Unidade II PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS. Prof. José Junior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS. Prof. José Junior"

Transcrição

1 Unidade II PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS EM SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior

2 As demandas e as respostas da categoria profissional aos projetos societários Projetos societários são aqueles de determinada classe social. Assim, recorrendo mais uma vez à teoria marxista, constatamos que na atualidade identificamos duas classes sociais, sendo essas a classe burguesa e a classe operária.

3 As demandas profissionais no âmbito das relações entre o estado e a sociedade Em relação a essa questão, Iamamoto diz que, para compreendê-la, precisamos compreender três premissas básicas: desvelar a prática profissional; considerar o primado da produção social; privilégio da história.

4 As demandas profissionais no âmbito das relações entre o estado e a sociedade Segundo Iamamoto, além de compreender as classes sociais, é fundamental também entender o papel do estado, que figura, no ponto de vista da autora, como um representante da classe burguesa, mas que é um ator fundamental na compreensão de nossa prática profissional, das demandas de nossa profissão.

5 Consideração do primado da produção social No que concerne à consideração do primado da produção social, Iamamoto coloca que precisamos entender a relevância que possui o trabalho nessa sociedade.

6 Consideração do primado da produção social Quando o trabalho se torna precário, informal ou, sobretudo, quando assistimos à grande perda dos postos de trabalho, precisamos saber que essas mudanças irão provocar alterações nas expressões da questão social.

7 Sistematizando os conhecimentos Para compreender as demandas que são colocadas, precisamos entender as relações sociais estabelecidas na sociedade capitalista, em que figura como relevante compreender as classes sociais e o estado, o que demanda essencialmente também entender a importância do trabalho e da história nesse processo.

8 Premissas Esses aspectos, tratados por Iamamoto como premissas, precisam ser apreendidos por nós como o próprio nome sugere, ou seja, como aspectos que são imprescindíveis para a compreensão de novas demandas, novas expressões da questão social com as quais precisaremos atuar.

9 Precisamos olhar também para a sociedade civil. Iamamoto diz que, para que possamos compreender as relações sociais, precisamos olhar também para a sociedade civil.

10 Interatividade O que podemos entender como projetos societários? a) Projetos de determinada classe social, com ênfase na do empresariado. b) Projetos de determinada classe social. c) Projetos da classe dominante, apenas. d) Projetos da classe proletária, apenas. e) Projetos que visam a ciência e evolução humana.

11 Alterações no âmbito da produção e do trabalho As alterações no âmbito da produção e do trabalho colaboram muitas vezes para a precarização da vida da classe que vive do trabalho, e essa precarização se expressa de diversas formas, podendo ser necessária a intervenção dos assistentes sociais.

12 Alterações no âmbito da produção e do trabalho Isso pressupõe que o profissional realize uma análise com base em informações de recorrência a aspectos econômicos e políticos, visto que os fenômenos relacionados à organização da produção e do trabalho também precisam ser considerados como resultados da organização política vigente no país.

13 Realidade Rural Por fim, Iamamoto diz que, para apreender de fato nossa demanda profissional, precisamos conhecer também melhor a realidade rural.

14 Aspectos da sociedade civil sobre as configurações assumidas pela produção e pelo trabalho A apreensão dessa realidade, ou seja, dos aspectos da sociedade civil sobre as configurações assumidas pela produção e pelo trabalho, das peculiaridades dos moradores da zona rural, não é, a nosso ver, uma tarefa fácil, mas algo que precisa ser introduzido no cotidiano de nossas ações profissionais e deve figurar como referência ao considerarmos as perspectivas de trabalho profissional.

15 Processo de modernização tupiniquim Iamamoto ainda destaca a necessidade de compreender o papel do estado brasileiro no sentido de proporcionar o desenvolvimento econômico do país. Na verdade, um estado que se propõe mínimo é apenas mínimo para o social, mas máximo para implementar ações para o desenvolvimento do grande capital.

16 Realidade brasileira e a demanda profissional Uma modernização capitalista que traz no seu bojo a história de um país colonizado sob a ótica da exploração, em que o sistema capitalista trouxe índices precários de desenvolvimento em relação aos demais países e que contou e conta hoje com o Estado como o principal agente executor de medidas para a efetivação das pretensões capitalistas.

17 Interatividade A palavra demanda significa: a) Coletividade ou grupo de pessoas que precisa ou procura algo. b) Interesse na obtenção de lucratividade. c) Mostrar-se se com alarde e vanglória. d) Intervenção judicial de alguém em um pleito, sob pena de Lei. e) Primeira linha de um exército.

18 Condições de trabalho e respostas profissionais A precarização das relações trabalhistas tem conferido relações laborais ruins, precárias para grande parte da população brasileira e tem, ainda, resultado em um crescente desemprego de parcela significativa da população.

19 Condições de trabalho e respostas profissionais Por outro lado, o Estado, principal responsável por atuar no sentido de minimizar essas expressões da questão social, vem, desde a década de 90, se retraindo, ou seja, vem restringindo suas intervenções nessas expressões.

20 Condições de trabalho e respostas profissionais Iamamoto traz alterações na atuação dos assistentes sociais: Quando as intervenções em política social, junto às expressões da questão social, são reduzidas, espera-se que o mercado de trabalho dos assistentes sociais também seja reduzido.

21 Condições de trabalho e respostas profissionais Frente à redução de gastos na área das políticas sociais, os assistentes sociais que estão atuando nesses espaços precisam ampliar a seletividade dos atendimentos, sendo nessas ocasiões os responsáveis pelas triagens para avaliar a condição daqueles que poderão ser beneficiados, ou não, pelos serviços que estão sob sua responsabilidade.

22 Condições de trabalho e respostas profissionais O profissional permanece longos períodos preso à burocracia institucional em decorrência das triagens que precisa realizar. Mas o fato de estabelecer uma prática de tal forma resulta no chamado vazio profissional, ou seja, aquela sensação de não ter conseguido atingir as finalidades profissionais a que se propôs.

23 Condições de trabalho e respostas profissionais Assim, observamos uma grande dificuldade em conferir respostas profissionais a nossa demanda, uma dificuldade em cumprir os princípios assumidos por nossa categoria profissional e uma dificuldade maior ainda em conviver com essa realidade.

24 Interatividade Leia: A precarização das relações tem conferido relações laborais ruins. Marque a alternativa que contenha a palavra que melhor preencha a lacuna: a) Capitalistas. b) Familiares. c) Dicotômicas. d) Trabalhistas. e) Gênero.

25 Superação da realidade profissional Iamamoto apresenta algumas alternativas para a superação dessa realidade profissional que tanto asfixia os profissionais. Uma delas seria superar a perspectiva fatalista de que tudo está perdido e nada mais pode ser feito, bem como evitar posturas idealizadas e que percebem a profissão de uma forma romântica, como se não vivenciássemos esses problemas e outros observados em nossa categoria profissional.

26 Superação da realidade profissional Partindo disso, a autora coloca ainda que a mudança na relação do Estado com a questão social não é um objetivo apenas do serviço social, apenas de nossa categoria profissional.

27 Superação da realidade profissional Assim, a construção de respostas às demandas que nos têm sido postas passa pela compreensão da realidade como um condicionante e não como um impeditivo de nossas ações. E pressupõe ainda o estabelecimento de outras parcerias com categorias, segmentos, usuários que partilham dos mesmos princípios que são defendidos pelos assistentes sociais.

28 Superação da realidade profissional O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia a dia nos horizontes de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários (IAMAMOTO, 2004).

29 Interatividade Marque a alternativa que contenha informações verdadeiras sobre realidade: a) Algo que não é concreto. b) Algo palpável. c) Estática. d) Pode mudar. e) Opção b e c estão corretas.

30 ATÉ A PRÓXIMA!

A formação do professor de Sociologia e a Sociologia Publica. Vanice da Silva Pereira dos Santos

A formação do professor de Sociologia e a Sociologia Publica. Vanice da Silva Pereira dos Santos A formação do professor de Sociologia e a Sociologia Publica Vanice da Silva Pereira dos Santos SEEDUC-vanice.vanvan@gmail.com Georgia da Conceição Reis UFRJ- georgia-reis@hotmail.com Esse ano, eu tive

Leia mais

1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa

1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa 1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa As mudanças no mundo do trabalho impulsionaram o reposicionamento das empresas exigindo novas definições para o processo de produção e de gestão das relações de trabalho.

Leia mais

Prof. José Junior. Unidade III SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO

Prof. José Junior. Unidade III SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO Prof. José Junior Unidade III SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO CO Princípios fundamentais do Código de Ética do assistente social Os princípios fundamentais do Código de Ética demonstram os compromissos

Leia mais

MORADIA DIGNA COMO DIREITO HUMANO

MORADIA DIGNA COMO DIREITO HUMANO MORADIA DIGNA COMO DIREITO HUMANO Marli Renate von Borstel Roesler Elaine Pizato 1 RESUMO: O presente artigo foi desenvolvido na disciplina de Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu,

Leia mais

Unidade I MOVIMENTOS SOCIAIS. Profa. Daniela Santiago

Unidade I MOVIMENTOS SOCIAIS. Profa. Daniela Santiago Unidade I MOVIMENTOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS Profa. Daniela Santiago Nessa disciplina estaremos realizando uma aproximação a questão dos movimentos sociais contemporâneos. Para isso estaremos nessa unidade

Leia mais

Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS

Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL- INSS GEXSLZ/MA- Serviço Social Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS S.Luís, 19/09/2012 Miriam Alice Fraga

Leia mais

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem:

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: Questão 1 A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: O desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas

Leia mais

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Profa. Roseli Albuquerque Nesta aulas estudaremos grandes temas para a área do Serviço Social, são eles: - Questão Social; - Neoliberalismo; - Estrutura e Superestrutura.

Leia mais

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia 3ª Jornada de Serviço Social do INCA Direitos Sociais e Integralidade em Saúde Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia Letícia Batista Silva Assistente Social HCII/INCA Rio de Janeiro, 1 de julho

Leia mais

Prof. José Junior. Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO

Prof. José Junior. Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO Prof. José Junior Unidade I SUPERVISÃO DO ESTÁGIO ACADÊMICO CO O exercício da profissão O exercício da profissão exige prévio registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) que tenha jurisdição

Leia mais

ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS

ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS EDUCADOR SOCIAL ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE ATUAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL SAÚDE EDUCAÇÃO MAIORES DIFICULDADES FALTA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS NOVA PROFISSÃO REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana 1. Semelhanças: 1a. classes são categorias historicamente determinadas (sociedades divididas em classe x sociedades de classe); 1b. propriedade

Leia mais

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Prof. Dr. Ricardo Lara Departamento de Serviço Social Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. CRISE DO CAPITAL Sistema sociometabólico do

Leia mais

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Camila Marques dos Santos - CamilaMarques2114@Outlook.com Daniela Aparecida de Melo Francisco - dmelofrancisco@hotmail.com Jaqueline Campois Santos

Leia mais

5. Comentários finais

5. Comentários finais 88 5. Comentários finais O desenvolvimento da cidade de Manaus deu-se, em grande escala, com a implantação da Zona Franca e seu Pólo Industrial. Porém, hoje, no contexto da reestruturação produtiva e da

Leia mais

Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao> Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em 1. À funcionalidade ao projeto reformista da burguesia; 2. À peculiaridade operatória (aspecto instrumental

Leia mais

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos

Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos NOTA PEDAGÓGICA* MATRICIAMENTO PELOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA Para refletir... Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos INTRODUÇÃO De acordo com Campos e Domitti (2007), os conceitos

Leia mais

O quinto capítulo trará como fato preferencial as considerações finais sobre todo o estudo e possíveis sugestões/recomendações para estudos futuros.

O quinto capítulo trará como fato preferencial as considerações finais sobre todo o estudo e possíveis sugestões/recomendações para estudos futuros. 1 Introdução O presente estudo busca contribuir para o desenvolvimento do mercado de cartões de crédito no Rio de Janeiro para a Terceira Idade, assim como apreciar os consumidores desse negócio, seu perfil

Leia mais

TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL?

TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL? TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL? CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Leia mais

EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE

EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE EMPREENDEDO- RISMO E EMPREGABILIDADE Programa de Ocupação de Jovens (POJ) Descrição: Programa que proporciona a jovens experiências iniciais de contacto com o mercado de trabalho facilitando o desenvolvimento

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª LENI MARLENE JACOB

VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª LENI MARLENE JACOB VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DO COLÉGIO ESTADUAL PROF.ª LENI MARLENE JACOB Isabel Cristina Rickli Ramos (Bolsista PIBID) isabel.cristinarr@hotmail.com Bruna Karla Zapotoczny (Bolsista PIBID) bruna_czny@hotmail.com

Leia mais

Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes

Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes Tópico V do Edital V) 1. A teoria das organizações e processo de gestão nas esferas públicas e privadas. 2. As escolas de administração. 3. As novas modalidades

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

Reginaldo Guiraldelli é um

Reginaldo Guiraldelli é um Resenha / Review Desigualdade de gênero no mundo do trabalho: as trabalhadoras da confecção / Gender inequality in the world of work: the working of the confection Miriam de Souza Leão Albuquerque 1 GUIRALDELLI,

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: SERVIÇO SOCIAL 1ª ETAPA

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: SERVIÇO SOCIAL 1ª ETAPA I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: SERVIÇO SOCIAL 1ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica azul

Leia mais

S Aviso Prévio

S Aviso Prévio S-2250 Aviso Prévio Este evento tem como objetivo registrar a comunicação e o possível cancelamento do aviso prévio de iniciativa do empregador ou do empregado, o evento do aviso prévio faz parte dos eventos

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: ALGUMAS IMPLICAÇÕES E ANÁLISES

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: ALGUMAS IMPLICAÇÕES E ANÁLISES POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: ALGUMAS IMPLICAÇÕES E ANÁLISES Yara Silvya Albuquerque Pires Barros Universidade Nove de Julho/Instituto Federal do Piauí yara_silvya@yahoo.com.br RESUMO Neste texto discutiu-se

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA JUVENTUDE RURAL ASPIRAÇÕES, DESEJOS E SONHOS

PERSPECTIVAS PARA JUVENTUDE RURAL ASPIRAÇÕES, DESEJOS E SONHOS PERSPECTIVAS PARA JUVENTUDE RURAL ASPIRAÇÕES, DESEJOS E SONHOS Msc. Prof. Humberto Aloízio de Oliveira Consultor Educacional Rede Estadual Gerente de Educação 26ª Gerência de Educação de Lages A TERRA,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 722752 A ação com grupos, como qualquer ação profissional que pretenda ser eficaz, precisa estar fundamentada em conhecimentos vindos da experiência, de observações, de pesquisas, entre outros.

Leia mais

PROJETO ASÉ NOVO HORIZONTE

PROJETO ASÉ NOVO HORIZONTE PROJETO ASÉ NOVO HORIZONTE COSTA, Camila Francisca da 1 FARIAS, Francisco Antônio Holanda. 2 Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - CCHLA Setor de Estudo e Assessoria a Movimentos Populares SEAMPO

Leia mais

1. INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS ESPECÍFICAÇÃO Requisitos Premissas...

1. INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS ESPECÍFICAÇÃO Requisitos Premissas... EDITAL 2020 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3. Restrições... 5 5. MAPEAMENTO DE

Leia mais

Profª. Ms. Ana Claudia Duarte Pinheiro

Profª. Ms. Ana Claudia Duarte Pinheiro 1 Profª. Ms. Ana Claudia Duarte Pinheiro Bom dia. Agradeço o convite feito pela Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD. É muito honroso tratar, junto à Universidade, de um tema tão polêmico; certamente não

Leia mais

Departamento de Assistência Social DAS Unidade Rio de Janeiro

Departamento de Assistência Social DAS Unidade Rio de Janeiro Departamento de Assistência Social DAS Unidade Rio de Janeiro Programas e Serviços de Atenção à População em Situação de Vulnerabilidade Social, Econômica e Pessoal. Programa Dignidade O Programa Dignidade

Leia mais

Sororidade - A essência e limite do conceito de solidariedade entre as mulheres

Sororidade - A essência e limite do conceito de solidariedade entre as mulheres Sororidade - A essência e limite do conceito de solidariedade entre as mulheres A sororidade é a ideia de que juntas as mulheres são mais fortes. No contexto do feminismo, a sororidade se trata da solidariedade

Leia mais

Nota de esclarecimento à sociedade

Nota de esclarecimento à sociedade Nota de esclarecimento à sociedade O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - CFOAB e o Conselho Secional de São Paulo da Ordem dos Advogados donota de esclarecimento à sociedade O Conselho

Leia mais

Unidade I CONSULTORIA EM. Profa. Silmara Quintana

Unidade I CONSULTORIA EM. Profa. Silmara Quintana Unidade I CONSULTORIA EM TRABALHO SOCIAL Profa. Silmara Quintana Consultoria e assessoria Sistema neoliberal globalização. Questões sociais. Novos espaços de atuação do assistente social. No papel de consultor

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Unidade IV FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior A evoluçao do Serviço Social Nas décadas de 1980 e 1990, o serviço social encontra seu ápice, pois a revisão

Leia mais

A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA Adriana da Silva 1 Jaqueline Garcia Valéria Patrícia Turim Schulz Amália Madureira Paschoal 2 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a família

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO - PL FERE OU NÃO OS DIREITOS FUNDAMENTAIS

TERCEIRIZAÇÃO - PL FERE OU NÃO OS DIREITOS FUNDAMENTAIS TERCEIRIZAÇÃO - PL 433.2004 - FERE OU NÃO OS DIREITOS FUNDAMENTAIS GT I: Evolução e Concretização dos Direitos Humanos e Fundamentais na América Latina Marcelo Abdel Valério 1 Maria Cristina Alves Delgado

Leia mais

PROJETO ANS Premissas do projeto

PROJETO ANS Premissas do projeto PROJETO ANS Premissas do projeto Entrega da fase de Entendimento Sobre o projeto Todo projeto de design necessita de premissas que guiam sua condução. Tais definições norteiam todo o trabalho e evidenciam

Leia mais

Avaliação qualitativa em atenção básica à saúde

Avaliação qualitativa em atenção básica à saúde Avaliação qualitativa em atenção básica à saúde MÔNICA DE REZENDE 1 ANTENOR AMÂNCIO FILHO 2 MARIA DE FÁTIMA LOBATO TAVARES 2 A participação no VI Seminário do Projeto Integralidade do Laboratório de Pesquisas

Leia mais

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber Prof. Robson Vieira 1º ano Karl Marx Karl Marx Fazia uma critica radical ao capitalismo; Suas teorias foram além das obras e das universidades; Ativista do movimento

Leia mais

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA Carmen Célia Barradas Correia Bastos- UNIOESTE/Cascavel/PR Nelci Aparecida

Leia mais

Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque

Política Sociais Setoriais. Profa. Dra. Roseli Albuquerque Política Sociais Setoriais Profa. Dra. Roseli Albuquerque Políticas Sociais Setoriais Nossas aulas Material de apoio (artigos já disponibilizados para leitura) Breeze - já disponível para aprofundamento

Leia mais

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior O Marxismo de Karl Marx Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior Karl Marx (1818-1883). Obras principais: Manifesto Comunista (1847-1848). O Capital em 3 volumes.volume 1(1867) Volume 2 e 3 publicado por

Leia mais

A adoção de iniciativas sustentáveis para garantir o sucesso em Gestão de Projetos. José Renato Santiago

A adoção de iniciativas sustentáveis para garantir o sucesso em Gestão de Projetos. José Renato Santiago A adoção de iniciativas sustentáveis para garantir o sucesso em Gestão de Projetos José Renato Santiago 14/09/2012 Estruturação de um Entendimento Real e Prático Nos últimos anos é destacado o aumento

Leia mais

CURSO de SERVIÇO SOCIAL RIO DAS OSTRAS - Gabarito

CURSO de SERVIÇO SOCIAL RIO DAS OSTRAS - Gabarito PROAC / COSEAC CURSO de SERVIÇO SOCIAL RIO DAS OSTRAS Gabarito. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS COSEAC-COORDENADORIA DE SELEÇÃO TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de

Leia mais

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 ABEPSS MANIFESTO MAY 15th SOCIAL WORKER S DAY 2013 O contexto mundial de reestruturação produtiva não é somente resultado da crise do capital

Leia mais

Palavras-chave: formação continuada; prática docente; metodologia de ensino.

Palavras-chave: formação continuada; prática docente; metodologia de ensino. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MarianeKneippGiareta (mariane@upf.br) Neuza Terezainha Oro (neuza@upf.br) Rosa Maria Tagliari Rico (rico@upf.br) Universidade de Passo Fundo

Leia mais

POBREZA MULTIDIMENSIONAL E SUA RELAÇÃO COM O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL 1

POBREZA MULTIDIMENSIONAL E SUA RELAÇÃO COM O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL 1 POBREZA MULTIDIMENSIONAL E SUA RELAÇÃO COM O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL 1 TASCHETTO, Ketheni Machado 2 ; GUILHERME, Rosilaine Coradini 3 1 Trabalho elaborado com base em pesquisa documental desenvolvida

Leia mais

b. julgamento negativo, elaborado previamente em relação a outras pessoas. c. conduta de alguém que viola os direitos de outras pessoas.

b. julgamento negativo, elaborado previamente em relação a outras pessoas. c. conduta de alguém que viola os direitos de outras pessoas. Atividade extra Questão 1 Em uma sociedade democrática, as diferenças culturais devem ser respeitadas. O respeito às diferenças culturais é importante sendo fundamental que se aprenda a conviver com elas.

Leia mais

Movimentos sociais e o uso contra-hegemônico do direto 1. Rayann Kettuly Massahud de Carvalho 2

Movimentos sociais e o uso contra-hegemônico do direto 1. Rayann Kettuly Massahud de Carvalho 2 Movimentos sociais e o uso contra-hegemônico do direto 1 Rayann Kettuly Massahud de Carvalho 2 O capitalismo e a modernidade são processos históricos diferentes e autônomos. O paradigma sócio-cultural

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL ISSN 2359-1277 AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM NOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DO ESCRITÓRIO REGIONAL DE PARANAVAÍ - SECRETARIA DA FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DO

Leia mais

PROVA SERVIÇO SOCIAL

PROVA SERVIÇO SOCIAL Nome: Data: 12/07/2016 1. Nas décadas de 60/70 iniciaram-se a ampliação da rede de serviços sociais como também a demanda do trabalho do Assistente Social. Nesse contexto, a intervenção do Serviço Social

Leia mais

Ética e Competência PROJETO EVOLUA LENDO Por: Luiz Otávio Pacheco Barreto

Ética e Competência PROJETO EVOLUA LENDO Por: Luiz Otávio Pacheco Barreto 14:36:02 Ética e Competência PROJETO EVOLUA LENDO Por: Luiz Otávio Pacheco Barreto 14:36:07 Dia importante é dia em que se tem filosofia. O esforço consciente é responsabilidade de cada cidadão e de cada

Leia mais

A ABRANGÊNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE MEDIANEIRA PR

A ABRANGÊNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE MEDIANEIRA PR 1 A ABRANGÊNCIA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE MEDIANEIRA PR Josieli de Fátima Vieira Magnus 1 Michelly Laurita Wiese 1 INTRODUÇÃO: O presente artigo é uma síntese do

Leia mais

A função social da empresa

A função social da empresa A função social da empresa Considerações iniciais A função social da empresa tem como fundamento fornecer a sociedade bens e serviços que possam satisfazer suas necessidades. A propriedade privada é um

Leia mais

REFLEXÕES A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS DE EVGENI PACHUKANIS

REFLEXÕES A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS DE EVGENI PACHUKANIS REFLEXÕES A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS DE EVGENI PACHUKANIS Gabriella Mariano Munhoz Zeneratti 1 RESUMO: Inserida no contexto institucional do CENSE e a partir dessas inquietações e constatações,

Leia mais

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA CARREIRA DOCENTE. Apresentação: Pôster

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA CARREIRA DOCENTE. Apresentação: Pôster CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA CARREIRA DOCENTE Apresentação: Pôster Maria Tatiana da Silva Santos 11 ; Cintia de Abreu Arruda 22 ; Kilma da Silva Lima Viana 34 Introdução O desinteresse

Leia mais

Unidade II SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE. Prof. José Junior

Unidade II SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE. Prof. José Junior Unidade II SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE REGIONAL Prof. José Junior Organização global para a comunicação O conceito utilizado: sistema de informação destinado a grande número de pessoas, que se localizam

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO Trabalho temporário Cooperativas de trabalho Conforme a Lei 13.429/2017 2ª edição 2017 CAPÍTULO 1 TERCEIRIZAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA 1.1 CONCEITO E

Leia mais

A EJA E SEUS DESAFIOS: UMA REALIDADE ATUAL NO MODELO EDUCACIONAL

A EJA E SEUS DESAFIOS: UMA REALIDADE ATUAL NO MODELO EDUCACIONAL A EJA E SEUS DESAFIOS: UMA REALIDADE ATUAL NO MODELO EDUCACIONAL Ms. Silvio César Lopes da Silva * Prof. Dra. Maria das Graças Pinto Coelho ** Introdução Partindo de uma contextualização sobre a escola,

Leia mais

Governo lança estratégia de inclusão financeira em Moçambique que exclui mulheres, jovens e agricultores

Governo lança estratégia de inclusão financeira em Moçambique que exclui mulheres, jovens e agricultores Governo lança estratégia de inclusão financeira em Moçambique que exclui mulheres, jovens e agricultores Adérito Caldeira em 08 Julho 2016 Foi lançada nesta quarta-feira(06) a estratégia de inclusão financeira

Leia mais

RESENHA: CAPITAL, PODER E DESIGUALDADE COMO FORÇAS ESTRUTURAIS CRÍTICAS DE LONGA DURAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE

RESENHA: CAPITAL, PODER E DESIGUALDADE COMO FORÇAS ESTRUTURAIS CRÍTICAS DE LONGA DURAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE RESENHA: CAPITAL, PODER E DESIGUALDADE COMO FORÇAS ESTRUTURAIS CRÍTICAS DE LONGA DURAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE HARRIS, R. L.; NEF, J. (eds). Capital, power, and inequality in Latin America and the

Leia mais

HABEAS CORPUS PARANÁ

HABEAS CORPUS PARANÁ HABEAS CORPUS 152.752 - PARANÁ As constituições modernas, como se sabe, surgiram na esteira das revoluções liberais do século XVIII como expressão da vontade do povo soberano, veiculada por seus representantes

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA INTRODUÇÃO

O SERVIÇO SOCIAL E A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA INTRODUÇÃO V SIMPÓSIO REGIONAL DE FORMACAO PROFISSIONAL 1 E XXI O SERVIÇO SOCIAL E A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA Mileni Alves Secon 1 Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

DESAFIOS IMPOSTOS AOS ASSISTENTES SOCIAIS FRENTE ÀS NOVAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

DESAFIOS IMPOSTOS AOS ASSISTENTES SOCIAIS FRENTE ÀS NOVAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL DESAFIOS IMPOSTOS AOS ASSISTENTES SOCIAIS FRENTE ÀS NOVAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL Janicleia Santos Mendes 1 Fátima Raulina de Sousa Cunha 2 Joicy Lorenna Lustosa Amorim 3 Maria Joicy de Oliveira Moura

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA Francieli Jaqueline Gregório INTRODUÇÃO:O Serviço Social como construção histórica é um mecanismo de regulação social, assim como as políticas sociais. Enquanto o Serviço

Leia mais

DIRETRIZES URBANAS PARA O DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL

DIRETRIZES URBANAS PARA O DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL DIRETRIZES URBANAS PARA O DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL SUMAC/PECOC CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Vice-Presidência de Governo 21/12/2009 Superintendência de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável Introdução

Leia mais

Assistentes sociais e psicólogas/os reivindicam sua inclusão na Política Municipal de Educação de Montes Claros

Assistentes sociais e psicólogas/os reivindicam sua inclusão na Política Municipal de Educação de Montes Claros Assistentes sociais e psicólogas/os reivindicam sua inclusão na Política Municipal de Educação de Montes Claros Assistentes sociais e psicólogas/os lotaram auditório da Câmara Municipal de Montes Claros

Leia mais

CONVERSAS COM UM JOVEM PROFESSOR

CONVERSAS COM UM JOVEM PROFESSOR CONVERSAS COM UM JOVEM PROFESSOR Raquel Balmant Emerique 1 Resenha do livro de KARNAL, Leandro; KARNAL, Rose. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2014, 143 p. 1 Professora adjunta do

Leia mais

Modernização trabalhista brasileira: pavimentando o caminho para o futuro. Deputado Rogério Marinho

Modernização trabalhista brasileira: pavimentando o caminho para o futuro. Deputado Rogério Marinho Modernização trabalhista brasileira: pavimentando o caminho para o futuro Deputado Rogério Marinho Panorama O principal marco legal trabalhista brasileiro data de 1943 Brasil era um país majoritariamente

Leia mais

A QUESTÃO AGRÁRIA COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E O TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS ASSISTENTES SOCIAIS NOS ASSENTAMENTOS RURAIS

A QUESTÃO AGRÁRIA COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E O TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS ASSISTENTES SOCIAIS NOS ASSENTAMENTOS RURAIS A QUESTÃO AGRÁRIA COMO EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL E O TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS ASSISTENTES SOCIAIS NOS ASSENTAMENTOS RURAIS Claudina Sonaly Melo Rodrigues 1 Jamyllier Nathafia Araújo Gurgel 2 Ana Paula

Leia mais

PENSANDO A EXTENSÃO COM SABERES DIFERENTES

PENSANDO A EXTENSÃO COM SABERES DIFERENTES PENSANDO A EXTENSÃO COM SABERES DIFERENTES PATRÍCIO, Gabriela Frizzo. Coordenadora do Projeto de Extensão Pensando a extensão com saberes diferentes, IFC Campus Videira. DA ROSA, Angela Maria Crotti. Colaboradora

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS A experiência SEBRAE GEOR Gestão Estratégica Orientada para Resultados Objetivos Majorar a capacidade do Sistema SEBRAE e seus parceiros produzirem e medirem

Leia mais

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 A atual definição de Trabalho Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais FITS foi aprovada na assembleia

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E GÊNERO NO TRABALHO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE

QUALIFICAÇÃO E GÊNERO NO TRABALHO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO E GÊNERO NO TRABALHO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE Anna Violeta Durão Clarissa Menezes Filippina Chinelli Márcia Valéria Morosini Ramón Chaves Marcio Candeias Estado X Comunidade: ACS

Leia mais

A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1

A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1 A DISTRIBUIÇÃO FUNCIONAL DA RENDA E A ECONOMIA SOLIDÁRIA 1 1 - Introdução Edson Trajano Vieira 2 No Brasil, a década de 90, foi marcada pelo aumento do desemprego e mudanças nas relações trabalhistas provocando

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Serviço Social. Atuação profissional. Instrumentais. Defesa dos direitos.

PALAVRAS-CHAVE Serviço Social. Atuação profissional. Instrumentais. Defesa dos direitos. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

As 7 Desculpas MORTAIS

As 7 Desculpas MORTAIS As 7 Desculpas MORTAIS Para começar Responda e Reflita Reflita: Quais são as Desculpas que você inventa quando não está obtendo os resultados esperados? Agora você você conhecerá as 7 desculpas mortais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO 50 ANOS DE DESAFIOS ADM. WAGNER SIQUEIRA

ADMINISTRAÇÃO 50 ANOS DE DESAFIOS ADM. WAGNER SIQUEIRA ADMINISTRAÇÃO 50 ANOS DE DESAFIOS ADM. WAGNER SIQUEIRA Crise de 1929 Regimes Totalitários DASP: A Formalização Profissional do Administrador A Contradição entre o Sistema Político e os Papéis e Funções

Leia mais

O conceito de Trabalho Decente

O conceito de Trabalho Decente O Trabalho Decente O conceito de Trabalho Decente Atualmente a metade dos trabalhadores de todo o mundo (1,4 bilhão de pessoas) vive com menos de 2 dólares ao dia e portanto, é pobre quase 20% é extremamente

Leia mais

O PROGRAMA NATURA CAMPUS

O PROGRAMA NATURA CAMPUS CHAMADA DE PROJETOS NATURA CAMPUS 2012 O PROGRAMA NATURA CAMPUS A Natura acredita na colaboração em redes de inovação como estratégia para construir o futuro. Para viabilizar esse trabalho, nasceu o Programa

Leia mais

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora Seminário TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL:O REDIMENSIONAMENTO DA PROFISSÃO ANTE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS

Leia mais

VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DA ESCOLA ESTADUAL PROFª LENI MARLENE JACOB

VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DA ESCOLA ESTADUAL PROFª LENI MARLENE JACOB VIVÊNCIA ACADÊMICA NAS AULAS DE ARTE DA ESCOLA ESTADUAL PROFª LENI MARLENE JACOB Bruna Karla Zapotoczny 1, Isabel Cristina Rickli Ramos ¹, Lais Stadler de Campos ¹ Daiane Solange Stoeberl da Cunha 2, Juliana

Leia mais

DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO

DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E ÉTICA Curso de Zootecnia DEFINIÇÕES DE RURAL E URBANO MAIO 2017 Definição sociológica de rural: é um espaço

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Profa. Adriana Ribeiro Unidade I SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Gerência científica e prestação de serviços A gerência científica. Mudanças nos processos de trabalho. A exploração dos serviços

Leia mais

PLANOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - PAS

PLANOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - PAS Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas PLANOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - PAS Janice Merigo Docente UNISUL Assistente Social FECAM social@fecam.org.br

Leia mais

I-Política de ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 1) Como é definida? * Um conjunto de ações em saúde (amplas, complexas que abrangem múltiplas facetas da realida

I-Política de ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 1) Como é definida? * Um conjunto de ações em saúde (amplas, complexas que abrangem múltiplas facetas da realida A atuação do Assistente Social na e a interface com os demais níveis de complexidade Inês Pellizzaro I-Política de ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 1) Como é definida? * Um conjunto de ações em saúde (amplas, complexas

Leia mais

A Educação para a paz na formação de professores

A Educação para a paz na formação de professores 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO A Educação para a paz na formação de professores : Vandoski, Josiane Miranda. Apresentador : Vandoski, Josiane Miranda. Autor RESUMO:

Leia mais

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE?

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia; Autor de diversos livros, entre os quais, O Capitalismo na Era

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E SERVIÇO SOCIAL 341 POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E SERVIÇO SOCIAL Aline Teles Veloso Coelho Rafaela Vieira Tereza Cristina Machado Farias POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E SERVIÇO SOCIAL 1 ocorre

Leia mais

Karla Muniz Belém Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA)

Karla Muniz Belém Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DE 2000 A 2016. Karla Muniz Belém Secretaria Estadual de Educação

Leia mais

APROXIMAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

APROXIMAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA APROXIMAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA Raquel Barcelos Araújo Orientadora e Coordenadora do Projeto de Pesquisa: A contribuição da

Leia mais

POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE EMPREGO E EMPREGABILIDADE

POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE EMPREGO E EMPREGABILIDADE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE EMPREGO E EMPREGABILIDADE Senhora Presidente da ALRAA Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo O Plano Regional Anual para

Leia mais

Dados de identificação do acadêmico Nome: Login: CA: Cidade: UF: CARTÃO-RESPOSTA

Dados de identificação do acadêmico Nome: Login: CA: Cidade: UF: CARTÃO-RESPOSTA ATIVIDADE REVISIONAL CURSO SERVIÇO SOCIAL TURMA 2008 DEPENDÊNCIA ASSESSORIA, CONSULTORIA E RH 2010/2 Dados de identificação do acadêmico Nome: Login: CA: Cidade: UF: CARTÃO-RESPOSTA QUESTÃO RESPOSTA QUESTÃO

Leia mais

ESTAMOS AQUI HOJE PARA COMEMORARMOS O NONAGÉSIMO PRIMEIRO DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO DA ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL.

ESTAMOS AQUI HOJE PARA COMEMORARMOS O NONAGÉSIMO PRIMEIRO DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO DA ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL. 1 91º Dia Internacional do Cooperativismo da ACI 19º Dia Internacional do Cooperativismo das Nações Unidas (ONU) 06 de julho de 2013 ESTAMOS AQUI HOJE PARA COMEMORARMOS O NONAGÉSIMO PRIMEIRO DIA INTERNACIONAL

Leia mais