BIOÉTICA. Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIOÉTICA. Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos"

Transcrição

1 BIOÉTICA Prof. Fausto de Souza Aula 1: Introdução à Bioética Conceitos

2 A confusão que acontece entre os conceitos das palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego ethos que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de mores ou morale, significando costumes.

3 Definições O que é moral? Por definição, moral é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada

4 Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Alguns autores explicam Moral como a ciência dos costumes, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório. A Moral resulta de juízos de valores impostos (pela família, pela sociedade, pela religião, pelos códigos, escritos ou não) e que exclui a autonomia (crítica) do indivíduo, trazendo embutida a idéia de prêmio (pelo ato "bom") ou de castigo (pelo ato "mau"). A Moral é resultado da obediência (o oposto da autonomia), sendo representada, na pessoa, essencialmente pelo Superego. Pois assim determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.

5 O que é ética? Por definição, ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

6 A palavra Ética é definida como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. Outro conceito de Ética situa esse ramo da filosofia a partir de uma visão tão autonômica quanto possível de cada ser humano, visando a uma situação teórica de descentramento. Isto significa a tentativa de cada ser humano posicionar-se individualmente com relação às mais variadas situações passíveis de estudo ético, como poderiam ser a pena de morte, a dependência de drogas, o aborto, a engenharia genética etc.

7 A palavra ética procede do vocabulário grego com duas origens possíveis; a primeira, êthos (ήθος), que significa caráter. A segunda origem, ethos (θος), com o sentido de hábito e costume, conjunto de valores e de hábitos consagrados pela tradição cultural de um povo. No latim não existe uma palavra que veio a traduzir o êthos e outra que veio a traduzir o ethos; ambas são representadas pela expressão mos, que significa exatamente os costumes e valores de uma determinada cultura. A palavra moralis foi introduzida por Marco Túlio Cícero ( a.c.) para traduzir o termo ethikos. Assim, originariamente, êthos e mos, caráter e costume, assentam-se num modo de comportamento que não corresponde a uma disposição natural, mas que é adquirido ou conquistado por hábito.

8 O que é a falta destes valores? Amoral 1. Que é privado de qualificação moral; que se situa fora da categoria, por não se referir a fato suscetível de julgamento normativo do ponto de vista do bem e do mal. 2. Diz-se da conduta humana que, suscetível de qualificação moral, não se pauta, pelas regras morais vigentes em um dado tempo e lugar, seja por ignorância do indivíduo ou do grupo considerado, seja pela indiferença, expressa e fundamentada, aos valores morais.

9 O QUE É BIOÉTICA? Bioética é a parte da Ética, ramo da filosofia, que enfoca as questões referentes à vida humana (e, portanto, à saúde). A Bioética, tendo a vida como objeto de estudo, trata também da morte (inerente à vida). Matérias como a engenharia genética, a reprodução assistida, o aborto, o planejamento familiar, a disponibilidade (ou não) de órgãos para transplantes, o suicídio assistido (inadequadamente denominado eutanásia), interessam à pessoa, portanto ao cidadão, sendo que sua regulamentação, procedida democraticamente,é um coroamento dos "direitos da cidadania". Não serão mais colegiados de médicos ou de juízes (ou de qualquer outro grupamento corporativo) que haverão de decidir sobre matérias que dizem respeito aos aspectos mais íntimos da vida de cada ser humano. São eles, somos nós, todos seres humanos, atuando como sujeitos (e não como objetos) de nosso destino, que vamos nos manifestar sobre o que considerarmos adequado ou inadequado, construtivo ou destrutivo, para o nosso convívio em sociedade.

10 Histórico da Bioética Referência: BIOÉTICA (PESSINI, L.; BARCHIFONTAINE, C.P. Problemas atuais de Bioética, pag. 25 a 51) 1962 Em Seattle, WA, EUA, os médicos decidiam quem podia ou não fazer hemodiálise (Ética dos médicos) 1971 primeira utilização do termo bioética por Van Rensselaer Potter, oncologista No aniversário de 30 anos do artigo, criou-se a disciplina Bioética e as primeiras comissões para tratar assuntos como a experimentação em seres humanos, transplantes, suicídio assistido (eutanásia), conceito de início da vida e conceito de morte. Os mesmos pesquisadores de 1962 continuavam atuando na área, e havia necessidade de conduzir as pesquisas científicas para evitar o que acontecia no período nazista, o desenvolvimento científico não pode ocorrer a qualquer custo, deveriam proteger os direitos e bem estar das pessoas.

11 Obra de Referência: Enciclopédia de Bioética (EUA) publicada em 3 edições, em 1978, 1995 e Edição: aborda os valores dos profissionais de saúde, as pesquisas biomédicas e comportamentais influindo ou não na terapêutica, pesquisas com plantas e animais, controle de natalidade, saúde ocupacional; 2 Edição: novas questões como saúde mental, relação profissional da saúde-paciente, fertilidade e reprodução humana, saúde mental, sexualidade e gêneros, transplantes, genética, conceitos de morte, códigos e juramentos e diretrizes éticas de órgãos nacionais e internacionais. 3 Edição: microbioética (clonagem), bioterrorismo, imigração, seguros de saúde, bioética e as religiões (testemunhas de Jeová por exemplo), etc.

12 O que é Deontologia? Deontos, derivado grego - significa dever - juntamente com logus estudo - forma o termo Deontologia. É, portanto, a Deontologia um estudo dos deveres do profissional. Dentro da conceituação acima exposta, de Ética e de Moral, poderíamos chamar a Deontologia de moral da profissão, isto é, o elenco das obrigações que o profissional tem, porque assumiu, com o seu "mundo profissional": o paciente, a família do paciente, a sociedade em geral, o colega, o Estado. A Deontologia, cabendo a conceituação para o exercício profissional dentro de qualquer uma das prestações de serviços de saúde, será uma questão de "dever ser", e não de "ser", de acordo com o que definimos, e defendemos, para a postura ética individual, internamente assumida e progressivamente amadurecida.

13 A palavra deontologia provém da raiz grega deon, deontos e remete à necessidade, à conveniência de alguma coisa. Como o termo deontologia vem geralmente acompanhado da designação de uma determinada profissão (como por exemplo, Código de Deontologia Farmacêutica ), isto passa a significar a conveniência ou necessidade que essa determinada profissão tem, de acordo com suas características, as quais constituem as regras para o exercício dessa profissão. Portanto, a deontologia farmacêutica é um conjunto de regras que indicam o comportamento do indivíduo, na qualidade de membro da profissão farmacêutica, sendo que a essência dessas regras é a de garantir a conveniência ou a utilidade desse grupo social, a fim de que ele possa alcançar melhor as finalidades propostas ao conjunto da sociedade. O conjunto de regras da profissão farmacêutica é determinada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) por meio de Resolução específica, que determina o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, o qual estabelece em seu preâmbulo que o farmacêutico é um profissional de saúde que tem a obrigação de salvaguardar a saúde pública e promover ações que contribuam com a promoção da saúde da comunidade (CFF, 2014).

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética e Moral. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética e Moral Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA E MORAL Embora estejam relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos. Os termos

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro O cidadão é um ator na construção da sociedade, é uma pessoa revestida de plenos direitos civis, politicos e sociais, e a pessoa tem a obrigação de trabalhar pela proteção

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL e PROFISSIONALISMO

ÉTICA PROFISSIONAL e PROFISSIONALISMO Centro Federal de Educação Tecnológica SC Florianópolis 06 de outubro de 2008 ÉTICA PROFISSIONAL e PROFISSIONALISMO Professor Tito Sena MORAL CIÊNCIAS FILOSOFIA ÉTICA JUSTIÇA LIBERDADE ETIMOLOGIA ÉTICA

Leia mais

BIOÉTICA PROF. ARCHANGELO P. FERNANDES

BIOÉTICA PROF. ARCHANGELO P. FERNANDES BIOÉTICA PROF. ARCHANGELO P. FERNANDES 1 DEONTOLOGIA Provem do grego deon, deontos (dever) e logos (tratado). É o estudo dos deveres de um grupo profissional. 2 BIOÉTICA Bioética bios = vida e ética =

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Professor Valter Otaviano CARGO: ATA BANCA: ESAF QUESTÕES: CINCO Edital Concurso MF/ESAF 2014 Comentar sobre o edital Como iremos estudar? 20 aulas Conceitos básicos Exercícios provas

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: MORAL E ÉTICA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio MORAL E ÉTICA Etimologia Ética é originada

Leia mais

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro.

Ética. Ética profissional e sigilo profissional. Professor Fidel Ribeiro. Ética Ética profissional e sigilo profissional Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Ética ÉTICA PROFISSIONAL E SIGILO PROFISSIONAL Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de

Leia mais

Álvaro Luiz Montenegro Valls

Álvaro Luiz Montenegro Valls Álvaro Luiz Montenegro Valls Formação: -Doutorado em Filosofia (1981) Atuação profissional: - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. São Leopoldo - RS Linha de pesquisa: Sistemas éticos

Leia mais

Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética

Por Fernanda Cintra Lauriano Silva. 1 Ética Analisa a ética enquanto influenciadora da conduta ideal e da conduta real dos indivíduos. Demonstra divergência doutrinária entre os conceitos de moral e ética, juízo de fato e juízo de valor e analisa

Leia mais

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume).

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). 1 Ética e Moral: Ética Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). Heidegger: morada do ser. 1 Ética e Moral: Ética Conceito de Ética: É a ciência

Leia mais

INTRODUÇÃO À BIOÉTICA

INTRODUÇÃO À BIOÉTICA INTRODUÇÃO À BIOÉTICA ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO À BIOÉTICA... 4 O que é Bioética?...4 Principais Abordagens Teóricas...4 Temas de Discussão na Bioética... 5 2. A TEORIA UTILITARISTA...7 Origem do Utilitarismo...7

Leia mais

entrevista Obrigações éticas com o paciente e a sociedade

entrevista Obrigações éticas com o paciente e a sociedade entrevista Obrigações éticas com o paciente e a sociedade Arnaldo Zubioli aborda as responsabilidades e a atuação do farmacêutico, o Código de Ética e o ensino da disciplina nas universidades Ex-presidente

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA

DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA DEMOCRACIA, ÉTICA E CIDADANIA Seminário do ENADE Agronomia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária e Estética e Cosmética Profª. Ma. Denise Tatiane Girardon

Leia mais

AULA Demonstrativa. Ética Pública. Ética e Moral Professor Marcelo Camacho.

AULA Demonstrativa. Ética Pública. Ética e Moral Professor Marcelo Camacho. AULA Demonstrativa Ética Pública Ética e Moral Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui para estudar com

Leia mais

A Ética e a Prática Médica

A Ética e a Prática Médica A Ética e a Prática Médica 1 Ética Ciência que tem como objeto o julgamento da apreciação,, ou seja, não da existência de uma idéia mas do seu valor,, de seu grau de perfeição em relação a uma determinada

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

Profa. Dra. Daiane Priscila Simão-Silva PPGBioética - PUCPR

Profa. Dra. Daiane Priscila Simão-Silva PPGBioética - PUCPR Bioética em Triagem Neonatal Profa. Dra. Daiane Priscila Simão-Silva PPGBioética - PUCPR Fonte: /https://www.gazetadopovo.com.br/saude/pesquisadores-paranaenses-estudam-ocancer-de-cortex-adrenal-2zvaacazh4xkxhw5521tyyb7y

Leia mais

ORIGEM DA PALAVRA. A palavra Ética

ORIGEM DA PALAVRA. A palavra Ética ÉTICA ORIGEM DA PALAVRA A palavra Ética é originada do grego ethos,, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral.)[1] [1].. Em Filosofia,

Leia mais

Bioética e Início da Vida. Alguns desafios. São Paulo. 34: B243b

Bioética e Início da Vida. Alguns desafios. São Paulo. 34: B243b CHRISTIAN DE PAUL DE BARCHIFONTAINE Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário São Camilo, Pesquisador do Núcleo de Bioética do Centro Universitário de São Camilo e Reitor do Centro

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: BIODIREITO Código da Disciplina: JUR316 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015 Número

Leia mais

2. Reflexões sobre ética médica no século XXI... 19

2. Reflexões sobre ética médica no século XXI... 19 Índice geral Prefácio........................... 5 Agradecimentos....................... 7 1. Ética, ética médica, bioética................ 9 Walter Osswald Medicina e médicos 10 O juramento hipocrático

Leia mais

ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE ÉTICA E BIOÉTICA EM SAÚDE: dilemas do cotidiano... GYSÉLLE SADDI TANNOUS CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE A BATALHA SANITÁRIA É UMA QUESTÃO SUPRA- PARTIDÁRIA; NENHUMA PESSOA, INSTITUIÇÃO, PARTIDO, AGRUPAMENTO,

Leia mais

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto.

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. MORAL E ÉTICA O homem é um ser dotado de senso moral. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. Senso moral se manifesta em sentimentos, atitudes, juízos de valor Moral vem

Leia mais

Profª: Ana Maria Siqueira

Profª: Ana Maria Siqueira Profª: Ana Maria Siqueira Embora seja um termo bastante amplo, podemos conceituar ética como uma área do saber à qual corresponde o estudo dos juízos de valor referentes à conduta humana, seja tomando

Leia mais

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta

Apresentação do Professor. AAC Ética e Educação. Teleaula 1. Ementa. Organização da Disciplina. Referências para Consulta AAC Ética e Educação Teleaula 1 Prof. Me. Ademir Antonio Engelmann Apresentação do Professor Graduação: Filosofia, Puc/Pr Especialização: Gestão das Escolas Interdisciplinaridade na Ed. Básica Docência

Leia mais

VII Congresso de Bioética de Ribeirão Preto

VII Congresso de Bioética de Ribeirão Preto VII Congresso de Bioética de Ribeirão Preto Bioética: O que é? Para quem? Ribeirão Preto, 20 de agosto de 2015 1 Eclesiastes, 1 9. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS

BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS BIODIREITO PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA 1 1. Conceito de biodireito O biodireito é um novo ramo do estudo jurídico, resultado do encontro entre a bioética e o biodireito. 2 É o ramo do Direito Público que

Leia mais

DEONTOLOGIA PARA NUTRIÇÃO. Profª Joice Trindade Silveira

DEONTOLOGIA PARA NUTRIÇÃO. Profª Joice Trindade Silveira DEONTOLOGIA PARA NUTRIÇÃO Profª Joice Trindade Silveira Dividida em 3 partes: 1. Ética 2. Deontologia 3. Bioética Objetivos Compreender a ética como consciência moral e as responsabilidades do profissional

Leia mais

Prof. Msc. Carlos Alberto Frias Junior. UFMA Universidade Federal do Maranhão

Prof. Msc. Carlos Alberto Frias Junior. UFMA Universidade Federal do Maranhão Prof. Msc. Carlos Alberto Frias Junior UFMA Universidade Federal do Maranhão Ética Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado:

Leia mais

Professor Carlos Eduardo Foganholo

Professor Carlos Eduardo Foganholo Professor Carlos Eduardo Foganholo A bioética é a ética aplicada a vida e, abrange temas que vão desde uma simples relação interpessoal até fatores que interferem na sobrevivência do próprio planeta. O

Leia mais

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade.

Sigilo. Coleguismo Honra. Justiça. Responsabilidade. Zelo. Honestidade. Igualdade. Respeito. Competência Liberdade. Solidariedade. O QUE É ÉTICA? Coleguismo Honra Sigilo Justiça Igualdade Zelo Responsabilidade Honestidade Competência Liberdade Respeito Lealdade Solidariedade Etimologia: Ética= ethos (grego) = costumes, modo de ser,

Leia mais

Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA.

Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA. Moral e Ética Diferenças Fundamentais ÉTICA PROFISSIONAL: BASE ESTRUTURAL PARA A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E RECONHECIMENTO DO SISTEMA. Moral e Ética Diferenças Fundamentais 1ª PARTE ÉTICA E MORAL CONSIDERAÇÕES

Leia mais

1º momento. Definição de Bioética

1º momento. Definição de Bioética 1º momento Definição de Bioética A história Fritz Jahr (1927) Imperativo Bioético Respeita todo ser vivo essencialmente como um fim em si mesmo e trata-o, se possível, como tal Bioética: um panorama sobre

Leia mais

Ética e Responsabilidade Profissional na Gestão de Projetos. Júlio Martorano

Ética e Responsabilidade Profissional na Gestão de Projetos. Júlio Martorano Ética e Responsabilidade Profissional na Gestão de Projetos Júlio Martorano Agenda (1) Vida Social: o campo da ética (2) Ética na vida social e responsabilidade profissional (3) O que é responsabilidade

Leia mais

Ética em pesquisa científica

Ética em pesquisa científica Ética em pesquisa científica Dr. Fernando Carvalho Professor Titular de Farmacologia Departamento de Ciências da Vida DCV Laboratório de Biologia Experimental LABEX Ética Palavra de origem grega, com duas

Leia mais

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - Código de Ética Profissional do Serviço Público (Decreto nº 1.171/1994) Professora Claudete Pessôa 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia:

Leia mais

LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 - A ÉTICA CRISTÃ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CIDADANIA DO CRISTÃO A cidadania celestial é conquistada a partir do reconhecimento do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Campo Laboratório 30 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Campo Laboratório 30 15 Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas Bacharelado Departamento Responsável: Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Marcia

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL 26 DE FEVEREIRO DE 2018 (3ª aula) Sumário da Aula Anterior: Definições de Ética. Teorias consequencialistas e teorias deontológicas. Definições de Bioética. A Bioética enquanto

Leia mais

Componente Curricular: DEONTOLOGIA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO

Componente Curricular: DEONTOLOGIA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: DEONTOLOGIA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM Código: ENF-203 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA 1. Conceito Pode-se definir bioética como o estudo sistemático do comportamento humano no domínio das ciências da vida e dos tratamentos e saúde, na medida em que se examine esse comportamento à luz dos

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Bioética e Legislação em Enfermagem Código: SAU01 Professor: Renata Fernandes do Nascimento E-mail: renata.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 ÉTICA E MORAL O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 Ética e Moral são indiferenciáveis No dia-a-dia quando falamos tanto usamos o termo ética ou moral, sem os distinguirmos. Também

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL 13 & 15 DE FEVEREIRO DE 2013 (3ª aula) Sumário da Aula Anterior: Definições de Ética. Teorias consequencialistas e teorias deontológicas. Definições de Bioética. A Bioética

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP ÉTICA PROFISSIONAL Curso de Engenharia UNIP O QUE É ÉTICA? O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser entendida também

Leia mais

Ética Profissional. Curso de Engenharia de Telecomunicações Legislação Professora Msc Joseane Pepino de Oliveira

Ética Profissional. Curso de Engenharia de Telecomunicações Legislação Professora Msc Joseane Pepino de Oliveira Ética Profissional Curso de Engenharia de Telecomunicações Legislação Professora Msc Joseane Pepino de Oliveira Ética Conceitos e Classificações 1: Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais

Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica. Bem-vindo ao curso! Rosmari Wittmann Vieira

Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica. Bem-vindo ao curso! Rosmari Wittmann Vieira Bem-vindo ao curso! Rosmari Wittmann Vieira Parte 1 Esta EAD é uma disciplina do Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica. E tem como objetivo favorecer a reflexão

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L D E E D U C A Ç Ã O P A R A A C I D A D A N I A ANO LETIVO 2018/2019 1.º Período Áreas temáticas Conteúdos programáticos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL E MEDICINA LEGAL 1º SEMESTRE DE Disciplina semestral

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL E MEDICINA LEGAL 1º SEMESTRE DE Disciplina semestral UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL E MEDICINA LEGAL 1º SEMESTRE DE 2012 PROFs.: BERTA BALTAZAR ELIAS JOSÉ REINALDO DO AMARAL (regente) PATRÍCIA GONÇALVES DE

Leia mais

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE CAA NÚCLEO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL AULA 01 INTRODUÇÃO À ECONOMIA DOS TRANSPORTES Prof. Leonardo Herszon Meira, DSc DEFINIÇÕES

Leia mais

Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos

Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos Ética e Pesquisa: Conceitos Básicos Origem Etimológica Ética Origem Grega Ethos: disposição, caráter Ethiké: ciência do caráter Moral Origem Latina Mos, moris: costume, maneira de se comportar regulada

Leia mais

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social

Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/ Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Anexo II Ata Reunião Extraordinária 11/2013 - Disciplinas do Curso de Mestrado em Direito e Justiça Social Direito, Ética e Justiça Estudo das interações entre Direito, ética e justiça. Origens e compreensões

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA ÉTICA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA ÉTICA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 A Ética e a Cidadania Desde cedo aprendemos a não

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR211 Bioética e Biodireito

Programa Analítico de Disciplina DIR211 Bioética e Biodireito 0 Programa Analítico de Disciplina DIR211 Bioética e Biodireito Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15

Leia mais

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes.

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes Professora Renata Lourdes. renatalourdesrh@hotmail.com CONCEITO DE ÉTICA Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação

Leia mais

Fundamentação da ética

Fundamentação da ética Fundamentação da ética Objeto da ética Problemas: O que é a ética? Que tipo de problemas ela tenta resolver? Por que o ser humano deve ser guiado pela ética e não pelos instintos? Que elemento nos distingue

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

Disciplina de Filosofia. Prof.ª Ana Paula

Disciplina de Filosofia. Prof.ª Ana Paula Disciplina de Filosofia Prof.ª Ana Paula Eixo: Ética Tema: Moral e Ética Objetivo Geral: Refletir sobre os conceitos de Moral e Ética. Reflexão... A Fábula da Convivência [Leitura e Discussão] Imagem ilustrativa

Leia mais

Bioética. POTTER: Ciência da sobrevivência humana numa perspectiva de promover e defender a dignidade humana e a qualidade de vida.

Bioética. POTTER: Ciência da sobrevivência humana numa perspectiva de promover e defender a dignidade humana e a qualidade de vida. Bioética POTTER: Ciência da sobrevivência humana numa perspectiva de promover e defender a dignidade humana e a qualidade de vida. Introdução ao tema Ainda não completou 30 anos. Estabelece-se como movimento

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública AULA DEMONSTRATIVA Administração Pública Ética e Moral Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal!

Leia mais

Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio. Artigo 1.º Objecto

Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio. Artigo 1.º Objecto ( ) Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio. Assim: Ao abrigo do disposto no artigo 101º da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, e nos termos da alínea a) do n.º 1 do

Leia mais

SUMÁRIO. NOTA À 7. a EDIÇÃO 7

SUMÁRIO. NOTA À 7. a EDIÇÃO 7 SUMÁRIO NOTA À 7. a EDIÇÃO 7 1. CONCEITO DE ÉTICA 1 5 1.1 Introdução 15 1.2 Conceito de Ética 18 1.3 Moral absoluta ou relativa? 23 1.4 A classificação da Ética 26 1.4.1 A Ética empírica 27 1.4.1.1 A Ética

Leia mais

Odontologia baseada em evidências:

Odontologia baseada em evidências: 1 Odontologia baseada em evidências: Conceitos e práticas SIMONE TETU MOYSÉS LÉO KRIGER Nos últimos anos, o desenvolvimento de práticas de saúde, quer seja no campo da atenção clínica individual, quer

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 6 GLOSSÁRIO DE PROCESSOS IDENTITÁRIOS Guião de Exploração Um glossário é, usualmente, um dicionário de termos técnicos de uma arte ou ciência, mas é também uma espécie de lista de vocábulos em que

Leia mais

CAPÍTULO 1 O NASCIMENTO DA ÉTICA

CAPÍTULO 1 O NASCIMENTO DA ÉTICA Ética e relações de cidadania Capítulo 1 CAPÍTULO 1 O NASCIMENTO DA ÉTICA 1. O Nascimento da Ética Ética não se constitui num conjunto de pequenas regras, mas em princípios que só podem ser compreendidos

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DATA: 27/12/2017. COMISSÃO: Biotecnologia e Biodireito. PRESIDENTE: Dra. Ana Cláudia S. Scalquette

RELATÓRIO ANUAL DATA: 27/12/2017. COMISSÃO: Biotecnologia e Biodireito. PRESIDENTE: Dra. Ana Cláudia S. Scalquette RELATÓRIO ANUAL DATA: 27/12/2017 COMISSÃO: Biotecnologia e Biodireito PRESIDENTE: Dra. Ana Cláudia S. Scalquette EVENTOS APOIADOS PELA COMISSÃO: A Comissão apoiou o II Congresso Internacional de Biodireito

Leia mais

Ética Prof. Vitor Maciel. iversidade Federal da Bahia

Ética Prof. Vitor Maciel. iversidade Federal da Bahia Ética Prof. Vitor Maciel iversidade Federal da Bahia A Ética responde à pergunta: - Como viver? O que é a Ética? A palavra ética vem do grego ethos, que significa, caráter do sujeito, maneira habitual

Leia mais

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

MANUAL DE CONTROLES INTERNOS CÓDIGOS DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL 4 Códigos de Ética e Conduta Profissional 4.1 - Apresentação O presente código de ética e de conduta profissional estabelece padrões de comportamento e de valores que devem ser seguidos, os quais estão

Leia mais

Dr. Lourenço Stelio Rega Dr. Lourenço Stelio Rega rega@etica.pro.br www.etica.pro.br O que é ética? Ética e a razão da vida Perguntas essenciais da vida: por que nasci? para que nasci? p/ que estou aqui?

Leia mais

ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA

ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA ÉTICA MÉDICA / BIOÉTICA Ética Médica/Bioética Ética estabelece um conjunto de regras de conduta e de postura a serem observadas para que o convívio em sociedade se dê de forma ordenada e justa. Deontologia

Leia mais

A Eutanásia em Portugal

A Eutanásia em Portugal [Escrever texto] [Escrever texto] [Escrever texto] 16-9-2010 A Eutanásia em Portugal [Escrever texto] Página 1 Índice Introdução... 3 A Eutanásia na nossa sociedade... 4 Primeiro estudo feito em Portugal

Leia mais

Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética

Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética Conceito da Ética Destacando as teorias da formação dos conceitos, o objeto e o objetivo da Ética. Definições e Conceitos O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS DR. ULISSES MARTINS MINICUCCI DELEGADO SUPERINTENDENTE ADJUNTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM BATATAIS Data: 21/06/2018 Horário: 20:00h Ética - conceito: Conjunto de normas e atitudes de caráter

Leia mais

Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)?

Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Reflexão e ação 1 Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos (as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a origem dessa exclusão

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÉTICA E BIOÉTICA INSTITUTO LONG TAO

FUNDAMENTOS DA ÉTICA E BIOÉTICA INSTITUTO LONG TAO FUNDAMENTOS DA ÉTICA E BIOÉTICA INSTITUTO LONG TAO ÉTICA DO GREGO ETHOS : Modo de ser, caráter, costume. FILOSOFIA GREGA Ethos : morada do homem ÉTICA Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu

Leia mais

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES)

ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) ROBERTO LAURO LANA ANTÔNIO MACENA DE FIGUEIREDO (COORDENADORES) TEMAS DE DIREITO MÉDICO Editora Espaço Jurídico Lana, Lauro Roberto e Figueiredo, Antônio Macena de. Temas de Direito Médico. Lauro Roberto

Leia mais

Aula 02 CONCEITO DE RAÇA, ETNICIDADE E SAÚDE. 1. Definição de raça

Aula 02 CONCEITO DE RAÇA, ETNICIDADE E SAÚDE. 1. Definição de raça Aula 02 CONCEITO DE RAÇA, ETNICIDADE E SAÚDE Nas últimas décadas, diversos estudos tem mostrado diferenças raciais marcantes na morbimortalidade, no comportamento ante a doença e saúde, no acesso e uso

Leia mais

[CÓDIGO DEONTOLÓGICO]

[CÓDIGO DEONTOLÓGICO] [CÓDIGO DEONTOLÓGICO] Agosto, 2012 ASSOCIAÇÃO DE MEDICINA ENERGÉTICA - IVN PORTUGAL IVN Portugal Rua da Carvalha, nº 570 - Sala 9.1 2400-441 Leiria www.institutovannghi.org ivnportugal@gmail.com Contatos

Leia mais

Unidade: Conceitos de Ética e de Cidadania, valores Unidade e I: normas morais

Unidade: Conceitos de Ética e de Cidadania, valores Unidade e I: normas morais Unidade: Conceitos de Ética e de Cidadania, valores Unidade e I: normas morais 0 Unidade: Conceitos de Ética e de Cidadania, valores e normas morais Antes de começarmos a problematizar situações e casos

Leia mais

Saúde coletiva e Epidemiologia

Saúde coletiva e Epidemiologia Saúde coletiva e Epidemiologia 1. Introdução Saúde pública é a ciência e a arte de prevenir as doenças, de prolongar a vida e melhorar a saúde mental e física dos indivíduos através de políticas de saúde

Leia mais

Legislação e Ética Profissional

Legislação e Ética Profissional Legislação e Ética Profissional Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Formação e ficha profissional: Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas Pregoeiro / Bolsa de

Leia mais

Rodada #1 Ética. Professor Marcelo Camacho

Rodada #1 Ética. Professor Marcelo Camacho Rodada #1 Ética Professor Marcelo Camacho Assuntos da Rodada ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética e função pública.

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA. Profa. Dra Silvia Bertani

LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA. Profa. Dra Silvia Bertani LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Advogada e Empreendedora digital Docente no ensino superior Conteudista e design educacional Doutora em Ciências

Leia mais

CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO. Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013

CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO. Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013 CORPO CLÍNICO DIRETOR TÉCNICO DIRETOR CLÍNICO Dr. Cláudio Bauduino Souto Franzen Março/2013 Resolução CFM nº 1481/1997 RESOLUÇÕES CREMERS NºS 06/01 DE 04.12.2001, 05/02 DE 07.05.2002, 06/2002 DE 21.06.2002

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue Artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

As discussões em torno dos termos: ética, moral e deontologia são muito freqüentes.

As discussões em torno dos termos: ética, moral e deontologia são muito freqüentes. As discussões em torno dos termos: ética, moral e deontologia são muito freqüentes. A palavra ética procede do termo grego ÊTHOS que significa caráter e também ETHOS que significa hábito ou costume. Ética

Leia mais

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira Semiótica Prof. Veríssimo Ferreira Natureza e Cultura Domínio da Natureza Universo das coisas naturais. Domínio da Cultura Universo das práticas sociais humanas. Cultura Fazer humano transmitido às gerações

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso Biodireito BACHARELADO EM DIREITO Código

Leia mais

P P G N U T Programa de Pós- Graduação em Nutrição e Saúde

P P G N U T Programa de Pós- Graduação em Nutrição e Saúde P P G N U T Programa de Pós- Graduação em Nutrição e Saúde F A N U T FACULDADE DE NUTRIÇÃO PLANO DE ENSINO PPGNUT I. IDENTIFICAÇÃO UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO DISCIPLINA: BIOÉTICA

Leia mais