DIVISÃO DE DESINFECÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIVISÃO DE DESINFECÇÕES"

Transcrição

1 DIVISÃO DE DESINFECÇÕES LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA POTÁVEL

2 1 PROCEDIMENTO DE DESINFECÇÃO

3 PROCEDIMENTO DE DESINFECÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL EM USO Introdução Nas estruturas que se encontram em contacto directo e diário com água, têm tendência a formar-se o que se designa tecnicamente por um Biofilme. Este é constituido não só por compostos inorgânicos mas igualmente por matéria viva. Os compostos inorgânicos são principalmente óxidos de ferro, manganês, e silicatos. A sua formação depende essencialmente da composição da água, mas também da ventilação do reservatório, variações de nível de água, etc. Os depósitos de origem biológica são formados por algas, bactérias aeróbias e anaeróbias. Existem ainda algumas espécies de micro-organismos que no seu metabolismo usam iões metálicos, contribuindo desta forma para a formação de óxidos. Este biofilme formado pode alojar algum tipo de contaminação que apareça esporadicamente na água. Tendo um meio de nutrientes e de protecção, quando alojada, a contaminação, pode proliferar tornando-se numa contaminação permanente. Por esta razão, a remoção periódica desse biofilme é de toda a importância, para a boa conservação da qualidade da água.

4 Processo de Execução para a Desinfecção dos Reservatórios (a) Antes de iniciar o trabalho, o responsável técnico irá proceder à verificação dos trabalhos a executar. (b) Todas as superfícies a lavar serão molhadas com um jacto de água forte, à pressão da rede (de preferência 5 bar), removendo-se sedimentos grosseiros e areias, tendo o cuidado de aplicar uma última aguada, incluindo tectos, e em seguida será realizada uma verificação visual, documentada com fotografias. (c) Pulverizar, à pressão aproximada de 1 bar, as paredes e pilares com o produto desincrustante e desinfectante, ALBILEX A. (c) Decorridos menos de 20 minutos após a pulverização do desincrustante e desinfectante, procede-se à lavagem dessas superfícies e dos tectos por meio de água potável abundante. (d) As águas acumuladas no interior do orgão, provenientes da lavagem e da desinfecção, só deverão ser libertas para esgoto depois de se verificar se o seu ph se situa entre 6 e 8. Caso contrário deverão ser neutralizadas com ALBILEX -NEUTRALIZER. Geralmente a mistura com a aguada final promove uma neutralização suficiente para a sua libertação.

5 Considerações sobre o Processo de Execução 1. - Durante a lavagem e desinfecção todo o pessoal deverá usar botas de borracha e, à entrada do orgão, deverá ser colocado um recipiente com uma solução de ALBILEX -3000, de modo a que ninguém entre sem proceder à desinfecção do calçado. Deverão ser usados fatos apropriados, de côr branca, luvas de borracha, botas de borracha e capacete Não deverá ser permitida a utilização de máquinas de lavar a média ou alta pressão, por danificarem as superfícies e ser difícil determinar a sua resistência, muitas vezes já com apreciável desgaste. A água a utilizar na lavagem deverá ser projectada por meio de mangueiras e agulhetas tipo bombeiro, com jacto abundante e pressão máxima até 10 bar.

6 3. - Todo o pessoal envolvido nestes trabalhos deverá possuir a Ficha de Aptidão Médica válida, de acordo com a Portaria nº 1031/2002, de 10 de Agosto. Os orgãos lavados e desinfectados com produtos ALBILEX, conforme acima se recomenda podem de imediato voltar a ser postos em serviço.

7 PROCEDIMENTO DE DESINFECÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL NOVOS LAVAGEM PRÉVIA: Os reservatórios serão inicialmente lavados com água simples a baixa pressão (inferior a 20 bar) antes da desinfecção. Se for necessário, deverá usar-se movimentação mecânica não abrasiva (p.ex.: escovas de pelo macio) Ter em especial atenção zonas de desnível, a fim de não ficarem resíduos de água da lavagem dentro de partes do reservatório. Este trabalho é da responsabilidade do empreiteiro. DESINFECÇÃO: (a) Antes de iniciar o trabalho, o responsável técnico irá proceder à verificação dos trabalhos a executar; (b) Todas as superfícies a lavar serão molhadas com um jacto de água forte, à pressão da rede (de preferência 5 bar), removendo-se sedimentos grosseiros e areias, tendo o cuidado de aplicar uma última aguada, incluindo tectos; (c) Proceder à lavagem dessas superfícies e dos tectos por meio de água abundante com incorporação mínima de 50 mg/litro de peróxido de hidrogénio (100 mg/l de ALBILEX SUPER-DES), que é adicionado através de uma bomba doseadora.

8 (d) Controlar a presença de bactericida nas superfícies, recorrendo à fita indicadora, devendo apresentar uma concentração mínima de 25 mg/l de peróxido de hidrogénio (50 mg/l de ALBILEX SUPER-DES). (e) No final deverá ser dada uma aguada com água potável; (f) À entrada do reservatório é colocado, pelo responsável técnico, um certificado, com a data e com os produtos que foram utilizados na lavagem e desinfecção bacteriológica; (g) Posteriormente é elaborado um relatório com o estado real das superfícies interiores do reservatório, de modo que, a todo o momento se possa saber como se encontram as superfícies.

9 Este relatório abrange sempre todas as anomalias encontradas. As superfícies desinfectados com produtos ALBISHAUSEN conforme acima se recomenda podem e devem de imediato voltar a ser postas em serviço. Como o ALBILEX -SUPER-des se decompõe completamente em água e oxigénio, pode ser descarregado para a rede de saneamento directamente sem qualquer risco ambiental, não sendo necessário nenhum tratamento ao efluente proveniente da limpeza e desinfecção. Considerações sobre o processo de execução 1. Durante a lavagem e desinfecção todo o pessoal deverá usar botas de borracha, fatos apropriados de côr branca, luvas de borracha e capacete. À entrada do reservatório, deverá ser colocado um recipiente com uma solução de ALBILEX -SUPER-des, de modo a que ninguém entre sem proceder à desinfecção do calçado. 2. Não deverá ser permitida a utilização de máquinas de lavar a média ou alta pressão, por danificarem as superfícies. A água a utilizar na lavagem deverá ser projectada por meio de mangueiras e agulhetas tipo bombeiro, com jacto abundante e pressão máxima até 10 bar. 3. Todo o pessoal envolvido nestes trabalhos possui a Ficha de Aptidão Médica válida, de acordo com a Portaria nº 1031/2002, de 10 de Agosto. As superfícies desinfectados com produtos ALBISHAUSEN conforme acima se recomenda podem e devem de imediato voltar a ser postas em serviço.

10 PROCEDIMENTO DE DESINFECÇÃO DE CONDUTAS DE ÁGUA POTÁVEL Lavagem prévia As condutas serão inicialmente lavadas com água simples antes da desinfecção. Para tal o troço em questão deverá ser cheio de água com as precauções devidas (aconselha-se velocidade de enchimento entre 0,05 m/s e 0,1 m/s, devendo-se definir os necessários dispositivos que garantam a saída do ar). A seguir o troço será percorrido por uma corrente de água à velocidade superior a 1 m/s, durante o tempo julgado necessário para arrastar todas as impurezas que as condutas contenham no seu interior, o que será facilmente detectado na água de saída. Ter em especial atenção zonas de desnível, a fim de não ficar resíduos de água de lavagem dentro de troços de tubagem.

11 Enchimento com mistura desinfectante A aplicação de desinfectante deverá ser feita durante a fase do enchimento, após a lavagem prévia. A água a utilizar neste processo terá que ser água potável. A aplicação de desinfectante pode ser feita através de uma bomba doseadora, onde o seu ponto de injecção fica colocado na tubagem ou através da inclusão da solução desinfectante dentro dos depósitos e posteriormente a sua libertação para as condutas de distribuição. Desinfectante a utilizar O desinfectante a utilizar será o ALBILEX SUPER-des, composto em 50 % por peróxido de hidrogénio. Detecção e quantificação do produto Após o enchimento das condutas com a solução desinfectante, é necessário verificar através das fitas indicadoras, a concentração da solução em alguns pontos da tubagem. Depois de estabelecido o tempo de contacto de 12 HORAS para a permanência da solução na tubagem e antes de a mesma ser libertada para o exterior, faz-se novamente uma verificação do teor de ALBILEX SUPER-des. Os valores do desinfectante que se devem registar são: para uma concentração inicial o teor de ALBILEX SUPER-des deve ser de 100 mg/litro (50 mg/litro de peróxido de hidrogénio), no final, depois de estabelecido o tempo de contacto, o teor de ALBILEX SUPER-des deverá apresentar um valor de 20 mg/litro (10 mg/litro de peróxido de hidrogénio). As superfícies desinfectados com produtos ALBILEX conforme acima se recomenda podem e devem de imediato voltar a ser postas em serviço a partir do momento em que as fitas indicadoras registem um valor vestigial de peróxido de hidrogénio. Como o ALBILEX -SUPER-des se decompõe completamente em água e oxigénio, pode ser descarregado para a rede de saneamento directamente sem qualquer risco ambiental, não sendo necessário nenhum tratamento ao efluente proveniente da limpeza e desinfecção.

12 2 GALERIA DE FOTOS

13

14 APLICAÇÃO DO PRODUTO ALBILEX 3000-A

15 APLICAÇÃO DO PRODUTO ALBILEX SUPER DES

16 VERIFICAÇÃO DO TEOR DESINFECTANTE NAS SUPERFÍCIES

17 A Água é o nosso Mundo

Sede Av. Atlântica, 1021 Sala 2 - Jardim Atlântico Florianópolis/SC CEP: 88095-701. tel. (48) 3346-7070 comercial@ecofirma.com.br www.ecofirma.com.br/ 1 APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS HIGIENIZAÇÃO DE ESTRUTURAS

Leia mais

Unidade de Saúde Pública 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES

Unidade de Saúde Pública 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES HIGIENE DAS INSTALAÇÕES Os locais de preparação e serviço de refeições devem ser concebidos por forma a facilitar a sua limpeza e desinfecção adequadas, bem como, reduzir os

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos Câmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Identificação da Entidade Informação da Visita Documento Entidade: Câmara Municipal de Mora Entidade:

Leia mais

Decantador Lamelar ECODEPUR, modelo DEKTECH

Decantador Lamelar ECODEPUR, modelo DEKTECH 0 v1.2-300511 Decantador Lamelar ECODEPUR, modelo DEKTECH APRESENTAÇÃO Os Decantadores Lamelares ECODEPUR, Modelo DEKTECH são equipamentos destinados à separação das areias e lamas que são arrastadas pelo

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1. OBJETO Contratação de empresa especializada em limpeza e higienização para lavagem e desinfecção dos reservatórios de água que abastecem as áreas de alimentação, saúde e pontos

Leia mais

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX Rev.1 28.04.16 FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX APRESENTAÇÃO Os equipamentos Compactos Fossa/Filtro (Fossa Biológica), tipo ECODEPUR, Gama BIOFIX, são recipientes estanques, destinados à recepção e tratamento

Leia mais

Processos Biológicos para a Remoção de Poluentes

Processos Biológicos para a Remoção de Poluentes Processos Biológicos para a Remoção de Poluentes Tecnologia em Gestão Ambiental Gestão e Tratamento de Efluentes Prof: Thiago Edwiges 2 INTRODUÇÃO Tratamento Secundário Ocorrem processos biológicos de

Leia mais

Basix. Label for package size: 10 L. Biocida de Uso Veterinário

Basix. Label for package size: 10 L. Biocida de Uso Veterinário Label for package size: 10 L PT Basix Biocida de Uso Veterinário Desinfectante bactericida de superfícies e equipamento nas indústrias agroalimentares. Para limpeza de máquinas de ordenha e tanques de

Leia mais

NORMAS DE PROCEDIMENTO APÓS EXPOSIÇÃO ACIDENTAL A MATERIAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO

NORMAS DE PROCEDIMENTO APÓS EXPOSIÇÃO ACIDENTAL A MATERIAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO NORMAS DE PROCEDIMENTO APÓS EXPOSIÇÃO ACIDENTAL A MATERIAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO Medidas Imediatas: 1 Picada ou Corte - Limpeza imediata da zona lesada com água e sabão. 2 Contacto com a pele ou mucosas

Leia mais

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX Rev.2 10.11.16 FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX APRESENTAÇÃO Os equipamentos Compactos Fossa/Filtro (Fossa Biológica), tipo ECODEPUR, Gama BIOFIX, são recipientes estanques, destinados à recepção e tratamento

Leia mais

FOSSA SEPTICA ECODEPUR

FOSSA SEPTICA ECODEPUR Rev.1_21.07.16 FOSSA SEPTICA ECODEPUR APRESENTAÇÃO As Fossas Sépticas tipo ECODEPUR são recipientes estanques, destinados ao armazenamento e tratamento de águas residuais domésticas ou similares, através

Leia mais

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das pontas e limas SATELEC

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das pontas e limas SATELEC Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das pontas e limas SATELEC Avisos: Não utilize esfregões ou produtos de limpeza abrasivos. Evite usar soluções que contenham iodo ou uma elevada

Leia mais

Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa

Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa Aspectos Higiênicos da Água Prof. Jean Berg Funções e Importância da Água Regulação Térmica Manutenção dos fluidos e eletrólitos corpóreos Reações fisiológicas e metabólicas do organismo Escassa na natureza

Leia mais

Sistema tubular de desidratação de lamas

Sistema tubular de desidratação de lamas Sistema tubular de desidratação de lamas Conceito Desidratação de Lamas CONTENÇÃO LAMAS SÓLIDOS ÁGUA DESIDRATAÇÃO Após algum tempo CONSOLIDAÇÃO Drenagem da água para fora dos tubos Conceito Desidratação

Leia mais

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Limpeza de resíduos de cimento. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain WEBER CIMENFIX Zona Industrial

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 - IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - LUMINOX 1.2 UTILIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - Produto de limpeza e recuperação de metais 1.3 - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

MANAGEMENT IN WATER. Medição Controlo Dosagem Desinfecção

MANAGEMENT IN WATER. Medição Controlo Dosagem Desinfecção Medição Controlo Dosagem Desinfecção A ÁGUA É O NOSSO ELEMENTO Desde há mais de 16 anos que a DOSATRONIC se tem pautado pela qualidade, confiança e inovação. A satisfação dos nossos clientes é a nossa

Leia mais

A HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DOS CENTROS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO E CONTROLO DA INFECÇÃO

A HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DOS CENTROS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO E CONTROLO DA INFECÇÃO A HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DOS CENTROS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA PREVENÇÃO E CONTROLO DA INFECÇÃO FICHA TÉCNICA: Carmo Baltar Erica Campos Joana Furtado Mário Pereira Sandra Moreira Fátima Cimadeira

Leia mais

Recomendação ERSAR n.º XX/2017

Recomendação ERSAR n.º XX/2017 Recomendação ERSAR n.º XX/2017 INSPEÇÃO, LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DESTINADOS AO ARMAZENAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO Considerando que: Os reservatórios de armazenamento de água, quer

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS PRÓXIMOS DE INSTALAÇÕES EM TENSÃO 2 DESCRIÇÃO Nas tarefas de exploração, construção e manutenção das instalações eléctricas são susceptíveis

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 - IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - DESOX 1.2 UTILIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - Produto para remoção de ferrugem. 1.3 - IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES. Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização

PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES. Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização PHA 3418 TECNOLOGIA DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES Aula 8 Procedimentos de Limpeza química e Sanitização Prof.: José Carlos Mierzwa mierzwa@usp.br Operações de limpeza e

Leia mais

Standox Mate Especial 2K. Informação de Formação

Standox Mate Especial 2K. Informação de Formação Standox Mate Especial 2K Informação de Formação Standox Mate Especial 2K O quê e Porquê QUAL a função? Em mistura com Standocryl Verniz HS, o Standox Especial Mate 2K proporcionará um acabamento mate super

Leia mais

Serviço de Higiene e Tratamentos de Água

Serviço de Higiene e Tratamentos de Água Serviço de Higiene e Tratamentos de Água Tratamentos de Água, Lda. LEVANTAMENTOS DE RISCO PROGRAMAS DE CONTROLO E MONITORIZAÇÃO DA LEGIONELLA Factores que Favorecem o Desenvolvimento da Legionella pneumophila;

Leia mais

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA. Decreto Regulamentar nº 23/95 Artigo 21º / Critérios de velocidade

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA. Decreto Regulamentar nº 23/95 Artigo 21º / Critérios de velocidade Redes de Distribuição / Dimensionamento Hidráulico Decreto Regulamentar nº 23/95 Artigo 21º / Critérios de velocidade 1 - No dimensionamento hidráulico deve ter-se em conta a minimização dos custos, que

Leia mais

PARÂMETROS DE CARACTERIZAÇÃO DE UMA MASSA DE ÁGUA. As características organolépticas compreendem a cor, o cheiro e o sabor.

PARÂMETROS DE CARACTERIZAÇÃO DE UMA MASSA DE ÁGUA. As características organolépticas compreendem a cor, o cheiro e o sabor. PARÂMETROS DE CARACTERIZAÇÃO DE UMA MASSA DE ÁGUA Características Organolépticas: As características organolépticas compreendem a cor, o cheiro e o sabor. Origem da Cor: origem natural inorgânica, (p.ex.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL CENTRO DE ENGENHARIAS - CENG DISCIPLINA: SISTEMAS URBANOS DE ÁGUA E ESGOTO CAPTAÇÃO DE ÁGUA Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes E-mail: hugo.guedes@ufpel.edu.br Website:

Leia mais

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar.

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto

Leia mais

Dispositivo de neutralização

Dispositivo de neutralização Instruções de instalação para técnicos especializados Dispositivo de neutralização NE0.1 V3 6 720 801 636 (2010/03) PT Esclarecimento dos símbolos e indicações de segurança 1 Esclarecimento dos símbolos

Leia mais

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX

FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX Rev.1 28.04.16 FOSSA BIOLÓGICA ECODEPUR BIOFIX APRESENTAÇÃO Os equipamentos Compactos Fossa/Filtro (Fossa Biológica), tipo ECODEPUR, Gama BIOFIX, são recipientes estanques, destinados à recepção e tratamento

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/5 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA TRABALHOS TET (BT) 2 DESCRIÇÃO Trabalhos na presença de tensão (TET) de conservação ou reparação, realizados em instalações BT. Nota: Um trabalho

Leia mais

10R. ELIMINA todos SEM CLORO E SEM ODOR! Previne Cólera, bem como diarreias por contaminação da água. Desinfecção a 99,99%

10R. ELIMINA todos SEM CLORO E SEM ODOR! Previne Cólera, bem como diarreias por contaminação da água. Desinfecção a 99,99% 10R Desinfecção a 99,99% Previne Cólera, bem como diarreias por contaminação da água DESINFECTANTE DE ÁGUA POTÁVEL! SEM CLORO E SEM ODOR! ELIMINA todos os microorganismos transmissíveis pela água! Não

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua D. Nuno Alvares Pereira, 53 2490 114 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@ topeca. pt www.topeca.pt juntaemcor natural

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO SPRAY TERMOPLÁSTICO

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO SPRAY TERMOPLÁSTICO FICHA TÉCNICA DE PRODUTO SPRAY TERMOPLÁSTICO (Elaborada de acordo com a norma NP-3284:1986) Designação Comercial Spray Termoplástico R4 Branco Identificação Técnica Spray Termoplástico de cor branco elaborado

Leia mais

Enfª. Sandra De Lello Dep. de Qualidade e Treinamento

Enfª. Sandra De Lello Dep. de Qualidade e Treinamento OS BENEFÍCIOS DA LIMPEZA ALCALINA Enfª. Sandra De Lello Dep. de Qualidade e Treinamento LIMPEZA Processo de remoção física por ação mecânica das sujidades, realizado com água e detergente, de forma manual

Leia mais

PREVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LEGIONELLA EM PISCINAS E SPAS

PREVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LEGIONELLA EM PISCINAS E SPAS PREVENÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LEGIONELLA EM PISCINAS E SPAS Paulo Diegues Vítor Martins CS04 Encontro Legionella INSA 30 Janeiro 2013 LEGIONELLA RESERVATÓRIO NATURAL ÁGUA Lagos Rios... (PROTOZOÁRIOS)

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. LOURENÇO EM PORTALEGRE ACTIVIDADE LABORATORIAL QUÍMICA 11º ANO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE. Versão professor. Algumas notas prévias

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. LOURENÇO EM PORTALEGRE ACTIVIDADE LABORATORIAL QUÍMICA 11º ANO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE. Versão professor. Algumas notas prévias ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. LOURENÇO EM PORTALEGRE ACTIVIDADE LABORATORIAL QUÍMICA 11º ANO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Versão professor O que se pretende: Conhecer processos para neutralizar resíduos de ácidos/bases

Leia mais

JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA

JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA É o processo utilizado antes de se efetuar a desinfecção e/ou esterilização dos materiais e instrumentais utilizados, ainda sujos, através da exposição ou imersão destes em solução

Leia mais

Conselhos para a sua piscina: O arranque da piscina

Conselhos para a sua piscina: O arranque da piscina Conselhos para a sua piscina: O arranque da piscina Fugas Evaporação Iluminação Filtração Desinfecção & Manutenção Invernação 1 O arranque da piscina no início da temporada No início da temporada, a piscina

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/7 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA UTILIZAÇÃO DE CABOS DE AÇO 2 DESCRIÇÃO Os cabos e cintas são elementos amplamente utilizados na maioria das actividades industriais e de distribuição.

Leia mais

FOUR SANN. Proposta de rotulagem e embalagem

FOUR SANN. Proposta de rotulagem e embalagem FOUR SANN Proposta de rotulagem e embalagem Biocida de Uso Veterinário Produto biocida do grupo 1, tipo 3 (desinfetante bactericida, fungicida e virucida), para utilização em equipamentos e instalações

Leia mais

Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno

Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno Aproveitamento de água de chuva Cristelle Meneghel Nanúbia Barreto Orides Golyjeswski Rafael Bueno 1 IMPORTÂNCIA Água doce: recurso limitado ONU (2015): escassez de água afetará dois terços da população

Leia mais

Calibração Pulverizador de barras

Calibração Pulverizador de barras Calibração Pulverizador de barras INÍCIO ANALISAR pulverizador e corrigir Medir a VELOCIDADE do tractor Medir DÉBITO dos BICOS Usar apenas água na calibragem do pulverizador Calcular DÉBITO por ha PULVERIZAR

Leia mais

Tratamento da Água. João Karlos Locastro contato:

Tratamento da Água. João Karlos Locastro contato: 1 Tratamento da Água João Karlos Locastro contato: prof.joaokarlos@feitep.edu.br 2 Vazão 3 Informações pertinentes - A água bruta pode conter compostos como: partículas coloidais, substâncias húmicas e

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos de alta aderência e impermeabilidade. VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente a concreto, bloco cerâmico e de concreto, fibrocimento, reboco e demais bases cimentícias.

Leia mais

As mãos são o nosso principal instrumento de trabalho e não só imaginem o que deixariam de poder fazer se não tivéssemos mãos

As mãos são o nosso principal instrumento de trabalho e não só imaginem o que deixariam de poder fazer se não tivéssemos mãos EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL Depois de termos visto os deveres e direitos quer de empregadores quer de trabalhadores em relação ao Equipamentos de Protecção Individual, vamos agora ver os EPI s

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA BIOGEL 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: BIOGEL Adubo NK Empresa responsável pela comercialização: Casa

Leia mais

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza

LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO. Em Sistemas Críticos de Alta Pureza LIMPEZA QUÍMICA E PASSIVAÇÃO Em Sistemas Críticos de Alta Pureza TIPOS DE CONTAMINAÇÃO (FONTES) Contaminação Orgânica Sujidade oriunda de resíduos dos produtos, gorduras, proteínas, óleos, etc. Contaminação

Leia mais

Teste de inspeção visual e tátil-auditivo

Teste de inspeção visual e tátil-auditivo Teste de inspeção visual e tátil-auditivo A SAN-LEX alerta É preciso ficar sempre atento às variações da conta de água, pois, muitas vezes, o hábito de consumo não mudou, porém, o consumo de água aumentou.

Leia mais

Controlo de ph. Tenha em atenção: controlo de ph.

Controlo de ph. Tenha em atenção: controlo de ph. Controlo de ph controlo de ph O ph indica a concentração de iões de hidrogénio numa substância. Se o valor de ph rondar os 7, diz-se ser neutra. Se uma substância possuir excesso de iões, diz-se ácida

Leia mais

Aparelho Epóxi HS Isento de Cromato -

Aparelho Epóxi HS Isento de Cromato - Ficha Técnica do Produto Junho 2010 EXCLUSIVO PARA USO PROFISSIONAL Aparelho Epóxi HS Isento de Cromato - Bege P580-4023 Produto Descrição P580-4023 Aparelho Epóxi Isento de Cromato bege P210-984 Endurecedor

Leia mais

A. MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DE MATERIAL DESINFETANTE

A. MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DE MATERIAL DESINFETANTE Agência Nacional de Vigilância Sanitária Portos, Aeroportos e Fronteiras Anexo XI PLANO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO EMBARCAÇÕES MÉTODO I A. MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DE MATERIAL DESINFETANTE Técnica de Desinfecção

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/6 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA BETONAGEM 2 DESCRIÇÃO Entende-se por betonagem, a colocação de argamassas de cimento fresco em zonas limitadas, normalmente por cofragem, bem

Leia mais

NOVIDADE A NIVEL MUNDIAL

NOVIDADE A NIVEL MUNDIAL Unidade eletrónica de lavagem e de verificação da pressão com compressor sem óleo. REMS Multi-Push NOVIDADE A NIVEL MUNDIAL EN 806-4 ZVSHK 1) DVGW 2) for Professionals Um único aparelho com mais de 10

Leia mais

SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto. Sistemas de Tratamento de Esgoto

SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto. Sistemas de Tratamento de Esgoto SAAE Serviço autônomo de Água e Esgoto Sistemas de Tratamento de Esgoto Aracruz, junho de 2006 1 1. Tecnologias de tratamento O tratamento biológico é a forma mais eficiente de remoção da matéria orgânica

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Produto : SPEED CLEANER 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Empresa: Clanox Ind. e Comércio de Produtos Químicos Ltda R. Antonio Gedeão Tosin, 1394

Leia mais

Tratamento de Água: Desinfecção

Tratamento de Água: Desinfecção UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Desinfecção DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito É o processo

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE. Versão aluno

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE. Versão aluno ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. LOURENÇO EM PORTALEGRE ACTIVIDADE LABORATORIAL QUÍMICA 11º ANO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Versão aluno O que se pretende: Conhecer processos para neutralizar resíduos de ácidos/bases

Leia mais

INSTRUMEMACÀO E COSTROLE CE PROCESSOS. MEDIÇÃO DE ph. A medição de ph permite determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma solução.

INSTRUMEMACÀO E COSTROLE CE PROCESSOS. MEDIÇÃO DE ph. A medição de ph permite determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma solução. INSTRUMEMACÀO E COSTROLE CE PROCESSOS MEDIÇÃO DE ph Introdução A medição de ph permite determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma solução. Em diversos processos industriais a medição e controle

Leia mais

AULAS 11 e 12 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ÓRGÃOS DE MANOBRA E CONTROLO CÂMARAS DE PERDA DE CARGA, ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS E SOBREPRESSORAS EXEMPLOS

AULAS 11 e 12 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ÓRGÃOS DE MANOBRA E CONTROLO CÂMARAS DE PERDA DE CARGA, ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS E SOBREPRESSORAS EXEMPLOS SANEAMENTO Aulas 11 e 12 - Sumário AULAS 11 e 12 ÓRGÃOS DE MANOBRA E CONTROLO Tipos, função e localização. Exemplos CÂMARAS DE PERDA DE CARGA, ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS E SOBREPRESSORAS Disposições dos órgãos

Leia mais

Instrumentos Cirúrgicos

Instrumentos Cirúrgicos Instrumentos Cirúrgicos Manuseio, armazenamento e esterilização Manuseio, armazenamento e esterilização Víncula Índice 03 03 04 05 07 08 08 Introdução Aço Inoxidável Qualidade da Água e/ou Vapor Uso diário

Leia mais

Produto: Álcool Etílico 46,2º INPM (54 ºGL) Nº. FISPQ: 0023 Revisão: 00

Produto: Álcool Etílico 46,2º INPM (54 ºGL) Nº. FISPQ: 0023 Revisão: 00 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Álcool Etílico 54 ºGL Nome da Empresa: M.F Pereira de Souza & Cia. Ltda. Endereço: Rua Santa Maria, Nº 134 Santa Terezinha Itatiba SP. Telefone

Leia mais

Limpa e lava pára-brisas

Limpa e lava pára-brisas Limpa e lava pára-brisas LIMPA PÁRA-BRISAS S Não coloque o limpa pára-brisas a funcionar com um pára-brisas seco. O arrastar do mecanismo do limpa pára-brisas pode provocar danos. Em situações de tempo

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Página: 1 Data de compilação: 16/09/02 Nº de Revisão: 1 Secção 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Nome do produto: Código de stock: 1.2. Utilizações

Leia mais

Declaração de Conflitos de Interesse. Nada a declarar.

Declaração de Conflitos de Interesse. Nada a declarar. Declaração de Conflitos de Interesse Nada a declarar. GESTÃO DA QUALIDADE DE FORNECEDORES ÁGUA REAGENTE Ana Paula Lima 2 Fornecedores O Sistema de Gestão da Qualidade do laboratório deve contemplar o fornecimento

Leia mais

VEDATOP FLEX. Características do componente B Densidade: 1,03 g/cm³ Aparência: líquido de cor branca Composição básica: polímeros acrílicos

VEDATOP FLEX. Características do componente B Densidade: 1,03 g/cm³ Aparência: líquido de cor branca Composição básica: polímeros acrílicos Produto é uma argamassa polimérica, flexível, de base acrílica, com alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais movimentações. Por isso,

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO 1 / 6

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO 1 / 6 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO Publicação e actualizações Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações.

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo LIMPEZA MANUAL DE ARTIGOS MÉDICOS HOSPITALARES 2. Definição: Remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes,

Leia mais

Unidade eletrónica de lavagem e de verificação. compressor sem óleo. REMS Multi-Push EN ZVSHK 1) DVGW 2) for Professionals

Unidade eletrónica de lavagem e de verificação. compressor sem óleo. REMS Multi-Push EN ZVSHK 1) DVGW 2) for Professionals Unidade eletrónica de lavagem e de verificação da pressão com compressor sem óleo. REMS Multi-Push EN 806-4 ZVSHK 1) DVGW 2) for Professionals REMS Multi-Push REMS Multi-Push SL Set. Unidade eletrónica

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 1. ÂMBITO Esta especificação diz respeito à realização do ensaio de pressão a efetuar nas condutas dos sistemas de abastecimento de água. O seu objetivo é permitir verificar a estanquidade e a estabilidade

Leia mais

rejuntamento flexível

rejuntamento flexível 01 Descrição: O votomassa é uma argamassa a base de cimento Portland indicado para rejuntar revestimentos cerâmicos, em pisos e paredes, com juntas de 2 a 10 mm em áreas internas e externas. 02 Classificação

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DO PRODUTO

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA DO PRODUTO 1. Identificação da Preparação e da Empresa Identificação da Preparação Descrição e Campo de Aplicação Identificação da Empresa/Produtor Esta Ficha de Dados de Segurança (FSP) aplica-se a todos os produtos

Leia mais

Catálogo de Sistemas de Lavagem

Catálogo de Sistemas de Lavagem Catálogo de Sistemas de Lavagem Índice Sistemas de Lavagem Pórticos 2H e 2Hix. 3 Arcos de Lavagem. 7 Jactos Lava Rodas. 11 Jactos Lava Chassis.. 15 Arcos de Desinfecção 19 2 Pórticos 2H e 2Hix 3 Pórticos

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDAPREN PAREDE é uma pintura impermeável e elástica que protege as paredes contra fissuras e batidas de chuva, além de ter alta durabilidade. Pode ser aplicado sobre reboco, concreto, fibrocimento,

Leia mais

PLANO DE HIGIENE E LIMPEZA

PLANO DE HIGIENE E LIMPEZA PLANO DE HIGIENE E LIMPEZA PREÂMBULO Pretende-se com este regulamento/plano definir as principais regras relativas ao planeamento das atividades para a manutenção de um ambiente limpo nos locais de atendimento

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES KA 214

MANUAL DE INSTRUÇÕES KA 214 MANUAL DE INSTRUÇÕES KA 214 BEST 2 AVISOS A distância mínima entre a superfície de cozedura e a parte inferior do exaustor deve ser de pelo menos 65 cm. O ar recolhido não deve ser absorvido por um tubo

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL Página 1 de 5 1. Objectivo Estabelecer a metodologia para verificar as características do gás natural nas redes de distribuição de gás natural e registar anomalias nos valores analisados. 2. Âmbito Aplica-se

Leia mais

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico?

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico? Os instrumentais cirúrgicos são fabricados com aço inoxidável segundo a norma ASTM F899 (Standard Specification for Wrought Stainless Steels for Surgical Instruments). O aço inox é indicado para uso em

Leia mais

S0200V. Ficha técnica do produto Agosto de 2006 (atualização de novembro de 2014) Primário P

S0200V. Ficha técnica do produto Agosto de 2006 (atualização de novembro de 2014) Primário P Ficha técnica do produto Agosto de 2006 (atualização de novembro de 2014) ESPECIALISTA INTERNACIONAL PARA USO EXCLUSIVAMENTE PROFISSIONAL Produto Primário P565-625 Descrição P565-625 Primário - verde acinzentado

Leia mais

Manual Técnico Linha Externa Escovado

Manual Técnico Linha Externa Escovado Manual Técnico 2013 Linha Externa Escovado Criado para valorizar ainda mais sua obra, as linhas de piso SEGATO para exterior são fabricados com matérias-primas cuidadosamente selecionada, oferecendo grandes

Leia mais

Suporte universal Tubo de borracha comprido Bureta de 25 ml Pipeta volumétrica de 5mL Gobelé de 500 ml Kitasato de 25 ml Rolha Material e reagentes.

Suporte universal Tubo de borracha comprido Bureta de 25 ml Pipeta volumétrica de 5mL Gobelé de 500 ml Kitasato de 25 ml Rolha Material e reagentes. REALIZAÇÃO EXPERIMENTAL Objectivos Avaliar a velocidade da reacção química entre o ácido clorídrico e o magnésio a partir do volume de hidrogénio molecular libertado em função do tempo. Verificar que a

Leia mais

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora

Identificação de Perigos, Avaliação e Controlo de Riscos. Câmara Municipal de Mora Pág.1/9 Local: antina Escolar de abeção Identificação de Perigos, Avaliação e ontrolo de Riscos âmara Municipal de Mora 2010 Pág.2/9 Local: antina Escolar de abeção Identificação da Entidade Informação

Leia mais

Órgãos de manobra e controlo. Tipos, função e localização. Válvulas de seccionamento. Ventosas. Válvulas de descarga.

Órgãos de manobra e controlo. Tipos, função e localização. Válvulas de seccionamento. Ventosas. Válvulas de descarga. DISCIPLINA DE SANEAMENTO AULA 8 / SUMÁRIO AULA 8 ÓRGÃOS E ACESSÓRIOS Órgãos de manobra e controlo. Tipos, função e localização. Válvulas de seccionamento. Ventosas. Válvulas de descarga. SANEAMENTO / FEVEREIRO

Leia mais

VEDACIT. Misturar o VEDACIT antes de usar e dissolvê-lo na água de amassamento.

VEDACIT. Misturar o VEDACIT antes de usar e dissolvê-lo na água de amassamento. Produto VEDACIT é um aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas, que age por hidrofugação do sistema capilar e permite a respiração dos materiais, mantendo os ambientes salubres. Características

Leia mais

CE-CTET-GERAL AAP+AECOPS GER 00X / 00Y 08CT

CE-CTET-GERAL AAP+AECOPS GER 00X / 00Y 08CT 08CT.11.-- TÍTULO08CT CANTARIAS, SILHARIAS E FORRAS CAPÍTULO.1-. PEDRA NATURAL SUB.CAPº.11. PEDRA APARELHADA I. UNIDADE E CRITÉRIO DE MEDIÇÃO A designar em cada artigo, tomando por base o seguinte critério:

Leia mais

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO_QSM_13

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO_QSM_13 PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO_QSM_13 Titulo do Procedimento: LAVAGEM DE EPI S DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS Data de Versão: Autor: 18/01/2010 00 Alan Rígolo Geovana Timpani Elves Pinheiro Observações:

Leia mais

3º TRIMESTRE REVISÃO DE CIÊNCIAS PARA O TESTE

3º TRIMESTRE REVISÃO DE CIÊNCIAS PARA O TESTE 3º TRIMESTRE REVISÃO DE CIÊNCIAS PARA O TESTE Daniela Freu DOENÇAS DISSEMINADAS PELO SOLO Tétano doença grave causada pela bactéria Clostridium tetani, encontrada no solo ou em materiais enferrujados.

Leia mais

Indústria Comércio Resíduo Acidentes Desconhecida. Figura Distribuição das áreas contaminadas em relação à atividade (CETESB, 2006).

Indústria Comércio Resíduo Acidentes Desconhecida. Figura Distribuição das áreas contaminadas em relação à atividade (CETESB, 2006). 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 757 Posto de Combustível 800 700 600 500 400 300 200 127 100 38 32 3 2 0 Indústria Comércio Resíduo Acidentes Desconhecida Figura822.10.18. Distribuição das áreas

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ n.º: 025 PÁGINA: 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÁCIDO LÁTICO Nome da Empresa: Brazmo Indústria e Comércio Ltda. Endereço: Rua Dr. Moisés Kauffmann, 158/272 Barra

Leia mais

Concentração ou faixa de concentração de cada ingrediente que contribua para o perigo: Não aplicável.

Concentração ou faixa de concentração de cada ingrediente que contribua para o perigo: Não aplicável. 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Nome da Empresa: BAYER S.A. - Área DS Endereço: Rua Domingos Jorge, 1000 - Socorro - CEP 04779-900 - São Paulo - SP Telefone: (11) 5694-5346 Telefone para

Leia mais

Máquinas de limpar a vapor

Máquinas de limpar a vapor Máquinas de limpar a vapor Acessórios fornecidos com a máquina: Mangueira de aspiração de vapor com pega Dois tubos de vapor Bocal de pavimentos Bocal manual Escova redonda, preta Bocal para estofos com

Leia mais

Boas práticas para proteger a água. O Projecto TOPPS. Os Objectivos do TOPPS. As Dimensões do TOPPS e os Processos. As Ferramentas do TOPPS

Boas práticas para proteger a água. O Projecto TOPPS. Os Objectivos do TOPPS. As Dimensões do TOPPS e os Processos. As Ferramentas do TOPPS O Projecto TOPPS O TOPPS é um projecto a três anos, envolvendo várias entidades e 15 países europeus e cuja sigla significa Formação de Operadores para evitar a Contaminação de Pontos de Água. TOPPS é

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: SABÃO DE COCO RUTH CARE FABRICANTE: OLEAGINOSAS MARANHENSES S.A OLEAMA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO: 3.006792 PRODUTO NOTIFICADO

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE ACTIVIDADE LABORATORIAL QUÍMICA 11º ANO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE O que se pretende: Conhecer processos para neutralizar resíduos de ácidos/bases no laboratório. Realizar tecnicamente uma titulação. Seleccionar

Leia mais

Sistemas de Filtragem e Fertirrigação

Sistemas de Filtragem e Fertirrigação Sistemas de Filtragem e Fertirrigação Irrigação Localizada Filtros uma medida eficaz na redução de bloqueios físicos dos emissores; escolha dos filtros deve ser realizada de acordo com o tipo de emissor

Leia mais

VEDAPREN PAREDE (NOVO)

VEDAPREN PAREDE (NOVO) Produto VEDAPREN PAREDE é uma pintura impermeável e elástica que protege as paredes contra fissuras e batidas de chuva, além de ter alta durabilidade. Pode ser aplicado sobre reboco, concreto, fibrocimento

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Cloreto de Cobre I Referência do produto: 3725 Nome da empresa: Neon Comercial Ltda. Endereço: Rua Brigadeiro Jordão, 956. Telefone

Leia mais

Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções. Manual de instruções. Termossifão pressurizado (EA8893)

Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções. Manual de instruções. Termossifão pressurizado (EA8893) Manual de instruções Termossifão pressurizado (EA8893) Índice 1. Parâmetros... 3 2. Precauções... 4 3. Informação técnica... 5 3.1. Componentes... 5 3.2. Informação técnica... 5 4. Componentes e dimensões...

Leia mais

EMPRESA Nome do Fabricante: Ambiente Produtos de Limpeza Ltda. Rua João Carniel nº 910 Bairro Carniel Gramado/RS Telefone/Fax: (54) /3286.

EMPRESA Nome do Fabricante: Ambiente Produtos de Limpeza Ltda. Rua João Carniel nº 910 Bairro Carniel Gramado/RS Telefone/Fax: (54) /3286. Produto: Desinfetante Lavanda RCD Ambientare Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa PRODUTO Nome do Produto: Desinfetante Lavanda RCD Ambientare Registro M.S. nº: 3.2263.0006-015-1 (Embalagem

Leia mais

VPSTERICLIN VEREINIGTE PAPIERWARENFABRIKEN

VPSTERICLIN VEREINIGTE PAPIERWARENFABRIKEN SACOS DE MANGA MISTA Construção: Papel de esterilização 70g/m 2 de acordo com o EN 868-3 DIN 58953, parte 2 e 6 Selável por calor, cores resistentes á esterilização, sem solventes. Filme transparente azul

Leia mais