KEYWORDS: Phonology; Haplology; Syllable reduction; Segmental approach.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "KEYWORDS: Phonology; Haplology; Syllable reduction; Segmental approach."

Transcrição

1 ESTUDO SOBRE REDUÇÃO SILÁBICA E HAPLOLOGIA NO FALAR DA CIDADE PAULISTA DE CAPIVARI (STUDY ON SYLLABLE REDUCTION AND HAPLOLOGY IN THE SPEECH OF CAPIVARI CITY) Eneida de Goes LEAL ABSTRACT: This paper investigates the syllable delletion, e.g., syllable reduction and haplology, in the dialect of Capivari since there are different occurences therein from the ones which appear in the literature. The results found have indicated that syllable delletions are not restrained to the results shown by Alkmim & Gomes (1982). KEYWORDS: Phonology; Haplology; Syllable reduction; Segmental approach. 0 Introdução Este trabalho objetiva aplicar a definição de haplologia e de redução silábica de Alkmim & Gomes (1982) aos dados de queda de sílaba no falar de Capivari. O artigo está assim organizado: na seção 1, há as definições dos processos fonológicos, de acordo com Alkmim & Gomes (1982); corpus e metodologia estão apresentados na seção 2; a seguir, há a aplicação da teoria aos dados; finalmente, estão as conclusões do artigo na seção 4. 1 Redução na literatura A redução fonológica é um termo genérico que abrange vários processos, caracterizados pela queda de um ou mais de um segmento. Por exemplo, a elisão é um tipo de redução, já que há a supressão de um segmento nesse processo fonológico (conforme Bisol (2000)) 1. Neste artigo, foram estudados dois tipos específicos de redução: a redução silábica (exemplo 1) e a haplologia (ver 2). Nesses processos, há supressão de uma sílaba em fim de palavra precedendo outro item lexical: 1. Peda(ço) de pau. 2. Ida(de) da loba. Agradeço à Profª Drª Raquel Santana Santos, Milca Veloso Nogueira e à audiência do ENAPOL pelos comentários e discussões. Os erros que ainda possam ser encontrados são de minha responsabilidade. 1 A queda é preferencialmente do primeiro segmento do contexto de redução, como mostram os exemplos de elisão (i) e (ii) a seguir: i. cabelo escuro > cabel(o) escuro [kabeliskuo]; ii. cabelo escuro > *cabelo (e)scuro *[kabeloskuo].

2 Em ambas as sentenças acima, há queda de sílaba. Porém a diferença entre elas é que, em (1), o processo fonológico se aplica em /so+de/, sílabas cujos segmentos são foneticamente dessemelhantes. Em (2), há aplicação de haplologia no contexto segmental /de+da/, o qual pode ser considerado semelhante, devido às consoantes /d/ e /d/ que estão envolvidas no processo. As seções a seguir abordam os contextos segmentais que diferenciam os processos fonológicos, e quais são as restrições para que esses processos aconteçam. 1.1 Redução silábica No primeiro tipo de redução, há queda total de uma sílaba em geral a da primeira palavra, cujo contexto segmental se caracteriza pela dessemelhança dos fones. Alkmim & Gomes (1982) argumentam que a ocorrência de redução silábica está relacionada a regras que se aplicam somente a certos itens lexicais caracterizados como proclíticos, e exemplificam com poder e deixar. Conforme Alkmim & Gomes (1982:50), a queda de sílaba nesses itens se dá por efeito da próclise: 3. [p.fa.la] pode falar No exemplo (3) acima, ocorre redução silábica com o verbo poder, em sua forma conjugada pode, ocasionando a queda total da sílaba de, e as consoantes não possuem o mesmo ponto de articulação. Contudo, não é possível considerar pode como um proclítico, à medida que clíticos são elementos desacentuados que se juntam a outros elementos que estão à sua direita (proclíticos) ou à esquerda (enclíticos). Além disso, mesmo depois da redução silábica, a sílaba fraca é apagada e permanece a forte. Portanto, essa sílaba continua não sendo clítica de acordo com a teoria métrico-prosódica (conforme, dentre outros, Selkirk 1984; Nespor & Vogel 1986). Os exemplos de Alkmim & Gomes (1982:50) são de palavras que pertencem a uma mesma frase fonológica 2 e elas chamam de proclítico o elemento que fica mais à esquerda na frase fonológica, como no exemplo abaixo, o qual mostra os acentos dos níveis prosódicos (palavra fonológica, clítico e frase fonológica) de pode brincar: 2 Segundo Nespor & Vogel (1986), o componente fonológico da gramática é um conjunto de subsistemas regidos por princípios teorias de grade métrica, fonologia lexical, fonologia autosegmental e fonologia prosódica. Na hierarquia prosódica, cada constituinte serve de domínio de aplicação de regras fonológicas e de processos fonéticos. Pelo mapeamento desses constituintes prosódicos com outros componentes da gramática a sintaxe, a semântica, a morfologia, as autoras mostram que o domínio do componente fonológico é formado por noções tanto fonológicas quanto não fonológicas (sem que haja necessariamente uma relação de isomorfia entre elas). Os componentes fonológicos são reunidos hierarquicamente, de acordo com princípios estabelecidos. As autoras definem sete constituintes na hierarquia prosódica: sílaba, pé métrico Σ, palavra fonológica, grupo clítico C, frase fonológica φ, frase entonacional I e enunciado U.

3 4. [ * ] acento de frase fonológica [ * ] [ * ] acento de grupo clítico [ * ] [ * ] acento de palavra Pode brincar. Dessa forma, o acento de frase fonológica está em brincar e não em pode; ainda assim, pode não deve ser considerado um clítico porque recebe acento no nível do grupo clítico. Mesmo depois de sofrer redução silábica, a sílaba apagada é a fraca, permanecendo a forte: 5. [ * ] acento de frase fonológica [ * ] [ * ] acento de grupo clítico [ * ] [ * ] acento de palavra Po (de) brincar. Portanto, não é possível considerar po(de) um clítico fonológico porque recebe acento nesse nível, mesmo depois da ocorrência do processo fonológico 3. A redução silábica será considerada, neste artigo, como sendo a queda total de uma sílaba na junção de duas palavras, tendo o seguinte contexto segmental: a sílaba final da primeira palavra não pode ser foneticamente semelhante à sílaba inicial da segunda palavra. 1.2 Haplologia Alkmim & Gomes (1982) dizem que a sílaba sujeita à haplologia 4 deve ser foneticamente semelhante à sílaba posterior: os traços segmentais das duas sílabas envolvidas no processo devem ter características parecidas para que a primeira delas seja totalmente elidida. A sílaba que se apaga é, preferencialmente, a primeira sílaba do contexto segmental, seguindo o processo geral de redução. Porém, para as autoras, a haplologia se restringe à queda de sílabas contendo /t/ e /d/. Essas consoantes são semelhantes, já que ambas têm os mesmos traços [+consonantal, +alveolar, +oclusiva], com exceção de [sonoridade]. Ainda, para Alkmim & Gomes (1982), a vogal da primeira sílaba do contexto segmental deve ter o traço [+alto], enquanto que a vogal da segunda sílaba não tem restrições. Ademais, a haplologia é um processo fonológico que ocorre somente com sílabas que sejam átonas. Exemplos com essas características podem ser observados em Alkmim & Gomes (1982:48), reproduzidos a seguir: 6. Lei(te) de coco. 7. Cal(do) de cana 5. 3 Agradeço à Profª Drª Raquel Santana Santos por me esclarecer esse fato. 4 O contexto de haplologia estudado por Alkmim & Gomes (1982) é constituído de uma sílaba CV em final de palavra, seguida de outra C(C)V. 5 No falar estudado por Alkmim & Gomes (1982), há regra de alçamento de vogais médias para altas.

4 Em (6), há apagamento da sílaba te seguida de de e, em (7), ocorre haplologia de do seguido de de. Os dados (6 e 7) mostram que as duas consoantes são dentais, sem importar o vozeamento para que a haplologia ocorra. É importante salientar que, para Alkmim & Gomes (1982), em contextos segmentais em que as consoantes das sílabas têm o mesmo ponto de articulação, mas não são /t/ e /d/, ocorre a supressão da vogal final da primeira palavra, acarretando o alongamento da consoante. As autoras citam sete exemplos de contextos segmentais cujas consoantes têm os mesmos pontos de articulação, mas que não ocorre haplologia, como em: sab(e) beijar (/b/, /b/), cas(o) zoneado (/z/, /z/) e can(o) novo (/n/, /n/). Assim, é necessário analisar a queda de sílaba que existe no falar de Capivari, visto que há ocorrências diferenciadas daquelas mostradas na literatura. É um estudo importante para que sejam observadas as restrições que estão envolvidas nesses processos fonológicos. 2 Corpus e metodologia O corpus compõe-se de duas seções de 30 minutos cada uma, com 2 informantes de 28 anos: BGN, que cursou até o 3º colegial; e ALES, que estudou até a 4ª série do primeiro grau 6 ambos são de Capivari. Os diálogos foram gravados 7 e transcritos ortograficamente. A seguir, foram selecionadas as palavras cujos contextos segmentais favoreceriam a ocorrência de redução silábica e haplologia, de acordo com a teoria de Alkmim & Gomes (1982). Como foi dito em 1.1, foram selecionadas reduções silábicas que se assemelhavam aos exemplos dados pelas autoras; porém, os itens lexicais envolvidos não foram tratados como proclíticos, conforme fizeram Alkmim & Gomes (1982). Para a haplologia (ver 1.2), as sílabas envolvidas deveriam ter as consoantes /t/ e /d/. Além disso, foram desprezadas reduções silábicas e haplologias em momentos em que houve hesitação do informante no corpus. Por meio da análise auditiva, foi observado se houve o apagamento total da sílaba (comprovando a ocorrência dos processos) ou somente da vogal (acarretando a não ocorrência dos processos). Somente os casos de apagamento total da silaba foram considerados para esse trabalho. 3 Análise dos dados 3.1 Previsões de queda de sílaba A tabela a seguir mostra as estatísticas do total de contextos dos processos fonológicos no corpus: 6 Foram escolhidos dois informantes com escolaridade diferente para observar se essa característica influencia na aplicação do processo. Esta análise está sendo feita e será reportada em trabalhos futuros. 7 As gravações foram feitas com um gravador Panasonic, modelo RQ-L31.

5 ALES BGN Total Previsão de redução silábica Ocorrência de redução silábica 2 (28,6 %) 1 (50 %) 3 Não ocorrência de redução silábica 5 (71,4 %) 1 (50 %) 6 Previsão para haplologia Ocorrência de haplologia 16 (64 %) 2 (22,2 %) 18 Não ocorrência de haplologia 9 (36 %) 7 (77,8 %) 16 Tabela das reduções e haplologia levando em consideração os contextos de Alkmim & Gomes (1982). Os exemplos apresentados a seguir são apenas algumas das sentenças do corpus e estão organizados por informantes. Houve duas ocorrências de redução silábica produzidas pelo informante ALES com o item lexical sabe (um dos exemplos está em (8) 8 ) e uma não ocorrência de redução silábica com pode (ver exemplo (9)): 8. Sa(be) 9 que meu nome é André? sabe que: [sa.ke] 9. Somos amigos, pode cumprimentar eu na rua... A seguir, estão algumas das sentenças com contexto segmental favorável à haplologia, produzidas por ALES: fez tratamen(to), tudo, no NA. tratamento tudo: [ta.ta.me.tu.do] na fren(te) da casa da mulher... frente da: [fe.da] num po(de) ter 10 vergonha. pode ter: [p.te] 13. Hoje ele é casa(do), tem filho. casado tem: [ka.za.te] 14. Já tá fugin(do) da realidade. fugindo da: [fu.i.da] 15. No posto, na frente da popular de Rafard. 16. Vendia pra uma empresa grande de gás, entendeu? 8 Em (8), há redução silábica de um sintagma verbal seguido de uma sentença subordinada: [ VP sabe [ CP que meu nome é André]], diferentemente dos exemplos mostrados por Alkmim & Gomes (1982), nos quais a redução silábica ocorre dentro de um sintagma verbal ([pode falar] VP, por exemplo). 9 No falar capivariano, as vogais médias em final de palavra não sofrem regra fonológica de alçamento, ou seja, chave e garfo são pronunciados [ave] e [gafo], respectivamente, bem como sabe é pronunciado [sa.be]. Isso significa que, nesses casos, a sílaba cai sem ter ocorrido alçamento para [i] e [u], diferente da análise de Alkmim & Gomes (1982). 10 Para Alkmim & Gomes (1982), a sílaba posterior àquela que sofre haplologia deve ser C(C)V. À medida que a diferença entre sílabas CVC (como na palavra ter do exemplo (12)) e C(C)V é somente a coda final (já que os parênteses indicam opcionalidade), sílabas do tipo CVC parecem ser consideradas para haplologia na proposta de Alkmim & Gomes (1982). Para as autoras o que importa é a consoante do onset e a qualidade da vogal.

6 Os exemplos (10) e (13) mostram que a haplologia pode ocorrer entre frases entonacionais, ou seja, entre sentenças, e não apenas em frases fonológicas. Quanto à não ocorrência de haplologia, em 6 sentenças com contexto silábico formado por /t/ seguido de /d/ e por /d/ seguido de /d/, ALES produziu as sentenças com não ocorrência desse processo, como mostram os exemplos (15) e (16) acima. BGN produziu uma sentença com o item lexical sabe (conforme (17) abaixo), no qual houve ocorrência de redução silábica. Em outro contexto segmental favorável à redução silábica produzido por esse informante com o verbo poder, em sua forma conjugada pode, não houve ocorrência de redução silábica, como mostra o exemplo (18) abaixo: 17. Sa(be) aquela música... sabe aquela: [sa.k.la] num pode comer mais nada. Assim, dos dois contextos favoráveis à aplicação de redução silábica, apenas em um esse processo de fato ocorreu. Na outra sentença, não houve realização do processo. A sentença (18) exemplifica um contexto favorável à teoria de Alkmim & Gomes (1982). Quanto à haplologia, o informante BGN produziu 9 sentenças com contextos silábicos que favoreceriam esse processo fonológico e houve apenas uma ocorrência (conforme (19)): a gen(te) tocou e Roni gravou. a gente tocou: [a.e.to.ko] 20. Campinas é cidade grande também. 21. É, aquecimento, um monte de frescura. Apesar de os contextos de (20 e 21) (/d+t/ e /t+d/, respectivamente) serem favoráveis à haplologia, o informante BGN bloqueou o processo. Na produção de ambos os informantes, houve um total de 34 contextos favoráveis à haplologia. Em 18 deles, o processo de fato ocorreu e nos 16 restantes, houve não ocorrência de haplologia. 3.2 Dados diferenciados da literatura Além dos dados apresentados em 3.1, os informantes realizaram sentenças com sílabas adjacentes foneticamente diferentes, nas quais houve queda de sílaba; contudo, esses processos ocorridos podem ser caracterizados como redução silábica atípica, à medida que foram aplicados a itens lexicais que não pertenciam, necessariamente, à mesma frase fonológica e os itens lexicais não tinham as características apontadas por Alkmim & Gomes (1982) (poder e deixar). Houve também haplologia atípica, já que ocorreram casos de seqüência de sílabas fracas com as consoantes /t/ ou /d/ mas com vogais [-altas]; também houve seqüências com consoantes diferentes de /t/ e /d/; e, ainda, contextos em que a sílaba que segue a elidida não possui o traço [-acento]. Em todos esses casos, houve queda de sílaba.

7 3.2.1 Redução silábica atípica ALES produziu 14 sentenças com ocorrência de redução silábica, das quais 12 podem ser consideradas atípicas, à medida que o contexto de queda de sílaba possui segmentos foneticamente dessemelhantes e, além disso, o processo se aplica a itens lexicais diferentes da proposta de Alkmim & Gomes (1982) (poder e deixar). Alguns exemplos de reduções silábicas atípicas são mostrados a seguir: fiquei moran(do) na rua. morando na: [mo.a.n] eu qua(se) morri... quase morri: [kwa.mo.hi] cheguei em ca(sa), dei dinheiro... casa dei: [ka.dej] 25. Rouba(VA) bojão de gás... roubava bojão: [ro.ba.boaw] 26. É, nego(cio) de casa, entendeu? negócio de: [ne.g.de] por ca(usa) da cabeça. causa da: [ka.d] A sílaba elidida em (22) corrobora Alkmim & Gomes (1982), já que é um do; apesar de a consoante da sílaba seguinte ter o mesmo ponto de articulação de /d/, possui o traço que as diferenciam [+nasal]. O exemplo (23) é atípico à medida que a consoante da primeira sílaba do contexto de redução silábica é /z/ seguida da nasal /m/. Em (24), a consoante da sílaba que cai também é um /z/, mas, diferentemente de (23), é seguida de /d/ e, ainda, o processo ocorre entre duas frases entonacionais. O contexto de (25) é diferenciado porque suas sílabas não têm o mesmo ponto e nem o mesmo modo de articulação: a primeira é a fricativa /v/ e a segunda é a plosiva /b/. A particularidade do exemplo (26) é que a sílaba elidida tem a rima ramificada. O exemplo (27) pode ser considerado redução silábica atípica porque, além da queda de /za/, há elisão do glide da sílaba anterior. 11 É necessário salientar que, para o processo de redução silábica atípica, todas as sílabas elididas são átonas, como afirmam Alkmim & Gomes (1982) Haplologia atípica No corpus, foram encontradas ocorrências de haplologia independentemente de a vogal sujeita à queda ter o traço [+alto], como afirmam Alkmim & Gomes (1982). Por exemplo, há ocorrência desses processos fonológicos com a vogal /a/, que possui os traços [+baixo], como na sentença abaixo, produzida por ALES (cf. nota 9): na(da) de roubar... nada de: [na.de] Em (28), o contexto segmental é formado pela consoante /d/ seguida de outro /d/. Essa característica corrobora Alkmim & Gomes (1982); porém, a vogal elidida tem o traço [+baixo], em oposição ao que afirmam as autoras com relação a vogais, as quais devem necessariamente ter o traço [+alto], conforme foi visto no item 1.2 (cf. nota 5). 11 No exemplo (29), a elisão do glide não é comum no português brasileiro; falantes sempre produzem [kaw.z] ao invés de *[ka.z].

8 Ainda de acordo com as autoras, não haveria ocorrência de haplologia em contextos segmentais cujos fonemas sejam diferentes de /t/ e /d/. Por outro lado, a análise perceptual das sentenças do corpus mostrou que existe a possibilidade de ocorrência de haplologia ou redução silábica com contextos segmentais cujas consoantes não tenham necessariamente os traços [+coronal, -contínuo, -nasal], como mostram os contextos consonantais em (29) e (30), com suas respectivas transcrições fonéticas: morei um po(uco) 12 com a minha mãe... pouco com a 13 : [po.k] e um mole(que) com otra... moleque com outra: [m.l..ko.t] Nos exemplos acima, as consoantes envolvidas no processo de haplologia têm os traços [-coronal, -contínuo, -nasal] e as vogais têm os traços [-alta, -baixa]. Mesmo com essas características que se diferenciam da proposta de Alkmim & Gomes (1982), há ocorrência de haplologia. Além disso, houve haplologia cujos contextos consonantais possuem os traços [+coronal, -contínuo, -nasal], mas com sílaba CCV (para Alkmim & Gomes (1982), as sílabas sujeitas à queda devem ser CV), como mostram os exemplos a seguir: eu saí pelo vi(dro) da frente. vidro da: [vi.da] 32. Caí den(tro) do esgoto assim. dentro do: [de.do] As consoantes das sílabas que sofrem haplologia nos exemplos acima são /d/ (ver (31)) e /t/ (conforme (32)). Porém, os onsets dessas sílabas são ramificados: há o flap /r/ entre a consoante e a vogal da sílaba em que a queda ocorre. Quanto ao ritmo, Alkmim & Gomes (1982) dizem que a segunda sílaba do contexto de haplologia deve ter o traço [-acento]. Diferentemente, o informante ALES produziu a seguinte sentença: 33. O res(to), tudo morreu, entendeu? resto tudo: [hs.tu.do] Mais uma vez, o contexto consonantal do exemplo acima corrobora Alkmim & Gomes (1982), já que a sílaba elidida /to/ é seguida de /tu/. Contudo, para as autoras, à medida que /tu/ é acentuado, não haveria ocorrência de haplologia, diferente do que acontece em (33). Assim como para redução silábica, as sílabas elididas também são átonas para ocorrência de haplologia. 12 O exemplo (31) é diferente de (29), apesar de ter a particularidade de ocorrer uma elisão de um glide da sílaba anterior à que sofre queda de sílaba. Mas esse fato é independente da haplologia, já que é normalmente produzido [po.ko] pelos falantes do português brasileiro e não [pow.ko]. 13 Há outros processos fonológicos envolvidos nas palavras com a desse exemplo, os quais não são relevantes para este artigo.

9 4 Conclusões Para a redução silábica, pôde-se observar que esse processo não ocorre somente com os itens lexicais exemplificados por Alkmim & Gomes (1982). Ao que concerne à haplologia, as consoantes plosivas dentais não são os únicos segmentos que estão compreendidos nesse processo fonológico, bem como as vogais não têm necessariamente o traço [+alto]. Os dados do falar de Capivari corroboram as características apontadas por Alkmim & Gomes (1982) de que as sílabas sujeitas à queda devem ser átonas, mas mostram que a proposta das autoras pode ser muito restrita para dar conta dos dados do falar capivariano. RESUMO: Este trabalho analisa dois processos fonológicos de queda de sílaba (redução silábica e haplologia), no falar de Capivari, visto que há ocorrências diferenciadas daquelas mostradas na literatura. Os resultados encontrados mostram que a queda de sílaba não se restringe aos resultados de Alkmim & Gomes (1982). PALAVRAS-CHAVE: Fonologia; Haplologia; Redução silábica; Contexto segmental. 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALKMIM, M. & GOMES, C. (1982): Dois fenômenos de supressão de segmentos em limite de palavra. Ensaios de Lingüística, nº 7, pp BISOL, Leda (2000): O Troqueu silábico no sistema fonológico (Um adendo ao artigo de Plínio Barbosa). D.E.L.T.A., Vol. 16, N.º 2, 2000, pp NESPOR, M. & VOGEL, M. (1986): Prosodic phonology. Dordrecht: Foris Publications.

Haplologia entre fronteiras acima da palavra fonológica

Haplologia entre fronteiras acima da palavra fonológica Haplologia entre fronteiras acima da palavra fonológica Vanessa Cristina Pavezi PG UNESP /CSJRP, vpavezi@yahoo.com.br Abstract. This papers deals with the prosodic context for syllable degemination across

Leia mais

Fonética acústica: Propriedades suprassegmentais APOIO PEDAGÓGICO. KENT, Ray, READ, Charles. Análise acústica da Fala São Paulo : Cortez, 2015

Fonética acústica: Propriedades suprassegmentais APOIO PEDAGÓGICO. KENT, Ray, READ, Charles. Análise acústica da Fala São Paulo : Cortez, 2015 Fonética acústica: Propriedades suprassegmentais KENT, Ray, READ, Charles. Análise acústica da Fala São Paulo : Cortez, 2015 APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com Segmentos da

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE POSIÇÃO DE ÊNFASE SENTENCIAL/PROXIMIDADE DE PAUSA E DURAÇÃO SEGMENTAL NO PB: O CASO DAS FRICATIVAS

A RELAÇÃO ENTRE POSIÇÃO DE ÊNFASE SENTENCIAL/PROXIMIDADE DE PAUSA E DURAÇÃO SEGMENTAL NO PB: O CASO DAS FRICATIVAS 7 de 107 A RELAÇÃO ENTRE POSIÇÃO DE ÊNFASE SENTENCIAL/PROXIMIDADE DE PAUSA E DURAÇÃO SEGMENTAL NO PB: O CASO DAS FRICATIVAS Paula Ferraz Oliveira ** (Uesb) Vera Pacheco *** (Uesb) RESUMO A duração segmental

Leia mais

AULA 8: A PROSÓDIA DO PORTUGUÊS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, ORGANIZAÇÃO RÍTMICA E DOMÍNIOS PROSÓDICOS

AULA 8: A PROSÓDIA DO PORTUGUÊS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, ORGANIZAÇÃO RÍTMICA E DOMÍNIOS PROSÓDICOS AULA 8: A PROSÓDIA DO PORTUGUÊS: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, ORGANIZAÇÃO RÍTMICA E DOMÍNIOS PROSÓDICOS...os latinos pártem a sua Grammatica em quátro partes: em Ortografia, que tráta da letera; em Prosodia,

Leia mais

Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275

Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275 Objetivo, programa e cronograma da disciplina: - 1 o. Semestre de 2019 1. Objetivo: Apresentar aos alunos os aspectos fundamentais da fonologia da língua portuguesa, de um ponto de vista histórico e descritivo.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB

AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB 3661 AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE TONICIDADE E DISTINÇÃO DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS NO PB INTRODUÇÃO Francisco De Oliveira Meneses (UESB/ FAPESB) Vera PACHECO (UESB) As oclusivas são sons consonânticos

Leia mais

O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS

O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS INTRODUÇÃO Vitor Caldas (PIBIC/UFRJ) vitor_caldas@hotmail.com Dinah Callou (UFRJ/CNPq) dcallou@gmail.com Neste trabalho,

Leia mais

Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275

Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275 Objetivo, programa e cronograma da disciplina: Fonética e Fonologia do Português FLC0275-1 o. Semestre de 2018 1. Objetivo: Apresentar aos alunos os aspectos fundamentais da fonologia da língua portuguesa,

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE DURAÇÃO SEGMENTAL E PERCEPÇÃO DE FRICATIVAS SURDAS E SONORAS

RELAÇÃO ENTRE DURAÇÃO SEGMENTAL E PERCEPÇÃO DE FRICATIVAS SURDAS E SONORAS 3378 RELAÇÃO ENTRE DURAÇÃO SEGMENTAL E PERCEPÇÃO DE FRICATIVAS SURDAS E SONORAS Audinéia Silva (UESB/ FAPESB) Vera PACHECO (UESB) 1) CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1) Duração segmental Em algumas línguas, como

Leia mais

IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1

IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1 31 de 368 IMPLICAÇÕES DA AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DO VOT NA PERCEPÇÃO DE CONSOANTES OCLUSIVAS 1 Renato Abreu Soares * (Uesb) Vera Pacheco ** (Uesb) RESUMO Modificações na constituição intrínseca dos segmentos

Leia mais

A grafia das consoantes biunívocas que se diferenciam pelo traço distintivo [sonoro] em textos de alunos de séries/anos iniciais

A grafia das consoantes biunívocas que se diferenciam pelo traço distintivo [sonoro] em textos de alunos de séries/anos iniciais A grafia das consoantes biunívocas que se diferenciam pelo traço distintivo [sonoro] em textos de alunos de séries/anos iniciais Rodrigues, Cristiane 1 ; Miranda, Ana Ruth 2 1 Universidade Federal de Pelotas,

Leia mais

AS HIPOSEGMENTAÇÕES NA ESCRITA INICIAL DE ADULTOS 1. INTRODUÇÃO

AS HIPOSEGMENTAÇÕES NA ESCRITA INICIAL DE ADULTOS 1. INTRODUÇÃO AS HIPOSEGMENTAÇÕES NA ESCRITA INICIAL DE ADULTOS FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves 1 ; MIRANDA, Ana Ruth 2 1 PPGE - FAE UFPel carmenreginaferreira@yahoo.com.br 2 PPGE FAE UFPel anaruthmiranda@hotmail.com

Leia mais

Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro

Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro Estudos da Língua(gem) Características da duração do ruído das fricativas de uma amostra do Português Brasileiro Characteristics of the duration of the fricative noise of a sample of Brazilian Portuguese

Leia mais

Variação prosódica no Português Europeu: análise comparada de fenómenos de sândi vocálico

Variação prosódica no Português Europeu: análise comparada de fenómenos de sândi vocálico XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Porto 22-24 de Outubro de 2014 Variação prosódica no Português Europeu: análise comparada de fenómenos de sândi vocálico Nuno Paulino & Sónia

Leia mais

A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES

A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES Letícia Cotosck Vargas (PUCRS/PIBIC- CNPq 1 ) 1. INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem por objetivo examinar um dos processos de sândi externo verificados

Leia mais

Juliana Ludwig-Gayer 1

Juliana Ludwig-Gayer 1 SILVA, Thaïs Cristófaro. Dicionário de fonética e fonologia. Colaboradoras Daniela Oliveira Guimarães e Maria Mendes Cantoni. São Paulo: Contexto, 2011, 239p. Juliana Ludwig-Gayer 1 325 Este dicionário

Leia mais

REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA

REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA 19 de 107 REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA Juscélia Silva Novais Oliveira * (Uesb) Priscila de Jesus Ribeiro ** (UESB) Vera Pacheco *** (Uesb) RESUMO O PB, segundo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DÉBORA HEINECK ANÁLISE DO FENÔMENO FONOLÓGICO DA HAPLOLOGIA NO PORTUGUÊS FALADO EM LAGES/SC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DÉBORA HEINECK ANÁLISE DO FENÔMENO FONOLÓGICO DA HAPLOLOGIA NO PORTUGUÊS FALADO EM LAGES/SC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DÉBORA HEINECK ANÁLISE DO FENÔMENO FONOLÓGICO DA HAPLOLOGIA NO PORTUGUÊS FALADO EM LAGES/SC PORTO ALEGRE 2016 DÉBORA HEINECK ANÁLISE DO FENÔMENO FONOLÓGICO DA

Leia mais

O PROCESSO FONOLÓGICO DE NÃO-PRODUÇÃO NA ESCRITA DE ESTRUTURAS SILÁBICAS COMPLEXAS

O PROCESSO FONOLÓGICO DE NÃO-PRODUÇÃO NA ESCRITA DE ESTRUTURAS SILÁBICAS COMPLEXAS O PROCESSO FONOLÓGICO DE NÃO-PRODUÇÃO NA ESCRITA DE ESTRUTURAS SILÁBICAS COMPLEXAS Susie Enke Ilha 1 1. Introdução O presente trabalho tem como objetivo investigar o processo fonológico de não-produção

Leia mais

A DISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE APAGAMENTO DO RÓTICO NAS QUATRO ÚLTIMAS DÉCADAS: TRÊS CAPITAIS EM CONFRONTO

A DISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE APAGAMENTO DO RÓTICO NAS QUATRO ÚLTIMAS DÉCADAS: TRÊS CAPITAIS EM CONFRONTO A DISTRIBUIÇÃO DO PROCESSO DE APAGAMENTO DO RÓTICO NAS QUATRO ÚLTIMAS DÉCADAS: TRÊS CAPITAIS EM CONFRONTO Aline de Jesus Farias Oliveira (UFRJ/IC-FAPERJ)) Dinah Maria Isensee Callou (UFRJ/CNPq) dcallou@gmail.com

Leia mais

Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância

Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância Introdução à Fonologia: Traços Distintivos e Redundância Seung Hwa Lee Fundamentos de Fonologia e Morfologia Fonologia Gerativa Morris Halle and Noam Chomsky começaram os estudos da fonologia nos anos

Leia mais

Marisa Cruz & Sónia Frota. XXVII Encontro Nacional da APL

Marisa Cruz & Sónia Frota. XXVII Encontro Nacional da APL Marisa Cruz & Sónia Frota Laboratório de Fonética (CLUL/FLUL) Universidade de Lisboa XXVII Encontro Nacional da APL FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 28 de Outubro de 2011 Para a prosódia do foco em variedades

Leia mais

INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA

INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA Página 33 de 315 INVESTIGAÇÃO ACERCA DOS PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO SILÁBICA CVC NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS: UMA ANÁLISE FONÉTICO-ACÚSTICA Michael Douglas Silva Dias 9 (UESB) Vera Pacheco 10

Leia mais

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Luiz Carlos da Silva Souza** (UESB) Priscila de Jesus Ribeiro*** (UESB) Vera Pacheco**** (UESB)

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Luiz Carlos da Silva Souza** (UESB) Priscila de Jesus Ribeiro*** (UESB) Vera Pacheco**** (UESB) 61 de 119 UMA ANÁLISE DE F0 DAS VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO 1 Luiz Carlos da Silva Souza** Priscila de Jesus Ribeiro*** Vera Pacheco**** RESUMO: Este trabalho tem por objetivo fornecer

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

VOGAIS NASAIS EM AMBIENTES NÃO NASAIS EM ALGUNS DIALETOS BAIANOS: DADOS PRELIMINARES 1

VOGAIS NASAIS EM AMBIENTES NÃO NASAIS EM ALGUNS DIALETOS BAIANOS: DADOS PRELIMINARES 1 39 de 107 VOGAIS NASAIS EM AMBIENTES NÃO NASAIS EM ALGUNS DIALETOS BAIANOS: DADOS PRELIMINARES 1 Cirlene de Jesus Alves * (Uesb) Layane Dias Cavalcante * (Uesb) Vera Pacheco ** (Uesb) RESUMO Esse trabalho

Leia mais

AS FRONTEIRAS ENTOACIONAIS DA ASSERÇÃO EM PORTUGUÊS (THE INTONATIONAL BOUNDARIES OF ASSERTION IN PORTUGUESE)

AS FRONTEIRAS ENTOACIONAIS DA ASSERÇÃO EM PORTUGUÊS (THE INTONATIONAL BOUNDARIES OF ASSERTION IN PORTUGUESE) AS FRONTEIRAS ENTOACIONAIS DA ASSERÇÃO EM PORTUGUÊS (THE INTONATIONAL BOUNDARIES OF ASSERTION IN PORTUGUESE) Luciani TENANI * (UNESP - SJRP) ABSTRACT: Intonational phonology is the framework used for investigating

Leia mais

ESTUDO FONÉTICO-EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA PAUSA NA DURAÇÃO DE VOGAIS ACOMPANHADAS DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS *

ESTUDO FONÉTICO-EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA PAUSA NA DURAÇÃO DE VOGAIS ACOMPANHADAS DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS * 57 de 297 ESTUDO FONÉTICO-EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA PAUSA NA DURAÇÃO DE VOGAIS ACOMPANHADAS DE OCLUSIVAS SURDAS E SONORAS * Francisco Meneses (UESB) Vera Pacheco (UESB) RESUMO A duração das vogais

Leia mais

Variação e definição de queda de sílaba: o contexto segmental em Capivari-SP e Campinas-SP

Variação e definição de queda de sílaba: o contexto segmental em Capivari-SP e Campinas-SP Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 187-220, 2018 Variação e definição de queda de sílaba: o contexto segmental em Capivari-SP e Campinas-SP Variation and Definition of Syllable

Leia mais

A DEGEMINAÇÃO NA FALA POPULAR DE SALVADOR

A DEGEMINAÇÃO NA FALA POPULAR DE SALVADOR A DEGEMINAÇÃO NA FALA POPULAR DE SALVADOR THE DEGEMINATION IN SALVADOR S POPULAR SPEECH Juliana Escalier Ludwig Gayer 1 Ludquellen Braga Dias 2 Universidade Federal da Bahia Resumo: Esta pesquisa tem como

Leia mais

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO

AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO AQUISIÇÃO FONOLÓGICA EM CRIANÇAS DE 3 A 8 ANOS: A INFLUÊNCIA DO NÍVEL SÓCIO ECONÔMICO Palavras Chave: Criança, Fala, Desenvolvimento da Linguagem Introdução: A aquisição do sistema fonológico ocorre durante

Leia mais

SÍNCOPE VOCÁLICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

SÍNCOPE VOCÁLICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Anais do 6º Encontro Celsul - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul SÍNCOPE VOCÁLICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Marianne Pesci de MATOS (Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp) Profª Drª Maria Filomena

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO RITMO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO À LUZ DA FONOLOGIA LEXICAL

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO RITMO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO À LUZ DA FONOLOGIA LEXICAL 2438 UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO RITMO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO À LUZ DA FONOLOGIA LEXICAL Lívia Monteiro de Queiroz Migliorini Unesp/Araraquara 1. A noção de isocronia É muito comum, quando tratamos de

Leia mais

HAPLOLOGIA NO FALAR PARAENSE

HAPLOLOGIA NO FALAR PARAENSE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO EM LINGUISTICA FLÁVIA HELENA DA SILVA PAZ HAPLOLOGIA NO FALAR PARAENSE BELÉM - PA 2013 1 FLÁVIA

Leia mais

XXI Encontro Nacional da APL, 28/10/2005. Marina Vigário. Fernando Martins. Sónia Frota. Universidade de Lisboa, " ILTEC. Universidade do Minho,

XXI Encontro Nacional da APL, 28/10/2005. Marina Vigário. Fernando Martins. Sónia Frota. Universidade de Lisboa,  ILTEC. Universidade do Minho, XXI Encontro Nacional da APL, 28/10/2005 A ferramenta FreP e a frequência de tipos silábicos e classes de segmentos no Português + Marina Vigário *" Fernando Martins * Sónia Frota + Universidade do Minho,

Leia mais

Fonêmica. CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

Fonêmica. CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Fonêmica CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Prof. Cecília Toledo cissa.valle@hotmail. com 1) Sali 2)

Leia mais

APAGAMENTO DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA INTERNA E EXTERNA: A REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO

APAGAMENTO DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA INTERNA E EXTERNA: A REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO APAGAMENTO DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA INTERNA E EXTERNA: A REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO 1. Introdução Ingrid Oliveira (UFRJ) oliver.ingrid@hotmail.com Mayra Santana (UFRJ) mstn18@yahoo.com.br Carolina

Leia mais

VANESSA CRISTINA PAVEZI A HAPLOLOGIA NA VARIEDADE PAULISTA

VANESSA CRISTINA PAVEZI A HAPLOLOGIA NA VARIEDADE PAULISTA VANESSA CRISTINA PAVEZI A HAPLOLOGIA NA VARIEDADE PAULISTA Dissertação apresentada ao Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de São José do Rio Preto,

Leia mais

Análise do status fonológico do grafema consonantal duplo RR em Português Arcaico

Análise do status fonológico do grafema consonantal duplo RR em Português Arcaico Análise do status fonológico do grafema consonantal duplo RR em Português Arcaico Tatiana Somenzari Faculdade de Ciências e Letras UNESP-Campus Araraquara Rod. Araraquara-Jaú, Km. 01 Abstract. In this

Leia mais

A AQUISIÇÃO DAS FRICATIVAS DENTAIS DO INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DINÂMICA

A AQUISIÇÃO DAS FRICATIVAS DENTAIS DO INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DINÂMICA 261 de 665 A AQUISIÇÃO DAS FRICATIVAS DENTAIS DO INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DINÂMICA Fábio Silva Lacerda Bastos 73 (UESB) Maria de Fátima de Almeida Baia 74 (UESB) RESUMO Este estudo piloto segue a perspectiva

Leia mais

A ELISÃO NA FALA POPULAR DE SALVADOR THE ELISION IN POPULAR SPEECH OF SALVADOR

A ELISÃO NA FALA POPULAR DE SALVADOR THE ELISION IN POPULAR SPEECH OF SALVADOR A ELISÃO NA FALA POPULAR DE SALVADOR THE ELISION IN POPULAR SPEECH OF SALVADOR Eleneide de Oliveira Silva 1 Juliana Ludwig Gayer 2 RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo ampliar a compreensão em relação

Leia mais

Todas as línguas do mundo têm dois tipos de estrutura: uma estrutura fonológica e uma estrutura morfossintática.

Todas as línguas do mundo têm dois tipos de estrutura: uma estrutura fonológica e uma estrutura morfossintática. Quinta semana do curso de Linguística II Aula 1 Professor Alessandro Boechat de Medeiros Departamento de Linguística e Filologia Fonologia Sobre a estrutura lingüística Todas as línguas do mundo têm dois

Leia mais

Eneida de Goes Leal ELISÃO SILÁBICA E HAPLOLOGIA: ASPECTOS FONOLÓGICOS DO FALAR DA CIDADE PAULISTA DE CAPIVARI

Eneida de Goes Leal ELISÃO SILÁBICA E HAPLOLOGIA: ASPECTOS FONOLÓGICOS DO FALAR DA CIDADE PAULISTA DE CAPIVARI 1 Eneida de Goes Leal ELISÃO SILÁBICA E HAPLOLOGIA: ASPECTOS FONOLÓGICOS DO FALAR DA CIDADE PAULISTA DE CAPIVARI Dissertação apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade

Leia mais

O COMPORTAMENTO DA VOGAL ÁTONA /E/ DE CLÍTICOS PRONOMINAIS E OS PROCESSOS DE SÂNDI

O COMPORTAMENTO DA VOGAL ÁTONA /E/ DE CLÍTICOS PRONOMINAIS E OS PROCESSOS DE SÂNDI Anais do 6º Encontro Celsul - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul O COMPORTAMENTO DA VOGAL ÁTONA /E/ DE CLÍTICOS PRONOMINAIS E OS PROCESSOS DE SÂNDI Luciene Bassols BRISOLARA (FURG/PUCRS) Carmen Lúcia

Leia mais

PROCESSOS FONOLÓGICOS DESENCADEADOS PELA SUFIXAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PORTUGUÊS BRASILEIRO E PORTUGUÊS ARCAICO

PROCESSOS FONOLÓGICOS DESENCADEADOS PELA SUFIXAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PORTUGUÊS BRASILEIRO E PORTUGUÊS ARCAICO 2718 PROCESSOS FONOLÓGICOS DESENCADEADOS PELA SUFIXAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PORTUGUÊS BRASILEIRO E PORTUGUÊS ARCAICO Natália Cristine Prado FCLar/UNESP/FAPESP O objetivo deste trabalho é fazer

Leia mais

A hipossegmentação da escrita e os processos de sândi

A hipossegmentação da escrita e os processos de sândi A hipossegmentação da escrita e os processos de sândi Ana Paula Nobre da Cunha 1, Ana Ruth Moresco Miranda 2 1 Faculdade de Educação Universidade Federal de Pelotas (UFPel) 2 Faculdade de Educação Universidade

Leia mais

Fonologia Gerativa. Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO. Prof. Cecília Toledo

Fonologia Gerativa. Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO. Prof. Cecília Toledo Fonologia Gerativa Traços distintivos Redundância Processos fonológicos APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com PRESSUPOSTOS DA FONOLOGIA GERATIVA A gramática é concebida como

Leia mais

FLUTUAÇÕES NA DELIMITAÇÃO DA FRASE ENTONACIONAL EM DUAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO SAMBA-CANÇÃO NA BATUCADA DA VIDA

FLUTUAÇÕES NA DELIMITAÇÃO DA FRASE ENTONACIONAL EM DUAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO SAMBA-CANÇÃO NA BATUCADA DA VIDA FLUTUAÇÕES NA DELIMITAÇÃO DA FRASE ENTONACIONAL EM DUAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES DO SAMBA-CANÇÃO NA BATUCADA DA VIDA Renata Pelloso Gelamo 1, Lourenço Chacon 2 1 Pós Graduação em Estudos Lingüísticos

Leia mais

TEORIA FONOLÓGICA E VARIAÇÃO: A QUEDA DE SÍLABA EM CAPIVARI E EM CAMPINAS. (Versão corrigida)

TEORIA FONOLÓGICA E VARIAÇÃO: A QUEDA DE SÍLABA EM CAPIVARI E EM CAMPINAS. (Versão corrigida) EneidadeGoesLeal TEORIAFONOLÓGICAEVARIAÇÃO:AQUEDADE SÍLABAEMCAPIVARIEEMCAMPINAS (Versãocorrigida) Tese apresentada junto ao Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Leia mais

Ritmo Lingüístico na Fala Disártrica

Ritmo Lingüístico na Fala Disártrica Ritmo Lingüístico na Fala Disártrica Erica Reviglio Iliovitz 1 1 Departamento de Letras Vernáculas, Faculdade de Letras e Artes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DLV/FALA/UERN) ericarei@yahoo.com

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROCESSOS FONOLÓGICOS LEXICAIS E PÓS-LEXICAIS NA CLASSIFICAÇÃO DE RITMO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO INTRODUÇÃO

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROCESSOS FONOLÓGICOS LEXICAIS E PÓS-LEXICAIS NA CLASSIFICAÇÃO DE RITMO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DOS PROCESSOS FONOLÓGICOS LEXICAIS E PÓS-LEXICAIS NA CLASSIFICAÇÃO DE RITMO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Lívia Monteiro de Queiroz Migliorini (UNESP) INTRODUÇÃO O objetivo deste

Leia mais

A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na

A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na variedade do interior paulista Márcia Cristina do Carmo (FAPESP 06/59141-9) Orientadora: Profa. Dra. Luciani Ester Tenani UNESP Câmpus

Leia mais

Reflexões sobre a Redução eles > es e a Simplificação do Paradigma Flexional do Português Brasileiro

Reflexões sobre a Redução eles > es e a Simplificação do Paradigma Flexional do Português Brasileiro Reflexões sobre a Redução eles > es e a Simplificação do Paradigma Flexional do Português Brasileiro Profa. Dra. Elizete Maria de Souza (UESB) 1 Resumo: Neste artigo, discute-se o processo de redução eles

Leia mais

O ALÇAMENTO VOCÁLICO NO FALAR BALSENSE

O ALÇAMENTO VOCÁLICO NO FALAR BALSENSE O ALÇAMENTO VOCÁLICO NO FALAR BALSENSE Autora: Luciara Silva Teixeira Hellen Vitória Queiroz de Brito Isabella Divina Nunes Lazarin Universidade Estatual do Maranhão UEMA Centro de Estudos Superiores de

Leia mais

SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS

SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS Página 1 de 8 SOBRE AS CONSOANTES RÓTICAS E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS Ana Ruth Moresco Miranda [1] Resumo: Neste trabalho serão apresentados os resultados da aquisição

Leia mais

O status prosódico dos clíticos pronominais do português 1

O status prosódico dos clíticos pronominais do português 1 Anais do CELSUL 2008 O status prosódico dos clíticos pronominais do português 1 Luciene Bassols Brisolara 1 Instituto de Letras e Artes - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) bluciene@pop.com.br Resumo.

Leia mais

2. Corpus e metodologia

2. Corpus e metodologia 1. Introdução ACENTO SECUNDÁRIO, ATRIBUIÇÃO TONAL E ÊNFASE EM PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) Flaviane Romani Fernandes-Svartman flaviane@gmail.com (Unicamp) Implementação de acentos secundários (2 ários ) em

Leia mais

Fonologia por uma análise integrada à Morfologia e Sintaxe 1

Fonologia por uma análise integrada à Morfologia e Sintaxe 1 Fonologia por uma análise integrada à Morfologia e Sintaxe 1 1. Introdução Thaïs Cristófaro Silva (UFMG) Este trabalho visa a discutir alguns aspectos da interação dos componentes fonológico, morfológico

Leia mais

POR UMA NOVA REGRA DE ELISÃO (FOR A NEW RULE OF ELISION)

POR UMA NOVA REGRA DE ELISÃO (FOR A NEW RULE OF ELISION) POR UMA NOVA REGRA DE ELISÃO (FOR A NEW RULE OF ELISION) Milca Veloso Nogueira (FFLCH USP) * ABSTRACT: This paper discusses the definition of elision in Brazilian Portuguese. For Bisol, elision deletes

Leia mais

CONSTITUINTES PROSÓDICOS E HIPOSSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA INFANTIL

CONSTITUINTES PROSÓDICOS E HIPOSSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA INFANTIL CONSTITUINTES PROSÓDICOS E HIPOSSEGMENTAÇÃO NA ESCRITA INFANTIL Micheliny Cruz REIS 1 RESUMO A pesquisa teve como proposta investigar vínculos entre constituintes prosódicos e hipossegmentações na escrita

Leia mais

Fonêmica do português

Fonêmica do português Fonêmica do português CRISTÓFARO SILVA, Thaïs. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2009. Prof. Cecília Toledo cissa.valle@hotmail. com

Leia mais

INTRODUÇÃO A ESTUDOS DE FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO,

INTRODUÇÃO A ESTUDOS DE FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO, ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro, de Leda Bisol (org.): a cartilha da nova geração de fonólogos em sua 4ª edição. Revista Virtual de Estudos da Linguagem

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DOS CORRELATOS ACÚSTICOS DE TONICIDADE DAS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS EM POSIÇÃO PRETÔNICA E TÔNICA *

AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DOS CORRELATOS ACÚSTICOS DE TONICIDADE DAS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS EM POSIÇÃO PRETÔNICA E TÔNICA * 45 de 297 AVALIAÇÃO INSTRUMENTAL DOS CORRELATOS ACÚSTICOS DE TONICIDADE DAS VOGAIS MÉDIAS BAIXAS EM POSIÇÃO PRETÔNICA E TÔNICA * Juscélia Silva Novais Oliveira ** (UESB) Marian dos Santos Oliveira ***

Leia mais

AULA 3: ANÁLISE FONÊMICA EM PORTUGUÊS 1. Introdução Fonêmica

AULA 3: ANÁLISE FONÊMICA EM PORTUGUÊS 1. Introdução Fonêmica AULA 3: ANÁLISE FONÊMICA EM PORTUGUÊS 1. Introdução Fonêmica o Termo reservado às análises fonológicas estruturalistas americanas cf. Pike, 1947 o Objetivo: fornecer o instrumental para a conversão da

Leia mais

Descrição da estrutura silábica do Yaathe, uma língua indígena brasileira

Descrição da estrutura silábica do Yaathe, uma língua indígena brasileira Descrição da estrutura silábica do Yaathe, uma língua indígena brasileira Fábia Pereira da Silva 1 Universidade Federal de Alagoas (UFAL) fabia_fulnio@hotmail.com RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar

Leia mais

VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: PRELIMINARES DE UMA ANÁLISE DE CONFIGURAÇÃO FORMÂNTICA

VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: PRELIMINARES DE UMA ANÁLISE DE CONFIGURAÇÃO FORMÂNTICA Página 27 de 315 VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO: PRELIMINARES DE UMA ANÁLISE DE CONFIGURAÇÃO FORMÂNTICA Luiz Carlos da Silva Souza 7 (UESB/Fapesb) Vera Pacheco 8 (UESB) RESUMO Este

Leia mais

TONICIDADE E COARTICULAÇÃO: UMA ANÁLISE INSTRUMENTAL

TONICIDADE E COARTICULAÇÃO: UMA ANÁLISE INSTRUMENTAL 225 de 667 TONICIDADE E COARTICULAÇÃO: UMA ANÁLISE INSTRUMENTAL Dyuana Darck Santos Brito 61 (UESB) Vera Pacheco 62 (UESB) Marian Oliveira 63 (UESB) RESUMO considerando que a tonicidade é um aspecto importante

Leia mais

O COMPORTAMENTO DAS FRONTEIRAS PROSÓDICAS NO APAGAMENTO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA FINAL DE PALAVRA

O COMPORTAMENTO DAS FRONTEIRAS PROSÓDICAS NO APAGAMENTO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA FINAL DE PALAVRA CHAGAS, V. D. O COMPORTAMENTO DAS FRONTEIRAS PROSÓDICAS NO APAGAMENTO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA FINAL DE PALAVRA Victor Delalibera CHAGAS 1 RESUMO: Este trabalho tem como objetivo dissertar sobre o fenômeno

Leia mais

Milca Veloso Nogueira ASPECTOS SEGMENTAIS DOS PROCESSOS DE SÂNDI VOCÁLICO EXTERNO NO FALAR DE SÃO PAULO

Milca Veloso Nogueira ASPECTOS SEGMENTAIS DOS PROCESSOS DE SÂNDI VOCÁLICO EXTERNO NO FALAR DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SEMIÓTICA E LINGÜÍSTICA GERAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGÜÍSTICA Milca Veloso Nogueira ASPECTOS SEGMENTAIS

Leia mais

do português europeu (PE)

do português europeu (PE) III Seminário Internacional de Fonologia - 12.04.2007 Entoação e domínios prosódicos em sentenças pseudo-clivadas do português europeu (PE) FLAVIANE ROMANI FERNANDES (pós-graduação em Lingüística - Unicamp)

Leia mais

ISSN: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 28 a 30 de agosto de 2013

ISSN: X COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 28 a 30 de agosto de 2013 O PAPEL DA PROSÓDIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: REFLEXÕES TEÓRICAS Daniela Cristina Dias Menezes 630 (UESB) Vera Pacheco ** (UESB) RESUMO Este trabalho tem como objetivo fornecer um panorama das discussões

Leia mais

Aquisição das líquidas por crianças com desvio fonológico: Aquisição silábica ou segmental?

Aquisição das líquidas por crianças com desvio fonológico: Aquisição silábica ou segmental? Aquisição das líquidas por crianças com desvio fonológico: Aquisição silábica ou segmental? Letícia Pacheco Ribas Feevale, Novo Hamburgo - Brasil (leticiaribas@feevale.br) Resumo Este estudo descreve e

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Fonologia; variação linguística; sociolinguística; ditongo.

PALAVRAS-CHAVE: Fonologia; variação linguística; sociolinguística; ditongo. A REDUÇÃO DO DITONGO ORAL FINAL NA CIDADE DE UBERLÂNDIA Dúnnia HAMDAN Universidade Federal de Uberlândia hamdan.dunnia@gmail.com RESUMO: O presente projeto visa estudar a variação ocorrente em ditongos

Leia mais

Encontro de fricativas : estratégias fonéticas

Encontro de fricativas : estratégias fonéticas Anais do CELSUL 2008 Encontro de fricativas : estratégias fonéticas Cristina de Souza Prim 1 1 Pós Graduação em Lingüística Universidade Federal de Santa Catarina cristinaprim@yahoo.com.br Resumo. Este

Leia mais

VOGAL [A] PRETÔNICA X TÔNICA: O PAPEL DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL E DA INTENSIDADE 86

VOGAL [A] PRETÔNICA X TÔNICA: O PAPEL DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL E DA INTENSIDADE 86 Página 497 de 658 VOGAL [A] PRETÔNICA X TÔNICA: O PAPEL DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL E DA INTENSIDADE 86 Jaciara Mota Silva ** Taise Motinho Silva Santos *** Marian Oliveira **** Vera Pacheco ***** RESUMO:

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A EPÊNTESE NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA

UM OLHAR SOBRE A EPÊNTESE NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA UM OLHAR SOBRE A EPÊNTESE NA AQUISIÇÃO FONOLÓGICA por Ananda Ramos Introdução Aquisição fonológica é o processo pelo qual as crianças adquirem a linguagem. Normalmente, esse processo respeita etapas que

Leia mais

Plano de Ensino da Disciplina

Plano de Ensino da Disciplina Disciplina: Fonética Clínica Código da disciplina: LIN012 Classificação: Obrigatória (OB) Plano de Ensino da Disciplina Unidade/Departamento: Faculdade de Letras Período do Curso: 2º período N.º de créditos:

Leia mais

Estudo da fala conectada na região metropolitana do Rio de Janeiro

Estudo da fala conectada na região metropolitana do Rio de Janeiro Gramática na Teoria Gerativa Estudo da fala conectada na região metropolitana do Rio de Janeiro Jamille Vieira Soares RESUMO: Este squib tem como tema o estudo da fala conectada na Região Metropolitana

Leia mais

A ASPIRAÇÃO DA FRICATIVA EM POSIÇÃO DE CODA NO DIALETO FLORIANOPOLITANO - VARIAÇÃO E TEORIA

A ASPIRAÇÃO DA FRICATIVA EM POSIÇÃO DE CODA NO DIALETO FLORIANOPOLITANO - VARIAÇÃO E TEORIA A ASPIRAÇÃO DA FRICATIVA EM POSIÇÃO DE CODA NO DIALETO FLORIANOPOLITANO - VARIAÇÃO E TEORIA - Cláudia Regina Brescancini - Resumo:This article aims at studying the laryngeal fricative that arises as one

Leia mais

CONDICIONAMENTOS PROSÓDICOS AO PROCESSO DE ELISÃO DA VOGAL /A/EM PORTO ALEGRE E NO PORTO: EVIDÊNCIAS PARA A COMPARAÇÃO ENTRE PB E PE

CONDICIONAMENTOS PROSÓDICOS AO PROCESSO DE ELISÃO DA VOGAL /A/EM PORTO ALEGRE E NO PORTO: EVIDÊNCIAS PARA A COMPARAÇÃO ENTRE PB E PE MORENO, A. P. M. A. Condicionamentos prosódicos ao processo de elisão da vogal /a/em Porto Alegre e no Porto: evidências para a comparação entre PB e PE. ReVEL, edição especial n. 13, 2016. [www.revel.inf.br].

Leia mais

Aula 6 Desenvolvimento da linguagem: percepção categorial

Aula 6 Desenvolvimento da linguagem: percepção categorial Aula 6 Desenvolvimento da linguagem: percepção categorial Pablo Faria HL422A Linguagem e Pensamento: teoria e prática Módulo 1: Aquisição da Linguagem IEL/UNICAMP 19 de setembro de 2016 SUMÁRIO PRELIMINARES

Leia mais

ANÁLISE ACÚSTICA DE CONSOANTES OCLUSIVAS EM POSIÇÃO DE ONSET E CODA SILÁBICOS PRODUZIDAS POR BRASILEIROS APRENDIZES DE INGLÊS

ANÁLISE ACÚSTICA DE CONSOANTES OCLUSIVAS EM POSIÇÃO DE ONSET E CODA SILÁBICOS PRODUZIDAS POR BRASILEIROS APRENDIZES DE INGLÊS 239 de 665 ANÁLISE ACÚSTICA DE CONSOANTES OCLUSIVAS EM POSIÇÃO DE ONSET E CODA SILÁBICOS PRODUZIDAS POR BRASILEIROS APRENDIZES DE INGLÊS Michael Douglas Silva Dias 67 (UESB) Consuelo de Paiva Godinho Costa

Leia mais

A EMERGÊNCIA DE PADRÕES FÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

A EMERGÊNCIA DE PADRÕES FÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN A EMERGÊNCIA DE PADRÕES FÔNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN Glaubia Ribeiro Moreira 1 Marian Oliveira 2 Maria de Fátima de A. Baia 3 INTRODUÇÃO Neste estudo de caso qualitativo

Leia mais

Audinéia Ferreira-Silva

Audinéia Ferreira-Silva e Percepção de Fricativas Surdas e Sonoras em Ataque Silábico 1 Audinéia Ferreira-Silva Faculdade de Ciências e Letras de Arararquara Vera Pacheco Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia RESUMO: A duração

Leia mais

O ACRE ENTRE OS GRUPOS AFRICADORES DO BRASIL. Autora: Carina Cordeiro de Melo* 1 INTRODUÇÃO

O ACRE ENTRE OS GRUPOS AFRICADORES DO BRASIL. Autora: Carina Cordeiro de Melo* 1 INTRODUÇÃO O ACRE ENTRE OS GRUPOS AFRICADORES DO BRASIL Autora: Carina Cordeiro de Melo* 1 INTRODUÇÃO No Brasil, ainda nos ressentimos da falta de dados lingüísticos e fonéticos em número significativo que nos permitam

Leia mais

10 A CONSTRUÇÃO FONOLÓGICA DA PALAVRA

10 A CONSTRUÇÃO FONOLÓGICA DA PALAVRA APRESENTAÇÃO Os trabalhos reunidos neste volume apresentam, em seu conjunto, os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos membros do Grupo de Trabalho (gt) de Fonética e Fonologia ao longo dos dez anos

Leia mais

Análise das vogais átonas finais /e/ e /o/ em sândi vocálico externo em dados do Projeto NURC-Recife

Análise das vogais átonas finais /e/ e /o/ em sândi vocálico externo em dados do Projeto NURC-Recife From initial education to the Portuguese L1 classroom http://dx.doi.org/10.1590/0102-445033561122072027 D E L T A Análise das vogais átonas finais /e/ e /o/ em sândi vocálico externo em dados do Projeto

Leia mais

XI COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 14 a 16 de outubro de Marian Oliveira 45 (UESB) Vera Pacheco 46 (UESB) Alaine Leite Gama 47 (UESB)

XI COLÓQUIO DO MUSEU PEDAGÓGICO 14 a 16 de outubro de Marian Oliveira 45 (UESB) Vera Pacheco 46 (UESB) Alaine Leite Gama 47 (UESB) PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN: ESTUDO DE CASO Marian Oliveira 45 (UESB) Vera Pacheco 46 (UESB) Alaine Leite Gama 47 (UESB) Luana Porto Pereira 48 (UESB) RESUMO A criança,

Leia mais

Peso fonológico e foco informacional no sujeito em português europeu (PE)

Peso fonológico e foco informacional no sujeito em português europeu (PE) FLAVIANE ROMANI FERNANDES (pósgraduação Unicamp) flaviane@iel.unicamp.br XXI Encontro da Associação Portuguesa de Lingüística 28.09.2005 Peso fonológico e foco informacional no sujeito em português europeu

Leia mais

UMA BREVE HISTÓRIA DOS CONSTITUINTES PROSÓDICOS

UMA BREVE HISTÓRIA DOS CONSTITUINTES PROSÓDICOS UMA BREVE HISTÓRIA DOS CONSTITUINTES PROSÓDICOS Juliana Escalier Ludwig Gayer 1 DOI:10.17074/1980-2552.2016n17v2p(149) RESUMO Neste trabalho, faremos uma breve retrospectiva de alguns trabalhos que se

Leia mais

PADRÃO FORMÂNTICA DA VOGAL [A] REALIZADA POR CONQUISTENSES: UM ESTUDO COMPARATIVO

PADRÃO FORMÂNTICA DA VOGAL [A] REALIZADA POR CONQUISTENSES: UM ESTUDO COMPARATIVO Página 47 de 315 PADRÃO FORMÂNTICA DA VOGAL [A] REALIZADA POR CONQUISTENSES: UM ESTUDO COMPARATIVO Tássia da Silva Coelho 13 (UESB) Vera Pacheco 14 (UESB) RESUMO Este trabalho visou a avaliar a configuração

Leia mais

Dois Fenômenos de Supressão de Segmentos em Limite de Palavra

Dois Fenômenos de Supressão de Segmentos em Limite de Palavra MÔNICA G. R. ALKMIM CHRISTINA A. GOMES Universidade Federal de Minas Gerais Dois Fenômenos de Supressão de Segmentos em Limite de Palavra ABSTRACT Thia work presenta an analysis of two phonologícal phencmena.

Leia mais

COMPORTAMENTO DA FRICATIVA CORONAL EM POSIÇÃO DE CODA: UM ESTUDO VARIACIONISTA DA INTERFACE FALA E LEITURA DE ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PESSOENSES

COMPORTAMENTO DA FRICATIVA CORONAL EM POSIÇÃO DE CODA: UM ESTUDO VARIACIONISTA DA INTERFACE FALA E LEITURA DE ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PESSOENSES 4175 COMPORTAMENTO DA FRICATIVA CORONAL EM POSIÇÃO DE CODA: UM ESTUDO VARIACIONISTA DA INTERFACE FALA E LEITURA DE ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PESSOENSES Priscila Evangelista Morais (UFPB/CNPq) Izete de Souza

Leia mais

AVALIAÇÃO DE OUTIVA DA QUALIDADE VOCÁLICA EM PALAVRAS DERIVADAS POR SUFIXAÇÃO

AVALIAÇÃO DE OUTIVA DA QUALIDADE VOCÁLICA EM PALAVRAS DERIVADAS POR SUFIXAÇÃO 25 de 297 AVALIAÇÃO DE OUTIVA DA QUALIDADE VOCÁLICA EM PALAVRAS DERIVADAS POR SUFIXAÇÃO Vera Pacheco (UESB) RESUMO Este trabalho objetiva avaliar, auditivamente, se a adição dos sufixos diminutivo e aumentativo

Leia mais

Marisa Cruz & Sónia Frota. XXVI Encontro Nacional da APL

Marisa Cruz & Sónia Frota. XXVI Encontro Nacional da APL Marisa Cruz & Sónia Frota Laboratório de Fonética (CLUL/FLUL) Universidade de Lisboa XXVI Encontro Nacional da APL Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 21 de Outubro de 2010 A prosódia dos tipos

Leia mais

I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS

I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS 27 de 107 UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA NATUREZA DURACIONAL DOS SEGMENTOS VOCÁLICOS E CONSONANTAIS EM MONOSSÍLABOS CV NO PB: INFORMAÇÃO FONÉTICA OU FONOLÓGICA? Luiz Carlos da Silva Souza * (Uesb/CNPq) Vera

Leia mais

TITULO DO PLANO DE TRABALHO: ÀS RELAÇÕES ENTRE FALA E LEITURA EM ESCOLAS PARTICULARES PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE JOÃO PESSOA

TITULO DO PLANO DE TRABALHO: ÀS RELAÇÕES ENTRE FALA E LEITURA EM ESCOLAS PARTICULARES PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE JOÃO PESSOA 35 TITULO DO PLANO DE TRABALHO: ÀS RELAÇÕES ENTRE FALA E LEITURA EM ESCOLAS PARTICULARES PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE JOÃO PESSOA Izete de Souza Lima (UFPB/PIBIC/CNPq) José Welisten Abreu

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

A DITONGAÇÃO DECRESCENTE NA FALA POPULAR DE SALVADOR: análise variacionista

A DITONGAÇÃO DECRESCENTE NA FALA POPULAR DE SALVADOR: análise variacionista DOI: http:/dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.27157 A DITONGAÇÃO DECRESCENTE NA FALA POPULAR DE SALVADOR: análise variacionista Eleneide de Oliveira Silva (UFBA) Juliana Ludwig Gayer (UFBA) RESUMO Este trabalho

Leia mais

XXV Encontro Nacional da APL Universidade de Lisboa - Outubro 22-24, Carolina Serra & Sónia Frota

XXV Encontro Nacional da APL Universidade de Lisboa - Outubro 22-24, Carolina Serra & Sónia Frota XXV Encontro Nacional da APL Universidade de Lisboa - Outubro 22-24, 2009 Fraseamento prosódico no Português do Brasil: pistas para a percepçã ção Carolina Serra & Sónia Frota Universidade Estadual de

Leia mais