A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL."

Transcrição

1 A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL. Heinrich Theodor Frank*, Loidemar Alff de Campos, Mário Guilherme Arnold, Aurélia Arnold, Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann, Milene Rodrigues, Leonardo Gonçalves de Lima, Felipe Caron, Renato Pereira Lopes. *Contato: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências. ou fone Introdução O registro de faunas e floras pré-históricas no Rio Grande do Sul é bastante diversificado, sendo bem conhecidos os ossos fossilizados de dinossauros que podem ser encontrados na região de Santa Maria. Além desses registros diretos, há os chamados icnofósseis, que são os registros indiretos como fezes fossilizadas (coprólitos), pegadas preservadas nas rochas e outros. Os maiores e mais impressionantes icnofósseis, entretanto, são os túneis que foram cavados por tatus gigantes e por preguiças gigantes que viveram na América do Sul nas últimas dezenas de milhões de anos. Os túneis que esses animais cavaram são chamados de paleotocas e podem ser encontrados com freqüência em toda Região Sul do Brasil. Formam túneis com larguras entre 80 centímetros e 4,0 metros, alturas entre 60 centímetros e 2,0 metros e comprimentos de até mais de 40 metros (Fig. 1). Uma paleotoca de grande porte encontra-se preservada em Nova Hartz. É conhecida há mais de um século e faz parte da história desse município e, por conseguinte, do município original de Santo Antônio da Patrulha. 2. A Universidade encontra a Paleotoca de Nova Hartz Há quase dez anos atrás se formou um grupo de pesquisa de paleotocas congregando professores e estudantes de várias universidades do Sul do Brasil. Formalizado em 2009 sob o nome de Projeto Paleotocas, o grupo realizou pesquisas sistemáticas de paleotocas também na Região Metropolitana de Porto Alegre. A busca de informações sobre as cavernas, como as paleotocas são conhecidas, incluiu um sítio na internet ( um (paleotocas@gmail.com) e artigos em diversos jornais. Uma dessas matérias em jornais chamou a atenção do Sr. Selson Haag, morador de Campo Bom, que relatou à equipe uma visita que fez, em 1970, a uma caverna, atrás do Arroio da Bica, na subida do morro, em meio às bananeiras. Seguindo esta pista, a equipe do Projeto conseguiu localizar a paleotoca.

2 3. Características Gerais da Paleotoca A paleotoca do Arroio da Bica situa-se em meio à floresta nativa, em uma vertente bastante íngreme, a uma altitude de 335 metros. Foi escavada na rocha conhecida popularmente como pedra grês, que é um arenito que na literatura geológica é denominado de Formação Botucatu. Está localizada em uma propriedade particular, não pode ser visitada sem autorização e sem o acompanhamento de um guia. A entrada possui um teto em formato de meia lua, com uma largura de 2,2 metros e uma altura máxima de 1,0 metro (Fig. 2). Relatam os moradores da região que há 50 anos atrás a entrada era mais alta, e que um desmoronamento do terreno aterrou a entrada um pouco. A paleotoca forma um túnel levemente ascendente com um comprimento total de 42 metros, uma largura máxima de 3,0 metros e uma altura máxima de 1,6 metros. É possível dividir a paleotoca em três segmentos. O primeiro segmento, junto à entrada, continua aproximadamente com o formato da própria entrada e se estende por 8 metros perpendicularmente para dentro do morro. O segundo segmento, com 27 metros, faz um ângulo de aproximadamente 50º para a direita (Norte), possui um perfil poligonal complexo e apresenta as larguras e alturas máximas da paleotoca. É um verdadeiro salão subterrâneo (Fig. 3), com água empoçada no fundo arenoso, obrigando os visitantes a calçarem botas. O teto apresenta-se como um plano inclinado para a direita de quem entra. O terceiro segmento, no final da paleotoca, possui uma extensão de 7 metros, com um diâmetro de centímetros e termina abruptamente contra a rocha, sem nenhuma fresta ou abertura. 4. As marcas de garra O que identifica essa caverna como uma paleotoca são as marcas de garra impressas no teto inclinado do segundo segmento (Fig. 4). As marcas apresentam-se como sulcos cuja largura pode chegar a 4 centímetros, com uma profundidade de até 2,0 centímetros e comprimentos de até 50 centímetros. Todo o plano inclinado do teto está riscado, com marcas em todas as direções. Em muitos casos as marcas parecem ocorrer em duplas ou trios, com vários sulcos paralelos, mas esse fato necessita de confirmação. A quantidade de marcas de garra existentes no teto foi estimada, através da contagem de marcas em uma série de fotografias com escala, em mais de Além das marcas, há rabiscos produzidos por visitantes nas últimas décadas (nomes, números, datas, etc.).

3 5. Quem cavou a Paleotoca? Nas últimas dezenas de milhões de anos, período geológico denominado de Cenozóico, o Continente Sul-Americano foi habitado por uma fauna que continha algumas espécies de grande porte, com pesos superiores a quilogramas. Por isso, essa fauna é denominada de Megafauna. Elefantes, tigres, ursos, animais semelhantes a camelos (Macrauchenia), animais semelhantes a rinocerontes sem chifres (Toxodon), animais que parecem um enorme tatu de carapaça rígida (Glyptodon), tatus gigantes e preguiças gigantes. De todos esses, apenas os tatus e as preguiças tinham as garras necessárias para cavar. Eram animais enormes: os tatus alcançavam pesos de até 400 quilogramas e as diversas espécies de preguiças gigantes tinham pesos entre 800 quilogramas e 5 toneladas. Suas garras eram poderosas, com tamanhos de uma picareta. É possível compreender as paleotocas sabendo da existência desses animais, de suas adaptações morfológicas que permitiam cavar e da necessidade de construir abrigos subterrâneos devido a climas mais frios e secos. O tamanho da paleotoca de Nova Hartz sugere que o túnel original foi escavado por uma preguiça gigante. Sua forma atual deriva do lento escoamento da água infiltrada no arenito ao longo de muitos milhares de anos. 6. Onde estão as outras paleotocas? Os mesmo animais pré-históricos que viviam em Nova Hartz podiam ser encontrados em todo o original município de Santo Antônio da Patrulha. A mesma rocha em que a paleotoca de Nova Hartz foi escavada o arenito Botucatu pode ser encontrada em toda a região. Portanto, é muito elevada a possibilidade de existirem outras paleotocas preservadas na região. Normalmente esquecidas e escondidas no meio das matas, de conhecimento apenas dos proprietários, de suas famílias e de alguns parentes. Como as paleotocas são objetos de grande interesse científico e podem se tornar atrativos turísticos excepcionais, a equipe do Projeto Paleotocas solicita a quem conhecer cavernas que entre em contato pelo paleotocas@gmail.com ou pelo fone para que essas ocorrências possam ser pesquisadas. Mais informações sobre paleotocas estão disponíveis no sítio no qual é possível fazer download de todos os trabalhos científicos produzidos pela equipe do Projeto Paleotocas.

4 Figura 1: À esquerda, imagem da entrada de uma paleotoca em Bom Retiro do Sul. À direita, aspecto do interior de uma paleotoca em Novo Hamburgo. Figura 2: Aspecto da entrada da Paleotoca do Arroio da Bica, parcialmente soterrada.

5 Figura 3: O salão subterrâneo formado pelo segundo segmento da paleotoca, com 3 metros de largura, 1,6 metros de altura e quase 30 metros de comprimento. Figura 4: Marcas de garra impressas em toda a extensão do teto inclinado do segundo segmento da paleotoca. Escala com 30 cm.

PROJETO PALEOTOCAS PUBLICOU 12 TRABALHOS

PROJETO PALEOTOCAS PUBLICOU 12 TRABALHOS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 14 Janeiro de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL).

PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). Lenz, R.L. 1 ; Guimarães, M.B. 1 ; Meucci, M.C. 1 ; Genro, L.V. 1 ; Luiz, T.S. 1 ; Martins, L.C. 1 ; Santos, C.S.

Leia mais

45 mm 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE. UNESP - Praça Infante Don Henrique, s/n bairro Bitarú. São Vicente, SP,

45 mm 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE. UNESP - Praça Infante Don Henrique, s/n bairro Bitarú. São Vicente, SP, 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann 1 ; Heinrich Theodor Frank 2 ; Leonardo Gonçalves de Lima 2 ; Felipe Caron 3 ; Milene Fornari 4 ; Renato Pereira Lopes

Leia mais

EDITORIAL. Lista de Cavernas Atualizada

EDITORIAL. Lista de Cavernas Atualizada Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 23 Setembro de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

DA CAVERNA AO HOSPITAL

DA CAVERNA AO HOSPITAL Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 12 Setembro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato:

Leia mais

Dando continuidade a este tipo de divulgação, novas matérias estão sendo encaminhadas.

Dando continuidade a este tipo de divulgação, novas matérias estão sendo encaminhadas. 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas na Região Metropolitana de Porto Alegre Número 9 Fevereiro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank

Leia mais

EDITORIAL. PALEOTOCAS em LIVRO DIDÁTICO

EDITORIAL. PALEOTOCAS em LIVRO DIDÁTICO 42 julho de 2017 EDITORIAL Nestes últimos três meses, desde a última edição do TocaNews, tivemos um outono muito agradável e um inverno ameno, descontando duas semanas de chuva. Em função disso, conseguimos

Leia mais

UMA CAVERNA FORMADA POR PROCESSOS BIOFÍSICOS E GEOLÓGICOS: A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA (NOVA HARTZ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL).

UMA CAVERNA FORMADA POR PROCESSOS BIOFÍSICOS E GEOLÓGICOS: A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA (NOVA HARTZ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). UMA CAVERNA FORMADA POR PROCESSOS BIOFÍSICOS E GEOLÓGICOS: A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA (NOVA HARTZ, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). Heinrich Theodor Frank, Felipe Caron, Leonardo Gonçalves de Lima, Renato

Leia mais

EDITORIAL. Acervo do Projeto Paleotocas. Trabalhos Científicos em 2011

EDITORIAL. Acervo do Projeto Paleotocas. Trabalhos Científicos em 2011 Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 20 Fevereiro de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

Desejamos um FELIZ NATAL e um Próspero Ano Novo!

Desejamos um FELIZ NATAL e um Próspero Ano Novo! 43 dezembro de 2017 EDITORIAL O ano de 2017 foi bastante proveitoso em relação às paleotocas. Continuaram a aparecer ocorrências novas não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outros estados. Muito

Leia mais

NOVA TENTATIVA DE CLONAGEM DE MAMUTES EDITORIAL DICAS CIENTÍFICAS

NOVA TENTATIVA DE CLONAGEM DE MAMUTES EDITORIAL DICAS CIENTÍFICAS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 26 junho de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL As pesquisas do Projeto

Leia mais

EVENTOS CIENTÍFICOS EM 2013 EDITORIAL FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2013! NOTA DE FALECIMENTO

EVENTOS CIENTÍFICOS EM 2013 EDITORIAL FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2013! NOTA DE FALECIMENTO Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 24 dezembro de 2012 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL Neste último Boletim

Leia mais

Trabalhos Científicos EDITORIAL. Paleotocas na BAND - SC

Trabalhos Científicos EDITORIAL. Paleotocas na BAND - SC Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 22 Junho de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

MUITAS PALEOTOCAS NOVAS EDITORIAL PALEOTOCAS EM EVENTO 1. FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO! PALEOTOCAS NA MÍDIA

MUITAS PALEOTOCAS NOVAS EDITORIAL PALEOTOCAS EM EVENTO 1. FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO! PALEOTOCAS NA MÍDIA Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 28 dezembro de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL Ao final de mais

Leia mais

EDITORIAL PALEOTOCAS NA MÍDIA 1 PALEOTOCAS NA MÍDIA 2 REUNIÃO COM MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

EDITORIAL PALEOTOCAS NA MÍDIA 1 PALEOTOCAS NA MÍDIA 2 REUNIÃO COM MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 27 setembro de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL As atividades

Leia mais

GIGANTES DO GELO COLÉGIO SÃO PAULO 2012 RODRIGO PENIDO DE AGUIAR

GIGANTES DO GELO COLÉGIO SÃO PAULO 2012 RODRIGO PENIDO DE AGUIAR GIGANTES DO GELO COLÉGIO SÃO PAULO 2012 RODRIGO PENIDO DE AGUIAR A ERA DO GELO Era glacial corresponde a um longo período de tempo geológico em que grande parte do planeta, ao adquirir temperaturas muito

Leia mais

ESTAMOS APENAS COMEÇANDO CAMPANHA DE MÍDIA

ESTAMOS APENAS COMEÇANDO CAMPANHA DE MÍDIA 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas na Região Metropolitana de Porto Alegre Número 10 Abril de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato:

Leia mais

EDITORIAL PALEOTOCAS EM CONGRESSO INTERNACIONAL PALEOTOCAS NA RÁDIO DA UFRGS

EDITORIAL PALEOTOCAS EM CONGRESSO INTERNACIONAL PALEOTOCAS NA RÁDIO DA UFRGS EDITORIAL Fazendo uma avaliação neste encerramento do ano de 2014, constatamos que, apesar de termos encontrado bastante paleotocas novas, conseguimos apresentar menos trabalhos científicos, principalmente

Leia mais

LISTA PRÉ-ENEM GRANDEZAS, UNIDADES E ESCALA

LISTA PRÉ-ENEM GRANDEZAS, UNIDADES E ESCALA LISTA PRÉ-ENEM GRANDEZAS, UNIDADES E ESCALA Enem 2012 - Questão 168-Exercício 33 A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou que o asteroide YU 55 cruzou o espaço entre a Terra e a Lua no mês de

Leia mais

A Terra conta a sua História EPL

A Terra conta a sua História EPL A Terra conta a sua História EPL Hélder Giroto Paiva Na Antiguidade, tudo era imutável! Considerava-se que a Terra, o Céu, o Homem e todos os seres que o rodeavam tinham sido criados conjuntamente, permanecendo

Leia mais

Ossos de Mamíferos da Era do Gelo nas Barrancas do Arroio Chuí, RS

Ossos de Mamíferos da Era do Gelo nas Barrancas do Arroio Chuí, RS Ossos de Mamíferos da Era do Gelo nas Barrancas do Arroio Chuí, RS SIGEP 119 Renato Pereira Lopes 1 Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann 2 Felipe Caron 3 Maria Elisabeth Gomes da Silva Itusarry 4 Em

Leia mais

EDITORIAL PROSPECÇÃO DIGITAL

EDITORIAL PROSPECÇÃO DIGITAL 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 11 Junho de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com

Leia mais

Paleotocas em Evento 2. Paleotocas em Evento - 1

Paleotocas em Evento 2. Paleotocas em Evento - 1 Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 19 Novembro de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

TÚNEIS DO TEMPO Galeria subterrânea de Xaxim, produto da megafauna regional. Valdirene Chitolina PREFÁCIO

TÚNEIS DO TEMPO Galeria subterrânea de Xaxim, produto da megafauna regional. Valdirene Chitolina PREFÁCIO TÚNEIS DO TEMPO Galeria subterrânea de Xaxim, produto da megafauna regional Valdirene Chitolina PREFÁCIO Galerias subterrâneas sempre estão envoltas em mistérios. O desconhecido, a escuridão, a insegurança

Leia mais

PALEOTOCAS EM CONGRESSO EDITORIAL MATÉRIA SOBRE PALEOTOCAS NÚMEROS NO YOUTUBE

PALEOTOCAS EM CONGRESSO EDITORIAL MATÉRIA SOBRE PALEOTOCAS NÚMEROS NO YOUTUBE 44 março de 2018 EDITORIAL Começamos 2018 com a identificação de uma paleotoca espetacular em Estância Velha. A ocorrência está no meio da cidade, o que mostra que é necessário acompanhar escavações durante

Leia mais

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE MATEMÁTICA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nível* Nível 1: 125-150 Nível 2: 150-175 Nível 3: 175-200 Nível 4: 200-225 Descrição do Nível - O estudante provavelmente é capaz de: Determinar

Leia mais

EDITORIAL NOVA ESTRATÉGIA DE

EDITORIAL NOVA ESTRATÉGIA DE Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 13 Novembro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO - PONTILHÃO LINHA GAMELÃO. metodologia construtiva, local de aplicação e serviços que serão realizados na

MEMORIAL DESCRITIVO - PONTILHÃO LINHA GAMELÃO. metodologia construtiva, local de aplicação e serviços que serão realizados na ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO - PONTILHÃO LINHA GAMELÃO O presente memorial tem por objetivo definir os materiais, metodologia construtiva, local

Leia mais

BOM RETIRO. O Portal da Serra Catarinense

BOM RETIRO. O Portal da Serra Catarinense 44 GEO MUNICÍPIOS ECONOMIA, CULTURA E TURISMO Texto e fotos por Dario Lins BOM RETIRO O Portal da Serra Catarinense L ocalizada às margens da BR-282, no meio do caminho entre Lages e Florianópolis, Bom

Leia mais

OBJETO. Sinimbu, 09 de junho de Clairton Wegmann Prefeito Municipal ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO

OBJETO. Sinimbu, 09 de junho de Clairton Wegmann Prefeito Municipal ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO OBJETO A Prefeitura Municipal de Sinimbu descreve o objeto dessa ação como sendo a execução de um pontilhão medindo 4,00 m (quatro metros)

Leia mais

POÇO ARTESIANO. Acompanhe as explicações pelo desenho a seguir:

POÇO ARTESIANO. Acompanhe as explicações pelo desenho a seguir: POÇO ARTESIANO Algumas pessoas pensam que "poço artesiano" é sinônimo de qualidade da água e buscam, a todo custo, encontrar este tipo de fonte para abastecer as suas necessidades de água. Pensam também

Leia mais

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-rei MG Conselheiro José Antônio de Ávila Sacramento

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-rei MG Conselheiro José Antônio de Ávila Sacramento São João del-rei MG, 09 de julho de 2014. Prezada presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-rei MG, professora Ruth do Nascimento Viegas: Com os meus cumprimentos,

Leia mais

Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas EDITORIAL As galerias indígenas subterrâneas de Santa Catarina Que tempo é esse?

Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas EDITORIAL As galerias indígenas subterrâneas de Santa Catarina Que tempo é esse? Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 18 Setembro de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

Patrimônio Ambiental nos Geossistemas Ferruginosos no Brasil. Flávio Fonseca do Carmo Biólogo - UFMG

Patrimônio Ambiental nos Geossistemas Ferruginosos no Brasil. Flávio Fonseca do Carmo Biólogo - UFMG Patrimônio Ambiental nos Geossistemas Ferruginosos no Brasil Flávio Fonseca do Carmo Biólogo - UFMG Qual o valor do capital natural brasileiro? País com o maior número de espécies do mundo; Maior bacia

Leia mais

PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO.

PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO. PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO. Heinrich Theodor Frank, Felipe Caron, Leonardo Gonçalves de Lima, Renato Pereira Lopes, Leonardo Waisman de Azevedo Universidade

Leia mais

Qual é o comprimento x da parte do tubo E2 que passa por baixo da rodovia R1?

Qual é o comprimento x da parte do tubo E2 que passa por baixo da rodovia R1? PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - GEOMETRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- No projeto de saneamento básico

Leia mais

Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande

Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande Relatório de Visita a Sítio Arqueológico Pinturas da Princesa Mar de Espanha Este relatório pode ser reproduzido total ou parcialmente, desde que citada

Leia mais

3. Ligue um quadro da esquerda com o correspondente à direita. 120 cm 1 km e 120 m. 3 km e 250 m 10 m m 1 m e 20 cm.

3. Ligue um quadro da esquerda com o correspondente à direita. 120 cm 1 km e 120 m. 3 km e 250 m 10 m m 1 m e 20 cm. Respostas das sugestões de 1. Leia e responda à questão. André está brincando com alguns pedaços de barbante coloridos. Cada pedaço de barbante tem 5 cm. De quantos pedaços de barbante ele precisará para

Leia mais

Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional de História Regional (2013) ISSN

Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional de História Regional (2013) ISSN A PROBLEMÁTICA DAS GALERIAS SUBTERRÂNEAS NA ARQUEOLOGIA DO SUL DO BRASIL VICROSKI, Fabricio J. Nazzari 1 FRANK, Heinrich Theodor 2 Resumo Um tipo de sítio arqueológico consolidado na arqueologia brasileira,

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica Planeta Terra Vítor Pereira Faro vpfaro@ufprbr Sidnei Helder Cardoso Teixeira steixeira@ufprbr Agosto 2016 Planeta Terra 1 Planeta Terra PERÍODOS GEOLÓGICOS DA TERRA

Leia mais

Arqueologia e História Indígena em Museu de Território

Arqueologia e História Indígena em Museu de Território Arqueologia e História Indígena em Museu de Território 154 vaso de cerâmica reconstituído pelo MAC / (200 a 500 anos antes do presente) Sede do MAC em Pains, MG Na cidade de Pains, MG, encontra-se o Museu

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

PROJETO PALEOTOCAS ENTREGOU ARTIGOS

PROJETO PALEOTOCAS ENTREGOU ARTIGOS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 15 Março de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Nome: Nº Turma: Versão A Classificação: % Lê atentamente os enunciados das perguntas e responde

Leia mais

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas.

Fósseis. O que é um fóssil? o Fósseis são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. Prof. Ana Rita Rainho O que é um fóssil? o são: o Restos de seres vivos o ou vestígios da sua atividade o que ficaram preservados nas rochas. 2 www.espacociencias.com.pt 1 Somatofósseis o São fósseis de

Leia mais

Água subterrânea... ou... Água no subsolo

Água subterrânea... ou... Água no subsolo ÁGUA SUBTERRÂNEA Água subterrânea... ou... Água no subsolo Celso Dal Ré Carneiro Miguel D. de Oliveira Martins Depto. Geociências Aplicadas ao Ensino Instituto de Geociências, Unicamp 2002 Aqüíferos São

Leia mais

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL. O que são Padrões de Desempenho? ABAIXO DO BÁSICO Até 150 pontos. BÁSICO De 150 até 200 pontos PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL O que são Padrões de Desempenho? Os Padrões de Desempenho constituem uma caracterização das competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos de determinada etapa de

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

Semelhança de triângulos. 3 Exercícios para aula. 2 Casos de semelhança. 2.3 Lado proporcional, Lado proporcionl, Lado proporcional (L p, L p, L p )

Semelhança de triângulos. 3 Exercícios para aula. 2 Casos de semelhança. 2.3 Lado proporcional, Lado proporcionl, Lado proporcional (L p, L p, L p ) Semelhança de triângulos 1 Definição 2.3 Lado proporcional, Lado proporcionl, Lado proporcional (L p, L p, L p ) Dois triângulos são semelhantes se os ângulos internos forem ordenadamente congruentes e

Leia mais

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30 Índice É a tua vez de seres um paleontólogo! 4 O que eram os dinossauros? 6 O que são fósseis? 8 O que fazem os paleontólogos? 10 Reconstrói esqueletos 12 O período Triássico 14 O período Jurássico 16

Leia mais

UM TESOURO PARANAENSE ENTRE A FAIXA DE MATA ATLÂNTICA MAIS PRESERVADA DO BRASIL.

UM TESOURO PARANAENSE ENTRE A FAIXA DE MATA ATLÂNTICA MAIS PRESERVADA DO BRASIL. Guaraqueçaba Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 UM TESOURO PARANAENSE ENTRE A FAIXA DE MATA ATLÂNTICA MAIS PRESERVADA DO BRASIL. Em tupi-guarani, Guaraqueçaba significa "Lugar do Guará", uma ave

Leia mais

MATEMÁTICA. 3 o Série Prof. Tiago. Aluno (a): Nº. a) 50,24 m² b) 25,12 m² c) 12,56 m² d) 100,48 m² e) 200,96 m². a) 50m 2

MATEMÁTICA. 3 o Série Prof. Tiago. Aluno (a): Nº. a) 50,24 m² b) 25,12 m² c) 12,56 m² d) 100,48 m² e) 200,96 m². a) 50m 2 p s MATEMÁTICA o Série Prof. Tiago Lista: 01 Data: 16 / 07 / 019 Aluno (: Nº A figura abaixo exibe um círculo de raio r que tangencia internamente um setor circular de raio R e ângulo central. Para = 60º,

Leia mais

do Bouro Guia Local: 3 horas 3ºCiclo Identificar adquiridos. Máquina fotográfica Lanche e água Impermeável Fita métrica Notas:

do Bouro Guia Local: 3 horas 3ºCiclo Identificar adquiridos. Máquina fotográfica Lanche e água Impermeável Fita métrica Notas: Atividade - Pegadas de dinossáurios na Serra do Bouro Guia do Professor - Atividade Prática de Campo Aceite para publicação em 25 de março de 2014 ATIVIDADE PRÁTICA DE CAMPO Local: Serra do Bouro 3ºCiclo

Leia mais

02- Na figura abaixo é bissetriz interna do ângulo A. Calcule a medida de x.

02- Na figura abaixo é bissetriz interna do ângulo A. Calcule a medida de x. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - GEOMETRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Os lados de um triângulo medem

Leia mais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais 1 - Morte do ser vivo 2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais

Leia mais

Mat. Alex Amaral Monitor: Roberta Teixeira

Mat. Alex Amaral Monitor: Roberta Teixeira 1 Mat. Professores: Luanna Ramos Alex Amaral Monitor: Roberta Teixeira 2 Cilindros 25/27 jul RESUMO Cilindro: Elementos e classificação. Cilindro é um solido geométrico caracterizado por tem suas bases

Leia mais

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano

Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História. Ciências Naturais 7º ano Os Fósseis e a sua importância para a reconstituição da História da Terra Ciências Naturais 7º ano Onde está escrita a História da Terra? A história da Terra está escrita nas rochas!!! O que são fósseis?

Leia mais

SINAIS DE PISTA GADITAS SCOUTS

SINAIS DE PISTA GADITAS SCOUTS SINAIS DE PISTA GADITAS SCOUTS Há vários manuais que dão vários tipos de sinais de pista, abaixo colocaremos alguns utilizados pelos GADITAS. Início de pista Siga nesta direção Siga nesta direção 2 km

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Prof. (a): Heloísa Andréia LRR MATEMÁTICA III 2º TRIMESTRE Se não existe esforço, não existe progresso (F. Douglas) ENSINO MÉDIO Aluno(a): SÉRIE 3ª TURMA DATA: / /2017

Leia mais

FORMAÇÃO DE FULGURITOS NO RIO GRANDE DO SUL

FORMAÇÃO DE FULGURITOS NO RIO GRANDE DO SUL FORMAÇÃO DE FULGURITOS NO RIO GRANDE DO SUL Vandoir Bourscheidt, Fábio Marcelo Breunig,Osmar Pinto Junior, João Paulo Minussi, Nelson Jorge Schuch Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais Instituto Nacional

Leia mais

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no :

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Éon Fanerozóico Era Mesozóica Um Período compreendido entre 245 e 208 milhões de anos atrás

Leia mais

ESTIMATIVAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA PARA O FINAL DO SÉCULO XXI

ESTIMATIVAS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA PARA O FINAL DO SÉCULO XXI COLÉGIO PEDRO II MEC EXAME DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR/ NOTURNO 2008 QUESTÃO 1 O Aquecimento Global foi um dos assuntos científicos mais comentados em 2007 no cenário global.

Leia mais

Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane

Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane Exercícios de Revisão para a Prova Final 9º ano Matemática Profª Tatiane 1) Um terreno quadrado tem 289m 2 de área. Parte desse terreno é ocupada por um galpão quadrado e outra, por uma calçada de 3m de

Leia mais

3. Dois topógrafos, ao medirem a largura de um rio, obtiveram as medidas mostradas no desenho abaixo. Determine a largura do rio.

3. Dois topógrafos, ao medirem a largura de um rio, obtiveram as medidas mostradas no desenho abaixo. Determine a largura do rio. Lista de Exercícios - 02 Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno (a): Nº. Professor: Flávio Série: Disciplina: Matemática Data da entrega: 25/03/2014 Observação: A lista deverá apresentar capa e enunciados.

Leia mais

ÁREAS. Com base nos dados apresentados nessa figura, é correto afirmar que a área do terreno reservado para o parque mede:

ÁREAS. Com base nos dados apresentados nessa figura, é correto afirmar que a área do terreno reservado para o parque mede: ÁREAS 1 A prefeitura de certa cidade reservou um terreno plano, com o formato de um quadrilátero, para construir um parque, que servirá de área de lazer para os habitantes dessa cidade O quadrilátero ABCD,

Leia mais

Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades.

Localizar objetos em representações do espaço. Identificar figuras geométricas e suas propriedades. ELEMENTAR I DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS 25 50 75 100 125 150 ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS NÚMEROS E OPERAÇÕES/ ÁLGEBRA E FUNÇÕES TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO Localizar objetos em representações do espaço.

Leia mais

DESCRITIVO CAMBARÁ DO SUL

DESCRITIVO CAMBARÁ DO SUL DESCRITIVO CAMBARÁ DO SUL Cambará do Sul está a 180 km de Porto Alegre, com altitude de 900m acima do nível do mar, um dos lugares mais lindos e impressionantes do Estado do Rio Grande do Sul. O Cânion

Leia mais

EIXOS ISOMÉTRICOS. Docentes: Bruna Rocha João Victor Fazzan

EIXOS ISOMÉTRICOS. Docentes: Bruna Rocha João Victor Fazzan EIXOS ISOMÉTRICOS Docentes: Bruna Rocha João Victor Fazzan A fotografia mostra um objeto do mesmo modo como ele é visto pelo olho humano, pois transmite a idéia de três dimensões: comprimento, largura

Leia mais

Agudo Ecoturismo & Aventuras. Como chegar na Cascata Raddatz, Linha Nova, Agudo-RS

Agudo Ecoturismo & Aventuras. Como chegar na Cascata Raddatz, Linha Nova, Agudo-RS Agudo Ecoturismo & Aventuras Como chegar na Cascata Raddatz, Linha Nova, Agudo-RS A Cascata Raddatz está localizada na Linha Nova, no município de Agudo - RS. Distante 12 km da sede do Município, é um

Leia mais

Produção Florestal e SAFs

Produção Florestal e SAFs Produção Florestal e SAFs Técnico em Agroecologia Módulo III Prof. Fábio Zanella Reserva Legal Reserva Legal nada mais é do que a área localizada na propriedade ou posse rural determinando os percentuais

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano )

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano ) Ensino Fundamental (6º Ano ) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 9 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

01) Julgue os itens abaixo em Certos (C) ou Errados (E), corrigindo os errados: 35 a) 50. b) 2 = 12. m = é igual a

01) Julgue os itens abaixo em Certos (C) ou Errados (E), corrigindo os errados: 35 a) 50. b) 2 = 12. m = é igual a Estudante: Educador: Patrícia Passos 9º Ano/Turma: C. Curricular: Matemática 01) Julgue os itens abaixo em Certos (C) ou Errados (E), corrigindo os errados: 5 a) 50 10 7 b) 6. 9 é igual a. c) 4 5 m = 1

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Série: 1ª Turma: No. Data: / /2019

Ensino Médio. Aluno(a): Série: 1ª Turma: No. Data: / /2019 Ensino Médio Professor(a): Kátia Lima Lista de Exercícios - Matemática-II Aluno(a): Série: ª Turma: No. Data: / /209 0 - (ENEM/207) Um andarilho subiu uma montanha por uma trilha sinuosa. Essa trilha possui

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

2º RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROJETO PLANTE BONITO

2º RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROJETO PLANTE BONITO 2º RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DO PROJETO PLANTE BONITO PLANTIO NAS MARGENS DO CORREGO ITAMARATY BONITO MS. 1. Apresentação O projeto Plante Bonito busca envolver empresas, escolas, proprietários rurais,

Leia mais

Como Chegar na Cascata Raddatz, Agudo-RS

Como Chegar na Cascata Raddatz, Agudo-RS Como Chegar na Cascata Raddatz, Agudo-RS A Cascata Raddatz está localizada na Linha Nova, no município de Agudo-RS. Distante 12 km da sede do Município, é um dos pontos turísticos naturais mais visitados

Leia mais

Os cânions e seus mistérios.

Os cânions e seus mistérios. Os cânions e seus mistérios. gpusc.com.br /2015/04/13/os-canions-e-seus-misterios/ Luiz Prestes Junior A região localizada no extremo sul catarinense é conhecida como Caminhos dos Cânions e dentro desta

Leia mais

Terremotos 05/07/2018

Terremotos 05/07/2018 Terremotos Os movimentos das Placas Tectônicas, responsáveis pela renovação da litosfera e pela formação de dobramentos modernos, também podem causar perigosos abalos sísmicos capazes de gerar destruição.

Leia mais

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 4.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números Naturais Extensão

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

UM BOSQUE PERTO DE SI Vamos construir o mapa dos Ecossistemas Florestais Portugueses

UM BOSQUE PERTO DE SI Vamos construir o mapa dos Ecossistemas Florestais Portugueses 12467 César Garcia, Cecília Sérgio & Manuela Sim-Sim Museu Nacional de História Natural, Centro de Ecologia e Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal UM BOSQUE PERTO

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA MATEMÁTICA ALFA Título do Números e Sistema de Numeração Decimal Podcast Área Matemática Segmento Ensino Fundamental Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos Duração

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Fundamental II 9º ANO Profº: Sâmia M. Corrêa Disciplina: Geometria Aluno (a):. No. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1) Descreva: NÚMERO DE OURO OU RAZÃO ÁUREA RETÂNGULO

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= Como você já sabe, o território

Leia mais

GEOGRAFIA PROFºEMERSON

GEOGRAFIA PROFºEMERSON GEOGRAFIA PROFºEMERSON BIOMAS TERRESTRES FLORESTA TROPICAL Abriga mais da metade das espécies de plantas e animais do planeta Este é o bioma de maior produtividade biológica da Terra, resultado da alta

Leia mais

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE CLIENTE-EMBRAPA CLIMA TEMPERADO ONSTRUÇÃO Projeto - Avicultura Colonial Aviário para 500 aves de corte Cliente Embrapa Clima Temperado Junho,

Leia mais

DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DE MARINHA. Engº Agrº José Octavio de Azevedo Aragon M.Sc.

DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DE MARINHA. Engº Agrº José Octavio de Azevedo Aragon M.Sc. DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DE MARINHA Engº Agrº José Octavio de Azevedo Aragon M.Sc. 2 1 - Definição Legal O Decreto-Lei nº 9.760, de 15 de setembro de 1946, que dispõe sobre os Bens Imóveis da União e dá outras

Leia mais

01- Assunto: Equação do 2º grau. Se do quadrado de um número real positivo x subtrairmos 4 unidades, vamos obter o número 140. Qual é o número x?

01- Assunto: Equação do 2º grau. Se do quadrado de um número real positivo x subtrairmos 4 unidades, vamos obter o número 140. Qual é o número x? EXERCÍCIO COMPLEMENTARES - MATEMÁTICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - ª ETAPA ============================================================================================== 01- Assunto: Equação do º grau.

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano)

MATEMÁTICA - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) MTMÁTI - 3o ciclo Teorema de Pitágoras (8 o ano) xercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Na figura ao lado, estão representados uma circunferência de centro no ponto e os pontos T, P,, M

Leia mais

Você sabia que os corais

Você sabia que os corais PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Os Seres Vivos Além dos animais e das plantas,

Leia mais

OS CÂNIONS DE CAMBARÁ DO SUL (RS)

OS CÂNIONS DE CAMBARÁ DO SUL (RS) OS CÂNIONS DE CAMBARÁ DO SUL (RS) Parque Nacional da Serra Geral Cânion Fortaleza. Foto: Werner Zotz / Embratur O principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral é o Cânion Fortaleza, um dos mais

Leia mais

Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem?

Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem? Qual a importância dos fósseis na datação de certas formações rochosas? Que tipos de fósseis existem? Qual foi a evolução dos fósseis ao longo da história da Terra? A Paleontologia é o ramo da Geologia

Leia mais

R.: R.: c) d) Página 1 de 8-17/07/18-15:06

R.: R.: c) d) Página 1 de 8-17/07/18-15:06 PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - GEOMETRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Em um triângulo retângulo, a

Leia mais

DETERMINANTE Geometria Plana Lista 4 1. Considere um triângulo ABC retângulo em A, onde AB 21 e AC 20.

DETERMINANTE Geometria Plana Lista 4 1. Considere um triângulo ABC retângulo em A, onde AB 21 e AC 20. 1. Considere um triângulo ABC retângulo em A, onde AB 21 e AC 20. BD é a bissetriz do ângulo ABC. ˆ Quanto mede AD? a) 42 5 b) 21 20 c) 20 21 d) 9 e) 8 2. Pedro está construindo uma fogueira representada

Leia mais

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO

FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO GENERALIDADES Fotogrametria => é o processo de derivação de informação métrica de um objeto através de medições feitas em fotografias desse objeto Foto-interpretação =>

Leia mais

MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS

MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS Sistemas de grande escala (escala sinótica): afetam grandes regiões (ex., parte de um continente) longa duração (de um a vários de dias) Alta previsibilidade

Leia mais

MATEMÁTICA. Geometria Plana. Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo, Leis dos Senos e Cossenos. Parte3. Prof.

MATEMÁTICA. Geometria Plana. Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo, Leis dos Senos e Cossenos. Parte3. Prof. MATEMÁTICA Geometria Plana. Relações Trigonométricas no Triângulo Retângulo, Leis dos Senos e Cossenos. Parte3. Prof. Renato Oliveira 9) Considere os triângulos retângulos PQR e PQS da figura a seguir.

Leia mais

7 a Série (8 o Ano) Avaliação Diagnóstica Matemática (Saída) Ensino Fundamental. Gestão da Aprendizagem Escolar. Nome da Escola.

7 a Série (8 o Ano) Avaliação Diagnóstica Matemática (Saída) Ensino Fundamental. Gestão da Aprendizagem Escolar. Nome da Escola. Gestão da Aprendizagem Escolar Avaliação Diagnóstica Matemática (Saída) 7 a Série (8 o Ano) Ensino Fundamental Nome da Escola Cidade Estado Nome do Aluno Idade Sexo feminino masculino Classe Nº 1. Observe

Leia mais

built build to CONTENÇÕES DOWN COM GUIA SIMPLES

built build to CONTENÇÕES DOWN COM GUIA SIMPLES uilt build to CONTENÇÕES CONTENÇÃO DOWN COM GUIA SIMPLES Contenções_DOWN com guia simples CARACTERÍSTICAS DOWN com GUIA SIMPLES Painel básico 315x230 cm (739 kg), 415x230 cm (942 kg). Painéis complemento

Leia mais