A figura ajuda à interpretação deste fenómeno.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A figura ajuda à interpretação deste fenómeno."

Transcrição

1 IONIZADOR MAGNÉTICO POUPANÇA COMBUSTIVEL BESTWAY FUELSAVE Como se pode ver na figura abaixo, é um pequeno e poderoso Ressonante Magnético de Neodymium que se coloca em volta do tubo de combustível na entrada dos injectores ou carburador de qualquer motor que funcione a Gás, Diesel ou Gasolina. Como funciona: O Ressonante Magnético de muito alta frequência de indução focal separa, ordena e Ioniza as moléculas do combustível que está a passar através do campo magnético, gerando-se uma combustão mais uniforme e completa, uma muito significativa redução da contaminação, um maior aproveitamento da energia e por fim uma grande poupança de combustível. A figura ajuda à interpretação deste fenómeno. Fácil de instalar, pode fazê-lo você mesmo sem ferramentas e em 5 minutos. Adapta-se a todos os combustíveis incluindo Gasolina, Diesel, GNC o GPL. BESTWAY FUEL SAVER é um produto Ecológico que reduz a contaminação ambiental, optimizando de forma considerável o consumo de seu veículo. Aumenta até 10% a potência do motor.

2 Coloca-se no tubo de combustível o mais próximo da entrada do carburador ou injector do motor. Pode utilizar-se em automóveis, carrinhas, motos, autocarros, camiões, barcos,lanchas, tractores, moto geradores, caldeira, etc. RESULTADOS Quando se instala o BESTWAY FUEL SAVER na linha de alimentação de combustível aos carburadores o injectores verifica-se um melhor rendimento dos motores chegando-se aos seguintes resultados: 1.- Obtém-se mais quilómetros por litro de combustível, em alguns casos a redução de consumo chegou a ser mais de 20 %, ou seja, obtém-se um melhor aproveitamento do poder calorífico dos combustíveis. 2.- Incrementa a potência e o torque, por consequência aumenta a aceleração e as RPM. 3.- Mantém-se mais limpa a câmara de combustão, parte dos resíduos de carvão são queimados durante a combustão. 4.- Tem um importante efeito ecológico pois a emissão de gases nocivos por o tubo de escape diminuí notavelmente, os gases nocivos são: CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarboneto sem queimar) e NOx (óxido nitroso).

3 5.- Maior duração dos motores por menor formação de carbono, menor fricção e por menor passagem de hidrocarbonetos para o óleo do motor. 6.- É muito fácil de instalar. Não é necessário ter conhecimentos de mecânica. 7.- Duração ilimitada, os seus componentes praticamente no se degradam com o tempo. Como se Instala? 1.- Separe as duas metades do BESTWAY FUEL SAVER. Identifique a linha de entrada de combustível, isto pode fazer-se encontrando o filtro de combustível e seguindo o tubo até ao motor. A linha de entrada, normalmente, identifica-se por ter mais pressão e estar mais fria, a de retorno, tem menor pressão e está mais quente se o motor esteve em funcionamento. Nos casos em que é difícil encontrar o tubo convém ir ao mecânico pedir-lhe que nos indique qual é o tubo Depois coloque a abraçadeira de acordo com a figura, de modo que o lado oposto fique aberto para permitir colocar em redor do tubo de combustível Logo que as duas metades envolvam o tubo de combustível, se o dispositivo se monta num tubo de plástico ou de borracha assegure-se que o dispositivo está pelo menos a 25 mm. de algum elemento metálico existente no tubo de combustível. Assegure-se que os dois imanes estejam paralelos.

4 4.- Uma vez assegurado que os imanes se encontram paralelos, passe a abraçadeira pelo lado oposto, passe-o pelo furo do extremo da abraçadeira e assegure-se de que as duas metades estejam bem ajustadas. As duas metades não se devem tocar, pois se isto acontecer, indica que o dispositivo no está bem ajustado sobre o tubo. Quantos se Instalam? Quantidade de Dispositivos segundo o tipo e cilindrada dos Motores Motor Gasolina Até 2,5 litros: 1 dispositivo Para mais de 2,5 litros: 2 dispositivos Para mais de 7 litros:3 dispositivos Motor Diesel Até 3 litros: 2 dispositivos De 3 a 8 litros: 1 antes da bomba injectora e 1 por cada cilindro.

5 Onde se Instalam? 1.- Motores a gasolina com carburador tanto para automóveis como camiões: Instalamse o mais próximo possível do carburador. Ter em conta que até 2500CC. se instala somente um. Se o motor tem mais de 2500CC. devem instalar-se dois BESTWAY FUEL SAVER um ao lado do outro rodado 90 º: Motores gasolina com menos de c.c. Motores gasolina de mais de c.c. Outra vista dos Fuel Optimiser rodados 90º entre si 2.- Motores a gasolina de automóveis com injector multi-ponto com menos de 2500CC:

6 3.- Motores diesel de injecção electrónica de até de cc: Colocam-se dois dispositivos à entrada da bomba injectora uno ao lado do outro rodado a 90º e depois do filtro de gasóleo 4.- Motores diesel de injecção electrónica com mais de 3000CC: No exemplo da figura, verifica-se que por se tratar de um motor com mais de 3000CC e de injecção electrónica com 4 cilindros, se instalam 4 BESTWAY FUEL SAVER na linha que alimenta a régua de injectores colocando-se ainda um BEST WAY FUEL SAVER na entrada da bomba injectora. Em muitos casos a régua encontra-se muito junto do motor e noutros casos encontra-se no interior do bloco: 1) Depósito de combustível. 2) Filtro de combustível. 3) Bomba de alimentação. 4) Bomba de alta pressão. 5) Preso estatuto. 6) Régua de injectores (common rail). 7) Válvula de sequencia. 8) Injector com bobina de abertura. 9) Módulo electrónico.

7 10) Válvula de três vias / duas posições de controlo da válvula EGR e da válvula do turbo compressor. 11) Sonda de temperatura do motor. 12) Sonda de temperatura do ar de admissão. 13) Manómetro de controlo da pressão atmosférica/pressão no colector de admissão. 14) Sensor de velocidade de rotação do motor e posição angular. 15) Pedal acelerador com potenciómetro. Esquema do sistema de injecção Diesel "common rail" ou de régua de injectores. 5.- Motores diesel de injecção mecânica com mais de 3000CC: Importante: Quando o tubo de combustível está revestida de uma malha metálica, o campo magnético encontra dificuldades para atravessar o tubo, por isso, os dispositivos instalam-se num tubo que poderá ser de cobre, alumínio, ou borracha. Caso o tubo seja revestido a malha corta-se o tubo colocam-se os BESTWAY FUEL SAVER como se pode verificar na imagem acima. 6.- Motores diesel que tenham o sistema protector corte de combustível: São muitos os casos em que o motor se encontra protegido pelo dispositivo corte de combustível. Nestes casos é conveniente efectuar uma preparação prévia ao tubo que une os filtros de gasóleo com a bomba injectora, este tubo é onde se encontra o dispositivo corte de combustível.

8 Há que ter em conta as seguintes recomendações: 1.- É conveniente que o corte de combustível esteja o mais próximo possível dos filtros, de modo a evitar o possível efeito da electroválvula sobre o campo magnético do BESTWAY FUEL SAVER 2.- Como o tubo que une o corte de combustível tem diâmetros variáveis, chegando estes a ser muito grandes, diminuindo o efeito dos campos magnéticos, recomenda-se montar o BEST WAY FUEL SAVER num tubo de ferro de 6 a 8 mm. de diâmetro, de um comprimento de 15 cm., tendo em conta que fica o mais próximo possível da bomba injectora. Esta disposição aumenta o desempenho destes dispositivos. Perguntas e Respostas: Resultados -Trata-se de um simples íman? Não, não se trata de um simples imanes. Trata-se de um PAR DE IMANES especiais de Neodymium que geram nas moléculas de hidrocarboneto uma frequência de ressonância determinada. -O que é um hidrocarboneto? Está formado pelo hidrogénio e o carbono contido no combustível. -O que é uma cadeia de hidrocarbonetos? Trata-se de que as moléculas de hidrocarboneto se atraem entre elas fazendo com que existam moléculas isoladas do ar durante a combustão. -Em que tipo de octanas trabalha? Todos os níveis de octanas. Uma resposta mais alta de octanas pode ser obtida com combustível de mais baixa octanas. -Podem dar um estímulo extra ao combustível? Sim, utilizadores reportaram uma maior resposta em combustíveis de mais baixa octanas. -Qual é o motivo pelo qual as companhias petrolíferas não podem entregar o combustível ionizado? Porque a quebra da cadeia de hidrocarbonetos ocorre quando o combustível passa pelo BESTWAY FUEL SAVER. Quando o motor pára, a fractura da cadeia de hidrocarbonetos suspende-se, e numa questão de horas o combustível retoma o seu estado inicial. O fenómeno da fractura da cadeia de hidrocarbonetos, é induzida pela presença do BEST WAY FUEL SAVER -Podem trabalhar com outros combustíveis que não seja gasolina? Sim, podem trabalhar gasolina, diesel, propano e gás natural, mas a percentagem de melhoria varia de uns para os outros. -Pode uma pessoa sem experiência instalar estes dispositivos? Sim, o importante é que tenha a certeza de que está a instalar o BESTWAY FUEL SAVER no tubo correcto "que é o que vem da bomba de combustível". Os motores com injecção tem dois tubos que geralmente vão paralelos do depósito ao motor, uma é a de alimentação e

9 a outra a de retorna para o depósito. Esteja seguro que instala no tubo de alimentação de combustível, o qual geralmente está mais frio que o de retorno. -De que material deve ser o tubo de combustível? De qualquer tipo, metal, plástico ou borracha. Se o tubo de combustível for de borracha revestida com uma malha metálica os resultados são mais pobres pois a malha debilita o campo magnético. -Podem trabalhar num sistema de gasolina com injectores? Sim, instala-se o BESTWAY FUEL SAVER o mais próximo possível do sistema de injecção, mas deve ter-se em conta que deve ficar a uma distancia mínima dos sensores da centralina de 15cm para se obter o máximo Proveito. -É necessário mais do que um dispositivo nos sistemas de injecção? Em geral os motores necessitam só de um se forem até 2500CC. Nos motores diesel obtém-se os melhores resultados colocando dois antes da bomba injectora se o motor tiver menos de 3000CC. O mais importante é fazer uma boa selecção dos dispositivos a instalar. Recomendamos que vá ao ponto "Instalação" para ver como, quantos e onde se instalam. -É necessário afinar o carburador? É conveniente pois os carburadores podem estar normalmente com a mistura rica, portanto é necessário afinar para que a mistura fique mais pobre e assim ter quantidade de oxigénio suficiente para queimar o combustível enriquecido pelo BESTWAY FUEL SAVER -Até que distancia da câmara de combustão podem estes dispositivos trabalhar? Normalmente devem estar o mais próximo possível, mas existem casos em que os dispositivos trabalharam a uma distância de 90cm. -Quando se deve verificar o consumo e quando se podem esperar resultados? Assegure-se de que verifica o consumo antes de instalar o dispositivo. O consumo se obtém-se somando os quilómetros percorridos e dividi-los pela quantidade de combustível gasto. Recomenda-se verificar o consumo depois de percorrer 2500Km (aproximadamente 3 depósitos). Esta verificação deve fazer-se nas mesmas condições em que se fez a verificação antes de instalar o dispositivo. Recomenda-se ainda que antes de se instalar o BESTWAY FUEL SAVER se troque o filtro de ar e que o carburador esteja bem calibrado. -Porque tem que se esperar 2500Km? Percorrer estes quilómetros vai permitir que o BESTWAY FUEL SAVER efectue o trabalho de remoção dos depósitos de carvão e verniz. Não se esqueça que foram feitos milhares de quilómetros para se formarem estes depósitos no seu motor. De acordo com a quantidade de resíduos, os resultados obtém-se mais ou menos rápido. -O consumo pode chegar a aumentar? Sim, é possível que o motor incremente o consumo temporariamente assim como as emissões de gases. Estas condições são temporárias e rapidamente estabiliza. Este fenómeno ocorre durante a limpeza das câmaras de combustão. -Quanto se pode esperar de melhoria? Isto depende do tamanho e tipo de motor, tipo de condução, se é em cidade ou em estrada, das condições climatéricas, etc. Foram reportadas reduções de consumo de 20% (em cidade uma média de 12% a 15%). Notou-se ainda um aumento da eficiência (potência) acompanhada de uma temperatura mais baixa do motor. Há que ter em conta

10 que se fizer uso da potência extra aumentará o consumo. Alguns casos chegaram aos 27%. -Como fazem estes dispositivos para limpar a câmara de combustão? Nos motores vão-se formando os depósitos de carvão e verniz devido à combustão incompleta. Com o BESTWAY FUEL SAVER um maior numero de moléculas de oxigénio entra em combustão com o carvão da câmara de combustão sendo esta combustão de baixo poder calorífico e sendo também devido a isto o aumento de consumo, mas chegado o momento em que já não se queimam mais estas moléculas o consumo diminui. -As condições climatéricas influenciam o consumo? Sim. Em geral no Inverno há um consumo maior pois o motor está mais tempo a aquecer. -Pode a alta temperatura afectar o rendimento? Estes dispositivos estão desenhados para trabalhar com temperaturas até 150ºC para os imanes e 200ºC para o plástico. É aconselhável que os dispositivos não estejam muito próximos de tubo de escape. -Porque é que os motores antigos por vezes obtém melhores resultados e mais rápido? Estes dispositivos requerem que o combustível passe pelo campo magnético para ser ionizado. O caudal de combustível é importante no processo de rotura da cadeia de hidrocarbonetos. Quanto mais novo é motor mais eficiente é e tem uma fluxo de combustível mais baixo. Em geral, os motores mais modernos tem um fluxo de combustível maior sendo a velocidade do combustível maior. É nestes casos que tem que se estudar a quantidade de dispositivos necessária. -Em quanto tempo se recupera o investimento do BESTWAY FUEL SAVER? Este tempo é directamente proporcional ao numero de quilómetros percorridos e ao preço do combustível. -Pode saber-se à partida que melhorias se podem esperar? Não, devido à diversidade de motores e tipo de condução, não se pode dizer qual a economia de combustível que se pode obter. -Como contribui este dispositivo para o meio ambiente? Os resultados obtidos nos ensaios realizados pela EPA (Agencia dos Estados Unidos de Protecção do Meio Ambiente) foram os seguinte: o HC (hidrocarboneto) diminuiu mais de 59%, o CO (monóxido de carbono) mais de 68% e o NOx (oxido nitroso) mais de 15%.

11 CONCORRENCIA Vários são os motivos pelos quais garantimos que o BESTWAY FUEL SAVER supera os da concorrência, e enumeramo-los em seguida: 1.- Tamanho: Os dispositivos da concorrência sã 40% mais compridos, 40,5 % mais largos 12,5 % mais altos. Nos motores modernos a gasolina, os tubos estão muito juntos, o que em muitos casos complica a instalação dos dispositivos se estes são muito grandes, sendo em muitos casos impossível a sua instalação. Nos motores diesel, este problema pode agravar-se muito mais, sobretudo se a sua cilindrada superar os 3000CC pois é necessário colocar um dispositivo por cilindro e os tubos são muito pequenos e juntos uns aos outros. Na figura seguinte, pode observar-se o quanto cerrado se encontram os tubos num motor típico. 2.- Qualidade dos imanes: Os nossos imanes são importados de Neodymium, estes são de última geração, como demonstração devemos dizer que estes imanes são utilizados nos altofalantes e auriculares dos equipamentos de áudio mais avançados pois pesam um decimo dos de ferrito. Os nossos imanes tem uma densidade de fluxo máxima aproximadamente 255% acima dos da concorrência que são cerâmicos de baixo preço e energia. Ensaio efectuado no interior de um tubo de 13mm de diâmetro exterior. 3.- Superfície de acção dos dispositivos: Na figura seguinte pode verificar-se um dispositivo da concorrência, no centro encontra-se o tubo de combustível. A largura dos imanes é de aproximadamente 32 mm., o diâmetro externo do tubo é de 14 mm. e o orifício por onde circula o combustível é de 8 mm. aproximadamente. Podem ver-se as linhas de fluxo magnético, mas de toda a largura do imane só se aproveitam 8 mm. que é a largura do canal por onde circula o combustível, o resto perde-se. Os tubos de combustível vão de 12mm de diâmetro exterior até 6mm, muito utilizados em motores diesel.

12 O BESTWAY FUEL SAVER possui um íman de Neodymium de 9,5 mm. de largura por 25,5 mm. de comprimento, em circunstancias similares como se verifica na figura e praticamente todas as linhas de fluxo magnético se concentram no canal de circulação do combustível, ou seja, toda a energia do íman se concentra no combustível. É o mesmo que dizer que 255% das linhas de fluxo actuam no combustível. 4.- Custo do BESTWAY FUEL SAVER: Se se efectuar uma avaliação do mercado verificar-se-á que os nossos dispositivos, apesar de contar com imanes de Neodymium importados, são os de mais baixo preço. Isto consegue-se graças a um grande esforço de nossa parte com o objectivo de favorecer ao maior numero de pessoas vendemo-los ao mais baixo preço. 5.- Outras vantagens: a) O BESTWAY FUEL SAVER encontra-se totalmente encapsulado, os imanes estão totalmente isolados do meio ambiente, o que representa uma vantagem. b) Pode-se comparar a energia posta em jogo pelo BESTWAY FUEL SAVER e a concorrência, simplesmente tentando-se separar as duas metades verifica-se que no caso do BESTWAY, o esforço é notavelmente maior em relação às metades da concorrência. Comprar PREÇOS Pack 1 - para Diesel hasta 3000cc : 2 Unidades 130 Pack 2 - para Diesel > 3000cc y de 4 cilindros : 5 Unidades 300,00 Pack 3 - para Diesel > 3000cc y de 6 cilindros : 7 Unidades 430,00 Pack 4 - para Gasolina hasta 2500cc : 1 Unidad 70,00 Pack 5 - para Gasolina > 2500cc hasta 4500cc : 2 Unidades 130,00 Pack 6 - para Gasolina > 4500cc : 3 Unidades 195,00 OBS:Empresas Preços sob orçamento para maiores quantidades, tipo frotas.

13 PASTA COMERCIAL BESTWAY FUEL SAVER Rua Gonçalo Barreto,nº Faro Telefone e Fax: digit.edu@mail.telepac.pt Web: pagarmenos.webnode.pt

GPL. Gás de Petróleo Liquefeito

GPL. Gás de Petróleo Liquefeito GPL Gás de Petróleo Liquefeito 1 O que é o GPL Pertence à terceira familia dos gases, é um gás obtido por refinação do petróleo bruto, tal como a gasolina ou o gasóleo. É mais denso que o ar pelo que em

Leia mais

Aula 8 Injeção Eletrônica Direta

Aula 8 Injeção Eletrônica Direta Introdução Aula 8 Injeção Eletrônica Direta Até o lançamento do sistema de injeção eletrônica MED, a mistura de ar e combustível era gerada no tubo de aspiração. A busca por novas possibilidades para melhorar

Leia mais

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano Motores Térmicos 8º Semestre 4º ano Aula 17 - Formação da Mistura nos Motores Diesel Introdução Estágios da combustão em motores Diesel Requisitos do Sistema de Injecção Elementos do Sistema de Alimentação

Leia mais

Funcionamentos Sonda lambda

Funcionamentos Sonda lambda Linea 1.4 16v Turbo Funcionamnetos 10-020 - SONDA LAMBDA Características De tipo "planar", estão montadas a montante e a jusante do catalisador e informam a centralina de injeção sobre o andamento da combustão

Leia mais

PMC5617. Motores Flexíveis. Semana de Eng. Mackenzie. Eduardo S. Oliveira, José Maria Muniz, Luciana R. Colin José Mauro, Roger Guilherme.

PMC5617. Motores Flexíveis. Semana de Eng. Mackenzie. Eduardo S. Oliveira, José Maria Muniz, Luciana R. Colin José Mauro, Roger Guilherme. Apresentar: 1) Alguns conceitos de motores de combustão interna; 2) Funcionamento simplificado da tecnologia Total-Flex ; Motor Otto: Para cada 13,8g de ar você pode colocar 1g de combustível (gasohol);

Leia mais

Aula 9 Sistema Flex. Introdução. Introdução UGA. Introdução UGA 23/04/2014

Aula 9 Sistema Flex. Introdução. Introdução UGA. Introdução UGA 23/04/2014 Introdução Aula 9 O sistema Flex Fuel é capaz de reconhecer e adaptar, automaticamente, as funções de gerenciamento do motor para qualquer proporção de mistura de álcool e de gasolina que esteja no tanque.

Leia mais

Aula 10 Sistema Trifuel

Aula 10 Sistema Trifuel Introdução Aula 10 O Trifuel sistema digital multiponto de gerenciamento de motor, possibilita o uso de Gás Natural Veicular (GNV), gasolina, álcool ou qualquer mistura destes dois últimos combustíveis

Leia mais

COMBUSTÍVEIS. Diesel

COMBUSTÍVEIS. Diesel COMBUSTÍVEIS COMBUSTÍVEIS Diesel O Diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. A maior parte da frota comercial brasileira é movida a óleo diesel. Assim como a gasolina, ele é um sub-produto do petróleo,

Leia mais

Catalisador: O que é e para que serve.

Catalisador: O que é e para que serve. Catalisador: O que é e para que serve. O que significa a palavra catalisador? Por definição, catalisador catalítico é toda a substância que propicia a reação química de outras substâncias sem mesmo participar

Leia mais

Energy in Transports Fuel consumption and emissions from road vehicles. Tiago Lopes Farias

Energy in Transports Fuel consumption and emissions from road vehicles. Tiago Lopes Farias Energy in Transports Fuel consumption and emissions from road vehicles Tiago Lopes Farias Instituto Superior Técnico Otto Engine: : 4 stroke cycle ADMISSÃO COMPRESSÃO EXPANSÃO ESCAPE Main variables curso

Leia mais

Circular informativa

Circular informativa Circular informativa Ruptura do turbocompressor por insuficiência de óleo Motores: 1.6 HDI DV6TED4 Citroën / Peugeot / Ford / Mazda A ruptura produz-se pela degradação do óleo do motor (óleo espesso com

Leia mais

Injeção eletrônica de combustíveis

Injeção eletrônica de combustíveis Injeção eletrônica de combustíveis É um sistema de dosagem de combustível nos motores ciclo Otto com o objetivo de controlar a relação estequiométrica (ar/combustível) de forma que a mesma seja sempre

Leia mais

Motores Térmicos. Programa

Motores Térmicos. Programa Motores Térmicos Programa I II Introdução aos diversos tipos de motores 1 Generalidades 2 Funcionamento dos motores de Explosão 3 Funcionamento dos motores Diesel 4 Funcionamento dos motores a Dois Tempos

Leia mais

Motores Térmicos. Programa

Motores Térmicos. Programa Motores Térmicos Programa I Introdução aos diversos tipos de motores IV Combustão e câmaras de combustão em motores de Explosão II 1 Generalidades 2 Funcionamento dos motores de Explosão 3 Funcionamento

Leia mais

MOTORES DIESEL E USO DE BIODIESEL

MOTORES DIESEL E USO DE BIODIESEL MOTORES DIESEL E USO DE BIODIESEL Cummins Brasil LTDA 29 de Outubro de 2008 Luis Chain Faraj Agenda Definição de Biodiesel Análise do Ciclo de Vida - Diesel x Biodiesel Programa de Biodiesel do Brasil

Leia mais

Nova Gama de Esquentadores Estanques CELSIUSPUR e CELSIUSNEXT

Nova Gama de Esquentadores Estanques CELSIUSPUR e CELSIUSNEXT Nova Gama de Esquentadores Estanques CELSIUSPUR e CELSIUSNEXT Outubro 008 Esquentadores Estanques CELSIUSPUR (Condensação) e CELSIUSNEXT Os Novos Esquentadores CELSIUSPUR e CELSIUSNEXT da Junkers proporcionam

Leia mais

Desenvolvimento da Rede - Treinamento

Desenvolvimento da Rede - Treinamento Desenvolvimento da Rede - Treinamento ÍNDICE Introdução... 3 Dados técnicos... 4 Vantagens da utilização do sistema de gerenciamento eletrônico... 5 Inovações técnicas... 6 Componentes e sistemas... 7

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO MOTORES TÉRMICOS AULA 13-17 MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO PROF.: KAIO DUTRA Nas reações de combustão, a rápida oxidação dos elementos combustíveis do combustível resulta em uma liberação de energia à

Leia mais

Nova Gama de Esquentadores Estanques CelsiusPur e CelsiusNext

Nova Gama de Esquentadores Estanques CelsiusPur e CelsiusNext Nova Gama de Esquentadores Estanques CelsiusPur e CelsiusNext Outubro 008 Esquentadores Estanques CelsiusPur (Condensação) e CelsiusNext Os Novos Esquentadores CelsiusPur e CelsiusNext da Junkers proporcionam

Leia mais

Tratoras de gás. IG 32.v2 (10/13)

Tratoras de gás. IG 32.v2 (10/13) IG 32.v2 (10/13) Data de emissão: 17 de octubre de 2013 Tratoras de gás Atualmente os clientes exigem cada vez mais, soluções de transporte ecológicas, com o mínimo nível de emissões possível, por forma

Leia mais

Metalúrgica do Eucalípto Nesprido - Viseu Tel /

Metalúrgica do Eucalípto Nesprido - Viseu Tel / www.metlor.com Caldeira a Pellets aqualuxo Informações de segurança Atenção: o interior da máquina pode atingir em funcionamento elevadas temperaturas que provocam queimaduras graves, manter crianças afastadas

Leia mais

Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados.

Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados. Atenção! O Redline Racing é um dispositivo de alto desempenho destinado ao uso em competições ou testes controlados. O uso urbano em estradas e vias públicas é de inteira responsabilidade do usuário. O

Leia mais

Principais Características

Principais Características 25 Aditivos de Combustivel Principais Características Um aditivo para combustível é uma substância química agregada a um produto (um combustível) para melhorar suas propriedades e alterar suas características.

Leia mais

COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DOS MOTORES A EXPLOSÃO.

COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DOS MOTORES A EXPLOSÃO. COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DOS MOTORES A EXPLOSÃO. Marcelo C. Chaves A FOTO MOSTRA UM MODELO DE UMA MOTOCICLETA FABRICADA EM MANAUS. AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS A RESPEITO DESTE MODELO FORAM RETIRADAS DE

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS

MÁQUINAS TÉRMICAS UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA EXERCÍCIOS DAS AULAS PRÁTICAS MÁQUINAS TÉRMICAS 2010-2011 DOCENTES RESPONSÁVEIS DEM Fernando Neto DEM João Oliveira DISCIPLINA Código 40544 Ano

Leia mais

Rígidos de gas IG 31 (01/13)

Rígidos de gas IG 31 (01/13) IG 31 (01/13) Fecha de emisión: 23 de septiembre de 2013 Rígidos de gas Atualmente os clientes exigem cada vez mais, soluções de transporte ecológicas, com o mínimo nível de emissões possível, por forma

Leia mais

AUDI TT Roadster 2.0 TFSI Características Técnicas

AUDI TT Roadster 2.0 TFSI Características Técnicas AUDI TT Roadster 2.0 TFSI Taxa de compressão 9,6:1 Potência máxima CV(kW)/rpm 230 (169) / 4500-6200 Start / Stop Aceleração 0-100 Km/h (s) 6,2 Peso / Peso bruto (kg) 1320 / 1640 / Nº portas / Lugares Audi

Leia mais

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA Aluno: Pedro Delbons Duarte de Oliveira Orientador: Carlos Valois Maciel Braga Introdução Em virtude da frequente

Leia mais

Tratoras de gás IG 32 (17/01)

Tratoras de gás IG 32 (17/01) IG 32 (17/01) Data de emissão: 29 de janeiro de 2013 Tratoras de gás Atualmente os clientes exigem cada vez mais, soluções de transporte ecológicas, com o mínimo nível de emissões possível, por forma a

Leia mais

FICHA DE TRABALHO Nº5. Nome: Turma: Nº: Domínio de Referência 2 Contexto Profissional Equipamentos Profissionais

FICHA DE TRABALHO Nº5. Nome: Turma: Nº: Domínio de Referência 2 Contexto Profissional Equipamentos Profissionais ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE Curso de Educação e Formação de Adultos (nível secundário) FICHA DE TRABALHO Nº5 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência NÚCLEO GERADOR 1: EQUIPAMENTOS

Leia mais

Motores Térmicos. Objectivos

Motores Térmicos. Objectivos Motores Térmicos Objectivos Objectivo de ordem geral: sendo uma cadeira de cúpula, pretende-se que os alunos apliquem, de uma forma integrada, conhecimentos adquiridos (termodinâmica, mecânica de fluidos,

Leia mais

Novo Opel Astra. Principais Características Técnicas

Novo Opel Astra. Principais Características Técnicas Novo Opel Astra. Principais Características Técnicas Astra, 5 portas Versões a gasolina 1.0 Turbo 1.4 1.6 Turbo Classe de emissões EURO 6 EURO 6 EURO 6 EURO 6 EURO 6 EURO 6 EURO 6 Combustível Gasolina

Leia mais

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO AULA TÉCNICA 06 2015 INSTRUTOR: SCOPINO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO ONIX 1.4 FLEX MULTEC H N14Y SCOPINO TREINAMENTOS Já tivemos aula sobre: ONIX 1.4 FLEX ECU - UNIDADE DE CONTROLE Agora veremos: MULTEC H

Leia mais

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico

DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico DTEA - Transportes, Energia e Ambiente Grupo de Investigação em Energia e Desenvolvimento Sustentável Instituto Superior Técnico 1 O que é a Eco-condução: Critérios e Importância Tiago Farias Instituto

Leia mais

Motores Térmicos. Objectivos

Motores Térmicos. Objectivos Motores Térmicos Objectivos Objectivo de ordem geral: sendo uma cadeira de cúpula, pretende-se que os alunos apliquem, de uma forma integrada, conhecimentos adquiridos (termodinâmica, mecânica de fluidos,

Leia mais

Descrição do sistema experimental

Descrição do sistema experimental 44 5 Descrição do sistema experimental Como já mencionado, o objetivo deste experimento é investigar a utilização do óleo vegetal bruto em motogeradores de pequeno porte, originalmente concebidos para

Leia mais

Everton e Bruno Steger

Everton e Bruno Steger Everton e Bruno Steger PROBLEMA 01: Poder calorífico em kj por grama (Etanol) 46g 1400 kj 1g X X = 30,4 kj O poder calorífico do etanol é 30,4 kj/grama. (Octano) 114g 5400 kj 1g Y Y = 47,4 kj O poder calorífico

Leia mais

Motor. Comando das válvulas

Motor. Comando das válvulas Motor Panamera 4S Panamera Turbo Tipo de construção V6 biturbo V8 biturbo N.º de cilindros 6 8 Válvulas/cilindro 4 4 Cilindrada 2 894 cm 3 3 996 cm 3 Diâmetro 84,5 mm 86,0 mm Curso 86,0 mm 86,0 mm Potência

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA

MOTORES TÉRMICOS AULA MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA MOTORES TÉRMICOS AULA 18-19 MCI: NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Motores As máquinas térmicas são dispositivos que permitem transformar calor em trabalho. A obtenção de trabalho é ocasionada

Leia mais

Artronic. Série C. Especificações. Artronic Série C

Artronic. Série C. Especificações. Artronic Série C Na área da restauração, como em qualquer outro processo industrial produzem-se contaminantes que prejudicam a saúde e que deterioram o meio ambiente Este equipamento foi concebido para minimizar estes

Leia mais

HPU-4TNV98 GAMA MOTOBOMBA Estático standard Powered by Yanmar

HPU-4TNV98 GAMA MOTOBOMBA Estático standard Powered by Yanmar MODELO ÁGUA GELADA STAGE 2 DIESEL Dados da Motobomba SERVIÇO Caudal (Máx.) m3/hora Altura Manométrica (Q=0) metros 72 79 Regime de funcionamento r.p.m. 1.800 Condições ambientais de referência: 1000 mbar,

Leia mais

FÍSICA II. Justifique todas as suas respostas convenientemente Apresente uma Prova limpa e ordenada

FÍSICA II. Justifique todas as suas respostas convenientemente Apresente uma Prova limpa e ordenada FÍSICA II Duração: 2 H 30 (exactas) 1ª Chamada 22 de Janeiro de 2002 Justifique todas as suas respostas convenientemente Apresente uma Prova limpa e ordenada g = 9,8 m/s 2 1 atm = 1 x 10 5 Pa ρ água =

Leia mais

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE LUBRIFICANTES

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE LUBRIFICANTES MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE LUBRIFICANTES POR QUE MOTIVO É NECESSÁRIO REALIZAR AS MUDANÇAS DE ÓLEO? Substituir regularmente o óleo do seu motor por um lubrificante novo que cumpra as

Leia mais

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano Motores Térmicos 8º Semestre 4º ano Aula 5 - Carburador Carburador; Principio de Funcionamento; Dimensionamento; Carburador tipo; Dispositivo de Marcha Lenta; Dispositivo de Aceleração; Arranque a Frio;

Leia mais

DX210w. Escavadoras de rodas

DX210w. Escavadoras de rodas DX210w Escavadoras de rodas Especificações Técnicas q Motor Modelo Doosan DL06 Motor Common Rail com injecção directa de combustível e controlo electrónico, 4 válvulas por cilindro, injectores verticais,

Leia mais

DIRETIVA../ /UE DA COMISSÃO. de XXX

DIRETIVA../ /UE DA COMISSÃO. de XXX COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, XXX [ ](2013) XXX draft DIRETIVA../ /UE DA COMISSÃO de XXX que altera os anexos I, II e III da Diretiva 2003/37/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de maio de 2007,

Leia mais

NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA 67º CONGRESSO ABM - 02/08/2012 LUÍS CARLOS MONTEIRO SALES, DSc. ENGENHARIA DO PRODUTO INTEGRAÇÃO VEÍCULO CENÁRIO DRIVERS DE TECNOLOGIA PARA

Leia mais

ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA

ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA 1680 Holandês Huygens propôs o motor movido à pólvora; 1688 Papin, físico e inventor francês, desenvolve motor à pólvora na Royal Society de Londres. O motor

Leia mais

Combustível adicional se necessário 10

Combustível adicional se necessário 10 Esta colecção contem enunciados de problemas utilizados na avaliação da disciplina Termotecnia da licenciatura de Eng. Electrotécnica entre e 000. Nos enunciados existem por vezes mais dados do que os

Leia mais

Parecer sobre Sistemas de Tratamento de Exaustão de Gases

Parecer sobre Sistemas de Tratamento de Exaustão de Gases Parecer sobre Sistemas de Tratamento de Exaustão de Gases 1/11 CLIMAPORTUGAL Av. Duque de Loulé, 22A 2795-117 Linda-a-Velha Abril 2008 Índice 1 Resumo...3 2 Introdução...4 3 Descrição dos sistemas de depuração

Leia mais

Tratamento de Esgoto

Tratamento de Esgoto Geração de Energia a partir de Biogás s em Estações de Tratamento de Esgoto Suani Teixeira Coelho Recife, 19 de maio de 2010 Resíduos Urbanos e Agrícolas Briquetes Óleos Vegetais Cana-de-açúcar Carvão

Leia mais

NT PowerBox. Dispositivo eletrônico de fácil instalação que aumenta a potência do motor, diminui a emissão de gases tóxicos e protege o óleo.

NT PowerBox. Dispositivo eletrônico de fácil instalação que aumenta a potência do motor, diminui a emissão de gases tóxicos e protege o óleo. NT PowerBox Dispositivo eletrônico de fácil instalação que aumenta a potência do motor, diminui a emissão de gases tóxicos e protege o óleo. SEU MOTOR TEM BAIXA PERFORMANCE? DÊ UMA DOSE DE NT POWERBOX

Leia mais

SÖ-356-BW SÖ-356-BW P SÖ-456-BW SÖ-456-BW P

SÖ-356-BW SÖ-356-BW P SÖ-456-BW SÖ-456-BW P 9 Informação técnica As tabelas e desenhos seguintes fornecem uma vista geral sobre as dimensões e os valores característicos mais importantes da SolvisMax Gasóleo BW e SolvisMax Gasóleo BW Pur. 9.1 Volumes

Leia mais

Maquinas Termicas - Fornalha

Maquinas Termicas - Fornalha Máquinas Térmicas: Fornalhas Combustão 1 Fornalha Converte energia química do combustível em energia térmica. De acordo com o tipo e a qualidade do combustível disponível, a queima pode ser em suspensão,

Leia mais

Sensores de Pressão. Aplicações Automotivas

Sensores de Pressão. Aplicações Automotivas Aplicações Automotivas 1 pressão Aplicações Automotivas Sensor de Absoluta do coletor de admissão (MAP) para cálculo da injeção de combustível. (1 a 5 bar). nos freios em sistemas de freio eletropneumáticos(10

Leia mais

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Composição O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Na natureza, ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhad

Leia mais

Como funciona a injeção eletrônica - Pirituba Fusca Club. Escrito por Robson Luiz Braga. Injeção Eletrônica

Como funciona a injeção eletrônica - Pirituba Fusca Club. Escrito por Robson Luiz Braga. Injeção Eletrônica Injeção Eletrônica Devido à rápida evolução dos motores dos automóveis, além de fatores como controle de emissão de poluentes e economia de combustível, o velho carburador que acompanhou praticamente todo

Leia mais

Versão para Impressão do Tópico

Versão para Impressão do Tópico Versão para Impressão do Tópico Clique aqui para ver o tópico em seu formato original Fórum Peugeot SportClube _ OFICINA MECÂNICA _ Tudo sobre escapamentos Postado por: Luiz Fernando Jr em Jul 31 2008,

Leia mais

Bateria de aquecimento eléctrica MBE (devem instalar-se na descarga do ventilador)

Bateria de aquecimento eléctrica MBE (devem instalar-se na descarga do ventilador) Conjunto de ventilador helicocentrifugo e bateria de calor Sistema CALOR Sistema utilizado quando existe a necessidade introduzir ar quente no local. É composto por, um ventilador da série (a partir do

Leia mais

Convecção natural. É o termo usado quando o movimento do fluido se dá devido às diferenças de densidade em um campo gravitacional.

Convecção natural. É o termo usado quando o movimento do fluido se dá devido às diferenças de densidade em um campo gravitacional. CAPÍTULO 6 - SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO INTRODUÇÃO O Sistema de Refrigeração tem por objetivo impedir que os elementos mecânicos do motor atinjam uma temperatura muito elevada ao contato com os gases da combustão.

Leia mais

Combustão é uma reação química de óxido-redução entre um combustível e um comburente, sendo obtido calor (energia) e sub-produtos.

Combustão é uma reação química de óxido-redução entre um combustível e um comburente, sendo obtido calor (energia) e sub-produtos. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

Aparelho de aquecimento de alta temperatura. Materiais inflamáveis devem ser sempre colocados pelo menos a uma distância de 1 metro do equipamento.

Aparelho de aquecimento de alta temperatura. Materiais inflamáveis devem ser sempre colocados pelo menos a uma distância de 1 metro do equipamento. RED POD Recuperadores de Calor Modelos Caramulo Aparelho de aquecimento de alta temperatura. Materiais inflamáveis devem ser sempre colocados pelo menos a uma distância de 1 metro do equipamento. Leia

Leia mais

Figura 1. Combustão externa: calor é produzido fora do motor em caldeiras.

Figura 1. Combustão externa: calor é produzido fora do motor em caldeiras. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO IT Departamento de Engenharia ÁREA DE MÁQUINAS E ENERGIA NA AGRICULTURA IT 154- MOTORES E TRATORES INTRODUÇÃO CONSTITUIÇÃO DOS MOTORES Carlos Alberto Alves

Leia mais

Soldagem por fricção. Daniel Augusto Cabral -

Soldagem por fricção. Daniel Augusto Cabral - Soldagem por fricção Daniel Augusto Cabral - E-mail: daniel_pirula@yahoo.com.br 1. Princípios do processo A norma DVS 2909 declara a soldagem de fricção um grupo de procedimentos de soldagem a pressão.

Leia mais

Estrada do Engenho D água 1330, Box 32, Anil. Rio de Janeiro, RJ, Cep: Contato via telefone:

Estrada do Engenho D água 1330, Box 32, Anil. Rio de Janeiro, RJ, Cep: Contato via telefone: Estrada do Engenho D água 1330, Box 32, Anil. Rio de Janeiro, RJ, Cep: 22765-240 Contato via telefone: Rio de Janeiro: (21) 3072-3333 São Paulo: (11) 3522-4773 Vitória: (27) 4062-8307 Belo Horizonte: (31)

Leia mais

apresentam: NOVAS TENDÊNCIAS DA LUBRIFICAÇÃO AUTOMOTIVA

apresentam: NOVAS TENDÊNCIAS DA LUBRIFICAÇÃO AUTOMOTIVA apresentam: NOVAS TENDÊNCIAS DA LUBRIFICAÇÃO AUTOMOTIVA COMO PREVER O FUTURO SEM CONHECER O PASSADO E O PRESENTE? O QUE FAREMOS: 1 - Retrospecto da história do automóvel e dos lubrificantes. 2 - Juntaremos

Leia mais

Departamento de Agronomia. O sistema de alimentação dos motores de ciclo Otto UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Departamento de Agronomia. O sistema de alimentação dos motores de ciclo Otto UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO O sistema de alimentação dos motores de ciclo Otto Características da mistura ar - gasolina: - encontrar-se bem vaporizada para que a combustão seja completa. A pulverização do combustível deve resultar

Leia mais

Diagnóstico de Injectores Delphi com Osciloscópio PicoScope

Diagnóstico de Injectores Delphi com Osciloscópio PicoScope NOTA TÉCNICA N.º 1 Diagnóstico de Injectores Delphi com Osciloscópio PicoScope Como ligar o osciloscópio PicoScope Exemplo de curvas de ondas e notas Informação técnica Acessórios necessários: Pinça amperimétrica

Leia mais

MOTORES ALTERNATIVOS. Francisco Luís Rodrigues Fontinha Engenharia Mecânica 2º Ano 4466 JUNHO/07

MOTORES ALTERNATIVOS. Francisco Luís Rodrigues Fontinha Engenharia Mecânica 2º Ano 4466 JUNHO/07 MOTORES ALTERNATIVOS Francisco Luís Rodrigues Fontinha Engenharia Mecânica 2º Ano 4466 JUNHO/07 2 Índice - Motores Alternativos, Pag. 3 - Motor de Explosão, Pag. 3 - Ciclo de OTTO, Pag. 4 - Motor a dois

Leia mais

Catálogo

Catálogo Catálogo 15 by 01.15 HT Caldeira Tradicional para queima de carvão e madeira, com controlo automático e ventilador de insuflação. A HT é uma de aquecimento central moderna, desenhada para queimar carvão

Leia mais

Teste de alta pressão para sistemas Common Rail com teste direto na bomba de alta pressão

Teste de alta pressão para sistemas Common Rail com teste direto na bomba de alta pressão Teste de alta pressão para sistemas Common Rail com teste direto na bomba de alta pressão Testar a pressão real no circuito de alta pressão dos sistemas de injecção Common Rail é um trabalho delicado,

Leia mais

Laboratório 4 Interferência em Microondas GUIA DE LABORATÓRIO LABORATÓRIO 4 INTERFERÊNCIA EM MICROONDAS

Laboratório 4 Interferência em Microondas GUIA DE LABORATÓRIO LABORATÓRIO 4 INTERFERÊNCIA EM MICROONDAS GUIA DE LABORATÓRIO LABORATÓRIO 4 INTERFERÊNCIA EM MICROONDAS 1. RESUMO Utilização de uma corneta rectangular para emissão de uma onda electromagnética em microondas. Estudo do padrão de interferência

Leia mais

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média Lista 1 de Motores de Combustão Interna 1. Para alguns motores Diesel é adequada a representação do ciclo motor segundo um ciclo dual, no qual parte do processo de combustão ocorre a volume constante e

Leia mais

Prezado técnico talvez você nunca tenha visto o fenômeno abaixo: O nome da substância é «Oleina»

Prezado técnico talvez você nunca tenha visto o fenômeno abaixo: O nome da substância é «Oleina» INFORME TÉCNICO Prezado técnico talvez você nunca tenha visto o fenômeno abaixo: O nome da substância é «Oleina» SINTOMA NO REGULADOR SINTOMA NO AQUECEDOR 1. Vista do interior de regulador de gás com resíduo

Leia mais

Do crude ao GPL e aos fuéis: destilação fraccionada e cracking do petróleo O Petróleo

Do crude ao GPL e aos fuéis: destilação fraccionada e cracking do petróleo O Petróleo Do crude ao GPL e aos fuéis: destilação fraccionada e cracking do petróleo O Petróleo 2.1. Combustíveis fósseis: o carvão, o crude e o gás natural Actualmente o petróleo (crude) é um dos recursos naturais

Leia mais

CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO

CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO CALOR & FRIO ALFÉA & PANAMÁ POUPANÇA & CONFORTO APRESENTAMOS UMA SOLUÇÃO IDEAL PARA DESFRUTAR DO MÁXIMO CONFORTO TODO O ANO. E COM UMA POUPANÇA MÁXIMA. ALFÉA & PANAMÁ A COMBINAÇÃO PERFEITA PARA DESFRUTAR

Leia mais

O resultado é um Motor potente e sofisticado

O resultado é um Motor potente e sofisticado O estudo conceptual baseou-se nos três pilares: DIVERTIDO: Agradável de Usar AMIGO DO AMBIENTE: Económico FÁCIL: Simples de Usar. O resultado é um Motor potente e sofisticado A Terceira Geração Compacto

Leia mais

EcoBuddy. Manual de Instrucções. Dois modelos disponíveis: com ou sem dispositivo de limpeza

EcoBuddy. Manual de Instrucções. Dois modelos disponíveis: com ou sem dispositivo de limpeza EcoBuddy Manual de Instrucções Dois modelos disponíveis: com ou sem dispositivo de limpeza Rua Veloso Salgado, 1104 4450-801 Leça da Palmeira Tel: 229 991 100 Telm: 969 825 815 / 939 808 188 Fax: 229 991

Leia mais

Manutenção Diária. 1- Correia de ventoinha - deve-se diariamente dar uma vista de olhos a ver se está danificada

Manutenção Diária. 1- Correia de ventoinha - deve-se diariamente dar uma vista de olhos a ver se está danificada Manutenção Diária 1- Correia de ventoinha - deve-se diariamente dar uma vista de olhos a ver se está danificada 2 - Radiador - deve-se verificar o nível do líquido que deve estar a 3 cm do bordo da tampa

Leia mais

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Prof. Leandro M. Gimenez 2017 TÓPICOS Motores de combustão interna I Aspectos teóricos,

Leia mais

CAPITULO 11. Curvas características de um motor - Influencia dos parâmetros de regulagem, de uso e concepção

CAPITULO 11. Curvas características de um motor - Influencia dos parâmetros de regulagem, de uso e concepção CAPITULO 11 Curvas características de um motor - Influencia dos parâmetros de regulagem, de uso e concepção Curvas características de um motor - Influencia dos parâmetros de regulagem, de uso e concepção

Leia mais

Instruções a seguir para a substituição de um turbocompressor

Instruções a seguir para a substituição de um turbocompressor A experiência tem-nos demonstrado que a origem da avaria de um turbocompressor deve ao seu envolvente. Por isso, é fundamental conhecer a causa que provocou a avaria, para corrigi-la e não tornar a danificar

Leia mais

TABELA DE PREÇOS FABRICO DE TERMOACUMULADORES E BOMBAS DE CALOR

TABELA DE PREÇOS FABRICO DE TERMOACUMULADORES E BOMBAS DE CALOR TABELA DE PREÇOS FABRICO DE TERMOACUMULADORES E BOMBAS DE CALOR 2 www.atila.pt 3 TERMOACUMULADORES ELÉTRICOS E DE INÉRCIA EM AÇO CARBONO BI-CERAMIFICADO Capacidade (L) Água da Companhia 10 145 25 155 50

Leia mais

Caldeiras. Notas das aulas da disciplina de EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. Equipamentos Industriais 1

Caldeiras. Notas das aulas da disciplina de EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. Equipamentos Industriais 1 Caldeiras Notas das aulas da disciplina de EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS Equipamentos Industriais 1 Geradores com câmara de combustão Caldeiras Tipo de combustível sólido, líquido, gasoso, misto Fluido quente

Leia mais

J.G INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE GERADORES LTDA EPP

J.G INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE GERADORES LTDA EPP TECNOLOGIA EM AQUECIMENTO TÉRMICO 1 Nossa História A J.G foi fundada em 1987 com o intuito de atender a necessidade do mercado no segmento de aquecimento térmico oriundo de vapor ou óleo térmico e desde

Leia mais

NOVIDADE. Protector térmico de segurança. Intensidade absorvida

NOVIDADE. Protector térmico de segurança. Intensidade absorvida EMISSORES COM FLUÍDO Série EMIBLUE A Emissores murais com fluído de alta inércia térmica, analógicos. Estrutura de alumínio injectado. Termóstato de grande precisão e 3 modos de funcionamento: (3,5ºC menos

Leia mais

ADITIVOS. Adicione potência ao seu carro.

ADITIVOS. Adicione potência ao seu carro. ADITIVOS Adicione potência ao seu carro www.crcind.com 1 2 Exige qualidade e melhora o rendimento CRC é um fornecedor mundial de produtos químicos especializados para os setores de indústria, auto e elétrico-eletrónica.

Leia mais

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética;

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Energia e Ambiente Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Investigação de formas novas e renováveis de energia; Potenciar as

Leia mais

ARTRONIC ME 5000 P1 MKC ARTRONIC

ARTRONIC ME 5000 P1 MKC ARTRONIC MKC Modelo - (Caudal - 5000m 3 /h) Estes sistemas modulares são sistemas de filtragem que numa única unidade incluem todos os estágios necessários: - Pré-filtros, filtros electrostáticos e filtros de carvão

Leia mais

Motores de combustão por centelha

Motores de combustão por centelha IMPORTÂNCIA Motores pequenos: Máquinas Térmicas I Prof. Eduardo Loureiro são usados em muitas aplicações: no lar (cortador de grama, moto-serra), em geradores portáteis de eletricidade, motores de popa

Leia mais

6. Conclusões e recomendações

6. Conclusões e recomendações 87 6. Conclusões e recomendações É importante relembrar que o funcionamento do motor de um grupo gerador, para uma revolução de 1800 RPM, sempre irá atingir o seu melhor desempenho, pois é fabricado para

Leia mais

Aula 12 -Sistemas de Gerenciamento Motores Diesel UGA

Aula 12 -Sistemas de Gerenciamento Motores Diesel UGA Aula 12 -Sistemas de Gerenciamento Motores Diesel Evolução dos Sistemas de Alimentação Motores Diesel Assim como os motoresciclo Otto, que no final da década de 1980 início da de 1990 tiveram o sistema

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Gama de Esquentadores Sensor Estanque WTD 24 AME. Novembro 2014

FICHA TÉCNICA. Gama de Esquentadores Sensor Estanque WTD 24 AME.  Novembro 2014 Departamento Comercial e Assistência Técnica: Av. Infante D. Henrique, lotes 2E-3E - 1800-220 LISBOA * Tel.: +351. 218500330 Novembro 2014 FICHA TÉCNICA Gama de Esquentadores Sensor Estanque WTD 24 AME

Leia mais

Para impedir qualquer tipo de dano, retire sempre os diafragmas antes de limpar as passagens de ar e combustível com ar comprimido.

Para impedir qualquer tipo de dano, retire sempre os diafragmas antes de limpar as passagens de ar e combustível com ar comprimido. SISTEMAS DE CONTROLE 7. DE EMISSÃO INFORMAÇÕES DE SERVIÇO 7-1 DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS 7-1 DESCRIÇÃO DOS SISTEMAS 7-2 INSPEÇÃO DOS SISTEMAS 7-5 INFORMAÇÕES DE SERVIÇO a Para impedir qualquer tipo de dano,

Leia mais

Nova gama de motores SCR Euro 5 e EEV

Nova gama de motores SCR Euro 5 e EEV Nova gama de motores SCR Euro 5 e EEV DC13 SCR 2012-11-01 12L 420 cv 12L 380 cv HPI Nova gama de motores Euro 5 SCR 250 310 360 400* 440* 480 *Versão Euro 5 e EEV Euro 5 e EEV Motor (Cilindrada) DC13 (12.7

Leia mais

EURO VI. Tecnologias & Estratégias

EURO VI. Tecnologias & Estratégias EURO VI Tecnologias & Estratégias Euro VI A entrada na força da normativa do novo Euro VI dá um estímulo à Iveco para actualizar a oferta de motores perseguindo a lógica da melhoria tecnológica Euro VI:

Leia mais

A série V6 básica. Simplesmente a melhor do sua classe.

A série V6 básica. Simplesmente a melhor do sua classe. A série V6 básica. Simplesmente a melhor do sua classe. O que procura num motor fora de borda? Se procura potência e aceleração fenomenais, economia suave, silenciosa e ecológica e um desempenho fiável

Leia mais

OS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO DE AR DOS MOTORES A QUATRO TEMPOS UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

OS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO DE AR DOS MOTORES A QUATRO TEMPOS UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO OS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO DE AR DOS MOTORES A QUATRO TEMPOS A quantidade de ar utilizada por um motor de combustão interna depende, fundamentalmente, do regime, cilindrada e tipo de motor (atmosférico

Leia mais