Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE"

Transcrição

1 Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA PROF. ORIENTADOR DE LEITURA Texto 1 Shakespeare vive nas escolas com temas sempre atuais Maggi Krause Liderança, poder, amor, ódio, traição, questões de identidade e igualdade. As temáticas sempre universais da obra de William Shakespeare ( ) seguem universais e de uma atualidade surpreendente. Para marcar os 400 anos da morte do dramaturgo inglês e seu legado, o British Council, em parceria com a NOVA ESCOLA, reuniu cerca de 70 educadores de várias áreas e interessados na oficina pedagógica Shakespeare vive nas escolas, em sua sede, em São Paulo. Ronaldo Marin, diretor do Instituto Shakespeare Brasil e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contou sobre a vida e a obra do inglês e da influência dele sobre escritores brasileiros, como Machado de Assis e Manuel Bandeira, e internacionais, a exemplo de Victor Hugo e Harold Bloom, e até sobre figuras famosas como o pai da psicanálise, Sigmund Freud, e o ator Al Pacino. A grande pergunta de Ronaldo foi: Se Shakespeare é tão importante para o imaginário universal, por que ele não é ensinado nas escolas? E fez uma interessante comparação com a Coca-Cola. Todos conhecem a bebida, mas quase ninguém sabe do que ela é feita.[...] KRAUSE, Maggi. Shakespeare vive nas escolas com temas sempre atuais. Nova escola. Disponível em: oficina-shakespeare-na-escola Acesso em 2 set O rolê do mano Shakespeare Texto 2 Morto há 400 anos, ele agiu como um rapper ao trazer 2 mil novas palavras para o inglês Pedro Annunciato Maior dramaturgo da língua inglesa, William Shakespeare ( ) ostenta mais de 40 peças e muitas razões para ser famoso. Ao menos uma é injustificada: a ideia de que ele criou textos difíceis. Nada mais falso. Shakespeare sempre quis falar para todos. Na visão do célebre crítico inglês Samuel Johnson ( ), a obra shakespeariana está longe do erudito inatingível. Ao contrário: ela inclui palavras vulgares, típicas do linguajar das ruas, apropriadas artisticamente e, depois, pelos dicionários (cerca de 2 mil novos vocábulos são atribuídos a ele). Mais ou menos como fazem hoje os rappers e a poesia marginal. Mostrar essa faceta do Bardo - sinônimo de trovador, poeta, como ele era chamado - é uma forma criativa de comemorar com os alunos os quatro séculos de sua morte. Igualmente importante é a revolução que ele promoveu nos palcos. Em seus épicos, comédias e tragédias, Shakespeare apresenta personagens complexos, parecidos conosco: vaidosos, ambiciosos, ciumentos, invejosos, mas também piedosos, amorosos, amigos. As adaptações são uma boa porta de entrada para a obra do autor mais encenado do mundo. [...] ANNUNCIATO, Pedro. O rolê do mano Shakespeare. Nova escola. São Paulo, n. 294, p.14-15, agosto ========================================================================

2 11) Em Shakespeare vive nas escolas com temas sempre atuais, o termo em destaque é utilizado no sentido: A conotativo. B denotativo. Alternativa incorreta - os termos não são usados no sentido denotativo, que é o sentido literal. C literal. Alternativa incorreta - os termos não são usados no sentido literal. D ambíguo. Alternativa incorreta - não há ambiguidade na frase. E irônico. Alternativa incorreta - não há ironia na frase. A alternativa correta é a alternativa A, pois o termo vive está utilizado no sentido conotativo pois Shakespeare não vive na escola, não mora lá e, aliás, viveu no século XVII. 12) Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 1. A Segundo o autor, Shakespeare pode ser comparado à Coca-Cola, pois é reconhecido por muitos, mas sua obra é pouco estudada. B Segundo o autor, Shakespeare, por ser muito trabalhado nas escolas, não perde sua atualidade. Alternativa incorreta - o autor afirma que Shakespeare não é muito estudado nas escolas, embora sua temática seja atual e universal. C Segundo o autor, a obra de Shakespeare é muito estudada, mas nem sempre apreciada. Alternativa incorreta - o autor afirma que Shakespeare não é muito estudado nas escolas. D Segundo o autor, é preciso inserir na escola autores como Victor Hugo e Harold Bloom. Alternativa incorreta - o assunto é o estudo da obra de Shakespeare. E Segundo o autor, o estudo da obra de Shakespeare deve ser feito nas aulas de Língua Inglesa. Alternativa incorreta - o autor não se refere a uma área em particular. A alternativa correta é a alternativa A, pois o autor coloca que Shakespeare pode ser comparado à Coca-Cola, pois é reconhecido por muitos, mas sua obra é pouco estudada. 13) Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 2. A Segundo o autor, Shakespeare usava linguagem erudita para agradar a realeza.

3 Alternativa incorreta - o autor afirma que a linguagem de Shakespeare não é erudita, ao contrário. B Segundo o autor, a linguagem das obras de Shakespeare beira o erudito inatingível. Alternativa incorreta - o autor afirma que a linguagem de Shakespeare não é erudita, ao contrário. C Segundo o autor, Shakespeare usou, em sua obra, cerca de 2 mil palavras eruditas desconhecidas do público. Alternativa incorreta - o autor afirma que a linguagem de Shakespeare não é erudita, ao contrário. D Segundo o autor, a linguagem das obras de Shakespeare inclui palavras vulgares, típicas do linguajar de rua. E Segundo o autor, Shakespeare não deve ser estudado por jovens, que não têm capacidade de compreender sua linguagem difícil. Alternativa incorreta - o autor afirma que a linguagem de Shakespeare não é erudita, ao contrário. A alternativa correta é a D, pois segundo o autor, a linguagem das obras de Shakespeare inclui palavras vulgares, típicas do linguajar de rua. 14) Em ele agiu como um rapper ao trazer 2 mil novas palavras para o inglês, ocorre: A metáfora. Alternativa incorreta - não se trata de metáfora, que é uma comparação implícita. B comparação. C hipérbole. Alternativa incorreta - não se trata de hipérbole, que é o exagero. D catacrese. Alternativa incorreta - não se trata de catacrese, que é a metáfora já incorporada ao uso comum. E ambiguidade. Alternativa incorreta - não se trata de ambiguidade. A alternativa correta é a B, comparação. 15) Em mostrar essa faceta do Bardo - sinônimo de trovador, poeta, como ele era chamado, ocorre entre os termos destacados: A antonímia.

4 Alternativa incorreta - não se trata de antonímia, que é a relação estabelecida entre palavras que apresentam significados diferentes, contrários. B metonímia. Alternativa incorreta - não se trata de metonímia, que é usar uma palavra no lugar de outra, mantendo uma relação de implicação mútua. C sinonímia. D homonímia. Alternativa incorreta - não se trata de homonímia, que é a relação estabelecida entre palavras que, embora possuam significados diferentes, apresentam a mesma estrutura fonológica. E polissemia. Alternativa incorreta - não se trata de polissemia, que é propriedade que uma mesma palavra possui de apresentar vários significados. A alternativa correta é a C, sinonímia. 16) Em Se Shakespeare é tão importante para o imaginário universal, por que ele não é ensinado nas escolas?, a oração em destaque dá uma ideia de: A finalidade. Alternativa incorreta - não se trata de conjunção adverbial final. B concessão. Alternativa incorreta - não se trata de conjunção adverbial concessiva. C causa. Alternativa incorreta - não se trata de conjunção adverbial causal. D comparação. Alternativa incorreta - não se trata de conjunção adverbial comparativa. E condição. A alternativa correta é a letra E, pois o autor refere-se à condição de Shakespeare ser tão conhecido e a relaciona com a contradição de não ser estudado. 17) Assinale a alternativa em que todos os termos foram usados para se referir a William Shakespeare no texto 2. A Maior dramaturgo da língua inglesa, célebre crítico inglês, autor mais encenado do mundo. Alternativa incorreta - célebre crítico inglês não se refere a Shakespeare. B Maior dramaturgo da língua inglesa, Bardo, autor mais encenado do mundo. C Maior dramaturgo da língua inglesa, célebre crítico inglês, rapper. Alternativa incorreta - célebre crítico inglês e rapper não se referem a Shakespeare.

5 D Maior dramaturgo da língua inglesa, erudito inatingível, o príncipe da Dinamarca. Alternativa incorreta - erudito inatingível e o príncipe da Dinamarca, que nem foi utilizado no texto, não retomam o referente Shakespeare. E Dramaturgo inglês, famoso, trovador. Alternativa incorreta - famoso e trovador não retomam o referente Shakespeare. A alternativa correta é a alternativa B, pois é a alternativa em que todos os termos foram usados para se referir a William Shakespeare no texto 2: Maior dramaturgo da língua inglesa, Bardo, autor mais encenado do mundo. 18) O texto 1 cita a influência de Shakespeare sobre dois escritores brasileiros, Machado de Assis e Manuel Bandeira. São obras dos autores brasileiros citados, respectivamente: A Dom Casmurro e Libertinagem. B Memórias Póstumas de Brás Cubas e Primeiros cantos. Alternativa incorreta - Primeiros cantos é de Gonçalves Dias. C Inocência e A cinza das horas. Alternativa incorreta - Inocência é do Visconde de Taunay. D Ressureição e Broquéis. Alternativa incorreta - Broquéis é de Cruz e Sousa. E Os sertões e Itinerário de Pasárgada. Alternativa incorreta - Os sertões é de Euclides da Cunha. A alternativa correta é a alternativa A: as obras são Dom Casmurro e Libertinagem. 19) No início do conto A cartomante, Machado de Assis cita Hamlet, de Shakespeare: Hamlet observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de Novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras. Neste trecho, ocorre: A redundância. Alternativa incorreta - não há redundância na frase. B plágio. Alternativa incorreta - não se trata de plágio. C cópia. Alternativa incorreta - não se trata de uma cópia. D pleonasmo.

6 Alternativa incorreta - não se trata de pleonasmo. E intertextualidade. A alternativa correta é a alternativa E, pois, ao citar Hamlet, Machado de Assis faz intertextualidade. 20) Leia: Poética Estou farto do lirismo comedido Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto de expediente [Protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor. (...) Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbedos O lirismo difícil e pungente dos bêbedos O lirismo dos clows de Shakespeare Não quero mais saber do lirismo que não é libertação. Assinale a alternativa em que todas as características estejam presentes nesta obra de Manuel Bandeira. A Preferência pela rima rica e preciosa, vocabulário difícil. Alternativa incorreta - não há preferência pela rima rica e preciosa nem vocabulário difícil neste poema. B Linguagem erudita e emprego de uma métrica rígida. Alternativa incorreta - não há linguagem erudita nem métrica rígida neste poema. C Inspiração na antiguidade clássica, citação de grades autores. Alternativa incorreta - não há inspiração na antiguidade clássica neste poema. D Emprego do verso livre, ausência de rima. E Nacionalismo, sinestesia. Alternativa incorreta - não há nacionalismo nem sinestesia neste poema. A alternativa correta é a letra D, pois o poema em questão não apresenta rima e há o emprego do verso livre.

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria.

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria. RESOLUÇÃO PORTUGUÊS QUESTÃO 01 Manuel Bandeira, poeta do modernismo brasileiro, canta a liberdade. Pasárgada seria o lugar criado e escolhido para exercê-la. Não se refere ao exílio ou à pátria, à infância,

Leia mais

Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota:

Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota: Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota: 9 º ano Ensino Médio Período: Matutino Valor: 10,0 Assuntos: Reler a crônica A cartomante de Machado de Assis e estudar

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) ANÁLISE DO DISCURSO 68 h/a 1753/I Vertentes da Análise do Discurso. Discurso e efeito de sentido. Condições de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof.: Portela

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof.: Portela LÍNGUA PORTUGUESA Prof.: Portela ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO + FUNÇÕES DA LINGUAGEM Observe o texto adaptado abaixo. O zika vírus foi identificado no Brasil pela primeira vez no final de abril por pesquisadores

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação e personagens Espaço e tempo Narrador e modalidades do discurso Narrativas de tradição popular Chocolate à Chuva: as férias de Mariana Chocolate

Leia mais

1ª Série do ensino médio

1ª Série do ensino médio 1ª Série do ensino médio Texto I O VIAJANTE (Compositor Desconhecido) Eu me sinto um tolo Como um viajante Pela sua casa Pássaro sem asa Rei da covardia E se guardo tanto Essas emoções Nessa caldeira fria

Leia mais

Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Modernismo no Brasil Primeira geração: ousadia e inovação Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra A arte redefine os padrões estéticos em voga Tarsila do Amaral, Cartão-postal, 1929. Contexto

Leia mais

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE 6º ANO / 2017 CONTEÚDO PORTUGUÊS 1- Interpretação de texto; 2- Pronomes II: classificação dos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 3º Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2017 Aluno(a): Nº: Turma: ISTRUES Prezado aluno(a),

Leia mais

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64)

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 12º ANO 1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) Oralidade O11 Compreensão do oral Unidade S/N (Conclusão da planificação do 11º Ano) Cânticos

Leia mais

Instituto Venturo Prof. Me. William Alves

Instituto Venturo Prof. Me. William Alves Instituto Venturo Prof. Me. William Alves Polissemia O vocábulo amplia seu campo de significação, revelando um procedimento essencial para que se mantenha a vitalidade do idioma uma renovação chamada polissemia.

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Diários e memórias Narrativas de tradição popular Saga: Vig, a ilha do mar do Norte Saga:

Leia mais

UFSC. Português (Amarela) Resposta: = 24

UFSC. Português (Amarela) Resposta: = 24 Resposta: 08 + 16 = 24 01. Incorreta. Não há nenhuma passagem que afirme que os imigrantes europeus implementaram essa política, nem por inferência. 02. Incorreta. O autor não se mostra como conservador

Leia mais

LITERATURA. aula Realismo

LITERATURA. aula Realismo LITERATURA aula Realismo As Escolas Literárias Barroco 1601 Arcadismo 1768 Romantismo 1836 Realismo 1881 Naturalismo 1881 Parnasianismo 1882 Simbolismo 1893 Pré-modernismo 1902 Modernismo 1922 Realismo

Leia mais

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h Salas de inglês 14/08

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h Salas de inglês 14/08 São Paulo, 24 de maio de 2019. Avaliações Acumulativas 1-2º. Trimestre - 8º. ano - Manhã - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Encaminhamos para organização, supervisão e estudo em anexo, o calendário

Leia mais

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e

TEMAS/DOMÍNIOS Conteúdos Objectivos Tempos Avaliação Textos dos domínios transacional e Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação: 2016-2019 Nº DO PROJETO: POCH-01-5571-FSE-001158 CURSO PROFISSIONAL 11ºANO PORTUGUÊS PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português dos Cursos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

Sapato Tênis (preto, branco ou azul) A partir de março só será permitida a entrada do aluno com o fardamento completo.

Sapato Tênis (preto, branco ou azul) A partir de março só será permitida a entrada do aluno com o fardamento completo. Ensino Fundamental II 1 Material INDIVIDUAL: Caderno; Estojo; Jogo de esquadro e transferidor; Lápis de cor ( caixa com 12 cores); Régua 30cm; Borracha branca macia; Caneta esferográfica; Cola branca comum;

Leia mais

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019

ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019 DISCIPLINA: PORTUGUÊS ITINERÁRIO DE CONTEÚDOS 11ºAV 2018/2019 + 50 Unidade 1- Sermão de Santo António, Padre António Vieira - Contextualização histórico-literária. - Objetivos da eloquência (docere, delectare,

Leia mais

ENTREVISTA COM EDUARDO MOREIRA 1. Entrevista concedida por Eduardo Moreira 2 para Fernanda Pacini 3, sobre o espetáculo Um Molière Imaginário.

ENTREVISTA COM EDUARDO MOREIRA 1. Entrevista concedida por Eduardo Moreira 2 para Fernanda Pacini 3, sobre o espetáculo Um Molière Imaginário. ENTREVISTA COM EDUARDO MOREIRA 1 Entrevista concedida por Eduardo Moreira 2 para Fernanda Pacini 3, sobre o espetáculo Um Molière Imaginário. Fernanda Pacini - Gostaria que começasse falando sobre a escolha

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2018/2019 Ensino Secundário PORTUGUÊS 12º ANO Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Secundário, Metas Curriculares

Leia mais

Gênero poesia: leitura e prazer

Gênero poesia: leitura e prazer Poesia Gênero poesia: leitura e prazer Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, e processos. Ler, de

Leia mais

Profa. Carol Miguel 8º ano

Profa. Carol Miguel 8º ano figuras de linguagem Profa. Carol Miguel 8º ano FIGURAS DE LINGUAGEM As figuras de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos

Leia mais

Planificação Anual. Disciplina de Português

Planificação Anual. Disciplina de Português Planificação Anual Disciplina de Português N.º e nome Módulo Horas Tempos (45 ) Conteúdos de cada módulo 1. Poesia trovadoresca - Contextualização histórico-literária - Espaços medievais, protagonistas

Leia mais

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves EM VERSO E EM PROSA Prosa e Poesia: qual a diferença? A diferença

Leia mais

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Os gêneros literários. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Os gêneros literários O termo gênero é utilizado para determinar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes

Leia mais

Português, Inglês e Redação

Português, Inglês e Redação Português, Inglês e Redação Caderno composto pelas Provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (questões de 01 a 10), de Língua Estrangeira (questões de 11 a 20) e de Redação (01 questão). Duração:

Leia mais

Shakespeare. o gênio original

Shakespeare. o gênio original Shakespeare o gênio original Coleção ESTÉTICAS direção: Roberto Machado Kallias ou Sobre a Beleza Friedrich Schiller Ensaio sobre o Trágico Peter Szondi Nietzsche e a Polêmica sobre O Nascimento da Tragédia

Leia mais

Analise da tutora

Analise da tutora Plano de Aula Grupo 30 Finalidade da aula: Analisar produções literárias artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos; Reconhecer o valor da diversidade artística

Leia mais

ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.)

ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) ROMANTISMO POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) Antes do ROMANTISMO, o Movimento do Arcadismo imperava. Ele iniciou-se com a fundação em Portugal, em 1756,

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS DIDÁTICA 0545/I C/H 68 A didática e o ensino de línguas. O planejamento e a avaliação escolar no processo pedagógico.

Leia mais

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? Introdução O seguinte planejamento de aula foi desenvolvido inicialmente para a cadeira de Metodologia e Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho ANO: 3.º - ANO LETIVO: 2018/19

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 10 9 9 11 11 3.º período 9 10 9 9 10 (As aulas previstas

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Médio 1º Série Profº: Raul Dias Pimenta Disciplina: Literatura Trabalho de recuperação Estudante:. No. "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" Questão 1 Nos trechos abaixo,

Leia mais

PORTUGUÊS MARIA TEREZA

PORTUGUÊS MARIA TEREZA PORTUGUÊS MARIA TEREZA PASSO A PASSO 1. Leitura da fonte bibliográfica; 2. hipótese sobre tipologia e gênero textuais; 3. leitura do título; 4. leitura dos itens; 5. destaque das palavras-chave dos itens;

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

RELAÇÃO DE LIVROS FUNDAMENTAL II - 6º ANO LIVROS DIDÁTICOS

RELAÇÃO DE LIVROS FUNDAMENTAL II - 6º ANO LIVROS DIDÁTICOS RELAÇÃO DE LIVROS 2015 - FUNDAMENTAL II - 6º ANO LIVROS DIDÁTICOS Língua Portuguesa: Redação: Matemática: História: Geografia: Ciências: Espanhol: Inglês: 1. Para Viver Juntos vol. 6 ISBN: 978-85-418-0628-2

Leia mais

GÊNEROS LITERÁRIOS. Dramático, Épico, Narrativo e Lírico

GÊNEROS LITERÁRIOS. Dramático, Épico, Narrativo e Lírico GÊNEROS LITERÁRIOS Dramático, Épico, Narrativo e Lírico O QUE SÃO GÊNEROS LITERÁRIOS? Designam as famílias de obras literárias dotadas de características iguais ou semelhantes. Porém, os gêneros não são

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA 1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal e não verbal. 1.2. Depreender, através de leitura do texto,

Leia mais

Por. Monitor: Bruna Basile

Por. Monitor: Bruna Basile Por. Professor: Eduardo Valladares Monitor: Bruna Basile Funções da Linguagem 30 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto,

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Literatura contemporânea prof. André Araújo Literatura Brasileira Contemporânea Concretismo

Leia mais

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese)

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) 1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) O ROMANTISMO foi um movimento artístico, político, filosófico e literário surgido nas últimas décadas do Século XVIII

Leia mais

VESTIBULAR 2013 GABARITOS E COMENTÁRIOS

VESTIBULAR 2013 GABARITOS E COMENTÁRIOS VESTIBULAR 2013 GABARITOS E COMENTÁRIOS GRUPOS 1, 3 E 4 (1º DIA 14/10/2012) PROVA DISCURSIVA DE PORTUGUÊS E LITERATURA VESTIBULAR PUC-RIO 2013 GABARITO PORTUGUÊS E LITERATURA BRASILEIRA DISCURSIVA ATENÇÃO:

Leia mais

Português. Interpretação de Texto TRT- RJ. Maria Tereza Faria

Português. Interpretação de Texto TRT- RJ. Maria Tereza Faria Português Interpretação de Texto TRT- RJ Maria Tereza Faria 1. Leitura da fonte bibliográfica gênero textual; 2. leitura do título; 3. leitura do enunciado; 4. leitura das alternativas; 5. destaque das

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

Análise de discursos textuais: questões

Análise de discursos textuais: questões Análise de discursos textuais: questões Com base no texto a seguir, responda às questões (1) e (2): Os Poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas

Leia mais

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre Sobradinho-DF, 4 de setembro de 2018. ASSUNTO: CALENDÁRIO E CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO Senhores pais ou responsáveis, Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres, verifique os seguintes

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: 1 Honoré de Balzac ficou mundialmente famoso por sua enorme A comédia humana, obra que reúne quase cem romances e constitui um grande painel da sociedade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA GLORIA GONCALVES DE AZEVEDO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Artigo enciclopédico Este texto gerador é um

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADORA: Professora Tatiana Lantyer

ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADORA: Professora Tatiana Lantyer ÁREA DE CONHECIMENTO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS COORDENADORA: Professora Tatiana Lantyer Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Carla Vasconcellos Produção de Leitura. Seleção de ideias

Leia mais

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade.

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. 1. a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2009. Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES

PROCESSO SELETIVO/2009. Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES PROCESSO SELETIVO/2009 PROCESSO SELETIVO/2009 Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES CONFIRA SEU NOME E NÚMERO DA CARTEIRA IMPRESSOS NA CAPA DESTE CADERNO. A DURAÇÃO DAS PROVAS DE LÍNGUA

Leia mais

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA DÉBORA PATRÍCIA CORRÊA SCAFURA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA ACROBATA DA DOR Cruz e Sousa

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-PORTUGUÊS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-PORTUGUÊS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-PORTUGUÊS DIDÁTICA 0545/I C/H 68 A didática e o ensino de línguas. O planejamento e a avaliação escolar no processo

Leia mais

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL SOE COORDENAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA AVALIAÇÃO - 5ª UNIDADE 6º ANO / 2018 PORTUGUÊS INGLÊS REDAÇÃO MATEMÁTICA ARTES INFORMÁTICA CIÊNCIAS HISTÓRIA GEOGRAFIA

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O ARUPAMNTO D SCOAS JOÃO DA SIVA CORRIA P A N I F I C A Ç Ã 0 S C U N D Á R I O 2 0 1 6-2 0 1 7 DISCIPINA / ANO: Português / 10ºano MANUA ADOTADO: MNSANS, TXTO DITORS STÃO DO TMPO 1º PRÍODO Apresentação

Leia mais

Resolução do simulado fovest Resposta B

Resolução do simulado fovest Resposta B Resolução do simulado fovest 2003 69. Resposta B A resposta pode ser comprovada pela leitura atenta do trecho final do texto, em que se lê: Nós vamos desse julgamento falso ao verdadeiro; oscilamos entre

Leia mais

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores Parnasianismo e Simbolismo Características e principais autores Parnasianismo: Origem do movimento parnasiano: O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma série de antologias denominadas

Leia mais

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - CAAB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - FACL CURSO LETRAS LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE CURSO ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA - PENOA Pai

Leia mais

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda INTRODUÇÃO À LITERATURA Professora Michele Arruda O que é Literatura? A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através

Leia mais

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à linguagem. Figuras sonoras Em contextos

Leia mais

Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase

Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase 1. (UFBA) Poética Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e [manifestações

Leia mais

Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade

Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade Semana de Arte Moderna 13, 15, 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo Antecedentes da Semana A Exposição de Lasar Segall (1913) Revista O Pirralho

Leia mais

07/06/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA

07/06/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA DIEGO AMORIM GRAMÁTICA Ensinamento Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo: Coitado,

Leia mais

Significação das palavras

Significação das palavras PORTUGUÊS Significação das palavras Coerência X Coesão Na maioria das vezes, sentimo-nos despreparados quando estamos diante de uma folha de papel em branco no propósito de fazer uma redação, não é mesmo?

Leia mais

ARTES VISUAIS E LITERATURA

ARTES VISUAIS E LITERATURA Vestibular 2007 1ª Fase ARTES VISUAIS E LITERATURA Instruções Gerais: No dia de hoje (15/11), você deverá responder as questões de Geografia, História, Artes Visuais e Literatura e Raciocínio Lógico-Matemático.

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO PALAVRAS-CHAVE: Modernismo; Carlos Drummond de Andrade; concordância nominal; manifesto. EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

HAMLET Reencontro infantil Reencontro literatura

HAMLET Reencontro infantil Reencontro literatura HAMLET Introdução ao tema William Shakespeare conseguiu como poucos transitar entre gêneros literários tão diferentes, como a comédia, a tragédia e os sonetos. Em geral, foi no teatro que ele deu vida

Leia mais

(PUC-Rio/2005 Adaptada) Texto para as questões 2 e 3:

(PUC-Rio/2005 Adaptada) Texto para as questões 2 e 3: 2º EM Literatura Carolina Aval. Mensal 18/05/12 Textos para a questão 1: Texto I OS SAPOS O sapo tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: Meu cancioneiro É bem martelado (...) Brada em um assomo O sapo tanoeiro:

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO. 1º Semestre

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO. 1º Semestre Estrada do Açude, 250 - Alto da Boa Vista Rio de Janeiro RJ CEP. 20.531-330 Tels.: 2492-2124 /2492-2243 -www.marcelinas. com.br -email:colegiorj@marcelinas.com.br ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO

Leia mais

Apresentação: Pôster FERREIRA, FERNANDO ALVES 1 ; CARVALHO, JOSÉ HERMINIO 2 ; FREITAS, ALAN JOHN DUARTE DE 3 ; FREITAS, JOHNNATAN DUARTE DE 4

Apresentação: Pôster FERREIRA, FERNANDO ALVES 1 ; CARVALHO, JOSÉ HERMINIO 2 ; FREITAS, ALAN JOHN DUARTE DE 3 ; FREITAS, JOHNNATAN DUARTE DE 4 1 A LINGUAGEM POÉTICA COMO ALTERNATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À QUÍMICA E SUAS MÚLTIPLAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE E COM O UNIVERSO Apresentação: Pôster FERREIRA, FERNANDO ALVES 1

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO ANO LETIVO: 2015/2016 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Educação literária Texto literário e texto não literário.

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES 1 NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: Considerado um dos mais importantes romances brasileiros, Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, se inscreveu de forma

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO. Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012

Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO. Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012 Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012 Manual Adotado: Com todas as letras, de Fernanda Costa e Luísa Mendonça Tempos letivos:

Leia mais

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa Leia o fragmento abaixo que serve de base para as questões 01 e 02. Do ponto de vista mais geral da obra de Machado de Assis pode-se afirmar que Memórias Póstumas de Brás Cubas é o mais importante, por

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli ROMANTISMO: POESIA Profa. Brenda Tacchelli INTRODUÇÃO Empenho em definir um perfil da cultura brasileira, no qual o nacionalismo era o traço essencial. Primeira metade do século XIX Com a vinda da corte

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2016

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26/09/2016 Etec: Professora Maria Cristina Medeiros Código:

Leia mais

1. Qual a importância das descrições e dos registros feitos nessa parte do livro para o entendimento da obra?

1. Qual a importância das descrições e dos registros feitos nessa parte do livro para o entendimento da obra? C7S 9ºANO 2016 1. Qual a importância das descrições e dos registros feitos nessa parte do livro para o entendimento da obra? 2. Em suas descrições, Euclides da Cunha faz referência a um jogo de opostos,

Leia mais

Prof. Abimael Luiz de Souza (org.)

Prof. Abimael Luiz de Souza (org.) DICAS ENEM Prof. Abimael Luiz de Souza (org.) abimael@cnsd.com.br Carlos Drummond de Andrade Obras do autor que mais caíram no Enem: "Poema de Sete Faces" e "A Dança e a Alma". Carlos Drummond de Andrade

Leia mais

UFBA - Universidade Federal da Bahia - Sistema Acadêmico R Grade Curricular (Curso) 09/12/ :22. Letras

UFBA - Universidade Federal da Bahia - Sistema Acadêmico R Grade Curricular (Curso) 09/12/ :22. Letras Curso: Letras 402203 Área: Letras Currículo: 2009-2 Turno: Diurno Duração em anos: Mínima 3,5 Média 5 Máxima 7 Titulação: Licenciado em Letras Habilitação: Letras Vernáculas e Italiano-Licenciatura Base

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3 Língua Portuguesa Respostas das Atividades 3 LL.17 2. Em a, temos o objetivo do autor realista: retratar a realidade sem modificá-la, ao contrário dos românticos. Em b, tem-se uma das principais características

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

Ele tomou emprestado sem meu consentimento, ou seja, roubou.

Ele tomou emprestado sem meu consentimento, ou seja, roubou. a paráfrase, que é uma atividade de reformulação de um texto-fonte. Comumente vem marcada por expressões introdutórias como isto é, ou seja, quer dizer, digo, ou melhor, em outras palavras: Ele tomou emprestado

Leia mais

Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2

Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2 Ministério da Educação Marinha Grande 1º Período 2008/2009 Língua Portuguesa 8º Ano Teste de Avaliação Escrita nº 2 Nome: N.º: Turma: B Data: 11 / 12 / 2008 Classificação: % - A Professora: O Enc. de Educ.:

Leia mais

Aprendizagens Essenciais Disciplina de Português 10.º Ano 2018/19 DESCRITORES DO PERFIL Domínios / AE: Conhecimentos, capacidades e atitudes

Aprendizagens Essenciais Disciplina de Português 10.º Ano 2018/19 DESCRITORES DO PERFIL Domínios / AE: Conhecimentos, capacidades e atitudes 1.º Período (Número de aulas previstas: +/- 50) Unidades / Textos Unidade 1 O português: génese, variação e mudança Principais etapas da formação e evolução do português: a) Do latim ao galegoportuguês:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGÛES - 9º ANO 2017-2018 AULAS 1º Período 2º Período 3º Período Totais Aulas previstas (45 minutos) 65 55 39 160 AVALIAÇÃO 4 4 2 10 Observação: Nesta planificação, indicamos apenas

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Téc. de Gestão e Programação de Sist. Informáticos ANO: 2.º - ANO LETIVO:

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES 1 NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: Escritor dos mais aclamados, Machado de Assis representa um dos pontos culminantes da literatura brasileira. Dentro de sua obra, o romance Dom Casmurro

Leia mais