ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO"

Transcrição

1 ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO São João da Madeira, fevereiro de 2011 João Costa FCSH/CLUNL Universidade Nova de Lisboa

2 Acordo Ortográfico Sumário O que é a ortografia? De que falamos quando falamos de variação? O que não muda e o que muda? Quais os instrumentos de apoio à transição para o AO? Que impacto na sociedade e, em particular, no sistema educativo?

3 Língua Portuguesa O que é um falante de uma língua? O que fazemos quando ouvimos uma frase como: A professora viu os alunos.

4 Língua Portuguesa Todos os falantes têm conhecimento linguístico. Por que motivo existe a ideia de que uns falam bem e outros falam mal?

5 Norma vs. Variação Qualquer língua tem variantes: - Variação histórica; - Variação regional; - Variação social; -Variação de registos. Qualquer falante domina registos diferenciados.

6 O papel da norma Língua é veículo de integração social. Registos: Formal; Académico; Familiar; Definidos por vocabulário específico, formas de tratamento, construções particulares, etc.

7 Como se define uma norma? A norma é uma convenção social e abrange: - Ortoépia; - Seleção vocabular; - Questões sintáticas; - Atribuição de significados; - Conetores; - Ortografia; - Princípios de interação conversacional; - Princípios de cortesia; - Outras convenções de escrita.

8 Como se define uma norma? Convenção social; Hábito; Tradição culta. Há muita arbitrariedade na norma! Nem sempre a justificação é óbvia Ex: dupla negação nas línguas do mundo.

9 Para que serve uma norma? Instrumento de integração social; Garantia de alguma estabilidade na comunicação p.ex. interpretação de enunciados.

10 O que é a ortografia? Conjunto de regras que estabelecem a representação gráfica correta das palavras da língua. É apenas uma convenção e afeta apenas a escrita!

11 Estado atual do Acordo Ortográfico Objetivo: unificação da ortografia entre países lusófonos. O Acordo Ortográfico já está em vigor: Foi ratificado em Portugal em 2008, no Brasil em 2004, em Cabo Verde em 2006, em São Tomé e Príncipe em 2006, na Guiné Bissau em 2009

12 O que não muda? A gramática de cada variedade da língua portuguesa não muda! Léxico Eu vou apanhar um autocarro. (PE) Eu vou pegar um ônibus. (PB) Sintaxe Ele deu-me um livro. (PE) Ele me deu um livro. (PB) Fonética/Fonologia Semântica O Pedro disse ao João que não tem trabalho.

13 O que muda na nossa escrita? 1.Alfabeto 2.Maiúsculas / minúsculas 3.Consoantes mudas 4.Acentos gráficos 5.Hífen

14 O que muda: as letras do alfabeto O alfabeto português passa a incluir as letras k, w e y, passando a ter 26 letras.

15 O que muda: maiúsculas e minúsculas Os nomes dos meses, dos dias da semana, dos pontos cardeais e das estações do ano passam a ser escritos com minúscula: - janeiro, fevereiro, março - sábado, domingo -norte, sul - outono, inverno

16 O que muda: as consoantes mudas As consoantes mudas desaparecem sempre que não são pronunciadas na variante culta do português europeu. Desaparecem em ato, ação, detetive, Egito, eletricidade, ótimo Mantêm-se em facto, subtil, repto. Em caso de dúvida consultamos o VOP!

17 O que muda: acentos gráficos Grafias duplas O Acordo Ortográfico prevê que se mantenha a tradição na grafia de algumas palavras, sobretudo quando correspondem a pronúncias cultas diferentes em diferentes países. Assim, palavras como académico / acadêmico, cénico / cênico, bidé / bidê, judo / judô manterão a grafia tradicional. Portanto, em Portugal, mantém-se a grafia académico, cénico, bidé ou judo. O mesmo se aplica ao acento nas formas verbais como parámos ou ficámos, que se escrevem sem acento apenas nos países em que é essa a tradição.

18 O que muda: acentos gráficos Terminações verbais em eem As terminações verbais em êem perdem o acento circunflexo, passando-se a escrever, por exemplo, veem ou creem ou releem. Forma do verbo «parar» A terceira pessoa do singular do verbo parar perde o acento, passando a escrever-se «para».

19 O que muda: acentos gráficos Acento circunflexo O acento circunflexo desaparece de palavras como pelo ou pero. Sempre houve palavras homónimas Ditongos Deixa de ser acentuado o ditongo oi, exceto quando se encontra na última sílaba da palavra. Por exemplo,: asteroide, joia, jiboia. Por exemplo: herói vs. heroico

20 O que muda: hífen No verbo haver As formas do verbo «haver» passam a escrever-se sem hífen. Por exemplo, escreve-se hei de, hás de e não hei-de ou hás-de. Nas palavras compostas O hífen cai em palavras compostas em que se perdeu a noção de composição. Por exemplo, mandachuva, paraquedas. Em caso de dúvida consultamos o VOP!

21 O que muda: hífen A fusão de palavras, em vez da utilização do hífen, também ocorre quando é possível o uso dos dígrafos ss ou rr, como em contrarregra ou antissemita. O mesmo princípio aplica-se quando o primeiro elemento do composto termina em vogal e o segundo elemento do composto começa em vogal diferente, como em autoestrada, contraintuitivo ou extraescolar.

22 O que muda: hífen No caso dos compostos formados com co-, a palavra funde-se mesmo quando o segundo elemento do composto começa por o, como em coorganizador ou coocorrer.

23 O que muda: hífen O hífen é utilizado nos seguintes contextos: Em compostos que designam espécies botânicas ou animais, como bem-me-quer ou couve-flor. Em compostos em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa pela mesma vogal, como em contra-almirante ou micro-ondas.

24 O que muda: hífen O hífen é utilizado nos seguintes contextos: Em compostos com prefixos circum- e pan-, quando o segundo elemento começa por vogal, h, m ou n, como em pan-africano. Em compostos com os prefixos hiper-, inter- e super-, quando o segundo elemento começa por r, como em super-reacionário.

25 Quais os instrumentos de apoio à transição para o AO? O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOP), tornado oficial em O LINCE conversor para a nova ortografia O texto completo do Acordo Ortográfico

26 ACORDO ORTOGRÁFICO IMPLICAÇÕES PARA A SOCIEDADE - O CASO DO SISTEMA EDUCATIVO -

27 Tentativas de escrita As crianças que adquirem o domínio da escrita alfabética escrevem, em determinada fase da progressão gráfica, de forma diferente da proposta pela ortografia, e isto porque criam soluções espontâneas (Ferreiro e Teberosky 1979/1993).

28 Níveis de conceptualização sobre a linguagem escrita Escrita pré-silábica Escrita silábica Escrita com fonetização Escrita alfabética Martins (1996: 166)

29 Escrita silábica Exp: Agora escreve lá gato. MJ: Gá [escreve A] to [escreve E]. Exp: Lê lá o que escreveste, mostra-me com o teu dedo. MJ: Gá [aponta o A] to [aponta o E]. (...) Exp. [após a escrita de formiga]: Se eu tapar este bocadinho do que tu escreveste [tapa as duas primeiras letras] como é que tu achas que se lê? MJ: Lê-se fu. Martins (1996: 168)

30 Freitas & Santos (2001: 83)

31 Freitas & Santos (2001: 83)

32 Oportunidade aberta pelo AO Aprofundar CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA em particular hábitos de reflexão sobre o que é usar a língua, o que é dominar registos e escrever.

33 Da ortografia à escrita: PPEB PPEB (2009): algumas características essenciais. Programa centrado em descritores de desempenho. Programa que privilegia princípio de progressão. Programa que se articula com competências do CNEB (Leitura, Escrita, Oral e Conhecimento Explícito) Programa que prevê desempenhos específicos nas VÁRIAS FASES de desempenho na escrita.

34 O que está em causa quando se escreve Planificação (o quê, para quem, que género, extensão, etc.) Textualização (em que condições?) Revisão (que instrumentos para rever? como rever?) Divulgação (forma, etc.)

35 Alguns problemas no ensino da escrita Abordagem muito centrada no dom ; Contextualização das tarefas de escrita; Pouca diversificação de géneros; Violação de etapas; Subvalorização das produções; Avaliação centrada em poucos aspetos (micro ); Avaliação centrada em aspetos irrelevantes (criatividade); Pouca utilização de recursos de outras competências para fases da escrita (p. ex. funções sintáticas).

36 Alguns problemas no tratamento da escrita Em síntese: PPEB: oportunidade para repensar práticas. Prática essencial: Ensinar Língua Materna é promover hábitos de reflexão sobre a língua apoiados em conhecimento sustentado.

37 De volta à ortografia algumas sugestões 1.º Ciclo: Não faz sentido estar a ensinar aos 1.ºs anos a ortografia que deixa de estar em vigor. Promoção de atividades para consciência ortográfica: - Semana do Acordo Ortográfico; - Mostra de materiais que já estejam escritos com ortografia; - Mudança da sinalética das escolas, caça às palavras que mudam; - Concursos de ortografia; - Sensibilização dos Encarregados de Educação e restante comunidade educativa; - Trabalho com instrumentos de normalização.

38 Essencial Ortografia é apenas um microaspeto da língua e afeta apenas uma dimensão da escrita. Acordo Ortográfico deve ser, sobretudo, oportunidade para repensar níveis de consciência linguística e ativação dessa consciência.

39 Obrigado!

Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica. Hifenização

Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica. Hifenização Novas letras do alfabeto Letras maiúsculas e minúsculas Consoantes mudas ou não articuladas Acentuação gráfica Supressão do acento gráfico Hifenização Supressão do hífen Uso do hífen Novas letras do alfabeto

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa O atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em definitivo no dia 12 de outubro de 1990 e assinado em 16 de dezembro do mesmo ano. O documento

Leia mais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais Acordo ortográfico - As Mudanças Principais 1 Esta página identifica e descreve todas as regras de escrita que mudam com o Acordo Ortográfico de 1990 face ao Acordo de 1945, vigente em Portugal, PALOP

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 setembro de 2015 1. INTRODUÇÃO Assinado em Lisboa a 16 de dezembro de 1990. Última de uma série de propostas de unificação (unidade intercontinental) e de simplificação

Leia mais

AULA 2. Acordo Ortográfico MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 2. Acordo Ortográfico MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 2 Acordo Ortográfico MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso NOÇA LIMGUA PORTUGUEZA O QUE É???? Investiram em marketing Quebraram paradigmas e diversificaram seus produtos Ofereceram

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 3º Ano Oralidade O3 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDA? Português /Francês. Senhor Doutor / senhor doutor. Autoavaliação. acordo ortográfico. português /francês

ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDA? Português /Francês. Senhor Doutor / senhor doutor. Autoavaliação. acordo ortográfico. português /francês Área Disciplinar Português /Francês ACORDO ORTOGRÁFICO Senhor Doutor / senhor doutor Autoavaliação MUDA? O QUE ( )área disciplinar português /francês acordo ortográfico ESEN, setembro de 2011 seer muy

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sou Multilaser LÍNGUA PORTUGUESA www.soumultilaser.com.br ÍNDICE Acento agudo... 1 Acento diferencial... 2 Acento circunflexo... 4 Trema... 5 Alfabeto... 5 Hífen... 6 Uso do hífen...

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 1º Ano Oralidade O1 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 4º Ano Oralidade O4 Comprensão do oral Expressão oral Escutar para aprender e construir conhecimentos Utilizar técnicas para registar

Leia mais

ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO PELA NOVA ORTOGRAFIA COMO USAR AS REGRAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA O texto do novo acordo procura atender de forma mais satisfatória as necessidades linguísticas dos diferentes

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS/ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Metas/Domínios Objetivos gerais Conteúdos Programáticos Critérios 2º Ano Oralidade O2 Comprensão do oral Expressão oral Respeitar regras da interação discursiva Respeitar o princípio de cortesia

Leia mais

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. METAS CURRICULARES 1º ANO Português ORALIDADE Respeitar regras da interação discursiva. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir

Leia mais

Oficina. As soluções. doacordo. Caderno de reaprendizagem da escrita. Oficina. 1.º ciclo. do ensino básico

Oficina. As soluções. doacordo. Caderno de reaprendizagem da escrita. Oficina. 1.º ciclo. do ensino básico Oficina Caderno de reaprendizagem da escrita 1.º ciclo do ensino básico Página 11 1. Na sua forma minúscula: a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z Na sua forma maiúscula: A B C D E F G H

Leia mais

ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS. As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras:

ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS. As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras: ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w,

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO. Regras que alteram a ortografia a utilizar no sistema educativo português.

ACORDO ORTOGRÁFICO. Regras que alteram a ortografia a utilizar no sistema educativo português. ACORDO ORTOGRÁFICO Regras que alteram a ortografia a utilizar no sistema educativo português. por Paulo Feytor Pinto para o projeto P5 -Português 5.ºano Regras que alteram a ortografia a utilizar no sistema

Leia mais

O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA?

O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA? O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA? REFORMA ORTOGRÁFICA HISTÓRIA Países que falam português: Brasil Portugal Angola Moçambique Guiné-Bissau São Tomé e Príncipe Cabo Verde Timor-Leste POR QUÊ? POR QUÊ?

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR. dicas para concurso

MATERIAL COMPLEMENTAR. dicas para concurso MATERIAL COMPLEMENTAR dicas para concurso sumário ALFABETO 3 EMPREGO DAS TERMINAÇÕES IANO E IENSE 3 TREMA 3 HÍFEN 3 ACENTUAÇÃO DOS DITONGOS ABERTOS 5 ACENTUAÇÃO DOS HIATOS 5 ACENTUAÇÃO DOS GRUPOS GUE,

Leia mais

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 Ortografia Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 As novas normas da Língua Portuguesa passam a ser obrigatórias em 2016. Você está preparado? Bruna Nicolielo As regras do novo acordo

Leia mais

PARECER. Na qualidade de linguista (especialista em Variação Linguística - no espaço e no. ilustram a minha posição (favorável) face ao AO90.

PARECER. Na qualidade de linguista (especialista em Variação Linguística - no espaço e no. ilustram a minha posição (favorável) face ao AO90. PARECER Na qualidade de linguista (especialista em Variação Linguística - no espaço e no tempo) e investigadora que trabalha diariamente sobre e com a língua portuguesa, tendo-me sido solicitada uma colaboração

Leia mais

Guia do Acordo Ortográfico

Guia do Acordo Ortográfico RDO OGR CO Guia do Acordo Ortográfico Oo Índice Alfabeto... p. 3 Consoantes mudas ou não articuladas... p. 5 Acentuação... p. 6 Hifenização... p. 8 Maiúsculas e minúsculas... p. 9 2 Alfabeto O alfabeto

Leia mais

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas palestras. Mas não quero esse dinheiro, não. Com outro espírito,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Português do Ensino Básico; Metas Curriculares de Português- 1º Ciclo 1º CICLO

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

Número: Nome: 1. (3.0 val.) Considere um analisador lexical contendo a sequência ordenada de

Número: Nome: 1. (3.0 val.) Considere um analisador lexical contendo a sequência ordenada de Compiladores, LEIC Alameda Compiladores, LEIC Alameda 1/6 Ano Lectivo 2010/2011, 2º Semestre Ano Lectivo 2010/2011, 2º Semestre Teste 1, 2011/04/02, 09:00, 90 minutos Teste 1 (2011/04/02, 09:00, 90 minutos)

Leia mais

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a A UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e aportuguesadas,

Leia mais

O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc

O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc Trema O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc Hífen COMPOSIÇÃO Emprega-se o hífen nas palavras

Leia mais

O novo acordo ortográfico. Biblioteca da Escola Secundária Quinta do Marquês, 2011

O novo acordo ortográfico. Biblioteca da Escola Secundária Quinta do Marquês, 2011 O novo acordo Biblioteca da Escola Secundária Quinta do Marquês, 2011 Com a inserção do K (capa), W (dâblio/dáblio ou duplo vê) e Y (ípsilon ou i grego), o alfabeto português tem agora 26 letras. Uso do

Leia mais

Ação de (In)formação. O que muda com o novo Acordo Ortográfico?

Ação de (In)formação. O que muda com o novo Acordo Ortográfico? Ação de (In)formação O que muda com o novo Acordo Ortográfico? Maio de 2011 Estrutura da Apresentação 1. O Acordo Ortográfico de 1990 2. O que muda com o novo Acordo Ortográfico 3. Materiais, recursos

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos de Português 2 º Ano Ano letivo 2015 2016 1º PERÍODO CONTEÚDOS - COMPREENSÃO DO ORAL manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais mobilizar conhecimentos

Leia mais

Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período

Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período Disciplina 1º Período 2º Período 3º Período Português ORALIDADE Compreensão do oral - Informação essencial e acessória; - Tema e assunto; - Reconto; Expressão oral - Vocabulário: campo semântico, campo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 1º CICLO Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Novo Programa de Português /Metas Curriculares de Português do 1º Ciclo do

Leia mais

Conta com cerca de 230 milhões de falantes no mundo. É a terceira língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol.

Conta com cerca de 230 milhões de falantes no mundo. É a terceira língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol. A Língua Portuguesa no Mundo É uma língua de comunicação internacional. Conta com cerca de 230 milhões de falantes no mundo. É a terceira língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol.

Leia mais

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa NOVA ORTOGRAFIA Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Onde ocorrem as mudanças Países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Oficialização

Leia mais

Nivelamento Língua Portuguesa. Aula 4. Prof.: Amanda Fratea de Lucca. Duração: 17:40

Nivelamento Língua Portuguesa. Aula 4. Prof.: Amanda Fratea de Lucca. Duração: 17:40 Nivelamento Língua Portuguesa Aula 4 Prof.: Amanda Fratea de Lucca Duração: 17:40 Olá! Tudo bem? O assunto de hoje é acentuação e o Novo Acordo Ortográfico. Nesta aula, iremos entender o que é o Novo Acordo

Leia mais

De Acordo com o Acordo PROGRAMA PROGRAMA. Pós-Graduação - EAD FACINTER. Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD

De Acordo com o Acordo PROGRAMA PROGRAMA. Pós-Graduação - EAD FACINTER. Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD De Acordo com o Acordo As Novas Regras da Ortografia Maria Lúcia de Castro Gomes PROGRAMA 30.03.09 Histórico da Ortografia da Língua Portuguesa Profa. Maria Lúcia de Castro Gomes Coordenadora de Idiomas

Leia mais

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento

EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS. Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento EMPREGO DO HÍFEN - REGRAS GERAIS SEMPRE COM HÍFEN Segundo elemento iniciado por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo: Anti-higiênico Contra-argumento Prefixos acentuados (PRÉ, PÓS, PRÓ) Prefixos

Leia mais

Prof. Bahige Fadel - 24/10/2012 REFORMA ORTOGRÁFICA. Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen

Prof. Bahige Fadel - 24/10/2012 REFORMA ORTOGRÁFICA. Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen REFORMA ORTOGRÁFICA Novas regras de acentuação gráfica e de uso do hífen ACENTUAÇÃO GRÁFICA Desaparece o trema no fonema u, nos grupos gue, gui, que qui: Exemplo: frequência, tranquilo, aguei... Observação:

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

PLANIFICAÇÕES 2º Ano. Titulares de Turma de 2.º Ano

PLANIFICAÇÕES 2º Ano. Titulares de Turma de 2.º Ano 2018-2019 PLANIFICAÇÕES 2º Ano Titulares de Turma de 2.º Ano PORTUGUÊS (O2) Compreensão do Oral Entoação e ritmo; campo semântico; campo lexical; instruções e indicações; informação essencial e acessória;

Leia mais

ÍNDICE. Os sons e a escrita As palavras: léxico e morfologia A frase...37

ÍNDICE. Os sons e a escrita As palavras: léxico e morfologia A frase...37 ÍNDICE Os sons e a escrita... 3 Alfabeto...3 Vogais e consoantes...4 Ditongos...4 Dígrafos e grupos consonânticos...5 Ordem alfabética...5 Sílaba...5 Acentos gráficos...8 Sinais gráficos: o til, a cedilha

Leia mais

Reforma ortográfica. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml

Reforma ortográfica. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml Página 1 de 6 Agosto de 2007 Reforma ortográfica Maira Soabres/Folha Imagem Com data marcada para entrar em vigor em 2009, a reforma ortográfica pretende fazer com que pouco mais de 210 milhões de pessoas

Leia mais

Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome de Asperger.

Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome de Asperger. 1. Alfabeto Antes: 23 letras - A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z Depois: 26 letras com K, W e Y Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS

REDAÇÃO PARA CONCURSOS REDAÇÃO PARA CONCURSOS Sumário Primeira Parte Primeira Lição Poesia matemática Gramática acentuação gráfica Tipos de palavras Regras gerais Dupla prosódia Pronúncia duvidosa Orientação Ortográfica emprego

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS - 1 º ANO. Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016-2017 PORTUGUÊS - 1 º ANO Calendarização Domínio / Conteúdos Objetivos Descritores de desempenho Oralidade Interação discursiva Compreensão e expressão 1. Respeitar regras da interação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares e Aprendizagens Essenciais Português 1º Ano Página 1 de 18 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Tema e assunto ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

DICAS DE ORTOGRAFIA ABRIL 2015

DICAS DE ORTOGRAFIA ABRIL 2015 DICAS DE ORTOGRAFIA ABRIL 2015 Ortografia Você está pronto para as mudanças? A ortografia da língua portuguesa foi alterada pelo Acordo Ortográfico, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. Após

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º CICLO PORTUGUÊS 1º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Planificação Anual de Português

Planificação Anual de Português Departamento do 1º ciclo Conselho do 3º ano Planificação Anual de Português Período Domínio Conteúdos Objetivos Nº de aulas previstas Interação discursiva Princípio de cortesia Pedido de esclarecimento;

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência. (Inglês)

Informação Prova de Equivalência à Frequência. (Inglês) Informação Prova de Equivalência à Frequência (Inglês) 1.º Ciclo do Ensino Básico Prova 45 2018 1. OBJETO DE AVALIAÇÃO A prova tem por referência o Programa de Inglês 1º Ciclo/LE I e o Quadro Europeu de

Leia mais

A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo

A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo protocolo modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Leia mais

Ma. Andréa Andrade Alves Debiasi

Ma. Andréa Andrade Alves Debiasi Ma. Andréa Andrade Alves Debiasi E SUAS TECNOLOGIAS. CÓDIGOS LINGUAGENS, FALA ESCRITA Não planejada Fragmentária Incompleta Pouco elaborada Predominância de frases curtas, simples Planejada Não fragmentária

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Lucas Gonçalves

LÍNGUA PORTUGUESA. Prof. Lucas Gonçalves LÍNGUA PORTUGUESA Prof. Lucas Gonçalves Itens do edital do TCU para Auditor (2015) 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO Teste Intermédio Português Critérios de Classificação 28.05.2015 2.º Ano de Escolaridade Os testes intermédios do 2.º ano visam a recolha de informação sobre as aprendizagens desenvolvidas por cada aluno

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação Metas Curriculares: Domínios/Objetivos 6º Ano Disciplina: Português Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação Oralidade

Leia mais

Fundamentos linguísticos. Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque

Fundamentos linguísticos. Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque Fundamentos linguísticos Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque Fundamentos linguísticos Diálogos de Platão: Crátilo (Séc. IV a.c.) Natureza dos nomes Origem da linguagem Curso de Linguística

Leia mais

Ditado para sondagem na alfabetização

Ditado para sondagem na alfabetização Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7765/ditado-parasondagem-na-alfabetizacao Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos iniciais do Ensino Fundamental Alfabetização Sala

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de 5º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos Conteúdos Programáticos Critérios de Instrumentos de Comunicação oral Observação direta

Leia mais

Guia da Nova Ortografia

Guia da Nova Ortografia Guia da Nova Ortografia O que muda com a reforma? Fonte: www.reformaortografica.com Alfabeto Inclusão de três letras. Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras k, w e y : A B C D E F G H I J K L M

Leia mais

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO

Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS. Planificação Anual / Mensal 2º ANO Agrupamento de Escolas Piscinas Olivais PORTUGUÊS Planificação Anual / Mensal 2º ANO 2014/2015 Agrupamento PARA O de Escolas Piscinas - Olivais PLANIFICAÇÃO ANUAL / MENSAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 1.º PERÍODO

Leia mais

ainda não tem K. Ó língua atrasada! Ó país atrasado! Isto enerva qualquer um!

ainda não tem K. Ó língua atrasada! Ó país atrasado! Isto enerva qualquer um! É a grafia atual! (Entram as três novas letras do alfabeto, reclamando.) K Não percebo Sinceramente, não percebo! De todos os alfabetos do mundo, o da língua portuguesa ainda não tem K. Ó língua atrasada!

Leia mais

Departamento Curricular de Língua Materna e Humanidades 1

Departamento Curricular de Língua Materna e Humanidades 1 DOMÍNIOS Oralidade Metas curriculares 1. Escutar para aprender e construir conhecimentos. 2. Produzir um discurso oral com correção. 3. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

2º ano Planificação do 1º período Português

2º ano Planificação do 1º período Português Unidade 1 - Setembro 2º ano Planificação do 1º período Português Domínio Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Leitura 1. Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos. Conhecer

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano: 2º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Português Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA : 6ºano ANO LECTIVO: 2007/2008 PLANIFICAÇÃO ANUAL COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2.º ANO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 2º ANO 2016/2017 Oralidade Compreensão do Oral Entoação e ritmo Vocabulário: sinónimos, antónimos, Instruções; indicações Informação essencial e acessória Tema e assunto

Leia mais

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98

ANO LETIVO 2017 / º Ciclo. 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 ANO LETIVO 2017 / 2018 1º Ciclo Planificação Anual Disciplina: Português Ano de Escolaridade: 2º ano 1º Período Nº total de aulas previstas: 98 Domínios METAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS Nº DE AULAS PREVISTAS

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

... Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANO LETIVO: 2013/2014 ANO:1º. CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português 1º PERÍODO

... Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANO LETIVO: 2013/2014 ANO:1º. CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português 1º PERÍODO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA POUCA DE AGUIAR SUL (150666) ANO LETIVO: 2013/2014 ANO:1º CURRÍCULO DA DISCIPLINA: Português Campo semântico e campo lexical Instruções; indicações; Informação essencial

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano2 Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano2 Ano letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CEGO DO MAIO PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Português Ano2 Ano letivo 2016/2017 Unidade Didáctica Calendarização Conteúdos Programáticos Português 1º Período Compreensão do Oral

Leia mais

CURRÍCULOS 2015/2016

CURRÍCULOS 2015/2016 CURRÍCULOS 2015/2016 Ensino Regular Departamento: 1º Ciclo Disciplina: Português Ano de Escolaridade: 1º ano Campo semântico e campo lexical Instruções; indicações; Informação essencial e acessória; Tema

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

FRANCÊS (GRUPO 320) Ano letivo 2016/ 17 ENSINO SECUNDÁRIO. Agrupamento de Escolas de Arraiolos. EB 2,3 / Sec Cunha Rivara

FRANCÊS (GRUPO 320) Ano letivo 2016/ 17 ENSINO SECUNDÁRIO. Agrupamento de Escolas de Arraiolos. EB 2,3 / Sec Cunha Rivara Agrupamento de Escolas de Arraiolos EB 2,3 / Sec Cunha Rivara Ano letivo 2016/ 17 FRANCÊS (GRUPO 320) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO A delegada de grupo: Isabel Madeira Página 1 de 15 INDICE

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino:1.º ciclo Áreas/Disciplina: Português Ano: 1.º Curso: Básico X Científico-Humanístico Profissional Planificação Período 1.º Sequências/Temas/Módulos

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Processamento de texto escrito em Linguagem Natural para um Sistema Conversor Texto-fala. Acadêmico: Thiago M. Oechsler Orientadora: Joyce Martins

Processamento de texto escrito em Linguagem Natural para um Sistema Conversor Texto-fala. Acadêmico: Thiago M. Oechsler Orientadora: Joyce Martins Processamento de texto escrito em Linguagem Natural para um Sistema Conversor Texto-fala Acadêmico: Thiago M. Oechsler Orientadora: Joyce Martins Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Português 1º Ciclo PORTUGUÊS 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Português: 2.º Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Português: 2.º Ano de Escolaridade Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Português: 2.º Ano de Escolaridade 2016-2017 Metas Oralidade1 1. Respeitar regras da 1. Respeitar o princípio de cortesia e usar formas

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

NIQUELÂNDIA Reforma ortográfica é tema de palestra

NIQUELÂNDIA Reforma ortográfica é tema de palestra NIQUELÂNDIA NIQUELÂNDIA Reforma ortográfica é tema de palestra Euclides Oliveira A Secretaria Municipal de Educação de Niquelândia, em parceria com a Editora Saraiva, ofertou na manhã e na tarde de quinta-feira

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA Orthographia (ôr-tu-ghra-fi-a), s.f. a parte da grammatica que ensina as regras da boa escripta das palavras; arte de escrever com os caracteres e signaes consagrados

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico?

O que muda com o Novo Acordo Ortográfico? Julho 2011 O alfabeto português era formado por 23 letras. Regra nº 1 Alfabeto Agora comporta 26 letras com a inclusão do: Capa ou Cá Dáblio Ípsilon O nome dos meses do ano, das estações do ano e dos pontos

Leia mais

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI

Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI Linguagem e aquisição da escrita AULA 11/05/18 ANGÉLICA MERLI A produção de textos na alfabetização Dificuldades mais comuns na escrita das crianças: ortografia, cópias e ditados A produção de textos na

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO. Departamento de 1º Ciclo. Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO. 4º ANO DISCIPLINA: Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DANIEL SAMPAIO Departamento de 1º Ciclo Ano letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 4º ANO DISCIPLINA: Português PERÍODO 1º *Oralidade Interação discursiva >Princípio de cortesia;

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS - Prova escrita e oral 2016 Prova 06. 2º Ciclo do Ensino Básico Introdução O presente documento divulga informação

Leia mais

países lusófonos prof.serjãogomes

países lusófonos prof.serjãogomes A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (países lusófonos) consiste em nove países independentes que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

Plano Curricular de Português 1.º Ano - Ano Letivo 2018/2019

Plano Curricular de Português 1.º Ano - Ano Letivo 2018/2019 Plano Curricular de Português 1.º Ano - Ano Letivo 2018/2019 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Oralidade Participar em atividades de expressão orientada respeitando as regras e papéis específicos;

Leia mais

Oral e Escrita de Equivalência à Frequência de Inglês 2018

Oral e Escrita de Equivalência à Frequência de Inglês 2018 Informação - Prova Oral e Escrita de Equivalência à Frequência de Inglês 2018 Prova 45 1º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à

Leia mais