Lendo imagens: multimodalidade, representação e novas mídias. Gunther Kress

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lendo imagens: multimodalidade, representação e novas mídias. Gunther Kress"

Transcrição

1 Lendo imagens: multimodalidade, representação e novas mídias Gunther Kress

2

3 Multimodalidade Design sob a perspectiva da semiótica social. Lida com todas as formas (modos de representação) que possuimos para criar significado.

4 Exemplo 1 - Livro de Biologia Assunto: Células Texto: Toda célula tem um núcleo Imagem: Na escrita ou na fala é preciso usar uma frase em que duas entidades - célula e núcleo - são relacionados por um verbo, têm, indicando uma relação possessiva: a célula tem algo. Poderia ser usado um verbo diferente: Em cada célula há um núcleo. O significado é agora bastante diferente: cerca de existência, há e a localização, dentro.

5 Ao desenhar, é preciso colocar um grande ponto que representa o núcleo em algum lugar em um círculo que representa a célula. Alguém que olhe para a imagem acredita que o núcleo é realmente onde foi colocado na célula. Cada modo tem seu significado, intencional ou não. A escolha do modo tem efeitos profundos sobre o significado, e designers de livros didáticos, precisam estar cientes dos efeitos de sentido dos modos diferentes.

6 Significados são sempre mostrados através de cada mídia em particular: - o livro: envolvendo texto e imagem. - o CD-ROM: envolvendo imagens em movimento, a fala, escrita, desenhos, música e assim por diante. - o corpo do professor: envolvendo o movimento, fala e gesto. Todos os meios de comunicação oferecem possibilidades concretas para o designer e para o leitor ou usuário na leitura e utilização.

7 Semiótica Social Semiótica - uma fusão de uma forma e um significado, como sua unidade básica. Semiótica Social - sempre se refere a significados específicos de sociedades e suas culturas, e os significados dos membros dessas culturas.

8 Bar and Grille O autor está em um aeroporto americano e vê uma placa com os dizeres: Bar e Grille escritos em neon vermelho. Atraido pela letra e no final da palavra grille que possivelmente significaria cultura, ou tradição inglesa (englishness). Todas as partes da placa possuem seus significados específicos: - grill (com ou sem e) significa churrasco, ao ar livre, comida fresca. - bar possui o significado próprio para os americanos que leem a placa. - a cor vermelha foi usada para chamar a atenção. Todos estes são significados sociais, específicos para uma determinada cultura, escolhidos e reunidos pelo designer por seu potencial para dizer.

9 A placa - uma mensagem complexa de palavras, de letras, de cores e tipos de fonte com todas as suas ressonâncias culturais - reflete os interesses de seu criador. A placa é feita com uma finalidade específica: a intenção de persuadir com todos os meios possíveis aqueles que passam e ser notada.

10 Modes and their affordance: the materiality of modes Affordance é a qualidade de um objeto, ou de um ambiente, que permite que um indivíduo realize uma ação. Os tipos de significados feitos pelo letra e, com a palavra Grille, e pela cor vermelha são diferentes tipos de significados. Eles não só significam coisas diferentes, mas, significam de forma diferente. Você não pode olhar o significado de e, nem o significado do vermelho de maneira isolada. e não se refere a algum objeto, como um Grill, ou um Bar, mas evoca associações culturais. Ele tem um histórico de uso pelo marketing, e quando se conhece a sua proveniência pode-se dar o seu significado. As cores funcionam de forma semelhante: a cor vermelha pode-ser associada ao distrito da luz vermelha, ou como uma cor de batons: portanto, neste contexto, é erotizada.

11 Uma das tarefas da multimodalidade é descrever os potenciais e limitações de sentido que são inerentes em formatos diferentes. - O discurso usa o material do humano, o som. - A escrita usa o material gráfico. Existem coisas que você pode fazer com o som que você não pode fazer com o material gráfico. A modulação da voz, que produz a melodia da fala, possui muitos significados. Mesmo para os mais experientes escritores é impossível reproduzir esses significados por escrito e surge a necessidade de recorrer a textos tais como:... ele disse, incrédulo.

12 Novo cenário A grande mudança na comunicação encontra-se no aumento do uso de imagem, mesmo em situações em que anteriormente a escrita teria sido usada. Consequentemente, uma tarefa urgente é entender os affordances diferentes da escrita e da imagem. A língua escrita e a língua falada A lógica da seqüência temporal é o princípio maior da ordenação de línguas como o inglês. Usando por exemplo a frase: The mists dissolved and the sun rose. (clima) The sun rose and the mists dissolved. (mistério)

13 Outro exemplo: Amanda e Josh casaram. (ambos são responsáveis) Amanda se casou com Josh. (Amanda executa ação) Josh se casou com Amanda. (Josh executa ação) A escolha da ordem da frase também pode ser por proximidade afetiva. A escrita e a fala são compostas por palavras e as palavras são vagas, a frase sobre Josh e Amanda é facilmente entendida, mas pouco se sabe sobre eles. - Qual a altura de Josh? - Quantos anos tem Amanda? - Qual a cor de seus cabelos? Ao ver uma foto, ou mesmo um desenho algumas das questões são facilmente solucionadas.

14 A imagem As palavras são relativamente vagas, muitas vezes quase vazias de significados. As imagens são cheias de significado. Exemplo 2 - Georgia ao lado da mãe. Georgia entre os pais.

15 Para registrar qual é a sua visão de seus pais Georgia usa a affordance do papel, fazendo as coisas parecerem maiores, menores, mais largas ou mais estreitas. Na realidade Georgia é bem mais alta do que se desenhou e seu pai bem mais baixo que sua mãe, podemos analisar que Georgia vê (afetivamente/ psicologicamente) os seus pais muito maiores do que ela e que levanta o pai do chão para que esse fique do mesmo tamanho da mãe. Outro ponto a ser levantado: o texto escrito é fixo, sua ordem de leitura é pre-determinada, os elementos da imagem existem em uma ordem fixa, mas ela está aberta para a reconstituição do leitor.

16 A mídia e a sua interrelação com as formas A forma de escrita ocidental nos ultimos 300 anos tem sido organizada em livros. Nos livros os tradicionais os autores organizam o texto em capítulos, que são coerentes e completos. O leitor segue a ordem pre-determinada pelo autor.

17 Exemplo 3 - The Boy Eletrician Em alguns textos - romances, por exemplo - o leitor é incentivado a imaginar, seguindo a ordem dada pelo texto, mas enchendo o relativamente vazio palavras com significado do leitor. Nos textos contemporâneos tais como, páginas web e as telas de CD ROM tem sido usada a imagem como a organização textual, fazendo o leitor realizar um trabalho semiótico diferente.

18 Exemplo 4 - Home page da Universidade de Londres A página tem cerca de 13 pontos de entrada. O interesse do leitor determina onde ele deseja entrar na página. O mesmo se aplica ao caminho leitura que o leitor pretende construir: ele também é determinado pelo interesse do leitor.

19 O designer dos sites não é o autor do texto, mas, um fornecedor de materiais dispostos em relação às características assumidas do público imaginado. O poder do designer é reunir materiais que podem tornar-se informação para o visitante, em arranjos que podem corresponder aos interesses do visitante. Fazendo textos e lendo textos Os meios de comunicação dominantes são agora os da tela - do Game Boy, o telefone móvel, o PC, ou ainda a TV e vídeo. A escrita aparece na tela, mas quando ele faz isso é subordinada à lógica da imagem. A lógica da imagem cada vez mais moldará a forma, a aparência e os usos da escrita

20 Design como opção no contexto Na paisagem multimodal o design torna-se uma questão central. Se existirem várias formas transmitor as mensagens, as perguntasa serem feitas serão: - Qual modo é melhor? - Qual o modo mais atrai o meu público alvo? - Qual o modo mais corresponde ao meu interesse neste momento? - Qual meio é preferido por meu público? Ou por mim? - Como estou me posicionando se eu escolher este meio ou este modo, em vez de os outros? Todas estas exigem escolhas a serem feitas, baseadas na avaliação do ambiente em que a comunicação ocorre em toda sua complexidade.

21 Exemplo 5 - Visual Geography-tectonics Cade ao designer de escolhas estilísticas em relação à escrita, as escolhas de fonte, os enquadramentos do texto (marcada pela pontuação) e no texto (marcado por parágrafos), e pela disposição dos espaçamentos.

22 A questão para o designer: Qual é a melhor forma de realizar o projeto? O que se develevar em consideração: - ambiente - tipo de público - recursos que estão disponíveis para a implementação meu projeto - restrições sociais, econômicas, políticas

23 Exemplo 6 - Visita ao Museu Britânico A criança de seis anos está usando os dois modos o de escrita e da imagem de acordo com suas affordances : A lembrança (transformada) do mundo visualmente identificado através do modo espacialmente organizado, e a lembrança (transformada) mundo através do modo temporalmente organizado.

24 Exemplo 7 - Ocular do microscópio, e células como um muro de tijolos Instruções do professor: - colocar o seu texto no topo da página, e o desenho na parte inferior. - usar apenas lápis preto no seu desenho.

25 Um texto escrito é uma recontagem, o outro procedimento. A recontagem, genericamente falando, diz: isto é o que aconteceu, o procedimento, genericamente falando, diz: isto é o que deveria acontecer. Os desenhos também diferem profundamente. Um declara: este é o que a teoria nos diz (em uma planilha que houve um comentário o que você deve ver algo como uma parede de tijolos, cada célula é um tijolo ), o outro declara: é isso que eu realmente observei. O que é ser científico? para ser científico é conferir a verdade a teoria Na Figura 7, o estudante mostra verdade dos fatos do mundo empírico no desenho, e da verdade da teoria no texto escrito. Na Figura 7 b, os estudantes mostram a verdade da teoria científica no desenho, e da verdade da prática real na escrita.

26 Design como uma parte da retórica da comunicação O mundo contemporâneo é marcado pela crescente fragmentação e individualização (Beck, 1986). Uma pergunta retórica: - Como fazer a minha comunicação mais eficaz em relação a este público, aqui e agora? Retórica tornou-se uma questão importante para o projeto.

27

Aula 06 Princípios do Design

Aula 06 Princípios do Design Aula 06 Princípios do Design FATEC ITU Curso Superior de Tecnologia em Eventos Disciplina Design Gráfico Prof. Ms. Luciane Panisson PRINCÍPIOS DO DESIGN São conceitos que descrevem a qualidade esténca

Leia mais

3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro)

3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Espanhol Maio de 2015 Prova 15 - Escrita 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) 1. Introdução O presente documento dá a conhecer

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

847- ESPANHOL (NÍVEL- CONTINUAÇÃO 10.º/ 11.º ANO)

847- ESPANHOL (NÍVEL- CONTINUAÇÃO 10.º/ 11.º ANO) 847- ESPANHOL (NÍVEL- CONTINUAÇÃO 10.º/ 11.º ANO) FORMAÇÃO ESPECÍFICA 1ª/2ª FASE 1.INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características do Exame de Espanhol a nível de escola a realizar em

Leia mais

Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais..

Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais.. Tema: Hipertextos Multimodais (1) Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em revistas e jornais digitais.. REVENDO O CONCEITO DE MULTIMODALIDADE O termo multimodalidade surgiu

Leia mais

Elaboração de pôsteres

Elaboração de pôsteres NAPQ - Núcleo de Assessoramento à Pesquisa Elaboração de pôsteres Luciana de Oliveira Assis Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional Função Sintetizar informações e dados relevantes da

Leia mais

CELTX. Multimeios Setembro/2012

CELTX. Multimeios Setembro/2012 CELTX Multimeios Setembro/2012 CELTX Fabricante: Greyfirst Corp. Plataforma: Preço: GRÁTIS Site oficial: http://www.celtx.com/ Celtx é um programa de computador multi-plataforma livre, de pré-produção,

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol

Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol Prova 368 2016 10.º e 11.º Anos de Escolaridade (Continuação) O presente documento visa divulgar informação relativa à prova de Equivalência à Frequência,

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação Bienal

Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação Bienal INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto Lei n.º 74/2004, de 26 de março Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação Bienal 10.º / 11.º Anos de Escolaridade ESTRUTURA DA PROVA

Leia mais

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos.

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos. TABELAS E GRÁFICOS TABELAS Uma tabela (ou planilha) é um arranjo sistemático de dados dispostos em colunas e linhas para fins de comparação e comunicação. Nas linhas da tabela estão apresentadas as variáveis

Leia mais

I A Beleza está nos olhos do usuário

I A Beleza está nos olhos do usuário PAW I I A Beleza está nos olhos do usuário Eu sei que ele disse que você é somente outra garçonete chata com uma coluna, mãe, mas acho você a melhor...está sempre prestando atenção em seus usuários. O

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Informação Prova Prova código15 deespanhol (LE II)

Informação Prova Prova código15 deespanhol (LE II) Informação Prova Prova código15 deespanhol (LE II) Prova de Equivalência à Frequência do 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho Normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro

Leia mais

Objeto de avaliação. Caracterização da prova

Objeto de avaliação. Caracterização da prova Informação Prova de Equivalência à frequência de ESPANHOL 2018 Prova código 375 Prova escrita e oral 11º ano de escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento visa divulgar

Leia mais

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NOÇÃO DE TEXTO Texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão. Para ser considerada um texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida

Leia mais

Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III)

Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III) Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III) Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho Normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro

Leia mais

Informação Prova de equivalência à frequência

Informação Prova de equivalência à frequência Informação Prova de equivalência à frequência 3.º Ciclo do Ensino Básico 1ª e 2ª fases Ano Letivo 2013/2014 Disciplina: Língua Estrangeira II - Espanhol Duração: 90 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de

Leia mais

INFORMAÇÃO DE PROVA EQUIVALENTE A EXAME NACIONAL

INFORMAÇÃO DE PROVA EQUIVALENTE A EXAME NACIONAL INFORMAÇÃO DE PROVA EQUIVALENTE A EXAME NACIONAL Espanhol Continuação (Bienal)- Prova Escrita Prova 847 2016 Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos 11º Ano de Escolaridade (Decreto-lei nº

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Espanhol - Prova Escrita e Prova Oral Prova 368 2016 11º Ano de Escolaridade (Decreto-lei nº 139/2012 de 5 de Julho) O presente

Leia mais

INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho

INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr.ª LAURA AYRES INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: ESPANHOL Código: 15 Tipo de Exame: Escrita

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Espanhol - Prova Escrita e Prova Oral Prova 368 2017 11º Ano de Escolaridade (Decreto-lei nº 139/2012 de 5 de Julho) O presente documento visa divulgar a informação

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Espanhol - Prova Escrita e Prova Oral Prova 375 2017 11º Ano de Escolaridade (Decreto-lei nº 139/2012 de 5 de Julho) O presente documento visa divulgar a informação

Leia mais

Informação Prova Prova código 376 de Francês II (LE III)

Informação Prova Prova código 376 de Francês II (LE III) Informação Prova Prova código 376 de Francês II (LE III) Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho normativo n.º 1-A/2017, de 10 de fevereiro

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

INFORMAÇÃO DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA EQUIVALENTE A NACIONAL Secundário - 1.ª e 2.ª FASES CÓDIGO: 847

INFORMAÇÃO DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA EQUIVALENTE A NACIONAL Secundário - 1.ª e 2.ª FASES CÓDIGO: 847 2015/2016 ANO DE ESCOLARIDADE: 11.º ANO DURAÇÃO DO EXAME: 120 minutos TOLERÂNCIA: 30 minutos INFORMAÇÃO DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA EQUIVALENTE A NACIONAL Secundário - 1.ª e 2.ª FASES CÓDIGO: 847 DISCIPLINA:

Leia mais

Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional

Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional Informação Prova Prova código 847 de LE-II Espanhol II - Continuação Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho Normativo

Leia mais

9º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

9º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) INFORMACÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL (cód. 15) junho/ julho de 2016 Prova de Equivalência à Frequência - 2016 9º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução

Leia mais

Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais

Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais Práticas Pedagógicas: Língua Portuguesa - Usos e formas, língua oral, escrita e gêneros textuais Aula: 17/05/2019 Prof.: José Neres www.joseneres.com Alguns conceitos básicos nos estudos atuais da linguagem

Leia mais

Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação

Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO Decreto Lei n.º 6/2001, de 18 de janeiro Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação 7.º / 8.º / 9.º Anos de Escolaridade PROVA ESCRITA CÓDIGO 15

Leia mais

ESPANHOL (LE II) 2017

ESPANHOL (LE II) 2017 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL (LE II) 2017 Prova 368 Tipo de Prova: Escrita e Oral Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Introdução O presente documento visa

Leia mais

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO Por Paula Quintão Por... Paula Quintão Escritora, publicitária, montanhista-viajante, mestre em Ciência da Informação, paraquedista, professora, mãe da

Leia mais

DIAGRAMAS DE CLASSE UML

DIAGRAMAS DE CLASSE UML DIAGRAMAS DE CLASSE UML Projeto Detalhado de Software (PDS) Profa. Cynthia Pinheiro Antes de mais nada... Calendário de Reposições Aula 1: 27/10/2017, 8h-10h, Sala 8 Aula 2: A verificar Aula 3: A verificar

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Francês Continuação Formação Geral MAIO 2017 Prova - 365

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Francês Continuação Formação Geral MAIO 2017 Prova - 365 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Francês Continuação Formação Geral MAIO 2017 Prova - 365 Escrita 11.º Ano de Escolaridade (Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto - C. Humanísticos) O presente

Leia mais

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Pensando as Diferenças. PIBID/UFMS/História

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Pensando as Diferenças. PIBID/UFMS/História OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Pensando as Diferenças PIBID/UFMS/História O QUE É UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS? Uma História em quadrinhos, ou HQ, é uma forma de arte chamada de arte sequencial. (XIX)

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios

Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios Núcleo de Educação a Distância Construindo parcerias e vencendo desafios Apoio: 1 Núcleo de Educação a Distância O Impacto do uso da TDIC para a Acessibilidade no Ensino Superior Uilian Vigentim Especialista

Leia mais

PublishNews mídia kit 217

PublishNews mídia kit 217 PublishNews mídia kit 217 1 2 O maior canal de Informação sobre o mercado editorial e livreiro do Brasil. 4 235k+ 195k+ 28k+ 13k+ Page Views /mês Visitantes Únicos /mês Redes Sociais Assinantes Ativos

Leia mais

Análises de blogs e home pages

Análises de blogs e home pages Análises de blogs e home pages Objetivo: Estudar e analisar algumas relações entre texto e imagem em home pages de sites/blogs educacionais. Prezados alunos, Vamos dar continuidade aos estudos sobre multimodalidade

Leia mais

INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr.

INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr.ª LAURA AYRES INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência Ensino Secundário Decreto Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: ESPANHOL Código: 368 (11º Ano) Tipo de Exame:

Leia mais

ajudar Profissionais do Berçário educacional assistencialista Estimulação Psicomotora carreira propósito grandes realizações

ajudar Profissionais do Berçário educacional assistencialista Estimulação Psicomotora carreira propósito grandes realizações Minha missão é ajudar Profissionais do Berçário a desenvolver todo o potencial dos bebês trabalhando a função educacional e assistencialista, por meio da Estimulação Psicomotora com conhecimento e técnicas

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

Semiótica: Detalhamento

Semiótica: Detalhamento 1 INF1403 Método de Inspeção Semiótica: Detalhamento Professora: Clarisse Sieckenius de Souza 27/04/2011 2 O Método M de Inspeção Semiótica 1. Preparação (igual a qualquer método m de inspeção) 2. Análise

Leia mais

JORNALISMO PARA PLATAFORMAS MÓVEIS: Avaliação interdisciplinar de comunicabilidade de interfaces gestuais

JORNALISMO PARA PLATAFORMAS MÓVEIS: Avaliação interdisciplinar de comunicabilidade de interfaces gestuais JORNALISMO PARA PLATAFORMAS MÓVEIS: Avaliação interdisciplinar de comunicabilidade de interfaces gestuais Método de Avaliação de Comunicabilidade: Veja no Tablet Luiz Agner, Barbara Necyk, Alberto Santágueda,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

Iniciando Layouts. No html5 existem algumas tags padrões para se iniciar Layouts. Estrutura Básica:

Iniciando Layouts. No html5 existem algumas tags padrões para se iniciar Layouts. Estrutura Básica: Aula 09 Iniciando Layouts No html5 existem algumas tags padrões para se iniciar Layouts. Estrutura Básica: header: é onde definimos o cabeçalho. nav: é onde definimos o menu ou a navegação do nosso site.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO ESCOLA JOSEFA DE ÓBIDOS ANO LETIVO 2015/2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO Língua Estrangeira II - Espanhol

Leia mais

Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos

Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos 1 Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos dados obtendo tendências e verificações que podem

Leia mais

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA

Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA Comunicação: Linguagem verbal e não verbal 6 ANO CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE 2019 PROF. PRYSLLA LIMA NÃO, PORQUE O ESTRANGEIRO NÃO ENTENDEU A LÍNGUA DO BRASILEIRO. HOUVE COMUNICAÇÃO? SIM, PORQUE AS DUAS

Leia mais

Design: estrutura e estética

Design: estrutura e estética Parte III Design: estrutura e estética Arte X Engenharia z Desenvolver Sistema Web é arte? A Web oferece espaço para arte...... mas usuários também querem serviços de qualidade... e clientes querem prazos

Leia mais

Aplicação de Tags em Objetos de Sistemas de Visualização em Tempo Real

Aplicação de Tags em Objetos de Sistemas de Visualização em Tempo Real Fundamentos de Computação Gráfica Aplicação de Tags em Objetos de Sistemas de Visualização em Tempo Real Renato Deris Prado Tópicos principais 1. Introdução e Objetivos Sistemas de visualização em tempo

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio

Apostila 1 - Excel Recursos das planilhas eletrônicas para elaboração de conteúdos digitais para o ensino da matemática no ensino médio Ação PROEXT2015: Desenvolvimento e implementação de software educacional para a área de matemática, voltado para escolas de ensino médio da Rede Pública de Educação Básica dezembro de 2016 a novembro de

Leia mais

COMPUTADORES, DOCUMENTO, AUTENTICIDADE

COMPUTADORES, DOCUMENTO, AUTENTICIDADE Autenticidade Digital COMPUTADORES, DOCUMENTO, AUTENTICIDADE Como funcionam os computadores 1 Sistemas de numeração Sistema decimal Dez símbolos (algarismos) para representar as quantidades (0, 1, 2, 3,

Leia mais

Aplicativos da Apple

Aplicativos da Apple 16 de Dezembro de 2014 Aplicativos da Apple Apple possui soluções que substituem com classe os Softwares que os usuários de outras computadores estão acostumados a usar para criação de documentos e mídias.

Leia mais

A Galeria Municipal da Lourinhã é um espaço destinado à divulgação, promoção e valorização da arte nos seus diferentes domínios: pintura, escultura,

A Galeria Municipal da Lourinhã é um espaço destinado à divulgação, promoção e valorização da arte nos seus diferentes domínios: pintura, escultura, A Galeria Municipal da Lourinhã é um espaço destinado à divulgação, promoção e valorização da arte nos seus diferentes domínios: pintura, escultura, design, desenho, fotografia e outras expressões artísticas

Leia mais

Prova Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho

Prova Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho Ano Letivo 2018/2019 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL Cont. 11º Ano de Escolaridade Prova 368 2019 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS

COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS (Workshop Laboratório Sundance - 1996) Os elementos do roteiro Cabeçalhos Em inglês sluglines ou scenes headers. São escritos em maiúsculas e dão três informações:

Leia mais

Realizam a prova alunos autopropostos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho.

Realizam a prova alunos autopropostos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL 2016 Prova 15 3.º Ciclo do Ensino Básico Ao abrigo do Despacho normativo n.º 1-G/2016, de 6 de abril

Leia mais

INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2)

INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2) 1 INF1403 Avaliação Baseada em Modelos Conceituais II - Engenharia Semiótica (1/2) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 31/08/2011 2 Comparação de 2 teorias de IHC Engenharia Cognitiva (Norman, 1986)

Leia mais

Portal Senac/SC. Outubro de 2010

Portal Senac/SC. Outubro de 2010 Portal Senac/SC Roteiro Testes com Usuários Outubro de 2010 Orientações Gerais Sua participação é fundamental para a construção do novo Portal do Senac, por isso, precisamos da sua atenção para o preenchimento

Leia mais

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS

Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Capítulo 4 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS Definição e Pré-Requisitos Ler um desenho significa entender a forma espacial do objeto representado no desenho bidimensional resultante das projeções ortogonais.

Leia mais

Os trabalhos da Maely estão ao alcance dos olhos de quem circula pelo Espírito Santo.

Os trabalhos da Maely estão ao alcance dos olhos de quem circula pelo Espírito Santo. Os trabalhos da Maely estão ao alcance dos olhos de quem circula pelo Espírito Santo. Outdoors, painéis de led, front-lights, mídia móvel entre outras soluções, oferecendo aos clientes a melhor localização

Leia mais

Guia de identidade visual

Guia de identidade visual Guia de identidade visual 1 Sumário. Introdução...3 O logotipo internacional...4 Logo dos clubes...5 Usando o logotipo...6 Cores...8 Slogan...9 Exemplos de uso...10 Perguntas frequentes...11 2 Introdução

Leia mais

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material criado e organizado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Um jogo muito simples e viciante que foi lançado no ano de 2014 para celulares, é o jogo Flappy

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Letras da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso. Ficou

Leia mais

Procedimentos - Imprensa

Procedimentos - Imprensa Procedimentos - Imprensa 1. Estrutura da Redação O processo de elaboração e composição depende de muitos fatores. Para que as produtos jornalísticos sejam escritos, gravados, editados, diagramados e publicados,

Leia mais

Fan Page de Sucesso para o seu negócio de Bolo de Pote

Fan Page de Sucesso para o seu negócio de Bolo de Pote Fan Page de Sucesso para o seu negócio de Bolo de Pote Atualmente as redes sociais são uma opção muito interessante de divulgação do seu negócio e podem ajudar a aumentar suas vendas. Imagine que você

Leia mais

Guia de Ação - Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso. Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso

Guia de Ação - Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso. Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Guia de Ação Fundamentos dos Designers Freelancers de Sucesso Copyright 2018 Vitamina Publicitária Todos os direitos reservados. Sinta-se livre

Leia mais

1) De acordo com as normas para representação tabular dos dados, quando o valor for zero, deve-se colocar na cédula correspondente:

1) De acordo com as normas para representação tabular dos dados, quando o valor for zero, deve-se colocar na cédula correspondente: RESUMO SÉRIE ESTATÍSTICA: É qualquer tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie SÉRIES HOMÓGRADAS: são aquelas em que a variável

Leia mais

Subalgoritmos. algoritmo completo é dividido num algoritmo principal e em diversos subalgoritmos (tantos quantos forem necessários ou convenientes).

Subalgoritmos. algoritmo completo é dividido num algoritmo principal e em diversos subalgoritmos (tantos quantos forem necessários ou convenientes). Subalgoritmos Sempre é possível dividir problemas grandes e complicados em problemas menores e de solução mais simples. A decomposição de um problema é fator determinante para a redução da complexidade.

Leia mais

LETRAMENTO CRÍTICO E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO DE PESSOAS COM SURDEZ

LETRAMENTO CRÍTICO E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO DE PESSOAS COM SURDEZ LETRAMENTO CRÍTICO E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO DE PESSOAS COM SURDEZ Brigite Teichrieb de Castro (PIBIC/CNPq-FA UEM), Vera Helena Gomes Wielewicki (Orientadora), e-mail: avgomes@onda.com.br

Leia mais

MARKETING: LAYOUT E DESIGN. Beatriz Costa

MARKETING: LAYOUT E DESIGN. Beatriz Costa E-MAIL MARKETING: LAYOUT E DESIGN Beatriz Costa O QUE FAZ UM E-MAIL MARKETING DAR CERTO? CONJUNTO DE FATORES: Qualidade do mailing Planejamento Conteúdo Design PLANEJAMENTO 1) QUEM É SEU PÚBLICO-ALVO?

Leia mais

Ferramentas de desenho ou modelo de negócio

Ferramentas de desenho ou modelo de negócio Ferramentas de desenho ou modelo de negócio OBJETIVOS DA AULA DE HOJE Mostrar o que um plano de negócios deve comunicar e com qual finalidade Apresentar uma estrutura recomendada para um plano de negócios

Leia mais

1 Instrução. 3 Instrução

1 Instrução. 3 Instrução Instrução 1 Instrução 2 Primeiro de tudo, leia o texto. Pode ser uma leitura silenciosa, se feita fora do ambiente escolar. Na escola ou sala de leitura própria, recomenda-se leitura em voz alta. Neste

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

design > comunicação visual Profa. Julie Pires

design > comunicação visual Profa. Julie Pires design > comunicação visual Profa. Julie Pires Teorias do Design 1 [BAV105] DESIGN Design é inventar, projetar, programar, coordenar uma longa lista de fatores humanos e técnicos, traduzir o invisível

Leia mais

Espaço da página em que, on line, a programação da TV Correio e da Rede Record é transmitida.

Espaço da página em que, on line, a programação da TV Correio e da Rede Record é transmitida. 87 Espaço da página em que, on line, a programação da TV Correio e da Rede Record é transmitida. FIGURA 07 Página inicial do portal da TV Correio Como vemos nas Figuras 05, 06 e 07, os materiais produzidos

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

18 Introdução à. Semântica

18 Introdução à. Semântica 18 Introdução à Semântica 5 Introdução UNIDADE 1: O significado 9 1. Objectivos da Unidade 1 9 1.1. Em busca do sentido 13 1.2. A semiótica 22 1.3. A semântica 30 1.4. A semântica e a cognição UNIDADE

Leia mais

Então, tã i vire i à esquer à na torre d na torre d água verde... água verde...

Então, tã i vire i à esquer à na torre d na torre d água verde... água verde... Então, vire à esquerda na torre d água verde... Aula 04 III - Então, vire à esquerda na torre d água verde... Na web, os usuários são impacientes. Por isso perder tempo organizando umsite Organização clara

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

Artefatos culturais e educação...

Artefatos culturais e educação... Artefatos culturais e educação... USO DAS TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROFª. JOICE ARAÚJO ESPERANÇA Vídeos: artefatos culturais? Vídeos Filmes Desenhos animados documentários Propagandas Telenovelas

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2008 e PISM III UFJF Prova de Habilidade Específica Curso de Artes

CONCURSO VESTIBULAR 2008 e PISM III UFJF Prova de Habilidade Específica Curso de Artes TEXTO 1 Deus Pai todo poderoso, com fé te rogo, em nome de Cristo teu Filho, Jesus de Nazaré, que me concedas a presença do Espírito Santo na galeria durante minha exposição. Cria para mim um ambiente

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GEORGIA STELLA RAMOS DO AMARAL CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO Santa Cruz do Sul 2009 Abrangência Comunidade escolar de uma determinada escola.

Leia mais

TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO O que é texto? TEXTO - escrito ou oral; O que as pessoas têm para dizer umas às outras não são palavras nem frases isoladas, são textos; TEXTO - dotada de unidade

Leia mais

Design de Sinalização Conceitos

Design de Sinalização Conceitos Conceito - Transmissão de mensagens e informações por meio do ambiente construído - Área multidisciplinar: Comunicação, Psicologia, Design, Arquitetura, Direito - Arquitetura (Concepção do espaço) + Design

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA DESIGN 26. Computação gráfica pode ser definida como o conjunto de métodos e técnicas utilizados para converter dados para um dispositivo gráfico

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 1o ano

Roteiro de trabalho para o 1o ano Roteiro de trabalho para o 1o ano No volume do 1º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Grandezas e medidas Comparação

Leia mais

Por que anunciar? Entre as marcas que já anunciaram estão Norton (Symantec), Sebrae e TIM.

Por que anunciar? Entre as marcas que já anunciaram estão Norton (Symantec), Sebrae e TIM. MÍDIA KIT 09/2016 Por que anunciar? O InfoWester iniciou suas atividades em 2001 como um hobby, mas atualmente é um site bem visitado e com ampla variedade de matérias sobre tecnologia. Seus usuários consideram

Leia mais

CONCEITOS DE ALGORITMOS

CONCEITOS DE ALGORITMOS CONCEITOS DE ALGORITMOS Fundamentos da Programação de Computadores - 3ª Ed. 2012 Editora Prentice Hall ISBN 9788564574168 Ana Fernanda Gomes Ascênsio Edilene Aparecida Veneruchi de Campos Algoritmos são

Leia mais

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2016/2017 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL INIC. 11º Ano de Escolaridade Prova 375 2017 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

Sistema próprio meu, desenvolvido por mim (tanto design quanto programação), que vendo ou alugo a leiloeiros interessados.

Sistema próprio meu, desenvolvido por mim (tanto design quanto programação), que vendo ou alugo a leiloeiros interessados. Sistemas Web e Sites Plataforma completa para leilões online,simultâneos e presenciais Sistema próprio meu, desenvolvido por mim (tanto design quanto programação), que vendo ou alugo a leiloeiros interessados.

Leia mais