Unidade I CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto"

Transcrição

1 Unidade I CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Prof. Carlos Barretto

2 Objetivo Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: enfatizar a consciência ética e a responsabilidade social da contabilidade; estruturar as demonstrações contábeis de acordo com a Lei das Sociedades por Ações; preparar as demonstrações contábeis obrigatórias para fins de publicação.

3 Conteúdo programático Módulo I 1.1. Conceito de Balanço Patrimonial Apresentação e forma do Balanço Patrimonial. Módulo II 2.1. Composição do Balanço Patrimonial Estrutura do Balanço Patrimonial.

4 Conteúdo programático Módulo III 3.1. Alterações na estrutura do Balanço Patrimonial A Lei nº / 07. Módulo IV 4.1. A Lei nº / Futuras Providências.

5 Conceito de Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial é um demonstrativo contábil que mostra a situação econômico-financeira da empresa em um determinado momento. Em outras palavras, é uma fotografia da empresa. Esse momento ocorre pelo menos uma vez por ano de atividade (exercício social), normalmente em 31/12.

6 Conceito de Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial é constituído pelas contas do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido. Patrimônio É o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou entidade. Patrimônio Líquido É a diferença entre o Ativo e o Passivo exigível. É o quanto sobra de recursos depois que as dívidas são pagas.

7 Conceito de Balanço Patrimonial Ativo: de maneira simplificada, corresponde aos bens e direitos que a entidade possui. Passivo: basicamente são os deveres e obrigações a serem pagos pela entidade e o Patrimônio Líquido.

8 Conceito de Balanço Patrimonial Bens Podem ter existência física. Podem não ter existência física. Bens Que têm existência física: são os bens tangíveis, corpóreos, concretos ou materiais Que não possuem existência física: são os bens intangíveis, incorpóreos, abstratos ou imateriais.

9 Conceito de Balanço Patrimonial Direitos São os valores a serem recebidos de terceiros, por vendas a prazo. Exemplos: duplicatas a receber, clientes, contas a receber, títulos a receber, notas promissórias, aplicações financeiras.

10 Conceito de Balanço Patrimonial Obrigações São dívidas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza, assumidos perante terceiros que se encontram em posse ou uso da empresa. Exemplos: duplicatas a pagar, fornecedores, impostos a recolher, contas a pagar, contribuições a recolher etc.

11 Conceito de Balanço Patrimonial Patrimônio líquido É a diferença entre o Ativo e o Passivo Exigível. Essa diferença origina as situações: situação favorável; situação desfavorável; situação de equilíbrio aparente; situação plena.

12 Conceito de Balanço Patrimonial Situações patrimoniais Situação favorável: Ativo excede o Passivo Exigível. Situação desfavorável: Ativo é menor que o Passivo Exigível. Situação de equilíbrio aparente: Ativo é igual ao Passivo Exigível. Situação plena: Ativo igual ao Patrimônio Líquido.

13 Apresentação e forma do Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial pode ser apresentado em seções bilaterais ou contíguas, isto é, o Ativo no lado esquerdo, e o Passivo e o Patrimônio Líquido no lado Direito: Balanço Patrimonial Ativo Bens Direitos Passivo Obrigações Patrimônio Líquido

14 Apresentação e forma do Balanço Patrimonial O Balanço Patrimonial deve conter os seguintes itens: denominação da empresa; título da demonstração (Balanço Patrimonial); data de encerramento do exercício; demonstração comparativa (ano atual e ano anterior); demonstração da unidade (em reais, em milhares de reais etc.).

15 Interatividade O Balanço Patrimonial é um demonstrativo contábil que mostra a situação econômicofinanceira da empresa em um determinado momento. O Balanço Patrimonial pode ser apresentado em seções bilaterais contendo: a) Ativo e Passivo. b) Ativo e Patrimônio Líquido. c) Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. d) Passivo e Patrimônio Líquido. e) Ativo e obrigações.

16 Composição do Balanço Patrimonial Ativo Devemos entender como bens e direitos o que a empresa possui na data da elaboração do Balanço Patrimonial. Bens Representam algo que atende a uma necessidade da empresa, ou seja, o que ela necessita para cumprir os seus objetivos.

17 Composição do Balanço Patrimonial Direitos Representam os valores que a empresa tem a receber de terceiros, geralmente provenientes de vendas a prazo, de mercadorias, produtos ou serviços. Passivo Representa as obrigações da empresa para com terceiros (fornecedores, bancos, funcionários, Governo etc.).

18 Composição do Balanço Patrimonial Patrimônio Líquido Representa as obrigações da empresa para com os proprietários, donos, acionistas da empresa.

19 Composição do Balanço Patrimonial Representação: Balanço Patrimonial Ativo Bens mais direitos. Passivo Obrigações para com terceiros. Patrimônio Líquido.

20 Composição do Balanço Patrimonial Exemplo: Bens / direitos/ obrigações Caminhão Ví Veículos Terrenos Vendas a prazo Compras a prazo Mesas/Cadeiras Lápis/Caneta Conta representada Imóveis Dupl. a receber Dupl. a pagar Móveis e ut. Mat. escrit.

21 Composição do Balanço Patrimonial Passivo Também é conhecido como Capital de Terceiros. Patrimônio Líquido Também conhecido como Capital Próprio. O Passivo e o Patrimônio Líquido constituem as origens de recursos da empresa, isto é, onde a empresa conseguiu recursos para a sua constituição.

22 Composição do Balanço Patrimonial Os Ativos da empresa representam as aplicações de recursos, ou seja, onde a empresa aplicou os recursos que conseguiu. Como o valor dos Ativos é igual ao valor total dos Passivos mais o Patrimônio Líquido, temos que o total das origens de recursos (Passivo mais Patrimônio Líquido) é igual ao total das aplicações de recursos (Ativos).

23 Composição do Balanço Patrimonial Balanço Patrimonial Ativo Aplicação de recursos. Passivo Origem de recursos. Capital de terceiros mais capital próprio.

24 Estrutura do Balanço Patrimonial conforme Lei nº 6.404/76 Ativo Circulante Realiz. a lp. Permanente Investimentos Imobilizado Diferido Passivo Circulante Exig. a lp. Res. de exer. fut. Patrim. Líq.

25 Estrutura do Balanço Patrimonial conforme Lei nº 6.404/76 O Balanço Patrimonial possui uma estrutura legal que deve ser obedecida. Devemos entender estrutura como forma de apresentação do Balanço Patrimonial. No Ativo, as contas deverão estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados: Ativo Circulante; Ativo Realizável a longo prazo; Ativo Permanente.

26 Estrutura do Balanço Patrimonial conforme Lei nº 6.404/76 No Passivo, as contas deverão estar classificadas nos seguintes grupos: Passivo Circulante; Passivo Exigível a Longo Prazo; Resultado de Exercícios Futuros; Patrimônio Líquido; Capital Social; Reservas de Capital; Reservas de Reavaliação; Reservas de Lucros e Perdas.

27 Interatividade A estrutura do Balanço Patrimonial conforme a Lei nº 6.404/76 deve conter: a) No Ativo: o Circulante, o Realizável a Longo Prazo e o Patrimônio Líquido. b) No Passivo: o Circulante, Investimentos, Patrimônio Líquido e Permanente. c) No Passivo: o Exigível a Longo Prazo, Resultado de Exercícios Futuros e Realizável a Longo Prazo. d) No Ativo: Circulante, Realizável a Longo Prazo, Permanente, Investimentos, Imobilizado e Diferido. e) No Ativo: Circulante, Exigível a Longo Prazo, Resultado de Exercícios Futuros e Patrimônio Líquido.

28 Estrutura do Balanço Patrimonial conforme Lei nº 6.404/76 Especificação das contas: Ativo Circulante Disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.

29 Estrutura do Balanço Patrimonial conforme Lei nº 6.404/76 Realizável a Longo Prazo Os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte. Investimentos As participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificados no ativo circulante.

30 Estrutura do Balanço Patrimonial conforme Lei nº 6.404/76 No Diferido As aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social.

31 Estrutura do Balanço Patrimonial conforme Lei nº 6.404/76 No Passivo Exigível: Passivo Circulante As obrigações da empresa para aquisição de direitos do Ativo Permanente quando vencerem no exercício seguinte. Passivo Exigível a Longo Prazo As obrigações da empresa para aquisição de direitos do ativo permanente quando vencerem em prazo maior que o exercício seguinte.

32 Estrutura do Balanço Patrimonial conforme Lei nº 6.404/76 Resultados de Exercícios Futuros As receitas de Exercícios Futuros diminuídas dos custos e despesas a elas correspondentes. Patrimônio Líquido A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.

33 Alterações na Estrutura do Balanço Patrimonial conforme a Lei nº /07 Ativo Permanente Lei nº 6.404/76 Dividido em Investimentos, Imobilizado e Diferido. Ativo Permanente Lei nº /07 Dividido em Investimentos, Imobilizado, Intangível e Diferido.

34 O Balanço Anterior Lei nº 6.404/76 Ativo Circulante Realizável a lp. Permanente Investimentos Imobilizado Diferido No Balanço Atual Lei nº /07 Ativo Circulante Realizável a lp. Permanente Investimentos Imobilizado Intangível Diferido

35 Alterações na Estrutura do Balanço Patrimonial conforme a Lei nº /07 Patrimônio Líquido: Lei nº 6.404/76 Dividido em Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucros e Lucros ou Prejuízos Acumulados. Patrimônio Líquido: Lei nº /07 Dividido em Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria, Prejuízos Acumulados.

36 Contas no Balanço anterior Lei nº 6.404/76 Passivo Circulante Exigível a lp. Res. de exerc. futuros Patrimônio Liquido Capital social Res. de Capital RES. de Reavaliação Res. de Lucros Lucros ou Prej. Ac. Contas no Balanço nova Lei nº /07 Passivo Circulante Exigível a lp. Res. de exerc. futuros Patrimônio líquido Capital social. Res. de Capital. Ajustes de Avaliação Patrimonial Res. de lucros Ações em tesour. Prejuízos acum.

37 Alterações na estrutura do Balanço Patrimonial conforme a Lei nº /07 No Imobilizado: Lei nº 6.404/76 Lei nº /07 Os direitos que tenham por objeto bens destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade. Os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive decorrentes de operações que transfiram à empresa benefícios, riscos e controle desses bens.

38 Alterações na estrutura do Balanço Patrimonial conforme a Lei nº /07 No Intangível: Lei nº 6.404/76 Lei nº /07 Não existia. Os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

39 Alterações na estrutura do Balanço Patrimonial conforme a Lei nº /07 Em Reservas de Reavaliação: Lei nº 6.404/76 Lei nº /07 As contrapartidas de aumento de valor atribuídas a elementos do ativo, em virtude de novas avaliações. Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições do valor atribuído a elementos do Ativo e do Passivo em decorrência da sua avaliação a preço de mercado.

40 Alterações na estrutura do Balanço Patrimonial conforme a Lei nº /07 No Balanço Patrimonial: Ativo Passivo Circulante Realizável a lp. Permanente Investimentos Imobilizado Intangível Diferidoid Circulante Exigível a lp. Resultado de exerc. futuros Patrimônio Líquido Capital Social Reservas de Capital Ajustes de Avaliaç. Patrim. Reservas de Lucros Ações em Tesouraria Prejuízos Acumulados

41 Interatividade No Balanço Patrimonial conforme a Lei nº 6.404/76, alterada pela Lei nº /07, no Patrimônio Líquido, devem figurar: a) Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucros, Lucros ou Prejuízos Acumulados. b) Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros, Lucros ou Prejuízos Acumulados. c) Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Reavaliação, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria, Prejuízos Acumulados. d) Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria, Prejuízos Acumulados. e) Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Lucros ou Prejuízos Acumulados.

42 A Lei nº /09 Ativo Lei nº 6.404/76 Lei nº 1.638/07 Lei nº 1.941/09 Circulante Circulante Circulante Realiz. a lp. Realiz. a lp. Não Circulante Permanente Permanente Realiz. a lp. Investimentos Investimentos Investimentos Imobilizado Imobilizado Imobilizado Diferido Intangível Intangível Diferido

43 Passivo Lei nº 6.404/76 Lei nº /07 Lei nº /09 Circulante Circulante Circulante Exigível a lp. Exigível a lp. Não Circulante Res. Exerc. Fut. Res. Exerc. Fut. Patrimônio Líq. Patrimônio Líq. Patrimônio Líq. Cap. Social Cap. Social Cap. Social Res. de Cap. Res. de Cap. Res. de Cap. Ajustes Av. Pat. Res. de Lucr. Ajustes Av. Pat. Res. de Lucr. Ações em Tes. Res. de Lucr. Ações em Tes. Luc/Prej. Ac. Ações em Tes. Prejuízos Ac. Prejuízos Ac.

44 A Lei nº /09 e futuras providências A Lei nº de 2007 restringiu o conceito do Ativo Diferido. A MP nº 449/2008, atualmente convertida na Lei nº de 2009, por sua vez, extinguiu esse subgrupo. Dessa forma, na data de transição ( ), as entidades devem analisar o saldo existente nesse subgrupo na data de e, se for o caso, reclassificar:

45 A Lei nº /09 e futuras providências a) Para o Ativo Imobilizado, aqueles gastos vinculados ao processo de preparação e colocação em operação de máquinas e equipamentos. Tais gastos incluem todos os custos vinculados à sua aquisição ou construção e todos os demais necessários a colocá-los em condições de funcionamento (transporte, seguro, tributos não recuperáveis, montagem, testes etc.).

46 A Lei nº /09 e futuras providências b) Para o Intangível, aqueles gastos que se enquadrarem nesse conceito, em conformidade com a NBC T 19.8 Adoção Inicial da Lei nº /2007 e da Medida Provisória nº.449/2008. c) Para o resultado do período, os demais gastos pré-operacionais de treinamento de pessoal administrativo ou de pessoal de vendas ou outros que não se qualifiquem nas alíneas (a) e (b).

47 A Lei nº /09 e futuras providências Após as reclassificações tratadas nas alíneas (a) e (b), as entidades têm a opção de manter os saldos contabilizados até dos gastos pré-operacionais (que se enquadrarem na alínea c acima) como Ativo Diferido, até a sua total amortização, ou de ajustar o referido saldo à conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.

48 A Lei nº /09 e futuras providências Se a entidade optar pela manutenção do Diferido como Ativo, deve manter o subgrupo Ativo Diferido no grupo Ativo Não Circulante e dar seguimento ao processo de amortização.

49 A Lei nº /09 e futuras providências Em situação pré-operacional, a entidade deve registrar no subgrupo do Ativo Diferido os gastos pré-operacionais de treinamento de pessoal, administrativo ou de pessoal de vendas ou assemelhados e as despesas com pesquisa, ou qualquer outro gasto não classificável no Imobilizado ou Intangível, ocorridos antes da edição da MP nº. 449/2008, ou seja, no período compreendido entre e

50 A Lei nº /09 e futuras providências A partir de (data da publicação da MP nº 449/2008), aqueles tipos de gastos devem, nas entidades em fase pré-operacional, ser registrados no resultado como despesa do período.

51 A Lei nº /09 e futuras providências De forma análoga ao procedimento adotado na data de transição ( ) para o saldo existente em , as entidades em situação pré-operacional devem novamente analisar o saldo dos gastos préoperacionais existentes em , podendo optar em manter o referido saldo como Ativo Diferido, até a sua total amortização, ou optar em ajustá-lo para o resultado do período. Nesse contexto, deve ser observada a uniformidade na adoção do referido procedimento, considerando a opção feita quanto à data de transição.

52 A Lei nº /09 e futuras providências O saldo existente em 31 de dezembro de 2008 no Ativo Diferido que, pela sua natureza, não puder ser alocado a outro grupo de contas, se mantido no Ativo sob essa classificação até sua completa amortização, estará sujeito à análise sobre a recuperação, de que trata o parágrafo 3º do artigo 183 desta Lei (artigo 299-A da Lei das S/A).

53 Interatividade No Balanço Patrimonial conforme a Lei nº /09, o Intangível está classificado no seguinte grupo de contas: a) Permanente. b) Realizável a longo prazo. c) Circulante. d) Realizável a curto prazo. e) Não Circulante.

54 ATÉ A PRÓXIMA!

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos

Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos LISTA DE CONTAS CONTÁBEIS Lei 6.404/76 Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio

Leia mais

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli

Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli USP/FEA/EAC Curso de Graduação em Administração Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli 1 DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto

Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA. Prof. Carlos Barretto Unidade III CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Prof. Carlos Barretto Capacitar os estudantes a adquirir conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências: enfatizar a consciência ética

Leia mais

Page 1 of 6 Balanço patrimonial 11 de Maio de 2010 Em face da publicação da Lei nº 11.941/2009, DOU 1 de 28.05.2009, este procedimento foi atualizado. Tópicos atualizados: 1. Introdução; 3. Classificação

Leia mais

Módulo Extra Egbert 1

Módulo Extra Egbert 1 Módulo Extra Egbert 1 Conteúdo: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Noções de Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 2 1. Balanço patrimonial CLASSIFICAÇÃO CRITÉRIOS AVALIAÇÃO

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 6.404/76 com suas alterações, a partir do seu artigo 178, define o Balanço Patrimonial, bem como estabelece

Leia mais

Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente

Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.159/09 Aprova o Comunicado Técnico CT 01 que aborda como os ajustes das novas práticas contábeis adotadas no Brasil trazidas pela Lei nº. 11.638/07 e MP nº. 449/08 devem ser tratados.

Leia mais

Prof. Carlos Barreto. Unidade II CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA

Prof. Carlos Barreto. Unidade II CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Prof. Carlos Barreto Unidade II CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA Módulo I 1.1 Ativo. 1.2 Subdivisão do Ativo (de acordo com a Lei nº 11.941.09). Módulo II 2.1 As alterações na composição do Ativo a partir da

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Noções Gerais Parte 3. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Noções Gerais Parte 3. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Parte 3 Valter Ferreira III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /09

RESOLUÇÃO CFC Nº /09 NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração deste Comunicado de CT 01 para CTG 2000; e de outras normas citadas: de NBC T 3.8 para NBC TG 03; de NBC T 10.2 para NBC TG 06; de NBC

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL Profª. Camila Gomes Balanço Patrimonial Ativo Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo: III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades

Leia mais

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01

Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 PRÁTICAS CONTÁBEIS Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 Estática Patrimonial: o Balanço, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido A contabilidade deve tratar a pessoa

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Plano de Contas Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Plano de Contas Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Plano de Contas Parte 2 Prof. Cláudio Alves Ativo Realizável a Longo Prazo Neste subgrupo você encontra classificadas todas as contas que representam Direitos cujos vencimentos

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

1. Balanço patrimonial

1. Balanço patrimonial Módulo 4 Egbert 1 Conteúdo: 13 Balanço patrimonial: obrigatoriedade e apresentação. 13.1 Conteúdo dos grupos e subgrupos. 14 Classificação das contas. 14.1 Critérios de avaliação do Ativo e do Passivo.

Leia mais

Balanço patrimonial em 31 de dezembro Em milhares de reais

Balanço patrimonial em 31 de dezembro Em milhares de reais Balanço patrimonial em 31 de dezembro Em milhares de reais Ativo 2016 2015 Passivo e patrimônio líquido 2016 2015 Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa (Nota 6) 25.431 27.730 Fornecedores

Leia mais

(f) ativos biológicos; (g) investimentos avaliados pelo método da equivalência patrimonial; (h) propriedades para investimento; (i) imobilizado;

(f) ativos biológicos; (g) investimentos avaliados pelo método da equivalência patrimonial; (h) propriedades para investimento; (i) imobilizado; Balanço Patrimonial - Principal Grupo de Contas Balanço Patrimonial Qual a Função do Balanço Patrimonial? O balanço patrimonial tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento.

Leia mais

Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos

Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 AS RESPOSTAS ESTÃO DE VERMELHO. O BALANÇO PATRIMONIAL - EXERCÍCIOS 1) Aponte a alternativa em que não

Leia mais

Características. P A S S I V O Origem dos recursos aplicados no Ativo

Características. P A S S I V O Origem dos recursos aplicados no Ativo Balanço Patrimonial conteúdo - características aplicação de recursos - Ativo origem de recursos - Passivo estrutura geral estrutura do Ativo estrutura do Passivo Características Principal demonstrativo

Leia mais

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não. Objetivos

Leia mais

Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN

Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN Demonstrações Contábeis Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Demonstrações Contábeis O artigo 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece : Ao final de cada exercício

Leia mais

Conteúdo: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Critérios de avaliação.

Conteúdo: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Critérios de avaliação. Módulo 4 Egbert 1 Conteúdo: Critérios de classificação dos elementos patrimoniais. Critérios de avaliação. 2 1. Balanço patrimonial CLASSIFICAÇÃO CRITÉRIOS AVALIAÇÃO 3 ATIVO Antes da Lei 11.638/07 PASSIVO

Leia mais

Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE

Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE Exercícios Corrigidos A CONTABILIDADE Prof. Odair - 2009-1 1) A finalidade da Contabilidade é: a) o Patrimônio b) permitir o estudo e o controle do Patrimônio c) permitir a seus usuários a obtenção de

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Escrituração Erros de Escrituração: - erro na identificação da conta debitada ou creditada; - inversão de contas; - erro na identificação

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EAD MÓDULO VI DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EAD MÓDULO VI DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EAD MÓDULO VI DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS Nesse módulo abordaremos as duas demonstrações contábeis Balanço Patrimonial BP e Demonstração do Resultado do Exercício DRE,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL PROF. RÉGIO FERREIRA

CONTABILIDADE GERAL PROF. RÉGIO FERREIRA CONTABILIDADE GERAL PROF. RÉGIO FERREIRA 1 BALANÇO PATRIMONIAL 2 BALANÇO PATRIMONIAL OBJETIVOS: Ao final deste capítulo, o aluno terá condições de: Identificar os grupos do BALANÇO PATRIMONIAL; Reconhecer

Leia mais

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Professor Humberto Fernandes de Lucena www.editoraferreira.com.br 2. 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos

Leia mais

Prof Flávio S. Ferreira

Prof Flávio S. Ferreira Prof Flávio S. Ferreira flavioferreira@live.estacio.br http://flaviosferreira.wordpress.com 1 O Balanço Patrimonial É o mais importante relatório da contabilidade. DEMONSTRA o patrimônio de uma entidade

Leia mais

NBC T.3 Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis

NBC T.3 Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis NBC T.3 Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis Aprovada pela Resolução CFC 686/1990 NBC T.3.1 Das Disposições Gerais. 3.1.1 As demonstrações contábeis (*) são as extraídas

Leia mais

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX Painel Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº. 11.638/2007 TAX 0 Demonstrações Financeiras Aplicabilidade As normas da Lei n 6.404/76, para

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 05- Balanço Patrimonial Grupo de Contas

CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 05- Balanço Patrimonial Grupo de Contas 1 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 05- Balanço Patrimonial Grupo de Contas J O S É C A R L O S M A R I O N E D I T O R A A T L A S S. A. www.marion.pro.br Contabilidade

Leia mais

Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques

Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC 1 AULA 8 de 10 2 DISCIPLINAS MAIS IMPORTANTES DISTRIBUIÇÃO DE QUESTÕES NA PROVA Outras disciplinas Teoria da Cont. Contab. Geral Normas Brasileiras de Cont. 44%

Leia mais

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo

Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo Tribunais - Exercícios AFO e Direito Financeiro Exercício - Contabilidade Alexandre Américo 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. MÓDULO DE QUESTÕES DE CONTABILIDADE

Leia mais

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011

Fundamentos de Contabilidade. Contas (2) Professor Isnard Martins. Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 Fundamentos de Contabilidade Professor Isnard Martins Contas (2) Bibliografia Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Fundamental 1Saraiva, 2011 1 Conceito de Débito e Crédito Não confundir termos da linguagem

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL. Júlio César Zanluca

COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL. Júlio César Zanluca Page 1 of 5 COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL Júlio César Zanluca Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 449 DE 03/12/08: ALTERAÇÕES À LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 449 DE 03/12/08: ALTERAÇÕES À LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS MEDIDA PROVISÓRIA Nº 449 DE 03/12/08: ALTERAÇÕES À LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS 11 de Dezembro de 2008 Rafael Federici rafael.federici@cnflaw.com Em 03 de dezembro de 2008 o Presidente da República editou

Leia mais

Contabilidade Empresarial. Profa. Dra. Natália Diniz Maganini

Contabilidade Empresarial. Profa. Dra. Natália Diniz Maganini Contabilidade Empresarial Profa. Dra. Natália Diniz Maganini Agenda Conceito de Patrimônio Posse x Propriedade Bens e suas classificações Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Balanço Patrimonial Conceito

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade Contabilidade PARTE 1 G Parte 1 Conceitos Conceito de Contabilidade A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer

Leia mais

Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais São Paulo, fevereiro de 2012 Conceitos Fundamentais 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Bens Direitos Obrigações Fato Contábil Regime Lançamento Contábil Plano de Contas Exercício Bem - é tudo o que possa satisfazer

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade. Prof. Jerônimo Antunes

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade. Prof. Jerônimo Antunes EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade Prof. Jerônimo Antunes O é uma das peças que compõe as Demonstrações Contábeis (também denominadas de Demonstrações Financeiras); Obje%vo: apresentar a posição patrimonial

Leia mais

A Geradora Aluguel de Máquinas S.A.

A Geradora Aluguel de Máquinas S.A. Balanço patrimonial em 31 de dezembro Ativo Passivo e patrimônio líquido Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa (Nota 6) 25.888 67.330 Fornecedores 4.797 8.340 Aplicações financeiras 3.341

Leia mais

Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação

Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação societária. Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração

Leia mais

Dicas 02. Contabilidade Geral. Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas. Profs. Gustavo e Vicente 1

Dicas 02. Contabilidade Geral. Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas.  Profs. Gustavo e Vicente 1 Contabilidade Geral Professores: Gustavo Jubé e Vicente Chagas www.pontodosconcursos.com.br Profs. Gustavo e Vicente 1 Classificações do ativo Além de classificar a conta como ativo, precisamos ser proficientes

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /07

RESOLUÇÃO CFC Nº /07 RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.115/07 Aprova a NBC T 19.13 Escrituração Contábil Simplificada para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais

Leia mais

Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Aula 02. Contabilidade Introdutória Plano de Contas. Professora: Eliane Reis

Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Aula 02. Contabilidade Introdutória Plano de Contas. Professora: Eliane Reis Preparatório para o Exame de Suficiência CFC 2019.1 Momento de Estudar Aula 02 Contabilidade Introdutória Plano de Contas Professora: Eliane Reis Exame de Suficiência CFC 2019.1 Momento de Estudar Eliane

Leia mais

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas:

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas: Objeto, objetivo e finalidade Contabilidade Conceitos iniciais - Ativo Objeto: o patrimônio Objetivo: estudo, controle e apuração do resultado Finalidade: Fornecer informações econômicas e financeira sobre

Leia mais

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais

Leia mais

Demonstrações Financeiras GELPAR EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA. 31 de dezembro de 2013

Demonstrações Financeiras GELPAR EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA. 31 de dezembro de 2013 Demonstrações Financeiras GELPAR EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA 1 Gelpar Empreendimentos e Participações Ltda Balanços patrimoniais ATIVO CIRCULANTE NOTA 2013 2012 (Não auditado) Disponível 4 991

Leia mais

Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa ativo circulante dinheiro e cheques no estabelecimento da devedora

Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa ativo circulante dinheiro e cheques no estabelecimento da devedora 1 Conta Classificação Registra Natureza do saldo caixa dinheiro e cheques no estabelecimento da bancos conta saldos das contas bancárias que a movimento movimenta clientes valores a receber dos clientes

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 5. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 5. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 5 Prof. Cláudio Alves Passivo No passivo você encontra as contas que representam as Obrigações e Patrimônio Líquido, devidamente classificados

Leia mais

Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Unidade IV 20 RESOLUÇÃO DE UM EXERCÍCIO COMPLETO 5 Resolução de um exercício completo elaborado conforme a legislação em vigor. Todos os demonstrativos contábeis já

Leia mais

Contabilidade Geral: Formalidades da escrituração contábil digital

Contabilidade Geral: Formalidades da escrituração contábil digital Contabilidade Geral: Formalidades da escrituração contábil digital Resumo: Discorreremos no presente Roteiro de Procedimentos sobre o Comunicado Técnico CTG 2001 (R1), aprovado pela Resolução CFC nº 1.299/2010,

Leia mais

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:

Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017: CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2009 (Em R$ Mil)

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2009 (Em R$ Mil) CNPJ 47.902.648/0001-17 BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2009 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e Bancos 373 Fornecedores 34.870 Aplicações Financeiras 5.290 Provisão Férias e Encargos 34.777

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária

Administração Financeira e Orçamentária Administração Financeira e Orçamentária Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira e Orçamentária BALANÇO PATRIMONIAL Segundo a Lei nº 4.320/64 O demonstrará: o Ativo

Leia mais

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas

1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais

Leia mais

CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa.

CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa. PLANO DE CONTAS CONCEITO É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Ou seja, É um elenco de todas as contas que se prevê sejam necessárias

Leia mais

Conjunto das demonstrações contábeis

Conjunto das demonstrações contábeis Conjunto das demonstrações contábeis O conjunto completo das demonstrações contábeis está previsto no item 10 da NBC TG 26 R4: (a) Balanço Patrimonial (BP) O artigo 178 da Lei nº 6.404/1976 trata do Balanço

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero ANÁLISE DE BALANÇOS Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero Atributos da Informação Contábil Confiabilidade; Compreensibilidade; Tempestividade; Comparabilidade. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Objetivos e Produtos

Leia mais

SEÇÃO II Demonstrações Financeiras Disposições Gerais

SEÇÃO II Demonstrações Financeiras Disposições Gerais SEÇÃO II Demonstrações Financeiras Disposições Gerais Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras,

Leia mais

Conceito É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Conceito É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Balanço Patrimonial Conceito É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente,

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE OUTUBRO DE 2009 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE OUTUBRO DE 2009 (Em R$ Mil) CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE OUTUBRO DE 2009 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e Bancos 1.539 Fornecedores 29.089 Aplicações Financeiras 461 Provisão Férias e Encargos

Leia mais

Noções de Contabilidade PF: Agente de Polícia Federal Professora: Camila Gomes. Aulas 13 a 16

Noções de Contabilidade PF: Agente de Polícia Federal Professora: Camila Gomes. Aulas 13 a 16 Noções de Contabilidade PF: Agente de Polícia Federal - 2014 Professora: Camila Gomes Profª. Camila Gomes www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 13 NOÇÕES DE CONTABILIDADE Olá pessoal! Tudo bem? Vamos

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE AGOSTO DE 2009 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE AGOSTO DE 2009 (Em R$ Mil) CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE AGOSTO DE 2009 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e Bancos 342 Fornecedores 33.905 Aplicações Financeiras 7.628 Provisão Férias e Encargos

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2009 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2009 (Em R$ Mil) CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2009 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e Bancos 207 Fornecedores 34.860 Aplicações Financeiras 4.887 Provisão Férias e Encargos

Leia mais

Balanço Patrimonial. Circulante Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas até o final do próximo exercício social.

Balanço Patrimonial. Circulante Compreende obrigações exigíveis que serão liquidadas até o final do próximo exercício social. Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras Professor: Roberto César Balanço Patrimonial ATIVO Circulante Compreende contas que estão constantemente em giro - em movimento, sua conversão em dinheiro

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Plano de Contas Parte 3. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Plano de Contas Parte 3. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Plano de Contas Parte 3 Prof. Cláudio Alves 2.3. Patrimônio Líquido Neste grupo você encontra as contas que representam o Patrimônio Líquido: Capital Social Reservas de

Leia mais

Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com

Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani - silviabertani.com Estruturação e Captação de Recursos Financeiros O estudo do patrimônio Estrutura da empresa Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani silviabertani.wordpress.com Patrimônio Bens e direitos Obrigações

Leia mais

Seminário. expert PDF. Trial. PMEs - Demonstração dos Fluxos de Caixa. Junho Elaborado por:

Seminário. expert PDF. Trial. PMEs - Demonstração dos Fluxos de Caixa. Junho Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 3. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 3. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Teoria da Contabilidade Parte 3 Prof. Cláudio Alves Objeto da Contabilidade - Patrimônio É o conjunto de bens, direitos e obrigações, de uma pessoa física ou jurídica,

Leia mais

LES0665 CONTABILIDADE E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Prof. Lucilio Rogerio Aparecido Alves. Depto. de Economia, Administração e Sociologia

LES0665 CONTABILIDADE E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Prof. Lucilio Rogerio Aparecido Alves. Depto. de Economia, Administração e Sociologia LES0665 CONTABILIDADE E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Prof. Lucilio Rogerio Aparecido Alves Depto. de Economia, Administração e Sociologia BALANÇO PATRIMONIAL: GRUPO DE CONTAS Quais são os grupos

Leia mais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Ativo Nota 2014 2013 Passivo Nota 2014 2013 (Ajustado) (Ajustado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 5 48.650 835 Fornecedores 10

Leia mais

Conversão de transações e demonstrações em moeda estrangeira.

Conversão de transações e demonstrações em moeda estrangeira. Aula 2 CONVERSÃO EM MOEDA ESTRANGEIRA CPC 02 PRÁTICAS CONTÁBEIS Profº Dr. José Carlos Marion MARION, J. Carlos Contabilidade Empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 18/08/2013 1 Conversão em Moeda

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2009 (Em R$ Mil)

BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2009 (Em R$ Mil) CNPJ 47.902.648/0001-17 BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2009 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e Bancos 800 Fornecedores 34.136 Aplicações Financeiras 4.227 Provisão Férias e Encargos 39.760

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL - ANEXO 14

BALANÇO PATRIMONIAL - ANEXO 14 ATIVO Exercicio Anterior ATIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 698.909,70 765.664,21 Créditos a Curto Prazo Créditos Tributários a Receber Clientes Créditos de Transferências a Receber Empréstimos

Leia mais

NÚCLEO DE GESTÃO DO PORTO DIGITAL

NÚCLEO DE GESTÃO DO PORTO DIGITAL ATIVO CIRCULANTE DISPONIBILIDADE CAIXA 1.028,94 BANCOS-CONTAS CORRENTES 211.547,05 APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA 4.614.347,81 DIREITOS REALIZÁVEIS A CURTO PRAZO TÍTULOS A RECEBER 93.509,62 ADIANTAMENTOS

Leia mais

ATE III Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014

ATE III Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 ATE III Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 Balanços Patrimoniais Regulatório e Societário Ajustes CPCs Regulatório

Leia mais

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados:

4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados: 1. Classifique os itens abaixo em: bens, direitos ou obrigações item bens direito obrigação Empréstimos a receber Dinheiro em caixa Dinheiro depositado no banco veículos biblioteca Salários a pagar estoques

Leia mais

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP. Fornecedores Banco Conta Movimento. Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP. Fornecedores Banco Conta Movimento. Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalente de caixa Fornecedores Banco Conta Movimento Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras

Leia mais

Receita Federal. Contabilidade Lista 2. Prof. Anderson Exercícios:

Receita Federal. Contabilidade Lista 2. Prof. Anderson Exercícios: 5.2 - Exercícios: 01. (AFTE/RN 2005 ESAF) Assinale a opção que responde corretamente à questão. ***AJUSTADA*** São grupos e subgrupos que fazem parte do ativo no balanço patrimonial: a) Circulante, Créditos,

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS CAPÍTULO 29 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 29.1 CONCEITO A demonstração das origens e aplicações de recursos é de elaboração e publicação obrigatórias para as sociedades anônimas. Entretanto,

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL - ANEXO 14

BALANÇO PATRIMONIAL - ANEXO 14 ATIVO Exercicio Anterior ATIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 5.376.346,11 4.161.540,37 Créditos a Curto Prazo 17.413,22 14.824,88 Créditos Tributários a Receber Clientes 17.413,22 14.824,88

Leia mais

Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo.

Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo. Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo. a. Máquina adquirida por $18.000, com vida útil estimada de 15 anos e valor residual $3.000. b. Veículo adquirido por $30.000, com vida

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: / SALDO PATRIMONIAL

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: / SALDO PATRIMONIAL CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: 33.618.570/0001-08 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO 2010 2009 2010 2009 1.1 ATIVO CIRCULANTE 22.898.568,85

Leia mais

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Contabilidade

Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Contabilidade 1. Qual é a lei que rege contabilmente as Sociedades por Ações e qual a lei que alterou e revogou dispositivos da Lei das S/A, respectivamente: a) Lei 11.638 e Lei 10.303; b) Lei 6.404 e Lei 11.638; c)

Leia mais

Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva

Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Contabilidade Intermediária Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Conteúdo e Objetivo Nesta aula você irá estudar: Práticas contábeis. Relatórios contábeis. Balanço Patrimonial e

Leia mais

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada.

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada. Coleção Resumos para 33 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Alexandre Ogata Contabilidade Geral 3 ª edição revista atualizada 2019 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO 1.

Leia mais

ATIVOS explicativa 31/12/11 31/12/10 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO explicativa 31/12/11 31/12/10

ATIVOS explicativa 31/12/11 31/12/10 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO explicativa 31/12/11 31/12/10 BALANÇOS PATRIMONIAIS LEVANTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E DE 2010 ATIVOS explicativa 31/12/11 31/12/10 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO explicativa 31/12/11 31/12/10 ATIVOS CIRCULANTES PASSIVOS CIRCULANTES

Leia mais

Análise dos Relatórios Financeiros P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI

Análise dos Relatórios Financeiros P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI Análise dos Relatórios Financeiros P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI Agenda Principais Relatórios Financeiros Balanço Patrimonial DRE Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do

Leia mais

SUMÁRIO. 3 PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO, 37 1 Introdução, 37

SUMÁRIO. 3 PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO, 37 1 Introdução, 37 SUMÁRIO 1 PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE NO MUNDO E NO BRASIL E UMA VISÃO GERAL DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 1 1 Introdução, 1 2 Processo formal do IASB, 1 3 Histórico do IASB, 2 4 Adoção das IFRS no

Leia mais

ATIVO Nota PASSIVO Nota

ATIVO Nota PASSIVO Nota Balanços patrimoniais ATIVO Nota 2016 2015 PASSIVO Nota 2016 2015 CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 165 528 Recursos a serem aplicados em projetos 7 23.836 23.413 Caixa e equivalentes

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Prof. Cláudio Alves Com relação ao Quadro Principal, temos os seguintes grupos com seus respectivos conceitos: Ativo Circulante Compreende os ativos que satisfazem

Leia mais