HIDRÓLISE DO COPOLÍMERO POLI(ETILENO-CO- ACETATO DE VINILA) EM PASTAS DE CIMENTO ENDURECIDAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HIDRÓLISE DO COPOLÍMERO POLI(ETILENO-CO- ACETATO DE VINILA) EM PASTAS DE CIMENTO ENDURECIDAS"

Transcrição

1 HDRÓLSE DO COPOLÍMERO POL(ETLENO-CO- ACETATO DE VNLA) EM PASTAS DE CMENTO ENDURECDAS Alexandra A. P. Mansur 1 *, Herman S. Mansur 1 * 1 * Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte-MG - hmansur@demet.ufmg.br O EVA (poli(etileno-co-acetato de vinila)) em pó redispersível é o principal produto utilizado na produção das argamassas colantes disponíveis no mercado. Os polímeros comerciais são fornecidos com diferentes teores do copolímeros etileno e acetato de vinila. Os grupos acetato hidrolisam em meio alcalino. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos teores dos copolímeros na hidrólise do acetato de vinila em pastas endurecidas. A partir de espectros de espectroscopia na região do infravermelho (FTR) obtidos a partir de pastas de cimento modificadas com EVA, um novo método denominado extensão de hidrólise () foi definido para avaliar a ocorrência da hidrólise. Os resultados mostraram que a em pastas cimentícias é dependente do teor inicial de etileno e também é afetada pelo teor de polímero na pasta. Palavras-chave: EVA, cimento Portland, hidrólise, argamassas modificadas com polímero. Poly(ethylene-co-vinyl acetate) hydrolysis in hardened cement pastes) EVA (poly(ethylene-co-vinyl acetate)) redispersable powder is the standard polymer base of the dry-set mortar market. The commercial EVA redispersable powders are available different content of copolymers ethylene and vinyl acetate. Vinyl acetate groups hydrolyze in alkaline media. n this sense, the main goal of this work was to evaluate the influence of the copolymers content in the hydrolysis of vinyl acetate groups in hardened cement paste. Based on FTR spectra from EVA modified cement pastes, a novel method named as Extension of Hydrolysis () was suggested to monitor the hydrolysis occurrence. The results have indicated that the in a cement paste is dependent of the initial amount of ethylene and also is affected by paste polymer content. Keywords: EVA, Portland cement, hydrolysis, polymer modified mortars. ntrodução Pós redispersíveis de copolímero poli(etileno-co-acetato de vinila) - EVA (Figura 1) são os polímeros mais usualmente empregados para fabricação de argamassas colantes destinadas ao assentamento de revestimentos externos [1]. São normalmente utilizados em conjunto com aditivos retentores de água à base de éteres de celulose (CE), em pequenas proporções (geralmente menores que 1% em relação ao peso do cimento), para garantia da retenção de água necessária à aplicação em fina camada. CH 2 CH 2 CH 2 CH n OCOCH 3 m Figura 1 Estrutura molecular do EVA.

2 Os EVAs disponíveis comercialmente para modificação de argamassas apresentam temperatura de transição vítrea variando entre -20 ºC e 16 ºC. A partir destes valores, é possível estimar o teor de cada um dos monômeros no polímero em pó entre 62% e 87% em peso de acetato. O percentual de cada um dos copolímeros juntamente com o tamanho da cadeia do EVA e com o surfactante utilizado são responsáveis pelas características finais do filme polimérico. Os polímeros que contêm grupos acetato de vinila, como o EVA sofrem hidrólise alcalina no ambiente da água do poro do cimento. A hidrólise alcalina, também denominada saponificação é uma reação em que uma molécula de éster é rompida para formar um álcool e um sal de ácido carboxílico. Neste sentido o objetivo deste trabalho é avaliar a hidrólise de dois EVAs no ambiente alcalino propiciado pela argamassa endurecida, definindo um parâmetro através de espectroscopia na região do infravermelho para medida da extensão da hidrólise. Experimental Neste estudo foram utilizados cimento Portland CPF32 e os dois tipos de EVA na forma de polímeros em pó redispersíveis, cujas propriedades estão apresentadas na Tabela 1. As pastas de cimento de referência e modificada com EVA foram preparadas com fator água/cimento (a/c) igual a 0,60, em peso, e teores polímero/cimento (p/c) (em peso) iguais a 5%, 10% e 15%. Foi utilizada água deionizada previamente fervida. As pastas foram preparadas através de mistura manual por 15 s, seguida de mistura mecânica por 1 min. Após a mistura, as pastas foram deixadas em repouso por 15 min e remisturadas por 15 s, antes de sua colocação em frascos de polietileno que permaneceram fechados até as datas das análises. As análises através de espectroscopia de infravermelho FTR foram realizadas em amostras retiradas da região central das pastas produzidas que foram cominuídas até que 100% fosse passante na peneira de 200 mesh. Foi utilizado o acessório de reflectância difusa (Spectrum 1000, Perkin Elmer) e KBr como dispersante na proporção de 1%, em peso, da amostra em relação ao KBr. Foram realizadas 32 varreduras na faixa de 4000 a 400 cm -1, com resolução de 2 cm -1 e intervalos de 1 cm -1.

3 Tabela 1 Nomes comerciais, temperaturas de transição vítrea, teores de etileno e acetato, fabricantes e identificação da amostra. Nome Comercial DP 88 Vinnapas RE 5010 N Temperatura de Transição Vítrea Tg ( C) Fração em Massa de Acetato a 62% 87% Fração em Massa do Etileno a 38% 13% MFFT da Redispersão ( C) NF b 4 Colóide Protetor PVA PVA Tamanho de Partícula Antes redispersão Tamanho médio = 90 μm Máximo de 4% > 400 μm Após redispersão NF b 0,5-8 μm % Sólidos 99±1 (99,7) 99±1 (99,4) % Cinzas 10±2 (10) 11±2 (10,1) Fabricante Rohm and Haas Química Wacker Chemie dentificação da Amostra DP88 RE5010 a Calculado a partir da equação Tg = M 1Tg 1 + M 2Tg 2, utilizando o Tg fornecido pelo fabricante e os valores de Tg = -80 o C para o etileno e Tg = 30 o C para o acetato de vinila [6]; b NF = não fornecido pelo fabricante Resultados e Discussão Para a avaliação da extensão da hidrólise dos acetatos, espectros de FTR obtidos a partir de pastas de cimento modificadas com os polímeros em estudo, com idade de 28 dias, estão mostrados na Figura 2 e Figura 3. Os grupos acetato de vinila, presentes no EVA, apresentam uma região característica centrada em torno de 1725 cm -1 associado com a ligação C=O. A ocorrência da hidrólise leva à formação de grupos poli(álcool vinílico) e acetatos, sendo o aparecimento de um pico em 1550 cm -1, associado ao grupo carboxilato (-COO - ), a alteração mais facilmente visualizada nos espectros [2]. Não tendo sido verificada na literatura parâmetro para medida da extensão da hidrólise (), foi definida, neste trabalho, a razão entre os picos em 1550 cm -1 e 1725 cm -1 para esta quantificação, de modo que quanto maior a razão entre os picos, maior a saponificação do polímero na argamassa. Os resultados indicam que, quanto maior o teor de polímero na argamassa menor a extensão da hidrólise do EVA. Além disso, pode-se verificar que o DP88, na proporção p/c 15%, está menos hidrolisado que o RE5010 na mesma proporção. Nos espectros também pode ser identificado que a polimerização da rede de silicatos (Si-O-Si) na hidratação do cimento ocorreu de forma similar para todas as pastas independentes da presença do polímero, indicando que as argamassas apresentavam mesmo nível de hidratação quando da realização dos ensaios. O maior grau de saponificação para os polímeros de maior teor de acetato e a ausência de interferência dos polímeros EVA na formação das ligações Si-O-Si do C-S-H podem ser comparados com sistemas similares [3]

4 Absorbância (u.a.) -COO C=O 1725 Si-O-Si 965 RE5010_15% RE5010_10% = 1,27 = 1,59 RE5010_5% Referência = 1, Número de Onda (cm -1 ) Figura 2 Espectros de FTR para pasta de referência e pastas modificadas com 5%, 10% e 15% (p/c) de RE5010 com 28 dias. A redução da reação de hidrólise alcalina em meio aquoso, para maiores teores de EVA, pode ser explicada quando se avalia o micro-ambiente do poro das argamassas. Medidas de ph realizadas para a argamassa de referência e modificada com teores de polímero de 5% e 15 % estão mostrados na Figura 4 juntamente com a concentração molar de hidroxilas correspondente.

5 Absorbância (u.a.) -COO Si-O-Si 965 C=O 1725 RE5010_15% DP88_15% = 1,27 Referência = 0, Número de Onda (cm -1 ) Figura 3 Espectros de FTR para pasta de referência e pastas modificadas com 15%de RE5010 e de DP88 com 28 dias de idade. Para as argamassas com RE5010 observou-se uma maior redução do ph do extrato do poro. Este valor é resultado da presença dos polímeros e de suas eventuais interações com os componentes do cimento. Estes resultados, juntamente com os parâmetros de extensão da hidrólise, indicam razões iniciais para menor saponificação do RE5010 na proporção de 15% quando comparada com a de 5% (Figura 5). Para uma mesma concentração molar de grupos hidroxila existe uma concentração três vezes maior de partículas de látex com as mesmas propriedades gerais (tamanho médio de partícula e concentração de grupos acetato). Apesar de haverem mais sítios superficiais para reação, o resultado global indica que a concentração da solução está sendo o fator determinante.

6 ph da água do poro [OH] (M) 14,0 ph 13,5 0,20 [OH] 13,0 12,5 0,15 12,0 11,5 0,10 11,0 0,05 10,5 10,0 Referência RE5010_5% RE5010_15% DP88_15% dentificação da Argamassa 0,00 Referência RE5010_5% RE5010_15% DP88_15% dentificação da Argamassa (a) (b) Figura 4 Medidas de ph (a) e concentração de íons correspondentes (b) determinados no extrato das argamassas após 30 min do contato da água com o cimento. RE5010_5% [Acetato de Vinila] = 0,85 M [ ] = 0,08 M Látex RE5010_15% [Acetato de Vinila] = 2,54 M [ ] = 0,08 M água do poro (a) (b) Figura 5 Representação esquemática das características da água do poro para as argamassas modificadas com RE5010 nas proporções de p/c (a) 5% e (b) 15% (fora de escala). Para o DP88, apesar de maiores concentrações de para menores teores de acetato, o efeito do caráter mais hidrofóbico deste polímero pela presença dos grupos etileno parece atuar reduzindo a extensão da desacetilação dos grupos VA. Além disso, resultado anterior de estudo das

7 transformações acetoxi-hidroxi [4] mostra que a cinética desta reação é tanto maior quanto o teor do acetato, favorecendo a saponificação do RE5010 em comparação ao DP88. Na verdade, o processo de desacetilação do EVA depende de diferentes parâmetros que irão variar ao longo do tempo, alterando a estrutura do látex e os coeficientes de difusividade, sendo o valor medido para a saponificação do polímero o resultado de todos estes fatores atuando (Figura 6). Partícula de látex Sentido da hidrólise EVA EVA-EVOH EVOH [ ] Diâmetro da partícula Amorfo Aumento da Tg Redução da difusividade da água diminuindo a cinética Semi-cristalino Redução do teor de acetato de vinila diminuindo a cinética Figura 6 Alterações da partícula de látex com a extensão da reação de saponificação. Para avaliação da tendência da hidrólise do EVA ao longo do tempo, espectros de FTR foram obtidos para pastas modificadas com idade de 120 dias (Figura 7). Os espectros das pastas modificadas com RE5010 revelam o completo desaparecimento do pico associado à carbonila em 1725 cm -1. A ausência de grupos acetato de vinila pode também ser confirmada pela ausência do pico em 1242 cm -1, relativo à ligação C-O, também bastante visível na Figuras 2 e 3 anteriores, apesar de não terem sido identificados naquela ocasião. O desaparecimento destas bandas foi acompanhado pelo aumento das intensidades relativas aos carboxilatos (1550 cm -1 ) formados como produtos da reação de desacetilação. Espera-se também a intensificação dos picos do PVA identificado por uma das principais vibrações deste polímero relativa ao C-OH, em 1096 cm -1. Outras bandas do PVA puro não puderam ser identificadas porque estão superpostas com as dos compostos do cimento.

8 Absorbância (u.a.) C=O COO C-O 1242 C-OH 1096 RE5010_15% RE5010_10% RE5010_5% Número de onda (cm -1 ) Figura 7 Espectros de FTR para pasta de referência e pastas modificadas com 5%, 10% e 15% (p/c) de RE5010 com 120 dias. Para o DP88 (Figura 8), maior estabilidade ao ambiente alcalino foi identificada, especialmente quando se comparam as razões dos picos em estudo para a situação DP88_15% aos 28 e 120 dias. Estes resultados comprovam uma menor hidrólise dos grupos acetatos de vinila para o polímero com maior teor de acetato em maiores períodos de tempo. Pode-se observar, também que os valores obtidos para os diferentes teores do DP88 apresentaram o mesmo comportamento verificado para o RE5010, isto é, de maiores graus de desacetilação para menores razões p/c.

9 Absprbância (u.a.) -COO C=O 1725 DP88_15% = 0,87 DP88_10% DP88_5% = 0,96 = 1, Número de onda (cm -1 ) Figura 8 Espectros de FTR para pasta de referência e pastas modificadas com 5%, 10% e 15% (p/c) de DP88 com 120 dias. Conclusões Baseado nos resultados foi verificada uma clara dependência da estabilidade do EVA em meio alcalino com o teor de grupos acetato de viníla, sendo maior a desacetilação deste polímero tanto maior o percentual de unidades VAc e a razão da concentração de hidroxilas pelo teor de polímero. Para EVA com percentual em peso de VAc superior a 87% foi identificada hidrólise completa dos grupos acetato, em argamassas com 120 dias de idade. Acredita-se que estes fatores influenciem diretamente medidas de resistência de aderência, bem como a formação do filme polimérico.

10 Agradecimentos Os autores agradecem o suporte financeiro da CAPES, CNPq e FAPEMG. Referências Bibliográficas 1. J. Schulze; O. Killermann Cem. Concr. Res. 2001, 31, K. M. Atkins; R. N. Edmonds; A. J. Majumdar J. Mater. Sci. 1991, 26, J. Rottstege et al. Cem. Concr. Res. 2005, 35, C. Fonseca; J. G. Fatou; J. M. Perena Die Ang. Makromol. Chem. 1991, 190, 137.

CARACTERIZAÇÃO DE COPOLÍMEROS POLI(ETILENO- CO-ACETATO DE VINILA) UTILIZADOS EM ARGAMASSAS COLANTES

CARACTERIZAÇÃO DE COPOLÍMEROS POLI(ETILENO- CO-ACETATO DE VINILA) UTILIZADOS EM ARGAMASSAS COLANTES CARACTERIZAÇÃO DE COPOLÍMEROS POLI(ETILENO- CO-ACETATO DE VINILA) UTILIZADOS EM ARGAMASSAS COLANTES Alexandra A. P. Mansur 1, Herman S. Mansur 1* 1 Depto. Engenharia Metalúrgica e Materiais da Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DO TEOR DE AR INCORPORADO EM ARGAMASSAS MODIFICADAS COM POLI (ÁLCOOL VINÍLICO)

AVALIAÇÃO DO TEOR DE AR INCORPORADO EM ARGAMASSAS MODIFICADAS COM POLI (ÁLCOOL VINÍLICO) AVALIAÇÃO DO TEOR DE AR INCORPORADO EM ARGAMASSAS MODIFICADAS COM POLI (ÁLCOOL VINÍLICO) Alexandra A. P. Mansur 1, Otávio L. do Nascimento 2, Herman S. Mansur 1* 1 Depto. Engenharia Metalúrgica e Materiais

Leia mais

INFLUÊNCIA DO GRAU DE HIDRÓLISE DO POLI(ÁLCOOL VINÍLICO) NA OBTENÇÃO DE PONTOS QUÂNTICOS PARA BIOCONJUGAÇÃO

INFLUÊNCIA DO GRAU DE HIDRÓLISE DO POLI(ÁLCOOL VINÍLICO) NA OBTENÇÃO DE PONTOS QUÂNTICOS PARA BIOCONJUGAÇÃO INFLUÊNCIA DO GRAU DE HIDRÓLISE DO POLI(ÁLCOOL VINÍLICO) NA OBTENÇÃO DE PONTOS QUÂNTICOS PARA BIOCONJUGAÇÃO Alexandra A. P. Mansur 1, Herman S. Mansur 1* 1* - Universidade Federal de Minas Gerais UFMG,

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE.

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. C. H. FERREIRA 1, E. F. PASSOS 1, P. T. MARQUES 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato

Leia mais

Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL

Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL CREATING TOMORROW`S SOLUTIONS Soluções em VAE para Tintas e Revestimentos: Dispersões VINNAPAS e VINNOL Angelita Saul 21 de junho de 2016. 0 of 36 Agenda Fundamentos das dispersões poliméricas Dispersões

Leia mais

ESTUDO DA ADIÇÃO DE POLI (ÁLCOOL VINÍLICO) NA SEDIMENTAÇÃO DE PASTAS CIMENTÍCIAS

ESTUDO DA ADIÇÃO DE POLI (ÁLCOOL VINÍLICO) NA SEDIMENTAÇÃO DE PASTAS CIMENTÍCIAS ESTUDO DA ADIÇÃO DE POLI (ÁLCOOL VINÍLICO) NA SEDIMENTAÇÃO DE PASTAS CIMENTÍCIAS Alexandra A. P. Mansur 1 *, erman S. Mansur 1 * 1 * Depto. de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal

Leia mais

CREATING TOMORROW S SOLUTIONS REVESTIMENTOS ARQUITETÔNICOS I LIGANTES POLIMÉRICOS I AMÉRICA LATINA VISÃO GERAL DOS PRODUTOS

CREATING TOMORROW S SOLUTIONS REVESTIMENTOS ARQUITETÔNICOS I LIGANTES POLIMÉRICOS I AMÉRICA LATINA VISÃO GERAL DOS PRODUTOS CREATING TOMORROW S SOLUTIONS REVESTIMENTOS ARQUITETÔNICOS I LIGANTES POLIMÉRICOS I AMÉRICA LATINA VISÃO GERAL DOS PRODUTOS QUÍMICA DOS POLÍMEROS UMA CHAVE PARA A QUALIDADE Ligantes poliméricos melhoram

Leia mais

Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico)

Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico) Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico) Jéssica Raquel M. B. da Silva 1 ; Itamara Farias Leite 1 1 Departamento

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS T. C. S. PEREIRA 1, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica E-mail para

Leia mais

7. Resultados e discussão

7. Resultados e discussão 7 Resultados e discussão 32 7. Resultados e discussão 7.1 orção ótica Inicialmente foi realizada a análise dos espectros dos BCD em solução de tampão fosfato (PBS) e em etanol, com as soluções estoques

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FASES DE BLENDAS DE POLI(ETILENO-CO-ÁLCOOL VINÍLICO) E POLIMETACRILATOS

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FASES DE BLENDAS DE POLI(ETILENO-CO-ÁLCOOL VINÍLICO) E POLIMETACRILATOS ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE FASES DE BLENDAS DE POLI(ETILENO-CO-ÁLCOOL VINÍLICO) E POLIMETACRILATOS Débora Nisiyama 1, Juliana A. de Lima, Maria I. Felisberti 3 * Instituto de Química, Universidade Estadual

Leia mais

UNIDADE 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos

UNIDADE 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos UNIDADE 12 Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos 1. Calcule o grau de polimerização do PA-6,6 (poli(hexametileno-adipamida) ou nylon- 6,6) que apresenta massa molar de 1,2x10 4 g/mol. Na síntese

Leia mais

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições Argamassa Colante Argamassa Colante q As argamassas colantes são formadas pela composição de agregados, aglomerantes, aditivos, água e eventualmente adições. Cimento Portland Areia fina Argamassa Colante

Leia mais

SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO

SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO T. C. S. PEREIRA 1, G. R. SANTOS 1 e G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica

Leia mais

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA 1. Introdução O impacto ambiental gerado pela exploração dos recursos minerais

Leia mais

CREATING TOMORROW S SOLUTIONS ADESIVOS E SELANTES I LIGANTES POLIMÉRICOS I AMÉRICA LATINA VISÃO GERAL DOS PRODUTOS DISPERSÕES VINNAPAS E VINNOL

CREATING TOMORROW S SOLUTIONS ADESIVOS E SELANTES I LIGANTES POLIMÉRICOS I AMÉRICA LATINA VISÃO GERAL DOS PRODUTOS DISPERSÕES VINNAPAS E VINNOL CREATING TMRRW S SLUTINS ADESIVS E SELANTES I LIGANTES PLIMÉRICS I AMÉRICA LATINA VISÃ GERAL DS PRDUTS DISPERSÕES VINNAPAS E VINNL MUDE PARA AS DISPERSÕES DE VAE VINNAPAS : A solução de alto desempenho

Leia mais

Influência da Adição de Polímeros nas Propriedades de uma Argamassa de Reabilitação. Lisboa, 22 de Novembro 2007

Influência da Adição de Polímeros nas Propriedades de uma Argamassa de Reabilitação. Lisboa, 22 de Novembro 2007 Influência da Adição de Polímeros nas Propriedades de uma Argamassa de Reabilitação Lisboa, 22 de Novembro 27 1. Introdução Objectivos Influência da adição de um conjunto de polímeros nas propriedades

Leia mais

Análise Estrutural. José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira

Análise Estrutural. José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira Análise Estrutural José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira Programa Espectroscopia interacção luz /átomos-moléculas Espectroscopia UV-vis transições electrónicas determinação

Leia mais

ESTUDOS PRELIMINARES DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE MINÉRIO DE COBRE SULFETADO NA ELABORAÇÃO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO

ESTUDOS PRELIMINARES DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE MINÉRIO DE COBRE SULFETADO NA ELABORAÇÃO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO ESTUDOS PRELIMINARES DA APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE MINÉRIO DE COBRE SULFETADO NA ELABORAÇÃO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO J. A. Rodrigues 1 D. N. P. Cardoso 1 A. J. R. Ferreira 2 A. L. M. F.

Leia mais

RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA X TEMPO APÓS ESPALHAMENTO DAS ARGAMASSAS COLANTES

RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA X TEMPO APÓS ESPALHAMENTO DAS ARGAMASSAS COLANTES RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA X TEMPO APÓS ESPALHAMENTO DAS ARGAMASSAS COLANTES PÓVOAS, Yêda V. (1); JOHN, Vanderley M. (2) (1) Eng. Civil, Mestre em Engenharia, Doutoranda do PCC- USP. E-mail yvpovoas@pcc.usp.br

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R.

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. Demarquete 1 Roteiro da Aula Histórico Química das moléculas poliméricas Estrutura

Leia mais

Investigação experimental da substituição parcial do copolímero acetato de vinila/etileno (EVA) de argamassas colantes por nanosílica

Investigação experimental da substituição parcial do copolímero acetato de vinila/etileno (EVA) de argamassas colantes por nanosílica Investigação experimental da substituição parcial do copolímero acetato de vinila/etileno (EVA) de argamassas colantes por nanosílica M. A. S. Calixto 1 ; F. G. da Silva 1 ; H. C. Santos 2 1 Mestrando

Leia mais

2017 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia

2017 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia 217 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia O O Cl NH 3 NH 2 C 9 H 7 ClO (166.6) (17.) C 9 H 9 NO (147.2) Classificação Tipos de reação e classes de

Leia mais

REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO de AMANhÃ

REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO de AMANhà creating TOMORROW S SOLuTIONS REIMPRESSÃO I PAINT & PINTuRA I NOvEMbRO 2012 ATENdENdO hoje AS ExIgêNcIAS de AMANhà Artigo Técnico Atendendo hoje as exigências de amanhã Dispersões a base de acetato de

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES Adições Minerais CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 4º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA ORGÂNICA 4º BIMESTRE TEORIA 28 POLÍMEROS Alguns tipos de moléculas

Leia mais

PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES PATOLOGIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS MATERIAIS DE REPARO Arthur

Leia mais

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Ane Josana Dantas Fernandes, José Hundemberg Pereira Barbosa *Maria Gardênnia da

Leia mais

Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de

Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de grãos com tamanhos na faixa de 6 a µm. Analisando os

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICRO- ESFERAS DE PARAFINA ATRAVÉS DE METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA (MSR)

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICRO- ESFERAS DE PARAFINA ATRAVÉS DE METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA (MSR) AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICRO- ESFERAS DE PARAFINA ATRAVÉS DE METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA (MSR) H. R. TESTAI 1, K. L. RESENDE 1, T. J. LOPES 2, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal

Leia mais

Óxido de zinco (ZnO 2 )

Óxido de zinco (ZnO 2 ) Material Híbrido Óxido de zinco (ZnO 2 ) Ácido fosfórico H 3 (PO 4 ) Ácido poliacrílico C 3 H 4 O 2 Eugenol Fosfato de zinco Óxido de zinco/eugenol Policarboxilato de zinco Cimento de silicato Ácido fosfórico

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO2

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO2 ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO 2 Ana C.S Valentim 1, Maria I. B. Tavares 1, Emerson O. da Silva 1 1 - Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Leia mais

4 Resultados Experimentais

4 Resultados Experimentais 77 4 Resultados Experimentais As amostras soldadas de acordo com os parâmetros da tabela 3-2 do capítulo 3 foram submetidas aos ensaios mecânicos de tração e rigidez, análises térmicas (calorimetria diferencial

Leia mais

4. Materiais e métodos

4. Materiais e métodos 68 4. Materiais e métodos Neste capítulo serão apresentados os equipamentos usados para a realização do estudo da biossorção de íons metálicos Pb 2+ e Mn 2+ contidos em soluções aquosas, utilizando como

Leia mais

Avaliação da Porosidade e do Teor de CH de Pastas de Cimento Portland com Sílica Ativa e Látex SBR

Avaliação da Porosidade e do Teor de CH de Pastas de Cimento Portland com Sílica Ativa e Látex SBR ISSN 1517-776 Revista Matéria, v. 1, n. 3, pp. 437 442, 25 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo1654 RESUMO Avaliação da Porosidade e do Teor de CH de Pastas de Cimento Portland com Sílica

Leia mais

CREATING TOMORROW S SOLUTIONS ADESIVOS E SELANTES I LIGANTES POLIMÉRICOS I AMÉRICA LATINA VISÃO GERAL DOS PRODUTOS DISPERSÕES VINNAPAS E VINNOL

CREATING TOMORROW S SOLUTIONS ADESIVOS E SELANTES I LIGANTES POLIMÉRICOS I AMÉRICA LATINA VISÃO GERAL DOS PRODUTOS DISPERSÕES VINNAPAS E VINNOL CREATING TMRRW S SLUTINS ADESIVS E SELANTES I LIGANTES PLIMÉRICS I AMÉRICA LATINA VISÃ GERAL DS PRDUTS DISPERSÕES VINNAPAS E VINNL SUA ESCLHA DE QUALIDADE FACILITADA Nossas dispersões VINNAPAS foram formuladas

Leia mais

Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco.

Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. 01 Inorgânico Primeiro Ferro de construção, Latas de alumínio, Garrafas de cerveja, Casca de ovo, Areia e cimento. Orgânico Segundo Restos de comida, Embalagens de plástico, Casca de coco. Resposta: D

Leia mais

Sinopse das funções orgânicas

Sinopse das funções orgânicas Sinopse das funções orgânicas - Funções orgânicas oxigenadas: Álcoois - 7ª Aula- E.M. 1 1- Propriedades Físicas dos Álcoois Os álcoois possuem pontos de ebulição muito mais altos que éteres ou hidrocarbonetos

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL

IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL Gleisa Pitareli 1*, Edilene de Cássia D. Nunes 2, Eufemia Paez Soares 3, Aline

Leia mais

EXERCÍCIOS REAÇÕES SÓLIDO/GÁS

EXERCÍCIOS REAÇÕES SÓLIDO/GÁS EXERCÍCIOS REAÇÕES SÓLIDO/GÁS Dados: Para resolver os problemas de cinética entre sólidos e gases, podem ser utilizados os gráficos das funções tamanho do núcleo não reagido (r c ) ou fração convertida

Leia mais

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica

X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Blucher Chemical Engineering Proceedings Dezembro de 2014, Volume 1, Número 1 X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica Influência da pesquisa em Engenharia Química no desenvolvimento

Leia mais

Luiz Antônio M. N. BRANCO - FEA/FUMEC- Brasil. Antônio Neves de CARVALHO JÚNIOR - EE/UFMG - Brasil. Antônio Gilberto COSTA - IGC/UFMG - Brasil

Luiz Antônio M. N. BRANCO - FEA/FUMEC- Brasil. Antônio Neves de CARVALHO JÚNIOR - EE/UFMG - Brasil. Antônio Gilberto COSTA - IGC/UFMG - Brasil Luiz Antônio M. N. BRANCO - FEA/FUMEC- Brasil Antônio Neves de CARVALHO JÚNIOR - EE/UFMG - Brasil Antônio Gilberto COSTA - IGC/UFMG - Brasil 1. INTRODUÇÃO Diversos tipos de argamassas (dentre misturadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA 2004 FASE VI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA 2004 FASE VI UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA 2004 FASE VI Questão 1 Em uma análise química desejava-se determinar o teor percentual de zinco em 96,57g de uma amostra

Leia mais

www.iliescu.com.br iliescu@iliescu.com.br Apresentação Etenil(a) ou vinil é um radical derivado do hidrocarboneto eteno (H 2 =CH 2 ) pela retirada de um átomo de hidrogênio. Apresenta fórmula -CH=CH 2

Leia mais

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA T. C. S. PEREIRA 1 e G. A. FERNANDES 2 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Recursos Naturais

Leia mais

4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico

4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico 4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico H (CH I 2 ) 8 C + 3 C CH 2 CH 3 H 3 C (CH 2 ) 8 CH 3 CH 2 I C 12 H 22 2 C 4 H 7 I 2 C 14 H 24 4 C 2 H 5 I (198,3) (214,0)

Leia mais

PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL

PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL Thaís Gomes da Silva 1 Raquel Vieira Mambrini 2 PALAVRAS-CHAVE: pó de aciaria; corantes; adsorção; remediação ambiental. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário Resposta: 02 + 32 + 64 = 98 01. Incorreta. carbonato de magnésio é um sal insolúvel em H 2, logo não dissocia-se em Mg 2+ e (aq) C2. 3(aq) 02. Correta. 12 Mg 2+ = 1s 2 2s 2 2p 6 K L 04. Incorreta. É um

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS COLANTES SUBMETIDAS À SATURAÇÃO E SECAGEM PÓS-SATURAÇÃO

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS COLANTES SUBMETIDAS À SATURAÇÃO E SECAGEM PÓS-SATURAÇÃO I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 85-89478-08-4. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS

Leia mais

e nos serviços que oferecemos a você através de mais de 100 subsidiárias espalhadas pelo mundo.

e nos serviços que oferecemos a você através de mais de 100 subsidiárias espalhadas pelo mundo. CREATING TOMORROW S SOLUTIONS Revestimentos & embalagem I RESINAS E DE EFICIÊNCIA RESINAS TERMOPLÁSTICAS VINNOL TINTAS DE IMPRESSÃO COMO CONSEGUIR BRILHO E EFICIÊNCIA EM UMA TINTA DE IMPRESSÃO? A formulação

Leia mais

3 Resultados e Discussões

3 Resultados e Discussões 3 Resultados e Discussões 3.1. Complexo de Ni(II) com Dodecanotiol 3.1.1. Teste de confirmação da presença de Ni(II) com DMG Durante a realização do teste de confirmação para a presença de Ni (II) no complexo

Leia mais

Polimerização e Reações Orgânicas

Polimerização e Reações Orgânicas Polimerização e Reações Orgânicas Material de Apoio para Monitoria 1. (FATEC-SP) A polimerização por adição consiste na reação entre moléculas de uma mesma substância, na qual em sua estrutura, ocorre

Leia mais

ESTUDO DA DEGRADAÇÃO TERMO-OXIDATIVA DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE. UEPG

ESTUDO DA DEGRADAÇÃO TERMO-OXIDATIVA DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE. UEPG ESTUDO DA DEGRADAÇÃO TERMO-OXIDATIVA DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE Eduardo do Nascimento 1, Luís A. Pinheiro 1* 1 Departamento de Engenharia de Materiais, Universidade Estadual de Ponta Grossa DEMA/

Leia mais

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II)

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Construção Civil TC 034 Materiais de Construção III TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) Aulas: Prof a. Marienne R.M.Maron da Costa colaboração Prof.Eduardo

Leia mais

Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades

Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades Bárbara Fernanda F. dos Santos 1 ; Itamara Farias Leite 1 1Departamento de Engenharia de Materiais, Centro de Tecnologia,,

Leia mais

5 Discussão dos resultados

5 Discussão dos resultados 103 5 Discussão dos resultados É importante observar a ausência de dados na literatura sobre soldagem de poliamida 12 pelo processo de termofusão, para comparação específica com os dados obtidos nesta

Leia mais

Espectroscopia de IV. Para que um modo vibracional seja activo no IV tem que estar associado a variações do momento dipolar da molécula.

Espectroscopia de IV. Para que um modo vibracional seja activo no IV tem que estar associado a variações do momento dipolar da molécula. A espectroscopia de infravermelhos (IV) baseia-se na observação de que as ligações químicas apresentam frequências específicas às quais vibram, a níveis de energia bem definidos. Estas frequências de vibração,

Leia mais

4 Materiais e Métodos

4 Materiais e Métodos 62 4 Materiais e Métodos Neste capítulo serão apresentados os materiais, reagentes e equipamentos, assim como as metodologias experimentais utilizadas na realização deste trabalho. 4.1. Obtenção e preparo

Leia mais

MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE NANOCRISTAIS DE CELULOSE OBTIDOS DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR RESUMO

MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE NANOCRISTAIS DE CELULOSE OBTIDOS DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR RESUMO MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE NANOCRISTAIS DE CELULOSE OBTIDOS DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR M. C. Siqueira¹, F. P. Nader 1, F. C. Santos, D. Souza¹* 1 - Universidade Estadual Norte Fluminense UENF, Campos

Leia mais

Análise Termogravimétrica Aplicações

Análise Termogravimétrica Aplicações ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Análise Termogravimétrica Aplicações APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT 5872 2

Leia mais

ESTUDO DAS PROPORÇÕES MOLARES DE ETANOL NAS PROPRIEDADES DA PENEIRA MOLECULAR SBA- 15

ESTUDO DAS PROPORÇÕES MOLARES DE ETANOL NAS PROPRIEDADES DA PENEIRA MOLECULAR SBA- 15 ESTUDO DAS PROPORÇÕES MOLARES DE ETANOL NAS PROPRIEDADES DA PENEIRA MOLECULAR SBA- 15 F. O. COSTA 1, C. G. A. MISAEL 2, A. M. da SILVA 3 e B. V. de SOUSA 4 1 Universidade Federal de Campina Grande, Departamento

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO DE METACAULIM

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO DE METACAULIM Universidade Federal de Pernambuco - Brasil Centro de Tecnologia e Geociências Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO

Leia mais

Sumário do tópico Breve revisão sobre celulose e matéria prima para produção de derivados de celulose

Sumário do tópico Breve revisão sobre celulose e matéria prima para produção de derivados de celulose Derivados de Celulose Sumário do tópico Breve revisão sobre celulose e matéria prima para produção de derivados de celulose Processos de preparação de derivados com aplicação comercial - celulosato de

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO Profª. Dr a. Marienne R. M. M. da Costa Departamento de Construção Civil - UFPR/BRASIL Alécio Júnior

Leia mais

Vestibular Nacional Unicamp 1998

Vestibular Nacional Unicamp 1998 Vestibular Nacional Unicamp 1998 2 ª Fase - 12 de Janeiro de 1998 Química 1 QUÍMICA ATENÇÃO: Responda às questões com letra LEGÍVEL! Isso facilitará a correção de sua prova e garantirá a compreensão de

Leia mais

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO

ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO ELEMENTOS CONSTITUINTES DO CONCRETO O concreto, de emprego usual nas estruturas, são constituídos de quatro materiais: 1. Cimento Portland 2. Água 3. Agregado fino 4. Agregado graúdo O cimento e a água

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1Comprimento de onda do corante Telon Violet

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 4.1Comprimento de onda do corante Telon Violet ADSORÇÃO DE CORANTE ÁCIDO UTILIZANDO RESÍDUO DE FIBRA DE VIDRO ACID DYE ADSORPTION USING FIBERGLASS WASTE Ferreira, Raquel Pisani Baldinotti Campus de Sorocaba Engenharia Ambiental raquelpisani@hotmail.com

Leia mais

4002 Síntese de benzil a partir da benzoína

4002 Síntese de benzil a partir da benzoína 4002 Síntese de benzil a partir da benzoína H + 1 / 2 2 VCl 3 + 1 / 2 H 2 C 14 H 12 2 C 14 H 10 2 (212,3) 173,3 (210,2) Classificação Tipos de reações e classes de substâncias oxidação álcool, cetona,

Leia mais

Equilíbrio Químico Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei

Equilíbrio Químico Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UERJ 2006) Numa aula experimental, foram preparadas quatro soluções eletrolíticas com a mesma concentração de soluto e as mesmas condições adequadas para o estabelecimento de um estado de equilíbrio

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III)

PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III) PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III) Adriana L. Santana 1*, Paula N. Oliveira 1, Alfredo T. N. Pires 1, José R.

Leia mais

(11) PI (22) Data de Depósito: 06/10/2003 (45) Data da Concessão: (RPI 2288)

(11) PI (22) Data de Depósito: 06/10/2003 (45) Data da Concessão: (RPI 2288) (11) PI 0305004-1 81 (22) Data de Depósito: 06/10/2003 (45) Data da Concessão: 1111112014 (RPI 2288) 111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111 * B R P I O 3 O 5 O O 4

Leia mais

Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial

Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial Douglas R. Marques 1 e Luis A. dos Santos 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil,

Leia mais

Nanopartículas de Prata e. Curva de Calibração da Curcumina

Nanopartículas de Prata e. Curva de Calibração da Curcumina RELATÓRIODEAULAPRÁTICA Disciplina:NanotecnologiaFarmacêutica NanopartículasdePratae CurvadeCalibraçãodaCurcumina Grupo 4 Erick Nunes Garcia Fernanda Buzatto Gabriela do Amaral Gleicy Romão Manuela Pereira

Leia mais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil CARACTERIZAÇÃO POR INFRAVERMELHO DO COMPÓSITO FORMADO POR POLIESTIRENO EXPANDIDO E CELULOSE MICROCRISTALINA R. N. Silva 1*, V. D. B. Nunes 1, F. C. Figueiredo 1, J. R. S. Júnior 1 1 Universidade Federal

Leia mais

4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol

4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol 4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol C 12 H 26 O (186.3) OH H 2 SO 4 konz. (98.1) + HBr (80.9) C 12 H 25 Br (249.2) Br + H 2 O (18.0) Classificação Tipos de reações e classes das substâncias

Leia mais

4004 Síntese de γ-decalactona a partir de 1-octeno e éster etílico do ácido iodoacético

4004 Síntese de γ-decalactona a partir de 1-octeno e éster etílico do ácido iodoacético NP 4004 Síntese de γ-decalactona a partir de 1-octeno e éster etílico do ácido iodoacético + I CH 2 CH 3 Cu + CH 3 CH 2 I C 8 H 16 C 4 H 7 I 2 C 10 H 18 2 (112,2) (214,0) (63,6) (170,3) C 2 H 5 I (156,0)

Leia mais

AJUSTE DE CURVA DA VARIAÇÃO DA MASSA DO AGREGADO GRAÚDO (PEDRA BRITA) SUBMERSO NA ÁGUA EM FUNÇÃO DO TEMPO 1. Fernanda Maria Jaskulski 2.

AJUSTE DE CURVA DA VARIAÇÃO DA MASSA DO AGREGADO GRAÚDO (PEDRA BRITA) SUBMERSO NA ÁGUA EM FUNÇÃO DO TEMPO 1. Fernanda Maria Jaskulski 2. AJUSTE DE CURVA DA VARIAÇÃO DA MASSA DO AGREGADO GRAÚDO (PEDRA BRITA) SUBMERSO NA ÁGUA EM FUNÇÃO DO TEMPO 1 Fernanda Maria Jaskulski 2. 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de engenharia civil da Unijuí

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO.

CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO. CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO. Camila M. O. Wolski 1, Jéssica K. Akishino 1, Mario S. Cabussu 2, Kleber F. Portella 1, Paulo C. Inone 1, Marilda Munaro 1 *. 1* -

Leia mais

Espectroscopia no IV

Espectroscopia no IV Espectroscopia no IV Bibliografia: Pavia, D.L. et al., Introdução à Espectroscopia, Ed. Cengage Learning, 2010. Bruice, P.Y. et al., Química Orgânica, Ed. Prendice Hall, 2004. Região do Infravermelho na

Leia mais

121,8 127,6 126,9 131,3. Sb Te I Xe. In Sn 69,7 72,6 74,9 79,0 79,9 83,8 112,4 107,9 85,5 87,6 88,9 91,2 92,9 95,9 (98) 101,1 102,9 106,4 140,1

121,8 127,6 126,9 131,3. Sb Te I Xe. In Sn 69,7 72,6 74,9 79,0 79,9 83,8 112,4 107,9 85,5 87,6 88,9 91,2 92,9 95,9 (98) 101,1 102,9 106,4 140,1 PROVA DE QUÍMICA º 2º 3º 4º 5º 6º 7º TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS (IA) H,0 3 Li 6,9 Na 23,0 9 K 39, 2 (IIA) 4 Be 9,0 2 Mg 24,3 3 (III B) 4 5 6 7 8 9 0 2 20 2 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Ca Sc Ti V Cr

Leia mais

UNIFEV MEDICINA - Segundo Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA

UNIFEV MEDICINA - Segundo Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA UNIFEV 2015 - MEDICINA - Segundo Semestre CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA 07. Para combater o subdiagnóstico da osteoporose no sexo masculino, os homens foram o foco da campanha internacional Ame seus

Leia mais

MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS

MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS MÓDULO 4 POLÍMEROS REACTIVOS POLIURETANOS POLIURETANOS Rígidos Semi-Rígidos Estruturais Flexíveis ISSR (Integral Skin Semi-Rigid) Microcelulares Elastómeros APLICAÇÕES DOS POLIURETANOS POLIURETANOS As

Leia mais

ESTUDO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO COM INIBIDORES DE HIDRATAÇÃO

ESTUDO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO COM INIBIDORES DE HIDRATAÇÃO ESTUDO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO COM INIBIDORES DE HIDRATAÇÃO RESUMO Suelem Michels Ruppenthal (1); Fernando Pelisser (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1)suelem_m_r@hotmail.com; (2)fep@unesc.net

Leia mais

UECE ª FASE COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA

UECE ª FASE COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA UECE 2019.1 2ª FASE COMENTÁRIO DA PROVA DE QUÍMICA : Etoxietano Gabarito: B A substância mencionada no texto é o cloreto de sódio, cuja fórmula é NaCl e pertence a função SAL. Gabarito: A Trata-se de uma

Leia mais

PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE.

PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE. PREPARO DE FILMES CONTENDO ACETILACETONATO DE ALUMÍNIO. PREPARATION OF FILMS CONTAINING ALUMINIUM ACETYLACETONATE. Leonardo A. D. Bandeira, Elidiane Cipriano Rangel Campus de Sorocaba Engenharia de Controle

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 1/7 RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 1 089 637-203 CLIENTE: Mineração de Caulim Juquitiba Ltda. CNPJ: 48.260.590/0001-18 Estrada da Mina de Caulim, 333 Barnabés Juquitiba SP CEP 06950-000 Tel. / Fax: (11) 3034-5800

Leia mais

3º - CAPÍTULO: RESULTADOS e DISCUSSÃO

3º - CAPÍTULO: RESULTADOS e DISCUSSÃO 3º - CAPÍTUL: RESULTADS e DISCUSSÃ 39 40 3 3.1 - Estudo de Dependência do ph na Formação do Filme 3.1.1 - Comportamento Eletroquímico de Ácido 4-HFA Voltametria cíclica em solução aquosa contendo o par

Leia mais

Polímeros no Estado Sólido

Polímeros no Estado Sólido Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br Polímeros no Estado Sólido O Estado Sólido Sólidos Cristalinos: Possuem um arranjo ordenado de átomos/moléculas, formando um retículo

Leia mais

O diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura.

O diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura. 13 PRVA D E Q U Í M I C A Q U E S T Ã 21 diagrama abaixo relaciona a solubilidade de dois sais A e B com a temperatura. Com relação ao diagrama, é INCRRET afirmar que: a) a 100ºC, a solubilidade de B é

Leia mais

Estudo da influência de processos de envelhecimento nas propriedades de aderência de uma argamassa-cola

Estudo da influência de processos de envelhecimento nas propriedades de aderência de uma argamassa-cola Estudo da influência de processos de envelhecimento nas propriedades de aderência de uma argamassa-cola Júlio César Longo Lisboa, 2 de Novembro 27 Introdução Objectivos Estudar um conjunto de processos

Leia mais

FUNCIONALIZAÇÃO DA CELULOSE COM AMINOETANOTIOL

FUNCIONALIZAÇÃO DA CELULOSE COM AMINOETANOTIOL FUNCIONALIZAÇÃO DA CELULOSE COM AMINOETANOTIOL Lucinaldo dos Santos Silva, Luiz de S. Santos Júnior, Maria Rita de M. C. Santos, José Milton E. de Matos, Ana Lúcia N. F. Oliveira, Edson C. da Silva Filho

Leia mais

Seu pé direito nas melhores faculdades

Seu pé direito nas melhores faculdades Seu pé direito nas melhores faculdades FUVEST 2 a Fase 11/janeiro/2011 QUÍMICA 01. s componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a seguinte fórmula genérica: Nessa fórmula,

Leia mais

Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. da Costa(A)

Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. da Costa(A) Influência do comportamento reológico de argamassas colantes na resistência de aderência de placas cerâmicas assentadas sobre revestimentos cerâmicos antigos Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A),

Leia mais

Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação. M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC

Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação. M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC Argamassas cimentícias modificadas com polímeros como material de reparação M. Sofia Ribeiro DM /NB - LNEC Enquadramento (atividade LNEC) >estudo de investigação programado do NB do DM sobre Sistemas de

Leia mais

ENSAIOS DE RETRAÇÃO DE ARGAMASSAS NOS ESTADOS FRESCO E ENDURECIDO - CONTRIBUIÇÃO PARA A NORMALIZAÇÃO BRASILEIRA

ENSAIOS DE RETRAÇÃO DE ARGAMASSAS NOS ESTADOS FRESCO E ENDURECIDO - CONTRIBUIÇÃO PARA A NORMALIZAÇÃO BRASILEIRA ENSAIOS DE RETRAÇÃO DE ARGAMASSAS NOS ESTADOS FRESCO E ENDURECIDO - CONTRIBUIÇÃO PARA A NORMALIZAÇÃO BRASILEIRA PEDRO KOPSCHITZ XAVIER BASTOS ELZA HISSAE NAKAKURA MARIA ALBA CINCOTTO Realização Escola

Leia mais

Resolução do Vestibular UDESC 2019/1

Resolução do Vestibular UDESC 2019/1 A concentração de H 3 O + é maior com a utilização de carvão fóssil como combustível por este apresentar como impurezas compostos de enxofre e de nitrogênio. Logo ocorrendo em sua combustão a formação

Leia mais

DESEMPENHO DE COMPOSIÇÕES DE ARGAMASSAS COLANTES FORMULADAS EM LABORATÓRIO COM ÊNFASE NO EFEITO DA CURA TÉRMICA SEGUNDO A NBR

DESEMPENHO DE COMPOSIÇÕES DE ARGAMASSAS COLANTES FORMULADAS EM LABORATÓRIO COM ÊNFASE NO EFEITO DA CURA TÉRMICA SEGUNDO A NBR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PPGECC LEIDIMARA APARECIDA MARTINS KOTOVIEZY DESEMPENHO DE COMPOSIÇÕES DE ARGAMASSAS COLANTES

Leia mais

VALORIZAÇÃO DA CINZA DE CALDEIRA DE INDÚSTRIA DE TINGIMENTO TÊXTIL PARA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS SUSTENTÁVEIS

VALORIZAÇÃO DA CINZA DE CALDEIRA DE INDÚSTRIA DE TINGIMENTO TÊXTIL PARA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS SUSTENTÁVEIS VALORIZAÇÃO DA CINZA DE CALDEIRA DE INDÚSTRIA DE TINGIMENTO TÊXTIL PARA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS SUSTENTÁVEIS A. Reis ¹, E. P. Manfroi 2 Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, Departamento de Engenharia

Leia mais