Segurança na Internet Uma questão de Educação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Segurança na Internet Uma questão de Educação"

Transcrição

1 Segurança na Internet Uma questão de Educação João Torres e Lígia Azevedo joao.torres@dgidc.min-edu.pt ligia.azevedo@dgidc.min-edu.pt DGIDC Junho 2011

2 Projecto SeguraNet

3 Projecto SeguraNet

4 Projecto SeguraNet

5 Projecto SeguraNet

6 Público-alvo Comunidade educativa (alunos, professores, encarregados de educação) Objectivo Promover a utilização crítica, consciente e segura da Internet

7 Público-alvo Comunidade educativa (alunos, professores, encarregados de educação) Objectivo Promover a utilização crítica, consciente e segura da Internet

8

9 Um mundo em mudança... Novas formas de brincar Novas formas de aprender Novas formas de comunicar Novas formas de trabalhar Novas formas de viajar A Internet assume-se cada vez mais como recurso privilegiado, na sociedade e na escola.

10 Um mundo em mudança... Novas formas de brincar Novas formas de aprender Novas formas de comunicar Novas formas de trabalhar Novas formas de viajar A Internet assume-se cada vez mais como recurso privilegiado, na sociedade e na escola.

11 Um mundo em mudança... Novas formas de brincar Novas formas de aprender Novas formas de comunicar Novas formas de trabalhar Novas formas de viajar A Internet assume-se cada vez mais como recurso privilegiado, na sociedade e na escola.

12 Um mundo em mudança... Novas formas de brincar Novas formas de aprender Novas formas de comunicar Novas formas de trabalhar Novas formas de viajar A Internet assume-se cada vez mais como recurso privilegiado, na sociedade e na escola.

13 Um mundo em mudança... Novas formas de brincar Novas formas de aprender Novas formas de comunicar Novas formas de trabalhar Novas formas de viajar A Internet assume-se cada vez mais como recurso privilegiado, na sociedade e na escola.

14 Oportunidades Educação, aprendizagem literacia (Recursos online, estabelecimento de contactos, aprendizagem colaborativa) Participação activa e envolvimento cívico Criatividade Identidade e construção de conexões sociais 1 1 (Livingstone, 2009)

15 # 1 Há riscos em imensas actividades do dia-a-dia

16 Riscos... Brinquedos Facas Andar na rua

17 Riscos... Brinquedos Facas Andar na rua

18 Riscos... Brinquedos Facas Andar na rua

19 Actualizações e cópias de segurança Actualização do Sistema Operativo; Vírus, Anti-spyware e Firewall; Cópias de segurança.

20 Conteúdos... Pornografia, Racismo, Violência, Droga, Jogos, informação incorrecta e perigosa

21 Denunciar conteúdos ilegais : Linha Alerta http: //linhaalerta.internetsegura.pt/

22 Informação colocada pelos jovens... Todos conhecem a Sarah!

23 Mudança de suporte...

24 Contactos Contactos Conversação com estranhos em salas de conversa e encontros com desconhecidos (chat) Fonte da imagem

25 Comercio Comercio Invasão da privacidade através da publicidade não desejada e falta de transparência entre a publicidade e o conteúdo Fonte da imagem

26 Copiar/Colar...

27 Cyberbullying lame+message%3f.9ufrzq41.ips

28 # 2 Redes Sociais

29 Redes sociais

30 Redes sociais

31 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

32 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

33 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

34 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

35 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

36 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

37 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

38 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

39 Não há perfis totalmente Seguros! Palavra-chave segura; Utilizar as definições de privacidade: Opção Apenas amigos ; Criar listas de amigos (amigos próximos, colegas de trabalho,... ) e tornar certos elementos visíveis apenas para essas listas; Personalizar a privacidade dos álbuns de fotografias; Personalizar As coisas que as outras pessoas partilham? evitar ser identificado nos murais dos meus amigos; Se utilizar aplicações? editar as definições de privacidade para evitar Spam e seleccionar as aplicações que queremos; Bloquear preferível a eliminar utilizadores; Cuidado ao clicar em links.

40

41 Os jovens tendem a: Evitar o controle total dos pais Estabelecer relações com pessoas alheias ao círculo familiar Interessar-se e sentir curiosidade por temas sexuais Ter curiosidade na obtenção de novos materiais, novos conhecimentos e novas experiências Não compreender nem reconhecer os riscos que correm quando estabelecem contacto com estranhos

42 Os jovens tendem a: Evitar o controle total dos pais Estabelecer relações com pessoas alheias ao círculo familiar Interessar-se e sentir curiosidade por temas sexuais Ter curiosidade na obtenção de novos materiais, novos conhecimentos e novas experiências Não compreender nem reconhecer os riscos que correm quando estabelecem contacto com estranhos

43 Os jovens tendem a: Evitar o controle total dos pais Estabelecer relações com pessoas alheias ao círculo familiar Interessar-se e sentir curiosidade por temas sexuais Ter curiosidade na obtenção de novos materiais, novos conhecimentos e novas experiências Não compreender nem reconhecer os riscos que correm quando estabelecem contacto com estranhos

44 Os jovens tendem a: Evitar o controle total dos pais Estabelecer relações com pessoas alheias ao círculo familiar Interessar-se e sentir curiosidade por temas sexuais Ter curiosidade na obtenção de novos materiais, novos conhecimentos e novas experiências Não compreender nem reconhecer os riscos que correm quando estabelecem contacto com estranhos

45 Os jovens tendem a: Evitar o controle total dos pais Estabelecer relações com pessoas alheias ao círculo familiar Interessar-se e sentir curiosidade por temas sexuais Ter curiosidade na obtenção de novos materiais, novos conhecimentos e novas experiências Não compreender nem reconhecer os riscos que correm quando estabelecem contacto com estranhos

46 Sinais de alerta no comportamento dos filhos Dedicam muito tempo ao uso da Internet, especialmente de noite Recebem chamadas telefónicas de pessoas desconhecidas, ou fazem chamadas, às vezes de longa distância, para números de telefone que os pais desconhecem Recebem cartas, presentes, objectos ou encomendas de pessoas que os pais não conhecem Desligam o computador ou rapidamente mudam de página, quando os pais entram no quarto Isolam-se da família Armazenam material pornográfico ou conteúdos impróprios no computador.

47 Sinais de alerta no comportamento dos filhos Dedicam muito tempo ao uso da Internet, especialmente de noite Recebem chamadas telefónicas de pessoas desconhecidas, ou fazem chamadas, às vezes de longa distância, para números de telefone que os pais desconhecem Recebem cartas, presentes, objectos ou encomendas de pessoas que os pais não conhecem Desligam o computador ou rapidamente mudam de página, quando os pais entram no quarto Isolam-se da família Armazenam material pornográfico ou conteúdos impróprios no computador.

48 Sinais de alerta no comportamento dos filhos Dedicam muito tempo ao uso da Internet, especialmente de noite Recebem chamadas telefónicas de pessoas desconhecidas, ou fazem chamadas, às vezes de longa distância, para números de telefone que os pais desconhecem Recebem cartas, presentes, objectos ou encomendas de pessoas que os pais não conhecem Desligam o computador ou rapidamente mudam de página, quando os pais entram no quarto Isolam-se da família Armazenam material pornográfico ou conteúdos impróprios no computador.

49 Sinais de alerta no comportamento dos filhos Dedicam muito tempo ao uso da Internet, especialmente de noite Recebem chamadas telefónicas de pessoas desconhecidas, ou fazem chamadas, às vezes de longa distância, para números de telefone que os pais desconhecem Recebem cartas, presentes, objectos ou encomendas de pessoas que os pais não conhecem Desligam o computador ou rapidamente mudam de página, quando os pais entram no quarto Isolam-se da família Armazenam material pornográfico ou conteúdos impróprios no computador.

50 Sinais de alerta no comportamento dos filhos Dedicam muito tempo ao uso da Internet, especialmente de noite Recebem chamadas telefónicas de pessoas desconhecidas, ou fazem chamadas, às vezes de longa distância, para números de telefone que os pais desconhecem Recebem cartas, presentes, objectos ou encomendas de pessoas que os pais não conhecem Desligam o computador ou rapidamente mudam de página, quando os pais entram no quarto Isolam-se da família Armazenam material pornográfico ou conteúdos impróprios no computador.

51 Sinais de alerta no comportamento dos filhos Dedicam muito tempo ao uso da Internet, especialmente de noite Recebem chamadas telefónicas de pessoas desconhecidas, ou fazem chamadas, às vezes de longa distância, para números de telefone que os pais desconhecem Recebem cartas, presentes, objectos ou encomendas de pessoas que os pais não conhecem Desligam o computador ou rapidamente mudam de página, quando os pais entram no quarto Isolam-se da família Armazenam material pornográfico ou conteúdos impróprios no computador.

52 Procedimentos frequentes de indivíduos perigosos na Internet Oferecem, atenção, carinho, amabilidade e dinheiro Interessam-se pelos jovens e manifestam simpatia relativamente aos seus problemas Aproveitam temas de interesse dos jovens, como música da moda, passatempos e actualidades Nas conversas abordam temas dum modo aberto e descontraído com o propósito de acabar paulatinamente com as inibições dos jovens Divulgam imagens pornográficas Aliciam as suas vítimas por telefone e também procuram combinar encontros.

53 Procedimentos frequentes de indivíduos perigosos na Internet Oferecem, atenção, carinho, amabilidade e dinheiro Interessam-se pelos jovens e manifestam simpatia relativamente aos seus problemas Aproveitam temas de interesse dos jovens, como música da moda, passatempos e actualidades Nas conversas abordam temas dum modo aberto e descontraído com o propósito de acabar paulatinamente com as inibições dos jovens Divulgam imagens pornográficas Aliciam as suas vítimas por telefone e também procuram combinar encontros.

54 Procedimentos frequentes de indivíduos perigosos na Internet Oferecem, atenção, carinho, amabilidade e dinheiro Interessam-se pelos jovens e manifestam simpatia relativamente aos seus problemas Aproveitam temas de interesse dos jovens, como música da moda, passatempos e actualidades Nas conversas abordam temas dum modo aberto e descontraído com o propósito de acabar paulatinamente com as inibições dos jovens Divulgam imagens pornográficas Aliciam as suas vítimas por telefone e também procuram combinar encontros.

55 Procedimentos frequentes de indivíduos perigosos na Internet Oferecem, atenção, carinho, amabilidade e dinheiro Interessam-se pelos jovens e manifestam simpatia relativamente aos seus problemas Aproveitam temas de interesse dos jovens, como música da moda, passatempos e actualidades Nas conversas abordam temas dum modo aberto e descontraído com o propósito de acabar paulatinamente com as inibições dos jovens Divulgam imagens pornográficas Aliciam as suas vítimas por telefone e também procuram combinar encontros.

56 Procedimentos frequentes de indivíduos perigosos na Internet Oferecem, atenção, carinho, amabilidade e dinheiro Interessam-se pelos jovens e manifestam simpatia relativamente aos seus problemas Aproveitam temas de interesse dos jovens, como música da moda, passatempos e actualidades Nas conversas abordam temas dum modo aberto e descontraído com o propósito de acabar paulatinamente com as inibições dos jovens Divulgam imagens pornográficas Aliciam as suas vítimas por telefone e também procuram combinar encontros.

57 Procedimentos frequentes de indivíduos perigosos na Internet Oferecem, atenção, carinho, amabilidade e dinheiro Interessam-se pelos jovens e manifestam simpatia relativamente aos seus problemas Aproveitam temas de interesse dos jovens, como música da moda, passatempos e actualidades Nas conversas abordam temas dum modo aberto e descontraído com o propósito de acabar paulatinamente com as inibições dos jovens Divulgam imagens pornográficas Aliciam as suas vítimas por telefone e também procuram combinar encontros.

58 Os pais...

59 Eles imitam os adultos!...

60 Encontros que acabam mal...

61 Byte U - Escola Secundária José Falcão

62 O portal SeguraNet

63 Campanha: O que farias

Utilização segura da Internet

Utilização segura da Internet Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Vagos Utilização segura da Internet O2 de Fevereiro de 2011 Hugo Monteiro 1. Enquadramento 2 3 4 1. Enquadramento 2. Sociedade em mudança

Leia mais

Enquadramento A era da Internet SeguraNet. SeguraNet. Para uma navegação crítica, segura e consciente. Equipa SeguraNet DGIDC/ERTE 09/10

Enquadramento A era da Internet SeguraNet. SeguraNet. Para uma navegação crítica, segura e consciente. Equipa SeguraNet DGIDC/ERTE 09/10 Para uma navegação crítica, segura e consciente Equipa DGIDC/ERTE 09/10 Equipa Plano da sessão 1 Enquadramento As tecnologias no mundo actual 2 3 Equipa Um mundo cheio de ecrãs... As tecnologias no mundo

Leia mais

Projectos TIC na Educação âmbito, compromissos e parcerias

Projectos TIC na Educação âmbito, compromissos e parcerias Projectos TIC na Educação âmbito, compromissos e parcerias João Torres/Hugo Monteiro DGIDC/DREC Aveiro, 12 de Novembro de 2010 J. Torres & H. Monteiro SeguraNet 1/ 36 O projecto SegfuraNet J. Torres &

Leia mais

Apresentação do Projecto SeguraNet

Apresentação do Projecto SeguraNet Apresentação do Projecto SeguraNet Segurança na Internet: Uma Questão de Educação João Vítor Torres joao.torres@dgidc.min-edu.pt Ministério da Educação - DGIDC Açores, 20 e 21 de Outubro de 2010 Conteúdos

Leia mais

SeguraNet. Para uma navegação crítica, segura e consciente. Equipa SeguraNet 09/10 DGIDC/ERTE

SeguraNet. Para uma navegação crítica, segura e consciente. Equipa SeguraNet 09/10 DGIDC/ERTE O projecto Para uma navegação crítica, segura e consciente Equipa DGIDC/ERTE 09/10 Equipa O projecto Plano da sessão 1 Enquadramento As tecnologias no mundo actual 2 Alguns dados 3 Sinais de alertas...

Leia mais

Segurança Digital. Aprender, partilhar, comunicar em segurança

Segurança Digital. Aprender, partilhar, comunicar em segurança Segurança Digital Aprender, partilhar, comunicar em segurança Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Sumário O projeto SeguraNet Segurança

Leia mais

DE QUE MODO ACTUAM OS

DE QUE MODO ACTUAM OS PREDADORES ONLINE Quando as crianças utilizam ferramentas de comunicação na Internet, como salas de chat, correio electrónico e mensagens instantâneas, estão vulneráveis a interagir com predadores online.

Leia mais

Utilização segura da Internet

Utilização segura da Internet Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Vagos Utilização segura da Internet Tu decides por onde vais! O2 de Fevereiro de 2011 Hugo Monteiro 1. Apresentação e objectivos 2. Alertas!

Leia mais

Workshop: Projetos para miúdos Aprender, partilhar e comunicar em Segurança Lígia Azevedo

Workshop: Projetos para miúdos Aprender, partilhar e comunicar em Segurança Lígia Azevedo Workshop: Projetos para miúdos Aprender, partilhar e comunicar em Segurança Lígia Azevedo ligia.azevedo@dge.mec.pt Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual

Leia mais

Cidadania Digital nas Escolas

Cidadania Digital nas Escolas Cidadania Digital nas Escolas Lígia Azevedo - SeguraNet/DGE Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Sumário: 1) O projeto SeguraNet

Leia mais

Internet Segura na Escola Mestre Luís Costa Departamento de Ciências e Tecnologias Universidade Autónoma de Lisboa

Internet Segura na Escola Mestre Luís Costa Departamento de Ciências e Tecnologias Universidade Autónoma de Lisboa Internet Segura na Escola Mestre Luís Costa Departamento de Ciências e Tecnologias Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Ciências e Tecnologias 1 Tópicos A Segurança na Comunicação Perigos da

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Sumário Segurança na internet: phishing, spam, spyware e vírus informático. Proteção de dados. A imagem Esta Fotografia de Autor Desconhecido está licenciada ao

Leia mais

Liga-te mas com respeitinho navega em segurança

Liga-te mas com respeitinho navega em segurança Liga-te mas com respeitinho navega em segurança 2000 Geração do milénio ou da Internet "Ctrl C, Ctrl V, Santo Google, pai dos burros, olhai por mim que confiei na Wikipédia e quase me dei mal. Ajude-me

Leia mais

ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO /2014

ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO /2014 ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO - 2013/2014 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Compreender a evolução das tecnologias de informação

Leia mais

na Net. Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira

na Net. Professora Bibliotecária da Escola Secundária Alves Redol Elsa Oliveira Segur@nça na Net OBJECTIVOS (Re)conhecer potencialidades da utilização das TIC (Re)conhecer situações de risco associadas à utilização das TIC (Re)conhecer formas de evitar/minorar situações de risco Reflectir

Leia mais

A Família e os Adolescentes diante dos Riscos nas Redes Sociais. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

A Família e os Adolescentes diante dos Riscos nas Redes Sociais. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda A Família e os Adolescentes diante dos Riscos nas Redes Sociais Objetivos O objetivo desta palestra será registrar os riscos apresentados às famílias e aos adolescentes através das mídias e redes sociais,

Leia mais

Ferramentas de Controlo Parental

Ferramentas de Controlo Parental Ferramentas de Controlo Parental Sustentabilidade Março, 2014 AGENDA ENQUADRAMENTO INICIATIVAS PARA FACILITAR O CONTROLO PARENTAL RECURSOS DE SEGURANÇA (OPÇÕES DE CONTROLO, DE DENÚNCIA) RESULTADOS ENQUADRAMENTO

Leia mais

Os desafios da Internet. Como tornar a Internet segura. Centro de Competência Nónio 1

Os desafios da Internet. Como tornar a Internet segura. Centro de Competência Nónio 1 Os desafios da Internet Como tornar a Internet segura Centro de Competência Nónio 1 Sumário desta Apresentação Actividades mais frequentes de Pais e Filhos na Internet Situações de perigo para crianças

Leia mais

SEGURANÇA NA INTERNET

SEGURANÇA NA INTERNET SEGURANÇA NA INTERNET 08.10.2015 Sugestões e ferramentas para nos proteger na utilização deste meio de comunicação universal. Segurança na Internet A Internet é, sem dúvida, o mais bem sucedido meio de

Leia mais

Hoje é o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015

Hoje é o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015 Hoje é o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015 Date : 10 de Fevereiro de 2015 Centro Internet Segura lança App móvel e dinamiza mais de 700 acções em todo o país, de 10 a 28 de Fevereiro. De ano para

Leia mais

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal.

Ficha de Actividade. Conteúdos: Os diferentes processos e serviços do Arquivo Municipal. Ficha de Actividade Tipo: Visitas de Estudo Tema: Faz de conta que somos de papel Público-alvo: Alunos Pré-escolar e 1º ciclo Equipa: Serviço Educativo Arquivo Municipal Calendarização: Todo o ano. Agendadas

Leia mais

educom Navegar é preciso; segurança também!

educom Navegar é preciso; segurança também! Navegar é preciso; segurança também! A rede Benefícios Riscos Évora - 02-12-2004 fcar@ualg.pt 2 Riscos da net Exposição a materiais suspeitos Assédio Danos físicos Danos económicos e/ou morais Álcool,

Leia mais

Tutor de Formação a Distância

Tutor de Formação a Distância P ERFIL, D ELTAC ONSULTORES EM CONSÓRCIO Tutor de Formação a Distância Ficha Técnica Autores: Alcino Ferreira da Silva e Gabriela Paleta Título: Programa do Curso de Tutor de Formação a Distância Coordenação

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Planificação Semestral de médio prazo (3 tempos de 5m) Conteúdos e avaliação diagnóstica 2 do programa da disciplina; apresentação das regras e normas da

Leia mais

Redes sociais e consumos culturais: Facebook como agenda cultural

Redes sociais e consumos culturais: Facebook como agenda cultural Redes sociais e consumos culturais: Facebook como agenda cultural A aplicação deste questionário tem como objectivo realizar um estudo sobre as práticas culturais e as redes sociais, no âmbito do mestrado

Leia mais

TIC 8.º ANO: 2018/2019

TIC 8.º ANO: 2018/2019 344357 - EB PLANIFICAÇÃO ANUAL.- Exploração de ambientes computacionais Criação de um produto original de forma colaborativa e com uma temática definida, com recurso a ferramentas e ambientes computacionais,

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação. Agrupamento de Escolas de Pevidém 2013/14

Tecnologias da Informação e Comunicação. Agrupamento de Escolas de Pevidém 2013/14 Tecnologias da Informação e Comunicação Agrupamento de Escolas de Pevidém 2013/14 UNIDADE: COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO Trabalho Prático Internet A internet é uma rede mundial de computadores ligados entre

Leia mais

Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores Aulas

Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores Aulas Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 06/07 Tecnologias de Informação e Comunicação 8º Ano SUBDOMÍNIO CC8.. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO

Leia mais

Guia do Facebook: Como criar uma conta na rede social?

Guia do Facebook: Como criar uma conta na rede social? Guia do Facebook: Como criar uma conta na rede social? Date : 7 de Dezembro de 2012 Saiba como criar uma conta no Facebook Para todos aqueles que gostam de redes sociais e adoram o Facebook, decidimos

Leia mais

1 de 5 ERTE/PTE > dinamização e projectos > Iniciativa "comtic" > Regulamento do concurso Edital da Iniciativa Abertura de candidaturas ao apoio a conceder pelo Ministério da Educação a Projectos de Escola

Leia mais

Planificação Anual. Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias

Leia mais

Dia Internet Segura 2011, 8 de Fevereiro. Biblioteca Escolar André Soares

Dia Internet Segura 2011, 8 de Fevereiro. Biblioteca Escolar André Soares Dia Internet Segura 2011, 8 de Fevereiro A era dos ecrãs Quantos ecrãs tens em casa? E no carro? E no bolso? A era dos ecrãs Trabalhar MUDANÇA Comunicar Aprender Viajar Brincar A era dos ecrãs A Rede algumas

Leia mais

Segurança Informática pessoal na FEUP

Segurança Informática pessoal na FEUP Grupo GI_20 Miguel Faria gei12066@fe.up.pt Marco Oliveira gei12057@fe.up.pt Tiago Neto ei12109@fe.up.pt Nelson Alves ei12094@fe.up.pt Vítor Teixeira ei12060@fe.up.pt João Ferreira ei12020@fe.up.pt Miguel

Leia mais

Segurança Digital nas Escolas. Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Segurança Digital nas Escolas. Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Segurança Digital nas Escolas Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada. Sumário: 1) O projeto SeguraNet 2) Consórcio Internet Segura

Leia mais

Gestão da Formação por Meios Informáticos

Gestão da Formação por Meios Informáticos P ERFIL E D ELTAC ONSULTORES EM CONSÓRCIO Gestão da Formação por Meios Informáticos Ficha Técnica Autores: Ana Cristina Almeida, Luís Pousada e João Carvalhinho Título: Programa do Curso de Gestão da Formação

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.:UNIDADE 5 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:. PARTE 2 - AMEAÇAS A SEGURANÇA

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação INFORMAÇÃO SUBDOMÍNIO CC8.1. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO ADEQU ADA E SEGURA DE DIFERENTES TIPOS DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, DE ACORDO COM AS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E AS REGRAS DE CONDUTA E DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O 2016-2017 T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 8º ANO GESTÃO DO TEMPO 1º Semestre 15 Set a 27 Jan 2º Semestre 30 Jan a 23 Jun Nº

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 ESCOLA EB

Leia mais

Isabel Barroso PB no Agrupamento de Escolas da Sertã EBPALF

Isabel Barroso PB no Agrupamento de Escolas da Sertã EBPALF Isabel Barroso PB no Agrupamento de Escolas da Sertã EBPALF ENCONTRO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: do Mar ao Zêzere : Dinâmicas e Desafios I Ansião, 22 de Dezembro de 2010 Pertinência do projecto Fracos resultados

Leia mais

O Guia Comunicar em Segurança para pais e educadores pretende transmitir informações, dicas e boas práticas no uso das Novas Tecnologias para os

O Guia Comunicar em Segurança para pais e educadores pretende transmitir informações, dicas e boas práticas no uso das Novas Tecnologias para os O Guia Comunicar em Segurança para pais e educadores pretende transmitir informações, dicas e boas práticas no uso das Novas Tecnologias para os adultos acompanharem as crianças e jovens na utilização

Leia mais

Mais informações e marcações Elisa Aragão servicoeducativo@zeroemcomportamento.org 213 160 057 www.zeroemcomportamento.org

Mais informações e marcações Elisa Aragão servicoeducativo@zeroemcomportamento.org 213 160 057 www.zeroemcomportamento.org Apresentamos de seguida várias sessões temáticas compostas por curtas-metragens de animação, às quais chamamos de Filminhos Infantis. Estas propostas são complementadas com uma oficina com uma duração

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ANO LECTIVO 2009/2010 1 DISCIPLINA: TECNOLOGIAS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ANO: 10.º DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS PONRAÇÃO Conhecer a folha de cálculo e as suas finalidades funcionais; Usar a folha de cálculo de

Leia mais

Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Book com terminologias DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO SUMÁRIO PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO... 3 OBJETIVOS DA SI... 3 PRINCÍPIOS DE SI... 3 ALGUNS CONCEITOS DE SI... 3 AMEAÇA INTELIGENTE... 3 ANTI-SPAM...

Leia mais

Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009

Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009 Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009 plano tecnológico da educação objectivo estratégico e metas objectivo estratégico colocar Portugal entre os cinco

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio. Biblioteca Escolar

Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio. Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas S. Teotónio Biblioteca Escolar O que caracteriza o actual momento histórico é o predomínio da tecnologia, do novo, das mudanças constantes, do desenvolvimento contínuo do

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a CraftArtist M

Leia mais

PLANO TIC 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O E E N S I N O S E C U N D Á R I O 2012/2013. O Coordenador TIC

PLANO TIC 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O E E N S I N O S E C U N D Á R I O 2012/2013. O Coordenador TIC PLANO TIC 2012/2013 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O E E N S I N O S E C U N D Á R I O O Coordenador TIC Tânia Maria Pimenta Pereira de Castro Dias CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA Escola Básica

Leia mais

Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars

Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars Departamento de Matemática Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Trabalho 3: Visionamento de uma sessão no Webinars Meios Computacionais no Ensino Professor:

Leia mais

EUKO 2018 PORTUGAL RESULTADOS GERAIS

EUKO 2018 PORTUGAL RESULTADOS GERAIS EUKO 2018 PORTUGAL RESULTADOS GERAIS Cristina Ponte e Susana Batista Fevereiro 2019 2010 2018 MUDAM-SE OS TEMPOS Inovação Tecnológica Mudanças nos media Mercados e Indústria Novos utilizadores Mudanças

Leia mais

Meios móveis, novos riscos? A importância da mobilidade nos usos do digital

Meios móveis, novos riscos? A importância da mobilidade nos usos do digital Meios móveis, novos riscos? A importância da mobilidade nos usos do digital José Alberto Simões Conferência Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 8-9, Novembro, 14 Co-funded Risco e dano Ponto de partida:

Leia mais

O Valor da Prevenção. Estratégia Comunitária para a Segurança. e Saúde TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

O Valor da Prevenção. Estratégia Comunitária para a Segurança. e Saúde TÍTULO DA APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO O Valor da Prevenção Ana Paula Rosa EDUCAÇÃO PARA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Porto 28 e 29 de Janeiro 2010 Estratégia Comunitária para a Segurança e Saúde no Trabalho Melhorar a simplificar a legislação

Leia mais

MÁSCARAS E SENTIMENTOS: LINGUAGENS, INTERAÇÕES, LETRAMENTO, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS. Simone Helen Drumond Ischkanian

MÁSCARAS E SENTIMENTOS: LINGUAGENS, INTERAÇÕES, LETRAMENTO, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS. Simone Helen Drumond Ischkanian MÁSCARAS E SENTIMENTOS: LINGUAGENS, INTERAÇÕES, LETRAMENTO, JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS. Simone Helen Drumond Ischkanian Mediar perspectivas educacionais coesas para as crianças sobre os diversos

Leia mais

Segurança e Privacidade na Internet

Segurança e Privacidade na Internet Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias 2012 Objectivos Este trabalho visa claricar o mundo que esta por detrás de uma ligação à rede Internet. Serão abordados vários tópicos,

Leia mais

Iniciativa Magalhães. Jornadas de trabalho à descoberta do Magalhães - Microsoft - Educação

Iniciativa Magalhães. Jornadas de trabalho à descoberta do Magalhães - Microsoft - Educação Iniciativa Magalhães Jornadas de trabalho à descoberta do Magalhães - Microsoft - Educação A Equipa Prof. Ana Rolo Agrupamento Escolas de Alapraia Ana Catarina Marto Microsoft Educação Catarina Almeida

Leia mais

Produtos e Serviços 4porQuatro. - Net Solutions Quatro. - Soluções de Imagem Quatro. - Soluções de Consultoria Quatro

Produtos e Serviços 4porQuatro. - Net Solutions Quatro. - Soluções de Imagem Quatro. - Soluções de Consultoria Quatro Produtos e Serviços 4porQuatro - Net Solutions Quatro - Soluções de Imagem Quatro - Soluções de Consultoria Quatro - A 4porQuatro O cerne da empresa baseia-se numa sinergia de conhecimentos de diversas

Leia mais

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2 O cibercidadão é. Página2 Página3 Para mim é um cidadão que utiliza a Net como forma de estar na sociedade, em geral, e da sociedade da informação, em particular. Não utiliza somente a Internet e as Tecnologias

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

PLANO TIC E DUCAÇÃO P RÉ-ESCOLAR E 1 º C ICLO

PLANO TIC E DUCAÇÃO P RÉ-ESCOLAR E 1 º C ICLO PLANO TIC E DUCAÇÃO P RÉ-ESCOLAR E 1 º C ICLO DO E NSINO B ÁSICO 2011-2012 O Coordenador TIC Antónia Manuela Pinho Carvalho CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TIC Antónia Manuela Pinho

Leia mais

Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) na Webdados

Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) na Webdados Versão 2 Última actualização a 26 de Maio de 2018 Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) na Webdados Enquadramento geral Este documento descreve as acções tomadas na Webdados Tecnologias de Informação

Leia mais

Central Participativa da Marca UA

Central Participativa da Marca UA Estado da Arte: Pressupostos iniciais do projecto Central Participativa da Marca UA: Visão: Este projecto visa fornecer aos membros da Universidade de Aveiro uma ferramenta que fomente a aprendizagem sobre

Leia mais

Outlook. Apresentação OBJETIVOS. Microsoft Office

Outlook. Apresentação OBJETIVOS. Microsoft Office Outlook Microsoft Office Formato: Mentored - Presencial Preço: 195 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes. ) Horário: Flexível das 2ª a 6ª das 9h às 21h30

Leia mais

GUIA DE Proteção Infantil

GUIA DE Proteção Infantil GUIA DE Proteção Infantil Introdução Índice Em um mundo cada vez mais interconectado, é vital que os pais e adultos responsáveis tenham um papel mais ativo no que diz respeito à segurança dos pequenos

Leia mais

Sem meu consentimento, não

Sem meu consentimento, não Sem meu consentimento, não 1 2 As pessoas acessam o Facebook para compartilhar histórias, ver o mundo através dos olhos dos outros e se conectar com amigos e causas. Além do seu interesse em se conectar

Leia mais

Protecção de dados educar prevenindo. Carlos Campos Lobo

Protecção de dados educar prevenindo. Carlos Campos Lobo Protecção de dados educar prevenindo Carlos Campos Lobo Intervenção da CNPD crianças e jovens Meio digital Grupo vulnerável Projecto de longo prazo, formativo Mais do que uma campanha pontual Sistema educativo:

Leia mais

Lar 2.0: há mais dispositivos ligados que pessoas e animais

Lar 2.0: há mais dispositivos ligados que pessoas e animais Lar 2.0: há mais dispositivos ligados que pessoas e animais Date : 15 de Setembro de 2017 A composição do lar moderno está a mudar, com a nova era do "lar 2.0", que tem em média 2,4 pessoas e 0,3 animais

Leia mais

Como tirar mais partido do no seu marketing B2B

Como tirar mais partido do  no seu marketing B2B Como tirar mais partido do email no seu marketing B2B 07-12-1012 Muito gosto Jayme Kopke Percurso como redator e diretor criativo em agências de publicidade e marketing relacional: Leo Burnett Foote, Cone

Leia mais

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 4 aos 12 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO

CRECHE. Educadora Responsável. Cristiana Andias. 4 aos 12 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJECTO PEDAGÓGICO Educadora Responsável Cristiana Andias 4 aos 12 meses sala A A CONTEXTUALIZAÇÃO DO A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar,

Leia mais

Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) na Webdados

Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) na Webdados Versão 1 Última actualização a 25 de Maio de 2018 Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) na Webdados Enquadramento geral Este documento descreve as acções tomadas na Webdados Tecnologias de Informação

Leia mais

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO 402679 PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE 2010-2011 Desp.n.º 16034-2010, ME (20 Out.) VERTENTE PROFISSIONAL, SOCIAL E ÉTICA Compromisso com a construção e o uso do conhecimento

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade O Comércio Digital está comprometido em assegurar a exatidão, integridade e confidencialidade dos dados pessoais, garantindo assim que possa continuar a confiar os seus dados pessoais

Leia mais

Benefícios e perigos da Internet e Redes Sociais. Algumas recomendações de utilização

Benefícios e perigos da Internet e Redes Sociais. Algumas recomendações de utilização Benefícios e perigos da Internet e Redes Sociais Algumas recomendações de utilização João Nunes da Silva seg@joaopc.com 11 Janeiro 2011 Antes da Preocupação da utilização de terceiros E Eu? Sei o que estou

Leia mais

Questionário. Redes sociais e consumos culturais: Facebook como agenda cultural

Questionário. Redes sociais e consumos culturais: Facebook como agenda cultural Questionário Redes sociais e consumos culturais: Facebook como agenda cultural A aplicação deste questionário tem como objectivo estudar as práticas culturais e as redes sociais, no âmbito do mestrado

Leia mais

Mais informações e marcações Rui Pereira

Mais informações e marcações Rui Pereira Apresentamos de seguida várias sessões temáticas compostas por curtas-metragens de animação, às quais chamamos de Filminhos Infantis. Estas propostas são complementadas com uma oficina com uma duração

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO ALEXANDRE HERCULANO Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos

ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO ALEXANDRE HERCULANO Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos Biblioteca /Centro de Recursos Educativos OBJECTIVOS ACTIVIDADES DATA LOCAL DINAMIZADORES DESTINATÁRIOS AVALIAÇÃO Divulgar as instalações, os documentos existentes e as modalidades de utilização dos mesmos

Leia mais

Aviso de Privacidade da Campanha 100 Million

Aviso de Privacidade da Campanha 100 Million Aviso de Privacidade da Campanha 100 Million A campanha 100 Million está empenhada em garantir que todas as crianças sejam livres, estejam seguras e tenham direito à educação. Mas não podemos afirmar que

Leia mais

Projecto de Apoio à Literacia. Introdução. Pesquisa e tratamento de informação

Projecto de Apoio à Literacia. Introdução. Pesquisa e tratamento de informação Projecto de Apoio à Literacia Pesquisa e tratamento de informação Se não sabemos para onde vamos, arriscamo-nos a nunca mais lá chegar. Provérbio Tuaregue Introdução A sociedade do século XXI exige que,

Leia mais

Socializando em redes digitais: o lugar dos pares. José Alberto Simões, Juliana Doretto. Lisboa, Co-funded by the European Union

Socializando em redes digitais: o lugar dos pares. José Alberto Simões, Juliana Doretto. Lisboa, Co-funded by the European Union Socializando em redes digitais: o lugar dos pares José Alberto Simões, Juliana Doretto Lisboa, 28-11-2014 Co-funded by the European Union Perfil numa rede social Rapazes Raparigas 9-10 anos 11-12 anos

Leia mais

EB1/PE DE ÁGUA DE PENA

EB1/PE DE ÁGUA DE PENA EB1/PE DE ÁGUA DE PENA 2010 2014 1.Introdução 2.Enquadramento legal 3.Diagnóstico avaliação do projecto anterior 4.Identificação de prioridades de intervenção 5.Disposições finais 6.Avaliação 1.Introdução

Leia mais

1st Aveiro ScoutSummit 17 de novembro de 2018

1st Aveiro ScoutSummit 17 de novembro de 2018 1st Aveiro ScoutSummit 17 de novembro de 2018 Marcos Gonçalves São Jacinto INTERNET SEGURA TÓPICOS Conceitos e definições Enquadramento legal Dados nacionais / internacionais Fatores de risco / fatores

Leia mais

Apontamento técnico No. 4, Novembro de 2013 Como definir privacidade no perfil do Facebook

Apontamento técnico No. 4, Novembro de 2013 Como definir privacidade no perfil do Facebook Apontamento técnico No. 4, Novembro de 2013 Como definir privacidade no perfil do Facebook O Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) implementa um programa de apoio dirigido a todos

Leia mais

OS BENEFCIOS DA INTERNET Para que serve a Internet?

OS BENEFCIOS DA INTERNET Para que serve a Internet? Para que serve a Internet? Quais são os principais benefícios da Internet? O que podemos fazer com a Internet? A Internet é tão interessante para nós porquê? Como beneficia os principais aspectos da nossa

Leia mais

Ensino a distância Formação de professores e aspectos tecnológicos

Ensino a distância Formação de professores e aspectos tecnológicos Ensino a distância 2014-2016 - Formação de professores e aspectos tecnológicos Colóquio Ensino a Distância Novos horizontes, Escola Secundária Fonseca Benevides, Lisboa 17 de março de 2016 10:00 Apresentação

Leia mais

Belzuz Abogados S.L.P. Belzuz Abogados S.L.P.

Belzuz Abogados S.L.P. Belzuz Abogados S.L.P. O departamento de Tecnologias da Informação e Comunicação da Belzuz Abogados S.L.P., em Espanha e em Portugal, presta aconselhamento multidisciplinar centrado nas tecnologias e nas comunicações telemáticas

Leia mais

Como registar um blogue?

Como registar um blogue? BloguesEDU - Catálogo de Blogues Educativos Como registar um blogue? pag. 1 Apoio Tutorial de registo de um blogue no do Portal das Escolas Neste tutorial, iremos apoiá-lo ao longo do processo de acesso

Leia mais

Quadros com categorias por Blocos. B1 Convergência educativa 1, 9, 18, 19, 25, 27, 30, 31, 37, 38, 41, 45, 48, 49, 51, 52, 53

Quadros com categorias por Blocos. B1 Convergência educativa 1, 9, 18, 19, 25, 27, 30, 31, 37, 38, 41, 45, 48, 49, 51, 52, 53 Quadros com categorias por Blocos B1 Convergência educativa 1, 9, 18, 19, 25, 27, 30, 31, 37, 38, 41, 45, 48, 49, 51, 52, 53 Pertinência da Relação Escola Família B2 Segurança do professor 3, 4, 5, 6,

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA O PAPEL DAS COMUNIDADES NA PREVENÇÃO E COMBATE AOS CRIMES CONTRA A VIDA SELVAGEM OUTUBRO 2018 O PAPEL DAS COMUNIDADES NA PREVENÇÃO

Leia mais

Convite: Natal no Frei 3º CICLO. Num Externato de orientação

Convite: Natal no Frei 3º CICLO. Num Externato de orientação Newsletter Nº2 Ano Lectivo 2008 2009 Dezembro Coordenação Prof. Miguel Feio Prof. Manuel André EM DESTAQUE Natal no Frei A alegria de comunicar aos outros a Boa Nova do amor de Deus que deu ao mundo o

Leia mais

Concepção de Formação Aberta e a Distância

Concepção de Formação Aberta e a Distância P ERFIL E D ELTAC ONSULTORES EM CONSÓRCIO Concepção de Formação Aberta e a Distância Ficha Técnica Autores: : Francisco Baptista e José Garcez de Lencastre Título: Programa do Curso de Concepção de Formação

Leia mais

earte Portal de Arte e Cultura

earte Portal de Arte e Cultura v 2.0 Tutorial Guia Rápido de Utilização 2008-2011 SIQuant Engenharia do Território e Sistemas de Informação, Lda. Web: www.siquant.pt E-mail: mail@siquant.pt Copyright SIQuant 2008-2011. Todos os direitos

Leia mais

REGULAMENTO DO PASSATEMPO NATAL VINTAGE

REGULAMENTO DO PASSATEMPO NATAL VINTAGE REGULAMENTO DO PASSATEMPO NATAL VINTAGE A L ORÉAL PORTUGAL UNIPESSOAL, Lda., pessoa colectiva n.º 500250839, com sede na Rua Dr. António Loureiro Borges, 7, Arquiparque, Miraflores, 1495-131 Algés, (adiante

Leia mais

PRINCIPAIS AMEAÇAS ENQUANTO USUÁRIO DE INTERNET

PRINCIPAIS AMEAÇAS ENQUANTO USUÁRIO DE INTERNET PRINCIPAIS AMEAÇAS ENQUANTO USUÁRIO DE INTERNET Prof. M.Sc.André Weizmann Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação - Uniguaçu O COMPUTADOR COMPUTADOR = COISA NÃO TEM CONSCIÊNCIA, NÃO

Leia mais

Atividades Período Calendarização Dinamizadores Parcerias Colaborações Objetivos Eixos Orçam. Diretores de turma. Diretores de turma.

Atividades Período Calendarização Dinamizadores Parcerias Colaborações Objetivos Eixos Orçam. Diretores de turma. Diretores de turma. Plano Anual de Atividades Bibliotecas Coordenação das Bibliotecas do Agrupamento (24 atividades) Atividades Período Calendarização Dinamizadores Parcerias Colaborações Objetivos Eixos Orçam. Formação de

Leia mais

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2.

Agrupamento Campo Aberto - Beiriz. Tecnologias da Informação e Comunicação. Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação. 1.2. Agrupamento Campo Aberto - Beiriz Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1: Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação - 9º ano Operações Básicas do SO de

Leia mais