Módulo: AGRICULTURA I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo: AGRICULTURA I"

Transcrição

1 Módulo: AGRICULTURA I Aline Gomes Aguiar Engª Agrônoma M.Sc. em Fitotecnia Barra da Estiva-Ba Julho 2012

2 ORIGEM, HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA

3 ORIGEM DA AGRICULTURA Do latim agru que significa "terra cultivada ou cultivável". Agricultura" vem do latim agricultura composta por agre = campo, território cultura = cultivo Produção de vegetais. CULTIVO DO SOLO

4 Origem, histórico e evolução O início das atividades agrícolas separa o período da pedra polida do período da idade da pedra lascada. Diferentes lugares do mundo, provavelmente nos vales e várzeas fluviais habitados por antigas civilizações. 10 e 12 mil anos atrás povos enterravam grãos que comiam não desmatavam.

5 Origem, histórico e evolução Com o tempo, foram selecionados entre os grãos selvagens aqueles que possuíam as características que mais interessavam aos primeiros agricultores, tais como tamanho, produtividade, sabor e outras. Surgiu o cultivo das primeiras plantas domesticadas: o trigo e a cevada. Principais áreas agrícolas: vales dos rios Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia, atualmente conhecida como Iraque) e rios Amarelo e Azul (China).

6 Origem, histórico e evolução Há anos: rio Nilo transbordava ente julho e outubro. Os cultivos de vazante eram feitos após o recuo das águas, quando os solos estavam embebidos e enriquecidos pelos depósitos de aluviões, e a colheita acontecia na primavera. Há registros de cultivos na Mesopotâmia, América Central e nas bacias hidrográficas da China e da Índia. Razões iniciais que levaram à descoberta da agricultura: mudanças no clima ou desenvolvimento da tecnologia humana.

7 Importância da agricultura

8 Importância da agricultura Agricultura faz surgir aglomerados humanos com uma maior densidade populacional não podendo ser alimentados pela caça e coleta. Houve uma transição gradual da caça e coleta - algumas culturas eram plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza. Enquanto alguns consideram que foi o passo decisivo para o desenvolvimento humano, críticos afirmam que foi o maior erro na história da raça humana.

9 Importância da agricultura Por um lado, o grupo que se fixou na terra tinha objetivos diferentes de produzir alimentos, que resultaram em novas tecnologias e a acumulação de bens de capital = cultura e o aparente melhoramento do padrão de vida. Por outro, os grupos que continuaram utilizando-se de alimentos nativos de sua região, mantiveram um equilíbrio ecológico com o ambiente.

10 Importância da agricultura Formou-se uma nova sociedade agrícola = desmatando a vegetação nativa para implantar a monocultura; Maior quantidade com menor variedade; Utilização de pesticidas e outros elementos químicos; Causando um grande impacto no solo, na água, na fauna e na flora da região.

11 Importância da agricultura Além de alimentos para uso dos seres humanos e de seus animais de estimação, a agricultura produz mercadorias tão diferentes: flores e plantas ornamentais; fertilizantes orgânicos; produtos químicos industriais (látex e etanol); fibras (algodão, linho); combustíveis (madeira para lenha, etanol, metanol, biodiesel).

12 Importância da agricultura geração de energia a partir de: gás metano a partir de resíduos vegetais processados em biodigestor; ou da queima de madeira especialmente produzida para produção de biomassa (cultivo de eucaliptos).

13 Evolução da agricultura Do ponto de vista técnico e científico, é dividido em três etapas principais: Antiga; Moderna; Contemporânea.

14 A agricultura nos dias atuais Visão conservadora: Mecanismo cíclico agrícola: que vai desde o preparo do terreno até a comercialização dos produtos propriamente ditos; e destes retornando em forma de investimento monetário para a expansão ou manutenção dos meios de produção.

15 A agricultura nos dias atuais Visão sistêmica A agricultura é um processo que sofre e exerce pressões sobre os seus integrantes. Existe a preocupação com o fluxo de energia, de onde vem e para onde vai. São considerados aspectos muitas vezes de difícil mensuração, tais como: o valor da fertilidade do solo; o tempo de produção; os aspectos culturais que envolvem os atores inseridos dentro do sistema de produção, entre outros.

16 Surge o conceito de agroecossistema O patenteamento de sementes (e os conflitos em relação ao patrimônio genético), A poluição das águas superficiais com resíduos de fertilizantes e pesticidas (herbicidas, inseticidas e fungicidas); A alteração genética de plantas e animais; a destruição de habitats (com a consequente extinção de espécies animais, vegetais e de microrganismos), têm criado um movimento ecológico que prega a necessidade de métodos alternativos de produção Agricultura orgânica e a permacultura.

17 SISTEMAS AGRÍCOLAS O intensivo e o extensivo. A agricultura comercial visa à produção de renda financeira através da produção de plantas e animais que são demandados no mercado. utiliza o sistema intensivo; a utilização de máquinas e fertilizantes; tem uma tecnologia de ponta; acarretando em altos índices de produtividade.

18 SISTEMAS AGRÍCOLAS A agricultura de subsistência é aquela que produz alimento suficiente para as necessidades do proprietário da terra, e sua família. Utiliza o sistema extensivo; Técnicas como queimada; Baixa mecanização; Utiliza a mão-de-obra familiar; Baixo índice de produtividade.

19 PRODUÇÃO INTEGRADA É um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade; Utiliza os recursos naturais e mecanismos de regulação natural Em substituição de fatores de produção prejudiciais ao ambiente; de modo a assegurar, a longo prazo, uma agricultura viável.

20 PRODUÇÃO INTEGRADA É essencial a preservação e melhoria da fertilidade do solo; Da biodiversidade; A observação de critérios éticos e sociais. Planeamento abrangente a diversos aspectos; Acompanhamento regular da atividade agrícola em cadernos de campo.

21 AGRICULTURA NATURAL É um método de Agricultura desenvolvido por Mokiti Okada ( ); Propõe um cultivo natural onde existe a harmonia do meio-ambiente, com a alimentação, com a saúde do homem, e também com a espiritualidade. Consiste em cultivar os vegetais da maneira mais natural possível, rejeitando qualquer forma de cultivo, que desrespeite o modo de "comportamento" natural do solo, e do crescimento vegetal.

22 AGRICULTURA NATURAL Sem utilizar agrotóxicos (venenos); Sem utilizar adubo de origem animal (esterco, etc); retiram o verdadeiro e natural sabor dos alimentos, bem como prejudicam a saúde do homem

23 AGRICULTURA NATURAL Ainda se encontra em funcionamento, sendo aplicado pela empresa Korin com relativo sucesso, pois se revertem em bons lucros, dado o diferencial do produto que é de justamente não conter nenhum elemento prejudicial a saúde, dos humanos e do meio-ambiente.

24 PERMACULTURA Movimento criado pelos pensadores australianos Bill Mollison e David Holmgren; É um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

25 PERMACULTURA Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para Projetar Criar Gerir Melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

26 Política agrícola Política agrícola foca as metas e os métodos de produção da agricultura, como: higiene alimentar é a busca de uma produção de alimentos livres de contaminações de qualquer natureza; segurança alimentar visa à quantidade de alimento produzida de acordo com as necessidades da população; qualidade alimentar é a produção de alimentos dentro de padrões mínimos necessários à nutrição.

27 AGRICULTURA ORGÂNICA

28 A única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos. (Mollison, 1990)

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 1 Prof.º Cleverson Luis

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 1 Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 1 Prof.º Cleverson Luis Competências a serem trabalhadas nesta aula Conhecer o segmento econômico da Agroindústria

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS

PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS PERCURSO 27 A agricultura. Prof. Gabriel Rocha 6º ano - EBS Agricultura 1 A agricultura e as condições naturais Embora a agricultura possa, atualmente, beneficiar-se do grande desenvolvimento técnico e

Leia mais

Plano de Intervenção

Plano de Intervenção Intervenção Passeio Chácara das flores Por Carmem santos Plano de Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO A Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos

Leia mais

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I

Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Curso Técnico em Agricultura AGRICULTURAS I Milena Mendes Barra da Estiva Julho / 2015 AGRICULTURA I - Ementa Origem, histórico e evolução; Aspectos morfológicos e fisiológicos; Distribuição Geográfica;

Leia mais

A organização do espaço Rural

A organização do espaço Rural A organização do espaço Rural Campo x Cidade A evolução da atividade agrícola Coloque na ordem essa evolução. Recursos da natureza Renovável Não renovável inesgotável Tipos de extrativismo Indústria extrativa

Leia mais

Economia Rural: Agricultura

Economia Rural: Agricultura Economia Rural: Agricultura Desenvolvimento da Agricultura Período Neolítico surgimento da agricultura Crescente Fértil: uma das primeiras áreas agrícolas do mundo Primeiros cultivos ocorreram onde as

Leia mais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais

Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Agroecologia e Sistemas Agroflorestais Deixai-nos amar as árvores As árvores nos querem bem Nos seus brotos verdes Corre o sangue eterno de Deus. Outrora a madeira quis endurecer Então Cristo nela se pendurou

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO

RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO RUI MANGIERI A AGROPECUÁRIA NO MUNDO A agropecuária na América Anglo- Saxônica I- Os norte-americanos são os principais representantes da agropecuária comercial no mundo,com cultivos e criações intensamente

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Agroecologia. Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade. Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais

Agroecologia. Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade. Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Agroecologia Agroecologia Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade Módulo 2 Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Capítulo

Leia mais

AGRONOMIA. COORDENADOR Carlos Eduardo Magalhães dos Santos

AGRONOMIA. COORDENADOR Carlos Eduardo Magalhães dos Santos AGRONOMIA COORDENADOR Carlos Eduardo Magalhães dos Santos carlos.magalhaes@ufv.br 46 Currículos dos Cursos UFV Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL

GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL GEOGRAFIA AGRÁRIA GERAL ORIGENS DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA Período Neolítico ( 12 mil anos antes de Cristo) foi o momento da constituição das primeiras técnicas e ferramentas utilizadas na domesticação e e cultivo

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA. COORDENADOR Marcos Paiva Del Giudice

Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA. COORDENADOR Marcos Paiva Del Giudice 52 Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA COORDENADOR Marcos Paiva Del Giudice mgiudice@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 53 Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades

Leia mais

Síntese da história ocidental

Síntese da história ocidental Síntese da história ocidental - Sorokin (1937/41): ascensão e queda de três sistemas fundamentais: Sensualista: Ideacional: Idealístico: ESCOLAS DO PENSAMENTO BIOLÓGICO: (Paul Erlich, 1974) Vitalistas

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA. COORDENADOR Cláudio Pagotto Ronchi

Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA. COORDENADOR Cláudio Pagotto Ronchi 52 Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA COORDENADOR Cláudio Pagotto Ronchi claudiopagotto@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 53 Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar

Leia mais

52 Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA. COORDENADOR Cláudio Pagotto Ronchi

52 Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA. COORDENADOR Cláudio Pagotto Ronchi 52 Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA COORDENADOR Cláudio Pagotto Ronchi claudiopagotto@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 53 Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar

Leia mais

QUÍMICA GERAL Introdução

QUÍMICA GERAL Introdução QUÍMICA GERAL Introdução Prof. Dr. Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com 19 de Agosto de 2018 Agronomia Saúde Humana e Problemas Ambientais

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação AGRONOMIA. COORDENADOR Vinícius Ribeiro Faria

UFV Catálogo de Graduação AGRONOMIA. COORDENADOR Vinícius Ribeiro Faria UFV Catálogo de Graduação 2015 53 AGRONOMIA COORDENADOR Vinícius Ribeiro Faria vinicius.faria@ufv.br 54 Currículos dos Cursos UFV Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar

Leia mais

AGRONOMIA. COORDENADOR Carlos Alberto de Oliveira

AGRONOMIA. COORDENADOR Carlos Alberto de Oliveira AGRONOMIA COORDENADOR Carlos Alberto de Oliveira calberto@ufv.br 42 Currículos dos Cursos UFV Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas

Leia mais

POLICULTIVO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CERRADO. Moacir José Sales Medrado Consultor da MCA Consultores Agroflorestais

POLICULTIVO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CERRADO. Moacir José Sales Medrado Consultor da MCA Consultores Agroflorestais POLICULTIVO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CERRADO Moacir José Sales Medrado Consultor da MCA Consultores Agroflorestais OBJETIVO O objetivo desta aula é repassar a você caro aluno informações

Leia mais

AGRICULTURA ORGÂNICA

AGRICULTURA ORGÂNICA Nº3/2009 O Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável IDEAS é uma organização não governamental que tem como finalidade promover a proteção da biodiversidade, a conservação do meio ambiente e ações

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 7º ano Ensino Fundamental II 1 Trimestre/2019 Orientações de Estudo: Reveja os conceitos dados no caderno e no livro, destacando as ideias principais; Faça

Leia mais

Unidade 4 jcmorais 2012

Unidade 4 jcmorais 2012 Unidade 4 jcmorais 2012 Qual é a importância da Biotecnologia na resolução dos problemas de alimentação? A produção de maiores quantidades de alimentos dependerá do desenvolvimento de novas técnicas e

Leia mais

Currículos dos Cursos AGRONOMIA. COORDENADORA Adélia Aziz Alexandre Pozza

Currículos dos Cursos AGRONOMIA. COORDENADORA Adélia Aziz Alexandre Pozza 48 Currículos dos Cursos UFV AGRONOMIA COORDENADORA Adélia Aziz Alexandre Pozza Adélia.pozza@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2011 49 Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar

Leia mais

5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS

5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS GEOGRAFIA 5. O PAPEL DAS REGIÕES BRASILEIRAS NA ECONOMIA DO PAÍS 1. Observe os mapas: Mapa 1 Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 6. ed. Rio de Janeiro, 2012. Adaptação. Parte integrante do livro didático

Leia mais

COMPLEXO SUSTENTÁVEL PARA GERAÇÃO DE BIOENERGIA A PARTIR DE CULTIVARES ALTERNATIVAS

COMPLEXO SUSTENTÁVEL PARA GERAÇÃO DE BIOENERGIA A PARTIR DE CULTIVARES ALTERNATIVAS COMPLEXO SUSTENTÁVEL PARA GERAÇÃO DE BIOENERGIA A PARTIR DE CULTIVARES ALTERNATIVAS 1 COMPLEXO SUSTENTÁVEL PARA GERAÇÃO DE BIOENERGIA APRESENTAÇÃO Nome: Mauro Batista Cidade: Alta Floresta o Profissional

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade

Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade AGRICULTURA E PECUÁRIA Percursos 27 e 28 Expedições Geográficas - 6ºano Profª Bruna Andrade AGRICULTURA CONDIÇÕES NATURAIS: Apesar do grande desenvolvimento técnico e científico ela ainda depende do solo,

Leia mais

Agronomia UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRE PRÓ-REITORIA DE ENSINO

Agronomia UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRE PRÓ-REITORIA DE ENSINO Agronomia Atuação: Turno: Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes setores: manejo e exploração

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO O ESPAÇO AGROPECUÁRIO BRASILEIRO ATIVIDADES AGRÁRIAS OU PRIMÁRIAS AGRICULTURA: PRODUÇÃO DE GRÃOS E HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2 PECUÁRIA CRIAÇÃO DE REBANHOS PARA PRODUÇÃO DE CARNE, OVOS, LEITE E SEUS DERIVADOS

Leia mais

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24

01- Leia: Texto e Mapa de Biomas. a) O que é bioma? R.: b) Liste os biomas que podemos localizar no mapa: R.: Página 1 de 12-02/04/2018-2:24 PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia: Texto e Mapa de Biomas a) O que

Leia mais

Professor: Thiago Leite. Agricultura Industrial e Alternativa. Agroecologia

Professor: Thiago Leite. Agricultura Industrial e Alternativa. Agroecologia Professor: Thiago Leite Agricultura Industrial e Alternativa Agroecologia Manipulação Genética Agroquímica Mecanização Agricultura Industrial (AI) Baseia-se nas idéias do positivismo-reducionista e tem

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 07 Capítulo 2 As paisagens rurais e os sistemas agrários Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Organização do espaço agrário Quase todos os países do planeta

Leia mais

Planejamento e setorização da agroindústria da cana-de-açúcar

Planejamento e setorização da agroindústria da cana-de-açúcar UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Planejamento e setorização da agroindústria da cana-de-açúcar Prof. Claudio L. Aguiar Canavial, Norte do Paraná (2015) 1 Planejamento

Leia mais

Ambiente e Política Agrícola Impactes actuais e potenciais. Terra Sã 2013 Colóquio Agricultura 2020 Lisboa

Ambiente e Política Agrícola Impactes actuais e potenciais. Terra Sã 2013 Colóquio Agricultura 2020 Lisboa Ambiente e Política Agrícola Impactes actuais e potenciais Terra Sã 2013 Colóquio Agricultura 2020 Lisboa - 20.04.13 O porquê do nome Quercus São as árvores características dos ecossistemas florestais

Leia mais

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMENTA GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DISCIPLINA: Educação Ambiental EMENTA: Educação ambiental no contexto histórico do desenvolvimento da sociedade capitalista. História contemporânea da questão ambiental.

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf 2 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA, PECUÁRIA, FLORESTA - ilpf O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), o

Leia mais

espaço rural AGRICULTURA R O C H A

espaço rural AGRICULTURA R O C H A espaço rural AGRICULTURA R O C H A Contextualizações Histórica e Geográfica dos primeiros vestígios de prática agrícola no Mundo A agricultura surgiu há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico) no Crescente

Leia mais

CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES

CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Disciplina - Geografia 2 a Série Ensino Médio CAPÍTULO 27 O MEIO RURAL E SUAS TRANSFORMAÇÕES Professor: Gelson Alves Pereira 1- INTRODUÇÃO Revolução Neolítica Importância Em primeiro plano fornecer alimentos.

Leia mais

A Origem da Agricultura. (A Agronomia e seu estado-da-arte)

A Origem da Agricultura. (A Agronomia e seu estado-da-arte) A Origem da Agricultura (A Agronomia e seu estado-da-arte) O Planeta Terra Quais os aspectos diferenciadores? As plantas A população Sem o ser humano? Sem as plantas? Oxigênio Comida Roupas Corantes Ceras

Leia mais

AGRICULTURA TROPICAL E SUSTENTABILIDADE

AGRICULTURA TROPICAL E SUSTENTABILIDADE AGRICULTURA TROPICAL E SUSTENTABILIDADE Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural UC: Agricultura Tropical Óscar Crispim Machado (omachado@esac.pt) ESAC, abril de 2012 Aula 6 Princípios

Leia mais

O que é Produção Orgânica? 2. Produzindo alimentos orgânicos Hoje, a maior parte da produção de alimentos é feita... 4

O que é Produção Orgânica? 2. Produzindo alimentos orgânicos Hoje, a maior parte da produção de alimentos é feita... 4 Esta cartilha que você acaba de receber oferece várias informações sobre produção orgânica de alimentos. Você verá que, trabalhando de forma saudável, produtores, consumidores e meio ambiente são os mais

Leia mais

Cadeia Produtiva da Silvicultura

Cadeia Produtiva da Silvicultura Cadeia Produtiva da Silvicultura Silvicultura É a atividade que se ocupa do estabelecimento, do desenvolvimento e da reprodução de florestas, visando a múltiplas aplicações, tais como: a produção de madeira,

Leia mais

AE074 Economia Rural 45 Total = 240 horas

AE074 Economia Rural 45 Total = 240 horas Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias COORDENAÇÃO DO CURSO DE AGRONOMIA DISTRIBUIÇÃO CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR DEPARTAMENTO Total de carga

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA Fundada em 1955 Entidade do setor privado florestal Abrangência nacional Membro do CONAMA, CONAFLOR, CERFLOR, FCMM, CGFLOP AÇÕES Política e legislação florestal brasileira

Leia mais

Resenha: A reconstrução ecológica da agricultura (cap. 1).

Resenha: A reconstrução ecológica da agricultura (cap. 1). Resenha: A reconstrução ecológica da agricultura (cap. 1). Por Rodrigo Asturian 1 O capítulo 1 do livro A reconstrução ecológica da agricultura fornece elementos fundamentais para a análise da evolução

Leia mais

A ATIVIDADE AGRÍCOLA

A ATIVIDADE AGRÍCOLA A ATIVIDADE AGRÍCOLA AGRICULTURA Atividade que consiste no plantio de sementes e na colheita de vegetais. PECUÁRIA Atividade que consiste na criação de rebanhos. AGROPECUÁRIA Junção das atividades rurais:

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25)

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) 1) Observe o esquema: a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) b) Cite e explique 2 fatores que estão vinculados à mudança demonstrada

Leia mais

BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS CONCENTRADO HABITAT RURAL DISPERSO A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO:

BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS CONCENTRADO HABITAT RURAL DISPERSO A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO: BAIXA DENSIDADE ATIVIDADES PRIMÁRIAS HABITAT RURAL A REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA CONCENTRADO DISPERSO REVOLUÇÃO INDUSTRIAL RESULTADO: MÉTODOS/TÉCNICAS AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ISTO É: INVESTIMENTO DE CAPITAL

Leia mais

6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS

6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS 6.4 O CONSUMO DOS RECURSOS NATURAIS E OS SEUS IMPACTOS O consumo dos recursos naturais e os seus impactos A crescente pressão sobre o consumo é provocada por: Aumento populacional Exigência dos padrões

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica www.econewfarmers.eu

Leia mais

O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural

O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural 7º Seminário Estadual de Agricultura O Desenvolvimento da Agricultura e Política Rural Deputado Estadual José Milton Scheffer Vice-Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALESC Território

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA 1º Semestre

GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA 1º Semestre GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA 1º Semestre Introdução à Agronomia 5 75 Sem pré-requisitos Matemática Aplicada 4 60 Sem pré-requisitos Química Agrícola 4 60 Sem pré-requisitos Biologia

Leia mais

134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura

134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura 134 - Práticas agroecológicas com enfoque na agricultura NASCIMENTO, Jaqueline Silva. UEMS, jaque24nascimento@hotmail.com; CONCEIÇÃO, Vanderlei. UEMS, Vander-deley@hotmail.com; FERREIRA, Fermino de Almeida.

Leia mais

Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: DECRETO ESTADUAL Nº DE 16/10/2018 D.O.E. 17/10/2018.

Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: RECONHECIMENTO: DECRETO ESTADUAL Nº DE 16/10/2018 D.O.E. 17/10/2018. 1 de 7 01 BIO150 - BIOLOGIA BÁSICA I - Ativa BIO263 - BOTÂNICA GERAL - Ativa desde: BIO362 - ZOOLOGIA GERAL - Ativa desde: EXA418 - QUÍMICA APLICADA À BIOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006 EXA704 - CÁLCULO

Leia mais

CPA-CONSULTORIA PLANEJAMENTO E ASSISTENCIA TECNICA EM AGROPECUARIA LTDA

CPA-CONSULTORIA PLANEJAMENTO E ASSISTENCIA TECNICA EM AGROPECUARIA LTDA CPA-CONSULTORIA PLANEJAMENTO E ASSISTENCIA TECNICA EM AGROPECUARIA LTDA PLANO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL DE HABITAÇÃO RURAL. PROJETO: MINHA CASA NOSSA CONQUISTA RESPONSÁVEL TÉCNICO SOCIAL: Ariceya da Conceição

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO EMENTA MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO DISCIPLINA: Solos nos domínios morfoclimáticos do Cerrado EMENTA: Solos em ambientes de Cerrado. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Caracterização

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS AGRICULTURA: HISTÓRICO Os primeiros camponeses (habitantes do campo) foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Conselho Interdepartamental - CCA

Universidade Estadual de Maringá Conselho Interdepartamental - CCA R E S O L U Ç Ã O Nº 046/2014-CI/CCA CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro e disponibilizada na página: www.cca.uem.br, no dia 10/06/2014. Aprova a alteração

Leia mais

Série Agroecologia. Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada. Bases da agroecologia

Série Agroecologia. Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada. Bases da agroecologia Por: José Maria Filho - Jornalista Série Agroecologia Parte I - Conceito e diferentes técnicas de cultivo A Cebola, milho verde, outros alimentos e produção de vegetais da agricultura sustentada A agroecologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 06/09/2016 Currículo de Cursos Hora: 16:19:44 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Agronomia - Alegre

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE AGRONOMIA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROG COMISSÃO INSTITUÍDA PELA PORTARIA Nº 264/2013 APROVADA PELA RESOLUÇÃO N 1077/2013 DATA: 11 DE DEZEMBRO DE 2013. ESTRUTURA CURRICULAR

Leia mais

Fundação Educacional de Ituverava Faculdade Dr. Francisco Maeda

Fundação Educacional de Ituverava Faculdade Dr. Francisco Maeda Fundação Educacional de Ituverava Faculdade Dr. Francisco Maeda O Diretor da Faculdade Dr. Francisco Maeda de Ituverava-SP, mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, tendo em vista o disposto nas

Leia mais

PPC ATUAL PPC 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 1º PERÍODO

PPC ATUAL PPC 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 1º PERÍODO PPC ATUAL 1º PERÍODO Biologia e Zoologia 64 Cálculo I 64 Ecologia Básica 64 Física I 48 Introdução à Computação 48 Introdução à Engenharia Florestal 32 Metodologia Científica e Tecnológica 32 Química Geral

Leia mais

ABORDAGEM DA CADEIA DO BIODIESEL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ABORDAGEM DA CADEIA DO BIODIESEL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ABORDAGEM DA CADEIA DO BIODIESEL SOB A ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Gean Carla S. Sganderla, GPERS/UNIR, sganderlavale@yahoo.com.br Artur Souza Moret, GPERS/UNIR, amoret@unir.br RESUMO (de acordo

Leia mais

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 /

Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / Agricultura Brasileira 1 9 / 0 8 / 2 0 1 5 Sistemas Agrícolas Intensivo: Maior importância à mecanização e/ou trabalho Altos índices de produtividade Natureza deixada em segundo plano Extensivo: Elementos

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 4

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 4 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Hospitalar e Agroindústria AULA 4 Competências a serem trabalhadas nesta aula Conhecer o segmento econômico da Agroindústria e suas ramificações,

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ENGENHARIA FLORESTAL

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ENGENHARIA FLORESTAL Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico 21/6/2017-14:11:47 Curso : ENGENHARIA FLORESTAL CÓD. REGISTRO

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

1ª Fase. Disciplina Crédito C.H Pré-requisitos T P L C D TOTAL ª Fase. Disciplina Crédito C.H Pré-requisitos T P L C D

1ª Fase. Disciplina Crédito C.H Pré-requisitos T P L C D TOTAL ª Fase. Disciplina Crédito C.H Pré-requisitos T P L C D Distribuição das disciplinas da matriz curricular do Curso de Agronomia do Campus Universitário de Alta Floresta por fase (semestre) CURSO DE AGRONOMIA 1ª Fase Citologia 3 0 1 0 0 Ecologia Geral 2 0 1

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA CAMPUS DE CÁCERES. Carga Horária (h)

MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA CAMPUS DE CÁCERES. Carga Horária (h) MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CAMPUS DE CÁCERES 1 - Semestre 01 Citologia 60 3 0 1 0 0 02 Ecologia Geral 60 2 0 1 1 0 03 Física Aplicada 60 3 0 1 0 0 04 Nivelamento em Matemática Básica 60 4 0 0 0 0 05

Leia mais

Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético

Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético Piracicaba, 2011 Início do Melhoramento (início do desenvolvimento de cultivares) Domesticação de plantas e animais: homem deixou as coletas para

Leia mais

Panorama da irrigação no Brasil

Panorama da irrigação no Brasil Panorama da irrigação no Brasil José Roberto de Menezes Manejo de Sistemas Agropecuários jmenezes@sercomtel.com.br Bom Dia A irrigação é a chuva da seca que produz vida e disponibiliza água limpa Brasil

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA 2018/1 SALA 35 FENF. Horário Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira

UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA 2018/1 SALA 35 FENF. Horário Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira SALA 35 FENF Sociologia e Extensão Sociologia e Extensão Fisiologia Vegetal () Manejo II Fisiologia Vegetal () Manejo II Sociologia e Extensão Gênese e Morfologia Solos (Tecnologia Química de Produtos

Leia mais

De acordo com o Michaelis...

De acordo com o Michaelis... POR QUE CONSERVAR? De acordo com o Michaelis... Conservar: manter no estado ou no lugar; fazer durar, impedir que acabe ou se deteriore; continuar a ter; durar, manter-se; reter; guardar cuidadosamente,

Leia mais

IRRIGAÇÃO. Importância e Aspectos Técnicos

IRRIGAÇÃO. Importância e Aspectos Técnicos IRRIGAÇÃO Importância e Aspectos Técnicos IRRIGAÇÃO Breve histórico Povos antigos Egito (Rio Nilo) Mesopotâmia (Rios Tigre e Eufrates) Índia (Rio Indo) Século XX Estados Unidos Israel IRRIGAÇÃO Situação

Leia mais

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo

Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo SOLO CONSERVAÇÃO Erosão Alguns processos erosivos que contribuem para o empobrecimento do solo Assoreamento: Depósito de acúmulo de sedimentos nos cursos d água, geralmente provocada, principalmente, pela

Leia mais

Os problemas ambientais podem ser divididos de acordo com a forma como contaminam o ambiente. Desta forma as principais formas são: o A poluição atmosférica (do ar) o Poluição dos corpos hídricos (água

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões

Leia mais

Um pouco de história...

Um pouco de história... Um pouco de história... LCB 0217 Flávio Bertin Gandara Sergius Gandolfi Era dos Caçadores-coletores: Das origens da espécie humana há 7 mil anos AC Era dos Horticultores: De 7 mil anos AC a 3 mil AC Era

Leia mais

Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução

Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução Emissões da Agricultura em Portugal e a sua Redução Paulo Canaveira Instituto Superior Técnico / Universidade de Lisboa Simpósio Alterações Climáticas e Agricultura 26 de Abril de 2019 Inventário Nacional

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INFORMATIVO 2 Foto: M. Vilar/BID Foto : K.Carvalheiro/BID TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E FLORESTA ilpf 2016 PROJETO IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA ilpf

Leia mais

RELAÇÃO DE SALAS E PROFESSORES

RELAÇÃO DE SALAS E PROFESSORES RELAÇÃO DE SALAS E PROFESSORES SEGUNDA SALA 2 MANHÃ TARDE NOITE MIRIAN 1A Linguagem, Tec e Produção Textual EVA 3A Construções Rurais EVA 1A Desenho Técnico RÔMULO 3A Fundamentos da Zootecnia LUIS HENRIQUE

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS REGIMENTAIS DO 1, 2 BIMESTRE, PROVAS SUBSTITUTIVAS E EXAMES DO CURSO DE AGRONOMIA NOTURNO ANO LETIVO 2018/1

CALENDÁRIO DE PROVAS REGIMENTAIS DO 1, 2 BIMESTRE, PROVAS SUBSTITUTIVAS E EXAMES DO CURSO DE AGRONOMIA NOTURNO ANO LETIVO 2018/1 CALENDÁRIO DE PROVAS REGIMENTAIS DO 1, 2 BIMESTRE, PROVAS SUBSTITUTIVAS E EXAMES DO CURSO DE AGRONOMIA NOTURNO ANO LETIVO 2018/1 CALENDÁRIO DE PROVAS REGIMENTAIS DO CURSO DE AGRONOMIA (NOTURNO) 1 BIMESTRE

Leia mais

Importância e objetivos do melhoramento de plantas

Importância e objetivos do melhoramento de plantas Universidade Federal de Rondônia Curso de Eng. Florestal Melhoramento genético Florestal Importância e objetivos do melhoramento de plantas Emanuel Maia emanuel@unir.br www.lahorta.acagea.net Introdução

Leia mais