CURRICULUM VITAE. Lenise Freitas Motta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRICULUM VITAE. Lenise Freitas Motta"

Transcrição

1 CURRICULUM VITAE Lenise Freitas Motta Outubro/2012

2 I- DADOS PESSOAIS: Nome: Lenise Freitas Motta Endereço consultório: Rua Visconde de Inhaúma, n 490, conjunto 602, Edifício Padre Euclides, bairro centro, fone: (016) Grau de Instrução: superior CRP/SP n o 06/ II- FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: Curso de Graduação Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUCC, graduada em Curso de Pós-graduação Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Tema da dissertação: Psicoterapia de Grupo com Casais em Hospital-Dia segundo as percepções dos pacientes e seus cônjuges, pós-graduada em Experiência como docente: Professora de Psicologia da FASSP(Faculdade de Saúde de São Paulo) na cidade de Penápolis(SP), para o curso de Fisioterapia, no ano de Membro do Conselho de Docentes do IEF(Instituto de Estudos Freudianos), de fevereiro de 2007 a agosto de 2008.

3 Professora de Psicologia no Curso de Especialização da Fatece(Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação) e do IEP(Instituto de Psicanálise de Ribeirão Preto), desde Atividades de estágio profissional na graduação Estágio em Psicologia Clínica, em Unidade Básica de Saúde, em Campinas-SP, durante o ano letivo de 1987, totalizando 40 h. Estágio em Psicologia Escolar, em Colégio da Rede Pública de Ensino, em Campinas- SP, durante o ano letivo de 1987, totalizando 40 h. Estágio em Psicologia Organizacional, na Pontifície Universidade Católica de Campinas- PUCC, durante o ano letivo de 1987, totalizando 40 h. Estágio em Psicologia Organizacional, na Empresa Max Consultoria- Recursos Humanos e Marketing, em Campinas- SP, no período de setembro a dezembro de 1987, totalizando 320 h. Monitoria: Monitora da disciplina de Psicologia Geral II, durante o ano letivo de Formação complementar durante a graduação: cursos palestras e simpósios a) Cursos: Curso Psicologia Hospitalar, promovido pela Pontifície Universidade Católica de Campinas- PUCC, no ano de 1986, em Campinas- SP, com duração de 20h. Curso Jornada sobre a obra de Melanie Klein, promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, no ano de 1986, em São Paulo-SP, com duração de 16h.

4 Curso Psicanálise da Mulher, promovido pela Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, no ano de 1986, em Ribeirão Preto-SP, com duração de 6 h. Curso Análise Transacional, promovido pela Pontifície Universidade Católica de Campinas- PUCC, no ano de 1986, em Campinas-SP, com duração de 20 h. b) Palestras, simpósios : Jornada de Sociologia, promovido pelo Departamento de Psiquiatria do Centro Médico de Ribeirão Preto, em Ribeirão-SP, no ano de IV Simpósio Integração entre Clínica e Psiquiatria, promovido pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e Associação Brasileira de Psiquiatria, em Ribeirão Preto- SP, no ano de XI Simpósio de Psiquiatria de Ribeirão Preto, com o tema Psicoterapias, promovido pelo Departamento de Psiquiatria de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto- SP, no ano de III- COMPLEMENTAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos: Curso Pesquisa Mercadológica, por ocasião da XX Reunião Anual de Psicologia de Ribeirão Preto, promovido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, em Ribeirão-Preto- SP, no ano de 1990, com duração de 12 h. Curso As instituições sob a ótica da Saúde Mental, promovido pelo Centro de Psicoterapia Analítica de Grupo- CEPAG, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, com duração de 12 h.

5 Curso Psicoterapia de Grupo em Centro de Saúde, promovido pelo Centro de Psicoterapia Analítica de Grupo- CEPAG, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, com duração de 12 h. Curso Administração Hospitalar, promovido pelo Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- USP, no ano 1998, com duração de 32 h. Curso Princípios do Funcionamento Mental, promovido pela Escola Vértice, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, com duração de 88 h. Curso Introdução à.psicoterapia de Orientação analítica I, promovido pela Escola Vértice, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, com duração de 88 h. Curso Introdução a Psicossomática, promovido pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática- Regional de São Paulo, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, com duração de 12 h. Curso Afetividade nas Relações Humanas, promovido pela Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais de São Paulo- SPAGESP, em Ribeirão Preto- SP, no ano de 1999, com duração de 6h. Curso A Prática Psicoterápica no Contexto Institucional, promovido, pelo Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, em Ribeirão- Preto-SP, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, com duração de 40h. Curso Comunicação Humana nos Sistemas e nas Instituições, promovido pela Comissão de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 1999, com duração de 8h.

6 Curso Introdução à.psicoterapia de Orientação analítica II, promovido pela Escola Vértice, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 2000, com duração de 88 h. Curso Divulgação de Técnica: ALCESTE, promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, no ano de 2000, com duração de 4 horas. Curso Terapia do casal e da família promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-USP, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 2000, com duração de 6 horas, como palestrante. Curso de formação em Terapia familiar e de casal na Abordagem Sistêmica pelo Instituto Familiae, no ano de 2002, com duração de 6 meses. Curso Introdução a obra de Freud promovido pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), com duração de 8 meses, no ano de 2005 e Curso Introdução a obra de Melanie Klein promovido pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), no ano de 2006 e 2007, com duração de 8 meses. Curso Introdução a obra de D.W. Winnicott promovido pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), no ano de 2008, com duração de 4 meses, como coordenadora Curso "CURSO DE PSICOTERAPIA ANALÍTICA SUAD HADDAD DE ANDRADE", 176 horas (um ano de curso em 2012). Palestras e Participação em Congressos: A situação do pré- escolar no estado de São Paulo, promovida pela diretoria e equipe técnica da OMEP- em São Paulo,no ano de1989, como ouvinte.

7 Primeira Entrevista em Psicoterapia Analítica, promovida pela Escola Vértice, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, como ouvinte. Prevalência de Alcoolismo nas Emergências Psiquiátricas, promovida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP/ Área de Concentração Saúde Mental, por ocasião do VI Ciclo de Estudos em Saúde Mental, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, como palestrante. Depressão e Comorbidade, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, como ouvinte. Hospital-Dia 25 anos: Abordagens psicoterapêuticas, psicossociais, e psicoeducacionais, promovido pelo Hospital-Dia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-USP, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, como membro da comissão organizadora de eventos. VII Ciclo Saúde Mental, promovido pela Comissão de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 1999, com duração de 24 horas, como ouvinte. Re-Pensando uma Experiência Psicanalítica: Transferência e Contratransferência, promovida pelo Núcleo de Estudos de Psicoterapia Psicanalítica de Ribeirão Preto, no ano de 2000, como ouvinte. IV Jornada SPAGESP(Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo) com o tema GRUPOS HOJE, promovida por esta sociedade, no ano de 2000, como palestrante. Falando sobre Grupos em Grupo, promovida pelo Centro de Estudos de Psicoterapia Analítica de Grupo- RP, no ano de 2000, como ouvinte.

8 Supervisão de casos clínicos em Grupoterapia, promovida pelo Centro de Estudos de Psicoterapia Analítica de Grupo-RP, no ano de 2000, como ouvinte. VIII Ciclo em Saúde Mental : promovido pela Comissão de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 2000, com duração de 27 horas, como ouvinte. Antropofagia- Uma questão em aberto, promovida pelo Núcleo de Estudos de Psicoterapia Psicanalítica de Ribeirão Preto, no ano de 2001, como ouvinte. Ciclo de Palestras: Psicanálise: Evoluções - Um olhar contemporâneo sobre temas clássicos em Psicanálise, promovido pelo Grupo de Estudos de Psicanálise de Ribeirão Preto, de março a junho do ano de 2001, como ouvinte. Simpósio: Anorexia, bulimia e obesidade na clínica psicanalítica, promovido pelo grupo de Psicologia Clínica ALLOS de Ribeirão Preto, em maio do ano de 2004, como ouvinte. Jornada clínica: A clínica psicanalítica das depressões - promovida pela Escola Brasileira de Psicanálise, em julho do ano de 2004, com duração de 4 horas, como ouvinte. Uma visão evolutiva do trabalho psicanalítico nas psicoses : promovida pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em outubro de 2004, como ouvinte. Jornada: I Jornada Psicanálise no Divã- pensando e sentindo o psicanalista em sua função,promovida pela SBPRP, nos dias 4 e 5 de dezembro do ano de 2004, como ouvinte. Perdas: Danos e Ganhos - promovida pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), em maio de 2005, como ouvinte.

9 Adolescência: Uma Visão Psicanalítica - promovida pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), em agosto de 2005, como ouvinte. Seminário Clínico: A dificílima viagem de si a si mesmo - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em agosto de 2005, como ouvinte. Objeto em Psicanálise: Lendo Freud através de Lacan, promovida pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), em novembro de 2005, como ouvinte. Seminário Clínico: As qualidades da Flôr de Lótus, promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em março de 2006, como ouvinte. Drogadição:convívio com a agonia, promovida pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em maio de 2006, como ouvinte. Conferência: A Investigação da Psicopatogênese- Discussão de Caso Clínico, promovida pelo Departamento de Psiquiatria do Centro Médico de Ribeirão Preto, em maio de Seminário Clínico: Descobrindo a capacidade de comunicar o sentir - Relato de um atendimento ludoterapêutico, promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em outubro de 2006, como ouvinte. Diálogos entre Psiquiatria e Psicanálise: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, em novembro de 2006, como ouvinte. Jornada: I Jornada em Diversidade Sexual, promovida pelo Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual, nos dias 24 e 25 de novembro do ano de 2006, como ouvinte.

10 Seminário Clínico: Em busca do afeto perdido - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em maio de 2007, como apresentadora. Simpósio: Infância e Adolescência na Psicanálise Contemporânea, promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto(SBPRP) em junho de 2007, como ouvinte. Simpósio: Compulsões na atualidade: Um Olhar Psicanalítico, promovido pelo Centro Universitário de Araraquara(UNIARA), em setembro de Simpósio: Um percurso com Franco Borgogno, promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto(SBPRP) em outubro de 2007, como ouvinte. Conferência: Os sentidos do cuidar: o lugar da verdade no encontro terapêutico promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) em abril de 2008, como ouvinte. Seminário Clínico: Síndrome do Pânico e a Representação do Afeto - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em abril de 2008, como ouvinte. Seminário Clínico: Te dei meus olhos pra tomares conta agora conta como hei de partir - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em agosto de 2008, como ouvinte. Jornada: III Jornada em Diversidade Sexual, promovida pelo Grupo VIDEVERSO e pelo Conselho Regional de Psicologia, nos dias 26 e 27 de setembro do ano de 2008, como ouvinte.

11 Reunião Científica: Sobre sexualidade - promovida pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em agosto de 2008, como ouvinte. A prática Psicanalítica: exemplos de conduta - promovida pelo Instituto de Estudos Freudianos de Ribeirão Preto,realizada na Universidade Paulista de Ribeirão Preto(UNIP) em maio de 2009, como palestrante. Seminário Clínico: O psiquico e o mental no processo de amadurecimento - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em julho de 2009, como ouvinte. Consumo, logo sou, promovida pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto(IEP), em outubro de IV Curso de Atualização em Psicopatologia para Equipes de Saúde Mental, promovido pelo HC-FMUSP-SP, em dezembro de XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Ribeirão Preto, em setembro de Jornada: Casal e Família no divã, promovida pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Pret(SBPRP), em setembro de Curso SuadHaddAndrade, com duração de três anos, desde janeiro de 2012, em andamento. IV- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Docente no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, na Faculdade Anhanguera, em Sertãozinho-SP. Supervisora de Psicólogos Clínicos na cidade de Taquaritinga(SP), de agosto de 2009 a março de 2010.

12 Membro do Conselho Administrativo do Instituto de Estudos Freudianos(IEF), desde fevereiro de Coordenadora de Grupos de Estudo em Psicanálise na cidade de Taquaritinga(SP), de agosto de 2009 a março de Coordenadora de Grupos de Estudo em Psicanálise pelo Instituto de Estudos Freudianos(IEF), desde fevereiro de Diretora do Departamento de Eventos Científicos do IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), de março de a novembro de Diretora de Integração Regional do IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), de novembro de 2005 a novembro de Membro da Comissão de Ensino do IEP (Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), de agosto de 2004 a agosto de Participação em grupos de Supervisão Clínica a Supervisores filiados ao IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), desde fevereiro de 2004, com duração de 1 hora semanal, em andamento. Participação em Supervisão Psicanalítica Grupal, ministrada pelo Prof. Dr. José Francisco de Oliveira, docente da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), de fevereiro de 2004 a setembro de 2009, com duração de 1 hora semanal. Participação em grupos de Supervisão Clínica referente a atendimento no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza (Ribeirão Preto), a alunos do quinto ano de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 2004, com duração de 1 hora semanal, durante 9 meses.

13 Participação em grupos de Discussão Clínica e psicológica sobre Transtornos alimentares, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 2004, com duração 3 horas semanais, durante 8 meses. Participação como membro no Curso de Formação em Psicanálise, realizado pelo Programa de Formação Permanente em Psicanálise Freudiana do IEF (Instituto de Estudos Freudianos de Ribeirão Preto), no ano de Psicóloga colaboradora no Hospital-Dia(USP), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-USP, no período de agosto de 1999 a abril de Estagiária no Hospital-Dia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-USP, no período de julho de 1998 a julho de 1999, com duração de 724,5 h. Supervisora de Vendas (recrutamento, seleção e treinamento de pessoal), na Rede Levi`s, em Ribeirão Preto-SP, no período de fevereiro de 1995 a janeiro de Gerente de Vendas (recrutamento, seleção e treinamento de pessoal), na Empresa Oliver em Campinas-SP, no período de janeiro de 1994 a janeiro de Psicóloga Colaboradora no Centro de Psicopedagogia Clínica, em Campinas-SP, no período de março a outubro de Coordenadora de Recursos Humanos na Empresa Rápido Ribeirão Preto S/A, em Ribeirão Preto-SP, no período de janeiro de 1988 a fevereiro de 1989.

14 V- ATIVIDADES DE PESQUISA: Trabalhos apresentados em congresso FREITAS, L.M.; CONTEL, J.O.B.- Prevalência de Alcoolismo nas Emergências Psiquiátricas- Trabalho apresentado no VI Ciclo de Estudos em Saúde Mental, promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, publicado nos anais do evento, p-54., no ano de FREITAS, L.M.; SANTOS, M.A.- Grupo de casais como recurso terapêutico em Hospital- Dia Trabalho apresentado na IV Jornada Spagesp, promovida pela Sociedade de Psicoterapias Analíticas de Grupo do Estado de São Paulo, artigo publicado na Revista da Spagesp, número I, p-49, no ano de FREITAS,L.M., SANTOS, M.A- Psicoterapia de Casais em Hospital-Dia- Pôster apresentado no VII Ciclo de Estudos em Saúde Mental, promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, publicado nos anais do evento,p.-315, no ano de FREITAS,L.M.-Grupoterapia Breve de Múltiplos Casais em Hospital Dia- Trabalho apresentado no VII Ciclo de Estudos em Saúde Mental, promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, publicado nos anais do evento, p-174., no ano de MOTTA L.F.; SOUZA M.; SANTOS M.A. Grupoterapia com múltiplos casais em Hospital-Dia, artigo publicado na Revista Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, no ano de MOTTA L. F.; SANTOS M.A. Até que a vida nos separe: grupoterapia de múltiplos casais em Hospital-Dia, trabalho apresentado no VII Encontro da EERP-USP, em março do ano de 2002.

15 Colaboração em pesquisa sem bolsa Dissertação de Mestrado de Marco Antônio de Araújo Bueno, intitulada: Pede-se fechar os olhos : A Semi/ótica da Psicanálise, apresentada na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas-SP, sob orientação do Prof. Dr. Joaquim Brasil Fontes Júnior, em Participação na revisão de texto e colaboradora na coleta de dados. Dissertação de Mestrado de Ana Celina Píres Campos Guimarães, intitulada: Análise de Conteúdo de Psicoterapia de Grupo em Hospital-Dia Psiquiátrico, apresentada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, sob orientação do Prof. Dr. José Onildo Bertioli Contel, em Participação na coleta de dados. Dissertação de Mestrado de Christian Adolfo Diniz do Nascimento, intitulada: Perfil Clínico e Demográfico de Pacientes em União Permanente Tratados em Hospital-Dia, apresentada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, sob orientação do Prof. Dr. José Onildo Betioli Contel, em Participação na coleta de dados. Lenise Freitas Motta Ribeirão Preto, outubro de 2012.

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª)

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS MÓDULO I: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) 04/07 das 8 às 16h (sábado). Bibliografia

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Flávio Settembre. CRP 06/86514 Psicólogo clínico, participou de Conferências Municipais sobre os direitos da criança e do adolescente na cidade de São Paulo e já soma duas publicações em revistas científicas.

Leia mais

Cursos de especialização credenciados pelo CFP

Cursos de especialização credenciados pelo CFP Cursos de especialização credenciados pelo CFP Núcleo Formador Curso Credenciado Especialidade Localidade 1 ABP - Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama 2 Associação de Combate ao Câncer em

Leia mais

1.1. Cristina Nacif Alves

1.1. Cristina Nacif Alves 1.1. 1.1.1. Formação Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, concluída em Junho de 1992 Especialização em Desenvolvimento e Aprendizagem da criança e do adolescente - Instituto

Leia mais

Dispositivos Clínicos em Saúde Mental

Dispositivos Clínicos em Saúde Mental Dispositivos Clínicos em Saúde Mental Composição do GT PARTICIPANTES FILIAÇÃO PPG E-MAIL CATEGORIA COORDENADORA Ana Cristina Costa de Figueiredo UFRJ Teoria psicanalítica ana.cfigueiredo@terra.com.br Professora

Leia mais

Agenda. Escola de Enfermagem da USP promove ciclo de seminários no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Agenda. Escola de Enfermagem da USP promove ciclo de seminários no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino Serviços Agenda Programe-se para participar dos principais eventos da Enfermagem Escola de Enfermagem da USP promove ciclo de seminários no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino A Escola de Enfermagem

Leia mais

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36 PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA Psicologia: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 36 36 72 Ciência e ANTROPOLOGIA

Leia mais

LYRA, CLEILA ELVIRA. Currículo Resumido LATTES

LYRA, CLEILA ELVIRA. Currículo Resumido LATTES Currículo Resumido LATTES Dados Pessoais Nome: CLEILA ELVIRA LYRA Nome em citações LYRA, Cleila E. bibliográficas: Sexo: Feminino Filiação: Otto João Lyra e Elvira Três Lyra Nascimento: 05/05/1952 Ibirama

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Identificação Eder Soares Santos Data de nascimento 26 de junho de 1974

CURRICULUM VITAE. Identificação Eder Soares Santos Data de nascimento 26 de junho de 1974 CURRICULUM VITAE Identificação Nome Eder Soares Santos Data de nascimento 26 de junho de 1974 Estado civil Solteiro Endereço Rua Antonio Menghetti, 78 Jd. São Gonçalo, Barão Geraldo - Campinas, SP. CEP

Leia mais

M. Isabel N. G. Manzano

M. Isabel N. G. Manzano Objetivo Recursos Humanos Resumo Profissional Psicóloga com especialização em Treinamento & Desenvolvimento em Recursos Humanos. Certified Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Leia mais

Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae

Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae Luciana Pizzani Rosemary Cristina da Silva Memorial Memorial é o relatório circunstanciado que se apresenta à comissão de progressão funcional, o qual inclui a

Leia mais

Curriculum Glória Cintra

Curriculum Glória Cintra Curriculum Glória Cintra E mail: gloriacintra@hotmail.com Professora e Coordenadora no Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, desde 2006 em São Paulo. Psicoterapeuta corporal com formação em:

Leia mais

Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde

Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde O CURSO - o curso completo é composto por 16 módulos de 8 horas cada, aos sábados, de 01 de setembro de 2012 a dezembro de 2013, organizado

Leia mais

O que é psicanálise?

O que é psicanálise? 1 O que é psicanálise? Bem, se você está buscando por cursos de psicanálise, já tem uma ideia básica a seu respeito. Portanto, não vou me alongar aqui na definição da psicanálise, das técnicas e das teorias.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

MANIFESTO DE ENTIDADES BRASILEIRAS DE PSICANÁLISE. indissociáveis entre si: a análise pessoal, os cursos teóricos e a supervisão dos casos clínicos.

MANIFESTO DE ENTIDADES BRASILEIRAS DE PSICANÁLISE. indissociáveis entre si: a análise pessoal, os cursos teóricos e a supervisão dos casos clínicos. MANIFESTO DE ENTIDADES BRASILEIRAS DE PSICANÁLISE Há cerca de 90 anos a formação de psicanalistas está baseada em três atividades complementares e indissociáveis entre si: a análise pessoal, os cursos

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase I Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde 1º PERÍODO HR Antropologia Epistemologia e História da Psicologia I Filosofia

Leia mais

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular do Curso FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE PSICOLOGIA (Bacharel e Formação de Psicólogo) Publicado no diário Oficial

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Curso em Psicanálise Winnicottiana REGIMENTO

Curso em Psicanálise Winnicottiana REGIMENTO Curso em Psicanálise Winnicottiana REGIMENTO I. DENOMINAÇÃO, COORDENAÇÃO E MODALIDADES A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE WINNICOTTIANA (SBPW), por intermédio dos Centros Winnicott, oferece regularmente

Leia mais

Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde

Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde Formação Acadêmica: Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Programa EICOS/Instituto de Psicologia/Universidade Federal do

Leia mais

Currículo Profissional

Currículo Profissional Currículo Profissional Ana Luiza Amaral Sant Anna Borba Formação Acadêmica e Titulação Título de Especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Regional de Psicologia/SP Pós-Graduada em Psicopedagogia Graduada

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 História e Bases Epistemológicas da Psicologia Sociologia I Antropologia Leitura e Produção Textual Metodologia do Trabalho Cientifico TOTAL: 400 horas Filosofia

Leia mais

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Qualificação Médica com especialização em Anatomia Patológica. FORMAÇÃO ACADÊMICA. Graduação em Medicina - Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS PARA O PROVIMENTO DE 01 (UM) CARGO DE PROFESSOR DOUTOR, REFERÊNCIA MS-3, EM R.D.I.D.P., JUNTO AO DEPARTAMENTO

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI REGULAMENTO DA CLÍNICA ESCOLA E SERVIÇOS DE PSICOLOGIA - CESP Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 11/15 de 08/04/15. CAPÍTULO I DO OBJETIVO DO REGULAMENTO Art. 1º A Clínica Escola de Psicologia é o ambiente

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO 1 o Ano Antropologia Epistemologia e História da Psicologia Estatística Ética e Cidadania Interpretação e Produção de Textos Científicos Métodos de Pesquisa em Psicologia

Leia mais

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral)

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) SEMESTRE 1 - Obrigatórias BIO0105 Biologia 6 0 6 MAE0112 Introducao a Probabilidade e a Estatistica I 4 0 4 PSA0113 Psicologia da Aprendizagem PSE0101

Leia mais

EDITAL Nº 21/2012 - PRPGPE

EDITAL Nº 21/2012 - PRPGPE EDITAL Nº 21/2012 - PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão PRPGPE, do Centro Universitário Franciscano Unifra, torna público que estarão abertas, a partir de 03 de dezembro de 2012,

Leia mais

Caros alunos de Psicologia que irão cursar estágios específicos no 1º semestre de 2013:

Caros alunos de Psicologia que irão cursar estágios específicos no 1º semestre de 2013: 1 EDITAL II - Atribuições de Estágio em Psicologia Educacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Clínica e Psicologia Institucional/Social para o 1º semestre de 2013 Caros alunos de Psicologia que irão

Leia mais

Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau

Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau PROGRAMAÇÃO DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa.- Direção FMN-CG Samara Coelho - Coordenação Acadêmica 18h30 Abertura Adriano

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Unidade

Leia mais

Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRPUSP

Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRPUSP Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRPUSP Conteúdo DISPOSIÇÕES GERAIS 3 APOIO AO APRIMORAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 Participação em congressos e eventos científicos

Leia mais

PROGRAMA DO PÓS-GRADUAÇÃO EM SEXOLOGIA CLÍNICA

PROGRAMA DO PÓS-GRADUAÇÃO EM SEXOLOGIA CLÍNICA PROGRAMA DO PÓS-GRADUAÇÃO EM SEXOLOGIA CLÍNICA 1. Nome do curso e Área(s) do Conhecimento - Pós-Graduação/Especialização em Sexologia Clínica - Área do conhecimento: Medicina - Forma de oferta: presencial

Leia mais

CHAPA COMPOSIÇÕES Ênfase na força do diálogo com o associado na construção das Composições

CHAPA COMPOSIÇÕES Ênfase na força do diálogo com o associado na construção das Composições CHAPA COMPOSIÇÕES Ênfase na força do diálogo com o associado na construção das Composições Longe de ser o ser que ilumina a relação é a relação que ilumina o ser. (Bachelard) 1 A SPRGS historicamente vem

Leia mais

Pós-graduação Psicologia

Pós-graduação Psicologia Pós-graduação Psicologia Pós-graduação - Lato Sensu Os cursos de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo têm como objetivos a formação de docentes, pesquisadores e profissionais

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/03/2008

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/03/2008 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 05/03/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Educnet Consultoria Educacional Ltda.

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA - 2015.1. MATRÍCULA ONLINE EM ÊNFASE, II e III

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA - 2015.1. MATRÍCULA ONLINE EM ÊNFASE, II e III CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA - 2015.1 PROCESSO SELETIVO DE SUPERVIOR DE ESTÁGIO EM ÊNFASE I MATRÍCULA ONLINE EM ÊNFASE, II e III A coordenação do curso de psicologia da Faculdade

Leia mais

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Tabela de Atividades Técnico-Cietífico-Culturais

Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Tabela de Atividades Técnico-Cietífico-Culturais Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Tabela de Atividades Técnico-Cietífico-Culturais Critérios de Pontuação (atualizada em 2011) Situação do aluno(a) Ouvintes Participantes / Realizadores Artigos

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE GESTÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado

Leia mais

CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL. (Complemento à especialização em Psicoterapia)

CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL. (Complemento à especialização em Psicoterapia) 1 CURSO DE PSICOTERAPIA FUNDAMENTAL (Complemento à especialização em Psicoterapia) OBJETIVOS Fundamentar ao profissional de saúde os atos psicoterápicos, implícitos na relação profissional de saúde-paciente,

Leia mais

Produção Técnica. Ano Base. Área de Avaliação PSICOLOGIA. Área Básica TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 7.07.10.00-7. Instituição

Produção Técnica. Ano Base. Área de Avaliação PSICOLOGIA. Área Básica TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 7.07.10.00-7. Instituição Ano Base 2003 Área de Avaliação PSICOLOGIA Área Básica TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 7.07.10.00-7 Instituição UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (PE) Programa PSICOLOGIA CLÍNICA 25002015001P-3

Leia mais

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 07 de outubro de 2014 Este anexo regulamenta as Atividades Acadêmica- Científico-Culturais do Curso de Engenharia

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE

FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE Psicologia Ciência e Profissão 4 60 12 Bases Filosóficas da Psicologia 4 72 0 Bases Sócio-Antropológicas da Psicologia 4 60 12 Anatomia Humana 4 36 36 Metodologia de

Leia mais

Grupo 1: Atividades Complementares de Ensino (Máximo de 120 horas)

Grupo 1: Atividades Complementares de Ensino (Máximo de 120 horas) CENTRO INTEGRADO DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO - FAESF RUA FÉLIX PACHÊCO, 1206 BAIRRO: MANGUINHA FONE: (89) 3521-6512 ou 3521-2956 CNPJ: 04.899.971/0001-76 E-MAIL:

Leia mais

UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem em Saúde Mental Carga Horária: 90 h Teórica: 60h Prática: 30h Semestre: 2013.1 Professor: Cilene Duarte da

Leia mais

ERRATA Nº 01. Art. 1 - Retifica-se, na página 02, o item 4 do Cronograma do Concurso, o qual passa a vigorar com a data de 20/04/2012.

ERRATA Nº 01. Art. 1 - Retifica-se, na página 02, o item 4 do Cronograma do Concurso, o qual passa a vigorar com a data de 20/04/2012. ERRATA Nº 01 Art. 1 - Retifica-se, na página 02, o item 4 do Cronograma do Concurso, o qual passa a vigorar com a data de 20/04/2012. Art. 2º - Retifica-se o item 5.3.4, que passa a vigorar com a seguinte

Leia mais

FATIMA SIQUEIRA CAROPRESO Reservas: Curso Vagas/Curso 08A - FILOSOFIA 50 99A - DISCIPLINAS OPCIONAIS 42 46A - ADMINISTRAÇÃO

FATIMA SIQUEIRA CAROPRESO Reservas: Curso Vagas/Curso 08A - FILOSOFIA 50 99A - DISCIPLINAS OPCIONAIS 42 46A - ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica Relação de turmas oferecidas por departamento no ano 0 semestre 3. DEP PSI - DEPTO DE PSICOLOGIA /ICH Disciplina: PSI007

Leia mais

1984: Graduação: Bacharel em Psicologia e Psicóloga. Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

1984: Graduação: Bacharel em Psicologia e Psicóloga. Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Silvia De Ambrosis Pinheiro Machado São Paulo - Brasil Psicóloga Clínica Ações psicoterapêuticas e psicoprofiláticas CRP 06 /123475 E-mail: silvia.pinheiro.machado@primeiromovimento.com I. Formação Acadêmica:

Leia mais

Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil

Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil Loureiro, Sonia Regina ENSINO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA DO PSICÓLOGO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 15, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 15, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 15, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014. O COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA da Fundação Universidade Federal de Mato

Leia mais

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Leitura e Produção de Textos Informática Instrumental Introdução à Sociologia Anatomofisologia 1 Psicologia: Ciência e Profissão Fundamentos Históricos

Leia mais

Lista de participantes

Lista de participantes Lista de participantes Sami Ali (Psicanalista; Professor Catedrático Jubilado na Universidade de Paris VII; Diretor Científico do Centre International de Psychosomatique de Paris (C.I.P.S.); Criador da

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico Telefone 96 6257803 Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 08/ 06/1976 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO Campo Limpo Paulista 2012 1 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Marcos Legais Resolução CNE CES 1 2002 Resolução CNE

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009):

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA I C/H 102 (0829/I) Diferentes linhas de intervenção teórico-metodológicas

Leia mais

Jeanine Schuabb Duarte

Jeanine Schuabb Duarte Jeanine Schuabb Duarte Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0086148017065169 Última atualização do currículo em 01/08/2013 Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ceilândia -

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA. Periodicidade: Anual. Coordenação: Clarice Gatto. Objetivos do Curso

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA. Periodicidade: Anual. Coordenação: Clarice Gatto. Objetivos do Curso CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA Periodicidade: Anual Coordenação: Clarice Gatto Objetivos do Curso Contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOTERAPIAS DINÂMICAS Ato de Oficialização: RESOLUÇÃO nº 03/2001-Conselho Departamental

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOTERAPIAS DINÂMICAS Ato de Oficialização: RESOLUÇÃO nº 03/2001-Conselho Departamental PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOTERAPIAS DINÂMICAS Ato de Oficialização: RESOLUÇÃO nº 03/2001Conselho Departamental 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento: Curso de Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE O roteiro e normas abaixo discriminados foram aprovados pela Congregação da FEA em 17.8.2005. ROTEIRO E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSOS DA CARREIRA DOCENTE NA FEA SUMÁRIO (para

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012 A Associação de Apoio ao AAPQ faz saber que realizará processo seletivo para contratação de: 02 Psiquiatras 01Farmacêutico 01 Assistentes Social 01

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA. S e l e ç ã o d a 1 4 ª T u r m a 2012 E D I T A L

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA. S e l e ç ã o d a 1 4 ª T u r m a 2012 E D I T A L UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S e l e ç ã o d a 1 4 ª T u r m a 2012 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE DESIGN

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE DESIGN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE DESIGN CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro de 2014, publicado

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA (Projeto Pedagógico 2010/1) Resolução Nº 002/2011 da Pró-reitoria de Graduação

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO CURSO DE ODONTOLOGIA (Projeto Pedagógico 2010/1) Resolução Nº 002/2011 da Pró-reitoria de Graduação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

Apresentação e Materialidade

Apresentação e Materialidade Tânia Aiello-Vaisberg Fabiana Follador e Ambrosio organizadoras Cadernos Ser e Fazer Apresentação e Materialidade Instituto de Psicologia Universidade de São Paulo 2003 Ficha Catalográfica preparada pelo

Leia mais

SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA

SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE MENTAL E DEPENDÊNCIA QUÍMICA CLÍNICA ESCOLA A Clínica Escola do Núcleo de Neurociência ESUDA em uma ação conjunta de um fazer profissional que corresponda aos interesses sociais da

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Curso: Nutrição Núcleo Temático: Nutrição Clínica Disciplina: Psicologia Aplicada à Nutrição Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT:

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n. 69.324 de 07/10/71)

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n. 69.324 de 07/10/71) Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n. 69.324 de 07/10/71) DELIBERAÇÃO Câmara de Pós-Graduação Nº 013/2010 Reestrutura o Programa de Pós-Graduação Associado em Educação

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais

EDITAL Nº 21/2014 - PRPGPE

EDITAL Nº 21/2014 - PRPGPE EDITAL Nº 21/2014 - PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão PRPGPE, do Centro Universitário Franciscano, torna público que estarão abertas, a partir de 20 de novembro de 2014 a 23 de

Leia mais

Márcia Pereira de Souza

Márcia Pereira de Souza Dados gerais Formação Atuação Produções Eventos Bancas + Márcia Pereira de Souza Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1193256032730286 Possui graduação em fisioterapia pela Universidade

Leia mais

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO CREDENCIADOS PELO CFP

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO CREDENCIADOS PELO CFP CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO CREDENCIADOS PELO CFP Os cursos em vermelho estão com a data de validade expirada. Os interessados devem entrar em contato com a ABEP para verificar se o curso já está em processo

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA O programa tem por objetivo capacitar profissionais para a promoção de saúde, prevenção, identificação e tratamento do uso nocivo de substâncias psicoativas.

Leia mais

SÉRIE: 2o. TERMO NOTURNO

SÉRIE: 2o. TERMO NOTURNO SÉRIE: 2o. TERMO NOTURNO Estatística Aplicada à I Professor Mestrando Alexandre Análise do Comportamento I Metodologia Científica II Aspectos Éticos da Pesquisa do Desenvolvimento II Bárbara Fonseca História

Leia mais

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nº 4619. 2012 : Agrupamento Vertical Gonçalo Mendes da Maia

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nº 4619. 2012 : Agrupamento Vertical Gonçalo Mendes da Maia Curriculum Vitae Identificação Susana Pinto http://susanapinto.com/ susana.pinto.psicologa@gmail.com 916 145 170 Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nº 4619 Experiência Profissional 2012

Leia mais

Introdução à Psicoterapia Interpessoal De 06/03 a 16/04 55hs/aula

Introdução à Psicoterapia Interpessoal De 06/03 a 16/04 55hs/aula Introdução à Psicoterapia Interpessoal De 06/03 a 16/04 55hs/aula A terapia interpessoal (TIP) é uma psicoterapia manualizada, tem duração limitada, e foi desenvolvida por Gerald L. Klerman e sua esposa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016 EDITAL DPPG N. 06/2015 A DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO

Leia mais

HORÁRIO DE AULA 1º. SEMESTRE DE 2015 FAEF FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL. CURSO DE PSICOLOGIA SÉRIE: 1o. TERMO NOTURNO QUARTA FEIRA

HORÁRIO DE AULA 1º. SEMESTRE DE 2015 FAEF FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL. CURSO DE PSICOLOGIA SÉRIE: 1o. TERMO NOTURNO QUARTA FEIRA SÉRIE: 1o. TERMO NOTURNO 19:00 às 20:00 hrs Língua Portuguesa- Técnicas de Redação Língua Portuguesa- Técnicas de Redação Metodologia Científica I Psicologia Geral Psicologia do Desenvolvimento I Língua

Leia mais

EDITAL N.º 05/2014 CONCURSO PARA CONCESSÃO DE CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE PSICOTERAPIA

EDITAL N.º 05/2014 CONCURSO PARA CONCESSÃO DE CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE PSICOTERAPIA EDITAL N.º 05/2014 CONCURSO PARA CONCESSÃO DE CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE PSICOTERAPIA A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, filiada à Associação Médica Brasileira - AMB, de acordo com as

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 180/2012

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 180/2012 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 180/2012 Altera o Currículo do Curso de Psicologia - Bacharelado, período integral, para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS PSICODINÂMICAS Professor(es) e DRTs Fernando Genaro Junior 114071-3 Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso: Nutrição Disciplina: Psicologia Aplicada à Nutrição Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT: 113206-6 Código da Disciplina: 021.2603.6

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2009/1 EMENTAS

MATRIZ CURRICULAR 2009/1 EMENTAS MATRIZ CURRICULAR 2009/1 EMENTAS DISCIPLINA: Estatística aplicada à psicologia Ementa: Técnicas de amostragem. Introdução ao estudo de probabilidades. Distribuição binomial. Curva normal. Estimação de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual do candidato,

Leia mais

Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Dione Issagava Duarte Solteiro, brasileiro, 23 anos (05/03/1991) Rua Vicente de Paula Lima, 85 Centro - Serrana São Paulo Contatos: (16) 3987-1963 / (16) 99260-0122 Email: dione_duarte10@hotmail.com FORMAÇÃO

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 07/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social" 06 e 07 de Novembro. 06/NOV (QUI) CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro

PROGRAMAÇÃO. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social 06 e 07 de Novembro. 06/NOV (QUI) CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro PROGRAMAÇÃO "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social" 06 e 07 de Novembro DATA 06/NOV (QUI) PROGRAMAÇÃO 7h CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro 8h ABERTURA OFICIAL LOCAL: Auditório

Leia mais

Telma Regina Toniol. 20/11/11 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Telma Regina Toniol) Nome. Nome em citações bibliográficas.

Telma Regina Toniol. 20/11/11 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Telma Regina Toniol) Nome. Nome em citações bibliográficas. Telma Regina Toniol Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração. Especializaçao FPCE - Universidade do Porto- Portugal em Estudos e Desenvolvimento Educacional e Ciências Sociais. Mestranda

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Zoraide Margaret Bezerra Lins

Zoraide Margaret Bezerra Lins 1 de 7 17/03/2012 19:38 Zoraide Margaret Bezerra Lins Rede de Colaboração Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPb (1975), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA -1- REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO Os alunos do Curso Noturno de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná deverão cumprir um conjunto de atividades formativas complementares,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis.

Leia mais

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995.

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995. 1- FORMAÇÃO ACADEMICA. 1.1. Pós-Graduação 1.1.1 - Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Título da Dissertação: A Atuação

Leia mais

Curso: Ciências Contábeis

Curso: Ciências Contábeis Mantenedora: Fundação Educacional Fausto Pinto da Fonseca - CNPJ : 04.149.536/0001-24 Av. Dom Cabral, 31 Centro - CEP: 35.519-000 - Nova Serrana - MG Fone: (37) 3226-8200 - Site: www.fanserrana.com.br

Leia mais

Manual do Aluno. Escola de Engenharia Kennedy. Faculdade Kennedy. Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato

Manual do Aluno. Escola de Engenharia Kennedy. Faculdade Kennedy. Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato Manual do Aluno Escola de Engenharia Kennedy Faculdade Kennedy Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato Apresentação 01 Missão Escola de Engenharia e Faculdade Kennedy Missão Faculdade de

Leia mais