UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS NÚCLEO DE NUTRIÇÃO NUNUT.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS NÚCLEO DE NUTRIÇÃO NUNUT."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CCBS NÚCLEO DE NUTRIÇÃO NUNUT Dietas Especiais As dietas especiais são divididas de acordo com a consistência ou alterações de ou exclusão de nutrientes específicos dependendo da enfermidade ou dificuldade apresentada pelo paciente. I. Classificação: Modificações da consistência dos alimentos: Geral (livre ou normal), Branda, Pastosa, Semilíquida e Líquida. Alterações quantitativas de determinado nutriente: Hiper ou hipocalórica, Hiper ou hipoprotéica, Hipolipídica, hipossódica, Rica ou pobre em fibras, etc. Exclusão de nutrientes específicos: Isenta de glúten, lactose, etc. A dietoterapia usa a dieta como recurso terapêutico, possuindo a dieta normal como padrão. O tratamento dietoterápico tem como finalidade básica ofertar, ao organismo debilitado, nutrientes adequados ao tipo de enfermidade, condições físicas, nutricionais e psicológicas do paciente mantendo e/ou recuperando o seu estado nutricional. Além do mais atende as recomendações nutricionais individuais por meio da prescrição de dietas especiais.

2 II. Planejamento e elaboração de dietas especiais: Os cardápios ou dietas hospitalares seguem as mesmas regras estabelecidas para o planejamento de um cardápio institucional. harmonia. Estas regras incluem: variação de cores, textura, sabor, adequação de nutrientes, Vale salientar que diferentemente de um cardápio institucional (que visa, em princípio, o bem comum da coletividade) as dietas especiais são direcionadas a cada indivíduo e/ou paciente. Em relação aos aspectos de ordem administrativa, deve-se verificar da mesma forma que o cardápio institucional: Mercado fornecedor Instalações Disponibilidade financeira Equipamentos e utensílios Mão-de-obra qualificada No. de pessoas, etc. Além desses cuidados, os fundamentos da nutrição e da técnica dietética devem ser indispensáveis a elaboração destas dietas, assim como o emprego das Leis da Nutrição. III. Dietas modificadas: A dieta modificada compreende ao ajuste de qualquer uma de suas características físico-químicas a uma alteração do processo digestivo ou funcionamento geral do organismo. Tem como objetivo principal adaptar integralmente a dieta a cada indivíduo. Assim sendo, que importância teria as modificações das dietas? Como? a) Adequando a prescrição: Possibilitar a recuperação do paciente no menor tempo possível; Evitar a desnutrição durante a internação; Manter as reservas de nutrientes no organismo; Adequar a ingestão de energia, macro e micronutrientes - Condições físicas e emocionais do paciente; às necessidades nutricionais.

3 - Necessidades nutricionais segundo: idade, sexo, doença, estado nutricional, hábitos, preferências alimentares, apetite, dentição, via de administração da alimentação. b) Trabalhando a integração da equipe multidisciplinar, demonstrando total conhecimento dos processos patológicos e sua relação com a alimentação para o reestabelecimento ou manutenção da saúde do paciente. IV. Prescrição dietética Para prescrever ou elaborar uma dieta deve-se criteriosamente ter conhecimento do valor nutritivo dos alimentos, composição química, transformações culinárias e, em particular, as ações sobre organismo, além da condição sócio-econômica e preferências alimentares. Alguns princípios básicos para a prescrição dietética devem ser considerados, tais como: Estado do paciente: observar e avaliar a evolução do perfil clínico e nutricional; Hábitos de alimentares: devem ser respeitados preferências alimentares, tabus, critérios religiosos, etc.; História clínica: estado nutricional anterior do paciente; Enfermidade: se a doença se relaciona diretamente com a nutrição; Aparelho digestório: observar desde a mastigação (se o paciente apresenta dificuldades de deglutição, próteses ou ausência de dentição) até o estado de saúde para digestão e absorção de nutrientes; Presença de sintomas associados à enfermidade depleção do estado do paciente; Nutrientes essenciais. A prescrição dietética poderá variar de paciente para paciente, além da consistência a partir da dieta normal (considerada padrão).

4 V. Fracionamento de refeições na dieta hospitalar: VI. Modificações da dieta normal : As alterações versam sobre a(s): Consistência dos alimentos; Alterações quantitativas de determinado nutriente; Exclusão de nutrientes. As dietas são modificadas a partir da dieta normal de maneira quantitativa e qualitativamente própria ao paciente, devendo se respeitar os seguintes critérios: Sabor: Gosto doce, salgado ou misto; sabor suave ou moderado; sabor intenso e excitante; Evitar: maior concentração de açúcar, sal ou ácidos; Evitar condimentos: ervas, especiarias de aromas e sabores acentuados. Além disso, critérios devem ser contemplados como: temperatura, volume, distensão gástrica (fracionamento de refeições), volume, conteúdo de resíduos. Para o conteúdo de resíduos as dietas são classificadas de acordo com: Quantidade e qualidade de celulose presente; Rigidez de tecido conectivo, colágeno, etc.; Isenta de resíduos para o melhor repouso gastrointestinal; Poucos resíduos (Ex.: purê de frutas ou hortaliças); Resíduos brandos (cereais triturados, hortaliças tenras cozidas, frutas cozidas, em compotas ou sem cascas;

5 Rica em resíduos (vegetais folhosos, frutas cruas e com cascas, etc.) facilita o estímulo do trânsito gastrointestinal; Consistência: ordem progressiva de mais completa a menos consistente e mais restrita. VII. Modificações quanto à consistência: As dietas são modificadas a partir da dieta normal (quantitativa e qualitativamente adequada ao indivíduo) de acordo com critérios químicos, físicos e sensoriais: Normal; Branda; Pastosa; Semilíquida; Líquida; Zero ou jejum. VIII. Dietas progressivas hospitalares: Refere-se à forma de administração da dieta adequada ao paciente. O nome deriva da própria evolução da dieta, ou seja, partindo de uma dieta zero até evoluir para dieta normal. I. Dieta normal: O nome diferencia de acordo com o estabelecido no hospital, pode além de ser denominada normal, também livre ou geral. Estas dietas não necessitam de modificações em nutrientes e na consistência, contudo, devem ser respeitadas as adequações nutricionais. Características: Sem restrições alimentares; Princípios nutritivos necessários à manutenção do estado nutricional satisfatório; Todos os tipos de textura; Presença de resíduos; Volume normal sem restrições à temperatura; Fracionamento normal.

6 II. Dieta branda: Evolução para uma consistência próxima ao normal. Neste caso a digestão é facilitada pelo abrandamento dos tecidos conjuntivo e celulósico. A dieta branda se refere à transição entre dietas pastosa e livre. Diferenciando-se pela consistência, menor conteúdo de resíduo (contudo, a mais do que a pastosa), o VET e quantidade de nutrientes não diferenciam da dieta livre e no geral, os alimentos são modificados pela cocção, com exceção de frutas com menor teor de celulose, suco de frutas e hortaliças. Forma de pré-preparo e preparo: Ação: cocção ou mecânica; Seleção qualitativa dos alimentos; Exclusão de alimentos muito fibrosos e consistentes; Preparação de alimentos bem cozidos nunca al dente. A finalidade da cocção no preparo dos alimentos é para facilitar a ação mecânica do trato gastrointestinal, ou seja, a digestão dar-se-á em tempo reduzido. Alimentos excluídos: Especiarias e condimentos fortes; Frituras; Bebidas gaseificadas e alimentos flatulentos (ricos em aminossulfurados, organossulfurados, etc.); Hortaliças e frutas cruas (exceto mamão, banana madura); Grãos de leguminosas (exceto liquidificado); Embutidos e conservas e A quantidade dependerá do tipo de necessidade clínica do paciente. Preparações indicadas: Salada cozida; Carnes cozidas, assadas ou grelhadas; Hortaliças cozidas no forno, calor úmido, vapor e refogados; Ovo cozido, pochê ou quente; Frutas (sucos, vitaminas, coquetéis, compotas, assadas ou bem maduras, s/casca); Uso de espessantes (farináceos) aproximadamente 20%;

7 Leite: puro ou sob forma de mingaus, creme de leite, iogurte, coalhada; Queijos: frescal, requeijão, cremosos; Café, chás e refrescos; Arroz em forma de papa; Massas finas e bem cozidas; Doces: gelatinas, cremes, flans, pudins e suspiro; Torradas, biscoitos, pães enriquecidos (não integrais); Pastelaria de forno, bolo simples, sorvete simples; Sopas; Óleos vegetais, margarinas sem aquecer, evitar frituras. O objetivo da dieta é poupar o indivíduo que apresente problemas no trato digestório. Qual a importância de se evitar frituras? Explique sob o ponto de vista físicoquímico culinário da fritura, não se detenha apenas no metabólico. III. Dieta pastosa: Dieta de transição de consistência semilíquida para a dieta branda. De maior consistência e fácil digestão. Forma de pré-preparo e preparo: Preparações indicadas: Ação cocção ou mecânica (moer, triturar e amassar); Consistência menos sólida que a branda; Exclusão de alimentos muito fibrosos e consistentes; Preparação de alimentos bem mais cozidos; Volume diminuído e concentrado; Farináceos e açúcar 5 e 10%; Alimentos na forma de purês ou cremes, mingaus; Carnes batidas ou desfiadas; Excluir alimentos doces açúcar e mel; Mastigação lenta de forma exaustiva. Leite e derivados (queijos cremosos, naturais, coalhadas, iogurte);

8 Carne bovina magra, ave, peixe moídas, desfiadas ou suflês; Sopas (massas, legumes liquidificados e canja); Arroz papa; Pão de leite de forma e similares (torradas sem cascas, biscoitos, bolachas); Óleos vegetais, margarinas, creme de leite; Ovo (quente, pochê, cozido); Frutas (cremes, purês, sucos); Sobremesas: sorvetes simples, geléia, doce em pasta, pudins, flans, cremes, arroz-doce, fruta cozida, bolo simples; IV. Dieta semilíquida: Estágio intermediário entre pastosa e líquida, de consistência sem fluida e composta de caldos espessos. Outra designação é dieta leve, pois alimentos sólidos não são bem tolerados. Este tipo de dieta é constituído de alimentos líquidos e semi-sólidos, partículas em emulsão ou suspensão. Um dos objetivos é de excluir a mastigação e minimizar o trabalho digestivo devido ao pouco resíduo. Características: Ideal: preparações com pouca viscosidade; Alimentos de fácil digestão; Alimentos sólidos adicionados às bases líquidas torna-se importante espessar, pois é mais rico nutricionalmente; Incorporados: mono e dissacarídeos 20% e dextrinas 10%; Farinhas 15% e pectina, fécula de amido e de batata 5%; Preparações indicadas: Clara e gema de ovos e hidrolisados protéicos; Características semelhantes à pastosa; Teor calórico diminuído; Maior limitação em relação aos alimentos permitidos. Água e infusos; s (frutas e hortaliças coados); Vegetais purês;

9 Caldos de carnes e vegetais (desengordurados); Sopas espessadas, liquidificadas e sopas cremes; Leite ou coalhada, creme, queijos cremosos e margarinas; Frutas em papa ou liquidificadas; Sobremesas: sorvetes, gelatinas, pudins, cremes e farinhas. V. Dieta líquida: Preparações líquidas na temperatura corporal. O objetivo principal da prescrição de dieta líquida é repouso gástrico e hidratação. Para isto a dieta deve ser adaptada a pequenos volumes a fim de evitar estímulos por meio de alimentação. Os alimentos deverão ser preparados em consistência líquida ou que dissolvam na boca, à temperatura ambiente. Normalmente, é o tipo de dieta que pode apresentar baixo valor nutricional, assim a evolução para dieta semilíquida deverá ser o mais breve possível. Em caso de dieta prolongada deve-se prescrever para o paciente suplementação vitamínica e/ou mineral ou protéico-calórica. Por apresentar pouca saciedade, a administração da dieta líquida deverá ser de 2 em 2h. Todavia, para evitar distensão abdominal, o volume deverá ser controlado, a uma quantidade máxima de 200 ml por vez. Características: Podem ser usados produtos industrializados (Sustagem, Sustain, etc.); Creme de leite, açúcar, etc.; A Quantidade de açúcar (cristal, refinado, etc.) deverá ser mínima ou se possível sem para evitar fermentação e flatulência; Pobre em resíduos; À base de leite e derivados; Maior valor nutricional quando comparada à líquida restrita. Preparações indicadas: Leite desnatado e derivados; Bebidas: chás, café, chocolate, bebidas não gaseificadas, água de côco, bebida isotônica;

10 Caldos de legumes liquidificados e coados, preparados com carne de boi magra, frango ou peixe; Vegetais peneirados; Sopas: de vegetais peneiradas, cremosas coadas, caldo de galinha; Ovo quente; Gorduras: óleos vegetais, margarinas, creme de leite; Sorvetes, suspiros, gelatinas; Mingaus e cremes ralos espessamento 3%; Alimentos espessantes: farinha pré-cozida de arroz, trigo, milho, isolados protéicos, clara de ovo, etc. VI. Dieta líquida restrita: É uma dieta muito restrita a qual possui o mínimo possível de resíduos. Este tipo de dieta é geralmente empregado no pós-operatório. Apresenta consistência muito diluída e não fornece os princípios nutritivos e calorias adequadas. Assim sendo, a evolução para líquida completa deve ser realizada o quanto antes. Em alguns casos, a evolução da dieta pode ser diretamente para a semi-líquida. Características: Constitui-se de água, líquidos límpidos e carboidratos; Não contém leite e outras preparações; O valor calórico usual atinge 500 kcal; Deve ser realizado monitoramento do volume para evitar distensão abdominal; Intervalos curtos de tempo. Preparações indicadas: Água sem gás, água de coco, bebidas isotônicas, chás claros (camomila, erva-doce, etc.) de frutas (não ácidas) coados; Caldo de carne e de vegetais coado sem temperos; Sobremesas: geléia de mocotó, sorvetes ou picolés à base de suco de frutas coado, sem leite.

11 VII. Características gerais de dietas hospitalares: VIII. DIETAS INDICAÇÕES CARACTERÍSTICAS Geral IX. ou Pacientes cuja condição clínica não exige Sem nenhuma restrição, deve preencher normal modificação em nutrientes e consistência da todos os requisitos de uma dieta equilibrada. dieta. Branda Pastosa Leve Líquida Pacientes com problemas mecânicos de ingestão e digestão que impeçam a utilização da dieta geral. É usada como transição para a dieta geral. Pacientes com dificuldade de mastigação e deglutição, em alguns pós-operatórios, casos neurológicos, insuficiência respiratória, diarréias. Pacientes com dificuldade de mastigação e deglutição, em casos de afecções do trato digestório, em determinados preparos de exames, em pré e pós-operatórios. Pacientes com dificuldade de mastigação e deglutição, em casos de afecções do trato digestório, em determinados preparos de exames, em pré e pós-operatórios. É restrita em frituras e alimentos crus, exceto os de textura macia. O tecido conectivo e a celulose estão abrandados por cocção ou ação mecânica, facilitando a mastigação e a digestão. Os alimentos devem estar em forma de purê, mingau, batidos ou triturados, exigindo pouca mastigação e facilitando a deglutição. Utiliza preparações líquidas e pastosas associadas, de fácil digestão, mastigação e deglutição. Utiliza alimentos de consistência líquida na temperatura ambiente, que produzem poucos resíduos e são de fácil digestão.

12 DIETA GERAL VCT: Kcal DESJEJUM Café com leite Pão com margarina Laranja ALMOÇO Arroz Feijão Bife Cenoura refogada Salada de alface Banana LANCHE Café com leite Pão com margarina JANTAR Arroz Feijão Frango assado Couve refogada Salada de beterraba Abacaxi CEIA Chá Bolacha DIETA BRANDA VCT: Kcal DESJEJUM Café com leite Pão com margarina Mamão ALMOÇO Arroz Caldo de feijão Carne cozida Cenoura refogada Banana LANCHE Café com leite Pão com margarina JANTAR Arroz Caldo de feijão Frango cozido Chuchu refogada Salada de beterraba Pudim CEIA Chá Bolacha DIETA PASTOSA VCT: Kcal DESJEJUM Café com leite Mingau Mamão ALMOÇO Arroz pastoso Caldo de feijão Carne moída Purê de cenoura Doce de banana LANCHE Mingau JANTAR Arroz pastoso Caldo feijão Frango desfiado Purê de abóbora Pudim CEIA Chá Bolacha DIETA LEVE VCT: Kcal DESJEJUM Café com leite Biscoito tipo Maizena Mamão COLAÇÃO de frutas ALMOÇO Sopa de cereais e hortaliças com carne Doce de banana LANCHE Mingau JANTAR Canja Pudim CEIA Chá Bolacha DIETA LÍQUIDA VCT: Kcal DESJEJUM Café com leite Mingau COLAÇÃO de frutas ALMOÇO Sopa liquidificada Gelatina LANCHE Vitamina de frutas JANTAR Sopa liquidificada Gelatina batida com creme de leite CEIA Mingau IX. Dietas especiais ou terapêuticas modificadas por alterações ou exclusão de nutrientes específicos: São dietas que apresentam modificações químicas, qualitativas e/ou quantitativas para atender as necessidades de portadores de doenças, as quais ocorrem distúrbios de nutrientes ou restrição de um constituinte específico da dieta. A. Dietas com modificações de nutrientes: Hipocalórica/ Hipercalórica; Hipoprotéica/ Hiperprotéica; Hipolipídica; Hipocolesterolêmica; Rica/ Pobre em fibras; Hiper/ Hipocalêmica; Hipossódica; Dieta laxativa e dieta obstipante.

13 B. Dietas com exclusão de alimentos e/ou substâncias: Hipoalergênica; Isenta de glúten; Isenta de lactose; Pobre em purina. Características: DIETAS INDICAÇÕES EXEMPLOS Hiper Calórica Hiper Glicidica Hiper Proteica Hiper Férrica Hipossódica Pacientes cuja condição clínica exige um aumento no aporte calórico total. Pacientes cuja condição clínica exige um aumento na oferta de carboidratos ou glicídios. Pacientes cuja condição clínica exige um aumento na oferta de proteínas. Pacientes cuja condição clínica exige um aumento na oferta de ferro. Pacientes cuja condição clínica exige uma restrição na oferta de sódio. Hipercalêmica Pacientes cuja condição clínica exige um aumento na oferta de potássio. DESNUTRIÇÃO, AUMENTO DAS NECESSIDADES ENERGÉTICAS POR INJÚRIA. MAGREZA, TREINAMENTO INTENSO. QUEIMADOS, DESNUTRIÇÃO, RECUPERAÇÃO TECIDUAL, ETC... ANEMIA FERROPRIVA HAS, DCV, IRC, HEPATOPATIAS HEMORRAGIAS X. Diet e light Todo produto alimentício com a alegação diet e light são classificados como alimentos para fins especiais. Os alimentos para fins especiais são os alimentos nos quais são modificados alguns nutrientes no momento em que são formulados ou processados, sendo indicados em dietas diferenciadas atendendo as necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas. Esses alimentos são classificados em: alimentos para dietas com restrição de carboidratos, gorduras, proteínas, sódio, para controle de peso, atividade física, nutrição enteral e ingestão controlada de açúcares (PORTARIA 29/98 Secretaria de Vigilância

14 Sanitária/Ministério da Saúde DOU Aprova o regulamento técnico referente a alimentos para fins especiais). Os alimentos com alegação diet devem ter a retirada de um nutriente específico. Vale salientar que esse composto não precisa ser necessariamente o açúcar e/ou o lipídio. Portanto, um alimento reduzido em sódio pode apresentar a alegação diet, isso também pode ocorrer outros nutrientes, etc. Por exemplo, um alimento pode ser chamado diet para açúcares se for isento ou conter no máximo 0,5% de açúcares em sua composição (PORTARIA 29/98). Vale salientar que os alimentos com alegação diet para açúcares poderão ter elevado alto teor de gorduras e calorias, como os chocolates sem adição de açúcares que geralmente são ricos em lipídios contendo muito mais calorias do que os tradicionais. Alimentos com alegação light devem ter a redução de um determinado nutriente. Tal redução precisa ser de no mínimo 25% em relação ao convencional para que o produto possa ser considerado light. Geralmente são reduzidos no teor de açúcar ou no teor de gorduras ou até mesmo dos dois, sendo útil para dietas de emagrecimento ou controle do peso (PORTARIA 27/98). É importante ressaltar que alimentos light são apenas reduzidos em um ou mais nutrientes e não isento e muito menos que não contribua para o ganho de peso. Por isso, esse produto só será efetivo caso substitua a mesma quantidade do alimento tradicional que seria consumido. XI. Informações práticas sobre dietas normais modificadas: Horário das refeições; Porção dos alimentos; Padronização da nomenclatura da dieta; Fluxo de coleta da prescrição dietética; Suplementação alimentar disponível; Via de administração dos alimentos; Composição básica dos alimentos.

Tipos de dietas hospitalares

Tipos de dietas hospitalares Tipos de dietas hospitalares Dieta livre ou geral Manter o estado nutricional de pacientes com ausência de alterações metabólicas significativas ao risco nutricional. Para pacientes que não necessitam

Leia mais

Manual para prescrição de dietas

Manual para prescrição de dietas Manual para prescrição de dietas Índice 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Introdução Dieta Geral Dieta Branda Dieta Pastosa Dieta Leve Dieta Cremosa Dieta Líquida Dieta Líquida sem Resíduos Dieta Líquida de Prova

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos Tipos de Dieta DIETA GERAL: Sem alteração de consistência e nutrientes; Valor energético total

Leia mais

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3

21/11/2013 MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO NUTRIÇÃO NO CÂNCER ANOREXIA ANOREXIA ANOREXIA. Ômega-3 Pós-graduação em Nutrição Clínica e Gastronomia Funcional do NECPAR MANEJO NUTRICIONAL DURANTE O TRATAMENTO NEOPLÁSICO Ômega-3 Aumentar aporte calórico e protéico NUTRIÇÃO NO CÂNCER N U T. A R I A N A

Leia mais

DIETOTERAPIA I MODIFICAÇÕES DA DIETA NORMAL

DIETOTERAPIA I MODIFICAÇÕES DA DIETA NORMAL DIETOTERAPIA I MODIFICAÇÕES DA DIETA NORMAL Prof. Karina d Almeida Dietoterapia Ciência que estuda e aplica a dieta com princípio terapêutico, tendo a dieta normal como padrão. Finalidade básica ofertar

Leia mais

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino

Características Nutricionais das Dietas Hospitalares. Juliana Aquino Características Nutricionais das Dietas Hospitalares Juliana Aquino Sendo a Dieta o primeiro item da Prescrição Médica, é parte integrante do Tratamento Clínico. DIETA Consiste no uso dos alimentos como

Leia mais

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica

Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Dieta Hipercalórica e Hiperproteica Orientações nutricionais Serviço de Nutrição e Dietética Este manual contou com a colaboração das nutricionistas: Tatiana Maraschin, Claudine Lacerda de Oliveira, Cristina

Leia mais

Dietas Hospitalares. Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira. Nutrição p/ Enfermagem 4º Semestre

Dietas Hospitalares. Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira. Nutrição p/ Enfermagem 4º Semestre Dietas Hospitalares Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira Nutrição p/ Enfermagem 4º Semestre 1 Dieta Geral ou Normal Adaptação ao paciente (Necessidades Modificadas); Diretrizes Dietéticas; Guias Alimentares

Leia mais

DIETAS HOSPITALARES. Prof. Ana Laura Dias

DIETAS HOSPITALARES. Prof. Ana Laura Dias DIETAS HOSPITALARES Prof. Ana Laura Dias introdução Todos os hospitais possuem dietas básicas de rotina, elaboradas de acordo com o padrão básico específico, como forma de facilitar o serviço das unidades

Leia mais

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA GUIA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL Alimentos e Saúde A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de ALIMENTOS que forneçam quantidade suficiente de NUTRIENTES que o organismo

Leia mais

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Profa Dra Milena Baptista Bueno Dietoterapia Dietoterapia: tratamento de indivíduos portadores

Leia mais

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino

Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino Alimentar-se bem, para um envelhecer mais saudável. Juliana Aquino A dieta para idosos deve ser variada e equilibrada, de forma a proporcionar o bom estado nutricional e contribuir para a prevenção de

Leia mais

Elaboração de Cardápio

Elaboração de Cardápio FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU UNIDADE ALIANÇA DISCIPLINA: TÉCNICA E DIETÉTICA II PROFESSORA MSC: CARLA CRISTINA CARVALHO FONSECA Elaboração de Cardápio Cardápio é definido como lista de preparação culinária

Leia mais

A introdução da alimentação infantil

A introdução da alimentação infantil A introdução da alimentação infantil Turma do Giz de Cera O leite materno deve alimentar exclusivamente a criança até o 6 mês de vida, depois disso as necessidades nutricionais são outras e devemos introduzir

Leia mais

DO BABYSPACE KIDS (OUTUBRO/2017) 1ª Semana e 3ª Semana

DO BABYSPACE KIDS (OUTUBRO/2017) 1ª Semana e 3ª Semana Colação Idade 4 a 6 1 4 a 6 1 Jantar 4 a 6 1. CARDÁPIO ou Legumes (cenoura, beterraba e couve folha) Caldinho/Feijão carioca, Arroz com cebolinha, Macarrão de sêmola, Guisadinho de carne desfiada, Legumes

Leia mais

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança Recomendações para a prática dietética do pré-escolar: Intervalo

Leia mais

ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS

ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS ANEXO II PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS ITEM ESPECIFICAÇÃO PREÇO (R$) BEBIDAS 1 Água mineral sem gás garrafa com 500ml R$ 2,33 3 Água de coco Copo com 300ml R$ 2,50 4 Bebida láctea a base de chocolate

Leia mais

PLANO ALIMENTAR. Paciente: Jéssica de Souza

PLANO ALIMENTAR. Paciente: Jéssica de Souza PLANO ALIMENTAR Paciente: Jéssica de Souza Idade: 29 anos Peso atual: 69,2 kg Altura: 1,61m IMC: 26,7 Percentual de Gordura: 41,6% Percentual de Músculo: 24,7% Percentual de gordura Visceral: 6% Idade:

Leia mais

CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A

CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A CARDÁPIOS PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014. (24/03 A 28/03) SEGUNDA 24/03 TERÇA 25/03 QUARTA 26/03 QUINTA 27/03 SEXTA 28/03 c/ geleia, Torrada com margarina, com

Leia mais

Cardápio abril/ Berçário Mon Petit -Menores de 24 meses

Cardápio abril/ Berçário Mon Petit -Menores de 24 meses Cardápio abril/2018 - Berçário Mon Petit -Menores de 24 meses Segunda-feira (02.04) Terça-feira (03.04) Quarta-feira (04.04) Quinta-feira (05.04) Sexta-feira (06.04) < 24 meses Abacate amassado Purê de

Leia mais

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição

CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO VOLANI) PERÍODO PARCIAL 4 à 5 anos - 20 % das necessidades nutricionais diárias - uma refeição Vit. Vit. *Este cardápio poderá sofrer alterações devido a eventos pré-agendados; sazonalidade de hortifrutis e/ou atrasos nas entregas pelos fornecedores. CEI ISABEL LONGO - EXTENSÃO (ANTIGA EM ALBERTO

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 2 Alegações Nutricionais e de Saúde 1 Para ajudar e facilitar as escolhas alimentares o mercado alimentar fornece informações adicionais que simplificam a seleção dos alimentos em função

Leia mais

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 06 MESES Os alimentos devem ser cozidos em pouca água e amassados com o garfo, nunca liquidificados ou peneirados; Peixes e ovos (que devem ser muito

Leia mais

RECANTO INFANTIL PEDRITA CARDÁPIO 1

RECANTO INFANTIL PEDRITA CARDÁPIO 1 CARDÁPIO 1 Bolacha salgada e Pão de Forma com Torrada com Pão sovado com Bolo Simples doce Frios Chá de Erva Cidreira e Leite Batido com Leite com chocolate Suco de fruta Suco de fruta Camomila e Suco

Leia mais

Espaguete ao molho de tomate e. Sobrem.: gelatina de limão. Arroz branco / Feijão preto com. Suco: goiaba. Carne assada. Suco: caju.

Espaguete ao molho de tomate e. Sobrem.: gelatina de limão. Arroz branco / Feijão preto com. Suco: goiaba. Carne assada. Suco: caju. CARDÁPIO TURMA INTEGRAL I (Crianças de 1 ano e 4 meses até 3 anos) Leite com nesquick Cream cracker com margarina Suco de laranja com mamão Biscoito wafer Biscoito maisena Iogurte Biscoito rosquinha de

Leia mais

DIETAS HOSPITALARES PADRÃO. Descrever metodologia para padronizar e identificar as dietas especiais, conforme enfermidade dos pacientes.

DIETAS HOSPITALARES PADRÃO. Descrever metodologia para padronizar e identificar as dietas especiais, conforme enfermidade dos pacientes. 14/09/20 1 de 15 Elaboração Aprovação Nome Assinatura Nome Assinatura Nutricionista Edison Gabriel da Silva Diretor Administrativo 1. OBJETIVO Descrever metodologia para padronizar e identificar as dietas

Leia mais

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar Reeducação Alimentar Cardápio Diário! Ingredientes Para Montar Seu Cardápio. Montar Cardápio Diário 1 - Beber 2 litros de água pordia A hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias

Leia mais

Cardápio (30/06 ATE 04/07)

Cardápio (30/06 ATE 04/07) CARDÁPIOS PARA O BERÇÁRIO E PARA CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 30/06/2014 A 01/08/2014. (30/06 ATE 04/07) SEGUNDA 30/06 TERÇA 01/07 QUARTA 02/07 QUINTA 03/07 SEXTA 04/07

Leia mais

Sucos naturais e sobremesas são servidos diariamente, durante o almoço.

Sucos naturais e sobremesas são servidos diariamente, durante o almoço. 1ª Semana Café da Manhã Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Bisnaguinha Bolo de Cenoura, Pão de Queijo, Pão de Milho, Pão de forma Requeijão, Leite Suco Natural de Margarina,

Leia mais

CARDÁPIOS DEZEMBRO NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS LOTES: 1,3 e 5

CARDÁPIOS DEZEMBRO NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS LOTES: 1,3 e 5 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIAE- DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GEALI GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Rua Antonio Luz, 111, Centro, Fpolis/SC, 88.010-410 CARDÁPIOS DEZEMBRO

Leia mais

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem.

NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE. Como ter uma vida mais saudável comendo bem. NUTRIÇÃO NA TERCEIRA IDADE Como ter uma vida mais saudável comendo bem. IDADE X NUTRIÇÃO Depois dos 65 anos, o processo de envelhecimento naturalmente acelera e afeta a saúde. Com isso, um dos cuidados

Leia mais

Cardápio janeiro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quinta-feira (04.01) Sexta-feira (05.01)

Cardápio janeiro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quinta-feira (04.01) Sexta-feira (05.01) Cardápio janeiro/2018 - Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quinta-feira (04.01) Sexta-feira (05.01) < 18 meses Banana amassada Mamão com aveia Cereal/tubérculo Arroz branco com cenoura Arroz branco

Leia mais

Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04

Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04 Cardápio da SEMANA 01/04 a 05/04/19 DATA SEGUNDA 01/04 TERÇA 02/04 QUARTA 03/04 QUINTA 04/04 SEXTA 05/04 MANHÃ CUSCUZ com Becel Leite com chocolate Alérgicos: Bolo mesclado uva Alérgicos: sem lactose Misto

Leia mais

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança

A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança A formação de bons hábitos alimentares na infância devem convergir para um único fim: o bem-estar emocional, social e físico da criança Recomendações para a prática dietética do pré-escolar: Intervalo

Leia mais

CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL Período Integral INTOLERANTES A LACTOSE

CARDÁPIO ENSINO FUNDAMENTAL Período Integral INTOLERANTES A LACTOSE DATA 05/set 06/set 07/set 08/set 09/set SEMANA 01 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Leite Suco de frutas Suco de frutas Achocolatado CAFÉ DA MANHÃ Misto quente Pão com mortadela de frango Bolacha Salgada

Leia mais

Cardápio da SEMANA 03/06 a 07/06/19 DATA SEGUNDA 03/06 TERÇA 04/06 QUARTA 05/06 QUINTA 06/06 SEXTA 07/06

Cardápio da SEMANA 03/06 a 07/06/19 DATA SEGUNDA 03/06 TERÇA 04/06 QUARTA 05/06 QUINTA 06/06 SEXTA 07/06 Cardápio da SEMANA 03/06 a 07/06/19 DATA SEGUNDA 03/06 TERÇA 04/06 QUARTA 05/06 QUINTA 06/06 SEXTA 07/06 MANHÃ Tapioca com Becel Leite de caju Bolo festa de acerola Cuscuz Peta de polvilho (sucrilhos)

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 MANHÃ RECESSO FERIADO FERIADO CUSCUZ com Becel Leite com chocolate Alérgicos: Bolo mesclado TARDE RECESSO

Leia mais

< 24 meses Banana com aveia Purê de goiaba Mamão Pêra

< 24 meses Banana com aveia Purê de goiaba Mamão Pêra Cardápio maio/2018 - Berçário Mon Petit -Menores de 24 meses Segunda-feira (30.04) Terça-feira (01-05) Quarta-feira ( 02-05) Quinta-feira(03-05) Sexta-feira ( 04-05) < 24 meses Banana com aveia Purê de

Leia mais

Todas as refeições oferecidas na escola são cuidadosamente elaboradas pela nossa nutricionista e preparadas pelas nossas cozinheiras.

Todas as refeições oferecidas na escola são cuidadosamente elaboradas pela nossa nutricionista e preparadas pelas nossas cozinheiras. Cardápio Todas as refeições oferecidas na escola são cuidadosamente elaboradas pela nossa nutricionista e preparadas pelas nossas cozinheiras. O cardápio dos alunos do Berçário é elaborado de acordo com

Leia mais

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio da SEMANA 07/03 e 08/03 DATA SEGUNDA 04/03 TERÇA 05/03 QUARTA 06/03 QUINTA 07/03 SEXTA 08/03 MANHÃ RECESSO FERIADO FERIADO CUSCUZ com Becel Bolo mesclado TARDE Brócolis e couve flor Carne assada

Leia mais

Cardápio da SEMANA 29/04 a 03/05/19 DATA SEGUNDA 29/04 TERÇA 30/04 QUARTA 01/05 QUINTA 02/05 SEXTA 03/05

Cardápio da SEMANA 29/04 a 03/05/19 DATA SEGUNDA 29/04 TERÇA 30/04 QUARTA 01/05 QUINTA 02/05 SEXTA 03/05 Cardápio da SEMANA 29/04 a 03/05/19 DATA SEGUNDA 29/04 TERÇA 30/04 QUARTA 01/05 QUINTA 02/05 SEXTA 03/05 MANHÃ CUSCUZ com Becel Bolo mesclado Misto quente com queijo maracujá Alérgicos: Misto com queijo

Leia mais

Um cardápio completo para reeducação alimentar

Um cardápio completo para reeducação alimentar Um cardápio completo para reeducação alimentar Chega de desculpas!. Nem marque mais hora ou dia: é agora! Se você quer emagrecer, chegou a hora, vou lhe presentear com um cardápio de 1 semana (Domingo

Leia mais

ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EX 704.0.0 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a kg 806..0 806..0 Chocolates contendo cacau, em embalagens

Leia mais

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ANEXO XVII PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ITEM CEST NCM/SH DESCRIÇÃO 1.0 17.001.00 1704.90.10 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg, excluídos os ovos de páscoa de chocolate. 1806.31.10

Leia mais

CARDÁPIO DE JULHO - KIDS

CARDÁPIO DE JULHO - KIDS CARDÁPIO DE JULHO - KIDS Composição Segunda-feira (02/07) Terça-feira (04/07) Quarta-feira (04/07) Quinta-feira (05/07) Sexta-feira (06/07) Arroz/Feijão Arroz/Feijão Arroz/Feijão Arroz/Feijão Arroz/Feijão

Leia mais

CARDÁPIO DE SETEMBRO - KIDS. Composição Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira (01/09) Suco natural

CARDÁPIO DE SETEMBRO - KIDS. Composição Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira (01/09) Suco natural CARDÁPIO DE SETEMBRO - KIDS Composição Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira (01/09) Arroz/Feijão Prato principal Filé de frango grelhado Guarnição Verdura refogada Salada Salada

Leia mais

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates

* Exemplos de Cardápios. Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates * Exemplos de Cardápios Equipe: Divair Doneda, Vanuska Lima, Clevi Rapkiewicz, Júlia Prates Café da manhã típico de quatro brasileiros que consomem alimentos in natura ou minimamente processados Repare

Leia mais

Ementa Mensal Julho. Semana de 03 a 07 de Julho

Ementa Mensal Julho. Semana de 03 a 07 de Julho Ementa Mensal Julho Semana de 03 a 07 de Julho Segunda 03 de Julho Creme de cenoura e couve-flor Prato Jardineira de porco com espirais, cenoura e ervilha com salada de tomate, couve-roxa e milho 1,12

Leia mais

CARDÁPIO MENSAL JULHO Berçário / Maternal

CARDÁPIO MENSAL JULHO Berçário / Maternal CARDÁPIO MENSAL JULHO Berçário / Maternal JULHO - SEMANA 1 - Berçário / Maternal Suco de Laranja Lima Suco de Manga Vitamina de Abacate Almoço (Papa) / Caldo de Frango Cenoura com Batata Escarola Fruta

Leia mais

Centro de Estudos e Pesquisas 28 Organização Social em Saúde RJ CNPJ /

Centro de Estudos e Pesquisas 28 Organização Social em Saúde RJ CNPJ / PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº HOSPITAL MUNICIPAL DA MULHER MARISKA RIBEIRO- 12/2015 ANEXO I 1.0

Leia mais

Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 LANCHE DA MANHÃ Cardápio de 02/04 A 06/04/18 DATA SEGUNDA 02/04 TERÇA 03/04 QUARTA 04/04 QUINTA 05/05 SEXTA 06/04 - Pão de forma com requeijão - Suco cajá com caju - Cupcake de cenoura - Leite c/ chocolate Alérgicos a

Leia mais

Cardápio novembro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quarta-feira (01.11) Quinta-feira (02.11) Sexta-feira (03.11)

Cardápio novembro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quarta-feira (01.11) Quinta-feira (02.11) Sexta-feira (03.11) Cardápio novembro/2017 - Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Quarta-feira (01.11) Quinta-feira (02.11) Sexta-feira (03.11) < 18 meses Manga picadinha Ameixa cozida Cereal/tubérculo Arroz branco com

Leia mais

Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 LANCHE DA MANHÃ

Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 LANCHE DA MANHÃ Cardápio de 05/03 a 09/03/2018 DATA SEGUNDA 05/03 TERÇA 06/03 QUARTA 07/03 QUINTA 08/03 SEXTA 09/03 - Pão de forma com requeijão - Suco cajá com caju - cupcake de cenoura - Leite c/ chocolate Alérgicos

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) OUTUBRO/2016

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) OUTUBRO/2016 CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) OUTUBRO/2016 Observações: A utilizada será sem lactose. Oferecer água durante todo dia. Não oferecer bebida durante o almoço ou jantar somente depois de no

Leia mais

BERCÁRIO I LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE. Sopa com cenoura, abobrinha, vagem, arroz e carne. Suco de laranja lima

BERCÁRIO I LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE. Sopa com cenoura, abobrinha, vagem, arroz e carne. Suco de laranja lima BERCÁRIO I LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE Papinha de e Ameixa Preta Sopa com cenoura, abobrinha, vagem, arroz e carne. lima Papinha de e Laranja Suco de com menta Papinha de e Laranja Sopa com

Leia mais

Ateliê Dany Bello CARDÁPIO

Ateliê Dany Bello CARDÁPIO CARDÁPIO Alimentação artesanal com toque gourmet e baixos teores de sódio e de gordura; Acondicionamento em embalagens especiais para ir direto do freezer ou congelador direto ao forno micro-ondas não

Leia mais

ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS

ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS 1.1 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1kg 1704.90.10 40,88% NÃO 1.2 Chocolates contendo cacau, em embalagens de conteúdo

Leia mais

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E AMAPÁ. Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Amapá. Produto: alimentícios.

Leia mais

MAIO/2017 CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO 1ª SEMANA (02/05 À 05/05)

MAIO/2017 CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO 1ª SEMANA (02/05 À 05/05) CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO 1ª SEMANA (02/05 À 05/05) DIAS 01/05 02/05 03/05 04/05 05/05 /Integral Batata e abobrinha Pão de cenoura com patê de ricota temperada batata doce Omelete de espinafre e queijo,

Leia mais

Pregão 2016 ADOÇANTE, ASPECTO FÍSICO LÍQUIDO LÍMPIDO TRANSPARENTE, INGREDIENTES CICLAMATO + FRASCO SACARINA, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS BICO

Pregão 2016 ADOÇANTE, ASPECTO FÍSICO LÍQUIDO LÍMPIDO TRANSPARENTE, INGREDIENTES CICLAMATO + FRASCO SACARINA, CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS BICO Pregão 2016 Edital pregão eletrônico SRP nº 27/2016 Processo 23079.026310/2015-31 Objeto: Aquisição de Estocáveis Achocolatado e outros, para atender o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/, como

Leia mais

CARDÁPIO MENSAL DE REFEIÇÃO ESCOLAR

CARDÁPIO MENSAL DE REFEIÇÃO ESCOLAR CARDÁPIO MENSAL DE REFEIÇÃO ESCOLAR SEMANA DIAS PRATO BASE PRATO PROTEICO ACOMPANHAMENTO SOBREMESA SUCOS 04/02 Arroz e Feijão Fricassê de Frango Salada de Repolho Banana Limão 05/02 Macarrão penne Rocambole

Leia mais

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS

CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS . ESTADO DE SANTA CATARINA ESTADO DE SANTA CATARINA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CARTILHA DE BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS Florianópolis, 2013 SED/DIAE/GEALI. 1 ESTADO DE SANTA CATARINA SUMÁRIO Conteúdo 1.INTRODUÇÃO...

Leia mais

AS DIETAS PASTOSAS ARTESANAIS NA DISFAGIA: UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA?

AS DIETAS PASTOSAS ARTESANAIS NA DISFAGIA: UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA? JORNADAS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HOTELARIA VIII HOSPITALAR AS DIETAS PASTOSAS ARTESANAIS NA DISFAGIA: UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA? Dra. Marta Vasconcelos - Nutricionista, Scientific Medical Nutrition

Leia mais

I - CHOCOLATES MVA AJUSTADO % - 12% MVA Original % ITEM DESCRIÇÃO ,29 50,56 52,41 64,24 66,27 1.2

I - CHOCOLATES MVA AJUSTADO % - 12% MVA Original % ITEM DESCRIÇÃO ,29 50,56 52,41 64,24 66,27 1.2 ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO - ALTERAÇÃO Abrangência: operações interestaduais realizadas entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Produto:

Leia mais

CARDÁPIO DO BABYSPACE KIDS (ABRIL/2017) 1ª Semana e 3ª Semana

CARDÁPIO DO BABYSPACE KIDS (ABRIL/2017) 1ª Semana e 3ª Semana Idade 4 a 5 6 a 1 4 a 5 6 a 1 Jantar 4 a 5 6 a 1 OBS: Nenhuma preparação leva leite. CARDÁPIO DO BABYSPACE KIDS (ABRIL/2017) 1ª Semana e 3ª Semana (abóbora, chuchu, acelga e rúcula) Feijão carioca, Arroz

Leia mais

44. IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas

44. IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas CAPÍTULO 44. 5 IBASE instituto brasileiro de análises sociais e econômicas Repercussões do Programa Bolsa Família sobre a alimentação 5.1 Quais são os gastos Segundo os(as) titulares do PBF, a alimentação

Leia mais

Cardápio (04/08 ATE 09/08)

Cardápio (04/08 ATE 09/08) CARDÁPIOS CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA O BERÇÁRIO E PARA CRIANÇAS A PARTIR DE DOIS ANOS DE IDADE, REFERENTES À DATA DE 04/08/2014 A 29/08/2014. (04/08 ATE 09/08) SEGUNDA

Leia mais

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.

Este guia. nutricionais, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Este guia É para toda a comunidade acadêmica; Com recomendações gerais para uma alimentação prática e saudável; Contribuindo assim para um estado ótimo de saúde; Prevenindo deficiências nutricionais, obesidade

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017 CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017 Observações: A margarina utilizada será sem lactose. Oferecer água durante todo dia. Não oferecer bebida durante o almoço ou jantar somente depois

Leia mais

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida.

Alimentação saudável. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. Alimentação saudável Com o corre-corre diário, comemos sem prestar muita atenção ao que compõe o nosso prato, ao longo das diversas

Leia mais

Quarta. Lanche da manhã: Papinha de mamão com laranja

Quarta. Lanche da manhã: Papinha de mamão com laranja Primeira semana Papinha de mamão papaya Almoço: Papinha* de, carne, beterraba e couve-flor Banana maçã amassadinha Jantar: Minestra* de feijão com legumes Papinha de banana Almoço: Papinha laranjinha (abóbora,,

Leia mais

Cardápio setembro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses

Cardápio setembro/ Berçário Mon Petit -Menores de 18 meses Almoço e jantar Segunda-feira (02.10) Terça-feira (03.10) Quarta-feira (04.10) Quinta-feira (05.10) Sexta-feira (06.10) < 18 meses Manga Ameixa Mamão amassado com aveia Banana Maçã cozida Cereal/tubérculo

Leia mais

Cardapio de Agosto a Dezembro Cantina Tia Célia

Cardapio de Agosto a Dezembro Cantina Tia Célia Cardapio de Agosto a Dezembro 2017. Opção I Opção II Bebida Fruta Torradinha de pão francês integral com requeijão Mini pão de batata com manteiga Suco de laranja com cenoura Bolo de cenoura Queijo branco

Leia mais

Lanche da Tarde. Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã

Lanche da Tarde. Pão com queijo branco Salada de fruta + Biscoito de polvilho Bisnaguinha com geléia de morango + Maçã CARDÁPIO SEMANAL - 7 a 14 anos 05 a 09 de OUTUBRO 05/10/2015 06/10/2015 07/10/2015 08/10/2015 09/10/2015 Bisnaguinha com geléia de Bisnaguinha com queijo cremoso Cereal Matinal (Flocos de milho) Pão francês

Leia mais

Cardápio Ensino Infan7l Julho 2016

Cardápio Ensino Infan7l Julho 2016 parmesão com 27/06 28/06 29/06 30/06 01/07 Acompanha m Sobremesa Macarrão a de Pera abacaxi Acompanha m Sobremesa Beterraba Goiaba abacaxi e. O cardápio pode sofrer alterações devido à disponibilidade

Leia mais

MERENDA VOLTA REDONDA

MERENDA VOLTA REDONDA MERENDA VOLTA REDONDA Cardápio Berçário de 08 a 11 meses - Fevereiro de 2013 semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 1 01/fev Desjejum Férias Colação Férias Almoço Férias Lanche da Tarde Férias Pré -Jantar

Leia mais

MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES

MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES MANUAL DE DIETAS HOSPITALARES TERESINA-PI SETEMBRO/11 1 ORIENTADORAS: Adriana de Azevedo Paiva Nutricionista, Doutora em Saúde Pública, Profa. da Disciplina Dietoterapia I da Universidade Federal do Piauí

Leia mais

CARDÁPIO INFANTIL - ABRIL NRI AQUARELA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

CARDÁPIO INFANTIL - ABRIL NRI AQUARELA SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 01/04/2019 02/04/2019 03/04/2019 04/04/2019 05/04/2019 Pão francês com Biscoito de cacau Bolo caseiro ( milho ) Iogurte LANCHE DIVERTIDO manteiga Chá de erva doce Frutas Melão Pera Banana Salada: Tomate

Leia mais

MERENDA VOLTA REDONDA. Cardápio Creche- Lactose Fevereiro/14. Leite de Soja / Biscoito Salgado com Geléia. Suco Natural de Maracujá

MERENDA VOLTA REDONDA. Cardápio Creche- Lactose Fevereiro/14. Leite de Soja / Biscoito Salgado com Geléia. Suco Natural de Maracujá MERENDA VOLTA REDONDA Cardápio Creche- Lactose Fevereiro/14. semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 1 03/02/14 04/02/14 05/02/14 06/02/14 07/02/14 Desjejum FÉRIAS Salgado com Geléia Leite de Soja / Biscoito

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL. Produtos Alimentícios. Vigência a partir de ANEXO ÚNICO

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL. Produtos Alimentícios. Vigência a partir de ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL Produtos Alimentícios Vigência a partir de 01-11-2015 ANEXO ÚNICO I - CHOCOLATES 1 1704.90.10 2 3 1806.31.10 1806.31.20 1806.32.10 1806.32.20 4 1806.90

Leia mais

CENTRO DE RECREAÇÃO INFANTIL SININHO CARDÁPIO DE DEZEMBRO 12 a 23 CRIANÇAS DE 12 A 18 MESES E EDUCAÇÃO INFANTIL

CENTRO DE RECREAÇÃO INFANTIL SININHO CARDÁPIO DE DEZEMBRO 12 a 23 CRIANÇAS DE 12 A 18 MESES E EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇAS DE 12 A 18 E EDUCAÇÃO INFANTIL (12/12) (13/12) (14/12) (15/12) (16/12) CAFÉ DA LEITE COM CHÁ, PÃO DE FORMA C/ MARGARINA SUCO DE, BISCOITO DE POLVILHO LEITE COM CHÁ PÃO FRANCÊS C/ QUEIJO SUCO DE,

Leia mais

MATERNAL FEVEREIRO 2012 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar

MATERNAL FEVEREIRO 2012 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar MATERNAL FEVEREIRO 2012 02/02 Leite com achocolatado Pão de forma com Tiras refogadas com ervilhas Salada de batatas Abacaxi Bolo de milho Iogurte Risoto de frango 03/02 Leite com café Pão de leite com

Leia mais

CARDÁPIO MÊS: AGOSTO DE 2018 TURMAS: MINI MATERNAL - MATERNAL I e II - JARDIM I e JARDIM II Juliana Simonetti Ribeiro / Nutricionista - CRN3-2420

CARDÁPIO MÊS: AGOSTO DE 2018 TURMAS: MINI MATERNAL - MATERNAL I e II - JARDIM I e JARDIM II Juliana Simonetti Ribeiro / Nutricionista - CRN3-2420 REFEIÇOES LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE JANTAR 30/07 2a Feira Banana Macarrão com tomate e manjericão + filezinho de frango grelhado + Água de coco + Torrada com geleia orgânica Macarrão com tomate

Leia mais

CARDÁPIO DE JANEIRO - KIDS

CARDÁPIO DE JANEIRO - KIDS CARDÁPIO DE JANEIRO - KIDS Composição Segunda-feira (07/01) Terça-feira (08/01) Quarta-feira (09/01) Quinta-feira (10/01) Sexta-feira (11/01) Prato base Arroz/Feijão Arroz/Feijão Arroz/Feijão Arroz/Feijão

Leia mais

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30

A Dieta da Cenoura Para Emagrecer Como Funciona e Dicas Seg, 17 de Outubro de :23 - Última atualização Seg, 17 de Outubro de :30 A cenoura é um alimento que possui 41 calorias a cada porção de 100 g e é fonte de nutrientes como potássio, fibras, carboidratos, proteínas, vitamina B1, vitamina A, vitamina B3,vitamina B6, vitamina

Leia mais

Prefeitura do Recife Secretaria de Educação Gerência de Alimentação

Prefeitura do Recife Secretaria de Educação Gerência de Alimentação REFEIÇÕES SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA CAFÉ DA MANHÃ (07:00h) PAPA DE CREMOGEMA (247 PÃO COM REQUEIJÃO E REFRESCO ACEROLA (315 CURAU COM CANELA (376 VITAMINA DE BANANA COM FARINHA LÁCTEA E BOLACHA

Leia mais

SEMANA 1 EMENTA SEMANAL PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE 2018 / Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite.

SEMANA 1 EMENTA SEMANAL PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE 2018 / Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite. SEMANA 1 PEQUENO - ALMOÇO / LANCHE Pequeno - Almoço: Cereais Estrelitas com leite. Lanche: Bolo de cenoura e leite. Pequeno - Almoço: Iogurte de aromas, bolacha água e sal. Lanche: Sandes (pão de trigo)

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/03/ /03/ /03/2017 RECESSO ESCOLAR

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/03/ /03/ /03/2017 RECESSO ESCOLAR 01/03/2017 02/03/2017 03/03/2017 Cereal matinal (Flocos de Milho) Pão francês com margarina + Suco de mamão Escarola e Pepino em cubos Beterraba ralada com milho RECESSO ESCOLAR Arroz e Feijão Abóbora

Leia mais

Composição Quarta-feira (01/11)

Composição Quarta-feira (01/11) CARDÁPIO DE NOVEMBRO - KIDS Composição Quarta-feira (01/11) Prato base Arroz Prato principal Feijoadinha Guarnição Couve / farofinha Sobremesa Bebida Pão Bebida Prato base Suco Bisnaguinha com requeijão,

Leia mais

CARDÁPIO BERÇÁRIO B 1 e Meio MÊS DE AGOSTO/16 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN com mandioquinha + Salada de acelga

CARDÁPIO BERÇÁRIO B 1 e Meio MÊS DE AGOSTO/16 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN com mandioquinha + Salada de acelga REFEIÇOES LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE JANTAR 01/08 Mamão em cubos Arroz integral + feijão+ frango com mandioquinha + Salada de acelga pera Pão integral com Sopa creme de ervilha +Batata em cubos

Leia mais

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço

MUNICÍPIO TAVIRA. Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Almoço Semana de 1 a 5 de outubro de 2018 Sopa Sopa de nabiças 1,3,5,6,7,8,12 144 34 1,8 0,3 3,5 0,8 0,7 0,2 Febras de porco estufadas c/ arroz de ervilhas e salada de 765 182 5,2 1,2 20,9 0,3 12,6 0,3 alface

Leia mais

CARDÁPIO DE JANEIRO - KIDS

CARDÁPIO DE JANEIRO - KIDS CARDÁPIO DE JANEIRO - KIDS Composição Segunda-feira (08/01) Terça-feira (09/01) Quarta-feira (10/01) Quinta-feira (11/01) Sexta-feira (12/01) Prato base Arroz/Feijão Arroz/Feijão Arroz/Feijão Arroz/Feijão

Leia mais

CARDÁPIO DE MAIO - KIDS

CARDÁPIO DE MAIO - KIDS CARDÁPIO DE MAIO - KIDS Composição Terça-feira (01/05) Quarta-feira (02/05) Quinta-feira (03/05) Sexta-feira (04/05) Arroz/Feijão Arroz/Feijão Arroz/Feijão Prato principal Ovo mexido Tirinhas de carne

Leia mais

- OUTUBRO /2015. Arroz/ Feijão / Frango Ensopado / Batata Cozida c/ Salsinha / Salada de Alface / Gelatina

- OUTUBRO /2015. Arroz/ Feijão / Frango Ensopado / Batata Cozida c/ Salsinha / Salada de Alface / Gelatina CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR FUNDAMENTAL INTEGRAL (E.M AMAZONAS, E.M.MARIA CARRARO, E.M.MATO GROSSO) - OUTUBRO /2015 DATA DESJEJUM COLAÇÃO ALMOÇO LANCHE 01/10/2015 Quinta-Feira Leite com Achocolatado/ Bolinho

Leia mais

CARDAPIO SEMANAL - 2 a 6 anos 02 a 06 de MARÇO 02/03/ /03/ /03/ /03/ /03/2015 Lanche da Manhã Bisnaguinha com queijo

CARDAPIO SEMANAL - 2 a 6 anos 02 a 06 de MARÇO 02/03/ /03/ /03/ /03/ /03/2015 Lanche da Manhã Bisnaguinha com queijo CARDAPIO SEMANAL - 2 a 6 anos 02 a 06 de MARÇO 02/03/2015 03/03/2015 04/03/2015 05/03/2015 06/03/2015 Bisnaguinha com queijo Bolo de milho Vitamina de frutas Pão de leite com margarina Cereal Matinal (Flocos

Leia mais

4ª FEIRA 01/11. Banana amassada. suquinho de laranja lima. Papa de carne, fubá, brócolis e ervilha. Cenoura cozida cortada em palitos

4ª FEIRA 01/11. Banana amassada. suquinho de laranja lima. Papa de carne, fubá, brócolis e ervilha. Cenoura cozida cortada em palitos CARDÁPIO ESPAÇO INFANTIL BERÇÁRIO I a partir de 6 meses - NOVEMBRO 2017 Melão amassado Papa de arroz, ovo, caldo de feijão e abóbora cozida raspada Purê de maçã Papa de frango, arroz, chuchu, repolho e

Leia mais

Laranja. Lanche da Tarde. Iogurte Suco de limão Biscoito de aveia Suco de laranja Chá mate batido Jantar

Laranja. Lanche da Tarde. Iogurte Suco de limão Biscoito de aveia Suco de laranja Chá mate batido Jantar 31 de AGOSTO a 04 de SETEMBRO 31/08/2015 01/09/2015 02/09/2015 03/09/2015 04/09/2015 Pão francês com queijo branco Torrada com geléia de morango Bisnaguinha com margarina Cereal Matinal (Flocos de milho)

Leia mais

Orientação pré-operatória antes da cirurgia

Orientação pré-operatória antes da cirurgia Manual de Orientação Nutricional na Cirurgia Bariátrica- GCBV Célia Ap Valbon Beleli Nutricionista Mestre em Ciências pela FCM-UNICAMP Especialista em Obesidade e Emagrecimento Orientação pré-operatória

Leia mais