DESENVOLVIMENTO DE UM ATLAS DE HISTOLOGIA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO A FAVOR DA EDUCAÇÃO NA ÁREA MÉDICA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESENVOLVIMENTO DE UM ATLAS DE HISTOLOGIA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO A FAVOR DA EDUCAÇÃO NA ÁREA MÉDICA."

Transcrição

1 DESENVOLVIMENTO DE UM ATLAS DE HISTOLOGIA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO A FAVOR DA EDUCAÇÃO NA ÁREA MÉDICA. Marcos Felipe Costa Mauriz 1, Daniel Fernando Pereira Vasconcelos 2. ¹Bolsista ITV, Curso de Fisioterapia, Campus Ministro Reis Veloso. marcos_felipecbaj@hotmail.com. ²Curso de Biomedicina, Campus Ministro Reis Veloso. vasconcelos@ufpi.edu.br. Resumo Os cursos da saúde têm sofrido uma considerável diminuição na carga horária de disciplinas básicas como Histologia, Embriologia, Patologia, dentre outras. Diante disso têm-se buscado alternativas em Tecnologias da Comunicação e Informação para auxiliar no processo ensino x aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi a elaboração de um Atlas de Histologia, que será usado como objeto de aprendizagem para estudantes da área da saúde. Para elaboração do atlas foi feito o preparo do material histológico, por técnica comum de laboratório. Em sequência as imagens das lâminas histológicas foram capturadas, editadas e adicionadas de legenda, perfazendo um total de 104 imagens compondo o atlas, distribuídas em cinco capítulos: Tecidos epitelial, conjuntivo, ósseo e cartilaginoso, nervoso e muscular. O atlas poderá ser disponibilizado em meios de comunicação para facilitar o acesso aos interessados nos assuntos abordados pelo mesmo. Palavras-chave: histologia, aprendizagem, comunicação Introdução Os cursos da saúde têm sofrido uma considerável diminuição na carga horária de disciplinas básicas como Histologia, Embriologia, Patologia, dentre outros. Isso acontece devido ao avanço do conhecimento científico e a inviabilidade do aumento da carga horária total destes cursos. Diante dessa nova realidade, diversas universidades têm buscado soluções para o melhor aproveitamento do estudante nas Tecnologias a Informação e Comunicação TIC. O conceito de TIC está relacionado com conjunto de recursos tecnológicos, que integrados possibilitam a transmissão de informação e que quando associadas à internet, permitem que o indivíduo interaja com os conteúdos. O que leva a uma mudança no processo ensinos x aprendizagem.

2 Diversas ferramentas vêm sendo utilizadas no ensino de Histologia, como por exemplo, uso do microscópio virtual, como método de aprendizado em microscopia, além de aulas virtuais, atlas virtual, simulados online e chat. O uso da TIC como objeto de aprendizado, funciona como um recurso de diagnóstico sobre o nível de desenvolvimento dos alunos, suas dificuldades e potencialidades, e, principalmente, favorecendo-lhes a identificação e correção dos erros e a constante reelaboração, sem perda do que já foi criado. Em um estudo realizado na Universidade de John Hopkins verificou que, com a utilização de atlas digital de Histologia, houve aumento da satisfação do aluno com relação ao laboratório, da predisposição para o estudo da disciplina, da facilitação da discussão em grupo e da produtividade dos docentes. Outro estudo observou que grande parte dos materiais de Histologia disponíveis na internet, são encontrados em blogs, que apresentam conteúdo desorganizado e baixa utilização de áudios e vídeos, além de não assegurarem confiabilidade da origem desses conteúdos. Evidenciando ainda que muitos docentes optam por não usar as TICs, possivelmente pela falta de conhecimento ou domínio da tecnologia. Metodologia 1- Preparo do tecido: Realizado de acordo com as técnicas comuns nos laboratório de Histologia, a saber: coleta do material, fixação em substancia estabilizadora, desidratação, diafanização (mergulho do material em xilol), inclusão (em parafina líquida), microtomia, extensão, coloração em montagem da lâmina. 2- Captura das imagens de tecidos para serem utilizadas no Atlas de Histologia As imagens foram capturadas de lâminas histológicas, já preparadas. Atividades que ocorreram no Laboratório de Histologia do Curso de Biomedicina da UFPI Campus de Parnaíba. As imagens foram obtidas com um microscópio óptico (Digi Plus, Labomed ) acoplado a uma câmera digital (DigiPro 4.0, Labomed ) por meio de um software capturador de imagem (Digi Pro 4.0 Image Analysis Software). As imagens foram capturadas com diferentes aumentos, possibilitando uma visão em diversas escalas de ampliação. 3- Processamento das imagens Todas as imagens que foram obtidas estão passando por um processo de edição, por meio de programas como PhotoScape TM, Mooii Tech TM e Photoshop TM, Adobe TM. Apesar de não serem para esse tipo de

3 edição, esses softwares foram utilizadas ferramentas mais básicas como contraste, afinamento, brilho e proporção entre cores. 4- Legenda A partir de revisão de literatura de diferentes livros e Atlas de Histologia foi possível a criação de legendas para as imagens, marcação de partes e estruturas específicas. Além do detalhamento do tipo de aumento e coloração. Resultados e Discussão Ao todo, foram capturadas 200 imagens, sendo 54 de tecido cartilaginoso e ósseo, 50 de tecido epitelial, 43 de tecido nervoso, 28 de tecido muscular e 25 de tecido conjuntivo. Do total, 104 (52%) imagens foram selecionadas para compor o atlas (Figura 1) Imagens Capturadas Imagens Selecionadas Figura 1. Relação das imagens capturadas e selecionadas por tecido Algumas imagens foram adicionados setas, linhas, chaves, círculos e outras formas para destacar algo na imagem como, por exemplo, uma célula ou tipo de tecido apresentado. Visando facilitar o reconhecimento por parte de quem fizer uso do atlas. Foram selecionadas algumas imagens com legendas processadas e incluídas no atlas, para se exemplificar (Figura 2, 3, 4, 5).

4 Figura 2. Tecido conjuntivo denso não-modelado. Hematoxilina - Eosina. Aumento Médio. Figura 3. Corte do disco epifisário. Osteoblastos (seta vermelha). Osteócitos, presos a matriz óssea mineralizada (seta preta) Hematoxilina Eosina. Aumento Médio. Figura 4. Corte do Pulmão. Tecido Epitelial de Revestimento Simples Pseudoestratificado Cil[ndrico Ciliado com Células Caliciformes. Hematoxilina Eosina. 400x.. Figura 5. Cartilagem Fibrosa(A). Encontrada nos discos intervertebrais. Hematoxilina Eosina. 400x. Diversos estudos relatam a boa aceitação de TIC por parte dos discentes em portais na internet, com acesso livre ou gratuito. O que motivou a elaboração do Atlas em um formato PDF (Portable Document Format), e em html disponível ao usuário com acesso a internet, no site As imagens também serão utilizadas em outro projeto que consiste na elaboração de um atlas digital, no formato de aplicativo (APP) compatível a dispositivos móveis como smarphones ou tablets.

5 Conclusões O Atlas não substitui as aulas presenciais de Histologia, uma vez que é composto apenas por imagens e legendas de diferentes tecidos, o atlas possui um capítulo inicial sobre os instrumentos utilizados no laboratório de Histologia. Desta forma, o atlas poderá ser disponibilizado em meios de comunicação para facilitar o acesso aos interessados nos assuntos abordados pelo mesmo, complementando o processo de ensino e aprendizagem de Histologia. Agradecimentos Ao CNPQ e a UFPI por aprovar o projeto. Referências ALMEIDA M. Tecnologia de informação e comunicação na escola: aprendizagem e produção da escrita. Série Tecnologia e Currículo - Programa Salto para o Futuro, Novembro, BURITY CHF, CARDOZO SV. Atlas Digital de Morfologia Comparada: Uma Ferramenta Complementar ao Ensino de Histologia e Histopatologia. Revista UNIABEU Belford Roxo V.7 Número 16, maio- agosto de JUNQUEIRA LC; CARNEIRO, J. Histologia básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, OLIVEIRA JÚNIOR JK, SILVA MAD. As tecnologias de informação e comunicação como ferramenta complementar no ensino da histologia nos cursos odontologia da Região Norte. J. Health Inform Abril-Junho; 6(2): PEREIRA VASCONCELOS DF, GUIMARÃES VASCONCELOS ACC. Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Ensino em Histologia para Estudantes da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 37 (1) : ; SANTA-ROSA JG, STRUCHINER M. Tecnologia Educacional no Contexto do Ensino de Histologia: Pesquisa e Desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica. 35 (2) : ; 2011.

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA. Estudo da estrutura e inter-relação dos constituintes teciduais (células e material extracelular) de um organismo.

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA. Estudo da estrutura e inter-relação dos constituintes teciduais (células e material extracelular) de um organismo. UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso:Enfermagem Disciplina: Histologia Carga Horária: 75 h Teórica: 45 h Prática: 30 h Semestre: 2013.2 Professor: Juliane Silva Obrigatória: ( X ) Eletiva:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 30 horas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 30 horas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL (Turmas A e B) GRADE: Resolução CEPEC Nº 831 MATRIZ

Leia mais

Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas. Prof. Cristiane Oliveira

Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas. Prof. Cristiane Oliveira Introdução à Histologia e Técnicas Histológicas Prof. Cristiane Oliveira Visão Geral Corpo humano organizado em 4 tecidos básicos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Visão Geral - Tecidos consistem

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Histologia e Embriologia Código: Fisio - 104 Pré-requisito: ----- Período Letivo:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBF221 Histologia Básica

Programa Analítico de Disciplina CBF221 Histologia Básica 0 Programa Analítico de Disciplina Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento: II Carga horária

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO CURSO: Bacharelado em Nutrição DEPARTAMENTO:Ciências Morfológicas PROGRAMA DE DISCIPLINA

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Histologia Humana Código: SAU08 Professor: Alan André de Souza Lopes e-mail: alan.lopes@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Histologia Humana Código: SAU08 Professor: Alan André de Souza Lopes E-mail: alan.lopes@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60 CH Prática: 20 CH Total: 80 Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: II Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60 CH Prática: 20 CH Total: 80 Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: II Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Histologia Humana Código: SAU08 Professor: Alan André de Souza Lopes e-mail: alan.lopes@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

PLANO DE CURSO NÚMERO DATA CONTEÚDO PROFESSOR

PLANO DE CURSO NÚMERO DATA CONTEÚDO PROFESSOR PLANO DE CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO Curso: Medicina Veterinária Componente curricular: Citologia e Histologia Geral Código da disciplina: MOR067/567 Período: 1º Ano/semestre: 2019/1 Número de créditos: 5 Carga

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ 1 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução nº 077/1 COGEP, de

Leia mais

Uma breve galeria de fotos

Uma breve galeria de fotos EMBRIOLOGIA Uma breve galeria de fotos Renato Massaharu Hassunuma Patrícia Carvalho Garcia Sandra Heloísa Nunes Messias Everson Moretti Douglas Alexandre de Moura Junior EMBRIOLOGIA Uma breve galeria de

Leia mais

Embriologia e Histologia Animal I

Embriologia e Histologia Animal I Embriologia e Histologia Animal I Professora: Daniela Brum Embriologia FASE DIVISÃO INICIAL: multiplicação céls indiferenciadas FASE EMBRIONÁRIA: rápido crescimento e diferenciação para formação tecidos,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Ciências Biomédicas COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA PLANO DE ENSINO. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Histologia UNIDADE OFERTANTE: Instituto de Ciências Biomédicas - DBHEM

Leia mais

Introdução a Histologia. Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur

Introdução a Histologia. Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur Introdução a Histologia Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur O QUE É HISTOLOGIA? A histologia é o estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os componentes individuais

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010.

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010. PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010. Unidade Universitária: Curso: Farmácia-Bioquímica Departamento Responsável: Docente Responsável/Colaborador(es) Profª

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36. Habilitação / Modalidade Bacharelado

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36. Habilitação / Modalidade Bacharelado CURSO: Farmácia Turno: Integral Ano: 2018 Semestre: 2º/2018 Docente Responsável: Ralph Gruppi Thomé Currículo 2014 Período 2º Tipo Obrigatória Teórica 54 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia

Leia mais

Ficha 1 (permanente)

Ficha 1 (permanente) ! Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR Ficha 1 (permanente) Disciplina: Biologia Celular, Tecidual e Embriologia Bucal I Código:

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO Componente Curricular: Histologia e embriologia Código do componente: A-CBIO0013 Ano de vigência: 2016 Ano/Módulo/Semestre da oferta no curso: 2016.1 Curso: Licenciatura

Leia mais

Disciplina: Anatomia e Histologia

Disciplina: Anatomia e Histologia Curso de Graduação em Enfermagem Departamento de logia Disciplina: Anatomia e Histologia Ano: 2012 Série: 1º ano Semestre: 1º Carga Horária: 45 horas teórico-práticas Departamento: logia Coordenador: Profa.

Leia mais

Introdução à Histologia

Introdução à Histologia Introdução à Histologia Prof. a Dr a. Sara Tatiana Moreira UTFPR Campus Santa Helena 1 Histórico Bichat (1771-1802) Pioneiro da histologia e pai da histologia moderna Sem o uso de microscópio, examinou

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO: MORFOLOGIA DISCIPLINA: HISTOLOGIA I CÓDIGO: 040026 ANO: 2013 SEMESTRE: 2º CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Processamento Histológico

Processamento Histológico Universidade Estadual do Ceará UECE Faculdade de Veterinária FAVET Laboratório de Histologia de Efeitos Causados por Veneno de Serpentes - Histovesp Processamento Histológico Histologia e Embriologia Geral

Leia mais

Curso de Técnicas Histológicas para Microscopia de Luz Transmitida Utilizadas no LAMEB

Curso de Técnicas Histológicas para Microscopia de Luz Transmitida Utilizadas no LAMEB UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE ESTUDOS EM BIOLOGIA Campus Universitário Trindade Florianópolis, SC, 88040-900, Brasil Tel: (48) 3721.7143,

Leia mais

ATLAS VIRTUAL E INTERATIVO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR: NOVA FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM

ATLAS VIRTUAL E INTERATIVO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR: NOVA FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM ATLAS VIRTUAL E INTERATIVO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR: NOVA FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM Arthur Rafhael Amorim Alves Esmeraldo 1 Arthur Fernandes da Silva 2 Fiamma Ferreira Nogueira 3 Francisco

Leia mais

TECIDO CARTILAGINOSO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.

TECIDO CARTILAGINOSO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. TECIDO CARTILAGINOSO JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p. PRINCIPAIS FUNÇÕES: fonte de suporte aos tecidos moles (junto ao tecido ósseo),

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBF120 Citologia e Histologia

Programa Analítico de Disciplina CBF120 Citologia e Histologia Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina CBF0 Citologia e Histologia Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Área: Cultura e Extensão

Área: Cultura e Extensão PROGRAMA UNIFICADO DE BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Área: Cultura e Extensão Catalogação, organização e aquisição de imagens digitais a partir do acervo de lâminas do Departamento de Parasitologia

Leia mais

HISTOLOGIA E SEUS MÉTODOS DE ESTUDO

HISTOLOGIA E SEUS MÉTODOS DE ESTUDO HISTOLOGIA E SEUS MÉTODOS DE ESTUDO Histologia Estudo dos tecidos do corpo e como eles se organizam para constituir órgãos. Tecidos fundamentais tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido

Leia mais

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Utilização de novas tecnologias educativas: ambiente virtual para o estudo de histologia Renata Diniz Profa. Ms. Curso de Enfermagem

Leia mais

Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo I

Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo I Tecido Conjuntivo de Sustentação: Ósseo I Prof. a Dr a. Sara Tatiana Moreira UTFPR Campus Santa Helena 1 Elástico 1 Tecido ósseo Características: Tecido vivo com alto grau de rigidez e resistência à pressão,

Leia mais

CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS. Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36. Habilitação / Modalidade Bacharelado OBJETIVOS

CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS. Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36. Habilitação / Modalidade Bacharelado OBJETIVOS Turno: Integral Currículo Período 2º Tipo Obrigatória Teórica 54 CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado

Leia mais

Horário Segunda feira Turmas A e B: início: 08h20min e término: 11h50min. Turmas C e D: início: 13h30min e término: 17h10min.

Horário Segunda feira Turmas A e B: início: 08h20min e término: 11h50min. Turmas C e D: início: 13h30min e término: 17h10min. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina MOR 7101 Histologia Aplicada à Odontologia Professores da disciplina Ericson Kubrusly Gonçalves, (Doutorado, Mestrado, Odontologia) Departamento

Leia mais

TECIDOS ANIMAIS APRESENTAÇÃO

TECIDOS ANIMAIS APRESENTAÇÃO TECIDOS ANIMAIS Orientação e Supervisão Elena dos Santos Machado Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Redação Laura C. de Lannoy Marcos Sergio B. Junior Aplicação Isadora de Lourdes Signorini

Leia mais

CURSO: Farmácia. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA

CURSO: Farmácia. INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA Turno: Integral Currículo 2014 Período 2º Tipo Obrigatória Teórica 54 CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: -- Pré-requisito: -- Período

Leia mais

CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA

CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA Turno: Integral Currículo 2014 CURSO: Farmácia INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Departamento CCO Período 2º Teórica 54 Carga Horária Prática 36 Total 90 Código CONTAC FA014

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: --- Pré-requisito: ----- Período

Leia mais

CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA

CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS EMENTA Turno: Integral Currículo 2010 CURSO: Bioquímica INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Histologia e Embriologia Departamento CCO/UFSJ Período 2º Teórica 54 Carga Horária Prática 18 Total 72 Código CONTAC

Leia mais

PATOLOGIA Uma breve galeria de fotos

PATOLOGIA Uma breve galeria de fotos PATOLOGIA Uma breve galeria de fotos Renato Massaharu Hassunuma Patrícia Carvalho Garcia Sandra Heloísa Nunes Whitaker Penteado Michele Janegitz Acorci Valério Everson Moretti Douglas Alexandre de Moura

Leia mais

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS TIPOS DE TECIDOS DO CORPO HUMANO O organismo humano é formado por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Estes tecidos são formados

Leia mais

PLANO DE ENSINO (2017/1)

PLANO DE ENSINO (2017/1) PLANO DE ENSINO (2017/1) 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA CURSO: Farmácia A. NOMENCLATURA CÓDIGO CH CRÉDITOS PRÉ-REQUISITO TEÓRICOS PRÁTICOS IBM029 120 4 2 Não há B.

Leia mais

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS TIPOS DE TECIDOS DO CORPO HUMANO O organismo humano é formado por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Estes tecidos são formados

Leia mais

O EMPREGO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTOLOGIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS RESUMO

O EMPREGO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTOLOGIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS RESUMO 28 O EMPREGO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTOLOGIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS Maria Alice de Sene Moreira RESUMO Os professores buscam alternativas para facilitar o aprendizado

Leia mais

Introdução à Histologia Humana

Introdução à Histologia Humana Conteúdo da aula Introdução à Histologia Humana 1. Níveis de organização do corpo humano; 2. Definição de histologia e anatomia humana; 3. Visão geral, características e subdivisão dos tecidos; 4. Noções

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ANEXO 1 - Plano de Ensino MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2019 01 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Histologia

Leia mais

Técnicas histológicas

Técnicas histológicas Técnicas histológicas Profa Simone Marcuzzo Histologia Estudo da estrutura e inter-relação dos constituintes teciduais de um organismo Células e material extracelular Tecidos Macroscopia e microscopia

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBI212 Histologia e Embriologia

Programa Analítico de Disciplina CBI212 Histologia e Embriologia Catálogo de Graduação 016 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina CBI1 Histologia e Embriologia Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

Capítulo 9 Histologia animal I Epitelial, Conjuntivo, adiposo, ósseo, cartilaginoso

Capítulo 9 Histologia animal I Epitelial, Conjuntivo, adiposo, ósseo, cartilaginoso Capítulo 9 Histologia animal I Epitelial, Conjuntivo, adiposo, ósseo, cartilaginoso TECIDO: conjunto de células com uma ou mais funções TECIDO LÍQUIDO - Sangue TECIDO GELATINOSO conjuntivo TECIDO ÓSSEO

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CH Total: T 60h P 30h

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CH Total: T 60h P 30h CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: Pré-requisito: - Período Letivo:

Leia mais

Sandra Iara Lopes Seixas Professora Adjunta do Departamento de Morfologia da Universidade Federal Fluminense

Sandra Iara Lopes Seixas Professora Adjunta do Departamento de Morfologia da Universidade Federal Fluminense Atlas de Histologia Tecidual Módulo I Sandra Iara Lopes Seixas Terezinha de Jesus SirotheauSirotheau-Corrêa Atlas de Histologia Tecidual Módulo I Sandra Iara Lopes Seixas Professora Adjunta do Departamento

Leia mais

ATLAS VIRTUAL INTERATIVO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR

ATLAS VIRTUAL INTERATIVO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR EDUCAÇÃO ATLAS VIRTUAL INTERATIVO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR Arthur Rafhael Amorim Alves Esmeraldo 1 Fiamma Ferreira Nogueira 2 Marina Mello Almeida 3 Arthur Fernandes Da Silva 4 Roberto Flavio Fontenelle

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS EPITÉLIOS DE REVESTIMENTO - SIMPLES X ESTRATIFICADO - FORMATO DAS CÉLULAS. células cúbicas. células prismáticas

CLASSIFICAÇÃO DOS EPITÉLIOS DE REVESTIMENTO - SIMPLES X ESTRATIFICADO - FORMATO DAS CÉLULAS. células cúbicas. células prismáticas HISTOLOGIA ANIMAL Histologia é a parte da Biologia que estuda os tecidos. Tecidos são agrupamentos de células semelhantes e/ou que possuem função semelhante, tomadas em conjunto com a substância intercelular.

Leia mais

HAM, Arthur W. Histologia. RJ: Guanabara Koogan A) muscular estriado. B) epitelial. C) conjuntivo propriamente dito. D) adiposo. E) ósseo.

HAM, Arthur W. Histologia. RJ: Guanabara Koogan A) muscular estriado. B) epitelial. C) conjuntivo propriamente dito. D) adiposo. E) ósseo. Exercício 1: (PUC-RIO 2009) A fotomicrografia apresentada é de um tecido que tem as seguintes características: controle voluntário, presença de células multinucleadas, condrioma desenvolvido, alto gasto

Leia mais

ATLAS DIGITAL DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL: IMAGENS EM MICROSCOPIA DE LUZ E ELETRÔNICA E JOGOS

ATLAS DIGITAL DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL: IMAGENS EM MICROSCOPIA DE LUZ E ELETRÔNICA E JOGOS ATLAS DIGITAL DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL: IMAGENS EM MICROSCOPIA DE LUZ E ELETRÔNICA E JOGOS Tatiana Montanari 1, Maria Isabel Timm 2, Sofia Louise Santin Barilli 3, Leonardo Lisbôa da Motta 4 e Gabriela

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BIO220 Histologia e Embriologia

Programa Analítico de Disciplina BIO220 Histologia e Embriologia Catálogo de Graduação 206 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Biologia Geral - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas:

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: BASES BIOLÓGICAS

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA Avenida Loja Maçônica Renovadora 68, nº 100 - Aeroporto - Barretos - São Paulo Telefone: (17) 3321-3060 www.facisb.edu.br CURSO DE MEDICINA ATIVIDADE

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

HISTOLOGIA. Introdução ao Estudo dos Tecidos

HISTOLOGIA. Introdução ao Estudo dos Tecidos HISTOLOGIA Introdução ao Estudo dos Tecidos NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera.

Leia mais

PRÁTICAS DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

PRÁTICAS DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 1 PRÁTICAS DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Período: 2.º Turno: Noturno Data: / /2016 Disciplina: Histologia e Embriologia Professor(a): Sara Tatiana Moreira Acadêmico(a): R.A. Lembretes para o bom andamento

Leia mais

03/02/2018 MÉTODOS DE ESTUDO: CÉLULAS E TECIDOS

03/02/2018 MÉTODOS DE ESTUDO: CÉLULAS E TECIDOS MÉTODOS DE ESTUDO: CÉLULAS E TECIDOS 1 2 Etapas na preparação de amostras de tecidos para estudo histológico 3 Fixação Finalidades: Evitar a autólise; Impedir a atividade e proliferação de bactérias; Endurecer

Leia mais

Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos

Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos Técnica Básicas para Análises de Células e Tecidos Visão panorâmica da célula Algumas grandezas... 1km 1.000m 1m 100 cm 1cm 10 mm 1mm 1000 µm 1 µm 1000 nm 1Å (Angstron Angstron) 10 10-10 m Visão panorâmica

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II Prof. Daniele Duó - Os Tecidos são o objeto de estudo da HISTOLOGIA. - Tecidos: conjuntos de células que atuam de maneira integrada, desempenhando

Leia mais

HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL

HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL Introdução HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL Vera Regina Andrade, 2015 Apesar de toda a complexidade, o organismo humano é constituído de 4 tipos básicos de tecidos Tecido epitelial Tecido conjuntivo Tecido

Leia mais

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA A Célula ( menor porção de um ser vivo) B - Tecido( Conjunto de células com funções semelhantes) C - Órgão ( Conjuntos de tecidos

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano letivo 2014/2015 Ano/Semestre curricular 1ºAno/2ºSemestre Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Curso Equinicultura Ano letivo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO. CURSO Bacharelado em Zootecnia MATRIZ 4

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO. CURSO Bacharelado em Zootecnia MATRIZ 4 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos PLANO DE ENSINO CURSO Bacharelado em Zootecnia MATRIZ 4 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução n 80/06 - COEPP DISCIPLINA/UNIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL Nº III EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORES REMUNERADOS E VOLUNTÁRIO PARA DISCIPLINAS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL, CAMPUS

Leia mais

RELATÓRIO PROJETO DE ENSINO À DISTÂNCIA MÚSICA & TECNOLOGIA II

RELATÓRIO PROJETO DE ENSINO À DISTÂNCIA MÚSICA & TECNOLOGIA II RELATÓRIO PROJETO DE ENSINO À DISTÂNCIA MÚSICA & TECNOLOGIA II Equipe do projeto Coordenador: Prof. Dr. Eloi F. Fritsch Bolsistas: Alexandre A. Morales e Bernardo Grings. Introdução O projeto Música e

Leia mais

EDITAL DE TURMA ESPECIAL

EDITAL DE TURMA ESPECIAL Edital N 0126/ 2016. Cacoal, 17 de Outubro de 2016. EDITAL DE TURMA ESPECIAL A Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED, no uso de suas atribuições legais, e tendo presente o disposto no Art.

Leia mais

Histologia Animal. 1º ano 2016 Profa. Rose Lopes

Histologia Animal. 1º ano 2016 Profa. Rose Lopes Histologia Animal 1º ano 2016 Profa. Rose Lopes Os tecidos animais 4 tipos básicos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso Tecidos epiteliais Células justapostas, com pouca ou nenhuma substância extracelular.

Leia mais

Citologia e Histologia Animal I Tecido Cartilaginoso. Docente: Sheila C. Ribeiro Abril 2016

Citologia e Histologia Animal I Tecido Cartilaginoso. Docente: Sheila C. Ribeiro Abril 2016 Citologia e Histologia Animal I Tecido Cartilaginoso Docente: Sheila C. Ribeiro Abril 2016 Tecido Cartilaginoso Introdução Tecido Conjuntivo Consistência Rígida Funções Suporte Revestimento/Absorção choques

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Sandra Adelly Alves Rocha Técnico Integrado em Edificações. Biologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO CCENS BIOLOGIA. Plano de Ensino. Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: ALEGRE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA Departamento Responsável: DE Data de Aprovação (Art. nº 91): 07/04/2017 Docente responsável:

Leia mais

Histologia 19/11/2018. Tecido epitelial. Histologia

Histologia 19/11/2018. Tecido epitelial. Histologia Histologia Histologia Tecido epitelial Tecido conjuntivo Definição de tecido : conjunto de células da mesma origem embrionária que desempenham uma atividade específica; Células; Substância intercelular

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ATLAS VIRTUAL DE HISTOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ELABORAÇÃO DE ATLAS VIRTUAL DE HISTOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ELABORAÇÃO DE ATLAS VIRTUAL DE HISTOLOGIA PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Felipe José Sasso. (Centro Universitário Claretiano - felipesasso@gmail.com) Leandro Roberto da Silva. (Centro Universitário Claretiano

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1

DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE MACROMEDIA FLASH 8 1 Cleber Cristiano Sartorio 2, Tânia M. Pereira 3, Edson L. Padoin 4,

Leia mais

Aula: Histologia I. Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo.

Aula: Histologia I. Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo. Aula: Histologia I Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo. PROFESSOR: Brenda Braga DATA: 03/04/2014 Histologia (Estudo dos Tecidos)

Leia mais

Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC

Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC REGULAMENTO DOS TRABALHOS DOCENTES EFETIVOS (TDEs) A Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC, no uso de suas atribuições,

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.1 Conteúdo Tecidos 3 CONTEÚDOS E HABILIDADES Habilidade

Leia mais

Disciplina Histologia 2017 REVISÃO

Disciplina Histologia 2017 REVISÃO Disciplina Histologia 2017 REVISÃO Introdução à Histologia Introdução à Histologia Estudo da estrutura do material biológico e das maneiras como os componentes relacionam estrutural e funcionalmente. individuais

Leia mais

IV.2) TECIDO CARTILAGINOSO

IV.2) TECIDO CARTILAGINOSO IV.2) TECIDO CARTILAGINOSO Caracteriza-se pela presença de uma matriz intercelular de consistência firme, flexível, porém, não rígida. Funções: sustentação; revestimento de superfícies articulares; crescimento

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Histologia Especial Código da Disciplina: VET203 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta da disciplina: 2 P Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa

Leia mais

Anatomia Humana Geral

Anatomia Humana Geral Anatomia Humana Geral 1 / 6 2 / 6 3 / 6 Anatomia Humana Geral A Anatomia Humana é um campo da Biologia que estuda os sistemas do corpo humano. O estudo da anatomia tem evoluído muito com o apoio da tecnologia.

Leia mais

Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE

Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE www.dotgroup.com.br Veja o que já entregamos em EDTECH para o SEBRAE NEGÓCIO CERTO - TRILHAS DE AUTOATENDIMENTO Conteúdo de apoio e orientação para empresários e potenciais empresários de micro e pequenas

Leia mais

A GESTÃO DE BIBLIOTECAS NO CONTEXTO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI: a experiência da Universidade Estadual de Goiás

A GESTÃO DE BIBLIOTECAS NO CONTEXTO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI: a experiência da Universidade Estadual de Goiás Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A GESTÃO DE BIBLIOTECAS NO CONTEXTO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI: a experiência da Universidade Estadual de Goiás Vanessa Guimarães do Nascimento (UEG) - guimaraes899@gmail.com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº. 89/2013 - ÁREA DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA NORMAS COMPLEMENTARES O DIRETOR DO INSTITUTO

Leia mais

tecnologias educacionais

tecnologias educacionais O guia completo das tecnologias educacionais Conheça as soluções mais utilizadas em sala de aula! profissional da educação que interage diariamente com os alunos das novas gerações tem uma preocupação

Leia mais

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2015 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2015 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2SEM2015 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Constituída em atendimento à Lei nº 10.861/2004, regulamentada pela Portaria

Leia mais

ATLAS DE HISTOLOGIA TECIDUAL - MÓDULO II. Sandra Iara Lopes Seixas Terezinha J. Sirotheau-Corrêa

ATLAS DE HISTOLOGIA TECIDUAL - MÓDULO II. Sandra Iara Lopes Seixas Terezinha J. Sirotheau-Corrêa ATLAS DE HISTOLOGIA TECIDUAL - MÓDULO II Sandra Iara Lopes Seixas Terezinha J. Sirotheau-Corrêa ATLAS DE HISTOLOGIA TECIDUAL MÓDULO II Sandra Iara Lopes Seixas Professora Adjunto do Departamento de Morfologia

Leia mais

TECNOLOGIA WEB. Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

TECNOLOGIA WEB. Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Histologia Humana - Enfermagem. - Caderno de aulas práticas -

Histologia Humana - Enfermagem. - Caderno de aulas práticas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Ciências Morfológicas Histologia Humana - Enfermagem Profa. Simone Marcuzzo - Caderno de aulas práticas

Leia mais

NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Adeilson Marques da Silva Cardoso 1, Moisés Laurence de Freitas Lima Junior 1, Jucilene de Oliveira

Leia mais