Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM"

Transcrição

1 Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

2 Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos da Terra Rotação Translação Movimento aparente do Sol Fusos Horários Escala Numérica Gráfica Projeção Cartográfica Cilíndrica Cônica Azimutal Curvas de Nível Reflexões Maneiras de ver o mundo Instrumentos de dominação

3 O mapa mais antigo que se tem notícia é o Ga-Sur feito na Babilônia. Um tablete de argila cosida de 7x8 cm, datado de aproximadamente a.c representando um vale, provavelmente do rio Eufrates Hoje com tecnologia sofisticada são produzidos e utilizados mapas digitais

4 Como são feitos os mapas? Através de técnicas como as de Projeções cartográficas e cálculo de escalas O Sistema de projeção tem por objetivo transformar a esfera (o globo) em um plano (o mapa). É matematicamente impossível transformar uma figura tridimensional em um plano perfeito. Sempre há algum tipo de deformação portanto, a escolha do tipo de projeção a ser aplicada varia de acordo com o uso que se vai fazer do mapa que está sendo confeccionado.

5 Projeções Cartográficas Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformações. Os tipos de propriedades geométricas que caracterizam as projeções cartográficas, em suas relações entre a esfera (Terra) e um plano (mapa), são: a) Conformes as formas são mantidas idênticas (na esfera e no plano) e as áreas são distorcidas. b) Equivalentes as áreas apresentam-se idênticas e as formas distorcidas. c) Afiláticas as áreas e as formas apresentam-se distorcidas.

6 Projeções Cartográficas

7 Projeção azimutal A projeção azimutal é bastante utilizada em mapas que apresentam as regiões polares, pelos pilotos de aviões no cálculo de distâncias aéreas e também em estudos sísmicos. É uma representação cartográfica que consiste na tomada de um determinado ponto da terra que tangencia o plano. Esta projeção está representada na bandeira das nações Unidas.

8 Projeção Cônica São muito utilizadas quando se quer estudar um continente ou países pois só podem abranger a representação de um hemisfério de cada vez. Esta projeção é também muito utilizada na navegação aérea.

9 Tipos de Projeções: Projeção cilíndrica É a projeção ideal para representar o planisfério, mantêm perfeitos os ângulos e as formas mas distorce as áreas. Quanto mais afastada da linha do Equador ( maior latitude) maior a distorção nestas áreas. PROJEÇÃO CILÍNDRICA DE MERCATOR (SÉCULO XVI) Muito utilizada na época das grandes navegações, coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).

10 Algumas projeções muito utilizadas Projeção de Robinson Cilíndrica, nela os meridianos são transformados em linhas curvas (elipses) e os paralelos, em linha reta. Constitui um meio-termo entre as projeções conforme e equivalente Projeção de Mollweide Os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área é proporcional à da esfera terrestre, tendo a forma elíptica. As zonas centrais apresentam grande exatidão, tanto em área como em configuração, mas as extremidades apresentam grandes distorções.

11 Projeção de Goode, que modifica a de Moolweide É uma projeção descontínua, pois tenta eliminar várias áreas oceânicas. Goode coloca os meridianos centrais da projeção correspondendo aos meridianos quase centrais dos continentes para lograr maior exatidão. Projeção de Holzel Projeção equivalente, seu contorno elipsoidal faz referência à forma aproximada da Terra que tem um ligeiro achatamento nos pólos.

12 Uma outra projeção muito utilizada em planisférios é a de Arno Peters, que data de Sua base também é cilíndrica mas ao contrario da de Mercartor que é do tipo Conforme, esta é do tipo equivalente, isto é mantêm as áreas proporcionalmente corretas. As retas são perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, resultando um significativo achatamento no sentido Leste-Oeste e a deformação no sentido Norte-Sul nas altas latitudes nas massas continentais.

13 Mapas e visões de mundo Os mapas, longe de serem uma representação neutra da realidade, sempre contém em si uma visão do mundo. Visão esta que muitas vezes reflete uma relação de poder dentro da sociedade e da cultura na qual está inserido. Muitas vezes as representações cartográficas vêm carregadas de visões genéricas e distorcidas da realidade, reforçando estereótipos e preconceitos.

14 Observe com atenção o que acontece nesta projeção de Mercartor: Os meridianos e os paralelos são linhas que se cortam em ângulos retos. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas como na Groenlândia e a Antártica. Groelândia Antartica

15

16

17

18

19

20 Tenho dito a escola do Sul porque, na realidade, nosso norte e o sul. Portanto, agora viramos o mapa de cabeça para baixo, então temos a verdadeira ideia de nossa posição, e não como o resto do mundo deseja. A ponta da América, a partir de agora, prolongando-se, aponta para o Sul, o nosso norte Joaquín Torres Garcia ( ) América invertida(1943)

21 Mapas sempre são um produto cultural, no qual se exprimem as visões que cada sociedade tem, num determinado momento, a respeito do espaço físico e do mundo em geral. Durante a idade média europeia, por exemplo, muitas vezes os mapas obedeciam exigências teológicas. A localização da cidade sagrada de Jerusalém no centro dos mapas e a representação espacial de passagens da Bíblia eram comuns. Por outro lado, mapas chineses e japoneses são testemunhos impressionantes de precisão cartográfica, muito maior do que a alcançada por qualquer mapa ocidental da mesma época

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32 Hemisférios Equador Norte Setentrional Boreal Meridiano de Greenwich Oeste Ocidente Poente Leste Oriente Nascente Sul Meridional Austral

33 Movimentos da Terra A Terra possui diversos movimentos, tanto internos como externos. Internamente: movimentos de placas tectônicas, núcleo, magma. Externamente: movimentos em relação a lua e ao sol, dentro da galáxia, e no universo. Principais movimentos da Terra: Rotação Translação

34 Movimento de Rotação Rotação - Movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo imaginário. Duração: aproximadamente 24 horas O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites. O movimento de rotação da Terra é de oeste para leste.

35 Movimento de Translação Translação: Movimento que a Terra executa ao redor do sol. Duração: 365 dias e 6 horas. [a cada 4 anos essas horas a mais somam 1 dia que é colocado no mês de fevereiro, como dia 29. Quando isto ocorre o ano é chamado de ano bissexto, pois possui 366 dias]. Determina o ano solar como medida para a contagem de tempo. Determina as estações do ano, em função da distribuição desigual de luz fornecida pelo Sol nas diferentes regiões da Terra ao longo do ano.

36 Coordenadas Geográficas As Coordenadas Geográficas são um sistema que permite a localização na superfície terrestre, baseiam-se em linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre. Através dos paralelos e meridianos é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta. Linhas Imaginárias: A Terra é dividida por linhas imaginárias conhecidas como paralelos e meridianos. Os paralelos e meridianos dão as latitudes e longitudes, que são a distância em graus dessas linhas imaginárias.

37 Paralelos - Latitude Paralelos: são linhas na horizontal. O paralelo principal é a linha do Equador e divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul. Paralelo principal: Equador (0º) Outros importantes Paralelos: Trópico de Câncer (23º 27' N) Trópico de Capricórnio (23º 27'S) Círculo Polar Ártico (66 33' N) Círculo Polar Antártico (66 33' S)

38 Paralelos - Latitude Latitude: é à distância em graus da linha do Equador até uma superfície qualquer da Terra dada pelos paralelos.. As latitudes variam de 0º a 90º para Norte e para Sul.

39 Meridianos - Longitude Meridianos: são linhas verticais que ligam um pólo a outro pólo da Terra. O Meridiano principal divide a Terra em dois hemisférios: Leste e Oeste ou Ocidental e Oriental e é chamado de Meridiano de Greenwich. Principal Meridiano: - Meridiano de Greenwich (0º)

40 Meridianos - Longitude Longitude: é a distancia em graus do Meridiano de Greenwich até uma superfície qualquer da Terra, dada pelos meridianos e variam de 0º a 180º para Leste e para Oeste.

41 Meridiano Coordenadas Geográficas Longitude Paralelo Latitude

42 Coordenadas Geográficas

43 Conseqüências e Influências Paralelos Latitude Zonas Climáticas Meridianos Longitude Fuso Horário

44 Google earth

45 Escalas É a relação entre o tamanho verdadeiro e o número de vezes que esta realidade foi diminuída para caber no papel. Se a escala está expressa em 1:50 significa que a realidade foi reduzida cinqüenta vezes para caber no papel; em 1: a realidade foi reduzida cinquenta milhões de vezes. Planisfério E - 1: Brasil relevo E- 1: Obs: No mapa da direita o Brasil está representado de forma dez vezes maior do que no mapa da esquerda (planisfério).

46 Escala

47 As Escalas podem ser dos tipos: Numéricas expressa por uma fração onde o numerador é a unidade real e o denominador é o número de vezes que esta realidade foi reduzida para caber no papel. No exemplo abaixo a redução foi de quatrocentos e cinquenta mil vezes. Gráficas Uma régua que indica a relação de quanto vale em centímetros a realidade, expresso geralmente em quilômetros. No exemplo ao lado cada centímetro corresponde a uma realidade de de 4,5 km. Sua escala numérica correspondente seria 1:

48 Cálculo da escala Para calcular a escala, basta lembrar o seu conceito: Escala (E) é a relação (divisão) entre a área do mapa (d) pela área real (D). Assim: E = d D Assim, para calcular uma escala de um mapa em que dois pontos estão a 5 cm de distância um do outro, sendo que, no mundo real, eles estão separados por 1000 cm, basta aplicar a fórmula: E = 5/1000 E = 1/200 A escala, nesse caso, é de 1:200 ou um para duzentos.

49

50 Escala Fonte:

51 Imagine que todo mapa é uma visão aérea sobre o determinado espaço. Dessa forma, para saber se uma escala é grande ou pequena, ou se ela é maior do que outra, basta entender que a escala nada mais é do que o nível de aproximação da visão aérea do mapa. Outra forma é observar a escala numérica, lembrando que ela se trata de uma divisão. Assim, quanto menor for esse denominador, maior será a escala. Quanto maior a escala, menor a área representada e maior é o nível de detalhamento.

52 De acordo com a escala as representações do espaço podem ser classificadas em... Cartas apresentam escalas que variam entre 1: e 1: Plantas representações em grande escala. Geralmente igual ou superior a 1: Escala 1: 50 Barra da Tijuca 1: Mapas são representações do espaço em pequenas escalas ou seja a partir de 1: ou mais de redução. OBS: Quanto maior o denominador menor é a escala pois significa que a realidade foi reduzida mais vezes.

53 Os mapas são representações planas, geralmente em escala pequena, destinados a fins temáticos, culturais ou ilustrativos. Apresentam um grau de simplicidade maior em relação ás cartas e em geral representam apenas um fenômeno geográfico de cada vez

54 Mapas temáticos Brasil Atividades econômicas séc. XVIII Tipos vegetação Mexico Climas África

55 As cartas são representações em escala média ou grande. Seu objetivo é a avaliação precisa de direções, distâncias e localização de pontos, áreas e detalhes. Destinam-se a uso profissional, como as cartas topográficas ou cartas náuticas. Devido ao alto grau de detalhamento, podem representar diversos fenômenos geográficos ao mesmo tempo.

56

57 Curva de Nível É o método utilizado para representar o relevo terrestre, que permite ao usuário, ter um valor aproximado da altitude em qualquer parte do mapa. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - As curvas de nível tendem a ser quase que paralelas entre si. - Todos os pontos de uma curva de nível se encontram na mesma elevação. - Cada curva de nível fecha-se sempre sobre si mesma. - As curvas de nível nunca se cruzam, podendo se tocar em saltos d'água ou despenhadeiros. - Em regra geral, as curvas de nível cruzam os cursos d'água em forma de "V", com o vértice apontando para a nascente.

58 Curva de Nível Perfil topográfico de uma área da cidade do Rio de Janeiro - As linhas traçadas no mapa são chamadas isoípsas, sendo que quanto mais próximas estiverem, mais abrupto se apresenta o relevo. - Entre as duas elevações existentes, na direção lesteoeste, encontra-se uma depressão relativa.

59 A planta é um tipo especial de carta. A representação se restringe a uma área limitada e a escala é grande. Consequentemente o grau de detalhamento é maior. Seu uso varia, vai desde objetivos profissionais até o meramente ilustrativo ou como guia de localização

60

61 Como fazer a leitura de mapas? Para que o mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados. Esses elementos estão contidos na Legenda e seguem normas e padrões internacionais No exemplo ao lado a identificação dos diferentes biomas do Brasil é feita pela cor

62 Elementos de um mapa Titulo deve conter o local e o tema do mapa Escala: Informação de quantas vezes a realidade foi reduzida em relação ao mapa. Legenda: É um conjunto de símbolos, cores, pontos, linhas ou áreas que decodificam o que está representado no mapa Rosa dos ventos: Orienta a posição do mapa

63 Anamorfismo: técnica cartográfica que consiste em representar as áreas com tamanho proporcional a intensidade do fenômeno representado. No caso abaixo, temos um mapa da distribuição mundial de pessoas infectadas pelo vírus HIV.

64

65

66 Zona Oeste Z. Norte Centro Z. Sul

67 Geotecnologias: conceitos básicos SIG: sigla para sistema de informações geográficas. É o conjunto de tecnologias relacionadas às informações e ao monitoramento do espaço terrestre. Sensoriamento remoto: corresponde à tecnologia de captação de imagens através do fluxo de ondas eletromagnéticas refletidas ou emitidas pelos objetos existentes na superfície terrestre. Geoprocessamento: etapa dos SIGs em que as informações das imagens de satélite e da aerofotogrametria são selecionadas para a elaboração de mapas.

68 GPS Aerofotogrametria (Fotografia aérea) Imagens de satélites Radar

69

70

71 Fim

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas É a posição exata no globo terrestre Intersecção entre latitude e longitude Paralelos Linhas paralelas a Linha do Equador Trópico de Capricórnio Hemisfério

Leia mais

GEOGRAFIA VESTIBULAR

GEOGRAFIA VESTIBULAR GEOGRAFIA VESTIBULAR MOVIMENTOS DA TERRA TRANSLAÇÃO As estações do ano, resultantes das diferentes posições que a terra ocupa durante o movimento de translação ; A desigual duração dos dias e das noites

Leia mais

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta.

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta. Geografia Cartografia Professor Tiago Trombetta www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas

Leia mais

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros.

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. Qualquer região da superfície terrestre pode ser dividida por linhas horizontais

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA A importância dos pontos de referência Pontos Cardeais: são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência. Através deles é possível localizar

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica,

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

Professores: Jaime, Clodoaldo

Professores: Jaime, Clodoaldo Professores: Jaime, Clodoaldo Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as relações humanas Ela descreve e interpreta de maneira

Leia mais

Geografia. Comunicação por Meio dos Mapas. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Comunicação por Meio dos Mapas. Professor Luciano Teixeira. Geografia Comunicação por Meio dos Mapas Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA A Cartografia é um instrumento básico para a análise do espaço. Há muitos anos,

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 CARTOGRAFIA - DEFINIÇÕES Cartografia do grego, chartis = gráfico + grapheín = escrita. Cartografia é a área do conhecimento que

Leia mais

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR.

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS (CARTOGRAFIA) O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES VISUAIS. MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. GA-SUR

Leia mais

Geografia. Projeções Cartográficas. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Projeções Cartográficas. Professor Luciano Teixeira. Geografia Projeções Cartográficas Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Cartografia A Cartografia é um instrumento básico para a análise do espaço

Leia mais

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires Elementos de um mapa Professora de Geografia Thamires Principais elementos de um mapa Título informa o tema, local, tempo. Legenda detalha as informações do título Escala permite visualizar a proporção

Leia mais

Colégio Militar de Brasília - CMB

Colégio Militar de Brasília - CMB Colégio Militar de Brasília - CMB Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini professor.venturini@gmail.com Orientação, Rosa dos Ventos 4319 km Boreal Setentrional

Leia mais

PROF. NETO CARTOGRAFIA

PROF. NETO CARTOGRAFIA PROF. NETO CARTOGRAFIA Norte ou setentrional ou boreal ou das terras A Rosa dos Ventos ou Rosa dos Rumos Sul ou meridional ou austral ou das águas. LINHAS IMAGINÁRIAS Objetivo das Linhas Imaginárias:

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS Tipos de representações cartográficas: por desenhos ou por imagens.

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções cartográficas foram desenvolvidos para dar uma solução ao problema da transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para um plano

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br ESCALAS O mapa é a forma de representação da superfície terrestre, de milhares de quilômetros em apenas alguns centímetros em um plano ou globo. Para

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 1) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a hora inicial, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas

Leia mais

2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que

2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas 2. Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? 2.2 O que são e para que foram desenvolvidos

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.edu.br PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, pág. 19 a 30 Técnicas destinadas a representar o globo que tem três dimensões em apenas duas (3D em 2D). Consiste num conjunto

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA 1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO PROFÃO 2º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação:

Leia mais

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 NAVEGAR É PRECISO 2500 A.C. uma das primeiras representações de mapa, produzido na região da mesopotâmia. NAVEGAR É PRECISO Mapa do Salmo (1260) e Mappe-Monde (1707),

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO E MAPAS PROFESSOR CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA

GEOPROCESSAMENTO E MAPAS PROFESSOR CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA GEOPROCESSAMENTO E MAPAS PROFESSOR CLAUDIO FRANCISCO GALDINO GEOGRAFIA Representação Cartográficas É a representação da superfície terrestre por meio de mapas O Geoprocessamento permite analisar esses

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral Paulo Tumasz Junior Cartografia Geral APRESENTAÇÕES Slides - A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ciência que trata da concepção,

Leia mais

Projeções Cartográficas. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades?

Projeções Cartográficas. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? Projeções Cartográficas Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? É possível eliminar as deformidades em um mapa ao representar áreas da Terra? O que são e para

Leia mais

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Curvas de Nível Mapas temáticos Representação de fenômenos e suas diversidades: Qualitativas: Representa os diferentes elementos cartográficos Ex: Rios, cidades, industrias,

Leia mais

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada.

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. Na antiguidade os navegadores precisavam dominar bem a cartografia. Abaixo temos algumas notações: Considerando

Leia mais

Que formas conheces de representação da Terra?

Que formas conheces de representação da Terra? Que formas conheces de representação da Terra? Desde sempre o Homem sentiu necessidade de representar os lugares que ia conhecendo e tudo aquilo que contribuía para a sua sobrevivência. Dessa necessidade

Leia mais

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina)

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina) Nome: Nº Nota Turma: Data: /04/2019 O presente instrumento de avaliação apresenta 12 escores. Orientação, localização e coordenadas geográficas Observação: No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas

Leia mais

Fortaleza, março de 2019

Fortaleza, março de 2019 Professor Vinícius Vanir Venturini Aula 05 - Cartografia: projeções cartográficas (cilíndrica, de Mercator, Peter s, cônica, azimutal, afilática, ou arbitrária, ou de Robson, Mollweide, Goode, Hözel e

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

ANALISA FENÔMENOS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. ESTUDA QUALQUER TÓPICO DOS PROCESSOS NATURAIS OU HUMANOS NA TERRA.

ANALISA FENÔMENOS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. ESTUDA QUALQUER TÓPICO DOS PROCESSOS NATURAIS OU HUMANOS NA TERRA. GEOGRAFIA REFERE-SE AO ESTUDO, A DESCRIÇÃO E À EXPLICAÇÃO DA TERRA A DIVERSIDADE DE UM LUGAR PARA O OUTRO, CARACTERÍSTICAS E MUDANÇAS COM O TEMPO E OS PROCESSOS RESPONSÁVEIS POR ESSAS VARIAÇÕES. É UMA

Leia mais

Projeções Cartográficas

Projeções Cartográficas CARTOGRAFIA Projeções Cartográficas Uma projeção cartográfica nada mais é do que o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos

Leia mais

Professora: Rilvania Flôr.

Professora: Rilvania Flôr. Professora: Rilvania Flôr. Cartografia é a ciência de preparar cartas, mapas e planos para os mais variados fins, com diversos níveis de complexidade e informação, baseados em elementos científicos, técnicos

Leia mais

Apostila de Geografia 10 Cartografia

Apostila de Geografia 10 Cartografia Apostila de Geografia 10 Cartografia 1.0 Definições Cartografia Ciência que estuda a representação total ou parcial da Terra. Produto final: mapas ou globos terrestres. Mapas Superfícies planas onde a

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 Cartografia ciência responsável pela elaboração de representações da superfície da Terra. Com a ajuda da matemática, evoluiu e aprimorou mapas e

Leia mais

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS 1 CONHECENDO A CARTOGRAFIA E OS MAPAS 2 CARTOGRAFIA SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), CARTOGRAFIA É DEFINIDA COMO: "A ARTE DO LEVANTAMENTO,

Leia mais

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE

A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Sumário A GEOMETRIA DO GLOBO TERRESTRE Grupo de Pesquisa em Matemática para o Ensino Médio GPMatEM Prof Luciana Martino: lulismartino@gmail.com Prof Marcos: profmarcosjose@gmail.com Prof Maria Helena:

Leia mais

PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA

PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA Projeção que tem o polo em sua porção central. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas. É uma projeção equidistante. (Sistema Equidistante: conserva as

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS IMPORTÂNCIA O homem não existe sem a geografia O princípio

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.

CARTOGRAFIA. (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. CARTOGRAFIA (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. ELEMENTOS DE UM MAPA. Escala: é a proporção entre o tamanho

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. A Geografia Levada a Sério

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.  A Geografia Levada a Sério 1 Mapa É a representação dos elementos de um determinado espaço na superfície plana, tornando-se um importante instrumento de orientação e de localização; O mapa de Ga-Sur é o mapa mais antigo que se tem

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: GEOGRAFIA 1 Professor (a): Profª Roberta Andrade Conteúdo: CARTOGRAFIA Orientação pelo sol e Rosa dos Ventos; Coordenadas Geográficas; Antípodas;

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Coordenadas Aula 1 Recife, 2014 Sistema de Coordenadas Um dos principais objetivos da Topografia é a determinação

Leia mais

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA NOÇÕES DE CARTOGRAFIA 1. Localização e Orientação Localizar-se e orientar-se no espaço geográfico foi uma das preocupações iniciais do ser humano, devido a várias necessidades: encontrar recursos naturais

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

COORDENADAS GEOGRÁFICAS. PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela

COORDENADAS GEOGRÁFICAS. PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela COORDENADAS GEOGRÁFICAS PROFESSOR: Benjamim Pereira Vilela OBJETIVO COMPREENDER COORDENADAS GEOGRÁFICAS SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1) Paralelos 2) Meridianos 3) Rede Geográfica 4) Paralelos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/16 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2)

Leia mais

ENTREGAR EM: 24/05/2018

ENTREGAR EM: 24/05/2018 Assunto: Roteiro de recuperação da I etapa de GEOGRAFIA Tipo: U Data:25/05/2018 Ensino Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Valor: 5,0 Nome: Nº Nota: Professor: Gilson Pinheiro Lima Ass. do Responsável: Querido(a)

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DEFINIÇÃO... Projeção cartográfica corresponde à representação de uma superfície esférica num plano. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MÉTODO PROJEÇÃO CILÍNDRICA

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 2A AULA 4 Cartografia e Escala. Profº André Tomasini Projeções Cartográficas Foram criadas pela necessidade de representar uma figura esférica em um plano, tentando respeitar

Leia mais

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo.

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. Cartografia 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. A análise do mapa permite concluir que a área representada localiza-se: A. No Hemisfério Ocidental, entre o Equador e

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA 1. (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA Se um viajante se dirigir de Brasília a Teresina, passando por Palmas, e retornando à primeira, fazendo o mesmo caminho, terá como direção

Leia mais

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I Os mapas devem ser constantemente alterados para mostrar as transformações ocorridas. Isso implica em pensar a cartografia como

Leia mais

Colégio XIX de Março

Colégio XIX de Março Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/05/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO TERRESTRE GLOBO TERRESTRE MAPA PRINCIPAIS ELEMENTOS DO MAPA TÍTULO ORIENTAÇÃO

Leia mais

Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) 2. (UFAM)

Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) 2. (UFAM) Geografia Professor Alessandro 1. (FEI) As cidades Ottawa no Canadá, Washington D.C. nos EUA, Kingston na Jamaica, Bogotá na Colômbia e Lima no Peru: (A) possuem o mesmo clima. (B) estão na mesma faixa

Leia mais

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia ASTRONOMIA Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia 1. Origem do Universo: Teorias 2. Estrelas ou corpos celestes 3. Aglomerados 4. Nebulosas 5. Buraco Negro 6. Galáxias 7. Sistema Solar 8. Lua 9. Exoplanetas

Leia mais

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de.

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I Aluno: 1- De acordo com nossos estudos, complete: Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. O é uma

Leia mais

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo

Projeções Cartográficas. Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Projeções Cartográficas Disciplina: Cartografia Profª. Agnes Silva de Araujo Conteúdo programático e Objetivos Conceito Sistemas de Projeções Deformações advindas das projeções Projeções: cônicas, cilíndricas

Leia mais

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais?

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais? Câmpus de Rio Claro/SP Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1) O que você entende sobre projeção cartográfica? 2) Qual a diferença entre

Leia mais

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CONCEITO A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA (Copyright 1991-2006 SPRING - DPI/INPE) 1 (Para uso no SPRING) 1 - Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz

Leia mais

CARTOGRAFIA. Ciência e Arte. Constante avanço 4/3/2010 CARTOGRAFIA. Introdução e Sistema de Referência Locacional

CARTOGRAFIA. Ciência e Arte. Constante avanço 4/3/2010 CARTOGRAFIA. Introdução e Sistema de Referência Locacional CARTOGRAFIA CARTOGRAFIA Introdução e Sistema de Referência Locacional Prof. Ms. Mário Ramalho FATEC - JD Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2015/2016 Domínio/

Leia mais

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS VEST Abril @vestmapamental G E O G R A F I A CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar

Leia mais

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas.

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. Diz respeito às técnicas de representação da superfície

Leia mais

Características Básicas dos Mapas

Características Básicas dos Mapas Características Básicas dos Mapas Localização e Atributos Localização: dada por suas posições no espaço (coordenadas) bidimensional ou tridimensional. Atributos: qualidades ou magnitudes, ou variável temática,

Leia mais

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria

PROJEÇÕES. Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria PROJEÇÕES Prof. Dr. Elódio Sebem Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento Colégio Politécnico - Universidade Federal de Santa Maria Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre.

Leia mais

Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas

Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas Verificação de Aprendizagem Assunto: Projeções Cartográficas 1. A questão refere-se às imagens abaixo. Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2002. Em relação

Leia mais

Aula 01. Geografia. Introdução à Cartografia. Rafael Otero 16 / 03/ 2019

Aula 01. Geografia. Introdução à Cartografia. Rafael Otero 16 / 03/ 2019 Aula 01. Geografia. Introdução à Cartografia. Rafael Otero 16 / 03/ 2019 Plano de aula objetivo da aula: 1. Introduzir os conceitos da cartografia 2. oferecer ferramentas para que os alunos possam fazer

Leia mais

- Compreender o objeto e o método da Geografia

- Compreender o objeto e o método da Geografia AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Ciências Sociais e Humanas Planificação Anual de Geografia 7º ano Ano Letivo 2014/2015 Domínio/

Leia mais

Representações Cartográficas e Fusos. Prof.: Robert Oliveira Cabral. Prof Robert ROC

Representações Cartográficas e Fusos. Prof.: Robert Oliveira Cabral. Prof Robert ROC Representações Cartográficas e Fusos Prof.: Robert Oliveira Cabral Finalidade dos Mapas A produção cartográfica, especialmente a sua evolução recente, está fortemente acoplada as questões militares. Os

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Uma projeção cartográfica consiste num conjunto de linhas (paralelos e meridianos), que formam uma rede, sobre a qual são representados os elementos do mapa. Todos os mapas e/ou cartas são representações

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 GEOPROCESSAMENTO APLICADO À AGRONOMIA AULA 2 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Geoprocessamento Aplicado Semestre: 5º Créditos: 2.0.2.0 Carga Horária: 60h Período Letivo: 2015/1 Docente Responsável: Vinicius

Leia mais

A T I V I D A D E S. Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia DATA: _18_ / _02_ / SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S): A, B, C e D DISCIPLINA: Geografia

A T I V I D A D E S. Seção de Recursos Didáticos - Mecanografia DATA: _18_ / _02_ / SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S): A, B, C e D DISCIPLINA: Geografia SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S):

Leia mais

Navegação Aérea. Rafael Scantamburlo

Navegação Aérea. Rafael Scantamburlo Navegação Aérea Rafael Scantamburlo ? Onde eu estou? Pra onde eu vou? NAVEGAÇÃO AÉREA É a arte ou ciência de situar e dirigir uma aeronave com SEGURANÇA sobre a superfície da terra. NAVIS - embarcação

Leia mais

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução

Geografia Capítulo 2. Cartografia. Introdução Geografia Capítulo 2 Cartografia Introdução Cartografia é a ciência voltada para o estudo da construção e interpretação de mapas. Nesta ciência estuda-se como representar uma área geográfica em uma superfície

Leia mais

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori

Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita. Professor Leandro Signori Geografia para Técnico do IBGE Aula Demonstrativa Gratuita Professor Leandro Signori Conteúdos constantes no edital Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas

Leia mais

Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015

Coordenadas geográficas. Porto Alegre 2015 Coordenadas geográficas Porto Alegre 2015 Localização no espaço geográfico O conceito mais apropriado de orientação é direção. Usamos em nosso dia-a-dia uma localização básica fundamentada em Direita,

Leia mais

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator

Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator Prof. Dra. Mariana Soares Domingues Orientação, Coordenadas Geográficas Projeção UTM Universal transversa de Mercator ACH1056 Fundamentos de Cartografia O verbo orientar está relacionado com a busca do

Leia mais

1. O PLANETA TERRA. a) Qual é a forma do planeta Terra visto do espaço?

1. O PLANETA TERRA. a) Qual é a forma do planeta Terra visto do espaço? 1. O PLANETA TERRA 1. Leia o texto e observe a imagem. Depois, responda às questões propostas. GEOGRAFIA Visto do Universo, o planeta parece uma esfera perfeita, pois o achatamento nos polos é muito pequeno

Leia mais

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br As projeções cartográficas nasceram

Leia mais

REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1

REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1 REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1 Cartografia Definição: Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas

Leia mais

Modelos astronômicos

Modelos astronômicos Astronomia Modelos astronômicos Durante muitos séculos a ideia de que a Terra era o centro do universo foi aceita, esta teoria se baseava no movimento aparente do Sol. Esta teoria se chama Geocentrismo

Leia mais

Sistemas de Coordenadas

Sistemas de Coordenadas Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz de um rio, ou o pico de uma montanha, somente poderá ser localizado se for possível descrevê-lo em relação a outros objetos

Leia mais

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA CONCEITOS DE CARTOGRAFIA XIV CURSO DE USO ESCOLAR DE SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE Julio Cesar de Oliveira Julho 2011 SUMÁRIO 1 Introdução 2 Tipos de Representações Cartográficas 3 -

Leia mais

11/11/2013. Professor

11/11/2013. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Topografia II Introdução à Geodésia Prof. Dr. André Luís Gamino Professor Definição: - Geodésia é a ciência

Leia mais