ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA VIA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA VIA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ÊNFASE ELETROTÉCNICA ADRIANA BEZERRA DOS SANTOS JESSÉ KARP LUCAS MENDES DE OLIVEIRA ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA VIA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS CURITIBA 2011

2 ADRIANA BEZERRA DOS SANTOS JESSÉ KARP LUCAS MENDES DE OLIVEIRA ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA VIA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Metodologia aplicada ao Trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, como requisito parcial de aprovação. Orientador: Dr. Professor Raphael Augusto de Souza Benedito CURITIBA 2011

3 LISTAS Tabela 1 - Cronograma Tabela 2 - Cronograma 1º Semestre de Tabela 3 - Cronograma 2º semestre de

4 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO TEMA DELIMITAÇÃO DO TEMA PROBLEMA E PREMISSAS OBJETIVOS OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS SECUNDÁRIOS JUSTIFICATIVA PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ESTRUTURA DO TRABALHO REFERÊNCIAS... 11

5

6 1 1. INTRODUÇÃO A operação em tempo real dos sistemas elétricos de potência, ou simplesmente SEP tem como principal objetivo o fornecimento de energia elétrica, em obediência a continuidade, qualidade e economia de serviço. Para alcançar tal objetivo é primordial que os níveis de tensão, freqüência, fluxo de potência nas interligações e carregamento de linhas e equipamentos dentro dos limites de segurança. Desta forma a operação de sistemas elétricos de potência, seja esta manual ou automatizada, requer uma aquisição e processamento de uma grande quantidade de informações. Essas informações devem permitir a determinação do estado operativo do Sistema Elétrico de Potência, ou seja, mesmo quando este não estiver operando adequadamente, deve mostrar um indicativo do problema e localiza-lo.(dy LIACCO, 2002) Para determinar o estado operante do SEP, deve-se analisar um conjunto de restrições, estas são variáveis de estado do sistema elétrico, como exemplo tensões nos barramentos, estas sendo obtidas através de um conjunto de medidas realizadas no Sistema Elétrico de Potência. Em virtude da grandiosidade dos SEP, tais medições comumente são feitas através da tele-medição. Contudo esta grande quantidade de medições podem resultar em erros, sendo assim necessário uma filtragem dos dados em prol da obtenção de um banco de dados confiável. A ferramenta utilizada nos centros de controle e operação, para realizar essa filtragem, é o estimador de estado (MOREIRA, 2006). Portanto, estimação de estados é a obtenção, em tempo real, das variáveis de estado de um sistema elétrico, através de um conjunto redundante de medidas com ruído, constituindo usualmente de medidas de fluxo de Potência ativa e reativa nas linhas, de injeção de Potência ativa e reativa e de algumas magnitudes de tensão nos barramentos. (MONTICELLI, 1999) O Estimador de Estados consiste em um conjunto de algoritmos para processar tele medidas realizadas em diversos pontos espalhados por toda a rede elétrica. O estimador processa as medições com o objetivo de fornecer estimativas confiáveis para as variáveis de estado. (ABUR e EXPÓSITO,2004).

7 2 Atualmente, as medidas utilizadas no processo de estimação de estado podem ser classificadas como convencionais ou como fasoriais sincronizadas. As medidas convencionais são aquelas oriundas do sistema supervisório SCADA, sendo este constituído usualmente por medidas de: fluxo e injeção de potência ativa e reativa; magnitude de tensão nas barras e magnitude de corrente nas linhas. Por outro lado, as medidas fasoriais sincronizadas, tais como as tensões e correntes fasoriais, são aferidas pelos chamados PMUs (Phasor Measurements Units) e sincronizadas através do sistema de geoposicionamento por satélite (GPS). A habilidade em detectar e identificar EGs é um dos atributos mais importantes do processo de estimação de estado em sistemas elétricos. Alguns EGs são óbvios e podem ser identificados a priori e eliminados do processo de estimação, através de uma simples verificação dos dados de entrada (medidas). Tais erros podem ser: valores absurdos de tensão elétrica eficaz; valores muito além dos esperados para medidas de potência e/ou corrente elétrica, etc (ABUR e EXPÓSITO, 2004). Entretanto, nem todos os tipos de EGs são facilmente detectáveis ou identificáveis dessa forma, exigindo o emprego de outras metodologias que fazem uso da análise dos resíduos das medidas.

8 3 1.1 TEMA potência. Estimação de estados de medidas elétricas em sistemas elétricos de DELIMITAÇÃO DO TEMA Dada a importância do processo de estimação de estado para o monitoramento e análise de sistemas elétricos, este trabalho de conclusão de curso versará sobre este tema, principalmente no que diz respeito à incorporação de medidas fasoriais no processo de estimação, e também, no que diz respeito à análise de resíduos em medidas para detecção de erros grosseiros.

9 PROBLEMA E PREMISSAS Embora o problema de estimação de estado venha sendo abordado em muitos trabalhos práticos e de pesquisa, o mesmo continua sendo um desafio no âmbito da engenharia elétrica, tendo em vista que a complexidade dos sistemas elétricos vem aumentando. Além disto, novas tecnologias são desenvolvidas a cada dia no ambiente dos centros de controle, tratando-se, portanto, de uma temática sujeita a um contínuo aprimoramento. Nesse contexto, torna-se primordial e, também, um diferencial o estudo de estimação de estado ao estudante de sistemas elétricos de potência. Além disso, a utilização de softwares como ferramenta de ensino é vantajosa, pois possibilita maior velocidade nos cálculos de estimação de estado, além de fornecer uma exemplificação mais completa do que o estudo sem o apoio de ferramentas computacionais permite. Entretanto, os softwares disponíveis atualmente como o SAGE (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, do CEPEL) - possuem fins comerciais, acarretando custos demasiados, que impossibilitam a sua aplicação em escolas de engenharia. Assim sendo, este trabalho de conclusão de curso pretende elaborar um software estimador de estado, com custo baixo ou gratuito, que possa ser utilizado como uma ferramenta didática no estudo da estimação de estado.

10 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Desenvolver um software capaz de efetuar estimação dos estados de sistemas elétricos de potência OBJETIVOS ESPECÍFICOS Estudar as técnicas de estimação de estado em Sistemas Elétricos de Potência; Estudar os conceitos de programação em MATLAB; Desenvolvimento de algoritmos, em MATLAB, para estimação de estados; Simulação de sistemas teste do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers) através do programa desenvolvido em MATLAB OBJETIVOS SECUNDÁRIOS Implementar algoritmos para o processamento de medidas elétricas com erros grosseiros; Incorporar medidas fasoriais ao programa desenvolvido.

11 JUSTIFICATIVA Para obter-se uma operação segura dos sistemas elétricos de potência (SEP), é imprescindível uma estimação de estado (EE) confiável, pois, as ações de controle e operação, em tempo real, dos SEP se baseiam no banco de dados obtido pelo processo de EE. (ABUR e EXPÓSITO,2004). Sendo assim, o estudo de estimação de estado é uma ferramenta muito importante para se analisar a confiabilidade de um Sistema Elétrico de Potência. E mostra-se oportuno o desenvolvimento de um programa que viabilize o estudo deste tema de forma extensiva.

12 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, através de estudos de livros e artigos técnicos especializados na área. Após essa etapa, o passo seguinte é a programação computacional do estimador de estado (juntamente com a análise de resíduo), fazendo uso do software MATLAB, primeiramente utilizando somente medidas convencionais e, posteriormente, usando medidas fasoriais sincronizadas. Por fim, será executada a escrita do texto final do trabalho de conclusão de curso. O estimador de estado a ser utilizado e implementado é o estimador de estado estático por Mínimos Quadrados Ponderados (WLS, Weighted Least Squares) devido às facilidades envolvidas em sua modelagem e por ser o estimador mais utilizado pelas empresas do setor elétrico (ABUR e EXPÓSITO, 2004). Para a detecção e identificação de erros grosseiros em medidas, será utilizado o método baseado na análise dos resíduos normalizados das medidas. Isto porque os resíduos fornecem informações sobre eventuais violações das suposições relativas ao modelo de medição. Em relação à incorporação das medidas fasoriais sincronizadas, serão estudados os modelos apresentados nos trabalhos de Zhou et al. (2006) e Zhou et al. (2008) para depois escolher uma modelagem que melhor se adapte ao estimador de estado que será implementado neste trabalho de conclusão de curso. Para o cumprimento dos objetivos e do cronograma esperado, pretende-se realizar reuniões periódicas envolvendo todos integrantes da equipe e o professor orientador. Inicialmente, as reuniões serão mensais e, posteriormente, quinzenais (dependendo das atividades a serem executadas).

13 ESTRUTURA DO TRABALHO No primeiro capítulo do trabalho de conclusão de curso constará uma breve introdução à estimação de estado, bem como a definição e a delimitação do seu tema e de seus objetivos. O segundo capítulo será constituído de uma fundamentação teórica sobre o tema. Esta será formada por uma revisão literária aprofundada da abordagem de estimação de estado em sistemas elétricos de potência. Neste capítulo serão abordadas e definidas as diversas técnicas de estimação de estado, assim como alguns princípios a serem utilizados no desenvolvimento do programa em MATLAB. Serão expostos também os motivos da opção pelo método WLS e pela programação em MATLAB. O capítulo seguinte tratará dos procedimentos utilizados na realização do trabalho, desde a definição dos parâmetros considerados no software até a implementação do mesmo. Também neste capítulo serão expostos os sistemas teste do IEEE utilizados na simulação do programa. Por fim, o quarto capítulo compreenderá os testes realizados, as simulações e os resultados obtidos ao fim do trabalho, e as conclusões abalizadas a partir destes resultados.

14 CRONOGRAMA As atividades a serem desenvolvidas ao longo deste trabalho de conclusão de curso deverão obedecer a um cronograma pré-estipulado, de forma que se possibilite melhor organização e maior efetividade nos procedimentos e tarefas. As tabelas 1, 2 e 3 abaixo mostram o planejamento inicial das atividades, iniciando no mês de Julho de 2011 e seguindo até o mês de Dezembro de 2012, data prevista para a conclusão do curso e do trabalho. Atividades Revisão bibliográfica Participação em reuniões Redação da proposta Documentação Desenvolvimento de Algoritmos Implementação de Algoritmos Desenvolvimento de relatórios Conclusão das Atividades Tabela 1 - Cronograma Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

15 10 Atividades Revisão bibliográfica Participação em reuniões Redação da proposta Documentação Desenvolvimento de Algoritmos Implementação de Algoritmos Desenvolvimento de relatórios Conclusão das Atividades Tabela 2 Cronograma 1º Semestre de º Semestre de 2012 Jan. Fev. Março Abril Maio Junho Julho Atividades Revisão bibliográfica Participação em reuniões Redação da proposta Documentação Desenvolvimento de Algoritmos Implementação de Algoritmos Desenvolvimento de relatórios Conclusão das Atividades Tabela 3 Cronograma 2º semestre de º Semestre de 2012 Agosto Setembro Outubro. Novembro Dezembro

16 REFERÊNCIAS MOREIRA, EDUARDO M. Estimação de estado em sistemas elétricos de potência: Programa para análise e atualização das características qualitativas de conjunto de medidas f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, São Carlos, ABUR, A. & EXPÓSITO, A.G. (2004). Power system state estimation: theory and implementation. Marcel & Dekker Publishers, Nova York, EUA. HANDSCHIN, E.; SCHWEPPE, F.C.; KOHLAS, J.; FIECHTER, A. (1975). Bad data analysis for power systems state estimation. IEEE Transactions on Power Apparatus and Systems, Vol. 94, No. 2, p , Março/Abril. ZHOU, M.; CENTENO, V.A.; PHADKE, A.G.; HU, Y.; NOVOSEL, D.; VOLSKIS, H.A.R. (2008). In Proceedings of Third International Conference on Electric Utilily Deregulation and Restructuring and Power Technologies - DRPT 2008, p , Abril. (DOI: /DRPT ). ZHOU, M.; CENTENO, V.A.; THORP, J.S.; PHADKE, A.G. (2006). An Alternative for Including Phasor Measurements in State Estimators. IEEE Transactions on Power Systems, Vol. 21, No. 4, p , Novembro DY LIACCO, T. E. (2002). Control Centers Are Here To Stay. IEEE Computer Applications in Power, Vol. 15, No. 4, p.18-23, Outubro. (DOI: /MCAP ). MONTICELLI, A. (1999). State Estimation in Electric Power Systems: A Generalized Approach. Kluwer Academic Publishers, Massachusetts, USA.

17 12

ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA VIA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS

ANÁLISE DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA VIA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ÊNFASE ELETROTÉCNICA ADRIANA BEZERRA DOS SANTOS JESSÉ EDWARD KARP LUCAS MENDES

Leia mais

ANÁLISE DE OBSERVABILIDADE EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

ANÁLISE DE OBSERVABILIDADE EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA / AUTOMAÇÃO ALLISON DINIZ NOCERA GIANCARLO GOMES ANÁLISE DE OBSERVABILIDADE EM

Leia mais

Análise da Robustez do Teste do Máximo Resíduo Normalizado para Processamento de Erros Grosseiros em Medidas no Estimador de Estado WLS

Análise da Robustez do Teste do Máximo Resíduo Normalizado para Processamento de Erros Grosseiros em Medidas no Estimador de Estado WLS Análise da Robustez do Teste do Máximo Resíduo Normalizado para Processamento de Erros Grosseiros em Medidas no Estimador de Estado WLS B. E. B. Carvalho; N. G. Bretas, Senior Member, IEEE 1 Resumo Este

Leia mais

Análise de Observabilidade baseada em Variâncias de Medidas Estimadas

Análise de Observabilidade baseada em Variâncias de Medidas Estimadas Análise de Observabilidade baseada em Variâncias de Medidas Estimadas W. A. Oliveira e M. C. de Almeida Resumo--Neste trabalho é apresentado uma metodologia completa para análise de observabilidade de

Leia mais

Modelagem matemática do estimador de estados dos mínimos quadrados ponderados usando a ferramenta AMPL

Modelagem matemática do estimador de estados dos mínimos quadrados ponderados usando a ferramenta AMPL https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Modelagem matemática do estimador de estados dos mínimos quadrados ponderados usando a ferramenta AMPL RESUMO Pamela Maria Alves dos Santos pamelas@alunos.utfpr.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/AUTOMAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/AUTOMAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/AUTOMAÇÃO GABRIELA PIMENTEL DE LARA GUSTAVO BOSCARDIN MICHELLY MIDOHI MIZUMA ESTUDO

Leia mais

OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA. TEE Aula 01 Prof. Vitor Hugo Ferreira

OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA. TEE Aula 01 Prof. Vitor Hugo Ferreira Universidade Federal Fluminense Centro Tecnológico Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA TEE-04091 Aula 01 Prof. Vitor Hugo Ferreira Principais tópicos

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO AMANDA LÚCIA CARSTENS RAMOS JOSÉ EDUARDO LIMA DOS SANTOS SISTEMA INTEGRADO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Leia mais

Aula 1: Introdução à Operação, Controle e Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência

Aula 1: Introdução à Operação, Controle e Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência Operação e Controle de Sistemas de Potência Aula 1: Introdução à Operação, Controle e Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência Docente: Dr. Raphael Augusto de Souza Benedito E-mail:raphaelbenedito@utfpr.edu.br

Leia mais

Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica: Estimação de Estados

Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica: Estimação de Estados Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica: Estimação de Estados Profa. Elizete M. Lourenço

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE ESTADO EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA: MEDIDAS QUE ESCONDEM ERRO E CONFIGURADOR DE REDES

ESTIMAÇÃO DE ESTADO EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA: MEDIDAS QUE ESCONDEM ERRO E CONFIGURADOR DE REDES POTÊNCIA: MEDIDAS QUE ESCONDEM ERRO E CONFIGURADOR J.B.A. London Jr. R.A.S. Benedito S.A.R. Piereti L.F.C. Alberto N.G. Bretas Laboratório de Análise Computacional em Sistemas Elétricos de Potência Depto.

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MEDIÇÃO FASORIAL PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS

UTILIZAÇÃO DE MEDIÇÃO FASORIAL PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS UTILIZAÇÃO DE MEDIÇÃO FASORIAL PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS Rui M. Moraes Milton B. Do Coutto Filho Julio C. Stacchini de Souza Universidade Federal Fluminense - UFF Brasil RESUMO Unidades de medição

Leia mais

Inclusão de Medidas Fasoriais na Modelagem em Tempo Real de Sistemas de Potência via Estimação de Estados em Dois Estágios

Inclusão de Medidas Fasoriais na Modelagem em Tempo Real de Sistemas de Potência via Estimação de Estados em Dois Estágios 1 Inclusão de Medidas Fasoriais na Modelagem em Tempo Real de Sistemas de Potência via Estimação de Estados em Dois Estágios Daniel Bez, Student Member, IEEE, Antonio Simões Costa, Fellow, IEEE Resumo

Leia mais

ESTUDO DE ESTABILIDADE TRANSITÓRIA EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA UTILIZANDO O MÉTODO TRAPEZOIDAL IMPLÍCITO

ESTUDO DE ESTABILIDADE TRANSITÓRIA EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA UTILIZANDO O MÉTODO TRAPEZOIDAL IMPLÍCITO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ARISTEU YUKI SAKAMOTO DIOGO RAFAEL MARQUES RAMOS DA LUZ JUNIOR VANDERLEI DE AGUIAR CASTRO

Leia mais

ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DE MEDIÇÕES FASORIAIS SINCRONIZADAS QUANTO AO DESEMPENHO DA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS EM SISTEMAS DE POTÊNCIA

ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DE MEDIÇÕES FASORIAIS SINCRONIZADAS QUANTO AO DESEMPENHO DA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS EM SISTEMAS DE POTÊNCIA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DE MEDIÇÕES FASORIAIS SINCRONIZADAS QUANTO AO DESEMPENHO DA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS EM SISTEMAS DE POTÊNCIA ANTONIO SIMÕES COSTA, BRENO T. MEYER E ILDEMAR C. DECKER DEPARTAMENTO.DE

Leia mais

Aula 1: Gestão de Energia e Operação de Sistemas Elétricos de Potência

Aula 1: Gestão de Energia e Operação de Sistemas Elétricos de Potência Planejamento de Sistemas Energéticos Aula 1: Gestão de Energia e Operação de Sistemas Elétricos de Potência Docente: Dr. Raphael Augusto de Souza Benedito E-mail:raphaelbenedito@utfpr.edu.br disponível

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MEDIÇÃO FASORIAL PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS

UTILIZAÇÃO DE MEDIÇÃO FASORIAL PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS UTILIZAÇÃO DE MEDIÇÃO FASORIAL PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS Rui M. Moraes Milton B. Do Coutto Filho Julio C. Stacchini de Souza Universidade Federal Fluminense - UFF Brasil Estimação de Estado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Ingrid Soares Pereira

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Ingrid Soares Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Ingrid Soares Pereira Estimação de Estados em Redes de Distribuição de Energia Elétrica Baseada em Medições

Leia mais

PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids)

PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) Métodos Avançados de Controle Giovanni Manassero Junior Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica

Leia mais

ESTIMADORES DE ESTADO EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA INCLUINDO RESTRIÇÕES FUZZY. Thales Terrola e Lopes

ESTIMADORES DE ESTADO EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA INCLUINDO RESTRIÇÕES FUZZY. Thales Terrola e Lopes ESTIMADORES DE ESTADO EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA INCLUINDO RESTRIÇÕES FUZZY Thales Terrola e Lopes TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Estimação de Estado nos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica Baseada num Método de Fluxo de Carga de Varredura

Estimação de Estado nos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica Baseada num Método de Fluxo de Carga de Varredura 1 Estimação de Estado nos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica Baseada num Método de Fluxo de Carga de Varredura Hugo A. Ruiz, Marcos J. Rider e José R. S. Mantovani Resumo Neste trabalho são tratados

Leia mais

PROCESSAMENTO SIMULTÂNEO DE ERROS NA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS GENERALIZADA

PROCESSAMENTO SIMULTÂNEO DE ERROS NA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS GENERALIZADA ELIZANDRA PEREIRA ROQUE COELHO PROCESSAMENTO SIMULTÂNEO DE ERROS NA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS GENERALIZADA CURITIBA 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PROCESSAMENTO

Leia mais

Indice. 1. Introdução Defmição do problema A evolução da estimação de estado aplicada aos sistemas eléctricos de energia : : 6

Indice. 1. Introdução Defmição do problema A evolução da estimação de estado aplicada aos sistemas eléctricos de energia : : 6 , Indice 1. Introdução 3 1.1. Defmição do problema 3 1.2. A evolução da estimação de estado aplicada aos sistemas eléctricos de energia : : 6 1.3. Objectivos e estrutura do trabalho 8 2. A Estimação de

Leia mais

Monitoração da qualidade de energia utilizando estimação de estados e medição fasorial sincronizada

Monitoração da qualidade de energia utilizando estimação de estados e medição fasorial sincronizada Monitoração da qualidade de energia utilizando estimação de estados e medição fasorial sincronizada José Luiz Rezende Pereira 23 de outubro de 218 1 / 31 Sumário 1 Introdução e Objetivos 2 Fundamentos

Leia mais

CONTROLE DE FORÇA EM SISTEMAS ROBÓTICOS E MECATRÔNICOS

CONTROLE DE FORÇA EM SISTEMAS ROBÓTICOS E MECATRÔNICOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DANILO CARVALHO DE GOUVEIA FABRÍCIO DE ANDRADE PHELLYPE MAXIMINO BALTAZAR CONTROLE DE FORÇA

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/ELETROTÉCNICA BRUNO CESAR KIKUCHI

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/ELETROTÉCNICA BRUNO CESAR KIKUCHI UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/ELETROTÉCNICA BRUNO CESAR KIKUCHI NATÁLIA ROBERTA JAEGER DE CARVALHO DESENVOLVIMENTO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Trabalho de Conclusão de Curso Estimação de Estado Através de Medidas Convencionais e Medidas Fasoriais

Leia mais

Análise de observabilidade e de redundância de medidas no contexto de estimação de estado trifásica

Análise de observabilidade e de redundância de medidas no contexto de estimação de estado trifásica CAMILA DOS ANJOS FANTIN Análise de observabilidade e de redundância de medidas no contexto de estimação de estado trifásica Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade

Leia mais

Para o Henrique e Mafalda inspiram-me todos os dias

Para o Henrique e Mafalda inspiram-me todos os dias ESTIMAÇÃO DE ESTADO DE UM SISTEMA ELÉTRICO DE ENERGIA, USANDO MEDIDAS FASORIAIS SINCRONIZADAS Paula Sofia Pita da Silva e Castro Vide Licenciada em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Ciências e Tecnologia

Leia mais

Ciro José Froncek Eder, Antonio José Alves Simões Costa LABSPOT, Depto. de Engenharia Elétrica, UFSC Florianópolis, SC, Brasil

Ciro José Froncek Eder, Antonio José Alves Simões Costa LABSPOT, Depto. de Engenharia Elétrica, UFSC Florianópolis, SC, Brasil MÉTODOS DE FUSÃO PARA AGREGAR MÚLTIPLAS CLASSES DE DADOS À ESTIMAÇÃO DE ESTADOS DE REDES ELÉTRICAS Ciro José Froncek Eder, Antonio José Alves Simões Costa LABSPOT, Depto. de Engenharia Elétrica, UFSC Florianópolis,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 2 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO Nesta aula serão apresentados e discutidos os conceitos de Processo de desenvolvimento de software e ciclo

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE EM DSP

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE EM DSP Anais do 15 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XV ENCITA / 2009 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 19 a 21 2009. IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA

Leia mais

METODOLOGIA PARA PROJETO DE SISTEMAS DE MEDIÇÕES HÍBRIDOS CONFIÁVEIS PARA EFEITO DE ESTIMAÇÃO DE ESTADO VIA ALGORITMOS EVOLUTIVOS E MATRIZ

METODOLOGIA PARA PROJETO DE SISTEMAS DE MEDIÇÕES HÍBRIDOS CONFIÁVEIS PARA EFEITO DE ESTIMAÇÃO DE ESTADO VIA ALGORITMOS EVOLUTIVOS E MATRIZ METODOLOGIA PARA PROJETO DE SISTEMAS DE MEDIÇÕES HÍBRIDOS CONFIÁVEIS PARA EFEITO DE ESTIMAÇÃO DE ESTADO VIA ALGORITMOS EVOLUTIVOS E MATRIZ ALEX A. C. BOZZ, MARCOS P. VIGLIASSI, HENRIQUE F. BORGES, JOÃO

Leia mais

ANÁLISE DO DESEMPENHO DA PROTEÇÃO DIFERENCIAL SOB CONDIÇÃO DE SATURAÇÃO DOS TRANSFORMADORES DE CORRENTE

ANÁLISE DO DESEMPENHO DA PROTEÇÃO DIFERENCIAL SOB CONDIÇÃO DE SATURAÇÃO DOS TRANSFORMADORES DE CORRENTE ANÁLISE DO DESEMPENHO DA PROTEÇÃO DIFERENCIAL SOB CONDIÇÃO DE SATURAÇÃO DOS TRANSFORMADORES DE CORRENTE Code: 19.031 Arian Fagundes, Alex Itczak, Eduardo Machado dos Santos, John J. Saldanha, Marcel Stalter,

Leia mais

Análise de Sensibilidade de Primeira Ordem Aplicada a Sistemas Elétricos de Potência

Análise de Sensibilidade de Primeira Ordem Aplicada a Sistemas Elétricos de Potência Análise de Sensibilidade de Primeira Ordem Aplicada a Sistemas Elétricos de Potência William M. da Rosa 1, Priscila Rossoni 2, Edmarcio A. Belati 3, Edmea C. Baptista 4 (1,2,3) - Centro de Engenharia,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA COM ÊNFASE EM AUTOMAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA COM ÊNFASE EM AUTOMAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA COM ÊNFASE EM AUTOMAÇÃO LÚCIO STECKLING YURI TAURA MARQUES DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO PARA MEDIÇÃO

Leia mais

ANÁLISE DE MELHORIAS NO SISTEMA ELÉTRICO CRÍTICO NUMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

ANÁLISE DE MELHORIAS NO SISTEMA ELÉTRICO CRÍTICO NUMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ÊNFASE ELETROTÉCNICA Felipe Inacio Rosa Sidnei Leandro da Silva ANÁLISE DE MELHORIAS NO SISTEMA ELÉTRICO CRÍTICO

Leia mais

Submódulo Registro de perturbações

Submódulo Registro de perturbações Submódulo 11.6 Registro de perturbações Rev. Nº. Motivo da revisão Data de aprovação pelo ONS Data e instrumento de aprovação pela ANEEL 0.0 Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 MATPOWER COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DO FLUXO DE POTÊNCIA EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA Pablo Henrique Camilo Capuchinho 1 ; Edilberto Pereira Teixeira 2 1, 2 Universidade de Uberaba pablo.henriquecamilo@gmail.com¹;

Leia mais

Estimação de Estados em Sistemas de Potência

Estimação de Estados em Sistemas de Potência Estimação de Estados em Sistemas de Potência Antonio Simões Costa LABSPOT A. Simões Costa (LABSPOT) EESP 1 / 16 Estimação de Estados em Sistemas de Potência (I) Objetivo: A partir de telemedidas redundantes

Leia mais

Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o

Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o Daniel Delatorre Vanzin Elaboração de uma metodologia para o desenvolvimento de interfaces com o usuário Orientador: Professor Dr. Raul Sidnei Wazlawick Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico

Leia mais

4. Fluxo de Potência (de Carga)

4. Fluxo de Potência (de Carga) Sistemas Elétricos de Potência 4. Fluxo de Potência (de Carga) Professor: Dr. Raphael Augusto de Souza Benedito E-mail:raphaelbenedito@utfpr.edu.br disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/raphaelbenedito

Leia mais

Análise Comparativa do Desempenho de Algoritmos de Estimação de Estado considerando PMU(s)

Análise Comparativa do Desempenho de Algoritmos de Estimação de Estado considerando PMU(s) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Análise Comparativa do Desempenho de Algoritmos de Estimação de Estado considerando PMU(s) Ivo Francisco Machado Vilares VERSÃO PROVISÓRIA Dissertação realizada

Leia mais

METODOLOGIA PARA DEPURAÇÃO OFF-LINE DE PARÂMETROS SÉRIE E SHUNT DE LINHAS DE TRANSMISSÃO ATRAVÉS DE DIVERSAS AMOSTRAS DE MEDIDAS

METODOLOGIA PARA DEPURAÇÃO OFF-LINE DE PARÂMETROS SÉRIE E SHUNT DE LINHAS DE TRANSMISSÃO ATRAVÉS DE DIVERSAS AMOSTRAS DE MEDIDAS METODOLOGIA PARA DEPURAÇÃO OFF-LINE DE PARÂMETROS SÉRIE E SHUNT DE LINHAS DE TRANSMISSÃO ATRAVÉS DE DIVERSAS AMOSTRAS DE MEDIDAS MADELEINE ROCIO MEDRANO CASTILLO ALBERTINI Tese de Doutorado apresentada

Leia mais

Processamento de erros grosseiros - Identiمحcaچcﷺao

Processamento de erros grosseiros - Identiمحcaچcﷺao Processamento de erros grosseiros - Identiمحcaچcﷺao Método ˆb Base: variável ˆβ interpretada como uma estimativa do erro associado à medida; verificação da magnitude do erro com relação a faixa esperada

Leia mais

PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids)

PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) Sensoreamento e Medição Giovanni Manassero Junior Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica

Leia mais

USP/EESC/SEL/LSEE SEL354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica

USP/EESC/SEL/LSEE SEL354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica USP/EESC/SEL/LSEE-2011 SEL 354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica SEL354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica SEL 354 Proteção de Sistemas de Energia Elétrica Universidade de São Paulo - USP

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE SANTA RITA - FASAR CENTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CEPIC PROJETOS DE PESQUISA RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ano: 2015 Semestre: 1º P R O J E T O D

Leia mais

ESTUDO E APLICAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICOS PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS QUE ALIMENTAM DISPOSITIVOS MÓVEIS 1

ESTUDO E APLICAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICOS PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS QUE ALIMENTAM DISPOSITIVOS MÓVEIS 1 ESTUDO E APLICAÇÃO DE MODELOS ANALÍTICOS PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS QUE ALIMENTAM DISPOSITIVOS MÓVEIS 1 Alisson Vercelino Beerbaum 2, Airam T. Z. R. Sausen 3, Eduardo Cardoso Toniazzo

Leia mais

Up-grade do sistema de Self-Healing da Energisa MS, de uma implementação Caseira para uma solução de Mercado. Aluísio de Barros Leite Energisa MS

Up-grade do sistema de Self-Healing da Energisa MS, de uma implementação Caseira para uma solução de Mercado. Aluísio de Barros Leite Energisa MS Up-grade do sistema de Self-Healing da Energisa MS, de uma implementação Caseira para uma solução de Mercado. Aluísio de Barros Leite Energisa MS 1 INFORMAÇÕES E DADOS RELEVANTES DA EMPRESA O Grupo Energisa

Leia mais

Modelagem e Análise de. Sistemas Elétricos em. Regime Permanente. Sérgio Haffner

Modelagem e Análise de. Sistemas Elétricos em. Regime Permanente. Sérgio Haffner Modelagem e Análise de Sistemas Elétricos em Regime Permanente Sérgio Haffner http://slhaffner.phpnet.us/ haffner@ieee.org slhaffner@gmail.com Desenvolvido para ser utilizado como notas de aula para a

Leia mais

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Nº 1032

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Nº 1032 DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Nº 132 METODOLOGIAS PARA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE TENSÃO - ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS EQUIVALENTES DE REDES ELÉTRICAS PABLO RANGEL ABRÉU ANDRADE DATA DA DEFESA: 7/2/218 UNIVERSIDADE

Leia mais

PROPOSTA DE UM FRAMEWORK PARA DEFINIÇÃO DE REQUISITOS DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE VISÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

PROPOSTA DE UM FRAMEWORK PARA DEFINIÇÃO DE REQUISITOS DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE VISÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC - 2017 (MARCELO RUDEK) PROPOSTA DE UM FRAMEWORK PARA DEFINIÇÃO

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Análise de estabilidade de tensão em tempo real utilizando dados de PMUs

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Análise de estabilidade de tensão em tempo real utilizando dados de PMUs XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão. XXX.YY 22 a 25 Novembro de 29 Recife - PE GRUPO -IV GRUPO DE ESTUDO IV GAT - Tema Preferencial: 2 Análise de estabilidade

Leia mais

ELE056 - PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

ELE056 - PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA EE.UFMG - ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG DEE - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA P L A N O D E C U R S O D E D I S C I P L I N A ELE056 - PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO -IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO -IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO -IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP DEFINIÇÃO DE

Leia mais

HEURÍSTICA GRASP APLICADA AO PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS

HEURÍSTICA GRASP APLICADA AO PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS HEURÍSTICA APLICADA AO PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE MEDIÇÃO PARA A SUPERVISÃO DE REDES ELÉTRICAS JOHNNY E. V. TAFUR, HELDER R. O. ROCHA, LUIS S. OCHI, EDWIN B. M. MEZA, JULIO C. S. DE SOUZA, MILTON B. DO

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER METODOLOGIA PARA AUDITORIA DA TERCEIRA FASE DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL

Leia mais

OSCILOSCÓPIO DIGITAL DE AMOSTRAGEM PARA COMPUTADOR

OSCILOSCÓPIO DIGITAL DE AMOSTRAGEM PARA COMPUTADOR Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Curso de Engenharia Elétrica OSCILOSCÓPIO DIGITAL DE AMOSTRAGEM PARA COMPUTADOR Disciplina: Projeto Integrador II Professor: Renato Allemand Equipe:

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Tópico 1 - Visão Geral da Engenharia de Software Sistemas Computacionais o Definição e conceitos básicos o Evolução do desenvolvimento Natureza do produto software Definição de Engenharia

Leia mais

Modelagem e Análise de. Sistemas Elétricos em. Regime Permanente. Sérgio Haffner

Modelagem e Análise de. Sistemas Elétricos em. Regime Permanente. Sérgio Haffner Modelagem e Análise de Sistemas Elétricos em Regime Permanente Sérgio Haffner http://slhaffner.phpnet.us/ haffner@ieee.org slhaffner@gmail.com Desenvolvido para ser utilizado como notas de aula para o

Leia mais

MODELAGEM DE TRANSISTORES E DE CIRCUITOS ANALÓGICOS CMOS USANDO VERILOG-AMS

MODELAGEM DE TRANSISTORES E DE CIRCUITOS ANALÓGICOS CMOS USANDO VERILOG-AMS MODELAGEM DE TRANSISTORES E DE CIRCUITOS ANALÓGICOS CMOS USANDO VERILOG-AMS I. Autor: Prof. Oscar da Costa Gouveia Filho Departamento de Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná II. Resumo: Verilog-AMS

Leia mais

1 Introdução Descrição do Problema

1 Introdução Descrição do Problema 1 Introdução 1.1. Descrição do Problema Stable operation of a power system depends on the ability to continuously match the electrical output of generation units to the electrical load on the system. Consequently,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA HUGO ANDRÉS RUIZ FLÓREZ

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA HUGO ANDRÉS RUIZ FLÓREZ UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" FACULDADE DE ENGENHARIA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA HUGO ANDRÉS RUIZ FLÓREZ DESENVOLVIMENTO DE UM ESTIMADOR DE ESTADO PARA SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC. Proposta de Tema de mestrado 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC. Proposta de Tema de mestrado 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC Proposta de Tema de mestrado 2016 Título: INVERSORES 12Vcc/220Vca DE BAIXO CUSTO E ALTA CONFIABILIDADE PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Leia mais

Submódulo 21.8 Estudos do controle cargafreqüência

Submódulo 21.8 Estudos do controle cargafreqüência Submódulo 21.8 Estudos do controle cargafreqüência Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução Normativa

Leia mais

Universidade Católica Dom Bosco

Universidade Católica Dom Bosco Universidade Católica Dom Bosco Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Engenharia de Computação Segmentação e Reconhecimento Baseado em Textura: Técnicas e Ferramentas Wagner Beloti Leal Prof.

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE COMPONENTES HARMÔNICOS EM SISTEMAS RADIAIS DE DISTRIBUIÇÃO USANDO MEDIÇÃO FASORIAL SINCRONIZADA Igor Delgado de Melo, José Luiz R. Pereira, Abilio M. Variz, Tamiris G. Moreira Rua José Lourenço

Leia mais

USANDO XML PARA CARGA AUTOMÁTICA DE DADOS EM BANCOS DE DADOS DE PROJETO INDUSTRIAL DE MAQUETE ELETRÔNICA PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

USANDO XML PARA CARGA AUTOMÁTICA DE DADOS EM BANCOS DE DADOS DE PROJETO INDUSTRIAL DE MAQUETE ELETRÔNICA PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA USANDO XML PARA CARGA AUTOMÁTICA DE DADOS EM BANCOS DE DADOS DE PROJETO INDUSTRIAL DE MAQUETE ELETRÔNICA PROPOSTA

Leia mais

Breno Elias Bretas de Carvalho. Estimação de Estado: A Interpretação Geométrica Aplicada ao Processamento de Erros Grosseiros em Medidas

Breno Elias Bretas de Carvalho. Estimação de Estado: A Interpretação Geométrica Aplicada ao Processamento de Erros Grosseiros em Medidas Breno Elias Bretas de Carvalho Estimação de Estado: A Interpretação Geométrica Aplicada ao Processamento de Erros Grosseiros em Medidas Dissertação de Mestrado 1 apresentada ao Programa de Engenharia Elétrica

Leia mais

D03.01 Desenvolvimento de metodologias para o controle de tensão e fluxo de reativos em redes com presença de geração distribuída

D03.01 Desenvolvimento de metodologias para o controle de tensão e fluxo de reativos em redes com presença de geração distribuída D03.01 Desenvolvimento de metodologias para o controle de tensão e fluxo de reativos em redes com presença de geração distribuída Problema a ser solucionado: Controle dos perfis de tensão e do fluxo de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CONVERSORES BOOST OPERANDO EM PARALELO EMPREGANDO A TÉCNICA INTERLEAVED E CONTROLADOS DIGITALMENTE

AVALIAÇÃO DE CONVERSORES BOOST OPERANDO EM PARALELO EMPREGANDO A TÉCNICA INTERLEAVED E CONTROLADOS DIGITALMENTE AVALIAÇÃO DE CONVERSORES BOOST OPERANDO EM PARALELO EMPREGANDO A TÉCNICA INTERLEAVED E CONTROLADOS DIGITALMENTE ANALISYS OF PARALLEL BOOST CONVERTERS THROUGH INTERLEAVED STRATEGY AND CONTROLLED DIGITALLY

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE SANTA RITA - FASAR CENTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CEPIC PROJETOS DE PESQUISA RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ano: 2015 Semestre: 1º P R O J E T O D

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Emanoelli Cipriani

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Emanoelli Cipriani UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Emanoelli Cipriani ANÁLISE DE OBSERVABILIDADE E CRITICIDADE DE MEDIDAS NA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS EM SISTEMAS DE POTÊNCIA

Leia mais

Cepstrum. Walter Roberto Godefroid Steiger

Cepstrum. Walter Roberto Godefroid Steiger Walter Roberto Godefroid Steiger Cepstrum Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina Processamento Digital de Sinais, do Departamento de Engenharia elétrica da Universidade Federal do Paraná.

Leia mais

Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes. Semana do Livro 2018 EACH - USP. Profa. Fátima Nunes

Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes. Semana do Livro 2018 EACH - USP. Profa. Fátima Nunes Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Semana do Livro 2018 EACH - USP Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema 2) Delimitação do tema (objetivos) 3) Justificativa da escolha + motivação

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA IVANDRA STRINGHINI BONALDO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA IVANDRA STRINGHINI BONALDO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA IVANDRA STRINGHINI BONALDO ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO EQUIVALENTE DE MÍNIMOS QUADRADOS E PONDERADOS

Leia mais

INTRODUÇÃO À PROTEÇÃO DIGITAL

INTRODUÇÃO À PROTEÇÃO DIGITAL 1. MOTIVAÇÃO INTRODUÇÃO À PROTEÇÃO DIGITAL Atualmente a oferta de relés digitais é extensa e têm desempenho igual ou superior aos relés convencionais Desafio imposto aos profissionais da área: assimilar

Leia mais

Pesquisa & Desenvolvimento

Pesquisa & Desenvolvimento Pesquisa & Desenvolvimento O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na AES Sul é uma importante ferramenta para a companhia promover melhorias contínuas na prestação do serviço, com a qualidade e

Leia mais

Robson Porsch Delavechia

Robson Porsch Delavechia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Robson Porsch Delavechia ANÁLISE DO IMPACTO DE MEDIDAS REMOTAS NA ESTIMAÇÃO DE ESTADOS EM SISTEMAS

Leia mais

TÉCNICAS INTELIGENTES APLICADAS A SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

TÉCNICAS INTELIGENTES APLICADAS A SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA TÉCNICAS INTELIGENTES APLICADAS A SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA 1. Técnicas Inteligentes Djalma M. Falcão Programa de Engenharia Elétrica COPPE/UFRJ A expressão Técnicas Inteligentes é utilizada neste

Leia mais

METODOLOGIA BASEADA EM COLÔNIA DE FORMIGAS PARA ALOCAÇÃO DE PONTOS DE MEDIÇÃO EM REDES ELÉTRICAS

METODOLOGIA BASEADA EM COLÔNIA DE FORMIGAS PARA ALOCAÇÃO DE PONTOS DE MEDIÇÃO EM REDES ELÉTRICAS METODOLOGIA BASEADA EM COLÔNIA DE FORMIGAS PARA ALOCAÇÃO DE PONTOS DE MEDIÇÃO EM REDES ELÉTRICAS H. R. de Oliveira Rocha Universidade Federal Fluminense, Instituto de Computação Rua Passo da Pátria 156

Leia mais

Algoritmo Evolutivo Multiobjetivo em Tabelas e Matriz H para Projeto de Sistemas de Medição para Estimação de Estado

Algoritmo Evolutivo Multiobjetivo em Tabelas e Matriz H para Projeto de Sistemas de Medição para Estimação de Estado MARCOS PAULO VIGLIASSI Algoritmo Evolutivo Multiobjetivo em Tabelas e Matriz H para Projeto de Sistemas de Medição para Estimação de Estado Tese apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes

Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação. Aula 3. Projeto de Pesquisa. Revisão Sistemática. Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia da Pesquisa em Sistemas de Informação Aula 3 Projeto de Pesquisa Revisão Sistemática Profa. Fátima L. S. Nunes Metodologia Pesquisa SI- 1 Como elaborar um projeto? Roteiro 1) Escolha do tema

Leia mais

VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO

VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO VERIFICAÇÃO & VALIDAÇÃO Validação: Estamos construindo o produto certo? Verificação envolve checar se o software cumpre com suas especificações. Verificação: Estamos construindo certo o produto? Validação

Leia mais

SIMULADOR DE REGULADOR DE VELOCIDADE PARA TURBINAS HIDRÁULICAS DE USINAS HIDRELÉTRICAS

SIMULADOR DE REGULADOR DE VELOCIDADE PARA TURBINAS HIDRÁULICAS DE USINAS HIDRELÉTRICAS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ÊNFASE EM AUTOMAÇÃO DANILO CANCELA DA ROCHA FELIPE MAIA BARBOSA OLIVEIRA MAURICIO NARDI SIMULADOR DE REGULADOR

Leia mais

Processamento Simultâneo de Erros na Estimação de Estados Generalizada com PMUs

Processamento Simultâneo de Erros na Estimação de Estados Generalizada com PMUs 1 Processamento Simultâneo de Erros na Estimação de Estados Generalizada com PMUs Elizandra P Roque Coelho Elizete Maria Lourenço Resumo Este artigo apresenta uma metodologia para processamento simultâneo

Leia mais

Desenvolvimento de um Algoritmo de Estimação de Estado com Análises de Observabilidade e Tratamento de Medidas Críticas

Desenvolvimento de um Algoritmo de Estimação de Estado com Análises de Observabilidade e Tratamento de Medidas Críticas Faculdade de Engenharia da Universidadee do Porto Desenvolvimento de um Algoritmo de Estimação de Estado com Análises de Observabilidade e Tratamento de Medidas Críticas Celso Filipe Moreira da Silva VERSÃO

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Carla Hofstadler Gonçalves Aes Sul Distribuidora Gaúcha de Energia carla.goncalves@aes.com

Leia mais

Estimador de Estado Generalizado com Técnica Robusta de Processamento de Erros de Topologia

Estimador de Estado Generalizado com Técnica Robusta de Processamento de Erros de Topologia Estimador de Estado Generalizado com Técnica Robusta de Processamento de Erros de Topologia A. S. Costa 1 ; E. M. Loureço 4 ; J. C. W. A. Costa 2 ; U. H. Bezerra 2 ; C. R. L. Francês 2 ; M. E. L. Tostes

Leia mais

ESTUDO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DA TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO FASORIAL SINCRONIZADA

ESTUDO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DA TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO FASORIAL SINCRONIZADA Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2015 Centro de Eventos do Ceará - Fortaleza - CE 15 a 18 de setembro de 2015 ESTUDO TEÓRICO-EXPERIMENTAL DA TECNOLOGIA DE MEDIÇÃO FASORIAL

Leia mais

Fluxo de potência elétrica: análise dos métodos utilizados em redes de transmissão de energia elétrica.

Fluxo de potência elétrica: análise dos métodos utilizados em redes de transmissão de energia elétrica. Fluxo de potência elétrica: análise dos métodos utilizados em redes de transmissão de energia elétrica. Leonardo Andrade Lira Fernando Silva Pereira Resumo Instituto Federal de Goiás/Campus Jataí/Engenharia

Leia mais

2.1 Dados Experimentais e Método para Estimação dos Parâmetros

2.1 Dados Experimentais e Método para Estimação dos Parâmetros ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS ANALÍTICOS CONSIDERANDO DESCARGAS CONSTANTES PARA PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE DISPOSITIVOS MÓVEIS 1 Julia Giehl Zart 2, Livia Bittencourt Gomes 3, Douglas Joziel Bitencourt

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA ANDRÉ NASCIMENTO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA ANDRÉ NASCIMENTO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA ANDRÉ NASCIMENTO CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE ESTRATÉGIAS EM DOIS ESTÁGIOS PARA INCORPORAR MEDIDAS FASORIAIS SINCRONIZADAS

Leia mais

INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013

INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 1 Sumário Introdução Principais Topologias Derivação ou Paralelo (Shunt) Série Hibrido Princípios

Leia mais

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos

4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4 Cálculo de Equivalentes Dinâmicos 4.1 Introdução O crescimento do sistema de energia elétrica, o aumento do número de interligações e a sofisticação dos modelos para representação dos componentes de

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Marcos Paulo Vigliassi Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos

Leia mais