EDITORIAL PROSPECÇÃO DIGITAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITORIAL PROSPECÇÃO DIGITAL"

Transcrição

1 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 11 Junho de 2010 Site: Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: Fone: EDITORIAL Através de pesquisa de campo própria, dicas dadas por pessoas que se interessaram pelo assunto e pesquisa pela internet (Prospecção Digital) encontramos tantas paleotocas novas nestes últimos dois meses que resolvemos apresentar neste Boletim apenas seis. Se apresentarmos todos, o Boletim fica muito grande e o arquivo, que está disponível para download na internet, muito pesado. A propósito: com tantas paleotocas por aí cadê os bichinhos? Veja texto na página 2. Boa Leitura. PROJETO PALEOTOCAS APRESENTARÁ TRABALHOS Em julho, no Rio de Janeiro, realiza-se o VII Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, um evento científico importante que reúne pesquisadores de dinossauros não só do Brasil, mas também de outros países. As pesquisas da equipe do Projeto Paleotocas, auxiliada pelo grupo de apoiadores (proprietários das áreas, gente que passou informações, etc.) permitiu a apresentação de dois trabalhos neste evento, ambos já aprovados pela Comissão Científica. O primeiro trabalho apresenta o Programa de Mídia, consistindo de homepage, , boletim, folheto, matérias em jornais e outros, responsável por quase metade das ocorrências encontradas. O segundo trabalho discute a forma de ocorrência das paleotocas: quase sempre em grupos, mostrando que eram redes de túneis em locais favoráveis de moradia. PROSPECÇÃO DIGITAL DE PALEOTOCAS O que ocorre: uma pessoa se informa sobre paleotocas e depois diz: Na minha cidade tem uma caverna enorme! Você tem que ir lá! E agora, ir ou não ir? Vale a pena? Para poder decidir se vale a pena ou não, iniciamos uma pesquisa pela internet, no mecanismo de busca Google, com as palavras caverna, gruta, grutão, grota, furna e toca, combinado ou não com as palavras índios, bugres, onça e outros. Não apenas texto, mas também imagens e vídeos. Com isso, localizamos 150 cavernas em mais de 60 municípios gaúchos. A grande maioria dos buracos é do tipo abrigos sobre rocha. Além disso, muitas grutas artificiais; só de Grutas de Nossa Senhora de Lourdes achamos 30. Mas, neste mar de informações, surgem fotos e dados como aqueles sobre a Caverna dos Índios em Maratá, e sobre a Caverna Misteriosa em Boqueirão do Leão. Ambas são paleotocas e fizeram esse trabalho todo valer a pena. UMA TARTARUGA QUE CAVA TÚNEIS Na Flórida vive hoje em dia uma tartaruga que cava túneis que chegam a ter 17 metros de comprimento. Estes túneis são usados por muitos outros animais como abrigo contra o sol e queimadas. Um excelente vídeo da BBC sobre estes túneis está em

2 2 CADÊ OS BICHINHOS? Com pouco mais de dois anos de pesquisa de paleotocas na Região Metropolitana de Porto Alegre, estamos chegando a 50ª ocorrência registrada. Uma ocorrência pode conter desde apenas um túnel (aberto paleotoca, ou entupido crotovina) a uma ou duas dezenas de túneis. No total, encontramos nesta região 40 túneis abertos e mais de 100 entupidos. Nossa pesquisa de campo mostrou que em cada município é possível encontrar pelo menos cinco ocorrências, às vezes bem mais. Inclusive nos morros graníticos de Porto Alegre e Viamão estamos encontrando paleotocas 20 até o momento. Isso mostra que animais escavadores eram um componente normal da fauna desta região em tempos pré-históricos mais de anos atrás. Estamos encontrando túneis com pelo menos 3 diâmetros diferentes (0,8m, 1,2m e 2,0m) o que mostra que não havia apenas um animal que fazia túneis, mas vários tipos diferentes. É possível que alguns destes tipos caracterizam-se por um macho grande e a fêmea bem menor. Ou os filhotes também cavavam túneis. De qualquer maneira, temos que partir do pressuposto de que havia várias espécies de bichos escavadores, provavelmente vivendo em épocas diferentes. Portanto: as paleotocas são de bichos diferentes de épocas diferentes. Com tantos túneis, cadê os ossos dos bichinhos? Em algum lugar teria que se encontrar algum vestígio destes animais escavadores. Um crânio, um resto de carapaça, alguma garra, etc.. No Chile, por exemplo, foi possível encontrar em uma caverna alguns pedaços de couro de preguiçagigante com os longos pêlos típicos destes animais. Mas por aqui por enquanto não achamos nada. O que estamos vendo é que dentro das paleotocas corre muita água depois de chuvas fortes. Com esta água, mesmo que houvesse um osso dentro das paleotocas, já estaria apodrecido há muito tempo. Como os animais certamente não habitavam tocas com água escorrendo pelo fundo, o clima na época em que as tocas eram habitadas deve ter sido muito mais seco que atualmente. Quanto aos ossos os animais provavelmente não morriam dentro das tocas, mas eram mortos fora delas. E os ossos só se preservam em condições muito especiais: precisam ser soterradas imediatamente na lama de um lago, banhado ou rio. Portanto, devem estar por aí, muito difíceis de encontrar. O que podemos esperar é que haja algum resto dos animais em uma paleotoca que se preservou seca até os dias de hoje. Um túnel longo, que não sofre infiltração de água, totalmente protegido, portanto com sua entrada fechada. E com os ossos de um tatu gigante ou uma preguiça gigante no final da paleotoca. Nossa torcida é por uma situação destas.

3 3 PALEOTOCAS NA MÍDIA Nestes últimos dois meses houve duas ocasiões em que notícias de paleotocas foram maciçamente divulgadas. Inicialmente as paleotocas de Maratá. Na página 5 deste Boletim está relatada nossa excursão a Maratá. Uma matéria produzida pela Assessora de Comunicação de Maratá, a Cristiane Scherer, foi um dos destaques do Projeto Paleotocas nestes dois meses. A matéria foi reproduzida por uma série de veículos de comunicação, como a Radio Viva (90.7, Metropolitana), o Jornal Ibiá (Montenegro), o site Lê ou Vê (Notícias de Serra Gaúcha), o Clipping da Ufrgs, o site Falas e Fatos (O Vale do Caí na Internet), a Central Sul de Jornais e alguns outros. Depois a paleotoca de Boqueirão do Leão. Visitamos a paleotoca no dia e já naquele dia recebemos ligação da jornalista Cíntia Marchi, de Lajeado. Com isso, a paleotoca foi chamada de capa e teve quase uma página no jornal O Informativo do Vale de No dia seguinte, a matéria saiu no Jornal Zero Hora e nos outros jornais do Grupo RBS: Diário Gaúcho, Pioneiro e Diário de Santa Maria, sempre acompanhada das versões eletrônicas destes jornais. Outros sites copiaram a matéria. Na sexta-feira seguinte, saiu a notícia no jornal O Boqueirão de Boqueirão do Leão. Aproveitando as matérias sobre as paleotocas, nossa colaboradora Soraya de Bom Retiro do Sul publicou uma notícia sobre a paleotoca de Bom Retiro do Sul, da propriedade de Gilmar Hart, que é uma paleotoca com 23 metros de comprimento e 1,2 metros de largura, perto da Pedreira.

4 4 NOVAS ESTRUTURAS - 1 No Boletim TocaNews 9, de fevereiro/2010, apresentamos uma ocorrência de paleotocas preenchidas (crotovinas) em Berto Círio (Nova Santa Rita). Com a continuação da implantação de uma revenda de caminhões neste local, ao lado da BR- 386, também continuaram as escavações naquela área. Nós acompanhamos estes trabalhos e pudemos constatar o desaparecimento de algumas das crotovinas que já fotografamos e o surgimento de pelo menos 4 crotovinas novas. A rocha no local é sedimentar, muito antiga e muito argilosa, com uma cobertura aluvial que contém seixos muito bem arredondados de quartzo e ágata, provenientes do Planalto ao norte e depositados pelo antigo Rio dos Sinos, cujo curso hoje em dia está a quase 1,5 km do local. As crotovinas estão mal definidas, mas são perfeitamente reconhecíveis. Portanto, abaixo estão algumas imagens das novas crotovinas de Nova Santa Rita. Neste ponto há duas crotovinas bem visíveis e, à direita, provavelmente uma terceira. Muito mal definida, mas aqui há uma crotovina com um diâmetro aparente de pelo menos 1,5 metro. Aqui uma crotovina bem menor, mostrando que também neste ponto há túneis com dois tamanhos diferentes ocorrendo juntos.

5 5 NOVAS ESTRUTURAS - 2 Pesquisando cavernas em geral pela internet, encontramos o relato de uma excursão que os Trilheiros do Sul fizeram em 2009 para a cidade de Maratá, localizada ao Norte de Montenegro. Em meio a dezenas de fotos, havia uma com três pessoas acocoradas em uma cavidade, com a referência visita à caverna indígena. Caverna indígena???? Com um metro de altura e 10 metros de profundidade???? No relato constava o nome da Guia de Turismo que conduziu o grupo, a Liani Büttenbender. Entramos em contato com a Secretaria de Turismo de Maratá a e tanto a Liane como a própria Secretária de Turismo, Katherine Kolling, prontamente nos convidaram a visitar o local. Num belo dia de outono fomos lá, entre quatro. No Morro Ibiticã, ao lado do Parque da Oktoberfest, na base de um paredão de pedra-grês com mais de 8 metros de altura, havia duas reentrâncias do tipo abrigo sob rocha e dois túneis paleotocas, é claro! O primeiro possui 13 metros de comprimento e, devido a desabamentos, tem apenas meio metro de altura. O segundo possui um primeiro trecho de 10 metros com um metro de altura, depois um trecho de 4-5 metros com apenas 50 cm e depois continua com um metro de altura para dentro da montanha, inclusive fazendo um ângulo de quase 90 graus. Soma um total de 36 metros de comprimento. Tem algumas marcas na parede, mas não muitas. No final do túnel, pelo menos 15 nomes riscados na pedra, mostrando que tem gente entrando no túnel há muito tempo. Portanto, em Maratá há duas espetaculares paleotocas próximas à Ponta de Pedra. As paleotocas são visitáveis após contato prévio com a Secretaria de Turismo. Entrada para a paleotoca de 36 metros no meio da mata, na base do paredão. Um local perfeito para um tatu gigante, por exemplo. Porção final da paleotoca. No piso, a trena estendida e o fio elétrico para o farolete, que está sendo usado por dois pesquisadores no fundo do túnel. Condições de trabalho no final da paleotoca mais estreita e baixa.

6 6 NOVAS ESTRUTURAS 3 No município de Ivoti há um lugar, logo ao Norte da cidade, chamado de Teufelsloch em alemão o Buraco do Diabo, pois toda a região foi povoada por colonos alemães que cultivam sua língua até hoje. O Teufelsloch é um excepcional local turístico, com a Ponte do Imperador, as antigas casas de enxaimel restauradas, feiras várias vezes ao mês e por aí vai. O Maurício e o Inácio Weber são dois irmãos que moram em Ivoti e que se apaixonaram pelo assunto paleotocas, procurando ocorrências novas, entrando em grutas e cavernas, perguntando por ocorrências quase esquecidas, etc. Como eles o Projeto Paleotocas vem fazendo excursões regulares. Muitas fotos destas excursões estão no álbum de fotos do Picasa que o Maurício está montando: Numa das excursões inspecionamos um local no Teufelsloch, próximo ao entroncamento para a Linha 48 Baixa, onde foi retirado aterro para a estrada. Confirmamos um relato obtido de outros moradores de Ivoti e reencontramos um respeitável resto de paleotoca: 8 metros de comprimento, dois metros de largura (o que é excepcional) e apenas 0,8 m de altura porque a paleotoca está parcialmente preenchida. Nas paredes, algumas marcas de garra enormes que ainda temos que fotografar com calma. Pelo relato dos moradores, a paleotoca ia até a estrada, o que perfaz um total de 35 metros. Numa outra excursão voltamos ao local para tirar uma dúvida do Maurício e escavamos um sulco alongado em frente à paleotoca, confirmando que se tratava de uma outra paleotoca preenchida cortada horizontalmente pela metade pela máquina que escavou o terreno. Achamos o final dela o que sobrou, pela metade, tem mais de 15 metros. Portanto, no Teufelsloch tem pelo menos dois túneis escavados não pelo diabo, que isso já é outra história, mas por grandes mamíferos extintos há milhares de anos. Sensacional! Foto acima: Maurício na entrada da primeira paleotoca. Foto acima à direita: Interior da primeira paleotoca, muito larga e parcialmente entulhada com areia. Foto à direita: A seta larga superior mostra a primeira paleotoca. A seta fina inferior mostra o eixo da segunda paleotoca, com o Maurício sentado no final da paleotoca.

7 7 NOVAS ESTRUTURAS 4 E a internet foi pródiga em continuar fornecendo informações sobre paleotocas Brasil a fora. Sem entrar em detalhes porque não há espaço para tanto, apresentamos aqui mais dois casos: 1) Paleotocas em Morro Grande Santa Catarina. Fonte: 2) Paleotocas em Porto União Santa Catarina Fonte:

8 8 NOVAS ESTRUTURAS 5 A maior e mais bonita paleotoca encontrada nestes últimos dois meses foi a paleotoca de Boqueirão do Leão. Tudo começou a partir de uma pesquisa na internet, procurando Cavernas e Rio Grande do Sul. Encontramos uma matéria da jornalista Cíntia Marchi, publicada no jornal O Informativo de Lajeado em fevereiro de 2009, falando de uma caverna misteriosa em Boqueirão do Leão, na localidade de Sinimbuzinho, na propriedade de Laudir Ogliari. A foto que acompanhava a matéria mostrava um grande buraco que não era um abrigo sob rocha nem uma gruta artificial. Refinando a busca com Boqueirão do Leão, caverna e Perau da Nega, uma atração turística de Boqueirão do Leão, nosso amigo Maurício Weber encontrou duas fotografias de dentro da caverna, tiradas pelo Biólogo Wilson Weschenfelder. Contactamos todo mundo: a jornalista Cíntia, o biólogo Wilson, o proprietário Laudir e o Guido da Rosa, da ONG Terra de Araucária de Boqueirão do Leão. Visitamos a caverna e, é claro, é uma mega-paleotoca espetacular, com quase 40 metros de comprimento, de 2 a 3metros de largura, parcialmente preenchida. Entrada da paleotoca de Boqueirão do Leão, parcialmente escavada e desabada. Porção preservada da paleotoca, com o teto com a forma típica. A valeta foi escavada, a toca é seca. E, depois de todas as notícias de jornal ---- o pessoal de Boqueirão de Leão se lembrou de outra paleotoca que existe na região: menor, desabada e entupida, mas voltaremos para lá para pesquisar muito mais!!

9 9 NOVAS ESTRUTURAS 6 Recebemos o comunicado sobre uma toca em Bom Retiro do Sul da nossa colaboradora Soraya, da SMAM de Porto Alegre. Em uma propriedade rural há uma toca conhecida há muitos anos e, com a licença do proprietário, fomos visitar a toca. Trata-se de uma paleotoca muito bonita com 27 metros de comprimento. A entrada sofreu um pouco com desabamento, depois tem uma porção dela muito desabada porque há uma infiltração forte de água, mas os últimos 12 metros estão muito preservados, muito bonitos. Todas as paredes da paleotoca estão cobertas por fungos brancos. Quando se tira uma fotografia com flash parece que as paredes estão cobertas por geada. Um pouco de cuidado é bom, há várias aranhas enormes escondidas entre as pedras do piso da toca. Apesar das nossas investigações e dos esforços de amigos e colaboradores, não foi possível encontrar outra toca na região além dessa. Mas deve existir, porque onde há uma toca, sempre há mais. Entrada para a paleotoca de Bom Retiro do Sul. Fica aos pés de um paredão de pedragrês e a forma da toca, já de fora, deixa claro que é uma linda paleotoca. A porção final da paleotoca, com pouco mais de um metro de largura, a forma típica e as paredes brancas de fungo.

EDITORIAL. Lista de Cavernas Atualizada

EDITORIAL. Lista de Cavernas Atualizada Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 23 Setembro de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL.

A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL. A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL. Heinrich Theodor Frank*, Loidemar Alff de Campos, Mário Guilherme Arnold, Aurélia Arnold, Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann, Milene Rodrigues,

Leia mais

Desejamos um FELIZ NATAL e um Próspero Ano Novo!

Desejamos um FELIZ NATAL e um Próspero Ano Novo! 43 dezembro de 2017 EDITORIAL O ano de 2017 foi bastante proveitoso em relação às paleotocas. Continuaram a aparecer ocorrências novas não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outros estados. Muito

Leia mais

PROJETO PALEOTOCAS PUBLICOU 12 TRABALHOS

PROJETO PALEOTOCAS PUBLICOU 12 TRABALHOS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 14 Janeiro de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

EDITORIAL. Acervo do Projeto Paleotocas. Trabalhos Científicos em 2011

EDITORIAL. Acervo do Projeto Paleotocas. Trabalhos Científicos em 2011 Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 20 Fevereiro de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

DA CAVERNA AO HOSPITAL

DA CAVERNA AO HOSPITAL Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 12 Setembro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato:

Leia mais

PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL).

PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). Lenz, R.L. 1 ; Guimarães, M.B. 1 ; Meucci, M.C. 1 ; Genro, L.V. 1 ; Luiz, T.S. 1 ; Martins, L.C. 1 ; Santos, C.S.

Leia mais

EDITORIAL. PALEOTOCAS em LIVRO DIDÁTICO

EDITORIAL. PALEOTOCAS em LIVRO DIDÁTICO 42 julho de 2017 EDITORIAL Nestes últimos três meses, desde a última edição do TocaNews, tivemos um outono muito agradável e um inverno ameno, descontando duas semanas de chuva. Em função disso, conseguimos

Leia mais

EDITORIAL PALEOTOCAS EM CONGRESSO INTERNACIONAL PALEOTOCAS NA RÁDIO DA UFRGS

EDITORIAL PALEOTOCAS EM CONGRESSO INTERNACIONAL PALEOTOCAS NA RÁDIO DA UFRGS EDITORIAL Fazendo uma avaliação neste encerramento do ano de 2014, constatamos que, apesar de termos encontrado bastante paleotocas novas, conseguimos apresentar menos trabalhos científicos, principalmente

Leia mais

NOVA TENTATIVA DE CLONAGEM DE MAMUTES EDITORIAL DICAS CIENTÍFICAS

NOVA TENTATIVA DE CLONAGEM DE MAMUTES EDITORIAL DICAS CIENTÍFICAS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 26 junho de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL As pesquisas do Projeto

Leia mais

ESTAMOS APENAS COMEÇANDO CAMPANHA DE MÍDIA

ESTAMOS APENAS COMEÇANDO CAMPANHA DE MÍDIA 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas na Região Metropolitana de Porto Alegre Número 10 Abril de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato:

Leia mais

EDITORIAL PALEOTOCAS NA MÍDIA 1 PALEOTOCAS NA MÍDIA 2 REUNIÃO COM MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

EDITORIAL PALEOTOCAS NA MÍDIA 1 PALEOTOCAS NA MÍDIA 2 REUNIÃO COM MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 27 setembro de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL As atividades

Leia mais

45 mm 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE. UNESP - Praça Infante Don Henrique, s/n bairro Bitarú. São Vicente, SP,

45 mm 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE. UNESP - Praça Infante Don Henrique, s/n bairro Bitarú. São Vicente, SP, 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann 1 ; Heinrich Theodor Frank 2 ; Leonardo Gonçalves de Lima 2 ; Felipe Caron 3 ; Milene Fornari 4 ; Renato Pereira Lopes

Leia mais

Dando continuidade a este tipo de divulgação, novas matérias estão sendo encaminhadas.

Dando continuidade a este tipo de divulgação, novas matérias estão sendo encaminhadas. 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas na Região Metropolitana de Porto Alegre Número 9 Fevereiro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank

Leia mais

Trabalhos Científicos EDITORIAL. Paleotocas na BAND - SC

Trabalhos Científicos EDITORIAL. Paleotocas na BAND - SC Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 22 Junho de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas EDITORIAL As galerias indígenas subterrâneas de Santa Catarina Que tempo é esse?

Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas EDITORIAL As galerias indígenas subterrâneas de Santa Catarina Que tempo é esse? Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 18 Setembro de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

Paleotocas em Evento 2. Paleotocas em Evento - 1

Paleotocas em Evento 2. Paleotocas em Evento - 1 Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 19 Novembro de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

PALEOTOCAS EM CONGRESSO EDITORIAL MATÉRIA SOBRE PALEOTOCAS NÚMEROS NO YOUTUBE

PALEOTOCAS EM CONGRESSO EDITORIAL MATÉRIA SOBRE PALEOTOCAS NÚMEROS NO YOUTUBE 44 março de 2018 EDITORIAL Começamos 2018 com a identificação de uma paleotoca espetacular em Estância Velha. A ocorrência está no meio da cidade, o que mostra que é necessário acompanhar escavações durante

Leia mais

PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO.

PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO. PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO. Heinrich Theodor Frank, Felipe Caron, Leonardo Gonçalves de Lima, Renato Pereira Lopes, Leonardo Waisman de Azevedo Universidade

Leia mais

EVENTOS CIENTÍFICOS EM 2013 EDITORIAL FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2013! NOTA DE FALECIMENTO

EVENTOS CIENTÍFICOS EM 2013 EDITORIAL FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2013! NOTA DE FALECIMENTO Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 24 dezembro de 2012 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL Neste último Boletim

Leia mais

UnB estuda fóssil de dinossauro de 70 milhões de anos que viveu em SP

UnB estuda fóssil de dinossauro de 70 milhões de anos que viveu em SP UnB estuda fóssil de dinossauro de 70 milhões de anos que viveu em SP Equipe estima que bicho tivesse 15 metros de comprimento e 10 toneladas. Ossada foi achada em Marília e será devolvida; grupo fará

Leia mais

MUITAS PALEOTOCAS NOVAS EDITORIAL PALEOTOCAS EM EVENTO 1. FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO! PALEOTOCAS NA MÍDIA

MUITAS PALEOTOCAS NOVAS EDITORIAL PALEOTOCAS EM EVENTO 1. FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO! PALEOTOCAS NA MÍDIA Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 28 dezembro de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL Ao final de mais

Leia mais

PROJETO PALEOTOCAS ENTREGOU ARTIGOS

PROJETO PALEOTOCAS ENTREGOU ARTIGOS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 15 Março de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

EDITORIAL NOVA ESTRATÉGIA DE

EDITORIAL NOVA ESTRATÉGIA DE Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 13 Novembro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato:

Leia mais

Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande

Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande Relatório de Visita a Sítio Arqueológico Pinturas da Princesa Mar de Espanha Este relatório pode ser reproduzido total ou parcialmente, desde que citada

Leia mais

Tinha uma caverna no meio do caminho...

Tinha uma caverna no meio do caminho... Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 17 Julho de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

Foto: Gerson Turelly TURISMO FOTOGRÁFICO VALE DO CAI. Montenegro, Tupandi, Salvador do Sul e São Vendelino

Foto: Gerson Turelly TURISMO FOTOGRÁFICO VALE DO CAI. Montenegro, Tupandi, Salvador do Sul e São Vendelino Foto: Gerson Turelly TURISMO FOTOGRÁFICO VALE DO CAI Montenegro, Tupandi, Salvador do Sul e São Vendelino Pelos Viajantes da Câmera Julho de 2016 Vale do Caí Turismo Fotográfico em Montenegro, Tupandi,

Leia mais

5. O que há debaixo da terra?

5. O que há debaixo da terra? 5. O que há debaixo da terra? 2 Muno e o mundo subterrâneo No conto que a professora leu hoje, uma menina muito curiosa chamada Alice entra por uma floresta adentro quando persegue um coelho que tem uma

Leia mais

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão Francisco Beltrão Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 FRANCISCO BELTRÃO O charmoso município foi criado em 1951. Fundado por descendentes de italianos e alemães, além de migrantes gaúchos e catarinenses.

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: Turismo Ecológico Piedade Se você está procurando por turismo ecológico e rural, um clima friozinho, que lembre o de Campos do Jordão, mas em uma cidade mais pacata, com montanha, ar puro, fauna e flora

Leia mais

Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos

Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos LEVANTAMENTO etc... Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos Nosso trabalho não abrange esta parte por ser exclusivamente a distancia, por isso precisamos da sua ajuda! Este passo

Leia mais

Lunardelli A CAPITAL DA FÉ. Categoria Cidades Publicado em 25/03/2019. Praça de Santa Rita - Foto: Prefeitura de Lunardelli

Lunardelli A CAPITAL DA FÉ. Categoria Cidades Publicado em 25/03/2019. Praça de Santa Rita - Foto: Prefeitura de Lunardelli Lunardelli Categoria Cidades Publicado em 25/03/2019 Praça de Santa Rita - A CAPITAL DA FÉ Lunardelli, localizada na região Norte do Paraná, no Vale do Ivaí, teve sua emancipação política em 1979. A agricultura

Leia mais

Levantamento do potencial ecoturístico do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, GO: um estudo de caso das trilhas do parque.

Levantamento do potencial ecoturístico do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, GO: um estudo de caso das trilhas do parque. Levantamento do potencial ecoturístico do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, GO: um estudo de caso das trilhas do parque. Monara R. da Silva¹* (IC), Alisson Vinicius Pereira² (PG), Marianne P. J.

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Aprendendo e relacionando Leia o texto Disciplina/Valor Português

Leia mais

TOCAS DE CROCODILO EDITORIAL CONGRESSO DE PALEONTOLOGIA CAVERNAS NA ILHA DE FLORIANÓPOLIS

TOCAS DE CROCODILO EDITORIAL CONGRESSO DE PALEONTOLOGIA CAVERNAS NA ILHA DE FLORIANÓPOLIS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 25 março de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL O ano de 2013 começou

Leia mais

Dicas de como usar o WhatsApp do Diário Gaúcho Número:

Dicas de como usar o WhatsApp do Diário Gaúcho Número: Dicas de como usar o WhatsApp do Diário Gaúcho Número: 9731-4654 Meu Sonho É Para participar do Meu Sonho É você deve enviar um e-mail para atendimento@diariogaucho.com.br, contando um breve relato da

Leia mais

GUARANI. TIPO DE PATRIMÔNIO Patrimônio natural. IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio FOTO

GUARANI. TIPO DE PATRIMÔNIO Patrimônio natural. IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio FOTO GUARANI IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Cascata Rio Rua 3 irmãos Espaço público Comandaí- empresa destinado à Gioveli agroindústria, onde fornece energia a Empresa Gioveli.

Leia mais

I T A C 0 L 0 M I T 0 E M SÃO PA U L O

I T A C 0 L 0 M I T 0 E M SÃO PA U L O I T A C 0 L 0 M I T 0 E M SÃO PA U L O Luciano Jaeques de Moraes Estudando as jazidas de quartziío trabalhadas para a extração deste material destinado às indústrias de refratários e de louca da cidade

Leia mais

72.VISTA DA DIREITA DO ABRIGO

72.VISTA DA DIREITA DO ABRIGO 72.VISTA DA DIREITA DO ABRIGO 163 73. VISTA DA FRENTE DO ABRIGO 164 74. VISTA DA ESQUERDA DO ABRIGO 165 75. VISTA DE FRENTE DO ABRIGO 166 167 A Técnica No Sítio Tatajuba, a técnica utilizada pelos autores

Leia mais

EDITORIAL ARTIGO FOI ACEITO CONGRESSO EM PORTO ALEGRE EM 2016 EVENTOS EM 2015

EDITORIAL ARTIGO FOI ACEITO CONGRESSO EM PORTO ALEGRE EM 2016 EVENTOS EM 2015 33 março de 2015 EDITORIAL O primeiro pesquisador a reconhecer paleotocas no Brasil foi o Prof. Jorge Alberto Villwock, da UFRGS, no início da década de 90. Mais tarde o Prof. Buchmann montou sua equipe

Leia mais

Aula 1 de 4 Versão Aluno

Aula 1 de 4 Versão Aluno Aula 1 de 4 Versão Aluno O QUE É ARQUEOLOGIA? Arqueologia é a ciência que busca entender as culturas humanas a partir do estudo do registro arqueológico, que é o conjunto de todos os traços materiais da

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 6 / 2018 LEIA o texto: ANIMAIS EM EXTINÇÃO NO BRASIL Segundo informações colhidas pelo Instituto

Leia mais

Nome científico: Nome Popular: Classe: Ordem: Família: Subfamília: Género: Espécie: Características:

Nome científico: Nome Popular: Classe: Ordem: Família: Subfamília: Género: Espécie: Características: Nome científico: Meles meles Nome Popular: Texugo, Texugo Euroasiático Classe: Mammalia Ordem: Carnívora Família: Mustelidae Subfamília: Melinae Género: Meles Espécie: Meles meles Características: O texugo

Leia mais

Aiuruoca uma viagem inesquecível! 14 a 18 de Fevereiro

Aiuruoca uma viagem inesquecível! 14 a 18 de Fevereiro VIAJE POR MINAS Aiuruoca uma viagem inesquecível! 14 a 18 de Fevereiro Contato: Mara Cristina Costa Fone: (31) 9637-9186 e-mail:remarturismo@gmail.com 14 a 18 de fevereiro (sábado a quarta feira) Horários:

Leia mais

Professor Jorge Henrique Alves Prodanoff Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais IVIG/COPPE/UFRJ

Professor Jorge Henrique Alves Prodanoff Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais IVIG/COPPE/UFRJ Professor Jorge Henrique Alves Prodanoff Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais IVIG/COPPE/UFRJ COPPE / UFRJ OBJETIVO BARRAGEM SUBTERRÂNEA BARREIRO TRINCHEIRA BARRAGINHA BOMBA D ÁGUA POPULAR

Leia mais

SALVADOR DAS MISSÕES

SALVADOR DAS MISSÕES SALVADOR DAS MISSÕES 124 SALVADOR DAS MISSÕES Salvador das Missões foi colonizada por migrantes alemães alguns anos após a fundação da Colônia de Serro Azul, ocorrida em 1902. Os primeiros moradores chegaram

Leia mais

built build to CONTENÇÕES DOWN COM GUIA SIMPLES

built build to CONTENÇÕES DOWN COM GUIA SIMPLES uilt build to CONTENÇÕES CONTENÇÃO DOWN COM GUIA SIMPLES Contenções_DOWN com guia simples CARACTERÍSTICAS DOWN com GUIA SIMPLES Painel básico 315x230 cm (739 kg), 415x230 cm (942 kg). Painéis complemento

Leia mais

COMPLEXO EÓLICO ITAGUAÇU DA BAHIA

COMPLEXO EÓLICO ITAGUAÇU DA BAHIA COMPLEXO EÓLICO ITAGUAÇU DA BAHIA PROJETO BÁSICO Relatório de Campo - Acessos Externos Nº CLIENTE: 1CIB-02-1013-010-RT-0 Nº HATCH: H348083-0000-10-124-0010-R0 Dezembro/2015 0 Emissão Aprovada VMS ARP Dez/15

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Dornelas e Isabela Monteiro Atividades para Estudos Autônomos ECOLOGIA I Data: 3 / 4 / 2018 Querido(a)

Leia mais

Mídia Kit Mídia Kit 2016

Mídia Kit Mídia Kit 2016 Mídia Kit 2016 Mídia Kit 2016 Tudo para quem é apaixonado por pesca A principal e mais confiável fonte de informação para os leitores brasileiros do segmento de pesca esportiva. Com uma equipe editorial

Leia mais

Caldas Novas Usina Hidrelétrica de Corumbá

Caldas Novas Usina Hidrelétrica de Corumbá ALUNO(A): ATIVIDADE INSTRUMENTAL PROFESSOR(A): EMILLY DATA: / /2017 DISCIPLINA: GEOGRAFIA 7º A ( ) B ( ) C ( ) D ( ) Caldas Novas Usina Hidrelétrica de Corumbá Situada no rio Corumbá, distante cerca de

Leia mais

MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS

MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS MERCHANDISING SERRA VERDE EXPRESS Uma Viagem inesquecível pela História da Ferrovia A construção da ferrovia começou em fevereiro de 1880. Considerada impecável, a obra teve início em três frentes simultâneas:

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h. ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA FOTOGRAFAR AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA 24h. APRESENTAÇÃO As informações descritas neste documento têm o objetivo de orientar os municípios/distrito

Leia mais

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE CLIENTE-EMBRAPA CLIMA TEMPERADO ONSTRUÇÃO Projeto - Avicultura Colonial Aviário para 500 aves de corte Cliente Embrapa Clima Temperado Junho,

Leia mais

- Bruxas também existem por aqui? - perguntou Diniz. - Bruxas e princesas. Ou melhor, brincos-de-princesa - falou Dê. Dê explicou que existe uma

- Bruxas também existem por aqui? - perguntou Diniz. - Bruxas e princesas. Ou melhor, brincos-de-princesa - falou Dê. Dê explicou que existe uma Um dia, Dê e Lau partiram em direção a Cambará do Sul, uma pequena cidade gaúcha de origem campeira, com paisagens fascinantes e misteriosas. Eles haviam prometido ao Diniz, um menino cearense, que se

Leia mais

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO RELATÓRIO GEOTÉCNICO (REFª 72/2008/08/GER - 1126) Agosto de 2008 QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CABANAS DE VIRIATO ÍNDICE 1- INTRODUÇÃO... 2 2- ENQUADRAMENTO

Leia mais

Inaugurado em junho de 2006, Interpress Motor já se firmou como um dos maiores sites de seu segmento

Inaugurado em junho de 2006, Interpress Motor já se firmou como um dos maiores sites de seu segmento Inaugurado em junho de 2006, Interpress Motor já se firmou como um dos maiores sites de seu segmento Ainda não nos conhece? Interpress Motor é uma revista eletrônica dedicada a abordar o mundo da mobilidade

Leia mais

LEVANTAMENTO AMBIENTAL DA VEGETAÇÃO PARA EXTENSÃO DE REDE MT/BT OBRA PART I - CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS

LEVANTAMENTO AMBIENTAL DA VEGETAÇÃO PARA EXTENSÃO DE REDE MT/BT OBRA PART I - CARACTERIZAÇÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS LEVANTAMENTO AMBIENTAL DA VEGETAÇÃO PARA EXTENSÃO DE REDE MT/BT OBRA PART Nome do Consumidor: Apelido: NS: Data: / / KM Rede: Telefone contato: ( ) - Celular: ( ) - Localização: Área Rural ou Urbana Município:

Leia mais

34º Congresso Brasileiro de Espeleologia

34º Congresso Brasileiro de Espeleologia 34º Congresso Brasileiro de Espeleologia O 34º Congresso Brasileiro de Espeleologia (34º CBE) se realizará de 13 a 18 de junho de 2017, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto,

Leia mais

Jaguariaíva AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO. Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019. Foto: Prefeitura de Jaguariaíva

Jaguariaíva AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO. Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019. Foto: Prefeitura de Jaguariaíva Jaguariaíva Categoria Cidades Publicado em 22/03/2019 AOS AMANTES DE AVENTURA E ECOTURISMO Um lugar cheio de belezas naturais e com várias opções para quem gosta de aventura e ecoturismo. A cidade é dona

Leia mais

NOVAS CAVERNAS EM ARENITO NO ESTADO DO PARANÁ [NEW SANDSTONE CAVES IN THE STATE OF PARANÁ]

NOVAS CAVERNAS EM ARENITO NO ESTADO DO PARANÁ [NEW SANDSTONE CAVES IN THE STATE OF PARANÁ] NOVAS CAVERNAS EM ARENITO NO ESTADO DO PARANÁ [NEW SANDSTONE CAVES IN THE STATE OF PARANÁ] Angelo SPOLADORE spolador@uel.br - UEL - Universidade Estadual de Londrina Rodovia Celso Garcia Cid (PR445), Km

Leia mais

BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS

BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS ÓTIMA OPÇÃO INHOTIM, SITUADO EM BRUMADINHO Do Aeroporto de Confins - É só seguir pela Rodovia MG-010 (Linha Verde) com sentido a Belo Horizonte,

Leia mais

Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba

Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba Compre Sua Casa dos Sonhos na Ilha em Boipeba Ser dono de uma ilha pode ser um sonho muito distante, mas você pode chegar perto se tiver uma casa em Boipeba. Boipeba está localizada no Condado de Cairu,

Leia mais

Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios

Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios Nova Friburgo, Páscoa de 2011 página 1 de 4 O Bairro Córrego d Antas é um bairro situado na região periférica da cidade de Nova Friburgo,

Leia mais

UMA CAVERNA FORMADA POR PROCESSOS BIOFÍSICOS E GEOLÓGICOS: A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA (NOVA HARTZ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL).

UMA CAVERNA FORMADA POR PROCESSOS BIOFÍSICOS E GEOLÓGICOS: A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA (NOVA HARTZ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). UMA CAVERNA FORMADA POR PROCESSOS BIOFÍSICOS E GEOLÓGICOS: A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA (NOVA HARTZ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). Heinrich Theodor Frank, Felipe Caron, Leonardo Gonçalves de Lima, Renato

Leia mais

Furnas do Realengo. Visita ao complexo de Furnas na comunidade de Três Barras interior do município de Morro Grande SC.

Furnas do Realengo. Visita ao complexo de Furnas na comunidade de Três Barras interior do município de Morro Grande SC. Furnas do Realengo Visita ao complexo de Furnas na comunidade de Três Barras interior do município de Morro Grande SC. As Furnas localizadas próximas ao Canyon Realengo, a 5 km da comunidade, são Paleotocas

Leia mais

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL REVISTA PANROTAS. Mídia Kit 2018

SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES PANROTAS SEMANAL REVISTA PANROTAS. Mídia Kit 2018 SOBRE A PANROTAS PUBLICAÇÕES REVISTA PANROTAS Mídia Kit 2018 PANROTAS PANROTAS - Engajada em viabilizar oportunidades de negócios para a sua empresa ENGAJAMENTO RESULTADOS PARCERIA INOVAÇÃO Empresa de

Leia mais

GOL CONTRA A NATUREZA Uma área maior que dois campos de futebol é destruída por minuto no cerrado

GOL CONTRA A NATUREZA Uma área maior que dois campos de futebol é destruída por minuto no cerrado PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== GOL CONTRA A NATUREZA

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág.

Rua Rui Frazao Soares, 81 - Ala Belize, Sala 204/205 - Barra da Tijuca - RJ Tel.: Pág. Rio de Janeiro, 04 de Abril de 2016 Segunda Feira Tempo estável Continuidade no trabalho de escavação Sendo executado estruturas de canteiro tais como: banheiro, vestiário e depósito de cimento Arrumação

Leia mais

Meia Maratona Sunset de Caminha

Meia Maratona Sunset de Caminha Meia Maratona Sunset Meia Maratona Sunset Medição efetuada por António Freire em: 31 / 05 / 2017 PRESSUPOSTOS A Medição da Meia Maratona teve por base os seguintes pressupostos: Durante a competição, os

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO

COLÉGIO XIX DE MARÇO COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a) Nº Ano: 6º Turma: Data: / /2016 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Jericoacoara. Posted on January 01,1970 by Jaqueline Aragão Cordeiro

Jericoacoara. Posted on January 01,1970 by Jaqueline Aragão Cordeiro Jericoacoara Posted on January 01,1970 by Jaqueline Aragão Cordeiro Jericoacoara é uma praia que fica na cidade de Jijoca, aproximadamente, a trezentos quilômetros de Fortaleza. Até o ano de 1985, o lugar

Leia mais

Ceará, destaque no cultivo de rosas. [caption id="attachment_7854" align="aligncenter" width="400"] Estufas da Reijers[/caption]

Ceará, destaque no cultivo de rosas. [caption id=attachment_7854 align=aligncenter width=400] Estufas da Reijers[/caption] Ceará, destaque no cultivo de rosas Posted on January 01,1970 by Jaqueline Aragão Cordeiro [caption id="attachment_7853" align="aligncenter" width="400"] Na década de 1990, o Governo contratou especialistas

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

1. Deixar o link "TRABALHE CONOSCO" somente em portugues (retirar esta opção para as demais línguas)

1. Deixar o link TRABALHE CONOSCO somente em portugues (retirar esta opção para as demais línguas) OBSERVAÇÕES SOBRE SITE: 1. Deixar o link "TRABALHE CONOSCO" somente em portugues (retirar esta opção para as demais línguas) 2. Acrescentar ao link "TRABALHE CONOSCO" cidade e estado (sendo itens também

Leia mais

Puc-SP. Trabalho StoryBoard

Puc-SP. Trabalho StoryBoard Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Puc-SP Trabalho StoryBoard Linguagem Audiovisual e Games Prof. Eliseu Fernanda da Silva Pinheiro RA00147642 São Paulo 2014 Uma aventura no quintal A história

Leia mais

1. Dados e-bidim #39. e-bidim # 39. Data 21/01/2005. Caso de Obra. Tema

1. Dados e-bidim #39. e-bidim # 39. Data 21/01/2005. Caso de Obra. Tema 1. Dados e-bidim #39 e-bidim # 39 Data 21/01/2005 Tema Assunto Local Caso de Obra Geoweb para proteção de talude contra erosão na Duplicação da Rodovia BA-099 (Estrada do Coco - trecho inicial Linha Verde),

Leia mais

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA ENSEADA GUARUJÁ ESTUDO TÉCNICO ISSA

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA ENSEADA GUARUJÁ ESTUDO TÉCNICO ISSA 10. ACERVO FOTOGRÁFICO O presente capítulo apresenta um acervo fotográfico, que tem como objetivo demonstrar os riscos a que está submetida a população ocupante das encostas na região da Enseada, bem como

Leia mais

MEMÓRIA DE CÁLCULO 1

MEMÓRIA DE CÁLCULO 1 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 73859/002 CAPINA E LIMPEZA MANUAL DE TERRENO 178,36 m² L = Largura da Area a ser Implantado o Bueiro = 9,8 m C= Comprimento da Area a ser Implantado o Bueiro = 18,2 m 1.2 73948/016

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto arquitetônico faz parte do conjunto de estudos, desenhos e especificações que definem uma edificação. Além da parte de arquitetura, a edificação

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Como você já sabe, o território

Leia mais

Passeio de Quadriciclo à Cachoeira Cristal

Passeio de Quadriciclo à Cachoeira Cristal Passeio de Quadriciclo à Cachoeira Cristal Brotas/SP Emoção off road na cidade da aventura. Definição O quadriciclo é o deslocamento em um pequeno veículo motorizado de quatro rodas adaptado para terreno

Leia mais

Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional de História Regional (2013) ISSN

Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional de História Regional (2013) ISSN A PROBLEMÁTICA DAS GALERIAS SUBTERRÂNEAS NA ARQUEOLOGIA DO SUL DO BRASIL VICROSKI, Fabricio J. Nazzari 1 FRANK, Heinrich Theodor 2 Resumo Um tipo de sítio arqueológico consolidado na arqueologia brasileira,

Leia mais

// QUESTÃO 01 25/02/2019. No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo.

// QUESTÃO 01 25/02/2019. No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo. FÍSICA PROF. INDIO // QUESTÃO 01 No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo. // QUESTÃO 01 Pode-se, então, afirmar que o módulo

Leia mais

Onde acontece a flutuação no Rio Sucuri

Onde acontece a flutuação no Rio Sucuri É bem provável que você já tenha ouvido falar das flutuações em Bonito. Elas ocorrem em alguns dos rios da cidade e são das atrações mais populares e disputadas da cidade. Duas das principais atrações da

Leia mais

Capítulo 4 - MATERIAIS DE ESTUDO

Capítulo 4 - MATERIAIS DE ESTUDO Capítulo 4 - MATERIAIS DE ESTUDO 4.1. Introdução A redução da resistência mecânica é um aspecto de grande preocupação na aplicação de rochas em engenharia civil e, por isso, constitui tema de vários relatos

Leia mais

OS CÂNIONS DE CAMBARÁ DO SUL (RS)

OS CÂNIONS DE CAMBARÁ DO SUL (RS) OS CÂNIONS DE CAMBARÁ DO SUL (RS) Parque Nacional da Serra Geral Cânion Fortaleza. Foto: Werner Zotz / Embratur O principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral é o Cânion Fortaleza, um dos mais

Leia mais

O SOLO. nossa vida. Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano

O SOLO. nossa vida. Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2018. Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano TEMPO Início: Término: Total: Disciplina: Ciências O SOLO nossa vida. O QUE É O SOLO? O solo é um conjunto formado

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

cársica (denominada por Algar AG6), houve igualmente continuidade dos trabalhos de escavação/preparação da sapata para a colocação do aerogerador.

cársica (denominada por Algar AG6), houve igualmente continuidade dos trabalhos de escavação/preparação da sapata para a colocação do aerogerador. COMUNICADO Na sequência da comunicação efectuada pelo GPS no passado dia 10 de Dezembro à APA Agência Portuguesa do Ambiente, ICNB Instituto Conservação da Natureza e da Biodiversidade, PNSAC Parque Natural

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Apresentação Introdução Eficiência na cozinha Material de Construção A

Leia mais

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II CIÊNCIAS 5 DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II 1 Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos do passado que foram preservados em materiais como rochas ou resinas de plantas a) Analise as fotos de fósseis a seguir

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos.

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. Exercitando Ciências Tema: Solos Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. 1. O solo é um componente terrestre essencial para os seres vivos e também para a realização

Leia mais

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa.

Leia o texto a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Troca do livro Lições de Francês, Língua Portuguesa, História 5º A 5º B e C e Vivência Religiosa 5º ano terça-feira quinta-feira Semana de 26 a 30 de junho 2017. Lundi - Français Curitiba, le 26 juin 2017.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Orientações: Estas atividades deverão ser realizadas durante o recesso escolar e serão corrigidas pelo professor da disciplina no primeiro dia de retorno às aulas (03/08).

Leia mais

É importante que o produtor rural organize e anote todos estes itens para que facilite o futuro planejamento e gerenciamento de seu negócio.

É importante que o produtor rural organize e anote todos estes itens para que facilite o futuro planejamento e gerenciamento de seu negócio. Fase 1 - Diagnóstico A realização do diagnóstico de uma propriedade é uma caracterização de todos os bens físicos ou recursos físicos (máquinas, equipamentos e instalações), naturais (rios, matas, etc.),

Leia mais