A construção de escalas musicais e instrumentos musicais de baixo custo como recurso didático para o ensino de física ondulatória.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A construção de escalas musicais e instrumentos musicais de baixo custo como recurso didático para o ensino de física ondulatória."

Transcrição

1 A construção de escalas musicais e instrumentos musicais de baixo custo como recurso didático para o ensino de física ondulatória. Iberê Souza Ribeiro Júnior 1, Leonardo Crochik 2 1 Cefet Sp, Licenciatura em Física, ibereviolao@hotmail.com 2 Cefet Sp, Licenciatura em Física, crochik@gmail.com Resumo O presente projeto visa explorar as potencialidades pedagógicas, no ensino de física ondulatória, de atividades ligadas à construção e afinação de instrumentos musicais e à analise do som produzido por eles. Para tal efeito, foram feitas pesquisas sobre a história da construção de escalas musicais, bem como os conceitos físicos envolvidos na determinação de uma escala agradável ao ouvido. Pesquisamos também a construção de instrumentos musicais de baixo custo com fins didáticos, sendo esses instrumentos inspirados no grupo musical Uakti, que desenvolve um trabalho de pesquisa ligado à construção de instrumentos musicais com materiais alternativos. Através da investigação das interações entre arte e ciência, procuramos com essa pesquisa contextualizar o conhecimento científico e atribuir a ele múltiplos sentidos e significados no processo de ensino-aprendizagem. Palavras Chaves: Física, música, ensino, construção de escalas musicais. Justificativa A música como forma de arte desperta, em nossa cultura, o interesse de muitos jovens e adultos. Podemos perceber esse interesse, por exemplo, observando o interesse de jovens em aprender a tocar instrumentos e a sua preocupação em explicitar seus gostos por estilos musicais, ingredientes relevantes na definição da identidade de jovens e adolescentes. Por outro lado, segundo Trentin (2003, p. 5), é grande nas escolas a porcentagem de professores que excluem tópicos relacionados ao som devido à falta de tempo ou de condições para ensiná-los. A fim de superar essa falta de condições e aproveitar a afinidade que os jovens têm com a música, pretendemos, por meio dessa pesquisa, criar recursos didáticos que possibilitem uma interface entre música e física para o ensino dos tópicos de física relacionados ao som. As relações entre física e música são muito amplas e antigas. Podemos seguramente traçar paralelos entre essas duas vertentes do conhecimento através dos estudos dos pitagóricos, que buscavam relações entre o som emitido por uma corda e o comprimento desta. Contudo, as relações entre esses dois ramos se tornam mais estreitas quando discutimos o processo de criação de escalas musicais e de construção e afinação de instrumentos musicais, pela análise das variáveis físicas relevantes envolvidas nesses processos. Sabemos que os instrumentos musicais, assim como as escalas, são frutos da pesquisa do homem, portanto fazem parte do mundo artificial, que por sua vez é

2 menos abstrato aos alunos. Concordamos comtrentin (2003, p.1), quando afirma que: O professor deve estar preparado para discutir os temas que surgem durante a abordagem do conteúdo; ele não pode contemplar só o conhecimento do mundo natural, é necessário também o do mundo artificial, das coisas fabricadas pelo homem Introdução As relações entre ciência e arte no que diz respeito ao ensino de ciências, especificamente tem sido objeto de estudos de alguns autores. Dentre eles podemos destacar o professor João Zanetic, que busca relações entre física e literatura, fazendo com que entenda-se a física como parte de nossa cultura, pois quando mostramos o lado cultural da ciência conseguimos abranger uma grande diversidade de alunos: Quando se comenta sobre a cultura, de um modo geral, raramente a físicacomparece de imediato na argumentação, ou outra representante das ciências naturais dá o ar de sua graça. Cultura, quando pensada 'academicamente' ou com finalidades educacionais, é quase sempre evocação de alguma obra literária, alguma grande sinfonia ou uma pintura famosa; cultura erudita, enfim. Tal cultura traz à mente um quadro de Picasso, uma sinfonia de Beethoven, um livro de Dostoyevsky, enquanto que a cultura popular faz pensar em capoeira, num samba de Noel ou num tango de Gardel. Dificilmente, porém, cultura se liga ao teorema de Godel ou as equações de Maxwell. (ZANETIC, 1989, p ) (o parágrafo deve ficar no formato justificado, apenas com um deslocamento para a direita.) Ildeu de Castro Moreira e Luisa Massarani, em artigo intitulado : (En)canto científico: temas de ciência em letras de música popular brasileira, buscam investigar como os temas de ciência e tecnologia estão presentes no imaginário de compos itores (MOREIRA, 2006, p.293), permitindo assim despertar por esse caminho também o interesse de alunos de ensino médio por esses temas. Outro trabalho, que envolve especificamente a relação entre música e física, é o proposto por Elizabeth Trentin, em sua dissertação de mestrado: Os instrumentos musicais como recurso didático no ensino de acústica. Nesse trabalho, ela defende a utilização da música como recurso didático para o ensino de física, devido aos conteúdos em comum dessas duas áreas, como a produção e as características do som, e também a motivação que a música pode gerar nas pessoas (TRENTIN, 2003, p.3). A análise do processo de construção de escalas musicais é um bom exemplo de situação que permite reconhecer as múltiplas relações entre ciência e cultura. Embora possamos analisar quantitativamente a distância entre dois intervalos musicais e reconhecer razões físicas para os valores dessas distâncias, esses intervalos variam de cultura para cultura, na medida em que cada cultura construiu historicamente as suas próprias escalas. Concordamos assim com Wisnik quando afirma que:

3 As escalas são paradigmas construídos artificialmente pelas culturas, e das quais se impregnam fortemente, ganhando acentos étnicos típicos. Ouvindo certos trechos melódicos, dos quais identificamos não conscientemente o modo escalar, reconhecemos freqüentemente um território, uma paisagem sonora, seja ela nordestina, eslava, japonesa, napolitana ou outra. (WISNIK, 1989, p ). Dentro dessa perspectiva, podemos discutir historicamente o processo de construção das escalas musicais, evidenciando a cultura de cada nação. Estudos concernentes à construção de escalas musicais podem seguramente nos remeter aos pitagóricos, como foi discutido anteriormente. Pitágoras realiz ou experimentos relacionados à construção e divisão da escala musical com um instrumento chamado monocórdio. Esse instrumento era constituído basicamente de uma corda apoiada sobre dois cavaletes em uma mesa, que por sua vez também possuía um cavalete móvel, cuja função era dividir a corda em frações perfeitas do comprimento original (ABDOUNUR, 2006, p.4). Pitágoras procurava relações entre o som da nota emitida pela corda quando vibrava por toda a sua extensão, e quando esta era dividida em razões de números inteiros do seu comprimento original. Através desses estudos, Pitágoras verificou que quando dividia a corda do monocórdio em 2/3 do tamanho original, ele obtinha um intervalo musical de quinta (exemplo: dó-sol). Ao dividir essa mesma corda em 3/4 do tamanho original ele obtinha o intervalo musical de quarta (exemplo: dó-fá). E quando ele dividia a corda na metade do comprimento ele obtinha o intervalo de oitava (exemplo: dó 1 -dó 2 ). Para a obtenção das demais notas Pitágoras utilizou o ciclo das quintas que consistia em encontrar as notas dó-ré -mi-fá-sol-la-si-dó, através da superposição de quintas ascendentes. A utilização do ciclo das quintas nos proporciona a seguinte ordem das notas musicais: dó-sol-ré-lá-mi-si. Como foi dito anteriormente o intervalo de quinta é obtido através da divisão da corda por 2/3, se prolongarmos esse pensamento subindo todas as quintas de maneira que os comprimentos dessas cordas fiquem todos entre 1 e 1/2, teremos as relações entre comprimentos de cordas referentes as notas dó-ré-mi-fá-sol-la-si-dó. Vale lembrar que a nota fá Pitágoras encontrou através da divisão da corda em 3/4. As relações encontradas por Pitágoras seguem na tabela abaixo: Tabela 01: Relação pitagórica entre comprimento de uma corda e a nota emitida. Notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Comprimentos da corda em relação à Dó 1 8/9 64/81 3/4 2/3 16/27 128/243 1/2 Vale salientar que Pitágoras chegou a esses resultados em função dos comprimentos das cordas, não em função das freqüências dessas notas. Essa associação de uma freqüência a uma nota foi introduzida por Galileu no séc XVII (ABDOUNUR, 2006, p. 29).

4 Após a construção da escala pitagórica tivemos várias outras tentativas de construção de uma escala musical que tivesse uma sonoridade agradável ao ouvido. Um grande passo foi dado por Gioseffo Zarlino no século XVI. Segundo Zarlino duas notas podem ser consideradas mais consonantes quanto mais harmônicos em comum elas possuírem (ABDOUNUR, 2006, p.41). 1 Zarlino sistematizou a escala buscando os intervalos através da soma de médias harmônicas e aritméticas a partir de uma nota fundamental. As relações entre os comprimentos de cordas a partir das proporções encontradas por Zarlino seguem na tabela abaixo: Tabela 02: Relação natural entre comprimento de uma corda e a nota emitida. Notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Comprimentos da corda em relação à Dó 1 8/9 4/5 3/4 2/3 3/5 8/15 1/2 Outro grande método de divisão da escala foi a escala de igual temperamento. Ela recebe esse nome pois todas as notas estão igualmente distanciadas, em termos de intervalos acústicos, uma das outras. Esse sistema desenvolvido no final do século XVII e início do século XVIII, consistia na divisão da oitava musical em 12 semitons igualmente espaçados, o que possibilitava a músicos que tocassem instrumentos de tecla a execução de músicas em qualquer tonalidade. Esse sistema sem sombra de dúvida foi o método de divisão de escala que teve maior aceitação por parte dos músicos e construtores de instrumentos musicais, tanto que é utilizado até os dias de hoje. Do ponto de vista matemático, o problema consistia em achar um fator f, que após multiplicar 12 vezes, visto que temos 12 semitons, por uma freqüência f 0, atingisse a sua oitava, que corresponde à 2f 0. Ou seja f 0.f.f.f.f.f.f.f.f.f.f.f.f=2f 0? f 0.f 12 =2f 0, logo o valor de f=2 1/12. A construção de instrumentos musicais pedagógicos: Para o desenvolvimento da proposta de ensino de física ondulatória e acústica através da discussão das relações entre física e música, foram construídos, a partir do estudo da pesquisa desenvolvida pelo grupo Uakti (RIBEIRRO, 1987), com materiais de baixo custo, os seguintes instrumentos musicais pedagógicos. Planetário: Esse instrumento é construído sob uma caixa acústica de maderite de 2,5cm. As medidas da caixa são as seguintes: 120 centímetros de comprimento de comprimento, 75 centímetros de largura e 25 centímetros de altura. Este instrumento ainda possui dois orifícios para a saída de som, um deles está localizado na parte lateral e suas dimensões são as seguintes: 35 cm de comprimento e 2 cm de altura. 1 Esse conceito de harmônicos é referente a capacidade que uma pessoa com ouvido treinado tem de ouvir mais de uma nota musical a partir de um som complexo. Esse conceito, nesse momento histórico, não está portanto ainda apoiado na teoria de Fourier a respeito da série harmônica.

5 O segundo orifício está localizado na parte frontal e possui o formato de um círculo de 10 centímetros de diâmetro. São utilizadas 15 mangueiras cirúrgicas de látex com 9 milímetros de diâmetro e comprimento inicial de aproximadamente 20cm como cordas. Essas cordas são amarradas diretamente na madeira em um dos lados, enquanto que no outro elas são fixadas em parafusos com a cabeça aberta para que possamos controlar a tensão das cordas. Canos Acoplados: Esse instrumento é composto de canos de PVC com pedaços entre 30 e 40 milímetros de comprimento por 40 milímetros de diâmetro previamente cortados, e algumas conexões do tipo luva e cotovelo. Garrafas de vidro: Esse instrumento é feito com garrafas de vidro de 355ml (long neck). Ao preenchermos as garrafas com quantidades específicas de água podemos imitar o som de uma flauta pan. Podemos utilizar esse instrumento para mostrar as relações entre coluna de ar vibrante e nota musical emitida por esta. Conduite: Instrumento feito com tubos utilizados para passagem da rede elétrica em residências. Como este é um tubo flexível podemos girá-lo com diferentes velocidades, pois dessa maneira excitaremos os modos superiores de vibração. Pan Inclinado: Este é um instrumento de percussão temperado constituídos de 8 canos de PVC com 40 milímetros de diâmetro. Os canos têm seus comprimentos calculados com o intuito de se reproduzir uma escala diatônica temperada.

6 O suporte para os canos é feito com sarrafo de pinho, ele possui uma inclinação de aproximadamente 45 graus, mas é possível mexer nessa inclinação se for necessário. Proposta pedagógica: Dentre as possibilidades de utilização didática desses instrumentos musicais construídos, assim como da pesquisa realizada acerca das construções das escalas musicais, podemos destacar:oensino de ondas e acústica através da utilização dos instrumentos musicais, a questão da afinação de instrumentos musicais, história da música (através da contextualização da construção das escalas), o desenvolvimento da percepção musical e rítmica, análise espectral do som, conceitos de freqüência e período, análise gráfica do som e batimentos. Para que a aplicação desses conteúdos se concretizasse, foi elaborada uma oficina, que procura seguir em ordem linear os temas a serem abordados. A primeira atividade da oficina consiste na audição do experimento sonoro Pendulum Music de Steve Reich. Com essa audição, perguntamos aos alunos quantos instrumentos eles estão ouvindo. Sabemos que o Pendulum Music, é composto de pêndulos em cujas extremidades encontram-se microfones direcionais, e que ao passarem por um certo alto falante que emite uma onda harmônica, captam esse som. Como o sistema é composto de vários pêndulos, inicialmente em fase, os alunos tem a sensação de ouvir vários instrumentos. A resposta dessa atividade será dada posteriormente quando eles forem introduzidos a questão da formação de timbres e espectro harmônico. Na segunda atividade são utilizados os instrumentos construídos como subproduto da pesquisa. Com o planetário pede-se aos alunos que estes variem o comprimento da corda, tanto para deixá -la mais comprida quanto mais curta, os alunos devem explicar qual a sensação sonora quando eles variam os comprimentos. Aqui nesse estágio podemos desenvolver a percepção musical dos alunos em relação a sons mais agudos e mais graves, e ainda podemos explicar a fórmula de Mersene (V=?f), e relacionar as freqüências mais altas com sons mais agudos. Ainda com o planetário, podemos pedir aos alunos que variem as cordas com comprimentos específicos para que seja evidente o fenômeno de batimento, e perguntar qual é a sensação sonora. Podemos pedir que eles deixem uma corda de referência com um comprimento que seja a metade da outra, e verificar se eles entendem como sendo o mesmo som quando essas cordas são tocadas juntas (intervalo de oitava). Ainda nessa atividade podemos pedir aos alunos para juntarem diversos canos, com o instrumento canos acoplados, para ver se eles verificam que quanto maior o comprimento do cano mais grave fica o som. Podemos ainda pedir para que batam com a mão em uma das extremidades sem que esta repouse, e depois, no mesmo cano, deixando a mão repousar. Nesse caso podemos estabelecer regras com dos tubos tipo aberto-aberto e aberto-fechado. Podemos encher as garrafas de vidro com quantidades diferentes de água (as garrafas devem estar previamente coberta com papel cartolina para que os alunos

7 não vejam as quantidades de água), e pedir para que os alunos classifiquem as garrafas em ordem crescente de agudo para grave, e podemos perguntar qual o motivo dessa classificação. Com essa atividade, ajudamos a desenvolver a percepção musical não simultânea, e podemos verificar o que leva os alunos a classificarem fisicamente um som mais grave e mais agudo. Uma das atividades propostas consiste na audição de músicas de diferentes épocas passeando entre o canto gregoriano, barroco, música tonal, música modal, música árabe, indiana, flamenca, jazz contemporâneo e free jazz. Essa atividade tem um caráter de contextualização histórica acerca da construção das escalas musicais, mostrando como o desenvolvimento das escalas determinou a evolução da música principalmente no ocidente. Podemos ainda falar sobre os conceitos de dissonância e consonância. Para desenvolver a parte rítmica, assim como problematizar intervalos consonantes e dissonantes, podemos dividir a sala em dois grupos e pedir que estes tentem executar as relações de freqüência de quinta, oitava, quarta, semitom. Ou seja, tomando o exemplo da oitava 2/1 (em termos de freqüência), podemos pedir aos alunos que enquanto uma parte da turma bate palmas duas vezes a outra bate uma. Esse problema da dissonância ficará bem evidente quando pedirmos que eles reproduzam o intervalo de semitom (considerado muito dissonante), essa relação é dada por 16/15, esse padrão rítmico é de difícil execução, portanto podemos considerá-lo mais dissonante. Essa atividade foi inspirada pelo capítulo Introdução a Música (WISNIK, 1989, p.59-68). Outra atividade proposta consiste em pedir aos alunos que estes criem suas próprias escalas com o auxílio do planetário. Essa construção pode ser feita de duas formas diferentes: Uma delas é aleatória, eles podem mudar o comprimento das cordas sem regras, e a outra seguindo uma regra. Ao fim dessa construção podemos verificar se é possível a execução de alguma música com as escalas construídas. Podemos ainda dar um contexto histórico citando as concepções pitagóricas de que o número 10 representa a perfeição, e por isso ele acabou utilizando o a construção da sua escala baseada no ciclo das quintas, pois os intervalos utilizados por ele eram: 2/3,3/4 e 1/2. Todos eles utilizam 1,2,3,4, que somados resultam em 10. Podemos falar que Zarlino ainda tinha esse caráter místico nos números, pois ele passou a definir o número seis na formação de suas consonâncias (ABDOUNUR, 2006, p.45). Outra proposta de atividade consiste em fazer que os alunos (através do programa Praat) construam ondas harmônicas. Em seguida eles podem analisar os gráficos, freqüência e períodos. Um outro passo consiste em construir a soma de dois sons harmônicos múltiplos, para começar a falar sobre timbre e espectro harmônico. Outra atividade consiste em gravar as vozes dos alunos emitindo uma mesma sílaba em uma mesma nota. Podemos comparar as os gráficos dessas vozes, bem como medir os períodos e freqüências, e compará-los com o gráfico de algum instrumento musical emitindo essa mesma nota (através do programa Praat). Podemos perguntar aos alunos porque os gráficos desses sons são diferentes. Podemos falar sobre espectro harmônico, fazendo com que os alunos ouçam as várias vozes que compõe sua voz final, como espécie de decomposição da luz branca.

8 Para que os alunos possam ver o batimento, podemos pedir aos alunos para somarem duas ondas harmônicas muito próximas (através do Praat), e perguntar se eles estabelecem alguma relação naquela primeira atividade com o planetário. Para que eles efetivamente vejam o batimento, basta mostrarmos o gráfico a eles, e explicar como se constrói este gráfico. Podemos contextualizar o batimento dizendo que um músico afina seu instrumento procurando eliminar esses batimentos. Outra proposta consiste em fazer com que os alunos analisem o gráfico do intervalo de oitava, através da análise do espectro harmônico de um dos instrumentos gravados no Praat. Para isso os alunos devem gravar um som individual e em seguida dois sons oitavados simultaneamente, e verificar qual a diferença entre os espectros harmônicos dos dois sons. Para que os alunos possam ver toda essas sistematização da construção das escalas de uma forma lúdica, podemos pedir que eles achem as freqüências seguindo as relações de freqüências pitagóricas, desenvolvendo assim um pouco do lado algébrico da construção das escalas. Após esse momento podemos construir uma música com essas relações encontradas e verificar a sonoridade que essa escala proporciona. Para finalizar a atividade apresentamos novamente o Pendulum Music, e pedimos que os alunos identifiquem novamente quantos instrumentos eles ouvem. A intenção de voltar a essa atividade é para verificar se algum aluno consegue identificar esse som que eles ouvem com a soma de várias ondas harmônicas. Mesmo que ele não tenham essa habilidade, acreditamos que eles conseguirão entender que esse som é a soma de vários sons simples, que por sua vez pode confundir com o timbre de algum instrumento. Conclusão: Essa oficina elaborada procura fazer com que os alunos passem a compreender a construção das escalas musicais, sem a desvalorização do contexto histórico no qual elas estão inseridas. As atividades propostas ainda buscam o desenvolvimento da sensibilidade e escuta musical. Contudo sem esquecer-se da física presente nos mecanismos de emissão e produção do som. Realizamos uma aplicação dessa oficina para alunos do curso de Licenciatura em Física do CEFET-SP. Contudo pensamos em possíveis aplicações para públicos alvos diversos, dentre eles destacamos turmas de ensino médio, estudantes de música e pessoas que não tenham nenhum contato com essas áreas do conhecimento. Dessa maneira, essa oficina pode ser inserida também em um contexto de divulgação da ciência através da música, visto que o aprofundamento quantitativo e técnico dos termos relacionados a física devem ser abordados levando-se em conta o público alvo. Dentre as questões em aberto relevantes para serem estudadas, destacamos métodos para melhorar a ressonância do instrumento planetário, e a criação de métodos que avaliem de forma sistemática os resultados da oficina de acordo com o público alvo envolvido.

9 Referências Biliográficas: ABDOUNUR, João Oscar. Música e Matemática: O pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras Editora, Henrique, Luís L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, RIBEIRO, Artur. Uakti Um Estudo Sobre a Construção de Novos Instrumentos Musicais Acústicos. São Paulo: C/ Arte, TRENTIN, Elisabete. Os instrumentos musicais como recurso didático no ensino de acústica. Dissertação de mestrado apresentada ao IFUSP e à FEUSP. São Paulo, Orientadora: Jesuina L. de A. Pacca. WISNIK, José Miguel. Som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Círculo do Livro, ZANETIC, João. Física também é cultura. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1989.

SÉRIE HARMÔNICA. As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão,

SÉRIE HARMÔNICA. As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão, 1 SÉRIE HARMÔNICA Texto: Prof. Dirso Anderle SESC/2001 As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão, consonantes e/ou dissonantes entre as linhas (vozes) da melodia e as linhas

Leia mais

PITÁGORAS E A ESCALA MUSICAL

PITÁGORAS E A ESCALA MUSICAL PITÁGORAS E A ESCALA MUSICAL Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP, 2009 O matemático e filósofo Pitágoras de Samos (V A.C.) é um personagem cuja história real ainda não foi esclarecida. Os estudos atribuídos

Leia mais

Escalas Musicais quando a matemática rege a música

Escalas Musicais quando a matemática rege a música Escalas Musicais quando a matemática rege a música por Miguel Ratton (texto retirado e adaptado do site www.music-center.com.br) Embora este seja um tema extremamente vasto, apresentamos aqui uma abordagem

Leia mais

Uma proposta para o ensino dos modos normais das cordas vibrante

Uma proposta para o ensino dos modos normais das cordas vibrante UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Uma proposta para o ensino dos modos normais das cordas

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre.

Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre. Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre. A altura do som relaciona-se com a freqüência (audível 20 Hz a 20 khz). Um som mais baixo (respect. alto) é mais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano Disciplina de Educação Musical METAS DE APRENDIZAGEM Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INICIANTES DA MÚSICA E DO VIOLÃO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É A MÚSICA... 02 AS TRÊS PARTES DA MÚSICA... 02 NOTAS MUSICAIS...

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 1ª

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio. Professora: Renata Disciplina: Física Série: 1ª ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO Ensino Médio Professora: Renata Disciplina: Física Série: 1ª Aluno(a): Turma: 1ª Nº.: Caro(a) aluno(a), Os objetivos listados para esta atividade de recuperação

Leia mais

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Monitor: Arthur Vieira Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Ondas: estacionárias e acústica 18 out Resumo Acústica - Reflexão: Reforço, reverberação e eco. - Batimento: sons de frequências próximas. - Ressonância:

Leia mais

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades:

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades: Oficina Geoplano 1. Introdução O objetivo desta oficina é trabalhar com os alunos alguns conceitos ligados a medidas de comprimento e área de figuras planas, bem como investigar o Teorema de Pitágoras.

Leia mais

Antonio Newton Borges Clóves Gonçalves Rodrigues

Antonio Newton Borges Clóves Gonçalves Rodrigues Antonio Newton Borges Clóves Gonçalves Rodrigues Editora Livraria da Física São Paulo 2017 Copyrigth 2017 Editora Livraria da Física 1ª. Edição Editor: José Roberto Marinho Projeto gráfico e diagramação:

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 INSTRUÇÕES A prova de aptidão musical constitui-se de três partes: Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 1. HISTÓRICO MUSICAL Você

Leia mais

1 Breves conceitos musicais

1 Breves conceitos musicais V Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática UFPB - Universidade Federal da Paraíba 18 a 22 de outubro de 2010 construções matemáticas da música Tarcisio Rocha dos Santos & Géssyka Damaris Silva

Leia mais

Princípios de Construção e Funcionamento do Órgão de Tubos

Princípios de Construção e Funcionamento do Órgão de Tubos Princípios de Construção e Funcionamento do Órgão de Tubos Marco Antonio Galdino Maria Claudia Tourasse out/14 Page 1 Órgão de Tubos O Órgão de Tubos é um instrumento musical puramente mecânico, ou seja

Leia mais

Velocidade do Som. Comprimento da Onda

Velocidade do Som. Comprimento da Onda Velocidade do Som A propagação do som no espaço envolve três partes: a fonte de onde o som se origina, o meio no qual ele se propaga e o receptor, onde este som será percebido. Hoje estudaremos o meio

Leia mais

NÚMERO DE INSCRIÇÃO: ===========================================================

NÚMERO DE INSCRIÇÃO: =========================================================== 1) Segundo o professor Bohumil Med, o aspecto vertical da linguagem musical chamase: Acorde. Harmonia. Contraponto. Melodia. Homofonia. 2) Segundo o professor Bohumil Med, a harmonia que classifica os

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC. FFI0210 Acústica Física. Ondas Sonoras. Prof. Dr.

Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC. FFI0210 Acústica Física. Ondas Sonoras. Prof. Dr. Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC FFI0210 Acústica Física Ondas Sonoras Prof. Dr. José Pedro Donoso Agradescimentos Os docentes da disciplina gostariam de expressar o seu

Leia mais

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C

1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1. (Fuvest 2012) A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C 1 e C 2, tracionadas por forças diferentes, nas quais se propagam ondas. Durante uma aula, estudantes

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Acústica: conceitos básicos Ondas sonoras: Consistem na vibração do meio no qual se propagam (o ar, por exemplo). São ondas mecânicas (necessitam de

Leia mais

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2

3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 3º Workshop de Modos Gregos Para Iniciantes PDF #2 Neste PDF: De 11 a 23 de Maio Por Emiliano Gomide Os 4 Passos Para Solar Com Modos Gregos Todo mundo pode solar com Modos Gregos. Até mesmo quem ainda

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ESCALAS E ACORDES São Paulo 2013 SUMARIO ALTURA MUSICAL... 02 INTERVALO... 02 POSIÇÃO DAS NOTAS MUSICAIS... 02 ESCALA MAIOR... 03 MONTAGEM DE ACORDES...

Leia mais

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Preparatório PROVA MELÓDICA Reprodução de intervalos Capacidade de reproduzir sons e respetivas distâncias sonoras Canto de uma melodia Conhecimento de

Leia mais

Planificação das sessões do Projeto Educativo

Planificação das sessões do Projeto Educativo Planificação das sessões do Projeto Educativo Composição Musical em Banda Pop/Rock em contexto extracurricular: Que aprendizagens e motivações são desenvolvidas no projeto de composição de canções a partir

Leia mais

Música faz bem! BOA PROVA

Música faz bem! BOA PROVA Prova de Habilidade Específica em Música PROVA DE APTIDÃO CURSO MÚSICA LICENCIATURA 1. Todos os candidatos deverão se submeter à entrevista, ao teste escrito e oral, bem como escrever seu histórico musical.

Leia mais

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1 ACÚSTICA 05/09/2016 1 O QUE É ACÚSTICA? Acústica é o ramo da Física que estuda a propagação das ondas sonoras. O som é originado a partir da vibração da matéria em camadas de compressão e rarefação, sendo

Leia mais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Edição 2016 APRESENTAÇÃO Esta apostila reúne uma compilação de estudos embasados nas devidas referências bibliográficas, notações complementares e exercícios

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES CECÍLIA CAVALIERI FRANÇA TEMA 1: DURAÇÃO Tópico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, não proporcionais e proporcionais.

Leia mais

Partes do Violão 1- Tampo 2- Rastilho 3- Cavalete 4- Boca ou Bocal

Partes do Violão 1- Tampo 2- Rastilho 3- Cavalete 4- Boca ou Bocal Partes da guitarra Basicamente, os modelos dos instrumentos que iremos abordar são os mais tradicionais, em se tratando da guitarra, nós temos o modelo strato, que é o mais versátil modelo de guitarra

Leia mais

Por: Marcio Magalhães

Por: Marcio Magalhães 1 Por: Marcio Magalhães 2 Teoria musical Conceito de escala A escala musical é o conjunto de todas as notas musicais incluindo os sustenidos e (ou) bemóis, organizadas de forma crescente do grave para

Leia mais

As Tríades estão entre os principais

As Tríades estão entre os principais GUITARRAS DE ELITE FOTO DO COLUNISTA TRÍADES ABERTAS PARTE 1 FLAVIO MATEUS Flávio Mateus é guitarrista, compositor e produtor musical. Formação: Bacharelado em Música Popular (UNICAMP); Mestrado em Análise

Leia mais

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo

Leia mais

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

Conteúdo Programático Edital Nº 1065, de 26 de dezembro de 2018

Conteúdo Programático Edital Nº 1065, de 26 de dezembro de 2018 Conteúdo Programático Edital Nº 1065, de 26 de dezembro de 2018 CONTEÚDO PEDAGÓGICO COMUM A TODOS OS SETORES / DISCIPLINA A prova de conteúdo pedagógico requer que o(a) candidato(a) apresente uma visão

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

MATEMÁTICA E MÚSICA: RELAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

MATEMÁTICA E MÚSICA: RELAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA 1 MATEMÁTICA E MÚSICA: RELAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA Luciana Gastaldi Sardinha Souza 1 Dari Toginho 2 Fernando Hiroki Kozu Karina Tiemi de Melo 4 Thais Marcelle de Andrade 5 Daiane

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE ENSINO

A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE ENSINO ISSN 2316-7785 A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE ENSINO Luciani Konrath Dias Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT lucianikonrath@faccat.br Profª. Me. Lucieli

Leia mais

C-FSG-MU/2014 CÓD. 11

C-FSG-MU/2014 CÓD. 11 1) Em relação aos conhecimentos sobre Escalas Cromáticas, analise as afirmativas abaixo como sendo falsas (F) ou verdadeiras (V) e marque a alternativa correta. I Na descida de uma escala cromática maior,

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

Tubos Sonoros. Assim como nas cordas vibrantes, nos ventres há interferência construtiva e nos nós ocorre interferência destrutiva.

Tubos Sonoros. Assim como nas cordas vibrantes, nos ventres há interferência construtiva e nos nós ocorre interferência destrutiva. Professor Caio Gomes Tubos Sonoros Considere um tubo de vidro onde uma fonte sonora passa a oscilar na extremidade aberta. Além do padrão de ondas estacionárias, devido as ondas incidentes e refletidas,

Leia mais

RELEMBRANDO ONDAS LONGITUDINAIS

RELEMBRANDO ONDAS LONGITUDINAIS ACÚSTICA ONDAS SONORAS Possuem origem MECÂNICAS. Propagam-se somente em meios materiais; Não se propagam no vácuo. O sistema auditivo de uma pessoa normal é sensibilizado por uma frequência entre 20Hz

Leia mais

O básico da Guitarra - Aula 21 J. Junior. Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço. J.

O básico da Guitarra - Aula 21 J. Junior. Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço. J. O básico da Guitarra - Aula 21 Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço O básico da Guitarra - Aula 8 REVISÃO Notação Musical - Partitura A partitura

Leia mais

Agora vamos rever alguns conceitos básicos. da Geometria, estudados ao longo do Telecurso Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão:

Agora vamos rever alguns conceitos básicos. da Geometria, estudados ao longo do Telecurso Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão: A UA UL LA Revisão II Geometria Introdução Agora vamos rever alguns conceitos básicos da Geometria, estudados ao longo do Telecurso 2000. Observe a figura abaixo e resolva a seguinte questão: Uma formiga

Leia mais

Monitoria Física - 20/02

Monitoria Física - 20/02 Monitoria - 20/02 01.ENEM 2016/2 As notas musicais podem ser agrupadas de modo a formar um conjunto. Esse conjunto pode formar uma escala musical. Dentre as diversas escalas existentes, a mais difundida

Leia mais

! Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2015 Prova de Conhecimento Específico da Música Curso Música Licenciatura Prova 1

! Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2015 Prova de Conhecimento Específico da Música Curso Música Licenciatura Prova 1 Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2015 Prova de Conhecimento Específico da Música Curso Música Licenciatura Prova 1 O Curso de Música-Licenciatura realizará, anualmente, uma Prova

Leia mais

VESTIBULAR PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA AGUARDE A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES. INSTRUÇÕES

VESTIBULAR PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA AGUARDE A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES. INSTRUÇÕES VESTIBULAR 2007 003. PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA INSTRUÇÕES VOCÊ RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO 30 QUESTÕES OBJETIVAS. CONFIRA SEU NOME E NÚMERO DA CARTEIRA NA CAPA DESTE CADERNO.

Leia mais

Cavaquinho tradicional (originário do Minho)

Cavaquinho tradicional (originário do Minho) CAVAQUINHO CAVAQUINHO Cavaquinho tradicional (originário do Minho) O cavaquinho (pai de outros modelos como a braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga) é um instrumento da família dos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS MUSICAIS. Ex.

CLASSIFICAÇÃO DOS INTERVALOS MUSICAIS. Ex. LIÇÃO - 01 INTERVALO MUSICAL As notas musicais indicam as diferentes alturas do som. Assim sendo, entre estas diferentes alturas sonoras, obviamente, cria-se uma distância entre elas, a qual chamamos de

Leia mais

Curso de Violão. Música & Adoração. Música & Adoração. Ministério. Igreja Batista em Hidrolândia. Uma igreja que te ama

Curso de Violão. Música & Adoração. Música & Adoração. Ministério. Igreja Batista em Hidrolândia. Uma igreja que te ama Igreja Batista em Hidrolândia Uma igreja que te ama Curso de Violão Ministério Música & Adoração Produzido pelo Departamento de Ação Social da Igreja Batista em Hidrolândia. Proibida a reprodução por quaisquer

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 3ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 24/11/2016 Nota: Professor(a): Pâmella Duarte Valor da Prova: 20

Leia mais

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I =

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I = Física Revisão Prova bimestral 3 os anos Julio jun/11 Nome: Nº: Turma: 1. (Unicamp) O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que

Leia mais

NOME DAS NOTAS SUPLEMENTARES:

NOME DAS NOTAS SUPLEMENTARES: NOME DAS NOTAS SUPLEMENTARES: SUPERIORES: SOL LA SI DO RE MI FA SOL INFERIORES: RE DO SI LA SOL FA MI ESCALA COMPLETA: MI FA SOL LA SI DO RE MI FA SOL LA SI DO RE MI FA SOL LA SI DO RE MI FA SOL 5 EXERCÍCIOS

Leia mais

Ressonância e Ondas Estacionárias Prof. Theo Z. Pavan

Ressonância e Ondas Estacionárias Prof. Theo Z. Pavan Ressonância e Ondas Estacionárias Pro. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 7 Ressonância É possível movimentar o balanço com qualquer requência? Exemplos: Pêndulo Oscilador massa-mola Corda vibrante Cavidade

Leia mais

ENTENDENDO AS NOTAS MUSICAIS DO RE MI FA SOL LA SI

ENTENDENDO AS NOTAS MUSICAIS DO RE MI FA SOL LA SI 1 ENTENDEN AS NOTAS MUSICAIS Os sons musicais são representados graficamente por sinas chamados notas, e à escrita da música dá-se o nome de notação musical Tais notas são 7, a saber: RE MI FA SOL LA SI

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER The Big Bang Theory - Inglês The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ONDAS Uma onda transporta ENERGIA e QUANTIDADE DE MOVIMENTO de um ponto a outro

Leia mais

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma:

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Ondulatória. O trabalho deve ser respondido à caneta azul ou preta. Se necessário, questões de múltipla escolha devem apresentar

Leia mais

Isolde Frank A F I N D O

Isolde Frank A F I N D O Isolde Frank A F I N A N D O A 1 V O Z INTRODUÇÃO A respeito de "cantar", nós nos perguntamos: Por que há tantas pessoas que dizem que não sabem cantar? Por que encontramos pessoas que já tiveram que ouvir

Leia mais

Princípios básicos de violão - Bruno Grunig 2. Princípios básicos de violão. para iniciantes

Princípios básicos de violão - Bruno Grunig  2. Princípios básicos de violão. para iniciantes Princípios básicos de violão - Bruno Grunig http://videoauladeviolao.com.br 2 Princípios básicos de violão para iniciantes Esta é uma apostila com alguns princípios básicos para estudo de violão, não se

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 018/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 018/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 018/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência da matriz curricular do curso de Licenciatura em Música do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE TÉCNICA E HISTÓRIA DO TEMPERAMENTO MUSICAL

PRINCÍPIOS DE TÉCNICA E HISTÓRIA DO TEMPERAMENTO MUSICAL PRINCÍPIOS DE TÉCNICA E HISTÓRIA DO TEMPERAMENTO MUSICAL Nivia G. Zumpano Ricardo Goldemberg INTRODUÇÃO Desde aproximadamente o início do período renascentista até hoje em dia, a música ocidental tem se

Leia mais

Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos

Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos Estimulando a percepção auditiva de sons graves e agudos nós na sala de aula - módulo: música 1º ao 3º ano - unidade 7 É comum nos encantarmos ao ver alguém tocando de ouvido, ou seja, executando uma música

Leia mais

Parâmetros do som. 24 Capítulo 2

Parâmetros do som. 24 Capítulo 2 Parâmetros do som Ouvimos diversos sons produzidos por uma quantidade enorme de fontes sonoras. Sons diferentes e também sons que conhecemos e reconhecemos diariamente. Uma mesma nota musical pode ser

Leia mais

Teoria Musical. Prof. Rodrigo Faleiros. Prof. Rodrigo Faleiros. blog: rodfaleiros.wordpress.com

Teoria Musical. Prof. Rodrigo Faleiros. Prof. Rodrigo Faleiros.   blog: rodfaleiros.wordpress.com Teoria Musical Prof. Rodrigo Faleiros Prof. Rodrigo Faleiros e-mail: rodfaleiros@gmail.com blog: rodfaleiros.wordpress.com 2 Aula 1 Ritmo Ritmo é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com

Leia mais

Propriedades do som musical:

Propriedades do som musical: 2. SOM MUSICAL, PAUTA, CLAVE, LINHA SUPLEMENTAR Propriedades do som musical: altura musical é a propriedade do som que permite distinguir sons graves de sons agudos; duração musical é a propriedade do

Leia mais

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do

I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. II- Representação violão ou guitarra Gráfica do braço do I- Música É a arte dos sons. É constituída de melodia, ritmo e harmonia. a) Melodia É uma sucessão de sons musicais combinados b) Ritmo É a duração e acentuação dos sons e pausas c) Harmonia é a combinação

Leia mais

APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A

APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A P á g i n a 1 d e 1 1 P á g i n a 2 d e 1 1 APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> O Aluno dará os primeiros passos no sue instrumento e tocará

Leia mais

Ressonância e Ondas Estacionárias Prof. Theo Z. Pavan

Ressonância e Ondas Estacionárias Prof. Theo Z. Pavan Ressonância e Ondas Estacionárias Pro. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 7 Intererência Relexão de ondas Cordas com uma extremidade ixa: Pulso reletido retorna invertido. Cordas com uma extremidade solta

Leia mais

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Lívia Danielle C. Fernandes Universidade Estadual de Montes

Leia mais

FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL

FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL A Sequência de Fibonacci descreve como as coisas podem crescer através da geometria fractal. Exemplos de como essa disposição numérica ocorre podem ser vistos em diversos

Leia mais

JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES

JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES Primeiro trabalho didático sobre iniciação musical deu-se em forma de tese, apresentada no concurso para a cadeira de Teoria e Solfejo da Escola

Leia mais

* Rio de Janeiro

* Rio de Janeiro * 25-12-1949 Rio de Janeiro Formação e Atuação Formação em Pedagogia, Licenciatura em Música e Piano na Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Educação e Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA,

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG

INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG INICIAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ: SUBPROJETO PIBID/MÚSICA UFCG Alexsandro Lima (UFCG); Augusto Matheus Vasconcellos de Araújo (UFCG);

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE FÍSICA 2 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. VIRGÍLIO NOME Nº 9º ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o ano.

Leia mais

Antes de prosseguir, um parêntesis...

Antes de prosseguir, um parêntesis... Antes de prosseguir, um parêntesis... Quando uma pessoa não ouve por problemas na cóclea, faz-se um implante cóclear. O aparelho de implante coclear não é um amplificador de som. Trata-se de um estimulador

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA Nome: Ano: Disciplina: Música Professor: Gabriel Nº: Data: PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA O som tem quatro propriedades físicas: intensidade, timbre, duração e altura. São chamados também de parâmetros

Leia mais

Uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a propagação do som

Uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a propagação do som UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a propagação

Leia mais

Ficha Técnica: Ostinati & Companhia. Edição de Autor: D. M. C. S. Design e Montagem: D. M. C. S. 2011/03/01. Coimbra

Ficha Técnica: Ostinati & Companhia. Edição de Autor: D. M. C. S. Design e Montagem: D. M. C. S. 2011/03/01. Coimbra Ficha Técnica: Ostinati & Companhia Edição de Autor: D. M. C. S. Design e Montagem: D. M. C. S. 2011/03/01 Coimbra Ostinati & Companhia 3 Este volume compõe-se de dez músicas de ritmo duracional. Foram

Leia mais

,4. Identificar o intervalo melódico ascendente que é executado primeiro: 2.ª M ou 2.ª m?

,4. Identificar o intervalo melódico ascendente que é executado primeiro: 2.ª M ou 2.ª m? INTRODUÇÃO Intervalo de 2.ª - recapitulação Este volume 2 é a continuação do trabalho de treinamento auditivo para alunos que já dominam ouvir ritmos básicos (até semicolcheia), escala maior e intervalos

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Acústica Ambiental - EEK603) TOTAL 45

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Acústica Ambiental - EEK603) TOTAL 45 (Acústica Ambiental - EEK603) TOTAL 4 (Acústica Básica - EEK4) - introdução O fenômeno acústico: propagação. Nível de pressão sonora. As hipóteses acústicas. - Equacionamento Balanços de massa e quantidade

Leia mais

Curso de Violão - Iniciante

Curso de Violão - Iniciante Curso de Violão - Iniciante Iniciante Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável. Algumas partes fundamentais: Melodia - Combinação de sons sucessivos; Harmonia - Combinação de sons simultâneos;

Leia mais

TUBOS DE PVC NO ENSINO DE ONDAS SONORAS NO ENSINO MÉDIO

TUBOS DE PVC NO ENSINO DE ONDAS SONORAS NO ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA (FACET) MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF) TUBOS DE PVC NO ENSINO DE ONDAS SONORAS NO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Planificação 2º Período GR Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno

Planificação 2º Período GR Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno Planificação 2º Período GR 510 - Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno Conteúdos Capítulo 1- Som 1.1- Produção do som 1.1.1. A origem do 1.1.2. Atributos do Competências Gerais Mobilizar saberes culturais,

Leia mais

=========================================================== 1) A um melodioso grupo de notas cantado numa única sílaba dá-se o nome de

=========================================================== 1) A um melodioso grupo de notas cantado numa única sílaba dá-se o nome de 1) A um melodioso grupo de notas cantado numa única sílaba dáse o nome de (A) voz organal. (B) organum paralelo. (C) melisma. (D) cantochão. (E) textura. 2) A Escala formada exclusivamente por intervalos

Leia mais

MÚSICA E MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM OFICINAS INTERDISCIPLINARES

MÚSICA E MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM OFICINAS INTERDISCIPLINARES MÚSICA E MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM OFICINAS INTERDISCIPLINARES TAKIGUTI, P. MOYA, P.T Resumo O presente trabalho tem como proposta estabelecer relações entre a música e a matemática, mostrando

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Belo Jardim DATA 09/11/2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Belo Jardim DATA 09/11/2014 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Belo Jardim Exame de Seleção / VESTIBULAR IFPE 2015 Curso Superior de Licenciatura em Música Avaliação Específica em Música

Leia mais

Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado

Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado Modos Normais de Vibração. Ressonância num Tubo Fechado Prof. Niels Fontes Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Determinação da resposta de um tubo fechado em ambas extremidades

Leia mais

TUBOS SONOROS: UMA ANÁLISE CRITICA DOS L IVROS DIDÁTICOS E DO SENSO COMUM.

TUBOS SONOROS: UMA ANÁLISE CRITICA DOS L IVROS DIDÁTICOS E DO SENSO COMUM. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física SNEF 2009 Vitória, ES 1 TUBOS SONOROS: UMA ANÁLISE CRITICA DOS L IVROS DIDÁTICOS E DO SENSO COMUM. Naylor Ferreira de Oliveira 1, Carlos Alberto Olivieri 2 Resumo

Leia mais

Experimentos de Física com o Sistema de Som do PC

Experimentos de Física com o Sistema de Som do PC Experimentos de Física com o Sistema de Som do PC Carlos Eduardo Aguiar Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Instituto de Física Universidade Federal do Rio de Janeiro XVII Semana da Física, UERJ,

Leia mais

Fundamentos de harmonia

Fundamentos de harmonia Fundamentos de harmonia Hudson Lacerda 19 de Fevereiro de 2010 Resumo Este texto foi escrito originalmente para uso na disciplina Fundamentos de Harmonia ministrada pelo autor na Escola de Música da Universidade

Leia mais

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2017 Edital N. 09/2017/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2017 Edital N. 09/2017/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Relação entre a velocidade de propagação da onda, o comprimento da onda e o período: v. f ou v T Reflexão de ondas Na reflexão de ondas, o ângulo de reflexão r é igual ao ângulo

Leia mais

Matemática e Música; um casamento perfeito RESUMO

Matemática e Música; um casamento perfeito RESUMO Matemática e Música; um casamento perfeito Josimara Lima Furtado dos Santos Mauro José Dos Santos Escola Estadual 29 de Novembro RESUMO Esta pesquisa aborda a relação entre a Matemática e a Música, desde

Leia mais

VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO

VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO NOTAS MUSICAIS: Existem sete notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. De uma nota para a outra, seguindo a seqüência natural, existe um tom de distância, exceto de MI para

Leia mais

Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical.

Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical. 1 Apresentação A Teoria Musical existe para nos ajudar. Acredite nisso! Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical. E com o objetivo de estimular o aprendizado,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS

LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 1 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br/~fis1 LISTA DE EXERCÍCIOS - ONDAS 013.1 1. Considere

Leia mais