Unidade I CONSULTORIA EM. Profa. Silmara Quintana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I CONSULTORIA EM. Profa. Silmara Quintana"

Transcrição

1 Unidade I CONSULTORIA EM TRABALHO SOCIAL Profa. Silmara Quintana

2 Consultoria e assessoria Sistema neoliberal globalização. Questões sociais. Novos espaços de atuação do assistente social. No papel de consultor Conhecimento Ação equipe Ação em rede Transformação social 1º. e 3º. setores.

3 Consultoria e assessoria O trabalho do assistente social. Exigências do mercado de trabalho. As competências necessárias. Questões sociais advindas do sistema neoliberal e globalizado. Provocam a exclusão social e o enfraquecimento do Estado. Projeto ético-político que conduz o profissional a ultrapassar as relações pessoais e ir ao encontro do conjunto de situações que as envolvem e geram.

4 Consultoria e assessoria Objetivos Obter elementos que subsidiam a análise do processo de trabalho do assistente social. Refletir criticamente sobre o processo de trabalho e mercado de trabalho na contemporaneidade. Compreender os requisitos necessários e as contribuições da consultoria do serviço social junto às organizações.

5 Consultoria e assessoria Entendimento da assessoria/consultoria como uma estratégia de enfrentamento da distância entre o fazer profissional e a teoria (FONSECA, 2005). Refletir sobre o processo de assistência técnica profissional junto às organizações. Refletir sobre uma nova área de atuação para o assistente social, diante da inovação e dos avanços na prática do serviço social.

6 Trabalho e serviço social O assistente social é um profissional que se ocupa com as relações sociais, entre outras questões profissionais. Cotidiano contemporâneo altera o espaço ocupacional do serviço social. Execução para diagnosticar, intervir e propor. Qualificação nova postura teórica e capacitar-se tecnicamente, apoiado num projeto ético-político.

7 Trabalho e serviço social Profissional: Conhecimentos científicos e com olhar crítico. Aprofunde nas discussões sobre temas emergenciais e polêmicos da atualidade. Esteja dentro do contexto político, econômico e cultural. Flexibilidade em busca de alternativas de ação em equipe e em rede.

8 Trabalho e serviço social Mercado globalizado está oferecendo: a) a perda de vínculos trabalhistas para uma grande parcela da população, o crescimento de trabalhos terceirizados, temporários e precários; b) empregos estáveis para uma pequena e altamente qualificada parcela da população, com acesso a direitos trabalhistas e sociais.

9 Trabalho e serviço social Inter-relação entre empresa/indivíduo: 1. Ter competência nas dimensões teóricotécnica e política para gerar qualidade. 2. Ser polivalente, ou seja, capaz de lidar simultaneamente com as demandas do mercado e atuar em rede com as demais políticas sociais. 3. Ser um profissional informado e capacitado sobre os fatos políticos e econômicos e sobre a rotina de trabalho e setores afins, bem como estar atento às políticas internas e culturais das instituições em que estão inseridos.

10 Trabalho e serviço social Inter-relação entre empresa/indivíduo: 4. Ser um profissional articulador, empreendedor, flexível, que saiba atuar em parceria e fazer novas alianças com a rede. 5. Ser um profissional compromissado com os princípios fundamentais éticos norteados pelo Código de Ética Profissional, capaz de partilhar informações, decisões e, assim, incitar formas democráticas na gestão de políticas e programas sociais e empresariais (dependendo da área de atuação profissional).

11 Trabalho e serviço social Inter-relação entre empresa/indivíduo 6. Ser um profissional atento a resultados, evidenciando-os na contribuição de seu trabalho no espaço de atuação, quando destacado na relação custo-benefício. 7. Ser um profissional eficaz que atua multidisciplinarmente e apresenta resultados, competitividade e produtividade tanto para a instituição quanto para a população usuária.

12 Trabalho e serviço social Determinações históricas Estrutural: que impelem o profissional para ações emergenciais. Conjuntural: que impelem o profissional para ações advindas da globalização. A profissão contribua para o desenvolvimento social, cultural, econômico e político. Envolvendo esforços dos atores e dos espaços onde atua, no sentido de introduzir, credenciar, legitimar as dimensões político-ideológicas desta.

13 Trabalho e serviço social Iamamoto (2000, p. 20) Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo.

14 Trabalho e serviço social Práxis profissional Iamamoto Condicionantes internos A capacidade de leitura da realidade conjuntural, a habilidade no trato com as relações humanas, a convivência numa equipe interprofissional etc. Condicionantes externos Relações de poder institucional, dos recursos que são colocados à disposição para execução dos trabalhos quando empregam os assistentes sociais, as políticas sociais específicas, os objetivos e as demandas do espaço empregador, a questão social da população usuária etc.

15 Trabalho e serviço social Prática profissional é vista como a atividade do assistente social na relação com o usuário, os empregadores e os demais profissionais. Materializar a autonomia do profissional na condução de suas ações. O assistente social preserva uma condição relativa de independência na definição de prioridades e das formas de execução de seu trabalho, sendo o controle exercido sobre suas atividades distinto daquele a que é submetido, por exemplo, um operário na linha de produção. (IAMAMOTO, 2001, pp )

16 Interatividade Quais as determinações históricas que envolvem a práxis profissional do assistente social? a) Estrutural. b) Conjuntural. c) Compensatória. d) Estrutural e conjuntural. e) Emancipatória.

17 Trabalho e serviço social Condicionantes As diretrizes ditadas pelas políticas sociais públicas ou empresariais, as relações de poder institucional, as prioridades políticas estabelecidas pelas instituições, os recursos humanos e financeiros que se possam mobilizar, as pressões sociais etc. não se afiguram como condicionante externo ao trabalho social. Ao contrário, são condições e veículos de sua realização indispensáveis como elementos constitutivos desse trabalho (IAMAMOTO, 2001, pp ).

18 Trabalho e serviço social Material (matéria-prima) do trabalho do assistente social As questões sociais em suas múltiplas manifestações sociais: violência doméstica contra pessoas com deficiências e contra crianças e adolescentes; relação de gênero, entre outras.

19 Trabalho e serviço social Vivenciados pelos sujeitos sociais em suas relações diárias e que respondem às ações, pensamentos e sentimentos desses sujeitos. Abordados pelo profissional de serviço social em diversos recortes, delimitam o objeto de ação do trabalho profissional. A questão social em suas variadas expressões é o objeto de trabalho do cotidiano do assistente social.

20 Trabalho e serviço social Definir a questão social como objeto profissional do assistente social não estabelece a especificidade profissional. Propõe qualificar a questão social. Abranger o que compete ao assistente social no âmbito dessa questão, isto é, entrar na discussão da expressão dela para não minimizar o espaço de atuação profissional.

21 Trabalho e serviço social O objeto profissional deve ser inserido na teoria e na prática do serviço social, de forma integrada. Dentro do contexto-padrão de conexão de forças, pois é esse objeto que define a delegação de poder do sujeito, seja no campo individual quanto no coletivo a sua relação de cidadania. De identificação das discriminações, de autonomia. (Re)pensar como o objeto de serviço social vem sendo colocado e como podemos dar objetividade à atuação profissional.

22 Trabalho e serviço social Reconstruir o objeto profissional com a finalidade de garantir o processo de intervenção. As particularidades de cada situação que se inserem no contexto em que atuamos profissionalmente.

23 Trabalho e serviço social Questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (IAMAMOTO, 2001)

24 Trabalho e serviço social Instrumentos básicos de trabalho: Linguagem associada à sua formação teórico-metodológica; técnico-profissional; ético-política. Ações e atividades Leitura do acompanhamento dos processos sociais. Leitura do estabelecimento nas relações e vínculos sociais com os sujeitos sociais (equipe, parceiros e públicoalvo).

25 Trabalho e serviço social O assistente social Desempenha funções: trabalho coletivo; dispondo de autonomia ética e teórica; produto em dimensões materiais e sociais.

26 Trabalho e serviço social A hegemonia do capitalismo econômico modificações na técnica e na divisão social do trabalho. Provoca mudanças no perfil profissional, funções e atribuições do profissional de serviço social, alterando suas formas aplicadas de produção e de gestão do trabalho. Solucionar problemas e trabalhar nas consequências e não nas causas. Postura pontual e desarticulada com as demais ciências dos saberes e com os demais profissionais.

27 Trabalho e serviço social Relação contemporânea entre a sua atuação e o momento histórico. Capacidade de articulação, de saber científico e de respostas criativas. Parcerias com os movimentos sociais e com a rede de serviços (que atuam com políticas sociais de assistência social, de educação, de saúde etc.). Atuação técnico-operativa assegurar recursos materiais e humanos. Situação salarial assalariados e autônomos piso salarial.

28 Trabalho e serviço social Mercado de trabalho para AS Consultoria e assessoria aos gerentes nas questões relacionadas à administração pessoal e à implementação das políticas ora em curso. Gestão de serviços sociais.

29 Trabalho e serviço social Mercado de trabalho para AS Implementação de programas com participação da população e/ou de empresas voltadas para: qualidade de vida do trabalhador; potencialização de talentos e protagonismo; ampliação e redimensionamento do sistema de benefícios e incentivos; meio ambiente; responsabilidade social; saúde ocupacional, entre outros.

30 Interatividade Quais são os instrumentos básicos de trabalho do assistente social? a) Linguagem associada à sua formação. b) Ações e atividades com processos e vínculos sociais com os sujeitos sociais. c) Atividades com processos e vínculos sociais com os sujeitos sociais. d) Linguagem, ações e atividades. e) Linguagem associada à sua formação, ações e atividades com processos e vínculos sociais com os sujeitos sociais.

31 Cenário atual e questão social Sistema econômico Modelo econômico sob o signo da cibernética, da automatização, das tecnologias revolucionárias. O trabalhador é supérfluo exclusão social. Mundialização, liberalismo absoluto, globalização. Trabalho conjunto de empregos. Assalariados um parasita. Sistema que lucra a partir da vergonha e da humilhação de milhares de desempregados por todo o mundo.

32 Cenário atual e questão social Trabalho em nós Trabalho x tempo livre Tecnologia x cultura e lazer Nanotecnologia, cibernética e robótica = teares (Revolução Industrial). A terceira revolução tecnológica, que são tecnologias ligadas a processamento, transmissão e difusão das informações, inteligência artificial, engenharia genética.

33 Cenário atual e questão social Trabalho em nós A formação de áreas de livre comércio e blocos econômicos integrados, tais como o Mercosul, a União Europeia e o Nafta. A crescente interligação e interdependência dos mercados físicos e financeiros em escala planetária.

34 Cenário atual e questão social Neoliberalismo Estado mínimo e privatização. Quebra de monopólios. Desregulamentação. Desqualificação do servidor público. Pressão para abolir a estabilidade. Acusação de corporativismo.

35 Cenário atual e questão social Consequências do sistema econômico Política social do Estado ONGs, igrejas, instituições filantrópicas, associações de moradores. Caráter universal vulnerabilidade econômica. Mercado pode tudo deixa de garantir a satisfação das necessidades fundamentais de toda a população.

36 Cenário atual e questão social Consequências do sistema econômico Redução de salários aumento dos preços de produtos e serviços básicos (transporte, água, luz, consulta médica). Aumento do desemprego exclusão social.

37 Cenário atual e questão social Serviço social empregador Estado ONG Participação social política e social Espaços de liberdade democracia Profissionais planejar e executar atividades. Qualidade de vida da população usuária. Garantir o atendimento das necessidades básicas. Plano de ação ao usuário e a vulnerabilidade biopsicossocial em relação às crises econômicas.

38 Cenário atual e questão social Assistente social demanda profissional advinda do sistema econômico neoliberal Crítico das condições sociais. Saber científico. Capacidade de análise. Consciência crítico-política.

39 Cenário atual e questão social Assistente social demanda profissional advinda do sistema econômico neoliberal Aprimorar seus instrumentos de intervenção técnica e profissional. Fortalecer suas alianças e redes sociais.

40 Cenário atual e questão social Assistente social demanda profissional advinda do sistema econômico neoliberal Projeto profissional democratização social, cultural, política e econômica da sociedade. Espaço adequado para qualificar sua atuação de trabalho.

41 Cenário atual e questão social Espaços profissionais Poder público SUS, SUAS. ONGs. Empresas privadas: planejamento estratégico, conhecimento em marketing e na responsabilidade social e ambiental. Assessorias e consultorias. Assalariado autônomo.

42 Cenário atual e questão social Empresas Aumento do campo responsabilidade social Informações referentes aos direitos sociais. Elaboração de estudos e de parecer e/ou laudo social. Articulação com a rede e parcerias. Responsabilidade social e a missão do espaço onde atua.

43 Interatividade Quais os espaços de atuação do profissional de serviço social e sua forma de contratação? a) ONGs, assalariado. b) Poder público, concursado. c) Empresas privadas, autônomo. d) ONGs, poder público, empresas privadas, autônomos, assalariados, concursados. e) Empresas privadas, assalariados.

44 Cenário atual e questão social Novo cenário para o serviço social Empresas. Responsabilidade social. Novas expressões da questão social. Profissionais: éticos, compromissados e capacitados.

45 Cenário atual e questão social Quem é esse profissional? Graduado em serviço social. Especializado.

46 Cenário atual e questão social Quem é esse profissional? Diálogo com profissões, outros conhecimentos (teórico-metodológico, técnico-operativo, ético-político) e saberes.

47 Cenário atual e questão social Quem é esse profissional? Crítico e com competências. Habilidade (articular, mediar, negociar, argumentar, resolver), flexibilidade e criatividade.

48 Cenário atual e questão social Ética e profissão A ética profissional guarda uma profunda relação com a ética social e, consequentemente, com os projetos sociais.

49 Cenário atual e questão social Ética e profissão O homem, no processo de produção de sua vida material e cultural, constrói valores que passam a nortear as relações consigo mesmo e com os outros homens, constituindo-se, assim, como sujeito ético no processo de sociabilidade.

50 Cenário atual e questão social Como o AS se expressa em suas ações? A ação profissional do assistente social pode e deve ser expressa por meio da consultoria e da assessoria em gestão pública e responsabilidade social.

51 Cenário atual e questão social Como se organizam as equipes profissionais? Multidisciplinar. Interdisciplinar. Transdisciplinar.

52 Cenário atual e questão social O espaço de trabalho de um profissional de serviço social Trilhado cotidianamente. Formulação das políticas públicas. Execução das atividades. Gestão dessas políticas.

53 Cenário atual e questão social Assistente social, reconheça e identifique: as possíveis mudanças (instituições e organizações); as possíveis necessidades de mediações; saiba fazer uma leitura e análise do contexto conjunto da realidade;

54 Cenário atual e questão social Assistente social, reconheça e identifique: demandas potencializadoras de novas e futuras conquistas e de direitos sociais; demandas para novos serviços e projetos.

55 Cenário atual e questão social Como o AS se expressa em suas ações? Fiscalização. Formulação. Gestão dos projetos e políticas sociais.

56 Cenário atual e questão social Trabalho e serviço social. Neoliberalismo. Questões sociais. Exigências do mercado de trabalho na atualidade. Competências e habilidades profissionais. Espaços organizacionais que empregam assistentes sociais.

57 Interatividade Qual é o atual perfil do profissional de serviço social? a) Conhecimento teórico-metodológico. b) Conhecimento histórico-político. c) Compromissado, ético e capacitado. d) Ações imediatistas por causa das inúmeras questões sociais. e) Capacitado em metodologias para possibilitar a expressão do protagonismo dos cidadãos.

58 ATÉ A PRÓXIMA!

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Serviço Social. Grau Conferido: Bacharel em Serviço Social. Modalidade: Presencial. Duração: 4 (quatro) anos ou 8 (oito) períodos. Área de Conhecimento: Ciências

Leia mais

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida O Serviço Social na cena contemporânea Profª. Jussara Almeida Texto Base IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais.

Leia mais

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV. ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV ANDREIA AGDA SILVA HONORATO Professora Seminário TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL:O REDIMENSIONAMENTO DA PROFISSÃO ANTE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS

Leia mais

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1

TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 TEXTO PRELIMINAR PARA O WORKSHOP SOBRE A DEFINIÇÃO MUNDIAL DE TRABALHO SOCIAL DA FITS 1 A atual definição de Trabalho Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais FITS foi aprovada na assembleia

Leia mais

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Serviço Social. Atuação profissional. Instrumentais. Defesa dos direitos.

PALAVRAS-CHAVE Serviço Social. Atuação profissional. Instrumentais. Defesa dos direitos. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Consultoria em Trabalho Social

Consultoria em Trabalho Social Consultoria em Trabalho Social Professora conteudista: Márcia Monteiro Revisora: Renata Christina Leandro Sumário Consultoria em Trabalho Social Unidade I 1 TRABALHO E SERVIÇO SOCIAL: A PROFISSÃO FRENTE

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira.

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO. Coordenadora de Graduação - Diurno. Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira. COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO Coordenadora de Graduação - Diurno Prof.ª Dr.ª Livia Barbosa Pereira e-mail: liviapereira@unb.br Tel: 61 31077501 Horário de atendimento: Terça-feira: 10h às 12h Coordenadora de

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho

SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Eixo temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA Autora: Karine Beletatti, ka_kuty@hotmail.com Karima Omar Hamdan (orientadora), karimamga@hotmail.com Unespar Campus

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

Atividade profissional do consultor

Atividade profissional do consultor Atividade profissional do consultor Introdução O dinamismo do mercado globalizado exige das organizações ações que elevem a sua competitividade, além de impor reflexões sobre o que querem e como querem

Leia mais

Trabalho Social em Habitação: para quê e para quem?

Trabalho Social em Habitação: para quê e para quem? SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO: DESAFIOS DO DIREITO A CIDADE Trabalho Social em Habitação: para quê e para quem? 15 de março de 2016. SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO:

Leia mais

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final Por Ordem de nos Eixos Temáticos Brasília (DF), 1 a 4/12/2015 Eixo 1 - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade Diretriz

Leia mais

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing

Curso do Superior de Tecnologia em Marketing Curso do Superior de Tecnologia em Objetivos do curso 1.5.1 Objetivo Geral O Curso Superior de Tecnologia em na modalidade EaD da universidade Unigranrio, tem por objetivos gerais capacitar o profissional

Leia mais

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO III EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA SUGESTÃO Desde os anos 1980, observam-se transformações significativas

Leia mais

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS Escolaridade de nível superior de acordo com a NOB/RH/2006

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E

3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 3 º. S I M P Ó S I O M I N E I R O D E ASSISTENTES SOCIAIS T Â N I A MARIA R A M O S D E G. D I N I Z J U N H O D E 2 0 1 3 PROPOSTA DA EXPOSIÇÃO Problematizar questão urbana e o direito à cidade Construir

Leia mais

27/08/2014. Direitos Humanos e Sociedade de Classes. Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias

27/08/2014. Direitos Humanos e Sociedade de Classes. Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias Direitos Humanos e Sociedade de Classes Parte 1 Prof. Me. Maurício Dias A Constituição Federal de 1988 trata da igualdade de todos perante a lei, da inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade,

Leia mais

Serviço Social e Saúde

Serviço Social e Saúde 2 Para a análise do na atualidade é necessário recuperar os avanços e lacunas ocorridos na profissão a partir dos anos de 1980. Essa década marca o início da maturidade da tendência hegemônica intenção

Leia mais

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Profa. Roseli Albuquerque Nesta aulas estudaremos grandes temas para a área do Serviço Social, são eles: - Questão Social; - Neoliberalismo; - Estrutura e Superestrutura.

Leia mais

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013

MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 MANIFESTO DA ABEPSS 15 DE MAIO DIA DA/O ASSISTENTE SOCIAL 2013 ABEPSS MANIFESTO MAY 15th SOCIAL WORKER S DAY 2013 O contexto mundial de reestruturação produtiva não é somente resultado da crise do capital

Leia mais

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia

Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia 3ª Jornada de Serviço Social do INCA Direitos Sociais e Integralidade em Saúde Interfaces da Questão Social, Gênero e Oncologia Letícia Batista Silva Assistente Social HCII/INCA Rio de Janeiro, 1 de julho

Leia mais

Conceito de Extensão

Conceito de Extensão Conceito de Extensão LEGISLAÇÃO Resolução nº 04/2009 CONSUN Março de 2009 Política Nacional de Extensão FORPROEX Maio de 2012 Política - FORPROEX A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ RJ EDITAL N 1/2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS Disciplina X Língua Portuguesa Literatura Brasileira Raciocínio Lógico Noções de Informática

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA SOCIO JURÍDICO: NOTAS SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA SOCIO JURÍDICO: NOTAS SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA SOCIO JURÍDICO: NOTAS SOBRE OS DESAFIOS IMPOSTOS AO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL Tainara Aparecida de Albuquerque do Nascimento, tainara_ap1@hotmail.com; Karima

Leia mais

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins MISSÃO da Defensoria Pública do Estado do Tocantins 2 Assegurar

Leia mais

GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS

GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS SEMINÁRIO ESTADUAL DE SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO GT EDUCAÇÃO - CRESS/MINAS GERAIS O SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PROFª DRª ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS COORDENADORA GEPESSE

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS 1 ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS Cristina Ionácy Rodrigues e Souza 1 INTRODUÇÃO Ao fomentar que a assistência social é uma política que junto com as políticas setoriais,

Leia mais

PROVA SERVIÇO SOCIAL

PROVA SERVIÇO SOCIAL Nome: Data: 12/07/2016 1. Nas décadas de 60/70 iniciaram-se a ampliação da rede de serviços sociais como também a demanda do trabalho do Assistente Social. Nesse contexto, a intervenção do Serviço Social

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 09/02/2009 07:57 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.825, DE 29 DE JUNHO DE 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento

Leia mais

Conselhos e Conferências Nacionais

Conselhos e Conferências Nacionais Conselhos e Conferências Nacionais Conferências Nacionais Caro prefeito e cara prefeita, As conferências constituem importantes instrumentos de participação popular na construção e acompanhamento de políticas

Leia mais

B. Listado de Competências Genéricas identificadas na América Latina

B. Listado de Competências Genéricas identificadas na América Latina B. Listado de Competências Genéricas identificadas na América Latina O objetivo do presente trabalho tem sido a elaboração de um listado de competências genéricas desde a perspectiva da América Latina.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico.

Introdução 12. II prestar o atendimento com o técnico especializado; III elaborar relatório técnico. 1. Introdução A presente dissertação visa realizar uma reflexão sobre a assessoria do Serviço Social nos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro e se origina a partir da minha experiência profissional

Leia mais

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Prof. Dr. Ricardo Lara Departamento de Serviço Social Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. CRISE DO CAPITAL Sistema sociometabólico do

Leia mais

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância.

Assessoria Técnica. Essa atividade se estruturou em dois níveis: presencial e a distância. Assessoria Técnica No conjunto das estratégias definidas por ocasião da implantação do PAIR a atividade da Assessoria Técnica é também destacada como uma das mais relevantes, considerando a necessidade

Leia mais

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano

Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano Teresina Participativa: Agora também é com você. Jhamille Almeida Secretária Executiva de Planejamento Urbano COMO elaborar um Plano Diretor? O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) define as

Leia mais

ADVERTÊNCIA. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Gabinete do Ministro

ADVERTÊNCIA. Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União. Ministério da Saúde Gabinete do Ministro ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.311, DE 23 DE OUTUBRO DE 2014 Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL CONTEÚDOS EXIN 2016.2 4MA E 4NA DISCIPLINA CONTEÚDO DISCIPLINAS CUMULATIVAS -Etapas do processo de trabalho: Elementos constitutivos. - O significado do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho;

Leia mais

INSTRUMENTOS TÉCNICO-OPERATIVOS UTILIZADOS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

INSTRUMENTOS TÉCNICO-OPERATIVOS UTILIZADOS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INSTRUMENTOS TÉCNICO-OPERATIVOS UTILIZADOS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Os Serviços da Proteção Social Básica, Média e Alta Complexidade exigem trabalho social interdisciplinar. Implica ainda, em

Leia mais

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS 14/5/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR LOCAL PARA ATUAÇÃO NO PROJETO QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO A PARTIR DAS PORTAS DE ENTRADA DO SUS - POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH) 1. TÍTULO DO PROJETO Qualificação

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL Disciplina: Trabalho, Sociedade e Desigualdades Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP/UFPel - 2013/2

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Profa. Adriana Ribeiro Unidade I SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Gerência científica e prestação de serviços A gerência científica. Mudanças nos processos de trabalho. A exploração dos serviços

Leia mais

Município dos Barreiros Gabinete do Prefeito

Município dos Barreiros Gabinete do Prefeito / PREFEITURA MUNICIPAL~ DOS BARREIROS CNPJ: 10.1 10.989/0001-40 ' Rua Ayres Belo, 136, Centro, Barreiros-PE Publicado no Quadro de Aviso da Prefeitura EmQJ_thtl ~ Lei Municipal n 980, de 1 de dezembro

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Iventys Consultoria em Educação Corporativa

Iventys Consultoria em Educação Corporativa Belém 2010 Apresentação A Iventys - Consultoria em Educação Corporativa é uma empresa especializada em realizar treinamentos e cursos voltados à qualificação e desempenho de profissionais e desenvolvimento

Leia mais

PORTARIA Nº 210 DE 22 DE JUNHO DE 2012

PORTARIA Nº 210 DE 22 DE JUNHO DE 2012 Página 1 de 5 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 210 DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao>

Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em <http://www.uepg.br/emancipacao> Referência Bibliográfica: SOUSA, Charles Toniolo de. Disponível em 1. À funcionalidade ao projeto reformista da burguesia; 2. À peculiaridade operatória (aspecto instrumental

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL na Educação. Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS

SERVIÇO SOCIAL na Educação. Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS SERVIÇO SOCIAL na Educação Profa. Dra. Silvia da Costa STOCKINGER UFPA/CRESS A ESCOLA Um cenário próprio: instituição que reflete as problemáticas vivenciadas pela sociedade; apresenta expressões da Questão

Leia mais

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR S DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR ANÁLISE DA SITUAÇÃO NACIONAL 1. Identificar causas/ fatores de vulnerabilidade e modalidades de violência sexual contra

Leia mais

Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS 26/3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA

Qualificação das práticas de cuidado a partir das portas de entrada do SUS 26/3/2018 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Processo seletivo simplificado de Consultores Locais para atuação no projeto Qualificação das práticas de cuidado a partir das 1. TÍTULO DO PROJETO: Qualificação das práticas de cuidado

Leia mais

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter Amanda Duarte Luana Freitas Raiane Moreira Victória Galter O TRABALHO ATÍPICO E A PRECARIEDADE COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DETERMINANTE DO CAPITAL NO PARADIGMA PÓS-FORDISTA Nesse último decênio, vem sendo

Leia mais

PROCESSO SOCIAL DA VULNERABILIZAÇÃO

PROCESSO SOCIAL DA VULNERABILIZAÇÃO PROCESSO SOCIAL DA VULNERABILIZAÇÃO ESGOTAMENTO DAS LUTAS POPULARES DECLÍNIO DOS ESTADOS DE BEM-ESTAR SOCIAL E SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA VULNERABILIDADE EM RELAÇÃO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas

Mapa Comparativo do Perfil Individual x Matriz de Competências Corporativas Mapa Comparativo do Perfil x de Competências Dados Principais de Competências E-mail joao_modelo@curriculum.com.br CPF 88995451467 O que é É o comparativo entre a pontuação obtida pelo indivíduo em cada

Leia mais

ANEXO I EDITAL GC

ANEXO I EDITAL GC ANEXO I EDITAL GC 001-2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE CONSULTORIA 1. TÍTULO APRIMORAMENTO DO PROJETO TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO PÚBLICA LOCAL

Leia mais

Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde

Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Turma Iniciada: 03/05/2013 Últimas vagas até o dia 05/07/2013. *Alunos matriculados após

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 35/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 35/2010 RESOLUÇÃO Nº 35/2010 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 17.618/2010 18 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CASSIANO

Leia mais

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI;

Diagnóstico e Gestão de TI; Modernização da Gestão de Pessoas; Desenvolvimento, Integração e Gerenciamento de Projetos de TI; Fundada em fevereiro de 2001, a ProBid é uma empresa formada por colaboradores com vasta experiência de mercado, especializada em Tecnologia da Informação, com foco estratégico no Setor Público e que utiliza

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares

Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas. Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Planejamento Estratégico em Arquivos Correntes: Desafios e Perspectivas Prof a Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Brasília, 30 de abril de 2014 SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Peter Drucker, 1993 As atividades

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

PLANO PLURIANUAL

PLANO PLURIANUAL AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE ESTABELECE O PLANO PLURIANUAL PARA O PERÍODO DE 2018 A 2021, CONFORME DISPOSTO NO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 48, DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Leia mais

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018 Congresso de Atuação Responsável 15/08/2018 Visão Empresas e comunidades evoluindo em sinergia. Missão Qualificar a atuação social das empresas, contribuindo para a competividade dos negócios e o desenvolvimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Assistente local

TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física. Assistente local Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA Para contratação de pessoa física Assistente local 1.Projeto: FORTALECIMENTO DO PAPEL DO SETOR CULTURAL

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3º 1. Ementa (sumário, resumo) Planejamento Participativo

Leia mais

NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS

NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS NOTA DE AULA COMPLEMENTAR NOB-RH-SUAS 1 O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo que tem por função a gestão do conteúdo específico de Assistência Social no campo da

Leia mais

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes.

* QUALIFICAÇÃO EXIGIDA: Graduação em. inscrição nos órgãos competentes. PSICÓLOGO - CLASSE C ESPECIALIDADE: Psicólogo Judicial PROVIMENTO: Concurso Público PROPOSTAS DESTACADAS EM VERMELHO SÃO DE AUTORIA DOS (AS) PSICOLOGOS (AS); PROPOSTAS EM AZUL ACATADAS PELOS (AS) PSICOLOGOS

Leia mais

Política Territorial da Pesca e Aquicultura

Política Territorial da Pesca e Aquicultura Política Territorial da Pesca e Aquicultura Esplanada dos Ministérios, bloco D, CEP 70.043-900 - Brasília/DF Telefone: (61) 3218-3865 Fax (61)3218-3827 www.mpa.gov.br comunicacao@mpa.gov.br APRESENTAÇÃO

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL

AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL AS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E O PLANO PLURIANUAL 2012-2015 Brasília DF Julho de 2011 1 A Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a SEPPIR Essa Política tem como objetivo principal

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL ISSN 2359-1277 O SERVIÇO SOCIAL E O CAMPO SÓCIO JURÍDICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO CENSE Camila Silvestre, email: camilamonteirosilva@hotmail.com.br Drielly Claro, email: driellyclaro@hotmail.com

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL. Eixo Temático I: Questão Social e Serviço Social.

SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL. Eixo Temático I: Questão Social e Serviço Social. SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL ISSN 2359-1277 Grazielle Maria de Arcanjo Almeida, graziellyalmeida@outlook.com; Profª Ms.Keila Pinna Valensuela (Orientadora), keilapinna@hotmail.com; Universidade Estadual

Leia mais

Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício e a formação profissionais em Serviço Social

Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício e a formação profissionais em Serviço Social UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E ESTÁGIO Curso de extensão Alterações no mundo do trabalho e impactos sobre o exercício

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR.

IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. IX JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS PALMEIRA¹ / PR. MARTINS, Mayara Lucia (Estágio I), e-mail: mayamartins1993@hotmail.com.

Leia mais

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. I, da DUDH) 1- Introdução: Por que a educação em matéria

Leia mais

ENGENHARIA MECÂNICA. Conheça mais sobre o curso

ENGENHARIA MECÂNICA. Conheça mais sobre o curso ENGENHARIA MECÂNICA Conheça mais sobre o curso MITOS VERDADES 1 Só precisa ser bom em matemática. 1 É uma área inter e multidisciplinar. 2 É uma profissão somente para homens. 2 É uma profissão tanto para

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Projeto: Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores do MS COLETIVO MS Ministério da Saúde Secretaria Executiva

Projeto: Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores do MS COLETIVO MS Ministério da Saúde Secretaria Executiva Valorização do Trabalho e dos Trabalhadores do MS 2011 2014 Ministério da Saúde Secretaria Executiva O Coletivo MS é um grupo de trabalhadores do Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria Executiva,

Leia mais

A Gestão do Cuidado e dos Serviços de Saúde

A Gestão do Cuidado e dos Serviços de Saúde A Gestão do Cuidado e dos Serviços de Saúde O processo de descentralização dos serviços de saúde, como princípio organizativo do SUS, não se limita à transferência de responsabilidades e recursos ao gestor

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL

IV JORNADA DE ESTUDOS EM SERVIÇO SOCIAL ISSN 2359-1277 AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM NOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DO ESCRITÓRIO REGIONAL DE PARANAVAÍ - SECRETARIA DA FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DO

Leia mais