DIRECTRIZES DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO PARA A ESCOLA EM ARTICULAÇÃO COM O PLANO DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIRECTRIZES DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO PARA A ESCOLA EM ARTICULAÇÃO COM O PLANO DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO"

Transcrição

1 DIRECTRIZES DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO PARA A ESCOLA EM ARTICULAÇÃO COM O PLANO DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO EMPREITADA DE EXECUÇÃO DAS OBRAS DE MODERNIZAÇÃO FASE 3 DO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS ESCOLAS COM ENSINO SECUNDÁRIO LOTE 3ES8 CONTROLO EXTERNO MAPA DE REVISÕES DO DOCUMENTO: REVISÃO: DATA: VALIDAÇÃO TÉCNICA: COORD. SEG. OBRA APROVAÇÃO: DONO OBRA DATA: RUB.: DATA: RUB.: MAPA DE REVISÕES DE ANEXOS DO DOCUMENTO: DATA: ANEXO: Rev01 Rev02 Rev03 Rev04 Rev05 Rev06 Rev07 Rev08 Rev

2 PÁGINA: 2/31 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO OBJECTIVOS DEFINIÇÕES CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DURANTE A INTERVENÇÃO POPULAÇÃO ESCOLAR HORÁRIO ESCOLAR IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE ENERGIA IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS CENÁRIOS DE EMERGÊNCIA RISCOS INTERNOS RISCOS EXTERNOS INDICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIOS EXTINTORES PONTO DE ENCONTRO CAIXAS DE PRIMEIROS SOCORROS SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA EQUIPA DE COORDENAÇÃO ORGANIZAÇÃO DE EVACUAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DE SAÍDAS CAMINHOS DE EVACUAÇÃO ACCIONAMENTO DO PLANO DE EVACUAÇÃO PLANO DE INTERVENÇÃO CONTACTOS DE EMERGÊNCIA DIVULGAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA INCÊNDIO ALARME DE BOMBA SISMO... 24

3 PÁGINA: 3/ INTOXICAÇÃO ELECTRIZAÇÃO INSTRUÇÕES GERAIS DE PREVENÇÃO E DE SEGURANÇA ANEXOS... 30

4 PÁGINA: 4/31 1. INTRODUÇÃO A Parque Escolar iniciou em Janeiro de 2011, a Fase 3 das obras de remodelação e reabilitação do Programa de Modernização das Escolas do ensino secundário, na qual, a Escola Básica e Secundária Cunha Rivara, está inserida. Com uma área de intervenção de ,29m2, estas alterações visam, no essencial, corrigir problemas construtivos, substituir as redes e infra-estruturas existentes, adequar as condições de conforto e dotar a escola de novos espaços. Devido à dimensão da intervenção, a obra será executada numa única fase. Estas intervenções, profundas no espaço escolar, interferem directamente no funcionamento da escola, pelo que, para avançar com o projecto de modernização foi necessário deslocar as instalações escolares para uma área especifica, por forma a minimizar os incómodos e interferir, o menos possível, no normal funcionamento da escola. 2. OBJECTIVOS Este documento pretende prevenir situações susceptíveis de pôr em risco a segurança da população escolar e dar orientações de emergência e evacuação a implementar no recinto onde decorrerá o funcionamento da escola, durante a Fase 1. Este documento visa ainda definir os possíveis cenários de emergência que possam vir a ocorrer, bem como os meios disponíveis e as formas de actuação que permitam uma resposta adequada e eficaz, face ao tipo e dimensão da emergência. Este procedimento tem como objectivos gerais: Dotar o recinto escolar provisório de um nível de segurança eficaz; Limitar as consequências de um eventual acidente.

5 PÁGINA: 5/31 Tem ainda como objectivos específicos: Conhecer pormenorizadamente as condições de segurança; Corrigir carências e situações disfuncionais; Preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes a fim de salvaguardar pessoas e bens, tendo em vista a actuação em situação de emergência; Maximizar as possibilidades de resposta dos meios de primeira intervenção; Assegurar que, em caso de emergência, são informadas de forma adequada as autoridades intervenientes e as partes externas interessadas. Pretende-se que este seja um documento simples, dinâmico e flexível, adaptado ao faseamento da obra, traduzindo assim os riscos existentes e adequando as respostas a emergências. NOTA: Este documento integra o Desenvolvimento Prático do Plano de Segurança e Saúde da obra. No entanto, a implementação das directrizes e linhas de actuação nele constantes são da responsabilidade da Direcção da escola.

6 PÁGINA: 6/31 3. DEFINIÇÕES ACIDENTE É o acontecimento não previsto, verificado no local e tempo, que produz directa ou indirectamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte a morte ou redução na capacidade de trabalho ou de ganho. ACESSO DE EMERGÊNCIA É o acesso ao recinto escolar, que será utilizado por meios de socorro que pretendam dar assistência a alunos, docentes e/ou funcionários, que tenham sofrido um acidente no recinto escolar ou no exterior deste, desde que o sinistro tenha sucedido nas imediações do mesmo e claramente por sua influência. CATÁSTROFE É toda a ocorrência grave ou muito grave que implique a perda de pelo menos um dia a toda a população escolar, nomeadamente casos de auxílio à reconstrução de apoio e todos os que envolvam grande número de perdas (humanas ou materiais). PONTO DE ENCONTRO É o espaço físico onde todos os alunos, funcionários e docentes se deverão concentrar imediatamente após a ocorrência de um acidente grave ou catástrofe. VIAS DE EVACUAÇÃO Vias especialmente concebidas para encaminhar, de maneira rápida e segura, os ocupantes para o exterior ou para uma zona isenta de perigo. ALARME Sinal sonoro e/ou luminoso, para aviso e informação de ocorrência de uma situação anormal ou de emergência, accionado por uma pessoa ou por um dispositivo ou sistema automático, com vista à evacuação da totalidade dos ocupantes do recinto. ALERTA Mensagem transmitida aos meios de socorro, que devem intervir num edifício, estabelecimento ou parque de estacionamento, em caso de incêndio, nomeadamente os bombeiros.

7 PÁGINA: 7/31 4. CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO A Escola Básica e Secundária Cunha Rivara, é uma escola de ensino público, onde são leccionados o Ensino Secundário (ensino diurno e ensino nocturno) e Centro Novas Oportunidades (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA A Escola Básica e Secundária Cunha Rivara situa-se em Arraiolos. O recinto escolar é limitado a Nordeste pela Rua 5 de Outubro, a Nordeste pela acesso ao Pavilhão Gimno Desportivo e a Sudeste pela Escola EB1/JI. Durante a intervenção, a escola será dotada de uma única entrada, pelo acesso ao Pavilhão Gimno Desportivo.

8 PÁGINA: 8/31 Arraiolos encontra-se dotado de vários serviços de socorro externos, constituídos por: Corporação dos Bombeiros Voluntários; Serviço Municipal de Protecção Civil; Guarda Nacional Republicana; Centro de Saúde DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DURANTE A INTERVENÇÃO Como anteriormente referido, houve necessidade de alterar o funcionamento da escola durante as obras de modernização. Assim, durante a intervenção todas as instalações foram transferidas para um espaço, junto do campo de futebol, mantendo-se apenas em funcionamento o Pavilhão Gimno Desportivo. Durante a intervenção, o Bufete e o Refeitório irão funcionar mas não serão confeccionadas refeições. Estas serão confeccionadas noutro espaço e transportadas para a Escola Cunha Rivara para serem servidas. Para facilitar o funcionamento do Refeitório/Bufete foi instalado um portão junto ao contentor para facilitar as cargas e descargas de produtos e refeições POPULAÇÃO ESCOLAR Segundo a Direcção, a escola conta com uma população activa de aproximadamente 550 alunos do ensino diurno. Existe uma aluna com deficiência motora HORÁRIO ESCOLAR De 2ª a 6ª Feira, entre as 7h00m e as 23h30m.

9 PÁGINA: 9/31 5. IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE ENERGIA Durante a intervenção, a escola apenas terá energia eléctrica. O quadro que alimenta os contentores situa-se na entrada, junto à Portaria. 6. IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS CENÁRIOS DE EMERGÊNCIA 6.1. RISCOS INTERNOS RISCOS ORIGEM CONTACTOS ELÉCTRICOS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS INCÊNDIO INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS EXISTÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS INFLAMÁVEIS INTOXICAÇÃO MANUSEAMENTO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS O risco de contactos eléctricos está presente nos Quadros Eléctricos. O risco de intoxicação está presente nos Laboratórios de Química, mas também nos Laboratórios de Biologia, onde existem vários reagentes químicos. Na escola não existem Fichas de Dados de Segurança dos produtos utilizados.

10 PÁGINA: 10/ RISCOS EXTERNOS Sismo Alarme de Bomba Acidente proveniente da obra 7. INDICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIOS 7.1. EXTINTORES O recinto escolar provisório será dotado de extintores, em número suficiente para fazer face às possíveis solicitações. Para tal, serão aproveitados os extintores existentes e a respectiva sinalética. Estes serão estrategicamente posicionados na zona dos monoblocos, de acordo com o risco existente e por forma a que a distância entre eles seja igual ou inferior a 15m. No recinto escolar, existirão dois tipos de extintores: Extintores de pó químico ABC de 6kg; Extintores de CO2, específicos para incêndios de origem eléctrica. Os extintores de pó químico ABC serão essencialmente colocados nos corredores da área de monoblocos, na Reprografia e na Portaria. Os extintores de CO2 serão colocados nas salas de informática (TIC), junto ao Quadro Parcial de alimentação aos monoblocos e no Bufete. Mensalmente, os extintores devem ser verificados a fim de verificar: A sua validade; O seu estado de conservação; Se o seu posicionamento se encontra de acordo com a Planta de Emergência.

11 PÁGINA: 11/31 8. PONTO DE ENCONTRO Durante a execução da Empreitada, a escola terá apenas uma entrada, através do acesso ao Pavilhão Gimno Desportivo. No entanto, devido ao número de alunos existentes, foi necessário dotar o recinto escolar de dois pontos de encontro: o primeiro na entrada da escola, junto à Portaria; o segundo ponto de encontro, localizado no tardoz da escola, junto às bancadas do campo de futebol. As chaves dos portões serão mantidas nas respectivas portarias e deverá ser garantida uma cópia das mesmas junto ao Responsável da Segurança. Estas chaves deverão estar identificadas e em local bem visível e acessível. A localização dos pontos de encontro será indicada na Planta de Emergência. 9. CAIXAS DE PRIMEIROS SOCORROS No recinto escolar será garantida a presença de uma caixa de primeiros socorros, localizada na Secretaria. As caixas de primeiros socorros deverão estar resguardadas do sol e do calor e ser de fácil acesso para qualquer pessoa. A localização de todas as caixas de primeiros socorros será indicada na Planta de Emergência. As caixas de primeiros socorros devem ser verificadas periodicamente a fim de garantir que o material em falta é reposto e que os mesmos se encontram dentro dos prazos de validade.

12 PÁGINA: 12/ SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA No recinto escolar será garantida a afixação de sinalização de emergência bem como da sinalização de identificação dos equipamentos de luta contra incêndio. Estas serão seleccionadas e instaladas de modo a garantir a sua fácil visualização. A sinalética de segurança deverá ser mantida em bom estado de conservação. Sempre que os sinais apresentem qualquer degradação ou dano devem ser prontamente substituídos. Sinalização de identificação dos equipamentos de luta contra incêndio EXTINTOR Sinalização de emergência PRIMEIROS SOCORROS PONTO DE ENCONTRO VIA DE EVACUAÇÃO

13 PÁGINA: 13/ ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA Por forma a fazer face a situações de emergência, deve existir na escola um sistema organizativo interno que será activado quando ocorre uma situação de emergência e que intervirá com a finalidade de a controlar, tão cedo quanto possível, de forma a proteger pessoas e bens. Este sistema interno deverá ser constituído por uma equipa de coordenação, em que cada elemento terá uma função específica relativamente à coordenação e intervenção e que terá a seguinte constituição: EQUIPA DE COORDENAÇÃO Responsável de Segurança Será um dos elementos do Conselho Executivo, uma vez que é neste gabinete que existe e será accionado o sinal de alarme. Este elemento avalia a situação de emergência e decide se é necessário evacuar as instalações. Dá ordem para que haja corte de energia e acciona o sinal de alerta.

14 PÁGINA: 14/ ORGANIZAÇÃO DE EVACUAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DE SAÍDAS Todos os contentores encontram-se dotados de uma porta que conduz directamente ao caminho de evacuação CAMINHOS DE EVACUAÇÃO Os caminhos de evacuação visam encaminhar, de maneira rápida e segura, os ocupantes do recinto escolar para o exterior ou para uma zona isenta de perigo. Na planta de emergência estão identificados os caminhos de evacuação ACCIONAMENTO DO PLANO DE EVACUAÇÃO Sempre que se verifique uma situação de emergência que implique a evacuação total ou parcial do recinto escolar, será dado o sinal de alarme e, caso seja necessário, o sinal de alerta aos meios de socorro exteriores. O Chefe de Segurança, conforme definido, será o responsável pelo accionamento do alarme. O sinal de alarme consiste em toques de campainha intermitentes. Este sinal sonoro, além de possuir uma tonalidade inconfundível com qualquer outro sinal sonoro, é audível em qualquer parte do recinto escolar.

15 PÁGINA: 15/31 Em caso de emergência, os procedimentos a adoptar são os seguintes: 1. Ao soar o alarme, todos devem imediatamente executar a sua função; 2. O porteiro deve abrir os portões da escola e permitir o acesso ao recinto escolar apenas dos meios de socorro externos; 3. A coordenação de evacuação de cada sala é feita pelo respectivo professor, com a ajuda do aluno que tem a função de Chefe de Fila. O Chefe de Fila é o responsável por conduzir todos os alunos da turma para o ponto de encontro, enquanto o professor é o Cerra Fila, garantindo que todos saem da sala, devendo, por isso, ser sempre o último a sair. Em cada turma, o Director de Turma deve aferir qual o aluno que deverá ocupar a função de Chefe e Fila, podendo ser o Delegado de Turma ou outro aluno que o Director de Turma indicar; 4. Os alunos dirigem-se para o ponto de encontro, sem correr, em fila indiana e em silêncio, conduzidos e acompanhados pelo respectivo professor. No caso de se encontrarem dentro de um edifício, num piso superior, os alunos descem as escadas encostados à parede. O professor não deve permitir que alguém volte para trás; 5. Sempre que, na sala, exista algum aluno com dificuldades motoras, caberá ao professor a tarefa de o auxiliar no processo de evacuação; 6. A saída da sala de aula processar-se-á seguindo as placas de sinalização até ao ponto de encontro; 7. Todas as movimentações de pessoas dentro e fora dos monoblocos/edifício deverão ser executadas em passo rápido, mas sem correr e evitando empurrar os colegas; 8. Ao sair do edifício, dever-se-á ter sempre bem presente que o importante é evacuar as pessoas e não os bens, pelo que ninguém deverá preocupar-se com livros, papéis, roupas ou outros objectos. Apenas os professores deverão levar os livros de ponto das salas evacuadas, para posterior controlo; 9. Após a evacuação, a contagem de alunos, docentes e funcionários deverá ser feita de imediato com a finalidade de apurar a existência de desaparecidos. Para isso, e a fim de tornar o processo de contagem mais célere, cada Director de Turma é responsável pela contagem dos seus alunos, devendo transmitir os resultados da contagem ao Chefe de Segurança. O Chefe de Segurança, por sua vez, é responsável pela contagem dos Directores de Turma e funcionários da escola; 10. Os alunos, professores e funcionários deverão permanecer no ponto de encontro, até novas indicações, permitindo e facilitando o acesso ao recinto escolar dos meios de socorro exteriores.

16 PÁGINA: 16/31 ROTINA DE EMERGÊNCIA EM CASO DE EVACUAÇÃO DO RECINTO ESCOLAR COM POSSIBILIDADE DE EVACUAÇÃO DA OBRA ACIDENTE RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA 1. ALARME ESCOLA OBRA (ATRAVÉS DO TSSHT) 2. ALERTA 112 IDENTIFICAR O LOCAL EXACTO DO ACIDENTE DESCREVER O ACIDENTE O MELHOR POSSÍVEL IDENTIFICAR O Nº DE SINISTRADOS E AGRAVIDADE DAS LESÕES INDICAR O ACESSO MAIS FÁCIL AO LOCAL 3. GARANTIR ACESSIBILIDADES DOS MEIOS DE SOCORRO CONTAGEM DE ALUNOS, DOCENTES E FUNCIONÁRIOS

17 PÁGINA: 17/31 ROTINA DE EMERGÊNCIA EM CASO DE EVACUAÇÃO DO RECINTO ESCOLAR DEVIDO A EMERGÊNCIA EM OBRA ACIDENTE TSSHT OBRA 1. ALARME RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA ESCOLA 2. ALERTA 1. ALARME 2. ALERTA 3. GARANTIR ACESSIBILIDADES DOS MEIOS DE SOCORRO

18 PÁGINA: 18/31 ROTINA DE EMERGÊNCIA EM CASO DE EVACUAÇÃO SALAS DE AULA ALARME CHEFE DE FILA (DELEGADO DE TURMA) ABRE A PORTA E CONDUZ OS COLEGAS PARA O PONTO DE ENCONTRO CERRA FILA (PROFESSOR) GARANTE QUE TODOS OS ALUNOS SAEM DA SALA AJUDA ALUNOS COM DIFICULDADE A SAIR DA SALA E A CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO FAZ A CONTAGEM DE ALUNOS NO PONTO DE ENCONTRO E INFORMA O RESPONSAVEL DE SEGURANÇA

19 PÁGINA: 19/31 ROTINA DE EMERGÊNCIA EM CASO DE EVACUAÇÃO PROCEDIMENTO PARA CONTAGEM DE ALUNOS, DOCENTES E FUNCIONÁRIOS ALARME RESPONSAVEL DE SEGURANÇA DIRECTORES DE TURMA FUNCIONARIOS TURMAS

20 PÁGINA: 20/31 ROTINA DE EMERGÊNCIA EM CASO DE ACIDENTE ACIDENTE ALERTA RESPONSAVEL DA SEGURANÇA ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

21 PÁGINA: 21/ PLANO DE INTERVENÇÃO No caso de se registar uma situação de emergência na escola, há que adoptar os seguintes procedimentos: 1. O professor ou funcionário que detectar o acidente avisa, de imediato, o responsável pela segurança; 2. O responsável, após avaliar e confirmar a situação, acciona o sinal de alarme e de alerta; 3. A equipa de intervenção procede aos cortes de energia e utiliza os extintores, sem, contudo, colocar em risco a sua integridade física; 4. O responsável pela segurança deve apelar à calma de todos, combatendo o pânico; 5. A concentração dos alunos, docentes e funcionários é feita no ponto de encontro e aí deverão permanecer e cumprir todas as instruções; 6. O responsável pela segurança dirige-se para a porta de entrada dos bombeiros, indicando-lhes o local do sinistro e fornecendo-lhe outras informações essenciais se ficaram pessoas retidas, se há vítimas, etc.; 7. O responsável pela segurança acompanha as operações de socorro e disponibiliza a informação aos encarregados de educação CONTACTOS DE EMERGÊNCIA Os contactos de emergência serão afixados na secretaria, junto ao PBX.

22 PÁGINA: 22/ DIVULGAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA E EVACUAÇÃO O principal objectivo do Plano de Evacuação é a evacuação do edifício escolar, sem pânico, de forma a que todos saiam rapidamente e de uma forma ordeira, seguindo os itinerários definidos e para um local seguro pré-determinado. Para que tal seja possível, é necessário que todos conheçam perfeitamente o Plano de Emergência e Evacuação e o tenham treinado várias vezes, de modo a que, numa situação de real emergência, não haja lugar a hesitações, atropelos ou descontrolos emocionais. Para uma correcta implementação do Plano de Emergência, será necessário dá-lo a conhecer em pormenor a todos os seus intervenientes directos e indirectos. Neste sentido, e para que todos saibam quais os procedimentos que devem ter no seu desenvolvimento, propõe-se a realização das seguintes reuniões e actividades: 1. Apresentação do Plano de Evacuação aos alunos, docentes e funcionários, tendo em conta os seguintes aspectos práticos: Identificação das saídas de emergência e saídas alternativas (quando existentes); Definição dos caminhos de evacuação; Identificação do(s) ponto(s) de encontro; Programação da evacuação, com preparação de aspectos relacionados, por exemplo, com a ordem de saída por fila e/ou por sala. 2. Realização do exercício de evacuação da escola, com prévio aviso e conhecimento de todos.

23 PÁGINA: 23/ INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA INCÊNDIO Se detectar um incêndio: Mantenha-se calmo. Não grite, nem corra; Comunique rapidamente a localização do fogo; Ataque o fogo com os meios existentes sem correr riscos inúteis; Se não conseguir apagar o fogo, abandone imediatamente o local, fechando as portas sem as trancar; Comunique à Direcção da Escola ou, directamente, ao Responsável de Segurança; Dirija-se para a saída seguindo a sinalização de segurança; Caso o local se encontre com fumos, baixe-se para não os respirar; Se o fogo atingir a sua roupa, deite-se de imediato no chão e rode sobre si; Se as saídas estiverem bloqueadas, permaneça no local colocando panos húmidos nas frestas das portas; Faça-se ver pelas janelas. Como operar um extintor: Retirar a cavilha de segurança; Posicionar-se a favor do vento; Apontar o extintor à base das chamas; Devolver o extintor à manutenção mesmo que parcialmente utilizado; Se houver contaminação do solo contenha a fuga e avise o seu encarregado, para se proceda ao adequado tratamento do solo contaminado.

24 PÁGINA: 24/ ALARME DE BOMBA Se ocorrer uma ameaça de bomba: Informe imediatamente o Responsável pela Segurança da escola. Este deve decidir a evacuação ou não do recinto escolar e dar o sinal de alerta; A pessoa que receber o telefonema deverá unicamente o Responsável da Segurança. Deverá manter a calma e não comentar a situação com ninguém para não se gerar uma situação de pânico; Se, relacionado com este tipo de emergência, for encontrado algum objecto suspeito, deve ser dado o sinal de alarme e o acesso ao local deve ser impedido. Essa informação deve ser transmitida às forças policiais. Se receber uma ameaça de bomba: Mantenha a calma; Oiça e não interrompa; Obtenha o máximo de informações possíveis; Questione sobre o tipo de engenho explosivo; Pergunte sobra a localização da bomba; Obtenha informações sobre a hora da detonação; Anote estas informações; Informe o Responsável de Segurança do recinto escolar; Mantenha o silêncio sobre o assunto SISMO Se ocorrer um sismo: Mantenha a calma e acalme as outras pessoas; Coloque-se num local seguro como vão de portas interiores, cantos das salas, debaixo de mesas ou outras superfícies estáveis e afastada de janelas, objectos e móveis que possam cair; Se estiver no piso térreo, saia calmamente para a rua e dirija-se para o ponto de encontro;

25 PÁGINA: 25/31 Conte alto e devagar até 50. Se quando terminar a contagem o sismo ainda não tiver terminado, reinicie a contagem; Quando o sismo terminar, saia com calma e tenha atenção paredes, fios eléctricos e outros objectos que possam cair; Mantenha-se no ponto de encontro até ordem em contrário; INTOXICAÇÃO As intoxicações podem ocorrer durante a realização de trabalhos em espaços confinados ou durante o manuseamento de substâncias e podem assumir consequências graves para os sinistrados. A gravidade da intoxicação depende dos seguintes factores: Características do tóxico Tempo de exposição ao tóxico Concentração do tóxico Via de contacto com o organismo (via digestiva, via respiratória, via cutânea, via ocular) Do estado de saúde do acidentado Nos casos de intoxicação é necessário garantir as seguintes medidas: Afastar o sinistrado do local do acidente, removendo-o para um local bem arejado; Afastar curiosos e isolar a área do acidente; Desligar todos os equipamentos e fazer o corte de energia; Não permitir que se fume ou se faça fogo uma vez que algumas substâncias podem ser inflamáveis; Averiguar o motivo da intoxicação que poderá ter origens diversas como a existência de ruptura/fugas de gases ou outras substâncias químicas ou o inadequado manuseamento de substâncias perigosas e o incumprimento das regras de segurança definidas nas Fichas de Dados de Segurança; No caso de rupturas/fugas, alertar as entidades competentes e suspender os trabalhos até à resolução/eliminação da respectiva fuga;

26 PÁGINA: 26/31 No caso de manuseamento indevido de substâncias, solicitar de imediato a Ficha de Dados de Segurança da substância e iniciar as manobras de Primeiros Socorros previstas nesse documento. Quando não é possível determinar a origem da intoxicação deve pesquisar-se no sinistrado lesões e sintomas, tais como, lesões na pele e mucosas, lesões oculares, hálito, vómito, convulsões e outros. Ninguém deve mexer no sinistrado. Sempre que haja suspeitas de lesões graves chamar socorro externo especializado: Ligar para o número nacional de socorro [112]; Identificar o local (rua e zona); Descrever o acidente o melhor possível, identificando a substância envolvida Identificar o número de sinistrados e a gravidade das lesões; Indicar o melhor acesso ao local, indicando pontos de referência e enviando alguém para esses pontos; Indicar se há situações de perigo (incêndio, derrames, etc.); Indicar quais as manobras de primeiros socorros já efectuadas ao sinistrado. REGRAS DE SEGURANÇA A OBSERVAR NO MANUSEAMENTO E ARMAZENAMENTO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS Utilize os Equipamentos de Protecção Individual recomendados; Não coma, beba ou fuma nas zonas de armazenamento ou quando estiver a manusear um produto químico; Lave as mãos no final do trabalho e/ou sempre que fizer uma pausa; Conheça a localização dos extintores e outro equipamento de segurança existente em cada laboratório; Mantenha a área de trabalho limpa e arrumada; Não trabalhe sozinho no laboratório; Não realize experiências não autorizadas; Armazene os produtos químicos em zonas bem ventiladas, abrigadas da luz solar e da humidade; Armazene os produtos segundo as suas características e respectivos graus de

27 PÁGINA: 27/31 compatibilidade. Mantenha as embalagens fechadas; Mantenha os produtos nas embalagens originais e actue segundo as indicações expressas nos rótulos das embalagens. Caso tal não seja possível ou em caso de necessidade de transvasamento de embalagens, estas devem ser identificadas com rótulo idêntico ao original. NÃO UTILIZE EMBALAGENS NÃO ROTULADAS; Encaminhe as embalagens vazias para destino final apropriado. Não aproveite embalagens vazias; Uma vez que grande parte dos produtos a utilizar são eco tóxicos, não despeje restos ou resíduos em esgotos domésticos ou públicos, linhas de água ou quaisquer outros locais não adequados; Cumpra as indicações dos rótulos e das fichas de dados de segurança dos produtos; Conheça a sinalização de segurança associada a produtos químicos; As Fichas de dados de Segurança de produtos devem estar guardadas em locais visíveis e de fácil acesso. As Fichas de Dados de Segurança devem ser periodicamente actualizadas e devem ser arquivadas por ordem alfabética, com índice remissivo, para tornar a pesquisa de substâncias mais célere, em caso de acidente. Devem existir na escola, as Fichas de Dados de Segurança de todo os gases e produtos químicos/reagentes existentes no recinto escolar. As Fichas de Dados de Segurança serão arquivadas junto a este documento. Recomenda-se que nos Laboratórios de Química e Biologia, onde são utilizados reagentes, exista uma cópia das mesmas. O mesmo se aplica ao Bloco de Oficinas, onde deve existir, de preferência junto à auxiliar do Bloco, cópia das Fichas de Dados de Segurança de gases,

28 PÁGINA: 28/31 diluentes, óleos e outros produtos químicos utilizados neste local ELECTRIZAÇÃO Os acidentes produzidos por contacto com electricidade produzem, na sua maioria, consequências graves para o ser humano, tais como, tetanização (efeito produzido por um estímulo eléctrico traduzido pela contracção dos músculos não permitindo à pessoa largar o objecto em tensão, podendo ocorrer queimaduras ou mesmo a paragem respiratória), paragem respiratória, fibrilhação ventricular e queimaduras. De realçar que em acidentes por contactos eléctricos, os efeitos, quando não imediatos, fazem-se sentir muito mais tarde pelo que, num acidente deste tipo, a vitima deve ser sempre observada por um médico. Em caso de contacto eléctrico: Não deixar ninguém mexer no sinistrado; Desligar a electricidade (afastar o perigo da vitima). Se tal não for possível, pegar num pau de madeira seco e afastar a vítima; Socorrer a vítima conforme o seu estado (estas manobradas apenas devem ser realizadas por um socorrista devidamente credenciado): Iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) em caso de paragem cardíaca; Socorrer sob o ponto de vista das queimadura. REGRAS DE SEGURANÇA A OBSERVAR Verifique regularmente o funcionamento dos quadros eléctricos, promovendo a sua reparação imediata por pessoal habilitado; Proceda à identificação das chapas dos disjuntores sempre que necessário; Mantenha desobstruído o acesso aos Quadros; Não coloque substâncias inflamáveis ou objectos combustíveis na sua proximidade;

29 PÁGINA: 29/31 Sinalize todos os quadros eléctricos e identifique os riscos existentes através da colocação de sinalização de segurança adequada; 15. INSTRUÇÕES GERAIS DE PREVENÇÃO E DE SEGURANÇA Para alunos e professores: Cumprir e respeitar os avisos e sinais de segurança referentes à segurança; Não danificar o material de detecção e combate a incêndios. Em caso de emergência, muita coisa dependerá dele; Informe os professores, auxiliares, coordenador de bloco ou responsável de segurança de qualquer situação anormal que possa por em risco a segurança de todos; Estude as plantas de emergência. Conheça qual o caminho a seguir em caso de emergência bem como a localização do ponto de encontro; Não mexer nos quadros eléctricos.

30 PÁGINA: -- ANEXOS ANEXO ANEXO ANEXO ANEXO CONTACTOS DE EMERGÊNCIA PLANTA DE EMERGÊNCIA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS EXISTENTES NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS EXISTENTES NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA

31 PÁGINA: -- CONTACTOS DE EMERGÊNCIA GERAL NÚMERO NACIONAL DE SOCORRO 112 HOSPITAL ESPÍRITO SANTO DE ÉVORA CIAV- CENTRO INFORMAÇÃO ANTI-VENENOS CENTRO DE SAÚDE DE ARRAIOLOS ASS. HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ARRAIOLOS SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL ARRAIOLOS GNR - ARRAIOLOS CÂMARA MUNICIPAL DE ARRAIOLOS SERV. MUNICIPAIS (PIQUETE) COMUNICAÇÃO DE ROTURAS NA VIA PÚBLICA EDP ASSISTÊNCIA TÉCNICA PT COMIUNICAÇÕES RESPONSÁVEIS ESCOLA RESPONSÁVEL DE SEGURANÇA ESCOLA Prof. António Rosmaninho OBRA COORDENADORA SEGURANÇA OPWAY Eng.ª Sandra Gomes CS OPWAY TÉCNICO RESIDENTE Téc. Jorge Raposo FISCALIZAÇÃO Eng. Luís Bastos COORD. SEGURANÇA Eng. Nuno Pinho COORD. SEGURANÇA TÉCNICO RESIDENTE Téc. Susana Castelo

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

EB António Maria Bravo Ano letivo 2016/2017 PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES PLANO DE EMERGÊNCIA PARA ESTABELECIMENTOS ESCOLARES ESCOLA BÁSICA DE ANTÓNIO MARIA BRAVO 2016/2017 FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO ESCOLA: EB de António Maria Bravo

Leia mais

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo:

Plano de evacuação. É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: Plano de evacuação Conceito O Plano de evacuação visa estabelecer os comportamentos de atuação e de conduta a observar por todos os ocupantes da Escola Secundária Júlio Dantas, durante uma evacuação em

Leia mais

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA

EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > PLANTAS DE EMERGÊNCIA EVACUAÇÃO GERAL DA ESCOLA > ATITUDES E RESPONSABILIDADES > PROCEDIMENTO DE EVACUAÇÃO > EQUIPAS DE INTERVENÇÃO E MEIOS DE SOCORRO > ATITUDES E RESPONSABILIDADES A temática da segurança integra o Projecto

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo XI Regulamento dos procedimentos de Segurança Artigo 1.º Medidas de autoproteção 1. São consideradas medidas de autoproteção: a) Registos de segurança (relatórios

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO Jardim de Infância de Boavista - Aldreu ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 de Fonte da cal - Balugães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMILO CASTELO BRANCO PLANO DE EVACUAÇÃO 1. INTRODUÇÃO I O plano de evacuação tem como finalidade promover a saída, o mais rápido possível, de todos os utentes das instalações (alunos, professores, funcionários e pessoas externas).

Leia mais

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf:

08/09 PLANO DE PREVENÇÃO EB1/JI BAIRRO DA ALEGRIA. Rua Quinta da Armada. S. Victor Braga tlf: Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches - 341540 Travessa do Taxa - Telef. 253 609 120 Fax 253-609 129 / 2 4710-449 BRAGA executivo@agrupamento-escolas-dr-francisco-snches.pt 08/09 EB1/JI BAIRRO DA

Leia mais

CENTRO ESCOLAR DA VILA

CENTRO ESCOLAR DA VILA CENTRO ESCOLAR DA VILA Objetivos: -Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com as regras e procedimentos a adotar em caso de emergência. -Efetuar o reconhecimento do percurso de evacuação de emergência

Leia mais

Plano de prevenção e emergência

Plano de prevenção e emergência Plano de prevenção e emergência Escola Básica Porto da Cruz Índice I Introdução 3 II Plano de prevenção... 4 Caracterização do espaço...... 4 Identificação de riscos.. 5 Levantamento de meios e recursos...

Leia mais

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO CENTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS PLANO DE EVACUAÇÃO ANO LETIVO 2016/2017 - Instruções de Segurança Para saber fazer face

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Regras de Evacuação em caso de Emergência Plantas de Emergência ALFACOOP Coopera>va de Ensino, crl Externato Infante D. Henrique REGRAS DE EVACUAÇÃO A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum

Leia mais

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA

ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA Agry AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS ESCOLA EB2 DR MANUEL OLIVEIRA PERPÉTUA PLANO DE EMERGÊNCIA / EVACUAÇÃO 2012/ 2013 ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Organograma geral CHEFE Chefe DE de SEGURANÇA

Leia mais

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil

Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Plano de Emergência Serviço Municipal de Proteção Civil Escola: EBI Pedras Salgadas CM Vila Pouca de Aguiar Novembro de 2012 CM de Vila Pouca de Aguiar AE Pedras Salgadas Plano de Emergência ÍNDICE Objetivos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DE LIMA PLANO DE SEGURANÇA DA ESCOLA 2018 Quando ocorrem situações de emergência, como as seguintes: Sismo ou Tremor de Terra; Incêndio; Inundação; Fuga de gás; Outras ocorrências

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/6 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/6 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

Escola Secundária Marquesa de Alorna

Escola Secundária Marquesa de Alorna Escola Secundária Marquesa de Alorna Índice ORGANIZAÇÃO DA EVACUAÇÃO DA ESCOLA... 3 Recomendações no processo de evacuação ordenada de sala de aula... 3 Procedimentos a desenvolver de carácter específico

Leia mais

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE;

ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo ACTUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA INSTRUÇÕES GERAIS/ NORMAS DE EVACUAÇÃO O SINAL PARA EVACUAÇÃO GERAL É O TOQUE CONTÍNUO DE SIRENE; MANTER A CALMA; Não correr,

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO 1

PLANO DE EVACUAÇÃO 1 PLANO DE EVACUAÇÃO 1 O QUE É O PLANO DE SEGURANÇA INTERNA? Documento Orientador com Medidas de intervenção em caso de Emergência, que tomam a forma de procedimentos de emergência ou de planos de emergência

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE)

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) 1 PLANO DE SEGURANÇA INTERNO Grupo de Apoio à Gestão da Emergência (GAGE) Só uma população informada pode ter um verdadeiro e indispensável protagonismo num sistema que visa a melhoria da qualidade de

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUESA de ALORNA É frequente distinguirem-se as situações de alerta geral e parcial, pelo que na Escola o alerta será dado do seguinte modo: ALERTA GERAL: 1 toque curto, mais 1 toque

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO

PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO PLANO DE EMERGÊNCIA - CONSERVATÓRIO Objetivo principal do plano de emergência: Promover a educação numa dimensão de cidadania de modo a formar alunos, docentes e não docentes conscientes, responsáveis

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Segurança na Escola O A segurança na Escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa-pessoal docente e não docente, alunos, pais e encarregados de educação. O Importa criar

Leia mais

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015

Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 Ilda Coutinho Manuel Horácio Ferreira 2014/2015 A Proteção Civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE

PLANO DE PREVENÇÃO EB1 + J. I. de Igreja Durrães ÍNDICE ÍNDICE I FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1) Identificação do estabelecimento de ensino 2) Caracterização do espaço 3) Organização interna 4) Espaços livres 5) Acessos 6) Organismos de apoio 7) Características

Leia mais

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVECUAÇÃO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA 1.OBJETIVOS O objetivo deste plano de evacuação é dotar as instalações/recinto de um nível de segurança eficaz numa situação de emergência e preparar e organizar os meios humanos para promover, o mais

Leia mais

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos

Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Objetivos Gerais Conhecer Ameaças Identificar Riscos Pensar/Aprender Segurança Trabalhar Prevenção Saber Procedimentos Novo Paradigma da Segurança Medidas de Autoproteção FUTURO Atitude pro-activa (dinâmica)

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO RJ-SCIE Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança O conhecimento e cumprimento do Plano de Emergência são fundamentais para a tua segurança enquanto estás na escola. Assim, torna-se necessário realizar,

Leia mais

Porque Existe? Responsável Segurança: Prof. Carlos Renato

Porque Existe? Responsável Segurança: Prof. Carlos Renato Porque Existe? O PLANO DE EMERGÊNCIA é elaborado na base dos riscos de incêndio e de pânico, uma vez que as ocorrências resultantes de outras situações perigosas, nomeadamente catástrofes naturais como

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL

ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL GUIÃO DE PROCEDIMENTOS PARA UM EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO TOTAL OU PARCIAL Novembro de 2014 ÍNDICE: A - INTRODUÇÃO.... 3 B CONSIDERAÇÕES GERAIS....... B1 Sinal de início do Exercício de Evacuação. B2 Sinalização.

Leia mais

2. É a Direcção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial dos blocos;

2. É a Direcção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial dos blocos; 5.1. INSTRUÇÕES a SEGUIR na EVACUAÇÃO PARCIAL ou TOTAL dos ALUNOS em SALA de AULA (afixadas na sala dos professores e lidas e explicadas no início do ano letivo) 1. Se acontecer uma situação de emergência

Leia mais

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR

SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR SEGURANÇA EM MEIO ESCOLAR É obrigação de todos, contribuir para evitar o acidente. Cada um deve saber o que fazer em situação de emergência e perceber a utilidade dos seus gestos. INFORMAÇÂO Coordenadores

Leia mais

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação

1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas do interior da escola. Quando é que acontece? Sempre

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA Página: 1 / 6 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 5.6 Brigada, incluindo pontos de encontro. 02 21/09/2014 Atualização dos capítulos 6, 7

Leia mais

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva SEGURANÇA NAS ESCOLAS: PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA Equipa da Segurança: Helenita Assaf França Paula Gomes 2016/2017 Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva EQUIPA

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/6 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/6 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama Escola Secundária de Sebastião da Gama PLANO DE EVACUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Escola Secundária de Sebastião da Gama 1 Índice 1 Mapa da região

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização)

Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto. Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto Plano de Prevenção e Emergência (Atualização) 2017/2018 Índice 2. Plano de Prevenção (pág. 12)...3 2.1. Caraterização da escola (pág. 12)...3 2.1.2. Espaço

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA

ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA. Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA ORGANIZAÇÃO DE SEGURANÇA Estrutura interna de segurança do plano de evacuação Plano de intervenção ESTRUTURA INTERNA DE SEGURANÇA Algumas funções podem ser exercidas cumulativamente pela mesma pessoa,

Leia mais

MANUAL DO CENTRO DE PRODUÇÃO DE CASTELO BRANCO CAPITULO IV Procedimento de Emergência

MANUAL DO CENTRO DE PRODUÇÃO DE CASTELO BRANCO CAPITULO IV Procedimento de Emergência 1/11 1. Objectivo Este procedimento é parte integrante do manual do Centro de Produção e estabelece um sistema de coordenação dos recursos humanos e materiais, tanto do Centro de Produção como externos,

Leia mais

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel. Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel. Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017 Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro de São Miguel Plano de Evacuação - Ano letivo 2016/2017 1-Normas práticas - Em cada sala de aula deve haver um aluno, de preferência o Delegado de Turma,

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA. Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires

PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA. Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA Escola Secundária com 3ºCiclo do Ensino Básico de Matias Aires Plano de Emergência 1 PLANO DE PREVENÇÃO da ESMA 1 INTRODUÇÃO O presente Plano de Emergência refere-se à Escola

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS PRINCIPAIS DIFICULDADES PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO Elaboração de projeto de SCIE (em simultâneo com o projeto de arquitetura)

Leia mais

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência

Módulo: 3787 Formadora Fátima Guerreiro Plano de Emergência Trabalho elaborado por: Élvio; Eliana 1 Introdução Viemos apresentar-vos o plano de emergência da Escola do Ensino Básico 2º e 3º Ciclos D. Afonso Henriques, com uma população escolar de 1533 alunos dos

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança e Saúde no Trabalho EPI Equipamentos de Protecção Individual e Colectiva Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida Condução Segura de Empilhadores Segurança

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES Normas gerais de segurança Procedimento a adotar em caso de incêndio: Ao sinal de alarme, deverá repetir a ordem de evacuação com voz calma e autoritária de forma a evitar

Leia mais

Plano de Prevenção e Emergência Revisão nº 0

Plano de Prevenção e Emergência Revisão nº 0 Aneo C (Ficha de Caracterização) ao Plano de Prevenção e Emergência Ficha de Caracterização - Identificação do Estabelecimento de Ensino Escola: Básica à Beira Douro - Medas Morada: Rua dos Crastos, 455

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE ASPECTOS GERAIS O curso com uma duração de 128 horas é constituído pelas sessões a seguir indicadas. 1 Parte I Teórico prática 1.1

Leia mais

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Bombarral PLANO DE EVACUAÇÃO

Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Bombarral PLANO DE EVACUAÇÃO Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Bombarral PLANO DE EVACUAÇÃO 2009-2010 Plano de evacuação Introdução Apesar de decorrerem obras na Escola, a preocupação com a segurança mantém-se. Aliás, durante

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos

PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA. procedimentos PLANO DE SEGURANÇA NA ESCOLA procedimentos SEGURANÇA NA ESCOLA A na escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa. Deverá haver uma cultura de, interiorizando procedimentos

Leia mais

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores

Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Procedimentos Preventivos e de Emergência (Extrato das Medidas de Autoproteção estabelecidas para a Escola) PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS Professores Gerais: Conhecer as Normas Gerais de Evacuação; Estar informado

Leia mais

Escola EBI de Fragoso

Escola EBI de Fragoso Escola EBI de Fragoso Organigrama de Segurança ALARME Carlos Silva ALERTA Salomé Freitas Responsáveis pela Segurança Octávio Tomás Manuel Amorim Carlos Silva COORDENADOR DE PISO / SECTOR Delegada de Segurança

Leia mais

Plano de Emergência Externo de Ílhavo

Plano de Emergência Externo de Ílhavo Plano de Emergência Externo de Ílhavo 2010 Conteúdo Parte I Enquadramento Geral do Plano... 10 1. Introdução... 10 2. Âmbito de aplicação... 12 3. Objectivos gerais... 13 4. Enquadramento legal... 14 5.

Leia mais

Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Membros da OE (Ordem dos Engenheiros) Membros da OA (Ordem dos Arquitetos)

Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos) Membros da OE (Ordem dos Engenheiros) Membros da OA (Ordem dos Arquitetos) FICHA DO CURSO SCIE - FORMAÇÃO NA ÁREA ESPECÍFICA DE SCIE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS DE 3ª E 4ª CATEGORIA DE RISCO DESTINATÁRIOS Membros da ANET (Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos)

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Introdução. Objectivos do PEI. Identificação de Riscos. Constituição do PEI Curiosidades Conclusão

PLANO DE EMERGÊNCIA. Introdução. Objectivos do PEI. Identificação de Riscos. Constituição do PEI Curiosidades Conclusão PLANO DE EMERGÊNCIA Introdução Objectivos do PEI Identificação de Riscos Constituição do PEI Curiosidades Conclusão Introdução O Plano de Emergência Interno (PEI) tem o objectivo fundamental, a protecção

Leia mais

AMBIENTE EM MATOSINHOS ETAR - TRATAMENTO SECUNDÁRIO

AMBIENTE EM MATOSINHOS ETAR - TRATAMENTO SECUNDÁRIO Obra: AMBIENTE EM MATOSINHOS ETAR - TRATAMENTO SECUNDÁRIO PLANO DE ESTALEIRO Elaborado por: Verificado por: Validado por: Aprovado por: Data: Data: Data: Data: Mod I/0871.1 Índice 1 - INTRODUÇÃO... 3 2

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO

PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO TUTIGÁS - DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, LDA. PÁGINA I ÍNDICE 1. ENQUADRAMENTO GERAL DO PLANO... 1 1.1 INTRODUÇÃO... 1 1.1.1 Identificação do Estabelecimento... 1 1.1.1.1 Denominação... 1 1.1.1.2 Endereço

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO

PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL - OUTUBRO 2011 - PLANO DE EMERGÊNCIA ESCOLA 1º CICLO EB DO ESTORIL NÚMEROS EXTERNOS: NÚMERO NACIONAL DE EMERGÊNCIA 112 BOMBEIROS ESTORIL 21 468 01 89 P.S.P.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ESCOLA BÁSICA DE S. JOÃO DA MADEIRA Os incêndios podem surgir na sequência de sismos, ser provocados por causas naturais (raios) por deficiências do equipamento

Leia mais

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO

MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO MANUAL DE AÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIAS E ABANDONO DA EDIFICAÇÃO Sumário 1. Escopo... 3 2. Introdução... 3 3. Informações sobre o local do evento... 3 4. Termos técnicos... 4 4.1 Brigada de emergência...

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL L ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DE S. PEDRO DO SUL 2008 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IDENTIFICAÇÃO EM PLANTA DE: ESPAÇO ESCOLAR VIAS DE ACESSO DE VIATURAS DE SOCORRO QUARTEL DOS BOMBEIROS DA ÁREA ESQUADRA DA GUARDA NACIONAL

Leia mais

Plano de Segurança Interno

Plano de Segurança Interno Plano de Segurança Interno Reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndios Limitar o desenvolvimento de incêndios; Facilitar a evacuação e salvamento dos ocupantes em risco; Permitir a intervenção eficaz

Leia mais

C Â M A R A M U N I C I P A L D E B A R C E L O S

C Â M A R A M U N I C I P A L D E B A R C E L O S O presente regulamento visa dar cumprimento ao disposto no artigo 5.º do REGULAMENTO INTERNO DE SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO do MUNICIPIO DE BARCELOS. Pretende-se estabelecer um conjunto de normas

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/

NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/ [ NT 22 : NOTA TÉCNICA Complementar do RG-SCIE / Ref.ª VIII.I.02 / 2007-05-31 ] NOTA TÉCNICA nº 22 Complementar do Regulamento Geral de SCIE Ref.ª VIII.I.02/2007-05-31 RESUMO Definir a estrutura das plantas

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

Data: Jul-10 PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO FLEXIPOL Pág. i

Data: Jul-10 PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO FLEXIPOL Pág. i PLANO ESPECIAL DE EMERGÊNCIA DE PROTECÇÃO CIVIL PARA RISCOS QUÍMICOS GRAVES EM S. JOÃO DA MADEIRA PLANO DE EMERGÊNCIA EXTERNO DA FLEXIPOL Serviço Municipal de Protecção Civil Julho 2010 Plano de Emergência

Leia mais

Segurança no laboratório e Método Experimental. Regras Material Método Experimental

Segurança no laboratório e Método Experimental. Regras Material Método Experimental Segurança no laboratório e Método Experimental Regras Material Método Experimental Segurança no Laboratório Conduta Manuseamento do Material e Produtos Químicos Sinais de Aviso Material de Laboratório

Leia mais

Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca. A Nossa Terra. 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013

Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca. A Nossa Terra. 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013 Regulamento de Participação da VI Festa das Colectividades de Travanca A Nossa Terra 07, 08, 09 e 10 de Junho de 2013 Junta de Freguesia de Travanca Praceta do Eleito Local 4520-801 Travanca VFR j.f.travancavfr@gmail.com

Leia mais

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário

Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário Carla Moraes Técnica em Edificações CTU - Colégio Técnico Universitário PREVENÇÃO SAÍDAS DE EMERGÊNCIA Visam o abandono seguro da população, em caso de incêndio ou pânico, e permitir o acesso de bombeiros

Leia mais

Normas básicas de segurança no laboratório de química

Normas básicas de segurança no laboratório de química Atitude Responsável Vestuário Vista sempre uma bata que o proteja adequadamente. Não a use fora da área dos laboratórios. Use sempre óculos de segurança Espaço Conheça a localização de saídas de emergência,

Leia mais

Os acidentes rodoviários são um dos riscos tecnológicos mais preocupantes, pois são muito frequentes e uma das principais causas de vítimas mortais.

Os acidentes rodoviários são um dos riscos tecnológicos mais preocupantes, pois são muito frequentes e uma das principais causas de vítimas mortais. ACIDENTES RODOVIÁRIOS Os acidentes rodoviários são um dos riscos tecnológicos mais preocupantes, pois são muito frequentes e uma das principais causas de vítimas mortais. É importante saber que há 3 causas

Leia mais

Medidas de Autoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares

Medidas de Autoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares Câmara Municipal da madora Medidas de utoprotecção Utilizações Tipo IV - Escolares CID D E D M D OR madoraeduca Grafismo:.Galvão/GDC/GIRP - Impressão e acabamento: OG/GIRP Minuta Técnica para Elaboração

Leia mais

BRAGA PORTO LISBOA REGULAMENTO FUNCIONAMENTO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS SEGURANÇA CONTRA

BRAGA PORTO LISBOA REGULAMENTO FUNCIONAMENTO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PROJETOS E PLANOS SEGURANÇA CONTRA REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM SCIE-ELABORAÇÃO E CERTIFICAÇÃO BRAGA PORTO LISBOA DE PROJETOS E PLANOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS DE EDIFÍCIOS homologado: DE 3ª E 4ª

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA Ribeirão Preto Objetivos do Laboratório de Física: REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA 1. Auxiliar o aluno na introdução das práticas das disciplinas do curso de Bacharel

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na área específica de SCIE para elementos dos corpos de bombeiros 90 horas 1.2. Objectivos gerais

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA 2/3 AVELAR BROTERO - ODIVELAS 8 de outubro de 2017 Criado por: Luís Manuel Fernandes PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE

Leia mais

Seguir o fluxograma de conduta pós acidente com produto químico (Anexo 1).

Seguir o fluxograma de conduta pós acidente com produto químico (Anexo 1). PÁGINA 1 CONDUTA PÓS ACIDENTE COM PRODUTO QUÍMICO ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº002 2018 1. Objetivo Esta Orientação Técnica visa padronizar a conduta pós acidente com produtos químicos nos laboratórios de ensino

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS NA METALOMECÂNICA SEMINÁRIO SCIE Segurança Contra Incêndios em Edifícios Isménia Silva CATIM Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica Unidade AHS Ambiente, Higiene

Leia mais

Soldadura e Corte a Arco Eléctrico e Gás PESA 45 Procedimento Específico de Segurança e Ambiente

Soldadura e Corte a Arco Eléctrico e Gás PESA 45 Procedimento Específico de Segurança e Ambiente Página: 1/5 1. OBJECTIVO E ÂMBITO Este procedimento específico de segurança e ambiente tem como objectivo indicar regras básicas de procedimento, de forma a evitar acidentes e impactes ambientais negativos

Leia mais

Regimento do Laboratório de Biologia e Geologia

Regimento do Laboratório de Biologia e Geologia Regimento do Laboratório de Biologia e Geologia 1 - OBJECTO O presente regimento está conforme a legislação em vigor, o Regulamento Interno da Escola e os Regimentos do Departamento de Matemática e Ciências

Leia mais

Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16

Plano de Prevenção e Emergência. Ano letivo 2015/16 Índice para navegação rápida: O que é e para que serve o PPE (4) Responsáveis de Segurança (8) Situações emergência (11) Evacuação(12) O Professor(30) O Assistente Operacional(46) O Coordenador de Piso(55)

Leia mais

Ano Letivo 2016/2017

Ano Letivo 2016/2017 Ano Letivo 2016/2017 Em situações de emergência podem ocorrer duas situações distintas na escola: Plano de prevenção e emergência 1- Evacuação; 2- Abrigo. Evacuação Saída ou retirada de um grupo de pessoas

Leia mais

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO

ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO ESCOLA BÁSICA Dr. ALBERTO IRIA OLHÃO PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO INCÊNDIO OU SISMO NA ESCOLA PLANO DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SISMO OU INCÊNDIO O que é um plano de emergência? É um conjunto

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso Formação na área específica de SCIE para técnicos com formação de base e/ou experiência em SCIE 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na

Leia mais

SEGURANÇA NO DEQ Divulgação do Manual de Segurança do IST

SEGURANÇA NO DEQ Divulgação do Manual de Segurança do IST SEGURANÇA NO DEQ Divulgação do Manual de Segurança do IST Torre Sul Pavilhão de Química Complexo Interdisciplinar Pavilhão de Minas Outros locais em que o DEQ tenha atividade Comissão de trabalho Maria

Leia mais

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação?

Porquê ler este documento? Por quem é elaborada a informação? Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas (SIGÁS - Armazenagem de Gás, ACE) Porquê ler este documento?

Leia mais

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada Centro de Formação e Treino 2018 Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada - - Oferta Formativa Rua de São Gonçalo, 230 9500-344 Ponta Delgada Telef. 296301314 / 912243343 Primeiros Socorros Prevenção e Combate

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR NOME DO PRODUTO: KIT ALCALINIDADE DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/05/2018 1/12

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR NOME DO PRODUTO: KIT ALCALINIDADE DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/05/2018 1/12 1/12 SOLUÇÃO TITULANTE FISPQ NRº. 28 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome Comercial do Produto: Solução Titulante Nome Químico: Solução Ácida a 0,1 N Nome da Empresa: Bauminas Hidroazul Indústria

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

HANNA instruments Indicador para Fenolftaleína

HANNA instruments Indicador para Fenolftaleína SECÇÃO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do Produto: Aplicação: Determinação de alcalinidade em amostras de água Código Nº. : - Fabricado em: HANNA INSTRUMENTS V.le delle Industrie 12 Ronchi di Villafranca

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Anexo II directiva (CE) GECOLL GÉLATINE EXTRA Nº1

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Anexo II directiva (CE) GECOLL GÉLATINE EXTRA Nº1 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Anexo II directiva (CE) 1907-2006 GECOLL GÉLATINE EXTRA Nº1 Página: 1/2 Data: 13/05/2015 Ind. Rev.: 3 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Identificação da substância/preparação: GECOLL GÉLATINE

Leia mais

PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA

PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA CURSO DE FORMAÇÃO PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Modalidade

Leia mais

1 - Elementos Caracterizadores do Curso

1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1 - Elementos Caracterizadores do Curso 1.1. Denominação: O curso terá a seguinte designação: Formação na área específica de SCIE para elaboração de projectos e planos de 3ª e 4ª categoria de riscos Formação

Leia mais

RELATÓRIO DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA GG/TI/CM REL. Nº

RELATÓRIO DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA GG/TI/CM REL. Nº RELATÓRIO DE VERIFICAÇÃO DE GG/TI/CM REL. Nº MARCA Nº SÉRIE DATA MODELO ANO Nº OS CATEGORIA Nº INTERNO HORAS: TIPO DE TRABALHO: CLIENTE: 0.1 - ESTADO GERAL 1.1 Resguardos / Blindagens 1.2 Estrutura e Implementos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Manipulação de Substâncias Químicas

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. Manipulação de Substâncias Químicas Página 1 de Revisão Nº Item Natureza da Alteração Data Autorizado por Revisado por: Função: Aprovado por: Função: Página 2 de 1. Objetivo Geral: Manipulação segura de substâncias químicas. 2. Objetivos

Leia mais

Escola E/B do Couto Mineiro Código: Plano de prevenção. Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007

Escola E/B do Couto Mineiro Código: Plano de prevenção. Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007 Escola E/B do Couto Mineiro Código: 346688 Plano de prevenção Alteração ao plano de prevenção de 1 de Setembro de 2007 Oliveira do Arda, 1 de Setembro de 2016 Escola EB do Couto Mineiro Lugar de Oliveira

Leia mais