TRABALHANDO COM MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM O AUXÍLIO DE CARTAS DE BARALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRABALHANDO COM MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM O AUXÍLIO DE CARTAS DE BARALHO"

Transcrição

1 TRABALHANDO COM MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM O AUXÍLIO DE CARTAS DE BARALHO Maria Aparecida Teixeira de Siqueira 1 Rosana Maria Mendes 2 1 Universidade Federal de Lavras/Departamento de Ciências Exatas/mariatsiqueira@hotmail.com 2 Universidade Federal de Lavras/Departamento de Ciências Exatas/rosanamendes@dex.ufla.br Resumo O presente trabalho é um relato de experiência vivida no grupo de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal de Lavras com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. A atividade foi planejada e desenvolvida pelo PIBID/Matemática/UFLA no ano de 2014 em uma Escola Estadual da cidade de Lavras-MG em quatro turmas do segundo ano do Ensino Médio, com duração de 50 minutos/cada. Para o planejamento desta, foram feitos estudos sobre avaliação diagnóstica, conceitos estatísticos e atividades diferenciadas sobre essa temática. Para a realização, foi dada uma avaliação diagnóstica anteriormente para que percebêssemos se havia dúvidas em determinados conteúdos estatísticos, esses quando identificados deram origem a esta atividade. Por isso, tivemos como tema: Trabalhando com Medidas de Tendência Central com o auxilio de cartas de baralho. Delimitamos como objetivo ensinar os conceitos e cálculos das Medidas de Tendência Central com o auxílio de algumas cartas de baralho. Palavras-chave: PIBID; Medidas de Tendência Central; Material Manipulativo. Introdução Este relato tem a intenção de descrever a experiência vivida pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O programa é composto por estudantes de cursos de Licenciatura, professores (as) da rede pública que atuam como supervisores (as) na escola, professores (as) dos cursos de Licenciatura que trabalham como coordenadores de área dos subprojetos e pelo (a) coordenador (a) institucional. Dinâmica de trabalho do grupo O subprojeto da Licenciatura em Matemática da UFLA era dividido em quatro Grupos de Trabalho (GT) que atuavam no Ensino Fundamental e Médio. Cada GT possuía uma professora supervisora e uma coordenadora.

2 A dinâmica do PIBID/Matemática/UFLA são reuniões semanais com cada GT que são realizados estudos teóricos, planejamentos de atividades e reflexões dos resultados obtidos em cada atividade. A seguir mostraremos um destes processos vivenciados por nós em uma de nossas práticas. Planejando a aula: a utilização de Materiais Manipulativos A justificativa para a escolha deste tema foi devido à necessidade do ensino e aprendizagem de estatística para estudantes do Ensino Médio, uma vez que é pedido frequentemente em vestibulares e concursos questões que envolvem tal temática. Primeiramente fizemos uma avaliação diagnóstica com o objetivo de identificar os conhecimentos/dificuldades em estatística dos estudantes. Percebemos que a maioria não dominava os conceitos de Média, Moda e Mediana. Sendo assim, decidimos explicar estes conceitos de forma diferenciada, mudando a rotina de quadro e giz, optamos por utilizar algumas cartas de baralho e socializar com os estudantes durante todos os questionamentos, fazendo com que estes participassem o tempo todo da aula. Segundo Lorenzato (2006, p.18) material didático é qualquer instrumento útil ao processo de ensino-aprendizagem. Portanto, pode ser um giz, uma calculadora, um filme, um livro, um quebra-cabeça, um jogo, uma embalagem, uma transparência, entre outros. Sendo assim, as cartas do baralho também são consideradas materiais manipulativos. Acrescentamos ainda que qualquer material pode servir para apresentar situações nas quais os alunos enfrentam relações entre os objetos que poderão fazê-los refletir, conjecturar, formular soluções, fazer novas perguntas, descobrir estruturas. (PASSOS, 2006, p.81). Já Reys (1971, apud MATOS & SERRAZINA, 1996) define materiais manipuláveis como objetos ou coisas que o aluno é capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Podem ser objetos reais que têm aplicação no dia-a-dia ou podem ser objetos que são usados para representar uma ideia. Concordando com Passos (2006) as cartas ajudaram os estudantes refletir, formular soluções e associações, de modo que percebessem que a Moda apresentada nas cartas, por exemplo, é a mesma Moda que geralmente é representada por sequências numéricas, e com Reys, que as cartas permitiram o sentir, tocar e foram utilizadas para representarem uma ideia. Sendo assim, planejamos e desenvolvemos esta atividade de forma que os estudantes utilizassem o material manipulativo durante todo o processo. Desenvolvimento da aula Iniciamos a aula conversando sobre a avaliação diagnóstica feita, conversamos que os erros cometidos com mais frequência eram de interpretação e de conceitos matemáticos. Questionamos os estudantes quanto às definições (de forma informal) de Média, Moda e Mediana, mas não obtivemos nenhuma resposta. Conduzimos então esses questionamentos para o cotidiano perguntando o que é Moda. Assim, aos poucos, os estudantes foram descrevendo que era o que as pessoas estavam usando na rua, a roupa,

3 mais comum que se via, entre outros. Desse modo, explicamos que assim como a Moda de vestuários, por exemplo, a Moda em estatística também é o termo que mais se repete. Para ensinar Média e Mediana utilizamos cartas do baralho, escolhidas aleatoriamente e posteriormente, retomamos o conceito de Moda também com a utilização destas. Pedimos que cinco estudantes fossem à frente da sala (conforme figura 1) e pegassem uma carta do baralho cada, lembrando-os que para o cálculo das Medidas de Tendência Central é necessário que os dados estejam ordenados e que é usual ordená-los de forma crescente, solicitamos então que organizassem conforme o número da carta. Perguntamos qual era a Moda, Mediana e Média desses números representados nas cartas, e aos poucos os estudantes foram respondendo o que estava sendo perguntado. Lembrando que a princípio, sem a utilização das cartas, estavam com receio de falar. Convidamos mais dois estudantes e fizemos o mesmo questionamento, a participação dos estudantes aumentava no decorrer das discussões. Por último, chamamos mais um estudante (conforme figura 2) para que desta vez ao calcular a Mediana eles percebessem que deveriam calcular de forma diferenciada devido ao número par de estudantes/cartas. Fomos questionadas quanto à definição de Moda, caso não tivesse cartas repetidas, explicamos então que neste caso não há Moda, e que existem também duas Modas (Bimodais) ou várias Modas (Multimodais). Percebemos de imediato que ao questionar os estudantes quanto aos conceitos, a maioria soube nos responder os resultados, fazendo com que ficássemos surpresas já que sem as cartas do baralho eles não sabiam. Figura 1: Estudantes à frente da turma mostrando as cartas de baralho sorteadas. Mediana de número ímpar.

4 Figura 2: Estudantes à frente da turma mostrando as cartas de baralho sorteadas. Mediana de número par. Durante as perguntas de Média e Mediana, frequentemente os estudantes respondiam descrevendo o nome dos colegas e não os números das cartas, fazendo com que interagissem o tempo todo e despertassem a atenção entre eles. Repetimos este processo para observar se todos os estudantes compreenderam estes conteúdos/conceitos. Agradecemos a participação dos estudantes que foram à frente, uma vez que em ambas as salas eles tiveram muito receio, demorando a atenderem ao pedido, fazendo com que insistíssemos várias vezes, isto aconteceu principalmente na primeira vez que os convidamos, já que na segunda eles sabiam o que deveriam fazer e que não teriam dificuldades em nos ajudar escolhendo as cartas e se organizando em ordem crescente, pois as respostas (qual a Moda, Mediana e Média) todos os estudantes da turma deveriam responder. Escrevemos as definições no quadro e pedimos para que copiassem em seus cadernos para que ficassem registrados estes conceitos e posteriormente pudessem relembrar/estudar caso houvesse dúvidas. Para cada definição, descrevemos alguns exemplos e enfatizamos os exemplos de Moda, Bimodal e Multimodal, já que foram as questões mais questionadas em ambas as turmas. Essas definições foram escritas de forma sucinta, com o objetivo de facilitar a recordação das mesmas. Registramos no quadro as definições da seguinte maneira: Moda: é o valor que ocorre com maior frequência, ou seja, o que mais se repete. Quando todos os valores apresentarem a mesma frequência, não há Moda. Existem também conjuntos de dados com duas Modas (Bimodais) ou mais Modas (Multimodais). Exemplos: (2, 2, 3, 3, 4, 4, 5, 5), neste caso, não há Moda e (2, 2, 3, 3, 4, 5, 6), que o conjunto possui duas modas: 2 e 3. Mediana: é o valor que está no meio dos dados quando o conjunto é ordenado. Se o número de valores for ímpar, a Mediana será o valor do termo central. Caso o número seja par, a Mediana será a soma dos dois valores centrais divididos por dois. Média: é a soma de todos os valores divididos pela quantidade de valores. Registros dos estudantes sobre o jogo As figuras a seguir relatam as opiniões de alguns estudantes sobre a atividade proposta.

5 Figura 3: Relato do estudante A. Transcrição: Eu achei legal a brincadeira do baralho, não participei mas me ajudou bastante, concentrei, entendi a explicação não tenho nada a reclamar. Conforme a figura 3, notamos que o estudante A considerou a atividade como uma brincadeira, talvez por ser algo diferente das aulas tradicionais de quadro, giz e poucas discussões, além disso, as cartas possibilitaram o lúdico durante a aula. Este estudante destaca que não participou da dinâmica de ir à frente da turma, mas que isso não o impediu de concentrar e entender as explicações dos conceitos estatísticos. Figura 4: Relato do estudante B. Transcrição: Da maneira como foi explicada a matéria ficou mais fácil e melhor de se compreender, pois foi uma explicação diferente, dinâmica onde os estudantes puderam participar, eu consegui entender melhor dessa maneira. A partir da figura 4, percebemos que o estudante B aprovou a maneira como planejamos/fizemos esta atividade, descrevendo que ficou mais fácil de entender e diferente da tradicional em que o professor passa a matéria no quadro e na maioria das vezes não há discussões e aulas diferenciadas. Figura 5: Relato do estudante C. Transcrição: Eu gostei muito dessas aulas antes eu tava desinteressado não querendo aprender as com essas aulas praticas fica mais divertido aprender matemática.

6 De acordo com o estudante C, figura 5, compreendemos o quanto é importante planejarmos aulas em que os estudantes participem e interagem com todos da sala. Percebemos a partir deste relato que o estudante estava desinteressado e desanimado com as aulas de matemática e com o auxílio desta atividade, o qual achou divertida, foi um caminho para motivar e despertar o interesse não só deste estudante como também de muitos outros. Conclusões A utilização do baralho mostrou que é possível planejar e desenvolver uma atividade de forma simples e diferenciada, ajudando na construção do conceito de Medidas de Tendência Central (Média, Moda e Mediana). Ficamos entusiasmadas e otimistas com o resultado desta atividade, uma vez que os estudantes participaram efetivamente do processo, nos questionando em algumas dúvidas e respondendo tudo o que estava sendo perguntado. Além disso, demonstraram em todos os relatos que gostaram da atividade, descrevendo-a como diferente e se entusiasmando para aprenderem matemática. Ressaltamos a importância de utilizarmos materiais manipulativos no ensino e de socializarmos/conversarmos durante as explicações, uma vez que possibilitam uma aula diferenciada das tradicionais e permitem que os estudantes demonstrem suas opiniões e inquietações durante a aula. Além disso, destacamos que é possível fazer uma aula diferente, de forma que desperte a atenção desses estudantes utilizando apenas cartas de baralho e diálogos entre professor e aluno. Referências bibliográficas LORENZATO, S. A. (org.) O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Coleção formação de professores. Campinas: Autores Associados Ltda MATOS, J.M. & SERRAZINA, M.L. Didáctica da matemática. Lisboa: Universidade Aberta PASSOS, C. L. B.; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, (org.). Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas.

Palavras-chave: Laboratório de Matemática; Pibid; Práticas Pedagógicas. na Contemporaneidade: desafios e possibilidades INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO E REFLEXÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO Jéssica

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores.

Palavras-chave: Subprojeto PIBID da Licenciatura em Matemática, Laboratório de Educação Matemática, Formação de professores. 00465 A IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA Regina Helena Munhoz Professora Adjunta Departamento de Matemática UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina RESUMO

Leia mais

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA Renally Gonçalves da Silva Universidade Estadual da Paraíba Renally.gs@gmail.com Alessandro Frederico da Silveira

Leia mais

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br Luciana Tavares de Sousa LUADAIL@uft.edu.br Kaled Sulaiman Khidir kaled@uft.edu.br Severino

Leia mais

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Modelagem e Educação Matemática GT 04

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Modelagem e Educação Matemática GT 04 O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Modelagem e Educação Matemática GT 04 Patrícia Melo ROCHA Universidade Estadual da Paraíba patricia@cche.uepb.edu.br

Leia mais

PIBID: A implementação de um Laboratório de Ensino de Matemática

PIBID: A implementação de um Laboratório de Ensino de Matemática 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PIBID: A implementação de um Laboratório de Ensino de Matemática Rita de

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PERSPECTIVAS QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Gracy Eveliny Santos Mól 1 Jorge Luiz Ferreira 2 Estevão Carvalho Pereira 3 Antônio Henrique

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO

O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO O ENSINO E APRENDIZADO DE NÚMEROS DECIMAIS SIMULANDO UM MERCADO Instituição de Ensino Bolsistas ID Supervisor Coordenador Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli Amanda Ferreira Procek Eduarda de Almeida

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.

LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)-GT08 RESUMO Este trabalho foi realizado com

Leia mais

ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA

ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA Maria Paula de Morais Silva¹; Renally Gonçalves da Silva²; Alessandro Frederico da Silveira³ ¹Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática.

Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro. Palavras chaves: Ações concretas. Monitorias/Tutorias. Laboratório de Matemática. Ações Concretas do PIBID de Matemática no Colégio Nestório Ribeiro Relicler Pardim GOUVEIA 1 ; Stefane dos Santos REZENDE 2 ; Elizeu Antônio dos SANTOS 3 ; Braulio Sousa CARRIJO 4 ; Marineide Faustino

Leia mais

Instituto Federal Farroupilha, Lic. em Matemática, CAPES/PIBID, 2

Instituto Federal Farroupilha, Lic. em Matemática, CAPES/PIBID, 2 NÚMEROS PRIMOS E O CRIVO DE ERATÓSTENES André da Silva Alves 1 *Camila Dorneles da Rosa 2 Débora da Silva de Lara 3 Jéssica Marilda Gomes Mendes 4 Mariély Rodrigues Anger 5 Silviana Izabel Freire Severo

Leia mais

COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10

COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 COMO OS ALUNOS VEEM A MATEMÁTICA? Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM) GT 10 Gervazio Alves Gaia de MENDONÇA gervazioalves@gmail.com Eudes Miranda da SILVA

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de Aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC Dhiego Vieira do Amaral (UFCG); Késia de Mélo Hermenegildo (UFCG); Severino Horácio da Silva

Leia mais

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA

UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA Resumo 1. Gracy Eveliny Santos Mól 1 IFES gracyeveliny@hotmail.com Estevão Carvalho Pereira 2 EEEFM Belmiro Teixeira

Leia mais

CONCEITUANDO/IDENTIFICANDO POLÍGONOS COM O TANGRAM CORAÇÃO PARTIDO

CONCEITUANDO/IDENTIFICANDO POLÍGONOS COM O TANGRAM CORAÇÃO PARTIDO CONCEITUANDO/IDENTIFICANDO POLÍGONOS COM O TANGRAM CORAÇÃO PARTIDO Kauana Sandeski Cunha kauanacunha@hotmail.com Neumar Regiane Machado Albertoni neumarmatematica@gmail.com Tatiana Maciel Chenisz tatianachenisz@gmail.com

Leia mais

Aparecida Guedes dos Santos Autora Graduanda em Pedagogia - Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Aparecida Guedes dos Santos Autora Graduanda em Pedagogia - Universidade Federal do Maranhão - UFMA MURAL CORREIO NA SALA: UMA SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ-MA ¹ Aparecida Guedes dos Santos

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL na Contemporaneidade: desafios e possibilidades UMA EXPERIÊNCIA COM CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS NO PIBID/MATEMÁTICA EM 8 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucas Silva de Freitas Universidade Estadual de Mato Grosso

Leia mais

O TANGRAM COMO RECURSO NO ENSINO DE GEOMETRIA 1

O TANGRAM COMO RECURSO NO ENSINO DE GEOMETRIA 1 O TANGRAM COMO RECURSO NO ENSINO DE GEOMETRIA 1 OLIVEIRA, Caroline L. 2 ; AVEIRO, Naira Regina 3 ; OLIVEIRA, Cristiano P. 4 RESUMO: O presente trabalho apresenta uma atividade utilizando o Tangram como

Leia mais

A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA

A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA A APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO COMO FACILITADOR DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA Messias de Oliveira Silva 1 ; Maria Fernanda Araujo Silva 1 ; Rafaele dos Santos Batista Flôr 2 ; Lígia Maria Freitas Sampaio 3 ; Maria

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID 1

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID 1 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID 1 Bruna Maroso De Oliveira 2, Andressa Tais Diefenthäler 3, Maira Simoni

Leia mais

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES

APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES APLICAÇÃO DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: JOGO TRILHA DAS EQUAÇÕES Rafael Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba rafaelpereira.jt@hotmail.com Jailson Lourenço de Pontes

Leia mais

UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE DIVISIBILIDADE

UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE DIVISIBILIDADE ISSN 2316-7785 UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE DIVISIBILIDADE Nathiele Costa 1 nathielecosta@live.com Jennifer de Souza 1 jenniferdesouza@ibest.com.br Mariana Enck de Souza 1 mariana.enck@gmail.com

Leia mais

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT mari_lia_zabel@hotmail.com Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer airtonjr80@gmail.com Regina Helena

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Cláudia Martins de Oliveira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA claudia.moliveira@yahoo.com.br Caroline Lima de Oliveira

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ESTUDO DE PROBABILIDADE

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ESTUDO DE PROBABILIDADE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ESTUDO DE PROBABILIDADE Francimácia Almeida Alves da Silva¹; Jonas Felix de Sousa²; José Juraci Fernandes dos Santos³;

Leia mais

ATIVIDADE DE POTENCIAÇÃO COM O USO DE CARTAS NA 5ª SÉRIE

ATIVIDADE DE POTENCIAÇÃO COM O USO DE CARTAS NA 5ª SÉRIE ATIVIDADE DE POTENCIAÇÃO COM O USO DE CARTAS NA 5ª SÉRIE Weverton Augusto da Vitória¹ waugusto2@yahoo.com.br João Paulo Milanez¹ joaopaulomilanezi@yahoo.com.br Edilene Gomes Pires¹ paulo.edilene@hotmail.com

Leia mais

TRABALHANDO NOÇÕES DE FRAÇÃO O TANGRAM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.

TRABALHANDO NOÇÕES DE FRAÇÃO O TANGRAM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. TRABALHANDO NOÇÕES DE FRAÇÃO O TANGRAM COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Ticiany Marques da Silva (1); Leonardo Lira de Brito(1); Leonardo

Leia mais

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UMA LICENCIANDA EM MATEMÁTICA 1

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UMA LICENCIANDA EM MATEMÁTICA 1 O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UMA LICENCIANDA EM MATEMÁTICA 1 Emanoela Alessandra Ernandes 2, Isabel Koltermann Battisti 3. 1 Texto produzido a partir de vivências como estagiária

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: JOGO CARA A CARA DE POLIEDROS Formação de Professores e Educação Matemática (FPM) GT 08 Jailson Lourenço de PONTES jail21.jlo@gmail.com

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA Elisandra Chastel Francischini Vidrik (PPGECN/UFMT) elichastel@hotmail.com Irene Cristina de Mello (PPGECN/UFMT)

Leia mais

Jogo "Adivinhe a Multiplicação" e o reforço dessa operação

Jogo Adivinhe a Multiplicação e o reforço dessa operação Jogo "Adivinhe a Multiplicação" e o reforço dessa operação Angélica Bergamini Giostri 1 Jéssica Monteiro Falquetto 2 Sandra Aparecida Fraga da Silva 3 Resumo: Este artigo relata uma experiência vivenciada

Leia mais

UTILIZANDO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA

UTILIZANDO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA UTILIZANDO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA Magna Cely Cardoso de Lima; Marciana Cavalcante da Silva; Gustavo Vasconcelos Santos; Maria

Leia mais

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa camiladornelesdarosa@gmail.com Fabielli De Juli fabielli_july@hotmail.com Jéssica Marilda Gomes Mendes jessica_gomes_mendes@hotmail.com

Leia mais

Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professor de matemática

Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professor de matemática Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professor de matemática Alunas : Mara Cristina Baltazar, Sabrini Micheli dos Anjos, Zilmara Raupp de Quadros Professora :Margarete Farias Medeiros

Leia mais

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

Feira de Química 2015

Feira de Química 2015 Feira de Ciências Feira de Química 2015 Objetivo: Fazer com que nossos alunos coloquem em pratica os conhecimentos teóricos com os quais trabalhamos até o presente momento. Despertar o gosto pela pesquisa,

Leia mais

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA À INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FÍSICA Eixo: Ciências Exatas e da Terra Rubens Parker HUAMAN Instituto de Física/IFUSP

Leia mais

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FONTE DE CONHECIMENTOS PRÁTICOS. Apresentação: Pôster

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FONTE DE CONHECIMENTOS PRÁTICOS. Apresentação: Pôster 1 LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: UMA FONTE DE CONHECIMENTOS PRÁTICOS Apresentação: Pôster José Arteiro Claudino Chaves 1 ; Manasses da Silva Batista 2 ; Antonio Kennedy Lopes Dantas 3 ; Orientador Roberto

Leia mais

Palavras-chave: Laboratório do Ensino de Matemática, Ludicidade, Aprendizagem.

Palavras-chave: Laboratório do Ensino de Matemática, Ludicidade, Aprendizagem. 1 LUDICIDADE, ENSINO E O SER MATEMÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ENSINO DE POTÊNCIAS Sivonete da Silva Souza Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) netsouza20@hotmail.com Américo Junior

Leia mais

Os PCN+, por sua vez, orientam outras possibilidades no ensino de Análise Combinatória indicando que:

Os PCN+, por sua vez, orientam outras possibilidades no ensino de Análise Combinatória indicando que: Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades A QUESTÃO É DE ARRANJO OU COMBINAÇÃO? UM OLHAR PARA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL EM ANÁLISE COMBINATÓRIA Jamille Vilas Boas Instituto

Leia mais

O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS

O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS Eunice Moreira dos Santos 1 Universidade Federal da Grande Dourados eunicejhoy@hotmail.com Alessandra Querino da Silva

Leia mais

IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID

IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID INTERVENÇÃO ESCOLAR: PROBLEMATIZANDO A POTENCIAÇÃO. KANDINI, Ana Carolina; CARDOSO, Fernanda; PEREIRA, Rafael Fernando 1 Instituto Federal Catarinense-campus Camboriú

Leia mais

Palavras-chave: jogo, ensino de geometria, ensino médio, formação de professores.

Palavras-chave: jogo, ensino de geometria, ensino médio, formação de professores. A CONFECÇÃO E VALIDAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Amanda Aparecida Rocha Machado Universidade Federal do Triângulo Mineiro amandamachado_56@hotmail.com

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA EEPMS

ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA EEPMS ORGANIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA EEPMS Silvana Aparecida Teixeira Universidade Federal de Pernambuco r_silvana_@hotmail.com Luan Danilo Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco danilo.ldss@hotmail.com

Leia mais

O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM O EMPREGO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO MOTIVADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM Ariane Maciel Neiva 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 ; Maria Bruna de Souza 3 ; Edimara Cantú de Pinho 4. 1 Estudante do Curso de Licenciatura

Leia mais

Erodiades Possamai Natália Lummertz Nébia Mara de Souza

Erodiades Possamai Natália Lummertz Nébia Mara de Souza Erodiades Possamai Natália Lummertz Nébia Mara de Souza Laboratório de Ensino de Matemática São muitos os educadores que concordam em utilizar um apoio visual para facilitar a aprendizagem. Em termos de

Leia mais

A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA

A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA Magna Cely Cardoso de Lima; Marciana Cavalcante da Silva; Gustavo Vasconcelos Santos; Ingrid Kelly

Leia mais

A AULA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NESSE PROCESSO

A AULA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NESSE PROCESSO A AULA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA E A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NESSE PROCESSO Eleine Batinga Rodrigues dos Santos 1, Gislany Wanessa da Silva Cerqueira 1, Romildo Monteiro 1, Sandra Lúcia dos Santos

Leia mais

DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS

DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS Maria Betânia dos Santos Melo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira

Leia mais

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Catiane Mazocco Paniz 1 Maria Rosângela SilveiraRamos 2, Alcione Viero de Bastos 3, Fernanda da Costa da Silva 4, Lilian Darlete Brum

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG. Milton Ricardo G. de Lima RESUMO

RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG. Milton Ricardo G. de Lima RESUMO RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG CAMPINA GRANDE-PB Jacqueline Tavares Lúcio Milton Ricardo G. de Lima RESUMO O PIBID/UFCG/MATEMÁTICA-Campina Grande, atua em duas escolas, sendo

Leia mais

O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DA ANÁLISE DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA Franciclaudio de Meireles Silveira; Jéssica de Fátima Pontes de Oliveira; Danielle Apolinário da Silva;Francinaldo de Meireles

Leia mais

MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma experiência com Algeplan PIBID

MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma experiência com Algeplan PIBID MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: uma experiência com Algeplan PIBID Glaucia Franciele Ruiz Isidoro Universidade Tecnológica Federal do Paraná glaucia_fran2@hotmail.com Mirian Fernanda Dolores

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE, Estágio Supervisionado, experiências em sala, Geografia.

PALAVRAS-CHAVE, Estágio Supervisionado, experiências em sala, Geografia. OFICINAS: FORMAÇÃO DE SOLOS E ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA, PROPOSTAS PELA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Jonathan Fernando Costa Alves Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

DOMINÓ E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL. Apresentação: Pôster

DOMINÓ E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL. Apresentação: Pôster 1 DOMINÓ E OPERAÇÕES COM FRAÇÕES: UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL Apresentação: Pôster Ticiano Sousa 1 ; Manassés da Silva Batista 2 ; João Alves da Silva 3 ; Francismar Holanda 4 Introdução A implementação dos

Leia mais

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS ISSN 2316-7785 ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS Taís Maiara Conrad tais_conrad@hotmail.com Alexandre da Silva alexandre-xande95@hotmail.com Ana Paula do Prado Donadel donadel@uri.edu.br

Leia mais

CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO.

CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO. CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO: REELABORANDO NOÇÕES CARTOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL MÉDIO. Vanessa Da Silva Freitas-ID 1 Giusepp Cassimiro Da Silva². Josandra Araújo Barreto de Melo³. Fernando

Leia mais

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3.

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE POLÍMEROS SINTÉTICOS SOUZA, Nathália Melo¹; ATHAYDE, Ana Paula G²; SILVA, Aline M 3. Trabalho de Iniciação à Docência ¹- Acadêmica do Curso de

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL RELATO DE EXPERIÊNCIA OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Amanda Violeta Morato * Fabrício Dener de Melo ** A população brasileira está cada vez mais inserida no mundo tecnológico

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ 2017 PORTFÓLIO. Danver de Oliveira Vernetti

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ 2017 PORTFÓLIO. Danver de Oliveira Vernetti PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ 2017 PORTFÓLIO Danver de Oliveira Vernetti Bagé 2017 Segunda semana do mês de Abril Segunda feira dia 10/04:

Leia mais

A AULA DEMONSTRATIVA E A AULA PRÁTICA COMO MEIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DE ENSINO BÁSICO REALIZADAS POR PIBID DE BIOLOGIA

A AULA DEMONSTRATIVA E A AULA PRÁTICA COMO MEIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DE ENSINO BÁSICO REALIZADAS POR PIBID DE BIOLOGIA A AULA DEMONSTRATIVA E A AULA PRÁTICA COMO MEIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DE ENSINO BÁSICO REALIZADAS POR PIBID DE BIOLOGIA Vanessa Gomes Silva 1, Aline Bezerra da Silva Santos 2, André

Leia mais

Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira

Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira Pibidianos participantes na escola: Adriana Daiana Gleice Suelen Thais Valdecir Professora supervisora: Milena Esmério PIBID auxiliando em uma atividade

Leia mais

GEOPLANO: UMA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO MATEMÁTICO Maiara Bernardino da Silva. Gislaynne Maria Ribeiro da Silva. Rosângela Araújo da Silva

GEOPLANO: UMA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO MATEMÁTICO Maiara Bernardino da Silva. Gislaynne Maria Ribeiro da Silva. Rosângela Araújo da Silva GEOPLANO: UMA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO MATEMÁTICO Maiara Bernardino da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; maiara.bernardino2013@gmail.com Gislaynne

Leia mais

MATERIAL MANIPULÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA FRAÇÃO 1

MATERIAL MANIPULÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA FRAÇÃO 1 MATERIAL MANIPULÁVEL NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA FRAÇÃO 1 Maira Simoni Brigo 2, Andressa Tais Diefenthäler 3, Bruna Maroso De Oliveira 4, Isabel Koltermann Battisti 5. 1 Texto produzido

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: REFLETINDO SOBRE O APRENDIZADO DE ALUNOS DE 5º E 6º ANO NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO Geliaine Teixeira Malaquias Universidade Federal de Uberlândia geliainetm@gmail.com Vítor Martins

Leia mais

TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS

TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS TAPETE DAS LIGAÇÕES: UMA ABORDAGEM LÚDICA SOBRE AS LIGAÇÕES QUÍMICAS E SEUS CONCEITOS Patricia da Conceição Novaes(1); Eleneide Rodrigues de Moraes(1); Elionara Carolina Freire Cândido Barbosa (2); Cíntia

Leia mais

BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO

BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO (ISBN N. 978-85- 98092-14-0) Eixo temático: E4 Formação de Professores BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO Aline Alves DINIZ ICMC - USP (linediniz@grad.icmc.usp.br) Edna Maura ZUFFI ICMC - USP (edna@icmc.usp.br)

Leia mais

Relatório Fotográfico PIBID

Relatório Fotográfico PIBID Relatório Fotográfico PIBID - 2014 Subprojeto Matemática-Campus Bagé Escola: Luis Maria Ferraz Supervisora: Débora Figueira No dia 9 de junho ocorreu a primeira reunião semanal, onde na presença das bolsistas

Leia mais

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução BENÍCIO, Débora Regina Fernandes 1 UEPB Campus III debora_rfb@yahoo.com.br O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

JOGO DE EQUAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU

JOGO DE EQUAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU JOGO DE EQUAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU Alessandra Querino da Silva 1 Universidade Federal da Grande Dourados alessandrasilva@ufgd.edu.br Priscila Rodrigues Simis 2 Universidade

Leia mais

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID. Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

A participação e o envolvimento dos alunos nas aulas de Geografia, a partir das atividades realizadas pelo PIBID

A participação e o envolvimento dos alunos nas aulas de Geografia, a partir das atividades realizadas pelo PIBID A participação e o envolvimento dos alunos nas aulas de Geografia, a partir das atividades realizadas pelo PIBID Danilo do Carmo da Rocha Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR.

OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. OPEN: ABRINDO PORTAS PARA O ENSINO SUPERIOR. Vanessa C. SchefferAutor IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes vascheffer@yahoo.com.br Patrícia T. Mendonça IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes pattytmendonca@hotmail.com

Leia mais

Elaboração de questionários em turmas de ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 09 anos de vida

Elaboração de questionários em turmas de ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 09 anos de vida Elaboração de questionários em turmas de ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 09 anos de vida Mabel Macêdo 1 Universidade Federal da Bahia mabel.macedo@gmail.com Otávio Jorge Fidalgo 2 Universidade

Leia mais

PIBID DIVERSIDADE: A UTILIZAÇÃO DO BINGO MATEMÁTICO COMO RECURSO METODOLOGICO NA SALA DE AULA

PIBID DIVERSIDADE: A UTILIZAÇÃO DO BINGO MATEMÁTICO COMO RECURSO METODOLOGICO NA SALA DE AULA PIBID DIVERSIDADE: A UTILIZAÇÃO DO BINGO MATEMÁTICO COMO RECURSO METODOLOGICO NA SALA DE AULA Danrley Ferreira Moraes Universidade Federal do Pará danrleyferreira97@gmail.com RESUMO: O Pibid Diversidade

Leia mais

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO Aline Cordeiro da Silva 1 acs_uepb@hotmail.com Lincomberg Martins 2 netosume123@hotmail.com José Luiz

Leia mais

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE Gustavo Steinmetz 1 Izabel Gioveli 2 Danusa de Lara Bonotto 3 Ana Maria Basei 4 Resumo: O Laboratório de Ensino de Matemática

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI

A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI A ATIVIDADE DE MONITORIA NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: A TORRE DE HANÓI Ayze Jammylle Batista Ferreira IFPB ayzeifpb@gmail.com Resumo: Este pôster é resultado do trabalho de monitoria no Laboratório

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O JOGO CUBRA 12 A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID/IFES Lauro Chagas e Sá Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Campus Vitória proflaurosa@gmail.com

Leia mais

Franklin Fernando Ferreira Pachêco(1); Rosilene Pedro da Silva(2);Suzeanny Magna da Silva(3) RESUMO INTRODUÇÃO

Franklin Fernando Ferreira Pachêco(1); Rosilene Pedro da Silva(2);Suzeanny Magna da Silva(3) RESUMO INTRODUÇÃO O TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Franklin

Leia mais

Reuniões Semanais e Mensais

Reuniões Semanais e Mensais Reuniões Semanais e Mensais Objetivos: Apresentar os bolsistas aos professores supervisores e distribuílos por escolas; Mostrar as atribuições de cada bolsista ou supervisor, as ações e metas do projeto.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC. RELATÓRIO SUCINTO: MÊS março 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC 1. Dados do Município ou GERED a) Município: Florianópolis b)município/gered: Secretaria Municipal RELATÓRIO

Leia mais

PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PIBID - UM DESAFIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA Andressa Miranda Esteves Martinez, bolsista Bruno Moreira Teixeira Luiz, bolsista João Volmar Machado da Silva, bolsista Lidiane Schimitz Lopes, bolsista Maria

Leia mais

Palavras-chave Conceito de funções; Atividade investigativa; trabalho em equipe.

Palavras-chave Conceito de funções; Atividade investigativa; trabalho em equipe. EXERCITANDO CONHECIMENTOS DE FUNÇÕES EM UMA ATIVIDADE EM GRUPOS NO ENSINO MÉDIO Luciano Lobato Pereira 1 Lauro Chagas e Sá 2 Thaís Pralon Favato de Souza 3 Agência financiadora: CAPES Resumo: Este trabalho

Leia mais

O OLHAR DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O PAPEL DO PIBID EM SUA FORMAÇÃO

O OLHAR DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O PAPEL DO PIBID EM SUA FORMAÇÃO O OLHAR DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O PAPEL DO PIBID EM SUA FORMAÇÃO Simone Marks Santos 1 Alessandro Frederico da Silveira 2 Resumo: O presente artigo apresenta o resultado de uma investigação

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GANDE PB

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GANDE PB A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GANDE PB ALENCAR, Elisabete Januário de betynha17@hotmail.com CAVALCANTE,

Leia mais