PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento. 1. Obrigações solidárias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento. 1. Obrigações solidárias"

Transcrição

1 1 PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento 1. Obrigações solidárias Quando se fala em obrigações solidárias está se referindo a classificação quanto a pluralidade de sujeitos: vários devedores, vários credores ou ambos. Trata-se de um requisito físico que é a pluralidade em um dos polos. Além do requisito físico, a solidariedade depende de requisitos jurídicos, ou seja, necessariamente, para se falar obrigações solidárias tem que estar previsto em lei ou tem que estar previsto em cláusula contratual inserida pelas partes. - Hipóteses de solidariedade legal: - art. 585, CC: Art Se duas ou mais pessoas forem simultaneamente comodatárias de uma coisa, ficarão solidariamente responsáveis para com o comodante. Refere apenas a solidariedade dos comodatários e não dos comodantes. - Art 680, CC: Art Se o mandato for outorgado por duas ou mais pessoas, e para negócio comum, cada uma ficará solidariamente responsável ao mandatário por todos os compromissos e efeitos do mandato, salvo direito regressivo, pelas quantias que pagar, contra os outros mandantes. Solidariedade no caso de mandato, apenas a solidariedade dos mandantes. - Art 756, CC. Art No caso de transporte cumulativo, todos os transportadores respondem solidariamente pelo dano causado perante o remetente, ressalvada a apuração final da responsabilidade entre eles, de modo que o ressarcimento recaia, por inteiro, ou proporcionalmente, naquele ou naqueles em cujo percurso houver ocorrido o dano. - Art 829, CC: Art A fiança conjuntamente prestada a um só débito por mais de uma pessoa importa o compromisso de solidariedade entre elas, se declaradamente não se reservarem o benefício de divisão.

2 2 Havendo pluralidade de fiadores respondem, entre si, de forma solidária. Não se trata da fiança do débito assumido com relação ao devedor, é a fiança entre si, entre vários fiadores. - Art. 942, CC: Art Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação. Se houver mais de um ofensor, todos responderão solidariamente. A responsabilidade solidária nos casos de responsabilidade civil extracontratual ou aquiliana. - Art 2º da Lei 8245/91: Art. 2º. Havendo mais de um locador ou mais de um locatário, entende - se que são solidários se o contrário não se estipulou. Um dos raros casos, em que o legislador estabelece responsabilidade para ambos os pólos solidariamente. - Art. 2º, 2º, da CLT: Art. 2º, 2º. Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Várias empresas que compõem o mesmo grupo econômico respondem solidariamente perante os haveres trabalhistas do empregado. - Solidariedade Contratual: A solidariedade contratual pode-se dar em qualquer circunstância, exemplos notórios são: - As contas conjuntas no Banco: notoriamente são considerados contratos solidários devido a pluralidade de sujeito e há cláusula expressa fixando solidariedade entre eles. - Contratos com as prestadoras de cartão de crédito: são dois sujeitos titular e dependentes, ambos respondem solidariamente. - Financiamentos imobiliários que envolvem um casal ou duas pessoas: costuma ter cláusula expressa de solidariedade.

3 3 - Efeitos da solidariedade: Solidariedade ativa: Há pluralidade de credores. A maior vantagem é que todos os credores podem executar a dívida ao devedor. Pode haver só uma cobrança em nome de todos. A vantagem para o devedor é que pode pagar todo valor para um credor com a quitação total. Pode um credor perdoar toda a dívida do devedor, sem autorização dos demais. Porém, segundo o art , CC, ficará responsável pela cota dos outros que expressamente não anuíram com esse perdão. Ocorre que é um caso fácil de caracterizar fraude contra credores: o credor dá uma carta de remissão, perdoa o devedor e pede um dinheiro por fora. E quando vai executar, o credor declara-se insolvente. Como o credor pode perdoar toda a dívida, também pode só perdoar a parte dele. Outra hipótese, o credor entra com execução da dívida em nome dos demais credores, neste caso, o devedor deverá apenas pagar para esse credor que o demandou. Ou seja, a partir do momento em que for demandado, só pode pagar a quem está demandando art , CC. Caso o objeto seja coisa certa haverá a conversão em perdas e danos, sendo que não altera a solidariedade sendo que - art , CC. Caso a obrigação seja divisível o herdeiro só poderá exigir a quota do crédito que corresponder ao seu quinhão hereditário. Ou seja, a morte extingue a solidariedade com relação aos herdeiros art , CC. 1 Art O credor que tiver remitido a dívida ou recebido o pagamento responderá aos outros pela parte que lhes caiba. 2 Art Enquanto alguns dos credores solidários não demandarem o devedor comum, a qualquer daqueles poderá este pagar. 3 Art Convertendo-se a prestação em perdas e danos, subsiste, para todos os efeitos, a solidariedade. 4 Art Se um dos credores solidários falecer deixando herdeiros, cada um destes só terá direito a exigir e receber a quota do crédito que corresponder ao seu quinhão hereditário, salvo se a obrigação for indivisível.

4 4 Solidariedade Passiva: Temos um credor e vários devedores. A maior vantagem desta solidariedade é para o credor, uma vez que poderá verificar qual dos devedores tem mais possibilidades de pagá-lo. O credor pode executar quantos credores forem necessários e quantas vezes forem necessárias até conseguir completar o seu crédito. Nota-se que o perdão é irretratável, uma vez manifestado não tem como voltar atrás. É vantagem para demais devedores o perdão, uma vez que diminui o seu débito - art , CC. Perdão é diferente de exoneração, porque perdão é da dívida e a exoneração é da solidariedade. Ou seja, o perdoado deixa de ser devedor e o exonerado deixa de ser solidário. Previsão do Art , CC. Perdão (dívida) Exoneração (solidariedade) Perdão = remissão Exoneração = renúncia. Um devedor é declarado insolvente, para o credor não terá efeito nenhum pois continuará cobrando dos demais devedores. Mas entre os devedores irá ser dividida a cota do insolvente art , CC. A exoneração não necessita da anuência dos demais. Porém, ele não pode com esse procedimento gerar prejuízo aos demais devedores solidários. Assim, entra no rateio quando há devedores insolventes - art , CC. Caso os demais devedores fossem insolventes, e havendo um devedor exonerado, o credor pode cobrar dele, porém, nunca além da sua cota. 5 Art A remissão concedida a um dos co-devedores extingue a dívida na parte a ele correspondente; de modo que, ainda reservando o credor a solidariedade contra os outros, já lhes não pode cobrar o débito sem dedução da parte remitida. 6 Art O credor pode renunciar à solidariedade em favor de um, de alguns ou de todos os devedores. Parágrafo único. Se o credor exonerar da solidariedade um ou mais devedores, subsistirá a dos demais. 7 Art O devedor que satisfez a dívida por inteiro tem direito a exigir de cada um dos co-devedores a sua quota, dividindo-se igualmente por todos a do insolvente, se o houver, presumindo-se iguais, no débito, as partes de todos os co-devedores. 8 Art No caso de rateio entre os co-devedores, contribuirão também os exonerados da solidariedade pelo credor, pela parte que na obrigação incumbia ao insolvente.

5 5 O credor pode perdoar o devedor, mas dessa remissão não pode decorrer prejuízo a terceiros - art , CC. Neste caso, há duas correntes: 1ª) o devedor não pode cobrar do devedor perdoado porque não existe mais, devendo arcar sozinho com a cota do insolvente (corrente majoritária); 2ª) o perdão uma vez concedido não pode prejudicar terceiros, tendo direito o credor buscar a metade da cota do insolvente ao perdoado. Quando um devedor solidário falecer, o herdeiro responde (art , CC): 1- pela dívida toda se a obrigação for indivisível 2- pela cota do morto em relação aos demais co-devedores. 3 - pelo seu quinhão em relação ao credor. O Art , CC, autoriza apenas a cobrar daquele para o qual a dívida foi celebrada. 2. Pagamento: 1. Quem paga? Devedor 2. Quem recebe? Credor 3. Quando paga? Vencimento. 4. Onde paga? Dom. contratual 5. O que paga? Objeto 6. Como paga? Forma contratual. 1. Quem paga? Devedor. Se a obrigação for personalíssima só o devedor paga. Se a obrigação não tiver caráter personalíssimo, a lei diz que terceiro (interessado e não interessado) pode pagar. 9 Art A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiro. 10 Art Se um dos devedores solidários falecer deixando herdeiros, nenhum destes será obrigado a pagar senão a quota que corresponder ao seu quinhão hereditário, salvo se a obrigação for indivisível; mas todos reunidos serão considerados como um devedor solidário em relação aos demais devedores. 11 Art Se a dívida solidária interessar exclusivamente a um dos devedores, responderá este por toda ela para com aquele que pagar.

6 6 Para efeito de pagamento, o terceiro é aquela pessoa que faz parte da relação de crédito e débito. O conceito de terceiro interessado está na lei art. 346, III 12, CC. O terceiro não interessado não tem interesse jurídico, ou seja, a execução não o atinge, mas tem algum interesse afetivo ou econômico que justifique o pagamento. A diferença do pagamento de um terceiro interessado e não interessado está na ação regressiva. O terceiro interessado ingressa mediante sub-rogação legal, cobrando como credor fosse. Já o terceiro não interessado regressa contra o devedor sem sub-rogação nos direitos do credor originário, apenas terá direito de reembolso - art , CC. Há uma exceção prevista no art do CC chamada de sub-rogação convencional ou sub-rogação contratual. Deve estar expressamente disposta no contrato, não sendo presumida como a hipótese de sub-rogação legal. O terceiro não interessado pode fazer um ajuste com o credor ou com o devedor. 2. quem recebe? Credor. Além do credor, o representante legal (pais, tutor ou curador) e convencional (alguém com procuração ou com poderes para receber) do credor. Além do portador da quitação. Ex: motoboy. Há uma premissa: quem paga mal, paga duas vezes. Porém, temos duas exceções: art e art do CC. Nas duas hipóteses, apesar de pagar errado, a lei considera válido o pagamento. O art. 309 é a hipótese do credor putativo. O pagamento indevidamente feito ao credor putativo vai ser considerado válido. 12 Art A sub-rogação opera-se, de pleno direito, em favor: III - do terceiro interessado, que paga a dívida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte. 13 Art O terceiro não interessado, que paga a dívida em seu próprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar; mas não se sub-roga nos direitos do credor. 14 Art A sub-rogação é convencional: I - quando o credor recebe o pagamento de terceiro e expressamente lhe transfere todos os seus direitos; II - quando terceira pessoa empresta ao devedor a quantia precisa para solver a dívida, sob a condição expressa de ficar o mutuante sub-rogado nos direitos do credor satisfeito. 15 Art O pagamento feito de boa-fé ao credor putativo é válido, ainda provado depois que não era credor. 16 Art Não vale o pagamento cientemente feito ao credor incapaz de quitar, se o devedor não provar que em benefício dele efetivamente reverteu.

7 7 O art. 310 trata do pagamento ao credor incapaz de quitar. Mas se provar que reverteu em favor dele poderá ser considerado válido. 3. Quando paga? Vencimento. As obrigações são exigíveis na data do vencimento. Há dois mecanismos que permitem antecipar o vencimento: 1) Art , CC: a antecipação se dá por conveniência do devedor, chama-se princípio da antecipação por conveniência do devedor. Porém, esta antecipação não poderá gerar prejuízo ao credor. Portanto, esta vinculada a aceitação do credor. 2) Art , CC: trata do princípio da antecipação legal. Estabelece hipótese em que o credor irá antecipar o vencimento para poder exigir. Nas três hipóteses que a lei refere existe uma expressão chave: fundado receio de inadimplemento. Então, o credor irá exigir o vencimento antecipado por fundado receio de inadimplemento. Caso espera, irá ser prejudicado. Quando a obrigação não tem data de vencimento regra do art do CC: princípio da satisfação imediata. Neste caso, o credor pode exigir imediatamente o seu cumprimento, respeitado um prazo razoável para o seu cumprimento. Para a exigibilidade imediata deve-se constituir em mora. Porém, não há data de vencimento. Neste caso, utiliza-se a regra do art , CC, na qual há duas modalidades de mora: - A mora do art. 397, caput, CC é chamada de mora ex re (com data de vencimento previamente estabelecida e com eficácia automática). 17 Art O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa. 18 Art Ao credor assistirá o direito de cobrar a dívida antes de vencido o prazo estipulado no contrato ou marcado neste Código: I - no caso de falência do devedor, ou de concurso de credores; II - se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execução por outro credor; III - se cessarem, ou se tornarem insuficientes, as garantias do débito, fidejussórias, ou reais, e o devedor, intimado, se negar a reforçálas. 19 Art Salvo disposição legal em contrário, não tendo sido ajustada época para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente. 20 Art O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor. Parágrafo único. Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.

8 8 - A mora do art. 397, parágrafo único, CC é chamada de mora ex persona (depende de interpelação da pessoa do devedor). 4. Onde paga? Domicílio contratado. Se nada estiver sido especificado pelo local do pagamento, adota-se a regra do art CC. Ou seja, o domicilio do devedor regra residual. São chamadas de obrigações querable. Caso for o domicilio do credor ou terceiro são chamada de obrigações portable. O art , CC refere da renúncia do credor do domicilio contratual. Obs: adimplemento é pagar para pessoa certa, na data certa, local certo, forma correta. Não apenas o simples pagamento. 5. O que paga? Objeto do contrato. Há duas regras para garantir o objeto do contrato. São regras para o credor: - Art , CC: garante a intangibilidade do objeto. - Art , CC: garante a indivisibilidade do objeto. Na mesma medida, que são regras de garantia do credor, são regras de disponibilidade dele, podendo abrir mão delas. O próprio legislador abre espaço para quebra dessas garantias limitadoras do pagamento, através das obrigações alternativas e das facultativas. 21 Art Efetuar-se-á o pagamento no domicílio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrário resultar da lei, da natureza da obrigação ou das circunstâncias. 22 Art O pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato. 23 Art O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa. 24 Art Ainda que a obrigação tenha por objeto prestação divisível, não pode o credor ser obrigado a receber, nem o devedor a pagar, por partes, se assim não se ajustou.

9 9 Por outro lado, tem-se uma quitação a receber que é considerada também como objeto do pagamento art , CC. O legislador habilita direito de retenção do pagamento. Nota-se que a presunção é a favor do credor, portanto, essa garantia do devedor de que caso não receba a quitação pode reter o valor deve ser associada a consignação de pagamento (judicial ou bancária). Caso contrário, não conseguirá provar a razoabilidade da retenção. O art , CC, elenca requisitos para quitação: - valor; - espécie; - nome do devedor ou quem por este pagou; - tempo; - lugar; - assinatura do credor ou do representante. Conforme, o art. 320, parágrafo único 27, CC, verifica-se que a quitação não é formal, sendo os requisitos do art. 320 meramente exemplificativos. pagamento. O art , CC, refere que o Juiz pode corrigir, a pedido da parte, o objeto do 6. Como paga? Forma contratual. Há duas vias: - Direta: Com pagamento em sentido estrito, ou seja com o ato de pagar propriamente dito. 25 Art O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada. 26 Art A quitação, que sempre poderá ser dada por instrumento particular, designará o valor e a espécie da dívida quitada, o nome do devedor, ou quem por este pagou, o tempo e o lugar do pagamento, com a assinatura do credor, ou do seu representante. 27 Art. 320, parágrafo único. Ainda sem os requisitos estabelecidos neste artigo valerá a quitação, se de seus termos ou das circunstâncias resultar haver sido paga a dívida. 28 Art Quando, por motivos imprevisíveis, sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução, poderá o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possível, o valor real da prestação.

10 10 O devedor paga para o credor, na data de vencimento, no domicílio contratual, com o objeto. - Indireta: - com pagamento em sentido estrito: - consignação; - sub-rogação; - imputação; - dação - sem pagamento em sentido estrito: - novação; - compensação; - confusão; - remissão. - contratual: - transação; - compromisso. Consignação: Há dois tipos: judicial e a extrajudicial. - Consignatória extrajudicial: CPC. A consignatória extrajudicial é chamada consignação bancária. Prevista no art do Tem características bem específicas: - Só para obrigações de dar dinheiro. - É uma opção (podendo entrar direto com a ação consignatória judicial). - É procedida com depósito em estabelecimento bancário oficial no local do pagamento. A legitimidade é tanto devedor quanto terceiro (interessado ou não interessado). 29 DA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Art Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignação da quantia ou da coisa devida.

11 11 Proposta a consignatória extrajudicial, o credor tem 10 dias para manifestação de recusa. Portanto, o silêncio presume o aceite. O aceite do credor, feito por presunção ou expresso, quita a obrigação e não o valor. O devedor vai até o banco, efetua o depósito e notifica o credor. Se no prazo de 10 dias, o credor receber o dinheiro ou expressamente manifestar o aceite, a obrigação está quitada e o devedor é exonerado. Se no prazo de 10 dias o credor manifestar a recusa, abre-se para o devedor duas possibilidades: - a partir da data da recusa, o devedor tem 30 dias para propor a consignatória judicial; - levantar o valor depósito e espera a execução. e barata. A consignação é um mecanismo para evitar o judiciário, sendo uma forma mais célere Obs: - art. 890, 2º 30, CPC. - Consignatória judicial: A premissa está no art do CC. A causa da consignatória judicial tem que estar prevista numa das hipóteses do art. 335, CC. Há duas possibilidades de sentença: a consignatória ou vai ser julgada procedente ou improcedente, não há como ser parcialmente. Efeitos fundamentais da procedência da consignação: - caráter objetivo: quitação da obrigação; - caráter subjetivo: exoneração do devedor Efeitos consectários: - liberação das garantias; 30 Art. 890, 2º. Decorrido o prazo referido no parágrafo anterior, sem a manifestação de recusa, reputar-se-á o devedor liberado da obrigação, ficando à disposição do credor a quantia depositada. 31 Art A consignação tem lugar: I - se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma; II - se o credor não for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condição devidos; III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil; IV - se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento; V - se pender litígio sobre o objeto do pagamento.

12 12 - cessação dos acessórios (juros, multa, correção); - constituição do credor em mora - mora accipiendi; - transferência dos riscos para o credor; - transferência dos custos para o credor. vencimento. Essa sentença tem caráter declaratório e eficácia ex tunc, retroage até a data do Sub-rogação: Há dois tipos legal e convencional. Legal art , CC. Três hipóteses: - concurso de credores - do adquirente do imóvel hipotecado. - terceiro interessado. Convencional ou contratual art , CC. Há duas possibilidades: - terceiro não interessado já referido. Preferência do credor originário em relação ao credor sub-rogado perante o devedor quando existir débito para os dois art , CC. Há um duplo efeito na sub-rogação: - efeito liberatório para o credor originário; - efeito translativo para o credor sub-rogado. 32 Art A sub-rogação opera-se, de pleno direito, em favor: I - do credor que paga a dívida do devedor comum; II - do adquirente do imóvel hipotecado, que paga a credor hipotecário, bem como do terceiro que efetiva o pagamento para não ser privado de direito sobre imóvel; III - do terceiro interessado, que paga a dívida pela qual era ou podia ser obrigado, no todo ou em parte. 33 Art O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor. 34 Art O credor originário, só em parte reembolsado, terá preferência ao sub-rogado, na cobrança da dívida restante, se os bens do devedor não chegarem para saldar inteiramente o que a um e outro dever.

13 13 No art , CC, o legislador equipara a sub-rogação convencional com a cessão de crédito. de pagamento. Na sub-rogação precisa haver o pagamento. Na cessão de crédito a cedência independe Diferença formal: na sub-rogação o devedor não precisa ser notificado. Já na cessão a notificação do devedor é indispensável. Sub-rogação natureza extintiva porque é uma forma de pagamento. Enquanto que a Cessão tem natureza constitutiva, ela cria uma nova relação jurídica. Há dois tipos de Cessão: pró-soluto e pró-solvendo. - Pro soluto : o credor transfere os direitos a terceiro e sai da relação jurídica, ou seja, os riscos do negócio são do cessionário. - Pro solvendo : o cedente permanece atrelado a obrigação, assumindo os riscos com o cessionário. Novação: Há um duplo efeito: extintivo em relação a obrigação originária e constitutivo com relação a obrigação nova. Precisa-se de dois elementos: animus + novo (elemento) O elemento novo pode ser: objeto, credor e o devedor. Se o elemento novo for o objeto: novação objetiva. Se for o credor: novação subjetiva ativa. Se for o devedor: novação subjetiva passiva. Previsão no art , CC. Remissão: Remissão é o mesmo que perdão. 35 Art Na hipótese do inciso I do artigo antecedente, vigorará o disposto quanto à cessão do crédito. 36 Art Dá-se a novação: I - quando o devedor contrai com o credor nova dívida para extinguir e substituir a anterior; II - quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor; III - quando, em virtude de obrigação nova, outro credor é substituído ao antigo, ficando o devedor quite com este.

14 14 Remissão: Renúncia: - para negócios jurídicos bilaterais; - para negócios jurídicos unilaterais, porque é - depende de aceite (o devedor tem que de direitos; aceitar); - não depende de aceite; - pode ser expressa ou tácita. - somente pode ser expressa. Os dois institutos são considerados irretratáveis. O art , CC, refere que a renuncia a garantia não significa perdão da divida. Previsão nos artigos e do CC. Transação é um acordo. Art , CC. Compromisso vincula com a lei de mediação e arbitragem. Art , CC. 37 Art A restituição voluntária do objeto empenhado prova a renúncia do credor à garantia real, não a extinção da dívida. 38 Art A devolução voluntária do título da obrigação, quando por escrito particular, prova desoneração do devedor e seus coobrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir. 39 Art A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiro. 40 Art É lícito aos interessados prevenirem ou terminarem o litígio mediante concessões mútuas. 41 Art É admitido compromisso, judicial ou extrajudicial, para resolver litígios entre pessoas que podem contratar.

PONTO 1: PAGAMENTO. PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA

PONTO 1: PAGAMENTO. PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA 1 CONTRATOS PONTO 1: PAGAMENTO PONTO 2: a) ESTRUTURA DO PAGAMENTO PONTO 3: b) CONSIGNATÓRIA PAGAMENTO 1. QUEM PAGA? Devedor + 3º _ interessado e não interessado Aos 3ºs é facultada ação regressiva. Quitação

Leia mais

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento e sua prova Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento O pagamento não poderá existir se não houver uma dívida; Art. 313. O pagamento deve ser efetuado conforme se

Leia mais

Direito Civil. Do Pagamento. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Do Pagamento. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Do Pagamento Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Conceito: obrigação é jurídico TRANSITÓRIO entre CREDOR e DEVEDOR pelo qual o segundo se submete a uma certa PRESTAÇÃO de CARÁTER ECONÔMICO, cujo cumprimento é garantido pelo PATRIMÔNIO

Leia mais

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Obrigação Solidária Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Teoria Geral das Obrigações

Teoria Geral das Obrigações Teoria Geral das Obrigações Pagamento O pagamento, que é tratado pelo Código Civil como adimplemento, é uma das formas de extinção da obrigação. Há duas formas de pagamento, o direto e o indireto. O pagamento

Leia mais

Adimplemento e Extinção das Obrigações

Adimplemento e Extinção das Obrigações Adimplemento e Extinção das Obrigações 1. Do pagamento O pagamento é o cumprimento dado a uma obrigação, em dinheiro ou coisa. Entre as obrigações referentes ao pagamento, vários pontos devem ser citados

Leia mais

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor.

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor. Direito das obrigações Aula II 17/08/17 Despesas processuais Quem responde? O devedor. Exceções 1) Pacto contrário contrato 2) Exceção parcial pelo acréscimo responde o credor *Eu comprometo a comprar

Leia mais

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 3. Introdução às Obrigações Solidárias: 3.1. Conceito: 3.2 Natureza jurídica: 3.3. Princípios Gerais: 3.4 Espécies de obrigações solidárias: texto Desenvolvimento:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Extinção das Obrigações II Prof. Marcio Pereira Consignação em pagamento É o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da dívida. Tal depósito é feito ou porque há dúvida com relação

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PAGAMENTO DIRETO. Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PAGAMENTO DIRETO. Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações PAGAMENTO DIRETO Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações Quanto aos sujeitos Solvens Devedor Pagamento do débito (terceiro interessado e terceiro não interessado)

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 19-3-18 Breve revisão e exercícios sobre Consignação em pagamento (extrajudicial). PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO 1 - Pressupostos para consignação 2- Hipóteses de cabimento 3 - Obrigações

Leia mais

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações

Introdução. Espécies. Cessão de crédito. Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações Introdução Assista ao curso completo sobre Transmissão das Obrigações As obrigações são relações compostas por conteúdo e sujeitos. Dentro delas é possível que se faça a alteração do objeto, que acontece

Leia mais

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Da Transmissão e Extinção das Obrigações I. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Da Transmissão e Extinção das Obrigações I Prof. Marcio Pereira Da Transmissão das Obrigações A transmissão das obrigações é o género que comporta duas espécies: cessão de crédito e assunção

Leia mais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 23 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 23 Direito das Obrigações IV - Modalidades Obrigacionais 5. Obrigações indivisíveis

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRDUÇÃO EM DIREITO CIVIL. ula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (ula 14/11/2017). NOVÇÃO. Novação extingue uma obrigação criando outra. É necessário ter animus novandi, não pode presumir,

Leia mais

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 7 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Leia mais

Classificação do Pagamento

Classificação do Pagamento Classificação do Pagamento Existem dois tipos de pagamento: o direto e o indireto. O primeiro consiste no pagamento simples, da forma como foi acordada, enquanto o outro trata-se das outras formas de pagamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Extinção das Obrigações conti.: a) Especial: Dação em pagamento: Trata-se de flexibilização do objeto

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRDUÇÃO EM DIREITO CIVIL. ula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (ula 22/11/2017). Extinção Especial das Obrigações. Contestação na consignação: Defesa na consignação é limitada, citado tem

Leia mais

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio

Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio Direito das obrigações Aula III 03/03/17 1) Natureza 2) Objeto 3) Competência ação proposta no local de cumprimento da obrigação (quérable domicílio devedor) 4) Legitimidade devedor, terceiro interessado

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira

Prof. Anderson Nogueira OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO PREVISTAS NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 REGRAS SOBRE ESPÉCIE PREVISÃO OBSERVAÇÕES AS PARTES Unilateral Pagamento em Consignação LEGAL Art. 334, 335 do C.C., e 890 do C.P.C. Depósito

Leia mais

Aula 7 - Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula 7 - Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 1. Obrigação Solidária Ativa: 1.1. Conceito: 1.2. Características: 1.3. Efeitos: 2. Obrigação Solidária Passiva: 2.1. Conceito: 2.2. Características: 2.3. Efeitos:

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Previsão legal e conceito! No CPC/73 art. 890/900! No NCPC art. 539/549 Tivemos pequenas e pontuais mudanças sobre o tema.! E citado no CC no art. 334 Trata-se do depósito

Leia mais

Direito das Obrigações I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES

Direito das Obrigações I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES I ADIMPLEMENTO DAS OBRIGAÇÕES Do Pagamento De Quem Deve Pagar Art. 304. Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la, usando, se o credor se opuser, dos meios conducentes à exoneração do devedor.

Leia mais

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Obrigações) Aula: Teoria do Adimplemento: Compensação. Confusão. Remissão. Transação e compromisso 17 Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Direito Civil Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Parte Geral do Direito Civil Código Civil Lei nº. 10.406/2002 Elementos acidentais do negócio jurídico: -

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 07 (Obrigações Solidárias Ativa) AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 07 (Obrigações Solidárias Ativa) AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS Definição de Obrigações Solidárias: é aquela resultante de lei ou da vontade das partes em que havendo multiplicidade de credores ou de devedores, ou de uns e outros, cada

Leia mais

1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA

1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA 1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA Qual o conceito de obrigação jurídica? Aquela protegida pelo Estado, que lhe dá garantia de coerção no cumprimento, que depende de uma norma, de um contrato ou negócio jurídico. Obrigação

Leia mais

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C.

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Astreintes: Sistema processual = astreintes Multa Penalidade Sistema material = cláusula penal Moratória

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção Direito Civil Parte Especial Livro I Do Direito das Obrigações Prof. Ovídio Mendes Fundação Santo André 2018 1 / 6 DAS OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara

Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 1. Obrigação Divisível: 1.1. Conceito: 1.2. Reflexos jurídicos: 2. Obrigação Indivisível: 2.1. Conceito: 2.2. Reflexos

Leia mais

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção Curso de Direito - Parte Especial - Livro I - Do Direito das Obrigações - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 6 DAS OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes.

Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes. Direito Civil Direito das obrigações Professor: Paulo Henrique de Oliveira Conteúdo Adimplemento Inadimplemento Bibliografia Carlos Roberto Gonçalves, Caio Mario, Orlando Gomes. Teoria Geral das Obrigações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Extinção das obrigações.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Extinção das obrigações. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 08/11/2017). Extinção das obrigações. DIRETA / NORMAL / NATURAL / VOLUNTÁRIA EXTINÇÃO INDIRETA / ANORMAL / ESPECIAL

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 12ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 12ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS Mayara Lima Farias de Souza RESUMO: O Direito das obrigações, também chamado de Direito Pessoal, é um conjunto de normas que regem as relações

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1 Sumário Apresentação, xv Parte I - Introdução, 1 1 Noções Gerais sobre a Idéia de Obrigação, 3 1.1 Conceito e características, 3 1.2 Posição no Direito Civil e relações com demais ramos jurídicos, 8 1.3

Leia mais

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO Lei n. 8.245/91 - Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes Ação de Despejo por Falta de Pagamento - Petição Inicial O art.

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 11ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 11ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES

Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 8 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 08 V) TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÕES

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 29/11/2017). Extinção Especial das Obrigações. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23

Sumário. Palavras Prévias 6ª edição Prefácio Apresentação... 23 Palavras Prévias 6ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil - Constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações... 33 1. Noções

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. Direito das Obrigações 2. Importância 3. Localização 4. Plano da Obra 5. Dever Jurídico. Sujeição. Ônus Jurídico 6. O Problema da Unificação CAPÍTULO 2 A OBRIGAÇÃO

Leia mais

Direito Civil. Espécies de Obrigações. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Espécies de Obrigações. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Espécies de Obrigações Prof. Marcio Pereira Obrigações Alternativas ou Disjuntivas São aquelas que embora existam diversos objetos da prestação, o devedor se exonera satisfazendo um deles.

Leia mais

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. RELAÇÃO JURíDICA OBRIGAClONAL

NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. RELAÇÃO JURíDICA OBRIGAClONAL Sumário PERfIL DA COLECÃO - GI5ELDA M. F NOVAE5 HIRONAKA....... 5 Sobre os autores. I NOTAS INTRODUTÓRIAS AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Evolução do direito das obrigações Ãmbito do direito das obrigações....

Leia mais

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações

Sumário. Parte 1 Direito das Obrigações Sumário Parte 1 Direito das Obrigações Capítulo 1 Obrigações em Geral...3 1. Conceito e elementos da obrigação... 3 1.1. Obrigação sem responsabilidade e responsabilidade sem obrigação... 6 1.2. Fontes

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito)

Anderson Nogueira Oliveira Material de Aula Direito Civil IV Obrigações II Aula 2 e 3 (Cessão de Crédito e Débito) AULA 02 CESSÃO DE CRÉDITO CESSÃO DE CRÉDITO 1. Conceito Negócio jurídico bilateral ou sinalagmático, gratuito ou oneroso, pelo qual o credor, sujeito ativo de uma obrigação, transfere a outrem, no todo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 07/11/2017). Consignação em pagamento. Direito Material de consignar (artigo 334 e seguintes do CC): Recusa injustificada

Leia mais

O pagamento tem dois princípios: a boa-fé ou diligência normal e a pontualidade.

O pagamento tem dois princípios: a boa-fé ou diligência normal e a pontualidade. Noções Gerais sobre o Adimplemento O caminho "natural" ou esperado de uma obrigação é seu adimplemento, ou seja, o devedor ou titular da obrigação cumprir aquilo que a obrigação estipulava. Vale ressaltar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos no art. 784 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 31-05-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Execução de título Extrajudicial conti.: do NCPC. Reitera-se que os títulos executivos estão previstos

Leia mais

Civil 2 - Aula 10 - Modalidades de Pagamentos das Obrigações I. Por Marcelo Câmara

Civil 2 - Aula 10 - Modalidades de Pagamentos das Obrigações I. Por Marcelo Câmara Civil 2 - Aula 10 - Modalidades de Pagamentos das Obrigações I Por Marcelo Câmara Sumário: 1. Pagamento em Consignação 1.1. Conceito: 1.2. Pressupostos: 1.3. Modalidades: 1.3.1. Depósito bancário: 1.3.2.

Leia mais

Aula 9 - Adimplemento das Obrigações. Por Marcelo Câmara

Aula 9 - Adimplemento das Obrigações. Por Marcelo Câmara Aula 9 - Adimplemento das Obrigações Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 1. Pagamento - Generalidades 1.1. Quem deve pagar 1.1.1. Pagamento feito por terceiro - interessado e não interessado: 1.1.2.

Leia mais

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares.

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares. CURSO DE DIREITO PROGRAMA DE DIREITO CIVIL II 3º PERÍODO: 80H/A AULA: TEÓRICA EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) Características do direito das obrigações. As obrigações podem ser simples ou complexas.

Leia mais

DIREITOS REAIS DE GARANTIA

DIREITOS REAIS DE GARANTIA DIREITOS REAIS DE GARANTIA Tipos de garantia 1- Real bem devedor ou de terceiro 2- Pessoal ou fidejussória fiança garantia relativa Princípio da responsabilidade patrimonial Direito real de garantia é

Leia mais

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor.

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor. 1 PONTO 1: Vícios Redibitórios PONTO 2: Evicção PONTO 3: Quadro comparativos entre ilícito contratual e extracontratual. 1. Vícios redibitórios art. 441 1, CC: São defeitos ocultos por duas razões: por

Leia mais

Prática Jurídica II Aula 07. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Prática Jurídica II Aula 07. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Prática Jurídica II Aula 07 Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Pedro e Marcos firmaram contrato de compra e venda, sendo seu objeto um veículo tipo motocicleta, marca RR, modelo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO Artigos 539 a 549 do CPC Artigos 334 a 345 do CC 1. Conceito A consignação em pagamento é o meio pelo qual o devedor cumpre sua obrigação frente ao surgimento de alguns

Leia mais

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES André Alia Borelli 1 RESUMO: AS OBRIGAÇÕES PODEM SER TRANSMITIDAS DE 3 MANEIRAS NO NOSSOORDENAMENTO JURIDICO, SÃO ELAS: CESSÃO DE CRÉDITO, ASSUNÇÃO DE DÉBITO E CESSÃO DE CONTRATO,

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES ESPÉCIES DAS OBRIGAÇÕES 1. Obrigação líquida 2. Obrigação ilíquida 3. Obrigação simples e cumulativa 4. Obrigação alternativa 5. Obrigação modal (doação construção do terreno) 6. Obrigação a termo (efeitos

Leia mais

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais... 29

Leia mais

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO ATOS COMUNS PAGAMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ACEITE ENDOSSO AVAL VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação

Leia mais

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Empréstimo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Procedimentos especiais SUMÁRIO Ações especiais no processo do trabalho Ações especiais e nova competência trabalhista Procedimentos aplicáveis Tipos de ações

Leia mais

OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA. Jéssica Araujo REINOL 1

OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA. Jéssica Araujo REINOL 1 OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA Jéssica Araujo REINOL 1 RESUMO: A obrigação solidária trabalha com a multiplicidade de credores e/ou devedores e esta é usada como uma forma de facilitar a solução ou cumprimento de

Leia mais

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva

2.1 Obrigações de Meio e de Resultado A Relevância da Classificação A Dicotomia à luz da boa-fé objetiva SUMÁRIO Palavras Prévias I............................ Apresentação.............. xvii xxi Prefácio............. XXlll Capítulo Introdutório - As Obrigações em Leitura Civil-Constitucional............

Leia mais

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü 1 QUESTÕES SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO II 1. Como se opera a circulação das letras de câmbio? R.: Após o aceite do sacado, o beneficiário teria de, em tese, aguardar a data do vencimento para receber

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. Prof. Marcelo Jesus

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. Prof. Marcelo Jesus DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Prof. Marcelo Jesus OBRIGAÇÕES DE DAR (arts. 233-246) ENTREGA DE COISA CERTA devedor credor (dono) - perda ou deterioração sem culpa res perit domino => devedor - devedor culpado:

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO.

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. Victor H.H. SCHWANTES¹ Rodrigo de FRANÇA² Ariane Fernandes OLIVEIRA³ 1. INTRODUÇÃO. O presente artigo trata-se da consignação em pagamento, um instituto muito importante

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Pagamento em sub-rogação, imputação do pagamento e dação em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Pagamento em sub-rogação, imputação do pagamento e dação em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 16-4-18 Pagamento em sub-rogação, imputação do pagamento e dação em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO 5- Pagamento com subrogação 5.1 Introdução 5.2 Espécies de subrogação 5.3

Leia mais

Sumário. Capítulo V Obrigações Reais

Sumário. Capítulo V Obrigações Reais Sumário Capítulo I Obrigações 1.1. Caracterização 1.2. Sentido vernacular de obrigação 1.3. Sentido jurídico de obrigação 1.4. Obrigação e dever jurídico 1.5. O Direito das Obrigações no Código Civil 1.6.

Leia mais

Direito Civil CERT Regular 4ª fase

Direito Civil CERT Regular 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil CERT Regular 4ª fase Teoria do Adimplemento das Obrigações Período 2012-2016 1) VUNESP Analista PRODEST (2014) Sobre o objeto do pagamento das obrigações,

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 Noção de Crédito VENDA A PRAZO:

Leia mais

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 LEI Nº 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

A alternativa "d" menciona a obrigação conjuntiva, que é sinônimo da obrigação cumulativa.

A alternativa d menciona a obrigação conjuntiva, que é sinônimo da obrigação cumulativa. 1) Reinaldo compromete-se com Joaquim a construir-lhe uma piscina ou a pagar-lhe quantia equivalente ao seu valor, liberando-se do vínculo obrigacional se realizar uma dessas prestações. Trata-se de obrigação:

Leia mais

Aula nº PAGAMENTO COM SUB-ROGAÇÃO (ARTS. 346 A 351).

Aula nº PAGAMENTO COM SUB-ROGAÇÃO (ARTS. 346 A 351). Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Objetivo Aula: Direito das Obrigações 11 Professor(a): Rafael da Mota Mendonça Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 11 1. PAGAMENTO COM SUB-ROGAÇÃO (ARTS.

Leia mais

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário. Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais...

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Ações Especiais no Processo do Trabalho. Ação de consignação em pagamento. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Ações Especiais no Processo do Trabalho. Ação de consignação em pagamento. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Ações Especiais no Processo do Trabalho Prof. Cláudio Freitas - Procedimento especial de jurisdição contenciosa - CPC Art. 890. Nos casos previstos em lei, poderá o devedor ou terceiro

Leia mais

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial ATOS CAMBIÁRIOS ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial PROTESTO ato extrajudicial pelo qual o credor prova a falta de aceite

Leia mais

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais.

É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. DIREITO DAS COISAS É o conjunto de regras reguladoras das relações jurídicas entre as pessoas e os bens materiais. Posse Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de

Leia mais

OBRIGAÇÕES TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÃO CESSÃO DE CRÉDITO

OBRIGAÇÕES TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÃO CESSÃO DE CRÉDITO OBRIGAÇÕES TRANSMISSÃO DE OBRIGAÇÃO CESSÃO DE CRÉDITO Transmissão, doação de crédito. Pode-se transferir somente para terceiros, e por sua vontade; nem o credor e nem o devedor podem recebê-lo. Não é necessário

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações

Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações 0 Programa Analítico de Disciplina DIR312 Teoria das Obrigações Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor.

Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Direito das Obrigações Aula V 17/03/17 Inadimplemento Inadimplemento fortuito é quando o inadimplemento se dá sem culpa do devedor. Ocorre quando o pagamento não puder ser feito por motivo de força maior

Leia mais

SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações 2 Estrutura da Relação Obrigacional 3 Obrigações Naturais 4 Obrigações Reais ( Propter Rem

SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações 2 Estrutura da Relação Obrigacional 3 Obrigações Naturais 4 Obrigações Reais ( Propter Rem SUMÁRIO 1 Introdução ao Direito das Obrigações... 1 1.1 Posição da Obrigação no Campo Jurídico... 1 1.2 Definição... 4 1.3 Distinção entre Direitos Reais e Direitos Pessoais... 6 1.4 Importância do Direito

Leia mais

Aula nº 84. Efeitos da falência sobre as obrigações do falido:

Aula nº 84. Efeitos da falência sobre as obrigações do falido: Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Fase Falimentar do Processo Professor: Priscilla Menezes Monitora: Vanessa Alves Aula nº 84 Efeitos da falência sobre as obrigações do falido: Alguns obrigadores

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais