Quais são os componentes do solo? Como ele deve ser preparado e cuidado para a agricultura? Que problemas a erosão e as queimadas nos trazem?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quais são os componentes do solo? Como ele deve ser preparado e cuidado para a agricultura? Que problemas a erosão e as queimadas nos trazem?"

Transcrição

1 Leemage/Corbis/Latinstock Nesta ilustração produzida em 1416 vemos que já nessa época havia a preocupação de aumentar a produtividade agrícola e diminuir os fatores que provocam o esgotamento do solo. Quais são os componentes do solo? Como ele deve ser preparado e cuidado para a agricultura? Que problemas a erosão e as queimadas nos trazem? Detalhe de ilustração do livro As muito ricas horas do duque de Berry, irmãos Limbourg, entre

2 Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo Como o solo se formou O solo se formou lentamente pela ação do intemperismo. E é dessa mesma maneira que está continuamente mudando. INTEMPERISMO Chuva Vento Variações de temperatura Seres vivos Rios e mares Os seres vivos também contribuem para esse processo de transformação das rochas em solo. Raízes crescendo em rochas podem ajudar a quebrá-las em partes menores, por exemplo. Raiz crescendo sobre rochas.

3 Hiroe Sasaki/Arquivo da editora O que existe no solo No solo há grãos minerais, água, ar, organismos vivos e restos de plantas (folhas, galhos, raízes), de animais e de outros organismos mortos. SOLO Parte mineral + Parte orgânica (matéria orgânica em decomposição) rocha matriz Fragmentos de rocha Bactérias e outros organismo microscópicos Rocha-matriz

4 Efired/Shutterstock/Glow Images Os tipos de solo Pode-se classificar um solo de acordo com a proporção entre as partículas de areia, argila ou silte nele presentes. Solo arenoso Possui teor de areia igual ou superior a 70%; Contém pouca matéria orgânica; São muito permeáveis: apresentam grandes espaços entre os grãos de areia, por onde a água passa com facilidade; Geralmente, são pobres em nutrientes. Palmeiras crescendo em solo arenoso.

5 Panom Pensawang/Shutterstock/Glow Images Solo argiloso Contém de 35 a 60% de argila. É formado por grãos menores que os da areia, e muito ligados entre si. É menos permeável que os solos arenosos porque retém mais água e sais minerais.

6 Mauritius/Mauritius/Latinstock Os solos também podem ser classificados de acordo com a sua composição: Solos humíferos Solos em que há predominância de material orgânico ou húmus. Solos minerais Solos em que há predominância de material mineral. Solo humífero. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-o poroso e com boa circulação de ar e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas.

7 Joel Rocha/Arquivo da editora A preparação do solo Para preservar o solo e garantir boas colheitas, são necessários certos procedimentos: Aração da terra com o auxílio de trator Em certos casos, quando o solo está muito compacto e duro, é preciso arar (lavrar) a terra. A terra é revolvida (remexida) com auxílio da ferramenta agrícola conhecida como arado. Neutralização da acidez Aração da terra com o auxílio de trator Antes do plantio, é necessário analisar o solo para identificar suas características, como, por exemplo, o nível de acidez. Se as análises mostrarem que o solo é muito ácido, o agricultor poderá aplicar calcário moído para reduzir a acidez. Essa técnica é conhecida como calagem.

8 Saulo Mazzoni/Arquivo da editora Flil/Shutterstock/Glow Images Adubação Após muitas colheitas, é necessário adubar o solo, isto é, acrescentar sais minerais que estão em falta no solo. Adubação orgânica Utiliza restos de vegetais, farinha de ossos e estrume, que se transformam em húmus. Adubo orgânico. Adubação mineral ou inorgânica Utiliza fertilizantes químicos, que contêm os principais nutrientes necessários às plantas. Na maioria dos casos, a adubação inorgânica e a adubação orgânica se complementam. Aplicação de adubo mineral por trator.

9 D.Kucharski & K. Kucharska/Shutterstock/Glow Images As minhocas e a fertilidade do solo Ao abrirem caminho, as minhocas comem terra e restos vegetais, construindo túneis, e tornam o solo mais poroso e arejado. As fezes desses animais produzem uma parte do húmus, que é rico em sais minerais necessários às plantas. Minhocas (cerca de 7 cm de comprimento). As minhocas são muito importantes para a fertilidade do solo!

10 Julio Bernardes/Arquivo da editora Ana Araújo/Arquivo da editora A quantidade adequada de água Em regiões secas, onde não há chuva suficiente para manter o solo úmido, muitas vezes é necessário regular o suprimento de água por meio de canaletas, esguichos ou outros recursos é a irrigação. Cultivo de arroz em área irrigada (TO). Outras vezes, é preciso retirar a água que está em excesso construindo- se valas ou canais de drenagem. Canal de drenagem (à direita da foto) em área de várzea na região de Pindamonhangaba (SP).

11 Robert Pickett/Corbis/Latinstock Plantas que recuperam o solo A maioria das plantas retira nitrogênio do solo. No caso das leguminosas, em suas raízes vivem bactérias capazes de absorver o nitrogênio do ar e transformá-lo em sais de nitrogênio, que podem ser absorvidos pelas plantas. Leguminosas Feijão, ervilha, soja, alfafa, amendoim, lentilha, etc. Raiz de leguminosa (feijão) com pequenos caroços (2 mm a 5 mm de diâmetro) onde vivem as bactérias que absorvem o nitrogênio do ar.

12 R-P/kino.com.br A erosão do solo O solo também sofre a ação do intemperismo, que provoca sua desagregação. Suas partículas são então removidas e transportadas para outros lugares, como rios, lagos, vales e oceanos. Esse processo é conhecido como erosão. E com a erosão vem a degradação da terra. Solo desmatado que sofreu erosão pela ação das chuvas.

13 Marcos de Paula/Agência Estado Os solos cobertos por vegetação natural são protegidos pela copa das árvores contra o calor do Sol e contra o vento. E as raízes das plantas ajudam a segurar as partículas do solo. Sem a cobertura da vegetação, as encostas dos morros correm mais risco de desmoronar, provocando desabamentos de terra. Deslizamento de terra na cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, em 2011.

14 Yu Xiangquan/Xinhua Press/Corbis/Latinstock Alfredo Nagib Filho/Folhapress Técnicas para diminuir a erosão Nas encostas muito inclinadas, as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços, que reduzem a velocidade de escoamento da água e diminuem a erosão. Em encostas com pouca inclinação devem-se formar fileiras de plantas em um mesmo nível (altura) do terreno, deixando espaço entre as fileiras, formando curvas de nível. Cultivo de arroz em terraços na China. Cultivo de café em curvas de nível em Minas Gerais.

15 Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo Outra forma de proteger a terra é cultivar plantas diferentes no mesmo terreno, mas em períodos alternados (rotação de culturas). Em algumas regiões, planta-se milho (primeira foto; cerca de 2 m de altura) em uma estação do ano e feijão (segunda foto; cerca de 50 cm de altura) ou soja em outra.

16 Imaster/Shutterstock/Glow Images Queimadas Além do problema do desmatamento, o fogo destrói os microrganismos que realizam a decomposição da matéria orgânica. A perda de matéria orgânica deixa o solo mais exposto à erosão e à ação das chuvas; As queimadas liberam na atmosfera gases que poluem o ar e prejudicam a saúde humana. É proibido derrubar matas em áreas preservadas por lei e realizar queimadas sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A queimada destrói os microrganismos que fazem a reciclagem no solo.

17 Ricardo Azoury/Pulsar Imagens Agrotóxicos Agrotóxicos ou defensivos agrícolas são produtos utilizados para combater pragas que atacam as plantações. Podem eliminar insetos que realizam a polinização e predadores que se alimentam de dos organismos que atacam as plantações; Podem surgir populações resistentes ao agrotóxico; Quando não aplicados na quantidade e no tempo certos, podem causar problemas à saúde humana. Aplicação de agrotóxico. Observe que as pessoas estão devidamente protegidas com máscaras, luvas e roupas apropriadas.

18 Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo O solo e a nossa saúde O solo pode ser contaminado onde não há tratamento de água ou coleta adequada de esgoto e lixo. Várias doenças são causadas por bactérias e outros microrganismos presentes no lixo e nas fezes humanas, de cães e gatos. Doenças tétano toxoplasmose lombriga ancilostomose O verme conhecido como lombriga (entre 15 cm e 40 cm de comprimento) causa uma doença chamada ascaridíase.

Materiais inorgânicos. Materiais orgânicos

Materiais inorgânicos. Materiais orgânicos SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura 6. Importância O solo é a camada mais superficial e mais fina da crosta terrestre, e é indispensável para a manutenção da vida na Terra

Leia mais

Manejo do solo e preservação ambiental

Manejo do solo e preservação ambiental Manejo do solo e preservação ambiental O solo fértil É o que permite o bom desenvolvimento de certas plantas. Manejo do solo É o conjunto de medidas que devem ser tomadas durante o cultivo que visam a

Leia mais

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra

Geologia e conservação de solos. Luiz José Cruz Bezerra Geologia e conservação de solos Luiz José Cruz Bezerra SOLO É a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Parte mais superficial e fina da crosta terrestre.

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas.

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. mineral degradação seres vivos. decomposição orgânica restos de plantas. Conteúdo: Constituição do Solo mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas água húmus ar Solo é o nome dado à parte superficial da litosfera constituída pela mistura de matéria

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano. FICHA DE TRABALHO 1 Completa o texto com os termos: Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos Conteúdo: Constituição do Solo FICHA DE TRABALHO 1 mineral degradação seres vivos decomposição orgânica restos de plantas

Leia mais

As rochas e o solo. As rochas e o solo

As rochas e o solo. As rochas e o solo As rochas e o solo 1 GARY HINKS / SCIENCE PHOTO LIBRARY / LATINSTOCK rocha matriz INGERBORG ASBACH / ARQUIVO DA EDITORA fragmentos de rocha solo O interior da Terra A Terra pode ser dividida em três partes:

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Professora: Jordana Costa Você já pensou na importância dos solos para a humanidade e outros seres vivos, ou em como se eria o planeta e a vida caso eles não existissem? O solo é a base para o desenvolvimento

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características SOLOS DO BRASIL Tipos de solo e suas características O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de chão ou terra. É um elemento natural e de fundamental importância para

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características O solo SOLO Parte mais superficial e fina da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. É fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta.

Leia mais

O solo. Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia

O solo. Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia O solo Cap. 6 Cuidando do solo Prof. Klicia Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O solo é a camada mais superficial da crosta

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos.

Exercitando Ciências Tema: Solos. Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. Exercitando Ciências Tema: Solos Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular Solos Origem e Tipos de solos. 1. O solo é um componente terrestre essencial para os seres vivos e também para a realização

Leia mais

ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO

ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO ESCOLA MONTEIRO LOBATO DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROF(a): SHARLENE REGINA SÉRIE: 6º ANO Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O

Leia mais

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André

Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André Economia Rural: os solos Geografia 7º ano Professor André Solo camada superficial das terras emersas do planeta, com espessura que varia de alguns centímetros a alguns metros. É a parte da crosta terrestre

Leia mais

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO

SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO SOLO FORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO O SOLO E OS SERES HUMANOS O solo é formado pelo desgaste de rochas formadas a milhões de anos; O solo é responsável pela moradia fixa do ser humano, pois, é dele que é produzido

Leia mais

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo

CONCEITO DE SOLO CONCEITO DE SOLO. Solos Residuais 21/09/2017. Definições e Conceitos de Solo. Centro Universitário do Triângulo Centro Universitário do Triângulo CONCEITO DE SOLO Sistema Brasileiro de Classificação do Solo Definições e Conceitos de Solo É uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas

Leia mais

MÓDULO 03 GEOGRAFIA II

MÓDULO 03 GEOGRAFIA II MÓDULO 03 GEOGRAFIA II Ação da água Oscilações de temperatura Atuação dos seres vivos (animais e vegetais) ROCHA Com o tempo ocorre a desintegração e a decomposição Os minerais vão se quebrar em pequenos

Leia mais

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos?

1 Observe as fotos: a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? 1 Observe as fotos: Zeljko Radojko/Shutterstock Maxim Tupikov/Shutterstock Empire331/Dreamstime a) Que componentes do ambiente aparecem nas fotos? b) Que componente pode ser visto nas três fotos? Descreva

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 2º Bimestre Nome: Ano: 6º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 2: Solo e vida Poluição do solo. 1) O solo é um componente

Leia mais

Tipos de solo e suas características

Tipos de solo e suas características O solo Tipos de solo e suas características Imagem: Terra Rossa/ Michael J. Zirbes (Mijozi)/ GNU Free Documentation License O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, é comumente chamado de

Leia mais

O SOLO. nossa vida. Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano

O SOLO. nossa vida. Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2018. Londrina, de. Nome: Turma: 5º ano TEMPO Início: Término: Total: Disciplina: Ciências O SOLO nossa vida. O QUE É O SOLO? O solo é um conjunto formado

Leia mais

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo)

NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO. Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar. Alterações físicas e químicas (intemperismo) NUTRIÇÃO MINERAL GÊNESE DO SOLO Rochas da Litosfera expostas ao calor, água e ar Alterações físicas e químicas (intemperismo) Físico (Altera o tamanho) Químico (Altera a composição) Intemperismo Físico

Leia mais

Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Rochas e solo Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 O solo humífero caracteriza-se por ser arejado e permeável, fértil para a vida vegetal. O que faz com que ele possua

Leia mais

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS

Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS Tipos e classificação FORMAÇÃO DOS SOLOS PRIMEIRA CLASSIFICAÇÃO Baseia-se principalmente nos fatores de clima, tempo e relevo em que se encontram os solos. solos zonais são aqueles em relevos estáveis,

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO O SOLO 2 SOLO ARGILOSO 3 CARACTERÍSTICAS DE UM SOLO ARGILOSO São solos com teores de argila superiores a 35%. Possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de

Leia mais

Fatores de Formação de Solos

Fatores de Formação de Solos Fatores de Formação de Solos De onde vem o solo? O solo resulta da ação simultânea do clima e organismos que atuam sobre um material de origem (rocha), que ocupa determinada paisagem ou relevo, durante

Leia mais

Solos e suas várias importâncias

Solos e suas várias importâncias SOLOS Solos e suas várias importâncias Fornecer alimentos, madeira e terra para construções. Capacidade de decompor resíduos e purificar a água. Capacidade de regular as enchentes. Na paisagem, produzindo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Os assuntos trabalhados nessa atividade de Estudos autônomos são referentes aos capítulos de As rochas e os solos (Capítulo 6 do livro didático) e O ar e o Universo (capítulos 11,

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre Ciências 6º ano A importância da agricultura: nomadismo, importância do surgimento da agricultura para as sociedades, técnicas

Leia mais

Unidade 4 A Terra e o solo

Unidade 4 A Terra e o solo Sugestões de atividades Unidade 4 A Terra e o solo 6 CIÊNCIAS 1 Ciências Solo e erosão 1. Apesar da exuberância da Floresta Amazônica, é comum dizer que o solo amazônico não contém grande quantidade de

Leia mais

Solo características gerais. Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota)

Solo características gerais. Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota) Solo características gerais Definição: solo = f(rocha+ clima + relevo+biota) Constituintes do solo a matéria mineral a matéria orgânica, a água o ar 45% minerais 5% 20% ar 30% água Propriedades físico-químicas

Leia mais

Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly

Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly 18 Sistema de Produção de Banana para a Zona da Mata de Pernambuco Solos Ademar Barros da Silva Antônio Raimundo de Sousa Luciano José de Oliveira Accioly O ambiente de produção de banana depende das condições

Leia mais

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano

Rochas, solo e vida no meio terrestre. CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano Rochas, solo e vida no meio terrestre CienTIC 8 Ciências Naturais 8.º ano O solo, a camada superficial da Terra, é um dos principais suportes da vida. A sua espessura, composição e propriedades variam

Leia mais

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido Manejo do solo em ambiente protegido Cultivo de espécies hortícolas no Brasil Cultivos Protegidos Manejo do solo em cultivos protegidos Meio de cultivo mais utilizado é o solo Outros países (Europa) Meio

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 1 Solos e fertilização dos solos

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 1 Solos e fertilização dos solos Eco new farmers Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais Sessão 1 Solos e fertilização dos solos Módulo 2 Solos e Nutrientes Vegetais Sessão 1 - Solos e fertilização dos solos www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo SOLO CONSERVAÇÃO Erosão Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo Assoreamento: Depósito de acúmulo de sedimentos nos cursos d água, geralmente provocada, principalmente, pela

Leia mais

Formação do Solo. Luciane Costa de Oliveira

Formação do Solo. Luciane Costa de Oliveira Formação do Solo Luciane Costa de Oliveira Solo É o sustentáculo da vida e todos os organismos terrestres dele dependem direta ou indiretamente. É um corpo natural que demora para nascer, não se reproduz

Leia mais

O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES

O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES LIQUIDA (SOLUÇÃO DO SOLO) ÍONS INORGÂNICOS E ORGÂNICOS/MICROPOROS SÓLIDA - RESERVATORIO DE NUTRIENTES - SUPERFÍCIE QUE REGULA A CONCENTRAÇÃO DOS ELEMENTOS NA SOLUÇÃO

Leia mais

GEOGRAFIA. Solos. Prof ª. Ana Cátia

GEOGRAFIA. Solos. Prof ª. Ana Cátia GEOGRAFIA Solos Prof ª. Ana Cátia - CAMADAS DO SOLO Solos . TIPOS DE SOLOS - ARGILOSO: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica

Leia mais

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO A agropecuária na América Anglo- Saxônica I- Os norte-americanos são os principais representantes da agropecuária comercial no mundo,com cultivos e criações intensamente

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br SOLOS Solo é o substrato onde os seres humanos constroem suas vidas, por sobre a astenosfera (Crosta), abaixo da atmosfera. O solo é produto da intemperização

Leia mais

- Para compreender os solos (conceitos e processos importantes)

- Para compreender os solos (conceitos e processos importantes) Os Solos - Para compreender os solos (conceitos e processos importantes) - Solo: camada superficial, resultante de rocha decomposta ou triturada. Mistura-se a matéria orgânica. - Intemperismo: ação decompositora

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 O SOLO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 O SOLO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão.

1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- Escreva qual é a forma de energia presente em cada caso abaixo. a) Buzina de um carro. b) Funcionamento de uma televisão. c) Fotossíntese. _ d) Um atleta

Leia mais

Revisão: conceitos e generalidades

Revisão: conceitos e generalidades CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CAMPUS DE POMBAL - PB Disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas e Biorremediação Professor: José Cleidimário

Leia mais

É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por

É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por DEGRADAÇÃO DO SOLO É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por ações humanas inadequadas. Erosão A erosão

Leia mais

Os ajudantes invisíveis

Os ajudantes invisíveis A UU L AL A Os ajudantes invisíveis Seu João planta flores para vender às floriculturas. Outro dia percebeu que um dos seus funcionários havia esquecido de colocar um pouco de esterco em alguns vasos que

Leia mais

Solos. Professora: Jordana Costa

Solos. Professora: Jordana Costa Professora: Jordana Costa Você já pensou na importância dos solos para a humanidade e outros seres vivos, ou em como seria o planeta e a vida caso eles não existissem? O solo é a base para o desenvolvimento

Leia mais

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24 PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia: Texto e Mapa de Biomas a) O que

Leia mais

DATA: 05 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF

DATA: 05 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 05 / 2 / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

COMPOSTO ORGÂNICO Materiais Quantidade no composto

COMPOSTO ORGÂNICO Materiais Quantidade no composto Composto Orgânico COMPOSTO ORGÂNICO A quantidade de esterco produzida pelas criações é muito pequena. Não chega para toda a terra que se deseja estercar. Mas é possível aumentar essa quantidade, ajuntando-se

Leia mais

ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE

ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE DIEGO DANTAS AMORIM Contado: diego.dantas@ifmg.edu.br Engenheiro Agrônomo Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE Msc. em Agricultura Tropical Universidade Federal do Espírito Santo

Leia mais

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS Vinícius Macedo Msc. em Agroecologia SOLO Ao longo da história da humanidade, o homem sempre conviveu com o solo. No começo, ele apenas colhia os produtos da

Leia mais

Adubação verde no sistema de cultivo orgânico Discentes: Cassio Batista Mendes Júnior, Cleber, Danillo Oliveira Silva, Eder Correia dos Santos, Lucas

Adubação verde no sistema de cultivo orgânico Discentes: Cassio Batista Mendes Júnior, Cleber, Danillo Oliveira Silva, Eder Correia dos Santos, Lucas Adubação verde no sistema de cultivo orgânico Discentes: Cassio Batista Mendes Júnior, Cleber, Danillo Oliveira Silva, Eder Correia dos Santos, Lucas Loures Nunes Disciplina: Cultivo Orgânico Professora:

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

Lições 1 e 2 Sumário /09/2017

Lições 1 e 2 Sumário /09/2017 Lições 1 e 2 Sumário /09/2017 - Apresentação - Diálogo com os alunos sobre os objetivos da disciplina de Ciências. - Momentos de avaliação - Matéria a lecionar no 1º período - Critérios de avaliação -

Leia mais

Estratégias de manejo do solo e fertilidade

Estratégias de manejo do solo e fertilidade Estratégias de manejo do solo e fertilidade Rotação de culturas; Utilização de adubaçao verde; Consorciação entre espécies; Plantio direto; Cobertura morta e viva; Mineralização do solo; Inserção de espécies

Leia mais

Queremos produzir couves ou batatas?

Queremos produzir couves ou batatas? Queremos produzir couves ou batatas? UFRRJ Seropédica - 2016 AUTORES Carlos Antonio dos Santos Margarida Goréte Ferreira do Carmo Aline da Silva Bhering Evandro Silva Pereira Costa Talita de Santana Matos

Leia mais

Produção de sementes Espaçamento entre as linhas (cm)

Produção de sementes Espaçamento entre as linhas (cm) Adubação Verde ADUBAÇÃO VERDE O que é adubação verde Consiste no cultivo e na incorporação ao solo de plantas (principalmente as leguminosas) que contribuem para a melhoria das condições físicas, químicas

Leia mais

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 5. Organização da Aula. Uso dos Solos. Contextualização. Solos. Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 5. Organização da Aula. Uso dos Solos. Contextualização. Solos. Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental Aula 5 Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno Organização da Aula Degradação e conservação dos solos Manejo inadequado Processos erosivos Práticas conservacionistas

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

Composto orgânico. O que é? Como preparar? Como usar? Gestão ecológica dos resíduos sólidos na APA Federal da Serra da Mantiqueira

Composto orgânico. O que é? Como preparar? Como usar? Gestão ecológica dos resíduos sólidos na APA Federal da Serra da Mantiqueira Composto orgânico O que é? Como preparar? Como usar? Gestão ecológica dos resíduos sólidos na APA Federal da Serra da Mantiqueira O composto é a base da agricultura natural, seja ela rural ou urbana. O

Leia mais

Cálcio Magnésio Enxofre

Cálcio Magnésio Enxofre Cálcio Magnésio Enxofre Absorção Intemperismo Cálcio e Magnésio Ciclos do Ca e Mg no sistema solo-planta Ca, Mg (calcários e adubos) Ca, Mg (material de origem) Ca, Mg fixados Troca Ca, Mg na solução do

Leia mais

O SOLO. Profa. Dra. Marciléia Silva do Carmo. Geologia Aplicada a Pedologia

O SOLO. Profa. Dra. Marciléia Silva do Carmo. Geologia Aplicada a Pedologia O SOLO Profa. Dra. Marciléia Silva do Carmo Geologia Aplicada a Pedologia Sumário da Aula 1. Conceitos de Solo 2. Formação do solo 3. Solo como um ser vivo 4. Tamanho do Solo 5. Perfil do Solo: camadas

Leia mais

b) Que é solo permeável? R.:

b) Que é solo permeável? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 TIPOS DE SOLO Os solos não são

Leia mais

Importância do Manejo de Solos

Importância do Manejo de Solos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO IMPORTÂNCIA DO SOLO O seu uso adequado, além de garantir o suprimento de água para Importância do Manejo de Solos as culturas, criações e comunidades; previne a erosão

Leia mais

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva.

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O CICLO DA ÁGUA ÁGUA, UM BEM PRECIOSO DA

Leia mais

FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal

FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal CONTEÚDO Conceito e origem da matéria orgânica Composição e frações da matéria orgânica Funções da matéria orgânica no solo

Leia mais

SOLO: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES

SOLO: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES Autores: Ana Maria Pace João Carlos Pinto Nazário de Oliveira Silva Ricardo Eiji Noguti Sergio Hideo Arakaki SOLO: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES Contexto: Esta aula é destinada a alunos da 5 a série (3

Leia mais

Conhecendo um. pouco do SOLO

Conhecendo um. pouco do SOLO Conhecendo um pouco do SOLO 1 O solo é um recurso natural renovável é responsável por abrigar as espécies vegetais e também por ser o meio de sobrevivência do ser humano e dos animais. http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/795df51481d796f77853b5bafb74709b.jpg

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 6ª Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Atividades para Estudos Autônomos Data: 2 / 8 / 2016 Aluno(a): Nº: Turma: VERIFIQUE

Leia mais

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Infiltração de água no solo Processo pelo qual a água penetra no solo através de sua superfície. Fatores que afetam a infiltração Tipo de solo Umidade atual do solo Condutividade

Leia mais

Buraco na camada de ozônio

Buraco na camada de ozônio Questão ambiental Efeito estufa Buraco na camada de ozônio Ilhas de calor Aumento de temperatura nas cidades Dia Poluição Asfalto Concreto Veículos irradiação Perda do calor para a atmosfera Noite Ilhas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO Prof. Dr. Tácio Oliveira da Silva MANEJO DO SOLO determina

Leia mais

1) Introdução CONCEITO:

1) Introdução CONCEITO: Rafael Montanari SOLOS 1) Introdução CONCEITO: Coleção de corpos naturais, constituido por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos. Formado por partes minerais e orgânicas, ocupando

Leia mais

Melhoria sustentável das condições biológicas, químicas e físicas do solos dos Cerrados

Melhoria sustentável das condições biológicas, químicas e físicas do solos dos Cerrados Melhoria sustentável das condições biológicas, químicas e físicas do solos dos Cerrados Eng. Agr. Nilvo Altmann Sócio Proprietário e Diretor Técnico SIGMA SOLUÇÕES AGRONÔMICAS LTDA FOCO: ROTEIRO DA PALESTRA

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 2 O sistema planta/solo

Eco new farmers. Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais. Sessão 2 O sistema planta/solo Eco new farmers Módulo 2 Solos e nutrientes vegetais Sessão 2 O sistema planta/solo Module 2 Solos e Nutrientes Vegetais Sessão 2 O sistema planta/solo www.econewfarmers.eu 1. Introdução Combinar a disponibilidade

Leia mais

Módulo 13. Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 13. Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 13 Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM O que é o Intemperismo? Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação)

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos

Geotécnica Ambiental. Aula 2: Revisão sobre solos Geotécnica Ambiental Aula 2: Revisão sobre solos Fatores de Formação As propriedades e características do solo são função dos fatores de formação Material de Origem Solos derivados de granitos x basaltos

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Ciências Data: Professor: Paulo Ney Nota: 01 Considere os seguintes objetos: a) Uma fogueira. b) Uma

Leia mais

A Terra como um sistema

A Terra como um sistema A Terra como um sistema Subsistemas fundamentais Geosfera Atmosfera Hidrosfera Biosfera Os subsistemas constituintes do sistema Terra são a atmosfera, a hidrosfera, a geosfera e a biosfera, que interagem

Leia mais

R.: R.: 01- TEXTO 1. a) Sobre a imagem acima, responda: Por que o planeta Terra é chamado de planeta azul?

R.: R.: 01- TEXTO 1. a) Sobre a imagem acima, responda: Por que o planeta Terra é chamado de planeta azul? PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- TEXTO 1 a) Sobre a imagem acima, responda:

Leia mais

Profundidade da raiz e irrigação: como reduzir a necessidade de água da cultura?

Profundidade da raiz e irrigação: como reduzir a necessidade de água da cultura? Bataticultura Tropical: Caminhos para alta produtividade Profundidade da raiz e irrigação: como reduzir a necessidade de água da cultura? Carlos Francisco Ragassi Pesquisador Embrapa Hortaliças Introdução

Leia mais

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO

Corretivos Adubos e Adubações. Prof. ELOIR MISSIO Corretivos Adubos e Adubações Prof. ELOIR MISSIO ADUBAÇÃO ORGÂNICA Fertilidade dos solos e manejo da adubação de culturas. Carlos A. Bissani; Clesio Gianello; Marino J. Tedesco; Flávio A. O. Camargo. Porto

Leia mais

Manejo de solos para piscicultura

Manejo de solos para piscicultura Manejo de solos para piscicultura Formação e características para instalação de reservatórios Pesquisador Silvio Tulio Spera Área de Uso, manejo, conservação e classificação de solos Formação e morfologia

Leia mais

Formação e uso do solo

Formação e uso do solo Formação e uso do solo Aula 2 AGOSTO 2015 Profa. Luciana 05 F A T O R E S D E F O R M A Ç Ã O D E S O L O FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS SOLOS ROCHA PARENTAL TEMPO CLIMA BIOSFERA RELEVO

Leia mais

INTRODUÇÃO. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier

INTRODUÇÃO. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier INTRODUÇÃO Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Antoine de Lavoisier Transferência de elementos químicos entre os seres vivos e o ambiente. Ciclo da Água Ciclo do Oxigênio Ciclo

Leia mais

Lições 1 e 2 Sumário /09/2017

Lições 1 e 2 Sumário /09/2017 Lições 1 e 2 Sumário /09/2017 - Apresentação - Diálogo com os alunos sobre os objetivos da disciplina de Ciências. - Momentos de avaliação - Matéria a lecionar no 1º período - Critérios de avaliação -

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Editor Thiago Regina Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Paulo Cesar Freitas Dias Copidesque Jade Souza Capa Tiago Shima Copyright Viseu Todos os direitos desta edição são reservados

Leia mais

o ar que respiro!!! Casa do Ambiente Vanessa Gingeira Contactos:

o ar que respiro!!! Casa do Ambiente Vanessa Gingeira Contactos: O2. o ar que respiro!!! Casa do Ambiente Vanessa Gingeira Contactos: casambientecmm@gmail.com 21 2314776 O ar Tem massa invisível incolor EXISTE!!! Tem peso e ocupa espaço inodoro De que é feito o ar?

Leia mais

Formação dos Solos. Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Geologia Básica de Engenharia

Formação dos Solos. Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Geologia Básica de Engenharia Fundação Carmelitana Mário Palmério - FUCAMP Curso de Bacharelado em Engenharia Civil Formação dos Solos Disciplina: Geologia Básica de Engenharia Professora: Carolina Angélica Ghelli email: carolinaghelli@gmail.com

Leia mais

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 4. Organização da Aula. Intemperismo e Formação dos Solos. Contextualização.

Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental. Aula 4. Organização da Aula. Intemperismo e Formação dos Solos. Contextualização. Geologia e Geomorfologia na Gestão Ambiental Aula 4 Profa. Aline Nikosheli Nepomuceno Organização da Aula Intemperismo e formação de solos Intemperismo de rochas Perfil e horizontes do solo Composição

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Origem e Formação dos Solos: Os solos se originam

Leia mais

Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013

Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013 Curso de Solos: Amostragem, Classificação e Fertilidade. UFMT Rondonópolis 2013 Edicarlos Damacena de Souza Marcos Henrique Dias Silveira mhds@ufmt.br O solo não é uma herança que recebemos de nossos pais,

Leia mais

FSP Avaré 1º semestre 2013 Prof. Fabio Tonin MECÂNICA DOS SOLOS

FSP Avaré 1º semestre 2013 Prof. Fabio Tonin MECÂNICA DOS SOLOS FSP Avaré 1º semestre 2013 Prof. Fabio Tonin fabio.tonin@gmail.com MECÂNICA DOS SOLOS Mecânica dos Solos REVISÃO: CONCEITOS DE SOLOS SOLO Palavra oriunda do latim solum Na língua portuguesa, terreno sobre

Leia mais

FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO

FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO DEFINIÇÕES DE SOLO Geólogo: Camada de materiais inconsolidados Engenheiro de Minas: material solto sobre o minério que precisa ser removido Engenheiro Civil: matéria-prima para

Leia mais

SOLOS. Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.

SOLOS. Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia ramo da geografia que estuda os solos Formação do solo Decomposição da

Leia mais