Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologia da Informação e Comunicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologia da Informação e Comunicação. Tecnologia da Informação e Comunicação"

Transcrição

1 Tecnologia da Informação e Comunicação

2

3 Coordenação Técnica: Sistema FIESC Coordenadoria de Planejamento e Controle da Gestão (COPLAC) Carlos Henrique Ramos Fonseca Gerente Executivo Realização Técnica: Fundação CERTI Coordenação: Eliza Coral Cleusa Guginski Marcos Moraes Marcos Paulo de Mesquita Caringi Marcus Dias Renan Hubert Sistema FIESC Ana Cristina Gomes Sidnei Manoel Rodrigues Diego de Castro Vieira Felipe Dias Soares Scott Juliano Anderson Pacheco

4 INTRODUÇÃO Objetivo Fornecer elementos que contribuam para uma visão global de futuro das TICs num prazo de dez anos, facilitando a elaboração de visões conjuntas e voltadas para o contexto proposto para este painel de especialistas (setor de TIC em SC). Metodologia Fontes secundárias: 110 documentos (relatórios, livros e artigos). Fontes primárias: perguntas sobre tendências nas entrevistas. O trabalho foi estruturado em: 4 Macrotendências (não restritas à TIC); 11 Tendências setoriais; 25 tecnologias/conceitos; Exemplos de aplicação; Olhar de SC sobre as tendências.

5 INTRODUÇÃO

6

7 MACROTENDÊNCIAS CONECTIVIDADE Incremento acelerado tanto na quantidade de pessoas e dispositivos conectados em rede como na velocidade entre essas conexões, acompanhada do barateamento e oferta de serviços relacionados. Acesso privado por residências, corporações e indivíduos. Acesso público com ambientes próprios. Infraestrutura de conectividade entre grande data centers e empresas.

8 MACROTENDÊNCIAS MODELOS DE TRABALHO Alteração de um modelo tradicional de trabalho baseado para um novo paradigma baseado em relações mais flexíveis de tempo, espaço e relacionamentos. Escritórios flexíveis. Turnos alternativos. Home office. Co-working Intra-empreendedorismo Cliente dentro da empresa.

9 MACROTENDÊNCIAS PARCERIAS Tendência cada vez maior de realização de parcerias para a condução de projetos e desenvolvimento de produtos e serviços. O conceito abrange: Parcerias público/privadas; Parcerias entre empresas; Sinergia entre start-ups por meio de incubadoras, aceleradoras e espaços de colaboração.

10 MACROTENDÊNCIAS SUSTENTABILIDADE Conceito deve ser entendido segundo um tripé formado por três pilares: Ambiental: Proteção ambiental, gestão de recursos renováveis, ecoeficiência, diminuição de riscos ambientais; Social: Proteção dos direitos humanos, envolvimento com a comunidade, ética e transparência; Econômico: Gestão eficiente, política de investimentos, direito dos acionistas, competitividade. (Elkington, 1990)

11

12 Comunicação OpenStack Tecnologia da Informação e Comunicação CLOUD COMPUTING TENDÊNCIAS SETORIAIS Utilização cada vez maior da nuvem para armazenamento e processamento de informações Padrões e plataforma Tráfego Hadoop Mercado Everything as a Service Computação distribuída Até 2020, 50 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. (Cisco, 2013) Até o final da década, cerca de 40% de toda a informação digital passará pela nuvem, e 15% será armazenada nela. (IDC, 2012) Aplicações Compartilhamento Backup Sincronização EC2 S3 VDI Segurança da informação Bring Your Own Cloud Cloud Corporativa 3º Plataforma de TI Segmentos Educação Governo Socialytics Entretenimento PaaS

13 APLICAÇÃO CLOUD COMPUTING Empresa americana, líder do mercado de cloud computing. Conjunto de soluções e infraestrutura para hospedar a estrutura dos clientes em um ambiente virtual seguro e de fácil acesso. Possui o portfólio mais rico do mercado IaaS, possui diversas parcerias para entrega de soluções.

14 E-Commerce Business Análise BIG DATA Tecnologia da Informação e Comunicação TENDÊNCIAS SETORIAIS Utilização cada vez maior da nuvem para armazenamento e processamento de informações Valorização Plataformas Quase dois terços das empresas pretendem investir em tecnologias de big data nos próximos dois anos. (Gartner, 2013) Cientista de dados será uma das profissões mais cobiçadas no futuro próximo. (IBM, 2013) Estatística Visualização Colaboração 3º Plataforma de TI Negócios e produtos Segurança da informação Data Mining Governo Big Social Hadoop Map Reduce Data Center Relações Redes sociais Analytics Socialytics Inteligence Big Science

15 APLICAÇÃO BIG DATA Gráfico em tempo real da evolução da gripe suína no mundo a partir do resultado de buscas pela internet. O Google Trends é uma ferramenta que apresenta os termos mais buscados, possibilitando um refinamento dos dados, comparação de termos, composição, volume de pesquisa por região e ano, etc.

16 APLICAÇÃO BIG DATA Faz parte do grupo europeu Experian Mosaic é a ferramenta para segmentação de consumidores via georreferenciamento e perfil. Ferramenta que identifica exatamente o público-alvo juntamente a localização e perfil.

17 EMM Tecnologia da Informação e Comunicação Smart watch Lazer MOBILIDADE TENDÊNCIAS SETORIAIS Popularização de dispositivos portáteis, possibilidade de interação em tempo real e crescente uso em ambientes corporativos Em 2013 o tráfego gerado por dispositivos móveis deve superar o de PCs. (Gartner, 2012) Empresas como Google e Facebook têm passado a adotar a estratégia de Mobile First, priorizando versões mobile dos aplicativos. Smartphone é cada vez mais o hub digital que conecta outros dispositivos pessoais. Dispositivos 4G/LTE Smartphone Híbridos Trabalho Tablet Phablet BYOD Consumerização de TI Personalização Trabalho remoto Segurança da informação Inovação Mobile First Co-working 3º plataforma de TI Segmentos Saúde Educação Uso Corporativo E-Commerce

18 APLICAÇÃO - MOBILIDADE A americana Citrix usou sua experiência em servidores e infra de TI e apostou na tendência de BYOD. Hoje é uma das empresas líderes do mercado. As pessoas querem ter a liberdade de trabalhar no dispositivo de sua preferência e os funcionários habilitados ajudam a sua empresa a ter um melhor desempenho.

19 UCC Financiamento Comunicação SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO TENDÊNCIAS SETORIAIS Valorização do aprendizado social, aplicações colaborativas e profundas alterações no ambiente de trabalho e nas relações profissionais Em 2020 o espaço de trabalho das organizações deve ser reduzido em 17% em relação ao que é hoje. (Citrix, 2012) Com um crescimento global de 60% em 2012, as plataformas de Crowdfunding devem se expandir ainda mais até 2020, se tornando uma das principais formas de financiamento para empreendedores e PMEs. (Global-influence, 2013) Valorização Socialização Terceira Plataforma de TI Negócios Interação Colaboração Negócios e produtos Foco experiência do usuário Personalização Storytelling Experiência social Inovação Gestão corporativa Crowdfunding Relações Co-working Redes sociais Ambientes de colaboração Socialytics

20 APLICAÇÃO - SOCIAL BUSINESS Parte laboratório de inovação, parte incubadora e parte um centro comunitário. Fundada em Viena na Áustria, possui escritórios de co-working em todos os continentes. Possui maior representatividade na Europa. No Brasil está presente em Curitiba, São Paulo e Recife Espaços inspiradores com infraestrutura flexível para trabalhar, conhecer, aprender e se conectar. De empreendedores para empreendedores.

21 APLICAÇÃO - SOCIAL BUSINESS Israel investe cerca de 4,5% do seu PIB em Pesquisa e Desenvolvimento. É o segundo maior berço de startups atrás somente dos EUA. Conta com 63 startups listadas no NASDAQ. Sol Chip responsável pela bateria solar capaz de se recarregar sozinha e manter dispositivos móveis e sensores sem fios funcionando. Energia Social Business Sua principal incubadora, a Universidade Hebráica de Jerusalém, recebe anualmente US$ 1 bi em royaltiess e promove US$ 2 bi em vendas de SW e serviços. Social Business Waze: navegação em tempo real desenvolvido. Onavo: análise de dados da rede de celular. Trusteer: Segurança e mobilidade.

22 APLICAÇÃO SOCIAL BUSINESS Portal brasileiro colaborativo para compartilhamento de ideias, proposição de soluções e financiamento de projetos. Plataforma de inovação aberta americana. Fiat MIO projeto desenvolvido com a participação da comunidade. Portais para concorrência colaborativa: a empresa disponibiliza sua demanda e as soluções são obtidas através da comunidade. Ambas brasileiras

23 Bluetooth Smart Tecnologia da Informação e Comunicação Interação ZigBee MEMS COMPUTAÇÃO UBÍQUA TENDÊNCIAS SETORIAIS Uso crescente de sensores e comunicação em rede entre dispositivos impactando nas formas de interação com a tecnologia. 70% dos sensores devem ser voltados para resolução de problemas e 30% para melhorar a qualidade de vida. (Intel) Internet das coisas Sensores M2M Microdispositivos Computação pervasiva Comunicação em rede Tecnologias vestíveis Social information Biosensores Appcessórios Celular NFC Mercado Miniaturização CrowdSensing Dispositivos móveis Era Pós-Touch Smart homes Monitoramento em tempo real Interfaces gestuais Socialytics

24 APLICAÇÃO COMPUTAÇÃO UBÍQUA A Nest (EUA) produz produtos que aprendem com o comportamento do usuário e permitem a comunicação por gestos. A Disney testa uma pulseira que interage com diversos recursos de seus parques de diversão nos EUA (brinquedos, personagens e lojas), tornando a experiência personalizada. O Samsung Galaxy Gear é a aposta da Samsung em tecnologias vestíveis.

25 Licença Copyleft Dados públicos Mashup Openomics Linux SDK Tecnologia da Informação e Comunicação OPEN SOFTWARE TENDÊNCIAS SETORIAIS Uso crescente de plataformas abertas para permitir a interoperabilidade entre diferentes soluções, além da customização se serviços Existem atualmente mais de 1 milhão de projetos de Open Source sendo desenvolvidos no mundo. (Black Duck, 2013) Cultura Open Source Interoperabilidade Colaboração Open Data Plataformas XML APIs Android HTML 5 A cultura da API tem gerado iniciativas de colaboração mesmo entre empresas concorrentes. 62% dos especialistas em software acreditam que, em 5 anos, mais da metade de todo o SW vendido será OSS. (fonte: North Bridge / Black Duck, 2013) Negócios SaaS PaaS Everything as a Service IaaS Parcerias Governo Open Social Comunidade Transparência

26 APLICAÇÃO - OPEN SOFTWARE Desfrutam de serviços focados em colaboração/participação, mobilidade urbana e turismo. Lisboa, Manchester, Istambul, Amsterdam, Barcelona, Roma. City SDK é uma toolkit para desenvolvedores de serviços digitais para cidade.

27 Modelagem Comunicação OPEN HARDWARE TENDÊNCIAS SETORIAIS Aumento da demanda por modularização, customização e co-criação Até 2015 sete dos cinquenta principais varejos multinacionais irão vender impressoras 3D em suas lojas físicas ou online. (Fonte: Gartner, 2013) Plataformas de processamento de baixo custo abrem espaço para desenvolvimentos domésticos. Aliado a utilização de impressoras 3D, cloud computing e plataformas de crowdfunding usuários criarão hardware. (Fonte: Google, 2013) Colaboração Arduino Cloud Crowdfunding Open innovation Open Source Objects Negócios Do It Yourself Foco experiência do usuário Impressora 3D Personalização scanner Inovação Direito de propriedade Novos produtos prototipação Novos mercados Nichos projetos big Data customização experiência

28 APLICAÇÃO - OPEN HARDWARE Conceito de smartphone de blocos destacáveis, conectados a uma base que transforma tudo em um telefone. Possibilita a personalização do dispositivo, novos modelos de negócios e a criação de novos blocos pelo usuário.

29 Transporte Sensores Tecnologia da Informação e Comunicação Health Care Drones Biônica Algoritmos ROBÓTICA TENDÊNCIAS SETORIAIS Aumento da demanda por modularização, customização e co-criação "Entre 10 a 15 anos, robôs para uso pessoal devem se tornar lugar comum nas residências. (Eric Schmidt, CEO do Google, 2013) Produtos Veículos autônomos Serviços domésticos Colaboração Inovação Integração com dispositivos Cirurgias Esportes EUA e Israel já utilizam drones em operações militares desde (g1.com) Projetos pilotos na China e Reino Unido já utilizam drones para entrega de correspondência, pizza e sushi. (BBC, 2013) Aplicações Domótica Automotivo Segurança e defesa Trabalho Inteligência artificial Machine Learning Deep Learning Redes Neurais

30 APLICAÇÃO - ROBÓTICA Empresa americana fundada em 1990 com a visão de fazer robôs práticos, de acordo com a realidade. Fabrica robôs domésticos dedicados a limpeza e presença remota que podem ser usados em telemedicina ou tele presença. Robôs para segurança e defesa, usado principalmente pelas forças armadas.

31 Câmeras Co-criação SMART CITIES: TRANSPORTE TENDÊNCIAS SETORIAIS Necessidade crescente da utilização de tecnologias e desenvolvimento de novos modelos para melhorar a mobilidade Na Europa os congestionamentos custaram cerca de 1% do PIB, algo em torno de 100 bilhões de euros em (Fonte: IBM, 2013) Londres é um exemplo de planejamento e gestão, através de diversas ações foi possível diminuir o tráfego em 20%, e acelerar o trânsito em 37%. (Smart Solutions for Smart Cities. Lisboa, 2012) Smart transportation Eficiente Produto Tecnologias de comunicação Planejamento Utilização de espaços Gestão Sensoriamento Tecnologia híbrida Integração Modais Cidades Transporte coletivo Negócio Alternativos acesso online Informação em tempo real Sistemas de gerenciamento crowdsourcing

32 SMART CITIES: ENERGIA TENDÊNCIAS SETORIAIS Aumento da demanda e redução das fontes de fácil acesso gera a necessidade de implantação de redes elétricas inteligentes O consumo de energia global passará de (TWh) para TWh em (Fonte: Siemens, 2011) A previsão é de que até o final de 2020, o setor de tecnologias de smart grid atinja US$ 73 bilhões de dólares em receitas anuais. (Fonte: Navigant Research, 2012) Aumento da demanda Desenvolvimento Negócio Eficiência energética Comunicação bidirecional Veículos elétricos Eletrodomésticos Fontes alternativas Combustíveis fósseis Eólica Biomassa Produto Tecnologias de infraestrutura Solar Medidores inteligentes Atualização de transmissão

33 BI Sala de Monitoramento Tecnologia da Informação e Comunicação SMART CITIES: SERVIÇOS PUBLICOS TENDÊNCIAS SETORIAIS Utilização cada vez maior de tecnologias para realização e gestão dos serviços públicos O barateamento e a disseminação de dispositivos de localização acoplados a câmeras e sensores tem possibilitado às cidades monitorarem em tempo real as condições de diversos elementos da infraestrutura urbana, incluindo trânsito, energia, abastecimento de água, acompanhamento de obras, dados sobre violência, incidentes e desastres. (Fonte: IBM, 2012) Serviços Georreferenciamento Produto Sensores Governança inteligente Câmeras Sensoriamento Tecnologias de comunicação Tecnologia híbrida Inovação Negócio Coleta e reciclagem de lixo Atendimento remoto Mapas Redes Ambientes de colaboração crowdsourcing

34 APLICAÇÃO SMART CITIES WiFi free para a população. Plataforma de crowdsourcing. Apps for Amsterdam é o concurso para desenvolvimento de apps com base nos dados abertos do município. Parceria entre empresas, governo e instituições de pesquisa para desenvolver o conceito de Smart City. Serviços Públicos Open Software Big Data Energia Transporte Moet at Waat: sistema inteligente de carregamento para carros elétricos que se comunica com um medidor. Sistema de gerenciamento de tráfego. Sistema de aluguel de carro entre vizinhos. Utilização de medidores inteligentes nas residências. Sensores, painéis solares, medidores e computadores ao longo da rede elétrica.

35 APLICAÇÃO SMART CITIES Songdo, na Coreia do Sul está sendo construída do zero com os conceitos de Smart City. Lá habitam 22 mil pessoas e estima-se que até o fim de 2015 a população seja de 65 mil habitantes. Smart Systems Sensores: Lixeiras e tampas de garrafas são equipadas com sensores para gerar descontos em impostos para os cidadãos que descartam o lixo adequadamente. Também são utilizados para regular a iluminação nas ruas, conforme o tráfego. Smart-card: Com ele, o usuário consegue abrir a porta de casa, pagar por serviços, alugar uma bicicleta pública e outros. Energia Parte da energia produzida na cidade virá do lixo coletado por dutos subterrâneos e interligados que sugam e tratam os resíduos de residências e empresas, gerando uma fonte renovável e limpa de energia.

36 ADOÇÃO DAS TENDÊNCIAS CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO COMPUTAÇÃO UBÍQUA OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES: TRANSPORTE SMART CITIES: ENERGIA SMART CITIES: SERV. PÚBLICOS

37 ADOÇÃO DAS TENDÊNCIAS SMART CITIES: TRANSPORTE COMPUTAÇÃO UBÍQUA SMART CITIES: ENERGIA MOBILIDADE BIG DATA OPEN HARDWARE OPEN SOFTWARE SMART CITIES: SERV. PÚBLICOS ROBÓTICA Acesso por dispositivos móveis maior que de PCs Investimento em sistemas de gerenciamento de tráfego Maiores investimentos em infra de transmissão Principal aplicação de big data deverá ser vigilância Crowdsourcing e georreferenciamento Consolidação impressora 3D Maturidade do crowdfunding Massificação das APIs Robótica médica: crescimento de 12,6% aa 30% dos produtos vendidos terão tecnologia nano 1 trilhão de sensores instalados 50 bilhões dispositivos conectados

38

39 LINHAS DE PESQUISA GRUPOS E LINHAS DE PESQUISAS MESORREGIÕES GRUPOS LINHAS TENDÊNCIAS G. FPOLIS NORTE VALE ITAJAÍ OESTE SUL CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO COMPUTAÇÃO UBÍQUA OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE 1 1 ROBÓTICA SMART CITIES: TRANSPORTE 2 SMART CITIES: ENERGIA 2 SMART CITIES: SERV. PÚBLICOS

40 ALINHAMENTO DAS TENDÊNCIAS Tomando como base as respostas das empresas entrevistadas: Consideram tendência Já atuam em áreas consideradas de tendência Veem necessidade de atuar na tendência CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO SMART SYSTEMS OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES TRANSPORTE SMART CITIES ENERGIA SMART CITIES SERV. PÚBLICOS

41 ALINHAMENTO DAS TENDÊNCIAS Tomando como base as respostas das empresas entrevistadas: Consideram tendência Já atuam em áreas consideradas de tendência Veem necessidade de atuar na tendência CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO SMART SYSTEMS OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES TRANSPORTE SMART CITIES ENERGIA SMART CITIES SERV. PÚBLICOS

42 ALINHAMENTO DAS TENDÊNCIAS Tomando como base as respostas das empresas entrevistadas: Consideram tendência Já atuam em áreas consideradas de tendência Veem necessidade de atuar na tendência CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO SMART SYSTEMS OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES TRANSPORTE SMART CITIES ENERGIA SMART CITIES SERV. PÚBLICOS

43 ALINHAMENTO DAS TENDÊNCIAS Tomando como base as respostas das empresas entrevistadas: Consideram tendência Já atuam em áreas consideradas de tendência Vêem necessidade de atuar na tendência CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO SMART SYSTEMS OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES TRANSPORTE SMART CITIES ENERGIA SMART CITIES SERV. PÚBLICOS

44 OPORTUNIDADES CLOUD BIG DATA MOBILIDADE SOCIAL BUSINESS E COLABORAÇÃO COMPUTAÇÃO UBÍQUA OPEN SOFTWARE OPEN HARDWARE ROBÓTICA SMART CITIES: TRANSPORTE SMART CITIES: ENERGIA SMART CITIES: SERV. PÚBLICOS Desenvolvimento de soluções XaaS para telecom e startups Soluções para segurança, medicina, jogos e telecom Desenvolvimento de software para mobile (educação, jogos) Plataformas e serviços para ambientes de colaboração Sistemas e sensores utilizados em agronegócio, têxtil, marítimo ERPs integrados com APIs e web Insumos para hardware e equipamentos (indústria, têxtil) Robôs para segmentos de mercado (marítimo, agronegócio) Desenvolver a gestão de tráfego e transportes alternativos Medição inteligente e gestão da iluminação pública Sistemas de participação popular para o governo

45 GLOSSÁRIO Analytics ambiente de análise e tratamento de dados. Aplication Programming Interface (APIs) conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por software para utilização de suas funcionalidades por outros aplicativos. Appcessórios (apps + acessórios) - aplicativos móveis gerenciam informações provenientes de sensores remotos Big Data rápida coleta, organização, análise e utilização (criação de valor) da vasta quantidade de dados estruturados e não estruturados. Bluetooth Smart - evolução do Bluetooth que permite aplicação em dispositivos de baixíssimo consumo de energia. Bring Your Own Device (BYOD) utilização dos próprios dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Cloud Computing utilização de estrutura de computação compartilhada e interligada na rede. Cocriação forma de inovação que ocorre quando as pessoas associam-se com o negócio agregando valor. Copyleft - forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação. Co-working modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaços e recursos. Crowdfunding capitação de recursos por meio de micro-investimentos de indivíduos. CrowdSensing - indivíduos dotados de sensores em seus equipamentos colaboram alimentando uma base de dados única que.

46 GLOSSÁRIO Data Mining processo de explorar grandes quantidades de dados. Deep Learning algoritmo para machine learning que visa aprender os inputs. DLNA - padrão de comunicação que garante a interoperabilidade entre eletrônicos conectados em uma rede doméstica. Domótica tecnologia responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais (Domus + Robótica). EC2 serviço da Amazon em computação em nuvem (IaaS). EMM softwares para gerenciar os processos internos. Everything as a Service conceito que define que todos os componentes e serviços estão disponíveis através da nuvem como serviço. FOLED - diodo orgânico emissor de luz flexível. Gameficação utilização de técnicas de jogos para enriquecer contextos. Georreferenciamento - capturar, manipular e armazenar informações baseadas em localização geográfica. Grafeno - uma das formas cristalinas do carbono. Grid Computing - modelo computacional que divide as atividades entre diversas máquinas.

47 GLOSSÁRIO Hadoop - plataforma de software em Java voltada para processamento de grandes massas de dados. Infomonics definido pela Gartner como princípios e práticas de gestão econômica e patrimonial para valoração e gerenciamento dos ativos de informação de uma empresa Infrastructure as a Service (IaaS) utilização de um servidor remoto. Intelligent Transportation System - utilização de sistemas e tecnologias de comunicação como visando a melhoria do gerenciamento e operação dos sistemas de transportes. Internet of Things (IoT) integração da internet e de objetos exclusivamente identificáveis. Tudo é conectado a rede. IPv6 - versão mais atual do protocolo de internet IPv4 (utilizado até 2012 como padrão de comunicação). Leap Motion dispositivo para identificação de movimentos e objetos. LTE Tecnologia derivada do 4G concebido para manter a compatibilidade com o GSM e HSPA. Machine Learning ramo da inteligência artificial que constrói sistemas para aprender a partir dos dados disponíveis. Machine to Machine (M2M) tecnologias que permitem a comunicação entre sistemas. Map Reduce framework de programação para processar um grande volume de dados. Mashup personalização de site ou aplicativo utilizando conteúdo de diferentes fontes.

48 GLOSSÁRIO Massive Online Open Course (MOOC) - oferta de cursos gratuitos para um volume grande de alunos. Microelectromechanical Systems (MEMS) tecnologia que integra elementos mecânicos, sensores e eletrônicos em um pequeno chip. Miracast - padrão para transmissão de dados sem fio baseado em open plataform. Mobile Device Management (MDM) sistema de monitoramento e gerenciamento de dispositivos móveis. Mobile First desenvolvimento de projetos web é focado primeiramente para dispositivos móveis. Nearbytes - aplicação mobile que permite a transferência de dados através do som. NFC - tecnologia que permite a troca de informações sem fio entre dispositivos próximos. NGN - Descreve algumas evoluções de arquitetura de redes de telecomunicações, com a ideia central de que uma mesma rede transporte todas as informações e serviços. Open data ideia ou conceito que prevê que os dados devem ser disponibilizados a todos. Open Innovation utilização do conhecimento interno e externo para acelerar a inovação. OpenStack software de código aberto capaz de gerenciar múltiplas estruturas virtualizadas.

49 GLOSSÁRIO Phablet designa dispositivos com telas sensíveis ao toque com mais de 5 e menos de 7 polegadas. Plataforma as a Service (PaaS) utilização de plataformas (como banco de dados) via nuvem. Power Line Communication (PLC) - utilização da rede elétrica para transmitir dados e voz em banda larga. RFID sensor que utiliza radio frequência para rastreamento e gerenciamento. S3 serviços de armazenamento em nuvem da Amazon. SaaS forma de distribuição e comercialização de software através da nuvem. Semicondutores - Sólidos, geralmente cristalinos, de condutividade elétrica intermediária entre condutor e isolante. Smart Grid aplicação de TIC para o sistema elétrico. Socialytics conjunto de soluções para analisar dados criados a partir das interações de usuários em ambientes de socialização na rede. Software Defined Data Center (SDDC) - abordagem de arquitetura de infraestrutura, que trata-se de um centro de dados onde toda a infraestrutura é virtualizada e entregue como um serviço. Software Defined Network (SDN) - arquitetura que separa a camada de controle de rede de transporte de dados e inteligência. Software Defined Storage (SDS) - tecnologias de armazenamento, a infraestrutura de armazenamento é gerida de forma automatizada por um software inteligente. Software Development Kit (SDK) kit para desenvolvimento disponibilizado para que desenvolvedores externos possam integrar ou melhorar a solução.

50 GLOSSÁRIO Storytelling método de compartilhamento de conhecimento através da narrativa e utilização de histórias. Terceira Plataforma de TI conceito do IDC que agrega Cloud Computing, Big Data, Social Business e Mobilidade. Transferjet - sistema de transferência de arquivos sem fio desenvolvido pela Sony. Unified Communication and Collaboration (UCC) Sistemas de telefonia integrado às ferramentas de colaboração e comunicação na rede. Vehicle Area Networks rede de veículos que interagem para transmitir e receber dados. Virtual Desktop Infrastructure (VDI) simulação/virtualização de uma plataforma de hardware, sistema operacional, dispositivo de armazenamento ou recursos de rede. Wearable Computing utilização de tecnologia e comunicação em roupas e acessórios. WiMax Derivado do 4G, similar ao padrão Wi-Fi, agrega novos conhecimentos e recursos visando um melhor desempenho de comunicação e velocidades maiores que 1Gb. ZigBee - conjunto de especificações para comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos com ênfase na baixa potência, baixa taxa de transmissão e pequeno custo. Z-Wave - protocolo de comunicação sem fio utilizado na automação residencial.

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma

Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma Predictions Brasil 2015 Acelerando a Inovação na 3 a Plataforma 1 IDC - Equipe Pietro Delai Reinaldo Sakis João Paulo Bruder Luciano Ramos Gerente de Pesquisa e Consultoria -Enterprise Gerente de Pesquisa

Leia mais

Como se preparar para o fenômeno da Consumerização

Como se preparar para o fenômeno da Consumerização Como se preparar para o fenômeno da Consumerização Anderson B. Figueiredo Gerente Pesquisa & Consultoria IDC Brasil Agosto/2013 2 Presença em mais de 110 países ao redor do mundo; Mais de 1.000 analistas

Leia mais

Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades

Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades Uso Estratégico da Tecnologia da Informação nos Negócios Tendências e Oportunidades Danilo Pereira, Msc. Apresentação Graduação em Ciência da Computação (1997) Mestre em Eng. Produção UFSC Mídia e Conhecimento

Leia mais

Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014

Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014 Tendências em TI Aula: 01 versão: 1.1 30/06/2014 Robson Vaamonde http://www.vaamonde.com.br http://www.procedimentosemti.com.br Professor do Curso Prof. Robson Vaamonde, consultor de Infraestrutura de

Leia mais

A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO

A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER PÚBLICO E AS EMPRESAS À SERVIÇO DAS PESSOAS TÍTULO A TERCEIRA ONDA DA INTERNET A PERSONALIZAÇÃO EM MASSA A TECNOLOGIA, O PODER

Leia mais

Cisco Intelligent Automation for Cloud

Cisco Intelligent Automation for Cloud Dados técnicos do produto Cisco Intelligent Automation for Cloud Os primeiros a adotarem serviços com base em nuvem buscavam uma economia de custo maior que a virtualização e abstração de servidores podiam

Leia mais

MOBILE STRATEGIES CORPORATE. 2ª Edição. 27 de Maio de 2014 HB Hotels Ninety - São Paulo

MOBILE STRATEGIES CORPORATE. 2ª Edição. 27 de Maio de 2014 HB Hotels Ninety - São Paulo MOBILE STRATEGIES CORPORATE 2ª Edição 27 de Maio de 2014 HB Hotels Ninety - São Paulo Patrocínio Gold Apoio Realização Perfil dos Participantes Gestores de TI, Gerentes e Profissionais das áreas de Desenvolvimento

Leia mais

Principais Desafios para a Gestão dos Cursos Superiores em. Everaldo Artur Grahl

Principais Desafios para a Gestão dos Cursos Superiores em. Everaldo Artur Grahl Principais Desafios para a Gestão dos Cursos Superiores em Computação e Informática Everaldo Artur Grahl Sumário Objetivo Estudo da FIESC Macrotendências Temas importantes Fatores Críticos Sugestões de

Leia mais

de TI 17/09/2015 http://www.gartner.com/technology/home.jsp

de TI 17/09/2015 http://www.gartner.com/technology/home.jsp Consumerização é o termo dado para o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Tablets, netbooks, iphones e Androids que são usados nas empresas por funcionários e que tendem* a aumenta a produtividade.

Leia mais

Internet of Things. utilizá-la em diversos tipos de negócios.

Internet of Things. utilizá-la em diversos tipos de negócios. Internet of Things 10 formas de utilizá-la em diversos tipos de negócios. INTRODUÇÃO As interfaces Machine to Machine (M2M) estão facilitando cada vez mais a comunicação entre objetos conectados. E essa

Leia mais

Mobile Device Management MDM. SAP Forum, Fev2014.

Mobile Device Management MDM. SAP Forum, Fev2014. Mobile Device Management MDM SAP Forum, Fev2014. A EMBRATEL ENTREGA Porque é a mais completa operadora de Telecomunicações e TI Referência e líder na oferta de serviços de telecomunicações em toda a América

Leia mais

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo Desafios da convergência em um mundo totalmente IP Sidney Longo 13 de abril de 2011 Agenda O CPqD Cenário Roadmap Tecnológico Tendências Tecnológicas Computação em Nuvem Mobilidade e Redes Sociais Multiplos

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

Convergência TIC e Projetos TIC

Convergência TIC e Projetos TIC TLCne-051027-P1 Convergência TIC e Projetos TIC 1 Introdução Você responde essas perguntas com facilidade? Quais os Projetos TIC mais frequentes? Qual a importância de BI para a venda de soluções TIC (TI

Leia mais

O USO DA NUVEM PELOS GOVERNOS AS OFERTAS DO MERCADO. André Loureiro andre.loureiro@oi.net.br (11) 96030-0716

O USO DA NUVEM PELOS GOVERNOS AS OFERTAS DO MERCADO. André Loureiro andre.loureiro@oi.net.br (11) 96030-0716 O USO DA NUVEM PELOS GOVERNOS AS OFERTAS DO MERCADO André Loureiro andre.loureiro@oi.net.br (11) 96030-0716 Inflação acima do teto da meta, baixo crescimento e taxa de juros em elevação, são pontos que

Leia mais

Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data

Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data Tendências da 3ª Plataforma de Tecnologia e Big Data GUGST Maio 2014 Alexandre Campos Silva IDC Brazil Consulting Director (11) 5508 3434 - ( (11) 9-9292-2414 Skype: AlexandreCamposSilva Twitter: @xandecampos

Leia mais

Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio. slide 1

Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio. slide 1 Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio slide 1 Objetivos de estudo Quais os principais componentes das redes de telecomunicações e quais as principais tecnologias de rede? Quais os principais

Leia mais

Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação

Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação Tendências na adoção de Big Data & Analytics: Inovação em tempo real para empresas que precisam de transformação Luciano Ramos Coordenador de Pesquisas de Software IDC Brasil A América Latina enfrenta

Leia mais

Internet of Things e a Telefonica Vivo

Internet of Things e a Telefonica Vivo Internet of Things e a Telefonica Vivo Seminário Internacional BNDES 2014 Internet das Coisas: Oportunidades e Perspectivas da Nova Revolução Digital para o Brasil Antonio Carlos Valente Presidente da

Leia mais

IPv6 e a Internet das Coisas

IPv6 e a Internet das Coisas III Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil IPv6 e a Internet das Coisas Lucas Pinz Gerente Sênior de Tecnologia lucas.pinz@br.promonlogicalis.com São Paulo, 05 de Dezembro de 2013 Copyright 2013

Leia mais

Uma abordagem estratégica para atender à demanda de Nuvem

Uma abordagem estratégica para atender à demanda de Nuvem White paper Para provedores de nuvem Uma abordagem estratégica para atender à demanda de Nuvem Introdução: os novos desafios dos clientes estimulam a adoção da nuvem Em um ambiente de negócios dinâmico,

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Automação residencial utilizando dispositivos móveis e microcontroladores.

PROJETO DE PESQUISA. Automação residencial utilizando dispositivos móveis e microcontroladores. PROJETO DE PESQUISA 1. Título do projeto Automação residencial utilizando dispositivos móveis e microcontroladores. 2. Questão ou problema identificado Controlar remotamente luminárias, tomadas e acesso

Leia mais

Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação

Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação Universidade Agostinho Neto Faculdade de Ciências Departamento de Ciências da Computação Nº 96080 - Adário de Assunção Fonseca Muatelembe Nº 96118 - Castelo Pedro dos Santos Nº 96170 - Feliciano José Pascoal

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro

Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro Desenvolvimento de Aplicações Móveis: Presente, Passado e Futuro Prof. Gilberto Amado de Azevedo Cysneiros Filho Tecnologia Vestível Tecnologia vestível (wearable technology) são acessórios diretamente

Leia mais

Tendências Tecnológicas: Como monetizar em oportunidades emergentes?

Tendências Tecnológicas: Como monetizar em oportunidades emergentes? : Como monetizar em oportunidades emergentes? 23 de Julho 2013 Confidencial Mercados emergentes têm previsão de crescimento de 2-3 vezes maiores do que mercados maduros em tecnologia nos próximos 2 anos.

Leia mais

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer

A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer A computação na nuvem é um novo modelo de computação que permite ao usuário final acessar uma grande quantidade de aplicações e serviços em qualquer lugar e independente da plataforma, bastando para isso

Leia mais

A Cidade Cognitiva. Antonio Pires Santos 1

A Cidade Cognitiva. Antonio Pires Santos 1 A Cidade Cognitiva Antonio Pires Santos 1 1 Vivemos num planeta mais inteligente INSTRUMENTADO INTERCONECTADO INTELIGENTE Sensores e outros instrumentos digitais estão a ser incorporados em cada objeto,

Leia mais

COMO REDUZIR CUSTOS COM SOLUÇÕES EM CLOUD PARA GOVERNO. Roni Wajnberg roni.wajnberg@oi.net.br

COMO REDUZIR CUSTOS COM SOLUÇÕES EM CLOUD PARA GOVERNO. Roni Wajnberg roni.wajnberg@oi.net.br COMO REDUZIR CUSTOS COM SOLUÇÕES EM CLOUD PARA GOVERNO Roni Wajnberg roni.wajnberg@oi.net.br Inflação acima do teto da meta, falta de crescimento e taxa de juros em elevação, são pontos que marcam o cenário

Leia mais

O Mercado americano de Tecnologia 2014/2015

O Mercado americano de Tecnologia 2014/2015 O Mercado americano de Tecnologia 2014/2015 1. Considerações Gerais Os Estados Unidos, maior potência mundial e tecnológica, apresenta projeções cada vez mais otimistas. Desde 2008, no estouro da crise

Leia mais

Serviços IBM de Resiliência:

Serviços IBM de Resiliência: Serviços IBM de Resiliência: Sempre disponível, em um mundo sempre conectado Como chegamos até aqui? Dois profissionais de TI estão sofrendo com interrupções de negócios frequentes, os problemas estão

Leia mais

EMC FORUM 2015. Copyright 2015 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. 1

EMC FORUM 2015. Copyright 2015 EMC Corporation. Todos os direitos reservados. 1 EMC FORUM 2015 1 EMC FORUM 2015 Identifying the right kind of hybrid cloud for your business Presenter name 2 O SOFTWARE ESTÁ REDEFININDO TODAS AS EMPRESAS OS NEGÓCIOS ESTÃO MUITO MAIS DINÂMICOS EQUIPE

Leia mais

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br

Gestão em Sistemas de Informação. Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Profa.: Me. Christiane Zim Zapelini E-mail: christianezapelini@nwk.edu.br Gestão em Sistemas de Informação Cloud Computing (Computação nas Nuvens) 2 Cloud Computing Vocês

Leia mais

Internet of Things. Diretoria de Estratégia e Frentes de Transformação. Rio de Janeiro, Maio de 2014 CONFIDENCIAL

Internet of Things. Diretoria de Estratégia e Frentes de Transformação. Rio de Janeiro, Maio de 2014 CONFIDENCIAL CONFIDENCIAL Internet of Things Diretoria de Estratégia e Frentes de Transformação Rio de Janeiro, Maio de 2014 Este documento é classificado como confidencial. Os direitos de reprodução pertencem à Oi.

Leia mais

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data

Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Projeto de Monitoração e Melhoria Contínua com Six-Sigma, IoT e Big Data Contexto As pressões do mercado por excelência em qualidade e baixo custo obrigam as empresas a adotarem sistemas de produção automatizados

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento.

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. AO IMPLANTAR FERRAMENTA UNIFICADA DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, FRIMESA DEFINE POLÍTICAS DE SEGURANÇA MÓVEIS E RECURSOS DE GERENCIAMENTO EM CONTAS DE

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

CLOUD COMPUTING. Andrêza Leite. andreza.leite@univasf.edu.br

CLOUD COMPUTING. Andrêza Leite. andreza.leite@univasf.edu.br CLOUD COMPUTING Andrêza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Roteiro O que é cloud computing? Classificação O que está 'por traz' da cloud? Exemplos Como montar a sua? O que é cloud computing? Cloud Computing

Leia mais

Computação em Grid e em Nuvem

Computação em Grid e em Nuvem Computação em Grid e em Nuvem Computação em Nuvem Molos 1 Definição Um grid computacional é uma coleção recursos computacionais e comunicação utilizados para execução aplicações Usuário vê o grid como

Leia mais

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA QUALQUER TIPO DE USUÁRIO Gustavo Henrique Rodrigues Pinto Tomas 317624 AGENDA Introdução: Cloud Computing Modelos de Implementação Modelos de Serviço Eucalyptus

Leia mais

Cloud Computing. Andrêza Leite. andreza.lba@gmail.com

Cloud Computing. Andrêza Leite. andreza.lba@gmail.com Cloud Computing Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com Roteiro O que é cloud computing? Classificação O que está 'por traz' da cloud? Exemplos Como montar a sua? O que é cloud computing? Cloud Computing O

Leia mais

Introdução à Computação Móvel. Carlos Maurício Seródio Figueiredo

Introdução à Computação Móvel. Carlos Maurício Seródio Figueiredo Introdução à Computação Móvel Carlos Maurício Seródio Figueiredo Sumário Visão da Computação Móvel Oportunidades de Pesquisa Alguns Interesses de Pesquisas Futuras Visão da Computação Móvel O que é Computação

Leia mais

Inovação Social Com Big Data. Marcelo Sales CTO HDS América Latina

Inovação Social Com Big Data. Marcelo Sales CTO HDS América Latina Inovação Social Com Big Data Marcelo Sales CTO HDS América Latina POR QUE ESTAMOS FALANDO DE BIG DATA? BIG QUIZ Qual é o número de hits quando se pesquisa no Google pelo termo BIG DATA? BIG QUIZ RESPOSTA

Leia mais

Cidades Inteligentes. m2m. Mas afinal, o que isso tem a ver com sustentabilidade e com as coisas? Global M2M Services

Cidades Inteligentes. m2m. Mas afinal, o que isso tem a ver com sustentabilidade e com as coisas? Global M2M Services Cidades Inteligentes m2m Mas afinal, o que isso tem a ver com sustentabilidade e com as coisas? Global M2M Services Grandes Cidades Cidade Inteligente pode ser um conceito Heterogêneo... verde sustentável

Leia mais

Novas opções do Gerenciamento de Dispositivos do Windows *

Novas opções do Gerenciamento de Dispositivos do Windows * Informe Processadores Intel Core de 4ª geração e processadores Intel Atom Mobilidade com a Intel e o Windows 8.1* Novas opções do Gerenciamento de Dispositivos do Windows * O que levar em conta ao decidir

Leia mais

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Cloud Computing Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Facebook 750 milhões de usuários 42% de todos os usuários do Facebook estão localizado na América, 27% na Ásia e 25% na Europa 4% na África

Leia mais

Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações. Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri

Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações. Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri Os Desafios de Mobile, Cloud, GIS e Big Data nas Organizações Leandro M. Rodriguez General Manager, Latin America - Esri Big Data Num futuro próximo, toda a informação vai ser Big Data. Já não existe pouca

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

TEORIA GERAL DE SISTEMAS TEORIA GERAL DE SISTEMAS A Internet global A World Wide Web Máquinas de busca Surgiram no início da década de 1990 como programas de software relativamente simples que usavam índices de palavras-chave.

Leia mais

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015 GIS Cloud na Prática Fabiano Cucolo 26/08/2015 Um pouco sobre o palestrante Fabiano Cucolo fabiano@soloverdi.com.br 11-98266-0244 (WhatsApp) Consultor de Geotecnologias Soloverdi Engenharia www.soloverdi.com.br.

Leia mais

4G no Brasil: Demanda dos Usuários e Exemplos de Aplicações. Alexandre Jann FIESP. Marketing & Strategy General Manager NEC Latin America

4G no Brasil: Demanda dos Usuários e Exemplos de Aplicações. Alexandre Jann FIESP. Marketing & Strategy General Manager NEC Latin America 5º Encontro de Telecomunicações Respeito ao Consumidor 4G no Brasil: FIESP Demanda dos Usuários e Exemplos de Aplicações Alexandre Jann Marketing & Strategy General Manager NEC Latin America Tópicos Perfil

Leia mais

Cloud Computing O novo paradigma de Custeio. Anderson Baldin Figueiredo Consultor

Cloud Computing O novo paradigma de Custeio. Anderson Baldin Figueiredo Consultor Cloud Computing O novo paradigma de Custeio Anderson Baldin Figueiredo Consultor O momento da 3ª. Plataforma $$$$$ $ Conceituando Cloud Computing Mas o que significa cloud computing mesmo? Cloud = Evolução

Leia mais

IBM Brasil: corporate venturing para suporte da estratégia

IBM Brasil: corporate venturing para suporte da estratégia CF1208 IBM Brasil: corporate venturing para suporte da estratégia Carlos Arruda, Afonso Cozzi, Érika Penido e Guilherme Souza Introdução A IBM, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo,

Leia mais

AGÊNCIA DE DESIGN MULTIMÍDIA. mil. capital de giro de 10% a 20% do total do investimento inicial DESCRIÇÃO ESTRUTURA PESSOAL EQUIPAMENTOS

AGÊNCIA DE DESIGN MULTIMÍDIA. mil. capital de giro de 10% a 20% do total do investimento inicial DESCRIÇÃO ESTRUTURA PESSOAL EQUIPAMENTOS AGÊNCIA DE DESIGN MULTIMÍDIA 30 capital de giro de 10% a 20% do total A produção multimídia envolve uma série de atividades que englobam a construção de sites, sistemas, games, soluções para TV digital,

Leia mais

Da tendência à realidade:

Da tendência à realidade: Da tendência à realidade: Como a Cloud Computing transformou o mercado de TI e está alavancando novos negócios para as empresas. 2014 IBM Corporation TENDENCIA PREVISÃO REALIDADE 2 2014 IBM Corporation

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

tendências MOBILIDADE CORPORATIVA Setembro/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 03 Introdução Cenário atual Tendências Vantagens Riscos

tendências MOBILIDADE CORPORATIVA Setembro/2012 INFORMATIVO TECNOLÓGICO DA PRODESP EDIÇÃO 03 Introdução Cenário atual Tendências Vantagens Riscos tendências EDIÇÃO 03 Setembro/2012 MOBILIDADE CORPORATIVA Introdução Cenário atual Tendências Vantagens Riscos Recomendações para adoção de estratégia de mobilidade 02 03 04 06 07 08 A mobilidade corporativa

Leia mais

Eficiência em TI e Criação de Valor. Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil

Eficiência em TI e Criação de Valor. Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil Eficiência em TI e Criação de Valor Anderson Itaborahy Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil FEBRABAN Abril/2013 Eficiência EFICIÊNCIA é a permanente otimização dos recursos disponíveis para a criação

Leia mais

Você não consegue ver tudo que se passa com sua equipe? Nós podemos de ajudar.

Você não consegue ver tudo que se passa com sua equipe? Nós podemos de ajudar. Você não consegue ver tudo que se passa com sua equipe? Nós podemos de ajudar. Vídeo Monitoramento através do celular, smartphone agora é sinônimo de câmera IP. Plataforma de Vídeo Monitoramento Avançado

Leia mais

O que fazemos. Provemos tecnologia e suportamos o sucesso dos nossos clientes

O que fazemos. Provemos tecnologia e suportamos o sucesso dos nossos clientes O que fazemos Provemos tecnologia e suportamos o sucesso dos nossos clientes O ArcGIS evoluiu radicalmente Web GIS Se transformou numa Plataforma, bem desenvolvida, documentada e com alto nível de suporte

Leia mais

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com SUMÁRIO Introdução... 4 Nuvem pública: quando ela é ideal... 9 Nuvem privada: quando utilizá-la... 12 Alternativas de sistemas

Leia mais

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding

IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding IBM Cognos Business Intelligence Scorecarding Unindo a estratégia às operações com sucesso Visão Geral O Scorecarding oferece uma abordagem comprovada para comunicar a estratégia de negócios por toda a

Leia mais

O gerenciamento dos dispositivos com Windows* dá boas-vindas à mobilidade

O gerenciamento dos dispositivos com Windows* dá boas-vindas à mobilidade White Paper 4ª geração dos processadores Intel Core e Intel Atom e mobilidade com o Windows 8.1* O gerenciamento dos dispositivos com Windows* dá boas-vindas à mobilidade Detalhes dos recursos de gerenciamento

Leia mais

Soluções IBM SmartCloud. 2014 IBM Corporation

Soluções IBM SmartCloud. 2014 IBM Corporation Soluções IBM SmartCloud Estratégia de Cloud Computing da IBM Business Process as a Service Software as a Service Platform as a Service Infrastructure as a Service Design Deploy Consume Tecnologias para

Leia mais

A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações

A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações 24 de Março de 2011 As exigências de infraestrutura de TIC para a Copa do Mundo e Olimpíada no Brasil Desafios e Oportunidades na construção do IBC. A perspectiva de Operadoras Competitivas de Telecomunicações

Leia mais

Até 2020 MILHÃO. de novos DISPOSITIVOS ONLINE A CADA HORA. Fonte: Gartner Symposium 2015

Até 2020 MILHÃO. de novos DISPOSITIVOS ONLINE A CADA HORA. Fonte: Gartner Symposium 2015 Até 2020 MILHÃO de novos DISPOSITIVOS ONLINE A CADA HORA Fonte: Gartner Symposium 2015 A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EMPRESAS SERÁ DEFINIDA POR ALGORITMOS O Gartner afirma que os algoritmos serão os responsáveis

Leia mais

Novas opções de Gerenciamento de Dispositivos do Windows *

Novas opções de Gerenciamento de Dispositivos do Windows * Informe Processadores Intel Core de 4ª geração e processadores Intel Atom Mobilidade com a Intel e o Windows 8.1* Novas opções de Gerenciamento de Dispositivos do Windows * O que levar em conta ao decidir

Leia mais

OPORTUNIDADE DE MERCADO. Explosão de dados

OPORTUNIDADE DE MERCADO. Explosão de dados SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO E ARMAZENAMENTO VIRTUALIZADO DE DADOS OPORTUNIDADE DE MERCADO Explosão de dados 2 INVESTIMENTO x DEMANDA NOVOS DESAFIOS Evolução dos custos/gb em projetos de virtualização de

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM

ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM Igor dos Passos Granado¹, Ricardo de Melo Germano¹, Claudete Werner¹, Gabriel Costa Silva² ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavai PR Brasil

Leia mais

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SUPORTE DA TI A MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL Referência Tecnologia da Informação para Gestão : Transformando os negócios na Economia Digital. Bookman, sexta edição, 2010. 2 FAZENDO NEGÓCIOS NA

Leia mais

Transformação da Indústria

Transformação da Indústria Conceitos Transformação da Indústria Hoje Cloud Anos 2000 Web Anos 1990 Cliente / Servidor Anos 1970 e 80 Mainframe Novas possibilidades O momento atual do país é favorável para que as empresas passem

Leia mais

HÁ 130 ANOS A FURUKAWA PARTICIPA ATIVAMENTE NA VIDA DAS PESSOAS, ATRAVÉS DA CONTÍNUA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

HÁ 130 ANOS A FURUKAWA PARTICIPA ATIVAMENTE NA VIDA DAS PESSOAS, ATRAVÉS DA CONTÍNUA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. HÁ 130 ANOS A FURUKAWA PARTICIPA ATIVAMENTE NA VIDA DAS PESSOAS, ATRAVÉS DA CONTÍNUA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. CRIANDO SOLUÇÕES COMPLETAS PARA EMPRESAS E PESSOAS A Furukawa tem como foco ampliar os relacionamentos,

Leia mais

Symantec Backup Exec.cloud

Symantec Backup Exec.cloud Proteção automática, contínua e segura que faz o backup dos dados na nuvem ou usando uma abordagem híbrida, combinando backups na nuvem e no local. Data Sheet: Symantec.cloud Somente 2% das PMEs têm confiança

Leia mais

Beauclair @ IMPA. Junho/2012

Beauclair @ IMPA. Junho/2012 Beauclair @ IMPA Junho/2012 2 O que é Cloud Computing? Não é um conceito claramente definido; Não é uma tecnologia pronta que saiu dos laboratórios de pesquisa e foi disponibilizada no mercado pelos fabricantes;

Leia mais

A tecnologia revoluciona a Distribuição e os Canais Digitais

A tecnologia revoluciona a Distribuição e os Canais Digitais Sexta Conseguro Confederação Nacional de Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) A tecnologia revoluciona a Distribuição e os Canais Digitais Apresentação

Leia mais

Uma infraestrutura centrada em aplicativos possibilitará agilidade comercial

Uma infraestrutura centrada em aplicativos possibilitará agilidade comercial Uma infraestrutura centrada em aplicativos possibilitará agilidade comercial Março de 2014 Preparado por: Zeus Kerravala Uma infraestrutura centrada em aplicativos possibilitará agilidade comercial by

Leia mais

EXIN Cloud Computing Fundamentos

EXIN Cloud Computing Fundamentos Exame Simulado EXIN Cloud Computing Fundamentos Edição Maio 2013 Copyright 2013 EXIN Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser publicado, reproduzido, copiado ou armazenada

Leia mais

UNIESP Ribeirão Preto Curso de Sistemas de Informação

UNIESP Ribeirão Preto Curso de Sistemas de Informação UNIESP Ribeirão Preto Curso de Sistemas de Informação Áreas Temáticas para Trabalho de Conclusão de Curso ( o estudante poderá optar por uma das áreas temáticas sugeridas ou ainda optar por área não contemplada

Leia mais

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Capítulo 9 A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 9.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS O que é a nova infra-estrutura de tecnologia de informação (IT) para empresas? Por que a conectividade

Leia mais

Acelere a sua jornada à nuvem

Acelere a sua jornada à nuvem Boletim técnico Acelere a sua jornada à nuvem Arquitetura de nuvem convergente da HP Índice Uma nova computação para a empresa... 2 Evolua a sua estratégia de TI para incluir serviços da nuvem... 2 A nova

Leia mais

Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano

Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano Microsoft Nosso Comprometimento Mais de 9 bilhões em P&D/ano Windows e Web Dynamics Comunicação e Produtividade Servidores Infraestrutura Empresarial Busca e Anúncios Mobilidade Entretenimento e TV PRODUTIVIDADE

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES UM SONHO POSSÍVEL

CIDADES INTELIGENTES UM SONHO POSSÍVEL INTELIGENTES 01 UBERABA UBERLÂNDIA POR QUÊ? ITUIUTABA PATOS DE MINAS ARAXÁ PATROCÍNIO ARAGUARI FRUTAL POR QUÊ? 01 POR QUE CIDADES INTELIGENTES? Processo de Globalização Encurta tempos Elimina distâncias

Leia mais

Objetivo. 0 Conceitos. 0 Funcionalidades. 0 Desafios. 0 Experiências de Implantação

Objetivo. 0 Conceitos. 0 Funcionalidades. 0 Desafios. 0 Experiências de Implantação Objetivo 0 Conceitos 0 Funcionalidades 0 Desafios 0 Experiências de Implantação Smart Grid Conceitos 0 NÃO é só Medição Eletrônica e Telecom!! 0 Envolve conhecimentos sobre: 0 Tecnologia, Padrões, Normas

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

SEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE APIs. Uma empresa da CA Technologies

SEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE APIs. Uma empresa da CA Technologies www.layer7.com SEGURANÇA E GERENCIAMENTO DE APIs Uma empresa da CA Technologies Uma empresa da CA Technologies COMPONENTES DE APIs PARA A EMPRESA ABERTA A Layer 7 oferece soluções de segurança e gerenciamento

Leia mais

VARELLA, João. As cidades do futuro. Isto é Dinheiro. São Paulo, 15 de fevereiro de 2014.

VARELLA, João. As cidades do futuro. Isto é Dinheiro. São Paulo, 15 de fevereiro de 2014. As cidades do futuro VARELLA, João. As cidades do futuro. Isto é Dinheiro. São Paulo, 15 de fevereiro de 2014. O mundo passa por um processo de urbanização nunca visto na história. Metade da população

Leia mais

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE

COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM FUTURO PRESENTE Andressa T.R. Fenilli 1, Késsia R.C.Marchi 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil andressa.trf@gmail.com, kessia@unipar.br Resumo. Computação em

Leia mais

4G / WIFI Abordagens para melhor acesso à internet no campus

4G / WIFI Abordagens para melhor acesso à internet no campus 4G / WIFI Abordagens para melhor acesso à internet no campus EMBRATEL É PARTE DA AMÉRICA MÓVIL INSTITUCIONAL UM DOS MAIORES GRUPOS EMPRESARIAIS DO MUNDO E LÍDER NA OFERTA DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio?

Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Plataformas de BI Qual é a mais adequada para o meu negócio? Comparativo prático para escolher a ferramenta perfeita para a sua empresa Faça nosso Quiz e veja as opções que combinam com o seu perfil ÍNDICE

Leia mais

QUEM SOMOS NOSSO NEGÓCIO

QUEM SOMOS NOSSO NEGÓCIO QUEM SOMOS Somos uma empresa brasileira dedicada a construir e prover soluções que empregam tecnologias inovadoras, combinadas com a identificação por rádio frequência (RFID), análise de imagens (imagens

Leia mais

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)?

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? Introdução A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também

Leia mais

Tópico para projeto em Engenharia de Software Sistemas: Smart Cities. Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br @kievgama

Tópico para projeto em Engenharia de Software Sistemas: Smart Cities. Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br @kievgama Tópico para projeto em Engenharia de Software Sistemas: Smart Cities Kiev Gama kiev@cin.ufpe.br @kievgama Um projeto de cidade inteligente energias renováveis coleta de lixo inteligente trânsito inteligente

Leia mais

IBM Endpoint Manager for Mobile Devices

IBM Endpoint Manager for Mobile Devices IBM Endpoint Manager for Mobile Devices Plataforma unificada para gerenciar dispositivos móveis junto com endpoints tradicionais Destaques Trata as questões de negócios e de tecnologia da segurança, da

Leia mais

O Impacto Sócio-Econômico da Banda Larga

O Impacto Sócio-Econômico da Banda Larga Instituto de Inovação com TIC O Impacto Sócio-Econômico da Banda Larga [ Flávia Fernandes Julho/2010] Banda Larga Internet A Internet supera a produtividade combinada do telefone, transporte e eletricidade

Leia mais

Soluções e Tecnologias

Soluções e Tecnologias Soluções e Tecnologias 100% Fundada em 1986 Milão (Itália). Seu desenvolvimento registra crescimento de faturamento e recursos humanos. Reinversão total do lucro no negócio ao longo de todos os anos. Os

Leia mais

Imagem Gustavo Santos. Observe Bombinhas SC.

Imagem Gustavo Santos. Observe Bombinhas SC. Imagem Gustavo Santos. Observe Bombinhas SC. 1 2 1. Uma nova modalidade de prestação de serviços computacionais está em uso desde que a computação em nuvem começou a ser idealizada. As empresas norte-

Leia mais

Internet das Coisas Definições, Aplicações, Monetização

Internet das Coisas Definições, Aplicações, Monetização Internet das Coisas Definições, Aplicações, Monetização Uma definição técnica para IoT IoT é o conjunto de sensores, gateways, redes de comunicação, servidores, armazenamento softwares de análise e atuadores,

Leia mais

A EDGE é uma empresa Portuguesa de base tecnológica dedicada à criação e desenvolvimento de sistemas ciber-físicos de elevado desempenho e em tempo real que combinam de forma única a automação, a robótica,

Leia mais

DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO

DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO Consultoria Frost & Sullivan Por que investir em Data Center? Mercado brasileiro de Data Center

Leia mais

Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM

Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM Acelere o valor da computação em nuvem com a IBM Obtenha soluções em nuvem comprovadas para as suas prioridades mais urgentes Destaques da solução Saiba sobre os benefícios mais comuns de implementações

Leia mais

Introdução a Computação Móvel

Introdução a Computação Móvel Introdução a Computação Móvel Computação Móvel Prof. Me. Adauto Mendes adauto.inatel@gmail.com Histórico Em 1947 alguns engenheiros resolveram mudar o rumo da história da telefonia. Pensando em uma maneira

Leia mais