ORIENTAÇÃO GEOGRAFIA - PROF. JOSÉ FONSECA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÃO GEOGRAFIA - PROF. JOSÉ FONSECA"

Transcrição

1 GEOGRAFIA - PROF. JOSÉ FONSECA ORIENTAÇÃO Pontos Cardeais: norte, sul, leste e oeste. Outras denominações para os pontos cardeais: Norte setentrional, boreal; Sul meridional, austral; Leste este, nascente, oriental; Oeste west, poente, ocidental. Pontos Colaterais: NE nordeste, SE sudeste, SO Sudoeste e NO noroeste. Pontos Subcolaterais: NNE norte-nordeste, ENE estenordeste, ESE este-sudeste, SSE sul-sudeste, SSO sulsudoeste, OSO oeste-sudoeste, ONO oeste-noroeste e NNO norte-noroeste.

2

3 Bússola

4 GPS Global Positioning System

5 LOCALIZAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS Paralelos são círculos imaginários traçados paralelamente ao Equador. Equador: principal paralelo. Divide a Terra em duas metades iguais. Latitude: é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre ao Equador. Varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul. Meridianos são linhas imaginárias que cortam perpendicularmente os paralelos e vão de um polo ao outro. Meridiano inicial: Greenwich. Nenhum meridiano circunda totalmente a esfera terrestre. Na outra face da Terra está o meridiano oposto ou antimeridiano. Longitude: é a distância em graus de qualquer lugar da superfície terrestre ao meridiano de Greenwich. Varia de 0º a 180º para Leste ou para Oeste.

6 LATITUDE E LONGITUDE: OUTRAS APLICAÇÕES Latitude: ajuda a explicar as diferenças de temperatura em nosso planeta. As temperaturas diminuem do Equador para os polos. Os paralelos delimitam as zonas climáticas ou térmicas da Terra. Zonas Térmicas da Terra A longitude é essencial para sabermos as diferenças de horário de lugar para outro.

7 OS MOVIMENTOS DA TERRA E SUAS CONSEQUÊNCIAS Rotação: dias e noites Movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo. A Terra leva aproximadamente 24 horas para realizar o movimento de rotação, em torno de si mesma, girando de oeste para leste a uma velocidade média de km/h na altura do Equador. Dia solar: dura 24 horas e se baseia no despontar e no pôr do Sol. Dia civil: desde 1925 ficou estabelecido que o dia civil começa depois da meianoite. Consequências: movimento aparente do Sol; definição dos pontos cardeais; e formação das correntes marítimas. As comunicações são favorecidas pela utilização de satélites artificiais que acompanham o movimento de rotação da Terra.

8

9 OS FUSOS HORÁRIOS, PASSO A PASSO A partir do meridiano de Greenwich, são estabelecidos 24 fusos horários, com 15 graus cada um; São 12 fusos horários para leste e 12 fusos para oeste; Os fusos são resultado da circunferência terrestre (360º) pelas 24 horas do dia (360º:24=15º); Dentro de um fuso horário, todos os lugares têm a mesma hora. É a hora legal do fuso; O meridiano de um fuso horário passa pela metade desse fuso; Para evitar problemas para o comércio, bancos e meios de transporte, muitos países alteram os limites de seus fusos horários; O dia de 24 horas começa e termina à meia-noite; Para economizar energia, alguns países adiantam a hora legal no verão; Cada fuso compreende 15 meridianos (15º) e corresponde a uma hora; Para leste as horas aumentam e para oeste as horas diminuem.

10 FUSOS HORÁRIOS

11 TRANSLAÇÃO E AS ESTAÇÕES DO ANO Translação: movimento que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho que tem a forma de uma elipse, o qual chamamos de órbita. Duração ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias; ano sideral é de 365 dias e 6 horas. A cada quatro anos temos um ano de 366 dias, o ano bissexto. A Terra realiza simultaneamente os movimentos de rotação e translação, com seu eixo inclinado a 23º27 em relação ao plano de sua órbita. Por esse motivo, a iluminação do Sol não é igual em todos os lugares da Terra, durante o ano todo. Consequência do movimento de translação: as estações do ano. As estações são determinadas pela oposição da Terra em relação ao Sol. Devido à inclinação do eixo terrestre, as estações não são iguais nos dois hemisférios, alternandose em relação à linha do Equador.

12 MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA / EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS

13 AS ESTAÇÕES DO ANO INÍCIO HEMISFÉRIO SUL HEMISFÉRIO NORTE DURAÇÃO 21 de março Outono Primavera 92 dias 21 de junho Inverno Verão 94 dias 23 de setembro Primavera Outono 90 dias 21 de dezembro Verão Inverno 89 dias 365 dias

14 EQUINÓCIO Nos dias 21 de março (início do outono no hemisfério sul) e 23 de setembro (início da primavera) os raios de Sol caem perpendicularmente sobre a linha do Equador, tendo o dia e a noite a mesma duração na maior parte dos lugares da Terra. Daí o nome equinócio, noites iguais aos dias. SOLSTÍCIO No dia 21 de junho os raios solares chegam verticalmente ao paralelo de 23º27 N (Trópico de Câncer). Nesse momento ocorre o solstício de verão no hemisfério norte. No hemisfério sul, acontece o solstício de inverno, com a noite mais longa do ano, marcando o início da estação fria.

15 EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS

16 CARTOGRAFIA Projeções Cartográficas A rede paralelos e meridianos sobre a qual desenhamos um mapa constitui o que chamamos projeção cartográfica. Sua aplicação envolve conceitos matemáticos e geométricos. Os principais tipos de projeção mantêm os aspectos mais importantes para a elaboração de um mapa, que são a distância, a forma e os ângulos. Nenhuma projeção consegue manter esses três elementos ao mesmo tempo. Dessa forma, podemos considerar projeções: - Equidistantes mantêm as distâncias lineares (distâncias a partir de um centro determinado), mas apresentam distorções nas áreas e nas formas terrestres. - Conformes procuram manter os mesmos ângulos das coordenadas geográficas. Conservam, assim, as formas terrestres, mas apresentam distorções nas áreas representadas. A escala usada para representar as distâncias varia. Usa-se a escala real apenas nas áreas próximas do Equador. À medida que se afasta da região equatorial, a distorção é maior. - Equivalentes apresentam formas distorcidas, mas as áreas mantêm o mesmo valor da área real. Os ângulos do planisfério ficam deformados em relação aos ângulos da esfera terrestre. Os três tipos de projeção são elaborados a partir de três métodos originais: projeções cilíndricas, projeções cônicas e projeções azimutais (planas).

17 Projeções cilíndricas Os paralelos e os meridianos são projetados sobre um cilindro, que é planificado posteriormente. Os paralelos, retos e horizontais, e os meridianos, retos e verticais, formam ângulos retos. O principal inconveniente são as deformações nas áreas de altas latitudes, porém as proporções das superfícies próximas ao equador são mantidas. Com a projeção cilíndrica podemos representar a Terra inteira. Duas projeções cilíndricas são bastante conhecidas e utilizadas: a projeção de Mercator e a projeção de Peters. Projeção de Mercator idealizada e construída no século XVI pelo geógrafo flamengo Gerhard Kremer, que ficou conhecido como Mercator. Nesse tipo de projeção as áreas do hemisfério norte, principalmente a Europa, ficam muito ampliadas, mostrando uma visão de mundo eurocêntrica, própria da época. Seu principal inconveniente é apresentar deformações nas áreas de altas latitudes.

18

19

20 Projeção de Peters Projeção cilíndrica. Em 1973 o historiador alemão Arno Peters elaborou um mapa que refletia o momento histórico (guerra fria e endividamento dos países subdesenvolvidos) e que ele denominou Mapa para um mundo mais solidário. Nessa representação Peters ressaltava a ideia de igualdade entre os povos, conservando a relativamente área real dos continentes. Os países subdesenvolvidos ganharam mais destaque. A américa e a África ficam mais alongadas nessa projeção.

21 Projeções cônicas Nos mapas com projeção cônica, o globo terrestre (ou parte dele) é projetado em um cone tangente, que depois é planificado. As projeções cônicas são usadas principalmente para representar regiões de latitudes médias. Apresentam maiores deformações na base e no vértice do cone, por isso representam regiões menores. Nesse tipo de projeção, os meridianos são radiais porque surgem de um mesmo ponto, e os paralelos são círculos concêntricos, isto é, têm o mesmo centro.

22 Projeções azimutais (projeções planas) São elaboradas a partir de um ponto tangente sobre a superfície da Terra. Meridianos e paralelos são projetados sobre um plano apoiado em um ponto da que geralmente está nos polos ou no equador, mas encontramos projeções azimutais centradas em outros pontos da Terra. Por isso, podemos considerar três modalidades de projeções azimutais: oblíqua, polar e equatorial. O ponto de tangência torna-se o centro do mapa construído dessa maneira. Geralmente esse centro apresenta pequenas deformações, que se acentuam à medida que nos afastamos dele. Usa-se esse tipo de projeção quando se quer colocar um país na posição central ou para calcular a distância entre esse país e qualquer lugar na superfície da Terra. A navegação marítima e a aviação usam mapas com projeção azimutal. A mais conhecida dessas projeções está no emblema da ONU, cuja forma polar (polo norte) enfatiza o caráter de neutralidade dessa organização.

23 Projeção azimutal polar

24 Emblema da ONU

25

26

27 Outras Projeções Projeção de Mollweide e de Hammer Equivalente e não conforme, é apresentada em formato elíptico. Nesse tipo de projeção, a distorção das formas é menor do que na projeção de Peters.

28 Projeção de Goode Também chamada de projeção interrompida, a projeção de Goode tem o objetivo de mostrar a equivalência entre as áreas oceânicas e continentais. Algumas projeções não respeitam nem área, nem forma, nem distâncias. São chamadas de projeções arbitrárias ou afiláticas.

29 A cartografia e a tecnologia Geomática: a cartografia computadorizada Geomática ciência e tecnologia de coletar, interpretar e utilizar informações geográficas. A geomática não é um campo novo. Representa uma evolução das técnicas cartográficas, abrangendo recursos utilizados pela cartografia e pela informática. Utiliza dados coletados por satélites e por trabalho de campo, reunidos e processados em computadores. Seus principais produtos são mapas digitais e bases de dados. O resultado mais completo obtido através das técnicas da geomática é o que chamamos de geoprocessamento ou sistema SIG (Sistema de Informação e Geoprocessamento), que permite a superposição e o cruzamento das informações. Sua principal característica é integrar em uma única base de informações diversas (imagens, dados cartográficos, de população etc.), de que seja possível consultar, comparar e analisar essas informações, além de produzir mapas.

30

31 Fotogrametria ou aerofotogrametria É a técnica de elaborar cartas, com base em fotografias aéreas. Mapeamento digital O uso de dados topográficos digitais (DTD - Digital Topographic Data) tem sido comum na análise da biodiversidade, na administração de parques nacionais, áreas de conservação ecológica e na avaliação de consequências de desastres naturais como enchentes, tempestades e terremotos.

32 Sensoriamento remoto Conjunto de técnicas que permitem obter informações sobre a superfície terrestre através de sensores instalados em satélites artificiais. As imagens obtidas são utilizadas para monitorar e avaliar as alterações no meio ambiente, para mapear recursos hídricos, tendo aplicação na agricultura, na cartografia, na geologia, na geomorfologia, entre outras. Sistema Global de Posicionamento (GPS) Além de fornecer a latitude, a longitude e a altitude de um lugar, o GPS é também um recurso cartográfico, na medida em que possibilita o mapeamento de rotas marítimas e terrestres, de redes de transmissão de energia elétrica, correntes marítimas, ecossistemas, bem como o monitoramento de desastres ambientais e da fauna de certas regiões.

33

34 A representação do espaço geográfico: linguagem cartográfica e leitura de mapas Tipos de mapas ou cartas Os mapas e as cartas são o resultado visível da representação do espaço geográfico pela cartografia. Segundo o IBGE, mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos ou políticos-administrativos, destinada aos mais variados usos temáticos, culturais e ilustrativos. Para o IBGE carta é a representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada de uma superfície planetária, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais paralelos e meridianos -, com a finalidade de possibilitar a avaliação de pormenores, em grau compatível com a escala.

35 Físico

36 Mapa geral: Brasil político

37 Mapa temático

38 Quanto à finalidade, os mapas e as cartas podem ser classificados em: Gerais: contêm informações sobre temas variados (divisão política, rios, montanhas, cidades, etc.). Geralmente são elaborados em escala pequena. Temáticos: fazem referência a um determinado aspecto da Geografia (clima, demografia, geologia, aspectos ambientais). Especiais: atendem às necessidades de profissionais de diferentes áreas, como geólogos e meteorologistas, fornecendo informações técnicas bastante específicas, como cartas náuticas, militares, meteorológicos, entre outros. Quanto à representação, os mapas e as cartas podem ser: Planimétricos: sem representação do relevo. Planialtimétricos: com representação do relevo. De acordo com a escala, podemos classificar os mapas e as cartas em: Cadastrais: com escala até 1: Topográficos: com escala de 1: até 1: Geográficos: com escala de 1: e escala menores.

39 A linguagem dos mapas Por meio dos mapas podemos obter informações sobre o fenômeno geográfico representado e tirar nossas próprias conclusões. - Além da projeção e da escala, para a interpretação cartográfica, devemos considerar a orientação indicada e a legenda.

40 A escala no mapa Tipos de escala Escala numérica: é representada por uma fração na qual o numerador indica a distância no mapa e o denominador indica a distância na superfície real. Exemplo: 1: cm no mapa = cm = 1 km na realidade km Escala gráfica: linha reta graduada. Ex.: 1 cm = 100 km A fórmula para calcular a distância real entre dois pontos em um mapa é: D = E. d D: distância real d: distância no mapa E: escala Fórmula para saber a distância no mapa: d = D : E Ainda é necessário observar no mapa: orientação (rosa-dos-ventos), legenda e símbolos ou convenções cartográficas.

41 As cores planimétricas representam elementos que não envolvem altitudes. Preto: indica cidades, casas, vilas, limites políticos e ferrovias; Vermelho: indica rodovias e correntes marítimas quentes; Azul: indica a presença de água ou a hidrografia mares, correntes marítimas frias, rios, lagos e oceanos; Verde: indica todos os tipos de vegetação. As cores convencionadas pela CIM (Carta Internacional do Mundo) para mostrar as altitudes são as hipsométricas (verde, amarelo, marrom, violeta, violeta escuro, e branco) indicam as cotas acima do nível do mar, e as batimétricas (tons de azul), indicam as cotas abaixo do nível do mar. Topografia: a técnica utilizada para analisar o relvo e que representa as diferenças de altitude por meio das curvas de nível. A imagem resultante desse processo é a carta topográfica, muito usada em projetos de engenharia, agronomia, arquitetura e urbanismo. As curvas de nível (isoípsas) são linhas que unem pontos de igual altitude na superfície representada.

42 Curvas de nível

43 Carta topográfica

44 Perfil topográfico A interseção da superfície do solo com o plano vertical que passa em determinada região é o perfil topográfico. Esse tipo de representação possibilita perceber os altos e baixos do relevo no corte horizontal da carta que representa a região.

45 Referências ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização. São Paulo: Ática, 2010.

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS VEST Abril @vestmapamental G E O G R A F I A CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar

Leia mais

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros.

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. Qualquer região da superfície terrestre pode ser dividida por linhas horizontais

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br ESCALAS O mapa é a forma de representação da superfície terrestre, de milhares de quilômetros em apenas alguns centímetros em um plano ou globo. Para

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.edu.br PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, pág. 19 a 30 Técnicas destinadas a representar o globo que tem três dimensões em apenas duas (3D em 2D). Consiste num conjunto

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica,

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA A importância dos pontos de referência Pontos Cardeais: são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência. Através deles é possível localizar

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas É a posição exata no globo terrestre Intersecção entre latitude e longitude Paralelos Linhas paralelas a Linha do Equador Trópico de Capricórnio Hemisfério

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA NOÇÕES DE CARTOGRAFIA 1. Localização e Orientação Localizar-se e orientar-se no espaço geográfico foi uma das preocupações iniciais do ser humano, devido a várias necessidades: encontrar recursos naturais

Leia mais

Material de apoio para o aluno

Material de apoio para o aluno Material de apoio para o aluno SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6: ORIENTAÇÃO RELATIVA A ROSA DOS VENTOS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7: AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS Habilidades: Compreender o sistema de coordenadas

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 1) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a hora inicial, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas

Leia mais

GEOGRAFIA VESTIBULAR

GEOGRAFIA VESTIBULAR GEOGRAFIA VESTIBULAR MOVIMENTOS DA TERRA TRANSLAÇÃO As estações do ano, resultantes das diferentes posições que a terra ocupa durante o movimento de translação ; A desigual duração dos dias e das noites

Leia mais

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR.

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS (CARTOGRAFIA) O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES VISUAIS. MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. GA-SUR

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica

Leia mais

Colégio Militar de Brasília - CMB

Colégio Militar de Brasília - CMB Colégio Militar de Brasília - CMB Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini professor.venturini@gmail.com Orientação, Rosa dos Ventos 4319 km Boreal Setentrional

Leia mais

Apostila de Geografia 10 Cartografia

Apostila de Geografia 10 Cartografia Apostila de Geografia 10 Cartografia 1.0 Definições Cartografia Ciência que estuda a representação total ou parcial da Terra. Produto final: mapas ou globos terrestres. Mapas Superfícies planas onde a

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução Geografia Capítulo 2 Cartografia Introdução Cartografia é a ciência voltada para o estudo da construção e interpretação de mapas. Nesta ciência estuda-se como representar uma área geográfica em uma superfície

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS IMPORTÂNCIA O homem não existe sem a geografia O princípio

Leia mais

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DEFINIÇÃO... Projeção cartográfica corresponde à representação de uma superfície esférica num plano. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MÉTODO PROJEÇÃO CILÍNDRICA

Leia mais

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina)

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina) Nome: Nº Nota Turma: Data: /04/2019 O presente instrumento de avaliação apresenta 12 escores. Orientação, localização e coordenadas geográficas Observação: No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas

Leia mais

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires Elementos de um mapa Professora de Geografia Thamires Principais elementos de um mapa Título informa o tema, local, tempo. Legenda detalha as informações do título Escala permite visualizar a proporção

Leia mais

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 NAVEGAR É PRECISO 2500 A.C. uma das primeiras representações de mapa, produzido na região da mesopotâmia. NAVEGAR É PRECISO Mapa do Salmo (1260) e Mappe-Monde (1707),

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS Tipos de representações cartográficas: por desenhos ou por imagens.

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que

2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas 2. Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? 2.2 O que são e para que foram desenvolvidos

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 Cartografia ciência responsável pela elaboração de representações da superfície da Terra. Com a ajuda da matemática, evoluiu e aprimorou mapas e

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria PROJEÇÕES Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre.

Leia mais

Professores: Jaime, Clodoaldo

Professores: Jaime, Clodoaldo Professores: Jaime, Clodoaldo Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as relações humanas Ela descreve e interpreta de maneira

Leia mais

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada.

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. Na antiguidade os navegadores precisavam dominar bem a cartografia. Abaixo temos algumas notações: Considerando

Leia mais

ANALISA FENÔMENOS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. ESTUDA QUALQUER TÓPICO DOS PROCESSOS NATURAIS OU HUMANOS NA TERRA.

ANALISA FENÔMENOS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. ESTUDA QUALQUER TÓPICO DOS PROCESSOS NATURAIS OU HUMANOS NA TERRA. GEOGRAFIA REFERE-SE AO ESTUDO, A DESCRIÇÃO E À EXPLICAÇÃO DA TERRA A DIVERSIDADE DE UM LUGAR PARA O OUTRO, CARACTERÍSTICAS E MUDANÇAS COM O TEMPO E OS PROCESSOS RESPONSÁVEIS POR ESSAS VARIAÇÕES. É UMA

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 CARTOGRAFIA - DEFINIÇÕES Cartografia do grego, chartis = gráfico + grapheín = escrita. Cartografia é a área do conhecimento que

Leia mais

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais?

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais? Câmpus de Rio Claro/SP Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1) O que você entende sobre projeção cartográfica? 2) Qual a diferença entre

Leia mais

LUCIANO TEIXEIRA IBGE

LUCIANO TEIXEIRA IBGE LUCIANO TEIXEIRA IBGE EDITAL IBGE Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude); Representação: leitura, escala, legendas

Leia mais

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta.

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta. Geografia Cartografia Professor Tiago Trombetta www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas

Leia mais

Projeções Cartográficas. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades?

Projeções Cartográficas. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? Projeções Cartográficas Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? É possível eliminar as deformidades em um mapa ao representar áreas da Terra? O que são e para

Leia mais

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita Professor Leandro Signori Conteúdos constantes no edital Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas

Leia mais

Onde estamos na Terra: os pontos de orientação

Onde estamos na Terra: os pontos de orientação MEIOS DE ORIENTAÇÃO ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO Onde estamos na Terra: os pontos de orientação Ao nos deslocarmos no espaço, sentimos a necessidade de uma referência que oriente o nosso movimento.

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

MEIOS DE ORIENTAÇÃO. Fonte:

MEIOS DE ORIENTAÇÃO. Fonte: MEIOS DE ORIENTAÇÃO INTRODUÇÃO Os seres humanos têm mudado de meios de orientação frequentemente. Cada vez que mudam sempre há um avanço para melhor. Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para

Leia mais

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS 1 CONHECENDO A CARTOGRAFIA E OS MAPAS 2 CARTOGRAFIA SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), CARTOGRAFIA É DEFINIDA COMO: "A ARTE DO LEVANTAMENTO,

Leia mais

ENTREGAR EM: 24/05/2018

ENTREGAR EM: 24/05/2018 Assunto: Roteiro de recuperação da I etapa de GEOGRAFIA Tipo: U Data:25/05/2018 Ensino Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Valor: 5,0 Nome: Nº Nota: Professor: Gilson Pinheiro Lima Ass. do Responsável: Querido(a)

Leia mais

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I Os mapas devem ser constantemente alterados para mostrar as transformações ocorridas. Isso implica em pensar a cartografia como

Leia mais

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS PEQUENA FICHA TÉCNICA DA TERRA Diâmetro equatorial Diâmetro polar Círculo equatorial Círculo polar Superfície total Superfície emersa Superfície da água Volume 12756

Leia mais

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS PEQUENA FICHA TÉCNICA DA TERRA Diâmetro equatorial Diâmetro polar Círculo equatorial Círculo polar Superfície total Superfície emersa Superfície da água Volume 12756

Leia mais

Características Básicas dos Mapas

Características Básicas dos Mapas Características Básicas dos Mapas Localização e Atributos Localização: dada por suas posições no espaço (coordenadas) bidimensional ou tridimensional. Atributos: qualidades ou magnitudes, ou variável temática,

Leia mais

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski

LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS. Luiz Fernando Wisniewski LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Prof.º Luiz Fernando Wisniewski lfw.geografia@gmail.com LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS Orientação através da rosa dos ventos Paralelos e Meridianos Latitude

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

C A R T O G R A F I A

C A R T O G R A F I A 1 - PONTOS DE ORIENTÇÃO C R T O G R F I 1.1 - PONTOS CRDEIS São pontos que distam entre si 90º. São eles: N norte (setentrional ou boreal) S sul (meridional ou austral) L (E) leste (oriental, nascente

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Fortaleza, março de 2019

Fortaleza, março de 2019 Professor Vinícius Vanir Venturini Aula 05 - Cartografia: projeções cartográficas (cilíndrica, de Mercator, Peter s, cônica, azimutal, afilática, ou arbitrária, ou de Robson, Mollweide, Goode, Hözel e

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

Projeções Cartográficas

Projeções Cartográficas CARTOGRAFIA Projeções Cartográficas Uma projeção cartográfica nada mais é do que o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos

Leia mais

Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14

Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14 Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14 01. (Uerj/2014) Observe na imagem uma feição de relevo em escarpa, área de desnível acentuado de altitude, encontrada geralmente nas bordas de planalto,

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Uma projeção cartográfica consiste num conjunto de linhas (paralelos e meridianos), que formam uma rede, sobre a qual são representados os elementos do mapa. Todos os mapas e/ou cartas são representações

Leia mais

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Curvas de Nível Mapas temáticos Representação de fenômenos e suas diversidades: Qualitativas: Representa os diferentes elementos cartográficos Ex: Rios, cidades, industrias,

Leia mais

COORDENADAS GEOGRÁFICAS. PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela

COORDENADAS GEOGRÁFICAS. PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela COORDENADAS GEOGRÁFICAS PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela OBJETIVO COMPREENDER COORDENADAS GEOGRÁFICAS SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1) Paralelos 2) Meridianos 3) Rede Geográfica 4) Paralelos

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Geoprocessamento Aplicado Semestre: 5º Créditos: 2.0.2.0 Carga Horária: 60h Período Letivo: 2015/1 Docente Responsável: Vinicius

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA (Copyright 1991-2006 SPRING - DPI/INPE) 1 (Para uso no SPRING) 1 - Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz

Leia mais

Unidade 1 Fundamentos de Cartografia. Capítulo 1 - Planeta Terra: Coordenadas,

Unidade 1 Fundamentos de Cartografia. Capítulo 1 - Planeta Terra: Coordenadas, Unidade 1 Fundamentos de Cartografia. Capítulo 1 - Planeta Terra: Coordenadas, Movimentos e Fusos Horários. Capítulo 2 - Representações Cartográficas, Escalas e projeções. Capítulo 3 - Mapas Temáticos

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO E MAPAS PROFESSOR CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA

GEOPROCESSAMENTO E MAPAS PROFESSOR CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA GEOPROCESSAMENTO E MAPAS PROFESSOR CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA Representação Cartográficas É a representação da superfície terrestre por meio de mapas O Geoprocessamento permite analisar esses

Leia mais

TIPOS DE MAPAS Geral

TIPOS DE MAPAS Geral Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas Ramo da geografia vinculada aos estudos dos mapas e sua composição Representação convencional da configuração da superfície terrestre. Retrato de

Leia mais

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia ASTRONOMIA Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia 1. Origem do Universo: Teorias 2. Estrelas ou corpos celestes 3. Aglomerados 4. Nebulosas 5. Buraco Negro 6. Galáxias 7. Sistema Solar 8. Lua 9. Exoplanetas

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral Paulo Tumasz Junior Cartografia Geral APRESENTAÇÕES Slides - A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ciência que trata da concepção,

Leia mais

Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica Sistema de Informação Geográfica Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DComp 2017 Fundamentos de Cartografia para o Geoprocessamento 2 1 Geoprocessamento Área do

Leia mais

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA 1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO PROFÃO 2º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação:

Leia mais

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. CARTOGRAFIA (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. ELEMENTOS DE UM MAPA. Escala: é a proporção entre o tamanho

Leia mais

Orientação. Polos Hemisférios Equador Montanhas Rios. Norte Sul Leste Oeste Sudeste

Orientação. Polos Hemisférios Equador Montanhas Rios. Norte Sul Leste Oeste Sudeste Orientação Conhecer o espaço onde se vive e saber que caminho tomar para chegar a determinado lugar constitui um aspecto de importância vital para os seres humanos. Um dos primeiros passos para nos orientar

Leia mais

11/11/2013. Professor

11/11/2013. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Topografia II Introdução à Geodésia Prof. Dr. André Luís Gamino Professor Definição: - Geodésia é a ciência

Leia mais

Cartografia e Orientação

Cartografia e Orientação Cartografia e Orientação 1. (FUVEST) Observe estes mapas: a) Identifique duas diferenças significativas entre os mapas, quanto à forma de representação cartográfica. b) Qual era o principal objetivo de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br As projeções cartográficas nasceram

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Os Movimentos da Terra

Os Movimentos da Terra Os Movimentos da Terra Terra Diâmetro Não é uma esfera perfeita erra 12.756 km Na linha do Equador Achatada nos polos que são atravessados pelo eixo imaginário da Terra. Nas imagens de satélite, mal se

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano

Leia mais

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Projeções Cartográficas Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Conceito Sistemas de Projeções Deformações advindas das projeções Projeções: cônicas, cilíndricas

Leia mais

CARTOGRAFIA. Ciência e Arte. Constante avanço 4/3/2010 CARTOGRAFIA. Introdução e Sistema de Referência Locacional

CARTOGRAFIA. Ciência e Arte. Constante avanço 4/3/2010 CARTOGRAFIA. Introdução e Sistema de Referência Locacional CARTOGRAFIA CARTOGRAFIA Introdução e Sistema de Referência Locacional Prof. Ms. Mário Ramalho FATEC - JD Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1. Introdução São utilizadas para desenhar sobre uma esfera um sistema de paralelos e meridianos. Sempre há deformações. O que é melhor: Mapas planos ou globos? Sua representação

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas.

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. Diz respeito às técnicas de representação da superfície

Leia mais

Geografia. Projeções Cartográficas. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Projeções Cartográficas. Professor Luciano Teixeira. Geografia Projeções Cartográficas Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Cartografia A Cartografia é um instrumento básico para a análise do espaço

Leia mais

Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) 2. (UFAM)

Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) 2. (UFAM) Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) As cidades Ottawa no Canadá, Washington D.C. nos EUA, Kingston na Jamaica, Bogotá na Colômbia e Lima no Peru: (A) possuem o mesmo clima. (B) estão na mesma faixa

Leia mais

REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1

REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1 REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1 Cartografia Definição: Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas

Leia mais

Que formas conheces de representação da Terra?

Que formas conheces de representação da Terra? Que formas conheces de representação da Terra? Desde sempre o Homem sentiu necessidade de representar os lugares que ia conhecendo e tudo aquilo que contribuía para a sua sobrevivência. Dessa necessidade

Leia mais

Colégio XIX de Março

Colégio XIX de Março Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/05/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Projeções cartográficas Professora: Jordana Costa Projeções cartográficas Um dos grandes problemas enfrentados para uma boa representação cartográfica diz respeito à forma da Terra. Por possuir uma superfície

Leia mais

Professora: Rilvania Flôr.

Professora: Rilvania Flôr. Professora: Rilvania Flôr. Cartografia é a ciência de preparar cartas, mapas e planos para os mais variados fins, com diversos níveis de complexidade e informação, baseados em elementos científicos, técnicos

Leia mais

ENGENHARIA DE DUTOS. Tópicos em Projetos de Dutos. Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres Implantação de Faixa de Dutos

ENGENHARIA DE DUTOS. Tópicos em Projetos de Dutos. Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres Implantação de Faixa de Dutos ENGENHARIA DE DUTOS Tópicos em Projetos de Dutos Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres Implantação de Faixa de Dutos Tales Simões Mattos tales@petrobras.com.br Engenharia de Faixa de Dutos Terrestres

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/16 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2)

Leia mais

Projeções Cartográficas: UTM. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Projeções Cartográficas: UTM. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Projeções Cartográficas: UTM Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Propriedades da Projeção UTM Fusos do Brasil Deformações advindas da projeção Problemas

Leia mais

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011

Tópicos Especiais em Física. Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Tópicos Especiais em Física Vídeo-aula 3: astronomia esférica 25/06/2011 Sistema esférico de coordenadas geográficas Sistemas de coordenadas celestes Movimento diurno dos astros Movimento anual do sol

Leia mais

Geografia. Comunicação por Meio dos Mapas. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Comunicação por Meio dos Mapas. Professor Luciano Teixeira. Geografia Comunicação por Meio dos Mapas Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA A Cartografia é um instrumento básico para a análise do espaço. Há muitos anos,

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2015/2016 Domínio/

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos Nome: 6 Atividades de Geografia para o exame final 6º ano ATENÇÃO: As atividades que se seguem devem ser respondidas em seu caderno de Geografia para serem

Leia mais

Representações Cartográficas e Fusos. Prof.: Robert Oliveira Cabral. Prof Robert ROC

Representações Cartográficas e Fusos. Prof.: Robert Oliveira Cabral. Prof Robert ROC Representações Cartográficas e Fusos Prof.: Robert Oliveira Cabral Finalidade dos Mapas A produção cartográfica, especialmente a sua evolução recente, está fortemente acoplada as questões militares. Os

Leia mais