Glossário. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Glossário. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias"

Transcrição

1 Glossário A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias O FamilySearch é uma organização sem fins lucrativos patrocinada pela Igreja. A sede da Igreja fica em Salt Lake City. A Igreja às vezes é chamada de Igreja Mórmon. Para saber mais sobre a Igreja, visite ou acordo de licença Contrato feito entre a indexação do FamilySearch e voluntários. Entre outras coisas, o contrato declara que o FamilySearch detém os direitos sobre as informações indexadas reunidas pelos voluntários. Os voluntários concordam em não usar as imagens dos lotes para nenhum outro propósito que o de indexar as informações no programa de computador. administrador do grupo Pessoa que dirige um grupo de indexadores, geralmente associado a uma sociedade genealógica ou histórica. Os diretores de extração das estacas recebem a função de administradores de grupo no banco de dados da indexação do FamilySearch para que tenham acesso aos relatórios e a outras informações relativas ao grupo que dirigem. ajuda do campo Instruções que explicam como indexar cada elemento dos dados. As ajudas do campo podem ser vistas na parte inferior no lado direito da tela de indexação quando a aba Ajuda do Campo estiver selecionada. aplicativo Programa de computador (como um processador de texto ou uma planilha eletrônica) que realiza uma das principais tarefas em que o computador é usado. O programa de computador para indexação é, às vezes, chamado de aplicativo de indexação. área de lançamento de dados Área da tela de indexação em que o indexador digita as informações obrigatórias de história da família a partir de documentos históricos. área de trabalho Área ou janela na tela de um computador (geralmente vista logo depois que o computador é ligado) em que os ícones estão organizados de um modo que lembra objetos na superfície de uma escrivaninha. baixar Transferência de dados ou arquivos de um computador ou uma mídia de armazenamento para outro computador. balança Símbolo em um lote de conferência que indica que um lançamento feito pelo indexador A e o indexador B precisa ser conferido. O símbolo aparecerá em um campo que necessita de conferência e ao lado do número do registro na área de lançamento de dados.

2 barra de ferramentas Barra ao longo da parte superior ou do meio da tela de indexação contendo ícones gráficos que representam ações que podem ser realizadas quando se clica no ícone. barra de menus Barra ao longo da parte superior da tela, com várias opções. Quando se clica nela, as opções se abrem em um menu suspenso com opções mais específicas. campo 1. Determinada área na tela do computador (como uma célula ou um quadro em uma coluna ou linha) na qual o mesmo tipo de informação é registrado. 2. Um quadro (ou uma célula) na área de lançamento de dados. campos de equiparação de registros campos não obrigatórios ou campos secundários de indexação campos obrigatórios ou campos principais de indexação Recurso no programa de computador da indexação que permite mudar a ordem em que aparecem os dados dos campos do indexador A e do indexador B ao fazer a equiparação dos registros. Dados complementares que não são fundamentais para o índice mas contribuem com mais informações. Os campos secundários de indexação geralmente não são previsíveis e podem ser difíceis de padronizar. Dados obrigatórios que são fundamentais para o índice. Os campos principais de indexação são identificados por tipo de registro, mas geralmente incluem nomes, a data e o local do evento. CD-ROM Disco compacto que contém dados de computador que não podem ser apagados ou alterados. censo Lista de pessoas elaborada pelo governo para contar a população. Os censos muitas vezes contêm informações genealógicas úteis. certificado Documento que declara ou atesta a veracidade de um acontecimento. O certificado geralmente contém um registro. Não deve ser confundido com imagem, página, registro ou livro de registros. chamada telefônica gratuita Chamada que não é cobrada da pessoa que faz a ligação. clicar Ativar um arquivo ou uma função de computador usando um dispositivo indicador, como o mouse. compartilhar um lote Recurso no programa de computador da indexação que permite aos indexadores, conferentes, administradores e ao pessoal do suporte trabalhar em conjunto em um mesmo lote. Uma pessoa que baixa um lote pode permitir que outra pessoa faça o download do mesmo lote. A pessoa com a qual o lote é compartilhado não pode fazer o envio do lote. O recurso, na realidade, é apenas para visualização.

3 conexão com a Internet Método usado para conectar-se à Internet. As conexões com a Internet podem ser do tipo discado, por DSL, cabo ou satélite. conferência Processo de escolha entre o que foi digitado pelo indexador A e o indexador B, quando a digitação difere. A conferência é feita depois que um lote completo de registros foi indexado usando-se o processo de indexação A e indexação B. conferente Pessoa que compara as discrepâncias entre a indexação A e a indexação B identificadas pela verificação inicial feita pelo computador. Essa pessoa escolhe o lançamento correto ou sobrescreve ambas versões e digita sua própria interpretação das informações registradas no documento. cor de fundo Indicador em um campo com o propósito de lembrar o indexador ou o conferente que deve conferir o que foi digitado com aquilo que está no documento. A cor de fundo não quer dizer que um erro foi cometido. Indica apenas que o nome ou a palavra sinalizada não consta da lista para consulta. O indexador pode escolher se o programa deve sinalizar as informações com uma cor de fundo ou uma linha ondulada vermelha. dados Informações encontradas nas imagens de documentos históricos que devem ser indexados; especificamente, as informações que devem ser digitadas na área de lançamento de dados do programa de computador. dados do cabeçalho Informações que se aplicam a todos os registros de uma determinada imagem, geralmente encontradas na parte superior do documento. devolver um lote Processo usado quando uma pessoa decide não indexar um lote. A pessoa pode devolver o lote para que possa ser indexado por outra pessoa. Pode também devolver o lote se a qualidade da imagem precisar ser revista (por exemplo, se a imagem estiver borrada ou muito clara ou escura). diretor de extração da estaca Pessoa que dirige um grupo de indexadores em uma estaca. diretrizes básicas de indexação Instruções básicas de indexação que se aplicam a todos os projetos. discado Acesso a um provedor de Internet por meio de uma linha telefônica comum. documento Papel ou certificado original ou oficial, usado para provar ou apoiar uma reivindicação ou opinião. Um documento pode aparecer de várias formas diferentes, inclusive como um cartão ou uma página de livro. Não deve ser confundido com imagem, página ou registro. endereço na Internet Local (geralmente iniciado por ou de um site ou página na Internet. Também conhecido como URL.

4 enviar um lote Processo para o envio pela Internet de um lote completamente indexado para a sede da Igreja. Um lote precisa ser enviado para que possa ser finalizado e ir adiante no processo de indexação. equiparação de registros Primeiro passo feito em um lote de conferência. Esse passo permite que o conferente verifique se a indexação A e a indexação B contêm o mesmo número de registros e se os registros foram indexados na mesma ordem. O sucesso dos demais passos em um lote de conferência depende significativamente da correta execução do primeiro passo. extração Processo de leitura e registro de nomes, locais principais de eventos e datas de um documento histórico usando o programa Universal Data Entry (UDE). Extração de Dados de Registros Familiares Divisão do Departamento de História da Família da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que trabalha tanto com o UDE (trabalho de extração) como com a Indexação do FamilySearch. FamilySearch Maior organização genealógica do mundo. Essa organização sem fins lucrativos é patrocinada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os usuários podem acessar gratuitamente os serviços e recursos do FamilySearch on-line no endereço ou nos mais de centros de história da família em 132 países, inclusive a Biblioteca de História da Família central em Salt Lake City, Utah, EUA. gravar Método para armazenar dados indexados no disco rígido de um único computador (como um computador de mesa doméstico) e em um servidor, se estiver conectado à Internet e ambos locais estiverem à disposição. Se o indexador ou o conferente não estiver conectado à Internet, os dados serão armazenados apenas no disco rígido do computador pessoal dele. Dados que foram gravados no servidor podem ser recuperados pela Internet para um computador de mesa na residência, um laptop ou um computador na biblioteca ou no centro de história da família local. guardiões de registros Proprietários ou guardiões das coleções de registros originais. Guia do Usuário Manual com informações e instruções referentes ao site da Indexação do FamilySearch na Internet e ao respectivo programa de computador. hiperlink (link) Conexão eletrônica que dá acesso direto de um local (como um documento, programa de computador ou site da Internet) a outro, no mesmo local ou em local diferente. Os hiperlinks são geralmente identificados e podem ser ativados clicando-se no texto sublinhado.

5 Horário Padrão de Salt Lake City, Utah (MST) Fuso horário que inclui Salt Lake City, Utah, EUA, onde ficam o FamilySearch e o Departamento de História da Família. No inverno do hemisfério sul, o MST muda para Horário de Verão de Salt Lake (MDT). Dependendo da época do ano, o MST/MDT equivale a UTC-7 ou UTC-6. ícone Pequena figura que representa uma função no computador, geralmente encontrada na área de trabalho do computador ou na barra de ferramentas de um programa de computador. Igreja SUD Nome abreviado de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, algumas vezes chamada de Igreja Mórmon. Para saber mais sobre a Igreja, visite ou O FamilySearch é uma organização sem fins lucrativos patrocinada pela Igreja. imagem Fotografia tirada de um documento histórico, exibida eletronicamente na tela de um computador. A imagem pode conter mais de uma página ou um documento. Não deve ser confundida com documento, registro ou página. imagem digital Fotografia tirada de um documento histórico, exibida eletronicamente na tela de um computador. A imagem pode conter mais de uma página ou um documento. Não deve ser confundida com documento, registro ou página. Imagem em branco Imagem que contém um pedaço de papel em branco ou não contém nenhum documento, ou contém um formulário impresso que não contém nenhuma informação registrada. Imagem ilegível Imagem inteira que não contém nenhum registro legível. Imagem repetida Imagem que é idêntica à imagem precedente ou seguinte, ou idêntica a uma imagem do mesmo lote. imagem Sem Dados Extraíveis Imagem que contém informações, mas nenhuma delas confere com as informações obrigatórias a serem indexadas. Essas imagens podem ainda conter índices que geralmente não são indexados porque a coleta das informações é feita a partir dos registros reais em vez de se usarem esses índices. indexação A e indexação B ou Processo de Indexação duplocego indexação Processo de captura de informações pertinentes de história da família de documentos históricos e disponibilização das informações para publicação na Internet. Processo em que dois indexadores trabalham independentemente para digitar informações genealógicas das mesmas imagens digitais de documentos históricos no programa de computador da indexação do FamilySearch.

6 indexador Voluntário que ajuda a criar índices pesquisáveis usando o programa de indexação do FamilySearch. índice (indexar) (substantivo) Informações vitais tiradas de uma coleção de registros e organizadas para tornar sua pesquisa fácil. (verbo) Criar um banco de dados de informações vitais tiradas de uma coleção de registros. Informações sobre o Projeto Aba na tela de indexação que fornece instruções específicas do projeto e links para mais informações. instalar Colocar software em um computador para que possa ser usado. instruções específicas do projeto Informações sobre um projeto encontradas na Internet ou na aba Informações do Projeto que ajudam o indexador a compreender como os dados estão organizados e como devem ser indexados. Internet Rede de comunicação eletrônica que conecta sistemas de computador no mundo todo. lançamento de formulário Método de indexação configurado de modo que as informações sejam mostradas apenas uma linha de lançamento de cada vez na área de lançamento de dados e onde os campos estão organizados verticalmente. lançamento de tabela Método de indexação configurado de modo que vários lançamentos possam ser vistos ao mesmo tempo e onde os campos estão organizados horizontalmente em linhas ao longo da área de lançamento de dados. linha de lançamento Linha completa (usando o lançamento de Tabela) ou coluna completa (usando o lançamento de Formulário) na área de lançamento de dados e que geralmente contém as informações de um registro em um documento. linha ondulada vermelha Lembrete para conferir o que foi digitado com aquilo que está no documento. As linhas onduladas vermelhas não significam que o indexador cometeu um erro. Indicam apenas que o nome ou a palavra sinalizada não consta da lista para consulta. O indexador pode escolher se o programa deve sinalizar as informações com a linha ondulada vermelha ou uma cor de fundo. link Conexão eletrônica que dá acesso direto de um local (como um documento, programa de computador ou site da Internet) a outro, no mesmo local ou em local diferente. Os hiperlinks são geralmente identificados e podem ser ativados clicando-se no texto sublinhado.

7 lista para consulta Lista de nomes, lugares e outras informações comuns pertinentes que podem ser encontrados nos projetos que estão sendo indexados. As listas para consulta não são completas. livro de registros Lista ou gráfico contendo vários registros na mesma página ou no mesmo documento, como uma página de censo. Alguns livros de registros têm números de linha, outros não. lote Uma ou mais imagens de documentos históricos que são baixadas e indexadas usando o programa de computador da indexação do FamilySearch. Um lote geralmente pode ser concluído em 30 a 60 minutos. lote de conferência Lote (ver Lote) contendo as respectivas informações digitadas pelo indexador A e o indexador B. O conferente baixa esse tipo de lote a fim de comparar e resolver as discrepâncias entre as informações do indexador A e do indexador B. lote de indexação Uma ou mais imagens de documentos históricos que são baixadas e indexadas usando o programa de computador da indexação do FamilySearch. Um lote geralmente pode ser indexado em 30 a 60 minutos. marcar como em branco Processo usado para informar que um documento não contém as informações solicitadas por um campo obrigatório. O campo deve ser marcado como em branco para notificar o programa de computador de que você procurou as informações mas não as encontrou. Navegação pela Imagem Aba na tela de indexação que contém uma imagem em miniatura (ou em tamanho reduzido) do documento que está sendo visto. Uma pequena área cinza que cobre a imagem em miniatura pode ser movida para mostrar rapidamente diferentes áreas da imagem maior. navegador da Internet Programa usado para ver e usar sites, páginas, documentos, etc., na Internet. Alguns navegadores da Internet bem conhecidos são o Internet Explorer, o Mozilla Firefox, o Google Chrome e o Safari da Apple. número da linha Número escrito ou digitado ao lado de um registro em um livro de registros. número do lote compartilhado Número fornecido pelo programa de computador da indexação quando uma pessoa seleciona um lote que gostaria de compartilhar e usa o recurso Compartilhar Lote. O número é exclusivo para o lote selecionado e funcionará apenas enquanto o lote for baixado e estiver sendo trabalhado pelo indexador que o baixou originalmente.

8 número do registro 1. Número atribuído a um registro em um documento, livro de registros ou certificado e usado para ajudar a distinguir um registro de outro. 2. Número da linha de lançamento na área de lançamento de dados. off-line Não conectado ou não servido pela Internet. O programa de computador da indexação do FamilySearch possui uma opção para Trabalhar Off-line na página inicial do programa. Clicar no quadradinho ao lado dessa frase indica para o programa que você desconectou o computador da Internet. Clicar no quadradinho não desconecta o computador para você. on-line Conectado à Internet. organizar campos Recurso no programa de computador da indexação que permite modificar a ordem dos campos na área de lançamento de dados. Esse recurso não está à disposição em todos os lotes. página Um único lado de uma folha de papel, papel pergaminho ou outro material do qual é feito um manuscrito ou uma publicação. Um documento ou uma imagem em um lote de indexação pode conter mais de uma página. Uma única página geralmente contém vários registros. Não deve ser confundida com documento, imagem ou registro. página inicial Página que é geralmente vista inicialmente em um site da Internet. Geralmente contém links para outras páginas do site. A página inicial da indexação do FamilySearch encontra-se no endereço página inicial Primeira tela que aparece toda vez que o programa de computador da indexação é iniciado. Nessa tela, pode-se baixar novos lotes, ver a lista de lotes que já foram baixados, ler mensagens dos administradores, exibir seu histórico, examinar os pontos, traçar metas e encontrar links para o site da indexação do FamilySearch na Internet. É muitas vezes chamada de página Meu Trabalho. página inicial do programa Primeira tela que aparece toda vez que o programa de computador da indexação é iniciado. Nessa tela, pode-se baixar novos lotes, ver a lista de lotes que já foram baixados, ler mensagens dos administradores, exibir seu histórico, examinar os pontos, traçar metas e encontrar links para o site da indexação do FamilySearch na Internet. É muitas vezes chamada de página Meu Trabalho.

9 página Meu Trabalho Ver página inicial do programa. Perguntas Mais Comuns Perguntas frequentes e respostas a elas. pontos Número que corresponde ao número de registros que você já indexou, ajustado pelo grau de dificuldade (pois alguns projetos são mais difíceis que outros). Os pontos proporcionam uma forma de você acompanhar sua contribuição pessoal de indexação no FamilySearch. No futuro, os pontos poderão dar-lhe acesso a registros que, de outra forma, são restritos pelos guardiões desses registros. prenome 1. Nome(s) geralmente dado(s) a uma pessoa pelos pais e associado(s) ao sobrenome ou nome da família. Às vezes o prenome também é chamado de nome de batismo. 2. O primeiro nome ou nome do meio que precede o sobrenome. principal Pessoa principal para a qual é preparado o registro de um evento. programa de computador da indexação Programa de computador que pode ser baixado do site da indexação do FamilySearch na Internet ( e que é usado por voluntários para visualizar imagens de documentos históricos e digitar informações vitais que se encontram nas imagens. projetos Coleção de registros históricos organizados em grupos por época, localidade e outras características semelhantes para fins de indexação. Por exemplo: U.S., Arizona 1920 Federal Census. publicação Colocação na Internet dos índices criados pelos voluntários da indexação do FamilySearch, onde o público pode usá-los. realce Retângulo ou quadro em uma só cor que marca o local dos dados obrigatórios em uma imagem e que se move quando o indexador movimenta-se de um campo a outro. recuperar do servidor Processo muitas vezes usado quando um indexador quer transferir-se de um computador para outro enquanto faz a indexação de um único lote. A pessoa precisa gravar seu trabalho no servidor a partir do primeiro computador e depois recuperar o trabalho do servidor no segundo computador. registro Informações referentes a um evento genealógico de uma pessoa (ou de duas pessoas, quando se referirem a um evento matrimonial) encontradas em um documento histórico. Não deve ser confundido com documento, imagem ou página.

10 Registro ilegível Registro único que não é legível em uma imagem. registros civis Registros de nascimentos, casamentos, falecimentos, listas militares, censos, inventários e impostos mantidos por um governo. registros de igrejas Registros de acontecimentos como batizados, casamentos e sepultamentos mantidos pelas autoridades religiosas. régua Barra transparente colorida que pode ser usada para marcar uma linha ou área ao longo de uma imagem. A régua não se move automaticamente quando o indexador vai de um campo para outro. servidor Computador em uma rede que presta serviços (como acesso a arquivos, imagens ou lotes) para outros computadores que usam a mesma rede. servidor de imagens Computador na rede do FamilySearch que fornece imagens para outros computadores que estejam usando a mesma rede, como aqueles que entraram no sistema usando o programa da indexação. servidor de indexação Computador na rede do FamilySearch que presta serviços (como acesso a arquivos, imagens ou lotes) para outros computadores que usam a mesma rede, como aqueles que baixam lotes usando o programa de computador da indexação do FamilySearch. sobrenome Último nome ou nome da família de uma pessoa. suporte Equipe de funcionários e missionários do FamilySearch (membros da Igreja SUD que se oferecem como voluntários para trabalhar em tempo integral em várias funções) preparados para ajudar nas necessidades dos voluntários da indexação. tela de indexação Tela no programa de computador da indexação que aparece quando um lote é aberto e se trabalha nele. O indexador vê a(s) imagem(s) atribuídas a ele e digita as informações obrigatórias na área de lançamento de dados dessa tela. Não deve ser confundida com a página inicial do programa. Tipo de Imagem Campo usado para informar se uma imagem inteira deve ser indexada. Os tipos de imagem incluem imagens normais, em branco, ilegíveis e sem dados extraíveis. tipo de registro Tipo de evento em um único registro de um documento. Pode haver registros de vários tipos na mesma página ou no mesmo documento. Não deve ser confundido com tipo de imagem.

11 tutoriais Lições on-line passo a passo que proporcionam treinamento para indexadores, diretores de extração da estaca e administradores de grupo sobre o uso da indexação do FamilySearch. UDE (Universal Data Entry) Programa usado para fazer o trabalho de extração. URL Abreviatura de Uniform (ou Universal) Resource Locator (Localizador Uniforme ou Universal de Recursos). Uma URL é o endereço de um recurso (como um documento ou site) na Internet. Por exemplo: verificação de qualidade Processo, antes do envio de um lote, em que o programa de computador da indexação verifica os dados digitados comparando-os com princípios estabelecidos (Os dados conferem com os valores das respectivas listas para consulta? Todos os campos obrigatórios contêm dados? Apenas números foram digitados nos campos referentes a idade? E assim por diante.). O programa depois vai para cada campo que não obedece a esses princípios e pede que você confira as informações que digitou. Você pode então aceitar as informações da maneira que estão ou fazer modificações conforme necessário. vírus de computador Programa não autorizado e destrutivo que pode copiar a si mesmo para a memória de um computador. Alguns são relativamente inofensivos, mas outros apagam ou embaralham as informações do computador. O programa de indexação do FamilySearch não contém anúncios ou outros códigos ou links que às vezes trazem vírus de computador. visualizador de imagens Área da tela de indexação (acima da área de lançamento de dados) em que o voluntário pode ver imagens dos documentos que precisam ser indexados.

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Indexação do FamilySearch: Indexação

Indexação do FamilySearch: Indexação do FamilySearch: Indexação Sumário Indexar um Lote Entrar no sistema p. 1 Baixar um Lote p. 2 Ver as Instruções do Projeto p. 2 Digitar o Tipo de Imagem p. 2 Digitar Informações p. 3 Campos e Registros

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador

Manual de Utilização Autorizador 1) Acessando: 1-1) Antes de iniciar a Implantação do GSS, lembre-se de verificar os componentes de software instalados no computador do prestador de serviço: a) Sistema Operacional: nosso treinamento está

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

Como Se Cadastrar e Entrar no Site do Novo FamilySearch

Como Se Cadastrar e Entrar no Site do Novo FamilySearch Como Se Cadastrar e Entrar no Site do Novo FamilySearch O novo site do FamilySearch é um aplicativo que oferece uma árvore genealógica, permitindo aos usuários trabalhar com outras pessoas para criar,

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão A BRA-POR Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: As observações ensinam como agir em determinada situação

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.

É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes. ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

TUTORIAL PARA O MÉDICO PROJETO DE INTERVENÇÃO PROVAB 2014

TUTORIAL PARA O MÉDICO PROJETO DE INTERVENÇÃO PROVAB 2014 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O MÉDICO PROJETO DE INTERVENÇÃO PROVAB 2014 Brasília/DF, 17 de setembro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Senhor (a) Médico (a) participante

Leia mais

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET Ao mesmo tempo em que hoje se tornou mais fácil falar a longa distância, pela multiplicidade de opções e operadoras de telefonia, também surgem as

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP

MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP MANUAL WEBMAIL HORDE-V.01 IBILCE/UNESP ÍNDICE 01 - COMO UTILIZAR SEU EMAIL...02 02 CONFIGURANDO PARA SEMPRE QUE ABRIR O EMAIL ABRIR A CAIXA DE ENTRADA...03 03 - COMO LER OS EMAILS...05 04 - COMO RETIRAR

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral Março 2012 Como o funciona Fluxogramas da visão geral 2012 Visioneer, Inc. (licenciada da marca Xerox) Todos os direitos reservados. XEROX, XEROX and Design e DocToMe são marcas comerciais da Xerox Corporation

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GLPI

Manual de Utilização do Sistema GLPI Manual de Utilização do Sistema GLPI Perfil Guest Apresentação Esse manual, baseado no manual GLPI foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo instruir

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA

Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA Sumário INSTALAÇÃO DO SIATRON CONDOMÍNIO ATIVAÇÃO DA LICENÇA SIATRON SÍNDICO LOGIN NO SISTEMA FAMÍLIA MORADORES VEÍCULOS FUNÇÃO PÂNICO PRESTADORES DE SERVIÇOS PARÂMETROS DO SISTEMA CONFIGURAÇÕES ACORDA

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários

Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários Table of Contents File Recover... 1 Introdução do File Recover... 1 Instalação... 1 Introdução... 2 iii File Recover Introdução do File Recover Instalação

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online

Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online Capítulo 9 Internet: Site da Simonsen e Secretaria Online 9.1 Introdução a Internet A palavra Internet é o resultado da junção dos termos inter (internacional) e net (rede), e é o nome da grande rede mundial

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal...

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal... Sumário 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02 2. Tela do e-mail...02 3. Login...03 4. Página pessoal...04 5. Dados pessoais...05 6. Contatos...06 7. Telefone...14 8. Foto...16

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra

Manual de Utilização do Zimbra Manual de Utilização do Zimbra Compatível com os principais navegadores web (Firefox, Chrome e Internet Explorer) o Zimbra Webmail é uma suíte completa de ferramentas para gerir e-mails, calendário, tarefas

Leia mais

Sistema Futura Ponto. Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014

Sistema Futura Ponto. Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014 2014 Sistema Futura Ponto Aparecida Legori Futura Sistemas 27/05/2014 Índice Cadastro 1. Departamentos 2. Função 3. Empresa 4. Eventos 5. Feriados 6. Grade Horária 7. Justificativas 8. Funcionários 9.

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA-POR Definições das observações Utilizamos o ícone a seguir ao longo deste manual do usuário: Os ícones de ensinam como agir em determinada situação ou fornecem

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Instalação da chave pública para o webmail do ICB

Instalação da chave pública para o webmail do ICB Instalação da chave pública para o webmail do ICB Documento criado em 22 de junho de 2009. Prezado usuário (a) do Webmail do ICB, O ICB conta hoje com um sistema de webmail, baseado em software livre,

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece dicas

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.4 3725-03261-003 Rev.A Dezembro de 2014 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdo durante uma conferência

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático Virtual Box Instalação do Virtual Box Instalação do Extension Pack Criando uma Máquina Virtual Instalando o Windows

Leia mais

Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos:

Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos: 14 PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CÓD. 05 QUESTÃO 31: Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos: Aqui existem um arquivo do tipo

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO

Adapti - Technology Solutions www.adapti.net Leonor cardoso nº 331 Fone : (041) 8844-7805 81240-380 Curitiba - PR MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO 1 Índice Administração de Documentos...2 Lista de documentos criados...3 Criando um novo documento...3 Barra de ferramentas do editor...4 Editando um documento...7 Administrando suas

Leia mais

Dicas de uso para Cloud Computing

Dicas de uso para Cloud Computing Dicas de uso para Cloud Computing Este material tem o objetivo de auxiliar você, usuário do acesso cloud, antes porém vamos apenas reforçar o que é o Cloud Computing, este também chamado de computação

Leia mais

Manual de Utilização Moodle

Manual de Utilização Moodle Manual de Utilização Moodle Perfil Professor Apresentação Esse manual, baseado na documentação oficial do Moodle foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Comunicando com Mini-Impressoras Paralela Daruma e o Print Server

STK (Start Kit DARUMA) Comunicando com Mini-Impressoras Paralela Daruma e o Print Server STK (Start Kit DARUMA) Comunicando com Mini-Impressoras Paralela Daruma e o Print Server Neste STK mostraremos como instalar e configurar o driver Genérico Somente Texto com as impressoras DR600 e DR700

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

SILVA MATTOS & Cia. Ltda. BANCO DE IMAGENS. Manual de Utilização. Banco de Imagens. 2009 Silva Mattos & Cia. Ltda.

SILVA MATTOS & Cia. Ltda. BANCO DE IMAGENS. Manual de Utilização. Banco de Imagens. 2009 Silva Mattos & Cia. Ltda. Manual de Utilização Banco de Imagens Introdução O que é o Banco de Imagens? Uma biblioteca completa de logotipos, fotos de imagens e produtos em alta resolução - prontas para download instantâneo. Este

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Utilização do MSDN-AA Software Center Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no MSDN-AA... 3 2. Acessando o Portal

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

Configuração manual.ost Microsoft Office 365

Configuração manual.ost Microsoft Office 365 Configuração manual.ost Microsoft Office 365 Classificação do Documento: Página 1 de 12 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais