ESTAMOS APENAS COMEÇANDO CAMPANHA DE MÍDIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTAMOS APENAS COMEÇANDO CAMPANHA DE MÍDIA"

Transcrição

1 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas na Região Metropolitana de Porto Alegre Número 10 Abril de 2010 Site: Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: Fone: EDITORIAL A pesquisa de paleotocas nestes dois meses desde o último Boletim continuou e esteve em uma excelente fase. Mesmo assim, há muito por fazer. Neste sentido, há uma avaliação no texto a seguir Estamos apenas começando. Boa leitura. ESTAMOS APENAS COMEÇANDO A pesquisa de paleotocas na Região Metropolitana de Porto Alegre já tem quase dois anos de duração, mas três episódios nestes últimos meses mostraram que estamos apenas começando. Primeiro a notícia do Jornal NH, comentada mais adiante neste TocaNews. Uma simples notícia de jornal fez com que várias pessoas nos ligassem. Em função destas informações novas, encontramos, de imediato, quatro paleotocas novas. Isso mostra que deve haver muitas por aí ainda falta achar. Em segundo lugar, as cavernas apresentadas na próxima página. Estão perto, são bem conhecidas pelos vizinhos, são visitadas há décadas por curiosos e até por ônibus com estudantes, mas só agora o Projeto Paleotocas conseguiu saber de sua existência. Finalmente, a paleotoca do Rincão Gaúcho, apresentada mais abaixo. Simplesmente circulando de carro em um bairro de Estância Velha, inspecionando barrancos com o carro a 40 km/h, identificamos esta paleotoca ninguém que mora e trabalha ali se deu conta de que ela não era apenas um buraco, mas uma paleotoca importante. E gente é o que não falta no local tem um Posto de Saúde e uma Escola. Portanto, estamos apenas começando. O desafio é achar as muitas paleotocas que estão espalhadas por aí. Abertas e plenamente visíveis, mas ignoradas. Para estudá-las e publicar os resultados das pesquisas. CAMPANHA DE MÍDIA ALCANÇA OBJETIVOS As sucessivas matérias publicadas nos jornais ao longo do último ano estão tornando o assunto paleotocas mais popular, o que pode ser medido pelo número de páginas na Internet que abordam o assunto. Em abril de 2009, apenas um ano atrás, a procura pelo termo paleotocas no mecanismo de busca Google localizava apenas 12 páginas. Hoje em dia o número subiu para quase 1.000, uma consciência coletiva importante para localizar mais paleotocas. FUNGOS DE PALEOTOCAS PODEM SER PERIGOSOS Os fungos coletadas pela equipe do Instituto de Biotecnologia da UFRGS já passaram por cultivo, extração do DNA e identificação. Dois fungos foram identificados. Um fungo é uma levedura e é inofensivo. O segundo, entretanto, é um Trichoderma e pode sim causar infecção pulmonar se a pessoa estiver com seu sistema imunológico comprometido. Este resultado justifica os cuidados que se tem ao entrar em paleotocas, usando máscaras cirúrgicas.

2 2 A CAVERNA QUE ATRAVESSA O MORRO No Bairro Rincão Gaúcho, em Estância Velha, existe uma caverna que atravessa o morro. Ouvimos a história e resolvemos conferir. Será que é uma paleotoca? Achamos a caverna na segunda tentativa, devidamente guiados e acessando o morro pelo Norte. É um paredão de pedra-grês (arenito Botucatu) que apresenta na base uma fratura em forma de arco. O arco possui uma largura de 6 a 8 metros e forma um vão com no máximo 80 cm de altura. Realmente, 30 ou 40 metros adiante, sai no outro lado do morro. O topo é liso porque caíram placas de arenito. No piso, uma espessa camada de areia e poeira com um rastro bem definido de cobra... Mas é uma caverna, não é uma paleotoca. Aspecto da entrada da caverna, atrás do guia. A caverna : a seta indica o ponto da saída da caverna no outro lado do morro. AS CAVERNAS DO CURTUME BENDER Tu já conhece os buracos do Bender?. Partindo desta pergunta, visitamos a área do Curtume Bender na saída Norte da cidade de Estância Velha. Perguntando moradores mais antigos, foi fácil encontrar as cavernas. No meio da mata, na base de um paredão de pedra-grês (arenito Botucatu) com 6 a 8 metros de altura, há dois buracos retangulares, lado a lado, de tamanho praticamente idêntico: 4 metros de largura, 4 metros de profundidade e 2 metros de altura. Entre eles sobrou uma parede de pedra-grês com 80 cm de espessura, com uma abertura redonda de 30 cm que permite ver de uma caverna a outra. As paredes estão riscadas e pichadas e havia bastante lixo no chão. Na região, as cavernas são bem conhecidas há décadas, visitadas inclusive por escolares que vem de ônibus escolar, guiados pelas professoras. Numa ocasião uma pessoa morou nelas por dois meses. São paleotocas? Não. São cavidades naturais? Dificilmente. As cavernas são regulares demais para terem sido abertas por processos naturais. Cavernas feitas pelos índios? Muito improvável. A forma das cavernas e o grande volume escavado, 64 m 3 de pedra-grês, sugerem que não foram os índios. Resta a possibilidade das cavernas terem sido escavadas por um colono, muito tempo atrás. Mas para que?

3 NOVO FOLHETO DE DIVULGAÇÃO Depois de vários meses usando o mesmo folheto de divulgação, nova versão se fez necessária, enfatizando um aspecto que deixa muitas pessoas com receio de comunicar paleotocas o medo de que a propriedade com a paleotoca seja tombada ou interditada. Desta forma, o novo folheto tem o seguinte formato: 3

4 4 Matéria sobre paleotocas no Jornal NH Encaminhamos, através da jornalista Gabriela, uma matéria ao Jornal NH para investigar especificamente as paleotocas de Lindolfo Collor. Ouvimos um relato a respeito destas paleotocas, mas não tínhamos nenhuma pista para começar a procurar. Mais ainda: ouvimos que as entradas destas paleotocas foram tampadas porque se imaginava que eram estruturas indígenas. O retorno da matéria foi estupendo: não apenas recebemos a comunicação de um paleotoca em Lindolfo Collor, mas também de uma paleotoca em Lomba Grande (Novo Hamburgo) e de outras duas em São José do Hortêncio. No dia em que verificamos estas ocorrências encontramos mais uma paleotoca em Estância Velha, no Bairro Rincão Gaúcho, e mais outra em Lindolfo Collor. Assim, reproduzimos abaixo a matéria publicada que nos fez encontrar tantas paleotocas.

5 5 Matéria sobre paleotocas no Jornal da UFRGS A reportagem. feita com a equipe do Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em dezembro de 2009 foi publicada na edição de março Saiu muito maior do que imaginada ocupa uma página inteiro do jornal, com chamada na capa. Com o exótico título dado pela jornalista - As descobertas do homem-tatu certamente vai chamar a atenção das pessoas e cumprir o seu papel: fazer com que pessoas comuniquem prováveis paleotocas à equipe do Projeto Paleotocas, para que possam ser estudados. A reportagem pode ser conferida na homepage da Universidade, em Como o público do jornal envolve mais de professores e mais de alunos, há uma expectativa grande sobre o retorno da reportagem em termos de comunicações de paleotocas.

6 6 NOVAS ESTRUTURAS - 1 No TocaNews n o 7, à página 5, foi descrito uma nova ocorrência de paleotocas entulhadas (crotovinas) encontrada em um corte feito em um loteamento em implantação em Campo Bom, o Loteamento Fauth. Da coxilha foi retirado um grande volume de terra e, no paredão assim criado, estavam várias crotovinas contamos 9 naquela ocasião. Acompanhamos o andamento da implantação do loteamento e constatamos que surgiram muito mais crotovinas. Uma nova contagem mostrou que no momento há pelo menos 25 crotovinas neste corte. É um recorde. O mais interessante é que neste caso os túneis foram cortados não apenas perpendicularmente ao comprimento, mas também obliquamente ao comprimento, mostrando o túnel original e seu preenchimento com argilas e blocos de pedra grês desabados do teto do túnel. O local ficou muito mais interessante e vai exigir um trabalho de detalhe adicional. Acima, um túnel preenchido com areias e argilas e que foi seccionado obliquamente ao comprimento, mostrando seu preenchimento, uma estrutura muito bonita e difícil de encontrar. À direita, uma crotovina clássica, formada por um túnel seccionado perpendicularmente ao comprimento. No seu preenchimento, percebem-se nitidamente duas fases: na base, um material mais claro; acima, um material mais escuro com fragmentos da rocha da coxilha. Este flanco de coxilha deve ter sido um ótimo lugar para os animais que escavaram estes túneis: muito sol de manhã, seguro, com água por perto e sem perigo de inundações. Provavelmente muitas gerações de animais viveram ali. Cada geração construía alguns túneis e abandonava outros e nós estamos encontrando os restos destas estruturas. É um lugar que conta a pré-história da região.

7 7 NOVAS ESTRUTURAS - 2 Uma das paleotocas encontradas graças à matéria do Jornal NH de 11/03/10 está em Lomba Grande. Trata-se da Gruta do Eco Parque. O Eco Parque é uma estrutura de lazer muito bem montada em Lomba Grande que possui uma homepage de divulgação: Na área há as ruínas de um antigo curtume, fechado em 1948, cujo abastecimento de água provinha da gruta, porque a gruta drena a água subterrânea da coxilha e não seca mesmo em verões tórridos. A nossa inspeção revelou que a gruta é uma paleotoca com pouco mais de 10 metros de comprimento, com a forma típica de uma paleotoca, marcas de garra nas paredes, algumas feições de colapso do teto e vários animais (aranhas, grilos, etc.). A água e a lama no piso da paleotoca vão exigir uma drenagem prévia para seu estudo, mas já está combinado com o proprietário do Parque um trabalho de investigação e a colocação de um painel mostrando fotos do interior da paleotoca. À esquerda: Aspecto geral da gruta do Eco Parque, uma magnífica paleotoca aberta há muitas décadas. À esquerda: O perfil do túnel não deixa margem a dúvidas trata-se de um paleotoca típica. Como a água no fundo da paleotoca é límpida, o teto se reflete na água e a toca aparenta ter uma base côncava, mas o piso na realidade é reto. A partir desta paleotoca, fomos informados de uma outra que existe próxima ao local. Fomos conversar com o Sr. Ênio Haubrich que nos levou prontamente a essa nova caverna. Trata-se de uma paleotoca que surge na base da coxilha, em meio a árvores, a apenas 50 metros da paleotoca do Ecoparque. Como ela drena toda a água da coxilha e não seca nunca, foi construída uma caixa d água na entrada e, anos atrás, a água abastecia o Colégio que existe na cidade. É uma paleotoca com pelo menos 10 metros de comprimento. Para entrar, precisamos limpar a área um pouco, drenar a água e aguardar secar. É um trabalho para o futuro próximo. O Sr. Ênio durante a visita à paleotoca. Bem à esquerda na imagem, a paleotoca fica em meio às árvores.

8 8 NOVAS ESTRUTURAS - 3 A equipe do Projeto Paleotocas recebeu o auxílio de Inácio Weber para a localização de uma possível paleotoca em Lindolfo Collor. Subimos um morro onde havia antigamente uma pedreira de pedra-grês e, andando pelo meio da mata, encontramos o local. Trata-se de um paredão de pedra-grês (arenito Botucatu) com mais de 8 metros de altura no qual existe, a um metro do solo, um buraco com a forma de um ovo (elipsóide). Sua profundidade é de 1,8 metros, sua largura de 1,5 metros e sua altura de 1,3 metros. As paredes são lisas, sem marca nenhuma. Na entrada havia uma enorme colméia de abelhas nativas que hoje, entretanto, está destruída. Mesmo sem sinais evidentes de que se trata de uma paleotoca, fica muito difícil explicar a origem do buraco por causas naturais, geológicas. Em certas ocasiões formam-se buracos deste tipo abaixo e atrás de cachoeiras, mas no local não há nenhum sinal de uma cachoeira em épocas remotas. Em função disso, é mais provável que o buraco tenha sido, inicialmente, uma paleotoca. Aspecto geral do paredão de pedra-grês e do buraco ali existente.

9 9 NOVAS ESTRUTURAS - 4 Também motivado pela matéria no Jornal NH, telefonou-nos o Sr. Josoé Amorim, de Lindolfo Collor. Visitamos a sua propriedade e tomamos conhecimento de uma história incrível. Na propriedade dele, formada por pedra-grês (arenito Botucatu), havia uma área aos pés de um barranco em que ele plantava aipim. Nesta área havia um ponto permanentemente úmido. Quando ele resolveu construir ali a sua casa, contratou uma retroescavadeira para alinhar o barranco. Durante os trabalhos, a retro subitamente afundou um pouco e o operador da retro se apavorou, porque surgiu um buraco na sua frente. Apareceu um túnel com um diâmetro de um metro, cheio de água (Foto 1), que foi esgotado com uma bomba. Curioso, Josoé foi até o fim e tirou uma foto do final (Foto 2), onde se via grandes sulcos na parede do túnel. Como o túnel encheu novamente com água, a solução encontrada foi usa-lo como poço. Assim foi construída uma torre com uma caixa d água na boca do túnel, com uma bomba que tira água do túnel (Foto 3). O acesso ao túnel, hoje cheio de água, dá-se por dentro da torre, onde há um buraco na parede. Deve ser o único poço horizontal do mundo! A análise da Foto 2 permite concluir que o túnel é uma espetacular paleotoca, inteiramente preservada, sem desabamentos nem entupimentos, com as características grandes marcas de garra nas paredes. Com mais de 20 metros de comprimento, é uma feição muito interessante, cujo estudo precisa ser feito criteriosamente. Foto 1 Aspecto da obra, com o barranco escavado e a paleotoca aparecendo, já com a bomba de água instalada para seu esgotamento. Foto 2 O túnel possui 21 metros de comprimento. Na imagem, o duto amarelo é a mangueira de ar usada durante a medição da paleotoca.. Foto 3 Vista da caixa d água com a abertura através da qual se tem acesso à paleotoca que hoje forma o único poço horizontal do mundo.

10 10 NOVAS ESTRUTURAS - 5 Outra ocorrência comunicada em função da notícia publicada pelo Jornal NH está na localidade de Capela do Rosário, no interior de São José do Hortêncio, onde todos os moradores conhecem as duas paleotocas na propriedade do Sr. Führ. Mais uma vez, Inácio Weber foi o nosso guia. Na propriedade dos Führ fomos recebidos cordialmente pelo Paulo Führ, que nos levou até as cavernas, conhecida há muitos anos e de onde corre água que abastece um açude. A primeira é uma maravilhosa paleotoca com pouco mais de 20 metros de comprimento e com um diâmetro superior a um metro. A base está erodida e é um tanto quanto irregular, mas mais ao fundo aparecem centenas de marcas de garra nas paredes. As características destas marcas são muito diferentes das marcas encontradas nas paleotocas de Novo Hamburgo, mostrando que foram feitas por um outro tipo de animal. À esquerda: a entrada da paleotoca fica em uma pastagem e tem quase 1,5 metro de altura. À esquerda: finalmente, no fundo da paleotoca, as paredes cobertas de marcas de garra curtas e estreitas. A outra paleotoca é um salão! Trata-se de um buraco enorme na pedra grês (arenito Botucatu), com mais de 2 metros de largura, uma altura que chega a 3,5 metros e uma profundidade de mais de 10 metros. Com a terra desabada na entrada formando um dique, acumulou quase um metro de água na caverna e tivemos que molhar botas e calças durante a visita. Trata-se de um resto de paleotoca cujo teto foi desabando ao longo dos tempos, com a areia desabada sendo carregada para fora da toca pela água que escorre pelo fundo. Já vimos este processo em outras ocorrências. O piso é aprofundado pela água, que também retira a areia. E o buraco só aumenta. Teto e paredes originais, com as marcas de garra, já não existem mais. É apenas um buraco que, entretanto, confirma o que já publicamos: paleotocas normalmente ocorrem juntas. Onde tem uma, deve ter mais. A distância entre esta paleotoca e a outra ( Novas Estruturas 5 ) é de apenas 70 metros, e pode existir mais uma toca na área.

11 11 NOVAS ESTRUTURAS 6 Estávamos à procura da Caverna do Rincão Gaúcho, no Bairro Rincão Gaúcho em Estância Velha, quando passamos em frente do Posto de Saúde e Escola Infantil que existe no local. Em frente aos prédios o terreno foi escavado e, no corte assim exposto, vimos de relance um pequeno buraco. Fizemos meia volta com os carros e fomos olhar. É claro que é uma paleotoca! Uma daquelas de diâmetros menores. Cheia de garrafas e de cacos de vidro, pedras, pedaços de tijolos, taquaras, sarrafos e muito lixo deste tipo, jogado para dentro ao longo dos anos pelas crianças que brincam no pátio e pela gurizada do bairro. No meio disso tudo, aranhas, opiliões, uma rã, lesmas e outros bichos. Voltamos outro dia com mais calma e disposição e limpamos o buraco, o que deu muito trabalho. Depois fizemos um programa de divulgação completo com a equipe do Posto de Saúde e da Escola, distribuímos folhetos às crianças e aos freqüentadores. Trata-se de um resto de paleotoca com três metros de comprimento, 70 a 80 cm de largura e 50 cm de altura. A orientação é Azimute 110 graus. Nas paredes, além de limo, poucas feições que lembram marcas, nada muito definido. A paleotoca é baixa e é muito difícil conseguir boas imagens de dentro. Mas é um importante indicador de freqüência e vai integrar nosso Banco de Dados como uma das paleotocas de diâmetros menores, que contrastam com as grandes, com mais de um metro de diâmetro. Quem escavou os dois tipos de paleotocas? Espécies de tatus gigantes diferentes? Outros tipos de bichos? Machos maiores e fêmeas menores? Adultos e filhotes? Quem sabe... Vista da paleotoca do Rincão Gaúcho. O túnel entra perpendicularmente ao corte para dentro da coxilha. Aspecto do interior da paleotoca do Rincão Gaúcho. Apresenta a forma típica de uma paleotoca, mas nas paredes não se observa marcas de garra.

Desejamos um FELIZ NATAL e um Próspero Ano Novo!

Desejamos um FELIZ NATAL e um Próspero Ano Novo! 43 dezembro de 2017 EDITORIAL O ano de 2017 foi bastante proveitoso em relação às paleotocas. Continuaram a aparecer ocorrências novas não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outros estados. Muito

Leia mais

EDITORIAL. Lista de Cavernas Atualizada

EDITORIAL. Lista de Cavernas Atualizada Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 23 Setembro de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL.

A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL. A PALEOTOCA DO ARROIO DA BICA, NOVA HARTZ, RS, BRASIL. Heinrich Theodor Frank*, Loidemar Alff de Campos, Mário Guilherme Arnold, Aurélia Arnold, Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann, Milene Rodrigues,

Leia mais

PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL).

PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). PALEOTOCAS DE PREGUIÇAS TERRESTRES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA (RIO GRANDE DO SUL, BRASIL). Lenz, R.L. 1 ; Guimarães, M.B. 1 ; Meucci, M.C. 1 ; Genro, L.V. 1 ; Luiz, T.S. 1 ; Martins, L.C. 1 ; Santos, C.S.

Leia mais

DA CAVERNA AO HOSPITAL

DA CAVERNA AO HOSPITAL Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 12 Setembro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato:

Leia mais

PROJETO PALEOTOCAS PUBLICOU 12 TRABALHOS

PROJETO PALEOTOCAS PUBLICOU 12 TRABALHOS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 14 Janeiro de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

EDITORIAL. PALEOTOCAS em LIVRO DIDÁTICO

EDITORIAL. PALEOTOCAS em LIVRO DIDÁTICO 42 julho de 2017 EDITORIAL Nestes últimos três meses, desde a última edição do TocaNews, tivemos um outono muito agradável e um inverno ameno, descontando duas semanas de chuva. Em função disso, conseguimos

Leia mais

EDITORIAL. Acervo do Projeto Paleotocas. Trabalhos Científicos em 2011

EDITORIAL. Acervo do Projeto Paleotocas. Trabalhos Científicos em 2011 Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 20 Fevereiro de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

EDITORIAL PALEOTOCAS EM CONGRESSO INTERNACIONAL PALEOTOCAS NA RÁDIO DA UFRGS

EDITORIAL PALEOTOCAS EM CONGRESSO INTERNACIONAL PALEOTOCAS NA RÁDIO DA UFRGS EDITORIAL Fazendo uma avaliação neste encerramento do ano de 2014, constatamos que, apesar de termos encontrado bastante paleotocas novas, conseguimos apresentar menos trabalhos científicos, principalmente

Leia mais

NOVA TENTATIVA DE CLONAGEM DE MAMUTES EDITORIAL DICAS CIENTÍFICAS

NOVA TENTATIVA DE CLONAGEM DE MAMUTES EDITORIAL DICAS CIENTÍFICAS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 26 junho de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL As pesquisas do Projeto

Leia mais

EDITORIAL PROSPECÇÃO DIGITAL

EDITORIAL PROSPECÇÃO DIGITAL 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 11 Junho de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com

Leia mais

EDITORIAL PALEOTOCAS NA MÍDIA 1 PALEOTOCAS NA MÍDIA 2 REUNIÃO COM MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

EDITORIAL PALEOTOCAS NA MÍDIA 1 PALEOTOCAS NA MÍDIA 2 REUNIÃO COM MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 27 setembro de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL As atividades

Leia mais

Dando continuidade a este tipo de divulgação, novas matérias estão sendo encaminhadas.

Dando continuidade a este tipo de divulgação, novas matérias estão sendo encaminhadas. 1 Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas na Região Metropolitana de Porto Alegre Número 9 Fevereiro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank

Leia mais

Trabalhos Científicos EDITORIAL. Paleotocas na BAND - SC

Trabalhos Científicos EDITORIAL. Paleotocas na BAND - SC Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 22 Junho de 2012 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

PALEOTOCAS EM CONGRESSO EDITORIAL MATÉRIA SOBRE PALEOTOCAS NÚMEROS NO YOUTUBE

PALEOTOCAS EM CONGRESSO EDITORIAL MATÉRIA SOBRE PALEOTOCAS NÚMEROS NO YOUTUBE 44 março de 2018 EDITORIAL Começamos 2018 com a identificação de uma paleotoca espetacular em Estância Velha. A ocorrência está no meio da cidade, o que mostra que é necessário acompanhar escavações durante

Leia mais

POÇO ARTESIANO. Acompanhe as explicações pelo desenho a seguir:

POÇO ARTESIANO. Acompanhe as explicações pelo desenho a seguir: POÇO ARTESIANO Algumas pessoas pensam que "poço artesiano" é sinônimo de qualidade da água e buscam, a todo custo, encontrar este tipo de fonte para abastecer as suas necessidades de água. Pensam também

Leia mais

45 mm 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE. UNESP - Praça Infante Don Henrique, s/n bairro Bitarú. São Vicente, SP,

45 mm 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE. UNESP - Praça Infante Don Henrique, s/n bairro Bitarú. São Vicente, SP, 10 ANOS DO PROJETO PALEOTOCAS: ESTADO DA ARTE Francisco Sekiguchi de Carvalho Buchmann 1 ; Heinrich Theodor Frank 2 ; Leonardo Gonçalves de Lima 2 ; Felipe Caron 3 ; Milene Fornari 4 ; Renato Pereira Lopes

Leia mais

EVENTOS CIENTÍFICOS EM 2013 EDITORIAL FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2013! NOTA DE FALECIMENTO

EVENTOS CIENTÍFICOS EM 2013 EDITORIAL FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO DE 2013! NOTA DE FALECIMENTO Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 24 dezembro de 2012 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL Neste último Boletim

Leia mais

Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição

Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição Geometria Espacial Cilindro, Cone, Esfera, Inscrição e Circunscrição Enem 15 semanas 1. Um quadrado de lados medindo 1 cm sofre uma rotação completa em torno de um eixo paralelo a um de seus lados. A distância

Leia mais

5. O que há debaixo da terra?

5. O que há debaixo da terra? 5. O que há debaixo da terra? 2 Muno e o mundo subterrâneo No conto que a professora leu hoje, uma menina muito curiosa chamada Alice entra por uma floresta adentro quando persegue um coelho que tem uma

Leia mais

Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos

Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos LEVANTAMENTO etc... Todo o atendimento presencial engloba medidas, levantamento, fotos Nosso trabalho não abrange esta parte por ser exclusivamente a distancia, por isso precisamos da sua ajuda! Este passo

Leia mais

Animais Peçonhentos. Rosangela Emi Yonemitsu.

Animais Peçonhentos. Rosangela Emi Yonemitsu. Animais Peçonhentos Rosangela Emi Yonemitsu rosangelaemiy@gmail.com Resumo Este projeto animais peçonhentos foi realizado com crianças de 2 a 3 anos, com objetivos de identificar os animais peçonhentos;

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games. Pedro Henrique Vicentino Ramos ra

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Linguagem Áudio Visual e Games. Pedro Henrique Vicentino Ramos ra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Linguagem Áudio Visual e Games Pedro Henrique Vicentino Ramos ra00150101 2014 Introdução Jorge é um garoto que estava andando pela floresta, achou uma caverna

Leia mais

Fabricando tijolos de adobe

Fabricando tijolos de adobe Fabricando tijolos de adobe Karen D. Cartaxo Sprenger julho de 2009 A preparação para o curso de bioconstrução me apresentou o desafio de fabricar tijolos de adobe. Muito havia ouvido falar mas nunca tinha

Leia mais

EDITORIAL NOVA ESTRATÉGIA DE

EDITORIAL NOVA ESTRATÉGIA DE Boletim Informativo das Pesquisas de Paleotocas no estado do Rio Grande do Sul Número 13 Novembro de 2010 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato:

Leia mais

Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande

Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande Relatório de Visita a Sítio Arqueológico Pinturas da Princesa Mar de Espanha Este relatório pode ser reproduzido total ou parcialmente, desde que citada

Leia mais

É hora de conhecer mais de perto o que podemos oferecer para você! RESERVATÓRIOS

É hora de conhecer mais de perto o que podemos oferecer para você! RESERVATÓRIOS É hora de conhecer mais de perto o que podemos oferecer para você! RESERVATÓRIOS Localizada em Cedral SP, conta com área própria de 145.200 m² às margens da Rodovia Washington Luis, km 418 disponibilizando

Leia mais

deseja refazer a cerca com duas voltas de arame liso ao redor de todo o pasto.

deseja refazer a cerca com duas voltas de arame liso ao redor de todo o pasto. Atividade extra Exercício 1 Uma fazenda tem um pasto em formato retangular, de 95m de comprimento por 65m de largura. O proprietário deseja refazer a cerca com duas voltas de arame liso ao redor de todo

Leia mais

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono*

Leia mais

TOCAS DE CROCODILO EDITORIAL CONGRESSO DE PALEONTOLOGIA CAVERNAS NA ILHA DE FLORIANÓPOLIS

TOCAS DE CROCODILO EDITORIAL CONGRESSO DE PALEONTOLOGIA CAVERNAS NA ILHA DE FLORIANÓPOLIS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 25 março de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL O ano de 2013 começou

Leia mais

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO BACIA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO Adinélia Pinheiro Andrine Coelho Gleice Oliveira Marilia Souza Nurrielly Martins Orientador: Prof. Arnon INTRODUÇÃO O Brasil e o mundo enfrenta a maior crise ambiental da história

Leia mais

PROJETO PALEOTOCAS ENTREGOU ARTIGOS

PROJETO PALEOTOCAS ENTREGOU ARTIGOS Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 15 Março de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios

Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios Breve Apresentação do Bairro Córrego d Antas e de seus Desafios Nova Friburgo, Páscoa de 2011 página 1 de 4 O Bairro Córrego d Antas é um bairro situado na região periférica da cidade de Nova Friburgo,

Leia mais

0,450 (ROTATÓRIA) 0,540 SEGUINDO SEMPRE EM FRENTE NA PRINCIPAL 1,310 1,640 2,230 (ROD. PRES.DUTRA) 2,428 RETORNAR 2,900 3,350 SENTIDO RIO DE JANEIRO

0,450 (ROTATÓRIA) 0,540 SEGUINDO SEMPRE EM FRENTE NA PRINCIPAL 1,310 1,640 2,230 (ROD. PRES.DUTRA) 2,428 RETORNAR 2,900 3,350 SENTIDO RIO DE JANEIRO Prezados: alguns trechos passam por zonas rurais e sujeitas a terem trator, cavalos, crianças, desbarrancados de terra, pontes em más condições e outras várias e várias mudanças de condições entre a data

Leia mais

Projeto. Reciclagem de resíduos orgânicos urbanos utilizando composteiros de tela de arame. Realização:

Projeto. Reciclagem de resíduos orgânicos urbanos utilizando composteiros de tela de arame. Realização: Projeto Reciclagem de resíduos orgânicos urbanos utilizando composteiros de tela de arame Realização: Projeto Iniciativa de compostagem urbana desenvolvida em Visconde de Mauá, Resende RJ, a partir de

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Daniel/Rogério Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Matemática Resultado

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Reflexão: Tipos Reflexão: Leis Primeira lei da reflexão: O raio incidente, o raio refletido e a reta normal são coplanares. Segunda lei da reflexão:

Leia mais

CURTA-METRAGEM: A CIDADE DE CANOAS E A TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE CENA 1 INT SALA DE UMA RESIDÊNCIA NA CIDADE DE CANOAS /RS - MANHÃ

CURTA-METRAGEM: A CIDADE DE CANOAS E A TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE CENA 1 INT SALA DE UMA RESIDÊNCIA NA CIDADE DE CANOAS /RS - MANHÃ CURTA-METRAGEM: A CIDADE DE CANOAS E A TRANSFORMAÇÃO CONSTANTE AUTORES:MARCELO ALT LACERDA JHONATAS DA SILVA CENA 1 INT SALA DE UMA RESIDÊNCIA NA CIDADE DE CANOAS /RS - MANHÃ Uma família de quatro pessoas

Leia mais

VI. Audiodescrição do livro - Notas proêmias: Acessibilidade comunicacional para produções culturais

VI. Audiodescrição do livro - Notas proêmias: Acessibilidade comunicacional para produções culturais http://www.bengalalegal.com/ http://saci.org.br/ http://www.vezdavoz.com.br/site/index.php http://www.acessibilidadelegal.com/ http://www.vercompalavras.com.br/livro http://www.ines.gov.br/default.aspx

Leia mais

20/12/2017 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO FINAL

20/12/2017 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO FINAL Geometria Gilberto Gualberto 9º 0/1/017 ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO FINAL 1. A figura abaixo apresenta duas circunferências concêntricas, uma de raio m e outra de raio 4 m. Calcule a área da parte hachurada

Leia mais

Como realizar uma ação de limpeza voluntária

Como realizar uma ação de limpeza voluntária Manual Líderes PASSO 1 - PRÉ-AÇÃO Preparativos para iniciar uma ação de limpeza: rua/praça/bairro/cidade Descubra quais serão os locais a serem limpos Baixe o aplicativo World Cleanup Mapeie os locais

Leia mais

Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR

Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR Relatório 01 - Avaliação das áreas visitadas em Tomazina e Pinhalão - PR Início da missão: 10/02/2010 Data deste relatório: 10/02/2010 Integrantes da missão: Rosângela Tapia Carla Camargo Corrêa Obs. A

Leia mais

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 4ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH Nome Completo: 22/10/12

CENPRO - CONCURSOS MILITARES E TÉCNICOS 4ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH Nome Completo: 22/10/12 4ª REVISÃO DE MATEMÁTICA - CURSO PREPARATÓRIO CMBH 013 Nome Completo: /10/1 Instruções ao candidato: * Esta prova é composta de 0 questões de múltipla escolha; * A duração da prova é de horas, incluindo

Leia mais

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo Instruções de montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL

POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL POUPA LENHA MÓVEL PASSOS A SEGUIR NA CONSTRUÇÃO DO FOGÃO POUPA LENHA MÓVEL 1. Fazer a colecta do barro na fonte e molhar; 2. Guardar em buracos feitos na terra e forrados com plástico do fundo ao topo

Leia mais

Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas EDITORIAL As galerias indígenas subterrâneas de Santa Catarina Que tempo é esse?

Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas EDITORIAL As galerias indígenas subterrâneas de Santa Catarina Que tempo é esse? Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 18 Setembro de 2011 Site: www.ufrgs.br/paleotocas Distribuição Dirigida Responsável: Prof. Heinrich Frank Contato: paleotocas@gmail.com Fone:

Leia mais

Instruções de Montagem do

Instruções de Montagem do Instruções de Montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

MATEMÁTICA. 3 o Série Prof. Tiago. Aluno (a): Nº. a) 50,24 m² b) 25,12 m² c) 12,56 m² d) 100,48 m² e) 200,96 m². a) 50m 2

MATEMÁTICA. 3 o Série Prof. Tiago. Aluno (a): Nº. a) 50,24 m² b) 25,12 m² c) 12,56 m² d) 100,48 m² e) 200,96 m². a) 50m 2 p s MATEMÁTICA o Série Prof. Tiago Lista: 01 Data: 16 / 07 / 019 Aluno (: Nº A figura abaixo exibe um círculo de raio r que tangencia internamente um setor circular de raio R e ângulo central. Para = 60º,

Leia mais

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS FÍSICA ºTA REPOSICAÇÃO 205 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS O QUE É A CINEMÁTICA A Cinemática estuda o movimento dos corpos, independentemente das causas desse movimento. Seu objetivo é descrever

Leia mais

PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO.

PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO. PALEOTOCAS E O CADASTRO NACIONAL DE CAVERNAS BRASILEIRAS UMA DISCUSSÃO. Heinrich Theodor Frank, Felipe Caron, Leonardo Gonçalves de Lima, Renato Pereira Lopes, Leonardo Waisman de Azevedo Universidade

Leia mais

COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PORTO SEGURO

COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PORTO SEGURO OOPERTIV EDUIONL DE PORTO SEGURO luno: no: 9ºno Turma: iclo: ÁRE: Prof.: Pablo Santos 1. Determine as medidas dos catetos do triângulo retângulo abaio. Use : Sen 37º = 0,60 os 37º = 0,80 tg 37º = 0,75

Leia mais

Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo

Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo Carlos Marcelo Oliveira Sales Marina Moreira Mamede Eduardo Freire Universidade de Fortaleza, Fortaleza CE RESUMO O presente trabalho apresenta as fases de uma matéria

Leia mais

UnB estuda fóssil de dinossauro de 70 milhões de anos que viveu em SP

UnB estuda fóssil de dinossauro de 70 milhões de anos que viveu em SP UnB estuda fóssil de dinossauro de 70 milhões de anos que viveu em SP Equipe estima que bicho tivesse 15 metros de comprimento e 10 toneladas. Ossada foi achada em Marília e será devolvida; grupo fará

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Apresentação Introdução Eficiência na cozinha Material de Construção A

Leia mais

Kits Reservatórios de Água Inovageo

Kits Reservatórios de Água Inovageo Kits Reservatórios de Água Inovageo Kits Reservatórios de Água Inovageo Sistema desenvolvido para a construção rápida e eficiente de um reservatório de água ou efluentes. São confeccionados para atender

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Fenômenos Ópticos e Espelhos Planos 1. (Pucrj 2013) A uma certa hora da manhã, a inclinação dos

Leia mais

ÁREAS. Com base nos dados apresentados nessa figura, é correto afirmar que a área do terreno reservado para o parque mede:

ÁREAS. Com base nos dados apresentados nessa figura, é correto afirmar que a área do terreno reservado para o parque mede: ÁREAS 1 A prefeitura de certa cidade reservou um terreno plano, com o formato de um quadrilátero, para construir um parque, que servirá de área de lazer para os habitantes dessa cidade O quadrilátero ABCD,

Leia mais

Educador: Patrícia Passos C. Curricular:Matemática Data: / /2013 Estudante: 9ºAno

Educador: Patrícia Passos C. Curricular:Matemática Data: / /2013 Estudante: 9ºAno Educador: Patrícia Passos C. Curricular:Matemática Data: / /01 Estudante: 9ºAno 01) Se B= 65 7 16,determine a forma mais simples de escrever o número B. 0) Efetue as operacões, simplificando o resultado

Leia mais

Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / USO 1.1. original 1.2. actual 2. TIPOLOGIA

Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / USO 1.1. original 1.2. actual 2. TIPOLOGIA Aldeia de Banrezes Levantamento do Existente 1 / 6 Edificação 1 N Vias Caminhos de terra batida Curso de Água Planta de Localização Escala 1:5000 1. USO 1.1. original habitação 1.2. actual armazém 2. TIPOLOGIA

Leia mais

2 = 1,41. 4) Qual é o comprimento da sombra de uma árvore de 5 m de altura quando o sol está 30º acima do horizonte? Dado

2 = 1,41. 4) Qual é o comprimento da sombra de uma árvore de 5 m de altura quando o sol está 30º acima do horizonte? Dado Exercicios - Relações Trigonométricas no Triangulo Retangulo 1) Um avião está a 7000 m de altura e inicia a aterrissagem, em aeroporto ao nível do mar. O ângulo de descida é 6º. A que distância da pista

Leia mais

Estudo de Viabilidade Ambiental e Fundiária para elaboração do Traçado Virtual da LT 500KV SE Porto de Sergipe.

Estudo de Viabilidade Ambiental e Fundiária para elaboração do Traçado Virtual da LT 500KV SE Porto de Sergipe. Estudo de Viabilidade Ambiental e Fundiária para elaboração do Traçado Virtual da LT 500KV SE Porto de Sergipe. 1 - IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO/ESTUDO: Nome: LT 500KV SE Porto de Sergipe Objeto do

Leia mais

Relatório sobre a vistoria do Lago do Café onde estão confinadas as capivaras

Relatório sobre a vistoria do Lago do Café onde estão confinadas as capivaras Campinas, 03 de Março de 2011. Relatório sobre a vistoria do Lago do Café onde estão confinadas as capivaras Prezados Conselheiros e demais colegas envolvidos na luta para salvar as capivaras do Lago do

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 15. CALÇADAS

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 15. CALÇADAS DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 15. CALÇADAS Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP CALÇADAS As calçadas (passeios) podem ser executadas de diversas formas, aplicando-se materiais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ-PMM SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA-SEAGRI

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ-PMM SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA-SEAGRI PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ-PMM SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA-SEAGRI PROJETO: CONSTRUÇÃO DE VIVEIRO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE MARABÁ Secretaria de Agricultura

Leia mais

Gafisa Construtora - Rio de Janeiro

Gafisa Construtora - Rio de Janeiro Injeções de Consolidação Obra Executada Impermeabilização abaixo da parede Diafragma Gafisa Construtora - Rio de Janeiro Sumário da obra: Na área acima havia um prédio que foi demolido, cujo local está

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Física - 1º Bimestre Nome: Ano: 9ºA/B/C Prof. N.: / /17 (A) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A seguir apresenta-se o conteúdo contemplado no programa

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú)

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú) PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - CONVÊNIO (0240/2017) LOCAL: ( Tomé Açú) 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA ESPECIFICO

Leia mais

OBJETO. Sinimbu, 09 de junho de Clairton Wegmann Prefeito Municipal ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO

OBJETO. Sinimbu, 09 de junho de Clairton Wegmann Prefeito Municipal ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO OBJETO A Prefeitura Municipal de Sinimbu descreve o objeto dessa ação como sendo a execução de um pontilhão medindo 4,00 m (quatro metros)

Leia mais

Guião. E por isso se chama à volta do pátio em oito passos, pois tudo se pode fazer no pátio da escola ou num jardim perto da escola.

Guião. E por isso se chama à volta do pátio em oito passos, pois tudo se pode fazer no pátio da escola ou num jardim perto da escola. Guião Introdução O projecto Este projecto propõe um conjunto de actividades para alunos do pré-escolar e do 1ª ciclo do ensino básico que permitem desenvolver as seguintes competências: - Observar - Recolher

Leia mais

Projeções: conceitos. Projetar pontos no espaço d dimensional no plano d-1 dimensional, usando um ponto especial chamado centro de projeção

Projeções: conceitos. Projetar pontos no espaço d dimensional no plano d-1 dimensional, usando um ponto especial chamado centro de projeção Projeções Projeções: conceitos Projetar pontos no espaço d dimensional no plano d-1 dimensional, usando um ponto especial chamado centro de projeção Pontos no espaço 3D projetados em um plano 2D centro

Leia mais

Os nomes usados nesta prova são de personagens da obra do grande escritor brasileiro Machado de Assis.

Os nomes usados nesta prova são de personagens da obra do grande escritor brasileiro Machado de Assis. Ensino MédioNível 3 2ª FASE - 8 de outubro de 2005 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nome do(a) aluno(a): Assinatura do(a) aluno(a): Parabéns pelo seu desempenho na 1 ª Fase da OBMEP. É com grande

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM de Matemática II (Manhã)

Resolução de Questões do ENEM de Matemática II (Manhã) Resolução de Questões do ENEM de Matemática (Manhã) Resolução de Questões do ENEM de Matemática (Manhã) 1. Uma fábrica que trabalha com matéria-prima de fibra de vidro possui diversos modelos e tamanhos

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: PACAJÁ / PARÁ 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA

Leia mais

Física Legal.NET - O seu site de Física na Internet

Física Legal.NET - O seu site de Física na Internet 11. (Fei 97) A luz solar se propaga e atravessa um meio translúcido. Qual das alternativas a seguir representa o que acontece com a propagação dos raios de luz? 12. (Fuvest 93) A luz solar penetra numa

Leia mais

2) Na figura abaixo, sabe se que RS // DE e que AE = 42 cm. Nessas condições, determine as medidas x e y indicadas.

2) Na figura abaixo, sabe se que RS // DE e que AE = 42 cm. Nessas condições, determine as medidas x e y indicadas. Lista de exercícios Prof Wladimir 1 ano A, B, C, D 1) A figura abaixo nos mostra duas avenidas que partem de um mesmo ponto A e cortam duas ruas paralelas. Na primeira avenida, os quarteirões determinados

Leia mais

72.VISTA DA DIREITA DO ABRIGO

72.VISTA DA DIREITA DO ABRIGO 72.VISTA DA DIREITA DO ABRIGO 163 73. VISTA DA FRENTE DO ABRIGO 164 74. VISTA DA ESQUERDA DO ABRIGO 165 75. VISTA DE FRENTE DO ABRIGO 166 167 A Técnica No Sítio Tatajuba, a técnica utilizada pelos autores

Leia mais

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: MEDICILÂNDIA / PARÁ

PLANILHA DE CÁLCULO DE QUANTITATIVOS DE PAVIMENTAÇÃO OBRA: PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS - TERMO DE COMPROMISSO 0306/2017 LOCAL: MEDICILÂNDIA / PARÁ 1.0 TERRAPLANAGEM ITEM DESCRIÇÃO PESO LARGURA EXTENSÃO ESPESSURA ESPECIFICO - VOLUME DISTÂNCIA SOLO (m) (m) (m) (T/m³) (m³) (km) Regularização e compactação 1.1 do Subleito até 20 cm de 9,85 443,16 4365,13

Leia mais

ACIDENTADOS. Ambos trabalhadores da empresa de saneamento

ACIDENTADOS. Ambos trabalhadores da empresa de saneamento ACIDENTADOS Sr. A. 45 anos, operador de sistema de saneamento (encanador) 1º grau completo. Mestre de obras e técnico de hidráulica pelo Senai. Há 6 anos na empresa. Transferido para Botucatu há um mês

Leia mais

MATEMÁTICA PROF. WALBERCLAY QUESTÃO 03

MATEMÁTICA PROF. WALBERCLAY QUESTÃO 03 MATEMÁTICA PROF. WALBERCLAY QUESTÃO 01 Uma das etapas do campeonato mundial de surf da WCT é em Gold Coast, na Austrália. O Brasil tem seus representantes presentes nessa competição. QUESTÃO 03 No intervalo

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO - PONTILHÃO LINHA GAMELÃO. metodologia construtiva, local de aplicação e serviços que serão realizados na

MEMORIAL DESCRITIVO - PONTILHÃO LINHA GAMELÃO. metodologia construtiva, local de aplicação e serviços que serão realizados na ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE SINIMBU PODER EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO - PONTILHÃO LINHA GAMELÃO O presente memorial tem por objetivo definir os materiais, metodologia construtiva, local

Leia mais

Professor Jorge Henrique Alves Prodanoff Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais IVIG/COPPE/UFRJ

Professor Jorge Henrique Alves Prodanoff Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais IVIG/COPPE/UFRJ Professor Jorge Henrique Alves Prodanoff Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais IVIG/COPPE/UFRJ COPPE / UFRJ OBJETIVO BARRAGEM SUBTERRÂNEA BARREIRO TRINCHEIRA BARRAGINHA BOMBA D ÁGUA POPULAR

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PRISMAS, PIRÂMIDES, CILINDROS E CONES PROF. FLABER

LISTA DE EXERCÍCIOS PRISMAS, PIRÂMIDES, CILINDROS E CONES PROF. FLABER ALUNO(A): TURMA: Nº Caro aluno, Esta lista de exercícios tem como objetivo auxiliá-lo e orientá-lo no estudo para que possa melhorar seu desempenho na Prova Oficial. Resolva os exercícios com dedicação.

Leia mais

TRIGONOMETRIA BÁSICA LISTA PROF. ALEXANDRE /2017

TRIGONOMETRIA BÁSICA LISTA PROF. ALEXANDRE /2017 TRIGONOMETRIA BÁSICA LISTA PROF. ALEXANDRE /017 1. Um aluno de engenharia civil (altura do aluno 1,70 m) decide calcular a altura de uma torre de transmissão localizada na avenida Paulista em São Paulo

Leia mais

Projeto Intermunicipal Ruas da Lezíria

Projeto Intermunicipal Ruas da Lezíria Município do Cartaxo Agrupamento Marcelino Mesquita Escola Básica do 1.º ciclo n.º 2 do Cartaxo Projeto Intermunicipal Ruas da Lezíria Ano Letivo 2011/2012 Turma 2.º A Bilhete de Identidade e se a turma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - DEMAT 3 a Lista de Exercícios 1. Um triângulo isósceles tem base medindo 8cm e lados iguais com medidas de 5cm. Qual é a área do triângulo? 2. Em um triângulo retângulo,

Leia mais

Tutorial De Aplicacao De Manta Adesiva

Tutorial De Aplicacao De Manta Adesiva Tutorial De Aplicacao De Manta Adesiva A manta auto-adesiva que eu utilizei foi da marca Vedacit, não sei se existem outras marcas que possuam esse produto, creio que não, pois nas lojas de materiais de

Leia mais

Mineral. é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina.

Mineral. é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina. Mineral é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina. Mineralóide são substâncias provenientes de atividades ou processos orgânicos biológicos (e

Leia mais

Bando das Cavernas. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria dos casos, põe ordem no bando.

Bando das Cavernas. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria dos casos, põe ordem no bando. Bando das Cavernas Tocha: Na escola tem fama de saber acender uma fogueira, embora nunca ninguém o tenha visto fazer tal proeza. Ruby: Como a sua melhor qualidade é o bom senso, é ela quem, na maioria

Leia mais

Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos

Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos Relatório Mensal de Atividades Projeto De Olho nos Olhos Ref.: 01/2008 - Macro-Diagnóstico de Conservação da Bacia A etapa seguinte do diagnóstico consistiu em classificar as imagens segundo categorias

Leia mais

Trilha do Sol: informações gerais

Trilha do Sol: informações gerais No nosso terceiro dia em Capitólio fomos conhecer a famosa Trilha do Sol, um dos passeios em Capitólio mais famosos. Trata-se de um complexo de trilhas e cachoeiras que também funciona como pousada. A

Leia mais

Aluno: N. Data: / /2011 Série: 9º EF. Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo.

Aluno: N. Data: / /2011 Série: 9º EF. Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo. Aluno: N Data: / /2011 Série: 9º EF COLÉGIO MIRANDA SISTEMA ANGLO DE ENSINO Prof.: Disciplina: Matemática Exercícios Trigonometria no triângulo retângulo. 1ª bateria: 2ª bateria: 3ª bateria: 1. Um terreno

Leia mais

Título: Relação da água da chuva com os poços de abastecimento público do Urumari em Santarém Pará, Brasil. Área Temática: Meio Ambiente

Título: Relação da água da chuva com os poços de abastecimento público do Urumari em Santarém Pará, Brasil. Área Temática: Meio Ambiente Título: Relação da água da chuva com os poços de abastecimento público do Urumari em Santarém Pará, Brasil. Área Temática: Meio Ambiente Responsável pelo trabalho: Iara Lina de Sousa Silva Instituição:

Leia mais

ÁREAS CONTAMINADAS NO CONCELHO DO SEIXAL

ÁREAS CONTAMINADAS NO CONCELHO DO SEIXAL ÁREAS CONTAMINADAS NO CONCELHO DO SEIXAL Lisboa, 13 de Abril de 2010 Síntese Geral No concelho do Seixal encontram-se vários passivos ambientais, resultantes do depósito de águas residuais, contaminadas

Leia mais

MUITAS PALEOTOCAS NOVAS EDITORIAL PALEOTOCAS EM EVENTO 1. FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO! PALEOTOCAS NA MÍDIA

MUITAS PALEOTOCAS NOVAS EDITORIAL PALEOTOCAS EM EVENTO 1. FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO! PALEOTOCAS NA MÍDIA Boletim Informativo das Pesquisas do Projeto Paleotocas Número 28 dezembro de 2013 Responsável: Prof. Heinrich Frank Site: www.ufrgs.br/paleotocas Contato: paleotocas@gmail.com EDITORIAL Ao final de mais

Leia mais

06/03/2017. Sondagem. A investigação das propriedades dos solos é fundamental para que sobre ele seja feita uma edificação com segurança.

06/03/2017. Sondagem. A investigação das propriedades dos solos é fundamental para que sobre ele seja feita uma edificação com segurança. FUNDAÇÕES e escolha do tipo de fundação Engenharia Civil Prof. Luiz Antonio do Nascimento Investigação para saber o tipo de solo em um terreno, sua resistência, espessura das camadas, profundidade, nível

Leia mais

6 Campanha de medições

6 Campanha de medições 6 Campanha de medições A escolha dos sítios onde foram realizadas as medições é de grande importância para uma boa caracterização da perda de sinal devido à presença vegetal. Para tanto foram selecionados

Leia mais

BARRAGEM DE CAMPOS NOVOS

BARRAGEM DE CAMPOS NOVOS 3º SIMPÓSIO SIO DE SEGURANÇA A DE BARRAGENS E RISCOS ASSOCIADOS ACIDENTES EM BARRAGENS BRASILEIRAS BARRAGEM DE CAMPOS NOVOS LAILTON VIEIRA XAVIER CARLOS CORREA LOCALIZAÇÃO ARRANJO GERAL 650 650 600 550

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Valor: 10 Nota: 1. (G1 - utfpr 2014) Sobre fenômenos ópticos, considere as afirmações abaixo. I. Se uma vela é

Leia mais