PRESERVAÇÃO DIGITAL. Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenadoria da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA IBICT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESERVAÇÃO DIGITAL. Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenadoria da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA IBICT"

Transcrição

1 PRESERVAÇÃO DIGITAL Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenadoria da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA IBICT

2 TÓPICOS MEMÓRIA Humana, coletiva, institucional MEMÓRIA DIGITAL Objetos, bibliotecas, repositórios PRESERVAÇÃO DE MEMÓRIAS PESSOAIS Imagens, Áudios, Correio eletrônico, Páginas WEB PRESERVAÇÃO DIGITAL DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL Bibliotecas, Arquivos e Museus

3

4 MEMÓRIA

5 Por que esquecemos parte do que aprendemos? Porque a memória de algo, alguem, lugar ou momento desapareceu? Porque a memória permanece mas não conseguimos recuperá-la? Como avaliar a veracidade das memórias?

6 VÔCE SE LEMBRA?...

7

8

9

10

11

12

13 QUAL FOI O QUARTO SLIDE APRESENTADO?

14 Boas leituras...

15 PESQUISA SOBRE MEMÓRIA HUMANA Por que esquecemos? Como melhorar a memória? Quanta informação cabe na memória? Como medir a memória? Existe algum remédio que impeça o esquecimento? Onde a memória fica no cérebro? Qual o papel dos exercícios físicos para o desempenho da memória? Quais são nossas memórias mais antigas? É possível ter falsas memórias? Será que eu nunca mais vou me lembrar de algo que esqueci?

16 O QUE É MEMÓRIA? A memória (do latim memorĭa) é a faculdade psíquica através da qual se consegue reter e (re)lembrar o passado. A palavra também permite referir-se à lembrança/recordação que se tem de algo que já tenha ocorrido, e à exposição de fatos, dados ou motivos que dizem respeito a um determinado assunto.

17 TIPOS DE MEMÓRIA

18 MEMÓRIA DE LONGO PRAZO É o sistema que armazena todo o conhecimento incluindo o registro autobiográfico, o conhecimento sobre a realidade, conhecimento técnico especializado, conhecimento procedural necessário à resolução de atividades intelectuais, e o conhecimento declarativo. Características: Armazena a informação em todos os formatos representacionais A capacidade de armazenamento é grande (ilimitada?) A retenção da informação é por longo-prazo (permanente?) O esquecimento é causada pela interferência (proativa ou retroativa)

19 O CONCEITO DE MEMÓRIA EXPANDIOU-SE... De lugar de memória para o campo da memória social, valorizando as concepções acerca de memória coletiva, identidade coletiva e individual, lugares de memória, inteligência coletiva desenvolvidas por Halbwachs (2004), Nora (1984), Pollak (1989; 1992) e Levy (2003), - precursores deste campo. A memória coletiva engloba a memória do grupo e cada componente desse grupo com ela se identifica. O grupo é portador da memória e esta é consensualizada mediante as relações que se estabelecem dentro do próprio grupo. É no contexto dessas relações que construímos as nossas lembranças e elas estão impregnadas das memórias dos que nos cercam, de maneira que, ainda que não estejamos em presença destes, o nosso lembrar e as maneiras como percebemos e vemos o que nos cerca se constituem a partir desse emaranhado de experiências. (HALBWACHS, 2006)

20 SEGUNDO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO O termo memória aproxima-se mais ao conotativo de estoque de informação: [...] não cabe à CI a reconstituição do passado histórico memorial, antes busca entender a natureza dos registros e os fenômenos que envolvem a criação, o tratamento e o uso social da informação. [...] Ou seja, cuidar por antecipação mantendo livre de corrupção, dano ou perigo, entendimento apropriado ao ofício da curadoria, aquela função que busca zelar pelo interesse público sobre os produtos da inteligência. (GALINDO, 2010).

21 SEGUNDO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO A Memória Institucional É discutida no ambiente da preservação documental. A importância do assunto fundamentase justamente na necessidade em preservar o patrimônio da humanidade, seja de caráter cultural, político e/ou institucional. (OLIVEIRA, 2010)

22 SEGUNDO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Memória Institucional [...] tem como papel fundamental, contribuir para o resgate e preservação da memória de uma organização, colaborando para a construção da identidade coletiva, que se forma a partir da convergência de esforços para realização do interesse comum, onde a história de cada um se confronta e se enriquece com a história de outros. (NOVA; RIBEIRO; GALINDO, 2012)

23 SEGUNDO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Lugares da Memória Institucional Possuir um acervo documental produzido pelos membros da Instituição, representado por livros, fotografias, artigos científicos, teses e dissertações, que reconstrói o passado institucional e os vários acontecimentos históricos que marcaram a vida do país, configuram um lugar de memória. (ANDRADE, 1999).

24 SEGUNDO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO A Missão dos Lugares da Memória A preservação seria a missão central de lugares de memória como bibliotecas, arquivos e museus, atendendo a uma necessidade social, mantendo a memória coletiva e expressando a consciência de interpretar o passado sem prova documental.

25 O CONCEITO DE MEMÓRIA EXPANDIOU-SE... O conceito de memória digital começou a ser usado pela UNESCO (2002), no Arquivo Eletrônico Coletivo da Internet Archives 2010), na Biblioteca Digital Mundial e nos Repositórios Institucionais (DODEBEI, 2009) Os centros de memória digital começaram a surgir pela necessidade urgente de salvaguardar o patrimônio cultural e científico digital, para garantir o acesso aos registros eletrônicos autênticos para as gerações vindouras.

26 SEGUNDO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Quais seriam os lugares da Memória Digital? OS REPOSITÓRIOS DIGITAIS Mesmo não proporcionando adequadamente a implementação de políticas de preservação nem esquemas de metainformação... Eles oferecem capacidade de armazenamento, organização, descrição e disseminação do material armazenado, possibilitando assim, em curto prazo, a incorporação de funcionalidades de preservação.

27

28 MEMÓRIA DIGITAL

29 NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO A memória se apresenta como uma questão necessária, visto que atua como representação de fragmentos que mantêm uma coletividade e que permitem a edificação e a legitimação de uma identidade social (BARROS; NEVES, 2009)

30 A INFORMAÇÃO HOJE Pode ser caraterizada pelo tipo de suporte na qual ela é transmitida. Os documentos digitalizados de origem impressa aparecem no final do século XX.

31 A INFORMAÇÃO HOJE ESTÁ... Nos computadores e nas redes de informação que estão mudando a sociedade e a forma como vivemos e pensamos.

32 PRODUTOS DA INFORMAÇÃO DIGITAL Bases de dados de imagens Álbuns navegáveis Imagens avulsas Informações sobre imagens Websites CD-ROM s DVD s Livros eletrônicos Catálogos on-line

33 A INFORMAÇÃO NA INTERNET Em 2013, mais de 2,7 bilhões de pessoas usavam Internet, segundo a International Telecommunication Union (ITU) O Brasil passou dos cem milhões de pessoas com acesso à Internet durante o primeiro trimestre de 2013 (IBOPE, 2013).

34 EXCESSO DE INFORMAÇÃO Nunca se teve tanto acesso à informação na história da humanidade. Um conjunto de informações tão grande que ultrapassa a capacidade de armazenamento e processamento de qualquer ferramenta tecnológica isoladamente. A busca por atualização de informações, o estabelecimento de redes de troca intensa de informações aumenta todos os dias: e Google

35 A INFORMAÇÃO NA INTERNET O Google ainda detém mais de dois terços do mercado de buscas. As buscas em redes sociais e aplicativos de geolocalização aumentaram. Dois milhões de aplicativos da indústria de dispositivos móveis. Evolução da memória portátil (compact flash, xd-piture, mutimidia card, cartão SD que armazenam até 2 Terabytes)

36 A INFORMAÇÃO NA INTERNET Com a Internet móvel (sem fio) o acesso a informações e aplicações Web aumentou a interatividade de conteúdos e pessoas.

37 Novos Espaços Sociais

38

39 SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA INTERNET Os serviços de dados mais usados via celular ou tablet são: envio de mensagens, fotos, s, torpedos, download de tons, jogos, musica e vídeos.

40 SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NA INTERNET Os serviços de dados mais usados via celular ou tablet são: envio de mensagens, fotos, s, torpedos, download de tons, jogos, musica e vídeos.

41 NOSSA VIDA DIGITAL Fonte: Sharing, Privacy and Trust in our Networked World, OCLC 2007

42

43 PRESERVAÇÃO DE MEMORIAS PESSOAIS

44 Arquivos pessoais Localizar Selecionar Organizar Copiar Armazenar Atualizar

45 Arquivos digitais pessoais Todo mundo possui documentos digitais Trabalhos escolares, planilhas, apresentações, resumos de aula Copias de documentos originais, cartas, mapas, estórias de família O valor dessa informação pode ser incalculável Quais documentos devem ser preservados? Quais versões, rascunhos e primeiras cópias? Alguns rascunhos podem conter informações que não aparecem nas versões finais.

46 Arquivos pessoais LOCALIZAR Identifique onde estão seus documentos digitais Localize todos seus documentos digitais em computadores e mídias Localize seus documentos digitais que estão em sites na Internet SELECIONAR Decida quais documentos tem valor a longo prazo Separe os documentos que você considera que tenham importância especial Escolha apenas as versões finais dos documentos e também inclua rascunhos e revisões importantes ORGANIZAR Organize os documentos selecionados Atribua a cada arquivo nomes descritivos individuais Crie uma estrutura de diretório/pasta no seu computador para colocar os arquivos selecionados Escreva uma breve descrição da estrutura do diretório e dos documentos.

47 Arquivos pessoais COPIAR Faça copias e gerencie eles em diferentes locais Faça pelo menos duas copias dos seus documentos selecionados mais copias melhor Uma copia permanece no seu laptop ou no seu computador de mesa e coloque outras copias em mídias diferentes, como DVDs, CDs, HD externos, USB e Arquivos da Web. ARMAZENAR Armazene suas cópias em diferentes locais separados geográficamente. Dessa forma se um desastre atingir um local, seus documentos importantes não sufrirão nenhum dano. Coloque uma cópia da descrição dos seus documentos com outros documentos importantes em uma local seguro. ATUALIZAR Verifique pelo menos uma vez ao ano se seus arquivos estão ainda legíveis. Crie uma nova cópia em nova mídia cada cinco anos ou quando for necessário para evitar perda de dados.

48 Imagens digitais Fotografias tem um significado pessoal especial. Fotos são únicas: se elas não podem ser recuperadas, a informação que elas proveem nunca poderá ser substituída.

49 Imagens digitais LOCALIZAR Identifique onde estão suas fotos digitais Identifique todas suas foto digitais em cameras, coputadores emídias removíveis e cartões de memória. Inclua suas fotos na Internet SELECIONAR Decida quais fotos são as mais importantes Separe as imagens que você considere que são especialmente importantes. Se houver multiples versões de uma foto importante, salve aquela com a mais alta qualidade. ORGANIZAR Organize as fotos selecionadas Atribua a cada foto um nome descritivo. Marque as fotos com nomes de pessoas e assuntos descritivos. Crie uma estrutura de diretório/pastas no seu computador para colocar as fotos que você selecionou. Escreva uma breve descrição da estrutura do diretório e das fotos.

50 Imagens digitais COPIAR Faça copias e armazene elas em diferentes locais Faça no mínimo duas copias de cada foto selecionada Uma cópia pode ficar no seu computador ou laptop; coloque as outras cópias em diferente midia como DVDs, CDs, HD externos USB e locais na Internet. ARMAZENAR Armazene suas cópias em diferentes locais que estejam geográficamente distantes. Se um desastre atingir um local, suas fotografias no outro local estarão seguras. Coloque uma cópia do deu inventário de fotos junto com seus documentos importantes em local seguro. ATUALIZAR Verifique suas fotos pelo menos uma vez ao ano para garantir que você pode abrir elas. Crie uma nova mídia com suas cópias a cada cinco anos ou quando necessário para evitar perda de dados.

51 Arquivos de audio LOCALIZAR Identifique onde estão suas arquivos de audio Identifique todas suas arquivos de audio em computadores, aparelhos de som, phones e mídias removíveis, cartões de memória e DVDs. Inclua arquivos de audio que você gerencia via softwares de audio SELECIONAR Decida quais gravações de audio tem valor a longo prazo Separe as gravações que você considere que são especialmente importantes. Se houver multiples versões de uma gravação importante, salve aquela com a mais alta qualidade. Exporte os registros de audio selecionados Se você está salvando poucos registros, voce pode usar a opção salvar como no seu navegador ou o software do programa para exportar elas como arquivos individuais. Se você está salvando muitos registros, verifique a exportação automática para eles. Se for possivel salve os registros em formato aberto Salve os metadados dos arquivos de audio, incluindo a data quando foi exportado.

52 Arquivos de audio ORGANIZAR Organize os registros de audio selecionados Atribua a cada arquivo de audio um nome descritivo Marque os arquivos com informação sobre a gravação. Crie uma estrutura de diretório/pastas no seu computador onde possa colocar os registros selecionados. Escreva um pequeno resumo da estrutura do diretório e dos registros. COPIAR Faça cópias e gerencie elas em diferentes locais Faça no mínimo duas cópias de cada registro de audio selecionado Uma cópia pode ficar no seu computador ou laptop; coloque as outras cópias em diferente midia como DVDs, CDs, HD externos USB e locais na Internet.

53 Arquivos de audio ARMAZENAR Armazene suas cópias em diferentes locais que estejam geográficamente distantes. Se um desastre atingir um local, seus registros de audio no outro local estarão seguros. Coloque uma cópia do deu inventário junto com seus documentos importantes em local seguro. ATUALIZAR Verifique seus registros de audio pelo menos uma vez ao ano para garantir que você pode abrir eles. Crie uma nova mídia com suas cópias a cada cinco anos ou quando necessário para evitar perda de dados.

54 Correio eletrônico Como as cartas, as mensagens de documentam eventos importantes, negociações e relações. Preservar essas mensagens envolve manter elas separadas do programa de . Os quais não são feitos para manter a informação por longos períodos de tempo. Eles podem migrar ou parar de ter suporte a qualquer hora.

55 Correio eletrônico LOZALIZAR Identifique todas suas contas de Identifique suas contas de Para cada conta, localize todas suas pastas ou grupos de mensagens, incluindo as mensagens arquivadas. SELECIONAR Decida quais mensagens tem um valor a longo prazo Separe as mensagens que você considera que tenham importância especial Escolha os arquivos de anexos das mensagens selecionadas Exporte as mensagens selecionadas Se você está salvando poucos registros, voce pode usar a opção salvar como no seu servidor de s ou o software do programa para exportar elas como arquivos individuais. Se você está salvando muitos s, verifique a exportação usando o programa de . Se for possivel salve as mensagens em formato aberto Salve os metadados para os arquivos de audio, incluindo o cabaçalho de assunto, data, destinatário, remitente e hora.

56 Correio eletrônico ORGANIZAR Organize as mensagens salvas Atribua nomes descritivos aos arquivos das mensagens e arquivos em anexos Crie uma estrutura de diretório/pastas no seu computador onde possa colocar as mensagens e os anexos selecionados. Escreva um pequeno resumo da estrutura do diretório e dos registros. COPIAR Faça cópias e gerencie elas em diferentes locais Faça no mínimo duas cópias de cada mensagem e anexo selecionado Uma cópia pode ficar no seu computador ou laptop; coloque as outras cópias em diferente midia como DVDs, CDs, HD externos USB e locais na Internet.

57 Correio eletrônico ARMAZENAR Armazene suas cópias em diferentes locais que estejam geográficamente distantes. Se um desastre atingir um local, seus registros de audio no outro local estarão seguros. Coloque uma cópia do deu inventário junto com seus documentos importantes em local seguro. ATUALIZAR Verifique suas mensagen salvas e anexos pelo menos uma vez ao ano para garantir que você pode abrir eles. Crie uma nova mídia com suas cópias a cada cinco anos ou quando necessário para evitar perda de dados.

58 Páginas WEB Páginas pessoais, Blogs, Redes Sociais Se você tem um blog, uma página na Internet, uma página no Facebook ou outra forma de compartilhar informação na Internet, você possui uma fonte de informação que você pode salvar para o futuro. Para começar a arquivar você deve primeiro identificar quais você usa.

59 Páginas WEB LOCALIZAR Identifique onde estão suas páginas WEB Localize todos seus conteudos na WEB, incluindo sites pessoais e redes sociais e de serviços. Inclua informação atual e conteúdo arquivado. SELECIONAR Decida qual informação tem valor a longo prazo Separe a informação que você considera que tenham importância especial Voce pode escolher partes individuais ou selecionar páginas enteiras ou sites. Exporte a informação selecionada Se você está salvando pouca quantidade de informação, voce pode usar a opção salvar como no seu navegador para exportar o site ou os arquivos individuais. Se você está salvando páginas enteiras, verifique a exportação automática como uma série de arquivos linkados. ORGANIZAR Organize a informação Aribua a cada arquivo nomes descritivos individuais Crie uma estrutura de diretório/pasta no seu computador para colocar a informação salva Escreva uma breve descrição da estrutura do diretório e dos documentos.

60 Páginas WEB COPIAR Faça copias e gerencie elas em diferentes locais Faça pelo menos duas copias de sua informação selecionada Uma copia permanece no seu laptop ou no seu computador de mesa e coloque outras copias em mídias diferentes, como DVDs, CDs, HD externos, USB e Arquivos da Web. ARMAZENAR Armazene suas cópias em diferentes locais separados geográficamente. Dessa forma se um desastre atingir um local, seus documentos importantes não sufrirão nenhum dano. Coloque uma cópia da descrição dos seus documentos com outros documentos importantes em uma local seguro. ATUALIZAR Verifique pelo menos uma vez ao ano se seus arquivos estão ainda legíveis. Crie uma nova cópia em nova mídia cada cinco anos ou quando for necessário para evitar perda de dados.

61

62 PRESERVAÇÃO DIGITAL DA MEMORIA INSTITUCIONAL

63 ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL BIBLIOTECAS (conteúdo) ARQUIVOS (contexto) MUSEUS (curadoria)

64 A GESTÃO DA INFORMAÇÃO HOJE O documento eletrônico forma parte das coleções digitais fora e dentro da Internet. Esses materiais precisam de uma nova forma de gestão.

65 GESTÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL A tecnologia favorece a capacidade de serviço das bibliotecas. O modelo digital foi assumido primeiro pelas bibliotecas universitárias.

66 Ameaças a Biblioteca Digital Falha ou perda da mídia Perda do Hardware Perda do Software Erros na comunicação Falhas nos serviços da Internet Obsolescência da mídia e do hardware Obsolescência do software e do formato Erros por parte dos operadores Desastres naturais Ataques externos Ataques internos Problemas econômicos Problemas institucionais

67 PROJETOS DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA A necessidade de mais conteúdos digitais é obvia. As bibliotecas estão criando portais, repositórios e bibliotecas digitais.

68 A PRESERVAÇÃO DIGITAL ENGLOBA: Mecanismos de armazenamento Gerenciamento de objetos digitais Estratégias metodológicas Parâmetros de arquivamento

69 O ESCOPO DA PRESERVAÇÃO DIGITAL Estratégias tecnológicas + Gerenciamento digital entendida como um componente de um conjunto agregado de serviços, políticas e especialistas que constituem o contexto do ciclo de vida da informação digital. (LAVOIE e DEMPSEY, 2004)

70 O ESCOPO DA PRESERVAÇÃO DIGITAL As normas para o uso das técnicas digitais e sua prontidão na tarefa da preservação a longo prazo. Os mecanismos que permitem o armazenamento em repositórios de dados digitais confiáveis, garantindo a perenidade dos seus conteúdos.

71 OS LOCAIS PARA IMPLEMENTAR A PRESERVAÇÃO DIGITAL A LONGO PRAZO BIBLIOTECA DIGITAL Um ambiente onde se juntam coleções, serviços e pessoal que dão apoio ao ciclo completo da criação, disseminação, uso e preservação dos dados, da informação e do conhecimento. Uma biblioteca digital consiste em conteúdos textuais ou não, interconexões e software.

72 OS LOCAIS PARA IMPLEMENTAR A PRESERVAÇÃO DIGITAL A LONGO PRAZO BIBLIOTECA DIGITAL É uma entidade complexa e instável. Sua sustentabilidade ainda está em risco. Oferece uma informação atualizada por contar com fontes de informação mais complexas e variadas. Os sistemas de informação com que conta animam os estudantes no processo de pesquisa e de assistência na navegação.

73 OS LOCAIS PARA IMPLEMENTAR A PRESERVAÇÃO DIGITAL A LONGO PRAZO BIBLIOTECA DIGITAL Armazenamento de grande quantidade de informação. Facilita a busca e recuperação da informação com novas ferramentas. Oferece maior qualidade e variedade de informação em formatos multimídia. A melhoria dos serviços de informação é contínua pela integração de novas ferramentas.

74 OS LOCAIS PARA IMPLEMENTAR A PRESERVAÇÃO DIGITAL A LONGO PRAZO BIBLIOTECA DIGITAL Favorece a interação e autonomia do usuário capacitado para decidir o que quer, quando e em qual suporte. Com a digitalização resgata muitos documentos em estado físico de risco. Diminui os custos das coleções com o intercâmbio de recursos e cooperação entre redes de informação.

75 OS LOCAIS PARA IMPLEMENTAR A PRESERVAÇÃO DIGITAL A LONGO PRAZO REPOSITÓRIO DIGITAL Um serviço de armazenamento de objetos digitais que tem a capacidade de manter e gerenciar materiais por longos períodos de tempo e prover o seu acesso apropriado. Conjunto de ferramentas necessárias para os produtores, disseminadores e usuários de documentos digitais.

76 OS LOCAIS PARA IMPLEMENTAR A PRESERVAÇÃO DIGITAL A LONGO PRAZO REPOSITÓRIO DIGITAL Os desenvolvedores de repositórios digitais são os responsáveis pela aplicação dos padrões internacionais para sistemas de preservação digital, assim como pela inclusão de atributos que suportem a segurança do sistema, os procedimentos apropriados, unidos às responsabilidades da custódia.

77 SOFTWARES PARA REPOSITÓRIOS DIGITAIS Institucionais Temáticos Centrais Distribuídos Archimede Greenstone Greenstone LOCKSS ARNO Dspace Dspace CDSware Eprints Eprints DSpace Dataverse Fedora Driver Eprints Fedora i-tor MyCoRe OPUS

78 SOFTWARES DE PRESERVAÇÃO DIGITAL LOCKSS Archivematica Fedora Dataverse

79 SOLUÇÕES DE PRESERVAÇÃO PARA REPOSITÓRIOS DIGITAIS Formatos Metadados Serviços Arquivamento Web DROID Metadata Extraction Tool GDFR WCT PUID Content JHOVE PRONOM XENA OCLC Digital Archive Service ContentE PLANET Testbed PORTICO JStor CLOCKSS

80 Níveis de preservação digital Preservação dos Bits: para garantir que o arquivo continue exatamente o mesmo com o passar do tempo sem nenhuma modificação enquanto a mídia física evolui ao seu redor. Preservação funcional: o arquivo muda com o passar do tempo mas, apesar disto, o material continua a ser usável da mesma forma em que era originalmente, enquanto os formatos digitais (e a mídia física) evoluem com o passar do tempo. URL Persistentes - Handles

81 PROJETOS DE PRESERVAÇÃO DIGITAL EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS

82 PRESERVAÇÃO DIGITAL Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenadoria da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA IBICT

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Preservação de Acervos Digitais

Preservação de Acervos Digitais Preservação de Acervos Digitais Humberto Celeste Innarelli Analista de Desenvolvimento de Sistemas e Administrador de Rede do Sistema do Arquivo Central do Arquivos da UNICAMP Professor da área de Tecnologia

Leia mais

Política de privacidade do Norton Community Watch

Política de privacidade do Norton Community Watch Política de privacidade do Norton Community Watch Data de início: 5 de agosto de 1999 Última atualização: 16 de abril de 2010 O que é o Norton Community Watch? O Norton Community Watch permite que os usuários

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO

UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO www.origy.com.br UM NOVO CONCEITO EM HOSPEDAGEM DE DOMÍNIO CARACTERÍSTICAS: E-MAIL IMAP * Acesso simultâneo e centralizado, via aplicativo, webmail e celular/smartphone * Alta capacidade de armazenamento

Leia mais

Módulo II - Aula 3 Comunicação

Módulo II - Aula 3 Comunicação Módulo II - Aula 3 Comunicação O surgimento da comunicação entre as pessoas por meio de computadores só foi possível após o surgimento das Redes de Computadores. Na aula anterior você aprendeu sobre a

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Aplicações práticas das diretrizes InterPARES em documentos arquivísticos digitais Daniela Francescutti Martins Hott

Aplicações práticas das diretrizes InterPARES em documentos arquivísticos digitais Daniela Francescutti Martins Hott Brasília,. Aplicações práticas das diretrizes InterPARES em documentos arquivísticos digitais Daniela Francescutti Martins Hott E-mail: daniela.martins@camara.leg.br Panorama Arquivologia 2.0 nas empresas

Leia mais

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani

Manual de Operações Básicas. Thiago Passamani Manual de Operações Básicas Thiago Passamani 1 - Entrando e saindo do sistema O Zimbra Suíte de Colaboração é um software de correio eletrônico open source com suporte para e-mail, contatos, calendário

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Sistemas Colaborativos Simulado

Sistemas Colaborativos Simulado Verdadeiro ou Falso Sistemas Colaborativos Simulado 1. Todos os tipos de organizações estão se unindo a empresas de tecnologia na implementação de uma ampla classe de usos de redes intranet. Algumas das

Leia mais

Backup. jmcordini@hotmail.com

Backup. jmcordini@hotmail.com Backup jmcordini@hotmail.com Backups e restauração de dados Backup é uma das tarefas mais incômodas na administração de sistemas mas é sem dúvida uma das mais importantes. Backup é nossa última linha de

Leia mais

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING

MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING MANUAL DE REDE SOCIAL NA PLATAFORMA NING Frederico Sotero* Este breve manual destina-se aos participantes das redes sociais desenvolvidas pela MANTRUX na plataforma Ning. Trata-se essencialmente de um

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura Introdução Projeto de Arquitetura (Cap 11 - Sommerville) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Até agora, estudamos: Os

Leia mais

Eberhardt Comércio e Assist. Técnica. Ltda.

Eberhardt Comércio e Assist. Técnica. Ltda. Rua das Cerejeiras, 80 Ressacada CEP 88307-330 Itajaí SC Fone/Fax: (47) 3349 6850 Email: vendas@ecr-sc.com.br Guia de emissão de relatórios para envio ao DNPM ou arquivo e uso do software do sistema de

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio?

Como usar o. Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? Como usar o Facebook para melhorar meu Negócio? O que é o Facebook? É uma rede social que permite conectar-se com amigos, familiares e conhecidos para trocar informações como fotografias, artigos, vídeos

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015

Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Esta Política de privacidade estabelece nossas políticas e procedimentos para coletar, usar e

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

Backsite Serviços On-line

Backsite Serviços On-line Apresentação Quem Somos O Backsite Com mais de 15 anos de mercado, o Backsite Serviços On-line vem desenvolvendo soluções inteligentes que acompanham o avanço das tecnologias e do mundo. Com o passar do

Leia mais

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015.

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. Isso nos permite afirmar que todas as pessoas nascidas após 1995 são consideradas NATIVAS DIGITAIS, ou seja, quando chegaram ao mundo, a internet já existia.

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Introdução ao OneDrive

Introdução ao OneDrive Introdução ao OneDrive Tudo em um só lugar na sua vida No Windows 8.1 e no Windows RT 8.1, você pode facilmente salvar seus arquivos no OneDrive e acessá-los de qualquer dispositivo, como computador, tablet

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Software Utilitário; Software Orientado a Tarefas; Software de Negócios;

Software Utilitário; Software Orientado a Tarefas; Software de Negócios; NOÇÕES DE SOFTWARE II Disciplina: Introdução à Microinformática Software Utilitário; Software Orientado a Tarefas; Software de Negócios; 2 ... do mundo empresarial 3 Executam tarefas secundárias. Exemplos:

Leia mais

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho.

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. Manual em Portugues Prefácio Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. I. Nota 1. Evite deixar cair o aparelho ou agitar com

Leia mais

Processo Controle de Documentos e Registros

Processo Controle de Documentos e Registros Dono do Processo Marilusa Lara Bernardes Bittencourt Aprovado por Comitê da Qualidade Analisado criticamente por Representante da Direção Substituto: Kelly Vitoriny 1. OBJETIVOS: Descrever a forma como

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI

Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 5.2 Qual a Diferença? Dado? Informação? Conhecimento? Dado Platão (428-348

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

BIBLIOTECAS DIGITAIS: CONCEITOS E PLANEJAMENTO. Liliana Giusti Serra

BIBLIOTECAS DIGITAIS: CONCEITOS E PLANEJAMENTO. Liliana Giusti Serra BIBLIOTECAS DIGITAIS: CONCEITOS E PLANEJAMENTO Liliana Giusti Serra INFORMAÇÃO - NOVA ECONOMIA Ciência da Informação Ciência da Computação CONTEÚDO Tecnologia de Rede BIBLIOTECAS DIGITAIS Interoperabilidade

Leia mais

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - 2012 5 a 9 de Novembro de 2012 Cuiabá MT www.ufmt.br/ihc12 Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 O Simpósio

Leia mais

Repositórios digitais para documentos arquivísticos

Repositórios digitais para documentos arquivísticos Repositórios digitais para documentos arquivísticos Fundação Casa de Rui Barbosa Memória & Informação 4 de abril de 2012 Claudia Lacombe Rocha Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Roteiro Repositório

Leia mais

Serviços de TIC Soluções e demandas

Serviços de TIC Soluções e demandas Serviços de TIC Soluções e demandas Superintendência de Governança Eletrônica e de Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC/UFSC) 16/07/2015 CSS/SeTIC 1 Agenda SeTIC Apresentação dos serviços, por

Leia mais

Privacidade. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Privacidade. <Nome> <Instituição> <e-mail> Privacidade Agenda Privacidade Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Privacidade (1/3) Sua privacidade pode ser exposta na Internet: independentemente da sua

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

1 Como seu Cérebro Funciona?

1 Como seu Cérebro Funciona? 1 Como seu Cérebro Funciona? UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) O cérebro humano é capaz de processar as informações recebidas pelos cinco sentidos, analisá-las com base em uma vida inteira de experiências,

Leia mais

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover

Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover SATIS 2011 Proposta Concessionária Terra Nova Land Rover 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD)

Curso Introdução à Educação Digital - Carga Horária: 40 horas (30 presenciais + 10 EaD) ******* O que é Internet? Apesar de muitas vezes ser definida como a "grande rede mundial de computadores, na verdade compreende o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam e que permitem

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade.

Ser a primeira opção para empresas que buscam soluções que combinem mobilidade, entretenimento e interatividade. MISSÃO Fornecer todas as ferramentas necessárias que possibilitem levar entretenimento e interatividade a todos os usuários de telefones móveis e fixo. OBJETIVO Ser a primeira opção para empresas que buscam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

Introdução. Pense em toda a informação pessoal que você tem armazenada no. seu computador, informação irrecuperável como fotos, documentos,

Introdução. Pense em toda a informação pessoal que você tem armazenada no. seu computador, informação irrecuperável como fotos, documentos, Guia de Backup Introdução Pense em toda a informação pessoal que você tem armazenada no seu computador, informação irrecuperável como fotos, documentos, apresentações, entre outras. Imagine que quando

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

Roteiro. BCC321 - Banco de Dados I. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. O que é um banco de dados (BD)?

Roteiro. BCC321 - Banco de Dados I. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. O que é um banco de dados (BD)? Roteiro BCC321 - Banco de Dados I Luiz Henrique de Campos Merschmann Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto luizhenrique@iceb.ufop.br www.decom.ufop.br/luiz Conceitos Básicos Banco

Leia mais

SC 53/15. 24 fevereiro 2015 Original: inglês. Comitê de Estatística 8. a reunião 4 março 2015 Londres, Reino Unido

SC 53/15. 24 fevereiro 2015 Original: inglês. Comitê de Estatística 8. a reunião 4 março 2015 Londres, Reino Unido SC 53/15 24 fevereiro 2015 Original: inglês P Comitê de Estatística 8. a reunião 4 março 2015 Londres, Reino Unido Política de divulgação de informações Antecedentes 1. Em julho de 2002 a Organização publicou

Leia mais

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com ANIMAÇÕES WEB AULA 2 conhecendo a interface do Adobe Flash professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com O layout do programa A barra de ferramentas (tools) Contém as ferramentas necessárias para desenhar,

Leia mais

Existem 109 questões nesta pesquisa

Existem 109 questões nesta pesquisa FASE 2: ANÁLISE DO WEBSITE INSTRUÇÕES Leia atentamente todas as questões Explore o website em avaliação, procurando pelas questões propostas Depois, responda cada questão Algumas questões precisam de informações

Leia mais

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Visão geral do conteúdo Sobre o PrintMe Mobile Requisitos do sistema Impressão Solução de problemas Sobre o PrintMe Mobile O PrintMe Mobile é uma solução empresarial

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II)

AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) AULA 3 FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO, DE CORREIO ELETRÔNICO, DE GRUPOS DE DISCUSSÃO, DE BUSCA E PESQUISA (PARTE II) A seguir vamos ao estudo das ferramentas e aplicativos para utilização do correio

Leia mais

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Como medir a velocidade da Internet?

Como medir a velocidade da Internet? Link Original: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-medir-velocidade-da-suainternet.html Como medir a velocidade da Internet? Pedro Pisa Para o TechTudo O Velocímetro TechTudo é uma

Leia mais

Seu manual do usuário SONY ERICSSON K550I http://pt.yourpdfguides.com/dref/449983

Seu manual do usuário SONY ERICSSON K550I http://pt.yourpdfguides.com/dref/449983 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY ERICSSON K550I. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador?

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador? Backup O backup tem dois objetivos principais: Permitir a recuperação de arquivos individuais é a base do típico pedido de recuperação de arquivo: Um usuário apaga acidentalmente um arquivo e pede que

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC.

Entre em contato com a Masterix e agende uma reunião para conhecer melhor o SMGC. Conheça melhor os sistemas Masterix: O que é SMGC? O Sistema Masterix de Gestão de Conteúdo é um conjunto de ferramentas de atualização dinâmica que permitem aos nossos clientes o abastecimento e atualização

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS 1 2 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO

NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO NOVAS MÍDIAS DIGITAIS - AULA 01 - APRESENTAÇÃO O QUE É MÍDIA DIGITAL? É conjunto de meios de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição de informação na forma escrita, sonora

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica O e-mail Primeiros Cliques 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Receber, enviar e responder mensagens...3 Anexando arquivos...9 Cuidado com vírus...11 2 Outlook

Leia mais

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS

SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS SEU NEGÓCIO ONLINE EM 4 PASSOS A quem se destina este passo-a-passo? Esta instrução passo-a-passo foi criada pensando nos pequenos empreendedores que querem iniciar seu negócio na internet - ou aqueles

Leia mais

Metadados de Imagens Digitais

Metadados de Imagens Digitais Metadados de Imagens Digitais Apresentado por escâner móvel Fli-Pal http://flip-pal.com O Que são Metadados? E se você pudesse armazenar informações sobre um arquivo, como uma descrição, o autor, palavras-chave,

Leia mais

Como Configurar Catálogos de Correio Eletrônico com o MDaemon 6.0

Como Configurar Catálogos de Correio Eletrônico com o MDaemon 6.0 Como Configurar Catálogos de Correio Eletrônico com o MDaemon 6.0 Alt-N Technologies, Ltd 1179 Corporate Drive West, #103 Arlington, TX 76006 Tel: (817) 652-0204 2002 Alt-N Technologies. Todos os Direitos

Leia mais

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 02 ESCRIVÃO PF

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 02 ESCRIVÃO PF Orientações aos alunos: 1. Este simulado visa auxiliar os alunos que estão se preparando para o cargo de Policial Rodoviário Federal. 2. O Simulado contém 10 questões estilo CESPE (Certo e Errado) sobre

Leia mais

O Portal de Periódicos da Capes Katyusha Madureira Loures de Souza Novembro de 2014

O Portal de Periódicos da Capes Katyusha Madureira Loures de Souza Novembro de 2014 O Portal de Periódicos da Capes Katyusha Madureira Loures de Souza Novembro de 2014 Breve histórico 1986 - Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias Programa de Aquisição Planificada de Periódicos 1990

Leia mais

Segurança em Dispositivos Móveis. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Dispositivos Móveis. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Dispositivos Móveis Agenda Dispositivos móveis Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Dispositivos móveis (1/2) Tablets, smartphones, celulares,

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos.

Manual (Office 365) Para acesso ao sistema de e-mails, os passos iniciais continuam os mesmos. Histórico de Alterações Versão Data Autor Função Descrição 1 14/09/2012 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Criação inicial 2 19/11/2013 Roberto Gouveia Analista de Help Desk Atualização A partir de

Leia mais

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br

Segurança em Computadores. GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Segurança em Computadores GTI SEDU atendimento@sedu.es.gov.br Agenda Computadores Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Computadores (1/4) Computador pessoal grande quantidade de dados armazenados

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Processo Aplicado Contabilidade EV Doc

Processo Aplicado Contabilidade EV Doc Processo Aplicado Contabilidade EV Doc EV DOC DIGITALIZAÇÃO E GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS (GED) Digitalize e gerencie de forma simples os documentos e informações de sua empresa utilizando uma plataforma

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

Um Site Sobre Viagens...

Um Site Sobre Viagens... Um Site Sobre Viagens... www.cidadaodoplaneta.com.br contato@cidadaodoplaneta.com.br @caiofochetto 2 HISTÓRICO...03 CURRÍCULO...04 MÍDIAS DO SITE...05 PUBLICIDADE...06 ESTATÍSTICAS DE ACESSO...07 DADOS

Leia mais