NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15:"

Transcrição

1 NOÇÕES SOBRE O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NO CPC/15: Rodrigo Mazzei Pós-doutor (UFES), Doutor (FADISP) e mestre (PUC-SP) Professor da UFES (graduação e mestrado) Advogado e Ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral (classe dos juristas)

2 Uma pergunta é fundamental: estamos diante de um novo Código ou de um código reformado? 1. Código orgânico(dialogo com a parte geral): Diretrizes gerais 2. SISTEMA MULTIPORTAS em busca da solução integral do mérito (seja por autocomposição, seja por decisão judicial) arts. 3º, 4º e 6º 3. CPC/15 como eixo(art. 15) 4. Cooperação(colaboração, coparticipação ou comparticipação) arts. 5º e 6º 5. PosiçãodoJuiz(contraditório art.10,motivação art.489, 1º) 6. Flexibilização procedimental: novos poderes para o juiz (art. 139) e negócio jurídico processual atípico (arts. 190) 7. Racionalidade (precedentes arts. 926 e 927) 8. Comunicação com o direito material(art , II)- regras bifrontes e heterotópicas 9. Sanabilidade dos vícios(arts. 317 e 932, par. único) 10. Princípios da eficiência e dignidade da pessoa humana(art. 8º)

3 Base legal do instituto no CPC/15 Art Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo. Parágrafo único. De ofício ou a requerimento, o juiz controlará a validade das convenções previstas neste artigo, recusando-lhes aplicação somente nos casos de nulidade ou de inserção abusiva em contrato de adesão ou em que alguma parte se encontre em manifesta situação de vulnerabilidade. Art De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso. 1 o O calendário vincula as partes e o juiz, e os prazos nele previstos somente serão modificados em casos excepcionais, devidamente justificados. 2 o Dispensa-se a intimação das partes para a prática de ato processual ou a realização de audiência cujas datas tiverem sido designadas no calendário. Art Os atos das partes consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade produzem imediatamente a constituição, modificação ou extinção de direitos processuais. Parágrafo único. A desistência da ação só produzirá efeitos após homologação judicial

4 Primeiro Ponto: A VINCULAÇÃO DO JUIZ autovinculação heterovinculação Segundo Ponto: TEMA DE DIREITO PROCESSUAL OU DE DIREITO MATERIAL? Instituto bifronte? (estrutura de forma extraída do direito material, mas com conteúdo de direito processual: procedimento) ---- Importância da premissa para compreender o instituto: a) autovinculação e heterovinculação b) limites do negócio processual (convenções processsuais procedimentais ) c) maior controle quando inseridas antes do litígio (maior espaço para abusividade vide parágrafo único do art. 190) d) relevância da motivação do negócio jurídico (boa-fé e motivação) e) análise da capacidade daquele que é parte em negócio jurídico processual. A regra do art. 665 é de capital importância para compreender a questão Art O inventário processar-se-á também na forma do art. 664, ainda que haja interessado incapaz, desde que concordem todas as partes e o Ministério Público.

5 Terceiro Ponto: TEMA (totalmente) NOVO? 1) Exemplos de negócios processuais típicos previstos antes do CPC/15: a) Cláusulade eleição(art. 63 do CPC/15) art. 11- do CPC/73: Art A competência em razão da matéria e da hierarquia é inderrogável por convenção das partes; mas estas podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde serão propostas as ações oriundas de direitos e obrigações. 1o O acordo, porém, só produz efeito, quando constar de contrato escrito e aludir expressamente a determinado negócio jurídico. 2o O foro contratual obriga os herdeiros e sucessores das partes art. 78 do Código Civil Art. 78. Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes Previsão em leis especiais e extravagantes, por exemplo: Lei do Inquilinato (art. 58, II)

6 b) Regulações acerca do procedimento executivo envolvendo hipoteca ---- Art do Código Civil: Art É lícito aos interessados fazer constar das escrituras o valor entre si ajustado dos imóveis hipotecados, o qual, devidamente atualizado, será a base para as arrematações, adjudicações e remições, dispensada a avaliação. 2) Existência de base geral que permitia as convenções processuais (art. 158 do CPC/73) O que muda no novo CPC?: Há uma cláusula geral da atipicidade do art. 190 como decorrência do sistema de cooperação (colaboração, coparticipação ou comparticipação art. 6º), em busca da máxima eficiência (art. 8º)

7 Importância de localizar alguns negócios jurídicos processuais típicos no CPC/15. Exemplos que podem ser tirados da cláusula geral do art. 190 (a ela se submentendo). a) SANEAMENTO Art Não ocorrendo nenhuma das hipóteses deste Capítulo, deverá o juiz, em decisão de saneamento e de organização do processo: I - resolver as questões processuais pendentes, se houver; II - delimitar as questões de fato sobre as quais recairá a atividade probatória, especificando os meios de prova admitidos; III - definir a distribuição do ônus da prova, observado o art. 373; IV - delimitar as questões de direito relevantes para a decisão do mérito; V - designar, se necessário, audiência de instrução e julgamento. 1 o Realizado o saneamento, as partes têm o direito de pedir esclarecimentos ou solicitar ajustes, no prazo comum de 5 (cinco) dias, findo o qual a decisão se torna estável. 2 o As partes podem apresentar ao juiz, para homologação, delimitação consensual das questões de fato e de direito a que se referem os incisos II e IV, a qual, se homologada, vincula as partes e o juiz.

8 b) DISTRIBUIÇÃO DO ÔNUS DA PROVA Art O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. 1 o Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos do caput ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juiz atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído. 2 o A decisão prevista no 1 o deste artigo não pode gerar situação em que a desincumbência do encargo pela parte seja impossível ou excessivamente difícil. 3 o A distribuição diversa do ônus da prova também pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando: I - recair sobre direito indisponível da parte; II - tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito. 4 o A convenção de que tratao 3 o pode ser celebradaantes ou durante o processo.

9 c) ALTERAÇÃO DE RITO NO INVENTÁRIO Art O inventário processar-se-á também na forma do art. 664, ainda que haja interessado incapaz, desde que concordem todas as partes e o Ministério Público. d) ESCOLHA DO PERITO Art As partes podem, de comum acordo, escolher o perito, indicando-o mediante requerimento, desde que: I - sejam plenamente capazes; II - a causa possa ser resolvida por autocomposição. 1 o As partes, ao escolher o perito, já devem indicar os respectivos assistentes técnicos para acompanhar a realização da perícia, que se realizará em data e local previamente anunciados. 2 o O perito e os assistentes técnicos devem entregar, respectivamente, laudo e pareceres em prazo fixado pelo juiz. 3 o A perícia consensual substitui, para todos os efeitos, a que seria realizada por perito nomeado pelo juiz.

10 QUARTO PONTO: Momento que pode ser feito o negócio jurídico ---- Antes e depois ---- Mais de um negócio jurídico QUINTO PONTO: O juiz pode provocador o negócio jurídico?

Negócio jurídico processual e a privatização do processo civil

Negócio jurídico processual e a privatização do processo civil Negócio jurídico processual e a privatização do processo civil Fernando da Fonseca Gajardoni Professor Doutor Faculdade de Direito da USP Ribeirão Preto (FDRP-USP). Juiz de Direito/TJSP Modelos de flexibilização

Leia mais

REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE

REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Processo Coletivo - 11 Professor : Fabrício Bastos Monitor : Virgilio Frederich Aula 11 REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE 2. O quadro abaixo

Leia mais

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo NOVO CPC Lei 13.105/2015 - Direito Probatório Prof. Juliano Colombo Parte Geral - Prevalência da Vontade das Partes - Negociação Processual - Poder Instrutório Submetido à Vontade das Partes Art. 190.

Leia mais

Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme. Professor Zulmar Duarte

Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme. Professor Zulmar Duarte Procedimentos no Novo CPC e Julgamento Conforme Professor Zulmar Duarte Procedimentos no Novo CPC Processo Relação Processual Art. 238. Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o

Leia mais

Aula 100. Providências preliminares:

Aula 100. Providências preliminares: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Providências preliminares. Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte I) / 100 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 PROCESSO CIVIL Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 1) Negócio jurídico processual Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição,

Leia mais

ATOS E NULIDADES PROCESSUAIS

ATOS E NULIDADES PROCESSUAIS ATOS E NULIDADES PROCESSUAIS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DOS ATOS EM GERAL... 4 O que são Atos Processuais...4 Quais são as Espécies de Atos Processuais...4 Principais Características dos Atos Processuais...4

Leia mais

Provas I. Professor Zulmar Duarte

Provas I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Direito à Prova Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Ônus da Prova

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Ônus da Prova DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde Ônus da prova É um dever processual que incumbe ao autor

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/09/2017). Obrigação de Fazer Obrigações. Tomar cuidado para não confundir as relações do Código de Defesa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 08/05/2018). Resposta do réu.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 08/05/2018). Resposta do réu. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 08/05/2018). Resposta do réu. Defesa de mérito. DIRETA A defesa de mérito é o argumento material e se divide em INDIRETA

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Ônus da Prova na Prática Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR Aula de n. 65 - Réplica 1 DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E DO SANEAMENTO Artigo 347 do Código de Processo Civil Findo o prazo para a contestação, o juiz tomará,

Leia mais

Aula 16. Competência Internacional

Aula 16. Competência Internacional Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte I) / 16 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 16 Competência Internacional Na última

Leia mais

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL Em virtude do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 16.3.15, que entrará em vigor em 17.3.16, passará a vigorar as novas disposições sobre a Competência Internacional, conforme os artigos abaixo

Leia mais

RICARDO DE CARVALHO APRIGLIANO

RICARDO DE CARVALHO APRIGLIANO O NOVO CPC E O DIREITO PRIVADO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS RICARDO DE CARVALHO APRIGLIANO Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Advogado e Professor

Leia mais

Fase Probatória II - Ônus da Prova

Fase Probatória II - Ônus da Prova LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória II - Ônus da Prova Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL. Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL. Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 1º AULA: PARTE GERAL Prof. Esp. Eduardo de Mello e Souza PROCESSO CIVIL CLÁSSICO NULLA EXECUTIO SINE TITULO Apenas o Processo de Conhecimento tem mérito

Leia mais

CPC-2015: Art. 5 o Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.

CPC-2015: Art. 5 o Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé. Art. 5 o Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé. Art. 6 o Todos os sujeitos do processo devem cooperar entre si para que se obtenha, em tempo razoável,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Clarisse Frechiani Lara Leite Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Mestre e doutora em

Leia mais

TEORIA GERAL DA PROVA, PRINCÍPIO

TEORIA GERAL DA PROVA, PRINCÍPIO Desconsideração da Personalidade Jurídica: aspectos processuais atuais e no novo CPC TEORIA GERAL DA PROVA, PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO E PROVAS NO NCPC André Pagani de Souza ANDRÉ PAGANI DE SOUZA apagani@uol.com.br

Leia mais

II Congresso Internacional em Direito Tributário

II Congresso Internacional em Direito Tributário II Congresso Internacional em Direito Tributário da Universidade Presbiteriana Mackenzie A PROVA NO PLANEJAMENTO E NO PROCESSO TRIBUTÁRIO Fabiana Del Padre Tomé Doutora em Direito Tributário PUC/SP Professora

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 19 PARTE 2 AULA 19 PARTE 2 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Defesa do Réu (Fornecedor)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (17/09/2018). Prazos processuais Atos processuais são aqueles praticados no bojo do processo ou

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 17 1. JURISDIÇÃO... 17 1.1. Conceito de jurisdição... 17 1.2. Princípios da jurisdição... 17 1.3. Espécies de Jurisdição... 19 1.4. Competência... 21

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Forma dos Atos Processuais Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA FORMA DOS ATOS PROCESSUAIS Seção I DOS ATOS EM GERAL Art. 188.

Leia mais

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II):

Aula 101. Julgamento conforme o estado do processo (Parte II): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte II) / 101 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 101 Julgamento conforme

Leia mais

Da Função Jurisdicional

Da Função Jurisdicional Direito Processual Civil Da Função Jurisdicional Da Jurisdição e da Ação Art. 16 A jurisdição civil é exercida pelos juízes e pelos tribunais em todo o território nacional, conforme as disposições deste

Leia mais

Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário. Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP

Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário. Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP Poderes e deveres do Juiz no âmbito do processo judicial tributário Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e doutor PUC/SP Poderes-Deveres do Juiz Poderes do juiz: discricionariedade judicial? Poderes # deveres?

Leia mais

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Processo Civil 1. A audiência de instrução e julgamento pode ser suprimida em demanda na qual. a) Não for necessário provar o direito b) A

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP Especialista em Direito das

Leia mais

Aula 12 COMPETÊNCIA. Os critérios absolutos são imodificáveis. Os relativos admitem modificação.

Aula 12 COMPETÊNCIA. Os critérios absolutos são imodificáveis. Os relativos admitem modificação. Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Objetivo Aula: Competência (Parte Final). Professor (a): Alexandre Flexa Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 12 COMPETÊNCIA - Causas de Modificação

Leia mais

Causas Legais. Causas Voluntárias

Causas Legais. Causas Voluntárias Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Causas de Modificação da Competência / 19 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 19 Causas de Modificação da Competência

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 68

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 68 PROVAS Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil Aula 68 1 Objeto da prova: fatos da causa PROVAS Finalidade da prova: convencer o juiz Destinatário: o próprio juiz 2 Notórios Confessados FATOS QUE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 67

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 67 PROVAS Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil Aula 67 1 Objeto da prova: fatos da causa PROVAS Finalidade da prova: convencer o juiz Destinatário: o próprio juiz 2 Notórios Confessados FATOS QUE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 469. As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito

Leia mais

AULA 07 COMPETÊNCIA. 4) Causas de Modificação da Competência: OBS: Não sofreram modificações e são elas:

AULA 07 COMPETÊNCIA. 4) Causas de Modificação da Competência: OBS: Não sofreram modificações e são elas: Turma e Ano: Master A (2015) 30/03/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 07 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 07 CONTEÚDO DA AULA: Competência: Conexão, Continência,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Teoria Geral da Prova no Processo Civil Daniel Nobre Morelli INTRODUÇÃO Podemos considerar prova como o meio pelo qual se procura demonstrar que certos fatos, expostos no processo,

Leia mais

CURSO O NOVO CPC ESA/MT

CURSO O NOVO CPC ESA/MT CURSO O NOVO CPC ESA/MT INOVAÇÕES DIREITO PROBATÓRIO (ARTS. 369 A 484, CPC) E AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO Prof. Welder Queiroz do Santos TEORIA GERAL DAS PROVAS CONCEITO DE PROVAS É todo elemento

Leia mais

18/02/2019. Professor Hugo Penna

18/02/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da

Leia mais

Professora Samantha Marques

Professora Samantha Marques * Professora Samantha Marques * * * *Suscintamente, pode-se dizer que o objeto é a prova do fato controvertido em determinada ação. Além disso, também são objetos os fatos pertinentes e relevantes ao caso,

Leia mais

Noções de Direito Processual Civil

Noções de Direito Processual Civil Noções de Direito Processual Civil CONTATOS PROF. RICARDO TORQUES PÁGINA FACEBOOK: www.facebook.com/dpcparaconcursos/ EMAIL: rst.estrategia@gmail.com EMENTA Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) Atos

Leia mais

XIV SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET

XIV SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET XIV SIMPÓSIO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA APET Adequação Jurisdicional do Processo e a Execução Fiscal (processos judiciais tributários) Marcelo de Lima Castro Diniz Mestre e Doutor PUC/SP, Professor IBET,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Bruno Vasconcelos Carrilho Lopes Advogado; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte III Prof. Francisco Saint Clair Neto Prescrição e decadência (130 questões) Inversão do Ônus da Prova (79 questões) Ações Coletivas (183 questões) Cláusulas Abusivas (117 questões)

Leia mais

A Prova no Processo Administrativo Tributário. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET

A Prova no Processo Administrativo Tributário. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET A Prova no Processo Administrativo Tributário Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora PUC/SP Professora da PUC/SP e do IBET DEVER da prova pela Administração Regra-matriz de incidência tributária Provas

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Cláusulas Abusivas Parte XI Prof. Francisco Saint Clair Neto CLÁUSULAS QUE ESTEJAM EM DESACORDO COM O SISTEMA DE PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR (ART. 51, INC. XV, DO CDC) Mais uma vez, o

Leia mais

CURSO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

CURSO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CURSO O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL AULA 2 DESPESAS PROCESSUAIS, HONORÁRIOS, GRATUIDADE DA JUSTIÇA, ATOS PROCESSUAIS E NEGÓCIOS PROCESSUAIS Coordenação: Welder Queiroz dos Santos Prof. Matheus Lourenço

Leia mais

NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL

NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL BAPTISTA LUZ ADVOGADOS R. Ramos Batista. 444. Vila Olímpia 04552-020. São Paulo SP Negócio jurídico processual: escolhendo as melhores regras do jogo / Dennys Eduardo Gonsales

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVELIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA REVELIA REVELIA Artigos 344 a 346 do Código de Processo Civil 1. Conceito A revelia ou contumácia ocorre no instante em que o réu, regularmente citado, não oferece resposta no prazo legal ou deixa de fazê-lo.

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial ÍNDICE SISTEMÁTICO Nota à 3ª edição Apresentação à 1ª edição Introdução Capítulo I Petição Inicial 1.1. Requisitos 1.1.1. Petição escrita 1.1.2. Indicação do juiz ou tribunal a que é dirigida 1.1.3. Identificação

Leia mais

Curso de férias sobre o novo Direito Processual Civil

Curso de férias sobre o novo Direito Processual Civil Curso de férias sobre o novo Direito Processual Civil FERNANDA TARTUCE Advogada orientadora do Departamento Jurídico XI de Agosto (USP); Mediadora; Mestre e Doutora em Direito Processual Civil pela USP;

Leia mais

PROVAS. DE FATO existência de controvérsia. DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376).

PROVAS. DE FATO existência de controvérsia. DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376). DAS PROVAS AULA 04 PROVAS DE FATO existência de controvérsia DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376). NATUREZA JURÍDICA PROVAS São provas de convencimento

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

27/02/2019. Professor Hugo Penna

27/02/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Modificação da Competência Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil MODIFICAÇÃO DA COMPETÊNCIA DA COMPETÊNCIA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO (NCPC)

PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO (NCPC) PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO (NCPC) PROCESSO CIVIL Curso de Direito Processual Civil de Fredie Didier (2016) SANEAMENTO DO PROCESSO - Embora existam atos de saneamento

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 22/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 19 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 19 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, fase postulatória;

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Utilização das Provas nos diferentes procedimentos Prof ª. Eliane Conde As

Leia mais

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA MÓDULOS 22 PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA Artigo 719 do Código de Processo Civil A jurisdição voluntária exerce uma função de administração pública de interesses privados exercida pelo Poder Judiciário.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/08/2018. Formatos Familiares Contemporâneos. União Homoafetiva. A união homoafetiva é constituição familiar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fase Ordinatória. Professor Rafael Menezes

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fase Ordinatória. Professor Rafael Menezes DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fase Ordinatória Professor Rafael Menezes Fase Ordinatória Providências Preliminares Julgamento Confome o Estado do Processo Audiência Preliminar / Saneamento do Feito Providências

Leia mais

DIREITO Processual CIVIL

DIREITO Processual CIVIL DIREITO Processual CIVIL Prof. Carlos Eduardo Guerra de Moraes Seção I Dos Atos em Geral Art. 188. Os atos e os termos processuais independem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a exigir,

Leia mais

Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova

Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova (arts. 369 a 380) Teoria Geral da Prova [Nº 369] Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

Repercussões do novo CPC para o Direito Contratual

Repercussões do novo CPC para o Direito Contratual Repercussões do novo CPC para o Direito Contratual O NOVO CPC E O DIREITO CONTRATUAL. PRINCIPIOLOGIA CONSTITUCIONAL. REPERCUSSÕES PARA OS CONTRATOS. Art. 1 o O processo civil será ordenado, disciplinado

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Palestrante: Paulo Cordeiro de Mello Perito Judicial Contador Moderador: Nelson Juliano Schaefer Martins Desembargador CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Código

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Contestação e da Reconvenção Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA CONTESTAÇÃO E DA RECONVENÇÃO DA CONTESTAÇÃO Art. 335. O réu

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Conceito/competência internacional Prof(a). Bethania Senra - Conceito: a competência é exatamente o critério de distribuir entre os vários órgãos judiciários as atribuições

Leia mais

AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade.

AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade. AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO Art.

Leia mais

AULA ) TEORIA GERAL DAS PROVAS (art. 332 e seguintes do CPC e 369 e seguintes do NCPC)

AULA ) TEORIA GERAL DAS PROVAS (art. 332 e seguintes do CPC e 369 e seguintes do NCPC) Turma e Ano: Master A (2015) 22/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 20 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 20 CONTEÚDO DA AULA: Teoria Geral das provas. 11)

Leia mais

COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE

COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Processo Coletivo - 15 Professor : Fabrício Bastos Monitor : Virgilio Frederich Aula 15 COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE 1. Serão abordados: -conceito

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Procedimentos Aplicados na Justiça do Trabalho Aula 02 Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 09

Leia mais

A distribuição dinâmica do ônus da prova no processo previdenciário Renata Cortez

A distribuição dinâmica do ônus da prova no processo previdenciário Renata Cortez A distribuição dinâmica do ônus da prova no processo previdenciário Renata Cortez HÁ DIREITO FUNDAMENTAL À PROVA? Para Fredie Didier Júnior, sim, compreendendo: a) Direito à adequada oportunidade de requerer

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS... 15 CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL... 37 PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS... 37 TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS

Leia mais

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS

SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS Sumário SUMÁRIO A ESSÊNCIA DO CPC DE 2015 E AS NOVAS TENDÊNCIAS PARA OS CONCURSOS PÚBLICOS CÓDIGO PROCESSUAL CIVIL PARTE GERAL LIVRO I DAS NORMAS PROCESSUAIS CIVIS TÍTULO ÚNICO DAS NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO. O NOVO CPC E SUAS REPERCUSSÕES PARA OS CONTRATOS. JULHO DE 2017.

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO. O NOVO CPC E SUAS REPERCUSSÕES PARA OS CONTRATOS. JULHO DE 2017. ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO. O NOVO CPC E SUAS REPERCUSSÕES PARA OS CONTRATOS. JULHO DE 2017. Flávio Tartuce Doutor em Direito Civil e graduado pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil Analista Judiciário TRE 1) FCC Analista Judiciário Área Judiciária - TRE AP (2015) Considere a seguinte situação hipotética: Marcos, advogado recém

Leia mais

Conflitos entre o Processo do

Conflitos entre o Processo do Conflitos entre o Processo do Trabalho e o Novo CPC Jordão Medeiros Jurídico Ambev AmBev Conflito x Impactos CLT Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/10/2018. Divórcio e separação consensual.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/10/2018. Divórcio e separação consensual. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 29/10/2018. Divórcio e separação consensual. Quando for fazer divórcio ou separação consensual é importante o advogado

Leia mais

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11

A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 A) INTRODUÇÃO 7 1. Noção de direito processual civil 7 2. Princípios estruturantes do direito processual civil 11 B) CLASSIFICAÇÃO DAS ACÇÕES 31 1. Classificação das acções quanto ao objecto 31 1.1. Acção

Leia mais

ALGUMAS QUESTÕES SOBRE PROVAS NO PROCESSO PREVIDENCIÁRIO

ALGUMAS QUESTÕES SOBRE PROVAS NO PROCESSO PREVIDENCIÁRIO ALGUMAS QUESTÕES SOBRE PROVAS NO PROCESSO PREVIDENCIÁRIO RENATO BARTH PIRES Juiz Federal Mestre em Direito pela PUC/SP Professor da Faculdade de Direito da PUC/SP Proposta de trabalho Domínio da técnica

Leia mais

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog II Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis Professor Wilson Zappa Hoog 1 Para se pensar em termos de responsabilidades A aquisição de bens com o resultado de infrações penais. Balanços

Leia mais

Prof. Guilherme Corrêa. TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL Professor: Guilherme Corrêa. Prof. Guilherme Corrêa

Prof. Guilherme Corrêa. TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL Professor: Guilherme Corrêa. Prof. Guilherme Corrêa TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL Professor: Guilherme Corrêa Prof. Guilherme Corrêa www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 10 Apresentação Guilherme Augusto Bittencourt Corrêa Mestre e Bacharel em Direito

Leia mais

Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16. Prof. Luiz Dellore

Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16. Prof. Luiz Dellore Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16 Prof. Luiz Dellore Prof. Luiz Dellore Doutor e mestre em Processo Civil (USP) Mestre em Constitucional (PUC/SP) Professor do Mackenzie, EPD e outras instituições

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 22/10/2018.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 22/10/2018. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 22/10/2018. Variedade do regime de bens. Separação de bens. Quando for colocada cláusula de não concorrência na

Leia mais

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO

CÓDIGO CIVIL - EXTRATO CÓDIGO CIVIL - EXTRATO Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 47 344, de 25 de novembro de 1966. Entrada em vigor: 01-06-1967. Alterações aos artigos deste extrato: Decreto-Lei n.º 236/80, de 18 de julho, retificado

Leia mais

Dos Negócios Processuais. Professor Claudio Ribas

Dos Negócios Processuais. Professor Claudio Ribas Dos Negócios Processuais Professor Claudio Ribas DOS NEGÓCIOS PROCESSUAIS Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam auto composição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL Nº 04. O INSTITUTO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO IAUPE/CONCURSOS torna

COMUNICADO OFICIAL Nº 04. O INSTITUTO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO IAUPE/CONCURSOS torna COMUNICADO OFICIAL Nº 04 O INSTITUTO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO IAUPE/CONCURSOS torna de conhecimento público, de acordo com o estabelecido nos itens 9.1 e 9.2 do Edital do Concurso Público

Leia mais

LISTA DE ABREVIATURAS O FATO JURÍDICO NO PLANO DA TEORIA GERAL DO DIREITO... 29

LISTA DE ABREVIATURAS O FATO JURÍDICO NO PLANO DA TEORIA GERAL DO DIREITO... 29 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS... 23 INTRODUÇÃO... 25 Capítulo I O FATO JURÍDICO NO PLANO DA TEORIA GERAL DO DIREITO... 29 1. Considerações iniciais... 29 2. Sobre o sentido da expressão fato jurídico...

Leia mais