Civil 2 - Aula 10 - Modalidades de Pagamentos das Obrigações I. Por Marcelo Câmara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Civil 2 - Aula 10 - Modalidades de Pagamentos das Obrigações I. Por Marcelo Câmara"

Transcrição

1 Civil 2 - Aula 10 - Modalidades de Pagamentos das Obrigações I Por Marcelo Câmara

2 Sumário:

3 1. Pagamento em Consignação 1.1. Conceito: 1.2. Pressupostos: 1.3. Modalidades: Depósito bancário: Depósito judicial: 1.4. Efeitos jurídicos: 2. Pagamento com Sub-Rogação 2.1. Conceito: 2.2. Pressupostos: 2.3. Modalidades: sub-rogação legal e sub-rogação convencional: 2.4. Efeitos jurídicos:

4 3. Dação em Pagamento: 3.1. Conceito: 3.2. Pressupostos: 3.3. Efeitos jurídicos: 4. Remissão 4.1. Conceito: 4.2. Pressupostos: 4.3. Espécies: 4.4. Efeitos jurídicos:

5 Desenvolvimento:

6 1. Pagamento em Consignação: Lei de 2002: Capítulo II - Do pagamento em consignação: Arts. 334 a 345. Lei de 2015: Capítulo I - Da ação de consignação em pagamento: Arts. 539 a 549.

7 1.1. Conceito: Nesse sentido, afirma Washington de Barros Monteiro (p. 269) que: A consignação é simultaneamente instituto de direito civil e de processo. A substância e os seus efeitos são de direito privado, mas a forma constitui matéria de direito adjetivo.

8 1.1. Conceito: Atualmente, no Direito brasileiro, o pagamento em consignação é tido como meio indireto de cumprimento da obrigação, sendo um instituto uno que se forma a partir de regras de Direito material e de Direito processual conforme se depreende, principalmente, nos arts. 334 do CC.

9 1.1. Conceito: CC - Art Considera-se pagamento, e extingue a obrigação, o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da coisa devida, nos casos e forma legais.

10 1.1. Conceito: NCPC - Art Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida.

11 1.2. Pressupostos: O pagamento em consignação deve ser considerado meio excepcional de cumprimento da obrigação e pode ser realizado nas hipóteses enumeradas no art. 335, CC: Saliente-se, no entanto, que não cabe consignação em face de credor incapaz ou antes do vencimento da dívida.

12 1.2. Pressupostos: - dificuldade ou resistência (expressa ou tácita) injusta do credor (inc. I); - omissão do credor em dívida querable (inc. II); - incapacidade do credor para receber, não possuindo representante legal (inc. III);

13 1.2. Pressupostos: - credor desconhecido (ex.: títulos ao portador) ou ausente; residência do credor em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil quando se tratar de dívida portável (inc. III); -dúvida sobre a identidade do credor (inc. IV); - litígio sobre o crédito da obrigação (trata-se de litígio sobre a res debita ) (inc. V).

14 1.2. Pressupostos: Art A consignação tem lugar: I - se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma; II - se o credor não for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condição devidos;

15 1.2. Pressupostos: Art (...): III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil; IV - se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento; V - se pender litígio sobre o objeto do pagamento.

16 1.3. Modalidades: O pagamento em consignação constitui caracterização da mora accipiendi e pode ocorrer em duas modalidades, conforme o art. 334 do CC: Art Considera-se pagamento, e extingue a obrigação, o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da coisa devida, nos casos e forma legais.

17 Depósito bancário: O art. 334, CC, autoriza que o devedor ou terceiro realizem o depósito em estabelecimento bancário oficial. a. Bancos oficiais são os bancos múltiplos com carteira comercial e os bancos comerciais federais e estaduais e a Caixa Econômica Federal, conforme Resolução n /01, BACEN.

18 Depósito bancário: b. Nas localidades onde não houver estabelecimento oficial o depósito pode ser realizado em instituições bancárias privadas. c. O depósito deve ser realizado na localidade designada como lugar do pagamento (art. 337, CC).

19 Depósito bancário: d. Por meio de carta com aviso de recebimento a instituição bancária cientificará o credor, concedendo-lhe dez dias para a declaração de recusa. Na forma do Art.539, 1º, do NCPC:

20 Depósito bancário: Art Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida. 1o Tratando-se de obrigação em dinheiro, poderá o valor ser depositado em estabelecimento bancário, oficial onde houver, situado no lugar do pagamento, cientificando-se o credor por carta com aviso de recebimento, assinado o prazo de 10 (dez) dias para a manifestação de recusa.

21 Depósito bancário: d.1.não se manifestando, presume-se que aceitou. Recusando o depósito o consignante deverá propor a respectiva ação no prazo de trinta dias, instruindo-a com o comprovante do depósito e com a recusa do credor. d.2. Caso a ação não seja proposta, o depósito fica sem efeito e o consignante poderá levantá-lo.

22 Depósito judicial: O art. 334, CC, também autoriza o depósito judicial que se fará por meio da ação de consignação que deve ser ajuizada no lugar do pagamento. a. A ação de consignação em pagamento tem natureza declaratória.

23 Depósito judicial: b. Se não houve depósito bancário prévio, o consignante deverá depositar o objeto do pagamento no prazo de cinco dias contados do deferimento. Art. 543 do NCPC:

24 Depósito judicial: Art Se o objeto da prestação for coisa indeterminada e a escolha couber ao credor, será este citado para exercer o direito dentro de 5 (cinco) dias, se outro prazo não constar de lei ou do contrato, ou para aceitar que o devedor a faça, devendo o juiz, ao despachar a petição inicial, fixar lugar, dia e hora em que se fará a entrega, sob pena de depósito.

25 Depósito judicial: c. Tratando-se de coisa incerta, sendo do credor a escolha, antes de proceder o depósito o devedor deve dar oportunidade para o credor realizar a concentração. Art. 342, CC:

26 Depósito judicial: Art Se a escolha da coisa indeterminada competir ao credor, será ele citado para esse fim, sob cominação de perder o direito e de ser depositada a coisa que o devedor escolher; feita a escolha pelo devedor, proceder-se-á como no artigo antecedente.

27 Depósito judicial: d. O devedor poderá fazer o levantamento do depósito realizado se a ação for julgada improcedente ou se o credor não declarar que a aceita ou não contestar o pedido, caracterizando desistência da ação. Art. 338, CC:

28 Depósito judicial: d. O devedor poderá fazer o levantamento do depósito realizado se a ação for julgada improcedente ou se o credor não declarar que a aceita ou não contestar o pedido, caracterizando desistência da ação. Art. 338, CC:

29 Depósito judicial: Art Enquanto o credor não declarar que aceita o depósito, ou não o impugnar, poderá o devedor requerer o levantamento, pagando as respectivas despesas, e subsistindo a obrigação para todas as conseqüências de direito.

30 Depósito judicial: e. Após a aceitação ou contestação do pedido o devedor só poderá fazer o levantamento com anuência expressa do credor, o que configuraria novação. Art. 340, CC:

31 Depósito judicial: Art O credor que, depois de contestar a lide ou aceitar o depósito, aquiescer no levantamento, perderá a preferência e a garantia que lhe competiam com respeito à coisa consignada, ficando para logo desobrigados os codevedores e fiadores que não tenham anuído.

32 Depósito judicial: f. Os credores do credor só poderão realizar o levantamento do depósito se tiverem expressa autorização deste.

33 1.4. Efeitos jurídicos: 1. O depósito por si não constitui pagamento, nem tem efeito de liberar o devedor e extinguir a obrigação. 2. O depósito não provoca a transferência de domínio. Esta apenas ocorrerá quando o credor fizer o seu levantamento ou houver trânsito em julgado da procedência da ação de consignação.

34 1.4. Efeitos jurídicos: 3. Com o depósito cessam as garantias pessoais e reais (art. 337, CC) que só subsistirão no caso de improcedência da ação de consignação. Art O depósito requerer-se-á no lugar do pagamento, cessando, tanto que se efetue, para o depositante, os juros da dívida e os riscos, salvo se for julgado improcedente.

35 1.4. Efeitos jurídicos: 4. Para que a consignação tenha força de pagamento é preciso que seja realizada observando as pessoas, o objeto, o modo e o tempo ajustados para o pagamento da obrigação (art. 336, CC). Art Para que a consignação tenha força de pagamento, será mister concorram, em relação às pessoas, ao objeto, modo e tempo, todos os requisitos sem os quais não é válido o pagamento.

36 2. Pagamento com Sub-Rogação: Capítulo III - Do pagamento com sub-rogação Lei de 2002 Arts. 346 a 351 Lei de 2015 Arts. 725, II; 778, 1, IV; 857, 1 e 2.

37 2.1. Conceito: Temos o fenômeno da sub-rogação quando na relação jurídica se verifica a substituição de uma pessoa por outra, ou de um objeto por outro. A função primordial da sub-rogação é de índole substitutiva, pelo fato de conceder a um terceiro a possibilidade de substituir o credor, podendo ser ressarcido pelo devedor em momento ulterior. Secundariamente, há uma função de garantia, eis que o credor terá a segurança de recebimento do pagamento.

38 2.2. Pressupostos: 1. Existência do vínculo obrigacional. 2. Res debita representada por obrigação de dar ou de fazer fungível. 3. Pagamento por iniciativa de terceiro. 4. Substituição do credor primitivo pelo terceiro. 5. A lei não exige forma especial. No entanto, tratando-se de sub-rogação convencional a doutrina manifesta-se pela necessidade de se impor forma solene.

39 2.3.1 Sub-rogação legal: Ocorre automaticamente quando verificadas as hipóteses do art. 346, CC (taxativo). Art A sub-rogação opera-se, de pleno direito, em favor: (...) Assim, são hipóteses de sub-rogação legal:

40 Art (...) Sub-rogação legal: I - do credor que paga a dívida do devedor comum; II - do adquirente do imóvel hipotecado, que paga a credor hipotecário, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para não ser privado de direito sobre imóvel; III - do terceiro interessado, que paga a dívida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte.

41 2.3.2 Sub-rogação convencional: Decorre de acordo expresso de vontade entre terceiro não interessado e credor ou entre terceiro e devedor (art. 347, CC), mas a avença só produzirá efeitos perante terceiros com o registro do contrato no Cartório de Títulos e Documentos (art. 129, Lei de Registros Públicos).

42 2.3.2 Sub-rogação convencional: Art A sub-rogação é convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; II - quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dívida, sob a condição expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito.

43 2.4. Efeitos jurídicos: 1. A sub-rogação constitui efeito do pagamento seu principal efeito consiste na substituição do credor primitivo pelo terceiro que efetuou o pagamento. 2. Se o pagamento for parcial, a sub-rogação também será parcial. Neste caso, o credor originário deverá ter preferência sobre o sub-rogado (art. 351, CC).

44 2.4. Efeitos jurídicos: Art O credor originário, só em parte reembolsado, terá preferência ao sub-rogado, na cobrança da dívida restante, se os bens do devedor não chegarem para saldar inteiramente o que a um e outro dever.

45 2.4. Efeitos jurídicos: 3. A sub-rogação pessoal também tem como efeito a continuidade da relação obrigacional. Altera-se apenas o credor originário. 4. A sub-rogação pessoal tem efeito liberatório porque exonera o devedor em face do credor originário; e translativo quando permite a transmissão de atos com seus acessórios (art. 349, CC).

46 2.4. Efeitos jurídicos: Art A sub-rogação transfere ao novo credor todos os direitos, ações, privilégios e garantias do primitivo, em relação à dívida, contra o devedor principal e os fiadores.

47 2.4. Efeitos jurídicos: 5. Na sub-rogação legal o sub-rogado não poderá exercer os direitos e as ações do credor, senão até a soma que tiver desembolsado (art. 350, CC). 6. Sendo a sub-rogação convencional, deverão lhe ser aplicadas as regras da cessão de crédito.

48 2.4. Efeitos jurídicos: 7. O devedor poderá opor ao sub-rogado as defesas que possuía em face do credor originário. 8. A sub-rogação legitima o sub-rogado a promover a execução ou a continuá-la.

49 3. Dação em Pagamento: Capítulo V - da dação em pagamento arts. 356 a 359:

50 3.1. Conceito: Trata-se, desta forma, de exceção à regra geral de pagamento prevista no art. 313, CC, configurando-se negócio jurídico bilateral e oneroso de alienação. CC - Art O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa.

51 3.1. Conceito: Conceitua Paula Nader (2010, p. 351) é negócio jurídico bilateral [e liberatório] pelo qual o debitor cumpre a obrigação com prestação diversa da devida originalmente. O adimplemento se faz com objeto diferente do estabelecido no ato negocial, mas com a concordância do creditor.

52 3.2. Pressupostos: 1. Existência de vínculo obrigacional. 2. Cumprimento da obrigação. Não basta acordo visando a troca da coisa devida, é necessário que haja animus solvendi. O ato tem caráter translatício, conforme a natureza dos bens dados em substituição (art. 307, CC) e, portanto, exige capacidade para entrega e capacidade para aceitação.

53 3.2. Pressupostos: Art Só terá eficácia o pagamento que importar transmissão da propriedade, quando feito por quem possa alienar o objeto em que ele consistiu. Parágrafo único. Se se der em pagamento coisa fungível, não se poderá mais reclamar do credor que, de boa-fé, a recebeu e consumiu, ainda que o solvente não tivesse o direito de aliená-la.

54 3.2. Pressupostos: 3. Diversidade da prestação oferecida. Pressupõe a disponibilidade da coisa. 4. Consentimento do credor (exige capacidade para anuir). a. Não há possibilidade de realizar ação judicial para obrigar o credor a receber coisa diversa. b. O consentimento pode ser expresso ou tácito.

55 3.2. Pressupostos: 5. A dação pode ser realizada em obrigações em que há solidariedade passiva, sem a necessidade do consentimento de todos os devedores. No entanto, havendo solidariedade ativa, entende-se ser necessário o consentimento de todos os credores.

56 3.2. Pressupostos: 6. Veda-se a dação em pagamento: a. No caso de venda de ascendente a descendente sem a concordância dos demais descendentes (art. 496, CC). b. Quando não se fizer reserva de bens ou renda necessária à subsistência (art. 548, CC). c. Em vendas decorrentes de autorização judicial, salvo anuência expressa.

57 3.2. Pressupostos: Art É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido. Parágrafo único. Em ambos os casos, dispensa-se o consentimento do cônjuge se o regime de bens for o da separação obrigatória.

58 3.2. Pressupostos: Art É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.

59 3.3. Efeitos jurídicos: 1. Admite-se qualquer tipo de substituição da res debita (art. 356, CC): CC - Art O credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida.

60 3.3. Efeitos jurídicos: 2. Se a dação constituir em pagamento com bem móvel ou imóvel, a fixação de seu preço deverá obedecer as regras da compra e venda (art. 357, CC): CC - Art Determinado o preço da coisa dada em pagamento, as relações entre as partes regular-se-ão pelas normas do contrato de compra e venda.

61 3.3. Efeitos jurídicos: 3. Se a dação se dá por substituição da coisa por título de crédito, aplicar-se-ão as regras das cessões de crédito (art. 358, CC): CC - Art Se for título de crédito a coisa dada em pagamento, a transferência importará em cessão.

62 3.3. Efeitos jurídicos: 4. Aplicam-se à dação as regras da evicção (art. 359, CC): Art Se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, restabelecer-se-á a obrigação primitiva, ficando sem efeito a quitação dada, ressalvados os direitos de terceiros.

63 3.3. Efeitos jurídicos: 5. A dação em pagamento também impõe ao devedor a responsabilidade pelos vícios redibitórios (art. 441, CC): CC - Art A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.

64 4. Remissão: Capítulo IX - Da remissão das dívidas arts. 385 a 388:

65 4.1. Conceito: Dá-se a remissão da dívida quando o titular do crédito, sem prejuízo de terceiro, espontaneamente libera o devedor da obrigação, sem pagamento, e este a aceita.

66 4.1. Conceito: Na linguagem comum, é ato de renúncia, sob o aspecto jurídico, o ato de remitir não se confunde com o de renunciar, pois enquanto aquele é negócio jurídico bilateral, este é unilateral. A remissão, portanto, é declaração receptícia de vontade.

67 4.1. Conceito: Diferencia-se dos demais modos indiretos de pagamento porque o dever de prestar a cargo do devedor, extinguese, sem que o direito de crédito chegue a funcionar e sem que haja, por conseguinte, uma qualquer satisfação, nem sequer potencial ou indireta, do interesse do credor.

68 4.2. Pressupostos: Temos que analisar, inicialmente, o art. 386 do CC: Art A devolução voluntária do título da obrigação, quando por escrito particular, prova desoneração do devedor e seus co-obrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir.

69 4.2. Pressupostos: 1. Intenção de perdoar: 2. Capacidade para o ato (deve ser aferida no momento que se efetivou) e livre disposição dos bens (legitimação). 3. Aceitação do devedor (pode ser expressa ou tácita). 4. Não prejuízo de terceiro.

70 4.2. Pressupostos: 5. Forma livre (arts. 386 e 387, CC). 6. A remissão pode estar sujeita a termo ou a condição. 7. Pode abranger dívidas futuras, uma vez que irrelevante o vencimento da dívida. 8. Pode ter origem em ato inter vivos ou causa mortis.

71 4.3. Espécies: 1. Total: alcança a integralidade da prestação. 2. Parcial: alcança parte da prestação (percentagem, juros,...). 3. Expressa: decorre de declaração de vontade expressa do credor e aceitação do devedor.

72 4.3. Espécies: 4. Tácita: ocorre quando a dívida é representada por instrumento particular e o credor o entrega voluntariamente ao devedor, criando uma presunção de pagamento (art. 324, CC) e provando a desoneração do devedor (art. 386, CC).

73 4.3. Espécies: Art A entrega do título ao devedor firma a presunção do pagamento. Parágrafo único. Ficará sem efeito a quitação assim operada se o credor provar, em sessenta dias, a falta do pagamento.

74 4.3. Espécies: Art A devolução voluntária do título da obrigação, quando por escrito particular, prova desoneração do devedor e seus co-obrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir.

75 4.4. Efeitos jurídicos: 1. Os efeitos da remissão se operam a partir do momento em que o devedor aceita a liberalidade. 2. Estando a dívida garantida por bem penhorado, a entrega deste bem ao seu dono representa apenas remissão quanto à garantia e não quanto à dívida (art. 387, CC).

76 4.4. Efeitos jurídicos: Art A restituição voluntária do objeto empenhado prova a renúncia do credor à garantia real, não a extinção da dívida.

77 4.4. Efeitos jurídicos: 3. Se o credor libera da obrigação um dos codevedores os demais continuam coobrigados, descontada a quota remitida (arts. 277 e 388, CC).

78 4.4. Efeitos jurídicos: Art O pagamento parcial feito por um dos devedores e a remissão por ele obtida não aproveitam aos outros devedores, senão até à concorrência da quantia paga ou relevada.

79 4.4. Efeitos jurídicos: Art A remissão concedida a um dos codevedores extingue a dívida na parte a ele correspondente; de modo que, ainda reservando o credor a solidariedade contra os outros, já lhes não pode cobrar o débito sem dedução da parte remitida.

80 Conclusão:

81 Que a Força esteja com Todos! Vida Longa e Próspera:

82

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Conceito: obrigação é jurídico TRANSITÓRIO entre CREDOR e DEVEDOR pelo qual o segundo se submete a uma certa PRESTAÇÃO de CARÁTER ECONÔMICO, cujo cumprimento é garantido pelo PATRIMÔNIO

Leia mais

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento e sua prova Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento O pagamento não poderá existir se não houver uma dívida; Art. 313. O pagamento deve ser efetuado conforme se

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Extinção das Obrigações conti.: a) Especial: Dação em pagamento: Trata-se de flexibilização do objeto

Leia mais

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio devedor) 4) Legitimidade devedor, terceiro interessado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 31-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título Extrajudicial conti.: do NCPC. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRDUÇÃO EM DIREITO CIVIL. ula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (ula 22/11/2017). Extinção Especial das Obrigações. Contestação na consignação: Defesa na consignação é limitada, citado tem

Leia mais

Teoria Geral das Obrigações

Teoria Geral das Obrigações Teoria Geral das Obrigações Pagamento O pagamento, que é tratado pelo Código Civil como adimplemento, é uma das formas de extinção da obrigação. Há duas formas de pagamento, o direto e o indireto. O pagamento

Leia mais

Adimplemento e Extinção das Obrigações

Adimplemento e Extinção das Obrigações Adimplemento e Extinção das Obrigações 1. Do pagamento O pagamento é o cumprimento dado a uma obrigação, em dinheiro ou coisa. Entre as obrigações referentes ao pagamento, vários pontos devem ser citados

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 19-3-18 Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO 1 - Pressupostos para consignação 2- Hipóteses de cabimento 3 - Obrigações

Leia mais

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Extinção das Obrigações II Prof. Marcio Pereira Consignação em pagamento É o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da dívida. Tal depósito é feito ou porque há dúvida com relação

Leia mais

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor.

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor. Direito das obrigações Aula II 17/08/17 Despesas processuais Quem responde? O devedor. Exceções 1) Pacto contrário contrato 2) Exceção parcial pelo acréscimo responde o credor *Eu comprometo a comprar

Leia mais

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento AULA 07 Ação de Consignação em pagamento TEXTO LEGAL COMPARADO TÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS- CAPÍTULO I DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Art. 539 Nos casos previstos em lei, poderá o devedor

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Previsão legal e conceito! No CPC/73 art. 890/900! No NCPC art. 539/549 Tivemos pequenas e pontuais mudanças sobre o tema.! E citado no CC no art. 334 Trata-se do depósito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Extinção das obrigações.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Extinção das obrigações. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 08/11/2017). Extinção das obrigações. DIRETA / NORMAL / NATURAL / VOLUNTÁRIA EXTINÇÃO INDIRETA / ANORMAL / ESPECIAL

Leia mais

PONTO 1: PAGAMENTO. PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA

PONTO 1: PAGAMENTO. PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA 1 CONTRATOS PONTO 1: PAGAMENTO PONTO 2: a) ESTRUTURA DO PAGAMENTO PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA PAGAMENTO 1. QUEM PAGA? Devedor + 3º _ interessado e não interessado Aos 3ºs é facultada ação regressiva. Quitação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRDUÇÃO EM DIREITO CIVIL. ula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (ula 14/11/2017). NOVÇÃO. Novação extingue uma obrigação criando outra. É necessário ter animus novandi, não pode presumir,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 07/11/2017). Consignação em pagamento. Direito Material de consignar (artigo 334 e seguintes do CC): Recusa injustificada

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE 2 Na nova dinâmica do CPC, deixou de existir a ação cautelar que agora faz parte do processo de conhecimento como tutela. A liminar foi mantida principalmente nos procedimentos especiais

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Da Transmissão e Extinção das Obrigações I Prof. Marcio Pereira Da Transmissão das Obrigações A transmissão das obrigações é o género que comporta duas espécies: cessão de crédito e assunção

Leia mais

Direito Civil. Do Pagamento. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Do Pagamento. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Do Pagamento Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Direito Civil Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Parte Geral do Direito Civil Código Civil Lei nº. 10.406/2002 Elementos acidentais do negócio jurídico: -

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PAGAMENTO DIRETO. Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PAGAMENTO DIRETO. Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações PAGAMENTO DIRETO Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações Quanto aos sujeitos Solvens Devedor Pagamento do débito (terceiro interessado e terceiro não interessado)

Leia mais

Direito das Obrigações I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES

Direito das Obrigações I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES Do Pagamento De Quem Deve Pagar Art. 304. Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes à exoneração do devedor.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Ações Especiais no Processo do Trabalho. Ação de consignação em pagamento. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Ações Especiais no Processo do Trabalho. Ação de consignação em pagamento. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Ações Especiais no Processo do Trabalho Prof. Cláudio Freitas - Procedimento especial de jurisdição contenciosa - CPC Art. 890. Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro

Leia mais

Classificação do Pagamento

Classificação do Pagamento Classificação do Pagamento Existem dois tipos de pagamento: o direto e o indireto. O primeiro consiste no pagamento simples, da forma como foi acordada, enquanto o outro trata-se das outras formas de pagamento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES 1. Obrigação líquida 2. Obrigação ilíquida 3. Obrigação simples e cumulativa 4. Obrigação alternativa 5. Obrigação modal (doação construção do terreno) 6. Obrigação a termo (efeitos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa Ação de Consignação em Pagamento Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Ação de Consignação em Pagamento - Cabimento da consignação

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Pagamento em sub-rogação, imputação do pagamento e dação em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Pagamento em sub-rogação, imputação do pagamento e dação em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 16-4-18 Pagamento em sub-rogação, imputação do pagamento e dação em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO 5- Pagamento com subrogação 5.1 Introdução 5.2 Espécies de subrogação 5.3

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos

Direito e legislação. Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito e legislação Tópico III Direito das obrigações Contratos Direito das Obrigações Credor Devedor Espécies das Obrigações Obrigação de dar (certa e incerta) Coisa Certa é aquela em que o devedor se

Leia mais

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Obrigações) Aula: Teoria do Adimplemento: Compensação. Confusão. Remissão. Transação e compromisso 17 Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

Prática Civil 2ª Fase OAB Junho/2013 QUESTÃO:

Prática Civil 2ª Fase OAB Junho/2013 QUESTÃO: QUESTÃO: Caio Junior, pessoa física domiciliada em Porto Alegre/RS, celebrou contrato escrito de locação de imóvel residencial com a DX Imobiliária Ltda. O valor mensal da locação, atualizado, é de R$

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC 1. Conceito A consignação em pagamento é o meio pelo qual o devedor cumpre sua obrigação frente ao surgimento de alguns

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 2-4-18 Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO a) Hipóteses de cabimento b) Petição inicial c) Contestação d) Incognitio e) Prestações periódicas f) exercícios

Leia mais

Direito Civil III Contratos

Direito Civil III Contratos Direito Civil III Contratos Troca ou Permuta Art. 533 Prof. Andrei Brettas Grunwald 2011.1 1 Conceito É o contrato pelo meio do qual uma parte se obriga a entregar uma coisa diversa de dinheiro a outra,

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito)

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito) AULA 02 CESSÃO DE CRÉDITO CESSÃO DE CRÉDITO 1. Conceito Negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Trocaou Permuta, Contrato Estimatório edoação Prof. Vinicius Marques Troca ou Permuta: Conceito: é aquele pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 3. Introdução às Obrigações Solidárias: 3.1. Conceito: 3.2 Natureza jurídica: 3.3. Princípios Gerais: 3.4 Espécies de obrigações solidárias: texto Desenvolvimento:

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO DA CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO DA CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 1. Conceito 2. Natureza jurídica 3. Casos legais de pagamento em consignação 4. Requisitos legais de pagamento em consignação 5. Direito do consignante ao levantamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 29/11/2017). Extinção Especial das Obrigações. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 46 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 46 Direito das Coisas VI - Direitos Reais em Coisa alheia 2.1. Direito Real em coisa

Leia mais

Prática Jurídica II Aula 07. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Prática Jurídica II Aula 07. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Prática Jurídica II Aula 07 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Pedro e Marcos firmaram contrato de compra e venda, sendo seu objeto um veículo tipo motocicleta, marca RR, modelo

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Aula nº PAGAMENTO COM SUB-ROGAÇÃO (ARTS. 346 A 351).

Aula nº PAGAMENTO COM SUB-ROGAÇÃO (ARTS. 346 A 351). Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Objetivo Aula: Direito das Obrigações 11 Professor(a): Rafael da Mota Mendonça Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 11 1. PAGAMENTO COM SUB-ROGAÇÃO (ARTS.

Leia mais

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Procedimentos especiais SUMÁRIO Ações especiais no processo do trabalho Ações especiais e nova competência trabalhista Procedimentos aplicáveis Tipos de ações

Leia mais

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. RELAÇÃO JURíDICA OBRIGAClONAL

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. RELAÇÃO JURíDICA OBRIGAClONAL Sumário PERfIL DA COLECÃO - GI5ELDA M. F NOVAE5 HIRONAKA....... 5 Sobre os autores. I NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Evolução do direito das obrigações Ãmbito do direito das obrigações....

Leia mais

Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes.

Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes. Direito Civil Direito das obrigações Professor: Paulo Henrique de Oliveira Conteúdo Adimplemento Inadimplemento Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes. Teoria Geral das Obrigações

Leia mais

MODOS DE EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES

MODOS DE EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES MODOS DE EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES PAGAMENTO Modos de extinção das obrigações: Satisfatórios diretos: entrega da coisa exata Pagamento: execução voluntária e exata, por parte do devedor, da prestação devida

Leia mais

Direito Civil. Doação. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Doação. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Doação Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DOAÇÃO Natureza Jurídica contrato (negócio jurídico) CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO DE DOAÇÃO 1. Unilateral; (quanto

Leia mais

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C.

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Astreintes: Sistema processual = astreintes Multa Penalidade Sistema material = cláusula penal Moratória

Leia mais

PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento. 1. Obrigações solidárias

PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento. 1. Obrigações solidárias 1 PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento 1. Obrigações solidárias Quando se fala em obrigações solidárias está se referindo a classificação quanto a pluralidade de sujeitos: vários devedores,

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO CÓDIGO CIVIL ARTS. 334 A 354 REFERÊNCIA LEGISLATIVA NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ARTS. 539 A 549 OBJETO DA CONSIGNAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais.

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. DIREITO DAS COISAS É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. Posse Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Cláusula Resilitiva: Está prevista no art. 473, parágrafo único do C.C. Art. 473. A resilição unilateral,

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO.

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Victor H.H. SCHWANTES¹ Rodrigo de FRANÇA² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO. O presente artigo trata-se da consignação em pagamento, um instituto muito importante

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) Características do direito das obrigações. As obrigações podem ser simples ou complexas.

Leia mais

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Obrigação Solidária Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Obrigação Solidária: Solidariedade não se presume, decorre de lei ou da vontade das partes, conforme

Leia mais

Pagamento em consignação, Pagamento com sub-rogação, Imputação do Pagamento, Dação em Pagamento, Novação, Compensação, Confusão, Remissão da dívida

Pagamento em consignação, Pagamento com sub-rogação, Imputação do Pagamento, Dação em Pagamento, Novação, Compensação, Confusão, Remissão da dívida Curso de Direito - Parte Especial - Livro I - Do Direito das Obrigações - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 14 DO ADIMPLEMENTO E EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO

Leia mais

Ação de Consignação em Pagamento e o novo CPC

Ação de Consignação em Pagamento e o novo CPC Ação de Consignação em Pagamento e o novo CPC Devedor se negar ou atrasar o pagamento a seu credor é algo bastante comum de se presenciar, sobretudo em meio à crise econômica que envolve o país. Por outro

Leia mais

DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL

DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL Estabelecimento Comercial Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial ESTABELECIMENTO COMERCIAL Por Oscar Barreto Filho: é um complexo de bens, materiais

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição Prof. Vinicius Marques Depósito: Conceito: negócio jurídico pelo qual o depositário recebe um objeto móvel e corpóreo,

Leia mais

AULA 7. Procedimentos Especiais: Consignação em pagamento. Cabimento. É possível verificar as hipóteses de cabimento nos seguintes diplomas:

AULA 7. Procedimentos Especiais: Consignação em pagamento. Cabimento. É possível verificar as hipóteses de cabimento nos seguintes diplomas: AULA 7 Procedimentos Especiais: Consignação em pagamento Cabimento É possível verificar as hipóteses de cabimento nos seguintes diplomas: Código Civil: A partir do 334, especialmente 335 CC Art. 335. A

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil.

Leia mais

Código Civil - CC - L Parte Especial. Livro I Do Direito das Obrigações. Título III Do Adimplemento e Extinção das Obrigações

Código Civil - CC - L Parte Especial. Livro I Do Direito das Obrigações. Título III Do Adimplemento e Extinção das Obrigações Caderno de D. Civil 3º bimestre Renata Valera 2DD 1 Código Civil - CC - L-010.406-2002 Parte Especial Livro I Do Direito das Obrigações Título III Do Adimplemento e Extinção das Obrigações Capítulo I Do

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO Empresarial Pré-prova Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial QUESTÕES Fiscal da Receita Estadual - SEFAZ-AC - 2009 - CESPE 1. Com relação a registro de empresas,

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento

Pratica Civil I 7º Semestre. AULA 07 Ação de Consignação em pagamento AULA 07 Ação de Consignação em pagamento a) Previsão legal do instituto do pagamento em consignação e sua respectiva ação. Arts. 304 a 312 e 334 a 345 do CC Arts. 539 à 549 do NCPC Art. 67 da Lei 8.245/91

Leia mais

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 7 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Leia mais

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro

SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro SEFAZ DIREITO empresarial Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL CONCEITO DE EMPRESA Doutrina: É a atividade econômica organizada para a produção

Leia mais

Transmissão das obrigações

Transmissão das obrigações Transmissão das obrigações Obrigação admite alteração nos elementos essenciais objetivo ou subjetivo Roma: pessoalidade da obrigação não admitia transferência de sujeitos, salvo por sucessão causa mortis

Leia mais

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Empréstimo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Aula 03 TEMPO LOCAL MODO

Aula 03 TEMPO LOCAL MODO Turma e Ano: Tribcast 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 3 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: MÁRIO ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA Aula 03 4) PAGAMENTO DIRETO (artigos

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 1 PEÇA 2 Luís Mata prestou serviços como motorista na empresa Vai Já Ltda no período de 02 de agosto de 2013 a 03 de novembro de 2015, com salário mensal de R$ 2.200,00,

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 6ª Fase 1) FCC JE - TJCE (2014) Celebrado contrato de mútuo com garantia hipotecária, por instrumento público, a) o distrato poderá dar-se por instrumento

Leia mais

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Civil IV Aula 26. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Civil IV Aula 26 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 26 04/11/2015 Da Compra e Venda: Consequências Jurídicas: Obrigação de entregar a coisa com todos os acessórios;

Leia mais

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos

160715B21 Direito Civil. Parte Geral Obrigações Contratos 160715B21 Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos Direito Civil Parte Geral Obrigações Contratos VÍCIO REDIBITÓRIO - GARANTIA IMPLÍCITA IMPOSTA AO ALIENANTE Defeito Material (contratos onerosos

Leia mais

CONTRATOS DE COMPRA E VENDA

CONTRATOS DE COMPRA E VENDA CONTRATOS DE COMPRA E VENDA Elementos formadores Título do contrato; Qualificação das partes; Do objeto; Do preço; Forma de pagamento; Condições; Cláusula penal; Foro de eleição; Consentimento; Testemunhas.

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie. Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança. Prof.

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie. Corretagem, Transporte, Seguro, Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança. Prof. DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Constituição de Renda, J ogo e Aposta e Fiança Prof. Vinicius Marques Corretagem: Conceito: contrato pelo qual uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

DA NOVAÇÃO. Acadêmica do curso de Direito, Faculdades Santa Cruz. Turma 9SA, Noturno,

DA NOVAÇÃO. Acadêmica do curso de Direito, Faculdades Santa Cruz. Turma 9SA, Noturno, DA NOVAÇÃO Agnes Muniz VIEIRA 1 Ariane Fernandes de OLIVEIRA 2 RESUMO: A novação consiste no ato jurídico, previsto nos artigos 360 a 367 do código civil, que tem por finalidade a extinção de uma obrigação,

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 12ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Obrigações. Magistratura Estadual 11ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Obrigações. Magistratura Estadual 11ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Obrigações 11ª fase Período 2007-2016 1) VUNESP - JE TJPA - 2014 Considerando unidade autônoma alienada fiduciariamente e havendo despesas de condomínio,

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23 Palavras Prévias 6ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil - Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações... 33 1. Noções

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Promessa de Compra e Venda: a) Conceito: São direitos reais de aquisição os adquiridos em favor do compromissário

Leia mais

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Aula 02 CONTRATO DE COMPRA E VENDA Página1 Curso/Disciplina: Contratos em Espécie Aula: Contrato de Compra e Venda: Classificação. Res perit domino. Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 02 CONTRATO

Leia mais