TERMO DE MOEDAS SEM GARANTIA. Especificações. Paridade Objeto de negociação do contrato, quando a relação for estabelecida em:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TERMO DE MOEDAS SEM GARANTIA. Especificações. Paridade Objeto de negociação do contrato, quando a relação for estabelecida em:"

Transcrição

1 TERMO DE MOEDAS SEM GARANTIA Especificações 1. Definições Taxa de câmbio Objeto de negociação do contrato quando a relação for estabelecida em quantidade de reais por unidade de moeda estrangeira (Ex.: USDBRL Reais por dólar dos Estados Unidos da América). Objeto de negociação do contrato, quando a relação for estabelecida em: Tipo A : quantidade de moeda estrangeira por uma unidade de dólar dos Estados Unidos da América (Ex.: USDCAD - Dólares canadenses por dólar dos Estados Unidos da América); Tipo B : quantidade de dólares dos Estados Unidos da América por uma unidade de moeda estrangeira (Ex.: EURUSD - Dólares dos Estados Unidos da América por ). Moeda base Moeda objeto do contrato. Exemplo: para taxa de câmbio de reais por uma unidade de dólar dos Estados Unidos da América (USDBRL), a moeda base é o dólar dos Estados Unidos da América. Moeda cotada Moeda de referencia em que a moeda base é cotada. Exemplo: para taxa de câmbio de reais por uma unidade de dólar dos Estados Unidos da América (USDBRL), a moeda cotada é o real. Dia útil Dia útil para fins de operações praticadas no mercado financeiro, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional. 2. Objeto de registro Taxa de câmbio ou paridade a termo, conforme definido no item Valor do objeto de registro Valor do objeto de registro, livremente pactuado entre as partes, com até oito casas decimais..1.

2 4. Tamanho do contrato Valor nocional do contrato, livremente pactuado entre as partes, expresso na moeda base, conforme definido no item 1, com até duas casas decimais. 5. Posição C = ; V =. Posição referente à natureza do participante na moeda base, objeto de registro. 6. Datas Negociação: data em que o contrato foi negociado entre as partes. Registro: data em que o contrato passa a fazer parte do sistema de registro de títulos e valores mobiliários da BM&FBOVESPA. O registro deve ser efetuado de acordo com os prazos estabelecidos pelo Banco Central de Brasil. Início: data de início de valorização do contrato. Fixing: data da observação da taxa de câmbio ou paridade de liquidação do contrato, podendo ser até o quinto dia útil anterior à data de vencimento. Vencimento: data de cálculo do valor de liquidação do contrato. Liquidação: data do fluxo financeiro da liquidação. O fluxo poderá ocorrer na data de vencimento ou no dia útil subsequente. 7. Modalidades do contrato : contrato com data de início igual data de negociação. 8. Fonte de informação do preço de liquidação Instituição responsável por calcular e divulgar o preço de liquidação (fixing). As instituições aceitas como fontes de informação estão contidas na lista de moedas e taxas de câmbio no Anexo I. 9. Critério do preço de liquidação Final: preço de liquidação a vista, verificado na data do fixing, divulgado pela instituição definida como fonte de informação do objeto do preço de liquidação do contrato, conforme item 8..2.

3 10. Câmbio cruzado Forma de cálculo do preço de liquidação quando o objeto do termo for uma taxa de câmbio (exceto quando a moeda base for dólar dos Estados Unidos da América), obtido através da combinação da paridade da moeda base e a taxa de câmbio de reais por dólar dos Estados Unidos. Exemplo: taxa de câmbio de reais por euro (EURBRL) pode ter o preço de liquidação apurado pela multiplicação entre a paridade de dólares dos Estados Unidos por (EURUSD) e a taxa de câmbio de reais por dólar dos Estados Unidos (USDBRL), de forma a se obter a taxa de câmbio de reais por euro (EURBRL), objeto de registro do termo. Nessa opção o participante deverá selecionar no registro a fonte de informação e boletim da moeda base em relação ao dólar a ser utilizada no cálculo de liquidação, bem como o boletim de conversão para Reais, se ou, sendo que a fonte de informação é Banco Central do Brasil (). Neste caso, a fórmula de cálculo utilizada na liquidação depende do tipo da paridade da moeda base, conforme segue: Tipo A Tipo B Onde: = moeda objeto do contrato, conforme definido no item 1. = taxa de câmbio de Reais em relação ao dólar dos Estados Unidos. = taxa de câmbio da moeda base em relação ao dólar dos Estados Unidos, em caso de paridade tipo A. = taxa de câmbio do dólar dos Estados Unidos em relação à moeda base, em caso de paridade tipo B..3.

4 11. Liquidação financeira Para operações registradas na modalidade sem garantia, a liquidação financeira do contrato é realizada fora do ambiente da BM&FBOVESPA, diretamente pelas partes envolvidas. Neste caso, a responsabilidade da BM&FBOVESPA limita-se, apenas e tão somente, ao registro das operações, ao controle escritural das posições e à informação dos valores de liquidação financeira. Consequentemente, a BM&FBOVESPA não se responsabiliza, em nenhuma hipótese, pela liquidação desses contratos, que, igualmente, não estão sob o amparo dos mecanismos de salvaguarda da Câmara de Registro, Compensação e Liquidação de Operações de Derivativos da BM&FBOVESPA. 12. Liquidação antecipada As partes contratantes, de comum acordo, poderão liquidar o contrato antecipadamente, ou seja, antes do vencimento originalmente contratado. A liquidação antecipada do contrato, seja parcial ou total, pode ocorrer entre o primeiro dia útil subsequente à data de registro, até o dia útil anterior à data de fixing do contrato. Os parâmetros deverão estar dentro dos limites de aceitação, podendo a BM&FBOVESPA solicitar mais esclarecimentos quando achar necessário. A antecipação poderá ser realizada optando entre uma das duas maneiras abaixo: a) O sistema irá calcular o valor presente da liquidação antecipada em reais com base nas informações dos parâmetros informados pelo participante. São elas: Parcela do contrato a ser liquidada: expressa em percentual do contrato ou valor base; Taxa de câmbio ou paridade de liquidação antecipada; Taxa de juros: expressa ao ano, na base 252 dias úteis exponencial, que descontará o fluxo financeiro a valor presente; e Taxa de câmbio para conversão em reais: informada somente quando o termo for paridade. b) O sistema irá acatar os valores informados pelo participante. São eles: Parcela do contrato a ser liquidada: expressa em percentual do contrato ou em valor base; Valor presente da liquidação antecipada: expresso em reais; e Natureza da parte solicitante: débito ou crédito..4.

5 Fórmula de cálculo para liquidação Antecipada: Termo de taxa de câmbio ( ) [ ( ) ] Termo de paridade ( ) [ ( ) ] Onde: = valor financeiro da liquidação antecipada, expresso em reais. = valor base da antecipação ou percentual de liquidação multiplicado pelo valor base em aberto para antecipação. = taxa de câmbio ou paridade de liquidação antecipada (não poderá ser igual à taxa a termo objeto de registro). = taxa de câmbio ou paridade contratada no registro do contrato. = taxa de câmbio de reais por unidade da moeda cotada para transformar o valor financeiro em reais. i = taxa de juros de descapitalização expressa em percentual ao ano 252 dias úteis, convenção exponencial, que será descontada do fluxo financeiro a valor presente. = quantidade de dias úteis existentes entre a data de liquidação antecipada e data de vencimento. O valor financeiro, se positivo, representará crédito para o comprador do termo e débito para o vendedor (o inverso é verdadeiro para valores negativo). 13. Condição de liquidação no vencimento O contrato será liquidado financeiramente no vencimento em reais, de acordo com a seguinte fórmula: Termo de taxa de câmbio ( ).5.

6 Sendo que: Para câmbio cruzado de moeda tipo A, TC Liq: Para câmbio cruzado de moeda tipo B, TC Liq: Termo de paridade ( ) Onde: = valor financeiro da liquidação no vencimento, expresso em reais. = valor nocional base em aberto na data de vencimento. = taxa de câmbio ou paridade observada na data de fixing, = taxa de câmbio ou paridade contratada no registro, de acordo com o item 2. = taxa de câmbio de Reais em relação ao dólar dos Estados Unidos. = taxa de câmbio da moeda base em relação ao dólar dos Estados Unidos, em caso de paridade tipo A. = taxa de câmbio do dólar dos Estados Unidos em relação à moeda base, em caso de paridade tipo B. = taxa de câmbio, divulgada pelo, de reais por unidade de moeda estrangeira cotada da paridade, usada na conversão do valor financeiro para reais. O valor financeiro, se positivo, representará crédito para o comprador do termo e débito para o vendedor (o inverso é verdadeiro para valores negativo)..6.

7 15. Normas complementares Faz parte integrante deste contrato, no que couber, a legislação em vigor, as normas e os procedimentos da BM&FBOVESPA, definidos em seus Estatutos Sociais, Regulamento de Operações e Ofícios Circulares, observadas adicionalmente, as regras específicas das autoridades governamentais que possam afetar os termos nele contidos. Na hipótese de situações não previstas neste contrato, bem como de medidas governamentais ou de qualquer outro fato, que impactem a formação, a maneira de apuração ou a divulgação de suas variáveis, ou que impliquem, inclusive, sua descontinuidade, a BM&FBOVESPA tomará as medidas que julgar necessárias, a seu critério, visando à liquidação do contrato ou à sua continuidade em bases equivalentes..7.

8 ANEXO I TAXAS DE CÂMBIO, PARIDADES E FONTES DE INFORMAÇÃO AUTORIZADAS PARA O TERMO DE MOEDAS - SEM GARANTIA Moeda Fonte de Informação* Boletim Peso argentino Dólar australiano Libra esterlina 00 Dólar canadense Peso chileno 14h30 Peso colombiano 15h Coroa dinamarquesa Banco Central peu Dólar de Hong Kong.8.

9 Moeda Fonte de Informação* Boletim Ringgit da Malásia Peso mexicano Lira turca Dólar da Nova Zelândia Rublo da Rússia Dólar de Singapura Rande da África do Sul Coroa sueca Franco suíço.9.

10 Moeda Fonte de Informação* Boletim Estados Unidos Won sul-coreano Iene Yuan *Fontes de Informação: BM&FBOVESPA Banco Central do Japão 10h 11h 12h 13h Cupom Limpo 5h30 Banco Central do Brasil. fixing de moedas fornecido pela, referente às moedas e horários descritos na tabela acima. fixing de moedas da como sendo a cotação closing price mid (fechamento), referente as moedas descritas na tabela acima. Banco Central peu de dólar dos Estados Unidos por euro calculado e divulgado pelo Banco Central peu. Taxa de câmbio de reais por unidade de moeda negociada, para entrega pronta, contratada nos termos da Resolução 3.568/2008, do Conselho Monetário Nacional (CMN), apurada e divulgada pelo Banco Central do Brasil, por intermédio do Sisbacen, transação 800, opção 5, cotação de fechamento, para liquidação em dois dias, a ser utilizada com até seis casas decimais, também divulgada pelo Bacen com a denominação de, conforme o Comunicado do Bacen, de 17/02/

11 ANEXO II COMBINAÇÕES POSSÍVEIS PARA TERMO MOEDAS SIMPLES, PARIDADADE E CÂMBIO CRUZADO - SEM GARANTIA Termo simples: Tipo de NDF Moeda Base Moeda Cotada Descrição Fonte Informação Boletim Moeda Base Moeda Base Peso argentino Brasileiro ARSBRL Peso argentino Brasileiro ARSBRL Dólar australiano Brasileiro AUDBRL Dólar australiano Brasileiro AUDBRL Dólar canadense Brasileiro CADBRL Dólar canadense Brasileiro CADBRL Franco suíço Brasileiro CHFBRL Franco suíço Brasileiro CHFBRL Peso chileno Brasileiro CLPBRL Peso chileno Brasileiro CLPBRL Yuan Brasileiro CNYBRL Yuan Brasileiro CNYBRL Peso colombiano Brasileiro COPBRL Peso colombiano Brasileiro COPBRL Coroa dinamarquesa Brasileiro DKKBRL Coroa dinamarquesa Brasileiro DKKBRL Brasileiro EURBRL Brasileiro EURBRL Libra esterlina Brasileiro GBPBRL Libra esterlina Brasileiro GBPBRL Dólar de Hong Kong Brasileiro HKDBRL.11.

12 Dólar de Hong Kong Brasileiro HKDBRL Iene Brasileiro JPYBRL Iene Brasileiro JPYBRL Won sul-coreano Brasileiro KRWBRL Won sul-coreano Brasileiro KRWBRL Peso mexicano Brasileiro MXNBRL Peso mexicano Brasileiro MXNBRL Ringgit da Malásia Brasileiro MYRBRL Ringgit da Malásia Brasileiro MYRBRL Dólar da Nova Zelândia Brasileiro NZDBRL Dólar da Nova Zelândia Brasileiro NZDBRL Rublo da Rússia Brasileiro RUBBRL Rublo da Rússia Brasileiro RUBBRL Coroa sueca Brasileiro SEKBRL Coroa sueca Brasileiro SEKBRL Dólar de Singapura Brasileiro SGDBRL Dólar de Singapura Brasileiro SGDBRL Lira turca Brasileiro TRYBRL Lira turca Brasileiro TRYBRL Estados Unidos Brasileiro USDBRL 10:00h Estados Unidos Brasileiro USDBRL 11:00h Estados Unidos Brasileiro USDBRL 12:00h Estados Unidos Brasileiro USDBRL 13:00h.12.

13 Estados Unidos Brasileiro USDBRL Estados Unidos Brasileiro USDBRL Estados Unidos Brasileiro USDBRL BMF Cupom Limpo Rande da África do Sul Brasileiro ZARBRL Rande da África do Sul Brasileiro ZARBRL Termo de paridade: Tipo de NDF Moeda Base Moeda Cotada Descrição Dólar australiano Dólar australiano Libra esterlina Libra esterlina Dólar da Nova Zelândia Fonte Informação Moeda Base Boletim Moeda Base Estados Unidos AUDUSD BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos AUDUSD WMR Estados Unidos EURUSD BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos EURUSD WMR Estados Unidos EURUSD BCE Estados Unidos GBPUSD BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos GBPUSD WMR Estados Unidos NZDUSD BLOOMBERG 16:00h Dólar da Nova Zelândia Estados Unidos NZDUSD WMR Estados Unidos Dólar canadense USDCAD BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos Dólar canadense USDCAD WMR Estados Unidos Franco suíço USDCHF BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos Franco suíço USDCHF WMR Estados Unidos Peso chileno USDCLP BLOOMBERG 14:30h Estados Unidos Peso chileno USDCLP WMR.13.

14 Estados Unidos Yuan USDCNY BLOOMBERG 05:30h Estados Unidos Yuan USDCNY WMR Estados Unidos Iene USDJPY BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos Iene USDJPY WMR Estados Unidos Iene USDJPY BOJ Estados Unidos Iene USDJPY Estados Unidos Iene USDJPY Estados Unidos Peso mexicano USDMXN BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos Peso mexicano USDMXN WMR Estados Unidos Lira turca USDTRY BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos Lira turca USDTRY WMR Estados Unidos Rande da África do Sul USDZAR BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos Rande da África do Sul USDZAR WMR Estados Unidos Peso colombiano USDCOP BLOOMBERG 15:00h Estados Unidos Peso colombiano USDCOP WMR Estados Unidos Coroa sueca USDSEK BLOOMBERG 16:00h Estados Unidos Coroa sueca USDSEK WMR Estados Unidos Peso argentino USDARS WMR Estados Unidos Estados Unidos Coroa dinamarquesa USDDKK WMR Dólar de Hong Kong USDHKD WMR Estados Unidos Won sul-coreano USDKRW WMR Estados Unidos Ringgit da Malásia USDMYR WMR Estados Unidos Rublo da Rússia USDRUB WMR Estados Unidos Dólar de Singapura USDSGD WMR.14.

15 Câmbio cruzado: Moeda Base Coroa dinamarquesa Coroa dinamarquesa Coroa sueca Coroa sueca Coroa sueca Coroa sueca Dólar australiano Dólar australiano Dólar australiano Dólar australiano Dólar canadense Dólar canadense Dólar canadense Dólar canadense Dólar da Nova Zelândia Dólar da Nova Zelândia Dólar da Nova Zelândia Dólar da Nova Zelândia Dólar de Hong Kong Dólar de Hong Kong Dólar de Singapura Dólar de Singapura Moeda Cotada Descrição Fonte Informação Moeda Base Boletim Moeda Base Fonte Informação Moeda Cotada Brasileiro DKKBRL WMR Brasileiro DKKBRL WMR Brasileiro SEKBRL WMR Brasileiro SEKBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro SEKBRL WMR Brasileiro SEKBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro AUDBRL WMR Brasileiro AUDBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro AUDBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro AUDBRL WMR Brasileiro CADBRL WMR Brasileiro CADBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro CADBRL WMR Brasileiro CADBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro NZDBRL WMR Brasileiro NZDBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro NZDBRL WMR Brasileiro NZDBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro HKDBRL WMR Brasileiro HKDBRL WMR Brasileiro SGDBRL WMR Brasileiro SGDBRL WMR Boletim Moeda Cotada.15.

16 Franco suíço Franco suíço Franco suíço Franco suíço Iene Iene Iene Iene Iene Iene Libra esterlina Libra esterlina Libra esterlina Libra esterlina Lira turca Lira turca Lira turca Lira turca Peso argentino Peso argentino Peso chileno Brasileiro EURBRL WMR Brasileiro EURBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro EURBRL BCE Brasileiro EURBRL WMR Brasileiro EURBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro EURBRL BCE Brasileiro CHFBRL WMR Brasileiro CHFBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro CHFBRL WMR Brasileiro CHFBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro JPYBRL WMR Brasileiro JPYBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro JPYBRL BOJ Brasileiro JPYBRL WMR Brasileiro JPYBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro JPYBRL BOJ Brasileiro GBPBRL WMR Brasileiro GBPBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro GBPBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro GBPBRL WMR Brasileiro TRYBRL WMR Brasileiro TRYBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro TRYBRL WMR Brasileiro TRYBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro ARSBRL WMR Brasileiro ARSBRL WMR Brasileiro CLPBRL WMR.16.

17 Peso chileno Peso chileno Peso chileno Peso colombiano Peso colombiano Peso colombiano Peso colombiano Peso mexicano Peso mexicano Peso mexicano Peso mexicano Rande da África do Sul Rande da África do Sul Rande da África do Sul Rande da África do Sul Ringgit da Malásia Ringgit da Malásia Rublo da Rússia Rublo da Rússia Won sulcoreano Won sulcoreano Yuan Yuan Yuan Yuan Brasileiro CLPBRL BLOOMBERG 14:30h Brasileiro CLPBRL WMR Brasileiro CLPBRL BLOOMBERG 14:30h Brasileiro COPBRL WMR Brasileiro COPBRL BLOOMBERG 15:00h Brasileiro COPBRL WMR Brasileiro COPBRL BLOOMBERG 15:00h Brasileiro MXNBRL WMR Brasileiro MXNBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro MXNBRL WMR Brasileiro MXNBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro ZARBRL WMR Brasileiro ZARBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro ZARBRL WMR Brasileiro ZARBRL BLOOMBERG 16:00h Brasileiro MYRBRL WMR Brasileiro MYRBRL WMR Brasileiro RUBBRL WMR Brasileiro RUBBRL WMR Brasileiro KRWBRL WMR Brasileiro KRWBRL WMR Brasileiro CNYBRL WMR Brasileiro CNYBRL BLOOMBERG 05:30h Brasileiro CNYBRL WMR Brasileiro CNYBRL BLOOMBERG 05:30h.17.

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F. Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio.

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F. Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio. 23 de dezembro de 2009 081/2009-DP O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da BM&FBOVESPA (BVMF) Segmento BM&F Ref.: Lançamento do Contrato a Termo de Taxa de Câmbio. Comunicamos que, a

Leia mais

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO)

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO) CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL BASEADO EM OPERAÇÕES COMPROMISSADAS DE UM DIA (DCO) Especificações 1. Definições Contrato (especificações): termos e regras sob os quais as operações serão realizadas e

Leia mais

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL (DDI)

CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL (DDI) 1. Definições CONTRATO FUTURO DE CUPOM CAMBIAL (DDI) Especificações Contrato (especificações): Dia útil: termos e regras sob os quais as operações serão realizadas e liquidadas. considerar-se-á dia útil,

Leia mais

TERMO DE MOEDA - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro

TERMO DE MOEDA - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro TERMO DE MOEDA - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro 02/10/2017 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 3 2 OBJETO DE REGISTRO... 6 3 DADOS DA OPERAÇÃO... 7 4 CRITÉRIO

Leia mais

Termo de Metais. Especificações

Termo de Metais. Especificações Termo de Metais Especificações 1. Definições Preço do metal Preço do metal, objeto de negociação, expresso em dólares dos Estados Unidos da América por tonelada métrica, especificado pela BM&FBOVESPA dentre

Leia mais

Contrato a Termo de Metais Especificações

Contrato a Termo de Metais Especificações Contrato a Termo de Metais Especificações 1. Definições Contrato (especificações): termos e regras sob os quais as operações serão realizadas e liquidadas. Preço do metal (MT): preço do metal, objeto de

Leia mais

COMUNICADO SISTEMA DE CONTRATOS A TERMO Nº001/01. Ref.: Contratos a Termo de Moeda Sem Entrega Física.

COMUNICADO SISTEMA DE CONTRATOS A TERMO Nº001/01. Ref.: Contratos a Termo de Moeda Sem Entrega Física. COMUNICADO SISTEMA DE CONTRATOS A TERMO Nº001/01 Aos Participantes do Sistema de Contratos a Termo Ref.: Contratos a Termo de Moeda Sem Entrega Física. A Central de Custódia e de Liquidação Financeira

Leia mais

Opção de Metais. Especificações

Opção de Metais. Especificações Opção de Metais Especificações 1. Definições Preço do metal Preço do metal, objeto de negociação, expresso em dólares dos Estados Unidos da América por tonelada métrica, especificado pela BM&FBOVESPA dentre

Leia mais

CONTRATO FUTURO DE CUPOM DE IPCA. Especificações

CONTRATO FUTURO DE CUPOM DE IPCA. Especificações CONTRATO FUTURO DE CUPOM DE IPCA Especificações 1. Definições IPCA Taxa DI Preço unitário (PU) Saque-reserva Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, expresso em número-índice (número de pontos),

Leia mais

CONTRATO DE OPÇÃO DE COMPRA SOBRE FUTURO DE S&P 500. Especificações

CONTRATO DE OPÇÃO DE COMPRA SOBRE FUTURO DE S&P 500. Especificações CONTRATO DE OPÇÃO DE COMPRA SOBRE FUTURO DE S&P 500 1. Definições Contrato Futuro de S&P 500 Compra de um contrato Venda de um contrato Especificações Contrato Futuro de S&P 500 com Liquidação Financeira

Leia mais

TERMO DE MOEDAS¹ COM GARANTIA. Especificações

TERMO DE MOEDAS¹ COM GARANTIA. Especificações TERMO DE MOEDAS¹ COM GARANTIA Especificações 1. Definições Taxa de câmbio Objeto de negociação do contrato quando a relação for estabelecida em quantidade de reais por uma unidade de moeda estrangeira

Leia mais

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre Metais Especificações

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre Metais Especificações Contrato de Opção Flexível de Compra sobre Metais Especificações 1. Definições Contrato (especificações): termos e regras sob os quais as operações serão realizadas e liquidadas. Preço do metal (MT): preço

Leia mais

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre o Contrato Futuro de Soja em Grão a Granel - Especificações -

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre o Contrato Futuro de Soja em Grão a Granel - Especificações - 1. Definições Contrato (especificações): Compra de um contrato: Venda de um contrato: Contrato Futuro de Soja: Preço futuro da soja: Contrato de Opção Flexível de Compra sobre o Contrato Futuro de Soja

Leia mais

SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro

SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro SWAP - CONTRATADO COM CONTRAPARTE CENTRAL Especificações para Registro 02/10/2017 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 3 2 OBJETO DE REGISTRO... 5 3 DADOS DA OPERAÇÃO... 5 4 LIQUIDAÇÃO... 7 5 TRANSFERÊNCIA DE POSIÇÃO...

Leia mais

Caderno de Fórmulas. Termo CCP. Elaboração: Agosto/2018 Última Atualização: 17/08/2018 [B] 3

Caderno de Fórmulas. Termo CCP. Elaboração: Agosto/2018 Última Atualização: 17/08/2018 [B] 3 Termo CCP Elaboração: Agosto/2018 Última Atualização: 17/08/2018 [B] 3 Apresentação O tem por objetivo orientar os usuários do com CCP, na compreensão da metodologia de cálculo e dos critérios de precisão

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Membros de Compensação, Corretoras Associadas e Operadores Especiais

O F Í C I O C I R C U L A R. Membros de Compensação, Corretoras Associadas e Operadores Especiais 13 de setembro de 2006 101/2006-DG O F Í C I O C I R C U L A R Membros de Compensação, Corretoras Associadas e Operadores Especiais Ref.: Alteração dos Contratos de Opções de Compra e Venda sobre Futuro

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Setembro 2013

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Setembro 2013 Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Setembro 2013 Informamos os procedimentos a serem aplicados durante o mês de setembro de 2013 para a apuração dos

Leia mais

CONTRATO DE OPÇÃO DE COMPRA SOBRE FUTURO DE SOJA COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA PELO PREÇO DO CONTRATO FUTURO MÍNI DE SOJA DO CME GROUP.

CONTRATO DE OPÇÃO DE COMPRA SOBRE FUTURO DE SOJA COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA PELO PREÇO DO CONTRATO FUTURO MÍNI DE SOJA DO CME GROUP. CONTRATO DE OPÇÃO DE COMPRA SOBRE FUTURO DE SOJA COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA PELO PREÇO DO CONTRATO FUTURO MÍNI DE SOJA DO CME GROUP Especificações 1. Definições Compra de um contrato operação na qual o

Leia mais

Contrato Futuro de Soja com Liquidação Financeira pelo Preço do Contrato Futuro Míni de Soja do CME Group Especificações. realizadas e liquidadas.

Contrato Futuro de Soja com Liquidação Financeira pelo Preço do Contrato Futuro Míni de Soja do CME Group Especificações. realizadas e liquidadas. Contrato Futuro de Soja com Liquidação Financeira pelo Preço do Contrato Futuro Míni de Soja do CME Group Especificações 1. Definições Contrato (especificações): Taxa de câmbio referencial BM&FBOVESPA:

Leia mais

OPÇÃO FLEXÍVEL CONTRATADA COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro

OPÇÃO FLEXÍVEL CONTRATADA COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro OPÇÃO FLEXÍVEL CONTRATADA COM CONTRAPARTE CENTRAL GARANTIDORA ( COM GARANTIA ) Especificações para Registro 27/11/2017 SUMÁRIO 1 DEFINIÇÕES... 3 2 OBJETO DE REGISTRO... 5 3 DADOS DA OPERAÇÃO... 6 4 LIQUIDAÇÃO...

Leia mais

Caderno de Fórmulas. Módulo de Termo

Caderno de Fórmulas. Módulo de Termo Módulo de Termo Elaboração: Fevereiro/2013 Última Atualização: 03/10/2017 Apresentação O Caderno de Fórmulas tem por objetivo orientar os usuários do Termo de Moedas e de Mercadorias (Commodities) sem

Leia mais

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre Ibovespa Especificações

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre Ibovespa Especificações Contrato de Opção Flexível de Compra sobre Ibovespa Especificações 1. Definições Contrato (especificações): termos e regras sob os quais as operações serão realizadas e liquidadas. Ibovespa: índice de

Leia mais

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO DE ATIVOS 1. Objeto do contrato Ações, Units, Brazilian Depositary Receipts (BDR) Patrocinados, Cotas de Fundo de Investimento em Índice de Ações e em Índice Internacional (ETF)

Leia mais

ANO XXVI ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015

ANO XXVI ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015 ANO XXVI - 2015-1ª SEMANA DE AGOSTO DE 2015 BOLETIM INFORMARE Nº 32/2015 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA TAXAS DE CÂMBIO PARA ATUALIZAÇÃO DOS CRÉDITOS E OBRIGAÇÕES EM MOEDA ESTRANGEIRA ATUALIZAÇÃO EM

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Maio 2011

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Maio 2011 Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Maio 2011 Informamos os procedimentos a serem aplicados durante o mês de maio de 2011 para a apuração dos preços

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 147. Legislação. Atos não legislativos. 59. o ano. Edição em língua portuguesa. 3 de junho de 2016.

Jornal Oficial da União Europeia L 147. Legislação. Atos não legislativos. 59. o ano. Edição em língua portuguesa. 3 de junho de 2016. Jornal Oficial da União Europeia L 147 Edição em língua portuguesa Legislação 59. o ano 3 de junho de 2016 Índice II Atos não legislativos REGULAMENTOS Regulamento de Execução (UE) 2016/869 da Comissão,

Leia mais

6 Especificação dos produtos negociados na BM&F

6 Especificação dos produtos negociados na BM&F 40 6 Especificação dos produtos negociados na BM&F 6.1 Especificações do Contrato Futuro de Taxa Média de Depósitos Interfinanceiros de Um Dia 1. Definições Preço unitário (PU): o valor, em pontos, correspondente

Leia mais

DERIVATIVOS DE Balcão. Termo de Moedas

DERIVATIVOS DE Balcão. Termo de Moedas DERIVATIVOS DE Balcão Termo de Moedas Termo de Moedas Registro de negociação de taxas de câmbio ou de paridade futura O produto O Contrato a Termo de Moedas possibilita a negociação de taxa de câmbio ou

Leia mais

Derivativos de Balcão Termo de Mercadorias. Termo de Mercadorias

Derivativos de Balcão Termo de Mercadorias. Termo de Mercadorias Derivativos de Balcão Derivativos de Balcão Derivativos de Balcão Registro de operações baseadas no preço de mercadorias nacionais ou internacionais O produto A BM&FBOVESPA possibilita o registro das operações

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Ancoragem das expectativas inflacionárias Por motivos internos e externos, na semana de 08 a 15 de abril, o prêmio de risco soberano brasileiro reduziu-se em 48 pontos básicos. A expectativa de um eventual

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Redução da Selic no segundo semestre? A semana do dia 15 ao 22 de abril trouxe nova revisão nas projeções de inflação, favorecida pelo forte desaquecimento da economia e pela recente apreciação cambial.

Leia mais

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre. - Especificações -

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre. - Especificações - Contrato de Opção Flexível de Compra sobre It Now IFNC Fundo de Índice (FIND11) - Especificações - 1. Definições Contrato (especificações): It Now IFNC Fundo de Índice (FIND11): Contrato negociado: Compra

Leia mais

Índice 1 Atualizações Enviar Arquivos... 4

Índice 1 Atualizações Enviar Arquivos... 4 Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1 Registro de Contrato do Participante... 4 2.2 ANTECIPACAOTER Antecipação TER... 10 2.3 TAXACAMBIOTER Taxa de Câmbio para Avaliação TER... 12 2 1 Atualizações

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Readequação nos juros de curto prazo Expectativas de inflação Na semana do dia 24 de junho ao 01 de julho, as incertezas quanto aos prováveis desdobramentos do Brexit não foram capazes de afetar negativamente

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Juros reais em baixa No período entre os dias 06 e 13 de maio, o IPCA projetado para os próximos 12 meses apresentou queda, da mesma forma a estimativa para o fechamento de 2017. A estrutura a termo da

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA NOVOS INVESTIDORES NÃO RESIDENTES PRODUTOS ELEGÍVEIS E VALORES DOS PONTOS POR CONTRATO

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA NOVOS INVESTIDORES NÃO RESIDENTES PRODUTOS ELEGÍVEIS E VALORES DOS PONTOS POR CONTRATO PROGRAMA DE INCENTIVO PARA NOVOS INVESTIDORES NÃO RESIDENTES PRODUTOS ELEGÍVEIS E VALORES DOS PONTOS POR CONTRATO Conforme Ofício Circular 041/2017-DP, de 12/07/2017, o Programa de Incentivo para Novos

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Ibovespa frustra expectativas Com movimento não aguardado pelo mercado, o Ibovespa reduziu 4,0% na semana dos dias 13 a 20 de maio. A forte elevação nos preços dos alimentos e remédios exerceu pressão

Leia mais

Layout em Implementação. Termo

Layout em Implementação. Termo Layout em Implementação Termo Atualizado em: 27/02/2018 Comunicado: 004-2018-VPC Homologação: - Versão: mai/2018 Índice 1 Atualizações... 2 2 Receber Arquivos... 3 2.1.1 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER)... 3

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos

O F Í C I O C I R C U L A R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos 05 de maio de 2006 046/2006-DG O F Í C I O C I R C U L A R Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos Ref.: SISBEX Introdução de Novas Especificações Contratuais para a Negociação

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA NOVOS INVESTIDORES NÃO RESIDENTES PRODUTOS ELEGÍVEIS E VALORES DOS PONTOS POR CONTRATO

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA NOVOS INVESTIDORES NÃO RESIDENTES PRODUTOS ELEGÍVEIS E VALORES DOS PONTOS POR CONTRATO PROGRAMA DE INCENTIVO PARA NOVOS INVESTIDORES NÃO RESIDENTES PRODUTOS ELEGÍVEIS E VALORES DOS PONTOS POR CONTRATO Conforme Ofício Circular 035/2018-PRE, de 25/07/2018, o Programa de Incentivo para Novos

Leia mais

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre. ishares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11): - Especificações -

Contrato de Opção Flexível de Compra sobre. ishares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11): - Especificações - Contrato de Opção Flexível de Compra sobre ishares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11) - Especificações - 1. Definições Contrato (especificações): ishares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11): Contrato negociado:

Leia mais

O F Í C I O C I R C U LA R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos

O F Í C I O C I R C U LA R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos 11 de novembro de 2005 O F Í C I O C I R C U LA R Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos Ref.: SISBEX Implantação da Fase 2 da Clearing de Ativos Novos Contratos para o Mercado

Leia mais

Conteúdo. Participante 2

Conteúdo. Participante 2 Versão: 22/08/2011 Conteúdo 1 - Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio... 3 1.1 - DPOSICAO Estratégia de Renda Fixa e Opções Flexíveis... 3 1.2 - Recibo de Registro de Contrato de Opção Flexível... 10 2

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Expectativas inflacionárias mantêm-se em queda Na semana entre os dias 22 e 29 de abril, ainda que com menor intensidade, as expectativas inflacionárias voltaram a se reduzir. O comportamento da taxa de

Leia mais

1 Atualizações. Acerto do formato do campo cotação para fixing sequência 46. Atualizado em. 25/10/2016 Capa Inclusão da data conforme o comunicado.

1 Atualizações. Acerto do formato do campo cotação para fixing sequência 46. Atualizado em. 25/10/2016 Capa Inclusão da data conforme o comunicado. Índice 1 Atualizações... 3 2 Enviar Arquivos... 4 2.1 Registro de Contrato do Participante... 4 3 Receber Arquivos... 10 3.1 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER)... 10 3.2 DMOVIMENTO (AAAAMMDDPO.TER)... 17 1 Atualizações

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos. Ref.: SISBEX Introdução de Novos Contratos de NTN-F.

O F Í C I O C I R C U L A R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos. Ref.: SISBEX Introdução de Novos Contratos de NTN-F. 16 de junho de 2006 067/2006-DG O F Í C I O C I R C U L A R Associados da BM&F e do Mercado de Títulos Públicos Ref.: SISBEX Introdução de Novos Contratos de NTN-F. Comunicamos que, a partir de 19/06/2006,

Leia mais

O F Í C I O C I R C U LA R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos

O F Í C I O C I R C U LA R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos 13 de maio de 2004 062/2004-DG O F Í C I O C I R C U LA R Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos Ref.: SISBEX Contratos para o Mercado de Títulos Públicos. Prezados Senhores,

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO De olho no BREXIT A semana do dia 03 ao 10 de junho ficou marcada pelos impactos na volatilidade dos mercados de risco de uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia (BREXIT). A manutenção da Selic

Leia mais

Roteiro de Certificação

Roteiro de Certificação 7/4/2010 Sistema de Registro de Derivativos de Balcão Roteiro de Certificação Versão: 1.0 Data: 16/01/2013 Contato Coordenadoria de Registro de Derivativos de Balcão o balcao@bvmf.com.br o +55 11 2565-4646

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Efeitos limitados do BREXIT O comportamento das variáveis de mercado entre os dias 17 e 24 de junho foi fundamentalmente influenciado pelos sentimentos acerca do BREXIT. Com os prováveis desdobramentos

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Informações Adicionais e. Dados Quantitativos

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Informações Adicionais e. Dados Quantitativos Relatório de Gerenciamento de Riscos Informações Adicionais e Dados Quantitativos Avaliação da adequação do Patrimônio de Referência (PR) face à estrutura e contexto operacional O processo de monitoramento

Leia mais

Anexo I ao Ofício Circular 140/2005-DG

Anexo I ao Ofício Circular 140/2005-DG Anexo I ao Ofício Circular 140/2005-DG Contrato-Padrão de Compra e Venda Cumulada com Operação Relativa a Compromisso de Revenda e Recompra com Foco em Lastro Específico e Livre Movimentação dos Títulos

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos

O F Í C I O C I R C U L A R. Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos 04 de dezembro de 2006 135/2006-DG O F Í C I O C I R C U L A R Associados da BM&F e Participantes do Mercado de Títulos Públicos Ref: SISBEX Introdução do Contrato de Operações Compromissadas Genéricas

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Real mais valorizado Durante a semana do dia 22 a 29 de julho, o mercado ficou à espera da ata do Copom que confirmou a intenção do Banco Central em trazer a inflação para o centro da meta, praticamente

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA de dezembro de 07 007/07-DN O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA Ref.: Política de Tarifação de Derivativos de Balcão com Contraparte Central Garantidora (CCP).

Leia mais

SISTEMA DE RISCO DO SEGMENTO BM&F SUBSISTEMA DE MARGEM PARA ATIVOS LÍQUIDOS ANEXO III FUTUROS DE MOEDAS E AGROPECUÁRIOS COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA

SISTEMA DE RISCO DO SEGMENTO BM&F SUBSISTEMA DE MARGEM PARA ATIVOS LÍQUIDOS ANEXO III FUTUROS DE MOEDAS E AGROPECUÁRIOS COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA 1/2011 Bolsa de Valores, Mercadorias & Futuros SISTEMA DE RISCO DO SEGMENTO BM&F SUBSISTEMA DE MARGEM PARA ATIVOS LÍQUIDOS ANEXO III FUTUROS DE MOEDAS E AGROPECUÁRIOS COM LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA Neste anexo,

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO fev/15 FED sinaliza ritmo mais lento para a alta dos juros Ainda que cercada de incertezas originadas por eventos não econômicos, a semana de 11 a 18 de março sinalizou moderação do processo de normalização

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ibalcão DERIVATIVOS (Produção) Sistema de Registro

MANUAL DO USUÁRIO ibalcão DERIVATIVOS (Produção) Sistema de Registro ibalcão DERIVATIVOS (Produção) Sistema de Registro 15/02/2018 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO NOTA... 3 1 INTRODUÇÃO... 6 2 REGISTRO DE OPERAÇÕES... 11 3 EVENTOS... 49 4 CONSULTAS... 78 5 DISPOSIÇÕES FINAIS...

Leia mais

Parágrafo 1º Para a apuração do limite estabelecido no caput define-se como:

Parágrafo 1º Para a apuração do limite estabelecido no caput define-se como: CIRCULAR Nº 2894 Documento normativo revogado pela Circular 3.367, de 12/09/2007. Estabelece procedimentos para o cálculo do limite de exposição em ouro e em ativos e passivos referenciados em variação

Leia mais

", em que: RWA CAM F EXP. Exp 1 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013

, em que: RWA CAM F EXP. Exp 1 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.641, DE 4 DE MARÇO DE 2013 Estabelece os procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA) referente às exposições em ouro, em moeda estrangeira e em ativos sujeitos

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Redução lenta nas expectativas inflacionárias Aliadas ao cenário doméstico repleto de incertezas, as condições da economia global sofreram, na semana do dia 01 a 08 de abril, alguma deterioração nas cotações

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO jan/15 fev/15 Ligeira deterioração nos principais indicadores Com o feriado da Semana Santa, os principais indicadores para a semana de 18 a 24 de março apresentaram relativa estabilidade, com os mercados

Leia mais

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 5 de setembro de 2018

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 5 de setembro de 2018 Jornal Oficial C 313 da União Europeia 61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 5 de setembro de 2018 Índice IV Informações INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO jan/15 jan/15 Acomodação com o cenário externo A semana de 19 a 26 de fevereiro apresentou movimentos moderados nas principais variáveis de mercado. A despeito do resultado negativo para o IPCA-15 de fevereiro,

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Liquidez internacional e prêmios de risco A semana encerrada em 05 de agosto continuou a mostrar os reflexos do elevado grau de liquidez no mercado financeiro internacional com efeitos nos mercados de

Leia mais

Contrato de Swap Cambial com Ajuste Periódico Baseado em Operações Compromissadas de Um Dia

Contrato de Swap Cambial com Ajuste Periódico Baseado em Operações Compromissadas de Um Dia Contrato de Swap Cambial com Ajuste Periódico Baseado em Operações Compromissadas de Um Dia Especificações 1. Definições Contrato (especificações): Contrato negociado: Posição Atualizada do Dia: Ponta

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 49/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 49/2016 ANO XXVII - 2016-2ª SEMANA DE DEZEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 49/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA FESTAS DE FIM DE ANO, BRINDES E CESTAS DE NATAL - TRATAMENTO FISCAL... Pág. 682 TAXAS DE CÂMBIO

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Menor aversão ao risco, mesmo com incertezas domésticas A semana do dia 24 de março a primeiro de abril ficou marcada por movimentos favoráveis no mercado de câmbio e de juros, nas expectativas inflacionárias

Leia mais

CIRCULAR Nº Arnim Lore Diretor. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

CIRCULAR Nº Arnim Lore Diretor. Este texto não substitui o publicado no DOU e no Sisbacen. 1 CIRCULAR Nº 1.547 Documento normativo revogado pela Circular 3.081, de 17/01/2002. Comunicamos que a Diretoria do Banco Central do Brasil, considerando o disposto na Resolução nº 1.662, desta data, decidiu

Leia mais

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA VERSÃO: 23/05/2011 2/10 MANUAL DE NORMAS TERMO DE MOEDA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 6 CAPÍTULO

Leia mais

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO

COMPORTAMENTO SEMANAL DE MERCADO Seguindo os ventos externos A projeção do IPCA para os próximos 12 meses voltou a apresentar queda, contudo mesmo a estimativa para 2017 está ainda distante do centro da meta. Apesar das incertezas locais,

Leia mais

Preçário. CECABANK, S.A. - Sucursal em Portugal SUCURSAL. Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO. Data de Entrada em vigor: 01-jun-2019

Preçário. CECABANK, S.A. - Sucursal em Portugal SUCURSAL. Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO. Data de Entrada em vigor: 01-jun-2019 Preçário SUCURSAL Consulte o FOLHETO DE TAXAS DE JURO Data de Entrada em vigor: 01-jun-2019 O Preçário completo do Cecabank, S.A. - Sucursal em Portugal, contém o Folheto de Comissões e Despesas (que incorpora

Leia mais

Atualização da Versão Introdução ao Termo... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6

Atualização da Versão Introdução ao Termo... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6 Conteúdo Atualização da Versão... 3 Introdução ao Termo... 4 Conhecendo o Produto... 5 Ações dos Botões das Telas... 6 Lançamentos... 7 Contrato a Termo de Moedas... 8 Antecipação... 19 Intermediação de

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA

O F Í C I O C I R C U L A R. Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA 12 de julho de 2017 041/2017-DP O F Í C I O C I R C U L A R Participantes dos Mercados da B3 Segmento BM&FBOVESPA Ref.: Programa de Incentivo para Novos Investidores Não Residentes. A B3 promoverá, a partir

Leia mais

Instrumentos Financeiros Derivativos

Instrumentos Financeiros Derivativos Instrumentos Financeiros Derivativos 1. As operações com instrumentos financeiros derivativos realizadas por conta própria pelas instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo

Leia mais

1 Receber Arquivos. Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio Nome do Arquivo 1.1 DPOSICAO Estratégia de Renda Fixa e Opções Flexíveis

1 Receber Arquivos. Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio Nome do Arquivo 1.1 DPOSICAO Estratégia de Renda Fixa e Opções Flexíveis 1 Sumário 1 Receber Arquivos... 3 1.1 DPOSICAO Estratégia de Renda Fixa e Opções Flexíveis... 3 1.2 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER)... 9 2 Enviar Arquivos...17 2.1 Registro da Operação de Renda Fixa - Box de

Leia mais

X(20) 7-26 Nome Simplificado da Entidade que gerou o arquivo. Data X(8) Formato AAAAMMDD Filler X(1022)

X(20) 7-26 Nome Simplificado da Entidade que gerou o arquivo. Data X(8) Formato AAAAMMDD Filler X(1022) 1 Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio Nome do Arquivo Tamanho do Registro DPOSICAO Opções Flexíveis sobre Taxa de Câmbio Caracteres 1056 Header Campo Formato Posição Descrição/conteúdo ID do Sistema

Leia mais

O F Í C I O C I R C U LA R

O F Í C I O C I R C U LA R 04 de novembro de 2008 077/2008-DP O F Í C I O C I R C U LA R do Mercado de Títulos Públicos Ref.: SISBEX: Introdução das modalidades Empréstimo de Títulos Públicos e Compromissada Específica com Liquidação

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ibalcão DERIVATIVOS Sistema de Registro

MANUAL DO USUÁRIO ibalcão DERIVATIVOS Sistema de Registro ibalcão DERIVATIVOS Sistema de Registro 07/06/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO NOTA... 3 1 INTRODUÇÃO... 6 2 REGISTRO DE OPERAÇÕES... 10 3 EVENTOS... 39 4 CONSULTAS... 70 5 ANEXOS... 87 2 INFORMAÇÃO PÚBLICA

Leia mais

Documento de informação sobre comissões

Documento de informação sobre comissões s Documento de informação sobre comissões Nome do fornecedor da conta: PayPal (Europe) S.à r.l. et Cie, S.C.A. ("PayPal") Designação da conta: Conta PayPal Pessoal (Portugal) Data: 12 de dezembro de 2018

Leia mais

MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO

MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO VERSÃO: 01/7/2008 2/8 MANUAL DE NORMAS SWAP DE CRÉDITO ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES 5 CAPÍTULO

Leia mais

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 11 de abril de 2018

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 11 de abril de 2018 Jornal Oficial C 128 da União Europeia 61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 11 de abril de 2018 Índice II Comunicações COMUNICAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção DERIVATIVOS COMO INSTRUMENTO DE HEDGE CAMBIAL

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção DERIVATIVOS COMO INSTRUMENTO DE HEDGE CAMBIAL Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção DERIVATIVOS COMO INSTRUMENTO DE HEDGE CAMBIAL Dissertação de Mestrado Acyr Elias Freire Junior Florianópolis 2002

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatório de Gerenciamento de Riscos Estrutura de Gerenciamento de Capital Informações Adicionais e Dados Quantitativos Banco Mizuho do Brasil SA. 14/03/2014 1 Estrutura de Gerenciamento de Capital 1.

Leia mais

O F Í C I O C I R C U L A R. Membros de Compensação, Corretoras Membros e Operadores Especiais.

O F Í C I O C I R C U L A R. Membros de Compensação, Corretoras Membros e Operadores Especiais. 29 de maio de 2008 006/2008-DP O F Í C I O C I R C U L A R Membros de Compensação, Corretoras Membros e Operadores Especiais. Ref.: Margem de Garantia e Limites de Preço para os Contratos a Termo e de

Leia mais

Campo Formato Posição Conteúdo Descrição Data X(10) 1-10 Data da operação. Formato: AAAA-MM-DD.

Campo Formato Posição Conteúdo Descrição Data X(10) 1-10 Data da operação. Formato: AAAA-MM-DD. Termo de Moedas Nome do Arquivo Registro de Contrato do Participante Header Campo Formato Posição Conteúdo Descrição Data X(10) 1-10 Data da operação. Formato: AAAA-MM-DD. Registro Campo Formato Posição

Leia mais

Orientações finais. Orientações revistas sobre a especificação adicional dos indicadores de importância sistémica global e sua divulgação

Orientações finais. Orientações revistas sobre a especificação adicional dos indicadores de importância sistémica global e sua divulgação EBA/GL/2016/01 13 de janeiro de 2016 Orientações finais Orientações revistas sobre a especificação adicional dos indicadores de importância sistémica global e sua divulgação Natureza das presentes Orientações

Leia mais

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA

MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA VERSÃO: 10/02/2009 2/9 MANUAL DE NORMAS TERMO DE MERCADORIA ÍNDICE CAPÍTULO PRIMEIRO DO OBJETIVO 3 CAPÍTULO SEGUNDO DAS DEFINIÇÕES 3 CAPÍTULO TERCEIRO DOS PARTICIPANTES

Leia mais

Conteúdo 1 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER) Participante

Conteúdo 1 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER) Participante Versão: 24/10/2011 Conteúdo 1 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER)... 3 2 Termo de Moedas, e de Nome do Arquivo 1 DPOSICAO (AAAAMMDDPO.TER) Campo Descrição/Conteúdo Aplica-se a Termo(s) de: Data do Arquivo Data de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA DA FEA/USP. Aula 04 Contratos Futuro e a Termo

DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA DA FEA/USP. Aula 04 Contratos Futuro e a Termo DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA DA FEA/USP EAC 0466 Precificação de Derivativos e Outros Produtos Aula 04 Contratos Futuro e a Termo Ciências Atuariais 2017 Programa 2. Mercado a Termo Mercado

Leia mais

Oscilação Diária de Negociação

Oscilação Diária de Negociação Futuro de Açúcar Cristal com Liquidação Financeira (6) Futuro de Base de Preço de Milho Futuro de Boi Gordo com Liquidação Financeira (6) Futuro de Café Arábica Tipo 4/5 Futuro de Café Arábica Tipo 6/7

Leia mais

PROFESSIONAL CFD s Instrumentos Financeiros Spread Variável de Execução ao Mercado

PROFESSIONAL CFD s Instrumentos Financeiros Spread Variável de Execução ao Mercado PROFESSIONAL CFD s Instrumentos Financeiros Spread Variável de Execução ao Mercado Símbolo Instrumento Descrição Valor nominal de um lote Tamanho de um pip Variação minima da cotação (em pontos) Comissão

Leia mais

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA

MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE INFORMAÇÕES E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE PROTEÇÃO REALIZADA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO EXTERIOR OU EM BOLSA ESTRANGEIRA VERSÃO: 01/11/2010 2/6 MANUAL DE NORMAS REGISTRO DE

Leia mais

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 2 de outubro de 2018

61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 2 de outubro de 2018 Jornal Oficial C 353 da União Europeia 61. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 2 de outubro de 2018 Índice IV Informações INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO

Leia mais

58. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 6 de maio de 2015

58. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 6 de maio de 2015 Jornal Oficial C 149 da União Europeia 58. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 6 de maio de 2015 Índice I Resoluções, recomendações e pareceres RECOMENDAÇÕES Banco Central Europeu

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Novembro 2016

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Novembro 2016 Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Novembro 2016 Informamos os procedimentos a serem aplicados durante o mês de novembro de 2016 para a apuração dos

Leia mais

Contratos Derivativos Futuro de Taxa de Câmbio

Contratos Derivativos Futuro de Taxa de Câmbio Opções Sobre Futuro de Milho Contratos Derivativos Proteção contra variação de taxa de câmbio de moedas estrangeiras ante o real. O produto Os contratos futuros de taxa de ca mbio sa o instrumentos derivativos

Leia mais

60. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 26 de julho de 2017

60. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 26 de julho de 2017 Jornal Oficial C 241 da União Europeia 60. o ano Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 26 de julho de 2017 Índice IV Informações INFORMAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES, ÓRGÃOS E ORGANISMOS DA UNIÃO

Leia mais