Conferencistas e Atrações Culturais I Congresso Regional de Psicologia na Saúde. Conferencistas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conferencistas e Atrações Culturais I Congresso Regional de Psicologia na Saúde. Conferencistas"

Transcrição

1 Conferencistas e Atrações Culturais I Congresso Regional de Psicologia na Saúde Conferencistas Roseli Maria Eleutério Rodrigues: Psicóloga clínica, Sexóloga, Psicoterapeuta Psicanalítica e Sistêmica. Coordenadora do PROSAD de Votuporanga. IRP (Instituto Riopretense de Psicodrama): O Instituto Rio-pretense de Psicodrama é uma instituição sem fins lucrativos, filiada à Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP), que oferece atendimento à comunidade. O curso de formação de psicodramatistas tem a finalidade de propiciar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas, além de habilitá-los para a utilização do psicodrama como método de trabalho, aprimoramento das relações interpessoais e desenvolvimento da criatividade. Drª Elaine Gomes dos Reis Alves: PSICÓLOGA CLÍNICA; PÓS-DOUTORANDA PELO INSTITUTO DE PSICOLOGIA USP; COORDENADORA E CONSULTORA DA PRESTAR CUIDADOS: CURSOS E CONSULTORIAS; MEMBRO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE A MORTE IPUSP; MEMBRO DO CEPED-USP (CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DESASTRES) E DO NÚCLEO DE EMERGÊNCIAS E DESASTRES DO CRPSP. Dr. Manuel Morgado Rezende: Psicólogo, Prof. Pós-Doutor e Presidente da ABPSA (Associação Brasileira de Psicologia da Saúde ). Graduado em Psicologia pela PUC/SP. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/Campinas e Doutor em Saúde Mental pela UNICAMP. Pós-doutor em Psicologia da Saúde pela Universidade do Algarve - UALg. Temas de Pesquisas: Psicopatologia e consumo de substâncias psicoativas, Reabilitação psicossocial na área de saúde mental, Grupos e promoção de saúde.

2 Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Algarve., Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo. Professor convidado do Doutoramento em Psicologia da Universidade do Algarve, Portugal. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde ( ). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Lider do Grupo de Pesquisa do CNPq Processos psicossociais na promoção de Saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: abuso de substâncias, prevenção e tratamento de dependência de drogas e promoção de saúde na escola. Faz parte da rede de pesquisas sobre drogas do SENAD. Membro do Conselho científico das revistas; Boletim de Psicologia, Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental Avaliador de Curso de graduação do BASis, Inep, Ministério da Educação. OCIAÇÃO BRASILEIRA DE Drª Maria Geralda Viana Heleno: Psicóloga, Coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo UMESP. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Especialista em Psicologia Hospitalar, Coordenadora da equipe de Psicologia do acampamento para crianças e adolescentes com Diabetes organizado pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Associação de Diabetes Juvenil - ADJ. Professora das disciplinas Psicologia da Saúde e Psicologia Comunitária e da Saúde. Supervisora de estágio em Psicologia Comunitária e da Saúde. Membro fundador da Associação de Pesquisa e Estudos Psicanalíticos. Graduada em Psicologia. Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP e Doutora em Psicologia pela USP/SP. Eliane Ferreira Pereira Okasawara Psicóloga com Especialização em Sexualidade pela FAMERP. Professora do Curso de Formação em Sexualidade - PósSex Atua nas áreas: clínica, educacional e orientação profissional. Pedagoga e orientadora educacional no Colégio Santo André de São José do Rio preto/sp. Patrícia Ramos Angeloni: Psicóloga da Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga/SP.

3 Rodrigo Boscolo: Psicólogo da Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga/SP. Andréia Regina Caldeira: Psicóloga do CAPS AD e do CRAM (Centro de Referência e Apoio a Mulher) do município de Votuporanga/SP. Joaquim Marciano Ribeiro Filho: Psicólogo há 7 anos. Atua no IDAV (Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga) e no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município de Votuporanga/SP. É Diretor do Instituto Cenorpsi. Representa o CRP - SP como Conselheiro. Vice-Presidente no Conselho Municipal de Assistência Social. Especialista em Psicopedagogia e em Gestão Empresarial. Míriam de Prosdocimi: Psicóloga do NASF-Sul de Votuporanga, com aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase no NASF, pela FIOCRUZ em parceria com o Ministério da Saúde. Especializada em Psicodrama pelo Instituto de Rio Preto de Psicodrama e em Saúde Pública pela Somay- Unifev. Pós-Graduanda em Gestão em Saúde pela UNIFESP. Rodrigo Aguiar Moreira de Oliveira: Psicólogo, Especialista em Psicodrama, Técnico de Capacitações do Programa Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids em São José do Rio Preto, Conselheiro do COMAD Conselho Municipal Sobre Álcool e outras Drogas, Preceptor do PET Saúde Mental da FAMERP, Docente da Universidade dos Grandes Lagos - Unilago, Membro da Diretoria do Instituto Riopretense de Psicodrama - IRP. Ana Carla Furlan Scarin: Psicóloga - CRP 06/ Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade desde out/2012. Graduada pela UEL/PR, Mestre e Doutora em Educação pela UNESP/Marília-SP. Pós Doutoranda pela USP/SP Depto. de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atua nas áreas: Clínica, Escolar e como docente no Ensino Superior e Gestora da Subsede de SJRio Preto CRP SP.

4 Maria Belmira Paes de Almeida Garcia: Psicóloga, Psico-Oncologista pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, Especialista em Grupoterapia Analítica pelo NESME(Núcleo de Estudo e Saúde Mental ), responsável pela organização do Movimento Outubro Rosa/Novembro Azul e Representante do I Núcleo Regional da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologa em São José do Rio Preto. Alexandre Venâncio de Souza: Graduação em Psicologia pela UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Experiência em Psicologia da Saúde nos serviços de Cuidados Paliativos e Clínica de Dor pela FAMERP de São José do Rio Preto. Atualmente, Psicólogo na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer de Barretos. Integrante da equipe multidisciplinar de Atenção Domiciliar. Formação no curso de Saúde Baseada em Evidências do Hospital Sírio- Libanês. Duzolina Adhara de Oliveira Barnabé Marques: Graduação em Psicologia pela UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Experiência em Psicologia da Saúde nos serviços de Hematologia e Transplante de Medula Óssea pela FAMERP de São José do Rio Preto. Atualmente, Psicóloga na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer de Barretos. Formação em Psico-sócio-oncologia e Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica medicina Paliativa. Rafaella Carioca Aguiar Persegona: Formada na Faculdade Faceres, especializanda em Teoria Psicanalítica pelo NPP. Psiquiátrico Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. Psicóloga clínica e Psicóloga do hospital Fernando Dotoli Gonçalves de Sousa: Psicoterapeuta de base analítica, coordenador do setor de psicologia do hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, psicoterapeuta com consultório particular.

5 Ana Priscila Restivo Signorini: Psicóloga Clínica e Psicóloga do Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, especializanda pelo NPP em Teoria Psicanalítica. Rogério Scapin Galego: Graduado em Psicologia pela UFMS. Pós graduação em Gestão Empresarial com Ênfase em Marketing e Recursos Humanos e Saúde mental. Psicólogo do CAPS II e CREAS no município de Votuporanga/SP. Leonácia Aline Motos Gentini: Graduação em Psicologia pela UNIFEV. Especialista em Saúde Mental. Coach pela Academia Brasileira de Coaching. Doula e Educadora Perinatal pela Bem Gestar e Santa Casa de Votuporanga. Atuação como Coach, Psicóloga Clínica e Gestora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)do Município de Votuporanga. Isabel Paula Meneses de Morais: Psicóloga clinica. Pós-graduação em Saúde Pública. Pós-graduação em Docência no Ensino Médio e Superior. Bacharel em Farmácia-bioquímica. Especialização em Homeopatia. Sabrina Magossi Mainardi: Psicóloga formada pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis. Doula e Educadora perinatal pela Bem Gestar e Santa Casa de Votuporanga. É psicóloga no Centro de Educação Infantil Fonte Viva e em consultório particular. Vinícius Schumaher: Graduando do 8º Período do Curso de Psicologia UNIFEV Centro Universitário de Votuporanga. Facilitador do Grupo GAOPE (Grupo de Apoio e Orientação à Pessoa Enlutada). Grupo Sorrisoterapeutas: Grupo de graduandos e pessoas da comunidade externa da IES que desenvolvem um trabalho voluntário desde 2013, apoiados pela UNIFEV, num projeto de responsabilidade social.

6 Fernando Macedo Magalhães: Graduação em Psicologia pela FEF Fundação Educacional de Fernandópolis. Aprimoramento em Psicologia da Saúde pela FAMERP, com ênfase em Psicologia Pediátrica. Pós-Graduado em Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica Terapia Cognitivo-Comportamental Adulto e Infantil pela FAMERP. Psicólogo Clínico e Psicólogo da Saúde. Psicólogo responsável pelo Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto (HCM). Psicólogo Responsável Técnico no Espaço Saúde e Psicólogo da Saúde no Hospital de Base Saúde (convênio). Elis Regina Rampim: Bacharel em Psicologia pela UNIFEV Centro Universitário de Votuporanga. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Psicóloga da Comunidade de Recuperação Nova Vida Votuporanga/SP. Gabriele Lima Gualda: Bacharel em Psicologia pela UNIFEV Centro Universitário de Votuporanga. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (em andamento). Psicóloga Clínica. Atuação em projeto de Prevenção ao uso de drogas no município. Analine Pereira da Silva, Marcia Faria Cavalcante e Patrícia de Oliveira Pedro: Graduandas do 8º Período do Curso de Psicologia UNIFEV Centro Universitário de Votuporanga. Facilitadoras do Grupo APPTC (Apoio Psicológico a Pessoas em Tratamento do Câncer). Reinaldo Antônio de Carvalho: Coordenador da Rede de Saúde Mental do Município de Votuporanga/SP. Marli Silvano de Souza Santana: Psicóloga do SAE (Serviço de Assistência Especializada José Pedro Ferreira Votuporanga/SP).

7 Atrações Culturais Quinteto de Cordas: primeiro violino, segundo violino, viola, violoncelo e contrabaixo compõem o Quinteto vinculado a Secretaria da Cultura e Turismo do Município de Votuporanga/SP, coordenado pela Profª Mariane Lagoin. Grupo de Coral de Viola: composto por 14 integrantes, o Coral de Violas A Voz do Sertão, do Centro de Folclore e Cultura de Votuporanga, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga, tem a regência de Dorival Batista Martins. Ueliton de Souza Gonçalves: Graduando do 10º Período do Curso de Psicologia UNIFEV Centro Universitário de Votuporanga. Grupo APPTC: Grupo formado por pessoas em tratamento do câncer. Banda Eurico: Graduando do 6º Período do Curso de Psicologia UNIFEV Centro Universitário de Votuporanga.

8

Conferencistas e Atrações Culturais I Congresso Regional de Psicologia na Saúde. Conferencistas

Conferencistas e Atrações Culturais I Congresso Regional de Psicologia na Saúde. Conferencistas Conferencistas e Atrações Culturais I Congresso Regional de Psicologia na Saúde Conferencistas Roseli Maria Eleutério Rodrigues: Psicóloga clínica, Sexóloga, Psicoterapeuta Psicanalítica e Sistêmica. Coordenadora

Leia mais

I CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA NA SAÚDE PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE PROFISSIONAL TEMA COORDENAÇÃO Entrega de. Comissão Organizadora

I CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA NA SAÚDE PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE PROFISSIONAL TEMA COORDENAÇÃO Entrega de. Comissão Organizadora I CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA NA SAÚDE PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE PROFISSIONAL TEMA COORDENAÇÃO Entrega de Materiais e 6/11 08:00 às 23:00 Tenda Acolhe Organizadora Informações (Secretaria)

Leia mais

I CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA NA SAÚDE PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE PROFISSIONAL TEMA COORDENAÇÃO. Comissão Organizadora

I CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA NA SAÚDE PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE PROFISSIONAL TEMA COORDENAÇÃO. Comissão Organizadora I CONGRESSO REGIONAL DE PSICOLOGIA NA SAÚDE PROGRAMAÇÃO DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADE PROFISSIONAL TEMA COORDENAÇÃO 6/11 08:00 às 23:00 Tenda Acolhe Entrega de Materiais e Informações Gerais Organizadora

Leia mais

Cursos de especialização credenciados pelo CFP

Cursos de especialização credenciados pelo CFP Cursos de especialização credenciados pelo CFP Núcleo Formador Curso Credenciado Especialidade Localidade 1 ABP - Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama 2 Associação de Combate ao Câncer em

Leia mais

M. Isabel N. G. Manzano

M. Isabel N. G. Manzano Objetivo Recursos Humanos Resumo Profissional Psicóloga com especialização em Treinamento & Desenvolvimento em Recursos Humanos. Certified Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA O programa tem por objetivo capacitar profissionais para a promoção de saúde, prevenção, identificação e tratamento do uso nocivo de substâncias psicoativas.

Leia mais

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª)

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS MÓDULO I: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) 04/07 das 8 às 16h (sábado). Bibliografia

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior DOCENTES Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos

Leia mais

1.1. Cristina Nacif Alves

1.1. Cristina Nacif Alves 1.1. 1.1.1. Formação Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, concluída em Junho de 1992 Especialização em Desenvolvimento e Aprendizagem da criança e do adolescente - Instituto

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de 2008 Apoio Matricial em Saúde Mental: a Iniciativa de

Leia mais

SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA

SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA CLÍNICA ESCOLA A Clínica Escola do Núcleo de Neurociência ESUDA em uma ação conjunta de um fazer profissional que corresponda aos interesses sociais da

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Pós-graduação Psicologia

Pós-graduação Psicologia Pós-graduação Psicologia Pós-graduação - Lato Sensu Os cursos de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo têm como objetivos a formação de docentes, pesquisadores e profissionais

Leia mais

7ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital

7ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital PROGRAMA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA SAÚDE CRACK - Prevenção, Resgate e Cuidados em Saúde Mental Roteiro Preliminar Abertura e Mesa 1 - Gestores (13 horas): Dra. ANABELLE MACEDO SILVA Titular da 3ª Promotoria

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO 1 o Ano Antropologia Epistemologia e História da Psicologia Estatística Ética e Cidadania Interpretação e Produção de Textos Científicos Métodos de Pesquisa em Psicologia

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA RELATÓRIO DE 2011 Em 2011, o Vila Fátima deu continuidade aos seus programas de ensino-serviço. Esta unidade acadêmica descentralizada é uma projeção da Universidade ao seu meio, e, como tal, oferece um

Leia mais

DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL

DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL CHEFE DO CURSO DE ENFERMAGEM Profa. MSc. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa Possui graduação em Terapia Ocupacional pela

Leia mais

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento.

Inserção e atuação do aluno no campo de atuação do psicólogo a partir de realização de um estudo de caso visando à produção do conhecimento. ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS ESTÁGIOS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (3 período) Contextualização dos campos tradicionais e emergentes de atuação da psicologia.o aluno fará pesquisa bibliográfica e/ou de campo para

Leia mais

Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau

Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau PROGRAMAÇÃO DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa.- Direção FMN-CG Samara Coelho - Coordenação Acadêmica 18h30 Abertura Adriano

Leia mais

Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi

Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialização em voz pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE

FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE Psicologia Ciência e Profissão 4 60 12 Bases Filosóficas da Psicologia 4 72 0 Bases Sócio-Antropológicas da Psicologia 4 60 12 Anatomia Humana 4 36 36 Metodologia de

Leia mais

Relatório de Atividades 2014

Relatório de Atividades 2014 Relatório de Atividades 2014 Aula Inaugural da Psicologia No dia 13 de março de 2014 no auditório da IES ocorreu a aula inaugural do semestre que abordou a temática Psicologia e políticas públicas: reflexões

Leia mais

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos

Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 1 APRESENTAÇÃO: O objetivo desse curso é propiciar ao professor da educação Infantil, fundamental I, fundamental II e Ensino Médio, conhecimento de técnicas

Leia mais

COORDENADOR AUTORES. Lista de Autores

COORDENADOR AUTORES. Lista de Autores Lista de Autores COORDENADOR Pedro Monteiro Psiquiatra da Infância e Adolescência, com formação em Terapia Familiar, Psicodrama e Terapias Cognitivo-comportamentais; Membro do Núcleo de Doenças do Comportamento

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes: ofício nº 115-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/ CAPES de 2 de outubro de 2012. 2. Objetivo geral: formar o pesquisador, o docente

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides. De 16 a 18 de setembro de 2015. Programação

Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides. De 16 a 18 de setembro de 2015. Programação Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides De 16 a 18 de setembro de 2015 Programação 16 de setembro de 2015 Quarta-feira 8hs 9hs Credenciamento 9hs30 12hs Conferências de abertura: Leituras

Leia mais

MESA REDONDA MARÇO. JOVENS E CULTURA CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS COORDENAÇÃO DA MESA: Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan

MESA REDONDA MARÇO. JOVENS E CULTURA CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS COORDENAÇÃO DA MESA: Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan O III Seminário Violar: Pesquisas sobre Juventudes e Educação ocorrerá em um formato diferente. Serão diversas mesas redondas ao longo do ano com o objetivo de refletir temáticas sobre juventude presentes

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Lenise Freitas Motta

CURRICULUM VITAE. Lenise Freitas Motta CURRICULUM VITAE Lenise Freitas Motta Outubro/2012 I- DADOS PESSOAIS: Nome: Lenise Freitas Motta Endereço consultório: Rua Visconde de Inhaúma, n 490, conjunto 602, Edifício Padre Euclides, bairro centro,

Leia mais

Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano

Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano Daniel Carreira Filho Walter Roberto Correia (Organizadores) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: docência e cotidiano EDITORA CRV Curitiba Brasil 2010 APRESENTAÇÃO com o âmbito da Educação Física Escolar. O cenário

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

Local do Evento. Avvenimento Convenções & Eventos. Centro Empresarial Lucas Mangini Rua Saldanha Marinho, 2815 - Centro

Local do Evento. Avvenimento Convenções & Eventos. Centro Empresarial Lucas Mangini Rua Saldanha Marinho, 2815 - Centro Local do Evento Avvenimento Convenções & Eventos Centro Empresarial Lucas Mangini Rua Saldanha Marinho, 2815 - Centro Municípios Abrangentes Adolfo Altair Alvares Florence Américo de Campos Bady Bassitt

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL - CEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL - CEC inscrição da Chapa 01 Candidato ao cargo de Reitor: Nouga Cardoso Batista Nouga Cardoso Batista possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em

Leia mais

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005 MINI CURRÍCULOS NULVIO LERMEN JUNIOR Graduado em Medicina UFSC - 2000 MFC titulado pela SBMFC em 2004 Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco Mestre em Políticas e Gestão em Saúde

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA - 2015.1. MATRÍCULA ONLINE EM ÊNFASE, II e III

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA - 2015.1. MATRÍCULA ONLINE EM ÊNFASE, II e III CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA - 2015.1 PROCESSO SELETIVO DE SUPERVIOR DE ESTÁGIO EM ÊNFASE I MATRÍCULA ONLINE EM ÊNFASE, II e III A coordenação do curso de psicologia da Faculdade

Leia mais

Comissão de implantação de Apoio Matricial e NASF na Atenção Primária

Comissão de implantação de Apoio Matricial e NASF na Atenção Primária Comissão de implantação de Apoio Matricial e NASF na Atenção Primária Coordenação colegiada: Christiane Nunes de Freitas (CGRAPS) Adriane da Silva, Psicóloga Ana Paula de Lima, Psicóloga Marisa Martins

Leia mais

Organizadores. Rudval Souza da Silva. Juliana Bezerra do Amaral. William Malagutti

Organizadores. Rudval Souza da Silva. Juliana Bezerra do Amaral. William Malagutti Organizadores Rudval Souza da Silva Enfermeiro. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia UNEB/Campus VII. Graduado em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador e em História pela

Leia mais

Telma Regina Toniol. 20/11/11 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Telma Regina Toniol) Nome. Nome em citações bibliográficas.

Telma Regina Toniol. 20/11/11 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Telma Regina Toniol) Nome. Nome em citações bibliográficas. Telma Regina Toniol Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração. Especializaçao FPCE - Universidade do Porto- Portugal em Estudos e Desenvolvimento Educacional e Ciências Sociais. Mestranda

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Qualificação profissional: Advogada Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social" 06 e 07 de Novembro. 06/NOV (QUI) CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro

PROGRAMAÇÃO. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social 06 e 07 de Novembro. 06/NOV (QUI) CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro PROGRAMAÇÃO "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social" 06 e 07 de Novembro DATA 06/NOV (QUI) PROGRAMAÇÃO 7h CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro 8h ABERTURA OFICIAL LOCAL: Auditório

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL

PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL OFICINA DE ATUALIZAÇÃO PERCURSOS FORMATIVOS NA RAPS CABO DE SANTO AGOSTINHO PERÍODO:

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

CARLOS AUGUSTO ROMANO SCARFON

CARLOS AUGUSTO ROMANO SCARFON ALBANY BRAZ Cirurgião Pediatra da Unidade de Intersexo do Hospital Infantil Darcy Vargas (SUDS-1978/1996); Professor de Cirurgia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (OMEC-1978/1992),

Leia mais

MINI-CURRICULUM. Dia: 26 de Novembro de 2011 Local: Thermas Hotel & Resort Mossoró/RN. Mini-curriculum

MINI-CURRICULUM. Dia: 26 de Novembro de 2011 Local: Thermas Hotel & Resort Mossoró/RN. Mini-curriculum MINI-CURRICULUM Levi Jales - RN ipens@supercabo.com.br : Médico do Hospital Universitário Onofre Lopes HUOL/RN com doutorado em Ciências da saúde CCS/UFRN, Membro Fundador e atual Presidente da Sociedade

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

Maria Claudiana Rios dos Santos

Maria Claudiana Rios dos Santos Maria Claudiana Rios dos Santos Setembro /2014 Maria Claudiana Rios dos Santos Dados pessoais Nome Filiação Nascimento Maria Claudiana Rios dos Santos José Paulo dos Santos e Mariazinha Rios dos Santos

Leia mais

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente

Leia mais

Experiências Nacionais na Abordagem de Hipertensão e Diabetes na Rede de Atenção Primária A Experiência de São Bernardo do Campo

Experiências Nacionais na Abordagem de Hipertensão e Diabetes na Rede de Atenção Primária A Experiência de São Bernardo do Campo Experiências Nacionais na Abordagem de Hipertensão e Diabetes na Rede de Atenção Primária A Experiência de São Bernardo do Campo VIII Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica Dra. Patrícia

Leia mais

II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DE BARRETOS 22 A 25 DE MARÇO, 2013

II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DE BARRETOS 22 A 25 DE MARÇO, 2013 ADRIANA SEBER Especialização em Onco-hematologia Pediátrica no Centro Infantil Boldrini e especialização em Transplante de Medula Óssea na Universidade de MInnesota e Johns Hopkins Oncology Center. Atualmente

Leia mais

VIII JORNADA DE EXTENSÃO Mostra de Trabalhos Grupo 1 - Área: Saúde 12/11 08:00 Hall do Centro Educacional

VIII JORNADA DE EXTENSÃO Mostra de Trabalhos Grupo 1 - Área: Saúde 12/11 08:00 Hall do Centro Educacional VIII JORNADA DE EXTENSÃO Mostra de Trabalhos Grupo 1 - Área: Saúde 12/11 08:00 Hall do Centro Educacional Nº CAVALETE TÍTULO 1 25 ANOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFTM: TRAJETORIAS 2 A ATENÇÃO A USUÁRIOS

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Flávio Settembre. CRP 06/86514 Psicólogo clínico, participou de Conferências Municipais sobre os direitos da criança e do adolescente na cidade de São Paulo e já soma duas publicações em revistas científicas.

Leia mais

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais.

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais. 2013 1ª Conferência 20 de Março, das 14:30 às 17:00 h Cidadania em tempos de crise: Implicações para a intervenção educativa, social e comunitária Isabel Menezes. Professora Associada com Agregação da

Leia mais

EQUIPE DE PROFISSIONAIS CEPEC Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo.

EQUIPE DE PROFISSIONAIS CEPEC Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo. Dra. Miriam Serrano de Freitas Terapeuta Ocupacional especializada em Síndrome de Down serrano.miriam@gmail.com Data de nascimento:07/05/1986 Endereço: Morishigue Akagui, 51 Telefone para contato: (11)

Leia mais

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012

Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer. SALVADOR/BA ABRIL de 2012 Política Nacional sobre Drogas e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Crack, é possível vencer SALVADOR/BA ABRIL de 2012 MARCOS HISTÓRICOS 1998: Adesão do Brasil aos princípios diretivos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER II Edição. www.estesl.ipl.pt

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER II Edição. www.estesl.ipl.pt PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA MULHER Abílio Lacerda (MAC) COORDENAÇÃO Maria Teresa Tomás (ESTeSL - IPL) Isabel de Souza Guerra (APF) Luísa Pedro (ESTeSL - IPL) Maria de Fátima Sancho (APF_GIFSM)

Leia mais

Currículo Profissional

Currículo Profissional Currículo Profissional Ana Luiza Amaral Sant Anna Borba Formação Acadêmica e Titulação Título de Especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Regional de Psicologia/SP Pós-Graduada em Psicopedagogia Graduada

Leia mais

Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R

Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R Lidando com o paciente oncológico C A M I L A M A N O S S O F U N E S J É S S I C A D E O L I V E I R A S T O R R E R As fases do câncer ANTERIOR AO DIAGNÓSTICO RECUPERAÇÃO OU MORTE DIAGNÓSTICO A FASE

Leia mais

O CUIDADO QUE EU PRECISO

O CUIDADO QUE EU PRECISO O CUIDADO QUE EU PRECISO GOVERNO FEDERAL GOVERNO ESTADUAL GOVERNO MUNICIPAL MOVIMENTOS SOCIAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O CUIDADO QUE EU PRECISO Serviço Hospitalar de Referência AD CAPS AD III Pronto Atendimento

Leia mais

EDITAL INTERNO FAP Nº 002/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP

EDITAL INTERNO FAP Nº 002/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP EDITAL INTERNO FAP Nº 002/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP A Diretora Geral da Faculdade de Pimenta Bueno no uso de suas atribuições

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES E PROJETOS EXECUTADOS EM 2004 A Fundação Aprender, no ano de 2004, procurou cumprir as etapas previstas no Planejamento 2003, levando a efeito iniciativas no sentido de ampliar

Leia mais

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6 Adriana de Castro Rodrigues Krum Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004). Especialização em Informática Educacional pela Faculdades Franciscanas FAFRA (1996). Especialização

Leia mais

ATIVIDADES DE ENSINO

ATIVIDADES DE ENSINO RELATÓRIO DE 2006 Em 2006 o Vila Fátima ampliou suas instalações físicas, possibilitando assim uma melhor organização das atividades de ensino-serviço. Contudo, esta ampliação não será suficiente, caso

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1 CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE No dia 16 de novembro último, durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto

Leia mais

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ESCOLA DA SAÚDE

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ESCOLA DA SAÚDE CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ESCOLA DA SAÚDE CURSO DE EXTENSÃO EM TERAPIA COMUNITÁRIA Objetivos: o Capacitar profissionais/graduandos de diferentes áreas para realizarem análise dos processos constituintes

Leia mais

Introdução à Psicoterapia Interpessoal De 06/03 a 16/04 55hs/aula

Introdução à Psicoterapia Interpessoal De 06/03 a 16/04 55hs/aula Introdução à Psicoterapia Interpessoal De 06/03 a 16/04 55hs/aula A terapia interpessoal (TIP) é uma psicoterapia manualizada, tem duração limitada, e foi desenvolvida por Gerald L. Klerman e sua esposa

Leia mais

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Qualificação Médica com especialização em Anatomia Patológica. FORMAÇÃO ACADÊMICA. Graduação em Medicina - Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

DISCUTINDO PUBLICIDADE 3ª edição Publicidade Infantil

DISCUTINDO PUBLICIDADE 3ª edição Publicidade Infantil PROJETO DE EXTENSÃO DISCUTINDO PUBLICIDADE 3ª edição Publicidade Infantil PROJETO DE EXTENSÃO TÍTULO DO PROJETO DISCUTINDO PUBLICIDADE 3ª Edição Publicidade Infantil IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

Leia mais

Ensino. Principais realizações

Ensino. Principais realizações Principais realizações Reestruturação dos Programas de ; Início do Projeto de Educação à Distância/EAD do INCA, por meio da parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ; Três novos Programas

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial

I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial I Jornada de Saúde Mental do Vale do Taquari: Crack e outras drogas: perspectivas na abordagem psicossocial 14 de junho de 2014 FATORES DE RISCO E COMORBIDADES PSIQUIÁTRICAS ASSOCIADOS AOS TRANSTORNOS

Leia mais

Com a presença de quase 100 convidados entre médicas e familiares o Evento foi muito emocionante e agradável.

Com a presença de quase 100 convidados entre médicas e familiares o Evento foi muito emocionante e agradável. Por Iniciativa do Vereador Gilberto Natalini e da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, foi feita uma Homenagem às Mulheres Médicas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que ocorreu em 07

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

PROGRAMA. 30 de Maio. Professor na Universidade de Amesterdão e FMUL, Investigador Coordenador do IS

PROGRAMA. 30 de Maio. Professor na Universidade de Amesterdão e FMUL, Investigador Coordenador do IS PROGRAMA 9:00 Abertura Secretariado 09:45-10:00 Sessão de Abertura 30 de Maio Prof.ª Luísa Figueira, Prof.ª Sílvia Ouakinin, José Barata, Patrícia Câmara 10:00-11:00 Conferência "Doenças dinâmicas: perspectivas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA Prof. Geraldo Luis Oliveira de Resende in memoriam - (UFSJ) Flávia Assumpção

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h Ética profissional na Educação Fundamentos históricos, conceitos, sociais e legais na Educação Inclusiva Legislação Aplicável na Educação Inclusiva Fundamentos

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

FATIMA SIQUEIRA CAROPRESO Reservas: Curso Vagas/Curso 08A - FILOSOFIA 50 99A - DISCIPLINAS OPCIONAIS 42 46A - ADMINISTRAÇÃO

FATIMA SIQUEIRA CAROPRESO Reservas: Curso Vagas/Curso 08A - FILOSOFIA 50 99A - DISCIPLINAS OPCIONAIS 42 46A - ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica Relação de turmas oferecidas por departamento no ano 0 semestre 3. DEP PSI - DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH Disciplina: PSI007

Leia mais

Mãos Verdes. Implantar e monitorar o beneficiamento de resíduos. Elaborar projetos

Mãos Verdes. Implantar e monitorar o beneficiamento de resíduos. Elaborar projetos A Cooperativa Mãos Verdes opera na busca de mudanças econômicas, técnicas e ambientais no mundo da reciclagem, ofertando a clientes e parceiros soluções aos diferentes desafios da gestão de resíduos e

Leia mais

Psicólogo: o seu fazer nos interessa!

Psicólogo: o seu fazer nos interessa! Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Pesquisa Online Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas Psicólogo: o seu fazer nos

Leia mais

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Anderson Zotesso Rodrigues: Anderson Zotesso é mestre em Comunicação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSUEM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSUEM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSUEM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO O programa se destina ao desenvolvimento de habilidades relativas à Psicologia do Trânsito dentro de uma visão sistêmica. PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO

Leia mais

Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde

Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde O CURSO - o curso completo é composto por 16 módulos de 8 horas cada, aos sábados, de 01 de setembro de 2012 a dezembro de 2013, organizado

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: Enfermagem em Atenção à Saúde Mental Código: ENF- 210 Pré-requisito: ENF

Leia mais

I Simpósio Cearense de Plantão Psicológico Conceitos e Experiências

I Simpósio Cearense de Plantão Psicológico Conceitos e Experiências O Projeto Florescer (SPA/NAMI/UNIFOR), a Liga Maria Villas-Bôas de Estudos em Abordagem Centrada na Pessoa (UNIFOR), o Curso de Psicologia (UNIFOR) e o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/NAMI/UNIFOR)

Leia mais

III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014

III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014 III Semana da Música e Pedagogia da FAC-FITO 16 a 18 de outubro de 2014 REALIZAÇÃO Cursos de Pedagogia e de Música da Faculdade de Ciências / FITO Coordenadoras: Ms Roseli da Silva Cordeiro Ruiz Pedagogia

Leia mais

Dispositivos Clínicos em Saúde Mental

Dispositivos Clínicos em Saúde Mental Dispositivos Clínicos em Saúde Mental Composição do GT PARTICIPANTES FILIAÇÃO PPG E-MAIL CATEGORIA COORDENADORA Ana Cristina Costa de Figueiredo UFRJ Teoria psicanalítica ana.cfigueiredo@terra.com.br Professora

Leia mais

DOENÇA FALCIFORME: AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE MINAS GERAIS. Ruth Santos Fontes Silva

DOENÇA FALCIFORME: AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE MINAS GERAIS. Ruth Santos Fontes Silva DOENÇA FALCIFORME: AÇÕES EDUCATIVAS REALIZADAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE MINAS GERAIS Ruth Santos Fontes Silva Autores Ruth Santos Fontes Silva 1, Ana Paula Pinheiro Chagas Fernandes 2, José Nélio

Leia mais

ARS Norte, I.P. Gabinete de Gestão do Conhecimento. Plano de Formação 2011. Aprovação do Conselho Directivo

ARS Norte, I.P. Gabinete de Gestão do Conhecimento. Plano de Formação 2011. Aprovação do Conselho Directivo ARS Norte, I.P. Gabinete de Gestão do Conhecimento Plano de Formação 2011 Aprovação do Conselho Directivo A intervenção integrada na Saúde Mental nos CSP 1 24 Rita Oliveira do Carmo Abordagem ao Doente

Leia mais

DANIEL CARVALHO DE MATOS Organizador. Universidade Ceuma

DANIEL CARVALHO DE MATOS Organizador. Universidade Ceuma DANIEL CARVALHO DE MATOS Organizador Universidade Ceuma ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO DESENVOLVIMENTO ATÍPICO COM ÊNFASE EM AUTISMO 1ª edição São Luís Editora AICSA 2016 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Leia mais

Edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD

Edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL SECRETARIA NACIONAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS MINISTÉRIO DA SAÚDE Comitê Gestor do Plano Integrado de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas

Leia mais

Consulta Pública para aprimoramento do. Instrumento de Acreditação das Escolas Médica

Consulta Pública para aprimoramento do. Instrumento de Acreditação das Escolas Médica Consulta Pública para aprimoramento do Instrumento de Acreditação das Escolas Médica Estamos disponibilizando para sugestões, avaliação e comentários o instrumento que será utilizado para a acreditação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO

PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO PROGRAMAÇÃO FOCO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES COORD. PROFA. MS. MÁRCIA LIMA BORTOLETTO LOCAL DOS ENCONTROS Campinas: POLICAMP Rua: Luiz Otávio, 1281 Parque Santa Cândida Campinas SP Fone: (19) 3756-2300

Leia mais

LYRA, CLEILA ELVIRA. Currículo Resumido LATTES

LYRA, CLEILA ELVIRA. Currículo Resumido LATTES Currículo Resumido LATTES Dados Pessoais Nome: CLEILA ELVIRA LYRA Nome em citações LYRA, Cleila E. bibliográficas: Sexo: Feminino Filiação: Otto João Lyra e Elvira Três Lyra Nascimento: 05/05/1952 Ibirama

Leia mais

CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE

CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE CAPACITAÇÃO 20 novembro a 4 março O diálogo entre gestores e clínicos é fundamental para a implementação das melhores soluções organizacionais

Leia mais

NOSSA EMPRESA NOSSOS GESTORES

NOSSA EMPRESA NOSSOS GESTORES NOSSA EMPRESA A ViaGestão é uma empresa prestadora de soluções, composta por profissionais com ampla experiência no mercado, aliada a grande vivência didática em diversas áreas da gestão empresarial. Temos

Leia mais

Jean Carlos Cavaleiro

Jean Carlos Cavaleiro Jean Carlos Cavaleiro Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2290741741396117 Última atualização do currículo em 01/05/2012 Professor do ensino superior há dez anos. Atuei três anos na UNIVERSIDADE

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais