Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora"

Transcrição

1 Pág.1/9 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010

2 Pág.2/9 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade: Segurévora Lda. Recebido por: Actividade: Administração local Local analisado: Estação Elevatória ETAR de Mora Data: Revisto por: Observações: Data: 29 de Novembro de 2010 Data: Observações: Actualização do Relatório Observações:

3 Pág.3/9 Fundamentação Para cumprimento da legislação no âmbito da segurança e higiene no trabalho, o presente relatório pretende identificar os perigos detectados nas instalações e postos de trabalho, avaliar os riscos e apresentar medidas para a sua redução, controlo ou eliminação. Pretende-se igualmente fornecer bases para a informação e formação dos trabalhadores, no âmbito da segurança e higiene no trabalho. Critérios utilizados - Diplomas legais - Consulta aos trabalhadores; - Informações facultadas pela organização; - Informações de entidades credenciadas na área da SHST; - Análise dos acidentes de trabalho.

4 Pág.4/9 Cumpre Actividade, Produto ou Perigo Fontes geradoras Requis? P G R Medidas a desenvolver / implementar P C Serviço (S/N) S= Sim; N= Não; P = Probabilidade; G = Gravidade; R = Risco; P/C = Preventiva/Correctiva Risco extremamente elevado Risco elevado Risco médio Risco Baixo Controlo CMM Actividades diversas Entalamentos Motor eléctrico do ventilador sem protecção de segurança N 1 3 Verificou-se a inexistência de protecção do orgão móvel do motor eléctrico, que deverá ser colocada o mais brevemente possível. C DL 50/2005

5 Pág.5/9 RECOMENDAÇÕES/ MEDIDAS PREVENTIVAS INUNDAÇÃO SÚBITA Os trabalhos de manutenção ou simplesmente as operações de visita, só devem ser realizadas em condições favoráveis, isto é, quando não se preveja um aumento de caudal susceptível de por em risco a segurança dos trabalhadores. As escadas de saída devem manter-se em boas condições de utilização, para permitir a evacuação em segurança e tão rápida quando possível dos trabalhadores. QUEDA DE OBJECTOS SOBRE OS PÉS Os trabalhadores devem continuar a utilizar calçado de protecção, incluindo botas impermeáveis, com sola antiderrapante, biqueira e palmilha de aço. ELECTROCUSSÃO O acesso aos quadros eléctricos deverá estar permanentemente desobstruído. A instalação eléctrica não pode comportar risco de incêndio ou explosão e deve assegurar que a sua utilização não constitua factor de risco para os trabalhadores, por contacto directo ou indirecto. Aconselha-se a revisão periódica das instalações e equipamentos eléctricos por pessoal habilitado, sugerindo-se anualmente, ou sempre que sejam detectadas anomalias. Os quadros eléctricos devem manter-se sinalizados e os disjuntores identificados, incluíndo o corte geral de electricidade.

6 Pág.6/9 QUEDA DE PESOAS AO MESMO NÍVEL Durante a lavagem do pavimento, os trabalhadores devem utilizar calçado impermeável com sola antiderrapante. UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS Sempre que possível, devem escolher-se produtos, técnicas e práticas de trabalho, que eliminem ou reduzam os riscos. Os produtos químicos devem ser conservados em embalagens de origem, ou em recipientes adequados e correctamente rotulados. Refere-se que não existe armazenamento dos mesmos. Apesar da aplicação de herbicidas ser esporádica, os trabalhadores devem seguir as prescrições de segurança indicadas nos rótulos e fichas de dados segurança, com especial atenção para a preparação do produto e utilização dos equipamentos de protecção individual. O aplicador não deve tocar na face ou noutras partes do corpo, com as mãos ou luvas sujas. No final da aplicação, o trabalhador deve lavar-se e vestir-se com roupa lavada, antes de comer, beber ou fumar. Todos os produtos químicos devem ser utilizados de acordo com as instruções do fabricante. INTOXICAÇÃO Ligação dos extractores antes da entrada para as instalações de forma a garantir condições atmosféricas apropriadas, a confirmar por meio de instrumentos e métodos de detecção ou medição de gases ou vapores perigosos e de défice de oxigénio. Utilização de equipamento de protecção para as vias respiratórias, realização do trabalho sob vigilância, devendo ser tomadas medidas adequadas para um socorro eficaz e imediato em caso de emergência.

7 Pág.7/9 INCÊNDIO E OU OUTRAS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA Recomenda-se a verificação periódica dos circuitos e quadros eléctricos das instalações, realizada por técnicos habilitados. Sempre que necessário, devem ser efectuadas as intervenções adequadas, para garantir a segurança das instalações e dos trabalhadores. As instalações possuem um extintor de CO 2-5Kg devidamente afixado, sinalizado e dentro do prazo de validade. Aconselha-se a instalação de iluminação artificial, junto ao portão de entrada para as instalações. A iluminação de segurança deverá manter-se funcional durante o tempo suficiente para a evacuação do pessoal, permitindo o reconhecimento dos obstáculos e o percurso a seguir em caso de falha na iluminação principal. As portas de saída devem manter-se sinalizadas e permanentemente desobstruídas. Os trabalhadores devem ser instruídos quanto à sua utilização e ao comportamento a adoptar em caso de emergência. Recomenda-se a realização de treinos anuais. ERGONÓMICAS Devem ser adoptadas as medidas de organização do trabalho adequadas ou utilizados os meios apropriados, sempre que possível equipamentos mecânicos, de modo a evitar a movimentação manual de cargas pelos trabalhadores. AGENTES BIOLÓGICOS Sendo esta uma actividade susceptível de apresentar risco de exposição a agentes biológicos, a autarquia deve proceder à sua avaliação, de acordo com o art. 6º, do DL N.º 84/97. Nos locais de trabalho devem ser adoptadas medidas de protecção contra insectos e roedores, uma vez que estes podem ser vectores de transmissão de microorganismos patogénicos.

8 Pág.8/9 Os trabalhadores devem respeitar as regras de higiene pessoal, não devendo fumar, comer ou beber na estação elevatória. EQUIPAMENTOS de PROTECÇÃO INDIVIDUAL A nível de EPI s - equipamentos de protecção individual, os trabalhadores devem utilizar luvas de protecção contra agressões microbiológicas, botas de cano alto impermeáveis, fato de trabalho e máscara de protecção adequada para as vias respiratórias. EQUIPAMENTOS de TRABALHO As operações de reparação, regulação e manutenção de qualquer equipamento de trabalho devem poder efectuar-se com o mesmo parado. Não sendo possível por razões de ordem técnica, devem ser tomadas medidas de protecção adequadas. Não deve ser retirado ou tornado ineficaz qualquer dispositivo de segurança de um equipamento, a não ser que se pretenda executar imediatamente uma reparação ou regulação. Logo que a reparação ou regulação esteja concluída, os dispositivos de segurança devem ser imediatamente repostos. Recomenda-se que as operações de manutenção sejam realizadas por mais que um trabalhador, permitindo assim uma vigilância contínua entre eles. DIVERSAS Os trabalhadores devem evitar a permanência no interior das instalações, especialmente durante o funcionamento das bombas. Assegurar a limpeza e desinfecção periódica das instalações. A autarquia deverá continuar a assegurar um meio de comunicação móvel à disposição dos trabalhadores, para alerta em eventuais situações de emergência. Refere-se que ambos os trabalhadores têm telemóvel à disposição. Sempre que ocorrer um acidente de trabalho a autarquia deverá informar a Segurévora, para apoio na elaboração do relatório de análise do mesmo, com o objectivo de evitar a sua repetição.

9 Pág.9/9 A autarquia deverá promover acções de formação que capacitem os trabalhadores para ministrar primeiros socorros. Continuação da informação dos trabalhadores sobre ergonomia e movimentação manual de cargas, podendo ser utilizada a respectiva ficha de prevenção. Como complemento da sensibilização efectuada pela Segurévora, a Entidade deverá facultar informação e formação aos trabalhadores sobre os riscos e medidas preventivas, no sentido de aumentar a cultura de segurança e evitar possíveis acidentes de trabalho ou doenças profissionais. Recomenda-se a afixação de instruções escritas, referindo as medidas necessárias para garantir a segurança, higiene e saúde dos trabalhadores e a correcta utilização dos equipamentos e instalações. Recomenda-se a distribuição de informação escrita aos trabalhadores. O Técnico de Segurança e Higiene João Augusto

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/6 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/6 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/6 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/6 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Local: de abeção Identificação de Perigos, Avaliação e ontrolo de Riscos âmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Local: de abeção Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade:

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Local: antina Escolar de abeção Identificação de Perigos, Avaliação e ontrolo de Riscos âmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Local: antina Escolar de abeção Identificação da Entidade Informação

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/10 Identificação de Perigos, Avaliação e ontrolo de Riscos âmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/10 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: âmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança e Saúde no Trabalho EPI Equipamentos de Protecção Individual e Colectiva Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida Condução Segura de Empilhadores Segurança

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS PRÓXIMOS DE INSTALAÇÕES EM TENSÃO 2 DESCRIÇÃO Nas tarefas de exploração, construção e manutenção das instalações eléctricas são susceptíveis

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA MANUTENÇÃO DE POSTO DE TRANFORMAÇÃO (AÉREO) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos de manutenção e reparação em posto de transformação aéreo (MT/BT) de distribuição

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS TET (BT) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos na presença de tensão (TET) de conservação ou reparação, realizados em instalações BT. Nota: Um trabalho

Leia mais

Lista de Verificação

Lista de Verificação Anexo IV Lista de Verificação Vias de Circulação Sim Não Obs. As vias normais de circulação e as vias de evacuação e saídas de emergência estão desobstruídas? No caso de existirem diferenças de nível estão

Leia mais

AEVA Escola Profissional de Aveiro. Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente

AEVA Escola Profissional de Aveiro. Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente AEVA Escola Profissional de Aveiro Curso Profissional de Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente Competências ao Nível dos Saberes de um Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho Nível de

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA DO ESTALEIRO 2 DESCRIÇÃO A instalação eléctrica num estaleiro de obra será toda a rede de fornecimento e distribuição de

Leia mais

Preparação Verificação Aprovação

Preparação Verificação Aprovação 1/7 1. Introdução Conscientes da realidade que nos rodeia, a segurança e saúde no trabalho é privilegiada a todos os colaboradores, dando cumprimento às normas, métodos e procedimentos de segurança e saúde

Leia mais

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 1/12 E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 2/12 I REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA A CUMPRIR NAS INSTALAÇÕES DA ECO-OIL 1. Cumprir toda a legislação aplicável no âmbito do serviço prestado, com especial

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Higiene e Segurança do Trabalho na Área do Saneamento... Gestão Ambiental Naturlink

07/06/2015 Imprimir Higiene e Segurança do Trabalho na Área do Saneamento... Gestão Ambiental Naturlink Naturlink Higiene e Segurança do Trabalho na Área do Saneamento Água de Abastecimento e Águas Residuais Rita Teixeira d Azevedo A Higiene e Segurança do Trabalho na área do saneamento básico merece particular

Leia mais

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

BOAS PRÁTICAS PARA FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 1/11 E PRESTADORES DE SERVIÇOS Página: 2/11 I REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA A CUMPRIR NAS INSTALAÇÕES DA ECO-OIL 1. Cumprir toda a legislação aplicável no âmbito do serviço prestado, com especial

Leia mais

Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação

Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação Por: Fernando M. D. Oliveira Nunes Aula aberta: 28 de abril de 2014 Autor: Fernando

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS DESENROLAMENTO E COLOCAÇÃO DE CABOS - REDE SUBTERRÂNEA

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS DESENROLAMENTO E COLOCAÇÃO DE CABOS - REDE SUBTERRÂNEA PP. 1/6 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA DESENROLAMENTO E COLOCAÇÃO DE CABOS - REDE SUBTERRÂNEA 2 DESCRIÇÃO Trabalhos de colocação de cabos eléctricos em redes subterrâneas. 3 ACTIVIDADES

Leia mais

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO RISCOS PROFISSIONAIS (recapitular) Qualquer situação de perigo que seja associada a uma actividade profissional, podendo atingir a saúde do trabalhador. O desconhecimento

Leia mais

Curso Técnico/a Segurança e Higiene no Trabalho. Projecto Integrador Seminário Como Minimizar os Riscos no Trabalho

Curso Técnico/a Segurança e Higiene no Trabalho. Projecto Integrador Seminário Como Minimizar os Riscos no Trabalho Pág 1 Curso Técnico/a Segurança e Higiene no Trabalho Projecto Integrador Seminário Como Minimizar os Riscos no Trabalho Pág 2 Tema: Seminário: Como Minimizar os riscos no Trabalho Questões Geradoras:

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXX SHT em estaleiros de construção de pequena dimensão um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO 1 / 6

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO 1 / 6 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO Publicação e actualizações Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações.

Leia mais

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume VII Riscos Químicos Parte 2. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume VII Riscos Químicos Parte 2. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção Guia Técnico Segurança e Higiene no Trabalho Volume VII Riscos Químicos Parte 2 um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem

Leia mais

DL 441/91. Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a individual:

DL 441/91. Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a individual: UNIVERSIDADE DO ALGARVE INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA Segurança na Construção EPI Equipamentos de Protecção Individual DL 441/91 Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a

Leia mais

Soldadura e Corte a Arco Eléctrico e Gás PESA 45 Procedimento Específico de Segurança e Ambiente

Soldadura e Corte a Arco Eléctrico e Gás PESA 45 Procedimento Específico de Segurança e Ambiente Página: 1/5 1. OBJECTIVO E ÂMBITO Este procedimento específico de segurança e ambiente tem como objectivo indicar regras básicas de procedimento, de forma a evitar acidentes e impactes ambientais negativos

Leia mais

Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local MÓDULO 6 A G E N T E S B I O L Ó. Formadora - Magda Sousa

Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local MÓDULO 6 A G E N T E S B I O L Ó. Formadora - Magda Sousa Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local MÓDULO 6 A G E N T E S B I O L Ó Formadora - Magda Sousa OBJECTIVO Identificar os principais grupos de risco dos agentes biológicos; Conhecer

Leia mais

Entrevista n.º Quais são as suas responsabilidades em termos de higiene e segurança?

Entrevista n.º Quais são as suas responsabilidades em termos de higiene e segurança? Entrevista n.º 3 Empresa: Aurélios Sobreiros Técnico Superior de Higiene e Segurança 1. A segurança e a higiene do trabalho, bem como a protecção da saúde fazem parte integrante dos princípios que regem

Leia mais

Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho

Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho Prevenção de riscos elétricos em locais de trabalho SEGURANÇA DE PESSOAS: TECNOLOGIAS E CONCEITOS 1 Sumário Acidentes com a eletricidade. Porque acontecem Proteção contra choques elétricos Prevenção de

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO DA SEGURANÇA DE MÁQUINAS MÓVEIS

LISTA DE VERIFICAÇÃO DA SEGURANÇA DE MÁQUINAS MÓVEIS LISTA DE VERIFICAÇÃO DA SEGURANÇA DE MÁQUINAS MÓVEIS Tipo de máquina: Marca: Série Modelo de fabrico Ano de fabrico Máquina própria Fabricante (nome e endereço): Máquina alugada Representante (nome e endere

Leia mais

Seminário Formação para Formadores no Âmbito do Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos

Seminário Formação para Formadores no Âmbito do Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Seminário Formação para Formadores no Âmbito do Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Importância dos Produtos Químicos Os produtos químicos são essenciais à vida: fazem parte da constituição do

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Planificação anual de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais- 10ºano Turmas: 10ºI Professora: Susana Borges 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro Riscos de exposição a agentes químicos O presente diploma consolida as prescrições mínimas em matéria de protecção dos trabalhadores contra os riscos para a segurança

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS. Trabalhos de inspeção em redes de torçada de baixa tensão e iluminação pública.

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS. Trabalhos de inspeção em redes de torçada de baixa tensão e iluminação pública. PP. 1/7 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA MANUTENÇÃO EM REDES DE TORÇADA BT-IP (INSPEÇÕES) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos de inspeção em redes de torçada de baixa tensão e iluminação pública.

Leia mais

Organograma Composição de um organograma de manutenção Análise do factor humano no organograma de um serviço de manutenção

Organograma Composição de um organograma de manutenção Análise do factor humano no organograma de um serviço de manutenção ÍNDICE Capítulo I - MANUTENÇÃO INDUSTRIAL - CONCEITOS GERAIS Pág. Definição..................... 7 Condições ideais de funcionamento.......... 8 Espírito do pessoal de manutenção... 9 Manutenção organizada...

Leia mais

Gestão da Qualidade em Laboratórios

Gestão da Qualidade em Laboratórios Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho 7.º Encontro de Saúde Ocupacional em Hospitais e Outros Estabelecimentos de Saúde Gestão da Qualidade em Laboratórios Outros Aspectos da Gestão do Risco em

Leia mais

Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos. VILA REAL 29 de junho 2016

Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos. VILA REAL 29 de junho 2016 Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos Importância dos Produtos Químicos Os produtos químicos são essenciais à vida: fazem parte da constituição do ser humano

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/8 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA MEDIÇÕES DE GRANDEZA ELÉTRICA EM REDE BT. 2 DESCRIÇÃO Actividades de medições de grandezas elétricas diversas em redes de torçada de baixa tensão

Leia mais

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Limpeza de resíduos de cimento. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain WEBER CIMENFIX Zona Industrial

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS EM ALTURA EM APOIOS METÁLICOS 2 DESCRIÇÃO Os trabalhos em linhas apoiadas em torres metálicas contêm um grande número de operações

Leia mais

Segurança na Construção

Segurança na Construção UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Segurança na Construção EPI Equipamentos de Protecção Individual EPI Equipamento de Protecção Individual (EPI) é a última barreira contra a lesão.

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Formadora - Magda Sousa MÓDULO 1 NORMATIVOS LEGAIS OBJECTIVO Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO RJ-SCIE Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Leia mais

Telefone: Telefax: Informação geral: Serviço Apoio Cliente Telefone de emergência: Centro Informativo Anti-venenos:

Telefone: Telefax: Informação geral: Serviço Apoio Cliente Telefone de emergência: Centro Informativo Anti-venenos: Ficha de Segurança segundo 91/155/CEE e ISO 11014-1 Data da impressão: 14.09.2004 Página 1/5 1. Identificação da preparação e da empresa Identificação do produto Nome comercial SIKABOND-T52 Identificação

Leia mais

Substâncias que Contribuem - Hidróxido de Sódio à 50% e Hipoclorito de Sódio à 12%

Substâncias que Contribuem - Hidróxido de Sódio à 50% e Hipoclorito de Sódio à 12% FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto: Elaboração: Revisão: Aprovado: S-100 PREMIUM 01/OUT/2010 03 20/NOV/2013 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto Natureza

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST?

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM

Leia mais

QUALIDADE SISTEMAS DE Ã GESTÃO AMBIENTE QUALIDADE E QUALIDADE E SEGURANÇA SGA SGA ISO ISO SGA por Níveis.

QUALIDADE SISTEMAS DE Ã GESTÃO AMBIENTE QUALIDADE E QUALIDADE E SEGURANÇA SGA SGA ISO ISO SGA por Níveis. 1 SISTEMAS DE Ã por por GESTÃO AMBIENTE QUALIDADE E QUALIDADE E SEGURANÇA por por QUALIDADE Evolução da TC 176 por Inspecção Controlo de Garantia de Inspecção Planeamento Análise de Resultados Acções Preventivas

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora ág.1/7 Identificação de erigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 ág.2/7 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho. Volume XXIV Listas de verificação. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção

Segurança e Higiene do Trabalho. Volume XXIV Listas de verificação. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXIV Listas de verificação um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem

Leia mais

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: VEDA - FÁCIL DIQUE Código do produto: 14225 Nome da empresa: Maxton Brasil Endereço: Rua Ivo

Leia mais

DIVISÃO DE DESINFECÇÕES

DIVISÃO DE DESINFECÇÕES DIVISÃO DE DESINFECÇÕES LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA POTÁVEL 1 PROCEDIMENTO DE DESINFECÇÃO PROCEDIMENTO DE DESINFECÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL EM USO Introdução Nas estruturas que

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE MARANSO CONCENTRADO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO DA EMPRESA

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE MARANSO CONCENTRADO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO DA EMPRESA Número da : 01 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO DA EMPRESA 1.1 Nome Comercial: Detergente Neutro Concentrado Maranso 1.2 Código de Venda: 001 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua

Leia mais

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO

SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO FORMAÇÃO SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO PROGRAMA DE FORMAÇÃO Introdução No actual quadro legislativo (Lei 7/2009 Código do Trabalho) e (Lei 102/2009 Regime jurídico da promoção da segurança e saúde

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Objeto e âmbito A presente especificação técnica estabelece um conjunto de prescrições a aplicar nas infraestruturas de água para abastecimento e de águas residuais, a serem remodeladas ou construídas,

Leia mais

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar.

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto

Leia mais

GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO

GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO CALENDARIZAÇÃO PARA NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2016 Destinados a quem gere a Segurança na Empresa ou é Interlocutor com a Prestadora externa de Serviços GESTÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO Legislação laboral -

Leia mais

Índice. Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. Abreviaturas 17. Capítulo 1

Índice. Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. Abreviaturas 17. Capítulo 1 Índice Abreviaturas 17 Capítulo 1 Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho 1. EVOLUÇÃO DA SST 21 1.1. A segurança, preocupação primordial do homem 21 1.2. O processo produtivo. A produção artesanal 23

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Argamassa de reparação não estrutural de betão com fibras. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

Este produto destina-se à colagem de cerâmica.

Este produto destina-se à colagem de cerâmica. 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Cimento-Cola. Este produto destina-se à colagem de cerâmica. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se à colagem placas isolantes. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain Weber

Leia mais

Nome do produto: TEST INSTRUSPONGE

Nome do produto: TEST INSTRUSPONGE FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) Nome do produto: TEST INSTRUSPONGE FISPQ nº TestInstru 002/16 Pagina 01/06 Data da última revisão: 16/09/2016 1. Identificação do produto

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Lava Roupas Pronto com Amaciante Códigos interno: 24027 (500 g) / 24028 (1 kg) Empresa: BOMBRIL S/A Endereço: Marginal Direita da Via Anchieta

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO E AMBIENTE PLANO DE ESTUDOS Componentes de Formação Componente de Formação Sociocultural Português (b) Língua Estrangeira I ou II (c) Área

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO

FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO 1 FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO 1 FUNDAMENTOS DA SEGURANÇA NO TRABALHO 1 Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Artigo 3.º -

Leia mais

PROJECTO DE RÓTULO ALDEKOL DES FF. Desinfectante de superfícies de instalações Pecuárias Concentrado Líquido. Biocida de Uso Veterinário

PROJECTO DE RÓTULO ALDEKOL DES FF. Desinfectante de superfícies de instalações Pecuárias Concentrado Líquido. Biocida de Uso Veterinário PROJECTO DE RÓTULO ALDEKOL DES FF Desinfectante de superfícies de instalações Pecuárias Concentrado Líquido Biocida de Uso Veterinário COMPOSIÇÃO: Glutaraldeído Compostos de Amónio Quaternário Excipientes

Leia mais

Direcção de Serviços de Medicamentos e Produtos de Uso Veterinário

Direcção de Serviços de Medicamentos e Produtos de Uso Veterinário BETELENE OX 150 Biocida de Uso Veterinário, Solução concentrada desinfectante com acção bactericida e fungicida para a indústria agro-alimentar. Composição: Peróxido de Hidrogénio. 25% Ácido Peracético..

Leia mais

1. Nota introdutória:

1. Nota introdutória: 1. Nota introdutória: Este Regulamento tem como objectivo essencial garantir o normal funcionamento das aulas que possam decorrer no Laboratório de Química, atingindo assim um melhor desempenho dos alunos

Leia mais

Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt

Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt Rotulagem de Substâncias Perigosas O Regulamento(CE) 1272/2008CLP(classificação, rotulagem e embalagem) harmoniza a legislação comunitária anterior com o GHS (Sistema Mundial Harmonizado de Classificação

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto: Solução descorante para Gram Revisão: 02 Página: 1/5 Revisão: 02 Página: 1/5 1- Identificação do Produto e da Empresa Produto: Descorante Gram Uso da substância/preparação: Dispositivo médico para diagnóstico in vitro Reagente para análise Empresa Fabricante

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA : COSAN WDG

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA : COSAN WDG 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARADO Nome do produto Formulação e utilização Distribuidor : : WG Grânulos dispersíveis : Fungicida : Nufarm Portugal, Lda. Praça de Alvalade, 6-5º Esq. 1700-036 Lisboa

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/8 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS 2 DESCRIÇÃO Em muitos locais de trabalho, existem áreas fechadas e de acesso difícil nas quais os trabalhadores

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA DELIMITAÇÃO E ACESSOS DO ESTALEIRO 2 DESCRIÇÃO Os projectos de implantação do estaleiro são, muitas vezes, documentos genéricos carecendo de

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Código interno: 5042 Aplicação: secante abrilhantador de louças para máquinas de lavar louças Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE

Leia mais

Módulo 16 Equipamentos de Protecção Individual

Módulo 16 Equipamentos de Protecção Individual Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local Módulo 16 Equipamentos de Protecção Individual Formadora - Magda Sousa É necessário dar prioridade a protecção colectiva sobre a individual!

Leia mais

IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP:

IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP: IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP: 41.706-730 Contato com os olhos: Lavar com água em abundância, mantendo as pálpebras separadas.

Leia mais

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: SELATON SUPER Código do produto: 14000 Nome da empresa: Maxton Brasil Endereço: Rua Ivo lucchi,

Leia mais

weber.therm 408 1/6 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

weber.therm 408 1/6 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se à colagem e revestimento de placas de poliestireno. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Le Lis (12/300ml): 9025 Pink (12/300ml): 9026 Aplicação: Odorizar ambientes e tecidos. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS 1. IDENTIFICAÇÃO Identificação do Produto: Nome do produto: Aplicação do produto: Higienização de superfícies fixas em geral. Fabricante / Fornecedor: Sevengel Indústria e Comércio Ltda. Av. Antônio Pascoal,

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS ASSEMBLAGEM E MONTAGEM DE APOIO METÁLICO (TORRES METÁLICAS)

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS ASSEMBLAGEM E MONTAGEM DE APOIO METÁLICO (TORRES METÁLICAS) PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ASSEMBLAGEM E MONTAGEM DE APOIO METÁLICO (TORRES METÁLICAS) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos diversos relacionados com a assemblagem de apoio metálico (torres

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Limpador Sanitário Pinho Bril Accept Códigos internos: 500ml Flor de Lilly 6010 Flor de Gardênia 6011 Flor de Lavanda 6012 Aplicação: Limpador

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão de Coco em Pó Mon Bijou (500g) Códigos interno: 16002 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO /

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO / DE FORMAÇÃO LEGISLAÇÃO Formação Contínua do Trabalhador Cumprimento da Lei 7/2009, artigo 131 A formação contínua dos trabalhadores melhora a produtividade da sua empresa, pois adaptam os recursos humanos

Leia mais

Compilação Técnica da Obra Compilação Técnica da Obra

Compilação Técnica da Obra Compilação Técnica da Obra Plano de Segurança e Saúde, documento que estabelece as regras / especificações a observar no Estaleiro da obra durante a fase de execução dos trabalhos, pretendendo-se com a implementação do preconizado

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Códigos internos: Gatilho (12X500 ml): 07104 Refil (12X500 ml): 07105 Squeeze (12X500 ml): 07106 Aplicação: Limpa Vidros. Empresa:

Leia mais

Leca Mix ; (weber.floor light mix); (weber.ravoirage leger)

Leca Mix ; (weber.floor light mix); (weber.ravoirage leger) 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: Leca Mix (weber.floor light mix) 1.2. Aplicações: Enchimento de pisos térreos, pisos elevados, pisos técnicos e coberturas, em interior ou exterior.

Leia mais

Data 20 de março a 09 de abril de ,5 5,5 5,5 3,5 4,5 3,0 4,0 5,0 6,0 5,5 5 3,0 3,5 3,5 3,5 3,5. 14h00-17h00. 14h00-14h00-14h h00-18h00

Data 20 de março a 09 de abril de ,5 5,5 5,5 3,5 4,5 3,0 4,0 5,0 6,0 5,5 5 3,0 3,5 3,5 3,5 3,5. 14h00-17h00. 14h00-14h00-14h h00-18h00 Local: ACIF-CCIM (Rua dos Aranhas, nº 26) Entidade Formadora: ACIF-CCIM Formador(es): Engª Patrícia Assunção e Engº Miguel Rodrigues Área de Formação: 621 Produção Agrícola e Animal Data e Horário: Dias

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ n : 004 Data última revisão: 06/05/2011 Página:1/5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Amaciante Blanc Nome da Empresa: Class Industria Química Endereço: Rua Claudino Gazzi,

Leia mais

EMISSOR: Ministérios da Saúde e para a Qualificação e o Emprego

EMISSOR: Ministérios da Saúde e para a Qualificação e o Emprego DATA: Quarta-feira, 3 de Abril de 1996 NÚMERO: 80/96 SÉRIE I-B EMISSOR: Ministérios da Saúde e para a Qualificação e o Emprego DIPLOMA/ACTO: Portaria n.º 101/96 SUMÁRIO: Regulamenta as prescrições mínimas

Leia mais

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente

Leia mais

REV /05/11. Ficha de Segurança

REV /05/11. Ficha de Segurança Pág. 1/6 Ficha de Segurança 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: TERMIGAMA Código do Produto: 101.089 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Av. Alexandrina das Chagas

Leia mais

AMBIENTE EM MATOSINHOS ETAR - TRATAMENTO SECUNDÁRIO

AMBIENTE EM MATOSINHOS ETAR - TRATAMENTO SECUNDÁRIO Obra: AMBIENTE EM MATOSINHOS ETAR - TRATAMENTO SECUNDÁRIO PLANO DE ESTALEIRO Elaborado por: Verificado por: Validado por: Aprovado por: Data: Data: Data: Data: Mod I/0871.1 Índice 1 - INTRODUÇÃO... 3 2

Leia mais

Princípio ativo: Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio CAS N

Princípio ativo: Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio CAS N 1 IDENTIFICAÇÃO Nome do Produto: Desinfetante Econômico (Lavanda, Eucalipto, Jasmim, Pinho, Citrus e Floral). Aplicação: Desinfecção de pias, banheiros, pisos etc. Estado físico: Líquido Embalagem: Frascos

Leia mais