TÉCNICA LINGUAL: UM UP GRADE EM ORTODONTIA ESTÉTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÉCNICA LINGUAL: UM UP GRADE EM ORTODONTIA ESTÉTICA"

Transcrição

1 TÉCNICA LINGUAL: UM UP GRADE EM ORTODONTIA ESTÉTICA 1 The Lingual Technique: An up grade of esthetic orthodontic treatment Luiz Fernando Eto*, Mariana Tinano** *Especialista e mestre em ortodontia pela Puc-Minas; prof. dos cursos de especialização em ortodontia da FOU Itaúna e UNIVALE; presidente da Associação Brasileira de Ortodontia Lingual. **Especialista e mestre em ortodontia pela Puc-Minas Resumo: Esse artigo vem apresentar uma alternativa estética para o tratamento ortodôntico: A Técnica Lingual Essa técnica ortodôntica permite o tratamento de muitos pacientes que não aceitam o uso de aparelhos convencionais. O objetivo desse trabalho é apresentar o histórico dessa técnica assim como suas vantagens e desvantagens e a seleção de casos clínicos favoráveis. A técnica Lingual tem alcançado um grande desenvolvimento científico e atualmente surge como uma alternativa invisível e tecnicamente viável para o tratamento ortodôntico; ressaltando a necessidade de um correto diagnóstico e domínio da técnica pelo profissional. Palavras chave: técnica lingual, bráquetes linguais, ortodontia estética. Abstract: This article introduce an esthetic alternative to orthodontic treatment: The Lingual Technique This orthodontic technique allows the treatment of many patients that don t accept the use of conventional appliances. The purpose of this article is to show the history, advantages and disadvantages and the correct selection of patient to this technique. The Lingual Technique has been getting cientific improvement and in this moment it is a good esthetic option for orthodontic treatment. But to achieve good results is very important get the correct diagnosis of patients and the knowledge of the professional about this technique. Key Words: lingual technique, lingual brackets, esthetic orthodontics. INTRODUÇÃO: É uma realidade incontestável o fato de que a população adulta se faz cada vez mais presente nos consultórios de Ortodontia. Segundo Echarri (2003), a população adulta representa cerca de 50 a 55% dos pacientes tratados em Ortodontia. Nos últimos anos, a ênfase na saúde e na estética tem aumentado consideravelmente e a dedicação com a aparência vem se tornando cada vez mais

2 importante para o bem estar pessoal e, em algumas situações, até mesmo para o sucesso profissional. Estes pacientes adultos, muitas vezes, não aceitam aparelhos vestibulares convencionais e preferem não tratar a ter que usar bráquetes visíveis durante um período de aproximadamente dois anos (Gorman et al.,1983). Neste contexto, a Ortodontia Lingual surge como uma alternativa completamente invisível para satisfazer a demanda de pacientes que buscam tratamento ortodôntico otimizando a estética. 2 REVISÃO DE LITERATURA: A Ortodontia Lingual tem uma história de pouco mais de 30 anos e começou simultaneamente nos EUA e Japão nos anos 70. Nos EUA, o Dr. Kurz em 1975 criou bráquetes linguais pela modificação de bráquetes vestibulares e os utilizou de forma limitada em seu consultório. Seus resultados iniciais o encorajaram a continuar trabalhando em Ortodontia Lingual. Pouco depois, ele e a empresa americana Ormco iniciaram um intensivo programa para desenvolver bráquetes linguais; o protótipo inicial foi sendo aprimorado e atualmente se encontra na sétima geração de bráquetes (Alexander et al.,1982 e 1983) No Japão, o Dr. kinya Fujita, também na década de 70, motivado pela presença de lesões labiais em pacientes ortodônticos que praticavam artes marciais, publicou um artigo descrevendo o designer dos bráquetes linguais e posteriormente os arcos em forma de cogumelo (Fujita,1982). Também nos EUA, foram desenvolvidos sistemas de posicionamento de bráquetes em laboratório, numa tentativa de aprimorar a posição do bráquete na superfície lingual dos dentes (Creekmore,1989). O gráfico 1 mostra a evolução da técnica lingual pelo mundo. No princípio dos anos 70 houve uma febre de ortodontia lingual nos EUA e a crescente expectativa sobre essa alternativa estética forçou os pesquisadores a desenvolver precocemente o aparelho lingual para o uso em alta escala sem a completa finalização das pesquisas. Os ortodontistas começaram a utilizar a técnica sem que seus autores definissem completamente os critérios mecânicos e o controle da mesma, resultando em enorme decepção com a técnica e em seu rápido declínio.a falta de controle mecânico fez com que a maioria dos casos tivessem de ser terminados com aparelhos vestibulares, frustrando pacientes e dentistas (Romano,1998) e gerando um descrédito dos americanos acerca da Técnica Lingual. Já na Europa e Ásia essa técnica foi introduzida com mais critérios, principalmente com o controle mecânico e a finalização dos casos. Atualmente, a Técnica Lingual tem sido realizada com sucesso, principalmente na Europa e Ásia, onde numerosos artigos publicados e congressos na área refletem a atualidade da técnica naqueles continentes. Clínicos estudiosos da Ortodontia Lingual como os Drs. Takemoto, Fillion, Echarri, Romano entre outros apresentam palestras por todo continente mostrando os resultados obtidos por esta técnica em tratamentos que vem sendo realizados com grande sucesso nos últimos 20 anos.

3 3 Gráfico 1: evolução da técnica lingual pelo mundo 1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TÉCNICA: De acordo com Echarri (2003), as principais vantagens são: - o aparelho é invisível, otimizando a estética; - preserva dentes que apresentam manchas e descalcificações, tendo em vista que a colagem é realizada na superfície lingual dos dentes; - em casos de inflamação gengival, esta fica localizada na superfície lingual dos dentes; - não altera o contorno labial; - representa uma opção de tratamento para aqueles pacientes que não aceitam a técnica vestibular - melhores condições biomecânicas, em alguns casos, como mordidas profundas, expansão e protrusão: -facilita a visualização estética dental e facial. Ainda de acordo com Echarri (2003) dentre as desvantagens podemos citar: - o tempo de tratamento é levemente maior em alguns casos; - necessidade de instrumentais específicos para a técnica; - conhecimento da técnica de colagem indireta; - dificuldade de controlar as rotações dentárias; - necessidade de controlar a rotação mandibular; - custo elevado do tratamento.

4 2. SELEÇÃO DE PACIENTE: 4 Segundo Echarri (2003) todos os casos podem ser tratados com Ortodontia Lingual, porém existem casos mais favoráveis. Nestes casos, o paciente deve ser advertido que, para pronunciar determinadas letras, especialmente o r, s, t, e durante a mastigação e deglutição há possibilidade de irritação na língua. Esses problemas, porém são superados em 3 semanas em média. Casos favoráveis - casos com apinhamentos leves na região anterior e com mordida profunda anterior; - superfícies linguais grandes e uniformes e sem restaurações ou coroas; - bom estado gengival; - paciente colaborador; - paciente classe I esquelética; - paciente mesofacial e braquifacial moderado. Casos desfavoráveis - paciente dolicofacial; - casos que necessitem de máxima ancoragem; - superfícies linguais curtas e fraturadas; - presenças de coroas e restaurações múltiplas; - paciente pouco colaborador. 3. CONFECÇÃO DO APARELHO LINGUAL: Moldagem Como a Técnica Lingual utiliza um sistema de colagem indireta, as moldagens realizadas devem ser as mais exatas e fiéis possível;nenhum procedimento clínico deverá ser realizado entre a moldagem e a colagem dos bráquetes linguais, tendo em vista que qualquer alteração poderá atrapalhar o encaixe das moldeiras de transferência. Portanto, nesse período não deverão ser realizadas exodontias, desgastes interproximais, profilaxia e nem ser utilizado nenhum tipo de aparelho (Romano, 1998). Posicionamento dos bráquetes em laboratório Existem várias formas de posicionar os bráquetes em laboratório. Neste artigo destacaremos as quatro mais usadas em nosso meio. Dessas quatro técnicas, duas delas necessitam de confecção de modelos set-up ; e as outras duas não, sendo os bráquetes colados diretamente no modelo da má oclusão (Romano, 1998)

5 1.) Técnicas que necessitam de modelos set-up : 5 Class System Em resumo significa Serviço de Montagem de Aparelhos Linguais por Set-up e consiste basicamente dos seguintes passos: obtenção de modelos e montagem em articulador; confecção de modelos set-up com a correção da má oclusão. Um instrumento posicionador de bráquetes linguais define a posição dos mesmos respeitando a posição ideal do dente no arco. Ao se aproximar da superfície lingual do dente, os possíveis espaços remanescentes entre os bráquetes e os dentes do modelos de gesso devem ser preenchidos com resina, formando aí uma base para cada bráquete. Esta base irá determinar os movimentos dos dentes nos três planos do espaço (1 a, 2 a e 3 a ordem). A fig. 1 mostra um dos passos desta técnica (Scholz e Swartz, 1982). Figura 1: Class Sistem MBP São as iniciais de Mushroom Bracket Positioner (Kyung,2002). Este é um sistema onde os bráquetes são posicionados em uma lâmina adaptada para o arco em forma de cogumelo. A partir desta lâmina os bráquetes são aderidos à superfície lingual dos dentes por meio de resina fotopolimerizável. Posteriormente sobre cada bráquete é posicionada uma moldeira individual que permitirá sua transferência para a boca do paciente. A fig. 2 mostra o MBP preconizado pelo Dr. Kyung.

6 6 Figura 2: MBP (Prof.Kyung) 2.) Técnicas que não necessitam de modelos set up Targ Unit Torque Angulation Reference Guide é uma máquina para posicionar os bráquetes linguais em laboratório. Basicamente se utiliza um posicionador individual para cada dente e se posiciona o bráquete lingual diretamente no modelo de má oclusão. Esse sistema desenvolvido pela Task Force apresenta algumas deficiências como a falta de precisão da medida da espessura vestíbulo lingual. Ela foi aprimorada por Fillion (1989) que desenvolveu a Targ Unit II que uniu a máquina original a um aparelho para medir a espessura do dente. Slot Machine Foi desenhado por Creekmore (1989) para o posicionamento de seus próprios bráquetes linguais CONCEAL de slot vertical. Essa máquina dispõe de acessórios para medição de altura e espessura vestíbulo lingual e foi adaptada para bráquetes de slot horizontal por Echarri (1998). Essa etapa de laboratório é muito importante porque permite um exato posicionamento dos bráquetes e permite também realizar menos dobras de compensação nos arcos de finalização e diminuição das recidivas. A fig. 3a e 3b mostram detalhes de uma Slot Machine.

7 7 Figuras 3a e 3b Slot Machine (Prof. Pablo Echarri) Moldeiras de Transferência As moldeiras de transferência dos bráquetes linguais para a boca através da colagem indireta podem ser : 1.) Moldeiras de Silicona A pasta leve deve ser aplicada sobre o modelo com os bráquetes. Em seguida, o material de moldagem pesado será colocado sobre os dentes, recobrindo-os de tal forma que tenhamos uma boa referência de posição para trabalharmos na boca. A moldeira poderá ser cortada em três segmentos, na região de caninos. Após a remoção dos três segmentos, o conjunto estará pronto para ser levado para a boca para a transferência dos bráquetes (Romano, 1998). A fig. 4 mostra uma moldeira de transferência de silicona.

8 8 Figura 4: moldeira de silicona 2.) Moldeiras Termoplásticas Essa moldeira é confeccionada com um material plástico. Duas camadas de moldeira deverão ser feitas com placas de 1,5mm. A primeira será um material borrachóide (bioplast) que em seguida será coberto por uma placa mais dura e transparente (biocril). Essa moldeira deverá ser recortada em três segmentos e levada para a boca de maneira semelhante à moldeira de silicona (Echarri, 2003). Atualmente, o prof. Scuzzo, em seus cursos, tem sugerido a utilização de uma moldeira feita com cola quente. A fig.5 mostra um exemplo de moldeira feita com cola quente. Figura 5: moldeira de cola quente

9 9 3.) Moldeiras de Transferências Unitárias Sobre cada bráquete é construída uma moldeira de transferência individual com resina acrilíca fotopolimerizável, permitindo assim a individualização da colagem e a reposição precisa dos bráquetes que soltarem. Esta representa sua maior vantagem (Kyung, 2002). A fig. 6 mostra uma moldeira de transferência unitária. Figura 6: moldeira de transferência unitária Colagem indireta do aparelho Os bráquetes são assentados mediante uma colagem indireta e se realiza uma seqüência de arcos. Esta seqüência contém entre 4 e 7 arcos por maxilar dependendo do caso. Previamente a colagem, deve-se aumentar a retenção tanto na base dos bráquetes quanto no esmalte lingual dos dentes, utilizando-se para isto um jato de óxido de alumínio. Para permitir uma perfeita adesão um sistema especial é utilizado: Sondhi Indirect Bonding da Unitek. Nesse sistema um líquido A é aplicado sobre as bases dos bráquetes que estão acoplados nas moldeiras de transferência, e um outro líquido B é aplicado sobre os dentes. A moldeira de transferência deve ser pressionada durante 5 minutos para que através da mistura dos líquidos A e B ocorra adesão dos bráquetes aos dentes. A moldeira deve ser removida através de um movimento horizontal ao nível dos bráquetes (Smith, 1986). As figs. 7a e 7b mostram alguns momentos da colagem indireta.

10 10 Figura 7a: colagem indireta Figura 7b: colagem indireta

11 Após a colagem indireta, em casos de sobremordida, pode-se notar a abertura da mordida posterior provocado pelo contato dos incisivos inferiores nos bite-planes dos bráquetes superiores. A fig. 8 mostra a desoclusão imediata da mordida posterior após a colagem dos bráquetes. 11 Figura 8: desoclusão posterior Formato dos fios ortodônticos Segundo Fujita (1979), a forma dos arcos utilizados no aparelho lingual é especial e se chama mushroom archwire que quer dizer arco em forma de cogumelo. Essa forma serve para compensar a diferença de espessura vestíbulo-lingual entre o canino e o prémolar. Os arcos são preformados com diferentes distâncias entre in-sets, e são em sua maioria de níquel de titânio ou TMA. A fig. 9 mostra um fio mushroom pré-formado. A forma de realizar ligaduras também são diferentes e específicas para a técnica; se utilizam ligaduras duplas (doubleovertie) e ligaduras de Scott (Romano,1998 e Echarri, 2003).

12 12 Figura 9: Fio Mushroom posicionado CONCLUSÃO: A técnica lingual é uma técnica ortodôntica que permite tratar todos os tipos de má oclusão, porém se encontra mais indicada para alguns pacientes. Mediante uma correta seleção do paciente e um correto diagnóstico, podemos obter muito êxito com esta técnica. Ela permite o tratamento de muitos pacientes adultos que não se adaptam com os bráquetes visíveis vestibulares. A Ortodontia Lingual é praticada ininterruptamente por muitos ortodontistas há mais de trinta anos e possui um protocolo de conduta, que se seguido adequadamente, permite resultados satisfatórios à semelhança da Ortodontia Vestibular. No Brasil, existe uma associação formada para estudar e aperfeiçoar as aplicações da técnica lingual: a ABOL (Associação Brasileira de Ortodontia Lingual). Sua intenção é permitir, com foco constante na seriedade profissional e capacitação de seus membros, a compreensão total da técnica utilizando-se de embasamento científico e aprimoramento constante da conduta clínica. ( Podemos, pelo exposto na literatura afirmar que a técnica lingual não veio para substituir a vestibular e sim completá-la, principalmente onde existe a necessidade, por parte do paciente, de um trans-operatório otimizando a estética.

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 13 ALEXANDER, C.M et al. Lingual Orthodontics: A Status Report: part 1 J Clinic Orthod, Boulder 1982; 16: ALEXANDER, C.M et al. Lingual Orthodontics: A Status Report: part 6 Patient and Practice Management. J Clinic Orthod 1983; 17: CREEKMORE, T. Lingual Orthodontics: Its Renaissance Am J Orthod Dento Facial Orthop 1989; 96(12): ECHARRI, P. Procedimiento para el Posicionamento de Brackets em Ortodoncia LinguaL. Ortodoncia Clínica; :69-77 ECHARRI, P.Ortodoncia Lingual: Técnica Completa Paso a Paso.Barcelona: Nexus Ediciones; FILLION, D.Orthodontie Linguale:Systemes Positionnement des Attaches au Laboratoire. L`Orthodontie Francaise; 1989; 60: FUJITA, K. Multilingual- Bracket and Mushroom Archwire Tecnique. Am J Orthod 1982; (82): FUJITA, K. New Orthodontic treatment with lingual bracket and mushroom archwire appliance. Am J Orthod 1979; 76: GORMAN, J.C, HILGERS, J.J, SMITH, J.R. Lingual Orthodontics: A Status Report: part 4. Diagnons and Treatment Planning. J Clinic Orthod, Boulder 1983; (17): KYUNG, H.M; PARK, H.S; SUNG, J.H. The Mushroom Bracket Positioner for Orthodontic. J Clinic Orthod 2002; 36: ROMANO, R. Lingual Orthodontics Hamilton: B. C. Decker; SCHOLZ, R.P., SWARTZ, M.L. Lingual Orthodontics- A status Report Part 3. Indirect Bonding- Laboratory and clinical Procedures. J Clin Orthod 1982; 16: SMITH, J.R, GORMAN, J.C, KURZ, C, DUNN, R.M. Keys to Success in Lingual Therapy: part 1. J Clinic Orthod, Boulder 1986; (20): TAKEMOTO, K. Extraction mechanics in Lingual Orthodontics. Proceedings and Abstract. In: First Congress of European Society of Lingual Orthodontics;1993; june; Lido di Venezia;1993. p

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE Fernando Pedrin Carvalho Ferreira Colaboradores: Renata Rodrigues de Almeida Pedrin Bolivar Pimenta Junior 01. Aparelho Ortodôntico Fixo 02. O Tratamento Ortodôntico

Leia mais

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios Série Aparelhos Ortodônticos BITE BLOCK A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios da ortodontia. Persiste uma preocupação, não só quanto ao diagnóstico e planificação

Leia mais

Sistema Kairalla/Graziane para colagem do bráquete lingual em modelo de set up prototipado

Sistema Kairalla/Graziane para colagem do bráquete lingual em modelo de set up prototipado Artigo Original Original article Sistema Kairalla/Graziane para colagem do bráquete lingual em modelo de set up prototipado Kairalla/Graziane system for bonding lingual bracket in prototyped set up model.

Leia mais

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO

Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Filosofia do Tratamento Ortodôntico com Braquetes Autoligáveis Passivos ROGÉRIO SCHMIDT ARMANDO Cap. 01 Biomecânica com Braquetes Autoligados 24 Cap. 02 Uso da Eficiência nos Braquetes Autoligados 70 Cap.

Leia mais

Estabelecimento do Nível Oclusal Posterior com Plataforma de Mordida

Estabelecimento do Nível Oclusal Posterior com Plataforma de Mordida Estabelecimento do Nível Oclusal Posterior com Plataforma de Mordida Celestino Nóbrega, MDS, São José dos Campos, SP, Brasil Joshua Z. Epstein, DMD, New Jersey, Estados Unidos Martin B. Epstein, DSS, New

Leia mais

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação.

Bráquetesq. metálicos cerâmicos plásticos. corpo; base (superfície de contato). fio). aletas; fixação. Bráquetesq metálicos cerâmicos plásticos Composição i ã : corpo; encaixe ou slot (abriga o fio). aletas; fixação. base (superfície de contato). Bráquetes á t simples e duplo. Bráquetes á t para colagem

Leia mais

Fechamento de espaços em Ortodontia Lingual emprego de pônticos estéticos

Fechamento de espaços em Ortodontia Lingual emprego de pônticos estéticos Coluna Como se Faz Fechamento de espaços em Ortodontia Lingual emprego de pônticos estéticos Spaces closure in Lingual Orthodontics aesthetic pontics use Acácio Fuziy 1 Marcos Gabriel do Lago Prieto 2

Leia mais

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

Técnica Straight Wire

Técnica Straight Wire Individualização de Braquetes na Técnica Straight Wire Os braquetes Straight-Wire a serviço do ortodontista. Esta frase define bem o que estamos buscando com a nossa proposta de individualização de braquetes

Leia mais

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA PLCS TIVS 02 CPÍTULO PLC DE HWLEY COM MOL placa de Hawley é um aparelho removível muito utilizado em Ortodontia. É usado também após a finalização da Ortodontia corretiva com a finalidade de manter a estabilidade

Leia mais

CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos

CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos CURSOS ICMDS Protectores Bucais Desportivos OBJECTIVOS GERAIS Promover o desporto, sem lesão, a nível estomtognático utilizando Protetores Bucais de Alta Performance. ESPECIFICOS Capacitar o Formando a

Leia mais

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ

pág. 1 Rua Caruaru, casa 1 - Grajaú - Rio de Janeiro / RJ Planos de Cera março. 2014 pág. 1 PLANOS DE ORIENTAÇÃO Pode-se dizer que a fase do plano de cera equivale à confecção de um projeto de engenharia. Essa fase deve ser atentamente observada, avaliada e,

Leia mais

SOLUÇÕES PARA ORTODONTIA. Guia de Referência de Produtos Odontológicos

SOLUÇÕES PARA ORTODONTIA. Guia de Referência de Produtos Odontológicos SOLUÇÕES PARA ORTODONTIA Guia de Referência de Produtos Odontológicos 3M Oral Care. Ciência que conecta você a um mundo de soluções em Odontologia. A rapidez e a simplicidade no trabalho do profissional

Leia mais

Mestre em Ortodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNAERP.

Mestre em Ortodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNAERP. ARTIGO INÉDITO Análise dos efeitos da posição vertical dos braquetes linguais em pacientes com sobremordida, seguindo os princípios laboratoriais BBS (Bacci Bonding System) Resumo / Introdução / O aparelho

Leia mais

Avaliação da força de tração em braquetes colados pela técnica indireta com diferentes sistemas de adesão

Avaliação da força de tração em braquetes colados pela técnica indireta com diferentes sistemas de adesão A r t i g o In é d i t o Avaliação da força de tração em braquetes colados pela técnica indireta com diferentes sistemas de adesão André Tortamano*, Fábio Nauff**, Sandra Regina Frazatto Naccarato***,

Leia mais

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária.

Prótese parcial fixa em metalo cerâmica. Prótese parcial fixa em metalo plástica. Paciente com grande perda de estrutura dentária. Resumo de especialidades: Plano PLUS, Prótese parcial fixa em metalo cerâmica As coroas e próteses em metalocerâmica são uma opção para pessoas que perderam um ou mais dentes. Prótese parcial fixa em metalo

Leia mais

Programa intensivo em Sistema CCO

Programa intensivo em Sistema CCO Programa intensivo em Sistema CCO Porto, Março e Abril 2019 Dr. Armando Dias Da Silva Sistema CCO O Sistema Complete Clinical Orthodontics (CCO ), desenvolvido pela Dentsply Sirona, constitui a evolução

Leia mais

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2 Série Aparelhos Ortodônticos GRADE PALATINA GRADE PALATINA A grande preocupação atual em identificar-se as características de uma má oclusão nos sentidos transversal e vertical, deve-se ao fato de que

Leia mais

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle

Overlays indiretas de compósitos nano-híbridos nas correções oclusais classe II de angle www.kulzer.com.br Variotime Bite / Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Diagnóstico Paciente Sr. G. M., sexo masculino, 28 anos de idade. Oclusão CL II de Angle com

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA LIANA LIMA PINHEIRO

ACADEMIA BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA LIANA LIMA PINHEIRO ACADEMIA BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA LIANA LIMA PINHEIRO DESCRIÇÃO DOS SETE TIPOS DE BRAQUETES LINGUAIS PRÉ-FABRICADOS DISPONÍVEIS NO BRASIL E COMPARAÇÃO ENTRE ELES, INCLUINDO VANTAGENS E DESVANTAGENS DE

Leia mais

Ade são. Coesão do A. de União. Ade são Esm X. Coesão do Esmalte. Coesão do. dos bráquetes: X Brq

Ade são. Coesão do A. de União. Ade são Esm X. Coesão do Esmalte. Coesão do. dos bráquetes: X Brq Colagem Colagem X Bandagem de Bráquetes Dificuldade de higienização Complexidade e morosidade de execução clínica Comprometimento da estética Simplicidade Diminuição do tempo de cadeira Melhor estética

Leia mais

1. Introdução. 2. Torque. Centro de Pós Graduação em Ortodontia

1. Introdução. 2. Torque. Centro de Pós Graduação em Ortodontia 1. Introdução Com o surgimento dos acessórios pré-programados, a aplicação do torque passou a ser realizada de duas formas distintas: Pela torção do fio retangular em torno do longo eixo (técnica Edgewise)

Leia mais

CURSOS ICMDS ORTODONTIA LINGUAL - sistema STb

CURSOS ICMDS ORTODONTIA LINGUAL - sistema STb CURSOS ICMDS ORTODONTIA LINGUAL - sistema STb DESCRIÇÃO O programa do curso abrange tópicos indispensáveis para o aprendizado da técnica lingual, incluindo o estudo de todos os tipos de braquetes linguais

Leia mais

CONFORTO E FONAÇÃO COM A NOVA GERAÇÃO DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS LINGUAIS INDIVIDUALIZADOS

CONFORTO E FONAÇÃO COM A NOVA GERAÇÃO DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS LINGUAIS INDIVIDUALIZADOS CONFORTO E FONAÇÃO COM A NOVA GERAÇÃO DE BRÁQUETES ORTODÔNTICOS LINGUAIS INDIVIDUALIZADOS Comfort and phonation with new generation of individualized lingual orthodontics brackets Adriano Marotta Araújo

Leia mais

Ortodontia lingual: técnicas laboratoriais de montagem

Ortodontia lingual: técnicas laboratoriais de montagem Dica Clínica Ortodontia lingual: técnicas laboratoriais de montagem Maria Christina de Souza Galvão*, Liliana Ávila Maltagliati**, Silvana Bommarito** Resumo O sucesso do tratamento ortodôntico com Ortodontia

Leia mais

Má oclusão Classe II, 2ª Divisão de Angle, com sobremordida acentuada

Má oclusão Classe II, 2ª Divisão de Angle, com sobremordida acentuada C a s o C l í n i c o B B O Má oclusão Classe II, 2ª Divisão de Angle, com sobremordida acentuada Paulo Renato Carvalho Ribeiro* Resumo Este relato de caso descreve o tratamento ortodôntico de uma paciente

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7007 Prótese Total Pré-Clínica Departamento ODT - Odontologia

Leia mais

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol Arcos, Fios e Molas Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol 38 Arcos de Nitinol Termo Ativado Este fio é ativado pelo calor da boca e

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA OBJETIVO: Preparar cirurgiões dentistas clínicos para o atendimento ortodôntico dentro de uma técnica moderna, completa e mundialmente reconhecida. O programa

Leia mais

Ortodontia lingual 2D passo a passo Step by step 2D lingual orthodontics

Ortodontia lingual 2D passo a passo Step by step 2D lingual orthodontics 73 Ortodontia lingual 2D passo a passo Step by step 2D lingual orthodontics lexandre Moro 1 Mercia Daisy Dique ié 2 Saulo Kfouri Lopes 2 Patrícia Locatelli lves 2 Marcus Ferioli da Silveira 2 Resumo Técnica

Leia mais

Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas

Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas DICAS DE PRÓTESE LABORATORIAL Por que é importante? O que é necessário? Enceramento subgengival : controlando o perfil de emergência em reabilitações implantossuportadas MALTA BARBOSA, João Residente,

Leia mais

06/07/12 OBJETIVOS DE TRATAMENTO. Saúde periodontal. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm. Robert C.

06/07/12 OBJETIVOS DE TRATAMENTO. Saúde periodontal. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm. Robert C. Segundo TWEED, deve-se realizar uma retração anterior de 2,8mm Saúde periodontal 1 ATMs funcionais Oclusão Funcional Estética Facial Estabilidade Auto-ligado O conceito de Auto-ligado não é Novo Dr. Jacob

Leia mais

Ortodontia com Excelência

Ortodontia com Excelência Ortodontia com Excelência n a b u s c a d a p e r f e i ç ã o c l í n i c a SUMÁRIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Sistema Autoligado - Biomecânica de Tratamento O Arco do Sorriso na Ortodontia Smile Arc

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h

Leia mais

Aparelho de Protrusão Mandibular FLF

Aparelho de Protrusão Mandibular FLF Aparelho de Protrusão Mandibular FLF FLF Mandibular Protusion Apparates Coluna Como Se Faz José Fernando Castanha Henriques 1 Deborah Brindeiro 2 Wilana Moura 3 Introdução A má oclusão de Classe II é a

Leia mais

ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS

ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS ATLAS DE CONFECÇÃO DE DISPOSIIVOS MECÂNICOS Registro ANVISA nº 80519210001 Relação dos componentes do Sistema SAO Registro ANVISA dos componentes do Sistema SAO: 80519210001 Edição 1208-00-01 Página 1

Leia mais

LAB. - Laboratório multidisciplinar (37) quadro branco e Multimídia B.A. - Banheira para Typodont (04)

LAB. - Laboratório multidisciplinar (37) quadro branco e Multimídia B.A. - Banheira para Typodont (04) CRONOGRAMA DE AULAS DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ORTODONTIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC TURMA (04/12 04/14) VII - NOTURNO (30/03/2012) S.A. - Sala de aula com Multimídia Q. B. - Quadro

Leia mais

SR Vivodent S PE. Carta de formas de dentes. O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas. Vivodent.

SR Vivodent S PE. Carta de formas de dentes. O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas. Vivodent. SR S PE Vivodent O dente com estética excepcional para necessidades sofisticadas Carta de formas de dentes SR Vivodent S PE SR Orthotyp S PE PEQUENO SR Vivodent S PE A22 A44 9.6 A11 9.3 41.6 7.9 41.3 7.7

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/6 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 280,0000 42.000,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

Fundada em 1991 por Dr. Celestino Nóbrega, a ORTOGEO já teve a honra de formar mais de colegas.

Fundada em 1991 por Dr. Celestino Nóbrega, a ORTOGEO já teve a honra de formar mais de colegas. Fundada em 1991 por Dr. Celestino Nóbrega, a ORTOGEO já teve a honra de formar mais de 1.000 colegas. Dr Celestino Nóbrega é ortodontista, especialista, Mestre e Doutor, pós-graduado nos Estados Unidos

Leia mais

Sistema de. ImplanteDentário. Catálogo 2014 / 2015

Sistema de. ImplanteDentário. Catálogo 2014 / 2015 Sistema de ImplanteDentário Catálogo 2014 / 2015 Implantes 6 7 Implante Cilíndrico com encaixe Hexagonal Externo 01710 01751 11,5 mm 01823 00970 01878 1 01900 01906 01919 11,5 mm 01937 01963 01986 1 02021

Leia mais

A prática da nova Ortodontia Lingual estudo de casos

A prática da nova Ortodontia Lingual estudo de casos Seção Ortodontia Lingual A prática da nova Ortodontia Lingual estudo de casos The practice of new Lingual Orthodontics case study Henrique Bacci 1 César Augusto Flores Bravo 2 Resumo Os recentes avanços

Leia mais

Resumo. Abstract ISSN Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo 2015; 27(1): 14-9, jan-abr

Resumo. Abstract ISSN Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo 2015; 27(1): 14-9, jan-abr POSICIONADORES DE BRAQUETES ORTODÔNTICOS REVISÃO DE LITERATURA E DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PATENTE * ORTHODONTIC BRACKETS POSITIONING LITERATURE REVIEW AND DEVELOPMENT OF A PATENT PROJECT * Fernando

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6

APRESENTAÇÃO DO APARELHO (FIG. 1) a) base acrílica b) mola coffin c) arco vestibular d) alças bucinadoras FIGURA 5 FIGURA 6 Série Aparelhos Ortodônticos BIONATOR INTRODUÇÃO As más oclusões de Classe II apresentam etiologias distintas, de natureza esquelética, dentária ou a combinação de ambas. O diagnóstico diferencial é de

Leia mais

Alternativas para a fixação da contenção fixa ântero-inferior durante a colagem

Alternativas para a fixação da contenção fixa ântero-inferior durante a colagem Dica Clínica Alternativas para a fixação da contenção fixa ântero-inferior durante a colagem Lívia Barbosa Loriato*, André Wilson Machado*, José Maurício de Barros Vieira** Resumo A fase de contenção após

Leia mais

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO CURSO DE MESTRADO EM ORTODONTIA RESISTÊNCIA À DESCOLAGEM POR CISALHAMENTO DE BRAQUETES LINGUAIS COLADOS COM E SEM A APLICAÇÃO PRÉVIA DE JATO DE ÓXIDO DE ALUMÍNIO NO ESMALTE.

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/5 Lote: 1 1 150,00 UN PRÓTESES PARCIAIS REMOVÍVEIS (ESTRUTURA 250,0000 37.500,0000 METÁLICA) DEVERÁ TER SUA ESTRUTURA CONFECCIONADA COM LIGA METÁLICA DE CROMO COBALTO, A QUAL PASSARÁ POR PROCEDIMENTO

Leia mais

Correção estética da biprotrusão técnica lingual

Correção estética da biprotrusão técnica lingual Trabalho original Ortoclínica Correção estética da biprotrusão técnica lingual esthetic correction of biprotrusion lingual technique Marcos Gabriel do Lago Prieto 1, cácio Fuziy 2, Lucas Tristão Prieto

Leia mais

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto www.kulzer.com.br Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Relato de caso clínico Paciente E.T.C. sexo feminino de 64 anos indicada para tratamento reabilitador, relata

Leia mais

Manual de Colagem Ortodôntica Direta

Manual de Colagem Ortodôntica Direta Manual de Colagem Ortodôntica Direta Até o início da década de 70 os tratamentos ortodônticos eram realizados soldando os bráquetes às bandas em todos os dentes. Introdução Após o advento da técnica do

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO

INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO Cores SR Vivodent S PE: 11 Cores PE (01, 1A, 2A, 1C, 2B, 1D, 1E, 2C, 3A, 3E, 4B. Seleção de cores As cores dos dentes são determinadas com a ajuda de uma escala de cores disponível

Leia mais

Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento.

Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento. Série Considerações Clínicas. Para ajudar você a tratar com mais segurança. Apinhamento. É mais previsível tratar apinhamento com alinhadores Invisalign se... dentes anteriores estão retroincinados ou

Leia mais

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR

DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR DEGUS TAÇÃO CORTESIA DO EDITOR 01 02 PREPAROS DENTÁRIOS Os 5W s A previsão do tipo de preparo dentário a ser executado depende, basicamente, do relacionamento entre material restaurador selecionado, volume

Leia mais

ORTODONTIA LINGUAL NOVAS PERSPECTIVAS NA ESPECIALIDADE Lingual orthodontics: new perspectives in specialty

ORTODONTIA LINGUAL NOVAS PERSPECTIVAS NA ESPECIALIDADE Lingual orthodontics: new perspectives in specialty ORTODONTIA LINGUAL NOVAS PERSPECTIVAS NA ESPECIALIDADE Lingual orthodontics: new perspectives in specialty Marcus Vinicius CREPALDI 1, Adriana Crepaldi 2, Sergio Ricardo Campos Maia 3, Débora Santos de

Leia mais

Prof. Celestino Nóbrega ROTH. Especialista em Ortodontia Mestre em Radiologia International Program director da NYU

Prof. Celestino Nóbrega ROTH. Especialista em Ortodontia Mestre em Radiologia International Program director da NYU Prof. Celestino Nóbrega Especialista em Ortodontia Mestre em Radiologia i International Program director da NYU Pós Graduado em Oclusão Funcional RWC Burlingame - USA C.E. Bimler Institut Kieferortopädishe

Leia mais

Abstract. Resumo. Orthodontic Sci. Pract. 2011; 4(16): Artigo original (Original article) Marcelo Marigo 1 Guilherme Marigo 2

Abstract. Resumo. Orthodontic Sci. Pract. 2011; 4(16): Artigo original (Original article) Marcelo Marigo 1 Guilherme Marigo 2 748 As mordidas abertas anteriores são mais difíceis de serem corrigidas com a técnica lingual? The anterior open bites are more difficult to be corrected with the lingual technique? Marcelo Marigo 1 Guilherme

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso ORTODONTIA LINGUAL UMA ALTERNATIVA ESTÉTICA PARA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO BRUNA DIAS Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE

Leia mais

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray PRODUTOS ANGELUS Linha Clàriant Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus Office Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray A LINHA INOVADORA DE CLAREAMENTO DENTAL DA ANGELUS São produtos

Leia mais

Dr. Marco. Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica

Dr. Marco. Fechamento de Diastema com Resina Composta Direta como Método Eficaz Estético e Funcional Após Finalização Ortodôntica INTRODUÇÃO Atualmente a procura pela estética e boa aparência do sorriso proporciona ao mercado desenvolvimento de novas técnicas e novos materiais para suprir as necessidades dos pacientes, ou seja, o

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA LINGUAL: REVISÃO DE LITERATURA

A EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA LINGUAL: REVISÃO DE LITERATURA 1 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE FUNORTE Rafael Brasiliano de Amorim A EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA LINGUAL: REVISÃO DE LITERATURA Salvador 2012 2 Rafael Brasiliano de Amorim A EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA LINGUAL:

Leia mais

Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas

Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos Divulgada pela Ordem dos Médicos Dentistas Legenda 01. CONSULTA 00.01.01 Consulta (exame clínico) 02. MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA 00.02.01 00.02.02 00.02.03

Leia mais

Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing**

Protocolo clínico. preparos e. Rafael Calixto*, Nelson Massing** 16 Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: preparos e provisórios Protocolo clínico Restaurações cerâmicas em dentes anteriores: provisórios preparos e Rafael Calixto*, Nelson Massing** *Especialista

Leia mais

Colagem indireta em Ortodontia descrição de um método simples e eficiente

Colagem indireta em Ortodontia descrição de um método simples e eficiente Dica Clínica Colagem indireta em Ortodontia descrição de um método simples e eficiente Hélio Venâncio da Silva Júnior*, Luiz Gonzaga Gandini Júnior**, Márcia Regina Elisa Aparecida Schiavon Gandini***,

Leia mais

CURSOS ICMDS Ortodontia Invisível - Lingual e Alinhadores

CURSOS ICMDS Ortodontia Invisível - Lingual e Alinhadores CURSOS ICMDS Ortodontia Invisível - Lingual e Alinhadores OBJECTIVOS ORTODONTIA INVISIVEL, Lingual e Alinhadores - CURSO MASTER Capacitar o Ortodontista para executar tratamentos com Alinhadores e aparatologia

Leia mais

CURSOS ICMDS INICIAÇÃO À ORTODONTIA com autoligados

CURSOS ICMDS INICIAÇÃO À ORTODONTIA com autoligados CURSOS ICMDS INICIAÇÃO À ORTODONTIA com autoligados OBJECTIVOS O curso básico de Ortodontia tem por objetivo possibilitar o Médico Dentista, por meio de conhecimento e treino técnico científico, através

Leia mais

Inovação. Precisão. Eficiência. Descubra o universo Portia.

Inovação. Precisão. Eficiência. Descubra o universo Portia. Inovação. Precisão. Eficiência. Descubra o universo Portia. Conheça o Portia - bracket autoligado, e posicione-se no mercado como um provedor de soluções para as novas demandas dos pacientes. Estar preparado

Leia mais

AUMENTO DE COROA CLÍNICA UTILIZANDO DSD-Digital Smile Design

AUMENTO DE COROA CLÍNICA UTILIZANDO DSD-Digital Smile Design AUMENTO DE COROA CLÍNICA UTILIZANDO DSD-Digital Smile Design Crown lengthening procedure using Digital Smile Design Evandro Franco da Rocha 1 *, Valéria Campanelli Franco da Rocha 1 RESUMO Através dos

Leia mais

Considerations about friction in selfligating appliances: Investigations in a clinical case

Considerations about friction in selfligating appliances: Investigations in a clinical case Revista BioSalus 2 (2016) 1-15 Considerations about friction in selfligating appliances: Investigations in a clinical case Considerações sobre o atrito nos aparelhos autoligáveis: Investigações em um caso

Leia mais

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I OBJECTIVOS Gerais: Proporcionar ao Ortodontista meios para tratar casos complexos de maneira simples, objectiva e racional; Aplicar esta filosofia

Leia mais

3Shape TRIOS Orthodontics Impressione seus pacientes

3Shape TRIOS Orthodontics Impressione seus pacientes 3Shape TRIOS Orthodontics Impressione seus pacientes Continue se aperfeiçoando com o TRIOS Orthodontics Adotar a digitalização na sua clínica/consultório de ortodontia significa ser mais eficiente, mais

Leia mais

CURSOS ICMDS Ortodontia Invisível - Lingual e Alinhadores

CURSOS ICMDS Ortodontia Invisível - Lingual e Alinhadores CURSOS ICMDS Ortodontia Invisível - Lingual e Alinhadores OBJECTIVOS GERAL Difundir a técnica lingual e a utilização de alinhadores invisíveis entre a classe ortodôntica; Qualificar os especialistas em

Leia mais

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA O CURSO DE RESIDÊNCIA LINGUAL Seminários teóricos 1

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA O CURSO DE RESIDÊNCIA LINGUAL Seminários teóricos 1 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA PARA O CURSO DE RESIDÊNCIA LINGUAL Seminários teóricos 1 LIVRO TEXTO: Ortodontia Lingual: Uma alternativa incomparável para a terapia ortodôntica estética. MARIGO, M; ETO, L.F;

Leia mais

CONSULTA Código Serviço Valor protocolo Valor Tabela Desconto A Consulta de urgência % A Deslocação ao domicílio %

CONSULTA Código Serviço Valor protocolo Valor Tabela Desconto A Consulta de urgência % A Deslocação ao domicílio % TABELA: PROTOCOLO - CSG CONSULTA A1.01.01.05 Consulta de urgência 25 25 0% A1.01.01.08 Deslocação ao domicílio 25 25 0% MEDICINA DENTÁRIA PREVENTIVA A2.01.01.01 Selamento de fissuras 20 40 50% A2.02.01.01

Leia mais

TABELA DE Preços Tágides/Xira Táxis/U.D.V

TABELA DE Preços Tágides/Xira Táxis/U.D.V TABELA DE Preços Tágides/Xira Táxis/U.D.V 01 CONSULTA A1.01.01.01 Primeira consulta de medicina dentária A1.01.01.05 Consulta de urgência A1.01.01.06 Sedação Inalatória Consciente 10 02 MEDICINA DENTÁRIA

Leia mais

CURSOS ICMDS Iniciação à Ortodontia com Autoligados

CURSOS ICMDS Iniciação à Ortodontia com Autoligados CURSOS ICMDS Iniciação à Ortodontia com Autoligados OBJECTIVOS GERAL Capacitar o Médico Dentista a atuar na área de Ortodontia Preventiva, Interceptativa e Corretiva. ESPECIFICO Diagnosticar as maloclusões

Leia mais

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /.

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /. Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino Nome do Paciente:, Data: / /. 1. Questões Preliminares 1.1 Se houvesse algo que você pudesse fazer para modificar seu sorriso, o que seria? 1.2 Você prefere

Leia mais

Índice. Braquetes. Braquetes. Tubos Bucais. Bandas. Arcos, Fios e Molas. Elásticos. Acessórios. Kirium Line: Dr. Leopoldino capelozza Filho

Índice. Braquetes. Braquetes. Tubos Bucais. Bandas. Arcos, Fios e Molas. Elásticos. Acessórios. Kirium Line: Dr. Leopoldino capelozza Filho Índice Braquetes Kirium Line: Dr. Leopoldino capelozza Filho 6 Braquetes TM Transcend Series 6000: Roth Edgewise Capelozza Kirium Line: MBT Roth Andrews Hilgers Ricketts Standard Edgewise Agile: MBT Roth

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I

CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I CURSOS ICMDS Biomecânica e Diagnóstico em Ortodontia I OBJECTIVOS Gerais: Proporcionar ao Ortodontista meios para tratar casos complexos de maneira simples, objectiva e racional; Aplicar esta filosofia

Leia mais

Série de Considerações Clínicas. Dedicado a ajudá-lo a tratar com mais confiança. Mordida Profunda.

Série de Considerações Clínicas. Dedicado a ajudá-lo a tratar com mais confiança. Mordida Profunda. Série de Considerações Clínicas. Dedicado a ajudá-lo a tratar com mais confiança. Mordida Profunda. É mais previsível tratar a Mordida Profunda com Invisalign se... 1. Ambos os arcos os dentes superiores

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform.

3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform. Autor: Rogério Goulart da Costa 3º Capítulo: Confecção de Modelo e do Troquel usando Sistema Giriform. Em ambiente laboratorial procede-se a desinfeção do molde no intuito prevenir contágio com doenças

Leia mais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais

Mimetizando o tecido gengival em próteses totais www.kulzer.com.br Dente Premium. Danilo Sousa Machado Saúde bucal nas melhores mãos. Introdução: A harmonia facial é influenciada pela aparência bucal, sendo assim uma prótese estética deve manter os traços

Leia mais

Influência do óxido de alumínio na colagem dos bráquetes linguais

Influência do óxido de alumínio na colagem dos bráquetes linguais 470 Orthod. Sci. Pract. 2014; 7(28):470-477. Influência do óxido de alumínio na colagem dos bráquetes linguais The influence of the aluminun oxide on lingual brackets bonding Rita de Cássia Souza Baratela

Leia mais

ANOMALIA DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE I COM APINHAMENTO SEVERO: TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM TÉCNICA AUTO LIGÁVEL E EXTRAÇÕES

ANOMALIA DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE I COM APINHAMENTO SEVERO: TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM TÉCNICA AUTO LIGÁVEL E EXTRAÇÕES O JornalDentistry CLÍNICA ARTIGO ORIGINAL ANOMALIA DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE I COM APINHAMENTO SEVERO: TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM TÉCNICA AUTO LIGÁVEL E EXTRAÇÕES ABSTRACT Angle Class I malocclusion is characterized

Leia mais

Instrumentais em Ortodontia Lingual Instrumentals in Lingual Orthodontics

Instrumentais em Ortodontia Lingual Instrumentals in Lingual Orthodontics 580 Artigo de Revisão (Review Articles) Orthodontic Science and Practice. 2009; 2(6). Instrumentais em Ortodontia Lingual Instrumentals in Lingual Orthodontics Marcos Gabriel do Lago Prieto - Especialista

Leia mais

IRI. SelfConnect concept

IRI. SelfConnect concept Coroas Sem Cimento Sem Parafuso Caso Clínico: Exodontia do dente 11, enxerto Colocação de implante e pilar SC Colocação de Cilindro Cicatrizador Anatômico Dia seguinte, Colocação de Cilindro Protético

Leia mais

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray

PRODUTOS ANGELUS. Linha Clàriant. Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray PRODUTOS ANGELUS Linha Clàriant Clàriant Angelus Home Clàriant Angelus 2I FH Clàriant Angelus Dam Clàriant Angelus D-Sense Clàriant Angelus Tray Clàriant Angelus Home Peróxido de carbamida Design exclusivo:

Leia mais

Histórico. Histórico. Histórico. Histórico. Forma. Classificação

Histórico. Histórico. Histórico. Histórico. Forma. Classificação Histórico 1751 - Cronstedt descobre o elemento níquel. 1791 Gregor descobre o elemento titânio. 1797 - Vauquelin descobre o elemento cromo. 1916 Brearley desenvolve a primeira liga de aço inoxidável. Histórico

Leia mais

COLAGEM DIFERENCIADA DOS ACESSÓRIOS ORTO- DÔNTICOS NO TRATAMENTO DA SOBREMORDIDA PROFUNDA

COLAGEM DIFERENCIADA DOS ACESSÓRIOS ORTO- DÔNTICOS NO TRATAMENTO DA SOBREMORDIDA PROFUNDA Vol.44,pp.56-60 (Abr - Jun 2015) Revista UNINGÁ COLAGEM DIFERENCIADA DOS ACESSÓRIOS ORTO- DÔNTICOS NO TRATAMENTO DA SOBREMORDIDA PROFUNDA DIFFERENTIAL BONDING OF ORTHODONTIC ACESSORIES IN THE TREATMENT

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... Capítulo 3 Verticalização Molar...

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... Capítulo 3 Verticalização Molar... Sumário Capítulo 1 Introdução... 7 Capítulo 2 Procedimento Cirúrgico para Inserção de Miniimplantes... 11 Inserção de mini-implantes pelo método com broca...12 Procedimento cirúrgico... 12 Inserção de

Leia mais

O CIMENTO QUE VOCÊ JÁ CONHECE AGORA LHE OFERECE AINDA MAIS VANTAGENS!

O CIMENTO QUE VOCÊ JÁ CONHECE AGORA LHE OFERECE AINDA MAIS VANTAGENS! O CIMENTO QUE VOCÊ JÁ CONHECE AGORA LHE OFERECE AINDA MAIS VANTAGENS! RASTREABILIDADE Ao remover o aparelho fixo ou recimentar uma peça, Orthocem UV Trace permite identificar remanescentes de cimento no

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES MÉTODOS DE REMOÇÃO DE RESINA REMANESCENTE NA RECOLAGEM DE ACESSÓRIOS ORTODÔNTICOS

EFEITO DE DIFERENTES MÉTODOS DE REMOÇÃO DE RESINA REMANESCENTE NA RECOLAGEM DE ACESSÓRIOS ORTODÔNTICOS EFEITO DE DIFERENTES MÉTODOS DE REMOÇÃO DE RESINA REMANESCENTE NA RECOLAGEM DE ACESSÓRIOS ORTODÔNTICOS Cássio Alexandre Zeri de Oliveira (PIBITI/CNPq-Unopar), e-mail: cassio_55_@hotmail.com. Paula Vanessa

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019

TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019 TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019 CÓDIGOS PROCEDIMENTOS Valor 1 - DIAGNOSTICO 1.01 Emergência R$ 1.02 Falta R$ 1.03 Avaliação Diagnóstica - Somente

Leia mais

TABELA DE Preços Particular

TABELA DE Preços Particular TABELA DE Preços Particular 01 CONSULTA A1.01.01.01 Primeira consulta de medicina dentária A1.01.01.05 Consulta de urgência A1.01.01.06 Sedação Inalatória Consciente e a(s) face(s) 02 MEDICINA DENTÁRIA

Leia mais

TABELA ODONTOLÓGICA DOS CREDENCIADOS - TOTAL

TABELA ODONTOLÓGICA DOS CREDENCIADOS - TOTAL Especialidade Códigos PROCEDIMENTOS Valores Ex.Clínico 110 exame clinico R$ 38,00 Ex.Clínico 120 urgência odontológica R$ 45,00 Radiologia 210 Periapical R$ 10,00 Radiologia 220 Interproximal (bite-wing)

Leia mais

RELATO DO CASO CLÍNICO

RELATO DO CASO CLÍNICO Clareamento vital associado a Fechamento de Diastema Com Resinas Compostas: Reabilitação Oral direta. Relato de Caso Clínico. Autores: Claudia Machado Juliana Morais Larissa Torres Diego Barros INTRODUÇÃO

Leia mais