Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16. Prof. Luiz Dellore

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16. Prof. Luiz Dellore"

Transcrição

1 Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16 Prof. Luiz Dellore

2 Prof. Luiz Dellore Doutor e mestre em Processo Civil (USP) Mestre em Constitucional (PUC/SP) Professor do Mackenzie, EPD e outras instituições Advogado da Caixa Econômica Federal Ex-assessor de Ministro do STJ Membro do IBDP, IPDP e Diretor do CEAPRO Facebook: Luiz Dellore II LinkedIn: Luiz Dellore

3 1) Vigência do NCPC

4 * 16/03/15 - Sanção, com vetos (incidente de coletivização e sustentação oral no agravo interno) - L /2015 (acompanhe a evolução dos textos em / arquivos de aula / NCPC) * Fim da vacatio de 1 ano em março de Assim, encerrada a tramitação legislativa. Será mesmo?

5 1) Min. Gilmar Mendes, jun/15: aumento da vacatio, até 5 anos. 2) PLS 414/2015, PLCs 2384/2015 e 2468/2015: alteração da admissibilidade do REsp/RE 3) PLC 2913/2015: aumento da vacatio, de 1 para 3 anos * 21/10/15: PL 2384/15 aprovado na Câmara * PL 168/15, no Senado. Sanção em fev: L /

6 Mas, qual dia o fim da vacatio? Que dia o NCPC entrou em vigor? 16, 17 ou 18/03/16

7 02/03/ :07 Pleno do STJ define que o novo CPC entra em vigor no dia 18 de março O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, nesta quarta-feira (2), que o novo Código de Processo Civil (CPC) vai entrar em vigor no próximo dia 18 de março. A questão foi levada à apreciação do colegiado pelo ministro Raul Araújo, presidente da Segunda Seção do tribunal. O Pleno, de forma unânime, interpretou o artigo do CPC para definir a questão. O artigo dispõe que este código entra em vigor após decorrido um ano da data de sua publicação oficial. O novo CPC foi publicado no dia 17 de março de 2015.

8 2) Provas

9 No tocante às provas, há muita repetição, mas algumas inovações O NCPC contempla previsão sobre a prova emprestada: o juiz poderá admitir o uso de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório (art. 372). No CPC/1973, havia o princípio do livre convencimento motivado do juiz. No NCPC, há o princípio do convencimento motivado (art. 371): O juiz apreciará a prova constante dos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convencimento.

10 Importante inovação é o ônus dinâmico da prova. Art O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. 1o Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos do caput ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juiz atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído.

11 Ônus dinâmico da prova. Art O ônus da prova incumbe: (...) 2o A decisão prevista no 1o deste artigo não pode gerar situação em que a desincumbência do encargo pela parte seja impossível ou excessivamente difícil. Art Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: XI - redistribuição do ônus da prova nos termos do art. 373, 1o

12 Fatos que independem de prova Art Não dependem de prova os fatos: I - notórios; II - afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária; III - admitidos no processo como incontroversos; IV - em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade. Prova sobre questões de direito? (iura novit curia) Art A parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim o juiz determinar.

13 Requerimento e decisão quanto às provas: Art A petição inicial indicará: ( ). VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; Art Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. Art Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito. Parágrafo único. O juiz indeferirá, em decisão fundamentada, as diligências inúteis ou meramente protelatórias.

14 Decisão quanto às provas: Art Não ocorrendo nenhuma das hipóteses deste Capítulo, deverá o juiz, em decisão de saneamento e de organização do processo: II - delimitar as questões de fato sobre as quais recairá a atividade probatória, especificando os meios de prova admitidos; III - definir a distribuição do ônus da prova, observado o art. 373; V - designar, se necessário, audiência de instrução e julgamento. 4o Caso tenha sido determinada a produção de prova testemunhal, o juiz fixará prazo comum não superior a 15 (quinze) dias para que as partes apresentem rol de testemunhas. 5o Na hipótese do 3o, as partes devem levar, para a audiência prevista, o respectivo rol de testemunhas.

15 Momento de produção de provas: Art Incumbe à parte instruir a petição inicial ou a contestação com os documentos destinados a provar suas alegações. Art As provas orais serão produzidas em audiência, (...): Art A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que: I - haja fundado receio de que venha a tornar-se impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação; II - a prova a ser produzida seja suscetível de viabilizar a autocomposição ou outro meio adequado de solução de conflito; III - o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.

16 Quanto aos meios de prova, o Código traz os seguintes: (i) ata notarial (NCPC, art. 384) (ii) depoimento pessoal (NCPC, art. 385); (iii) confissão (NCPC, art. 389) (iv) exibição de documento ou coisa (NCPC, art. 396) (v) documental (NCPC, art. 405); (vi) testemunhal (NCPC, art. 442); (vii) pericial (NCPC, art. 464); e (viii) inspeção judicial (NCPC, art. 481).

17 Apenas esses? Art As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz. CF, art. 5o, LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

18 Quanto aos meios de prova, o CC prevê o seguinte: Art Salvo o negócio a que se impõe forma especial, o fato jurídico pode ser provado mediante: I - confissão; II - documento; III - testemunha; IV - presunção; V - perícia.

19 Dotada de fé pública, a ata notarial vem sendo usada para atender pretensões probatórias em situações breves, ou seja, que podem desaparecer (como para provar o conteúdo de páginas da internet, que podem ser alteradas ou excluídas). A ata notarial poderá atestar ou documentar a existência e o modo de existir de algum fato; dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão dela constar (art. 384, parágrafo único).

20 O depoimento pessoal da parte que residir em outra comarca daquela onde tramita o processo poderá ser colhido por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, o que poderá ocorrer, inclusive, durante a realização da audiência de instrução e julgamento (art. 385, 3º). Dúvida: o depoimento pessoal das partes, será feito mediante reperguntas (como no CPC/73) ou por perguntas dos próprios advogados como na prova testemunhal (art. 459)?

21 Quanto à prova documental, muitos artigos repetem o CPC/1973 (ex: a menção a telegrama e radiograma como provas desde que o original estiver na estação expedidora NCPC, art. 413). Apresentado o documento por uma das partes, se a outra não o impugnar no momento seguinte (art. 430: contestação, réplica ou simples petição, se o documento for juntado fora da inicial ou contestação), há preclusão e considera-se autêntico o documento (art. 411, III).

22 Quanto à exibição de documento, o NCPC (art. 400, p.u.), prevê a possibilidade de o juiz adotar medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias para que o documento seja exibido. Ou seja, o NCPC permite, por exemplo, a fixação de multa diária para que haja a exibição de documento diferentemente da jurisprudência quanto ao tema à luz do CPC/1973 (Súmula 372/STJ).

23 Em relação à reprodução realizada por foto, vídeo ou áudio, o NCPC afirma que isso é válido (art. 422). Mas trata-se de presunção relativa, pois é certo que a parte contrária pode impugnar esse documento. O 3º do art. 422 destaca que o , para fins de prova, equipara-se a fotografia. Assim, deverá ser juntada a autenticação eletrônica (arquivo eletrônico e não só a mensagem impressa, para fins de eventual perícia). Mas o dispositivo não trata da força probante do (como o NCPC fez com o telegrama), mas sim dos aspectos formais para aceitação da prova. E cabe sempre lembrar que o juiz tem o convencimento motivado (art. 371).

24 Quanto ao rol de testemunhas: (i) ficou mais rígido, com a necessidade de se indicar além de nome, profissão, endereço residencial e de trabalho também o estado civil, idade, RG e CPF. (ii) porém, o Código destaca que isso deve ser apresentado sempre que possível (NCPC, art. 450) portanto, não há prejuízo ou preclusão caso o rol não esteja completo. Em regra, a testemunha será ouvida em juízo, perante o juiz, na audiência de instrução. Porém, pode haver (i) produção antecipada de prova (art. 381), (ii) oitiva por carta (precatória, rogatória ou de ordem art. 453, II) ou, (iii) oitiva por videoconferência que pode até mesmo ocorrer durante a própria audiência de instrução (art. 453, 1º).

25 Novidades: - compete ao próprio advogado intimar a testemunha para que compareça em juízo (via carta com AR). Se não houver o envio do AR pelo advogado e a testemunha não comparecer, presume-se sua desistência (art. 455). - interrogatório das testemunhas. Deixa de existir o modelo das reperguntas (em que o advogado pergunta ao juiz, que então formula a repergunta para a testemunha) e passa o advogado a formular as perguntas diretamente para o depoente (art. 459).

26 Há 3 possibilidades de perícia no NCPC: (i) prova técnica simplificada (art. 464, 2º), (ii) perícia comum (arts. 465 e ss.) e (iii) perícia consensual (art. 471). Quanto à escolha do perito, deverá o juiz escolher os peritos a partir de um cadastro mantido pelo tribunal (art. 156, 1º). Somente se não houver profissional cadastrado para o local onde está a vara é que haverá livre escolha pelo juiz ( 5º) sempre devendo ser escolhido profissional que tenha conhecimento técnico para a perícia.

27 O laudo pericial tem novidades, que o assemelham a uma sentença. Art O laudo pericial deverá conter: I - a exposição do objeto da perícia; II - a análise técnica ou científica realizada pelo perito; III - a indicação do método utilizado, esclarecendo-o e demonstrando ser predominantemente aceito pelos especialistas da área do conhecimento da qual se originou; IV - resposta conclusiva a todos os quesitos apresentados pelo juiz, pelas partes e pelo órgão do Ministério Público. 1o No laudo, o perito deve apresentar sua fundamentação em linguagem simples e com coerência lógica, indicando como alcançou suas conclusões.

28 NCPC prevê a substituição da perícia por prova técnica simplificada, quando o ponto controvertido for de menor complexidade (art. 464, 2º) Há, também, a perícia consensual se: (i) as partes forem capazes e (ii) o litígio puder ser revolvido por acordo entre as partes. Ao requererem essa perícia, as partes deverão indicar: (i) o perito (escolhido pelas partes), (ii) os assistentes técnicos, (iii) data e local da realização da perícia e (iv) quesitos que deverão ser respondidos. Apresentado o requerimento de perícia consensual, o juiz poderá deferir ou indeferir o pleito.

29 Obras ref NCPC (

30 Prof. Luiz Dellore Facebook: Luiz Dellore II LinkedIn: Luiz Dellore

Provas I. Professor Zulmar Duarte

Provas I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Direito à Prova Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a

Leia mais

Curso de férias sobre o novo Direito Processual Civil

Curso de férias sobre o novo Direito Processual Civil Curso de férias sobre o novo Direito Processual Civil FERNANDA TARTUCE Advogada orientadora do Departamento Jurídico XI de Agosto (USP); Mediadora; Mestre e Doutora em Direito Processual Civil pela USP;

Leia mais

Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova

Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova (arts. 369 a 380) Teoria Geral da Prova [Nº 369] Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que

Leia mais

CURSO O NOVO CPC ESA/MT

CURSO O NOVO CPC ESA/MT CURSO O NOVO CPC ESA/MT INOVAÇÕES DIREITO PROBATÓRIO (ARTS. 369 A 484, CPC) E AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO Prof. Welder Queiroz do Santos TEORIA GERAL DAS PROVAS CONCEITO DE PROVAS É todo elemento

Leia mais

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo NOVO CPC Lei 13.105/2015 - Direito Probatório Prof. Juliano Colombo Parte Geral - Prevalência da Vontade das Partes - Negociação Processual - Poder Instrutório Submetido à Vontade das Partes Art. 190.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 68

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 68 PROVAS Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil Aula 68 1 Objeto da prova: fatos da causa PROVAS Finalidade da prova: convencer o juiz Destinatário: o próprio juiz 2 Notórios Confessados FATOS QUE

Leia mais

Fase Probatória II - Ônus da Prova

Fase Probatória II - Ônus da Prova LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória II - Ônus da Prova Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

PROVAS NO PROCESSO CIVIL

PROVAS NO PROCESSO CIVIL PROVAS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DA PROVA... 4 O que precisa ser provado...4 Destinatário e dever de realização da prova...4 Ônus da Prova...6 Sistemas de avaliação

Leia mais

Aula 107. Instrução do processo: Momento de produção das provas.

Aula 107. Instrução do processo: Momento de produção das provas. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Teoria Geral da Prova: conceito, natureza jurídica, objeto / 107 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 107 Fase instrutória:

Leia mais

PROVAS. DE FATO existência de controvérsia. DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376).

PROVAS. DE FATO existência de controvérsia. DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376). DAS PROVAS AULA 04 PROVAS DE FATO existência de controvérsia DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376). NATUREZA JURÍDICA PROVAS São provas de convencimento

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Ônus da Prova na Prática Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 6 Prof(a). Bethania Senra Quesitos suplementares: São quesitos novos que, de certa forma, ampliam o objeto do trabalho pericial. Não podem ser formulados

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Teoria Geral da Prova no Processo Civil Daniel Nobre Morelli INTRODUÇÃO Podemos considerar prova como o meio pelo qual se procura demonstrar que certos fatos, expostos no processo,

Leia mais

Aula 100. Providências preliminares:

Aula 100. Providências preliminares: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Providências preliminares. Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte I) / 100 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques

Leia mais

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Processo Civil 1. A audiência de instrução e julgamento pode ser suprimida em demanda na qual. a) Não for necessário provar o direito b) A

Leia mais

II Congresso Internacional em Direito Tributário

II Congresso Internacional em Direito Tributário II Congresso Internacional em Direito Tributário da Universidade Presbiteriana Mackenzie A PROVA NO PLANEJAMENTO E NO PROCESSO TRIBUTÁRIO Fabiana Del Padre Tomé Doutora em Direito Tributário PUC/SP Professora

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 67

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 67 PROVAS Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil Aula 67 1 Objeto da prova: fatos da causa PROVAS Finalidade da prova: convencer o juiz Destinatário: o próprio juiz 2 Notórios Confessados FATOS QUE

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos do Consumidor Prof. Francisco Saint Clair Neto Conceito de Prova Prova é todo elemento trazido ao processo para contribuir com a formação do convencimento do juiz

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais JUSTIÇA TRABALHISTA DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR Aula de n. 65 - Réplica 1 DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E DO SANEAMENTO Artigo 347 do Código de Processo Civil Findo o prazo para a contestação, o juiz tomará,

Leia mais

- TEORIA GERAL DAS PROVAS

- TEORIA GERAL DAS PROVAS Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Teoria Geral das Provas - Conceito, Objeto de Incidência, Natureza Jurídica das normas sobre prova,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Clarisse Frechiani Lara Leite Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Mestre e doutora em

Leia mais

A Prova no Processo Administrativo Tributário. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET

A Prova no Processo Administrativo Tributário. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET A Prova no Processo Administrativo Tributário Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET DEVER da prova pela Administração Regra-matriz de incidência tributária Provas

Leia mais

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Lei nº 13.105 de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil (...) Seção X Da Prova Pericial Art. 464. A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. 1 o O juiz indeferirá a perícia quando:

Leia mais

TEORIA GERAL DA PROVA, PRINCÍPIO

TEORIA GERAL DA PROVA, PRINCÍPIO Desconsideração da Personalidade Jurídica: aspectos processuais atuais e no novo CPC TEORIA GERAL DA PROVA, PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO E PROVAS NO NCPC André Pagani de Souza ANDRÉ PAGANI DE SOUZA apagani@uol.com.br

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme. Professor Zulmar Duarte

Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme. Professor Zulmar Duarte Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme Professor Zulmar Duarte Procedimentos no Novo CPC Processo Relação Processual Art. 238. Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o

Leia mais

Fase Probatória I Objeto, Conceito e Princípios

Fase Probatória I Objeto, Conceito e Princípios LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória I Objeto, Conceito e Princípios Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica 2018 MEDICINA PERÍCIA MÉDICA DIREITO

Leia mais

O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS

O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS O NOVO CPC E O DIREITO CIVIL: DESAFIOS INICIAIS Advogado militante; SIDNEI AMENDOEIRA JR Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da USP; Professor dos cursos de graduação

Leia mais

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II):

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte II) / 101 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 101 Julgamento conforme

Leia mais

O agravo de instrumento no novo CPC

O agravo de instrumento no novo CPC O agravo de instrumento no novo CPC Advogado; GILBERTO GOMES BRUSCHI Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP; Sócio efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Membro do Centro

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Art. 465. O juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo. 1º Incumbe às partes, dentro de 15 (quinze) dias contados da intimação do despacho

Leia mais

AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade.

AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade. AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO Art.

Leia mais

O CPC alterou a dinâmica da audiência; sistema de inquirição direta, o que acarretou mudança no comportamento até no MP;

O CPC alterou a dinâmica da audiência; sistema de inquirição direta, o que acarretou mudança no comportamento até no MP; RESUMO DA AULA 15 DE ABRIL DE 2019 AUDIÊNCIA PREVIDENCIÁRIA PROF. RENATO BARTH DOIS PONTOS A SEREM ANALISADOS: - CONHECER A PARTE TÉCNICA, JURÍDICA; - PREPARAÇÃO PARA EVITAR INCIDENTES; O CPC alterou a

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Ônus da Prova

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Ônus da Prova DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde Ônus da prova É um dever processual que incumbe ao autor

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL parte 4 Prof(a). Bethania Senra - O juiz pode, de ofício, determinar a citação de algum interessado (intervenção iussu iudicis). - Se inexistir caráter contencioso, ou seja, se

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO

FUNDAMENTAÇÃO DA SENTENÇA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO CAPÍTULO III FUNDAMENTAÇÃO DA QUESTÕES QUE ANTECEDEM A ANÁLISE DO MÉRITO 1. INTRODUÇÃO: A fundamentação da sentença é a parte na qual o juiz expõe as razões de sua decisão. E se o dispositivo da sentença

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde PRINCÍPIOS GERAIS E SINGULARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO Princípios são proposições genéricas, abstratas, que

Leia mais

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog II Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis Professor Wilson Zappa Hoog 1 Para se pensar em termos de responsabilidades A aquisição de bens com o resultado de infrações penais. Balanços

Leia mais

Direito Processual Civil. Do Procedimento Comum

Direito Processual Civil. Do Procedimento Comum Direito Processual Civil Do Procedimento Comum Visão Geral Petição Inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Providências Preliminares e Saneamento Julgamento Conforme o Estado do Processo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fase Ordinatória. Professor Rafael Menezes

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fase Ordinatória. Professor Rafael Menezes DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fase Ordinatória Professor Rafael Menezes Fase Ordinatória Providências Preliminares Julgamento Confome o Estado do Processo Audiência Preliminar / Saneamento do Feito Providências

Leia mais

A PROVA NO PROCESSO DO TRABALHO

A PROVA NO PROCESSO DO TRABALHO A PROVA NO PROCESSO DO TRABALHO - Arts. 818 a 830 da CLT - Instrução Processual: Fase do processo de conhecimento em que são produzidas provas esclarecedoras para possibilitar ao juízo a prolação de decisão.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 08/05/2018). Resposta do réu.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 08/05/2018). Resposta do réu. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 08/05/2018). Resposta do réu. Defesa de mérito. DIRETA A defesa de mérito é o argumento material e se divide em INDIRETA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 4 Prof(a). Bethania Senra 2o O perito substituído restituirá, no prazo de 15 (quinze) dias, os valores recebidos pelo trabalho não realizado, sob pena de

Leia mais

Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho.

Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho. Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho. Documental: é a forma de uma coisa poder ser conhecida por alguém, de modo a reproduzir certa manifestação de pensamento. O documento vai representar um

Leia mais

Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional

Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional 1 a edição junho, 2015 2 a edição outubro, 2016 3 a edição janeiro, 2018 Tuffi Messias Saliba Engenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Bruno Vasconcelos Carrilho Lopes Advogado; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 16/08/2017). E-mail: joseval@legale.com.br Ação de divórcio litigioso. Como escrever artigo científico: https://www.youtube.com/watch?v=hfhpawxjlme

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde s no Processo do Trabalho Depoimento pessoal; Documental;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Princípios Processuais Prof. Luiz Dellore www.dellore.com Twitter: @dellore Facebook: Luiz Dellore II Instagram: @luizdellore LinkedIn: Luiz Dellore 1. NOVIDADES DO NCPC QUANTO

Leia mais

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO Pontos polêmicos sobre a PROVA PERICIAL NO NOVO CPC O Código de Processo Civil brasileiro (CPC, Lei n. 13.105,

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015.

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. Os peritos em alguns casos de ações judiciais, em razão da matéria, se fazem necessários as atuações

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos do Consumidor Parte II Prof. Francisco Saint Clair Neto Destinatários da Prova É costumeira a afirmação, encontrada em doutrina e jurisprudência, de que o destinatário

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial ÍNDICE SISTEMÁTICO Nota à 3ª edição Apresentação à 1ª edição Introdução Capítulo I Petição Inicial 1.1. Requisitos 1.1.1. Petição escrita 1.1.2. Indicação do juiz ou tribunal a que é dirigida 1.1.3. Identificação

Leia mais

PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS Artigos 381 a 384 do Código de Processo Civil Aula 65 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde

PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS Artigos 381 a 384 do Código de Processo Civil Aula 65 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS Artigos 381 a 384 do Código de Processo Civil Aula 65 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde 1 1. Conceito A produção antecipada da prova é uma ação autônoma de natureza

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AULA 17 MEIOS DE PROVA. (Prova documental) Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO AULA 17 MEIOS DE PROVA. (Prova documental) Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO AULA 17 MEIOS DE PROVA (Prova documental) Prof. Antero Arantes Martins Prova Documental. PROVA DOCUMENTAL O documento é um instrumento capaz de representar um fato em sentido amplo.

Leia mais

PROVAS.

PROVAS. PROVAS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PROVAS NO PROCESSO CIVIL... 4 2. ESPÉCIES DE PROVA (ARTS. 384 A 388, CPC)...11 Confissão (Arts. 389 a 395, CPC)...12 Exibição de Documento ou Coisa...13 Prova Documental...15

Leia mais

A Dúvida Razoável, em relação ao Laudo Pericial

A Dúvida Razoável, em relação ao Laudo Pericial A Dúvida Razoável, em relação ao Laudo Pericial Em uma apreciação do Prof. Me. Wilson Alberto Zappa Hoog i Resumo: Apresenta-se uma concisa análise sobre a existência de dúvida razoável, em relação ao

Leia mais

Prof. Murillo Sapia Gutier

Prof. Murillo Sapia Gutier Prof. Murillo Sapia Gutier www.murillogutier.com.br Objetivo: É o meio considerado idôneo pelo ordenamento jurídico para demonstrar a existência ou inexistência de um fato jurídico. A prova é vista como

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/2017 - Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte III Prof. Francisco Saint Clair Neto Prescrição e decadência (130 questões) Inversão do Ônus da Prova (79 questões) Ações Coletivas (183 questões) Cláusulas Abusivas (117 questões)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO MÓDULO III FASE PROBATÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 13 a 19 DIREITO DO TRABALHO AULA 13 TEORIA GERAL DA PROVA Prof. Antero Arantes Martins VOCÊ ESTÁ AQUI Fase

Leia mais

NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15:

NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15: NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15: Rodrigo Mazzei Pós-doutor (UFES), Doutor (FADISP) e mestre (PUC-SP) Professor da UFES (graduação e mestrado) Advogado e Ex-juiz do Tribunal Regional

Leia mais

AULA ) TEORIA GERAL DAS PROVAS (art. 332 e seguintes do CPC e 369 e seguintes do NCPC)

AULA ) TEORIA GERAL DAS PROVAS (art. 332 e seguintes do CPC e 369 e seguintes do NCPC) Turma e Ano: Master A (2015) 22/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 20 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 20 CONTEÚDO DA AULA: Teoria Geral das provas. 11)

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental Da prova pericial Honorários periciais Perícias

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC

A perícia no projeto do novo CPC A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental 1 Honorários periciais Perícias requeridas pela

Leia mais

Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário. Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP

Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário. Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP Poderes-Deveres do Juiz Poderes do juiz: discricionariedade judicial? Poderes # deveres?

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO FASE PROBATÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins VOCÊ ESTÁ AQUI Fase probatória. Teoria Geral. Encerrada a fase postulatória, existe a possibilidade de não haver fase probatória,

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Teoria Geral da Prova. Gustavo Badaró. aulas de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Teoria Geral da Prova. Gustavo Badaró. aulas de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Teoria Geral da Prova Gustavo Badaró aulas de 25.10.2016 01.11.2016 PLANO DA AULA 1. Processo penal e busca da verdade 2. Conceitos e significados 3. Meios

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Mensagem de Veto Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO MÓDULO III FASE PROBATÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO TEORIA GERAL DA PROVA Prof. Antero Arantes Martins VOCÊ ESTÁ AQUI Fase probatória. Teoria Geral.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (17/10/2018) Tutelas Provisórias. Tutela Antecipada tem o objetivo de antecipar os efeitos da sentença,

Leia mais

TEORIA GERAL DA PROVA II

TEORIA GERAL DA PROVA II TEORIA GERAL DA PROVA II MEIOS DE PROVA E SUA ADMISSIBILIDADE - MEIO DE PROVA: é tudo quanto possa servir, direta ou indiretamente, à comprovação da verdade que se procura no processo. - CPP prevê: exame

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

REVELIA (ART. 319 A 322)

REVELIA (ART. 319 A 322) REVELIA (ART. 319 A 322) Ocorre quando o réu, regularmente citado, deixa de responder à demanda. O CPC regulou esse instituto, considerando revel o réu que deixa de oferecer contestação após regularmente

Leia mais

Causas Legais. Causas Voluntárias

Causas Legais. Causas Voluntárias Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Causas de Modificação da Competência / 19 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 19 Causas de Modificação da Competência

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVELIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVELIA REVELIA Artigos 344 a 346 do Código de Processo Civil 1. Conceito A revelia ou contumácia ocorre no instante em que o réu, regularmente citado, não oferece resposta no prazo legal ou deixa de fazê-lo.

Leia mais

Bom dia, boa tarde e boa noite a você concurseiro(a) de plantão!

Bom dia, boa tarde e boa noite a você concurseiro(a) de plantão! Bom dia, boa tarde e boa noite a você concurseiro(a) de plantão! Sou a Professora Márcia Albuquerque, Procuradora da Fazenda Nacional e ministro, aqui no Ponto, as disciplinas Direito Civil e Processo

Leia mais

Perícia nas tomadas de decisões e a dificuldade de interpretação dos laudos periciais

Perícia nas tomadas de decisões e a dificuldade de interpretação dos laudos periciais CRC GO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE III SIMPÓSIO DE PERÍCIA CONTÁBIL DE GOIÁS Perícia nas tomadas de decisões e a dificuldade de interpretação dos laudos periciais Cleber Sales clebermsales@hotmail.com

Leia mais

22/03/2019. Professor Hugo Penna

22/03/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 2 Nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

JÚLIO CESAR LOPES SERPA

JÚLIO CESAR LOPES SERPA JÚLIO CESAR LOPES SERPA Advogado e Perito Contador Doutor em Ciências Jurídicas Esp. em Direito Tributário; Esp. em Perícia Contábil e Auditoria Sócio do DI LORENZO SERPA Advogados Associados Procurador

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Agravo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO AGRAVO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento comum: ordinário e sumário Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017 PLANO DA AULA 1. Comparação dos procedimentos ordinários 2. Procedimento

Leia mais

O processo penal é um instrumento de. determinado fato histórico...

O processo penal é um instrumento de. determinado fato histórico... TEORIA GERAL DA PROVA NO PROCESSO PENAL O processo penal é um instrumento de retrospecção, de reconstrução aproximativa de um determinado fato histórico... as provas são os meios através dos quais se fará

Leia mais

Direito Processual Penal. Prova. CFSd

Direito Processual Penal. Prova. CFSd Direito Processual Penal Prova CFSd Da Prova Teoria Geral Sistemas de Valoração da Prova - Sistema legal; - Sistema da íntima convicção e - Sistema da persuasão racional ou da convencimento racional, livre

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Conceito: Prova é o meio destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juízo.

PROCESSO CIVIL. Conceito: Prova é o meio destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juízo. PROCESSO CIVIL 09 A Prova Introdução Noções Gerais Conceito: Prova é o meio destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juízo. Valoração da Prova: A decisão do processo

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Procedimentos Aplicados na Justiça do Trabalho Aula 02 Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 09

Leia mais

Contestação. Conceito: Contestação é o instrumento processual utilizado pelo réu para opor-se, formal ou materialmente, à pretensão deduzida em Juízo

Contestação. Conceito: Contestação é o instrumento processual utilizado pelo réu para opor-se, formal ou materialmente, à pretensão deduzida em Juízo Contestação. Conceito: Contestação é o instrumento processual utilizado pelo réu para opor-se, formal ou materialmente, à pretensão deduzida em Juízo pelo autor. (Humberto Theodoro Júnior). Contestação

Leia mais

1) Com relação aos Atos do Escrivão ou do Chefe de Secretaria é INCORRETO afirmar que :

1) Com relação aos Atos do Escrivão ou do Chefe de Secretaria é INCORRETO afirmar que : 1 1) Com relação aos Atos do Escrivão ou do Chefe de Secretaria é INCORRETO afirmar que : a) Os atos e termos do processo serão datilografados ou escritos com tinta escura indelével, assinado-os as pessoas

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 22/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 19 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 19 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, fase postulatória;

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais