Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologia da Informação e Comunicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologia da Informação e Comunicação"

Transcrição

1 Tecnologia da Informação e Comunicação

2

3 Coordenação Técnica: Sistema FIESC Coordenadoria de Planejamento e Controle da Gestão (COPLAC) Carlos Henrique Ramos Fonseca Gerente Executivo Realização Técnica: Fundação CERTI Coordenação: Eliza Coral Cleusa Guginski Marcos Moraes Marcos Paulo de Mesquita Caringi Marcus Dias Renan Hubert Sistema FIESC Ana Cristina Gomes Sidnei Manoel Rodrigues Diego de Castro Vieira Felipe Dias Soares Scott Juliano Anderson Pacheco

4 INTRODUÇÃO Objetivo Fornecer elementos que contribuam para uma visão global de futuro das TICs num prazo de dez anos, facilitando a elaboração de visões conjuntas e voltadas para o contexto proposto para este painel de especialistas (setor de TIC em SC). Metodologia Fontes secundárias: 110 documentos (relatórios, livros e artigos). Fontes primárias: perguntas sobre tendências nas entrevistas. O trabalho foi estruturado em: 4 Macrotendências (não restritas à TIC); 11 Tendências setoriais; 25 tecnologias/conceitos; Exemplos de aplicação; Olhar de SC sobre as tendências.

5 INTRODUÇÃO

6

7 MACROTENDÊNCIAS CONECTIVIDADE Incremento acelerado tanto na quantidade de pessoas e dispositivos conectados em rede como na velocidade entre essas conexões, acompanhada do barateamento e oferta de serviços relacionados. Acesso privado por residências, corporações e indivíduos. Acesso público com ambientes próprios. Infraestrutura de conectividade entre grande data centers e empresas.

8 MACROTENDÊNCIAS MODELOS DE TRABALHO Alteração de um modelo tradicional de trabalho baseado para um novo paradigma baseado em relações mais flexíveis de tempo, espaço e relacionamentos. Escritórios flexíveis. Turnos alternativos. Home office. Co-working Intra-empreendedorismo Cliente dentro da empresa.

9 MACROTENDÊNCIAS PARCERIAS Tendência cada vez maior de realização de parcerias para a condução de projetos e desenvolvimento de produtos e serviços. O conceito abrange: Parcerias público/privadas; Parcerias entre empresas; Sinergia entre start-ups por meio de incubadoras, aceleradoras e espaços de colaboração.

10 MACROTENDÊNCIAS SUSTENTABILIDADE Conceito deve ser entendido segundo um tripé formado por três pilares: Ambiental: Proteção ambiental, gestão de recursos renováveis, ecoeficiência, diminuição de riscos ambientais; Social: Proteção dos direitos humanos, envolvimento com a comunidade, ética e transparência; Econômico: Gestão eficiente, política de investimentos, direito dos acionistas, competitividade. (Elkington, 1990)

11

12 Comunicação OpenStack Tecnologia da Informação e Comunicação CLOUD COMPUTING TENDÊNCIAS SETORIAIS Utilização cada vez maior da nuvem para armazenamento e processamento de informações Padrões e plataforma Tráfego Hadoop Mercado Everything as a Service Computação distribuída Até 2020, 50 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. (Cisco, 2013) Até o final da década, cerca de 40% de toda a informação digital passará pela nuvem, e 15% será armazenada nela. (IDC, 2012) Aplicações Compartilhamento Backup Sincronização EC2 S3 VDI Segurança da informação Bring Your Own Cloud Cloud Corporativa 3º Plataforma de TI Segmentos Educação Governo Socialytics Entretenimento PaaS

13 APLICAÇÃO CLOUD COMPUTING Empresa americana, líder do mercado de cloud computing. Conjunto de soluções e infraestrutura para hospedar a estrutura dos clientes em um ambiente virtual seguro e de fácil acesso. Possui o portfólio mais rico do mercado IaaS, possui diversas parcerias para entrega de soluções.

14 E-Commerce Business Análise BIG DATA Tecnologia da Informação e Comunicação TENDÊNCIAS SETORIAIS Utilização cada vez maior da nuvem para armazenamento e processamento de informações Valorização Plataformas Quase dois terços das empresas pretendem investir em tecnologias de big data nos próximos dois anos. (Gartner, 2013) Cientista de dados será uma das profissões mais cobiçadas no futuro próximo. (IBM, 2013) Estatística Visualização Colaboração 3º Plataforma de TI Negócios e produtos Segurança da informação Data Mining Governo Big Social Hadoop Map Reduce Data Center Relações Redes sociais Analytics Socialytics Inteligence Big Science

15 APLICAÇÃO BIG DATA Gráfico em tempo real da evolução da gripe suína no mundo a partir do resultado de buscas pela internet. O Google Trends é uma ferramenta que apresenta os termos mais buscados, possibilitando um refinamento dos dados, comparação de termos, composição, volume de pesquisa por região e ano, etc.

16 APLICAÇÃO BIG DATA Faz parte do grupo europeu Experian Mosaic é a ferramenta para segmentação de consumidores via georreferenciamento e perfil. Ferramenta que identifica exatamente o público-alvo juntamente a localização e perfil.

17 EMM Tecnologia da Informação e Comunicação Smart watch Lazer MOBILIDADE TENDÊNCIAS SETORIAIS Popularização de dispositivos portáteis, possibilidade de interação em tempo real e crescente uso em ambientes corporativos Em 2013 o tráfego gerado por dispositivos móveis deve superar o de PCs. (Gartner, 2012) Empresas como Google e Facebook têm passado a adotar a estratégia de Mobile First, priorizando versões mobile dos aplicativos. Smartphone é cada vez mais o hub digital que conecta outros dispositivos pessoais. Dispositivos 4G/LTE Smartphone Híbridos Trabalho Tablet Phablet BYOD Consumerização de TI Personalização Trabalho remoto Segurança da informação Inovação Mobile First Co-working 3º plataforma de TI Segmentos Saúde Educação Uso Corporativo E-Commerce

18 APLICAÇÃO - MOBILIDADE A americana Citrix usou sua experiência em servidores e infra de TI e apostou na tendência de BYOD. Hoje é uma das empresas líderes do mercado. As pessoas querem ter a liberdade de trabalhar no dispositivo de sua preferência e os funcionários habilitados ajudam a sua empresa a ter um melhor desempenho.

19 UCC Financiamento Comunicação SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO TENDÊNCIAS SETORIAIS Valorização do aprendizado social, aplicações colaborativas e profundas alterações no ambiente de trabalho e nas relações profissionais Em 2020 o espaço de trabalho das organizações deve ser reduzido em 17% em relação ao que é hoje. (Citrix, 2012) Com um crescimento global de 60% em 2012, as plataformas de Crowdfunding devem se expandir ainda mais até 2020, se tornando uma das principais formas de financiamento para empreendedores e PMEs. (Global-influence, 2013) Valorização Socialização Terceira Plataforma de TI Negócios Interação Colaboração Negócios e produtos Foco experiência do usuário Personalização Storytelling Experiência social Inovação Gestão corporativa Crowdfunding Relações Co-working Redes sociais Ambientes de colaboração Socialytics

20 APLICAÇÃO - SOCIAL BUSINESS Parte laboratório de inovação, parte incubadora e parte um centro comunitário. Fundada em Viena na Áustria, possui escritórios de co-working em todos os continentes. Possui maior representatividade na Europa. No Brasil está presente em Curitiba, São Paulo e Recife Espaços inspiradores com infraestrutura flexível para trabalhar, conhecer, aprender e se conectar. De empreendedores para empreendedores.

21 APLICAÇÃO - SOCIAL BUSINESS Israel investe cerca de 4,5% do seu PIB em Pesquisa e Desenvolvimento. É o segundo maior berço de startups atrás somente dos EUA. Conta com 63 startups listadas no NASDAQ. Sol Chip responsável pela bateria solar capaz de se recarregar sozinha e manter dispositivos móveis e sensores sem fios funcionando. Energia Social Business Sua principal incubadora, a Universidade Hebráica de Jerusalém, recebe anualmente US$ 1 bi em royaltiess e promove US$ 2 bi em vendas de SW e serviços. Social Business Waze: navegação em tempo real desenvolvido. Onavo: análise de dados da rede de celular. Trusteer: Segurança e mobilidade.

22 APLICAÇÃO SOCIAL BUSINESS Portal brasileiro colaborativo para compartilhamento de ideias, proposição de soluções e financiamento de projetos. Plataforma de inovação aberta americana. Fiat MIO projeto desenvolvido com a participação da comunidade. Portais para concorrência colaborativa: a empresa disponibiliza sua demanda e as soluções são obtidas através da comunidade. Ambas brasileiras

23 Bluetooth Smart Tecnologia da Informação e Comunicação Interação ZigBee MEMS COMPUTAÇÃO UBÍQUA TENDÊNCIAS SETORIAIS Uso crescente de sensores e comunicação em rede entre dispositivos impactando nas formas de interação com a tecnologia. 70% dos sensores devem ser voltados para resolução de problemas e 30% para melhorar a qualidade de vida. (Intel) Internet das coisas Sensores M2M Microdispositivos Computação pervasiva Comunicação em rede Tecnologias vestíveis Social information Biosensores Appcessórios Celular NFC Mercado Miniaturização CrowdSensing Dispositivos móveis Era Pós-Touch Smart homes Monitoramento em tempo real Interfaces gestuais Socialytics

24 APLICAÇÃO COMPUTAÇÃO UBÍQUA A Nest (EUA) produz produtos que aprendem com o comportamento do usuário e permitem a comunicação por gestos. A Disney testa uma pulseira que interage com diversos recursos de seus parques de diversão nos EUA (brinquedos, personagens e lojas), tornando a experiência personalizada. O Samsung Galaxy Gear é a aposta da Samsung em tecnologias vestíveis.

25 Licença Copyleft Dados públicos Mashup Openomics Linux SDK Tecnologia da Informação e Comunicação OPEN SOFTWARE TENDÊNCIAS SETORIAIS Uso crescente de plataformas abertas para permitir a interoperabilidade entre diferentes soluções, além da customização se serviços Existem atualmente mais de 1 milhão de projetos de Open Source sendo desenvolvidos no mundo. (Black Duck, 2013) Cultura Open Source Interoperabilidade Colaboração Open Data Plataformas XML APIs Android HTML 5 A cultura da API tem gerado iniciativas de colaboração mesmo entre empresas concorrentes. 62% dos especialistas em software acreditam que, em 5 anos, mais da metade de todo o SW vendido será OSS. (fonte: North Bridge / Black Duck, 2013) Negócios SaaS PaaS Everything as a Service IaaS Parcerias Governo Open Social Comunidade Transparência

26 APLICAÇÃO - OPEN SOFTWARE Desfrutam de serviços focados em colaboração/participação, mobilidade urbana e turismo. Lisboa, Manchester, Istambul, Amsterdam, Barcelona, Roma. City SDK é uma toolkit para desenvolvedores de serviços digitais para cidade.

27 Modelagem Comunicação OPEN HARDWARE TENDÊNCIAS SETORIAIS Aumento da demanda por modularização, customização e co-criação Até 2015 sete dos cinquenta principais varejos multinacionais irão vender impressoras 3D em suas lojas físicas ou online. (Fonte: Gartner, 2013) Plataformas de processamento de baixo custo abrem espaço para desenvolvimentos domésticos. Aliado a utilização de impressoras 3D, cloud computing e plataformas de crowdfunding usuários criarão hardware. (Fonte: Google, 2013) Colaboração Arduino Cloud Crowdfunding Open innovation Open Source Objects Negócios Do It Yourself Foco experiência do usuário Impressora 3D Personalização scanner Inovação Direito de propriedade Novos produtos prototipação Novos mercados Nichos projetos big Data customização experiência

28 APLICAÇÃO - OPEN HARDWARE Conceito de smartphone de blocos destacáveis, conectados a uma base que transforma tudo em um telefone. Possibilita a personalização do dispositivo, novos modelos de negócios e a criação de novos blocos pelo usuário.

29 Transporte Sensores Tecnologia da Informação e Comunicação Health Care Drones Biônica Algoritmos ROBÓTICA TENDÊNCIAS SETORIAIS Aumento da demanda por modularização, customização e co-criação "Entre 10 a 15 anos, robôs para uso pessoal devem se tornar lugar comum nas residências. (Eric Schmidt, CEO do Google, 2013) Produtos Veículos autônomos Serviços domésticos Colaboração Inovação Integração com dispositivos Cirurgias Esportes EUA e Israel já utilizam drones em operações militares desde (g1.com) Projetos pilotos na China e Reino Unido já utilizam drones para entrega de correspondência, pizza e sushi. (BBC, 2013) Aplicações Domótica Automotivo Segurança e defesa Trabalho Inteligência artificial Machine Learning Deep Learning Redes Neurais

30 APLICAÇÃO - ROBÓTICA Empresa americana fundada em 1990 com a visão de fazer robôs práticos, de acordo com a realidade. Fabrica robôs domésticos dedicados a limpeza e presença remota que podem ser usados em telemedicina ou tele presença. Robôs para segurança e defesa, usado principalmente pelas forças armadas.

31 Câmeras Co-criação SMART CITIES: TRANSPORTE TENDÊNCIAS SETORIAIS Necessidade crescente da utilização de tecnologias e desenvolvimento de novos modelos para melhorar a mobilidade Na Europa os congestionamentos custaram cerca de 1% do PIB, algo em torno de 100 bilhões de euros em (Fonte: IBM, 2013) Londres é um exemplo de planejamento e gestão, através de diversas ações foi possível diminuir o tráfego em 20%, e acelerar o trânsito em 37%. (Smart Solutions for Smart Cities. Lisboa, 2012) Smart transportation Eficiente Produto Tecnologias de comunicação Planejamento Utilização de espaços Gestão Sensoriamento Tecnologia híbrida Integração Modais Cidades Transporte coletivo Negócio Alternativos acesso online Informação em tempo real Sistemas de gerenciamento crowdsourcing

32 SMART CITIES: ENERGIA TENDÊNCIAS SETORIAIS Aumento da demanda e redução das fontes de fácil acesso gera a necessidade de implantação de redes elétricas inteligentes O consumo de energia global passará de (TWh) para TWh em (Fonte: Siemens, 2011) A previsão é de que até o final de 2020, o setor de tecnologias de smart grid atinja US$ 73 bilhões de dólares em receitas anuais. (Fonte: Navigant Research, 2012) Aumento da demanda Desenvolvimento Negócio Eficiência energética Comunicação bidirecional Veículos elétricos Eletrodomésticos Fontes alternativas Combustíveis fósseis Eólica Biomassa Produto Tecnologias de infraestrutura Solar Medidores inteligentes Atualização de transmissão

33 BI Sala de Monitoramento Tecnologia da Informação e Comunicação SMART CITIES: SERVIÇOS PUBLICOS TENDÊNCIAS SETORIAIS Utilização cada vez maior de tecnologias para realização e gestão dos serviços públicos O barateamento e a disseminação de dispositivos de localização acoplados a câmeras e sensores tem possibilitado às cidades monitorarem em tempo real as condições de diversos elementos da infraestrutura urbana, incluindo trânsito, energia, abastecimento de água, acompanhamento de obras, dados sobre violência, incidentes e desastres. (Fonte: IBM, 2012) Serviços Georreferenciamento Produto Sensores Governança inteligente Câmeras Sensoriamento Tecnologias de comunicação Tecnologia híbrida Inovação Negócio Coleta e reciclagem de lixo Atendimento remoto Mapas Redes Ambientes de colaboração crowdsourcing

34 APLICAÇÃO SMART CITIES WiFi free para a população. Plataforma de crowdsourcing. Apps for Amsterdam é o concurso para desenvolvimento de apps com base nos dados abertos do município. Parceria entre empresas, governo e instituições de pesquisa para desenvolver o conceito de Smart City. Serviços Públicos Open Software Big Data Energia Transporte Moet at Waat: sistema inteligente de carregamento para carros elétricos que se comunica com um medidor. Sistema de gerenciamento de tráfego. Sistema de aluguel de carro entre vizinhos. Utilização de medidores inteligentes nas residências. Sensores, painéis solares, medidores e computadores ao longo da rede elétrica.

35 APLICAÇÃO SMART CITIES Songdo, na Coreia do Sul está sendo construída do zero com os conceitos de Smart City. Lá habitam 22 mil pessoas e estima-se que até o fim de 2015 a população seja de 65 mil habitantes. Smart Systems Sensores: Lixeiras e tampas de garrafas são equipadas com sensores para gerar descontos em impostos para os cidadãos que descartam o lixo adequadamente. Também são utilizados para regular a iluminação nas ruas, conforme o tráfego. Smart-card: Com ele, o usuário consegue abrir a porta de casa, pagar por serviços, alugar uma bicicleta pública e outros. Energia Parte da energia produzida na cidade virá do lixo coletado por dutos subterrâneos e interligados que sugam e tratam os resíduos de residências e empresas, gerando uma fonte renovável e limpa de energia.

36 ADOÇÃO DAS TENDÊNCIAS CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO COMPUTAÇÃO UBÍQUA OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES: TRANSPORTE SMART CITIES: ENERGIA SMART CITIES: SERV. PÚBLICOS

37 ADOÇÃO DAS TENDÊNCIAS SMART CITIES: TRANSPORTE COMPUTAÇÃO UBÍQUA SMART CITIES: ENERGIA MOBILIDADE BIG DATA OPEN HARDWARE OPEN SOFTWARE SMART CITIES: SERV. PÚBLICOS ROBÓTICA Acesso por dispositivos móveis maior que de PCs Investimento em sistemas de gerenciamento de tráfego Maiores investimentos em infra de transmissão Principal aplicação de big data deverá ser vigilância Crowdsourcing e georreferenciamento Consolidação impressora 3D Maturidade do crowdfunding Massificação das APIs Robótica médica: crescimento de 12,6% aa 30% dos produtos vendidos terão tecnologia nano 1 trilhão de sensores instalados 50 bilhões dispositivos conectados

38

39 LINHAS DE PESQUISA GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS MESORREGIÕES GRUPOS LINHAS TENDÊNCIAS G. FPOLIS NORTE VALE ITAJAÍ OESTE SUL CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO COMPUTAÇÃO UBÍQUA OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE 1 1 ROBÓTICA SMART CITIES: TRANSPORTE 2 SMART CITIES: ENERGIA 2 SMART CITIES: SERV. PÚBLICOS

40 ALINHAMENTO DAS TENDÊNCIAS Tomando como base as respostas das empresas entrevistadas: Consideram tendência Já atuam em áreas consideradas de tendência Veem necessidade de atuar na tendência CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO SMART SYSTEMS OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES TRANSPORTE SMART CITIES ENERGIA SMART CITIES SERV. PÚBLICOS

41 ALINHAMENTO DAS TENDÊNCIAS Tomando como base as respostas das empresas entrevistadas: Consideram tendência Já atuam em áreas consideradas de tendência Veem necessidade de atuar na tendência CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO SMART SYSTEMS OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES TRANSPORTE SMART CITIES ENERGIA SMART CITIES SERV. PÚBLICOS

42 ALINHAMENTO DAS TENDÊNCIAS Tomando como base as respostas das empresas entrevistadas: Consideram tendência Já atuam em áreas consideradas de tendência Veem necessidade de atuar na tendência CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO SMART SYSTEMS OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES TRANSPORTE SMART CITIES ENERGIA SMART CITIES SERV. PÚBLICOS

43 ALINHAMENTO DAS TENDÊNCIAS Tomando como base as respostas das empresas entrevistadas: Consideram tendência Já atuam em áreas consideradas de tendência Vêem necessidade de atuar na tendência CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO SMART SYSTEMS OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES TRANSPORTE SMART CITIES ENERGIA SMART CITIES SERV. PÚBLICOS

44 OPORTUNIDADES CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO COMPUTAÇÃO UBÍQUA OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES: TRANSPORTE SMART CITIES: ENERGIA SMART CITIES: SERV. PÚBLICOS Desenvolvimento de soluções XaaS para telecom e startups Soluções para segurança, medicina, jogos e telecom Desenvolvimento de software para mobile (educação, jogos) Plataformas e serviços para ambientes de colaboração Sistemas e sensores utilizados em agronegócio, têxtil, marítimo ERPs integrados com APIs e web Insumos para hardware e equipamentos (indústria, têxtil) Robôs para segmentos de mercado (marítimo, agronegócio) Desenvolver a gestão de tráfego e transportes alternativos Medição inteligente e gestão da iluminação pública Sistemas de participação popular para o governo

45 GLOSSÁRIO Analytics ambiente de análise e tratamento de dados. Aplication Programming Interface (APIs) conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por software para utilização de suas funcionalidades por outros aplicativos. Appcessórios (apps + acessórios) - aplicativos móveis gerenciam informações provenientes de sensores remotos Big Data rápida coleta, organização, análise e utilização (criação de valor) da vasta quantidade de dados estruturados e não estruturados. Bluetooth Smart - evolução do Bluetooth que permite aplicação em dispositivos de baixíssimo consumo de energia. Bring Your Own Device (BYOD) utilização dos próprios dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Cloud Computing utilização de estrutura de computação compartilhada e interligada na rede. Cocriação forma de inovação que ocorre quando as pessoas associam-se com o negócio agregando valor. Copyleft - forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação. Co-working modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaços e recursos. Crowdfunding capitação de recursos por meio de micro-investimentos de indivíduos. CrowdSensing - indivíduos dotados de sensores em seus equipamentos colaboram alimentando uma base de dados única que.

46 GLOSSÁRIO Data Mining processo de explorar grandes quantidades de dados. Deep Learning algoritmo para machine learning que visa aprender os inputs. DLNA - padrão de comunicação que garante a interoperabilidade entre eletrônicos conectados em uma rede doméstica. Domótica tecnologia responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais (Domus + Robótica). EC2 serviço da Amazon em computação em nuvem (IaaS). EMM softwares para gerenciar os processos internos. Everything as a Service conceito que define que todos os componentes e serviços estão disponíveis através da nuvem como serviço. FOLED - diodo orgânico emissor de luz flexível. Gameficação utilização de técnicas de jogos para enriquecer contextos. Georreferenciamento - capturar, manipular e armazenar informações baseadas em localização geográfica. Grafeno - uma das formas cristalinas do carbono. Grid Computing - modelo computacional que divide as atividades entre diversas máquinas.

47 GLOSSÁRIO Hadoop - plataforma de software em Java voltada para processamento de grandes massas de dados. Infomonics definido pela Gartner como princípios e práticas de gestão econômica e patrimonial para valoração e gerenciamento dos ativos de informação de uma empresa Infrastructure as a Service (IaaS) utilização de um servidor remoto. Intelligent Transportation System - utilização de sistemas e tecnologias de comunicação como visando a melhoria do gerenciamento e operação dos sistemas de transportes. Internet of Things (IoT) integração da internet e de objetos exclusivamente identificáveis. Tudo é conectado a rede. IPv6 - versão mais atual do protocolo de internet IPv4 (utilizado até 2012 como padrão de comunicação). Leap Motion dispositivo para identificação de movimentos e objetos. LTE Tecnologia derivada do 4G concebido para manter a compatibilidade com o GSM e HSPA. Machine Learning ramo da inteligência artificial que constrói sistemas para aprender a partir dos dados disponíveis. Machine to Machine (M2M) tecnologias que permitem a comunicação entre sistemas. Map Reduce framework de programação para processar um grande volume de dados. Mashup personalização de site ou aplicativo utilizando conteúdo de diferentes fontes.

48 GLOSSÁRIO Massive Online Open Course (MOOC) - oferta de cursos gratuitos para um volume grande de alunos. Microelectromechanical Systems (MEMS) tecnologia que integra elementos mecânicos, sensores e eletrônicos em um pequeno chip. Miracast - padrão para transmissão de dados sem fio baseado em open plataform. Mobile Device Management (MDM) sistema de monitoramento e gerenciamento de dispositivos móveis. Mobile First desenvolvimento de projetos web é focado primeiramente para dispositivos móveis. Nearbytes - aplicação mobile que permite a transferência de dados através do som. NFC - tecnologia que permite a troca de informações sem fio entre dispositivos próximos. NGN - Descreve algumas evoluções de arquitetura de redes de telecomunicações, com a ideia central de que uma mesma rede transporte todas as informações e serviços. Open data ideia ou conceito que prevê que os dados devem ser disponibilizados a todos. Open Innovation utilização do conhecimento interno e externo para acelerar a inovação. OpenStack software de código aberto capaz de gerenciar múltiplas estruturas virtualizadas.

49 GLOSSÁRIO Phablet designa dispositivos com telas sensíveis ao toque com mais de 5 e menos de 7 polegadas. Plataforma as a Service (PaaS) utilização de plataformas (como banco de dados) via nuvem. Power Line Communication (PLC) - utilização da rede elétrica para transmitir dados e voz em banda larga. RFID sensor que utiliza radio frequência para rastreamento e gerenciamento. S3 serviços de armazenamento em nuvem da Amazon. SaaS forma de distribuição e comercialização de software através da nuvem. Semicondutores - Sólidos, geralmente cristalinos, de condutividade elétrica intermediária entre condutor e isolante. Smart Grid aplicação de TIC para o sistema elétrico. Socialytics conjunto de soluções para analisar dados criados a partir das interações de usuários em ambientes de socialização na rede. Software Defined Data Center (SDDC) - abordagem de arquitetura de infraestrutura, que trata-se de um centro de dados onde toda a infraestrutura é virtualizada e entregue como um serviço. Software Defined Network (SDN) - arquitetura que separa a camada de controle de rede de transporte de dados e inteligência. Software Defined Storage (SDS) - tecnologias de armazenamento, a infraestrutura de armazenamento é gerida de forma automatizada por um software inteligente. Software Development Kit (SDK) kit para desenvolvimento disponibilizado para que desenvolvedores externos possam integrar ou melhorar a solução.

50 GLOSSÁRIO Storytelling método de compartilhamento de conhecimento através da narrativa e utilização de histórias. Terceira Plataforma de TI conceito do IDC que agrega Cloud Computing, Big Data, Social Business e Mobilidade. Transferjet - sistema de transferência de arquivos sem fio desenvolvido pela Sony. Unified Communication and Collaboration (UCC) Sistemas de telefonia integrado às ferramentas de colaboração e comunicação na rede. Vehicle Area Networks rede de veículos que interagem para transmitir e receber dados. Virtual Desktop Infrastructure (VDI) simulação/virtualização de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento ou recursos de rede. Wearable Computing utilização de tecnologia e comunicação em roupas e acessórios. WiMax Derivado do 4G, similar ao padrão Wi-Fi, agrega novos conhecimentos e recursos visando um melhor desempenho de comunicação e velocidades maiores que 1Gb. ZigBee - conjunto de especificações para comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos com ênfase na baixa potência, baixa taxa de transmissão e pequeno custo. Z-Wave - protocolo de comunicação sem fio utilizado na automação residencial.

A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO

A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER

Leia mais

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma 1 IDC - Equipe Pietro Delai Reinaldo Sakis João Paulo Bruder Luciano Ramos Gerente de Pesquisa e Consultoria -Enterprise Gerente de Pesquisa

Leia mais

Principais Desafios para a Gestão dos Cursos Superiores em. Everaldo Artur Grahl

Principais Desafios para a Gestão dos Cursos Superiores em. Everaldo Artur Grahl Principais Desafios para a Gestão dos Cursos Superiores em Computação e Informática Everaldo Artur Grahl Sumário Objetivo Estudo da FIESC Macrotendências Temas importantes Fatores Críticos Sugestões de

Leia mais

Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades

Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades Danilo Pereira, Msc. Apresentação Graduação em Ciência da Computação (1997) Mestre em Eng. Produção UFSC Mídia e Conhecimento

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Contexto As pressões do mercado por excelência em qualidade e baixo custo obrigam as empresas a adotarem sistemas de produção automatizados

Leia mais

HÁ 130 ANOS A FURUKAWA PARTICIPA ATIVAMENTE NA VIDA DAS PESSOAS, ATRAVÉS DA CONTÍNUA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

HÁ 130 ANOS A FURUKAWA PARTICIPA ATIVAMENTE NA VIDA DAS PESSOAS, ATRAVÉS DA CONTÍNUA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. HÁ 130 ANOS A FURUKAWA PARTICIPA ATIVAMENTE NA VIDA DAS PESSOAS, ATRAVÉS DA CONTÍNUA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. CRIANDO SOLUÇÕES COMPLETAS PARA EMPRESAS E PESSOAS A Furukawa tem como foco ampliar os relacionamentos,

Leia mais

Título da Apresentação

Título da Apresentação Título da Apresentação FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Departamento de Tecnologias da Informação e Serviços DTIS Área de

Leia mais

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo Desafios da convergência em um mundo totalmente IP Sidney Longo 13 de abril de 2011 Agenda O CPqD Cenário Roadmap Tecnológico Tendências Tecnológicas Computação em Nuvem Mobilidade e Redes Sociais Multiplos

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

Objetivo. 0 Conceitos. 0 Funcionalidades. 0 Desafios. 0 Experiências de Implantação

Objetivo. 0 Conceitos. 0 Funcionalidades. 0 Desafios. 0 Experiências de Implantação Objetivo 0 Conceitos 0 Funcionalidades 0 Desafios 0 Experiências de Implantação Smart Grid Conceitos 0 NÃO é só Medição Eletrônica e Telecom!! 0 Envolve conhecimentos sobre: 0 Tecnologia, Padrões, Normas

Leia mais

Tecnologia a serviço da cidadania

Tecnologia a serviço da cidadania Tecnologia a serviço da cidadania Quem somos A Dataprev fornece soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para o aprimoramento e execução de políticas sociais do Estado brasileiro. É a empresa

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE

CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE CIDADES INTELIGENTES DIREITO DA ENERGIA RITA NORTE CIDADES INTELIGENTES NOTAS INTRODUTÓRIAS As cidades - espaços de oportunidades, desafios e problemas Diagnóstico dos espaços urbanos: Transformação demográfica

Leia mais

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio?

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Comparativo prático para escolher a ferramenta perfeita para a sua empresa Faça nosso Quiz e veja as opções que combinam com o seu perfil ÍNDICE

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Cloud Computing Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Facebook 750 milhões de usuários 42% de todos os usuários do Facebook estão localizado na América, 27% na Ásia e 25% na Europa 4% na África

Leia mais

Internet of Things e a Telefonica Vivo

Internet of Things e a Telefonica Vivo Internet of Things e a Telefonica Vivo Seminário Internacional BNDES 2014 Internet das Coisas: Oportunidades e Perspectivas da Nova Revolução Digital para o Brasil Antonio Carlos Valente Presidente da

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

A Sothis é uma empresa provedora de voz e dados com suporte a gestão de economia. para sua empresa. Através da Tecnologia de IP, dispomos de soluções

A Sothis é uma empresa provedora de voz e dados com suporte a gestão de economia. para sua empresa. Através da Tecnologia de IP, dispomos de soluções C O M U N I C A Ç Ã O D I G I T A L A Sothis é uma empresa provedora de voz e dados com suporte a gestão de economia para sua empresa. Através da Tecnologia de IP, dispomos de soluções para o trafego de

Leia mais

A Cidade Cognitiva. Antonio Pires Santos 1

A Cidade Cognitiva. Antonio Pires Santos 1 A Cidade Cognitiva Antonio Pires Santos 1 1 Vivemos num planeta mais inteligente INSTRUMENTADO INTERCONECTADO INTELIGENTE Sensores e outros instrumentos digitais estão a ser incorporados em cada objeto,

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Rio de Janeiro -RJ 13/02/2014

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: Rio de Janeiro -RJ 13/02/2014 IT SERVICES 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: Rio de Janeiro -RJ 13/02/2014 TEMA DA PALESTRA: Desafios da Gestão de TI no Mercado Jurídico

Leia mais

Seguros em um mundo conectado. As novas gerações e as novas formas de negócio

Seguros em um mundo conectado. As novas gerações e as novas formas de negócio Seguros em um mundo conectado As novas gerações e as novas formas de negócio A IBM realiza investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento para trazer pensamento inovador IBM Industry Models

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ

TRIBUTAÇÃO NA NUVEM. Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ TRIBUTAÇÃO NA NUVEM Tax Friday 21 de outubro de 2011 AMCHAM - RJ PROGRAMA 1. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS APLICÁVEIS 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS INTRODUÇÃO À

Leia mais

Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014

Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014 Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014 Robson Vaamonde http://www.vaamonde.com.br http://www.procedimentosemti.com.br Professor do Curso Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura de

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Computação nas Nuvens

Computação nas Nuvens Computação nas Nuvens TÓPICOS Introdução Internet: O fundamento principal O que é Computação em Nuvens Vantagens Dúvidas Corrida pela tecnologia Trabalhos Futuros Conclusão Referências 2 TÓPICOS Introdução

Leia mais

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015 GIS Cloud na Prática Fabiano Cucolo 26/08/2015 Um pouco sobre o palestrante Fabiano Cucolo fabiano@soloverdi.com.br 11-98266-0244 (WhatsApp) Consultor de Geotecnologias Soloverdi Engenharia www.soloverdi.com.br.

Leia mais

Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife

Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife Perfil A Empresa Municipal de Informática Emprel é uma empresa pública, dotada de personalidade

Leia mais

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Referência Tecnologia da Informação para Gestão : Transformando os negócios na Economia Digital. Bookman, sexta edição, 2010. 2 FAZENDO NEGÓCIOS NA

Leia mais

Sm S a m r a t r t Gr G i r d Bruno Erik Cabral

Sm S a m r a t r t Gr G i r d Bruno Erik Cabral Bruno Erik Cabral Smart Grid Agenda Introdução Definição Características Confiabilidade Flexibilidade Eficiência Sustentabilidade Medidores Inteligentes Controle avançado Cenário Internacional Cenária

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

A Plataforma ArcGIS Suportando a Segurança Nacional

A Plataforma ArcGIS Suportando a Segurança Nacional A Plataforma ArcGIS Suportando a Segurança Nacional O que é Segurança Nacional? Segurança Nacional é proteger e sustentar a nação: População Economia Infraestrutura Fronteiras Prosperidade no seu todo...

Leia mais

A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações

A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações 24 de Março de 2011 As exigências de infraestrutura de TIC para a Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil Desafios e Oportunidades na construção do IBC. A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações

Leia mais

TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate

TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate TRIBUTAÇÃO NAS NUVENS Uma Regulação em Debate Workshop Divisão Tributária 18.04.2013 CIESP - CAMPINAS PROGRAMA 1. BREVE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2. PRINCIPAIS OPERAÇÕES E ASPECTOS TRIBUTÁRIOS POLÊMICOS

Leia mais

Usando Service Design Thinking para criar SOA Corporativo

Usando Service Design Thinking para criar SOA Corporativo Usando Service Design Thinking para criar SOA Corporativo Hilton Menezes 2013 Introdução Uma área de Tecnologia da Informação - TI ágil pode contribuir significativamente para que o negócio possa fazer

Leia mais

Eficiência em TI e Criação de Valor. Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil

Eficiência em TI e Criação de Valor. Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil Eficiência em TI e Criação de Valor Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil FEBRABAN Abril/2013 Eficiência EFICIÊNCIA é a permanente otimização dos recursos disponíveis para a criação

Leia mais

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.

Windows 2008 Server. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy. www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail. Windows 2008 Server IFSP Boituva Prof. Sérgio Augusto Godoy www.profsergiogodoy.com sergiogutogodoy@hotmail.com Windows 2008 Server Construído sob o mesmo código do Vista Server Core (Instalação somente

Leia mais

Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação. CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação CRISE FISCAL x OPORTUNIDADES DE MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO Rápido, Fácil e Barato! TEMPOS DE CRISE REQUEREM PRAGMATISMO E SOLUÇÕES

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014

IT SERVICES. 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia. LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014 IT SERVICES 1º SEMINÁRIO: Gestão Estratégica para Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia LOCAL: São Paulo -SP 20/03/2014 TEMA DA PALESTRA: Desafios da Gestão de TI no Mercado Jurídico PALESTRANTE:

Leia mais

Soluções Inteligentes Mandic Cloud Solutions

Soluções Inteligentes Mandic Cloud Solutions Soluções Inteligentes Mandic Cloud Solutions Data Centers de Próxima Geração Mandic. Somos Especialistas em Cloud. CLOUD SOLUTIONS MANDIC CLOUD SOLUTIONS Uma empresa sólida que conquista clientes brasileiros

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

IPv6 e a Internet das Coisas

IPv6 e a Internet das Coisas III Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil IPv6 e a Internet das Coisas Lucas Pinz Gerente Sênior de Tecnologia lucas.pinz@br.promonlogicalis.com São Paulo, 05 de Dezembro de 2013 Copyright 2013

Leia mais

4G / WIFI Abordagens para melhor acesso à internet no campus

4G / WIFI Abordagens para melhor acesso à internet no campus 4G / WIFI Abordagens para melhor acesso à internet no campus EMBRATEL É PARTE DA AMÉRICA MÓVIL INSTITUCIONAL UM DOS MAIORES GRUPOS EMPRESARIAIS DO MUNDO E LÍDER NA OFERTA DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

Conhecimento e Inovação. em TI para a Sustentabilidade

Conhecimento e Inovação. em TI para a Sustentabilidade Conhecimento e Inovação em TI para a Sustentabilidade A DRIVE A é especializada na continuidade de negócios em ambientes de missão crítica e no fornecimento de hardware, software e serviços para organizações

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Iniciativa CDC RNP. Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014

Iniciativa CDC RNP. Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014 Iniciativa CDC RNP Projeto CDC Piloto Huawei Encontro sobre Computação em Nuvem UNICAMP, 07 de abril de 2014 Sumário Programa de Computação em Nuvem da RNP Iniciativa CDC RNP Estratégia Piloto Huawei Programa

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data

Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data GUGST Maio 2014 Alexandre Campos Silva IDC Brazil Consulting Director (11) 5508 3434 - ( (11) 9-9292-2414 Skype: AlexandreCamposSilva Twitter: @xandecampos

Leia mais

Consumerização de TI. Paula Nobre. Presented by. Copyright 2011 OSIsoft, LLC

Consumerização de TI. Paula Nobre. Presented by. Copyright 2011 OSIsoft, LLC Consumerização de TI Presented by Paula Nobre Copyright 2011 OSIsoft, LLC ANTES AGORA NO ESCRITÓRIO EM QUALQUER LUGAR DURANTE AS HORAS DE TRABALHO A QUALQUER HORA COMPUTADOR ATRIBUÍDO DISPOSITIVOS E MEU

Leia mais

Evento Huawei Águas de São Pedro Cidade Digital e Inteligente

Evento Huawei Águas de São Pedro Cidade Digital e Inteligente Evento Huawei Águas de São Pedro Cidade Digital e Inteligente São Paulo, 2 de Julho de 2015 Eduardo Koki Iha Smart Cities & Inovação IoT eduardo.iha@telefonica.com - @kokiiha 1 Por que Cidades Inteligentes?_

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM CONCEITOS E APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM Rogério Schueroff Vandresen¹, Willian Barbosa Magalhães¹ ¹Universidade Paranaense(UNIPAR) Paranavaí-PR-Brasil rogeriovandresen@gmail.com, wmagalhaes@unipar.br

Leia mais

Big Data: Uma revolução a favor dos negócios

Big Data: Uma revolução a favor dos negócios Big Data: Uma revolução a favor dos negócios QUEM SOMOS Empresa especializada em Big Data e Analytics. Profissionais com larga experiência na gestão de bureaus de crédito, analytics e uso inteligente da

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Apresentação. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e.

Apresentação. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e. I n o v a ç ã o e T e c n o l o g i a a o s e u a l c a n c e. Apresentação A d v a n c e d I n f o r m á t i c a L t d a. w w w. a d v a n c e d i n f o. c o m. b r ( 1 1 ) 2 9 7 6-7044 Quem Somos? A

Leia mais

A CLOUD EM PORTUGAL UM CAMINHO DE ALIANÇAS. Produto e Alianças Cloud / Gestão de Produto Maio 2014

A CLOUD EM PORTUGAL UM CAMINHO DE ALIANÇAS. Produto e Alianças Cloud / Gestão de Produto Maio 2014 A CLOUD EM PORTUGAL UM CAMINHO DE ALIANÇAS Produto e Alianças Cloud / Gestão de Produto Maio 2014 1 AGENDA SITUAÇÃO ATUAL E TENDÊNCIAS PEGADA CLOUD PT PARCERIA PT / ESRI 2 METADE DOS CLIENTES PORTUGUESES

Leia mais

Sistemas IBM Flex & PureFlex

Sistemas IBM Flex & PureFlex Eduardo (Edu) Pacini Líder Plataforma PureFlex Brasil IBM Systems & Technology Group Sistemas IBM Flex & PureFlex A Tecnologia está liderando as mudanças que impactam os negócios 1 Fatores de impacto:

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de:

Soluções Completas. Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: Soluções Completas Fundada em 1991, a.compos é pioneira na área de soluções em tecnologia, atuando nas áreas de: - Conexões compartilhada (.IP) e dedicada (.LINK); - Data Center com servidores virtuais

Leia mais

Convergência TIC e Projetos TIC

Convergência TIC e Projetos TIC TLCne-051027-P1 Convergência TIC e Projetos TIC 1 Introdução Você responde essas perguntas com facilidade? Quais os Projetos TIC mais frequentes? Qual a importância de BI para a venda de soluções TIC (TI

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Smart home. Fazendo da tecnologia smart home uma realidade. GfK 2015. GfK 2015 GfK smart home study 1

Smart home. Fazendo da tecnologia smart home uma realidade. GfK 2015. GfK 2015 GfK smart home study 1 Smart home Fazendo da tecnologia smart home uma realidade GfK 2015 GfK 2015 GfK smart home study 1 Conteúdos 1 2 3 Potencial de mercado Os nossos insights O seu crescimento através do conhecimento GfK

Leia mais

Processo Aplicado Contabilidade EV Doc

Processo Aplicado Contabilidade EV Doc Processo Aplicado Contabilidade EV Doc EV DOC DIGITALIZAÇÃO E GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS (GED) Digitalize e gerencie de forma simples os documentos e informações de sua empresa utilizando uma plataforma

Leia mais

www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432

www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432 www.under.com.br 4007.1432 / 0800.886.1432 / 51 3301.1432 Sua Infra na Nuvem Quem somos A Under é uma empresa de tecnologia e infraestrutura para internet, fundada em 2002. Figuramos entre as maiores empresas

Leia mais

Como se preparar para o fenômeno da Consumerização

Como se preparar para o fenômeno da Consumerização Como se preparar para o fenômeno da Consumerização Anderson B. Figueiredo Gerente Pesquisa & Consultoria IDC Brasil Agosto/2013 2 Presença em mais de 110 países ao redor do mundo; Mais de 1.000 analistas

Leia mais

Este é o NOSSO TEMPO. Desfrutar. Aprender. Criar. Compartilhar Novos relacionamentos

Este é o NOSSO TEMPO. Desfrutar. Aprender. Criar. Compartilhar Novos relacionamentos BEM-VINDOS Este é o NOSSO TEMPO Desfrutar Aprender Criar Compartilhar Novos relacionamentos vamos então começar Plataforma ArcGIS: transformando e inovando a tomada de decisão com o uso da Inteligência

Leia mais

Apresenta. SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio

Apresenta. SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio Apresenta SofStore o mais novo aliado no gerenciamento do seu negócio SofStore Um Novo Sistema Para Sua Empresa SofStore Apresentação Experiência no Varejo A ID Brasil Sistemas atua no segmento de varejo

Leia mais

Accenture Technology Vision 2015 Serviços Públicos para o Futuro. Visão geral das cinco tendências digitais para serviços públicos

Accenture Technology Vision 2015 Serviços Públicos para o Futuro. Visão geral das cinco tendências digitais para serviços públicos Accenture Technology Vision 2015 Serviços Públicos para o Futuro Visão geral das cinco tendências digitais para serviços públicos #techvision2015 INFOGRÁFICO O governo digital é fundamentado pela utilização

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Projeto Demoiselle. Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge.

Projeto Demoiselle. Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge. Projeto Demoiselle Para perguntas e respostas, utilizem a lista de discussões de usuários da comunidade: demoiselle-users@lists.sourceforge.net Palestrantes: Antônio Carlos Tiboni Luciana Campos Mota 20/07/2009

Leia mais

da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR

da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR da deusa Athena, da sabedoria na mitologia grega PROPOSTA COMERCIAL Fone: 51 3212.7055 11 4152.8439 WWW.ATHENEUM.COM.BR O ATHENEUM O Atheneum é uma plataforma que possibilita o acesso principalmente de

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MISSÃO DO CURSO A concepção do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está alinhada a essas novas demandas

Leia mais

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 1 OBJETIVOS 1. O que é a nova infra-estrutura informação (TI) para empresas? Por que a conectividade é tão importante nessa infra-estrutura

Leia mais

Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias

Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias São Paulo, 21 de setembro de 2010 Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias e Dario Thober Centro de Pesquisas von Braun Centro de Pesquisa sem fins lucrativos Soluções inovadoras

Leia mais

Da tendência à realidade:

Da tendência à realidade: Da tendência à realidade: Como a Cloud Computing transformou o mercado de TI e está alavancando novos negócios para as empresas. 2014 IBM Corporation TENDENCIA PREVISÃO REALIDADE 2 2014 IBM Corporation

Leia mais

Eng. José Roberto Muratori

Eng. José Roberto Muratori Eng. José Roberto Muratori OO tema foi escolhido devido a motivação de que cada vez mais percebe-se que os hábitos das pessoas estão em transformação. A alta exigência por conforto e segurança já não é

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

TEORIA GERAL DE SISTEMAS TEORIA GERAL DE SISTEMAS A Internet global A World Wide Web Máquinas de busca Surgiram no início da década de 1990 como programas de software relativamente simples que usavam índices de palavras-chave.

Leia mais

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net

APRESENTAÇÃO COMERCIAL. www.docpix.net APRESENTAÇÃO COMERCIAL www.docpix.net QUEM SOMOS Somos uma agência digital full service, especializada em desenvolvimento web, de softwares e marketing online. A Docpix existe desde 2010 e foi criada com

Leia mais

Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações. Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri

Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações. Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri Big Data Num futuro próximo, toda a informação vai ser Big Data. Já não existe pouca

Leia mais

4G no Brasil: Demanda dos Usuários e Exemplos de Aplicações. Alexandre Jann FIESP. Marketing & Strategy General Manager NEC Latin America

4G no Brasil: Demanda dos Usuários e Exemplos de Aplicações. Alexandre Jann FIESP. Marketing & Strategy General Manager NEC Latin America 5º Encontro de Telecomunicações Respeito ao Consumidor 4G no Brasil: FIESP Demanda dos Usuários e Exemplos de Aplicações Alexandre Jann Marketing & Strategy General Manager NEC Latin America Tópicos Perfil

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER

COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER COMUNICAÇÃO DE PORTIFÓLIO UTILIZANDO DASHBOARDS EXTRAIDOS DO MICROSOFT PROJECT SERVER Autor: RANGEL TORREZAN RESUMO 1. Gestão de Portfolio e suas vantagens. A gestão de portfólio de projetos estabelece

Leia mais

Introdução à Computação Móvel. Carlos Maurício Seródio Figueiredo

Introdução à Computação Móvel. Carlos Maurício Seródio Figueiredo Introdução à Computação Móvel Carlos Maurício Seródio Figueiredo Sumário Visão da Computação Móvel Oportunidades de Pesquisa Alguns Interesses de Pesquisas Futuras Visão da Computação Móvel O que é Computação

Leia mais

Adoção e Inovação em Tecnologias de Informação

Adoção e Inovação em Tecnologias de Informação Adoção e Inovação em Tecnologias de Informação Uma contribuição para a avaliação de tecnologia com exemplo da computação em nuvem Apresentação no âmbito da disciplina de Gestão de Sistemas de Informação

Leia mais

Itaú Unibanco Banco Digital Pedro Donati

Itaú Unibanco Banco Digital Pedro Donati Itaú Unibanco Banco Digital Pedro Donati Agenda Evolução digital Construindo um banco digital Evolução digital 90% dos dados de hoje foram criados apenas nos dois últimos anos 10% de todas as fotos do

Leia mais