BLOCO K Os desafios da Indústria e do Comércio. Ronaldo Giovani Silvestre Coordenador da Comissão Estudos TI - CRCRS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BLOCO K Os desafios da Indústria e do Comércio. Ronaldo Giovani Silvestre Coordenador da Comissão Estudos TI - CRCRS"

Transcrição

1 BLOCO K Os desafios da Indústria e do Comércio Ronaldo Giovani Silvestre Coordenador da Comissão Estudos TI - CRCRS

2 Ronaldo Giovani Silvestre Coordenador da Comissão de Estudos da Tecnologia da Informação do CRCRS Representante do CRCRS junto ao CFC no grupo do Projeto Piloto do SPED Brasil (ECF/ECD/E-Social/EFD-Reinf) Diretor do Grupo Di Fatto Contabilidade e Assessoria atuando há mais de 20 anos em Contabilidade, Consultoria de Gestão e Controladoria, Planejamento Tributário, Avaliação e Prevenção de Riscos Tributários, Gestão de Pessoas, nos ramos de Comércio Atacadistas e Varejista, na Indústria voltada ao setor metal-mecânico.

3

4

5 O que é o Bloco K? É parte integrante do SPED no mesmo arquivo da EFD (Escrituração Fiscal Digital) que já é entregue mensalmente, devendo respeitar o período de apuração do IPI (indústrias/equiparadas) ou o período da escrituração do ICMS (atacadistas/distribuidores) e se destina a prestar informações mensais da produção e respectivo consumo de insumos, bem como do estoque escriturado apenas em quantidades, sem valor unitário.

6 Qual a legislação pertinente? Ajuste SINIEF nº 18/2013(Anexo I). Ajuste SINIEF nº 17/2014(Anexo II). Ato COTEPE nº 52/2013 (Anexo III). Art. 461 ao 466 do RIPI/2010 (Anexo IV) Legislação do RS (IN RE nº 02, de ) Ajuste SINIEF nº 8/15 (DOU de 08/10/2015)

7 Quem deve entregar o arquivo? a) Estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal (importador, outros); b) Atacadistas; c) A critério do Fisco poderá ser exigido de contribuintes de outros setores; (conforme 4º do art. 63 do Convênio s/número, de 1970 e Ajuste SINIEF 17/2014).

8 Qual o prazo de entrega? Enviar mensalmente até o DÉCIMO QUINTO DIA do mês subsequente e a obrigatoriedade para todo o país está com escalonamento até o momento assim definido: I a partir de 01/01/2016: a) para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32¹ da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes à empresa com faturamento anual igual ou superior a R$ ,00²; b) para os estabelecimentos industriais de empresa habilitada ao Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (RECOF) ou a outro regime alternativo a este; ² Ano base 2014

9 Qual o prazo de entrega? II a partir de 01/01/2017, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32¹ da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes à empresa com faturamento anual igual ou superior a R$ ,00³; III a partir de 01/01/2018, para os demais estabelecimentos industriais; os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupos 462 a 469* da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e os estabelecimentos equiparados a industrial. ³ Ano base 2015

10 Esclarecimentos Adicionais Para fins do Bloco K da EFD, estabelecimento industrial é aquele que possui qualquer dos processos que caracterizam uma industrialização, segundo a legislação do ICMS e do IPI, e cujos produtos resultantes sejam tributados pelo ICMS ou pelo IPI, mesmo que de alíquota zero ou isento. Quanto ao faturamento deverá ser observado o seguinte: a) considera-se faturamento a receita bruta de venda de mercadorias de todos os estabelecimentos da empresa no território nacional, industriais ou não, excluídas as vendas canceladas, as devoluções de vendas e os descontos incondicionais concedidos; b) o exercício de referência do faturamento deverá ser o segundo exercício anterior ao início de vigência da obrigação.

11 ¹ CNAEs INDUSTRIAIS OBRIGADOS 10 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS / 11 FABRICAÇÃO DE BEBIDAS 12 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DO FUMO / 13 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS TÊXTEIS 14 CONFECÇÃO DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS 15 PREPARAÇÃO DE COUROS E FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE COURO, ARTIGOS PARA VIAGEM E CALÇADOS 16 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE MADEIRA / 17 FABRICAÇÃO DE CELULOSE, PAPEL E PRODUTOS DE PAPEL 18 IMPRESSÃO E REPRODUÇÃO DE GRAVAÇÕES 19 FABRICAÇÃO DE COQUE, DE PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E DE BIOCOMBUSTÍVEIS 20 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS / 21 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS FARMOQUÍMICOS E FARMACÊUTICOS 22 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE BORRACHA E DE MATERIAL PLÁSTICO / 23 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE MINERAIS NÃO-METÁLICOS 24 METALURGIA / 25 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE METAL, EXCETO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 26 FABRICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA, PRODUTOS ELETRÔNICOS E ÓPTICOS 27 FABRICAÇÃO DE MÁQUINAS, APARELHOS E MATERIAIS ELÉTRICOS 28 FABRICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS / 29 FABRICAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, REBOQUES E CARROCERIAS 30 FABRICAÇÃO DE OUTROS EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE, EXCETO VEÍCULOS AUTOMOTORES 31 FABRICAÇÃO DE MÓVEIS / 32 FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DIVERSOS

12 * CNAEs COMÉRCIO OBRIGADOS 46.2 COMÉRCIO ATACADISTA DE MATÉRIAS-PRIMAS AGRÍCOLAS E ANIMAIS VIVOS 46.3 COMÉRCIO ATACADISTA ESPECIALIZADO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO 46.4 COMÉRCIO ATACADISTA DE PRODUTOS DE CONSUMO NÃO-ALIMENTAR 46.5 COMÉRCIO ATACADISTA DE EQUIPAMENTOS E PRODUTOS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 46.6 COMÉRCIO ATACADISTA DE MÁQUINAS, APARELHOS E EQUIPAMENTOS, EXCETO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 46.7 COMÉRCIO ATACADISTA DE MADEIRA, FERRAGENS, FERRAMENTAS, MATERIAL ELÉTRICO E MATERIAL DE CONSTRUÇÃO 46.8 COMÉRCIO ATACADISTA ESPECIALIZADO EM OUTROS PRODUTOS 46.9 COMÉRCIO ATACADISTA NÃO-ESPECIALIZADO

13 Quem recebe o arquivo? Qual a finalidade? A Receita Federal e os Estados receberão o arquivo contendo as informações da produção e poderão executar comparações com o estoque anteriormente demonstrado, reconstituir movimentações para simular divergências entre estoque informado e estoque calculado afim de investigar sonegações, ou comparações com empresas da mesma atividade.

14

15 Que informações devo produzir para entregar ao Fisco? 0200 Tabela de Identificação do Item Consumo Específico Padronizado K001 Abertura do bloco K K100 Período de Apuração do ICMS/IPI K200 Estoque escriturado K220 Outras movimentações internas K230 Itens Produzidos K235 Itens Consumidos K250 Industrialização efetuada por terceiros para itens produzidos K255 Industrialização efetuada por terceiros para insumos consumidos K990 Encerramento do Bloco K

16

17 REGISTRO TABELA DE IDENTIFICAÇÃO DO ITEM a) deverá ser utilizado o código próprio atribuído pelo contribuinte e terá validade em todos os registros informados; b) o código não pode ser duplicado ou atribuído a itens diferentes. c) Os itens que sofrerem alterações em suas características básicas deverão ser identificados com códigos diferentes; d) não é permitida a reutilização de código que tenha sido atribuído a qualquer mercadoria anteriormente; e) a discriminação do item deve indicar precisamente o mesmo, sendo vedadas discriminações diferentes para o mesmo item no mesmo período ou discriminações genéricas, ressalvados os itens relativos a "material de uso e consumo. 00 Mercadoria para revenda 01 Matéria-prima 03 Produto em processo 04 Produto acabado 05 Subproduto 06 Produto Intermediário

18 REGISTRO Consumo Específico Padronizado É a relação dos insumos/componentes para se produzir uma unidade de produto resultante, ou seja, a fórmula do produto. Este registro deve ser apresentado apenas pelos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal. Deve ser informado o consumo específico padronizado e a perda normal percentual de um insumo/componente para se produzir uma unidade de produto resultante, segundo as técnicas de produção de sua atividade, referentes aos produtos que foram fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiro.

19 SIGILO DAS INFORMAÇÕES! Artigo 195 CTN (Lei 5.172/66) - Para os efeitos da legislação tributária, não tem aplicação quaisquer disposições legais excludentes ou limitativas do direito de examinar mercadorias, livros, arquivos, documentos, papeis e efeitos comerciais ou fiscais dos comerciantes, industriais ou produtores, ou da obrigação destes de exibi-los. A composição padrão do produto resultante (0210) ou a composição efetiva (K235) se refere a uma composição física e não química (fórmula), muito menos à tecnologia empregada no processo industrial. Portanto, não cabe a alegação de sigilo industrial. (FAQ Sped Fiscal)

20 REGISTRO K200 - Estoque Escriturado Este registro tem o objetivo de informar o estoque final escriturado do período de apuração informado no Registro K100, por tipo de estoque e por participante (de terceiros ou em poder de terceiros), nos casos em que couber, das mercadorias de tipos do Registro 0200: 00 Mercadoria para revenda 01 Matéria-Prima 02 - Embalagem 03 Produtos em Processo 04 Produto Acabado 05 Subproduto 06 Produto Intermediário 10 Outros Insumos.

21 REGISTRO K220 - Outras Movimentações Internas entre Mercadorias Este registro tem o objetivo de informar a movimentação interna entre mercadorias, que não se enquadre nas movimentações internas já informadas nos Registros K230 Itens Produzidos e K235 Insumos Consumidos: produção acabada e consumo no processo produtivo, respectivamente.

22 REGISTRO K230 - Itens Produzidos Este registro tem o objetivo de informar a produção acabada de produto em processo (tipo 03 campo TIPO_ITEM do registro 0200) e produto acabado (tipo 04 campo TIPO_ITEM do registro 0200). Deverá existir mesmo que a quantidade de produção acabada seja igual a zero, nas situações em que exista o consumo de item componente/insumo no registro filho K235 (Itens Consumidos). Nessa situação a produção ficou em elaboração. Essa produção em elaboração não é quantificada com o item produzido, uma vez que a matéria-prima não é mais um insumo e nem é ainda um produto resultante.

23 REGISTRO K235 - Insumos Consumidos Este registro tem o objetivo de informar o consumo de mercadoria no Processo produtivo, vinculado ao produto resultante informado no campo COD_ITEM do Registro K230 Itens Produzidos. E se houver a indicação de insumos substituídos, como deverão ser informados? Sempre que houver consumo de insumo diferente do informado Na composição/fórmula padrão (0210) deve ser indicado o código do insumo que está sendo substituído da fórmula padrão e que será substituído pelo código do item deste registro.

24 REGISTRO K250 - Industrialização Efetuada por Terceiros -Itens Produzidos Este registro tem o objetivo de informar os produtos que foram Industrializados por terceiros e sua quantidade. Quando informar e o que deverá ser informado? Somente quando houver produtos que foram industrializados por terceiros e na data do reconhecimento da produção com o código e a quantidade.

25 REGISTRO K255 - Industrialização em Terceiros - Insumos Consumidos Este registro tem o objetivo de informar a quantidade de consumo do insumo que foi remetido para ser industrializado em terceiro, vinculado ao produto Resultante informado no campo COD_ITEM do Registro K250.

26

27 Quais as penalidades? União: (Lei de 27/12/2012 ) Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI fora do prazo: Tributadas pelo Lucro Presumido R$ 500,00 (mês ou fração) Tributadas pelo Lucro Real ou Arbitrado R$ 1.500,00 (mês ou fração) Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI com incorreções ou ausência de dados: 0,2% sobre o faturamento do mês anterior ao da entrega da retificadora, com valor mínimo de R$100,00. RS: (Lei 6537/1973, Art.11, Inciso IV, Alínea "e", Item 2). 1% sobre as operações/prestações no período, nunca inferior a 120 UPF/RS (2015 é de R$ 15,4856 = R$ 1.858,27)

28 Quem é o responsável? O contribuinte (empresa) é que está obrigado a entregar e inclusive a assinar digitalmente a EFD ICMS/IPI e deve ficar atento para selecionar corretamente os profissionais que vão lhe assistir no cumprimento desta obrigação. O atendimento do Bloco K invariavelmente envolve os setores de Engenharia, PCP, TI, Fiscal e Contabilidade pois as informações devem convergir, ou seja: Nfe Compra e Venda ICMS/IPI apurados a pagar/recuperar GIA Mensal simulada a partir da EFD Produção Estoques

29 Referências Bibliográficas

30 Quais são os desafios para as indústrias? Estruturar seus produtos hierarquicamente (cadastro de produtos) Estruturar o consumo dos produtos (ficha técnica/fórmula/pai e filho) Identificar e quantificar % perdas prováveis de processo e de produto Estruturar o processo produtivo (ordens de fabricação de componentes, produtos em elaboração e produtos acabados) Estruturar processos industriais fora do estabelecimento (poder de terceiros) Inventariar periodicamente os estoques (inclusive em poder de terceiros) Comparar os estoques informados K200 com o Bloco H Entregar esta informação ao escritório contábil desde que compatibilizada a base de dados (cadastro itens)

31 Quais são os desafios para os atacadistas? Estruturar seus produtos hierarquicamente (cadastro de produtos) Inventariar periodicamente os estoques Comparar os estoques informados K200 com o Bloco H Entregar esta informação ao escritório contábil desde que compatibilizada a base de dados (cadastro itens)

32 Quais são as maiores dúvidas no momento? Porque o comércio (atacadista) continua obrigado a informar se todos os dados já constam da EFD pelas notas de compra e venda? Porque somente o profissional contábil deve ser mencionado como responsável pelo preenchimento se as informações do Bloco K decorrem da produção (engenharia/pcp) Como vamos tratar produtos substitutos/alternativos se não existe forma de alocação na estrutura do 0210 Consumo Específico Padronizado? Como tratar produtos em linha de produção contínua? Para enquadrar minha empresa devo observar o CNAE principal ou devo observar também o secundário? Se possuo CNAEs cadastrados que não estamos utilizando atualmente devo alterar?

33 Qual o maior desafio? INVESTIR TEMPO,RECURSOS HUMANOS E DINHEIRO EM TECNOLOGIA E PROCESSO PARA ATENDER A DEMANDA DO FISCO SEM CAUSAR PREJUÍZOS PARA MINHA OPERAÇÃO COM A INFORMAÇÃO QUE ENTREGAREI! ENTREGAR CORRETO E NO PRAZO!

34 Referências Bibliográficas Fisconsulta: Artigo do professor Sérgio Roberto Unifenacon: Artigo do professor Augusto Pitz Schlesting Guia Prático EFD-ICMS/IPI, Bloco K, págs SPED BRASIL. Disponível em:

TUTORIAL GERAÇÃO DADOS BLOCO K

TUTORIAL GERAÇÃO DADOS BLOCO K Apresentação Bloco K é o livro de registro de controle de produção e estoque na versão digital. Todas as variações de consumo e diferenças de inventários irão atrair fiscalizações que podem gerar multas

Leia mais

<Inserir sumário quando o tutorial possuir várias etapas a serem seguidas em um mesmo processo.>

<Inserir sumário quando o tutorial possuir várias etapas a serem seguidas em um mesmo processo.> Página 1 de 8 Sumário Apresentação... 1 1. Informações Gerais... 2 2. Procedimentos Iniciais... 3 3. Gerar Estoque Escriturado... 4

Leia mais

Fique atento ao Bloco K

Fique atento ao Bloco K Fique atento ao Bloco K Em 2016 foi publicado o Ajuste Sinief 25/2016, o qual definiu um cronograma de obrigatoriedade de entrega do Bloco K conforme tabela abaixo e depois desse Ajuste Sinief não foram

Leia mais

BLOCO K. Implementação e pontos de atenção na declaração.

BLOCO K. Implementação e pontos de atenção na declaração. BLOCO K Implementação e pontos de atenção na declaração. INTRODUÇÃO A partir de janeiro de 2017, a Receita Federal vai dar mais um passo na evolução do SPED fiscal. Nesse período começa a ser exigida pelo

Leia mais

SPED EFD BLOCO K CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

SPED EFD BLOCO K CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE SPED EFD BLOCO K CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE O SISTEMA INDÚSTRIA relações do trabalho internacionalização energia elétrica inovação medicina do trabalho telecomunicações transporte educação mercado

Leia mais

BLOCO K LIVRO REGISTRO DA PRODUÇÃO E CONTROLE DO ESTOQUE

BLOCO K LIVRO REGISTRO DA PRODUÇÃO E CONTROLE DO ESTOQUE BLOCO K LIVRO REGISTRO DA PRODUÇÃO E CONTROLE DO ESTOQUE HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Evolução do projeto EFD ICMS/IPI; 2. Bloco K Conceitos; 3. Desafios do Bloco K; 4. Impactos e Benefícios; 5. Prazos; 6.

Leia mais

CRC ITINERANTE ARACRUZ BLOCO K. Palestrante Anderson Paganini Marchesi 19/10/2016

CRC ITINERANTE ARACRUZ BLOCO K. Palestrante Anderson Paganini Marchesi 19/10/2016 CRC ITINERANTE ARACRUZ BLOCO K Palestrante Anderson Paganini Marchesi 19/10/2016 Facilitador Anderson Paganini Marchesi Sócio da Medeiros& Paganini Contabilidade e Serviços Consultivos(empresa parceira

Leia mais

O QUE É O BLOCO K. É a evolução digital do Livro Mod.3 Controle de Produção e Estoque.

O QUE É O BLOCO K. É a evolução digital do Livro Mod.3 Controle de Produção e Estoque. O QUE É O BLOCO K É a evolução digital do Livro Mod.3 Controle de Produção e Estoque. Tal obrigação acessória, chamada de Bloco K, compreende informações relacionadas a produção mensal, consumo específico

Leia mais

SPED EFD Bloco K. SPED EFD Bloco K Autor Revisão Data Página. Denilson Klein /10/18 1 / 13. SPED EFD Bloco K

SPED EFD Bloco K. SPED EFD Bloco K Autor Revisão Data Página. Denilson Klein /10/18 1 / 13. SPED EFD Bloco K Denilson Klein 1.0 15/10/18 1 / 13 Denilson Klein 1.0 15/10/18 2 / 13 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo... 5 5.1 Abertura do Bloco K

Leia mais

Sistema SPED. Linha do tempo. Janeiro / 2017 Exigência da apresentação do Bloco K. Ajuste SINIEF nº 25/2016. Ajuste SINIEF n 02/2009

Sistema SPED. Linha do tempo. Janeiro / 2017 Exigência da apresentação do Bloco K. Ajuste SINIEF nº 25/2016. Ajuste SINIEF n 02/2009 Agenda Sistema SPED Bloco K Obrigatoriedade e prazos para entrega Estrutura de registros Escrituração Registro obrigatórios em 2017 Integração das áreas Desafios a serem enfrentados Dúvidas frequentes

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. Contabilidade de Custos (como gerar informações para o Bloco K) Novembro Elaborado por:

Palestra. expert PDF. Trial. Contabilidade de Custos (como gerar informações para o Bloco K) Novembro Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Benefícios do uso do. RECOF-SPED e Bloco K

Benefícios do uso do. RECOF-SPED e Bloco K Benefícios do uso do RECOF-SPED e Bloco K Mudanças no regime RECOF para as operações de comércio exterior. Se antes as empresas precisavam cumprir uma série de pré-requisitos e contar com um sistema homologado

Leia mais

PALESTRA. SPED Fiscal Legislação Aplicável para 2015 e 2016

PALESTRA. SPED Fiscal Legislação Aplicável para 2015 e 2016 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE ASSUNTOÁBEIS DE PORTO ALEGRESEMINÁRIO PALESTRA

Leia mais

SPED Bloco K SPED FISCAL BLOCO K. Sistemas de Inteligência Fiscal. Registro Digital da Produção e do Estoque

SPED Bloco K SPED FISCAL BLOCO K. Sistemas de Inteligência Fiscal.     Registro Digital da Produção e do Estoque SPED FISCAL BLOCO K Registro Digital da Produção e do Estoque Éliton Luiz de Assis Fátima Regina Guerra Rios Áreas de Atuação Portfólio Sistemas de Inteligência Fiscal 1 2 A vida é feita de Ciclos... Documento

Leia mais

BLOCO K PARA CONTADORES

BLOCO K PARA CONTADORES BLOCO K PARA CONTADORES SUMÁRIO PROJETO SPED...4 EFD ICMS/IPI SPED FISCAL...5 GERAÇÃO DO BLOCO K...6 BLOCO K ENVIO MENSAL...7 FILIAIS ENVIO SEPARADO...7 SEM MOVIMENTO DEVE SER ENVIADO...7 MULTA POR ATRASO

Leia mais

Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais

Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais Resultados da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo Indicadores regionais e setoriais Destaques do Emprego Consolidado Ano Variação mensal Variação Variação interanual (Abr-17/Mar-17) acumulada

Leia mais

AGENDA ASSUNTOS ABORDADOS

AGENDA ASSUNTOS ABORDADOS AGENDA ASSUNTOS ABORDADOS 1. Quem é a Atvi 2. Bloco K - Legislação 3. Manual 4. Áreas Envolvidas 5. Visão Geral dos Registros 6. Cenário Sistêmico 7. Operações Impactadas pelo Bloco K 8. Principais Gaps

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. Sped Fiscal- Escrituração Fiscal Digital-EFD do ICMS e do IPI. Agosto Elaborado por:

Palestra. expert PDF. Trial. Sped Fiscal- Escrituração Fiscal Digital-EFD do ICMS e do IPI. Agosto Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Maio/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Maio/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Maio/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

O F I C I N A D O C R C R J : O S DESAFIOS DO BLOCO K NO SPED FISCAL PALESTRANTE: ANA CRISTINA MARTINS PEREIRA

O F I C I N A D O C R C R J : O S DESAFIOS DO BLOCO K NO SPED FISCAL PALESTRANTE: ANA CRISTINA MARTINS PEREIRA O F I C I N A D O C R C R J : O S DESAFIOS DO BLOCO K NO SPED FISCAL PALESTRANTE: ANA CRISTINA MARTINS PEREIRA Cruzamento de informações Ambiente Nacional (SPED) o ambiente nacional recepciona o arquivo

Leia mais

TAIÓ. Relatório do Movimento Econômico. Representatividade Setorial

TAIÓ. Relatório do Movimento Econômico. Representatividade Setorial Representatividade Setorial 1 AGRICULTURA, PECUARIA E SERVICOS RELACIONADOS 2 FABRICACAO DE CELULOSE, PAPEL E PRODUTOS DE PAPEL 3 FABRICACAO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS 4 COMERCIO VAREJISTA 5 COMERCIO POR

Leia mais

B Indústrias extrativas Fabricação de produtos alimentícios

B Indústrias extrativas Fabricação de produtos alimentícios Tabela A.3.4.4. Número de doutores titulados no Brasil no período 1996-2006, empregados em 2008, por seção e divisão da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) dos estabelecimentos empregadores

Leia mais

CONFAZ Conselho Nacional de Política Fazendária COTEPE Comissão Técnica Permanente GT 48 SPED Fiscal. Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI

CONFAZ Conselho Nacional de Política Fazendária COTEPE Comissão Técnica Permanente GT 48 SPED Fiscal. Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI 1 EFD ICMS/IPI Implantação em 03 Etapas: 2009 Blocos 0 / C / D / E / H / 1 2011 Bloco G / 0 2016 Bloco K / 0 2 Registro de Controle da Produção e do Estoque RCPE

Leia mais

Amazonas é destaque positivo de produção industrial pela segunda vez em 2017

Amazonas é destaque positivo de produção industrial pela segunda vez em 2017 Amazonas é destaque positivo de produção industrial pela segunda vez em 2017 Em de 2017, a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) separado por regiões indicou que dos 14 estados pesquisados,

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Janeiro/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Janeiro/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Janeiro/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

MS Produtos Vida. MS Vida Corporate MS Vida Capital Global MS Vida PME MS Acidentes Pessoais

MS Produtos Vida. MS Vida Corporate MS Vida Capital Global MS Vida PME MS Acidentes Pessoais PRODUTOS VIDA MS Produtos Vida MS Vida Corporate MS Vida Capital Global MS Vida PME MS Acidentes Pessoais MS Vida Corporate Seguro de Vida em Grupo Grupos a partir de 501 vidas Idade para adesão entre

Leia mais

Vale do Aço. Fevereiro/2016

Vale do Aço. Fevereiro/2016 Fevereiro/2016 OBJETIVO Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais. Permitir ainda, uma análise comparativa da evolução

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Julho/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Julho/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Julho/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Maio/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Maio/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Maio/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Agosto/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Agosto/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Agosto/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Outubro/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Outubro/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Outubro/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Fevereiro/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Fevereiro/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Fevereiro/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a

Leia mais

Sped ATUALIZAÇÕES Sped e NFe

Sped ATUALIZAÇÕES Sped e NFe Sped ATUALIZAÇÕES Sped e NFe Paulo Roberto da Silva paulo.silva@asug.com.br Sped - ABRANGÊNCIA ATUAL NFCe EFD ICMS/IPI NFCe NFCe nas UFs - 23 UF emissoras - Mais de 180.476 emissores - Mais de 2,36 bilhões

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Agosto/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. Trimestre terminado em Agosto/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação Trimestre terminado em Agosto/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 2º Trimestre/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 2º Trimestre/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 2º Trimestre/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

: 21/08/14 Data da revisão : 21/12/15. Banco(s) de Dados

: 21/08/14 Data da revisão : 21/12/15. Banco(s) de Dados Geração do Bloco K do SPED Fiscal (Legislação 01) Produto : Logix Gestão Fiscal 10.02\11.0 Chamado : PCREQ-4105 Data da criação : 21/08/14 Data da revisão : 21/12/15 País(es) : Brasil Banco(s) de Dados

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 3º Trimestre/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 3º Trimestre/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 3º Trimestre/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 1º Trimestre/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 1º Trimestre/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 1º Trimestre/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Agosto de 2014 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 3º Trimestre/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 3º Trimestre/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 3º Trimestre/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Números de Empresas e Emprego Industrial

Números de Empresas e Emprego Industrial 1 1 Números de Empresas e Emprego Industrial DEPECON/FIESP 08/08/2005 2 2 A FIESP consultou o Cadastro de Estabelecimentos e Empresas referente à sua parte industrial (Min. do Trabalho e Emprego) resultando

Leia mais

ano/mês jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

ano/mês jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez Dados originais Faturamento real* 2014 116,3 121,5 125,0 124,1 129,7 118,8 126,1 129,8 134,6 140,5 130,6 120,9 2015 107,0 109,6 126,6 111,8 116,3 116,2 117,6 120,1 123,0 119,9 111,9 103,3 2016 91,3 98,5

Leia mais

Coeficientes de Abertura Comercial

Coeficientes de Abertura Comercial Coeficientes de Abertura Comercial 4º trimestre de 2012 PEC Gerência-Executiva de Política Econômica GPC Gerência-Executiva de Pesquisa e Competitividade Brasília, 04 de março de 2013 Coeficientes de Abertura

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Janeiro de 2016 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Fevereiro de 2016 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

ano XVI, n 6, junho de 2012

ano XVI, n 6, junho de 2012 ,, junho de 2012 EM FOCO O índice de preços das exportações apresentou alta de 0,3% em maio na comparação com abril, causada pela evolução positiva em produtos básicos e manufaturados (0,4%). Contudo,

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Março de 2016 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Abril de 2016 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Comissão de Estudos das Organizações Contábeis

Comissão de Estudos das Organizações Contábeis Educação Continuada - 2014 SPED Aspectos Relevantes do Bloco K e da NFC-e SPED Instituído pelo Decreto Federal nº 6.022/2007 de 22.01.2007 (D.O.U.: 22.01.2007) SPED (3 grandes blocos): - Nf-e / CT-e /

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 2º Trimestre/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 2º Trimestre/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 2º Trimestre/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 1º Trimestre/2017

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 1º Trimestre/2017 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 1º Trimestre/2017 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Junho de 2011 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 4º Trimestre/2016

Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação. 4º Trimestre/2016 Coeficientes de Exportação e Importação da Indústria de Transformação 4º Trimestre/2016 Os Coeficientes de Exportação e de Importação tem como objetivo analisar de forma integrada a produção industrial

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Fevereiro de 2014 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

ano XIX n 3 Março de 2015

ano XIX n 3 Março de 2015 ano XIX n 3 EM FOCO O Índice de preços das exportações totais apresentou acentuada queda de 17,6% em fevereiro, na comparação com fevereiro de 2014, em função das variações negativas registradas em todas

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Março de 2014 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Setembro de 2013 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. Avaliação das Normas sobre a EFD ICMS / IPI para implementação do Bloco K

Orientações Consultoria de Segmentos. Avaliação das Normas sobre a EFD ICMS / IPI para implementação do Bloco K Avaliação das Normas sobre a EFD ICMS / IPI para implementação do Bloco K 13/11/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Definição de Estoque... 3 2.1 Determinação Quantitativa do Estoque... 4 2.2 Inventario Períodico

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Fevereiro de 2013 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP

Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP P E S Q U I S A Centro das Indústrias do Estado de São Paulo CIESP Nível de Emprego Regional da Indústria Diretorias do CIESP Resultados do mês de Junho de 2013 FIESP/CIESP - Pesquisa NIVEL DE EMPREGO

Leia mais

ano XVII, n 10, outubro de 2013

ano XVII, n 10, outubro de 2013 ano XVII, n 10, outubro de 2013 EM FOCO O índice de preços das exportações registrou alta de 2,3% em setembro na comparação com o mês de agosto. A elevação dos preços mostra-se discreta, mas generalizada,

Leia mais

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS/PREVIDENCIÁRIAS E TRATAMENTOS CONTÁBEIS PARA 2018 1. SIMPLES NACIONAL 2. DIFAL 3. ISS E SUAS MUDANÇAS 4. ICMS ST: SUSPENSÃO PARCIAL DO CONVÊNIO 52/2017 5.

Leia mais

Reformulação da metodologia dos Coeficientes de abertura comercial. Brasília, julho de 2016

Reformulação da metodologia dos Coeficientes de abertura comercial. Brasília, julho de 2016 Reformulação da metodologia dos Coeficientes de abertura comercial Brasília, julho de 2016 Coeficientes de abertura comercial Estrutura 1. O que são os coeficientes de exportação e penetração de importações?

Leia mais

Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais.

Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais. Dezembro/2014 OBJETIVO Estruturar informações econômicas básicas sobre a caracterização da indústria mineira no Estado de Minas Gerais e em suas Regionais. Permitir ainda, uma análise comparativa da evolução

Leia mais

Números de Empresas e Emprego Industrial

Números de Empresas e Emprego Industrial 1 1 Números de Empresas e Emprego Industrial DEPECON/FIESP 24/03/2006 2 2 A FIESP consultou o Relatório Anual de Informações Sociais referente à sua parte industrial (Rais - Min. do Trabalho e Emprego)

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2011 Unidade de Estudos Econômicos PRINCIPAIS ESTADOS EXPORTADORES NO MÊS jan/10 Part(%) jan/11 Part(%) Var (%) SAO PAULO 3.127 27,7% 3.328 21,9% 6,4% 201

Leia mais

A Copan irá atender a obrigatoriedade visando os seus clientes, onde estão elencados na segunda e terceira fase do cronograma:

A Copan irá atender a obrigatoriedade visando os seus clientes, onde estão elencados na segunda e terceira fase do cronograma: Página1 de 6 Introdução: SPED Fiscal - Bloco K CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE é um registro eletrônico do livro modelo 3 REGISTRO DE CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE RCPE (obrigatório desde 1970).

Leia mais

AGRONÔMICA. Relatório do Movimento Econômico. Representatividade Setorial

AGRONÔMICA. Relatório do Movimento Econômico. Representatividade Setorial Representatividade Setorial 1 AGRICULTURA, PECUARIA E SERVICOS RELACIONADOS 2 COMERCIO VAREJISTA 3 FABRICACAO DE MAQUINAS, APARELHOS E MATERIAIS ELETRICOS 4 TELECOMUNICACOES 5 ATIVIDADES DE SERVICOS FINANCEIROS

Leia mais

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI.

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI. SPED Fiscal Introdução A Escrituração Fiscal Digital (EFD) foi instituída por meio do Convênio ICMS nº 143/2006, celebrado entre os Estados e o Distrito Federal, e tem sido imposta aos contribuintes gaúchos

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 15.12.2015 1. ICMS Santa Catarina PORTARIA SEF N 413/2015 Dispõe sobre o processamento dos pedidos de restituição de tributos. Desta forma, o pedido de restituição será formalizado

Leia mais

Anexo VI Requisitos Urbanísticos para o Uso do Solo QUADRO DE USOS ADMITIDOS (Tabela 1 de 7)

Anexo VI Requisitos Urbanísticos para o Uso do Solo QUADRO DE USOS ADMITIDOS (Tabela 1 de 7) Anexo VI (Tabela 1 7) MACROZONA RURAL USO OU ATIVIDADE Prioritário AUAP Secundário Controlado Especial Urbana Ambiental AUPA Rural Natural ARPA Rural Utilização Controlada ARUC RESIDENCIAL UNIFAMILIAR,

Leia mais

BLOCO K /BLOCO H Palestra PARCERIA EVITANDO MULTAS

BLOCO K /BLOCO H Palestra PARCERIA EVITANDO MULTAS BLOCO K /BLOCO H Palestra PARCERIA EVITANDO MULTAS www.portaldosped.com.br antoniosergio25@uol.com.br DESCUIDO FATAL Tudo parecia colaborar para o sucesso do negócio: Mas bastou a chegada de um fiscal

Leia mais

Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL. Resultados de Maio de 2017

Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL. Resultados de Maio de 2017 Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL Resultados de o de 2017 Data: 04/07/2017 Resumo o/2017 Variação (%) Grandes Categorias Econômicas Acumulado nos o 2017/il 2017* o 2017/o 2016

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais

02/02/2017. Prof. Marcos Lima

02/02/2017. Prof. Marcos Lima Prof. Marcos Lima Contador, graduado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE Especialista em Auditoria (UNIFOR) Consultor Tributário e Contábil Independente Diretor Executivo da Fortes Educação Professor

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2012 Unidade de Estudos Econômicos PRINCIPAIS ESTADOS EXPORTADORES NO MÊS jan/11 Part(%) jan/12 Part(%) Var (%) SAO PAULO 3.328 21,9% 3.672 22,7% 10,3% 344

Leia mais

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Bloco K. Cenário Atual e Principais Questões. Dezembro, 2015

Bloco K. Cenário Atual e Principais Questões. Dezembro, 2015 Cenário Atual e Principais Questões Dezembro, 2015 Palestrantes: Carolina Velloso Verginelli Sócia de Consultoria Tributária; Advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo (OAB/SP);

Leia mais

Bloco K: Impactos e Desafios na Era Digital. Diego Santos Renato Monteiro Sócios da Consulcamp

Bloco K: Impactos e Desafios na Era Digital. Diego Santos Renato Monteiro Sócios da Consulcamp Bloco K: Impactos e Desafios na Era Digital Diego Santos Renato Monteiro Sócios da Consulcamp Desde 1976, a Consulcamp disponibiliza serviços de auditoria, assessoria e consultoria nas áreas contábil,

Leia mais

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Diretoria de Pesquisas. Coordenação de Indústria PIM-PF REGIONAL. Resultados de Julho de 2017

Diretoria de Pesquisas. Coordenação de Indústria PIM-PF REGIONAL. Resultados de Julho de 2017 Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF REGIONAL Resultados de Julho de 2017 Resumo - Julho/2017 Variação (%) Locais Acumulado nos Julho 2017/Junho 2017* Julho 2017/Julho 2016 Acumulado

Leia mais

Decreto de 06/11/2018. Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis

Decreto de 06/11/2018. Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis Decreto 54.308 de 06/11/2018 Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis Alteração: Através do Decreto n. 54.308/18, DOE de 07/11/18, foi regulamentada a Lei n. 15.056/17,

Leia mais

Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL. Resultados de Fevereiro de 2017

Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL. Resultados de Fevereiro de 2017 Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF BRASIL Resultados de ereiro de 2017 Data: 04/04/2017 Resumo ereiro/2017 Variação (%) Grandes Categorias Econômicas Acumulado nos ereiro 2017/eiro

Leia mais

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS

Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro Unidade de Estudos Econômicos UNIDADE DE ESTUDOS ECONÔMICOS Balança Comercial do Rio Grande do Sul Janeiro 2013 Unidade de Estudos Econômicos O COMÉRCIO EXTERIOR DO RS EM JANEIRO Exportações A queda das exportações para a Argentina (43%) foi determinante para esse

Leia mais

São Caetandr_sao_caetano 31 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SÃO CAETANO DO SUL. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

São Caetandr_sao_caetano 31 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SÃO CAETANO DO SUL. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação São Caetandr_sao_caetano 31 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SÃO CAETANO DO SUL Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de São

Leia mais

Diadema dr_diadema 11 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE DIADEMA. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

Diadema dr_diadema 11 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE DIADEMA. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação Diadema dr_diadema 11 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE DIADEMA Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de Diadema representa apenas

Leia mais

ano XVIII, n 1, Janeiro de 2014

ano XVIII, n 1, Janeiro de 2014 ano XVIII, n 1, Janeiro de 2014 EM FOCO O índice de preços das exportações encerrou o ano de 2013 com queda de 3,2% em relação ao ano anterior. A redução dos preços de exportação foi generalizada, afetando

Leia mais

Santa Bárbdr_santa_barbara_oeste 27 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SANTA BÁRBARA D'OESTE. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

Santa Bárbdr_santa_barbara_oeste 27 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SANTA BÁRBARA D'OESTE. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação Santa Bárbdr_santa_barbara_oeste 27 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SANTA BÁRBARA D'OESTE Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP

Leia mais

São Bernardr_sao_bernardo 30 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

São Bernardr_sao_bernardo 30 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação São Bernardr_sao_bernardo 30 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de

Leia mais

Jacareí dr_jacarei 15 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE JACAREÍ. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

Jacareí dr_jacarei 15 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE JACAREÍ. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação Jacareí dr_jacarei 15 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE JACAREÍ Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de Jacareí representa três

Leia mais

ano XVII, n 7, julho de 2013

ano XVII, n 7, julho de 2013 ano XVII, n 7, julho de 2013 EM FOCO O índice de preços das exportações teve redução de 2,4% em junho frente a maio, resultado das quedas observadas em todas as classes de produtos: básicos (-2,9%), manufaturados

Leia mais

Diretoria de Pesquisas. Coordenação de Indústria PIM-PF REGIONAL. Resultados de Agosto de 2017

Diretoria de Pesquisas. Coordenação de Indústria PIM-PF REGIONAL. Resultados de Agosto de 2017 Diretoria de Pesquisas Coordenação de Indústria PIM-PF REGIONAL Resultados de Agosto de 2017 Resumo - Agosto/2017 Variação (%) Locais Acumulado nos Agosto 2017/Julho 2017* Agosto 2017/Agosto 2016 Acumulado

Leia mais

Cubatão dr_cubatao 10 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE CUBATÃO. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

Cubatão dr_cubatao 10 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE CUBATÃO. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação Cubatão dr_cubatao 10 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE CUBATÃO Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de Cubatão representa três

Leia mais

Guarulhos dr_guarulhos 13 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE GUARULHOS. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

Guarulhos dr_guarulhos 13 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE GUARULHOS. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação Guarulhos dr_guarulhos 13 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE GUARULHOS Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de Guarulhos representa

Leia mais

Americana dr_americana 2 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE AMERICANA. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

Americana dr_americana 2 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE AMERICANA. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação Americana dr_americana 2 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE AMERICANA Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de Americana representa

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital Evolução 2003 2004 2005 2006 2007 Emenda Constitucional nº 42 19/12/03 Art. 37 da Constituição Federal... XXII - as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria

DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos. Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria DEPECON Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos Cenário Econômico e Desempenho Mensal da Indústria Julho de 2017 Este relatório visa a fornecer informações econômicas sobre a Indústria de Transformação

Leia mais

Limeira dr_limeira 18 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE LIMEIRA. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

Limeira dr_limeira 18 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE LIMEIRA. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação Limeira dr_limeira 18 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE LIMEIRA Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de Limeira representa quatro

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta

Orientações Consultoria de Segmentos EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta EFD-Contribuições Regs M400 E M600 Valor da receita bruta 02/08/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão...

Leia mais

Piracicaba dr_piracicaba 23 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE PIRACICABA. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação

Piracicaba dr_piracicaba 23 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE PIRACICABA. Informações Econômicas e da Indústria de Transformação Piracicaba dr_piracicaba 23 DIRETORIA REGIONAL DO CIESP DE PIRACICABA Informações Econômicas e da Indústria de Última atualização em 01 de novembro de 2017 A Diretoria Regional do CIESP de Piracicaba representa

Leia mais