Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. da Costa(A)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. da Costa(A)"

Transcrição

1 Influência do comportamento reológico de argamassas colantes na resistência de aderência de placas cerâmicas assentadas sobre revestimentos cerâmicos antigos Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. da Costa(A) A: UFPR - Universidade Federal do Paraná - Brasil B: Votorantim Cimentos - Brasil

2 Milhões de m² INTRODUÇÃO Nos últimos anos, a indústria de cerâmicas adotou a produção em massa de seus produtos (Anfacer, 2010); Venda de revestimentos cerâmicos no Brasil (Anfacer, 2010) Com o aumento na produção de cerâmicas, exige-se dos fabricantes de argamassas o desenvolvimento de formulações que atendam aos quesitos exigidos para este material.

3 INTRODUÇÃO A técnica de aplicação de Piso sobre Piso consiste no assentamento de uma nova camada de revestimento cerâmico em sobreposição a um sistema já existente. Figura: Sistema de revestimento cerâmico assentado com Piso sobre Piso

4 Justificativa A adesão inicial das argamassas colantes é inicialmente e diretamente influenciada pelas características reológicas da pasta aglomerante [CARASEK, 1996] e suas propriedades exercem grande influência no desempenho final endurecido; As argamassas devem apresentar trabalhabilidade e plasticidade adequadas para um adequado espalhamento na superfície com contato perfeito entre os constituintes da argamassa colante e a placa [ALMEIDA; SICHIERI, 2006]; O ensaio Squeeze Flow permite inferir sobre a capacidade das argamasas em cobrir a superficie das placas no momento do assentamento, favorecendo assim a aderência.

5 Objetivo O objetivo deste trabalho é a avaliar a influência do comportamento reológico das argamassas colantes, obtido pelo Squeeze Flow, na capacidade das argamassas em promover a extensão de aderência adequada na ligação entre as placas cerâmicas e os substratos poucos porosos.

6 Materiais e métodos Definição das variáveis de estudo Ensaios de resistência de Aderência em Campo Ensaio reológico Squeeze Flow Microscopia das interfaces de amostras dos pisos retirados do Campo Figura: Fluxograma do planejamento experimental.

7 ESTUDO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA NO ASSENTAMENTO DE PISO SOBRE PISO Assentamento em Campo A área tem aproximadamente 42 m²; Buscou-se em obras de reforma, pisos antigos que pudessem ser retirados sem danos para posteriormente serem assentados na área de teste. Figura: Área de testes antes do assentamento dos pisos.

8 ESTUDO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA NO ASSENTAMENTO DE PISO SOBRE PISO Especificações das argamassas colantes As argamassas colantes são do tipo ACIII e indicadas para o assentamento de piso sobre piso. Tabela: Especificação conforme dados das embalagens das argamassas colantes. Argamassa colante Relação água/argamassa (%) Tempo de maturação (min) A 21 0 B C D 21,5 10

9 ESTUDO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA NO ASSENTAMENTO DE PISO SOBRE PISO Assentamento em Campo Figura: Assentamento de piso sobre piso.

10 ESTUDO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA NO ASSENTAMENTO DE PISO SOBRE PISO Ensaios de resistência de aderência

11 CARACTERIZAÇÃO DAS ARGAMASSAS COLANTES INDUSTRIALIZADAS Squeeze Flow O método permite a determinação de parâmetros reológicos como viscosidade e tensão de escoamento, simulando esforços semelhantes aos de obra (Costa, 2006). Taxas de cisalhamento adotadas: 0,1 mm/s e 1,0 mm/s Figura: Ensaio de Squeeze Flow em argamassa colante: (a) execução do ensaio; (b) patamar de compressão e (c) patamar de tração durante o ensaio ( a ) ( b ) ( c )

12 Análise de Imagens por Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) Retirada de amostras Figura: Retirada de amostras do piso externo para análise em MEV.

13 Análise de Imagens por MEV (a) (b) Figura: Ensaio de Microscopia: (a) microscópio eletrônico de varredura MEV de bancada; (b) porta amostras para o MEV. Figura: Ensaio de Microscopia: (a) microscópio eletrônico de varredura MEV associado ao EDS; (b) porta amostras com as amostras. (a) (b)

14

15 Aderência (MPa) Resistência de aderência em Campo 1,0 0,8 0,9 1,0 0,6 0,6 0,6 0,4 0,2 0,0 Arg. A Arg. B Arg. C Arg. D Argamassas Colantes Figura: Resistência de aderência aos 28 dias de amostras de Piso sobre Piso executados em ambiente externo.

16 Carga (N) Carga (N) Argamassas no estado fresco Arg. A Arg. B Arg. C Arg.D Tempo (s) 25 Figura: Resultados de Squeeze Flow com taxa de cisalhamento de 0,1 mm/s Arg. A Arg. B Arg. C Arg. D Figura: Resultados de Squeeze Flow com taxa de cisalhamento de 1,0 mm/s Tempo (s)

17 Carga (N) Carga (N) Argamassas no estado fresco Arg. A Arg. B Arg. C Arg.D Tempo (s) 25 Figura: Resultados de Squeeze Flow com taxa de cisalhamento de 0,1 mm/s Arg. A Arg. B Arg. C Arg. D Figura: Resultados de Squeeze Flow com taxa de cisalhamento de 1,0 mm/s Tempo (s)

18 Análise de Imagens por Microscopia Figura: Imagens em microscopia eletrônica de varredura (MEV) da interface entre os pisos antigos e argamassas colantes assentadas externamente, com aumento de 540 vezes.

19 conclusões Os perfis reológicos das argamassas colantes permitem verificar diferenças entre as argamassas, tanto pelas cargas quanto pelo perfil das curvas; O perfil de escoamento das argamassas parece ter influenciado seu comportamento no estado endurecido: argamassas com menores cargas de compressão apresentaram as maiores resistência de aderência aos 28 dias; Após o ensaio de aderência a maioria das rupturas ocorreu na interface entre o piso antigo e a argamassa colante; Através de imagens em MEV constatou-se que argamassas com menores cargas de compressão no Squeeze apresentaram o melhor cobrimento das interfaces com o piso antigo.

20 conclusões Os resultados de caracterização das argamassas no estado fresco, através do Squeeze Flow, estão relacionados com a resistência de aderência das argamassas colantes, demonstrando a eficiência do método em caracterizar este material; O Squeeze apresenta-se como uma ferramenta em potencial para previsão de comportamento da argamassa, necessitando ser aprofundado o conhecimento da relação entre o perfil das curvas obtidas no ensaio e o comportamento das argamassas assentadas em obra.

21 Agradecimentos Votorantim Cimentos pela parceria no desenvolvimento deste trabalho; Centro de Microscopia da Universidade Federal do Paraná, em especial ao Prof. Dr. Ney Pereira Mattoso Filho, pelo auxílio na preparação das amostras e aquisição de imagens em microscopia.

22 Referencia bibliográficas [1] ANFACER. Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas. < > acessado em 01/12/2011. [2] THURLER, C. L; FERREIRA, V. A. A evolução da resistência de aderência de algumas argamassas colantes nacionais. I Simpósio de Tecnologia de Argamassas. Goiânia [3] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Caracterização reológica pelo método Squeeze Flow - NBR Rio de Janeiro, [4] CANDIA, M. C; FRANCO, L. S. Avaliação do tipo de preparo da base nas características superficiais do substrato e dos revestimentos de argamassa. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Anais ANTAC. Salvador [5] CARASEK, H. Argamassas. In: G. C. Isaia. (Org.). Materiais de Construção Civil. 1 ed. São Paulo: Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON, 2007, v. 1. [6] CARASEK, H. Aderência de argamassas à base de cimento portland a substratos porosos: avaliação dos fatores intervenientes e contribuição ao estudo do mecanismo da ligação. Tese de Doutorado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo USP. São Paulo (SP)

23 Referencia bibliográficas [7] PAES, I. N. L. Avaliação do transporte de água em revestimentos de argamassa nos momentos iniciais pós-aplicação. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília. Brasília, DF [8] ALMEIDA, A. E. F. S; SICHIERI, E. P. Propriedades microestruturais de argamassas de cimento Portland com adições minerais e poliméricas utilizadas na fixação de porcelanato. Cerâmica. Volume [9] COSTA, M. R. M. M. Análise comparativa de argamassas colantes de mercado através de parâmetros reológicos. Tese de Doutorado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, São Paulo (SP), [10] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Determinação da resistência de aderência à tração - NBR Rio de Janeiro, [11] KUDO, E. K; CARDOSO, F. A; PILEGGI, R. G. Squeeze Flow aplicado a argamassas colantes: Influência de parâmetros experimentais de configuração e taxa de deslocamento. In: IV Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas. Anais do IV SBTA. Belo Horizonte

24 ObrigadA! Universidade Federal do Paraná - UFPR - Brasil

Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. Da Costa(A)

Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A), Isac José da Siva(B), Marienne do R. M. M. Da Costa(A) Influência do comportamento reológico de argamassas colantes na resistência de aderência de placas cerâmicas assentadas sobre revestimentos cerâmicos antigos Eduardo Pereira(A), Lucas Peres de Souza(A),

Leia mais

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições

Argamassa Colante. Argamassa Colante. Areia fina. Aditivos. Adições Argamassa Colante Argamassa Colante q As argamassas colantes são formadas pela composição de agregados, aglomerantes, aditivos, água e eventualmente adições. Cimento Portland Areia fina Argamassa Colante

Leia mais

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II)

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Construção Civil TC 034 Materiais de Construção III TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) Aulas: Prof a. Marienne R.M.Maron da Costa colaboração Prof.Eduardo

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO Profª. Dr a. Marienne R. M. M. da Costa Departamento de Construção Civil - UFPR/BRASIL Alécio Júnior

Leia mais

Aplicabilidade de argamassas de revestimento: avaliação empírica e comportamento reológico por squeeze-flow

Aplicabilidade de argamassas de revestimento: avaliação empírica e comportamento reológico por squeeze-flow Aplicabilidade de argamassas de revestimento: avaliação empírica e comportamento reológico por squeeze-flow Fábio L. Campora fabio.campora@abai.org.br Associação Brasileira de Argamassas Industrializadas

Leia mais

Pesquisa em revestimentos de argamassa A experiência Brasileira

Pesquisa em revestimentos de argamassa A experiência Brasileira Escola Politécnica da USP Depto. Eng. de Construção Civil Pesquisa em revestimentos de argamassa A experiência Brasileira Maria Alba Cincotto Rafael G. Pileggi Vanderley M. John Grupo de Trabalho em Argamassas

Leia mais

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes Argamassas NBR13281 Histórico 1º. registro de emprego na construção: Pré-História Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000

Leia mais

NBR 14081/2004. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos

NBR 14081/2004. Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos NBR 14081/2004 Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas Requisitos OBJETIVO: Fixar as condições exigíveis para argamassas colantes industrializadas destinadas ao assentamento

Leia mais

Análise da retenção de água em argamassas colantes de mercado

Análise da retenção de água em argamassas colantes de mercado Análise da retenção de água em argamassas colantes de mercado Silvano Ferrari (1); Eduardo Pereira (2); Marienne do Rocio M. M. da Costa (3); Isac José da Siva (4); Paulo Roberto Niebel (5) (1) Universidade

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO Nº Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante

RELATÓRIO TÉCNICO Nº Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante RELATÓRIO TÉCNICO Nº 113 595-205 Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante CENTRO DE TECNOLOGIA DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA Laboratório de Materiais de Construção Civil Cliente:

Leia mais

ssa m a R1 B

ssa m a R1 B Argamassas NBR13281 Histórico [ 1º. registro de emprego na construção: Pré-História " Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000 a.c. (descoberto em 1985, em Israel,

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE ÁGUA DO SUBSTRATO NA RESISTÊNCIA SUPERFICIAL DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE ÁGUA DO SUBSTRATO NA RESISTÊNCIA SUPERFICIAL DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA INFLUÊNCIA DA ABSORÇÃO DE ÁGUA DO SUBSTRATO NA RESISTÊNCIA SUPERFICIAL DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA HONÓRIO, Túlio; CARASEK, Helena Universidade Federal de Goiás - Brasil Lisboa, 2010 Justificativa Desempenho

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 060 / 689 / 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 060 / 689 / 15 Folha 1/5 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 060/15 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 539 / 13

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 539 / 13 Folha 1/7 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 103/13 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

Características das Argamassas Colantes Brasileiras de Mercado

Características das Argamassas Colantes Brasileiras de Mercado Características das Argamassas Colantes Brasileiras de Mercado COSTA, Marienne CINCOTTO, Maria PILEGGI, Rafael G. R.M.M. Alba Universidade Federal do Paraná Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Curso de Engenharia Civil. Aula 3: Argamassa. Prof. Eduardo Cabral

Universidade Federal do Ceará. Curso de Engenharia Civil. Aula 3: Argamassa. Prof. Eduardo Cabral Universidade Federal do Ceará Curso de Engenharia Civil Aula 3: Argamassa Prof. Eduardo Cabral Definição e Histórico Piso de 180m 2 no sul da Galiléia entre 7.000a.C. e 9.000a.C. Laje de 25cm de espessura

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 255 / 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 255 / 15 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 255/14 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 542 / 13

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 542 / 13 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 103/13 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 189 / 092 / 13

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 189 / 092 / 13 Folha 1/5 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 189/12 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 060 / 688/ 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 060 / 688/ 15 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 060/15 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 139 / 830 / 12

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 139 / 830 / 12 Folha 1/11 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 139/12 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 104/810/ 14

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 104/810/ 14 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 104/14 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Prof a. Helena Carasek NUTEA - EEC Universidade Federal de Goiás Atividade da Comunidade

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 254 / 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 254 / 15 Folha 1/5 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 255/14 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE ARGAMASSAS COLANTES DE MERCADO E O SEU COMPORTAMENTO REOLÓGICO

ANÁLISE COMPARATIVA DE ARGAMASSAS COLANTES DE MERCADO E O SEU COMPORTAMENTO REOLÓGICO VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas I International Symposium on Mortars Technology Florianópolis, 23 a 25 de maio de 2005 ANÁLISE COMPARATIVA DE ARGAMASSAS COLANTES DE MERCADO E O SEU COMPORTAMENTO

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 266 / 15

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 255/ 266 / 15 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Argamassa Brasil Pedido n º 255/14 Endereço: R9 QD 15 Cidade: Maricá CEP: 24900-000 DADOS DO MATERIAL ENSAIADO

Leia mais

Capítulo 26. Argamassas

Capítulo 26. Argamassas Capítulo 26 Argamassas Helena Carasek Universidade Federal de Goiás Definição Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 559 / 13

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 559 / 13 Folha 1/8 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 103/13 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

3. Fórum Mineiro de Revestimentos em Argamassa 22/05/2012

3. Fórum Mineiro de Revestimentos em Argamassa 22/05/2012 DIRETRIZES PARA A INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS DE ENSAIOS DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Prof a. Helena Carasek NUTEA - EEC Universidade Federal de Goiás Atividade da Comunidade

Leia mais

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529 VII SEMANA Prof. Adailton de Oliveira Gomes Escola Politécnica da UFBA Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais 1 VII SEMANA DEFINIÇÃO NBR 13529 Argamassa é um mistura homogênea de agregado(s)

Leia mais

ENSAIOS DE RETRAÇÃO DE ARGAMASSAS NOS ESTADOS FRESCO E ENDURECIDO - CONTRIBUIÇÃO PARA A NORMALIZAÇÃO BRASILEIRA

ENSAIOS DE RETRAÇÃO DE ARGAMASSAS NOS ESTADOS FRESCO E ENDURECIDO - CONTRIBUIÇÃO PARA A NORMALIZAÇÃO BRASILEIRA ENSAIOS DE RETRAÇÃO DE ARGAMASSAS NOS ESTADOS FRESCO E ENDURECIDO - CONTRIBUIÇÃO PARA A NORMALIZAÇÃO BRASILEIRA PEDRO KOPSCHITZ XAVIER BASTOS ELZA HISSAE NAKAKURA MARIA ALBA CINCOTTO Realização Escola

Leia mais

Título: TCE Materiais e Técnicas de Acabamento, Revest. e de Restauro de Edificios

Título: TCE Materiais e Técnicas de Acabamento, Revest. e de Restauro de Edificios Título: TCE-004 - Materiais e Técnicas de Acabamento, Revest. e de Restauro de Edificios Ativa: Sim Carga Horária: 60 Crédito: 6 Responsável: Mirian Cruxên Barros de Oliveira Observações: Objetivo: Apresentar

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA DE ARGAMASSAS COLANTES PARA A TÉCNICA PISO SOBRE PISO

AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA DE ARGAMASSAS COLANTES PARA A TÉCNICA PISO SOBRE PISO AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA DE ARGAMASSAS COLANTES PARA A TÉCNICA PISO SOBRE PISO Daniel Cupertino (1) ; Elianne Auxiliadora Moreira Borges (1) ; Ninfa Regina de Melo Canedo (1) : Helena Carasek (1) (1) Universidade

Leia mais

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS Prof. Dr a Marienne do Rocio M.Maron da Costa mariennecosta@uol.com.br Tópico da Disciplina TC 034 Materiais III Departamento de Construção Civil- DCC Universidade Federal do Paraná

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA SEGUNDO A NBR 13281/2005

CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA SEGUNDO A NBR 13281/2005 CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA SEGUNDO A NBR 13281/2005 Narciso Gonçalves da Silva (1), Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa (2), Rodrigo Kanning

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 1/7 RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 1 089 637-203 CLIENTE: Mineração de Caulim Juquitiba Ltda. CNPJ: 48.260.590/0001-18 Estrada da Mina de Caulim, 333 Barnabés Juquitiba SP CEP 06950-000 Tel. / Fax: (11) 3034-5800

Leia mais

ANÁLISE DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES INDUSTRIALIZADAS COM DIFERENTES TIPOS DE CIMENTOS NA COMPOSIÇÃO

ANÁLISE DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES INDUSTRIALIZADAS COM DIFERENTES TIPOS DE CIMENTOS NA COMPOSIÇÃO Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC ANÁLISE DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES INDUSTRIALIZADAS COM DIFERENTES TIPOS DE CIMENTOS NA COMPOSIÇÃO (1) Cassio Vanderlind,

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 571 / 13

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 571 / 13 Folha 1/5 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 103/13 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

Ensaios de Retração de Argamassas nos Estados Fresco e Endurecido Contribuição para a normalização brasileira

Ensaios de Retração de Argamassas nos Estados Fresco e Endurecido Contribuição para a normalização brasileira Ensaios de Retração de Argamassas nos Estados Fresco e Endurecido Contribuição para a normalização brasileira Pedro Kopschitz Xavier Bastos Univ. Federal de Juiz de Fora, Brasil. pedrokop@terra.com.br

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 573 / 13

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 573 / 13 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 103/13 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

Destacamento de Revestimentos Cerâmicos

Destacamento de Revestimentos Cerâmicos CRC Centro de Revestimentos Cerâmicos Destacamento de Revestimentos Cerâmicos Suelen Nastri*, Flávia Contartesi*, Douglas Franco*, Dra. Lisandra R. S. Conserva*, Dr. Fábio G. Melchiades*, Luiz Henrique

Leia mais

PLANO DE AULA MACO II Professor Marcelo Cândido de Paula.

PLANO DE AULA MACO II Professor Marcelo Cândido de Paula. Disciplina: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga horária Período Co-requsito Pré-requisito ENG 2301 6 90 6º - ENG 1071 EMENTA Argamassa: Conceito, classificação, propriedades,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS NA CIDADE DE NATAL-RN

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS NA CIDADE DE NATAL-RN IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS NA CIDADE DE NATAL-RN João BARBOSA; Edilberto BORJA; Marcos SOARES Professores da Diretoria Acadêmica de Construção Civil IFRN Av. Salgado

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 556 / 13

RELATÓRIO DE ENSAIOS N.º 103 / 556 / 13 Folha 1/6 ARGAMASSA COLANTE INDUSTRIALIZADA PARA ASSENTAMENTO DE PLACAS CERÂMICAS Cliente: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. e para Construção Ltda. Pedido n º 103/13 Divisão Weber Quartzolit Endereço:

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO EQUIPAMENTO UTILIZADO NO ENSAIO DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO EQUIPAMENTO UTILIZADO NO ENSAIO DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO EQUIPAMENTO UTILIZADO NO ENSAIO DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO Giselle Reis Antunes, Carina Mariane Stolz e Angela Borges Masuero 1 Introdução A arquitetura da capital do

Leia mais

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA 1. Introdução O impacto ambiental gerado pela exploração dos recursos minerais

Leia mais

Substrato utilizado: Alvenaria de blocos cerâmicos ranhurados, conforme Figura 01. Não houve regularização do substrato com aplicação de chapisco.

Substrato utilizado: Alvenaria de blocos cerâmicos ranhurados, conforme Figura 01. Não houve regularização do substrato com aplicação de chapisco. LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC ENDEREÇO: Cidade Universitária Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105 900 TELEFONE: (55) 220 8608 (Fax) Direção 220 8313 Secretaria 220 8468 Ensaios E-MAIL:

Leia mais

Avaliação dos mecanismos de aderência entre argamassa colante e substrato não poroso

Avaliação dos mecanismos de aderência entre argamassa colante e substrato não poroso Avaliação dos mecanismos de aderência entre argamassa colante e substrato não poroso Evaluation of adherence mechanisms between adhesive mortars and non-porous surface Eduardo Pereira Isac José da Silva

Leia mais

Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc.

Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. M A T E R I A I S D E C O N S T R U Ç Ã O C I V I L I I AGREGADOS ARGAMASSA A n á p o l i s, 2 0 1

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA REOLOGIA E ENERGIA DE IMPACTO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA REOLOGIA E ENERGIA DE IMPACTO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AVALIAÇÃO DO EFEITO DA REOLOGIA E ENERGIA DE IMPACTO NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Eliane B. C. Costa Rubiane P. N. Antunes Rafael G. Pileggi Vanderley M. John OBJETIVO Avaliar

Leia mais

Estudo do perfil reológico de argamassa poliméricas industrializadas para impermeabilização. Letícia Lima de Campos Weber Saint-Gobain

Estudo do perfil reológico de argamassa poliméricas industrializadas para impermeabilização. Letícia Lima de Campos Weber Saint-Gobain Estudo do perfil reológico de argamassa poliméricas industrializadas para impermeabilização Letícia Lima de Campos Weber Saint-Gobain Conceito: argamassa polímerica Argamassas poliméricas são produtos

Leia mais

Soluções Completas Para o Seu Projeto.

Soluções Completas Para o Seu Projeto. Soluções Completas Para o Seu Projeto. Há mais de 50 anos a Argatex oferece soluções para construção civil, sempre com os princípios de oferecer produtos de alta qualidade que simplifiquem e otimizem a

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA FISSURAÇÃO EM PAINÉIS DE ALVENARIA REVESTIDOS COM ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM AGREGADO MIÚDO DE BRITAGEM

AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA FISSURAÇÃO EM PAINÉIS DE ALVENARIA REVESTIDOS COM ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM AGREGADO MIÚDO DE BRITAGEM AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA FISSURAÇÃO EM PAINÉIS DE ALVENARIA REVESTIDOS COM ARGAMASSAS PRODUZIDAS COM AGREGADO MIÚDO DE BRITAGEM Cleverson de Freitas (1); Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa (2) (1)

Leia mais

Avaliação das propriedades mecânicas de argamassa colante com adição mineral (diatomita)

Avaliação das propriedades mecânicas de argamassa colante com adição mineral (diatomita) Avaliação das propriedades mecânicas de argamassa colante com adição mineral (diatomita) Andressa Varela da Rocha Silva¹, Hugo Alessandro Almeida Diniz¹, Janiele Alves Eugênio Ribeiro², Valtencir Lucio

Leia mais

Desafios reológicos rumo a concretos eco-eficientes. Concreto existe para trabalhar no estado endurecido

Desafios reológicos rumo a concretos eco-eficientes. Concreto existe para trabalhar no estado endurecido Desafios reológicos rumo a concretos eco-eficientes Concreto existe para trabalhar no estado endurecido Desafios reológicos rumo a concretos eco-eficientes RESISTÊNCIA Desempenho DURABILIDADE A melhor

Leia mais

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013

Leia mais

Luiz Antônio M. N. BRANCO - FEA/FUMEC- Brasil. Antônio Neves de CARVALHO JÚNIOR - EE/UFMG - Brasil. Antônio Gilberto COSTA - IGC/UFMG - Brasil

Luiz Antônio M. N. BRANCO - FEA/FUMEC- Brasil. Antônio Neves de CARVALHO JÚNIOR - EE/UFMG - Brasil. Antônio Gilberto COSTA - IGC/UFMG - Brasil Luiz Antônio M. N. BRANCO - FEA/FUMEC- Brasil Antônio Neves de CARVALHO JÚNIOR - EE/UFMG - Brasil Antônio Gilberto COSTA - IGC/UFMG - Brasil 1. INTRODUÇÃO Diversos tipos de argamassas (dentre misturadas

Leia mais

PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE EM MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA EM INTERFACES DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE EM MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA EM INTERFACES DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE EM MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA EM INTERFACES DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Eduardo Pereira (Professor Universidade Estadual de Ponta Grossa) E-mail: engenheiroeduardopereira@gmail.com

Leia mais

Influência da base na resistência de aderência à tração da argamassa de revestimento em alvenarias de bloco cerâmico e de concreto

Influência da base na resistência de aderência à tração da argamassa de revestimento em alvenarias de bloco cerâmico e de concreto 1 Influência da base na resistência de aderência à tração da argamassa de revestimento em alvenarias de bloco cerâmico e de concreto André Vieira dos Santos andre@justmix.com.br MBA Gerenciamento de Obras,

Leia mais

Argamassas de Revestimento

Argamassas de Revestimento Argamassas de Revestimento q Argamassa de revestimento é utilizada para revestir paredes, muros e tetos, os quais, geralmente, recebem acabamentos como pintura, cerâmicos, laminados, etc; q O revestimento

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE SÍLICA DE CASCA DE ARROZ EM ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE SÍLICA DE CASCA DE ARROZ EM ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE SÍLICA DE CASCA DE ARROZ EM ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO EVERTON LUIS SOARES (1) ; FELIPE KLIMACZEWSKI (2) ; ISMAEL TONELLO (3) ; MARCELO DIAS DE OLIVEIRA (4) ; EDERLI MARANGON

Leia mais

Sumário. Conceitos. Extremos clássicos. Conceitos. TR Tecnologia dos Revestimentos

Sumário. Conceitos. Extremos clássicos. Conceitos. TR Tecnologia dos Revestimentos PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 9 Reologia: conceitos básicos Sumário Conceitos Deformação em um sólido ideal Deformação em um fluido ideal Comportamento

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS ANÁLISE EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS RESUMO Lucas Borsatto Schmitz (1), Jakson Fábio Bitencourt Araújo (2) UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Interno

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 05/06/ PRODUTO: Multi Porcelanato Interno Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Multi Porcelanato Interno 2. DESCRIÇÃO: A Multi Porcelanato Interno é uma argamassa colante especial para assentamento de peças cerâmicas tipo porcelanato em áreas internas.

Leia mais

BAUCRYL AC PLUS aditivação de argamassas colantes abril / 2006

BAUCRYL AC PLUS aditivação de argamassas colantes abril / 2006 BAUCRYL AC PLUS aditivação de argamassas colantes abril / 2006 POR QUE ADITIVAR ARGAMASSAS COLANTES? A utilização de argamassas colantes bi componentes é prática comum nos países da Europa, nos Estados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL - PPGECC EDUARDO PEREIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL - PPGECC EDUARDO PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL - PPGECC EDUARDO PEREIRA ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS COLANTES NA RESISTÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Mestrado Acadêmico Aderência à base Deficiência de Aderência Características do Substrato Dosagem da Argamassa Técnica de Execução Argamassa 2 Ok Ok Ok Ok 2 Subidas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA A TRAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES INDUSTRIALIZADAS COM ADIÇÃO DE INIBIDOR DE HIDRATAÇÃO.

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA A TRAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES INDUSTRIALIZADAS COM ADIÇÃO DE INIBIDOR DE HIDRATAÇÃO. AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA A TRAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES INDUSTRIALIZADAS COM ADIÇÃO DE INIBIDOR DE HIDRATAÇÃO. Elaine Manenti Soares (1), Elaine Guglielmi Pavei Antunes (2) UNESC Universidade

Leia mais

Pasta e argamassa de cimento Portland para recuperação estrutural

Pasta e argamassa de cimento Portland para recuperação estrutural TEMA 3 Caracterização de materiais Pasta e argamassa de cimento Portland para recuperação estrutural Profa. Dra. Sandra Maria de Lima 1,a, Graduanda Tecgo Controle de Obras Rafaela Tyeme Moreira Tatsuno

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/07/ PRODUTO: Piso sobre Piso Externo

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/07/ PRODUTO: Piso sobre Piso Externo Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Piso sobre Piso Externo 2. DESCRIÇÃO: A Piso sobre Piso Externo é uma argamassa colante especial, para assentamento de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo em áreas internas

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE DE ÁGUA NO COMPORTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA NOS MOMENTOS INICIAS PÓS-APLICAÇÃO

A INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE DE ÁGUA NO COMPORTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA NOS MOMENTOS INICIAS PÓS-APLICAÇÃO A INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE DE ÁGUA NO COMPORTAMENTO DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA NOS MOMENTOS INICIAS PÓS-APLICAÇÃO Elton Bauer Universidade de Brasília Brasil elbauerlem@gmail.com Isaura N. L. Paes

Leia mais

PLANO DE AULA MACO II Professor Marcelo Cândido de Paula.

PLANO DE AULA MACO II Professor Marcelo Cândido de Paula. Disciplina: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga horária Período Co-requsito Pré-requisito ENG 2301 6 90 6º - ENG 1071 EMENTA Argamassa: Conceito, classificação, propriedades,

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE ADITIVO DISPERSANTE NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO MATTANA, Alécio Júnior Universidade Federal do Paraná Programa de Iniciação Cientifica Brasil alehcio@gmail.com

Leia mais

Usina Fortaleza - Rua São Paulo, 02 - Engenho Novo Barueri SP

Usina Fortaleza - Rua São Paulo, 02 - Engenho Novo Barueri SP PÁGINA 01/05 RELATÓRIO DE ENSAIO : Ensaio em argamassa texturizada INTERESSADO : Usina Fortaleza - Rua São Paulo, 02 - Engenho Novo Barueri SP REFERÊNCIA : n/d NATUREZA DO TRABALHO : Determinação da resistência

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/6. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 02/10/ PRODUTO: ACIII Duo Tech

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/6. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 02/10/ PRODUTO: ACIII Duo Tech Rev.: 02 Pág.: 1/6 1. PRODUTO: ACIII Duo Tech 2. DESCRIÇÃO: A ACIII Duo Tech é uma argamassa colante tipo ACIII D E para assentamentos especiais de placas com grandes formatos que exigem elevada flexibilidade,

Leia mais

Argamassa Colante AC III Branca Precon

Argamassa Colante AC III Branca Precon Argamassa Colante AC III Branca Precon DESCRIÇÃO A ARGAMASSA COLANTE TIPO AC III BRANCA PRECON é uma argamassa industrializada de altíssima qualidade, fabricada com matérias-primas selecionadas, bastando

Leia mais

Tempo em aberto das argamassas colantes: uma análise da interferência do emboço e dos tipos de exposição.

Tempo em aberto das argamassas colantes: uma análise da interferência do emboço e dos tipos de exposição. Tempo em aberto das argamassas colantes: uma análise da interferência do emboço e dos tipos de exposição. Tiago da Silveira Zeferino (1), Elaine Guglielmi P. Antunes (2) UNESC Universidade do Extremo Sul

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO COM UTILIZAÇÃO DE PÓ DE FELDSPATO EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO AGREGADO MIÚDO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO COM UTILIZAÇÃO DE PÓ DE FELDSPATO EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO AGREGADO MIÚDO ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO COM UTILIZAÇÃO DE PÓ DE FELDSPATO EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO AGREGADO MIÚDO Luiz Henrique Piuco (1); Daiane dos Santos da Silva Godinho (2) UNESC Universidade

Leia mais

Caracterização de argamassas para assentamento de alvenaria de tijolo

Caracterização de argamassas para assentamento de alvenaria de tijolo Caracterização de argamassas para assentamento de alvenaria de tijolo M. F. Paulo Pereira, José B. Aguiar, Aires Camões e Hélder M. A. Cruz University of Minho Portugal 18 e 19 de Março, LNEC, Lisboa 1.

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5 Criado: 11/08/2016 Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII)

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5 Criado: 11/08/2016 Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII) Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Plus Externa AC III (Arga Plus ACIII) 2. DESCRIÇÃO: A Arga Plus Externa é uma argamassa colante tipo AC III para assentamentos especiais que exigem alta flexibilidade

Leia mais

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte I)

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte I) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Construção Civil TC 034 Materiais de Construção III TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte I) Aulas: Profa. Marienne R.M.Maron da Costa colaboração Prof.Eduardo

Leia mais

ANÁLISE HIERÁRQUICA PARA A ESCOLHA DE ARGAMASSA COLANTE APLICADA NO ASSENTAMENTO DE PISO SOBRE PISO

ANÁLISE HIERÁRQUICA PARA A ESCOLHA DE ARGAMASSA COLANTE APLICADA NO ASSENTAMENTO DE PISO SOBRE PISO ANÁLISE HIERÁRQUICA PARA A ESCOLHA DE ARGAMASSA COLANTE APLICADA NO ASSENTAMENTO DE PISO SOBRE PISO Eduardo Pereira (UEPG) eduardopereira@uepg.com Leidimara Aparecida Martins (Votorantim Cimentos) leidimara.martins@vcimentos.com.br

Leia mais

Estudo da Influência da Porosidade de Argamassas Colantes em Algumas Propriedades no Estado Endurecido

Estudo da Influência da Porosidade de Argamassas Colantes em Algumas Propriedades no Estado Endurecido Estudo da Influência da Porosidade de Argamassas Colantes em Algumas Propriedades no Estado Endurecido Arnaldo Manoel Pereira Carneiro (1); Paulo Regis (2); Jefferson Feitosa de Oliveira (3); Allice Pereira

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Flash Branco

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: Arga Flash Branco Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: Arga Flash Branco 2. DESCRIÇÃO: A Arga Flash Branco é uma argamassa colante de secagem rápida especial para assentamentos de piso sobre piso e azulejo sobre azulejo. É produzida

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA NO DESEMPENHO DE ARGAMASSAS COM AREIA BRITADA

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA NO DESEMPENHO DE ARGAMASSAS COM AREIA BRITADA ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA NO DESEMPENHO DE ARGAMASSAS COM AREIA BRITADA Cleverson de Freitas (1); Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa (2) (1) Departamento de Construção

Leia mais

AVALIAÇÃO DO TEMPO DE CONSOLIDAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES ATRAVÉS DE MÉTODOS REOLÓGICOS

AVALIAÇÃO DO TEMPO DE CONSOLIDAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES ATRAVÉS DE MÉTODOS REOLÓGICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL AVALIAÇÃO DO TEMPO DE CONSOLIDAÇÃO DE ARGAMASSAS COLANTES ATRAVÉS DE MÉTODOS REOLÓGICOS DISSERTAÇÃO

Leia mais

Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos

Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos Manifestações Patológicas em Revestimentos Cerâmicos A onda dos desplacamentos cerâmicos: Uma retrospectiva dos problemas e os caminhos para minimizar os prejuízos Engenheiro Civil, Patologista, MSc. www.renatosahade.eng.br

Leia mais

IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz Normas incorporadas ao catálogo março 2017

IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz Normas incorporadas ao catálogo março 2017 IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz Normas incorporadas ao catálogo março 2017 ABNT ISO TR 14049 2014 Gestão ambiental: avaliação do ciclo de vida; exemplos ilustrativos de como aplicar a ABNT

Leia mais

COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DE REVESTIMENTO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DE REVESTIMENTO DA REGIÃO SUL DO BRASIL COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS INDUSTRIALIZADAS DE REVESTIMENTO DA REGIÃO SUL DO BRASIL Celine Vasco (1), Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa(1), Narciso Gonçalves da Silva

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS CONSTITUINTES DO REVESTIMENTO DE ARGAMASSA SOBRE AS SUAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS

INFLUÊNCIA DOS CONSTITUINTES DO REVESTIMENTO DE ARGAMASSA SOBRE AS SUAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DOI: 10.5212/Publ.Exatas.v.19i1.0003 33 INFLUÊNCIA DOS CONSTITUINTES DO REVESTIMENTO DE ARGAMASSA SOBRE AS SUAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS INFLUENCE OF CONSTITUENTS OF THE MORTAR COATING ON ITS RHEOLOGICAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Engenharia Civil

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Engenharia Civil Faculdade de Engenharia Civil PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Materiais de Construção Civil II UNIDADE OFERTANTE: Faculdade de Engenharia Civil CÓDIGO: GCI028 PERÍODO/SÉRIE: 5 Período

Leia mais

ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL

ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL Paulo Hidemitsu Ishikawa Prof. Me. do curso Construção Civil Edifícios da FATEC-SP paulo.ishikawa@uol.com.br Resumo Esta pesquisa teve como

Leia mais

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Fundação Carmelitana Mário Palmério Materiais de Construção Civil PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Professor: Yuri Cardoso Mendes Revestimentos cerâmicos Para realizar um bom projeto de revestimento

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015 AULA 6 ARGAMASSA Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS DEFINIÇÃO Materiais

Leia mais

Comportamento de Elementos Estruturais de Concreto Auto-Adensável Protendidos

Comportamento de Elementos Estruturais de Concreto Auto-Adensável Protendidos Departamento de Engenharia Civil Comportamento de Elementos Estruturais de Concreto Claudia Maria de Oliveira Campos I SIMPÓSIO LATINO AMERICANO SOBRE CONCRETO AUTOADENSÁVEL Concreto Auto-Adensável (CAA)

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA continuação

AULA 6 ARGAMASSA continuação AULA 6 ARGAMASSA continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2014 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS - PROPRIEDADES

Leia mais

Study of the influential factors on the rheological behavior of adhesive mortar available in the market

Study of the influential factors on the rheological behavior of adhesive mortar available in the market Volume 6, Number 3 (June 2013) p. 399-413 ISSN 1983-4195 Study of the influential factors on the rheological behavior of adhesive mortar available in the market Estudo dos fatores influentes no comportamento

Leia mais

EFEITO DA ALTURA DE QUEDA NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO ARGAMASSA

EFEITO DA ALTURA DE QUEDA NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO ARGAMASSA EFEITO DA ALTURA DE QUEDA NA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRAÇÃO ARGAMASSA Abrahão Bernardo Rohden (1); Gisele Santoro Lamb (2); Marília de Lavra Pinto (3); Luis Carlos Bonin (4); Angela Borges Masuero (5)

Leia mais