AS NOÇÕES DE RAÇA E EUGENIA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO NACIONAL E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS NOÇÕES DE RAÇA E EUGENIA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO NACIONAL E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA."

Transcrição

1 AS NOÇÕES DE RAÇA E EUGENIA NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO NACIONAL E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA. 1 INTRODUÇÃO Autora: Karina Araujo da Silva. (Mestranda em Geografia FFP/UERJ) karinaaraujo86@gmail.com A Europa, no século XIX, foi marcada por grande crescimento demográfico e por deslocamentos populacionais de enormes proporções, além do desenvolvimento urbano e industrial. Uma grande expansão econômica e a Segunda Revolução Industrial desempenharam um papel fundamental para que as nações industrializadas desenvolvessem novos impulsos colonialistas. Além disso, outros fatores estimularam a expansão imperialista para o envio de excendentes da população européia para o crescimento das novas colônias e necessidade de novas áreas para aplicação de capital. As questões raciais sempre constituíram um quadro emblemático sobre a formação da identidade nacional. É claro, o Imperialismo europeu deu-lhes substância para propagarem para o mundo. Aprimoradas, essas teorias científicas européias que eram: o positivismo de Comte, o darwinismo social e o evolucionismo de Spencer. Segundo Ortiz (2012) esses conceitos eram distintos entre si, mas considerados sob um aspecto único, o da "evolução histórica dos povos". (ORTIZ, 2012: 14). Isso contribuía fortemente para afirmar as interpretações sobre a raça e defender o branqueamento da população dos países colonizados como solução para o problema do atraso sóciocultural e econômico. Para os autores da época, o branqueamento traria melhoria das qualidades físicas, intelectuais e morais de um povo, seguindo, como exemplo, os povos mais civilizados do planeta, os europeus, ou seja, os próprios colonizadores. No Brasil, na segunda metade do século XIX, vivia o fim da escravidão e a construção de um novo modelo político e administrativo, o início do período republicano impunha uma nova forma de pensar o território às aristocracias agrárias e colocava o desafio de manter a unidade do território nacional, diante de um Estado- 1 Trabalho inicial da Pós-Graduação em Geografia FFP/UERJ - Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, na linha de pesquisa Geografia e Relações de Poder.

2 Nacional ainda institucionalmente frágil. (MORAES, 2008). Por isso, o governo junto com as instituições científicas brasileiras financiaram várias expedições, estrangeiras e brasileiras, no intuito de documentarem registros históricos e geográficos do país. A finalidade era de esquadrinhar o território e a população nativa, de forma a proporcionar subsídios para formação de uma imagem de nação. As principais instituições científicas, antes mesmo da primeira república, que patrocinaram essas comissões foram o Museu Nacional do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico, o Observatório Nacional, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, o Imperial Instituto Fluminense de Agricultura, o Instituto Politécnico e a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro (DOMINGUES 2000: 94). São essas instituições, principalmente, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e a Sociedade Geográfica do Rio de Janeiro (SGRJ) tiveram um papel de agregadores dos esforços no sentido da construção de uma identidade nacional em bases geográficas, isto é, por referências ao território e não à sociedade que o habitaideia de que o país não está feito, que urge ter como projeto nacional a própria contrução do país, vista como seu povomento e apropriação. (MORAES, 1991: 157). Tratam-se de espaços que alimentaram todo um discurso dos conceitos cientificistas racistas sobre a inferioridade do índio e do negro, posicionando-se através de uma ideologia que buscava legitimar um determinado projeto de construção de nação. Essa é a época inicial das instituições divulgarem trabalhos e pesquisas que serviam de difusão e aprofundamento de polêmicas acerca das teorias racistas e dos modelos cientificistas. A construção de um projeto nacional hegemônico transformaria a cidade colonial em uma cidade do progresso científico, a forjar um novo homem e uma nova concepção de cidade asséptica, higiênica, eugênica e cordial. No período republicano, as noções de raça e eugenia propagaram nos corredores dessas instituições como símbolo de modernidade para solucionar graves problemas sociais, como o saneamento, a higiene, a saúde pública e a educação. Centro de discussões com intelectuais eugenistas estrangeiros e brasileiros, no intuito à divulgação das ideias eugênicas e à organização do movimento eugenista brasileiro montando uma ampla rede de interesses em torno das propostas eugênicas.

3 De maneira geral, como se dava esse debate sobre as ideias eugênicas no Brasil, já que o país era considerado como uma das nações mais miscigenadas do mundo. E como essas influências chegaram nas instituições, nos intelectuais e saber geográfico para a formação de nacionalidade, cujo o interesse era a construção de um povo com o "sangue branco europeu" e os negros e os índios seriam um atraso para o projeto nacional. OBJETIVOS O presente trabalho tem como objetivo geral, analisar a construção de uma identidade nacional brasileira a partir do saber geográfico produzido em fins do século XIX e início do século XX ( ). Para tanto, os objetivos específicos delineados compreendem: i) a análise do acervo teórico e empírico registrados no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e na Sociedade Geográfica do Rio de Janeiro (SGRJ), no que diz respeito ao debate dos conceitos de raça e eugenia no projeto republicano de nação; ii) a identificação das categorias geográficas que se expessavam no discurso da eugenia e constituíram uma ideia de identidade nacional nos trabalhos publicados no IHGB e na SGRJ; iii) a verificação de como tais categorias geográficas eram usadas nesses trabalhos científicos e quais os possíveis legados desse campo para o pensamento geográfico desse período para a fase seguinte, considerada a "institucionalização" da Geografia no Brasil. METODOLOGIA Os documentos são registros escritos que proporcionam informações em prol da compreensão dos fatos e relações, ou seja, possibilitam conhecer o período histórico e social das ações e reconstruir os fatos e seus antecedentes, pois se constituem em manifestações registradas de aspectos da vida social de determinado grupo. A análise documental consiste em identificar, verificar e apreciar os documentos com uma

4 finalidade específica e, nesse caso, preconiza-se a utilização de uma fonte paralela e simultânea de informação para complementar os dados e permitir a contextualização das informações contidas nos documentos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados levantamentos de obras e acervos de referência nos arquivos físicos e digitais do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro e da Biblioteca Nacional, onde encontra-se o acervo da Sociedade Geográfica do Rio de Janeiro. Além disso, foi montado um levantamento de fontes e selecionando os trabalhos mais significativos que permitam confrontar esse acúmulo com as hipóteses delineadas no partir do debate teórico. Os "Anais de Eugenia", organizados pela Sociedade Eugênica de São Paulo, em 1919, e o volume I das "Atas e Trabalhos" com as conferências apresentadas no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia, realizado em 1929, são bons exemplos de material a ser pesquisado durante a fase preliminar. Além desses, o "Boletim de Eugenia" completa o conjunto de fontes que ajudarão a estabelecer uma aproximação com as ideias e debates nos quais se envolveram os eugenistas brasileiros. Essa coleção está organizada e disponibilizada pelo Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD-COC) e no IHGB. RESULTADOS PRELIMINARES A construção desse trabalho buscou demonstrar como as correntes filosóficas européias se estabeleceram no país e compuseram o discurso de modernização, incluindo a questão racial e as ideias eugênicas. O debate racial funcionava como um fator importante para os intelectuais brasileiros e representava a base de suas ideologias raciais, seu nacionalismo e seus desejos progressistas e civilizadores. Sendo assim, uma questão inicial que coloca é desvendar como a eugenia foi introduzida no Brasil e como se pensava os intelectuais e cientistas que promoveram esse debate no país. De acordo com Correa (2014), o sistema-mundo moderno-colonial deve ser entendido a partir da concepção de modernidade/colonialidade, que passa pela compreensão deste como um projeto que buscou e ainda busca a construção de mundo sob uma leitura universalista, a partir de uma matriz eurocêntrica baseada em: a)

5 dualismos primitivo-civilizado, atrasado moderno, b) utilização da raça como classificação universal da população em hierarquias. Dessa forma, o conceito de raça neste trabalho, assim como em muitos outros, é utilizado como uma construção social e não como uma noção biológica. O esboço de uma forma de classificação eurocêntrica da humanidade onde as características físiológicas ganhavam cada vez mais importância dentro dos discursos de filósofos e científicos do período. Padrões de diferenciação que tinham como base a religião e a cultura perdiam terreno para a taxonomia racial, cujos critérios de análise se encontravam na cor da pele, forma do cabelo, tamanho dos crânios, entre outros. Segundo Quijano (2005): A ideia de raça, em seu sentido moderno, não tem história conhecida antes da América. A formação de relações sociais fundadas nessa idéia, produziu na América identidades sociais historicamente novas: índios, negros e mestiços, e redefiniu outras. Assim, termos com espanhol e português, e mais tarde europeu, que até então indicavam apenas procedência geográfica ou país de origem, desde então adquiriram também, em relação às novas identidades, uma conotação racial. E na medida em que as relações sociais que se estavam configurando eram relações de dominação, tais identidades foram associadas às hierarquias, lugares e papéis sociais correspondentes, com constitutivas delas, e, conseqüentemente, ao padrão de dominação que se impunha. Em outras palavras, raça e identidade racial foram estabelecidas como instrumentos de classificação social básica da população. (QUIJANO, 2005: ). Fica evidente, portanto, que essas doutrinas raciais tiveram grande aceitação no meio intelectual e científico. Até porque falar sobre esses discursos raciais e eugênicos significava pensar em evolução, progresso e civilização. A ação do Estado brasileiro estava voltada para incentivar a imigração européia e para reprimir ou reduzir os povos considerados "raças inferiores" como fator explicativo do atraso do país (RAMOS, 2008: 179). O debate sobre a Eugenia foi introduzido nas primeiras décadas do século XX. No entanto, de acordo com SOUZA (2006:21), na literatura nacional, o Termo "Eugenia" aparecia sempre como símbolo de modernidade cultural, assimilada como

6 um conhecimento científico que expressava muito do que havia de mais "atualizado" na ciência moderna. Tratava-se de um elemento analítico que alimentava inúmeros debates e esforços para que a raça se tornasse um critério de seleção imigratória inscrito em lei. A própria condição de ser brasileiro, de acordo com Ortiz (2003), era interpretada em termos deterministas, tendo em vista que clima e raça transformavam-se em mecanismos capazes de explicar tanto a natureza indolente do brasileiro e as manifestações tíbias e inseguras da elite intelectual, quanto para explicar o lirismo quente dos poetas da terra, o nervosismo e a sexualidade desenfreada do mulato (ORTIZ, 2003: 16). Envolvidos com a tarefa de reinventar a nação e a identidade nacional, essa geração de intelectuais produziu um conjunto de ideias, especialmente as deterministas que condenavam o Brasil (SOUZA, 2008: 213). Era necessário civilizar o país como um todo para enraizar o progresso e a modernidade. As expedições científicas sanitaristas tiveram esses objetivos de classificar, ordenar, organizar a sociedade entre os sãos e os anormais (SCHWARCZ, 1993: 64). A mestiçagem e o clima eram vistos como as principais causas da degeneração racial (SOUZA, 2006: 26), demonstrando que o atraso do país estaria relacionado às doenças e à falta de saneamento. Ainda na primeira década do século XX, começaram a surgir, na Europa e nos Estados Unidos, as primeiras sociedades eugênicas, como a Sociedade Alemã para Higiene da Raça, fundada em 1905, em Berlin; a Eugenics Education Society, de Londres, organizada em 1907; a Eugenics Record Office, criada em Nova York, em 1910; além da Société Eugénique Française, fundada em 1912, em Paris (SOUZA, 2006: 12). Estas organizações visavam, por um lado, realizar pesquisas genéticas de forma acadêmica e científica e, por outro, discutir e promover projetos, políticas e leis que incentivassem a implantação das ideias eugênicas (STEPAN, 2005: 36). O Primeiro Congresso Internacional de Eugenia ocorreu ainda antes da Primeira Guerra Mundial, em Organizado pela Eugenics Education Society, de Londres, o evento reuniu mais de 750 cientistas e intelectuais de diferentes nacionalidades. Do Brasil, houveram representantes, como o biólogo e então diretor do Museu Nacional, João Batista de Lacerda, e o médico Edgar Roquette-Pinto (SEYFERTH, 2008: 148). No Brasil, as ideias eugênicas surgiram na década de 1910 como uma metáfora

7 para a própria saúde publica (STEPAN, 2005: 98) prometendo eugenizar e sanear todo o interior do país. Segundo Souza (2006: 28), a eugenia garantia a um grupo de intelectuais brasileiros, sobretudo aqueles ligados à medicina, um espaço de autoridade onde pudessem dar continuidade à efetivação de políticas de saúde publica. Para isso, esses cientistas documentavam teses acadêmicas, livros, artigos de jornais e revistas para "vulgarizar" este discurso. Sendo assim, as ideias eugênicas ganham força e o país inaugura a primeira sociedade de eugenia da América Latina, que chegou a reunir 140 membros, que é a Sociedade Eugênica de São Paulo. Com o objetivo de estudar, analisar sobre os principais fundamentos da eugenia, hereditariedade, educação eugênica, higiene e saneamento (SOUZA, 2008: 226). Esses debates serviram como aprofundamento da circulação de teorias científicas e a ação do Estado brasileiro em propagar as ideias eugênicas. Uma expansão imperialista de dominação como expressão da superioridade de umas raças sobre outras, além da afinidade com as ciências naturais, foi determinante para gerar um pensamento social brasileiro em torno da raça, da miscigenação e da cultura como fatores de formação social da nação. No caso da antropologia, como afirma Moraes (2005: 114), os intelectuais estudavam as fontes bibliográficas que orientavam pela problemática das raças, gerando uma interpretação pessimista para estabelecer princípios ideais para a nação. A antropologia brasileira nasce em grande parte nas faculdades de medicina. CONSIDERAÇÕES FINAIS O mapeamento dos conceitos e ideias políticas acerca da formação social brasileira aponta para a centralidade dos intelectuais e doutrinas baseadas nas noções de raça, nação e eugenia, com forte influência das ciências da saúde, naturais e da antropologia. Tal acúmulo teórico e epistemológico precisava, então, consolidar o projeto de nação de uma república nascente cujos rebatimentos sobre a formação espacial eram imediatos. Tanto na reorganização produtiva (industrialização, cafeicultura), quanto na consolidação do território (fronteiras, urbanização etc), tais

8 ideias e teorias eram onipresentes. Ao longo da pesquisa, serão desenvolvidas hipóteses que nortearão o enquadramento teórico e o refinamento da metodologia. Por ora, é importante ressaltar que a eugenia brasileira foi evidentemente um movimento cientifico e intelectual orientador do pensamento social, político e pelas tradições culturais mais amplas de sua época. Como lembra a historiadora Nancy Stepan, as idéias, mesmo as científicas, são sempre reconfiguradas seletivamente quando cruzam as fronteiras culturais, e o resultado é uma ciência sutilmente conformada pelas tradições locais culturais, políticas e científicas (STEPAN, 1991: 33). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa e Rio de Janeiro: Difel e Editora Bertrand Brasil, CARDOSO, Luciene Pereira Carris. O Lugar da Geografia Brasileira: a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro entre 1883 e São Paulo: Annablume, (Coleção Geografia e Adjacências). CORRÊA, Gabriel Siqueira. "Raça como critério de di-visão de mundo: um deslocamento para o debate sobre as classificações sociais na geografia" VII Congresso Brasileiro de Geógrafos A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos. Vitória ES, DE LUCA, Tania Regina. A Revista do Brasil: um diagnóstico para a (N)ação / Tania Regina de Luca São Paulo: Fundação Editora da UNESP, DOMINGUES, Heloisa M. Bertol. A Geografia e o Exótico Brasileiro. Terra Brasilis Revista de História do Pensamento Geográfico no Brasil. Ano I, No 2 Geografia e Pensamento Social Brasileiro, Rio de Janeiro, pp , Jul/Dez, 2000, p DOMINGUES, Heloísa Maria Bertol. O homem, as ciências naturais e o Brasil no século XIX. Acervo, Rio de Janeiro, v. 22, no 1, p , jan/jun pág GOMES, Angela Maria de Castro. A República, a história e o IHGB. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2009.

9 GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Ed. Civilização Brasileira, 4. Edição, GUIMARAES, Manoel Salgado. Nação e Civilização nos trópicos o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Revista Estudos Históricos, v.1, n.1, p. 5-27, IANNI, Octavio. Raças e classes sociais no Brasil. São Paulo: Brasiliense, LIMA, Nísia Trindade. SÁ, Dominichi Miranda de. Roquette-Pinto e sua Geração Na República das Letras e da Ciência. Antropologia brasiliana: ciência e educação na obra de Edgar Roquette-Pinto / Nísia Trindade Lima e Dominichi Miranda de Sá, organizadoras Belo Horizonte: Ed. UFMG; Rio de janeiro: Ed. Fiocruz, 2008, pp MACHADO, Lia Osório. As idéias no lugar: o desenvolvimento do pensamento geográfico no Brasil no início do Século XX. Terra Brasilis Revista de História do Pensamento Geográfico no Brasil. Ano I, No 2 Geografia e Pensamento Social Brasileiro, Rio de Janeiro, pp , Jul/Dez, 2000, p MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia histórica do Brasil: cinco ensaios, uma proposta e uma crítica. São Paulo: Annablume, Território e História no Brasil. 3ª edição. São paulo: Annablume, MORAES, Antonio Carlos Robert. História do Pensamento Geográfico no Brasil: indicações. Revista Geografares, Vitória, nº 3, jun. 2002, p ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. IN IN:LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais perspectivas latino-americanas. Buenos Aires-Clascso, RAMOS, Jair de Souza. Como Classificar os Indesejáveis? Tensões e convergências entre raça, etnia e nacionalidade na política de imigração das décadas de 1920 e Antropologia brasiliana: ciência e educação na obra de Edgar Roquette-Pinto / Nísia Trindade Lima e Dominichi Miranda de Sá, organizadoras Belo Horizonte: Ed. UFMG; Rio de janeiro: Ed. Fiocruz, 2008, p

10 SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil São Paulo: Companhia das Letras, SEYFERTH, Giralda. Roquette-Pinto e o debate sobre raça e imigração no Brasil. Antropologia brasiliana: ciência e educação na obra de Edgar Roquette-Pinto / Nísia Trindade Lima e Dominichi Miranda de Sá, organizadoras Belo Horizonte: Ed. UFMG; Rio de janeiro: Ed. Fiocruz, 2008, p SOUSA NETO, Manoel Fernandes. Geografia nos trópicos: história dos náufragos de uma jangada de pedras? Terra Livre Paradigmas da Geografia parte II. Nº 17 2º semestre São Paulo SOUZA, Vanderlei Sebastião de. A Política Biológica como Projeto: a Eugenia Negativa e a construção da nacionalidade na trajetória de Renato Kehl ( ) Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado em História das Ciências da Saúde) - Casa Oswaldo Cruz FIOCRUZ, SOUZA, Vanderlei Sebastião de; LIMA, Nísia Trindade. Memórias de um antropólogo na primeira metade do século XX as Notas e Opiniões de Edgar Roquette- Pinto nas páginas do Jornal do Brasil. VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, vol. 29, nº 49, p , jan/abr, STEPAN, Nancy. A hora da eugenia: raça, gênero e nação na América Latina. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

I. Raça, Imigração e Identidade Nacional

I. Raça, Imigração e Identidade Nacional PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

TÍTULO: A PRESENÇA DO PENSAMENTO POSITIVISTA NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E A SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NACIONAL

TÍTULO: A PRESENÇA DO PENSAMENTO POSITIVISTA NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E A SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NACIONAL TÍTULO: A PRESENÇA DO PENSAMENTO POSITIVISTA NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E A SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NACIONAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: HISTÓRIA

Leia mais

2ª. Sessão: BANTON, M The Idea of Race. Londres, Travistock. Caps. 5, 8 e 9.

2ª. Sessão: BANTON, M The Idea of Race. Londres, Travistock. Caps. 5, 8 e 9. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO. CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL Tel.: 55 (21) 2568-9642 - fax

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro UNIDADE 3

Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro UNIDADE 3 Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro Estereótipos raciais a partir da escravidão no Brasil: o processo de marginalização do negro O racismo no Brasil:

Leia mais

Imperialismo Marco Abreu dos Santos.

Imperialismo Marco Abreu dos Santos. Imperialismo Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Conceito Imperialismo foi a disputa entre as potências capitalistas por colônias ou áreas de influência na Ásia,

Leia mais

Legislação brasileira anti-preconceito anti-racismo: contextualização histórica Ementa: Objetivo:

Legislação brasileira anti-preconceito anti-racismo: contextualização histórica Ementa: Objetivo: DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUACÃO EM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DISCIPLINA: Legislação brasileira anti-preconceito e anti-racismo: contextualização histórica PROFESSOR(ES): Alvaro

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sugestões e críticas serão bem aceitas para o fortalecimento do nosso trabalho. Serviço de Biblioteca e Informação Científica (SBIC)

APRESENTAÇÃO. Sugestões e críticas serão bem aceitas para o fortalecimento do nosso trabalho. Serviço de Biblioteca e Informação Científica (SBIC) N. 75, out./dez. 2013 APRESENTAÇÃO A Lista de Novas Aquisições é uma publicação do Serviço de Biblioteca e Informação Científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Arrola os títulos mais recentes

Leia mais

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 05 CULTURA E HISTÓRIA: CRÍTICA AO EVOLUCIONISMO SOCIAL E À IDEIA DE PROGRESSO LINEAR

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 05 CULTURA E HISTÓRIA: CRÍTICA AO EVOLUCIONISMO SOCIAL E À IDEIA DE PROGRESSO LINEAR SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 05 CULTURA E HISTÓRIA: CRÍTICA AO EVOLUCIONISMO SOCIAL E À IDEIA DE PROGRESSO LINEAR Como pode cair no enem? F Leia o texto a seguir e assinale o que for correto sobre o tema

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS Disciplina: Historiografia Brasileira 1. EMENTA Estudo e reflexão sobre as matrizes da historiografia brasileira relacionando-as com as principais correntes históricas; percepção dos momentos de rupturas

Leia mais

1ª aula: 12/03 Módulo I Trabalhando os conceitos de memória, história e patrimônio (Apresentando os conceitos de memória e patrimônio)

1ª aula: 12/03 Módulo I Trabalhando os conceitos de memória, história e patrimônio (Apresentando os conceitos de memória e patrimônio) Fundação Oswaldo Cruz Casa de Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde Disciplina: Instituições de Memória Status: Eletiva Curso: Mestrado

Leia mais

2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx

2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx 2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx O indivíduo é dotado de uma nacionalidade quando possui um sentimento de

Leia mais

Ciência, raça e eugenia na segunda metade do século XX: novos objetos e nova temporalidade em um panorama internacional

Ciência, raça e eugenia na segunda metade do século XX: novos objetos e nova temporalidade em um panorama internacional Ciência, raça e eugenia na segunda metade do século XX: novos objetos e nova temporalidade em um panorama internacional Presentation Science, Race and Eugenics in the Second Half of the 20th Century: New

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação

Primeiro Período. Segundo Período GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP. Ano letivo de Informação aos Pais / Encarregados de Educação GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HGP Ano letivo de 2016-2017 1. Aulas previstas (tempos letivos) Programação do 5º ano 5º1 (45m) 5º2 (45m) 5º3 (45m) 1º período 37 aulas 2º período 27 aulas 3º período 22 aulas

Leia mais

PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE

PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE CURSO DE PRODUÇÃO DE 2012 Profa. Vivian Müller PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO PARA 2ª FASE BLOCO 6 A sociedade e a cultura brasileiras são conformadas como variantes da versão lusitana da tradição civilizatória

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Metodologia do Ensino de Geografia. Organização da Teleaula. Teleaula 2. Pedagogia. Contextualização

Metodologia do Ensino de Geografia. Organização da Teleaula. Teleaula 2. Pedagogia. Contextualização Metodologia do Ensino de Geografia Organização da Teleaula Teleaula 2 Prof. Me. Laercio de Mello tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Conceitos e categorias da Geografia Pedagogia Contextualização O saber

Leia mais

POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DISCURSO EUGÊNICO E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE FERNANDO DE AZEVEDO DOURADO,

POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DISCURSO EUGÊNICO E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE FERNANDO DE AZEVEDO DOURADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DISCURSO EUGÊNICO E O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE FERNANDO DE AZEVEDO DOURADO, Antonio Carlos Mateus. UFF adourado@cefet-rj.br GT: História da Educação / n. 02 Agência Financiadora:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. [Digite aqui] Copyrights Direito de uso reservado à Faculdade Sumaré

PLANO DE ENSINO. [Digite aqui] Copyrights Direito de uso reservado à Faculdade Sumaré PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Disciplina: História da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre Letivo / Turno: 1º Semestre Professoras: Período: 1º semestre de 2015 Dados de acordo com o Projeto do

Leia mais

Revista Didática Sistêmica, ISSN , Volume 7 janeiro a junho de 2008 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SEMESTRAL ISSN:

Revista Didática Sistêmica, ISSN , Volume 7 janeiro a junho de 2008 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SEMESTRAL ISSN: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Revista Didática Sistêmica SEMESTRAL ISSN: 1809-3108 Volume 7, janeiro a junho de 2008 RESENHA MARIANI, Bethânia. Colonização Lingüística. Língua, Política e

Leia mais

Disciplina: Formação Territorial do Brasil Carga horária total: 75 H

Disciplina: Formação Territorial do Brasil Carga horária total: 75 H Disciplina: Formação Territorial do Brasil Carga horária total: 75 H PLANO DE CURSO I EMENTA Formação territorial e econômica; Federalismo e fragmentação territorial; Desenvolvimento das forças produtivas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 3º Período.

Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas. Grupo de Recrutamento: 400. Planificação Trimestral de História A. 3º Período. Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento: 400 Coordenadora: Rosa Santos Subcoordenador: Armando Castro Planificação Trimestral de História A 3º Período 11º Ano Professor:

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 8º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As tensões na Colônia) Páginas Tarefa 1 As tensões na Colônia 10 e 11 Mapa Mental 2 A viradeira 12 Exerc. 1 a 5

Leia mais

MINICURSO 16. Raça, pensamento social e a instauração da modernidade no brasil: Intelligentsia x movimento operário. Rogério Nascimento

MINICURSO 16. Raça, pensamento social e a instauração da modernidade no brasil: Intelligentsia x movimento operário. Rogério Nascimento MINICURSO 16 Raça, pensamento social e a instauração da modernidade no brasil: Intelligentsia x movimento operário Rogério Nascimento Com este minicurso pretendo discutir com os estudantes de Ciências

Leia mais

PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 26 A África e o imperialismo europeu. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 O início da apropriação de territórios pelos europeus Durante as Grandes Navegações, a América, a Ásia e a África foram

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO

AVALIE ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS 1º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E 2ª SÉRIE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO 1 D1(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio de representações artísticas e pela análise de textos e imagens. D2 (H) Reconhecer a importância de utilizar criticamente as fontes

Leia mais

PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO

PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2018.1 SOC 1109 PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO Turma 2 NA Ter-Qui 11:00-13:00 Sala F308 CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 HORAS CRÉDITOS: 4 PROF. ROBERT

Leia mais

COLONIALIDADE DO SABER: OUTRO OLHAR SOBRE O BRASIL NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

COLONIALIDADE DO SABER: OUTRO OLHAR SOBRE O BRASIL NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 COLONIALIDADE DO SABER: OUTRO OLHAR SOBRE O BRASIL NAS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Educação, Linguagem e Memória Rafael Gonçalves de Oliveira 1 (rafael.im.dois@gmail.com) Introdução A presente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DA ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA História e Geografia de Portugal Informação aos Pais / Encarregados de Educação, turma 3 Programação do 5º ano 1. Aulas previstas (tempos letivos) 5º1 5º2 1º período

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Coordenação de Pesquisa - CPesq

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Coordenação de Pesquisa - CPesq Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Coordenação de Pesquisa - CPesq Projetos do Departamento de Ciências Humanas - DCH Atualização: Agosto de 2011 1 - Célia Cristina

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

ÍNDICE. O Império Colonial em Questão: Problemas e Perspetivas, Agradecimentos... Siglas...

ÍNDICE. O Império Colonial em Questão: Problemas e Perspetivas, Agradecimentos... Siglas... ÍNDICE O Império Colonial em Questão: Problemas e Perspetivas, Miguel Bandeira Jerónimo.... Agradecimentos... Siglas... VII XIII XV 1. OS GOVERNOS DO IMPÉRIO: IDEOLOGIA, POLÍTICA E GUERRA... 1 Terror e

Leia mais

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Resultado da 2ª Revolução Industrial CONTEXTO: 2ª Revolução Industrial; Necessidade de novos mercados; Nacionalismo; Produção de armas; O CAPITALISMO MONOPOLISTA Setor industrial

Leia mais

REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS

REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS RESENHA DO LIVRO DE JERRY DÁVILA DIPLOMA DE BRANCURA: POLÍTICA SOCIAL E RACIAL NO BRASIL (1917 1945) Ricardo Matheus Benedicto (FEUSP/FAFE) 1 Com o término da escravidão no Brasil, no final do século XIX,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD - Coordenação de Processos Seletivos COPESE www.ufvjm.edu.br - copese@ufvjm.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

Doi: /7cih.pphuem.1295 EUGENIA E CONTROLE MATRIMONIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE EUGENIA DE 1929.

Doi: /7cih.pphuem.1295 EUGENIA E CONTROLE MATRIMONIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE EUGENIA DE 1929. Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1295 EUGENIA E CONTROLE MATRIMONIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE EUGENIA DE 1929. FRANCIELLE UCHAK UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA CÓDIGO: CHF217 DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA I CARGA HORÁRIA: 60H EMENTA:

Leia mais

Website:

Website: Website: http://obmigra.mte.gov.br/ Email: obmigra@gmail.com Modernidade NORTE NORTE SUL ENTRE 1815 1914 (22 E 26 EUR AMÉRICAS) (KING, 2010) ARGENTINA: 5 M BRASIL: 2,5 M; CUBA, MEXICO : 1,5 M Abertura-controle-seletividade

Leia mais

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX. Prof. Lincoln Marques ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA NO SÉCULO XIX Prof. Lincoln Marques ORIGENS COLONIAIS INTRODUÇÃO A primeira metade do século XIX para os EUA foi marcada: pela conquista de territórios em direção ao Oceano Pacífico,

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PRIMEIRA FASE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua Construção de diferentes discursos Respeito às variações linguísticas Conhecimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Historiografia Brasileira (HH 068) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula

Leia mais

ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. ÁREA 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. DL - DOMÍNIO DE LINGUAGENS H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP Disciplina: Pierre Bourdieu e o campo simbólico: Educação, gênero e dominação (Optativa) Professor Responsável: Luci Regina Muzzeti Créditos: 06

Leia mais

A RECEPÇÃO DO DARWINISMO NA OBRA DE CRUZ E SOUSA: LEVANTAMENTO DE FONTES E ANÁLISE PRELIMINAR

A RECEPÇÃO DO DARWINISMO NA OBRA DE CRUZ E SOUSA: LEVANTAMENTO DE FONTES E ANÁLISE PRELIMINAR A RECEPÇÃO DO DARWINISMO NA OBRA DE CRUZ E SOUSA: LEVANTAMENTO DE FONTES E ANÁLISE PRELIMINAR Wendell Seles Borges (PIBIC/CNPq/Uem), Luzia Marta Bellini (Orientadora), Cristina de Amorim Machado (coorientadora)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V GRUPO DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Informação aos Pais / Encarregados de Educação Programação do 5º ano Turma 1 1. Aulas previstas (Tempos letivos) 2. Conteúdos a leccionar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 HISTÓRIA 4º período 9 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Rua Riachuelo, 1530 Setor Samuel Graham Fone:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina GEO333 Gênese e Formação do Espaço Urbano no Brasil

Programa Analítico de Disciplina GEO333 Gênese e Formação do Espaço Urbano no Brasil 0 Programa Analítico de Disciplina GEO333 Gênese e Formação do Espaço Urbano no Brasil Departamento de Geografia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 08 A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL Como pode cair no enem? F O trecho já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado remete a qual conceito 1 polêmico atribuído ao Gilberto

Leia mais

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo.

A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo. Evolucionismo. Críticas ao Evolucionismo. Disciplina: Introdução à Antropologia (Antropologia I) Período: 2006/1 Profa. Sandra Jacqueline Stoll EMENTA A constituição da Antropologia como ciência. Diversidade cultural, relativismo e etnocentrismo.

Leia mais

Movimentos Indígenas na Bolívia. Ariel Ladeira, Giovana Oliveira & Ruana Zorzetto 3ºC 26 de Maio de 2014

Movimentos Indígenas na Bolívia. Ariel Ladeira, Giovana Oliveira & Ruana Zorzetto 3ºC 26 de Maio de 2014 Movimentos Indígenas na Bolívia Ariel Ladeira, Giovana Oliveira & Ruana Zorzetto 3ºC 26 de Maio de 2014 O movimento em si: O movimento indígena na Bolívia não é novo, historicamente tem estado presente

Leia mais

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil

Sociologia. Larissa Rocha 14 e Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil Sociologia no Brasil 1. A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

A PROFILAXIA DE JECA TATU : UM ESTUDO SOBRE AS RELACOES ENTRE O DARWINISMO SOCIAL E A CONSTRUCAO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA NO INICIO DO SECULO XX.

A PROFILAXIA DE JECA TATU : UM ESTUDO SOBRE AS RELACOES ENTRE O DARWINISMO SOCIAL E A CONSTRUCAO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA NO INICIO DO SECULO XX. A PROFILAXIA DE JECA TATU : UM ESTUDO SOBRE AS RELACOES ENTRE O DARWINISMO SOCIAL E A CONSTRUCAO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA NO INICIO DO SECULO XX. Talita Cristina Pimentel UFSCar Universidade Federal

Leia mais

Boletim Gaúcho de Geografia

Boletim Gaúcho de Geografia http://seer.ufrgs.br/bgg RESENHA DE GOMES, PAULO CÉSAR DA COSTA. A CONDIÇÃO URBANA: ENSAIOS DE GEOPOLÍTICA DA CIDADE. RIO DE JANEIRO: BERTRAND BRASIL. 2002, 304 P. Boletim Gaúcho de Geografia, 32: 155-157,

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 9º Ano PROFESSORA: Gabriella Sangiorgi DISCIPLINA: História TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 5º / Noturno

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 5º / Noturno Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Pensamento político e social brasileiro (PPSB) CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2017 Responsável Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é introduzir os alunos no campo de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial PLANO DE ENSINO. Racismo e desigualdades raciais no Brasil

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial PLANO DE ENSINO. Racismo e desigualdades raciais no Brasil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS) PPGS018 Tópico Especial Professora: Luciana Garcia de Mello PLANO DE ENSINO Racismo e desigualdades raciais no Brasil Período letivo: 2018/2 Créditos: 2 Carga

Leia mais

Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA

Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA Pensamento Geográfico CAIO CARDOZO PIMENTA Geografia Qual é a etimologia da palavra GEOGRAFIA? O geógrafo Carlos Walter Porto-Golçalves propõe uma outra etimologia, recorrendo ao sifgnificado originário

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VIII - Pensamento Sociológico Brasileiro CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO

Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: FACULDADE DE DIREITO Programa de Pós-Graduação: Direito Político e Econômico Curso: Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Doutorado Disciplina Pensamento Industrial

Leia mais

Paulo Emílio Matos Martins Oswaldo Munteal [Orgs.] RASIL EM EVIDÊNCIA: A UTOPIA DO DESENVOLVIMENTO EDITORA PUC FGV EDITORA

Paulo Emílio Matos Martins Oswaldo Munteal [Orgs.] RASIL EM EVIDÊNCIA: A UTOPIA DO DESENVOLVIMENTO EDITORA PUC FGV EDITORA Paulo Emílio Matos Martins Oswaldo Munteal [Orgs.] RASIL EM EVIDÊNCIA: A UTOPIA DO DESENVOLVIMENTO EDITORA PUC FGV EDITORA Sumário 11 Desenvolvimento e solidariedade Eduardo Campos 1 5 Para não ser mais

Leia mais

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL

REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL REVISÃO PROVA TRIMESTRAL 3º TRIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR GABRIEL Módulo 15. BRASIL: UM PAÍS MULTICULTURAL O QUE É ETNIA? O termo etnia se refere às pessoas que tem uma cultura e também características

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2015 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Clarissa Magalhães A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX)

Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Imperialismo ou Neocolonialismo (XIX-XX) Colégio Pedro II São Cristóvão II 9º ano Professora: Robertha Triches Explicando o conceito e o fenômeno No século XIX, países industrializados como Grã-Bretanha,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 207/208.º Período PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: História A ANO:.º CURSO: Científico Humanístico de Línguas e Humanidades Total de Aulas Previstas: 62/54* Mês Unidades Temáticas Conteúdos

Leia mais

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias

Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Conteúdo Programático Ciências Humanas e suas tecnologias Filosofia 1. Mitologia e Pré-socráticos 2. Sócrates, sofistas 3. Platão 4. Aristóteles 5. Epistemologia racionalismo e empirismo 6. Ética aristotélica

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE Línguas e Humanidades DISCIPLINA:História ANO:11ºA Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: _1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas *Compreender

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TECNICO INTEGRADO EM NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: DIVERSOS EMENTA ANO/SÉRIE:

Leia mais

A FORMAÇÃO DE MÉDICOS NEGROS NAS ESCOLAS MÉDICAS BRASILEIRAS

A FORMAÇÃO DE MÉDICOS NEGROS NAS ESCOLAS MÉDICAS BRASILEIRAS A FORMAÇÃO DE MÉDICOS NEGROS NAS ESCOLAS MÉDICAS BRASILEIRAS Helber Renato Feydit de Medeiros 1 Em levantamento realizado com base nos inscritos na prova do Conselho Regional de Medicina do Estado de São

Leia mais

Universidade Técnica de Angola

Universidade Técnica de Angola Universidade Técnica de Angola CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TÓPICOS PARA O EXAME DE PORTUGUÊS ANO ACADÉMICO 2012 I. MORFOLOGIA o Classes de palavras: Determinantes, conjunções e pronominalização. o

Leia mais

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo

Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Processo de Desenvolvimento do Capitalismo Capitalismo Comercial Contexto: Do fim do século XV até o século XVIII. Características: A riqueza vinha do comércio (circulação). Período das Grandes Navegações.

Leia mais

O Nacionalismo e as Unificações Conceituação

O Nacionalismo e as Unificações Conceituação O Nacionalismo e as Unificações Conceituação O indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado nacional compreendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por tradições, língua, cultura,

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

Os conceitos de raça e racismo

Os conceitos de raça e racismo Raça, desigualdade e política no Brasil contemporâneo Márcia Lima 14/08/2017 Os conceitos de raça e racismo A redenção de Cã. Modesto Brocos, 1895. Roteiro O conceito de raça O conceito de racismo (# discriminação

Leia mais

A ERA DO IMPERIALISMO

A ERA DO IMPERIALISMO A ERA DO IMPERIALISMO 1 Revolução Industrial (Inglaterra, França) Fonte de energia/maquinha: Máquina a vapor, Carvão Mineral 2 Revolução Industrial(EUA, Alemanha e URSS) Linhas de Produção Energia: Petróleo

Leia mais

NOVAS APROPRIAÇÕES DE SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS EM EDGARD ROQUETTE-PINTO: O PRIMEIRO CONGRESSO DE EUGENIA André Luiz Venâncio Junior

NOVAS APROPRIAÇÕES DE SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS EM EDGARD ROQUETTE-PINTO: O PRIMEIRO CONGRESSO DE EUGENIA André Luiz Venâncio Junior NOVAS APROPRIAÇÕES DE SABERES CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS EM EDGARD ROQUETTE-PINTO: O PRIMEIRO CONGRESSO DE EUGENIA André Luiz Venâncio Junior O 1 Primeiro Congresso brasileiro de Eugenia acontecido em 1929

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 9º ANO Geografia Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

9 Referências bibliográficas

9 Referências bibliográficas 9 Referências bibliográficas ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1982.. Carta a Alphonsus de Guimaraens, em 03

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 129, DE 10 DE AGOSTO DE 2011 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - CEPE, tendo em vista a decisão tomada em sua 300ª Reunião Ordinária, realizada em 10 de agosto de 2011, e

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VIII - Pensamento Sociológico Brasileiro CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO. (Séculos XIX / XX)

IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO. (Séculos XIX / XX) IMPERIALISMO / NEOCOLONIALISMO (Séculos XIX / XX) 1 - DIFERENÇAS CONCEITUAIS COLONIALISMO MODERNO (Séc. XV-XVII) Aliado às Grandes Navegações. Capitalismo Mercantil. Busca de especiarias e artigos tropicais.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA CONCURSO PÚBLICO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA E HISTÓRIA CONCURSO PÚBLICO CRONOGRAMA DAS PROVAS ARQUEOLOGIA PROVA DATA HORÁRIO Prova Escrita 26 de maio 14h Entrega da proposta de 26 de maio 14h Resultado da prova escrita e 27 de maio 14h sorteio de pontos Prova didática 28 de

Leia mais

Temas de orientação dos professores do PPGHIS

Temas de orientação dos professores do PPGHIS ANEXO I Temas de orientação dos professores do PPGHIS Andréa Casa Nova Maia Doutora em História (UFF, 2002). Linhas de pesquisa: Sociedade e Cultura; Sociedade e Política. Temas de orientação: história

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em História, Política, e Bens Culturais. PPHPBC/CPDOC

Programa de Pós-Graduação em História, Política, e Bens Culturais. PPHPBC/CPDOC Programa de Pós-Graduação em História, Política, e Bens Culturais. PPHPBC/CPDOC. 2012.1 DISCIPLINA: Literatura e Pensamento Social Brasileiro PROFESSOR: Bernardo Borges Buarque de Hollanda I EMENTA: O

Leia mais

RESUMO DA PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014

RESUMO DA PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 História - 7ºAno RESUMO DA PLANIFICAÇÃO Professores: EAV - Alice Gomes, José Alves, Joaquim Jorge ESB Ana Paula Andrade, Mª de Jesus Carneiro, Luciana Gomes Período Temas Total de tempos por Período A

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA Antropologia VI CARGA HORÁRIA 72h

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA Antropologia VI CARGA HORÁRIA 72h Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Antropologia VI CARGA HORÁRIA 72h CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 6º / 2018 PROFESSOR Isabela

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

Carga horária: 60 horasnúmero de créditos: 04

Carga horária: 60 horasnúmero de créditos: 04 HA725 Etnicidades, Fronteiras Culturais e Análise Inter- Cultural Prof. Dr. Marcos Silva da Silveira Carga horária: 60 horasnúmero de créditos: 04 Ementa: Serão discutidas algumas teorias sobre etnicidade,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: SOCIOLOGIA BRASILEIRA Código: 134082 Docente: Prof. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br 1. Objetivos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil:

Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil: Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Área de Concentração em Relações Internacionais Apresentação - o campo de Relações Internacionais no Brasil: O campo de Relações Internacionais no Brasil tem

Leia mais