ROTEIRO. 1. Objetivo 2. Definição 3. Legislação 4. Dados de Entrada. 5. Plano de Zona de Proteção do Aeródromo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROTEIRO. 1. Objetivo 2. Definição 3. Legislação 4. Dados de Entrada. 5. Plano de Zona de Proteção do Aeródromo"

Transcrição

1

2 ROTEIRO 1. Objetivo 2. Definição 3. Legislação 4. Dados de Entrada Tipo de Operação Código de Pista 5. Plano de Zona de Proteção do Aeródromo Superfícies Limitadoras Implantações Desdobramentos 6. Plano Específico de Zona de Proteção do Aeródromo 7. Plano de Zoneamento de Ruído 8. Zona de proteção de auxilios à navegação aérea 9. Conclusões

3 1. OBJETIVO Compreender as Superfícies Limitadoras de Obstáculos. Reconhecer a importância do PZPA. PZPA x Inspeção Aeroportuária.

4 2. DEFINIÇÃO Conjunto de superfícies imaginárias que definem o espaço aéreo ao redor dos aeródromos a ser mantido livre de obstáculos, de forma a permitir que as operações das aeronaves sejam realizadas de forma segura. (anexo 14, cap.4) Limitador de Gabaritos

5 3. LEGISLAÇÃO Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Anexo 14, Volume 01 (Configuração design e Operações de Aeródromos) (Emenda 09) MANUAL DE SERVIÇOS AEROPORTUÁRIOS DOC 9137 PARTE 6 CONTROLE DE OBSTÁCULOS Portaria 1.141???

6 LEGISLAÇÃO LEI Nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 Artigo 43: AS PROPRIEDADES VIZINHAS DOS AERÓDROMOS E DAS INSTALAÇÕES Á NAVEGAÇÃO AÉREA ESTÃO SUJEITAS A RESTRIÇÕES ESPECIAIS. PARAGRAFO ÚNICO: AS RESTRIÇÕES A QUE SE REFERE ESTE ARTIGO SÃO RELATIVAS AO USO DE PROPRIEDADES QUANTO A EDIFICAÇÃO, INSTALAÇÕES, CULTURAS AGRÍCOLAS E OBJETOS DE NATUREZA PERMANENTE OU TEMPORÁRIA, E TUDO MAIS QUE POSSA ENBARAÇAR AS OPERAÇÕES DE AERONAVES OU CAUSAR INTERFERÊNCIA NOS SINAIS DOS AUXÍLIOS À RADIONAVEGAÇÃO OU DIFICULTAR A VISIBILIDADE DE AUXÍLIOS VISUAIS.

7 LEGISLAÇÃO ARTIGO 44: AS RESTRIÇÕES DE QUE TRATA O ARTIGO ANTERIOR SÃO AS ESPECIFICADAS PELA AUTORIDADE AERONÁUTICA, MEDIANTE APROVAÇÃO DOS SEGUINTES PLANOS VÁLIDOS, RESPECTIVAMENTE, PARA CADA TIPO DE AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO AÉREA: I - PLANO BÁSICO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMOS; II - PLANO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO; III - PLANO BÁSICO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE HELIPONTOS; e IV PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO E AUXÍLIOS À NAVEGAÇÃO AÉREA. 1 DE CONFORMIDADE COM AS CONVENIÊNCIAS E PECULIARIDADES DE PROTEÇÃO AO VÔO, A CADA AERÓDROMO PODERÃO SER APLICADOS PLANOS ESPECÍFICOS, OBSERVADAS AS PRESCRIÇÕES, QUE COUBEREM, DOS PLANOS BÁSICOS. 2 O PLANO BÁSICO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMOS, O PLANO BÁSICO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO, O PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE HELIPONTOS E OS PLANOS DE ZONA DE PROTEÇÃO E AUXILIOS À NAVEGAÇÃO AÉREA SERÃO APROVADOS POR ATO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. 3 OS PLANOS ESPECÍFICOS DE ZONAS DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMOS E PLANOS ESPECÍFICOS DE ZONEAMENTO DE RUÍDO SERÃO APROVADOS POR ATO DO MINISTRO DA AERONÁUTICA E TRANSMITIDAS ÀS ADMINISTRAÇÕES QUE DEVAM FAZER AS RESTRIÇÕES. 4 AS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS DEVERÃO COMPATIBILIZAR O ZONEAMENTO DO USO DO SOLO, NAS ÁREAS VIZINHAS AOS AERÓDROMOS, ÀS RESTRIÇÕES ESPECIAIS CONSTANTES DOS PLANOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS. 5 AS RESTRIÇÕES ESPECIAIS ESTABELECIDAS APLICAM-SE A QUALQUER BENS, QUER SEJAM PRIVADOS OU PÚBLICOS.

8 LEGISLAÇÃO ARTIGO 45: A AUTORIDADE AERONAÚTICA PODERÁ EMBARGAR A OBRA OU CONSTRUÇÃO DE QUALQUER NATUREZA QUE CONTRARIE OS PLANOS BÁSICOS OU ESPECÍFICOS DE CADA AEROPORTO, OU EXIGIR A ELIMINAÇÃO DOS OBSTÁCULOS LEVANTADOS EM DESACORDO COM OS REFERIDOS PLANOS, POSTERIORMENTE À PUBLICAÇÃO, POR CONTA E RISCO DO INFRATOR, QUE NÃO PODERÁ RECLAMAR QUALQUER INDENIZAÇÃO.

9 LEGISLAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ARTIGO 30: COMPETE AOS MUNICÍPIOS: VIII - PROMOVER, NO QUE COUBER ADEQUADO ORDENAMENTO TERRITORIAL, MEDIANTE PLANEJAMENTO E CONTROLE DO PARCELAMENTO E DA OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO. ARTIGO 182: A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, EXECUTADA PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, CONFORME DIRETRIZES GERAIS FIXADAS EM LEI, TEM POR OBJETIVO ORDENAR O PLENO DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA CIDADE E GARANTIR O BEM ESTAR DE SEUS HABITANTES.

10 4. DADOS DE ENTRADA Para efeito do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos, os aeródromos são enquadrados, segundo o tipo de operação, em três classes (VFR, IFR não-precisão e IFR precisão) e essas classes estão divididas em códigos (1 à 4), de acordo com a Aeronave de Planejamento.

11 4. DADOS DE ENTRADA (TIPO DE OPERAÇÃO) VFR (Visual Flight Rules) Operação de aeronaves sujeitas às regras de vôo visual. IFR (Instrumental Flight Rules) Não-precisão: Operação de aeronaves sujeitas às regras de vôo por instrumento, que utilizam para orientação auxílios à navegação de não-precisão (por exemplo NDB, VOR e Radar de Terminal). Precisão: Operação de aeronaves sujeitas às regras de vôo por instrumento, que utilizam para orientação auxílios à navegação de precisão (por exemplo ILS ou radar de aproximação de precisão).

12 4. DADOS DE ENTRADA (CÓDIGO DA PISTA) O comprimento básico de pista é o comprimento referente à pista de pouso e decolagem considerando as correções referentes à altitude, temperatura e gradiente. Essa conversão é necessária, pois os comprimentos de pista definidos em todos os documentos de planejamento se referem a uma situação ideal (nível do mar, temperatura padrão 15 C e gradiente de pista nulo).

13 EXEMPLO DE COMPRIMENTO BÁSICO Uma Aeronave X precisa de 1.450m de Pista para decolar (no nível do mar, com temperatura padrão 15 C e gradiente de pista nulo). Qual seria comprimento de Pista necessário para essa aeronave decolar em um aeródromo na cidade de São Paulo? Cidade de São Paulo - SP Temperatura de Referência: 26 Altitude: ~800m Comprimento Básico: 1.450m 1.450m 2.000m +38% Código de Pista para PZPA: 3 (entre e 1.800)

14 5. PLANO BÁSICO DE ZONA DE PROTEÇÃO 5.1. SUPERFÍCIES LIMITADORAS Faixa de Pista Área de Aproximação Área de Transição Área de Decolagem Área Horizontal Interna Área Cônica

15 FAIXA DE PISTA Plano que envolve a pista de pouso e decolagem, e possui em cada ponto a altitude do ponto mais próximo situado no eixo da pista. Finalidade: Proteger as aeronaves no caso de uma possível saída da pista durante o pouso ou decolagem. Proteger as aeronaves que sobrevoam a pista no momento do pouso e da decolagem.

16

17 Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Pista Pista 15-33

18 Ilha da Madeira

19 ...em quanto isso no Caribe...

20 Cidade do Panamá DC10 - KLM

21 DC-10F - Aeroporto Afonso Pena Curitiba Julho 2003

22 747 - Lufthansa Cargo - Aeroporto Hong Kong China - Outubro 83

23 A Air France Aeroporto de Toronto Canadá Agosto 2005

24 A Air France Aeroporto de Toronto - Canadá Agosto 2005

25 ÁREA DE APROXIMAÇÃO Superfície que estende-se em rampa, no sentido do prolongamento do eixo da pista, a partir de uma distância pré-determinada da cabeceira. Finalidade: Proteger as aeronaves durante a fase final de aproximação.

26

27 ÁREA DE APROXIMAÇÃO

28 ÁREA DE APROXIMAÇÃO

29 Grécia

30 Aeroporto de Ilhéus - Brasil

31 Aeroporto de Congonhas - Brasil

32 Aeroporto de Congonhas São Paulo - Brasil

33 ÁREA DE TRANSIÇÃO Superfície que estende-se em rampa, a partir dos limites laterais da faixa de pista, até o ponto onde sua altitude atinge o desnível de 45m. Finalidade: Proteger a fase final da aproximação e o pouso (em caso de desvio da aeronave em relação ao eixo da pista).

34

35 ÁREA DE TRANSIÇÃO

36 ÁREA DE TRANSIÇÃO

37 Aeroporto Santos Dumont - Brasil

38 ÁREA DE DECOLAGEM Rampa no sentido do prolongamento da cabeceira da pista de pouso e decolagem, a partir de uma distância pré-determinada da cabeceira ou da zona livre de obstáculos (clearway), caso exista. Finalidade: Proteger as aeronaves durante a decolagem.

39

40 A320 - Philippine Airline Aeroporto Filipinas - Março 1998

41 ÁREA HORIZONTAL INTERNA Plano horizontal formado por semicírculos centrados nas cabeceiras da pista que se estende para fora dos limites das Áreas de Aproximação e Transição, com desnível de 45m em relação à elevação do aeródromo. Finalidade: Proteger o circuito de tráfego visual do aeródromo.

42 ÁREA HORIZONTAL INTERNA

43 ÁREA CÔNICA Superfície que estende-se em rampa de 20:1 para fora dos limites externos da Área Horizontal Interna. Finalidade: Proteger o circuito de tráfego visual do aeródromo (mesma finalidade da Área Horizontal Interna).

44 ÁREA CÔNICA

45 VISTA GERAL (VFR)

46 VISTA GERAL (IFR)

47 5.2. IMPLANTAÇÕES (PBZP) Na Faixa de Pista e nas Áreas de Aproximação, Decolagem e Transição, não são permitidos quaisquer aproveitamentos que ultrapassem seu gabarito. (Portaria 1.141/GM-5, Art. 13 e 14) Qualquer aproveitamento que ultrapasse os gabaritos das Áreas Horizontal Interna, Cônica e Horizontal Externa, deverá ser submetido à autorização do Comando Aéreo Regional COMAR. (Portaria 1.141/GM-5, Art. 16)

48 5.2. IMPLANTAÇÕES (PBZP) Quando uma implantação de qualquer natureza, elevar-se a 150m ou mais de altitude, o responsável deverá prestar informações ao COMAR... (Portaria 1.141, Art. 41). Nas Áreas de Aproximação e de Transição, não são permitidos implantações de natureza perigosa (mesmo sem ultrapassar os gabaritos fixados - Portaria 1.141, Art. 46).

49 5.2. IMPLANTAÇÕES (PBZP) O que é uma Implantação de Natureza Perigosa? Toda implantação que: produza ou armazene material explosivo ou inflamável; e cause perigosos reflexos, irradiações, fumaça ou emanações. Por exemplo: Usinas siderúrgicas, refinarias de combustíveis ou explosivos, áreas cobertas de material refletivo, matadouros, vazadouros de lixo, culturas agrícolas (que atraiam pássaros)... (Portaria 1.141, Art. 46)

50 6. PLANO ESPECÍFICO DE ZONA DE PROTEÇÃO O Plano Específico é desenvolvido com características especiais e fundamentado nos procedimentos de Tráfego Aéreo. Sua finalidade é atender à características específicas, devido a restrições impostas (obstáculos). O PEZPA é elaborado pelo órgão responsável pela proteção ao Vôo (DECEA), e aprovado pelo Comandante da Aeronáutica.

51 Plano Específico de Zona de Proteção São Paulo SBMT Campo de Marte SBGR Guarulhos SBSP Congonhas

52 SBMT Campo de Marte SBGR Guarulhos SBSP Congonhas

53 Aeroporto Hong Kong Kai Tai (desativado)

54 PLANO ESPECIFICO DE AERÓDROMOS LEI N 7.565, DE 19/12/86 (ARTIGOS 44 E 45). PORTARIA N 1.141/GM5, DE 08 DEZEMBRO DE 1987 (ARTIGO 18). SUBSTITUÍ O PLANO BÁSICO. RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO: DECEA(DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO). LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO REALIZADO PELO ICA (INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA). PLANOS DIRETORES

55 CARACTERISTÍCAS CARÁTER DEFINITIVO (DEVENDO INCLUIR TODAS AS POSSIBILIDADES DE EVOLUÇÃO FUTURA, PREVISTAS PELA AUTORIDADE AERONAÚTICA. APÓS APROVAÇÃO NÃO CABERÁ CONSULTA SOBRE QUALQUER APROVEITAMENTO QUE ULTRAPASSE O GABARITO NELE FIXADO. SUBSTITUÇÃO DO MESMO SOMENTE APÓS DETERMINAÇÃO DO DECEA.

56 PLANO ESPECIFICO DE ZONA DE PROTEÇÃO AEROPORTOS DE SÃO PAULO/GUARULHOS/GUARUJÁ PORTARIA N 70/DGCEA, DE 05 DE JULHO DE 2007 (DOU, 03 DE SETEMBRO DE 2007). AEROPORTO SÃO PAULO/ GUARULHOS PISTAS 09R/27L-09L/27R- 09/27 (PROJETADA) AEROPORTO DE CONGONHAS PISTAS 17R/35L-17L/35R AEROPORTO CAMPO DE MARTE PISTA 12/30 AEROPORTO METROPOLITANO GUARUJÁ PISTA 17/35

57 PLANO ESPECIFICO DE ZONA DE PROTEÇÃO ÁREAS DE APROXIMAÇÃO: 14 (QUATORZE) ÁREA DE DECOLAGEM: 1 (UMA) 27L-GUARULHOS ÁREAS DE TRANSIÇÃO: 13 (TREZE) ÁREAS CÔNICAS: 3 (TRÊS) ÁREAS HORIZONTAIS: 26 (VINTE SEIS) ÁREAS INTERMEDIÁRIAS: 41 (QUARENTA E UMA) AUXÍLIOS À NAVEGAÇÃO AÉREA: 58 (CINQUENTA E OITO). OBSTÁCULOS CADASTRADOS: 218

58 AEROPORTO DE CONGONHAS ELEVAÇÃO DO AERÓDROMO: 802M PISTA 17R/35L. DIMENSÕES: 1940M X 45M (Classe de operação IFR CAT I ) / VISIBILIDADE 800 M-ALTURA DE DECISÃO 60M AUXÍLIOS À NAVEGAÇÃO AÉREA: 18 (DEZOITO) GABARITOS DE PROTEÇÃO ÁREA DE APROXIMAÇÃO: RAMPA 1/50 ÁREA DE TRANSIÇÃO 7 E 8: RAMPA 1/7 PISTA 17L /35R. DIMENSÕES: 1435M X 45M (Classe de operação IFR NÃO PRECISÃO) GABARITOS DE PROTEÇÂO ÁREA DE APROXIMAÇÃO: RAMPA 1/40 ÁREA DE TRANSIÇÃO 9: RAMPA 1/5 ÁREA HORIZONTAL 12: ALTITUDE PERMITIDA 864M (DESNÍVEL 62M)

59 AEROPORTO CAMPO DE MARTE ELEVAÇÃO 722,0 m CLASSE DE OPERAÇÃO VFR (VISUAL) VISIBILIDADE 8,0KM M-TETO 300M. PISTA 12/30 DIMENSÕES 1600M X 45M AUXILIOS A NAVEGAÇÃO AÉREA 2 (DOIS)/ PAPI E NDB GABARITOS DE PROTEÇÃO ÁREA DE APROXIMAÇÃO: RAMPA 1/30 ÁREAS DE TRANSIÇÃO 10 E 11: RAMPA 1/5 ÁREA HORIZONTAL 24: ALTITUDE PERMITIDA 867 (DESNIVEL DE 145M)

60 AEROPORTO DE GUARULHOS ELEVAÇÃO DO AERÓDROMO: 750M CLASSE DE OPERAÇÃO IFR CAT II (VISIBILIDADE 350 M-ALTURA DE DECISÃO 30M) AUXILIOS A NAVEGAÇÃO AÉREA: 27 (VINTE E SETE) PISTA 09R/27L DIMENSÕES: 3000M X 45M GABARITOS DE PROTEÇÃO ÁREA DE APROXIMAÇÃO: RAMPA 1/50 ÁREA DE TRANSIÇÃO 1: RAMPA 1/7 PISTA 09L /27R DIMENSÕES 3700M X 45M GABARITOS DE PROTEÇÃO ÁREA DE APROXIMAÇÃO: RAMPA 1/50 ÁREA DE TRANSIÇÃO RELATIVA À PISTA 09L: 2 E 4 RAMPA 1/7 ÁREA DE TRANSIÇÃO RELATIVA Á PISTA 27R 3 E 4 RAMA 1/7 ÁREA HORIZONTAL 25: ALTITUDE PERMITIDA 820M (DESNÍVEL 70 M)

61 7. CONCLUSÕES O PZPA é um conjunto de regras para limitação da altura de qualquer objeto no entorno de um aeródromo (edificações, antenas, morro,...). O PZPA determina restrições ao uso do solo em determinadas áreas no entorno do aeródromo (implantações de natureza perigosa).

62 SUGESTÕES Uma proposta bem humorada... Projetos Londrina 100 anos. (Essa proposta não tem caráter verídico, foi uma brincadeira da Prefeitura Municipal de Londrina)

63 Plano Básico de Zoneamento de Ruído (PBZR) Curva de Nível N de Ruído 2 Curva de Nível N de Ruído 1 Área I Área III Área II Áreas I - incômodo sonoro nocivo aos circundantes; II - moderados; e III - não significativos.

64 Plano Específico de Zoneamento de Ruído Recife LEGENDA: AEA I AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA II AEA I AEA II AEA II AEA II AEA II AEA III ESCALA

65 PLANO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO CAPÍTULO XII. Seção I- lista quais atividades são permitidas a implantação, o uso e o desenvolvimento na Área 1: I- Produção e extração de recursos naturais: agricultura, piscicultura, mineração e atividades equivalentes; II- Serviços Públicos ou de Utilidade Pública: cemitério, estação de tratamento de água e esgoto; III- Comercial: feiras livres, depósitos e armazéns; IV- Recreação e lazer ao ar livre: praças, parques; V- Transporte: rodoviárias, ferrovias; e VI Industrial.

66 PLANO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO CAPÍTULO XII. Seção II - Das Restrições Art.70- Lista quais atividades não são permitidas a implantação, o uso e o desenvolvimento na Área II. I - Residencial; II- Saúde: hospital, asilo, consultório médico; III- Educacional: escola, creche; IV- Serviços Públicos ou de Utilização Pública: hotel, edificações para atividades religiosas; e V- Cultural: biblioteca, auditório, cinema, teatro. Parágrafo Único- As atividades acima referidas poderão ser, eventualmente, autorizadas pelos órgãos municipais competentes, mediante aprovação do DAC.

67 PLANO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO CAPÍTULO XIII COMPETÊNCIA DO COMAR ART Fiscalizar, em conjunto com as entidades municipais, estaduais e federais competentes, as implantações e o desenvolvimento de atividades urbanas quanto à sua adequação aos planos de que trata esta Portaria; 2 - Promover a interdição, remoção ou demolição, das implantações ou dos usos que contrariem o disposto nas normas aqui fixadas;

68 PLANO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO Os processos enviados por particulares terão seu parecer remetido às PREFEITURAS MUNICIPAIS, dando-se ciência ao interessado deste procedimento. 3 - no caso de autorização para aproveitamento de que trata esta Portaria, emitir a decisão final do requerimento, publicá-la no boletim, comunicá-la ao interessado por meio de ofício e arquivar o processo para controle e fiscalização, após verificar a viabilidade da pretensão, através dos pareceres dos seguintes órgãos:

69 PLANO DE ZONEAMENTO DE RUÍDO 4- Enviar ao Departamento de Aviação Civil DAC, para parecer, os processos em que couber análise dos planos de zoneamento de ruído de que trata esta Portaria, utilizando a ficha ANEXO C. a) Os processos em que couber análise dos planos citados no item acima poderão ser encaminhados pelas PREFEITURAS MUNICIPAIS OU pelo INTERESSADO ao COMAR respectivo;

70 CAPÍTULO XIV - DISPOSIÇÕES FINAIS ART.76- A autorização para aproveitamento de PBZPA é de competência exclusiva do COMAR. ART.77- A autorização para aproveitamento PBZR é de competência exclusiva do DAC hoje ANAC. ART.78- O requerimento para autorização de aproveitamentos de que trata esta portaria deve dar entrada no órgão de protocolo do COMAR, ou, na impossibilidade, no órgão de protocolo da organização do COMANDO DA AERONÁUTICA mais próxima.

71 CAPÍTULO XIV - DISPOSIÇÕES FINAIS Art.84- O cumprimento desta Portaria é atribuição conjunta das autoridades federais, estaduais e municipais. - As entidades referidas neste Artigo deverão compatibilizar as normas referentes ao uso do solo às restrições existentes nas áreas que integram as Zonas de Proteção. - As restrições estabelecidas aplicam-se a quaisquer bens, privados ou públicos. p Art.85- A fiscalização quanto ao cumprimento do que estabelece esta Portaria é atribuição das autoridades federais em especial a aeronáutica, estaduais e municipais.

72 CAPÍTULO XIV - DISPOSIÇÕES FINAIS Art.86- O COMAR poderá embargar a obra ou construção, de qualquer natureza, que contrarie os Planos aprovados por esta Portaria ou exigir a eliminação dos obstáculos erigidos e usos estabelecidos em desacordo com os referidos Planos, posteriormente à sua aplicação, por conta e risco do infrator, que não poderá reclamar qualquer indenização. - O COMAR ou DAC(ANAC), conforme o caso, poderá cancelar o cadastramento ou restringir a operação dos aeródromos ou helipontos privados que deixarem de satisfazer às exigências fixadas nesta Portaria, as quais devem ser atendidas pelo proprietário e sob sua exclusiva responsabilidade.

73 PLANOS DE ZONA DE PROTEÇÃO DE AUXÍLIOS À NAVEGAÇÃO AÉREAA 1 Todo aproveitamento situado, ou que venha a situar-se se a menos de 1000m do ponto central da instalação de qualquer auxilio à navegação aérea, ou que ultrapasse os gabaritos estabelecidos para esses auxílios, terá de ser submetido à autorização do Quarto Comando Aéreo A Regional (Artigo 4, 4 1 da Portaria nº n 070/DEGCEA). 2 - Aproveitamento do solo para implantações que ultrapassem os gabaritos estabelecidos neste Capítulo, numa distância compreendida entre 1.000m e m do sistema irradiante ou fonte de emissão. Art.53- As consultas deverão conter as seguintes informações: 1 - nome, endereço, telefone e CEP do proprietário; 2 - endereço da implantação; 3 - tipo e natureza da implantação; 4 - altura máxima e área da implantação;

74 PLANOS DE ZONA DE PROTEÇÃO DE AUXÍLIOS À NAVEGAÇÃO AÉREAA 5 - altitude do terreno no local da implantação; 6 - material predominante na implantação; 7 - descrição detalhada da destinação, uso ou funcionamento do objeto, incluindo características específicas da implantação; 8 - perfil do terreno com os movimentos de terra necessários para a execução do projeto, bem como o gabarito da implantação; 9 - planta de situação na escala 1: ou maior, contendo: a)localização do Auxílio à Navegação Aérea; b) indicação do local de implantação; 10- planta baixa e vista lateral e frontal da implantação.

75 PZPANA ART. 54 -PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DO VOR RÁDIO FAROL ONIDIRECIONAL EM VHF ÁREA DE IMPLANTAÇÃO PROIBIDA ÁREA DE IMPLANTAÇÃO RESTRITA 100m ANTENA DO VOR mm RAMPA 1:50 SEM ESCALA RAM P A 1: 50 BASE DO VOR BASE DO VOR PERFIL R A M P A 1 : m acima da base do equipamento 100m 15100m

76 ART PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DO D-VORD RÁDIO FAROL ONIDIRECIONAL EM VHF COM EFEITO DOPLLER ÁREA DE IMPLANTAÇÃO RESTRITA SEM ESCALA m RAMPA 1:17 ANTENA DO D-VOR R A MP A 1: 17 PERFIL R A M P A 1 : m acima da base do equipamento BASE DO VOR 5100m

77 ART. 56 -PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DO NDB RÁDIO FAROL NÃO DIRECIONAL ÁREA DE IMPLANTAÇÃO PROIBIDA ÁREA DE IMPLANTAÇÃO RESTRITA H m TORRE IRRADIANTE m m + + H RAMPA H : 200 SEM ESCALA RAM P A H : 200 BASE DO TORRE PERFIL ALTURA DA TORRE (H) H m R A M P A H : H M de altura acima da base da torre 200m + H

78 Seção IV Art FIG. 24 PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DE RADAR Sugestões (RADIODETECÇAO AO E LOCALIZAÇÃO) ÁREA DE IMPLANTAÇÃO RESTRITA mm RAMPA 1 : 20 SEM ESCALA 10 0 ANTENA DO RADAR RAM RAM PP A 1 :: BASE DA ANTENA DO RADAR PERFIL RR AA MM PP A A 11 :: m DE ALTURA ACIMA D DA ANTENA Área restrita 10 0m 5100m TORRE DE SUSTENTAÇÃO DA ANTEA

79 Sugestões

80 Á ART.59 - PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DO SISTEMA ILS (SISTEMA DE POUSO POR INSTRUMENTOS) TRANSMISSOR DE RAMPA DE PLANEIO GLAIDE SLOPE Fig m pista 135m Á RR EE A A DD E E II MM PP LL AA NN TT AA ÇÇ ÃÃ O O RR EE ST RR II TT AA Permitido Aux. Nav m SEM ESCALA BASE DA TORRE DA ANTENA PERFIL R A M P A 1 : m de altura acima da base da torre da antena 900m m

81 11 55 mm mm ART. 60 E 61 - PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DO SISTEMA ILS (SISTEMA DE POUSO POR INSTRUMENTOS) LOCALIZADOR (LOCALIZER) E i x o d a s a n t e n a s 65m 65m ANTENASANTENAS Área restrita Eixo da pista Permitido Aux. Nav. pista SEM ESCALA 80m Mais ou menos 300 m MARCADORES (MARKER) 15m 15m Art FIG. 26 Área proibida Art FIG. 27 ANTENA Art. 61 Fig. 27

82 Á ART PLANO DE ZONA DE PROTEÇÃO DO ALS (SISTEMA DE LUZES DE APROXIMAÇÃO) Fig. 28 SEM ESCALA pista 50 m Á RR EE A A DD E E II MM PP LL AA NN TT AA ÇÇ ÃÃ O O RR EE ST RR II TT AA 50 m Permitido Aux. Nav. LUZES 1.000m 9.000m ELEVAÇÃO DA CABECEIRA PERFIL R A M P A 1 : m de altura acima da altitude da cabeceira da pista 1.000m 9.000m

83 Á ART PLANO Sugestões DE ZONA DE PROTEÇÃO DOS SISTEMAS DE RAMPA DE APROXIMAÇÃO VISUAL (VASIS, AVASIS E PAPI) A Fig m Á RR EE A A DD E E II MM PP LL AA NN TT AA ÇÇ ÃÃ O O RR EE ST RR II TT AA SEM ESCALA A pista 15º 15º RAMPA 1 : 50 EIXO DA PISTA R = m CORTE AA ELEVAÇÃO DA CABECEIRA 60m R A M P A 1 : 5 0 R = 9.000m 180m de altura acima da altitude da cabeceira da pista

84 ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA (ASA) FINALIDADE ARCABOUÇO LEGAL ABRANGÊNCIA PRERROGATIVAS/COMPETÊNCIAS

85 FINALIDADE A ASA ESTA DIRETAMENTE VINCULADA Á QUESTÃO DE SEGURANÇA DAS OPERAÇÕES AÉREAS, ELA ESTABELECE RESTRIÇÕES À IMPLANTAÇÕES DE ALGUMAS ATIVIDADES, CONSIDERADAS DE NATRUREZA PERIGOSA, POR CONSTITUIREM FOCOS DE ATRAÇÃO DE AVES, QUE PODERIAM VIR A COLIDIR COM AS AERONAVES.

86 LEGISLAÇÃO LEI Nº 7565 DE 19 DE DEZEMBRO DE 1986 (ARTIGO 43). DOC 9137 DA OACI MANUAL DE SERVIÇOS AEROPORTUÁRIOS -PARTE 3 (CONTROLE DE PASSAROS E REDUÇÃO DO PERIGO AVIÁRIO) RESOLUÇÃO DO CONAMA Nº 04, DE 09 DE OUTUBRO DE ARTIGO 46 DA PORTARIA Nº 1141/GM5 DE 08 DE DEZEMBRO DE 1987 (RESTRIÇÕES APROXIMAÇÕES / TRANSIÇÕES). RBHA 139 CERTIFICAÇÃO OPERACIONAL DE AERÓDROMOS

87 ABRANGÊNCIA AEROPORTOS / AERÓDROMOS REGRAS DE VÔO IFR (INSTRUMENTOS) 20KM A PARTIR DO CENTRO GEOMÉTRICO DA PISTA DE POUSO / DECOLAGEM AEROPORTOS/AERÓDROMOS REGRAS DE VÔO VFR (VISUAIS) 13KM A PARTIR DO CENTRO GEOMÉTRICO DA PISTA DE POUSO / DECOLAGEM

88 COMPETÊNCIAS VERIFICADA A EXISTÊNCIA DE FOCOS DE ATRAÇÃO DE PÁSSAROS, NOTIFICAR FORMALMENTE O ADMINISTRADOR DO MESMO, A PREFEITURA MUNICIPAL E O ORGÃO AMBIENTAL LOCAL, REQUERENDO PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE SOLUCIONAR O PROBLEMA IDENTIFICADO. OUTRA MEDIDA CABÍVEL,DIZ RESPEITO AO ACIONAMENTO DA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO (AGU) OU DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA, PARA QUE OS INFRATORES SEJAM RESPONSABILIZADOS PELA NÃO OBESERVÂNCIA DE SEUS DEVERES QUANTO AOS ASPECTOS DE PLANEJAMENTO URBANO, SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL, RELACIONADOS AO PERIGO AVIÁRIO.

89 PRERROGATIVAS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE, AS PRERROGATIVAS PARA APROVAÇÃO DE ATIVIDADES EM ÁREA ABRANGIDA PELA ASA É DOS COMAR (COMANDOS AÉREOS REGIONAIS) COM A RESPECTIVAS ASSESSORIAS DO ORGÃOS DE TRAFEGO AÉREO (SRPV-SP CINDACTAS I, II, III E IV) E DA ANAC.

90 COMPETÊNCIAS VERIFICADA A EXISTENCIA DE FOCOS DE ATRAÇÃO DE PASSAROS NOTIFICAR FORMALMENTE O ADMINISTRADOR DO MESMO,Á PREFEITURA MUNICIPAL E O ORGÃO AMBIENTAL LOCAL,REQUERENDO PROVIDENCIAS NO SENTIDO DE SOLUCIONAR O PROBLEMA IDENTIFICADO. OUTRA MEDIDA CABÍVEL,DIZ RESPEITO AO ACIONAMENTO DA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO (AGU) OU DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA,PARA QUE OS INFRATORES SEJAM RESPONSABILIZADOS PELA NÃO OBESERVÃNCIA DE SEUS DEVERES QUANTO AOS ASPECTOS DE PLANEJAMENTO URBANO, SANEAMENTO BÁSICO E AMBIENTAL, RELACIOANDOS AO PERIGO AVIÁRIO.

91 COMPETÊNCIAS Com a criação com a criação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Lei , de 27 de setembro de 2005, existe a possibilidade de que tal competência seja delegada para aquela agência, apesar do assunto em pausa estar diretamente vinculado ao CENIPA (Centro Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronaúticos) orgão este, do COMANDO DA AERONÁUTICA.

92 IMPLANTAÇÕES DE NATUREZA PERIGOSAS DIVERSAS Definição Legislação aplicável Controle Prerrogativas Fiscalização

93 DEFINIÇÃO TODA ATIVIDADE QUE PRODUZA OU ARMAZENE MATERIAL EXPLOSIVO OU INFLAMÁVEL,OU QUE CAUSE PERIGOSOS REFLEXOS VISUAIS, IRRADIAÇÕES, FUMO OU EMANAÇÕES, SÃO EXEMPLOS DESSAS ATIVIDADES AS USINAS SIDERURGICAS OU SIMILARES,REFINARIAS DE COMBUSTÍVEIS, INDUSTRIAS QUÍMICAS, DEPÓSITOS OU FÁBRICAS DE GASES, COMBUSTÍVEIS OU EXPLOSIVOS, CULTURAS AGRÍCOLAS QUE ATRAIAM PÁSSAROS, ASSIM COMO OUTRAS QUE POSSAM PROPORCIONAR RISCOS SEMELHANTES A NAVEGAÇÃO AÉREA.

94 LEGISLAÇÃO Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 Portaria n 1141, de 08 de dezembro de RBHA 139 (Certificação Operacional de Aeroportos)

95 Artigo 46 /PORT N Nas áreas de aproximação e áreas de transição dos aeródromos não são permitidas implantações de natureza perigosa Para garantir o cumprimento do disposto acima,o s projetos para qualquer tipo de implantação ou aproveitamento de propriedades localizadas nessas áreas terão de ser submetidas a autorização do Comando Aéreo Regional

96 PORTARIA N º 122/GC5, DE 01 FEV 2005 O COMAR PODERÁ AUTORIZAR A IMPLANTAÇÃO DE POSTO DE COMBUSTÍVEIS PARA ABASTECIMENTO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, DESDE QUE OS MESMOS NÃO INTERFIRAM NOS GABARITOS DO PLANO ZONA DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMOS E NÃO ESTEJAM LOCALIZADOS NA ÁREA ABRANGIDA PELA FAIXA DE PISTA E NUMA ÁREA RETANGULAR ADJACENTE À CABECEIRA DA PISTA DE POUSO E DECOLAGEM, COM LARGURA DE 90 METROS, CENTRADA NO EIXO DA PISTA, E COMPRIMENTO DE 300 METROS, MEDIDOS A PARTIR DO LIMITE DA CABECEIRA.

97 Documentação necessária Tipo e endereço do proprietário (incluindo o nome do município) Nome e endereço do proprietário Altura da implantação, isto é, do solo ao topo Altitude do terreno, no local da implantação Descrição detalhada da destinação, uso ou funcionamento do objeto da implantação. incluindo características específicas que possam constituir perigo à navegação aérea

98 CONTINUAÇÃO Cópia do projeto da implantações A planta de situação, na escala 1/ ou maior contendo: traçado da(s) pista(s) do aeródromo ou heliponto conforme o caso Indicação do local da implantação

99 SERENG 4 Subseção de Aeródromos erengaerod@comar4.aer.mil.br Tel.: (11) A n ex o 14 O A CI -P or ta r i a E tc... Obrigado pela sua atenção ão

MÓDULO 4 ZONA DE PROTEÇÃO DO AERÓDROMO Cláudio Jorge Pinto Alves (versão: 12/05/2014)

MÓDULO 4 ZONA DE PROTEÇÃO DO AERÓDROMO Cláudio Jorge Pinto Alves (versão: 12/05/2014) MÓDULO 4 ZONA DE PROTEÇÃO DO AERÓDROMO Cláudio Jorge Pinto Alves (versão: 12/05/2014) A Portaria n.º 256/GC5, de 13 de maio de 2011, apresenta o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA) estabelecendo

Leia mais

DO ZONEAMENTO DO AERÓDROMO 1º a 13. SEÇÃO I Das áreas de Proteção 1º. SEÇÃO II Da Zona de Proteção de Ruídos ZPR 2º a 5º Mapa do Zoneamento de Ruídos

DO ZONEAMENTO DO AERÓDROMO 1º a 13. SEÇÃO I Das áreas de Proteção 1º. SEÇÃO II Da Zona de Proteção de Ruídos ZPR 2º a 5º Mapa do Zoneamento de Ruídos ÍNDICE ARTIGO CAPÍTULO I DO ZONEAMENTO DO AERÓDROMO 1º a 13 SEÇÃO I Das áreas de Proteção 1º SEÇÃO II Da Zona de Proteção de Ruídos ZPR 2º a 5º Mapa do Zoneamento de Ruídos SEÇÃO III Da Zona de Proteção

Leia mais

ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA. Profª Janaína Araújo

ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA. Profª Janaína Araújo ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA Profª Janaína Araújo PORTARIA Nº 1.141/GM5, de 8/12/1987 Plano de Zona de Proteção de Aeródromos; Plano de Zoneamento de Ruído; Plano de Zona de Proteção

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA PORTARIA DECEA Nº 21/ICA, DE 14 DE JULHO DE 2015. Aprova o Plano Básico de Zona

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA PORTARIA DECEA Nº 07/ICA, DE 14 DE JULHO DE 2015. Aprova o Plano Básico de Zona

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA PORTARIA DECEA Nº 12/ICA, DE 14 DE JULHO DE 2015. Aprova o Plano Básico de Zona

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (DECEA) SERVIÇO REGIONAL DE PROTEÇÃO AO VOO DE SÃO PAULO (SRPV-SP)

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (DECEA) SERVIÇO REGIONAL DE PROTEÇÃO AO VOO DE SÃO PAULO (SRPV-SP) DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (DECEA) SERVIÇO REGIONAL DE PROTEÇÃO AO VOO DE SÃO PAULO (SRPV-SP) SINDUSCON-SP (REGIONAL SANTOS) Workshop sobre as Novas Regras para Aprovação de Projetos Imobiliários

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA PORTARIA DECEA Nº 14/ICA, DE 14 DE JULHO DE 2015. Aprova o Plano Básico de Zona

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA PORTARIA DECEA Nº 23/ICA, DE 14 DE JULHO DE 2015. Aprova o Plano Básico de Zona

Leia mais

ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA. Profª Janaína Araújo

ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA. Profª Janaína Araújo ZONAS DE PROTEÇÃO E ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA Profª Janaína Araújo Portaria nº 1256/GC5, 10 de julho de 2013 Plano de Zona de Proteção de Aeródromos; Plano de Zoneamento de Ruído; Plano de Zona de

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA DECEA Nº 179/DGCEA, DE 10 DE JUNHO DE 2015.

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA DECEA Nº 179/DGCEA, DE 10 DE JUNHO DE 2015. MINISTÉRIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA DECEA Nº 179/DGCEA, DE 10 DE JUNHO DE 2015. Aprova o Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) para o Heliponto VANGUARDA

Leia mais

Zona de Proteção do Aeródromo. Módulo 4

Zona de Proteção do Aeródromo. Módulo 4 Zona de Proteção do Aeródromo Módulo 4 Zona de Proteção do Aeródromo Restrições Altimétricas & Restrições de Uso do Solo Portaria 957/GC3 de 09/07/2015 RBAC 161 de 29/09/2011 (Emenda10/09/2013) Portaria

Leia mais

Classificação de Áreas para Implantação de Aeroporto Regional na Região da Cidade de São Paulo

Classificação de Áreas para Implantação de Aeroporto Regional na Região da Cidade de São Paulo Classificação de Áreas para Implantação de Aeroporto Regional na Região da Cidade de São Paulo Proposta de Trabalho Disciplina SER-300: Introdução ao Geoprocessamento Leandro Roberto O processo de escolha

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA DECEA Nº 186 /DGCEA, DE 14 DE OUTUBRO DE 2014.

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA DECEA Nº 186 /DGCEA, DE 14 DE OUTUBRO DE 2014. MINISTÉRIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA DECEA Nº 186 /DGCEA, DE 14 DE OUTUBRO DE 2014. Aprova o Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH) para o Heliponto HOSPITAL

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA Nº 261/DGAC, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2003. Aprova e Efetiva o Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeroporto Regional da Zona da Mata MG.

Leia mais

PORTARIA Nº 1.141/GM5, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987

PORTARIA Nº 1.141/GM5, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 PORTARIA Nº 1.141/GM5, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 Dispõe sobre Zonas de Proteção e Aprova o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos, o Plano Básico de Zoneamento de Ruído, o Plano Básico de Zona de

Leia mais

do Manual Técnico de Edificações - versão 2

do Manual Técnico de Edificações - versão 2 Atualização do Manual Técnico de Edificações - versão 2 Aplicação da restrição altimétrica do Ministério da Defesa 1. Pág. 319 - O presente documento substitui o item 5.3, à página 319 do Manual Técnico

Leia mais

DECRETO Nº , de 17 de junho de O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, D E C R E T A:

DECRETO Nº , de 17 de junho de O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, D E C R E T A: DECRETO Nº 14.573, de 17 de junho de 2004. Dispõe sobre a instalação de aeródromos destinados a helicópteros no Município de Porto Alegre e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE,

Leia mais

Exemplos da situação da segurança no entorno de alguns aeroportos brasileiros; PBZPA Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos;

Exemplos da situação da segurança no entorno de alguns aeroportos brasileiros; PBZPA Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos; Apresentação ao SINDUSCON RJ Estudo de Viabilidade para Parecer na Aeronáutica sobre Altura de Edificações no Entorno de Aeroportos (podendo checar a um raio de 20 Km) Introdução; Por: Hilton Gordilho

Leia mais

O que é Cartografia Aeronáutica?

O que é Cartografia Aeronáutica? O que é Cartografia Aeronáutica? A Cartografia abrange o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas que, a partir dos resultados das observações diretas ou da exploração de documentações,

Leia mais

CAPITULO 2 - EFEITO ADVERSO. 1. Generalidades

CAPITULO 2 - EFEITO ADVERSO. 1. Generalidades Capítulo 2 Efeito Adverso CAPITULO 2 - EFEITO ADVERSO 1. Generalidades a. O objetivo da análise do efeito adverso é avaliar se um determinado objeto projetado no espaço aéreo, natural ou artificial, fixo

Leia mais

Controlo de Obstáculos

Controlo de Obstáculos Controlo de Os níveis de voo devem ser estabelecidos por forma a assegurar separações verticais mínimas entre a trajetória do voo e o solo, incluindo quaisquer elementos físicos naturais ou de construção

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aeroportos e Transporte Aéreo CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aeroportos e Transporte Aéreo CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO Controle de tráfego aéreo (CTA) em aeroportos como o CTA afeta a capacidade de pista(s) de um aeroporto apenas análise de aspectos de CTA que afetam a capacidade de pistas introdução

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aeroportos e Transporte Aéreo CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aeroportos e Transporte Aéreo CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO Controle de tráfego aéreo (CTA) em aeroportos como o CTA afeta a capacidade de pista(s) de um aeroporto apenas análise de aspectos de CTA que afetam a capacidade de pistas introdução

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aeroportos e Transporte Aéreo CONTROLE DE TRÁFEGO

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aeroportos e Transporte Aéreo CONTROLE DE TRÁFEGO CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO Controle de tráfego aéreo (CTA) em aeroportos como o CTA afeta a capacidade de pista(s) de um aeroporto apenas análise de aspectos de CTA que afetam a capacidade de pistas introdução

Leia mais

Exemplos da situação da segurança no entorno de alguns aeroportos brasileiros; PBZPA Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos;

Exemplos da situação da segurança no entorno de alguns aeroportos brasileiros; PBZPA Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos; Apresentação ao SINDUSCON RJ Estudo de Viabilidade para Parecer na Aeronáutica sobre Altura de Edificações no Entorno de Aeroportos (podendo checar a um raio de 20 Km) Introdução; Por: Hilton Gordilho

Leia mais

Questões Teóricas e Práticas Sobre o Controle do Uso do Solo no Entorno de Aeródromos: Estudo de Caso do Aeroporto Oscar Laranjeiras, Caruaru PE

Questões Teóricas e Práticas Sobre o Controle do Uso do Solo no Entorno de Aeródromos: Estudo de Caso do Aeroporto Oscar Laranjeiras, Caruaru PE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE TECNOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL GLAUBER DOUGLAS GOMES COELHO Questões Teóricas e Práticas Sobre o Controle do

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O desenvolvimento e o avanço da tecnologia sob o controle do homem trazem, via de regra, obrigações à Administração Pública, como a previsão e a adequação dos espaços necessários à

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS LEI Nº 7.843 /2014 Dispõe sobre o zoneamento de uso do solo na área de entorno do Aeroporto Brigadeiro Cabral do Município de Divinópolis e dá outras providências. O

Leia mais

Título: Origem: SPO SUMÁRIO. SUBPARTE A GERAL Aplicabilidade Regras gerais

Título: Origem: SPO SUMÁRIO. SUBPARTE A GERAL Aplicabilidade Regras gerais Título: REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 105 EMENDA nº 01 SALTOS DE PARAQUEDAS Aprovação: Resolução nº 188, de 24 de maio de 2011. [Emenda nº 00] Resolução nº 476, de 7 de junho de 2018.

Leia mais

AÇÃO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL: A ANAC mais perto de você. Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012

AÇÃO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL: A ANAC mais perto de você. Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 : A ANAC mais perto de você Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 Panorama da regulação da infraestrutura aeroportuária no Brasil Belo Horizonte 17 e 18 de dezembro de 2012 OBJETIVO Apresentar as

Leia mais

Título: Origem: SSO/GPNO

Título: Origem: SSO/GPNO Título: REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 105 EMENDA nº 00 SALTOS DE PARAQUEDAS Aprovação: Resolução Nº 188, de 24 de maio de 2011, publicada no Diário Oficial da União Nº 99, Seção 1, página

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA

COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDO DA AERONÁUTICA TRÁFEGO AÉREO ICA 100-3 OPERAÇÃO DE VEÍCULOS ULTRALEVES 26 DEZ 2002 COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO TRÁFEGO AÉREO ICA 100-3 OPERAÇÕES DE VEÍCULOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes Normativas e recomendações para projeto geométrico:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes Normativas e recomendações para projeto geométrico: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Projeto geométrico (lado aéreo) Profª. Daniane F. Vicentini 4.1. Normativas e recomendações para projeto geométrico:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes. Introdução Conceitos básicos DEFINIÇÕES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes. Introdução Conceitos básicos DEFINIÇÕES: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Introdução Conceitos básicos Profª. Daniane F. Vicentini Para começo de conversa... DEFINIÇÕES: De acordo com o

Leia mais

1º AeroFauna - encontro sobre risco da fauna no Brasil 1 st Aerofauna Meeting: The Wildlife Strike Risk in Brazil

1º AeroFauna - encontro sobre risco da fauna no Brasil 1 st Aerofauna Meeting: The Wildlife Strike Risk in Brazil Copyright 2015 ANEAA. All rights reserved. 1º AeroFauna - encontro sobre risco da fauna no Brasil 1 st Aerofauna Meeting: The Wildlife Strike Risk in Brazil Copyright 2015 ANEAA. All rights reserved. A

Leia mais

QUESTIONÁRIO GERAL DE IFR

QUESTIONÁRIO GERAL DE IFR QUESTIONÁRIO GERAL DE IFR 01) O QUE SIGNIFICA A SIGLA SBP 641: A) ÁREA PROIBIDA Nº 64, I COMAR, BRASIL, AMÉRICA DO SUL B) ÁREA PERIGOSA Nº 64, I COMAR, BRASIL, AMÉRICA DO SUL C) ÁREA PROIBIDA Nº 41, VI

Leia mais

DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE

DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE DECISÃO DE DIRETORIA CETESB Nº 389, DE 21-12-2010 DOU 24-12-2010 Dispõe sobre a aprovação da Regulamentação de níveis de ruído em sistemas lineares de transportes localizados no Estado de São Paulo. A

Leia mais

Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto

Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto Gestão de operações aeroportuárias: componentes de um aeroporto Definições: A/C: aircraft, aeronave; Acostamento: faixa lateral nas pistas ou pátios com revestimento tal que evite a ingestão pelas turbinas

Leia mais

Regras para voo VFR e IFR ICA (Cap. 5 e 6) 2SG AV-CV Celso

Regras para voo VFR e IFR ICA (Cap. 5 e 6) 2SG AV-CV Celso Regras para voo VFR e IFR ICA 100-12 (Cap. 5 e 6) 2SG AV-CV Celso Exceto quando operando como voo VFR especial, os voos VFR deverão ser conduzidos de forma que as aeronaves voem em condições de visibilidade

Leia mais

PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008.

PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008. Data de Publicação do D.O.U 15 de dezembro de 2008 PORTARIA n.º 475 de 12 de dezembro de 2008. A SECRETÁRIA DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO SOBRE OS CRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES AEROPORTUÁRIOS

PROJETO DE REGULAMENTO SOBRE OS CRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES AEROPORTUÁRIOS PROJETO DE REGULAMENTO SOBRE OS CRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES AEROPORTUÁRIOS REGULAMENTO Nº 01/AED/17 Aprovação PCA / /2017 Página 1 de 8 LISTA DE PÁGINAS EFECTIVAS Páginas Data da Páginas

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA 1 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA PORTARIA N o 256/GC5, DE 13 DE MAIO DE 2011. (*) Dispõe sobre as restrições relativas às implantações que possam afetar adversamente a segurança e a regularidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO CARTA DE ACORDO OPERACIONAL ENTRE ACC-CW APP-PA E RÁDIO CAXIAS. 2011 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes Normativas e recomendações para projeto geométrico:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes Normativas e recomendações para projeto geométrico: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Departamento de Transportes AEROPORTOS Projeto geométrico (lado aéreo) Profª. Daniane F. Vicentini 4.1. Normativas e recomendações para projeto geométrico:

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aeroportos e Transporte Aéreo. Planejamento aeroportuário

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aeroportos e Transporte Aéreo. Planejamento aeroportuário Planejamento aeroportuário PLANEJAMENTO AEROPORTUÁRIO racionalizar fluxo de recursos minimizar custos frente às necessidades Considerações estimativas de demanda exercício de futurologia? uso de novas

Leia mais

C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL

C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL, I.P. C I R C U L A R D E I N F O R M A Ç Ã O A E R O N Á U T I C A PORTUGAL INFORMAÇÃO AERONÁUTICA Aeroporto da Portela / 1749-034 Lisboa Telefone: 21 842 35 02 / Fax:

Leia mais

Utilização de Dados de Sensoriamento Remoto no Planejamento Urbano do Entorno de Aeródromos

Utilização de Dados de Sensoriamento Remoto no Planejamento Urbano do Entorno de Aeródromos Utilização de Dados de Sensoriamento Remoto no Planejamento Urbano do Entorno de Aeródromos DARCTON P. DAMIÃO ALEXANDRE DA ROCHA CTA/IEAv - Centro Técnico Aeroespacial/Instituto de Estudos Avançados Caixa

Leia mais

DIRETIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA INSPEÇÃO DAS FONTES SECUNDÁRIAS DE ENERGIA E FALHAS ELÉCTRICAS

DIRETIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA INSPEÇÃO DAS FONTES SECUNDÁRIAS DE ENERGIA E FALHAS ELÉCTRICAS DIRETIVA SOBRE PROCEDIMENTOS PARA INSPEÇÃO DAS FONTES SECUNDÁRIAS DE ENERGIA E FALHAS ELÉCTRICAS DIRETIVA Nº 09/AED/17 Aprovação PCA xx/xx/2017 Página 1 de 11 LISTA DE PÁGINAS EFECTIVAS Páginas Data da

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991.

LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991. LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991. Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Taquaruçu do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, usando as atribuições

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO BRASIL AIC N DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DIVISÃO DE GERENCIAMENTO DE NAVEGAÇÃO AÉREA 26/09 AV GENERAL JUSTO, 160 2º AND. CASTELO 20021-130-RIO DE JANEIRO RJ 19 NOV 2009 TEL: 021 3814-8237

Leia mais

Autoridade Nacional da Aviação Civil. Regulamento n.º /2017

Autoridade Nacional da Aviação Civil. Regulamento n.º /2017 Autoridade Nacional da Aviação Civil Regulamento n.º /2017 Segunda alteração ao Regulamento n.º 164/2006 (Construção, certificação e operação de aeronaves ultraleves) O Regulamento n.º 164/2006, de 8 de

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA N.º 68/DGCEA, DE 02 DE MAIO DE 2005.

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA N.º 68/DGCEA, DE 02 DE MAIO DE 2005. MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO PORTARIA N.º 68/DGCEA, DE 02 DE MAIO DE 2005. Aprova o Plano Específico da Zona de Proteção dos Aeródromos de PORTO

Leia mais

ZONEAMENTO URBANO ZRP1 ZONA RESIDENCIAL PREDOMINANTE 1

ZONEAMENTO URBANO ZRP1 ZONA RESIDENCIAL PREDOMINANTE 1 ZRP1 ZONA RESIDENCIAL PREDOMINANTE 1 APROVEI- TA IDADE T= 12,00 m A=360,00 m² Frontal=5,00m Lat/Fundos=1,50m, quando houver aberturas Esquina=2,00m TO= 60% IA= 2,4 Térreo mais 3 TP= 10% OBJETIVO: Tem por

Leia mais

Segurança Contraincêndio em Aeroportos de Pequeno Porte

Segurança Contraincêndio em Aeroportos de Pequeno Porte Agência Nacional de Aviação Civil Segurança Contraincêndio em Aeroportos de Pequeno Porte Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo Brasília, 25 de setembro de 2009 O MARCO INSTITUCIONAL

Leia mais

Potencial de Incômodo por Ruído Aeronáutico: Proximidade de Escolas, Hotéis e Hospitais no entorno do Aeroporto de São José dos Campos

Potencial de Incômodo por Ruído Aeronáutico: Proximidade de Escolas, Hotéis e Hospitais no entorno do Aeroporto de São José dos Campos Potencial de Incômodo por Ruído Aeronáutico: Proximidade de Escolas, Hotéis e Hospitais no entorno do Aeroporto de São José dos Campos Profª: Maria Isabel Escada Estudante: Rafael Coutinho Set/2011 C S

Leia mais

RESERVADO I RESERVADO

RESERVADO I RESERVADO !" I SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL PORTARIA RESERVADA DAC N o /DGAC, DE DE DE 2005 Aprova a Instrução de Aviação Civil que dispõe sobre o Certificado de Habilitação Técnica do Pessoal

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO INSTITUTO DE CARTOGRAFIA AERONÁUTICA PORTARIA DECEA Nº 15/ICA, DE 1 DE JULHO DE 2015. Aprova o Plano Básico de Zona

Leia mais

CURSO AVIAÇÃO CIVIL PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

CURSO AVIAÇÃO CIVIL PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO AVIAÇÃO CIVIL PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR AEROPORTUÁRIO BRASILEIRO: UM BALANÇO E ANÁLISE DA EFICÁCIA DO REGULADOR E DOS REGULADOS Projeto apresentado ao Núcleo Interdisciplinar

Leia mais

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES

INFORMAÇÃO BÁSICA PARA EDIFICAÇÕES 1 / 4 Nº da Solicitação: 360615 Data Solicitação: 08/03/2016 Índice Cadastral do IPTU: 240.017E.005.001-5 IDENTIFICAÇÃO DO LOTE Regional: NOROESTE Zona Fiscal: 240 Quarteirão: 017E Lote: 005 Planta de

Leia mais

II - REGRAS DO AR OBJETIVO

II - REGRAS DO AR OBJETIVO II - REGRAS DO AR OBJETIVO Capítulo II Compreender por que foram criadas as Regras Ar, conhecer seus objetivos, a fim de que se possa aplica-las de maneira eficiente. II - REGRAS DO AR ROTEIRO 1- REGRAS

Leia mais

REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO PC/IFR/PLA

REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO PC/IFR/PLA REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO PC/IFR/PLA Capítulo I OBJETIVO Relembrar as Regras Gerais, as Regras do Voo Visual (VFR) e conhecer e compreender as Regras do Voo por Instrumentos (IFR), para que se possa

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 123/2017

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 123/2017 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 123/2017 Altera a Lei Complementar nº 470, de 09 de janeiro de 2017. O Prefeito Municipal de Joinville, no exercício de suas atribuições, conforme artigos 42 e 68, VI da

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

ABREVIATURAS REGULAMENTOS PILOTO PRIVADO ABREVIATURAS REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO PILOTO PRIVADO

ABREVIATURAS REGULAMENTOS PILOTO PRIVADO ABREVIATURAS REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO PILOTO PRIVADO REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO ABM ACAS ACC ACFT AD ADS-B ADS-C AFIS AFS AGL AIP AIREP ALS AMSL APV APP ARC ARP ARR ARS ASC ASR ATC ATIS ATIS-VOZ ATS ATZ AWY CINDACTA COM Través Sistema Anticolisão de Bordo

Leia mais

Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101

Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101 Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101 Documentação necessária para a solicitação de construção/readequação de Acesso: 1º PASSO: ESTUDO DE VIABILIDADE DO ACESSO a) Ofício: Tipo

Leia mais

Geometria do Lado Aéreo. Módulo 3

Geometria do Lado Aéreo. Módulo 3 Geometria do Lado Aéreo Módulo 3 Geometria do Lado Aéreo Introdução Orientação e Número de Pistas Classificação da Pista Elementos Geométricos Saídas de Pista Separações Pátios Introdução Aeródromo Área

Leia mais

RBHA 91. Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121

RBHA 91. Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121 RBHA 91 Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121 Objetivos Repassar os fatores que devem ser considerados para a realização

Leia mais

Portal CR Portal de Aviação - ILS: O que é, como funciona Texto e foto: Fábio Laranjeira

Portal CR Portal de Aviação - ILS: O que é, como funciona Texto e foto: Fábio Laranjeira Texto e foto: Fábio Laranjeira 1 / 11 ILS (Instrument Landing System): Sistema de pousos por instrumentos formado pelo Glide Slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação, pelo Localizer

Leia mais

Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da ANATEL.

Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da ANATEL. RESOLUÇÃO ANATEL Nº 689, de 14/11/2017 Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da ANATEL. O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE AEROPORTOS: ANÁLISE E ESTUDO DAS NORMAS EM RELAÇÃO AOS PASSOS DA IMPLEMENTAÇÃO. Pablo Rocha-Centro Universitário Toledo

IMPLEMENTAÇÃO DE AEROPORTOS: ANÁLISE E ESTUDO DAS NORMAS EM RELAÇÃO AOS PASSOS DA IMPLEMENTAÇÃO. Pablo Rocha-Centro Universitário Toledo IMPLEMENTAÇÃO DE AEROPORTOS: ANÁLISE E ESTUDO DAS NORMAS EM RELAÇÃO AOS PASSOS DA IMPLEMENTAÇÃO Pablo Rocha-Centro Universitário Toledo Roalen Silas- Centro Universitário Toledo Profº Agnaldo Vendrame-

Leia mais

Sistemas de Telecomunicações. Introdução ao SISCEAB

Sistemas de Telecomunicações. Introdução ao SISCEAB Aula 01 Sistemas de Telecomunicações Introdução ao SISCEAB Rev. 02 / 2016 Prof. Henrique Roteiro Introdução Aula 01 SISCEAB Conceitos & Definições Serviços Prestados Referências. 2 Introdução Sistemas

Leia mais

Aeroportos Eficientes

Aeroportos Eficientes Aeroportos Eficientes 2 0 1 8 e Céus de Brigadeiro : Como Conseguir? Painel: Segurança nos Modais de Transporte IMPACTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS Sumário 1. Experiência ( Passado ) 2. Atuação ( Presente )

Leia mais

DECRETO Nº D E C R E T A :

DECRETO Nº D E C R E T A : DECRETO Nº 12.898 Sistematiza o regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para instalação de Estação de Rádio Base (ERB), Microcélulas de Telefonia Celular e equipamentos afins com base

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA TRÁFEGO AÉREO ICA 100-2 CORREÇÃO QNE 2016 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO TRÁFEGO AÉREO ICA 100-2 CORREÇÃO

Leia mais

AEROPORTO MUNICIPAL DE PIRACICABA. COMENDADOR PEDRO MORGANTI.

AEROPORTO MUNICIPAL DE PIRACICABA. COMENDADOR PEDRO MORGANTI. AEROPORTO MUNICIPAL DE PIRACICABA. COMENDADOR PEDRO MORGANTI. Aeroporto Comendador Pedro Morganti Piracicaba Coordenadas Geográficas: S22 42 38 W47 37 10 Horário de funcionamento: 24horas Área: 461.110

Leia mais

PARTE I. Aeródromos. Regulamento n.º 36/2013, D.R. n.º 14, Série II, de 21 de janeiro de 2013

PARTE I. Aeródromos. Regulamento n.º 36/2013, D.R. n.º 14, Série II, de 21 de janeiro de 2013 PARTE I Aeródromos Certificação Decreto Lei n.º 55/2010 de 31 de maio (altera e republica o Decreto Lei 186/2007 de 10 de maio) Fixa as condições de construção, certificação e exploração dos aeródromos

Leia mais

Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos. Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP

Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos. Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP Objetivo Apresentar a norma aplicável aos shows aéreos realizados no Brasil envolvendo

Leia mais

MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL

MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL PROGRAMA DE HABILITAÇÃO OPERACIONAL TWR-ES APOSTILA OS

Leia mais

MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL

MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL PROGRAMA DE HABILITAÇÃO OPERACIONAL TWR-ES APOSTILA 8

Leia mais

O CONTEÚDO DESTE ARQUIVO PODE NÃO REFLETIR A ÚLTIMA VERSÃO DO RESPECTIVO RBHA.

O CONTEÚDO DESTE ARQUIVO PODE NÃO REFLETIR A ÚLTIMA VERSÃO DO RESPECTIVO RBHA. RBHA 101 - OPERAÇÃO NO BRASIL DE BALÕES CATIVOS, FOGUETES NÃO TRIPU- LADOS E BALÕES LIVRES NÃO TRIPULADOS Este arquivo contém o texto do RBHA 101 no formato gráfico de uma coluna. Incorpora as alterações

Leia mais

PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO OPERACIONAL DE AERÓDROMO

PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO OPERACIONAL DE AERÓDROMO REPÚBLICA DE CABO VERDE CIVIL AVIATION AUTHORITY PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO OPERACIONAL DE AERÓDROMO Este formulário pode ser usado para um pedido de emissão, emenda, transferência ou devolução de um certificado

Leia mais

ANEXO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PARA A AVIAÇÃO CIVIL DO SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (PNAVSECEA)

ANEXO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PARA A AVIAÇÃO CIVIL DO SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (PNAVSECEA) ANEXO PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PARA A AVIAÇÃO CIVIL DO SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (PNAVSECEA) PREFÁCIO Desde os eventos ocorridos em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos da América,

Leia mais

Declaração de Capacidade de Infraestrutura Aeroportuária Temporada Summer /03/2019 a 26/10/2019.

Declaração de Capacidade de Infraestrutura Aeroportuária Temporada Summer /03/2019 a 26/10/2019. Declaração de Capacidade de Infraestrutura Aeroportuária Temporada Summer 2019 31/03/2019 a 26/10/2019. 1 Aeroporto de Porto Seguro Sigla ICAO: SBPS / IATA: BPS Horário de Funcionamento: H24 Superintendente

Leia mais

CENTRO EMPRESARIAL AEROESPACIAL

CENTRO EMPRESARIAL AEROESPACIAL CENTRO EMPRESARIAL AEROESPACIAL 06.2013 PREMIAÇÃO AUTODESK 2012 Autodesk Excellence in Infrastructure Competition 2012 premiou os melhores projetos de Infraestrutura. Os projetos do AEROVALE - CEA receberam

Leia mais

UFPR DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES SISTEMAS DE TRANSPORTES TT 046

UFPR DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES SISTEMAS DE TRANSPORTES TT 046 UFPR DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES SISTEMAS DE TRANSPORTES TT 046 Prof. Djalma Pereira Prof. Eduardo Ratton Profa. Gilza Fernandes Blasi Profa. Márcia de Andrade Pereira Aula 05 Transporte Aeroviário ou

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE. LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 LEI Nº 797/2017 De 17 de Julho de 2017 Dispõe sobre a aprovação de projetos de condomínio horizontal de lotes no perímetro urbano do município de São Felipe/BA, através da Secretaria Municipal de Obras,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DIAGNÓSTICO DA ZONA DE PROTEÇÃO DE AERÓDROMO E DO ZONEAMENTO DE RUÍDO DO AEROCLUBE DE SANTA CATARINA Hugo Luiz

Leia mais

Alterações da ICA 63-10

Alterações da ICA 63-10 Alterações da ICA 63-10 Painel: Alterações Regulatórias ICA 63-10 - Aeronáutica 2º Sargento Anderson Silva Xavier Força Aérea Brasileira - CINDACTA II Objetivo Apresentar as mudanças ocorridas na nova

Leia mais

Alerta aos Operadores de Aeródromo

Alerta aos Operadores de Aeródromo Alerta aos Operadores de Aeródromo nº 002/2016 Data: 17/03/2016 Assunto: Cálculo de distâncias declaradas Contato: cadastro.aeroportuario@anac.gov.br - tel.: (21) 3501-5054 e (61) 3314-4401 Requisitos:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Leia mais

I em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial;

I em bens públicos, de uso comum do povo e de uso especial; Decreto nº 2.314 de 11 de Dezembro de 2006. Regulamenta a lei nº 3.875, de 08 de julho de 2005. O PREFEITO MUNICIPAL PATROCÍNIO, Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 71,

Leia mais

REGULAMENTO ANAC Condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente ( Drones

REGULAMENTO ANAC Condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente ( Drones 1 REGULAMENTO ANAC Condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente ( Drones ) OBJETO O Regulamento destina-se a estabelecer exclusivamente

Leia mais

AULA 6: Meteorologia Aeroportuária

AULA 6: Meteorologia Aeroportuária AULA 6: Meteorologia Aeroportuária AEROPORTOS Profa. Ms. Ana Paula Fugii 5ºA/5ºD/5ºC 07/10/2014 Serviço da Aeronáutica - Observação; - Vigilância; - Previsão meteorológica, - Fornecido aos pilotos e às

Leia mais

Projeto de helipontos Revista Techne - v.14 - nº jan/2006

Projeto de helipontos Revista Techne - v.14 - nº jan/2006 Projeto de helipontos Revista Techne - v.14 - nº 106 - jan/2006 A estrutura do heliponto pode ser uma seqüência da estrutura principal. Mais comuns, porém. são as estruturas metálicas auxiliares. Veja

Leia mais

ZONEAMENTO DE USO DO SOLO NA ZONA ESPECIAL DO AERÓDROMO SANTOS DUMONT - ZEA DO MUNICÍPIO DE ARAGUARI

ZONEAMENTO DE USO DO SOLO NA ZONA ESPECIAL DO AERÓDROMO SANTOS DUMONT - ZEA DO MUNICÍPIO DE ARAGUARI ZONEAMENTO DE USO DO SOLO NA ZONA ESPECIAL DO AERÓDROMO SANTOS DUMONT - ZEA DO MUNICÍPIO DE ARAGUARI PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /07 PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº /07 Dispõe sobre o Zoneamento de uso

Leia mais