Disciplina: Diversidade Étnico Cultural. Tema: Etnografia Rural e Etnografia Urbana. Prof. Rodrigo Medina Zagni

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Diversidade Étnico Cultural. Tema: Etnografia Rural e Etnografia Urbana. Prof. Rodrigo Medina Zagni"

Transcrição

1 Disciplina: Diversidade Étnico Cultural Tema: Etnografia Rural e Etnografia Urbana Prof. Rodrigo Medina Zagni

2 Etnografia rural O que é etnografia? Etnografia urbana

3 O QUE É ETNOGRAFIA? O termo ethno, do vernáculo grego, significa nação, povo, o que implica em: traços biotípicos, cultura e relação com um território. Recorrendo também à etimologia e já sabendo que ethno se refere a povo, o termo grego graphein designa ato de escrever. Seria então o ato de registrar de forma escrita as características de um povo. Na Antropologia cultural, a Etnografia é o método de coleta de dados sobre um determinado povo. Hammersley, M. & Atkinson, P. Ethnography Principles and Practice. London: Routltdge 1983.

4 Se utilizarmos as categorias classificatórias de Talcott Parsons, por exemplo, podemos distinguir grupos sociais entre simples e complexos, que por sua vez podem existir ou terem existido, ou seja, do presente ou do passado. Primordialmente, a Antropologia se ocupou do estudo de sociedades simples do presente, isso porque sociedades simples do passado são estudadas pela História (no caso de sociedades portadoras de escrita) e a Arqueologia (para o caso de sociedades ágrafas); já as sociedades complexas do presente, seriam estudadas pela Sociologia.

5 É claro que esse quadro não é assim tão simples. Isso porque, tendo a Antropologia se ocupado de sociedades simples, de organização primordialmente tribal e do presente, passou a perceber a existência de tribos, ou seja, sociedades simples, inseridas dentro de sociedades urbanas e complexas no presente, ou seja, as chamadas tribos urbanas (grafiteiros, comunidades hip-hop, punks, headbangers etc.). BLASS, Leila Maria da Silva; PAIS, José Machado (org.). Tribos urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2007.

6 A publicação dos estudos de Bronislaw Malinowski sobre Os Argonautas do Pacífico Ocidental (1922), fundou para a antropologia moderna uma moderna forma de etnografia, envolvendo uma observação participante. Ocorre que tal estudo foi empreendido tomando como objeto sociedades simples e do presente. Contudo, como podem ser designadas as sociedades simples e complexas que se confundem e se acotovelam em espaço cada vez mais limítrofes? Temos então, para a etnografia, duas categorias fundamentais: etnografia rural e etnografia urbana. MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril, 1977.

7 ETNOGRAFIA RURAL Grupos sociais simples e do tempo presente contrapõem-se à complexidade dos grandes centros urbanizados, constituindo o que chamamos de sociedades rurais. Enquanto nas cidades encontram-se dinâmicas complexas, nas sociedades rurais temos estruturas sociais de tipo simples; enquanto nos centros urbanizados temos densos processos de ocupação do espaço, nas comunidades rurais a natureza está muito mais presente, bem como a interação do Homem com o meio natural é muito mais enfática. MONTEIRO, Anita Maria de Queiroz. Castainho: etnografia de um bairro rural de negros. Recife : Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, Artigo: Narrativa histórica, etnografia e reforma agrária em um assentamento rural, de Claudia Lee Williams Fonseca: 44

8 Autores da Antropologia e da Sociologia, no Brasil, deram inomináveis contribuições aos estudos etnográficos rurais. Os Parceiros do Rio Bonito, de Antonio Candido (Coleção Espírito Crítico, Livraria Duas Cidades, Editora 34, Abril de 2001), na qual são profundamente estudados vários aspectos da cultura rústica termo utilizado pelo autor para se referir à conhecida cultura caipira. CÂNDIDO, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, Editora 34, 2001.

9 Para Antonio Cândido, a cultura caipira é produto das miscigenações dos desbravadores portugueses com os índios e negros, dando origem, respectivamente, aos caboclos e mulatos que iniciaram a povoação do interior paulista; seus meios de vida em relação à sua sociabilidade e seu modelo econômico de subsistência; a situação presente (para o autor, cuja obra foi concebida na década de 1940), relacionando-se a organização dos municípios, sua estrutura para o trabalho e características contemporâneas em relação às origens culturais do caipira, buscando os determinantes de suas mudanças culturais.

10 Sobre o comportamento de povos indígenas, uma referência é a obra de Darcy Ribeiro, Utopia Selvagem, que trata do cotidiano de uma tribo indígena e nos possibilita analisar as relações entre o homem branco e o índio, origem do conhecido caboclo. RIBEIRO, Darcy. Utopia selvagem: saudades da inocência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

11 Vasto material a respeito das tribos indígenas que habitavam o Estado de São Paulo durante os séculos XV a XVIII, pode ser encontrado por meio do endereço virtual da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), no sítio: -, onde há preciosismo material para pesquisa histórica e mesma a respeito da situação atuação das populações indígenas que habitam o território nacional.

12 A ETNOGRAFIA URBANA A etnografia urbana, como o próprio nome pressupõe, se ocupa de sociedades urbanizadas, ou seja, de tipo complexo, cujo grau de institucionalização pressupõe alto grau de burocratização e de racionalização de leis e procedimentos, complexa divisão do trabalho social e de processos produtivos, bem como um modus vivendi completamente distinto de outras sociedades com configurações menos complexas. Trata não só de sociedades urbanas acabadas; mas do processo de complexização que acompanha a urbanização nas grandes metrópoles contemporâneas e suas rápidas transfigurações. Os estudos de etnografia urbana, por suja vez, dividem-se em duas correntes

13 O primeiro tipo está focado nos aspectos desagregadores dos processos de urbanização, ou seja, no quão traumático e doloroso pode ser o crescimento urbano para aqueles que o experimentam na forma de colapsos e crises. Dentre seus temas estão os problemas pelos quais passam as grandes metrópoles, como: o trânsito, o colapso do transporte urbano, o deficitário sistema de saúde, as desigualdades sociais, a aprofundização da miséria a exclusão social, a falta de saneamento básico, a desigual distribuição de direitos, violência urbana, poluição etc.

14 Não que não haja etnografia urbana nos centros desenvolvidos de capitalismo mundializado, os países centrais em cuja órbita gravitam os países periféricos; o que muda é o enfoque. Não tendo os graves problemas da periferia, os estudos etnográficos se focam nos aspectos oníricos de um mundo que entendem globalizado por gozarem da quase globalidade dos adventos do progresso técnico e científico (que tanto carecem as realidades periféricas e que experimentam os aspectos nefastos da globalização de misérias e mazelas sociais). Esse mundo onírico é o mundo das imagens que circulam em velocidade nunca antes vista, informações em out-doors, na mídia impressa, televisiva e internet, redes de relacionamento, não-lugares, ou seja, ambientes virtuais de sociabilidade pela difusão e uso comum de tecnologias de informação, como a internet em dispositivos cada vez mais portáteis e que encurtam cada vez maiores distâncias.

15 Responsável pelo Conteúdo: Prof. Rodrigo Medina Zagni Obrigado! Campus Liberdade R. Galvão Bueno, São Paulo SP Brasil Tel: (55 11)

Unidade: Etnografia Rural e Etnografia Urbana. Unidade I:

Unidade: Etnografia Rural e Etnografia Urbana. Unidade I: Unidade: Etnografia Rural e Etnografia Urbana Unidade I: 0 Unidade: Etnografia Rural e Etnografia Urbana O que é etnografia? Erro comum em estudos recentes, presente até mesmo em manuais didáticos inclusive

Leia mais

Responsável pelo Conteúdo: Prof. Rodrigo Medina Zagni

Responsável pelo Conteúdo: Prof. Rodrigo Medina Zagni Responsável pelo Conteúdo: Prof. Rodrigo Medina Zagni Etnografia Rural e Etnografia Urbana Nessa unidade, vamos tratar do tema Etnografia rural e Etnografia urbana. Sendo assim, vamos estudar dois âmbitos

Leia mais

A NATUREZA DA CULTURA

A NATUREZA DA CULTURA A cultura se define, segundo a Antropologia Cultural, como o ato voluntário humano que é consciente de sua finalidade; ou seja, tratase da ação humana consciente de que produzirá resultados. A NATUREZA

Leia mais

Teorias da Globalização

Teorias da Globalização Teorias da Globalização O processo histórico do capitalismo: Primeiro momento surgimento e formação do capitalismo na Europa, instauração do trabalho livre, mercantilização do sistema produtivo e organização

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Sócio-Antroplógicos da Psicologia Professor: Salomão David Vergne e-mail: vergne07@gmail.com Cardoso Código:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TECNICO INTEGRADO EM NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: DIVERSOS EMENTA ANO/SÉRIE:

Leia mais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais

Geografia. Material de divulgação. Comparativos curriculares. A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Comparativos curriculares SM Geografia Ensino médio A coleção Ser Protagonista Geografia e o currículo do Estado de Minas Gerais Material de divulgação de Edições SM Apresentação Professor, Devido à inexistência

Leia mais

FICHA DE DISCIPLINA. Antropologia DISCIPLINA: UNIDADE ACADÊMICA: INCIS CH TOTAL TEÓRIC A: CH TOTA L: CH TOTAL PRÁTIC A:

FICHA DE DISCIPLINA. Antropologia DISCIPLINA: UNIDADE ACADÊMICA: INCIS CH TOTAL TEÓRIC A: CH TOTA L: CH TOTAL PRÁTIC A: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA FIA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Antropologia CÓDIGO: PERÍODO/SÉRIE: 1º OBRIGATÓRIA: (X ) OPTATIVA: ( ) PROFESSORA:

Leia mais

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS Perfil: LPH001-1 PERFIL CURRICULAR Código INEP: 14514 Descrição: PROJETO PEDAGÓGICO LIC. EM HISTÓRIA 2014-1 Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA Início da Validade: 2014.1 Data de Emissão: 08/05/2018 19:53

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU229 Antropologia e Educação II

Programa Analítico de Disciplina EDU229 Antropologia e Educação II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua Construção de diferentes discursos Respeito às variações linguísticas Conhecimento

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02

A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02 A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO E SUAS FASES MÓDULO 02 Sistema político econômico que tem como principal foco a acumulação de capitais, ou seja, moedas, recursos ou produtos que de alguma forma representem o

Leia mais

BRASIL: CAMPO E CIDADE

BRASIL: CAMPO E CIDADE BRASIL: CAMPO E CIDADE URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO Urbanização? DO BRASIL De 1940 a 1970, houve um aumento de 30% para 55% da população vivendo nas cidades. Brasil: rápido processo de urbanização Taxa

Leia mais

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano"

A evolução urbana URBANIZAÇÃO. Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano A evolução urbana URBANIZAÇÃO Fenômeno caracterizado pela concentração cada vez mais densa de população, em aglomerações de caráter urbano" O processo de urbanização A transferência da população do meio

Leia mais

LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR

LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR Geografia Urbana IMPORTÂNCIAS LAR DA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MUNDIAL; PALCO DOS MAIORES CONFLITOS SOCIAIS; FORTE PERSPECTIVA DE EXPANSÃO; NECESSIDADE DE COMPREENDER, ANTEVER, PLANEJAR A URBANIZAÇÃO É

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE QUESTÃO INDÍGENA

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE QUESTÃO INDÍGENA APRESENTAÇÃO DA SÉRIE QUESTÃO INDÍGENA Nesta série, estão as matérias sobre o perfil e a situação das comunidades indígenas no Brasil, assim como as demandas dessas e a atuação do Cimi (Conselho Indigenista

Leia mais

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA?

Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Disciplina: Sociologia Prof. Edson Elias Turma: 1 ano Ensino Médio. O QUE É ANTROPOLOGIA? Por: Vagner Gonçalves da Silva http://www.fflch.usp.br/da/vagner/antropo.html A Antropologia é o estudo do homem

Leia mais

Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi

Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi Estrutura e Dinâmica Social (EDS) Prof. Diego Araujo Azzi Introdução à sociologia brasileira A Escola Sociológica Paulista Pensamento social da escola sociológica paulista De Elide Rugai Bastos. O texto

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos Núcleo de Apoio Pedagógico REMATRÍCULA 2 SEMESTRE 2018 Tabela de vagas remanescentes do 1 período de rematrícula, disponíveis para o 2º período de rematrícula (27/07 a 29/07/2018). Atenção: Disciplinas que não possuem mais vagas

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO 1 D1(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio de representações artísticas e pela análise de textos e imagens. D2 (H) Reconhecer a importância de utilizar criticamente as fontes

Leia mais

b. julgamento negativo, elaborado previamente em relação a outras pessoas. c. conduta de alguém que viola os direitos de outras pessoas.

b. julgamento negativo, elaborado previamente em relação a outras pessoas. c. conduta de alguém que viola os direitos de outras pessoas. Atividade extra Questão 1 Em uma sociedade democrática, as diferenças culturais devem ser respeitadas. O respeito às diferenças culturais é importante sendo fundamental que se aprenda a conviver com elas.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I MUNDO 1. ESPAÇO MUNDIAL COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. A reestruturação do espaço mundial:modos de 1. Entender a reestruturação

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Especial 4-2011 Conteúdo de Geografia 1. ESPAÇO MUNDIAL EIXO TEMÁTICO I MUNDO COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS 1. Entender a reestruturação do espaço mundial

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2016 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Carolina Galvanese A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

Religião e Sociedade

Religião e Sociedade Religião e Sociedade A Religião, Crença e Ciência A secularização das sociedades modernas: passagem do regime religioso para o laico O conceito de religião e crença Religião, Filosofia e Ciência Objetivos

Leia mais

Cultura e política: debates contemporâneos sobre Ementa conceito de cultura, etnocentrismo, identidade e Requ DOCENTE(S) VALIDADE

Cultura e política: debates contemporâneos sobre Ementa conceito de cultura, etnocentrismo, identidade e Requ DOCENTE(S) VALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS SCH DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA EMENTA DE DISCIPLINA Codigo HS 099 Carga Horária Disciplina ANTROPOLOGIA E DINÂMICAS DA CULTURA Teóricas Práticas

Leia mais

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica

Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional. As Fases da revolução Tecnológica Aspectos gerais do processo de Globalização: - A Revolução Tecnológica e o meio técnicocientífico informacional As Fases da revolução Tecnológica Na segunda Revolução Industrial, o aprimoramento do taylorismo

Leia mais

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito.

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito. COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR (A): Celso Luís Welter DISCIPLINA: Sociologia SÉRIE: Primeiro EM TIPO DE ATIVIDADE: Trabalho de recuperação VALOR: 6 pontos NOTA: NOME: DATA: Questão 1 Mostre

Leia mais

OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS. A Geografia Levada a Sério

OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS.   A Geografia Levada a Sério OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS 1 Às vezes os problemas sociais nada mais são do que o reflexo da tirania do senso comum.. Murilo Amati 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 Os Problemas Sociais Urbanos Com

Leia mais

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I)

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA C/H 170 (1388/I) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE HISTÓRIA IRATI (Currículo iniciado em 2010) ANTROPOLOGIA CULTURAL C/H 68 (1364/I) Estudo das teorias da antropologia cultural e social e da etnografia voltadas para

Leia mais

ANTROPOLOGIA. Professora Magda Vilas-Boas 01/10/2011

ANTROPOLOGIA. Professora Magda Vilas-Boas  01/10/2011 ANTROPOLOGIA CULTURAL Professora Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br magdavilasboas@gmail.com 01/10/2011 ANTROPOLOGIA Antropos=homem e logia=estudo Surgimento: século XVIII Disciplina científica

Leia mais

Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa.

Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa. O ESPAÇO GEOGRÁFICO As sociedades humanas desenvolvem, durante sua história, modos próprios de vida. Estes decorreram da combinação de formas de subsistência material - com culturas diversas -, de diferentes

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2018 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Ana Claudia Andreotti A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P.

Obs. Todas as disciplinas relacionadas já são registradas e codificadas. Pertencem ao DFCH com Carga Horária - 60 horas Créditos: 2T1P. Anexo DISCIPLINAS OPTATIVAS DO CURSO A) Disciplinas Optativas do Eixo da Formação Científico-Cultural FCH358 - Antropologia do Imaginário: Analisar a constituição do imaginário social, a partir de uma

Leia mais

Testes. volume 1 GEOGRAFIA

Testes. volume 1 GEOGRAFIA Testes volume 1 Mundo contemporâneo 01. b A Guerra Fria foi o período caracterizado pela bipolarização mundial; de um lado, o bloco socialista, liderado pela URSS, e do outro, o bloco capitalista, liderado

Leia mais

Unidade: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento: Antropologia. PROGRAMA 2º Semestre 2013

Unidade: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento: Antropologia. PROGRAMA 2º Semestre 2013 Unidade: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento: Antropologia PROGRAMA 2º Semestre 2013 1. Disciplina: PESQUISA DE CAMPO EM ANTROPOLOGIA 2. Código: FLA 306 3. Disciplina requisito

Leia mais

1 O que é Sociologia, 1

1 O que é Sociologia, 1 Sumário Prefácio, xvii 1 O que é Sociologia, 1 1.1 Objeto da Sociologia, 1 1.2 Caráter científico da Sociologia, 3 1.2.1 Características do conhecimento científico, 3 1.2.2 Dificuldades da Sociologia,

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2017 Responsável Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é introduzir os alunos no campo de

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2015 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Clarissa Magalhães A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO - AGU POTENCIAL CONFLITO DA MINERAÇÃO COM ÁREAS ESPECIAIS/ RESTRITAS CRISTINA CAMPOS ESTEVES Julho/2009 CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO Salvador, 7 a 9 de junho de

Leia mais

2º ANO DO ENSINO MÉDIO

2º ANO DO ENSINO MÉDIO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE OBJETIVO Nesse bimestre, discutiremos o aspecto eminentemente cultural do ser humano, analisando dentro de uma perspectiva antropológica a condição do homem. Um dos objetivos

Leia mais

Capítulo 10- Cultura: Nossa Herança Social

Capítulo 10- Cultura: Nossa Herança Social Capítulo 10- Cultura: Nossa Herança Social Cultura material - consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade- ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc.-

Leia mais

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260

Plano de Estudos. HIS11633 Seminário Temático em História I História 10 Semestral 260 Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências Sociais Grau: Mestrado Curso: História (cód. 545) HIS11639 Seminário Temático em História II-História da Arte História 10 Semestral 260 HIS11634 Seminário Temático

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

Também conhecido como densidade populacional ou população relativa. É a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território.

Também conhecido como densidade populacional ou população relativa. É a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território. Também conhecido como densidade populacional ou população relativa. É a medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território. É geralmente expressa em habitantes por quilômetro quadrado

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências Humanas Ensino Médio

Matriz de Referência da área de Ciências Humanas Ensino Médio CIÊNCIAS HUMANAS EM Matriz de Referência da área de Ciências Humanas Ensino Médio C1 Compreender e refletir sobre as diversas formas de leitura e representações dos objetos de estudo das Ciências Humanas.

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA A Sociologia geral, propõe a problematização de questões frente às diferentes realidades sociais, inclusive, na qual o aluno

Leia mais

Temas de Redação / Atualidades Tema: Desafios da urbanização no contexto contemporâneo

Temas de Redação / Atualidades   Tema: Desafios da urbanização no contexto contemporâneo Tema: Desafios da urbanização no contexto contemporâneo Com o novo acordo, os líderes mundiais se comprometeram a aumentar o uso de energia renovável, proporcionar um sistema de transporte mais ecológico

Leia mais

Introdução à Antropologia (135011) Turma E Professor: Edson Alencar Collares de Bessa 1º Semestre de 2016

Introdução à Antropologia (135011) Turma E Professor: Edson Alencar Collares de Bessa 1º Semestre de 2016 Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia Introdução à Antropologia (135011) Turma E Professor: Edson Alencar Collares de Bessa edsbessa@gmail.com 1º Semestre

Leia mais

Aula 2 (14 de abril) : Antropologia e Ciências Sociais: constituição de um campo disciplinar (I)

Aula 2 (14 de abril) : Antropologia e Ciências Sociais: constituição de um campo disciplinar (I) Disciplina: ANTROPOLOGIA BRASILEIRA Código: CSO123 Turma A Período: 2017/1 Cursos: Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais Horário/sala: / sala - Pasta 239 PROGRAMA DE CURSO Ementa: Panorama da

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PLANO DE ENSINO UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Ciências Sociais CURSO: DISCIPLINA: Antropologia 1 CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL: 64 ANO/SEMESTRE: 2017/1

Leia mais

Cid Blanco Jr - Diretor de Infraestrutura Cultural Secretaria Executiva

Cid Blanco Jr - Diretor de Infraestrutura Cultural Secretaria Executiva Cid Blanco Jr - Diretor de Infraestrutura Cultural Secretaria Executiva ESPAÇOS CULTURAIS NAS PERIFERIAS URBANAS: UMA NOVA VISÃO DE ACESSO À CIDADANIA Nos dias de hoje, as grandes e médias cidades brasileiras

Leia mais

EDUCAÇÃO ALTERNATIVA VOLTADA AOS JOVENS DO CAMPO

EDUCAÇÃO ALTERNATIVA VOLTADA AOS JOVENS DO CAMPO EDUCAÇÃO ALTERNATIVA VOLTADA AOS JOVENS DO CAMPO Neli T. Badalotti 1 Resumo Este texto tem como pretensão apresentar duas experiências pedagógicas desenvolvidas a partir da metodologia da alternância e

Leia mais

Estratificação Social. Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo.

Estratificação Social. Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo. Estratificação Social Fronteira territorial entre o bairro Morumbi e a comunidade de Paraisópolis. Município de São Paulo. Ao longo da história, podemos observar sinais de desigualdades sociais em todos

Leia mais

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil

Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Unidade 2: Cultura e história das populações indígenas no Brasil Darcy Ribeiro e sua teoria sobre os índios no Brasil e o processo civilizatório. O projeto pombalino no século XVIII, a imposição da língua

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 129, DE 10 DE AGOSTO DE 2011 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - CEPE, tendo em vista a decisão tomada em sua 300ª Reunião Ordinária, realizada em 10 de agosto de 2011, e

Leia mais

INFORMAÇÃO- PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO- PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA PROVA 344 INFORMAÇÃO- PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 12º Ano de Escolaridade CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS SOCIOLOGIA ANO LECTIVO 2011/2012 Tipo de prova: Escrita Duração (em minutos): 90 TEMAS CONTEÚDOS

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª. Luciana Silveira Cardoso

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 8 semestres. Profª. Luciana Silveira Cardoso Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Criação: Resolução nº030/ceg/2009 de 30 de setembro de 2009. Portaria Noormativa nº 40/2007/MEC - Exclusivamente para Registro de Diploma. Curso Reconhecido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA Disciplina: Antropologia e Práticas Etnográficas (HS 101). Prof. Dr. Miguel Naveira Horário: Quarta-feira, 7h:30-9h:30;

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA ATENÇÃO ARTISTAS, GRUPOS, PRODUTORES CULTURAIS E DEMAIS REALIZADORES! FORAM LANÇADOS OS EDITAIS PROAC 2014. ACOMPANHE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO! Ficha de inscrição online: disponível no site da Secretaria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA

PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA PROCESSO SELETIVO GEOGRAFIA EIXO TEMÁTICO: O MUNDO 1 O ESPAÇO MUNDIAL CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES Compreender o espaço geográfico como resultante das interações históricas entre sociedade e natureza

Leia mais

Questão Social: desafios. Prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Instituto do Milênio/CNPq

Questão Social: desafios. Prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Instituto do Milênio/CNPq As Metrópoles, Globalização e a Questão Social: desafios Prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional Observatório rio das Metrópoles Instituto do Milênio/CNPq

Leia mais

ETNOGRAFIA E A FOTOETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO SEMINÁRIO PERMANENTE DE PESQUISA DO NETEDU/UERJ

ETNOGRAFIA E A FOTOETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO SEMINÁRIO PERMANENTE DE PESQUISA DO NETEDU/UERJ ETNOGRAFIA E A FOTOETNOGRAFIA EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO SEMINÁRIO PERMANENTE DE PESQUISA DO NETEDU/UERJ Adriano Fernandes da Silva Junior Faculdade de Educação/UERJ drnfrnnds@gmail.com Luis Alberto

Leia mais

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS) Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I PORTFÓLIO. Aluno:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I PORTFÓLIO. Aluno: ATIVIDADES COMPLEMENTARES I Cursos Superiores de Tecnologia PORTFÓLIO Aluno: RA: Curso: Campus: Período: Turma: Semestre: Coordenador (a):...,.../.../... Observações: 1-) O aluno deverá utilizar ao longo

Leia mais

III COLÓQUIO DE HUMANIDADES: OLHARES SOBRE A EFLCH E SEU PROJETO PEDAGÓGICO

III COLÓQUIO DE HUMANIDADES: OLHARES SOBRE A EFLCH E SEU PROJETO PEDAGÓGICO III COLÓQUIO DE HUMANIDADES: OLHARES SOBRE A EFLCH E SEU PROJETO PEDAGÓGICO Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes (Direção Acadêmica) APRESENTAÇÃO I Processo de revisão

Leia mais

Toré Atikum: Etnofotografia do Encantamento *

Toré Atikum: Etnofotografia do Encantamento * Toré Atikum: Etnofotografia do Encantamento * Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque** Waleska de Araújo Aureliano*** Entrando na mata: o nascimento de Atikum Este ensaio fotográfico foi realizado na

Leia mais

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: Geografia. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo Questão Redija um texto dissertativo acerca do balanço de pagamentos, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: definição de balanço de pagamento; importância do balanço de pagamento para governantes

Leia mais

RESENHA: No rancho fundo. Espaços e tempos no mundo rural Carlos Rodrigues Brandão. Uberlândia/MG: EDUFU, p.

RESENHA: No rancho fundo. Espaços e tempos no mundo rural Carlos Rodrigues Brandão. Uberlândia/MG: EDUFU, p. RESENHA: No rancho fundo. Espaços e tempos no mundo rural Carlos Rodrigues Brandão. Uberlândia/MG: EDUFU, 2009. 244 p. Na literatura recente sobre o rural brasileiro vivenciamos uma fase importante com

Leia mais

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes

Geopolítica Brasileira. Alex Mendes Alex Mendes Cidade 1.3 A estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles É o espaço onde se concentram moradias, pessoas, formas de construção etc. Ela é lugar por excelência do comércio, prestação

Leia mais

A construção do conhecimento em Sociologia

A construção do conhecimento em Sociologia A construção do conhecimento em Sociologia Senso Comum o senso comum diz respeito a princípios normativos populares - conhecimento convencional que se fundamenta na tradição, nos costumes e vivências cotidianas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA ]UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Ano Letivo: 2015 Semestre: Segundo DISCIPLINA: Cultura Organizacional e Brasileira

Leia mais

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA MAX WEBER 1864-1920 A SOCIOLOGIA WEBERIANA TEM NO INDIVÍDUO O SEU PONTO PRINCIPAL DE ANÁLISE. ASSIM, O AUTOR SEMPRE PROCURA COMPREENDER O SENTIDO DA AÇÃO INDIVIDUAL NO CONTEXTO EM QUE ELA SE INSERE. O

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2013 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica

Leia mais

Geografia Leituras e Interação

Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação às Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

Exercícios de Revisão

Exercícios de Revisão Exercícios de Revisão 1. Revisão UERJ A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009. A principal razão para esse reconhecimento legal está associada

Leia mais

CARGA HORÁRIA: EMENTA:

CARGA HORÁRIA: EMENTA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UECE PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA- PPGS PROGRAMA DE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA RURAL PROFESSOR(A): Gerciane Oliveira, Lia

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Antropologia VII CARGA HORÁRIA 72h CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 7º / 2019 PROFESSOR Isabela

Leia mais

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTEGRADO: TRANSCULTURALISMO CRÍTICO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADES

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTEGRADO: TRANSCULTURALISMO CRÍTICO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADES II SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTEGRADO: TRANSCULTURALISMO CRÍTICO, EDUCAÇÃO E O seminário objetiva desenvolver atividades que contribuam com a articulação, a troca de experiências e o diálogo transdisciplinar

Leia mais

Unidade Atheneu Professor (a): Francisco Porfírio Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE SOCIOLOGIA

Unidade Atheneu Professor (a): Francisco Porfírio Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE SOCIOLOGIA Unidade Atheneu Professor (a): Francisco Porfírio Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2017. LISTA DE SOCIOLOGIA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

Antropologia Filosófica

Antropologia Filosófica Antropologia Filosófica CAMPUS: GOIABEIRAS CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: FILOSOFIA IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS Grande exploração por parte dos países europeus Divisão do território feita pelos europeus O continente africano fornecia mão de obra escrava, produtos agrícolas e minerais

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Antropologia VII CARGA HORÁRIA 72h CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 7º / 2018 PROFESSOR Isabela

Leia mais

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 1 FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DIVERSIDADE ÉTNICA E MISCIGENAÇÃO Três grupos deram origem à população brasileira: O ÍNDIO: provável origem PALEOASIÁTICA, que é classificado

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Economia C Código da Prova 312/ º Ano de Escolaridade

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Economia C Código da Prova 312/ º Ano de Escolaridade Disciplina Economia C Informação - Prova de Equivalência à Frequência Economia C Código da Prova 312/2017 12.º Ano de Escolaridade Código 312 2016/2017 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, na redação

Leia mais

Trânsitos da moda brasileira

Trânsitos da moda brasileira ][resenhas] [ 132 [ 133] resenha] [ DÉBORA KRISCHKE LEITÃO ] Doutora em Antropologia Social pela UFRGS com estágio sanduíche junto ao Institut d Histoire du Temps Présent (CNRS) e professora do Programa

Leia mais

Ementa. Apresentação. Dinâmica da disciplina

Ementa. Apresentação. Dinâmica da disciplina Disciplina: Identidade e relações interétnicas Professore: José Pimenta Semestre: 2/2015 Créditos: 004 Horário: Quarta e Sexta 14:00 15:50 Local: Quarta: PAT AT 036 / Sexta: PAT AT 034 Xerox: Ementa Apresentação

Leia mais

DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Profª Maria Inês Smiljanic. 2º Semestre de 2006

DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Profª Maria Inês Smiljanic. 2º Semestre de 2006 DISCIPLINA: HS082 Antropologia II: Teorias antropológicas I CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Profª Maria Inês Smiljanic 2º Semestre de 2006 EMENTA Teorias clássicas em Antropologia: A escola Americana e a escola

Leia mais

Fundamentos econômicos da sociedade

Fundamentos econômicos da sociedade Fundamentos econômicos da sociedade Professora: Cristiane Vilela Disciplina: Sociologia Bibliografia: Introdução à Sociologia. Pérsio Santos de Oliveira. Introdução à Sociologia. João Guizzo. Na sociedade

Leia mais

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira

Vagas Remanescentes para o curso Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira Ciências Sociais 2447 Antropologia I Vespertino 3a feira 72 118 2447 4 4 Ciências Sociais 2447 Antropologia I Noturno 3a feira 72 118 2447 0 0 Ciências Sociais 6547 Sociologia I Vespertino 4a feira 72

Leia mais

A construção do conhecimento em Sociologia

A construção do conhecimento em Sociologia A construção do conhecimento em Sociologia Senso Comum o senso comum diz respeito a princípios normativos populares - conhecimento convencional que se fundamenta na tradição, nos costumes e vivências cotidianas

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2019 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Allan Razzera A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação, estigmas

Leia mais

! " # $ - 1 % "#,% 6$ 0/ 4, 5/ 3 3 $ 3 / 2 1 / ! + /! ", (1#/ '* 2%/ $, 2# 2. ( -&# % #,'$/ / #26

!  # $ - 1 % #,% 6$ 0/ 4, 5/ 3 3 $ 3 / 2 1 / ! + /! , (1#/ '* 2%/ $, 2# 2. ( -&# % #,'$/ / #26 ! " # $ % & '$ ( )! '$ %'* % %'* %+,% - %#.% '$/ / 0-1 % ( #0! 2# 3 %, /# % 4, 5 2/ 0#, "#,% 6$ 0/ 4, 5/ 3 3 $ ## #// #2,/$,%#$# 3 / 2 1 / - 3 3 2! + / '$/+! ", (1#/ '* 2%/ $, 2# 2. ( -&# % #,'$/ / #26

Leia mais

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 1 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Brasil: um país heterogêneo O

Leia mais