maremotos. QUESTÃO 05 Alguns vulcões apresentam o que chamamos de atividade explosiva, enquanto outros vulcões não apresentam esse tipo de atividade. Explique como os vulcões são formados. QUESTÃO 06 Em vários locais do planeta existem regiões nas quais de dentro do solo saem jatos de água aquecida: são as chamadas fontes termais ou gêiser. Qual a relação entre as fontes termais e o magma presente no manto? QUESTÃO 07 As rochas podem ser classificadas em três tipos: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Explique como cada uma dessas rochas foram formadas.

2 QUESTÃO 08 Ao observar uma caverna, notamos com espanto as inúmeras formas que suas paredes podem ter. Inúmeros contornos são esculpidos nas rochas, tornando as cavernas locais enigmáticos. Qual fenômeno é responsável por definir essas formações? Explique como ocorre. QUESTÃO 09 O solo é a porção superficial da crosta. É no solo que os alimentos são plantados e os animais vivem e realizam suas atividades. O conhecimento das características do solo é de extrema importância para sua manutenção e qualidade. Abaixo estão algumas das características do solo. Assinale as verdadeiras com (V) e as falsas com (F): ( ) O solo é composto principalmente por minerais, sendo isento de matéria orgânica. ( ) A formação do solo se dá pela desintegração de rochas preexistentes. ( )A parte orgânica do solo é formada por sais minerais, animais e folhas em decomposição ( ) O espaço presente entre os grãos minerais é preenchido por água, ar e outras substâncias produzidas pelos organismos que vivem no solo ( ) A rocha que dá origem ao solo chama-se rocha matriz. QUESTÃO 10 Os solos são diferentes principalmente pelo tipo de rocha matriz que os formou, mas também por sua permeabilidade. Diferencie os solos: arenoso, argiloso e fértil.

3 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 HISTÓRIA / 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 MÓDULOS: Observe abaixo uma pintura rupestre encontrada na Argélia (África): a) Que tipo de fonte histórica é essa? b) De acordo com os especialistas, por que as pessoas da Pré-História produziam essas pinturas? QUESTÃO 02 Observe o mapa abaixo relativo às teorias sobre a chegada do ser humano à América: a) Circule a seta que representa a Teoria do Estreito de Bering. b) Explique o que é o Estreito de Bering QUESTÃO 03 Sobre os conceitos estudados em sala a) Governo é uma autoridade governante de uma unidade política, cujo objetivo é estabelecer e fazer cumprir as regras de uma sociedade política, exercendo autoridade. Cite e explique dois tipos de governo. b) Cultura é uma palavra que engloba conhecimento, hábitos, costumes, crenças, artes, lei e moral. Dê exemplos de práticas culturais de 3 povos diferentes:

4 QUESTÃO 04 Observe as imagens e responda: Imagem 1 Imagem 2 a) Qual dessas imagens revela a prática da agricultura? A que período se refere? b) Identifique e explique os tipos de mudanças que a prática da agricultura causou na vida de homens e mulheres no período: c) A prática da agricultura foi tão importante que levou o nome de uma Revolução. Que Revolução foi essa? QUESTÃO 05 Analise a tirinha com atenção:

5 Considerando as diferentes explicações sobre a origem do Universo e da humanidade conhecidas por Criacionismo e Evolucionismo, por que Darwin não achou graça da brincadeira feita por Deus? Explique: QUESTÃO 06 Acredita-se que a descoberta do fogo, ocorrida a cerca de 500 mil anos, tenha sido uma das mais importantes conquistas humanas. Explique por que a descoberta e o posterior domínio do fogo foram essenciais para a sobrevivência do homem no planeta; e em que período essa descoberta aconteceu: QUESTÃO 07 A História é dividida em cinco períodos. Escreva esses períodos em ordem cronológica: QUESTÃO 08 Os principais vestígios desses povos são montes de conchas chamados de Sambaquis Sobre os Sambaquis marque a alternativa INCORRETA: a)formados desde 10 mil até cerca de mil anos atrás. b)os Sambaquis eram usados para enterrar os mortos juntos com seus objetos pessoais, enfeites, utensílios e armas. c)os Sambaquis são encontrados com mais frequência no litoral. d) Os Sambaquis viveram por todo o território brasileiro menos no litoral. e) Os Sambaquis são montes de conchas, ossos e restos de animais

6 QUESTÃO 09 Conforme estudamos em sala, escreva: a) Duas características do Período Paleolítico: b) Duas características do Período Neolítico: c) Duas características da Idade dos Metais: QUESTÃO 10 Em 1785, foi encontrado um fóssil humano no sítio arqueológico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, que foi chamado de Luzia. Uma informação mais recente diz que o fóssil Luzia é datado de anos. Com base nessas informações e no que estudamos em sala, responda: a) Cite dois profissionais que ajudam os historiadores a pesquisar e entender os fósseis? b) Qual componente químico é usado para calcular a idade dos fósseis?

7 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 PORTUGUÊS / 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 MÓDULOS: WILL. Disponível em: Acesso em: 7 nov Opportunity é o nome de um veículo explorador que aterrissou em Marte com a missão de enviar informações à Terra. A charge apresenta uma crítica ao(à) a) gasto exagerado com o envio de robôs a outros planetas. b) exploração indiscriminada de outros planetas. c) circulação digital excessiva de autorretratos. d) vulgarização das descobertas espaciais. e) mecanização das atividades humanas. QUESTÃO 02 Em uma conversa ou leitura de um texto, corre-se o risco de atribuir um significado inadequado a um termo ou expressão, e isso pode levar a certos resultados inesperados, como se vê nos quadrinhos abaixo. Nessa historinha, o efeito humorístico origina-se de uma situação criada pela fala da Rosinha no primeiro quadrinho, que é: a) Faz uma pose bonita! b) Quer tirar um retrato? c) Sua barriga está aparecendo! d) Olha o passarinho! e) Cuidado com o flash!

8 QUESTÃO 03 Blog é concebido como um espaço onde o blogueiro é livre para expressar e discutir o que quiser na atividade da sua escrita, com a escolha de imagens e sons que compõem o todo do texto veiculado pela internet, por meio dos posts. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém como em um diário pessoal, função para qual serviu inicialmente e que o popularizou, permitindo também que seja um espaço para a discussão de ideias, trocas e divulgação de informações. A produção dos blogs requer uma relação de troca, que acaba unindo pessoas em torno de um ponto de interesse comum. A força dos blogs está em possibilitar que qualquer pessoa, sem nenhum conhecimento técnico, publique suas ideias e opiniões na web e que milhões de outras pessoas publiquem comentários sobre o que foi escrito, criando um grande debate aberto a todos. LOPES, B. O.A LINGUAGEM DOSBLOGSE AS REDES SOCIAIS. Disponível em: Acesso em: 29 abr (adaptado). De acordo com o texto, o blog ultrapassou sua função inicial e vem se destacando como a) Estratégia para estimular relações de amizade b)espaço para exposição de opiniões e circulação de ideias c) Gênero discursivo substituto dos tradicionais diários pessoais. d)ferramenta para aperfeiçoamento da comunicação virtual escrita e) Recurso para incentivar a ajuda mútua e a divulgação da rotina diária. QUESTÃO 04 O texto IV apresenta uma situação comum vivida por grande parte das famílias da sociedade atual. Os pais admitem uma preocupação com relação às atitudes cotidianas do filho quando dizem Achamos que você passa tempo demais batendo papo na internet.... No texto, o que comprova que a avaliação dos pais sobre o menino está correta? QUESTÃO 05 A cada dia estamos mais envoltos pelo mundo digital, resultado da evolução tecnológica que trouxe, entre outros aspectos, mudanças na forma com que nos relacionamos e comunicamos. Por que as pessoas utilizam tantas abreviações em conversas informais pela internet?

9 QUESTÃO 06 As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais. c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado. e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais. QUESTÃO 07 Com relação ao texto retirado do Whatsapp, assinale a alternativa correta: Vc viu como ele xegô em kzahj? Tôdublz! a) Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa. b) Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto. c) Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal. d) Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc. e) O texto está de acordo com a norma culta da língua portuguesa. QUESTÃO 08 Os poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti... O texto é todo construído por meio do emprego de uma figura de estilo. Essa figura é denominada de:

10 a) elipse b) metáfora c) metonímia d) personificação e) Catacrese QUESTÃO 09 9 As figuras de linguagem são importantes recursos expressivos da linguagem oral e escrita. Calvin e Haroldo de Bill Watterso Qual figura de linguagem está presente na fala do garoto? a) Antítese. b) Prosopopeia. c) Pleonasmo. d) Anacoluto. e) Ironia. QUESTÃO 10 É sempre bom lembrar que, no discurso improvisado, estamos todos arriscados a cometer imprecisões. Uma dessas imprecisões frequentemente presentes na fala das pessoas é denominada pleonasmo vicioso. Trata-se da repetição inútil e desnecessária de algum termo ou ideia na frase. Encontre a alternativa que apresenta esse vício de linguagem. a) "Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola." (Bradock, amigo do ex-jogador Romário, reclamando de um passe longo) b) "No México que é bom. Lá a gente recebe semanalmente de quinze em quinze dias." (Ferreira, ex-ponta-esquerda do Santos) c) "Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe." (Jardel, ex-atacante do Vasco, do Grêmio e da Seleção) d) "O juiz deverá adiar a partida para depois..." (Locutor esportivo Galvão Bueno, antes do amistoso entre Brasil e Inglaterra, durante a falha na iluminação de Wembley) e) "Temos que subir sete degrais. O primeiro já subimos." (Ex-jogador Cafu, para quem a escalada para ser campeão não poupa nem a gramática)

11 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 INGLÊS / 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: QUESTÃO 01 Complete with: This/ These/ That/ Those: MÓDULOS: a. are rulers. b. is a guitar. c. is a box. d. are my hats. QUESTÃO 02 Put the sentences in order: a. Drugstore / is / Where / the? b. Where / the / Police Station / is? QUESTÃO 03 Look at the map and complete with Prepositions of place (next to, opposite to, between):

12 a. The school is the restaurant. b. The police station is the bank and the store. c. The hospital is the church. QUESTÃO 04 Do you remember the name of these School objects? QUESTÃO 05 Circle the correct option according the Simple Present: a. Susan always wash/ washes the hands. b. They usually run / runs. c. We never tell/ tells jokes. d. He practice / practices sports Every week. Text: Tom s Job Tom works at a bank. He is the manager. He starts work every day at 8:00 am. He finishes work every day at 6:00 pm. He lives very close to the bank. He walks to work every day. His brother and sister also work at the bank. But, they do not live close to the bank. They drive cars to work. They start work at 9:00 am. In the bank, Tom is the boss. He helps all the workers and tells them what to do. He likes his job. He is also very good at his job. Many customers like Tom, and they say hello to him when they come to the bank. Tom likes to talk to the customers and make them feel happy. Tom really likes his job. Responda sobre o texto: QUESTÃO 06 What time does Tom start work? (Em Inglês) _ QUESTÃO 07 Tom dirige até seu trabalho? (Em Português) _ QUESTÃO 08 Quem mais trabalha com Tom no banco? (Em Português) _ QUESTÃO 09 How does Tom feel about his job? ( ) Good ( ) Bad QUESTÃO 10 Choose the correct Possessive adjective: a. Pedro is my friend. Her/His notebook is new. b. We bought a computer. Our/Their computer is modern. c. John and Peter are brothers. Our/Their family are big.

13 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 MATEMÁTICA I e II / 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: MÓDULOS: QUESTÃO 01 Luciana e Gabriela participaram de uma gincana em que foi sorteada uma expressão para cada garota calcular. O resultado correspondia à caixa que deveria ser aberta para ver a próxima tarefa. (A) Tarefa 1 (B) Tarefa 2 (C) Tarefa 3 (D) Nenhuma das três tarefas. QUESTÃO 02 Qual é o valor da potência?

14 QUESTÃO 03 Resolva os itens abaixo: I- A raiz quadrada de 121 é: II- O dobro de 8 e o quadrado de 8 são, respectivamente: (A) 11 porque =110 (A) 16 e 16 (B) 11 porque 11² = 121 (B) 16 e 64 (C) 11 porque = 121 (C) 64 e 16 (D) 11 porque = (D) 64 e 64 QUESTÃO 04 Uma gata, chamada Pepi, deu à luz a três gatinhas. Cada uma, depois de um ano, gerou três gatas, e assim sucessivamente. Qual é o número de gatas, descendentes de Pepi, em 4 gerações? (A) 3 (B) 9 (C) 27 (D) 81 QUESTÃO 05 Numa gincana esportiva, veja o número de pontos que uma equipe marca de acordo com a sua classificação em cada fase: Pontuação por fase: Posição 1º lugar 2º lugar 3º lugar Número de pontos Nessa gincana a equipe azul chegou 5 vezes em 1º lugar, 8 vezes em 2º lugar e 2 vezes em 3º lugar. Nessas condições, escreva uma expressão numérica para representar quantos pontos a equipe marcou nessa gincana e determine quantos pontos ela marcou. QUESTÃO 06 O gráfico ilustra a distribuição percentual de energia elétrica no Brasil dos diversos setores e do setor industrial.

15 Com base no gráfico, podemos afirmar que o setor de metais consome mais que todos os outros setores juntos? Se sim, quanto a mais? QUESTÃO 07 Luciano ganhou R$ 14,00 no seu primeiro dia de trabalho e nos três dias seguintes recebeu sempre o dobro do dia anterior. Marta ganhou R$ 5,00 no primeiro dia e nos três seguintes receber sempre o triplo do dia anterior. Luciano Marta 1º DIA 2º DIA 3º DIA 4º DIA a) Quem recebeu mais no total dos quatro dias? b) Quanto a mais? QUESTÃO 08 O gráfico ao abaixo mostra em quais estados brasileiros os alunos de uma escola de São Paulo, que viajaram, passaram suas férias. RS 20% RJ 40% BA 15% MG 10% CE 15% Que estado recebeu o maior número de alunos? QUESTÃO 09 O gráfico ao lado mostra a produção de uma fábrica de calçados no 1º trimestre de 2009.

16 Quantos pares de calçados foram produzidos no trimestre? QUESTÃO 10 A figura abaixo mostra um teatro onde as cadeiras da platéia são numeradas de 1 a 25. Mara recebeu um ingresso de presente que dizia o seguinte: Sua cadeira está localizada exatamente no centro da platéia. Qual a cadeira de Mara?

17 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 REDAÇÃO / 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: MÓDULOS: A velha contrabandista Stanislaw Ponte Preta Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega tudo malandro velho começou a desconfiar da velhinha. Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela: Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco? A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu: É areia! Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás. Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. Diz que foi aí que o fiscal se chateou: Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista. Mas no saco só tem areia! insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs: Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias? O senhor promete que não espaia? quis saber a velhinha. Juro respondeu o fiscal. É lambreta.

18 De acordo com os elementos da narrativa, responda: QUESTÃO 01 Qual o tipo de narrador possui nos trechos abaixo? Justifique a sua resposta destacando o verbo. Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega tudo malandro velho começou a desconfiar da velhinha Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias? Podemos dizer que a velhinha é um personagem secundário? Justifique a sua resposta. QUESTÃO 02 Destaque do trecho abaixo uma marca da oralidade, isto é, uma gíria usada pelo emissor. Em seguida, Reescreva a frase substituindo a palavra destacada. Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista. QUESTÃO 03 Observe o trecho e diga se o policial desempenha a função de locutor ou locutário. Explique. Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista. QUESTÃO 04 O que o autor quis dizer com a expressão tudo malandro velho?

19 O homem e a galinha Ruth Rocha Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras. Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher: Olha o ovo que a galinha botou. A mulher ficou contente: Vamos ficar ricos! E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse: Pra que este luxo todo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló Muito menos sorvete! Vai que a mulher falou: É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro! O marido não quis conversa: Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo. Aí a mulher disse: E se ela não botar mais ovos de ouro? Bota sim! o marido respondeu. A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse: Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho. E se ela não botar mais ovos de ouro? Bota sim. respondeu o marido. Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse: Pra que este luxo de dar milho pra galinha? Ela que cate o de-comer no quintal! E se ela não botar mais ovos de ouro? Bota sim o marido falou. Aí a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Um dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais. Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló. QUESTÃO 05 O conto fantástico é conhecido por misturar características reais a imaginarias. Retire do texto 1 exemplo de uma atitude possível no mundo real e outra somente possível no mundo fantástico. Produção textual Agora é a sua vez : Continue o texto, dando-lhe um novo final, a partir do ponto abaixo. Mas não esqueça: - Seu texto não precisa de título, pois é uma continuação. - Deve ter entre 10 e 15 linhas. -Depois de escrito, corrija os erros e passe à caneta.

20 Aí a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Um dia a galinha encontrou o portão aberto...

21 PLANO DE ESTUDO - PROVA 01 GEOGRAFIA / 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: NOTA: MÓDULOS: QUESTÃO 01 A imagem mostra o telescópio Hubble e parte da superfície terrestre. Sobre a Terra, é correto afirmar que: skmribeirofiles.wordpress.com/2009/04/hubble.jpg (A) a Terra apresenta forma oval e achatada nos pólos, e gira no sistema solar junto com a Lua, no movimento de rotação. (B) a Terra apresenta uma forma cilíndrica e gira no sistema solar, junto com a Lua. (C) a Terra apresenta aparência azulada, tem forma arredondada e achatada nos pólos e gira ao redor Sol, com o movimento de translação. (D) a Terra apresenta uma forma oval e se movimenta sozinha no sistema solar. QUESTÃO 02 A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra. a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar. b) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida (muito quente) e a face escura, gelada, sendo impossível a vida no planeta. c) O movimento de translação é que determina a duração do tempo de luz necessário para uma planta ou animal se desenvolver naturalmente, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão. d) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites. QUESTÃO 03 Sabendo que são 7 horas e com seus conhecimentos responda as questões:

22 a) Em que ponto cardeal está localizado o teatro? b)qual a localização da escola? c)às 18 horas onde o sol estará localizado? QUESTÃO 04 Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z. QUESTÃO 05 Quais são as coordenadas das cidades A e B e C e D?

23 QUESTÃO 06 Analise o planisfério e complete a tabela com os pontos A, B, C e D. QUESTÃO 07 Analise o planisfério abaixo e faça o que se pede: a) Complete a legenda colocando os nomes dos hemisférios, observando as cores. b) Coloque o nome das linhas imaginárias que "cortam" nosso planeta. QUESTÃO 08 É uma representação com escala bastante grande em que os detalhes aparecem com nitidez. Essa representação serve, portanto, para representar áreas pequenas, como construções, terrenos, bairros etc. As características cartográficas citadas referem-se a qual tipo de representação da superfície terrestre? (A). Globo Terrestre (B). Imagem de Satélite (C). Mapa (D). Planta (E). Tábua de argila

24 QUESTÃO 09 Hoje, as representações da Terra são construídas a partir de sofisticados recursos tecnológicos, como os satélites, que transmitem as informações por computadores, transformando-as em um tipo de representação da superfície terrestre. Essas representações fornecem detalhes da superfície da Terra, permitindo a observação de vegetação, estradas, lagos, rios, aglomerados urbanos etc. As características cartográficas citadas referem-se a qual tipo de representação da superfície terrestre? (A). Globo Terrestre (B). Imagem de Satélite (C). Mapa (D). Planta (E). Tábula de argila QUESTÃO 10 Leia com atenção: 29/11/ h30- Google testa sistema localizador para celular sem GPS da France Presse, em Nova York. Com um telefone celular com conexão à internet, mesmo sem o sistema GPS (posicionamento global por satélite), o Google pode localizar a área em que uma pessoa está, graças à antena do aparelho. No blog da empresa, anunciase que a função, batizada de "My Location" permite localizar nos mapas do Google o lugar onde um determinado celular se encontra, com uma margem de erro de metros. Segundo o jornal "The New York Times", o Google registrou as localizações das antenas, graças a dados enviados por usuários de telefones com GPS que se conectam à Internet, o que permitiu apontar suas posições em um mapa. O que é GPS? Como ele facilita a vida das pessoas? Comente.

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso direto e indireto. TEXTO GERADOR I O Texto Gerador é um

Leia mais

Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão

Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão 1. imóvel. Comente o uso que nela se faz do pronome demonstrativo isso. 2. Auto Retrato Falado Venho de um Cuiabá

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 30 / 5 / 2019 TEXTO 1 O HOMEM E A GALINHA Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma

Leia mais

3º ano Ensino Médio Integrado

3º ano Ensino Médio Integrado 3º ano Ensino Médio Integrado A dissertação é um textual no qual se desenvolve ou se explica um assunto. Tal definição subdivide-se, ainda, em dois: e. No primeiro prevalece a apresentação de um (a) ;

Leia mais

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Professor(a) da Disciplina: Data: /05/2019 1º TRIMESTRE Aluno (a): Nº 6º ano Ensino Fundamental II Período: Matutino Conteúdos: Leitura e compreensão de

Leia mais

LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LITERATURA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 3ª TURMAS: A,B,C ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos de recuperação.

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 4 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Leia com atenção as palavras do quadro a seguir e utilize-as para escrever um parágrafo sobre o planeta Terra. sistema solar

Leia mais

(PONTE PRETA, Stanislaw. A velha contrabandista. In: Contos brasileiros I. 19. ed. São Paulo: Ática, 2010)

(PONTE PRETA, Stanislaw. A velha contrabandista. In: Contos brasileiros I. 19. ed. São Paulo: Ática, 2010) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Nas questões em

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== O Homem e a Galinha

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF. Nosso planeta é um astro que está sempre em movimento no espaço.

DATA: 02 / 05 / 2017 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF. Nosso planeta é um astro que está sempre em movimento no espaço. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 207 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT EsCOLA de Educação Básica. Stanislaw Ponte Preta

COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT EsCOLA de Educação Básica. Stanislaw Ponte Preta COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT EsCOLA de Educação Básica Aluno (a): 6º ano Professor (a): Ana Paula Braz e Márcia Zanoli 1º Semestre/2016 Caderno de Recuperação de Português Conteúdos: Leitura

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 1ª Etapa Ano: 6 Turma: 61

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Final. 1ª Etapa Ano: 6 Turma: 61 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 1ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 6 Turma: 61 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

QUESTÃO 02. Identifique os pontos cardeais e colaterais de acordo com os números e letras que estão na Rosa. dos Ventos. 1: a: 2: b: 3: c: 4: d:

QUESTÃO 02. Identifique os pontos cardeais e colaterais de acordo com os números e letras que estão na Rosa. dos Ventos. 1: a: 2: b: 3: c: 4: d: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: QUESTÃO 01. Paisagem é a parte do espaço geográfico que pode

Leia mais

R.: R.: 01- TEXTO 1. a) Sobre a imagem acima, responda: Por que o planeta Terra é chamado de planeta azul?

R.: R.: 01- TEXTO 1. a) Sobre a imagem acima, responda: Por que o planeta Terra é chamado de planeta azul? PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- TEXTO 1 a) Sobre a imagem acima, responda:

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Ciências Data: Professor: Paulo Ney Nota: 01 Considere os seguintes objetos: a) Uma fogueira. b) Uma

Leia mais

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA

O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA O PLANETA TERRA, CONTINENTES E OCEANOS, REPRESENTAÇÕES DO PLANETA, MOVIMENTOS TERRESTRES, POPULAÇÃO BRASILEIRA E MISCIGENAÇÃO GEOGRAFIA 1ª ETAPA Terra A Terra é um dos oito planetas do Sistema Solar. Ela

Leia mais

Conteúdo Programático para Exame

Conteúdo Programático para Exame Conteúdo Programático para Exame DISCIPLINA: CIÊNCIAS SÉRIE: 6º ANO Cap 1 Ap. 1 Cap. 2 Ap. 1 Cap 3 Ap.1 Cap. 4 Ap.1 Cap. 1 Ap. 2 Cap. 2 Ap. 2 Cap. 3 Ap. 2 Cap. 4 Ap. 2 Cap 1 Ap. 3 Cap. 2 Ap. 3 Cap.3 Ap.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia e História ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA: O planeta Terra e sua superfície. Os

Leia mais

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA 1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA 01.A rosa dos ventos é um dos primeiros sistemas de referência terrestre, muito utilizado até hoje. Como se chegou à montagem da primeira

Leia mais

1. A planta, o planisfério e o globo terrestre são utilizados para representar, respectivamente:

1. A planta, o planisfério e o globo terrestre são utilizados para representar, respectivamente: SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 6ª Ano

Leia mais

G A B A R I T O PH SISTEMA DE ENSINO. Prova ph P-01. Tipo H4-05/2015

G A B A R I T O PH SISTEMA DE ENSINO. Prova ph P-01. Tipo H4-05/2015 PH SISTEMA DE ENSINO Prova ph P-01 Tipo H4-05/2015 G A B A R I T O 01. D 11. D 21. C 31. D 02. C 12. B 22. B 32. A 03. D 13. D 23. D 04. A 14. A 24. C 05. B 15. A 25. A 00 06. A 16. B 26. B 00 07. D 17.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-3º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender o conceito de solo e sua formação; Identificar as

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro e/ou no caderno. Livro didático: Língua Portuguesa

Leia mais

Programação Bimestral. Ensino Fundamental

Programação Bimestral. Ensino Fundamental Programação Bimestral Ensino Fundamental Capítulo 5: Da infância - Texto: Os meninos da rua Paulo - Classificação dos substantivos Capítulo 7: Partes da infância: doces e avós - Texto: Infância - Substantivos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN. 6º ano. Ciências

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN. 6º ano. Ciências 6º ano Ciências Terra e Universo Universo e Sistema Solar A Origem do Universo e a formação do Sistema solar; O Sol; Planetas e satélites naturais; Asteroides e estrelas cadentes; Cometas; Os planetas

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 2

1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 2 1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 2 GRAMÁTICA 1- Pesquise em uma charge de sua escolha os elementos verbais e não verbais que unidos transmitem uma mensagem. O que é mais marcante para a transmissão

Leia mais

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco.

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18/12/2017 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO (a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR (a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão está relacionada aos seguintes conteúdos: Capítulo 02 Conhecendo a Terra * camadas

Leia mais

Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Oceano Atlântico. Belo Horizonte. Salvador. Rio de Janeiro Grande São Paulo

Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Oceano Atlântico. Belo Horizonte. Salvador. Rio de Janeiro Grande São Paulo A TERRA POR DENTRO E POR FORA PLANETA TERRA VISTA POR MEIO DE UM SATÉLITE Esta região azul mais clara é a plataforma continental brasileira. Belo Horizonte Oceano Atlântico Salvador Rio de Janeiro Grande

Leia mais

PLANO DE ESTUDO PROVA 01 CIÊNCIAS 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: MÓDULOS:

PLANO DE ESTUDO PROVA 01 CIÊNCIAS 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: MÓDULOS: PLANO DE ESTUDO PROVA 01 CIÊNCIAS 6º ANO 1º TRIMESTRE NOME: MÓDULOS: 4-5- 6-7 QUESTÃO 01 O planeta Terra pode ser dividido didaticamente em quatro grandes regiões: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Unidade I O Brasil antes de Cabral. Capítulo 1 Primeiros

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2º Tempo / alfa Nome: Nº: Ensino Fundamental AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR Data: / /2016 MANHÃ Ano: 6 o Bimestre: 2 o Código da Prova: 1606204056 NOTA: 1) Algumas crianças estavam brincando de caça ao tesouro

Leia mais

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR 2º Tempo / beta Nome: Nº: Ensino Fundamental AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR Data: / /2016 MANHÃ Ano: 6 o Bimestre: 2 o Código da Prova: 1606204178 NOTA: 1) Relacione as colunas a seguir: Coluna A A) Patrimônio

Leia mais

1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 4 Da matéria dada de 25/02 à 01/03/19.

1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 4 Da matéria dada de 25/02 à 01/03/19. 1º ENSINO MÉDIO LIÇÃO DE CASA SEMANA 4 Da matéria dada de 25/02 à 01/03/19. GRAMÁTICA 1- Explique com suas palavras como funciona o dinamismo da língua e o que ele proporciona. 2- Diga com suas palavras

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Leitura das págs. 91 e 93 do livro de Português

Leia mais

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas.

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Felipe Marçal DATA: 17/12/2016 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 6º ANO TURMA: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Fábio DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

6ºano. 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010

6ºano. 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 6ºano 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 INSTRUÇÕES, OBSERVAÇÕES & INFORMAÇÕES 1. Todas as respostas, argumentações, justificativas e desenvolvimentos têm de ser escritos a tinta (azul

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 4.º ANO/EF 2018 Caro (a) aluno (a), É tempo de rever os conteúdos estudados durante o ano letivo e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Lucas Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado / Rubrica

Leia mais

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta.

06- Existe algum calendário mais correto do que o outro? Explique sua resposta. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Qual a utilidade da História?

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Geografia - ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 4 o - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA: Entendendo os mapas; Conhecendo os mapas; Os mapas

Leia mais

DATA: 18/12/17 ETAPA: ANUAL VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 18/12/17 ETAPA: ANUAL VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORAS: IVA PEREIRA DATA: 18/12/17 ETAPA: ANUAL VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6º ANO TURMA: ANCHIETA Nº: 1. Este trabalho

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Leitura do texto: A borboleta de asas de fogo

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 TIPO DE AVALIAÇÃO: Produção Textual CAT 1º Período Valor: 10,0 Nome: Nº 6º ano Ensino Fundamental

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Caro(a)

Leia mais

A Representação do Espaço

A Representação do Espaço CARTOGRAFIA A Representação do Espaço A Cartografia É o ramo da Geografia que tem como objetivo a representação da Terra ou parte dela É a linguagem responsável pela representação visual das informações

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos autônomos são referentes aos capítulos de As rochas e os solos (Capítulo 6 do livro didático) e O ar e o Universo (capítulos 11,

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia / História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE HISTÓRIA Capítulos 1, 2 e 3 do livro didático. A origem dos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Bento e Joyce

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Bento e Joyce Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professores: Bento e Joyce Atividades para Estudos Autônomos Data: 10 / 5 / 2019 Caros alunos, Uma etapa está terminando, mas outra começa

Leia mais

BEM TE VIU, BEM TEVÊ

BEM TE VIU, BEM TEVÊ SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Análise de discursos textuais: questões

Análise de discursos textuais: questões Análise de discursos textuais: questões Com base no texto a seguir, responda às questões (1) e (2): Os Poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 11/11/2016 Ensino Fundamental II Série: SEXTO ANO Turmas: 16A, 16B e 16C RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL E AVALIAÇÃO ESPECIAL Conteúdos de

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARA PORTUGUÊS

ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARA PORTUGUÊS ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARA PORTUGUÊS ALESSANDRA CÂNDIDA DA SILVA 1, ANDRESA MACHADO DA SILVA 1, JEOVÂNIA MARIA DE LIMA 1, JULIANA DOS REIS BORGES CORRÊA 1, MIRIÃ SARA PACHECO SILVA

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 8º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Leitura das páginas 84, 85 e 86. Fazer a interpretação de texto no livro - páginas 87 e 88.

Leia mais

03- Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões.

03- Observe abaixo a figura de duas vertentes, uma em condições naturais (A) e outra urbanizada (B), e responda às questões. PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- A água é um

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos Nome: 6 Atividades de Geografia para o exame final 6º ano ATENÇÃO: As atividades que se seguem devem ser respondidas em seu caderno de Geografia para serem

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA RECUPERAÇÃO PARCIAL GEOGRAFIA

EXERCÍCIOS DE MONITORIA RECUPERAÇÃO PARCIAL GEOGRAFIA 1ª série Ens. Médio EXERCÍCIOS DE MONITORIA RECUPERAÇÃO PARCIAL GEOGRAFIA 1. A figura exemplifica o movimento de translação da Terra. O que significa solstício e equinócio? Identifique as estações do ano

Leia mais

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 16/04 Inglês 12h15 às 13h. Salas de Inglês 16/04

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 16/04 Inglês 12h15 às 13h. Salas de Inglês 16/04 São Paulo, 15 de março de 2019. Avaliações Acumulativas 2-1º Trimestre - 6º ano - Manhã - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Encaminhamos para organização, supervisão e estudo em anexo, o calendário

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/16 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2)

Leia mais

UNIDADE: DATA: 30 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 30 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 30 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Ensino Fundamental Módulo 11 3º período 11/08/2017. TEXTO I Leia a tira para responder à questão.

LÍNGUA PORTUGUESA. Ensino Fundamental Módulo 11 3º período 11/08/2017. TEXTO I Leia a tira para responder à questão. 6º ano Ensino Fundamental Módulo 11 3º período 11/08/2017 LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I Leia a tira para responder à questão. 1. Com base na tirinha, assinale a opção correta em relação ao sentimento que a

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA

ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA Conteúdo para estudo e consulta: Caderno 1 ANGLO Questão 1 Leia o trecho da cantiga popular. Se essa rua, se essa rua fosse minha

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 08 /05/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÕ DE GEOGRAFIA

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÕ DE GEOGRAFIA Nome: Série: Nota: Disciplina: Professor (a): ATIVIDADE DE RECUPERAÇÕ DE GEOGRAFIA 1)-Coloque o nome de cada planeta. Pinte cada planeta. 2)-Complete a Rosa dos Ventos: 3) - Assinale a alternativa correta!!!

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2)

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) A construção do humor: intertextualidade (Quino) (Caulos) (André Dahmer) 1. (ENEM 2009) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma

Leia mais

Edital de Abertura do Concurso Público Prefeitura Municipal de Divinópolis do Goiás - GO n o 01/2015 CARGO. Operador de Máquina Pesada

Edital de Abertura do Concurso Público Prefeitura Municipal de Divinópolis do Goiás - GO n o 01/2015 CARGO. Operador de Máquina Pesada Instituto Brasileiro deeducação egestão Edital de Abertura do Concurso Público Prefeitura Municipal de Divinópolis do Goiás - GO n o 01/2015 CARGO CADERNO DEPROVA Prezado(a) Candidato(a), 1. Ao receber

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA 6º ANO B 2º TRIMESTRE ARTE Trabalho: Grafite Teatro e Grafite 29/06 06/07 Avaliação Global Avaliação escrita 24/08 Os temas utilizados no Grafite e Muralismo Mexicano. O Brasil sempre foi assim? Que tal

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

Geografia. Mecanismos da Natureza e Uso dos Recursos. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Mecanismos da Natureza e Uso dos Recursos. Professor Thomás Teixeira. Geografia Mecanismos da Natureza e Uso dos Recursos Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia MECANISMOS DA NATUREZA E USO DOS RECURSOS Surgimento do Planeta e evolução da estrutura

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 1º/06/2015

Disciplina: Língua Portuguesa Data da realização: 1º/06/2015 Ficha da semana 4º ano A/B/C Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Imagem 1 disponível em: Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014.

Imagem 1 disponível em:  Imagem 2 disponível em: HTTP.www.folha.uol.com.br. Acesso em 07/02/2014. 6º Fabiana Unidade I História Leia a letra da música de Lulu Santos: Como uma onda. Após a leitura dedicada, utilize a letra da música como ponto de reflexão para responder as questões 01 e 02. Pontuação

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE ESTUDO 6º ANO A 2º TRIMESTRE 10/06

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE ESTUDO 6º ANO A 2º TRIMESTRE 10/06 INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE ESTUDO 6º ANO A 2º TRIMESTRE DISCIPLINA AGENDAMENTO INSTRUMENTAL DATA CONTEÚDO VALOR FILOSOFIA ED. PARA O PENSAR Parcial em sala

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017

Leia mais

QUESTÃO 1 - Observe as imagens abaixo. Elas são do Rio Tietê na cidade de São Paulo nos anos 1905 e atualmente.

QUESTÃO 1 - Observe as imagens abaixo. Elas são do Rio Tietê na cidade de São Paulo nos anos 1905 e atualmente. Escola Nova Pedagogia Nome Turma Professora : Adriana Soares Geografia TAREFÃO AM1 GEOGRAFIA QUESTÃO 1 - Observe as imagens abaixo. Elas são do Rio Tietê na cidade de São Paulo nos anos 1905 e atualmente.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 25/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 6º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 5 páginas e 11

Leia mais

Leia as tirinhas abaixo e responda:

Leia as tirinhas abaixo e responda: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Marcelo (Ensino Fundamental) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política

Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política iências Humanas E SUAS TEC ECNOLOGIAS Ficha de Estudo 96 Tema Transformação, institucionalização e conflito nas esferas espacial, econômica, social e política Tópico de estudo Representação espacial Entendendo

Leia mais

LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS

LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade I Technology - Technological changes Aula 3 Revisão e Avaliação 2 REVISÃO 1 Good Morning

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 1º bim Orientações: - Leia atentamente as questões propostas; - Realize-as com muita atenção

Leia mais

da Terra Viagem ao Centro

da Terra Viagem ao Centro PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Leia a história em quadrinhos a seguir: Viagem

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia/História ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 5 / 2019 CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA O planeta Terra e sua superfície

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO II 1 o BIMESTRE Eixo temático O campo e a cidade Disciplina/Valor Português

Leia mais