EXCEL Atividade Prática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXCEL Atividade Prática"

Transcrição

1 EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados a partir da página 2 desta apostila. Observações: i. Custo de Produtos por Supermercado em: Arial, tamanho 14, negrito, sublinhado. ii. O texto nas linhas 3,9,10,11 e na primeira coluna (coluna A) está em NEGRITO. iii. Note que a linha 11 é mais alta que as demais linhas e a coluna E mais estreita. iv. Todos os valores estão formatados para apresentar duas casas decimais. v. A coluna F (MAIOR PREÇO) usa a função MÁXIMO. Exemplo: =maximo(b4:d4) vi. A coluna G (MENOR PREÇO) usa a função MÍNIMO. Exemplo: =minimo(b7:d7) vii. A coluna H (PREÇO MÉDIO) usa a função MÉDIA. Exemplo: =média(b5:d5) viii. A linha PREVISÃO DE AUMENTO (5%) usa fórmulas do tipo =B9*5% ix. Não esquecer de incluir as linhas de grade (contorno das células) e o fundo cinza que aparece em algumas células. Atenção: apenas nas células dentro da faixa B4 até D8 você irá digitar os valores, todas as outras células contendo número possuem fórmula.

2 EXCEL Comandos básicos para construir uma planilha 1. Célula: Encontro de uma linha com uma coluna. Colunas A, B, C, D,... Numeração das Linhas Célula Ativa: F5 2. Movimentação: Para caminhar pelas células de uma planilha temos 2 possibilidades principais: Utilizar as teclas de direção do teclado (,,, ) até chegar na célula desejada. Dar um clique com o mouse na célula desejada. 3. Alterar o conteúdo de uma célula: Quando uma célula já possui conteúdo (texto ou número dentro da célula) e você precisa alterar uma parte deste conteúdo, há 2 possibilidades: Dar 2 cliques com mouse sobre a célula e alterar o conteúdo. Dar 1 clique com mouse sobre a célula, pressionar a tecla <F2> e alterar o conteúdo. 4. Formatar o conteúdo de uma célula (use a Barra de Formatação): Aumentar as casas decimais Diminuir as casas decimais Contorno da Célula Cor da Fonte A Direita A esquerda Cor do preenchimento Fonte Tamanho Negrito Itálico Centralizado Separador de milhar Sublinhado

3 Aplicação: Utilizar os botões da Barra de Formatação apresentados acima para formatar a planilha conforme o modelo (textos em negrito, algumas células com preenchimento colorido, tamanho da fonte do título, desenhar o contorno das células (borda), etc). 5. O botão MESCLAR Serve para transformar duas ou mais células em uma única célula. Basta selecionar as células que você deseja mesclar e, a seguir, clicar no botão mesclar. Faremos o exercício relativo ao botão mesclar no próximo item. 6. Selecionar células de forma contínua Assim como você faz no Word para selecionar parte de um texto, basta clicar com o botão esquerdo do mouse e arrastar sobre as células que deseja selecionar. Selecionar várias células facilita o processo de formatação. Veja: - Ao clicar no botão Mesclar, toda a área selecionada se transforma em uma única célula. Aplicação: Selecionar as células A1, B1 e C1 e clicar no botão Mesclar. - Ao clicar no botão Aumentar casas decimais, toda a área que estiver selecionada contendo números ganhará mais casas decimais. Aplicação: Selecionar a faixa de células que vai de B4 até D8 e clicar 2 vezes no botão Aumentar casas decimais 7. Aumentar ou Diminuir a largura de uma COLUNA Basta clicar na barra do lado direito da coluna que se deseja alterar a largura e arrastar para a direita (para aumentar) ou para a esquerda (para diminuir a largura). Aplicação: Diminua a largura da coluna E.

4 8. Aumentar ou Diminuir a altura de uma LINHA Basta clicar e arrastar a divisória inferior da linha para baixo (aumentar a altura) ou para cima (para diminuir a altura). Aplicação: Aumentar a altura da linha Digitar duas linhas de texto na mesma célula Basta posicionar o ponto de inserção (cursor) no local cujo texto seguinte você deseja transferir para outra linha da célula e teclar <ALT> + <Enter>. Aplicação: Pressionar <F2> sobre a célula A11, posicionar o cursor após a palavra Total e teclar <ALT> + <Enter>. Pressione <Enter> novamente para confirmar. 10. Escrever fórmulas e funções simples A grande utilidade do Excel é realizar cálculos automaticamente. Para isso, precisamos digitar fórmulas, ou funções, em células cujo valor depende do conteúdo de outras células. Utilizamos operadores nas fórmulas como os que estão listados a seguir: + Soma - Subtração * Multiplicação / Divisão ^ Potenciação Para o Excel entender que você está digitando uma fórmula e não um texto, é preciso digitar o sinal de igual ( = ) como primeiro caractere antes da fórmula. Por exemplo, se você quiser somar 10 com 12, é só digitar a seguinte expressão em uma célula qualquer: = Após digitar a expressão, basta pressionar a tecla <Enter> e o resultado do cálculo (22) aparecerá na célula. Para que o Excel possa atualizar automaticamente os valores dos cálculos, devemos criar fórmulas que se referem aos endereços das células que contém os valores que farão parte da fórmula. Exemplo: =K22+K23+K24+K25 ou =SOMA(K22:K25), onde K22:K25 indica uma faixa de células contendo os valores que serão somados. O símbolo : é utilizado para representar uma seleção\faixa de células.

5 Aplicação: Usar a função SOMA para calcular o Custo Total (soma dos preços do arroz, feijão, carne, ovo e macarrão) de cada supermercado. a. Selecione a célula B9 b. Digite: =SOMA(B4:B8) Agora monte as fórmulas para calcular o Custo Total dos outros dois supermercados (células C9 e D9). Aplicação: Para calcular a Previsão de Aumento de 5% sobre o Custo Total de cada supermercado, siga os passos abaixo. a. Selecione a célula B10 b. Digite: =B9*5% (esta fórmula calcula quando é 5% do Custo Total, ou seja, 5% da célula B9 ). Agora monte as fórmulas para calcular a Previsão de Aumento (5%) dos outros dois supermercados (células C10 e D10). Aplicação: O Novo Custo Total é a soma do custo total com a previsão de aumento de 5%. Siga as instruções para calculá-lo. a. Selecione a célula B11 b. Digite: =B9 + B10 Agora monte as fórmulas para calcular o Novo Custo Total dos outros dois supermercados (células C11 e D11). Aplicação: As células da coluna F ( Maior Preço ) informam qual o maior valor de cada produto entre os três supermercados (as colunas B, C e D). Faça: a. Selecione a célula F4 b. Digite: =MÁXIMO(B4:D4) As células da coluna G ( Menor Preço ) informam qual o menor valor de cada produto entre os três supermercados (as colunas B, C e D). Faça: a. Selecione a célula G4 b. Digite: =MÍNIMO(B4:D4) As células da coluna H ( Preço Médio ) informam qual a média dos valores de cada produto nos três supermercados (as colunas B, C e D). Faça: a. Selecione a célula H4 b. Digite: =MÉDIA(B4:D4)

6 11. Copiar fórmula de uma célula para outra Você deve, sempre que possível, copiar o conteúdo de uma célula para outra(s), isto diminuirá muito o tempo de digitação, principalmente em relação às fórmulas. Existem várias técnicas diferentes para realizar cópia em uma planilha. Apresentaremos a seguir uma delas (a mais utilizada para copiar fórmulas). Aplicação: Vamos copiar a fórmula que digitamos na célula F4 ( Maior Preço do arroz) para as células abaixo dela (assim saberemos qual o Maior Preço de cada produto). Siga os passos seguintes: a. Selecione a célula F4 (esta é a célula que contém a fórmula que desejamos copiar para as células abaixo dela); b. Posicione o ponteiro do mouse no canto inferior direito, até que ele se transforme no sinal mais ( + ), como na figura abaixo; c. Pressione o botão esquerdo do mouse e, sem soltar, arraste até que a moldura englobe a faixa de células que vai da F4 até a F11; d. Agora solte o botão esquerdo do mouse; e. Clique sobre qualquer outra célula da planilha para desmarcar a seleção. Observações: Veja que a fórmula contida na célula F4 foi copiada para cada uma das células contidas na faixa que selecionamos (F4 até F11) e que o cálculo foi feito automaticamente. Selecione, por exemplo, a célula F6 e veja que a fórmula contida nesta célula é semelhante, mas não é igual, a fórmula que foi copiada da célula F4. O Excel é inteligente, ele faz uma cópia relativa, ou seja, ele ajusta a fórmula conforme a célula. Na célula F6 ele obtém o maior dos preços na linha 6 enquanto que, na célula F4 a fórmula buscava o maior dos preços na linha 4. Aplicação: Agora repita o procedimento para copiar a fórmula da célula G4 ( Menor Preço ) e também a fórmula da célula H4 ( Preço Médio ) para a células abaixo destas.

7 12. Alinhar Células - Vertical Além do alinhamento horizontal (já apresentado no item 4), você pode alinhar verticalmente o conteúdo de uma célula. Proceda da seguinte forma: Aplicação: Vamos centralizar verticalmente todo o conteúdo da linha 11. a. Selecione a faixa de células de A11 até H11 b. Dê um clique no menu Formatar na barra de menus; c. Dê um clique na opção Células; d. Na caixa de diálogo Formatar Células, dê um clique na guia Alinhamento; e. Dê um clique na caixa de listagem Vertical (veja figura abaixo); f. Escolha a opção Centro e dê um clique no botão OK. Observação: note que os dados ficaram centralizados verticalmente.

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Conceitos básicos de

Leia mais

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica

Prof. Flávio Barros. Planilha Eletrônica Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com Planilha Eletrônica Roteiro Planilha Eletrônica Introdução Objetivos Interfaces e recursos necessários Manipulando tabelas Gráficos: tipos e manipulação Contextualização

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: de fontes e alinhamentos

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação

Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Tecnologia em Alimentos Disciplina: Informática Aula 02 Calc Noções Iniciais e Formatação Prof. Diego Pereira

Leia mais

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos

Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Capítulo 2 - Primeiros Cálculos Para iniciarmos este capítulo, vamos criar a planilha abaixo: Primeiro cria-se a planilha, efetua-se os cálculos e depois aplica-se a formatação: De fontes e alinhamentos

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1

Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Microsoft Excel INTRODUÇÃO PARTE 1 Índice 01-) Ativando o Excel... 2 a-) No botão Iniciar... 2 b-) via Mouse... 2 c-) Ativando pelo nome do programa.... 3 02-) Barra de Ferramentas do Excel... 3 a-) Barra

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas Excel 2013 Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha a ser usada numa apresentação ou relatório, é importante que as informações sejam claras e fáceis de entender.

Leia mais

Gilberto Carniatto Instrutor de Educação Profissional no Senac/RO

Gilberto Carniatto Instrutor de Educação Profissional no Senac/RO Um livro para aprendizado autônomo de construção de planilhas eletrônicas Gilberto Carniatto Instrutor de Educação Profissional no Senac/RO Pra você que gosta de ir além e procura fazer o seu melhor todos

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica.

Objetivo: Capacitar o aluno em Geografia na utilização dessa planilha eletrônica. Departamento de Geografia/FFLCH/USP FLG 243 CARTOGRAFIA TEMÁTICA 2017 Prof a. Dr a. Ligia Vizeu Barrozo/Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado EXERCÍCIO Básico do programa Excel Objetivo: Capacitar o aluno

Leia mais

APOSTILA Uso do Programa EXCEL

APOSTILA Uso do Programa EXCEL 1 APOSTILA Uso do Programa EXCEL Vanessa Monteiro Cesnik LabPOT Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho 2 Apresentação do Excel Pasta de trabalho: é um arquivo de excel. Planilha: é uma

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

Unidade 2: Navegação e Edição Básica

Unidade 2: Navegação e Edição Básica Unidade 2: Navegação e Edição Básica 2.0 Introdução Na Unidade 1: O Painel de Controle do Excel foram descritos os vários componentes da interface do Excel. Esta segunda unidade mostra os usos mais básicos

Leia mais

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio Ação PROEXT2015: Desenvolvimento e implementação de software educacional para a área de matemática, voltado para escolas de ensino médio da Rede Pública de Educação Básica dezembro de 2016 a novembro de

Leia mais

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010

Curso Básico de Microsoft Office Excel 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 1

LibreOffice Calc: aula 1 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel LibreOffice Calc: aula 1 Objetivos Apresentar o LibreOffice Calc Criar uma planilha

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 1 MS-Excel Melhorando a aparência da sua planilha Alinhando dados digitados Quando você digita textos muitos longos, eles

Leia mais

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan

EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan EXCEL 2010 Desenvolvida exclusivamente para o Apostilando.com por Marcos Paulo Furlan ÍNDICE ÍNDICE... 2 MS EXCEL 2010... 2 Interface... 3 Guias de Planilha... 3 Movimentação na planilha... 4 Entrada de

Leia mais

EXCEL BÁSICO. Acesso ao site do DATASUS. Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 16/09/2016

EXCEL BÁSICO. Acesso ao site do DATASUS.  Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 16/09/2016 EXCEL BÁSICO Universidade de Brasília Disciplina de Informação e Informática em Saúde Maria Paula Zaitune Acesso ao site do DATASUS www.datasus.gov.br Acesso à informação Tabnet Estatísticas vitais 1 2

Leia mais

Revisão de Word 2007

Revisão de Word 2007 1. Entre no Word 2007. Clique INICIAR. Leve o mouse em TODOS OS PROGRAMAS. Leve o mouse em MICROSOFT OFFICE Clique em MICROSOFT OFFICE WORD 2007. 2. Digite: CEBRAC e pressione ENTER. 3. Digite: =RAND(5,6)

Leia mais

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc

Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Prof. Diego Pereira Informática Informática Formatação, Fórmulas, Gráficos, Classificação e Filtros no Calc Objetivos Conhecer os principais pontos referentes a formatação de

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO

ÍNDICE CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO ÍNDICE CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2016...8 Conhecendo a Tela do Excel...9 Planilha...13 Controlando a Altura da Linha...14 Controlando a Largura da Coluna...16 Abrindo uma Planilha...19 Novo documento...21

Leia mais

Microsoft Excel. Área de Trabalho do Ms Excel

Microsoft Excel. Área de Trabalho do Ms Excel Microsoft Excel Microsoft Excel Área de Trabalho do Ms Excel O Microsoft Excel atualmente é o programa de folha de cálculo mais popular do mercado. As planilhas eletrônicas agilizam muito todas as tarefas

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais

Oficina de produção de tutoriais Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais SABRINA - TUTORIAL Calc Lista de Compras Oficina de produção

Leia mais

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha

Trabalhando com Microsoft Word Denise P. Batalha Trabalhando com Microsoft Word 2007 Denise P. Batalha SUMÁRIO Apresentação... 2 Conceito de processador de texto...3 Como iniciar Microsoft Word 2007......4 Conhecendo a janela do Word...5 Iniciando um

Leia mais

Estes são alguns dos principais recursos do OpenOffice.org Calc:

Estes são alguns dos principais recursos do OpenOffice.org Calc: 1 Introdução Como já foi mencionado no módulo de OpenOffice Writer, o OpenOffice.org é o conjunto de aplicativos direcionado ao uso em escritório (Office) fornecido com o Ubuntu. O Office é um conjunto

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Formação - SESERP 15/05/2017

Formação - SESERP 15/05/2017 Formação - SESERP 15/05/2017 Responsável: Adriana Praxedes Formadores: Márcia Regina Melissa Fernandes Rosângela da Cal Vander Soares Santos/2017 Leitura de Fruição: Help Desk na Idade Média SENUTEC -

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta:

INFORMÁTICA. 02. Com relação à figura abaixo e ao Word, marque a opção correta: INFORMÁTICA 01. Todos os aplicativos abaixo são usados para edição de texto, EXCETO a) WordPad b) NotePad c) MS Word d) Windows Media Player e) BrOffice.org Writer 01. D Comentário: Os aplicativos que

Leia mais

Oficina: Processador de Texto

Oficina: Processador de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 8

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 8 Atividade 8 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la para o seguinte endereço de email: tic.profissionais@gmail.com 1. A

Leia mais

Módulo I. Conhecendo a aba Início

Módulo I. Conhecendo a aba Início Módulo I Conhecendo a aba Início Grupo: Área de Trabalho... pág. 2 Grupo: Fonte... pág. 4 Grupo: Alinhamento... pág. 5 Grupo: Número... pág. 6 Grupo: Células... pág. 8 +Mais... pág. 11 Exercícios... pág.

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica.

Tabelas Dinâmicas. 1º Passo Abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica. Tabelas Dinâmicas Ao utilizar o Excel para manipulação de Banco de Dados, é possível gerencia-las com o uso de tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados

Leia mais

Formatação personalizada

Formatação personalizada Formatação personalizada Para mudar a aparência de um texto é necessário selecioná-lo* e utilizar uma ou mais opções de formatos, os quais podem ser aplicados: * Para selecionar um texto, você deve clicar,

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto.

Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes. Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Controle de Versões Versão Data Autor Notas da Revisão 1 20/02/2018 Silvio Fagundes Versão inicial adequada ao Plano de Trabalho Docente proposto. Sumário 1 Conceitos Básicos... 2 1.1 Pasta de Trabalho

Leia mais

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Agora apague o que estiver escrito na etiqueta e digite o texto que quiser colocar o efeito, depois selecione uma área vazia do texto para que o processo se conclua. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS Para

Leia mais

Oficina: Editor de Texto

Oficina: Editor de Texto Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes

Desvendando o Excel. Prof. Bruno Gomes Desvendando o Excel Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br @profbrunogomes Quem é Bruno? Professor de Sistemas de Informação do IFRN/Cang Doutor em Engenharia Elétrica

Leia mais

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno

Informática Básica. Aula 2.9 Formatação no Writer. Prof. Dr. Bruno Moreno Informática Básica Aula 2.9 Formatação no Writer Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br 2 Notas de Rodapé Menu Inserir / Notas de Rodapé Para isso, o cursor de texto deve estar onde a nota será

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

Folha de cálculo Microsoft Excel

Folha de cálculo Microsoft Excel TIC Excel Folha de cálculo Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa que faz parte do conjunto de aplicações que constituem o Microsoft Office. Para além de ser uma excelente ferramenta para a realização

Leia mais

OPENOFFICE CALC JUSIANA DO PRADO. OpenOffice.org Calc Jusiana do Prado

OPENOFFICE CALC JUSIANA DO PRADO. OpenOffice.org Calc Jusiana do Prado 2 OPENOFFICE CALC JUSIANA DO PRADO SUMÁRIO OPENOFFICE CALC... 4 O QUE É PLANILHA?... 4 COLUNA... 4 LINHA... 4 CÉLULA... 4 AMBIENTE DE TRABALHO... 4 BARRAS DE FERRAMENTAS... 5 BARRA DE FÓRMULAS... 5 CAIXA

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 1 1 DETERMINAÇÃO DE DADOS Um dos problemas que se colocam atualmente a quem faz o Controle de Produção e o Planejamento nas

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França

TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA. Prof. Paulo França TÉCNICO LEGISLATIVO Câmara dos Deputados INFORMÁTICA Prof. Paulo França CÂMARA DOS DEPUTADOS 1. PLANILHAS ELETRÔNICAS 2. EDITORES DE TEXTO 3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE INTERNET

Leia mais

Aula 2: BrOffice Calc Trabalhando com planilhas em grupo

Aula 2: BrOffice Calc Trabalhando com planilhas em grupo Aula 2: BrOffice Calc Trabalhando com planilhas em grupo Você verá por aqui... Nesta aula, iremos continuar nosso estudo sobre o BrOffice Calc e: aprender a ganhar produtividade, trabalhando com planilhas

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4 Atividade 4 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la por correio eletrónico tic.profissionais@gmail.com. 1. A primeira tarefa

Leia mais

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas

Unidade 8: Edição. 8.0 Introdução. 8.1 Copiar. Noções básicas Unidade 8: Edição 8.0 Introdução Grande parte da edição no Excel é semelhante à edição em outros aplicativos do Microsoft Office. Portanto, se você sabe como copiar e colar texto no Word, você saberá como

Leia mais

Professor PEDRO FAUSTINO DE SOUZA JÚNIOR é

Professor PEDRO FAUSTINO DE SOUZA JÚNIOR é Material didático utilizado na disciplina Administração de Sistemas de Informação (3º ano do Curso PROEJA Administração) Professor PEDRO FAUSTINO DE SOUZA JÚNIOR é Mestre em Engenharia de Materiais (São

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

Introdução ao Excel 2007

Introdução ao Excel 2007 Status Habilitado Conteúdo Introdução ao Excel 2007 Iniciar Todos os Programas e Microsoft Excel. Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade.

Leia mais

Exercício 1. Quadro Formatar células. Separador Alinhamento. Cláusula Unir Células

Exercício 1. Quadro Formatar células. Separador Alinhamento. Cláusula Unir Células Exercício 1 1- Abra um novo Livro no Microsoft Excel. Com a ajuda do rato clique no botão Iniciar que se encontra no canto inferior esquerdo do seu ambiente de trabalho, aponte para Programas menu Microsoft

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Writer. Interface e Formatação de Estilos

Writer. Interface e Formatação de Estilos Writer Interface e Formatação de Estilos INTERFACE É composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante conhecer a interface de

Leia mais

LibreOffice. Writer AULA ORGANIZANDO INFORMAÇÕES. Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores. Roberto Shinyashiki

LibreOffice. Writer AULA ORGANIZANDO INFORMAÇÕES. Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores. Roberto Shinyashiki LibreOffice Writer AULA ORGANIZANDO INFORMAÇÕES 7 Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores. Roberto Shinyashiki Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 1 1. Revisão de excel básico 1.1 Planilhas eletrônicas As planilhas eletrônicas ficarão na história

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais MATEMÁTICA Tema da aula: Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais Professor: Dr. Rodrigo Choji de Freitas 2 Algoritmo AREACIRCUNFERENCIA VAR RAIO, AREA: REAL INÍCIO ESCREVA ( DIGITE

Leia mais

AULA. Calc. LibreOffice EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA

AULA. Calc. LibreOffice EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA LibreOffice Calc AULA 1 EDITANDO E FORMATANDO UMA PLANILHA A maior de todas as ignorâncias é rejeitar algo sobre o qual nada se sabe. (H. Jackson Brown) Autor: Emerson Luiz Florentino Borges Pró-Reitoria

Leia mais

Verificação Ortográfica

Verificação Ortográfica Verificação Ortográfica Podemos verificar a ortografia de uma só vez depois de concluir a digitação de um documento. Utilizamos a verificação ortográfica e gramatical automática para reduzir ao máximo

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 24/09/ FORMATAÇÃO DE PLANILHA. Dimensionamento de linhas e colunas. Dimensionamento de linhas e colunas

CURSO EXCEL NÍVEL I 24/09/ FORMATAÇÃO DE PLANILHA. Dimensionamento de linhas e colunas. Dimensionamento de linhas e colunas 6. FORMATAÇÃO DE PLANILHA CURSO EXCEL NÍVEL I Neste Capítulo veremos como adequar a aparência da planilha. Aspectos relativos ao dimensionamento de células, linhas e colunas, alinhamento, cores e bordas

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Faixas Nomear um intervalo de células Utilizar nome de faixas em fórmulas

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 3

LibreOffice Calc: aula 3 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos LibreOffice Calc: aula 3 Apresentar a criação de um gráfico no LibreOffice

Leia mais

Excel 2010 CAPÍTULO 1... CAPÍTULO

Excel 2010 CAPÍTULO 1... CAPÍTULO EXCEL 2010 INTRODUÇÃO O Microsoft Offi ce Excel 2010 é uma ferramenta poderosa que você pode usar para criar e formatar planilhas, bem como analisar e compartilhar informações para tomar decisões mais

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos.

OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. OBJETIVOS: Esta apostila apresenta de forma simples, objetiva e eficiente alguns recursos oferecidos para a edição de textos. A idéia é facilitar o aprendizado através das telas capturadas, apresentando

Leia mais

LibreOffice Calc. Planilhas Eletrônicas

LibreOffice Calc. Planilhas Eletrônicas LibreOffice Calc Planilhas Eletrônicas CONTINUAÇÃO AULA09 O que são planilhas eletrônicas? Planilhas eletrônicas são programas que permitem o cálculo, tratamento e apresentação de dados. As aplicações

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

Excel Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas 1 O programa O Excel 2013 é um software (programa) capaz de elaborar planilhas de cálculos com fórmulas complexas,

Leia mais

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva

BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos. Por: André Aparecido da Silva BrOffice Calc e Planilhas de Cálculos Por: André Aparecido da Silva anndrepr@yahoo.com.br 1 O broffice Calc. O BrOffice Calc é uma planilha eletrônica, sendo portanto uma ferramenta para fazer cálculos,

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Índice 1- INTRODUÇÃO... 3 2 - CONHECENDO O AMBIENTE DE TRABALHO DO EXCEL... 4 3 - FORMATANDO UMA PLANILHA... 6 3.1 BORDAS, FORMATAÇÃO MONETÁRIA E SOMBREAMENTO...

Leia mais

AULA. Calc. LibreOffice INSERINDO FUNÇÕES

AULA. Calc. LibreOffice INSERINDO FUNÇÕES LibreOffice Calc AULA INSERINDO FUNÇÕES 4 "Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção". Steve Jobs Autor: Emerson Luiz Florentino Borges

Leia mais

O campo demarcado em vermelho indica a fórmula que foi inserida na célula A1.

O campo demarcado em vermelho indica a fórmula que foi inserida na célula A1. Este conteúdo faz parte da série: Excel Fórmulas Básicas Ver 10 posts dessa série O Excel possui diversas funções para realizar das operações simples até as mais complexas. Uma das funções essenciais no

Leia mais

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

EXCEL. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 EXCEL Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Excel Introdução Como iniciar o Excel Estrutura da Janela do Excel (barra de títulos,

Leia mais

Tecnologias da informação e comunicação

Tecnologias da informação e comunicação TIC Excel Tecnologias da informação e comunicação Módulo n.º 1 (32 horas) Folha de cálculo MS Excel Módulo n.º 2 (32 horas) Gestão de bases de dados MS Access Módulo n.º 3 (36 horas) Páginas web Avaliação

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais