CURRICULUM VITAE. Lenise Freitas Motta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURRICULUM VITAE. Lenise Freitas Motta"

Transcrição

1 CURRICULUM VITAE Lenise Freitas Motta Outubro/2012

2 I- DADOS PESSOAIS: Nome: Lenise Freitas Motta Endereço consultório: Rua Visconde de Inhaúma, n 490, conjunto 602, Edifício Padre Euclides, bairro centro, fone: (016) Grau de Instrução: superior CRP/SP n o 06/ II- FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: Curso de Graduação Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas- PUCC, graduada em Curso de Pós-graduação Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Tema da dissertação: Psicoterapia de Grupo com Casais em Hospital-Dia segundo as percepções dos pacientes e seus cônjuges, pós-graduada em Experiência como docente: Professora de Psicologia da FASSP(Faculdade de Saúde de São Paulo) na cidade de Penápolis(SP), para o curso de Fisioterapia, no ano de Membro do Conselho de Docentes do IEF(Instituto de Estudos Freudianos), de fevereiro de 2007 a agosto de 2008.

3 Professora de Psicologia no Curso de Especialização da Fatece(Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação) e do IEP(Instituto de Psicanálise de Ribeirão Preto), desde Atividades de estágio profissional na graduação Estágio em Psicologia Clínica, em Unidade Básica de Saúde, em Campinas-SP, durante o ano letivo de 1987, totalizando 40 h. Estágio em Psicologia Escolar, em Colégio da Rede Pública de Ensino, em Campinas- SP, durante o ano letivo de 1987, totalizando 40 h. Estágio em Psicologia Organizacional, na Pontifície Universidade Católica de Campinas- PUCC, durante o ano letivo de 1987, totalizando 40 h. Estágio em Psicologia Organizacional, na Empresa Max Consultoria- Recursos Humanos e Marketing, em Campinas- SP, no período de setembro a dezembro de 1987, totalizando 320 h. Monitoria: Monitora da disciplina de Psicologia Geral II, durante o ano letivo de Formação complementar durante a graduação: cursos palestras e simpósios a) Cursos: Curso Psicologia Hospitalar, promovido pela Pontifície Universidade Católica de Campinas- PUCC, no ano de 1986, em Campinas- SP, com duração de 20h. Curso Jornada sobre a obra de Melanie Klein, promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, no ano de 1986, em São Paulo-SP, com duração de 16h.

4 Curso Psicanálise da Mulher, promovido pela Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, no ano de 1986, em Ribeirão Preto-SP, com duração de 6 h. Curso Análise Transacional, promovido pela Pontifície Universidade Católica de Campinas- PUCC, no ano de 1986, em Campinas-SP, com duração de 20 h. b) Palestras, simpósios : Jornada de Sociologia, promovido pelo Departamento de Psiquiatria do Centro Médico de Ribeirão Preto, em Ribeirão-SP, no ano de IV Simpósio Integração entre Clínica e Psiquiatria, promovido pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e Associação Brasileira de Psiquiatria, em Ribeirão Preto- SP, no ano de XI Simpósio de Psiquiatria de Ribeirão Preto, com o tema Psicoterapias, promovido pelo Departamento de Psiquiatria de Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto- SP, no ano de III- COMPLEMENTAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos: Curso Pesquisa Mercadológica, por ocasião da XX Reunião Anual de Psicologia de Ribeirão Preto, promovido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, em Ribeirão-Preto- SP, no ano de 1990, com duração de 12 h. Curso As instituições sob a ótica da Saúde Mental, promovido pelo Centro de Psicoterapia Analítica de Grupo- CEPAG, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, com duração de 12 h.

5 Curso Psicoterapia de Grupo em Centro de Saúde, promovido pelo Centro de Psicoterapia Analítica de Grupo- CEPAG, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, com duração de 12 h. Curso Administração Hospitalar, promovido pelo Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- USP, no ano 1998, com duração de 32 h. Curso Princípios do Funcionamento Mental, promovido pela Escola Vértice, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, com duração de 88 h. Curso Introdução à.psicoterapia de Orientação analítica I, promovido pela Escola Vértice, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, com duração de 88 h. Curso Introdução a Psicossomática, promovido pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática- Regional de São Paulo, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, com duração de 12 h. Curso Afetividade nas Relações Humanas, promovido pela Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais de São Paulo- SPAGESP, em Ribeirão Preto- SP, no ano de 1999, com duração de 6h. Curso A Prática Psicoterápica no Contexto Institucional, promovido, pelo Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, em Ribeirão- Preto-SP, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, com duração de 40h. Curso Comunicação Humana nos Sistemas e nas Instituições, promovido pela Comissão de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 1999, com duração de 8h.

6 Curso Introdução à.psicoterapia de Orientação analítica II, promovido pela Escola Vértice, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 2000, com duração de 88 h. Curso Divulgação de Técnica: ALCESTE, promovido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, no ano de 2000, com duração de 4 horas. Curso Terapia do casal e da família promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-USP, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 2000, com duração de 6 horas, como palestrante. Curso de formação em Terapia familiar e de casal na Abordagem Sistêmica pelo Instituto Familiae, no ano de 2002, com duração de 6 meses. Curso Introdução a obra de Freud promovido pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), com duração de 8 meses, no ano de 2005 e Curso Introdução a obra de Melanie Klein promovido pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), no ano de 2006 e 2007, com duração de 8 meses. Curso Introdução a obra de D.W. Winnicott promovido pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), no ano de 2008, com duração de 4 meses, como coordenadora Curso "CURSO DE PSICOTERAPIA ANALÍTICA SUAD HADDAD DE ANDRADE", 176 horas (um ano de curso em 2012). Palestras e Participação em Congressos: A situação do pré- escolar no estado de São Paulo, promovida pela diretoria e equipe técnica da OMEP- em São Paulo,no ano de1989, como ouvinte.

7 Primeira Entrevista em Psicoterapia Analítica, promovida pela Escola Vértice, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, como ouvinte. Prevalência de Alcoolismo nas Emergências Psiquiátricas, promovida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP/ Área de Concentração Saúde Mental, por ocasião do VI Ciclo de Estudos em Saúde Mental, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1998, como palestrante. Depressão e Comorbidade, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, como ouvinte. Hospital-Dia 25 anos: Abordagens psicoterapêuticas, psicossociais, e psicoeducacionais, promovido pelo Hospital-Dia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-USP, em Ribeirão Preto-SP, no ano de 1999, como membro da comissão organizadora de eventos. VII Ciclo Saúde Mental, promovido pela Comissão de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 1999, com duração de 24 horas, como ouvinte. Re-Pensando uma Experiência Psicanalítica: Transferência e Contratransferência, promovida pelo Núcleo de Estudos de Psicoterapia Psicanalítica de Ribeirão Preto, no ano de 2000, como ouvinte. IV Jornada SPAGESP(Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo) com o tema GRUPOS HOJE, promovida por esta sociedade, no ano de 2000, como palestrante. Falando sobre Grupos em Grupo, promovida pelo Centro de Estudos de Psicoterapia Analítica de Grupo- RP, no ano de 2000, como ouvinte.

8 Supervisão de casos clínicos em Grupoterapia, promovida pelo Centro de Estudos de Psicoterapia Analítica de Grupo-RP, no ano de 2000, como ouvinte. VIII Ciclo em Saúde Mental : promovido pela Comissão de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 2000, com duração de 27 horas, como ouvinte. Antropofagia- Uma questão em aberto, promovida pelo Núcleo de Estudos de Psicoterapia Psicanalítica de Ribeirão Preto, no ano de 2001, como ouvinte. Ciclo de Palestras: Psicanálise: Evoluções - Um olhar contemporâneo sobre temas clássicos em Psicanálise, promovido pelo Grupo de Estudos de Psicanálise de Ribeirão Preto, de março a junho do ano de 2001, como ouvinte. Simpósio: Anorexia, bulimia e obesidade na clínica psicanalítica, promovido pelo grupo de Psicologia Clínica ALLOS de Ribeirão Preto, em maio do ano de 2004, como ouvinte. Jornada clínica: A clínica psicanalítica das depressões - promovida pela Escola Brasileira de Psicanálise, em julho do ano de 2004, com duração de 4 horas, como ouvinte. Uma visão evolutiva do trabalho psicanalítico nas psicoses : promovida pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em outubro de 2004, como ouvinte. Jornada: I Jornada Psicanálise no Divã- pensando e sentindo o psicanalista em sua função,promovida pela SBPRP, nos dias 4 e 5 de dezembro do ano de 2004, como ouvinte. Perdas: Danos e Ganhos - promovida pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), em maio de 2005, como ouvinte.

9 Adolescência: Uma Visão Psicanalítica - promovida pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), em agosto de 2005, como ouvinte. Seminário Clínico: A dificílima viagem de si a si mesmo - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em agosto de 2005, como ouvinte. Objeto em Psicanálise: Lendo Freud através de Lacan, promovida pelo IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), em novembro de 2005, como ouvinte. Seminário Clínico: As qualidades da Flôr de Lótus, promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em março de 2006, como ouvinte. Drogadição:convívio com a agonia, promovida pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em maio de 2006, como ouvinte. Conferência: A Investigação da Psicopatogênese- Discussão de Caso Clínico, promovida pelo Departamento de Psiquiatria do Centro Médico de Ribeirão Preto, em maio de Seminário Clínico: Descobrindo a capacidade de comunicar o sentir - Relato de um atendimento ludoterapêutico, promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em outubro de 2006, como ouvinte. Diálogos entre Psiquiatria e Psicanálise: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, em novembro de 2006, como ouvinte. Jornada: I Jornada em Diversidade Sexual, promovida pelo Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual, nos dias 24 e 25 de novembro do ano de 2006, como ouvinte.

10 Seminário Clínico: Em busca do afeto perdido - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em maio de 2007, como apresentadora. Simpósio: Infância e Adolescência na Psicanálise Contemporânea, promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto(SBPRP) em junho de 2007, como ouvinte. Simpósio: Compulsões na atualidade: Um Olhar Psicanalítico, promovido pelo Centro Universitário de Araraquara(UNIARA), em setembro de Simpósio: Um percurso com Franco Borgogno, promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto(SBPRP) em outubro de 2007, como ouvinte. Conferência: Os sentidos do cuidar: o lugar da verdade no encontro terapêutico promovido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) em abril de 2008, como ouvinte. Seminário Clínico: Síndrome do Pânico e a Representação do Afeto - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em abril de 2008, como ouvinte. Seminário Clínico: Te dei meus olhos pra tomares conta agora conta como hei de partir - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em agosto de 2008, como ouvinte. Jornada: III Jornada em Diversidade Sexual, promovida pelo Grupo VIDEVERSO e pelo Conselho Regional de Psicologia, nos dias 26 e 27 de setembro do ano de 2008, como ouvinte.

11 Reunião Científica: Sobre sexualidade - promovida pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em agosto de 2008, como ouvinte. A prática Psicanalítica: exemplos de conduta - promovida pelo Instituto de Estudos Freudianos de Ribeirão Preto,realizada na Universidade Paulista de Ribeirão Preto(UNIP) em maio de 2009, como palestrante. Seminário Clínico: O psiquico e o mental no processo de amadurecimento - promovido pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto, em julho de 2009, como ouvinte. Consumo, logo sou, promovida pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto(IEP), em outubro de IV Curso de Atualização em Psicopatologia para Equipes de Saúde Mental, promovido pelo HC-FMUSP-SP, em dezembro de XXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise, em Ribeirão Preto, em setembro de Jornada: Casal e Família no divã, promovida pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Pret(SBPRP), em setembro de Curso SuadHaddAndrade, com duração de três anos, desde janeiro de 2012, em andamento. IV- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Docente no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, na Faculdade Anhanguera, em Sertãozinho-SP. Supervisora de Psicólogos Clínicos na cidade de Taquaritinga(SP), de agosto de 2009 a março de 2010.

12 Membro do Conselho Administrativo do Instituto de Estudos Freudianos(IEF), desde fevereiro de Coordenadora de Grupos de Estudo em Psicanálise na cidade de Taquaritinga(SP), de agosto de 2009 a março de Coordenadora de Grupos de Estudo em Psicanálise pelo Instituto de Estudos Freudianos(IEF), desde fevereiro de Diretora do Departamento de Eventos Científicos do IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), de março de a novembro de Diretora de Integração Regional do IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), de novembro de 2005 a novembro de Membro da Comissão de Ensino do IEP (Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), de agosto de 2004 a agosto de Participação em grupos de Supervisão Clínica a Supervisores filiados ao IEP(Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto), desde fevereiro de 2004, com duração de 1 hora semanal, em andamento. Participação em Supervisão Psicanalítica Grupal, ministrada pelo Prof. Dr. José Francisco de Oliveira, docente da FFCLRP-USP (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), de fevereiro de 2004 a setembro de 2009, com duração de 1 hora semanal. Participação em grupos de Supervisão Clínica referente a atendimento no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza (Ribeirão Preto), a alunos do quinto ano de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 2004, com duração de 1 hora semanal, durante 9 meses.

13 Participação em grupos de Discussão Clínica e psicológica sobre Transtornos alimentares, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no ano de 2004, com duração 3 horas semanais, durante 8 meses. Participação como membro no Curso de Formação em Psicanálise, realizado pelo Programa de Formação Permanente em Psicanálise Freudiana do IEF (Instituto de Estudos Freudianos de Ribeirão Preto), no ano de Psicóloga colaboradora no Hospital-Dia(USP), da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-USP, no período de agosto de 1999 a abril de Estagiária no Hospital-Dia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo-USP, no período de julho de 1998 a julho de 1999, com duração de 724,5 h. Supervisora de Vendas (recrutamento, seleção e treinamento de pessoal), na Rede Levi`s, em Ribeirão Preto-SP, no período de fevereiro de 1995 a janeiro de Gerente de Vendas (recrutamento, seleção e treinamento de pessoal), na Empresa Oliver em Campinas-SP, no período de janeiro de 1994 a janeiro de Psicóloga Colaboradora no Centro de Psicopedagogia Clínica, em Campinas-SP, no período de março a outubro de Coordenadora de Recursos Humanos na Empresa Rápido Ribeirão Preto S/A, em Ribeirão Preto-SP, no período de janeiro de 1988 a fevereiro de 1989.

14 V- ATIVIDADES DE PESQUISA: Trabalhos apresentados em congresso FREITAS, L.M.; CONTEL, J.O.B.- Prevalência de Alcoolismo nas Emergências Psiquiátricas- Trabalho apresentado no VI Ciclo de Estudos em Saúde Mental, promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, publicado nos anais do evento, p-54., no ano de FREITAS, L.M.; SANTOS, M.A.- Grupo de casais como recurso terapêutico em Hospital- Dia Trabalho apresentado na IV Jornada Spagesp, promovida pela Sociedade de Psicoterapias Analíticas de Grupo do Estado de São Paulo, artigo publicado na Revista da Spagesp, número I, p-49, no ano de FREITAS,L.M., SANTOS, M.A- Psicoterapia de Casais em Hospital-Dia- Pôster apresentado no VII Ciclo de Estudos em Saúde Mental, promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, publicado nos anais do evento,p.-315, no ano de FREITAS,L.M.-Grupoterapia Breve de Múltiplos Casais em Hospital Dia- Trabalho apresentado no VII Ciclo de Estudos em Saúde Mental, promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-USP, publicado nos anais do evento, p-174., no ano de MOTTA L.F.; SOUZA M.; SANTOS M.A. Grupoterapia com múltiplos casais em Hospital-Dia, artigo publicado na Revista Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, no ano de MOTTA L. F.; SANTOS M.A. Até que a vida nos separe: grupoterapia de múltiplos casais em Hospital-Dia, trabalho apresentado no VII Encontro da EERP-USP, em março do ano de 2002.

15 Colaboração em pesquisa sem bolsa Dissertação de Mestrado de Marco Antônio de Araújo Bueno, intitulada: Pede-se fechar os olhos : A Semi/ótica da Psicanálise, apresentada na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas-SP, sob orientação do Prof. Dr. Joaquim Brasil Fontes Júnior, em Participação na revisão de texto e colaboradora na coleta de dados. Dissertação de Mestrado de Ana Celina Píres Campos Guimarães, intitulada: Análise de Conteúdo de Psicoterapia de Grupo em Hospital-Dia Psiquiátrico, apresentada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, sob orientação do Prof. Dr. José Onildo Bertioli Contel, em Participação na coleta de dados. Dissertação de Mestrado de Christian Adolfo Diniz do Nascimento, intitulada: Perfil Clínico e Demográfico de Pacientes em União Permanente Tratados em Hospital-Dia, apresentada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, sob orientação do Prof. Dr. José Onildo Betioli Contel, em Participação na coleta de dados. Lenise Freitas Motta Ribeirão Preto, outubro de 2012.

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª)

GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS. C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) GRADE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/ DATAS E HORÁRIOS MÓDULO I: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO C/H: 8 horas. Data/horário: 29/06 e 30/06 das 18:30 às 22:30 (2ª e 3ª) 04/07 das 8 às 16h (sábado). Bibliografia

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Flávio Settembre. CRP 06/86514 Psicólogo clínico, participou de Conferências Municipais sobre os direitos da criança e do adolescente na cidade de São Paulo e já soma duas publicações em revistas científicas.

Leia mais

M. Isabel N. G. Manzano

M. Isabel N. G. Manzano Objetivo Recursos Humanos Resumo Profissional Psicóloga com especialização em Treinamento & Desenvolvimento em Recursos Humanos. Certified Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Leia mais

Agenda. Escola de Enfermagem da USP promove ciclo de seminários no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Agenda. Escola de Enfermagem da USP promove ciclo de seminários no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino Serviços Agenda Programe-se para participar dos principais eventos da Enfermagem Escola de Enfermagem da USP promove ciclo de seminários no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino A Escola de Enfermagem

Leia mais

LYRA, CLEILA ELVIRA. Currículo Resumido LATTES

LYRA, CLEILA ELVIRA. Currículo Resumido LATTES Currículo Resumido LATTES Dados Pessoais Nome: CLEILA ELVIRA LYRA Nome em citações LYRA, Cleila E. bibliográficas: Sexo: Feminino Filiação: Otto João Lyra e Elvira Três Lyra Nascimento: 05/05/1952 Ibirama

Leia mais

1.1. Cristina Nacif Alves

1.1. Cristina Nacif Alves 1.1. 1.1.1. Formação Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, concluída em Junho de 1992 Especialização em Desenvolvimento e Aprendizagem da criança e do adolescente - Instituto

Leia mais

Cursos de especialização credenciados pelo CFP

Cursos de especialização credenciados pelo CFP Cursos de especialização credenciados pelo CFP Núcleo Formador Curso Credenciado Especialidade Localidade 1 ABP - Associação Brasiliense de Psicodrama e Sociodrama 2 Associação de Combate ao Câncer em

Leia mais

Curriculum Glória Cintra

Curriculum Glória Cintra Curriculum Glória Cintra E mail: gloriacintra@hotmail.com Professora e Coordenadora no Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica, desde 2006 em São Paulo. Psicoterapeuta corporal com formação em:

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Identificação Eder Soares Santos Data de nascimento 26 de junho de 1974

CURRICULUM VITAE. Identificação Eder Soares Santos Data de nascimento 26 de junho de 1974 CURRICULUM VITAE Identificação Nome Eder Soares Santos Data de nascimento 26 de junho de 1974 Estado civil Solteiro Endereço Rua Antonio Menghetti, 78 Jd. São Gonçalo, Barão Geraldo - Campinas, SP. CEP

Leia mais

Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae

Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae Luciana Pizzani Rosemary Cristina da Silva Memorial Memorial é o relatório circunstanciado que se apresenta à comissão de progressão funcional, o qual inclui a

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO 1 o Ano Antropologia Epistemologia e História da Psicologia Estatística Ética e Cidadania Interpretação e Produção de Textos Científicos Métodos de Pesquisa em Psicologia

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Jeanine Schuabb Duarte

Jeanine Schuabb Duarte Jeanine Schuabb Duarte Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0086148017065169 Última atualização do currículo em 01/08/2013 Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ceilândia -

Leia mais

Dispositivos Clínicos em Saúde Mental

Dispositivos Clínicos em Saúde Mental Dispositivos Clínicos em Saúde Mental Composição do GT PARTICIPANTES FILIAÇÃO PPG E-MAIL CATEGORIA COORDENADORA Ana Cristina Costa de Figueiredo UFRJ Teoria psicanalítica ana.cfigueiredo@terra.com.br Professora

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular do Curso FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE PSICOLOGIA (Bacharel e Formação de Psicólogo) Publicado no diário Oficial

Leia mais

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36 PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA Psicologia: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 36 36 72 Ciência e ANTROPOLOGIA

Leia mais

Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde

Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde Fenomenologia e Existencialismo: Abordagem na Psicologia e Saúde O CURSO - o curso completo é composto por 16 módulos de 8 horas cada, aos sábados, de 01 de setembro de 2012 a dezembro de 2013, organizado

Leia mais

MANIFESTO DE ENTIDADES BRASILEIRAS DE PSICANÁLISE. indissociáveis entre si: a análise pessoal, os cursos teóricos e a supervisão dos casos clínicos.

MANIFESTO DE ENTIDADES BRASILEIRAS DE PSICANÁLISE. indissociáveis entre si: a análise pessoal, os cursos teóricos e a supervisão dos casos clínicos. MANIFESTO DE ENTIDADES BRASILEIRAS DE PSICANÁLISE Há cerca de 90 anos a formação de psicanalistas está baseada em três atividades complementares e indissociáveis entre si: a análise pessoal, os cursos

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Correio electrónico Telefone 96 6257803 Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 08/ 06/1976 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Leia mais

Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau

Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau Dias: 26, 27 e 29 Local: Faculdade Maurício de Nassau PROGRAMAÇÃO DIA HORA ATIVIDADE PALESTRANTE Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa.- Direção FMN-CG Samara Coelho - Coordenação Acadêmica 18h30 Abertura Adriano

Leia mais

Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde

Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde Curriculum Vitae Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde Formação Acadêmica: Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Programa EICOS/Instituto de Psicologia/Universidade Federal do

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Unidade

Leia mais

UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem em Saúde Mental Carga Horária: 90 h Teórica: 60h Prática: 30h Semestre: 2013.1 Professor: Cilene Duarte da

Leia mais

Pós-graduação Psicologia

Pós-graduação Psicologia Pós-graduação Psicologia Pós-graduação - Lato Sensu Os cursos de Pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo têm como objetivos a formação de docentes, pesquisadores e profissionais

Leia mais

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais.

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais. 2013 1ª Conferência 20 de Março, das 14:30 às 17:00 h Cidadania em tempos de crise: Implicações para a intervenção educativa, social e comunitária Isabel Menezes. Professora Associada com Agregação da

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

Identidade: 06479911-7, 21.02.95, IFP CPF: 017.879.197-06. Título de Eleitor: 788807503-02 Carteira de Trabalho: 42313

Identidade: 06479911-7, 21.02.95, IFP CPF: 017.879.197-06. Título de Eleitor: 788807503-02 Carteira de Trabalho: 42313 CURRICULUM VITAE ALINE VERISSIMO MONTEIRO CRP/RJ 05-21723 Rua Desembargador Burle, 28/602 - Rio de Janeiro. CEP 22271-060 /fax (021) 246 0309 Celular (021) 96341676 E-mail: avmonteiro@infolink.com.br Identidade:

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE GESTÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social" 06 e 07 de Novembro. 06/NOV (QUI) CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro

PROGRAMAÇÃO. Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social 06 e 07 de Novembro. 06/NOV (QUI) CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro PROGRAMAÇÃO "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social" 06 e 07 de Novembro DATA 06/NOV (QUI) PROGRAMAÇÃO 7h CREDENCIAMENTO Local: Auditório do Fórum Miguel Sátyro 8h ABERTURA OFICIAL LOCAL: Auditório

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes: ofício nº 115-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/ CAPES de 2 de outubro de 2012. 2. Objetivo geral: formar o pesquisador, o docente

Leia mais

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 07 de outubro de 2014 Este anexo regulamenta as Atividades Acadêmica- Científico-Culturais do Curso de Engenharia

Leia mais

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral)

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) SEMESTRE 1 - Obrigatórias BIO0105 Biologia 6 0 6 MAE0112 Introducao a Probabilidade e a Estatistica I 4 0 4 PSA0113 Psicologia da Aprendizagem PSE0101

Leia mais

Manual do Aluno. Escola de Engenharia Kennedy. Faculdade Kennedy. Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato

Manual do Aluno. Escola de Engenharia Kennedy. Faculdade Kennedy. Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato Manual do Aluno Escola de Engenharia Kennedy Faculdade Kennedy Faculdade de Ciências jurídicas Prof. Alberto Deodato Apresentação 01 Missão Escola de Engenharia e Faculdade Kennedy Missão Faculdade de

Leia mais

EDITAL Nº 21/2012 - PRPGPE

EDITAL Nº 21/2012 - PRPGPE EDITAL Nº 21/2012 - PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão PRPGPE, do Centro Universitário Franciscano Unifra, torna público que estarão abertas, a partir de 03 de dezembro de 2012,

Leia mais

Caros alunos de Psicologia que irão cursar estágios específicos no 1º semestre de 2013:

Caros alunos de Psicologia que irão cursar estágios específicos no 1º semestre de 2013: 1 EDITAL II - Atribuições de Estágio em Psicologia Educacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Clínica e Psicologia Institucional/Social para o 1º semestre de 2013 Caros alunos de Psicologia que irão

Leia mais

Currículo Profissional

Currículo Profissional Currículo Profissional Ana Luiza Amaral Sant Anna Borba Formação Acadêmica e Titulação Título de Especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Regional de Psicologia/SP Pós-Graduada em Psicopedagogia Graduada

Leia mais

1984: Graduação: Bacharel em Psicologia e Psicóloga. Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

1984: Graduação: Bacharel em Psicologia e Psicóloga. Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Silvia De Ambrosis Pinheiro Machado São Paulo - Brasil Psicóloga Clínica Ações psicoterapêuticas e psicoprofiláticas CRP 06 /123475 E-mail: silvia.pinheiro.machado@primeiromovimento.com I. Formação Acadêmica:

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO Campo Limpo Paulista 2012 1 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Marcos Legais Resolução CNE CES 1 2002 Resolução CNE

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 História e Bases Epistemológicas da Psicologia Sociologia I Antropologia Leitura e Produção Textual Metodologia do Trabalho Cientifico TOTAL: 400 horas Filosofia

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal

CURRICULUM VITAE. Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal CURRICULUM VITAE Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal Albergaria-a-Velha, Fevereiro de 2015 INFORMAÇÃO PESSOAL Nome: Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal Correio electrónico: tf.mmvidal@gmail.com EXPERIÊNCIA

Leia mais

Relatório de Atividades 2014

Relatório de Atividades 2014 Relatório de Atividades 2014 Aula Inaugural da Psicologia No dia 13 de março de 2014 no auditório da IES ocorreu a aula inaugural do semestre que abordou a temática Psicologia e políticas públicas: reflexões

Leia mais

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA RELATÓRIO DE 2011 Em 2011, o Vila Fátima deu continuidade aos seus programas de ensino-serviço. Esta unidade acadêmica descentralizada é uma projeção da Universidade ao seu meio, e, como tal, oferece um

Leia mais

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão

Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão Hospital Universitário Walter Cantídio Diretoria de Ensino e Pesquisa Serviço de Desenvolvimento de Recursos Humanos Manual de Competências do Estágio dos Acadêmicos de Enfermagem-Projeto de Extensão HOSPITAL

Leia mais

Márcia Pereira de Souza

Márcia Pereira de Souza Dados gerais Formação Atuação Produções Eventos Bancas + Márcia Pereira de Souza Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1193256032730286 Possui graduação em fisioterapia pela Universidade

Leia mais

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T

Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Erika Meinicke Nascimento Registro Profissional CRM-MG 29.215-T Qualificação Médica com especialização em Anatomia Patológica. FORMAÇÃO ACADÊMICA. Graduação em Medicina - Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Curriculum Vitae. Eliania Pereira da Silva Terapeuta Ocupacional CREFITO 12806-TO. Resumo. Formação Acadêmica. elianiasq@hotmail.

Curriculum Vitae. Eliania Pereira da Silva Terapeuta Ocupacional CREFITO 12806-TO. Resumo. Formação Acadêmica. elianiasq@hotmail. Curriculum Vitae Eliania Pereira da Silva Terapeuta Ocupacional CREFITO 12806-TO (98) 8850-2012 Resumo Formação Acadêmica Ensino superior MBA em Gestão da Saúde Fundação Getúlio Vargas, 2014 (previsão)

Leia mais

Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial

Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE PSIQUIATRIA - IPUB Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial Área de avaliação CAPES: Psicologia APRESENTAÇÃO O Mestrado

Leia mais

Eloisa Rosana de Azeredo

Eloisa Rosana de Azeredo Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Eloisa Rosana de Azeredo Travessa Balduino de Carvalho, nº 60, apto 304, 78005-230 Cuiabá (Brasil) +556581147506 eramontenegro@yahoo.com.br Yahoo! Messenger (YIM) Eloisa

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

Grupo 1: Atividades Complementares de Ensino (Máximo de 120 horas)

Grupo 1: Atividades Complementares de Ensino (Máximo de 120 horas) CENTRO INTEGRADO DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FLORIANO - FAESF RUA FÉLIX PACHÊCO, 1206 BAIRRO: MANGUINHA FONE: (89) 3521-6512 ou 3521-2956 CNPJ: 04.899.971/0001-76 E-MAIL:

Leia mais

Lista de participantes

Lista de participantes Lista de participantes Sami Ali (Psicanalista; Professor Catedrático Jubilado na Universidade de Paris VII; Diretor Científico do Centre International de Psychosomatique de Paris (C.I.P.S.); Criador da

Leia mais

SÉRIE: 2o. TERMO NOTURNO

SÉRIE: 2o. TERMO NOTURNO SÉRIE: 2o. TERMO NOTURNO Estatística Aplicada à I Professor Mestrando Alexandre Análise do Comportamento I Metodologia Científica II Aspectos Éticos da Pesquisa do Desenvolvimento II Bárbara Fonseca História

Leia mais

As Mulheres e o Trabalho de Cuidar SÃO PAULO,07 DE NOVEMBRO DE 2014.

As Mulheres e o Trabalho de Cuidar SÃO PAULO,07 DE NOVEMBRO DE 2014. As Mulheres e o Trabalho de Cuidar MYRIAN MATSUO II Seminário de Sociologia da FUNDACENTRO: Condições de Trabalho das Mulheres no Brasil SÃO PAULO,07 DE NOVEMBRO DE 2014. Doutora em Sociologia pelo Departamento

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL CTAE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL CTAE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO - DEPE CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL

Leia mais

Telma Regina Toniol. 20/11/11 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Telma Regina Toniol) Nome. Nome em citações bibliográficas.

Telma Regina Toniol. 20/11/11 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Telma Regina Toniol) Nome. Nome em citações bibliográficas. Telma Regina Toniol Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração. Especializaçao FPCE - Universidade do Porto- Portugal em Estudos e Desenvolvimento Educacional e Ciências Sociais. Mestranda

Leia mais

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995.

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995. 1- FORMAÇÃO ACADEMICA. 1.1. Pós-Graduação 1.1.1 - Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Título da Dissertação: A Atuação

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

PROGRAMA DO PÓS-GRADUAÇÃO EM SEXOLOGIA CLÍNICA

PROGRAMA DO PÓS-GRADUAÇÃO EM SEXOLOGIA CLÍNICA PROGRAMA DO PÓS-GRADUAÇÃO EM SEXOLOGIA CLÍNICA 1. Nome do curso e Área(s) do Conhecimento - Pós-Graduação/Especialização em Sexologia Clínica - Área do conhecimento: Medicina - Forma de oferta: presencial

Leia mais

Maria Claudiana Rios dos Santos

Maria Claudiana Rios dos Santos Maria Claudiana Rios dos Santos Setembro /2014 Maria Claudiana Rios dos Santos Dados pessoais Nome Filiação Nascimento Maria Claudiana Rios dos Santos José Paulo dos Santos e Mariazinha Rios dos Santos

Leia mais

1996-2001 Licenciatura em Psicologia Aplicada (Área Clínica ) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa. Média Final: 15 Valores.

1996-2001 Licenciatura em Psicologia Aplicada (Área Clínica ) - Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa. Média Final: 15 Valores. CURRICULUM VITAE Identificação Apelido Nome PEREIRA HENRIQUES MÁRCIA Data de Nascimento 6 De Fevereiro de 1977 Nacionalidade Estado Civil Portuguesa Casada Contribuinte 212043498 Habilitações Académicas

Leia mais

Anexo II CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO ANÁLISE CURRICULAR AGENTE DE SEGURANÇA SOCIOEDUCATIVO 1,0 5,0 0,5 2,5 5,0 0,5

Anexo II CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO ANÁLISE CURRICULAR AGENTE DE SEGURANÇA SOCIOEDUCATIVO 1,0 5,0 0,5 2,5 5,0 0,5 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DIRETORIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO A Superintendência de Recursos Humanos da SEDS, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS PSICODINÂMICAS Professor(es) e DRTs Fernando Genaro Junior 114071-3 Maria

Leia mais

Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Dione Issagava Duarte Solteiro, brasileiro, 23 anos (05/03/1991) Rua Vicente de Paula Lima, 85 Centro - Serrana São Paulo Contatos: (16) 3987-1963 / (16) 99260-0122 Email: dione_duarte10@hotmail.com FORMAÇÃO

Leia mais

O que é psicanálise?

O que é psicanálise? 1 O que é psicanálise? Bem, se você está buscando por cursos de psicanálise, já tem uma ideia básica a seu respeito. Portanto, não vou me alongar aqui na definição da psicanálise, das técnicas e das teorias.

Leia mais

João Baptista Lapenda e Maria Cândida Beltrão Lapenda 07/10/1951 - Recife/PE - Brasil

João Baptista Lapenda e Maria Cândida Beltrão Lapenda 07/10/1951 - Recife/PE - Brasil Bacharel Licenciada e Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, com Graduação (1976) Atualmente é Psicóloga da Universidade de Pernambuco/UPE Experiência em Psicologia do Trabalho

Leia mais

Estado de Santa Catarina CÂMARA MUNICIPAL DE PALHOÇA Setor de Expediente

Estado de Santa Catarina CÂMARA MUNICIPAL DE PALHOÇA Setor de Expediente PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 98/2012. NAEP. Dispõe sobre a criação do Núcleo de Atendimento Especializado da Rede Municipal de Ensino de Palhoça. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PALHOÇA, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

Curso em Psicanálise Winnicottiana REGIMENTO

Curso em Psicanálise Winnicottiana REGIMENTO Curso em Psicanálise Winnicottiana REGIMENTO I. DENOMINAÇÃO, COORDENAÇÃO E MODALIDADES A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE WINNICOTTIANA (SBPW), por intermédio dos Centros Winnicott, oferece regularmente

Leia mais

Contactos: email: goncalves.gloria@gmail.com / Telemóvel: 965687313

Contactos: email: goncalves.gloria@gmail.com / Telemóvel: 965687313 I Identificação Nome: Maria da Glória Salgado Gonçalves Data de Nascimento: 31 de Julho de 1974 / Nacionalidade: Portuguesa Morada: Trav. Álvaro Castelões; n.º 66, 2.º, 4200-048 Porto Contactos: email:

Leia mais

HORÁRIO DE AULA 1º. SEMESTRE DE 2015 FAEF FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL. CURSO DE PSICOLOGIA SÉRIE: 1o. TERMO NOTURNO QUARTA FEIRA

HORÁRIO DE AULA 1º. SEMESTRE DE 2015 FAEF FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL. CURSO DE PSICOLOGIA SÉRIE: 1o. TERMO NOTURNO QUARTA FEIRA SÉRIE: 1o. TERMO NOTURNO 19:00 às 20:00 hrs Língua Portuguesa- Técnicas de Redação Língua Portuguesa- Técnicas de Redação Metodologia Científica I Psicologia Geral Psicologia do Desenvolvimento I Língua

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Carga Horária Total exigida no curso: 200 horas

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Carga Horária Total exigida no curso: 200 horas REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Total exigida no curso: 200 LONDRINA/PR 2014 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS DO CURSO

Leia mais

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nº 4619. 2012 : Agrupamento Vertical Gonçalo Mendes da Maia

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nº 4619. 2012 : Agrupamento Vertical Gonçalo Mendes da Maia Curriculum Vitae Identificação Susana Pinto http://susanapinto.com/ susana.pinto.psicologa@gmail.com 916 145 170 Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nº 4619 Experiência Profissional 2012

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO EXTERNO PROJETO QUIXOTE 2012 A Associação de Apoio ao AAPQ faz saber que realizará processo seletivo para contratação de: 02 Psiquiatras 01Farmacêutico 01 Assistentes Social 01

Leia mais

PROGRAMA. 30 de Maio. Professor na Universidade de Amesterdão e FMUL, Investigador Coordenador do IS

PROGRAMA. 30 de Maio. Professor na Universidade de Amesterdão e FMUL, Investigador Coordenador do IS PROGRAMA 9:00 Abertura Secretariado 09:45-10:00 Sessão de Abertura 30 de Maio Prof.ª Luísa Figueira, Prof.ª Sílvia Ouakinin, José Barata, Patrícia Câmara 10:00-11:00 Conferência "Doenças dinâmicas: perspectivas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DATA DA APLICAÇÃO: 12.12.2015 GABARITOS MULTIDISCIPLINAR 2015.2 HUMANAS E EXATAS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO A E D D E C A E A B ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS E PREÇOS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO. Arte-Terapia. Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte Terapia EDIÇÃO 2015. Porto

PÓS GRADUAÇÃO. Arte-Terapia. Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte Terapia EDIÇÃO 2015. Porto PÓS GRADUAÇÃO Arte-Terapia Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte Terapia EDIÇÃO 2015 Porto Arte-Terapia Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte-Terapia PÓS-GRADUAÇÃO Arte Terapia: Aplicações

Leia mais

Consulta Pública para aprimoramento do. Instrumento de Acreditação das Escolas Médica

Consulta Pública para aprimoramento do. Instrumento de Acreditação das Escolas Médica Consulta Pública para aprimoramento do Instrumento de Acreditação das Escolas Médica Estamos disponibilizando para sugestões, avaliação e comentários o instrumento que será utilizado para a acreditação

Leia mais

ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 ANEXO 2. NORMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Serviço Social o planejamento acadêmico do deve assegurar, em termos

Leia mais

especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br

especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br Psicologia Intensiva uma especialidade Psic. Raquel Pusch pusch11@terra.com.br www.psicosaude.com.br PSICOLOGIA INTENSIVA O intensivismo é uma especialidade que apresenta um caráter interdisciplinar voltado

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA. Periodicidade: Anual. Coordenação: Clarice Gatto. Objetivos do Curso

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA. Periodicidade: Anual. Coordenação: Clarice Gatto. Objetivos do Curso CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA EXPERIÊNCIA PSICANALÍTICA Periodicidade: Anual Coordenação: Clarice Gatto Objetivos do Curso Contribuir para uma perspectiva crítica ante a práxis que se exerce nos

Leia mais

Juliana Cordeiro de Melo Franco

Juliana Cordeiro de Melo Franco Juliana Cordeiro de Melo Franco FORMAÇÂO Ensino Fundamental e Ensino Médio: Colégio Santo Antônio -Belo Horizonte MG. Conclusão:Dezembro de 1991. Curso Superior: Faculdade de Medicina de Barbacena FUNJOB

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Curso: Nutrição Núcleo Temático: Nutrição Clínica Disciplina: Psicologia Aplicada à Nutrição Professor(es): Claudio Bastidas Martinez DRT:

Leia mais

DIMENSÕES INTEGRADORAS DO ENSINO E PESQUISA DE ÉTICA PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL:

DIMENSÕES INTEGRADORAS DO ENSINO E PESQUISA DE ÉTICA PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: DIMENSÕES INTEGRADORAS DO ENSINO E PESQUISA DE ÉTICA PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: um olhar a partir da UFSC e da UNESP-Marília FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUZA (em estágio

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES

ANEXO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES ANEXO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DISCRIMINAÇÃO DAS ATIVIDADES DOCENTES I. ENSINO 1. Aulas presenciais e semipresenciais em curso de graduação, pós-graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual do candidato,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA CLÍNICA E INTENSIVA Unidade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Diretoria de Ensino Curso de Agronomia - Câmpus Sertão

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais Nome Juliana Maria Steffen do Nascimento Registro CRP CRP07/17343 Endereço profissional

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais Nome Juliana Maria Steffen do Nascimento Registro CRP CRP07/17343 Endereço profissional CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome Juliana Maria Steffen do Nascimento Registro CRP CRP07/17343 Endereço profissional Endereço eletrônico Ponto Psi Centro Interdisciplinar Rua Lucas de Oliveira 49 sala

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE ABRANTES CURRICULUM VITAE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE ABRANTES CURRICULUM VITAE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE ABRANTES CURRICULUM VITAE ALCINO JOSÉ BRÁS HERMÍNIO Curriculum Vitae Alcino José Brás Hermínio Página 1/6 INFORMAÇÃO PESSOAL Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) BRÁS HERMÍNIO,

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) DEPARTAMENTO DE ADMINSITRAÇÃO E ECONOMIA (DAE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DO MESTRADO E DOUTORADO O processo de seleção

Leia mais

FACULDADE PRUDENTE DE MORAES MANUAL DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

FACULDADE PRUDENTE DE MORAES MANUAL DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR FACULDADE PRUDENTE DE MORAES MANUAL DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES OFERECIDAS a) ESTÁGIOS NÃO CURRICULARES Exercício de estágios não curriculares deverá ser realizado de acordo com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos ANEXO 1 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO FATOR IV PRODUTIVIDADE 1 A avaliação do Fator Produtividade será realizada de acordo com as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção Intelectual, e Gestão,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74,

Leia mais

CURSO DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

CURSO DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO CURSO DE ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO PRIMEIRO SEMESTRE 2015 O Instituto A Casa pioneiro na clínica do Acompanhamento Terapêutico (AT) em São Paulo tem o prazer de oferecer o Curso de Acompanhamento Terapêutico.

Leia mais

Findo o segundo quadrimestre (janeiro- agosto 2011) da atividade do gabinete de

Findo o segundo quadrimestre (janeiro- agosto 2011) da atividade do gabinete de GABINETE DE FORMAÇÃO PRÓ-REITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO Volume 1 Número 2 MAIO/ AGOSTO 2011 Ficha Técnica Director: António José Silva 1 - EDITORIAL Equipa GFORM: Cristiana Rego,

Leia mais