Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira"

Transcrição

1 Direito Civil Direito das Sucessões Prof. Marcio Pereira

2 Sucessões (art do CC) É a transmissão de bens, direitos e obrigações de uma pessoa para outra que se dá em razão de sua morte. Aberta a successão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários (Princípio da Saisine). ATENÇÃO O direito à sucessão aberta por ficção legal é considerado bem imóvel (art. 80, II, CC).

3 Formas de Sucessão Há duas formas de sucessão causa mortis: legítima e testamentária. Havendo testamento, a sucessão testamentária prevalece sobre a legítima. A sucessão legítima é chamada de ab intestato. Na sucessão legítima os herdeiros estão expressamente indicados pela lei, onde se vê uma ordem de vocação hereditária. A sucessão legítima ocorre quando não houver testamento, quando ele caducar ou for anulado, ou ainda quando o testamento não dispuser sobre todos os bens.

4 Formas de Sucessão A sucessão ainda pode ser: -A título universal (herança - herdeiro): ocorre com a transferência da totalidade dos bens ou de percentual do todo. -A título singular (legado - legatário): recai sobre um bem determinado, sobre uma coisa individuada ou quando recebe vários bens individuados, ou ainda quando recebe percentual de um bem determinado.

5 Da Sucessão Legítima A sucessão legítima defere-se na seguinte ordem (art CC): I. Aos descendentes em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado com o falecido no regime de comunhão universal ou no da separação obrigatória de bens ou se, no regime de comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares;

6 Da Sucessão Legítima II. Ascendentes, em concorrência com o cônjuge; III. Cônjuge sobrevivente; IV. Colaterais até quarto grau inclusive.

7 Regras à luz da sucessão do cônjuge -Somente é reconhecido o direito sucessório ao cônjuge sobrevivente se, ao tempo da morte do outro, não estavam separados judicialmente, nem separados de fato, há mais de dois anos, salvo, prova, neste caso, de que essa convivência se tornara impossível sem culpa do sobrevivente. -Ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens, será assegurado, sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, o direito real de habitação ao imóvel destinado na residência da família, desde que seja o único daquela natureza a inventariar.

8 Regras à luz da sucessão do cônjuge - Em concorrência com os descendentes, caberá ao cônjuge quinhão igual ao dos que sucederem por cabeça, não podendo a sua quota ser inferior à quarta parte da herança, se for ascendente dos herdeiros com que concorrer. - Ademais, concorrendo com ascendentes em primeiro grau, ao tocará um terço da herança. Agora terá direito à metade se concorrer com um só ascendente ou maior àquele grau.

9 Regras à luz da sucessão dos colaterais Na falta de descendentes, ascendentes e cônjuge serão chamados a suceder os colaterais até o quarto grau. Irmãos são colaterais em segundo grau. Podem ser bilaterais/germanos ou unilaterais. Na classe dos colaterais, o de grau mais próximo exclui o de grau mais remoto, salvo o direito de representação concedido aos filhos dos irmãos.

10 Regras à luz da sucessão dos colaterais Concorrendo irmãos bilaterais e unilaterais, os unilaterais terão direito a metade do valor dos irmãos bilaterais. Não concorrendo à herança irmãos bilaterais, os irmãos unilaterais herdarão em partes iguais. Na falta dos irmãos, herdarão os seus filhos (sobrinhos) e na falta dos filhos, herdarão os tios. Concorrendo tios e sobrinhos, os sobrinhos preferem aos tios.

11 HERDEIROS NECESSÁRIOS São aqueles que têm direito à legítima, salvo quando excluídos do direito à herença. São herdeiros necessários: Descendentes; Ascendentes; Cônjuge sobrevivente.

12 Excludentes do direito à herança São aquelas que excluem os herdeiros necessários, isto é, aqueles que têm direito à legítima (metade da herança líquida). São herdeiros necessários os descendentes, ascendentes e cônjuge sobrevivente. São três formas de excludente: - exclusão voluntária, é a renúncia (art do CC); - exclusão legal, é a indignidade (art do CC); - exclusão testamentária, é a deserdação (art do CC).

13 Direito de Representação (art do CC) Sucessão por estirpe ou representação ocorrequando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos em que ele sucederia, se vivo fosse (art do CC). -Ocorre na linha reta descendentes; -Ocorre na linha colateral em favor dos filhos do irmão do falecido; -Na renúncia não há o direito de representação; -Na deserdação não há o direito de representação.

14 Da Sucessão Testamentária (art do CC) É o negócio jurídico unilateral, personalíssimo, gratuito, solene, revogável, onde alguém, na forma da lei, dispõe sobre seus bens, no todo ou em parte, ou faz outras disposições para depois de sua morte. Características: -Negócio jurídico unilateral, pois se aperfeiçoa com uma única vontade, a vontade do testador.

15 Da Sucessão Testamentária (art do CC) -Gratuito, pois implica disposição dos bens sem qualquer contraprestação. -Unipessoal, porque não pode ser feito em conjunto, deve ser feito isoladamente, ou seja, é proibido o testamento realizado em conjunto, em mão comum ou mancomunado, seja simultâneo, recíproco ou correspectivo.

16 Da Sucessão Testamentária (art do CC) ATENÇÃO: Testamento simultâneo é aquele em que os testadores beneficiam uma terceira pessoa. Testamento recíproco é aquele em que os testadores se beneficiam mutuamente, sendo herdeiro aquele que sobreviver. Testamento correspectivo é aquele em que os testadores efetuam disposições em retribuição a outras correspondentes.

17 Da Sucessão Testamentária (art do CC) -Solene, deve obedecer às formalidades previstas na lei. Revogável, ainda que haja cláusula de irrevogabilidade no testamento, pois esta cláusula é nula. Há duas cláusulas de irrevogabilidade que são implícitas: reconhecimento de filho e o perdão do indigno. -É ato causa mortis, pois somente produz efeito após a morte do testador.

18 Da Sucessão Testamentária (art do CC) -É ato personalíssimo, pois não se admite testamento por procuração. - É ato patrimonial e extrapatrimonial, serve para dispor dos bens e tem outras finalidades, por exemplo, reconhecimento de filhos, nomeação de tutor, nomeação de testamenteiro, perdoar o indigno.

19 Formas Testamentárias As formas de se realizar um testamento se subdividem: a)ordinária ou comum: -público (de viva voz); é ditado pelo testador ao tabelião ou seu substituto legal, na presença de duas testemunhas.

20 Formas Testamentárias - cerrado (secreto ou místico); É escrito pelo próprio testador ou por alguém a seu rogo. Tem caráter sigiloso e será aprovado por tabelião na presença de duas testemunhas. - particular (hológrafo); Pode ser escrito em língua nacional ou estrangeira, desde que as testemunhas o entendam.

21 ATENÇÃO: Codicilo é o documento particular escrito e assinado pelo próprio codicilante, dispondo sobre questões relativas ao seu funeral e sobre disposições de pequena monta, como esmolas, móveis, roupas e jóias de pequeno valor de uso pessoal. O codicilo é um documento informal, sem testemunhas. b)especial: - marítimo; - militar; - aeronáutico. Formas Testamentárias

22 QUESTÃO Márcia era viúva e tinha três filhos: Hugo, Aurora e Fiona. Aurora, divorciada, vivia sozinha e tinha dois filhos, Rui e Júlia. Márcia faleceu e Aurora renunciou à herança da mãe. Sobre a divisão da herança de Márcia, assinale a afirmativa correta.

23 A) Diante da renúncia de Aurora, a herança de Márcia deve ser dividida entre Hugo e Fiona, cabendo a cada um metade da herança. B) Diante da renúncia de Aurora, a herança de Márcia deve ser dividida entre Hugo, Fiona, Rui e Júlia, em partes iguais, cabendo a cada um 1/4 da herança. C) Diante da renúncia de Aurora, a herança de Márcia deve ser dividida entre Hugo, Fiona, Rui e Júlia, cabendo a Hugo e Fiona 1/3 da herança, e a Rui e Júlia 1/6 da herança para cada um. D) Aurora não pode renunciar à herança de sua mãe, uma vez que tal faculdade não é admitida quando se tem descendentes de primeiro grau.

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1 Prof ª. Taíse Sossai - Sucessão legítima: opera por força da lei (arts. 1.829 e 1.790) - Impositiva: Havendo herdeiros

Leia mais

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM GERAL II. SUCESSÃO LEGÍTIMA III. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA IV. INVENTÁRIO E PARTILHA SUCESSÃO LEGÍTIMA 1. Conceito 2. Parentesco 3. Sucessão por direito próprio e por

Leia mais

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Toda a sucessão legítima observará uma ordem de vocação hereditária que, no Código Civil, está prevista no artigo 1.829. Art. 1.829.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática em Direito de Família e Sucessões: a) Ordem Vocacional: O cônjuge sobrevivente concorre

Leia mais

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014 SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 - Introdução: 2 formas de sucessão: lei ou vontade (art. 1.786 CC/02); Sucessão legítima ou ab intestato deferida por lei

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão legítima. ROTEIRO! Introdução! Ordem de vocação hereditária! Herdeiros necessários! Sucessão por cabeça e por estirpe! Direito de transmissão

Leia mais

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral Sucessões Teoria Geral Material para o Curso de Primeira Fase da OAB. Elaboração: Luciano L. Figueiredo 1. 1. Conceitos de Sucessão e Conceitos Importantes - Sucessor x Herdeiro x Legatário 2. Sistema

Leia mais

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão em Geral Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX DO DIREITO SUCESSÓRIO Considerações Gerais: A abertura da sucessão se dá no exato instante

Leia mais

Direito das sucessões. Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência

Direito das sucessões. Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência Direito das sucessões Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência Sucessão Inter vivos Causa mortis Pactícia: art. 426 Legítima ou ab intestato Testamentária anômala Abertura da sucessão

Leia mais

1. Ordem de vocação hereditária - Sucessão Legítima:

1. Ordem de vocação hereditária - Sucessão Legítima: 1 PONTO 1: Ordem de vocação hereditária - Sucessão Legítima PONTO 2: Sucessão Testamentária 1. Ordem de vocação hereditária - Sucessão Legítima: Art. 1603 1, CC/16: I Descendentes II Ascendentes III Conjuges

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Com o falecimento do autor da herança sem testamento ab intestado segue

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança Instituições de Direito Público e Privado Parte X Herança 1. Sucessão Conceito Sucessão A palavra suceder tem o sentido genérico de virem os fatos e fenômenos jurídicos uns depois dos outros (sub + cedere).

Leia mais

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Sucessão testamentária = ato de última vontade; Sucessão legítima = supletiva (vontade presumida do de cujus pela lei); Fonte

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Ordem vocacional hereditária. Sucessão pura do cônjuge sobrevivente.

Leia mais

Continuando o estudo de sucessão legítima

Continuando o estudo de sucessão legítima Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: 37 Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 37 Continuando o estudo de sucessão legítima Continuando o estudo de sucessão

Leia mais

Gustavo Rene Nicolau

Gustavo Rene Nicolau Evolução histórica do cônjuge na legislação brasileira Ordenações Filipinas Código Beviláqua Código Reale Direito real de habitação Art. 1.831. Ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 12/03/2018. (Aula 05 de sucessão). Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes (pais, avós,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. (Aula 08/03/2018) Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Espécies. Sucessão testamentária é a disposição de

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 SUMÁRIO Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 1.1. Conceituação e o objeto da sucessão hereditária... 21 1.2. Da abertura da sucessão... 23 1.3. A morte no ordenamento jurídico brasileiro...

Leia mais

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Norte Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: 1. A PROVA É INDIVIDUAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Ordem de Vocação Hereditária: do de cujus: Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes

Leia mais

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança Sumário 1. Noções Introdutórias 1.1 Sucessão. Compreensão do Vocábulo. O Direito das Sucessões 1.2 Direito das Sucessões no Direito Romano 1.3 Ideia Central do Direito das Sucessões 1.4 Noção de Herança

Leia mais

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 ~ SUMARIO Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 1.1 Considerações iniciais 3 1.2 A tenninologia adotada 5 [.3 O direito sucessório sob a perspectiva constitucional.. 7 1.4

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos Direito Matrimonial o Conceito: o Natureza jurídica do casamento: o Finalidades do casamento: o Princípios do casamento: o Esponsais

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DE FAMÍLIA Temas recorrentes FAMÍLIA casamento; regime de bens partilha Alteração SUCESSÕES vocação

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 07/03/2018. (Aula 04 de sucessão). Sucessão. Transmissão da herança. Representante no inventário. A massa

Leia mais

Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss

Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss Analista Área Processual Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss Direito Civil DIREITO DAS SUCESSÕES CONSIDERAÇÕES GERAIS: Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 2. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 2. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 2 Prof ª. Taíse Sossai Cônjuge e ascendentes - Art. 1829, II - Exemplo: João, dono de um patrimônio estimado no

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS SUMÁRIO 1. DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS... 1 1.1 Introdução. O direito das sucessões e seus fundamentos. A função social das heranças... 1 1.2 Das modalidades gerais de

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Introdução. Conceito. Conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação DIREITO CIVIL VI 1. AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA É novidade no Código Civil/02 - arts. 1.824 a 1.828, CC Pode ser proposta pelo herdeiro preterido ou desconhecido É proposta após a finalização do inventário

Leia mais

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica Aula 1 Concubinato Artigo 1.727, CC Esforço Comum E.C. 45/04 União Estável CF/88 art. 226, 3º - jurisprudência - 5 anos sob o mesmo teto Lei n. 8.971/94 2 anos sob o mesmo teto Lei n. 9.278/96 duradouro

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3. EDIÇÃO... STJ00074113 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO... 9 L INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES - FRANCISCO CAHALI... 19 1.1 Introdução.............. 19 L2 Fundamento do direito sucessório...... 20 1.3 Conteúdo

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27

Sumário. Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27 Sumário Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação)... 19 Apresentação... 25 Prefácio... 27 Capítulo I Introdução ao direito das sucessões... 29 1. A sucessão enquanto fenômeno jurídico... 30

Leia mais

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE Christina Gouvêa Pereira MENDINA Elisangela Samila BATISTA Juliene Barbosa MENDES Rayana Camille LOURENÇO SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-39 PERÍODO: 8º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VI CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Direito das

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ordem De Vocação Hereditária Gustavo Rene Nicolau[1] 1. INTRODUÇÃO A sucessão legítima foi um aspecto que realmente sofreu alterações com a entrada em vigor do Código Civil (CC)

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES

DIREITO DAS SUCESSÕES 1) (OAB/PR 28/08/2004) Assinale a alternativa correta, tomando em consideração as afirmativas a seguir: I Na sucessão dos conviventes (união estável), o companheiro sobrevivente que concorrer na herança

Leia mais

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (21/08/2017) Continuação de ordem vocacional hereditária.

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (21/08/2017) Continuação de ordem vocacional hereditária. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (21/08/2017) Continuação de ordem vocacional hereditária. Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes

Leia mais

1 Conceito de Sucessão:

1 Conceito de Sucessão: DIREITO DAS SUCESSÕES: INTRODUÇÃO Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Conceito de Sucessão: Origem latim succedere = vir ao lugar de alguém Senso comum continuar, substituir Sucessão inter vivos

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação).

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação). Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação). O juiz mandará publicar edital na internet por três meses ou não sendo

Leia mais

AULA 02. Etimologicamente a palavra sucessão vem da expressão sub cedere, que descreve a situação onde alguém toma o lugar de outrem (substitui).

AULA 02. Etimologicamente a palavra sucessão vem da expressão sub cedere, que descreve a situação onde alguém toma o lugar de outrem (substitui). 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8DIN-1 (03/08/11) e 8º DIN-2 (04/08/11) AULA 02 I - NOÇÕES INICIAIS CONCEITO: conjunto de normas que disciplinam a transferência

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 4ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27

Sumário. Palavras Prévias 4ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27 Sumário Palavras Prévias 4ª edição (à guisa de apresentação)... 19 Apresentação... 25 Prefácio... 27 Capítulo I Introdução ao Direito das Sucessões... 29 1. A sucessão enquanto fenômeno jurídico... 30

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Renúncia.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Renúncia. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 26/03/2018. (Aula 09 de sucessão). Renúncia. Renúncia o herdeiro renunciante é considerado como se nunca

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 27/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Quando o cônjuge ou convivente sobrevivente concorre com os descendentes

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Testamentária Testamento, Codicilo e Legado Parte 2 Prof ª. Taíse Sossai - Pessoas desprovidas de legitimidade sucessória: arts. 1801 e 1.802 - Semoventes -

Leia mais

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Curso: Disciplina: Bacharelado em Direito Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Conceito e princípios do Direito das Sucessões. Sucessão em geral. Sucessão legítima.

Leia mais

SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões

SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões... 1 1 Conceito de direito das sucessões... 1 2 Evolução histórica... 3 2.1 Introdução... 3 2.2 Sucessão ab intestato... 5 2.3 Sucessão testamentária... 9 2.4 Direito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (22/08/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (22/08/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (22/08/2018) Quando o cônjuge ou companheiro sobrevivente concorre com os ascendentes do de cujos, artigo

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 09/04/2018. Disposições testamentárias. Formas de instituição de herdeiros ou legatários. Observe os artigos

Leia mais

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL

A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL A SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Prof. Dr. Francisco José Cahali CASAMENTO: Convocação p/a Concorrência CC, art. 1829, I: CÔNJUGE HERDA concorrendo CÔNJUGE NÃO HERDA Comunhão parcial com bens

Leia mais

Testamento: O planejamento da sucessão dos bens para depois da morte

Testamento: O planejamento da sucessão dos bens para depois da morte Testamento: O planejamento da sucessão dos bens para depois da morte Testamento: O planejamento da sucessão dos bens para depois da morte 22.421 Jorge Nunes da Rosa Filho 23.595 Adriana Leticia Blasius

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais

DIREITO DAS SUCESSÕES. (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais DIREITO DAS SUCESSÕES (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) Profa. Dra. Zamira de Assis TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 2131.º (Abertura da sucessão legítima)

Leia mais

Direito Civil. Sucessão Testamentária. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão Testamentária. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão Testamentária Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Sucessão legítima é quando a sucessão é deferida por lei, às pessoas

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 21/03/2018. Observe o Enunciado dos juízes das Varas de Família do Estado de São Paulo!!! 1 Passa a ser

Leia mais

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária.

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária. Execução alimentos Artigo 523 do CPC

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES DIREITO DAS SUCESSÕES Prof. EDUARDO DOMINGUES eduardo.adv@domingues.fm Advogado Professor Universitário (UNIRIO, FACHA) Mestre e Doutor em Direito da Cidade - UERJ DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 05/03/2018. (Aula 03 de sucessão). Nome. Alteração do nome. Existem algumas hipóteses de alteração do nome,

Leia mais

juiz de paz ministro religiosa

juiz de paz ministro religiosa juiz de paz ministro confissão religiosa Impedimentos matrimoniais Causas de anulabilidade Causas suspensivas Art. 1.521, CC Casamento nulo (art. 1.548, CC) Art. 1.550, CC Casamento anulável Art. 1.523,

Leia mais

STJ by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda.

STJ by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. 2013 by Editora Atlas S.A. 1. ed. 2013; 2. ed. 2015 Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. ",,

Leia mais

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito das Sucessões; Conceito; Formas de Sucessão; Abertura da Sucessão; Sucessão Universal e Singular; Da Capacidade para

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13

SUMÁRIO. Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13 SUMÁRIO Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13 Capítulo I Disposições Gerais... 15 1 Conceito de sucessão: sucessão inter vivos e sucessão causa mortis... 15 2 Fundamento do

Leia mais

STJ Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda.

STJ Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. SÃO PAULO EDITORA ATLAS SA - 2014 - 2013 by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira

Leia mais

DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS

DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS DECLARAÇÃO DE ÚNICOS HERDEIROS NOME DO(A) SEGURADO(A)/PARTICIPANTE: Nº APÓLICE e/ou CERTIFICADO INDIVIDUAL e/ou PROPOSTA: Na conformidade Da Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária, conforme disposto

Leia mais

Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS

Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Família e Sucessões Aula: Disposições Testamentárias Professor (a): Aurélio Bouret Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Tem de se

Leia mais

Sucessão dos ascendentes Sucessão do cônjuge Sucessão dos colaterais

Sucessão dos ascendentes Sucessão do cônjuge Sucessão dos colaterais Sucessão dos ascendentes Sucessão do cônjuge Sucessão dos colaterais Da sucessão dos ascendentes Herdam somente se não houver descendente. São herdeiros necessários: 1.845, CC. Chamadosasucederpordireitopróprioeemsegundo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. (Aula 13/03/2018) Sucessão testamentária. Capacidade. Ativa (testador)

Leia mais

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes

SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL. Aspectos Relevantes SEPARAÇÃO E SUCESSÃO NO CASAMENTO E NA UNIÃO ESTÁVEL Aspectos Relevantes 1 2 Introdução O presente trabalho não tem o intuito de exaurir o tema, haja vista sua extensão e as particularidades de cada caso,

Leia mais

" ",,~~~',j. arlo. \\1 Sum'.

 ,,~~~',j. arlo. \\1 Sum'. \\1 Sum'. " ",,~~~',j. arlo "\.\\\1 Apresentação, xvii Nota à 6«edição, xix Nota à 5«edição, xxi Nota à 4il edição, xxiii Nota à 3 ll edição, xxv Nota à 2«edição, xxvii 1 Da Sucessão em Geral, 1 1 Introdução,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 Altera a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Código Civil, a Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Código de Processo Civil, e revoga as Leis nº 8.971, de 29 de

Leia mais

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva Direito das Sucessões Sucessão: alteração de titulares em uma dada relação jurídica Sucessão (sentido estrito): causa mortis A sucessão engloba

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões Conteúdo Programático Fundamentos; Conceitos fundamentais; Espécies de Sucessão; Sucessão legítima; Direito de representação; Sucessão e união estável; Sucessão testamentária; Ausência;

Leia mais

Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação.

Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação. 1 Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação. 2 CAPACIDADE SUCESSÓRIA: verart.1.787e1.798,cc Capacidade: aptidão da pessoa em adquirir direitos

Leia mais

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS Turma e Ano: Master A (2015) Matéria/Aula: Direito Civil Família e Sucessões Aula 22 Data: 01.07.2015 Professor: Andréa Amin Conteúdo: Capacidade para testar; Limitações; Testamento: natureza, características,

Leia mais

Sexta da Família: planejamento sucessório

Sexta da Família: planejamento sucessório Sexta da Família: planejamento sucessório LUIZ KIGNEL Advogado militante; Especialista em Direito Privado pela USP; Membro do IBDFam e do IBGC. Planejamento Sucessório Luiz Kignel kignel@plkc.com.br www.plkc.com.br

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária. É um ato de manifestação de vontade do testador, podendo ser expressa, tácita,

Leia mais

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA

POSSE PROF. PAULO H M SOUSA POSSE PROF. PAULO H M SOUSA Posse X Detenção Ordem de outrem para manter a posse (art. 1.198) Detenção Atos de tolerância do proprietário (art. 1.208) Posse violenta ou clandestina (art. 1.208) Vício objetivo

Leia mais

Gabinete do Presidente DESPACHO N 013

Gabinete do Presidente DESPACHO N 013 Gabinete do Presidente DESPACHO N 013 _.,.---~._--' I. A. B. -- ----'1 PROTOCOL0 N.e/~_ ""'---. Trata-se de matéria relevante, razão pela qual converto em Indicação sobre o tema "Modificação e acréscimo

Leia mais

DIREITO DAS FAMÍLIAS. Direito Civil. Biológica ou socioafetiva

DIREITO DAS FAMÍLIAS. Direito Civil. Biológica ou socioafetiva DIREITO DAS FAMÍLIAS Família no CC/16 Matrimonializada Patriarcal Hierarquizada Heteroparental Biológica Unidade de produção e reprodução Caráter institucional Família na CF/88 e no CC/02 Pluralizada Democrática

Leia mais

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM GERAL II. III. IV. SUCESSÃO LEGÍTIMA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA INVENTÁRIO E PARTILHA SUCESSÃO LEGÍTIMA 1. Conceito 2. Parentesco 3. Sucessão por direito próprio e por

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO LUIS ROBERTO BARROSO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO LUIS ROBERTO BARROSO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR MINISTRO LUIS ROBERTO BARROSO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL RE 878.694-MG O INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA IBDFAM, associação civil sem fins lucrativos, CNPJ nº 02.571.616/0001-48,

Leia mais

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva SUCESSÃO DO CÔNJUGE Herdeiro necessário e concorrente ( concorrente, conforme o regime de bens) Os regimes de matrimoniais de bens e suas implicações

Leia mais

SUMÁRIO I FAMÍLIAS E SUCESSÃO. 2. PARENTESCO 37 2,1 Visão histórica Classificação. 38 2,3 Linha..

SUMÁRIO I FAMÍLIAS E SUCESSÃO. 2. PARENTESCO 37 2,1 Visão histórica Classificação. 38 2,3 Linha.. SUMÁRIO Apresentação....... 7 1. DIREITO DAS SUCESSÕES. 25 1.1 Origem.... 25 1.2 Aspectos históricos.. 27 1.3 No Brasil 28 1.4 Tentativa conceitual............................".......... 30 1.5 Viés constitucional..

Leia mais

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE:

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE: CARTILHA INFORMATIVA SOBRE: As consequências patrimoniais dos principais regimes de bens quando da morte de um dos cônjuges. Material produzido por Felipe Pereira Maciel, advogado inscrito na OAB/RJ sob

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

1. IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VI NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Direito das sucessões. Conceito. Sucessão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (20/08/2018) Execução de alimentos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (20/08/2018) Execução de alimentos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (20/08/2018) Execução de alimentos. A pessoa que tem patrimônio, tem emprego fixo, tem dinheiro, não

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 31 DIREITO DE FAMÍLIA Conceito é o conjunto de normas jurídicas que disciplina a entidade familiar, ou seja, a comunidade formada por qualquer

Leia mais

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES NOTARIAIS E REGISTRAIS EAD. DISCIPLINA: Direito Civil. PROFESSORES: Reyvani Jabour

CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES NOTARIAIS E REGISTRAIS EAD. DISCIPLINA: Direito Civil. PROFESSORES: Reyvani Jabour CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES NOTARIAIS E REGISTRAIS EAD DISCIPLINA: Direito Civil PROFESSORES: Reyvani Jabour Nome: Nº de Identidade: Reescreva a frase: Atesto para os devidos fins

Leia mais

da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão

da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão DA CAPACIDADE PARA SUCEDER Capacidade para suceder na sucessão legítima (art. 1798). O problema dos embriões crioconservados.

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DAS SUCESSÕES (CÓD.: ENEX 60141) ETAPA: 8ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Caderno Eletrônico de Exercícos Direito das Sucessões

Caderno Eletrônico de Exercícos Direito das Sucessões 1) Que é herança jacente: a) Herança que não existe herdeiros, salvo o estado b) Herança que tem que ser dividida entre os pais e cônjuge c) Herança que tem que ser dividida entre irmãos d) Herança deixada

Leia mais

SUCESSÃO EM GERAL: 1 - Abertura da sucessão: 1 - Abertura da sucessão: 20/10/2014. Existência da pessoa natural termina com a morte (art.

SUCESSÃO EM GERAL: 1 - Abertura da sucessão: 1 - Abertura da sucessão: 20/10/2014. Existência da pessoa natural termina com a morte (art. SUCESSÃO EM GERAL: Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 - Abertura da sucessão: Existência da pessoa natural termina com a morte (art. 6º CC/02); Não se admite propriedade acéfala; Com a morte art.

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO

SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO A O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL NO ÂMBITO DO DIREITO DE FA- MÍLIA... 23 1. AS DIVERSAS

Leia mais

$VXFHVVmRQDXQLmRHVWiYHOIDFHDRQRYR&yGLJR&LYLO

$VXFHVVmRQDXQLmRHVWiYHOIDFHDRQRYR&yGLJR&LYLO $VXFHVVmRQDXQLmRHVWiYHOIDFHDRQRYR&yGLJR&LYLO $OH[6DQGUR5LEHLUR advogado em São Paulo, pós-graduado em Direito Civil pelo UniFMU Campos férteis em dissidência doutrinária e desinteligência jurisprudencial

Leia mais