Fonologia Aula # 08 Outros Modelos Fonológicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fonologia Aula # 08 Outros Modelos Fonológicos"

Transcrição

1 1 Fonologia Aula # 08 Outros Modelos Fonológicos A Fonologia Gerativa Clássica, baseada no modelo de Chomsky & Halle (1968), reinou absoluta até meados da década de 70. Daí em diante outros modelos fonológicos acabaram sendo propostos. Alguns desses modelos, num certo sentido, preservaram os pilares da FGC. Outros, não. Vamos considerar, em linhas gerais alguns desses modelos. Nosso objetivo aqui não é o de ficar conhecendo detalhes desses modelos. O objetivo principal é o de se entender o que foi que levou a essas propostas diferenciadas. Em resumo, quais foram os problemas do modelo clássico que esses novos modelos procuram resolver? Primeira Cisão A primeira cisão atacou dois problemas deixados pela prática da FGC: I- O extremo poderio das regras O poderio, às vezes exagerado, das regras fonológicas (que, afinal, eram as grandes vedetes do modelo clássico) acabou sendo, muitas vezes, mal utilizado. Por exemplo, começaram a aparecer regras ad hoc para resolver alguns problemas localizados em várias línguas naturais. O raciocínio era mais ou menos assim: temos que nos virar para chegar, de uma dada representação subjacente, a uma dada representação de superfície, nem que para isso tenhamos que propor regras que funcionem só naquele caso. Conforme já vimos em aulas passadas, isso já estava previsto, de certo modo, no modelo da FGC na medida em que eram admitidos (a) traços de exceção e (b) minor rules. E mais: para que o conjunto das regras funcionasse adequadamente era necessário, muitas vezes, ajeitar as representações subjacentes. Isso acabou acontecendo não só na fonologia, mas também na sintaxe. Por exemplo, para reagir contra exageros como o livro de Marina K. Burt (que era uma espécie de catálogo de regras transformacionais), os gerativistas realmente importantes acabaram se manifestando. Chomsky escreveu dois textos para pôr ordem na casa (Conditions on Transformations e Conditions on Rules of Grammar). Afinal, se se admitia que as gramáticas eram contrapartidas formais da competência dos falantes, aquilo que elas continham devia ser simples, aprendível. Esse poderio das regras acabou conduzindo ao 2º problema, II- O caráter extremamente abstrato das representações subjacentes (PAUSA PARA UMA MEDITAÇÃO PROFUNDA: Lembram-se de que o Schane sempre mencionou a questão da abstração com um pé atrás? Pois é, ali estava a cascavel que o modelo da FGC estava acalentando...) E foi neste contexto que se deu a primeira cisão, com o surgimento de dois modelos diferentes: 01- Fonologia Gerativa Natural (Vennemannn (1972); Hooper (1972, 1976))

2 2 Neste modelo o componente fonológico deve ser ocupar da transparência das regras (explicar a noção de transparência), de sua motivação fonética e de sua regularidade. Postula-se uma aproximação maior entre as representações subjacentes e as formas de superfície. Além disso, o componente morfológico passa a estabelecer relações que antes eram dadas pelo componente fonológico. As regras são de 2 tipos: a) As foneticamente motivadas, que são produtivas e não têm exceção. Ex: / b) regras não-produtivas e não-regulares. Ex: o plural dos nomes terminados em ão (mão/mãos ; pão/pães ; limão/limões) Em (b), como são relacionadas as formas do singular e do plural? Através das via-rules. As via-rules relacionam duas formas sem derivar uma da outra (Ah, vejam só! Acabaram por impor uma certa dose de IA num modelo calcado em IP! Isso não é uma reviravolta profunda?). E isso se faz no dicionário (ou no léxico, se preferirem)! Outros exemplos da aplicação de via-rules podem ser dados pela relação entre formas como leite lácteo ; pluvial chuva ; plúmbeo chumbo, etc. As via-rules são, portanto, regras não-gerativas e não têm um caráter transformacional; elas ligam duas formas subjacentes (garantindo, assim, a relação semântica). 02- Fonologia Natural (Stampe (1980)) A preocupação de David Stampe era com as regras e os processos enquanto fenômenos geneticamente controlados. Os processos se referem à capacidade inata do ser humano para aprender a linguagem; as regras regulam as propriedades específicas de línguas particulares. Ou seja, os processos são gerais, mas as regras são específicas. Em resumo, a FN busca explicar a natureza dos processos fonológicos e determinar as características das regras específicas das línguas naturais. Talvez vocês não tenham percebido o alcance disso, mas isso é que é fazer fonologia cognitiva. Por alguma razão que eu ainda não consegui compreender, Stampe foi esquecido, embora venha sendo ressuscitado aos poucos (não que ele faça alguma força para isso. Afinal, ele está no Havaí, cuidando de coisas mais interessantes...). Na minha modesta opinião, é aí que está o futuro da fonologia, é aí que podemos alcançar um nível explicativo. (Vejam p.ex., Oliveira (2008)) Comentários Estes dois modelos ainda preservam um aspecto importante do modelo da FGC: a linearidade. Por isso são considerados modelos lineares (ou fonologias lineares), que analisam tão somente o nível segmental. Acho, contudo, que uma leitura mais inteligente de Stampe permitiria ver mais longe, tratando a linearidade como subproduto, como coisa de somenos importância. Enfim... A diferença entre os dois pode ser colocada assim: em 02 a preocupação é com a naturalidade das representações e dos processos, com foco na competência, enquanto que em 01 a preocupação é com a naturalidade das regras fonológicas, ou seja, com a contrapartida formal da competência.

3 3 Segunda Cisão A segunda cisão se deu em função do caráter linear do modelo da FGC. Novos modelos fonológicos foram propostos, visando ultrapassar o nível dos segmentos. Esta segunda cisão se deu a partir da década de 80, com as seguintes propostas: (OUTRA PAUSA PARA MEDITAÇÃO PROFUNDA: Aqui os gerativistas acharam que haviam descoberto a pólvora. Na verdade isso revelava apenas a pouca atenção que eles haviam dado (se é que deram alguma...) aos trabalhos anteriores, produzidos pelos estruturalistas. Harris (1942), num texto super-interessante (Simultaneous components in phonology), já fazia exatamente o que os gerativistas descobriram nesta segunda cisão... ) 03- CV Phonology (Clements & Keyser (1983)) A primeira incorporação feita pelos modelos não-lineares foi a do nível da sílaba. A proposta era a seguinte: a relação entre a sílaba e os segmentos deve ser intermediada por um nível CV (ou CV-tier). Temos, assim, 3 níveis de representação: a- O nível dos segmentos; b- o nível CV c- o nível da sílaba ( ) Exemplo: C V C V b o l a A representação segmental exclui os traços [consonantal] e [silábico], dados, agora, por C e V. Os objetivos desta teoria eram: a - especificar as expressões bem formadas (segundo a teoria); b- especificar os parâmetros em que as línguas naturais variam em termos de escolha de padrões silábicos; c- caracterizar a classe de regras particulares que alteram a estrutura silábica (regras de silabação/silabificação); d- mostrar como essas regras interagem com o restante do componente fonológico.

4 4 EX: mar azul ; casa amarela 04- Fonologia Autossegmental (Goldsmith (1990)) A fonologia autossegmental teve início com o estudo do acento e do tom. Seus postulados são: a- Há uma representação subjacente para cada forma analisada; b- Os níveis são organizados hierarquicamente; c- Princípios gerais atuam autonomamente em cada um dos níveis; d- Os segmentos têm uma estrutura interna. A relação entre as representações subjacentes e as representações fonéticas se dá por meio de processos de derivação. Os processos de derivação devem seguir os princípios de cada nível para que as representações fonéticas sejam bem formadas. Esses princípios são princípios de boa-formação que, se violados, produzem estruturas mal formadas. Exemplo: Princípio de silabação O R N C Neste esquema, a única posição obrigatória é N (Núcleo), sempre associada a uma V. As outras posições O (Onset) e C (Coda) associam-se a C(onsoantes). By the way, R quer dizer Rima.

5 5 Um Exemplo: O R O R O R N N N X X XX X X X C V CC V C V f u t r i c a Princípio da sonoridade + sonoros > Núcleo - sonoros > Onset, Coda Na, + sonoro > ++sonoro > -sonoro Princípio do Licenciamento O licenciamento procura explicar e prever a diversidade de contrastes do Onset e da Coda nas línguas naturais. Por exemplo, não há restrições nas seqüências ON, mas há restrições de ocorrência em C (veja o caso do português, em que nem todas as consoantes podem ocorrer na posição de C(oda). Há também os casos de ressilabação, como em ab-rupto > a-brupto Princípio do Contorno Obrigatório (PCO) Este princípio proíbe seqüências idênticas de autossegmentos.

6 6 a) como interpretar segmentos longos? b) como explicar alguns processos do português? 05- Fonologia Métrica (Goldsmith (1990), Halle & Vergnaud (1987), Hayes (1991)) A Fonologia Métrica é irmã da Autossegmental. A novidade é que ela incorpora outros níveis de análise e de domínio de regras fonológicas. Por exemplo, há o nível da palavra fonológica e o nível dos pés métricos. É na Fonologia Métrica que melhor se trata a questão da atribuição do acento. Vejamos um exemplo com a palavra borboleta. Terceira Cisão A terceira cisão pode ser marcada por modelos fonológicos que prevêem a interação do componente fonológico com outros componentes da gramática. Aqui encontramos o trabalho de Selkirk (1984), Pullum & Wicky (1984), Nespor & Vogel (1986) e Inkelas & Zec (1990), que propõem a discussão de aspectos prosódicos como o acento, o ritmo e a entoação com base na interação entre a fonologia e a sintaxe. Mas o principal modelo aqui é 06- Fonologia Lexical (Kiparsky (1982); Mohanan (1982, 1986), Borowsky (1986)) Na verdade, trata-se de uma espécie de morfofonologia. A Fonologia Lexical procura a interação entre o sistema sonoro e outros sistemas através do léxico. O léxico perde, portanto, o seu caráter de lixo (no modelo da FGC). O léxico tem, assim, um papel central e deixa de ser um depósito de idiossincrasias. As hipóteses básicas deste modelo são as seguintes: a) Há uma interação entre os componentes morfológico e fonológico; b) O componente morfológico cuida das regras de formação de palavras enquanto o componente fonológico cuida das regras fonológicas. Os dois componentes são diretamente emparelhados. c) As regras da gramática têm domínios de aplicação. Geralmente são reconhecidos 2 domínios, mas há quem proponha 3. d) As regras fonológicas se aplicam à saída das regras morfológicas, criando-se, assim, uma nova forma que, por sua vez, é submetida às regras morfológicas. Esquematicamente temos o seguinte: M > F > M > F >... e) Há três níveis de representação: um subjacente, um lexical e um fonético. Uma forma subjacente é submetida às regras morfológicas e fonológicas, gerando uma representação lexical; esta, por sua vez, sofre os ajustes pertinentes, o que leva à representação fonética. f) Uma vez que as representações lexicais são inseridas na sintaxe, temos dois tipos de regras: as lexicais (que se aplicam ao léxico) e as pós-lexicais (que se aplicam fora do léxico, na sintaxe, gerando as representações fonéticas). g) Há diferenças entre as regras lexicais e as pós-lexicais: as lexicais podem se referir à estrutura interna das palavras, mas não as pós-lexicais; as lexicais são cíclicas mas

7 7 as pós-lexicais, não; as regras lexicais precedem as pós-lexicais; as lexicais podem ter exceções, mas não as pós-lexicais. O grande mérito da Fonologia Lexical é o de incorporar o nível morfológico à análise fonológica. Este é um modelo que merece ser estudado. Quarta Cisão A quarta cisão é constituída por uma gama de modelos que lembram muito pouco, ou quase nada, o modelo da FGC. Alguns não têm regras, outros não têm representações subjacentes (e, portanto, também não têm regras), trabalhando diretamente com formas de superfície. 07- Fonologia de governo (Keye & Lowenstamm (1981, 1984, 1985), Keye, Lowenstamm & Vergnaud (1985)) Este é um modelo, no mínimo, curioso. Já é falecido (e que possa descansar em paz...) e não é utilizado nem por quem o inventou. Mas, como eu disse, ele tem algumas coisas curiosas (e até interessantes). Primeiro é preciso que se entenda o que é governo. Governo é uma relação binária assimétrica entre duas posições adjacentes. Ou seja, dadas duas posições, diremos que uma governa a outra (daí o binário e o assimétrico). A posição que governa é chamada de Head (H); a outra (g) é a governada. As relações de governo estabelecidas no processo de silabação/silabificação são universais e, portanto, derivadas de (a) princípios da gramática universal e (b) parâmetros específicos das línguas naturais. (a) e (b) definem os sistemas fonológicos. Notem que a Fonologia de Governo está inserida num quadro mais geral que é a Teoria de Princípios e Parâmetros. As relações de governo obedecem a algumas condições formais: I- localidade: H e g devem ser adjacentes; II- direcionalidade: Num mesmo constituinte, H/g; entre constituintes diferentes, g/h. Por exemplo, num Onset bifurcado, o primeiro elemento governa o segundo (e o mesmo vale para Rimas e Núcleos bifurcados). Contudo, na relação Coda-Onset, o Onset governa a Coda. Não há, na Fonologia de Governo, um nível silábico. O que temos são seqüências de O R O R..., onde R domina, obrigatoriamente, N. O curioso é que na Fonologia de Governo os Núcleos podem ter conteúdo segmental ou podem ser vazios...! Exemplo: O R O R N x x x x c o r

8 8 Numa representação que reconheça o nível silábico teremos algo diferente. Quanto aos processos fonológicos, eles são de três tipos: fortalecimento, enfraquecimento e cancelamento (de segmentos). Esses processos não são ordenados e para que aconteçam, basta que suas condições sejam satisfeitas. Portanto, o modelo não trabalha com regras. 08- Teoria da Otimalidade (Prince & Smolensky (1991), McCarthy & Prince (1993), Kager (1999), Roca & Johnson (1999) Trata-se do modelo fonológico do séc. XXI, segundo seus mais entusiasmados defensores. Eu acho uma bela porcaria, com contradições internas que chegam a dar medo até nas almas mais destemidas. Segundo outros, mais entusiasmados ainda, o futuro, não só da fonologia, mas de toda a gramática, está aí. Independentemente do que eu acho, o fato é que este modelo está na moda e, assim sendo, convém falar um pouco sobre ele. Ao contrário das teorias derivacionais, baseadas em regras que se aplicam ordenadamente a partir de uma forma de input a fim de se alcançar a forma de superfície, a Teoria da Otimimalidade (Prince & Smolensky 1993/2002; McCarthy & Prince 1993a, 1993b, 1995; McCarthy 2002) abandona qualquer tipo de processo serial, caracterizando-se por ser um modelo baseado em restrições avaliadas em paralelo, não havendo, pois, processos seqüenciados ou regras fonológicas para determinar a forma de superfície correta de uma representação subjacente dada. A estrutura de superfície passa a ser determinada por meio de restrições universais e violáveis (Sobre isso, vejam o texto de Guy, que estou enviando em anexo a este roteiro...) que interagem em uma hierarquia; ou seja, ao contrário dos modelos gerativos seriais, que tinham como ponto central a atenção a uma forma subjacente, a Teoria da Otimimalidade tem como foco principal o output e para ele todas as restrições estão voltadas. Um dos aspectos que colocam a TO em vantagem sobre as abordagens anteriores é que, em determinadas situações, os modelos seriais apresentam regras fonológicas que conspiram para que uma forma de superfície não-marcada seja atingida. Como a TO fixa-se diretamente no output, esse problema torna-se totalmente inexistente, já que a hierarquia de restrições fornece direta e precisamente um output. A idéia central da TO é que a gramática universal consiste de um conjunto universal de restrições que expressam exigência de boa formação do output. Essas restrições universais são ranqueadas em uma ordem específica para cada língua. Assim, se a gramática de uma língua é determinada pelo ranqueamento R1»R2»R3, em outra língua a gramática pode ser determinada por uma diferente ordem dessas mesmas restrições, por exemplo, R1»R3»R2 ou R2»R3»R1, etc. Cada língua é, pois, a expressão de um ranqueamento particular. São três os mecanismos envolvidos na determinação da gramática de restrições: GEN (GENerator = gerador), EVAL (EVALuator = avaliador) e CON (CONstraint = conjunto de restrições). A função GEN aplica-se ao input com o objetivo de produzir um conjunto de candidatos a output potencial e logicamente possíveis. Este componente tem como propriedade essencial a liberdade para gerar qualquer candidato concebível para algum input (Freedom of analysis). A única restrição é que todos os candidatos gerados sejam elementos lícitos do vocabulário universal da representação lingüística (Kager 1999, p. 20).

9 9 A função EVAL, quando aplicada ao conjunto de candidatos fornecidos por GEN, produz a forma de output ótima. Kager (1999, p. 20) define EVAL como sendo o componente central da gramática, uma vez que é sobre ele que fica a responsabilidade de explicar todas as regularidades observáveis das formas de superfície. Embora qualquer candidato possa ser fornecido por GEN, o papel crucial de EVAL é acessar a harmonia dos outputs com relação a um dado ranqueamento de restrições. A função CON corresponde ao conjunto universal de restrições violáveis que estão presentes nas gramáticas de todas as línguas. Do conflito entre essas restrições, surge a gramática de uma língua particular. Uma observação final que envolve todo este cenário é que não existe nenhuma restrição sobre as representações subjacentes, o que é garantido pelo princípio da Riqueza da Base (Richness of the Base), ou seja, não há qualquer forma de restrição de língua particular sobre o input. (Um parênteses: pessoalmente, acho isso uma bobagem. Acho, inclusive, que podemos passar sem inputs. Mas isso é outro assunto...). A fundamentação básica da TO, que regula a operação de CON, GEN e EVAL, é sustentada por alguns princípios (Prince & Smolensky 1993; Kager 1999), que funcionam como uma espécie de registro de identidade do modelo: Princípios da TO a- Violabilidade (violability) e ranqueamento (ranking): esses princípios sustentam a idéia de que as restrições universais na TO são violáveis, mas essa violação deve ser mínima, o que, de acordo com McCarthy & Prince (1993a), deve ser definido a partir do próprio ranqueamento das restrições. Dessa forma, o output ótimo será selecionado pelo conjunto de restrições de boa formação ranqueadas em uma hierarquia, obedecida a relevância de cada restrição, de modo que a restrição ranqueada mais baixo pode ser violada para assegurar o papel de uma restrição ranqueada mais alto. b- Inclusividade (inclusiveness): esse princípio garante que a análise dos candidatos a output é realizada por considerações gerais de boa formação estrutural, sem que nenhuma regra ou estratégia de reparo seja admitida. c- Paralelismo (parallelism): este é um dos pontos cruciais em que a TO se diferencia dos modelos anteriores baseados, em regras. Paralelismo significa que não há derivação serial, ou seja, todos os possíveis candidatos são avaliados em paralelo de acordo com a hierarquia de restrições. Outros Modelos Há outros modelos? Sim, há. Mas não vou falar deles. 09- Geometria de Traços 10- Fonologia de Uso

10 10 Fonologias Não-Lineares - Bibliografia 1. ARCHANGELI, Diana & D. Terence LANGENDOEN. Optimality theory: An overview. Malden, Blackwell Publishers Inc., CLEMENTS, George N. & Samuel J. KEYSER. CV phonology: A generative theory of the syllable.cambridge, The MIT Press, GOLDSMITH, John A. Autosegmental & Metrical phonology. Cambridge, Blackwell Publishers Inc., GOLDSMITH, John A. Phonological theory: The essential readings. Malden, Blackwell Publishers Inc., HAYES, Bruce. Metrical stress theory: Principles and case studies. Chicago, The University of Chicago Press, KAGER, René. Optimality theory. Cambridge, Cambridge University Press, McCARTHY, John J. Optimality theory in phonology: A reader. Malden, Blackwell Publishers Inc., 2004.

Linguistics. Oxford: Elsevier:

Linguistics. Oxford: Elsevier: Hammond, M. 2006. Phonological Universals. In K. Brown (ed.), Encyclopedia of Language and Linguistics. Oxford: Elsevier: 525-531. Carlos S. Silva 5 silvacarlosrogerio@gmail.com FACULDADE DE LETRAS DA

Leia mais

Estudo das vogais médias pretônicas nos nomes no dialeto de. da Otimalidade. Marlúcia Maria Alves Universidade Federal de Uberlândia maio/2009

Estudo das vogais médias pretônicas nos nomes no dialeto de. da Otimalidade. Marlúcia Maria Alves Universidade Federal de Uberlândia maio/2009 Estudo das vogais médias pretônicas nos nomes no dialeto de Belo Horizonte conforme a Teoria da Otimalidade Marlúcia Maria Alves Universidade Federal de Uberlândia maio/2009 Objetivo Geral O objetivo desta

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE FONOLOGIA

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE FONOLOGIA UFRGS INSTITUTO DE LETRAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS ÁREA DE TEORIA E ANÁLISE LINGÜÍSTICA PROGRAMA DA DISCIPLINA DE FONOLOGIA Aula 1 Fonologia: fundamentos (fonemas, sistemas fonológicos, alofones)

Leia mais

RESENHA DE TEORIA DA OTIMIDADE: FONOLOGIA

RESENHA DE TEORIA DA OTIMIDADE: FONOLOGIA ULRICH, Camila Witt. Resenha de Teoria da Otimidade: Fonologia. ReVEL, vol. 15, n. 28, 2017. [www.revel.inf.br] RESENHA DE TEORIA DA OTIMIDADE: FONOLOGIA Camila Witt Ulrich 1 camilawittulrich@gmail.com

Leia mais

INTRODUÇÃO A ESTUDOS DE FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO,

INTRODUÇÃO A ESTUDOS DE FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro, de Leda Bisol (org.): a cartilha da nova geração de fonólogos em sua 4ª edição. Revista Virtual de Estudos da Linguagem

Leia mais

Fonologia Gerativa. Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO. Prof. Cecília Toledo

Fonologia Gerativa. Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO. Prof. Cecília Toledo Fonologia Gerativa Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com PRESSUPOSTOS DA FONOLOGIA GERATIVA A gramática é concebida como

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...9. FONOLOGIA ESTRUTURALISTA...15 Juliene Pedrosa e Rubens M. Lucena. FONOLOGIA GERATIVA Seung Hwa Lee

Sumário APRESENTAÇÃO...9. FONOLOGIA ESTRUTURALISTA...15 Juliene Pedrosa e Rubens M. Lucena. FONOLOGIA GERATIVA Seung Hwa Lee Sumário APRESENTAÇÃO...9 FONOLOGIA ESTRUTURALISTA...15 Juliene Pedrosa e Rubens M. Lucena FONOLOGIA GERATIVA... 31 Seung Hwa Lee TEORIA DOS TRAÇOS...47 Carmen Lúcia Matzenauer e Ana Ruth Moresco Miranda

Leia mais

A AQUISIÇÃO DAS OPOSIÇÕES NA CLASSE DAS FRICATIVAS CORONAIS COM BASE EM RESTRIÇÕES

A AQUISIÇÃO DAS OPOSIÇÕES NA CLASSE DAS FRICATIVAS CORONAIS COM BASE EM RESTRIÇÕES Página 1 de 11 A AQUISIÇÃO DAS OPOSIÇÕES NA CLASSE DAS FRICATIVAS CORONAIS COM BASE EM RESTRIÇÕES Carmen Lúcia Barreto Matzenauer [1] RESUMO: O texto apresenta uma análise da aquisição das fricativas coronais

Leia mais

RESENHA DE EXERCÍCIOS DE FONÉTICA E FONOLOGIA, DE THAÏS CRISTÓFARO-SILVA

RESENHA DE EXERCÍCIOS DE FONÉTICA E FONOLOGIA, DE THAÏS CRISTÓFARO-SILVA OTHERO, Gabriel de Ávila; FERREIRA-GONÇALVES, Giovana. Resenha de Exercícios de Fonética e Fonologia, de Thaïs Cristófaro-Silva. ReVEL, v. 8, n. 15, 2010 [www.revel.inf.br]. RESENHA DE EXERCÍCIOS DE FONÉTICA

Leia mais

O comportamento fonológico das vogais médias em posição pretônica no dialeto de Belo Horizonte

O comportamento fonológico das vogais médias em posição pretônica no dialeto de Belo Horizonte O comportamento fonológico das vogais médias em posição pretônica no dialeto de Belo Horizonte Marlúcia Maria Alves Faculdade de Letras Universidade Federal de Minas Gerais (FALE UFMG) marlucia-alves@uol.com.br

Leia mais

Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância

Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância Seung Hwa Lee Fundamentos de Fonologia e Morfologia Fonologia Gerativa Morris Halle and Noam Chomsky começaram os estudos da fonologia nos anos

Leia mais

BREVE HISTÓRICO DOS ESTUDOS FONOLÓGICOS

BREVE HISTÓRICO DOS ESTUDOS FONOLÓGICOS BREVE HISTÓRICO DOS ESTUDOS FONOLÓGICOS João Henrique da Costa Cardoso* Resumo O presente trabalho, de cunho teórico, procura discorrer sobre a evolução dos estudos fonológicos no campo linguístico. A

Leia mais

AS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NA VARIEDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA OTIMALIDADE

AS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NA VARIEDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA OTIMALIDADE 1 AS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NA VARIEDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA OTIMALIDADE Márcia Cristina do CARMO Universidade Estadual Paulista ma_crisca@yahoo.com.br Resumo: Este artigo

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS A FONOLOGIA NA AQUISIÇÃO PRECOCE DE UMA LE.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS A FONOLOGIA NA AQUISIÇÃO PRECOCE DE UMA LE. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS A FONOLOGIA NA AQUISIÇÃO PRECOCE DE UMA LE Magliane De Marco Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do

Leia mais

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus Curso: Letras Português/Espanhol Disciplina: Linguística Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus AULA 2 1ª PARTE: Tema 2 - Principais teóricos e teorias da Linguística moderna Formalismo x Funcionalismo

Leia mais

Fonologia - Aula # 06 26/05/09

Fonologia - Aula # 06 26/05/09 Ordenação de Regras (Cap. 8) Fonologia - Aula # 06 26/05/09 Por agora vamos nos ater ao texto do Schane (que fornece o feijão-com-arroz sobre a questão da ordenação de regras). Mas é bom atentar para a

Leia mais

ITINERÁRIO BIBLIOGRÁFICO PARA O ESTUDO EM FONOLOGIA

ITINERÁRIO BIBLIOGRÁFICO PARA O ESTUDO EM FONOLOGIA ITINERÁRIO BIBLIOGRÁFICO PARA O ESTUDO EM FONOLOGIA Raquel Santana Santos (DL) 1. Apresentação A primeira porta de acesso de uma pessoa com uma língua passa pelo som e uma das tarefas iniciais ao se adquirir

Leia mais

ITINERÁRIO BIBLIOGRÁFICO PARA O ESTUDO EM FONOLOGIA

ITINERÁRIO BIBLIOGRÁFICO PARA O ESTUDO EM FONOLOGIA ITINERÁRIO BIBLIOGRÁFICO PARA O ESTUDO EM FONOLOGIA Raquel Santana Santos (DL) 1. Apresentação A primeira porta de acesso de uma pessoa com uma língua passa pelo som e uma das tarefas iniciais ao se adquirir

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS / MESTRADO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS / MESTRADO 1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS / MESTRADO O PROCESSO DE SÂNDI EXTERNO NA AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO UMA ABORDAGEM COM BASE

Leia mais

a) houve uma mudança na direção de cliticização do PB (NUNES, 1996); b) os pronomes retos estão sendo aceitos em função acusativa;

a) houve uma mudança na direção de cliticização do PB (NUNES, 1996); b) os pronomes retos estão sendo aceitos em função acusativa; A ordem pronominal do português brasileiro atual: uma análise via Teoria da Otimidade Rubia Wildner Cardozo 1 1 Introdução Apresentamos um estudo acerca da ordem pronominal do português brasileiro (PB)

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos UM ESTUDO DESCRITIVO E COMPARATIVO DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS GERATIVAS Marcela Cockell (UERJ) marcelacockell@hotmail.com RESUMO O presente artigo procura desenvolver um breve estudo descritivo e comparativo

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO FONOTERAPÊUTICO PARA CASOS DE DESVIO FONOLÓGICO COM BASE NA TEORIA DA OTIMIDADE Cristiane

Leia mais

Aquisição da Fonologia e Teoria da Otimidade

Aquisição da Fonologia e Teoria da Otimidade Aquisição da Fonologia e Teoria da Otimidade UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Chanceler D. Jayme Henrique Chemello Reitor Alencar Mello Proença Vice-Reitor Cláudio Manoel da Cunha Duarte Pró-Reitor de

Leia mais

O tratamento otimalista de um padrão variável de hipocorização: a cópia dos segmentos à esquerda Hayla Thami da Silva

O tratamento otimalista de um padrão variável de hipocorização: a cópia dos segmentos à esquerda Hayla Thami da Silva O tratamento otimalista de um padrão variável de hipocorização: a cópia dos segmentos à esquerda Hayla Thami da Silva Introdução Neste artigo, analiso o fenômeno da Hipocorização, processo não-concatenativo

Leia mais

O ESTATUTO DA PALAVRA PROSÓDICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO 63 Sofia Martins Moreira Lopes (UFMG)

O ESTATUTO DA PALAVRA PROSÓDICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO 63 Sofia Martins Moreira Lopes (UFMG) O ESTATUTO DA PALAVRA PROSÓDICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO 63 Sofia Martins Moreira Lopes (UFMG) sofiammoreira@hotmail.com Na literatura linguística, a palavra prosódica é analisada distintamente da palavra

Leia mais

HARMONIA VOCÁLICA E REDUÇÃO VOCÁLICA À LUZ DA TEORIA DA OTIMALIDADE

HARMONIA VOCÁLICA E REDUÇÃO VOCÁLICA À LUZ DA TEORIA DA OTIMALIDADE HARMONIA VOCÁLICA E REDUÇÃO VOCÁLICA À LUZ DA TEORIA DA OTIMALIDADE Marlúcia Maria ALVES Universidade Federal de Uberlândia marlucia.alves@gmail.com Resumo: Os processos fonológicos de harmonia vocálica

Leia mais

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E TEORIA DA OTIMIDADE 1

VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E TEORIA DA OTIMIDADE 1 VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E TEORIA DA OTIMIDADE 1 Marlúcia Maria Alves (UFMG) 2 RESUMO: O presente trabalho visa a analisar a variação das vogais médias em posição pretônica no dialeto de Belo Horizonte segundo

Leia mais

engatilhar o processo (Bisol 1981, para o Português Brasileiro);

engatilhar o processo (Bisol 1981, para o Português Brasileiro); José S. de Magalhães (UFU/CNPq) mgsjose@gmail.com Fidelidade Posicional manutenção posicional de contrastes que são neutralizados em outros contextos; gatilho posicional de processos fonológicos; resistência

Leia mais

UMA BREVE HISTÓRIA DOS CONSTITUINTES PROSÓDICOS

UMA BREVE HISTÓRIA DOS CONSTITUINTES PROSÓDICOS UMA BREVE HISTÓRIA DOS CONSTITUINTES PROSÓDICOS Juliana Escalier Ludwig Gayer 1 DOI:10.17074/1980-2552.2016n17v2p(149) RESUMO Neste trabalho, faremos uma breve retrospectiva de alguns trabalhos que se

Leia mais

KEYWORDS: Optimality Theory, constraints, Phonological Processes, Phonological Disorders, Speech- Language Therapy.

KEYWORDS: Optimality Theory, constraints, Phonological Processes, Phonological Disorders, Speech- Language Therapy. Anais do 6º Encontro Celsul - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul UMA COMPARAÇÃO ENTRE PROCESSOS FONOLÓGICOS E RESTRIÇÕES EM UM CASO DE DESVIO FONOLÓGICO Cristiane LAZZAROTTO (Universidade Católica

Leia mais

Guião 1 Anexo (v1.0) 2. Do léxico à frase 2.1. Classes de palavras e critérios para a sua identificação

Guião 1 Anexo (v1.0) 2. Do léxico à frase 2.1. Classes de palavras e critérios para a sua identificação F a c u l d a d e d e L e t r a s d a U n i v e r s i d a d e d e L i s b o a D e p a r t a m e n t o d e L i n g u í s t i c a G e r a l e R o m â n i c a E s t r u t u r a d a s F r a s e s e m P o r

Leia mais

AQUISIÇÃO DOS DITONGOS ORAIS DECRESCENTES:

AQUISIÇÃO DOS DITONGOS ORAIS DECRESCENTES: GIOVANA FERREIRA GONÇALVES BONILHA AQUISIÇÃO DOS DITONGOS ORAIS DECRESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA OTIMIDADE Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica

Leia mais

REVEL NA ESCOLA: FONOLOGIA EM TEORIA DA OTIMIDADE

REVEL NA ESCOLA: FONOLOGIA EM TEORIA DA OTIMIDADE MATZENAUER, C. L. B.; AZEVEDO, R. Q. ReVEL na Escola: Fonologia em Teoria da Otimidade. ReVEL, vol. 15, n. 28, 2017. [www.revel.inf.br] REVEL NA ESCOLA: FONOLOGIA EM TEORIA DA OTIMIDADE Carmen Lúcia Barreto

Leia mais

O SISTEMA DE CASOS: INTERFACE ENTRE A MORFOLOGIA E A SINTAXE Dimar Silva de Deus (Unipaulistana)

O SISTEMA DE CASOS: INTERFACE ENTRE A MORFOLOGIA E A SINTAXE Dimar Silva de Deus (Unipaulistana) O SISTEMA DE CASOS: INTERFACE ENTRE A MORFOLOGIA E A SINTAXE Dimar Silva de Deus (Unipaulistana) dimmar@gmail.com O SISTEMA DE CASOS Quando se estudam línguas que comportam morfemas de caso, como o latim,

Leia mais

X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA A SILABIFICAÇÃO DE BASE EM PORTUGUÊS 1

X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA A SILABIFICAÇÃO DE BASE EM PORTUGUÊS 1 X ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LINGUÍSTICA A SILABIFICAÇÃO DE BASE EM PORTUGUÊS 1 Resumo Maria Helena Mira Mateus Faculdade de Letras da UL ILTEC 1994 A proposta de silabificação de base

Leia mais

Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo

Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo Sintaxe do Português I 1º semestre de 2015 sim, ele chegou! Finalmente! Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais

FONOLOGIAS DE LÍNGUAS MACRO-JÊ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA VIA TEORIA DA OTIMALIDADE

FONOLOGIAS DE LÍNGUAS MACRO-JÊ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA VIA TEORIA DA OTIMALIDADE FONOLOGIAS DE LÍNGUAS MACRO-JÊ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA VIA TEORIA DA OTIMALIDADE por GEAN NUNES DAMULAKIS Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal

Leia mais

Juliana Ludwig-Gayer 1

Juliana Ludwig-Gayer 1 SILVA, Thaïs Cristófaro. Dicionário de fonética e fonologia. Colaboradoras Daniela Oliveira Guimarães e Maria Mendes Cantoni. São Paulo: Contexto, 2011, 239p. Juliana Ludwig-Gayer 1 325 Este dicionário

Leia mais

RESENHA DE PROSODIC FEATURES AND PROSODIC STRUCTURE,

RESENHA DE PROSODIC FEATURES AND PROSODIC STRUCTURE, ALBUQUERQUE, Davi B. Resenha de Prosodic Features and Prosodic Structure, de Anthony Fox. ReVEL, v. 8, n. 15, 2010. [www.revel.inf.br/eng]. RESENHA DE PROSODIC FEATURES AND PROSODIC STRUCTURE, DE ANTHONY

Leia mais

Vogais médias pretônicas: variação inter e intraindividual em Belo Horizonte

Vogais médias pretônicas: variação inter e intraindividual em Belo Horizonte Vogais médias pretônicas: variação inter e intraindividual em Belo Horizonte (Mid vowels in pre-stressed-syllable: interindividual and intraindividual variation in the dialect of Belo Horizonte) Marlúcia

Leia mais

XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA ESTRATÉGIAS DE REPARO UTILIZADAS NA SUBSTITUIÇÃO DE SEGMENTO CONSONANTAL EM PORTADORES DA SÍNDROME DE MOEBIUS: UMA ANÁLISE OTIMALISTA Claudia Sordi (UFSE) claudia.sordi@gmail.com RESUMO Este estudo tem

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM LETRAS AQUISIÇÃO DOS DITONGOS ORAIS DECRESCENTES: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA OTIMIDADE Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha Dissertação

Leia mais

Fonologia Gerativa 1

Fonologia Gerativa 1 Fonologia Gerativa 1 Seung Hwa Lee (UFMG) 1. O que é a Fonologia Gerativa? A Fonologia Gerativa constitui um ramo de estudo da Gramática Gerativa e baseia-se na Teoria Padrão da Gramática Gerativa Transformacional

Leia mais

Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275

Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275 Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275-1 o. Semestre de 2018 1. Objetivo: Apresentar aos alunos os aspectos fundamentais da fonologia da língua portuguesa,

Leia mais

Linguística Computacional Interativa

Linguística Computacional Interativa 1 Linguística Computacional Interativa Planejamento e realização de texto Aula de 28 de agosto de 2012 2 Tópicos da Aula Introdução A intuição gramatical Gramáticas e Gramaticalização Tema da Aula Modelos

Leia mais

Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275

Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275 Objetivo, programa e cronograma da disciplina: - 1 o. Semestre de 2019 1. Objetivo: Apresentar aos alunos os aspectos fundamentais da fonologia da língua portuguesa, de um ponto de vista histórico e descritivo.

Leia mais

ANÁLISES SOBRE O COMPORTAMENTO DAS FRICATIVAS /S/ E /Z/ PELA TO. Patrícia Rodrigues Barbosa 1

ANÁLISES SOBRE O COMPORTAMENTO DAS FRICATIVAS /S/ E /Z/ PELA TO. Patrícia Rodrigues Barbosa 1 ANÁLISES SOBRE O COMPORTAMENTO DAS FRICATIVAS /S/ E /Z/ PELA TO Patrícia Rodrigues Barbosa 1 ABSTRACT: Our work runs over the realization of the fricatives /s/ and /z/ on the right edge of morphemes on

Leia mais

A VARIAÇÃO NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA OTIMIDADE

A VARIAÇÃO NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA OTIMIDADE LAZZAROTTO, Cristiane. A variação na aquisição fonológica sob a ótica da Teoria da Otimidade. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL. Edição especial n. 1, 2007. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

Leia mais

Aula 11 Desenvolvimento da linguagem: emergência da sintaxe (parte 2)

Aula 11 Desenvolvimento da linguagem: emergência da sintaxe (parte 2) Aula 11 Desenvolvimento da linguagem: emergência da sintaxe (parte 2) Pablo Faria HL422A Linguagem e Pensamento: teoria e prática Módulo 1: Aquisição da Linguagem IEL/UNICAMP 5 de outubro de 2016 SUMÁRIO

Leia mais

HIERARQUIA DE RESTRIÇÕES NO SISTEMA FONÉTICO-FONOLÓGICO DE UMA FALANTE DA LÍNGUA PORTUGUESA PORTADORA DA SÍNDROME DE MOEBIUS

HIERARQUIA DE RESTRIÇÕES NO SISTEMA FONÉTICO-FONOLÓGICO DE UMA FALANTE DA LÍNGUA PORTUGUESA PORTADORA DA SÍNDROME DE MOEBIUS HIERARQUIA DE RESTRIÇÕES NO SISTEMA FONÉTICO-FONOLÓGICO DE UMA FALANTE DA LÍNGUA PORTUGUESA PORTADORA DA SÍNDROME DE MOEBIUS Claudia SORDI-ICHIKAWA Departamento de Pós Graduação em Lingüística e Língua

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Letras Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa DO TRATAMENTO FORMAL DA FALA CONECTADA EM FRANCÊS

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Letras Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa DO TRATAMENTO FORMAL DA FALA CONECTADA EM FRANCÊS Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Letras Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa DO TRATAMENTO FORMAL DA FALA CONECTADA EM FRANCÊS por RICARDO ARAUJO FERREIRA SOARES Tese de Doutorado apresentada

Leia mais

INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA

INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA Página 33 de 315 INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA Michael Douglas Silva Dias 9 (UESB) Vera Pacheco 10

Leia mais

TAÍSE SIMIONI UMA ANÁLISE DOS VOCOIDES ALTOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: RELAÇÕES ENTRE SILABIFICAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DO ACENTO

TAÍSE SIMIONI UMA ANÁLISE DOS VOCOIDES ALTOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: RELAÇÕES ENTRE SILABIFICAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DO ACENTO TAÍSE SIMIONI UMA ANÁLISE DOS VOCOIDES ALTOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: RELAÇÕES ENTRE SILABIFICAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DO ACENTO Porto Alegre 2011 TAÍSE SIMIONI UMA ANÁLISE DOS VOCOIDES ALTOS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO:

Leia mais

Niina Ning ZHANG. Coordination in Syntax. Cambridge University Press, U.K., pp. ISBN (hardback)

Niina Ning ZHANG. Coordination in Syntax. Cambridge University Press, U.K., pp. ISBN (hardback) Niina Ning ZHANG. Coordination in Syntax. Cambridge University Press, U.K., 2010. 273 pp. ISBN 978-0-521-76755-2 (hardback) Maria do Carmo Oliveira Centro de Linguística da Universidade do Porto (Portugal)

Leia mais

GERADOS. Juliene Lopes R. Pedrosa 1 Dermeval da Hora 2.

GERADOS. Juliene Lopes R. Pedrosa 1 Dermeval da Hora 2. PEDROSA, Juliene Lopes R.; HORA, Demerval. Análise do /S/ em coda silábica: uma proposta de hierarquização dos candidatos gerados. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL. Edição especial n. 1, 2007.

Leia mais

2. Corpus e metodologia

2. Corpus e metodologia 1. Introdução ACENTO SECUNDÁRIO, ATRIBUIÇÃO TONAL E ÊNFASE EM PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) Flaviane Romani Fernandes-Svartman flaviane@gmail.com (Unicamp) Implementação de acentos secundários (2 ários ) em

Leia mais

A sílaba, unidade de organização melódica da fonologia

A sílaba, unidade de organização melódica da fonologia UCPEL - VII SENALE 2012 A sílaba, unidade de organização melódica da fonologia 1 Introdução Gisela Collischonn UFRGS/CNPq A sílaba tem sido uma parte integrante do desenvolvimento das teorias da representação

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM LINGÜÍSTICA APLICADA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM LINGÜÍSTICA APLICADA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM LINGÜÍSTICA APLICADA O ACENTO PRIMÁRIO EM PORTUGUÊS E EM ESPANHOL: UMA PROPOSTA

Leia mais

UM NOVO RETORNO DA MORFOLOGIA

UM NOVO RETORNO DA MORFOLOGIA SCHWINDT, L. C.; SCHER, A. P.; COLLISCHONN, G. QUADROS, E. S. Apresentação: um novo retorno da Morfologia. ReVEL, edição especial n. 5, 2011. [www.revel.inf.br]. UM NOVO RETORNO DA MORFOLOGIA Luiz Carlos

Leia mais

Aula 6 GERATIVISMO. MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p

Aula 6 GERATIVISMO. MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p Aula 6 GERATIVISMO MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012, p. 113-126 Prof. Cecília Toledo- cissa.valle@hotmail.com Linguística Gerativa Gerativismo Gramática Gerativa

Leia mais

CAPÍTULO 4 A FONOLOGIA FRASAL E O CONCEITO DE REFERÊNCIA INDIRETA 1 INTRODUÇÃO. Juliana Escalier Ludwig Gayer

CAPÍTULO 4 A FONOLOGIA FRASAL E O CONCEITO DE REFERÊNCIA INDIRETA 1 INTRODUÇÃO. Juliana Escalier Ludwig Gayer CAPÍTULO 4 A FONOLOGIA FRASAL E O CONCEITO DE REFERÊNCIA INDIRETA 1 Juliana Escalier Ludwig Gayer INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende revisitar historicamente o conceito de referência indireta, relacionado

Leia mais

Aula 6 Desenvolvimento da linguagem: percepção categorial

Aula 6 Desenvolvimento da linguagem: percepção categorial Aula 6 Desenvolvimento da linguagem: percepção categorial Pablo Faria HL422A Linguagem e Pensamento: teoria e prática Módulo 1: Aquisição da Linguagem IEL/UNICAMP 19 de setembro de 2016 SUMÁRIO PRELIMINARES

Leia mais

Aquisição do sistema vocálico: caminhos da L1 e da L2

Aquisição do sistema vocálico: caminhos da L1 e da L2 II SIMPÓSIO SOBRE VOGAIS Aquisição do sistema vocálico: caminhos da L1 e da L2 Giovana FERREIRA-GONÇALVES (PRODOC/CAPES-UFSM) Mirian Rose BRUM-DE-PAULA (UFSM) Delimitação do estudo Aquisição das vogais

Leia mais

SINTAXE E PROSÓDIA NA ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FRASAL DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO SINTÁTICA ENTRE ADVÉRBIOS E COMPLEMENTOS 1

SINTAXE E PROSÓDIA NA ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FRASAL DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO SINTÁTICA ENTRE ADVÉRBIOS E COMPLEMENTOS 1 SINTAXE E PROSÓDIA NA ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FRASAL DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO SINTÁTICA ENTRE ADVÉRBIOS E COMPLEMENTOS 1 335 Gabriel de Ávila Othero * Introdução Neste artigo, veremos alguns

Leia mais

A fricativa coronal /z/ em final de morfemas no PB Uma análise pela Teoria da Otimidade

A fricativa coronal /z/ em final de morfemas no PB Uma análise pela Teoria da Otimidade UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE LETRAS Patrícia Rodrigues Barbosa A fricativa coronal /z/ em final de morfemas no PB Uma análise pela Teoria da Otimidade Porto Alegre, 2005 UNIVERSIDADE

Leia mais

TAÍSE SIMIONI A ALTERNÂNCIA ENTRE DITONGO CRESCENTE E HIATO EM PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE OTIMALISTA

TAÍSE SIMIONI A ALTERNÂNCIA ENTRE DITONGO CRESCENTE E HIATO EM PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE OTIMALISTA TAÍSE SIMIONI A ALTERNÂNCIA ENTRE DITONGO CRESCENTE E HIATO EM PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE OTIMALISTA Porto Alegre 2005 TAÍSE SIMIONI A ALTERNÂNCIA ENTRE DITONGO CRESCENTE E HIATO EM PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE

Leia mais

O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS

O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS INTRODUÇÃO Vitor Caldas (PIBIC/UFRJ) vitor_caldas@hotmail.com Dinah Callou (UFRJ/CNPq) dcallou@gmail.com Neste trabalho,

Leia mais

1 Introdução. 1 Neste estudo, será utilizando tanto o termo em inglês parsing, como o termo traduzido análise

1 Introdução. 1 Neste estudo, será utilizando tanto o termo em inglês parsing, como o termo traduzido análise 1 Introdução Este estudo enfoca o desenvolvimento da percepção de elementos de classe fechada, particularmente de afixos verbais e sua representação morfofonológica, assim como o parsing 1 (análise sintática)

Leia mais

SÍNCOPE VOCÁLICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

SÍNCOPE VOCÁLICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Anais do 6º Encontro Celsul - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul SÍNCOPE VOCÁLICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Marianne Pesci de MATOS (Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp) Profª Drª Maria Filomena

Leia mais

Linguística O Gerativismo de Chomsky

Linguística O Gerativismo de Chomsky Linguística O Gerativismo de Chomsky Profª. Sandra Moreira Conteúdo Programático A Gramática Gerativa Inatismo versus Behaviorismo Competência e Desempenho Estrutura Profunda e Estrutura Superficial Objetivos

Leia mais

O ENSINO DE PRONÚNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE LETRAS: CONTRIBUIÇÕES DA HABILIDADE LISTENING.

O ENSINO DE PRONÚNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE LETRAS: CONTRIBUIÇÕES DA HABILIDADE LISTENING. O ENSINO DE PRONÚNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE LETRAS: CONTRIBUIÇÕES DA HABILIDADE LISTENING. Leônidas José da Silva Jr (CH/UEPB) leonidas.silvajr@gmail.com Rosângela Neres Araújo da Silva (CH/UEPB) rneres@terra.com.br

Leia mais

Oferta de optativas área de Linguística e Língua Portuguesa

Oferta de optativas área de Linguística e Língua Portuguesa Código HL 133 Análise do Discurso I quarta: 10:30h às 12:30h; sexta: 10:30h às 12:30h Gesualda dos Santos Rasia A concepção de texto em perspectiva discursiva. A mobilização do aparato teórico-metodológico

Leia mais

sintaticamente relevante para a língua e sobre os quais o sistema computacional opera. O resultado da computação lingüística, que é interno ao

sintaticamente relevante para a língua e sobre os quais o sistema computacional opera. O resultado da computação lingüística, que é interno ao 1 Introdução A presente dissertação tem como tema a aquisição do modo verbal no Português Brasileiro (PB). Tal pesquisa foi conduzida, primeiramente, por meio de um estudo dos dados da produção espontânea

Leia mais

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM CONEXIONISTA DA TEORIA DA OTIMIDADE. Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM CONEXIONISTA DA TEORIA DA OTIMIDADE. Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LINGÜÍSTICA APLICADA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA

Leia mais

ATAQUE COMPLEXO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

ATAQUE COMPLEXO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO COSTA, Luciane Trennephol da. Ataque complexo no português brasileiro. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL. V. 4, n. 7, agosto de 2006. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. ATAQUE COMPLEXO NO PORTUGUÊS

Leia mais

Bruno Cavalcanti Lima 1.

Bruno Cavalcanti Lima 1. LIMA, Bruno Cavalcanti. Hipocorização com reduplicação: um enfoque otimalista para o padrão de cópia dos segmentos à direita. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL. Edição especial n. 1, 2007.

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais

AULA 8: A PROSÓDIA DO PORTUGUÊS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, ORGANIZAÇÃO RÍTMICA E DOMÍNIOS PROSÓDICOS

AULA 8: A PROSÓDIA DO PORTUGUÊS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, ORGANIZAÇÃO RÍTMICA E DOMÍNIOS PROSÓDICOS AULA 8: A PROSÓDIA DO PORTUGUÊS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, ORGANIZAÇÃO RÍTMICA E DOMÍNIOS PROSÓDICOS...os latinos pártem a sua Grammatica em quátro partes: em Ortografia, que tráta da letera; em Prosodia,

Leia mais

Descrição da estrutura silábica do Yaathe, uma língua indígena brasileira

Descrição da estrutura silábica do Yaathe, uma língua indígena brasileira Descrição da estrutura silábica do Yaathe, uma língua indígena brasileira Fábia Pereira da Silva 1 Universidade Federal de Alagoas (UFAL) fabia_fulnio@hotmail.com RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar

Leia mais

A DISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE APAGAMENTO DO RÓTICO NAS QUATRO ÚLTIMAS DÉCADAS: TRÊS CAPITAIS EM CONFRONTO

A DISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE APAGAMENTO DO RÓTICO NAS QUATRO ÚLTIMAS DÉCADAS: TRÊS CAPITAIS EM CONFRONTO A DISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE APAGAMENTO DO RÓTICO NAS QUATRO ÚLTIMAS DÉCADAS: TRÊS CAPITAIS EM CONFRONTO Aline de Jesus Farias Oliveira (UFRJ/IC-FAPERJ)) Dinah Maria Isensee Callou (UFRJ/CNPq) dcallou@gmail.com

Leia mais

SÂNDI VOCÁLICO EXTERNO EM PORTUGUÊS COM BASE NA TEORIA DO GOVERNO

SÂNDI VOCÁLICO EXTERNO EM PORTUGUÊS COM BASE NA TEORIA DO GOVERNO SÂNDI VOCÁLICO EXTERNO EM PORTUGUÊS COM BASE NA TEORIA DO GOVERNO Vanessa Meireles de Oliveira SILVA Universidade de Paris 8 RESUMO Este trabalho refere-se à interpretação do sândi vocálico externo em

Leia mais

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 15 CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Neste primeiro capítulo da presente dissertação, serão apresentados os objetivos que o trabalho foi suscitando a partir de seu início. Serão apresentadas, também, algumas observações

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL CARLA DE AQUINO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL CARLA DE AQUINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL CARLA DE AQUINO A SÍLABA CVC E SUA FUNÇÃO NO SISTEMA Porto Alegre 2014 2 CARLA DE AQUINO A SÍLABA CVC E SUA FUNÇÃO NO SISTEMA Tese apresentada como

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO EM LETRAS SUÉLEN RIBEIRO DUTRA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO EM LETRAS SUÉLEN RIBEIRO DUTRA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO EM LETRAS SUÉLEN RIBEIRO DUTRA O CONHECIMENTO FONOLÓGICO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL O SOBRE ACENTO TÔNICO EM PORTUGUÊS

Leia mais

Formação de Palavras Compostas em Português Brasileiro: uma Análise de Interfaces

Formação de Palavras Compostas em Português Brasileiro: uma Análise de Interfaces UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA LINGUAGEM LINHA DE PESQUISA: FONOLOGIA E MORFOLOGIA Formação de Palavras

Leia mais

O papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade Conexionista

O papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade Conexionista ARTIGO Letrônica v. 3, n. 1, p. 164, julho 2010 O papel do léxico na aquisição das fricativas interdentais do inglês: uma abordagem via Teoria da Otimidade Conexionista Emilia Lorentz de Carvalho Leitão

Leia mais

Um contributo para a classificação dos efeitos do PCO em Teoria da Optimidade: dados do Búlgaro 1

Um contributo para a classificação dos efeitos do PCO em Teoria da Optimidade: dados do Búlgaro 1 Um contributo para a classificação dos efeitos do PCO em Teoria da Optimidade: dados do Búlgaro 1 Gueorgui Hristovsky & Ernesto d Andrade FLUL/CLUL 1. Introdução Fukazawa (1999 e trabalhos subsequentes)

Leia mais

FALA: DAS MARGENS DA LINGUÍSTICA AO LÓCUS DA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA *

FALA: DAS MARGENS DA LINGUÍSTICA AO LÓCUS DA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA * FALA: DAS MARGENS DA LINGUÍSTICA AO LÓCUS DA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA * Felipe Flores Kupske (UFSM) ** RESUMO: Pesquisas têm se direcionado a uma nova era na qual a neurociência está postulando novas perspectivas

Leia mais

Resumo Palavras-chave

Resumo Palavras-chave SÂNDI VOCÁLICO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: COMO O ACENTO DETERMINA SUA REALIZAÇÃO Gisela COLLISCHONN Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul E-mail: giselac@via-rs.net

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

Aquisição do Encontro Consonantal: Um Estudo Comparativo Consonant Cluster Acquisition: a Comparative Study

Aquisição do Encontro Consonantal: Um Estudo Comparativo Consonant Cluster Acquisition: a Comparative Study 7 Aquisição do Encontro Consonantal: Um Estudo Comparativo Consonant Cluster Acquisition: a Comparative Study Claudia Tereza Sobrinho da Silva 1 Universidade Federal da Bahia Resumo: O presente trabalho

Leia mais

A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na

A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na variedade do interior paulista Márcia Cristina do Carmo (FAPESP 06/59141-9) Orientadora: Profa. Dra. Luciani Ester Tenani UNESP Câmpus

Leia mais

Mestrado. Disciplinas Obrigatórias. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial

Mestrado. Disciplinas Obrigatórias. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial. créditos: 3 CHT: 45 Modalidade: presencial Mestrado Carga horária mínima: 360 horas Disciplinas Obrigatórias LEF700 - Fonologia Bases da análise fonológica. Dados fonéticos e sua interpretação. Concepções de fonema. Fonologia estrutural e Fonologia

Leia mais

Denize Nobre Oliveira SHEEP OU SHIP? MEN OU MAN?

Denize Nobre Oliveira SHEEP OU SHIP? MEN OU MAN? Denize Nobre Oliveira SHEEP OU SHIP? MEN OU MAN? O PAPEL DA HIERARQUIA DE RESTRIÇÕES NA AQUISIÇÃO DAS VOGAIS CORONAIS DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação

Leia mais

Sumário. Prefácio à nova edição Prefácio à primeira edição Lista de Abreviaturas Lista de Quadros Lista de Figuras...

Sumário. Prefácio à nova edição Prefácio à primeira edição Lista de Abreviaturas Lista de Quadros Lista de Figuras... Sumário Prefácio à nova edição...11 Prefácio à primeira edição...13 Lista de Abreviaturas...15 Lista de Quadros...17 Lista de Figuras...19 PARTE 1 UM LUGAR PARA A MORFOLOGIA Introdução...23 1. A palavra

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1.

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. CONCEITO DE FUNÇÃO... 2 IMAGEM DE UMA FUNÇÃO... 8 IMAGEM A PARTIR DE UM GRÁFICO... 12 DOMÍNIO DE UMA FUNÇÃO... 15 DETERMIAÇÃO DO DOMÍNIO... 15 DOMÍNIO A PARTIR DE UM GRÁFICO... 17 GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO...

Leia mais

FONOLOGIA UMA ENTREVISTA COM LEDA BISOL

FONOLOGIA UMA ENTREVISTA COM LEDA BISOL BISOL, Leda. Fonologia: uma entrevista com Leda Bisol. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 4, n. 7, agosto de 2006. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. FONOLOGIA UMA ENTREVISTA COM LEDA

Leia mais

Sobre as vogais pré-tônicas no Português Brasileiro

Sobre as vogais pré-tônicas no Português Brasileiro Sobre as vogais pré-tônicas no Português Brasileiro Seung Hwa Lee Faculdade de Letras Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) shlee@letras.ufmg.br Abstract. This paper discusses and reanalyzes the

Leia mais

KEYWORDS: Phonology; Haplology; Syllable reduction; Segmental approach.

KEYWORDS: Phonology; Haplology; Syllable reduction; Segmental approach. ESTUDO SOBRE REDUÇÃO SILÁBICA E HAPLOLOGIA NO FALAR DA CIDADE PAULISTA DE CAPIVARI (STUDY ON SYLLABLE REDUCTION AND HAPLOLOGY IN THE SPEECH OF CAPIVARI CITY) Eneida de Goes LEAL ABSTRACT: This paper investigates

Leia mais

TÓPICO III: INTRODUÇÃO A UMA ABORDAGEM FORMAL DA GRAMÁTICA 1. Teoria X-barra (ou: dos Constituintes Sintáticos)

TÓPICO III: INTRODUÇÃO A UMA ABORDAGEM FORMAL DA GRAMÁTICA 1. Teoria X-barra (ou: dos Constituintes Sintáticos) Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Letras Clássicas e Vernáculas Sintaxe do Português I FLC0277 Maria Clara Paixão de Sousa TÓPICO III: INTRODUÇÃO A UMA ABORDAGEM

Leia mais